[Música] sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela Boa noite meus queridos hoje na segunda aula do nosso curso história da igreja o começo nós conheceremos as origens divinas e apostólicas da igreja a fundação da igreja por nosso Senhor e os primeiros tempos da igreja durante a época Apostólica bom eu gostaria de agradecer muitíssimo pela audiência de ontem por todos vocês que puderam comparecer ou que assistiram o vídeo depois Espero que tenham gostado Espero que tenha tenham lido material Extra material de apoio caso não tenham lido eu
peço por favor que que que Leiam eh para o conhecimento se enraizar né e eu gostaria de lembrar que este curso aqui este curso gratuito que eu estou oferecendo para vocês ele é uma iniciativa da escola de história da igreja né uma a escola virtual que nós fundamos com objetivo de levar ao público brasileiro a história da igreja de modo aprofundado e de modo completo né a em um contexto em que a história da igreja justamente é normalmente relegada a um segundo terceiro ou quarto plano né e estas aulas que nós estamos tendo aqui essa
é a segunda são as quatro primeiras aulas do curso principal que nós temos na escola que é o curso de História Universal da igreja que no momento já conta 106 aulas né já metade da história da igreja ao menos do ponto de vista temporal Porque nós já estamos lá no século X fora os outros cursos que nós temos na escola então se você tem interesse em se aprofundar em conhecer a história da igreja com profundidade não né daquele daquele daquele modo um tanto precipitado né que eu descrevi ontem eh considere-se matricular na escola no link
aqui n na descrição eh vocês podem ver como funciona enfim o que que vocês têm acesso eh é um fica como um convite para um aprofundamento autêntico veraz na história da igreja que é justamente eh o que nós o que nós queremos oferecer e também gostaria de lembrar né como como sempre para vocês nos ajudarem ajudarem o canal a eh não deixarem de curtir de compartilhar o vídeo que quem não esver inscrito por favor se inscreva comente aqui não apenas no chat mas comente na na área de de comentários enfim o senhor vai ajudar bastante
a todos nós Ok então vamos começar em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém ave maria gra plena domed frutos vus Santa Maria PEC amm são PED e São Paulo R por nós Santos apóstolos de Cristo rogai por nós em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus e o verbo se fez carne e habitou entre nós Essas são as palavras do Prólogo do Evangelho de São João que abrem a narrativa que nós iremos começar
a contar agora não apenas a igreja nas origens mas de toda a história da igreja eh tudo que foi narrado no antigo testamento em todos os livros do Antigo Testamento desde o gênesis são é uma preparação é uma preparação para desde o próprio evangelho Né desde aquele momento em que Deus diz a serpente lá no no Jardim do Éden né colocarei inimizade entre ti e a mulher entre a tua descendência e a dela ela te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar tudo era uma preparação tudo era uma preparação para aquela manhã memorável
que Dionísio o exíguo situou como ocorrendo no ano um da nossa era 25 de Março se nós quisermos eh considerar a considerando a data da Anunciação né tudo foi uma preparação para aquele dia aquele dia na Plenitude dos tempos em que a Santíssima Trindade enviou o Arcanjo Gabriel para uma casinha em Nazaré habitada por uma virgem chamada Maria e lhe comunicou que ela havia sido escolhida para ser a mãe do filho de Deus aquele momento em que ante o sim da virgem nas palavras do eh Credo nisseno constantinopolitano aquelas palavras que três séculos depois o
credo nisseno o conselho de niceia proclamaria no seu credo e por nós homens e para nossa salvação Deus desceu dos céus se encarnou pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria e se fez homem ele veio com a prevista missão de redimir o gênero humano do pecado de Adão e Eva e qual novo Adão ele seria o pai de uma nova humanidade regenerada pelo seu sacrifício então no momento em que a Virgem Maria diz Fate faça-se lá em Lucas 1:31 Deus entrou na história Deus assumiu um corpo ele assumiu um corpo uma alma
humana também no seio da Virgem Maria a par do corpo que ele assumiria misticamente o seu corpo místico que é a igreja então de certa forma a igreja já está ali ao menos em semente no seio da Virgem Maria no momento em que Deus entra na história e se faz homem corpo Místico este que era a igreja igreja essa que Cristo fundaria para ser a detentora da Verdade mas qual verdade aquela verdade que Simão Simão Pedro um dos 12 que ele escolheria para dar prosseguimento a sua missão Redentora levando a redenção que ele obteve para
nós na cruz para todos os povos a igreja que ele fundou que era o seu corpo tinha por missão ser a detentora de uma verdade a verdade que Simão Pedro proclamou por inspiração do pai tu és o Messias O Filho do Deus Vivo né ao que Cristo pode responder-lhe bem-aventurado és tu Simão filho de Jonas pois não foi carne nem sangue que te revelou isso mas sim o meu pai que está nos céus por isso eu te digo tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do o inferno jamais
prevalecerão contra ela eu te darei as chaves do Reino dos Céus e tudo que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado dos céus e so a liderança de Pedro que Cristo constituiu chefe e nós sabemos papa o primeiro pai do seu rebanho não apenas por essas palavras mas ao dizer-lhe apenta três vezes apenta minhas ovelhas confirma teus irmãos na fé e e sobretudo eu te darei as chaves do Reino dos Céus essa igreja construída sobre ele mas também sobre os outros 11 para os quais Cristo disse
aquele que vos ouve a mim ouve assim como o pai me enviou Eu também vos envio seja com a mesma missão que ele teve o pai o enviou para para a remissão do gênero humano e ele também envia as os seus Apóstolos para dar continuidade à sua missão né ali né quando ele constitui estes homens está de algum modo constituída a igreja naquilo que ela tem de Essencial quanto a sua hierarquia Pedro chefe os apóstolos que são os bispos e os demais e os discípulos os demais discípulos que estão a ele submetidos e são o
rebanho né foi ali constituída a igreja que os padres da igreja aqueles primeiros escritores cristãos dos primeiros oito séculos reconheceriam como prefigurada mil vezes no antigo testamento mas sobretudo naquele importante e famoso episódio do Gênesis dilúvio e a Arca de Noé fora da qual ninguém se salvou São Cipriano diria que a Arca de Noé São Cipriano que foi um bispo de Cartago no século II diria que assim como ninguém se salvou fora da Arca de Noé também ninguém pode se salvar fora da igreja por quê Porque a igreja é o corpo de Cristo e que
assim como não se salva sem a cabeça também não se salva sem o corpo não existe essa separação entre Cristo e igreja essa é uma invenção do século X Ser Cristão desde o princípio foi pertencer a uma igreja que igreja é essa o corpo Místico de Cristo né tudo no antigo testamento Como eu disse é uma preparação para o que se para o que acontece em Cristo né Toda a antiga lei tudo que aconteceu antes de Cristo era uma preparação para a Nova Aliança a nova lei a nova e Eterna Aliança como Cristo comunicou na
Última Ceia no momento em que Ele ordenou os seus Apóstolos sacerdotes desta nova lei e instituiu aquele Sacramento que o Faria presente na sua igreja por todos os séculos Sem Fim que é a divina Eucaristia e no Calvário quando o seu sacrifício foi Consumado quando ele rendeu a alma o pai apagando o pecado de Adão pelo seu sofrimento pela sua morte o véu do templo se rasgou significando o quê significando o fim do Judaísmo antigo a consumação da antiga lei acabou acabou dando início na cruz à Nova Aliança ao novo povo de Deus não mais
um povo eh identificado do ponto de vista racial mas um povo ao qual poderia fazer parte filhos de todas as nações da terra povo este que é a igreja né e no momento em que Cristo teve o seu lado transpassado pela lança de São Longuinho saiu sangue e água sangue da Eucaristia e a água do batismo e a igreja sempre reconheceria também neste lado aberto de Cristo o seu nascimento porque assim como lá no Gênesis no capítulo 2 Deus tirou do lado de de Adão a mulher Eva na cruz Deus tirou do lado de Cristo
o novo Adão a sua esposa que é a igreja né e como de Adão e Eva nasceram nasceu a humanidade decaída de Cristo nasceu a nova humanidade regenerada pelo seu sacrifício que é a igreja católica e no terceiro dia ao ressuscitar deu as últimas instruções aos seus Apóstolos durante os 40 dias que passou com eles e antes de subir aos céus os enviou para a evangelização de todas as criaturas como está lá no Evangelho de São Marcos e de todas as nações como está lá no final do Evangelho de São Mateus e de fazer discípulas
entre todas as nações batizando-as em nome do pai do filho do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei e em seguida quando subir aos céus abençoou a igreja que aqui permaneceria e prometeu que estaria com ela até o fim do mundo bom quando Cristo partiu deste mundo a igreja era pequena né os seus membros se reduziam a umas 500 pessoas na Galileia umas 120 na Judeia em Jerusalém Contando os apóstolos mas Desde o Primeiro Momento os seus membros puseram-se em Atividade para cumprir justamente o que ele mandou né logo ali no começo
tá bem está bem clara a unidade hierárquica da igreja São Pedro chefiando os 12 São Pedro é o chefe Supremo n indiscutível n aos 12 aos demais discípulos é o mesmo São Pedro inclusive que como se vê lá no começo dos Atos dos Apóstolos toma a primeira decisão para a igreja que é eleger um novo apóstolo que substituísse Judas e o eleito é como se lê lá nos atos são Matias pois bem com o colégio apostólico eh reintegrado né em 12 membros 10 dias após a ascensão né porque Jesus subiu aos céus 40 dias depois
da Ressurreição eles permaneceram No cenáculo de Jerusalém mais 10 dias em oração os apóstolos as Santas mulheres Nossa Senhora Como faz questão de como São Lucas faz questão de mencionar e chegado no 10º dia 10º dia após a a a ascensão 50 dias após a ressurreição se ouviu um ruído um estrondo como se fosse uma um trovão e eh que sacudiu a casa e todos viram como que línguas de fogo pousadas na cabeça de cada um flutuando na cabeça de todos os presentes que fica ficaram todos Cheios do Espírito Santo e começaram a falar em
línguas eh diversas né Por que que era necessário que isso acontecesse O próprio Cristo disse né se eu não for não virá o espírito paráclito o espírito Consolador Eis aí o Pentecostes o espírito santo que desce sobre a igreja nascente e lhe dá todos os dons e toda a força espiritual necessária para levar a redenção a to todos os povos com a coragem que a igreja terá doravante e ao mesmo tempo com a capacidade dando-lhes dando à igreja a possibilidade de atravessar uma das principais Barreiras que existiam que era a barreira da língua né a
possibilidade de levar a fé para todos os povos independentemente da língua por isso que do mesmo modo como no Calvário se desfez o que que aconteceu no Éden em Pentecostes se desfez o que aconteceu em Babel se lá no episódio da Torre de Babel no Gênesis em razão da soberba humana que queria chegar ao céu as nações são divididas em línguas diferentes e não mais se entendem no Pentecostes Deus desce do céu o espírito santo desce do céu s Sobre aquelas almas Humildes que rezavam que pediam a graça de Deus que pediam o Espírito Santo
e lhe e dá a aquela igreja Nascente a possibilidade de congregar em seu bojo congregar no seu seio todas as nações repito o que em Babel foi atado no Pentecostes foi desatado bom eh o padre os padres villoslada e e Lorca eles quando comentam o episódio do quando comentam o Pentecostes eles dizem uma coisa muito importante né o Pentecostes significa o ponto de início da história pública da igreja desde esse momento os discípulos de Jesus ficaram revestidos da virtude do alto e convertidos em outros homens sua anterior pusilanimidade deles que fugiram que duvidavam que não
entendiam nada né suas ideias sobre a verdadeira significação do reino de Cristo Ficaram para trás depois do Pentecostes aqueles Apóstolos tão fracos tão confusos que nós conhecemos no Evangelho se transformam A começar por São Pedro escreve Daniel ropes o ruído do fenômeno atraiu uma multidão de pessoas para junto da casa porque era Pentecostes era uma festa judaica então a cidade de Jerusalém estava cheia e o espetáculo daquela agitação bem como os discursos poliglotas daqueles homens despertaram o riso mas mas Pedro levantou-se e encarou a multidão já não tinha medo o galo que cantara quando tinha
negado o mestre não voltaria a cantar Foi então que pela primeira vez gritou sua fé inquebrantável em Jesus Messias começou nesse instante a história cristã com essa primeira declaração apologética que era também uma declaração de Guerra ao mundo com acerto Daniel rups e o padre villoslada Lorca apontam o Pentecostes e aquele discurso de São Pedro como o nascimento da história pública da igreja o momento em que a igreja por aquela por aquele discurso de São Pedro aquele primeiro sermão de São Pedro que proclama aos quatro ventos Jesus Cristo como o filho de Deus e a
necessidade de todos serem batizados para serem em salvos ali começa de fato a história da igreja né enfim o discurso de São Pedro foi tal como a gente lê lá nos nos atos está lá nos Atos dos Apóstolos o discurso inteiro de São Pedro ele foi arrebatador 3.000 pessoas se converteram né eh todas se converteram e pediram o batismo imediatamente e o o os discípulos de Jesus foram aumentando porque os apóstolos não ficaram inativos né eh logo ocorreram Milagres São Pedro curou um coxo no na porta do do templo um coxo que todos sabiam que
era que era paral paralítico a anos né outros Milagres né foram eh aumentando o entusiasmo daquela comunidade daquela igreja eh eh original e um novo sermão de São Pedro eh fez com que as conversões se multiplicassem ainda mais e em pouco tempo os fiéis já eram 5.000 pessoas né e e e a pregação ela teve um efeito surpreendente não apenas por para aumentar o número de de fiéis né porque não apenas o número de fiéis aumentou como o fervor o fervor era impressionante né o espírito interior não era apenas a quantidade o espírito mesmo o
fervor era impressionante né porque os recém-convertidos eles viviam como uma sua família né eles amavam se uns aos outros como irmãos viviam numa Total comunidade de bens né todos ofereciam de livre vontade os seus bens para a comunidade né não existia nenhum preceito ordenando isso né mas eles viviam na numa comunhão de bens no qual eh tudo pertencia a todos naturalmente isso se tornou nas últimas nos últimos nos últimos no último século Principalmente um instrumento de eh de instrumento de manipulação ideológica do texto narrado nos atos por parte do dos esquerdistas né doss comunistas principalmente
e o o os padres vilos Lorca comentam isso dizendo assim esses relatos do Livro dos Atos têm sido aproveitado por muitos sectários para suas respectivas ideologias é uma insensatez crever neles nos relatos um tipo de Comunismo essa suposição cai por terra Quando se considera que tudo era inteiramente voluntário de um modo semelhante ao que se pratica numa ordem religiosa isso é muito diverso do comunismo socialista imposto a força a todos os cidadãos e baseado na negação do direito de propriedade então não se tratava de uma obrigação que as pessoas tinham de oferecer tudo a comunidade
não se tratava de algo voluntário algo como eles dizem acontece numa ordem religiosa alguém que dissolve que entrega os seus bens para a comunidade e vive ali dentro do mosteiro dentro do convento sem ter nada de seu se trata de uma generosidade própria dos dos perfeitos mas e não de uma imposição tal como os regimes eh eh eh totalitários fazem isso é uma atal né essa comparação é muito tola mas eu como eu tenho certeza que isso vem na cabeça de muita gente é necessário corrigir né bom então e os Atos dos Apóstolos narram Também
logo depois disso que eh a distribuição de donativos que era tão grande né as pessoas doavam entregavam tudo né para para a comunidade Então as pessoas eh a distribuição era tão grande que eh os apóstolos perceberam que para poderem se ocupar do mais importante era necessário identificar entregar a certas pessoas a função de distribuir esses bens e por isso procederam a eleição a nomeação de sete diácono que seriam né sete eh cristãos de fé muito provada sete fiéis de fé muito provada que eh iriam administrar os bens administrar os bens temporais da igreja e distribuir
para os necessitados né e enquanto os apóstolos reservaram para si o o trabalho mais importante né que era a pregação a direção espiritual e a administração dos sacramentos bom Então essa é a origem dos diáconos Apesar desse crescimento rápido da igreja a princípio ela não não atraiu muita atenção dos das autoridades judaicas as autoridades jcas não não se importaram tanto fizeram Vista grossa só que a insistência de São Pedro eh de continuar pregando eh em público proclamando nas sinagogas até mesmo no tempo Jesus como Messias prometido dando testemunho Público da sua ressurreição fulminando os judeus
condenando os judeus pela sua pela morte de Jesus dizendo que era um crime terrível isso atraiu sobre ele e sobre os a a igreja Nascente o ódio das autoridades judaicas outras coisas por exemplo o milagre os milagres que são Pedro operava alguns com sua própria sombra né o mais ruidoso era aquele agre do do coxo do templo que foi curado isso tudo fez esse incômodo que os judeus já tinham se converter em ódio então o número de prosélitos crescia os milagres aconteciam eles sendo condenados publicamente por ser por terem crucificado a Cristo enfim Cedro logo
agiu mandou prender São Pedro e São João que eram justamente aqueles que estavam presentes no momento da cura do cxo na porta do templo eh e e o Cedro pediu que eles prestassem conta da sua doutrina explicar assem o que que eles pregavam né e deve-se é necessário ressaltar né a gente tem que ressaltar a a a conduta de São Pedro nesse Episódio porque o mesmo Pedro o mesmo homem que sei lá dois meses antes talvez três meses antes não tivera coragem de confessar a Cristo diante de uma criada agora na presença de anás e
caifas os que condenaram Jesus tinha coragem de proclamar a sua fé na ressurreição e na divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo então é impressionante a transformação que de fato se operou nele depois do Pentecostes bom ele foi muito corajoso né o e e a a fé que eles demonstraram a coragem a valenti que eles demonstraram ali de proclamar a sua fé em Cristo fez com que os as autoridades do sinédrio quisessem eh apedrejar ali mesmo só que julgaram pelo menos por mais prudente proibi-los de pregar o nome de Jesus né permitiram que eles fossem so
essa condição mas o próprio São Pedro respondeu aquelas Valentes palavras que nós devemos que foram repetidas pelos Mártires de todos os séculos né é antes e nós não podemos deixar de dar testemunho de falar o que vimos e o que ouvimos n é o que ele diz olha eu eu vi Cristo ressuscitado eu ouvi a voz dele eu não posso deixar de dizer isso né e efetivamente eles pregaram não fizeram não deram a mínima para para proibição do sinédrio continuaram pregando ocorreram novos prodígios novas conversões e dessa vez os 12 foram presos os 12 foram
levados diante do Cedro repreendidos por causa da sua pregação e por causa da sua existência eem continuar Pregando a Jesus Cristo e São Pedro responde e os proibiu de fazer né e São Pedro respondeu em nome de todos é antes necessário obedecer a Deus que aos homens deve se obedecer antes a Deus que aos homens né atenção ali naquela reunião naquele julgamento aumentou eles queriam trucidar os apóstolos ali até que se levantou o sábio gamaliel que era um do os mais doutos e mais virtuosos dentre os os judeus daquele tempo e gamaliel disse que se
a doutrina que aqueles homens ensinavam fosse verdadeira eles não poderiam fazer nada que a frasse ao mesmo tempo em que se ela fosse falsa desapareceria com o tempo né então não era necessário matá-los os demais concordaram com isso decidiram soltar os 12 não sem antes castigá-los né foram foram os 12 açoitados só que longe de como castigo com uma como uma espécie de aviso para não continuarem pregando só que longe disso eles julgaram eh julgaram se felizes por poderem eh por serem achados dignos de ser castigados e sofrerem por causa de Nosso Senhor então isso
na verdade não lhes deu não lhes deixou com medo mas lhes deu ânimo vejam A Perseguição Judaica ainda não havia efetivamente começado ela começou quando um dos jovens diáconos Estevão sentindo-se movido por Deus eh a isso Começou a pregar começou a pregar com uma com uma veemência arrebatadora deu Deus colocou na palavra na boca dele palavras de fogo e o poder de assim de Milagres estupendos o tornando tornando foco da raiva da da indignação dos rabinos e dos judeus de Jerusalém que Cegos de colo era o prendero né lançaram-se contra Estevão o arrastaram fizeram que
ele comparecesse ante o sinédrio e acusado de blasfêmia é um dos piores crimes e ele foi instado pelos judeus a Declarar no que cria e ele fez aquele lindíssimo discurso que são Lucas registrou né no qual ele demonstra que Jesus era o Messias que Jesus foi injustamente condenado à morte por eles que era necessário crer nele para ser salvo isso celou a sua isso isso eh foi a sua sentença de morte né consideraram como a Cristo né que ele havia blas se lembra daquela passagem quando caai faz rasga as vestes e diz blasfemou mesmo modo
se diz que Estevão tinha blasfemado e o condenaram à morte e ele foi apedrejado em Jerusalém ele eh enquanto ele morria ele perdoou né os seus os seus algozes como como Cristo havia perdoado Santo Estevão foi o primeiro Marte né o as Primícias daqueles daquela multidão de homens de todas as épocas de todos os séculos que morreriam derramando o seu sangue por Cristo por isso que Santo esteve é chamado de protomártir o primeiro dos Mártires e a morte dele foi sucedida por uma perseguição dessa vez os judeus desencadearam realmente uma perseguição contra aquela igreja Nascente
em Jerusalém isso fez com que muitos cristãos deixassem as cidad de Jerusalém e fugissem né os apóstolos permaneceram mas muitos fugiram né como que eh muitos provavelmente pensaram que aquilo era uma derrota mas na verdade não aquilo foi como o grão né que era jogado sobre a terra espalhado para que germinasse foi justamente o que aconteceu eles se dispersaram principalmente por distritos da Judeia e da Samaria na Samaria especificamente a igreja fez os os cristãos que lá chegaram os fiéis que lá chegaram começaram a a a atrair muitas muitos judeus para a fé e isso
deixou os apóstolos contentes naturalmente e isso chamou a atenção deles tanto que eh São Pedro e São João foram para lá para afiançar aquela aquela aquelas novas conquistas aquelas novas conversões e na Samaria né onde as conversões estavam acontecendo eles impuseram as mãos né sobre os novos batizados né o o o para receberem para derramar sobre eles o o Espírito Santo esse acontecimento marcou ficou marcante porque eh eles tinham né esse poder de fazer com que o Espírito Santo descesse e tinha o poder né de operar Milagres esplendorosos e isso fez com que um homem
chamado Simão mago cimão mago eh oferecesse a São Pedro dinheiro para operar Milagres e fazer descer o espírito santo aa tentativa de cima o mago de comprar os dons dos Apóstolos né deixou São Pedro irado ele ficou foi ele prontamente rechaçou Simão mago né Por causa dessa oferta egoísta e sacrílega e o amaldiçoou dizendo que você se perca com o seu dinheiro esse episódio eh fez fez com que o que o o ato de Simão mago recebesse o nome de simonia seria um nome para sempre utilizado para se referir a compra em dinheiro de objetos
ou faculdades sagradas esse homem Voltaria a se encontrar com São Pedro eh em Roma e São Pedro se encontrava em Jope tual jafa pouco tempo depois eh e essa autura teve um teve lugar um dos acontecimentos mais importantes das origens do cristianismo um acontecimento de importância ímpar né para a a conversão do mundo Pagão né e o que foi vivia em cesareia marítima um uma guarnição havia uma guarnição Itálica eh Romana chefiada pelo Centurião Cornélio que são Lucas chama de homem religioso e tement a Deus era muito provavelmente um daqueles pagãos que se sentiam atraídos
pela religião Judaica que tinham simpatia pelo cristianismo e um dia um anjo apareceu a Cornélio que e o Anjo ordenou que ele enviasse alguém a Pedro né que o deveria instruir sobre o que fazer e são Cornélio obedeceu e enviou alguns homens para irem buscar esse tal de Pedro quando os enviados de Cornélio chegavam a casa em que são Pedro estava hospedado também São Pedro teve uma visão ele caiu em Êxtase e estava no momento de comer e desceram dos céus todo tipo de animal desfilaram diante dele foram apresentados a ele e uma voz mandou
que ele tomasse e comesse só que ali havia eh todo tipo de animal puro e impuro impuro segundo a antiga lei então ele disse de modo nenhum né Eu jamais vou comer coisa profana ou imunda e uma voz a a mesma voz que que o mandara comer disse não chames de impuro o que Deus purificou a a princípio ele não entendeu o que aquilo significava mas a providência logo mostrou porque imediatamente os enviados de Cornélio chegaram pediram que são Pedro os acompanhasse São Pedro os acompanhou se dirigiu com eles até cesareia e ele entendeu Cornélio
era um Gentio era alguém que não pertencia à raça ao povo Judeu estava vedado aos judeus até mesmo entrar na casa de um Gentio de um um Pagão porque era impuro era proibido era verdado comer na mesma mesa que eles mas o que Deus lhe disse não chames de impuro o que Deus purificou São Pedro pregou a Cornélio a ele e a sua família eles creram e enquanto descia ostensivamente o espírito santo sobre eles são Pedro os batizou aquele foi o o batismo de Cornélio foi o batismo do do primeiro Gentio do primeiro Pagão convertido
ao cristianismo né A primeira admissão de um Gentil de um não judeu no seio da Igreja Católica vejam São Pedro viu claramente que aquilo era a vontade de Deus que era a vontade Expressa de Deus que se abrissem o seio o as portas da igreja e eh para o para todas as nações não apenas para os Judeus né tanto que o o os padres vilos Rad delioca dizem né que o batismo de Cornélio ele significa justamente o trânsito do cristianismo das estreitezas do mundo judaico para o campo imenso do império romano e do mundo genti
Ou seja para todas as nações certo e Esse princípio tão fecundo do da abertura da igreja ao mundo Pagão marcado pelo batismo de Cornélio com tantos Milagres envolvidos visões o espírito santo que desce foi afanado por outra coisa o desenvolvimento e o crescimento da igreja na na cidade de Antioquia porque vejam depois do martírio de Santo Estevão quando do do da abertura da igreja ao mundo Pagão marcado pelo batismo de Cornélio com tantos Milagres envolvidos visões o espírito santo que desce foi afiançado por outra coisa o desenvolvimento e o crescimento da igreja na cidade de
Antioquia porque vejam depois do martírio de Santo Estevão quando os os fiéis de Jerusalém se espalharam para todo o canto alguns foram para Fenícia para a província Romana da assíria cuja capital era a grandiosíssimo cidade de Antioquia uma das mais importantes cidades do oriente romano e como nós veremos ao longo de como nós vimos em todo o curso eh de história Universal da igreja na escola de história da igreja uma das principais cidades da história cristã dequia e os os cristãos né que lá se refugiaram começaram a veja até então os cristãos Eram todos de
origem judaica certo eram judeus convertidos eh eles começaram a pregar né para os gentios para os não judeus e tanto Deus mostrou que isso era agradável a ele que as conversões foram imediatas Multidões começaram a se converter provavelmente até com numa numa velocidade num número até maior do que se dava com os judeus né vejam é isso como que consumou a entrada dos dos gentios do mundo Pagão no redio Cristão por não se tratava mais só da conversão de uma família como foi o caso de Cornélio mas da conversão de Multidões de Multidões de famílias
né os apóstolos ficaram sabendo ficaram inteirados do crescimento da Igreja em em Antioquia e encarregaram alguém delegaram uma uma pessoa eh de para afiançar eh essa essa obra da igreja que estava acontecendo em Antioquia e tomar a direção da obra evangelizadora naquela cidade O Escolhido foi um dos mais generosos eh fiéis são Barnabé são Barnabé era um judeu de diáspora na natural do Chipre é um daqueles judeus um um daqueles uma daquelas pessoas que vinham de famílias judaicas que haviam se espalhado para além de Israel se converteu prontamente ao evangelho ofereceu seus bens à igreja
era um espírito muito versado nas questões helenísticas né na na cultura grega tinha um trato muito próximo com com o o com os povos gentios de língua grega que habitavam né o Oriente romano e era um cristão muito fervoroso um homem dedicado de fato ao ao evangelho e ele chegou em Antioquia viu né o que estava acontecendo lá ficou Extrem amente alegre com o progresso da igreja em Antioquia e começou se entregou plenamente ao trabalho de evangelização daquela cidade daqueles povos e a e a igreja cresceu tanto em Antioquia tanto em Antioquia tanto aquela seria
o viveiro de missionários nos no no no primeiro e no segundo século no pro Oriente não é as viagens de São Paulo partiriam todas de lá praticamente eh e são Barnabé viu que era que era que eram necessários outras pessoas né outros minos que o ajudassem a cuidar daquela multidão de de fiéis que não cessava de crescer e onde foi que ele encontrou aquele que seria o seu grande auxiliar na evangelização dos antioqueno em Tarso na silícia onde havia um homem que já convertido H alguns anos iria ajudá-lo e se tornaria Apóstolo de Antioquia Apóstolo
de da Ásia menor Apóstolo do Império Romano o apóstolo por antonomasia de todo o mundo Pagão São Paulo bom como entra São Paulo nessa história eh isso que nós estamos narrando a chegada eh de S de São Barnabé em Antioquia se deu entre 42 e 43 ano 42 e 43 é necessário voltar pelo menos 10 anos para nós entendermos a trajetória de São Paulo até aqui vejam Saulo ou como era mais conhecido pelo seu nome romano Paulo era originário eh de Tarso né na na na silícia uma uma província Romana na atual Turquia na Ásia
menor era como são Barnabé filho de uma família Judaica de diáspora era judeu mas vivia em terras longe de Israel falava grego tinha cidadania Romana e recebeu uma instrução Judaica muito rigorosa era muito tinha muito conhecimento e era muito cioso da Lei mosaica e recebeu instrução do sábio gamaliel aquele mesmo que quando os apóstolos foram presos e levados ao Cedro se levantou e impediu né na prática que eles fossem mortos e e Saulo ele se tornou um um judeu até fervoroso né e e como ele tinha ele tinha um conhecimento muito vasto da Lei E
além disso tinha uma um Temper um temperamento Impetuoso irací até Indomável que levaram na juventude a uma a uma atitude até de de fanatismo como nós veremos como ele próprio reconheceu posteriormente Nas suas nas suas cartas ele estava São Lucas narra isso lá no nos Atos dos Apóstolos Capítulo 7 Versículo 59 ele estava em Jerusalém ele assistiu a o apedrejamento de Santo Estevão e São Lucas diz que ele aprovava se não me engano diz São Lucas dis prente isso que ele que ele aprovava o apedrejamento de stevão e assim como os demais judeus os demais
eh doutores da lei a princípio ele também não deu muito crédito não se preocupou muito com essa seita que começava a crescer mas depois do martirio de Santo estevon ele também entra nessa perseguição vendo essa seita eh eh Nazarena como eles chamavam os discípulos de Jesus Jesus de Nazaré essa esses nazarenos crescerem né inclusive ele solicitou aos Príncipes dos aos Príncipes dos sacerdotes ao Cedro autorização para caçar os nazarenos para matar nazarenos e como ele ele recebeu autorização e como ele sabia que havia fiéis de Jesus na cidade de Damasco ele eh partiu ele sabia
que lá havia muitos ele partiu para lá com o objetivo de de prendê-los e trazê-los eh manietar Acorrentados a Jerusalém então era um homem que perseguiu a igreja nos no começo da sua vida só que quando Paulo Saulo né Logo Paulo eh se acerca da cidade de Damasco seguido de vários companheiros né de de expedição que tinham ido com ele com essa com esse terrível objetivo eh ele Paulo se viu cercado por uma luz impressionante ficou afusc pelo Resplendor daquela luz e como que fora de si caiu do seu cavalo desorientado confuso eh e ouviu
uma voz que dizia Saulo Saulo Por que me persegues por que me persegues essas palavras penetraram no coração dele no coração de perseguidor né e ele perguntou quem sois quem é senhor e a voz respondeu sou Jesus aquele é quem tu persegues só uma coisa interessante Saulo Saulo não perseguia Jesus que Jesus nem estava mais aqui ele perseguia os discípulos de Jesus mas Jesus disse que ele é perseguido por quê Porque a igreja é o seu corpo porque a igreja é a sua continuação neste mundo não é pois bem C aquelas palavras sou Jesus aqui
tu persegues a graça se apoderou do coração dele prontamente ele não resistiu aquela repreensão né porque foi uma repreensão E como que tendo diante dos olhos o sangue de Estevão que ele contribuiu para derramar o sangue do os olhos do Espírito porque os olhos do do corpo estavam cegados como São Lucas narra nos atos ele perguntou Senhor o que querias que eu faça e a resposta foi bem categórica né ele deveria ir até Damasco para onde ele pretendia ir mesmo só que não mais para fazer o que pretendia ele deveria ir para e se apresentar
a um certo Ananias que era o chefe dos dos cristãos e dele receberia as instruções Saulo se levantou cego foi conduzido pela mão a Damasco eh eh Ficou ali observando o mais estrito jejum na na expectativa né de que as O que Jesus lhe lhe havia dito se cumprice e de fato se cumpriu porque santo Ananias orientado por por Deus encontrou Saulo recolhido em oração devolveu a sua vista e o batizou imediatamente né Eh ele já era outro homem ele não era mais Saulo era Paulo São Paulo e e foi admitido né na na comunidade
cristã de de Damasco na verdade muitos demoraram a crer na conversão dele porque todos sabiam que a fama dele de perseguidor era grande e e muitos temeram inclusive continuariam temendo aquela conversão não ser autêntica mas mas era né e ele decidiu né Por um impulso Divino isso tudo se deu em 34 né No ano 34 e pro impulso Divino São Paulo e deixou Damasco foi para Arábia onde permaneceu 2 anos em oração em Penitência muitos Santos a gente vê isso na vida de muitos Santos quando eles se convertem eles deixam tudo e ficam um tempo
vivendo como monges vivendo como Eremitas né ali no trato íntimo com Deus para depois tomar na mão tomar a sua mão as suas grandes iniciativas em prol da da igreja e do anos depois seja por volta do ano 36 ele voltou a Damasco justamente onde ele havia se convertido e se dirigiu à sinagoga exatamente como São Pedro fazia foi PR foi pra sinagoga e começou a pregar todos os imagin os judeus ficaram assustadíssima esse homem não era aquele que do anos atrás perseguia os que praticavam essa doutrina que ele tá ensinando né e decidiram matá-lo
também tanto é que ele teve que fugir de Damasco como as portas estavam todas guarnecidas por por soldados eles tiveram que descer São Paulo do das muralhas de Damasco num CTO porque senão iriam matá-lo e livre dos Perseguidores de D ele se Dirigiu para onde ele foi para Jerusalém para conhecer São Pedro é para obter de São Pedro as instruções sobre o que crer o que ensinar né O que o que era aquela aprender dele né de São Pedro que era o homem mais próximo de Jesus que assistiu tudo que era importante na vida pública
de Jesus né São Pedro o instruiu São Pedro tudo ensinou a Ele o recebeu muito bem creu na conversão dele mas os de Jerusalém duvidaram da Sinceridade da conversão de São Paulo e ele deixou a cidade ele deixou a cidade foi para Tarso permaneceu eh em Tarso durante 2 anos e a essa altura que voltando aqui à história eh São Barnabé foi até ele são Barnabé que estava em Antioquia e necessitando de alguém para auxiliá-lo no governo da igreja de Antioquia foi até Tarso para buscar Paulo certo Isso foi no ano 42 então São Paulo
foi com são Barnabé eles eram companheiros de Missão por muitos anos eles foram para a cidade de de Antioquia evangelizaram a cidade Inclusive durante as a missão de São Paulo e São Barnabé em Antioquia que os discípulos de Jesus foram chamados pela primeira vez cristãos O que que significa Cristão discípulo deo Cristo seguidor do Cristo Por que que isso era necessário justamente porque agora eles eram claramente diferenciado diferenciados dos judeus em Antioquia não éramos mais confundidos com os judeus éramos cristãos certo bom então Eh então mais de 10 anos se passaram Né desde a conversão
de São Paulo foi em 34 até o tempo que ele ficou em em ele ficou 3 anos em Antioquia ou seja eh ficou em Antioquia até 45 em 45 São Paulo e São Barnabé receberam a sagração Episcopal né receberam a graça do sacerdócio e do episcopado das mãos de dos Apóstolos né eles se tornaram doravante eh bispos e o próprio São Paulo eh viu-se né na dignidade de apóstolo porque antes eh vejam por que que São Paulo é contado como Apóstolo muitas pessoas se perguntam Por que que ele é Apóstolo sendo que ele não conheceu
Jesus não mas ele viu Jesus Ele ouviu Jesus na na na no caminho para Damasco Jesus lhe deu a ordem posteriormente de evangelizar as nações então ele é um enviado de Jesus pela boca do próprio Cristo Então apesar de ele não ter conhecido Jesus aqui neste mundo ele recebeu diretamente a ordem de Cristo de evangelizar de levar a igreja para as nações então ele é Apóstolo também e se antes isso era apenas algo do foro íntimo dele agora a própria o próprio Colégio apostólico São Pedro e os apóstolos reconheciam como Apóstolo certo isso foi no
ano 45 recebendo de São Pedro e dos demais a o munus apostólico São Paulo pode empreender a sua primeira viagem Apostólica né ele foi acompanhado por dois dos seus maiores companheiros são Barnabé que nós já conhecemos e um outro eh Cristão de origem de família Judaica que era São Marcos certo eh eles partiram de Antioquia na Síria e viajaram até selêucia selêucia era é uma cidade que fica no sul da Turquia na região da silícia Se não me engano de lá partiram para o Chipre evangelizaram o Chipre terminando a a a missão do do Chipre
embarcaram novamente para a panfília na Ásia menor subiram até Antioquia na psí não Antioquia da Síria mas uma outra Antioquia que fica na que ficava na atual Turquia eh permaneceram algum tempo evangelizando a Antioquia da psí naquele momento São Marcos os deixou né eles continuaram só os dois São Paulo e São Barnabé partiram pra região de licaônia né em licaônia pregaram em icônio depois em listra e Derbi de listra voltaram pra perge foram para perge perge pegaram um barco para a Síria e retornaram para Antioquia em 48 foram 3 anos portanto dessas primeiras missões de
dessa primeira viagem de São Paulo e de São Barnabé na que basicamente na no Chipre e nas províncias mais meridionais da Ásia menor certo bom o O Retorno de de São Paulo e de e de São Barnabé para a Antioquia foi foi providencial por quê Porque naquele momento estourava em Jerusalém a questão que uma questão que seria talvez a primeira grande controvérsia da da igreja da história da igreja deveria impor aos fiéis oriundos do paganismo vindos da gentilidade vindo das Nações as leis da lei de Moisés como a circuncisão ou ess prescrições da antiga lei
haviam ficado para trás alguns julgavam que se deveria impor ao as obrigações da da mosaicas aos conversos e outros entendiam que não aqueles que entendiam que sim eram os chamados judaizantes que a posteridade chamou o judais an por quê porque queriam colocar na igreja costumes judaicos manter igreja e costumes judaicos certo entre os judais Anes né dentre os judaizantes aqueles que normalmente quem tinha essa posição eram judeus que permaneceram na Palestina Ou seja que não eram judeus de diáspora que não tinham um contato mais íntimo com as Nações né E que consideravam necessário ou seja
uma pessoa se convertir um Sírio se converte um grego se converte um Romano se converte deve se impor a ele todas as prescrições da Lei mosaica Inclusive a circuncisão essa era a posição dos judais antes os chamados helenistas não os helenistas eram judeus convertidos também mas que viviam como São Paulo né que nasceram em Tarso como são Barnabé que eraa originário do Chipre seja que conheciam as nações helenistas justamente pela por ter em contato com a cultura helênica com a cultura grega eles consideravam que os rigores da antiga lei não deveriam ser impostos aos fiéis
que vieram do paganismo ou seja não é porque um um Romano entra na igreja ele não precisa ser circuncidado começou né uma um conflito Como que o conflito começou na verdade está bem relatado lá por São Lucas eh a a questão parece ter começado quando chegou a Jerusalém a notícia de que em Antioquia não se estava exigindo a circuncisão para se tornar Cristão seja que eh bastava o batismo né que aliás duas coisas principais que chamaram a atenção a não necessidade de circuncisão e a não diferenciação entre alimentos puros e impuros tal como está lá
na lei mosaica certo então em Antioquia os que estavam à frente da igreja de Antioquia não estava exigindo isso dos dos cristãos vindos do paganismo os cristãos que São Paulo e São Barnabé converteram os fiéis que São Paulo e São Barnabé converteram na Ásia menor e no Chipre eles também não exigiam isso né então eh tanto São Paulo trazia havia um caso específico era Tito são Tito né um dos um dos discípulos mais amados de São Paulo vindo do paganismo e que são e São Paulo não exigiu dele circuncisão nem nada bom chegou a Jerusalém
Ah chegaram judais na verdade chegaram judais Anes de Jerusalém em Antioquia dizendo aos fiéis vindos do paganismo que sem a circuncisão ninguém ia se salvar né e São Paulo e São Barnabé se levantaram contra essa posição né Eh contestaram abertamente essa posição e se deu uma verdadeira confusão né ou seja uma uma controvérsia uma carela mesmo uma discussão grande e enquanto isso né o os cristãos vindos do paganismo eles adotavam uma postura claramente de vejam nós agora somos nós não somos judeus nós somos de uma nova tradição nós somos cristãos nós somos judeus era era
isso se deu justamente ante aqui a primeira vez que nós somos fomos chamados de cristãos S justamente A então isso não foi em vão ainda não foi em vão eh Por que que nós somos chamados cristãos e não mais judeus justamente porque nós seguimos uma tradição diferente daqueles que daqueles que permanecem que querem permanecer é na antiga lei certo Justamente na cidade em que essa diferença ficou mais clara na querela entre helenistas e judías antes que o termo Cristão surge certo bom e foi a essa altura foi para resolver essa querela que se reuniu né
um que ocorreu um dos acontecimentos mais relevantes da história eh antiga da igreja que foi o Concílio de Jerusalém que não é listado entre os concílios ecumênicos alguns pensam isso mas não é não é listado é como se fosse um protoc Concílio os apóstolos reuniram né esse Concílio todos os apóstolos os principais discípulos os representantes da igreja toda e ali trataram dessa questão que iria poderia dividir a igreja para sempre né Eh alguns cristãos principalmente provenientes do partido do do dos fariseus de mas defendia o quê a necessidade da da circuncisão problema principal a circuncisão
paraos gentios né e os os helenistas não eles diziam que a a a a antiga lei havia ficado abrogado que isso não era um fardo que não deveria ser oposto para para o os os novos fiéis e São Paulo inclusive tomou a palavra e mostrou né dos frutos das suas da da da da da sua missão entre entre a gentilidade enfim até que São Pedro se levantou e de maneira categórica eh anunciou a solução a qual Todos deveriam eh a respeitar né e a posição dele era a mesma de São Paulo e eh que na
verdade era uma consequência da própria visão que ele próprio que o próprio São Pedro tivera in Jope a respeito da de não chamar de impuro que Deus purificou né a conclusão era de que não se deveria impor a ninguém um Julgo que o próprio Deus não impõe de modo que a salvação a dos homens era era trazida unicamente pela graça de Cristo e não pelo cumprimento das obrigações ritualísticas do Antigo Testamento certo e depois de dessas palavras assim tão tão contundentes de de São Pedro que todos sabiam que era a cabeça visível da igreja né
Eh a discussão se deu por terminada e São Tiago que era o Bispo de Jerusalém daqui a pouco falaremos dele São Tiago menor que era o Bispo de Jerusalém e que era o mais piedoso dos judeus né ele falou no mesmo sentido eh de que São Pedro Por que que ele falou por que que D se dá impressão nos Atos dos Apóstolos que a palavra dele é a determinante justamente porque a o partido judais An Era justamente aquele que reinava na igreja de Jerusalém né aqueles que chegaram lei em Antioquia perturbando a paz dos cristãos
vindos da gentilidade eram justamente fiéis da da igreja de Jerusalém então agora é o Bispo de Jerusalém que depois que depois do Papa falar o Bispo de Jerusalém confirma que o Papa diz para os seus fiéis né então eh e e esse episódio pessoal ele tem uma uma importância e e é muito importante aqui vocês meus alunos entenderem isso desde o princípio inclusive lá na lá nas aulas nas aulas futuras Imagino que não sei deve ser uma aula 17 eh na qual não Ou até antes não não não antes 13 14 para aí eh nós
tratamos lá das heresias dos primeiros séculos e alguma uma uma das primeiras heresias são justamente as heresias judais Anes aquelas pessoas aquelas eh Principalmente no final do século I eram aqueles cristãos que queriam manter costumes judaicos pensando que pensando que o Judaísmo e o cristianismo são complementares Há alguma coisa que um aprender do outro vejam se nós somos católicos você Vocês precisam entender Qual é a a a fé católica em relação a esse ponto Vejam a religião do novo Olha aqui eu tô Expo Qual é a doutrina católica a religião que hoje chama judaísmo se
declara judaísmo judaísmo rabínico não é a continuação do Judaísmo do Antigo Testamento certo para a fé católica o antigo testamento a vejam todos Noé eh Abraão Isaque Jacó Moisés Josué Davi Salomão os profetas todos eles a religião deles a religião o Deus de Abraão Isaque e Jacó continua na cruz na Igreja Católica a igreja católica é a continuação da religião veterotestamentária Ah mas e os judeus de hoje segundo a fé católica eles Na verdade são alguém que negaram a vinda do Messias e seguiram uma invenção humana Então o que se chama de judeu hoje na
verdade para a fé católica não é o mesmo que o judeu do Antigo Testamento certo então quando o véu do templo se rasgou e o o lado de Cristo foi perfurado pela lança começou a Nova Aliança como consumação e continuação da antiga o que da aqueles que negaram-se a reconhecer a Cristo como o salvador seguiram uma invenção humana certo e isso e se nós queremos encontrar um momento da história em que isso fica claro declarado de modo evidente são dois doos momentos o Concílio de Jerusalém né separação definitiva da igreja do Judaísmo abrindo totalmente as
portas da igreja para todas as nações e no ano 70 a destruição de Jerusalém pelos Romanos e a destruição do Templo de Herodes e a ereção em cima de Jerusalém de uma cidade Romana que era a Hélia capitolina ali acaba de fato a a relação entre o cristianismo e judaísmo o cristianismo a igreja é a a continuação da religião do Antigo Testamento Ah mas que absurdo Essa é a fé católica Ok e o padre Science conclui ao dizer que a igreja seria católica Isto é universal ficou demolida a pretensão chalvin ista do grupo judaizante da
Igreja Primitiva já não seria lícito pensar em um Israel carnal que através do Messias dominasse a terra o que os profetas haviam anunciado era uma igreja espiritual mesmo que também física a igreja católica formada por judeus e gentios os estrangeiros ocupariam no banquete das bodas do filho do rei o lugar dos membros da família que se negaram a a comparecer com ele Deus faria das Pedras filhos de Abraão é o que nosso senhor disse né virão do ocidente e do oriente e se sentarão sentar Sião com Abraão Isaque e Jacó bom o Concílio de Jerusalém
ele aconteceu no ano 50 certo eh depois dele São Paulo permaneceu por um um tempo em Antioquia estava acompanhado por um dos seus grandes discípulos são Silas e ele partiu paraa sua viagem sua segunda viagem Apostólica ele pegou ele foi de barco até o sul da Ásia menor até licaônia visitou os cristãos de Derp e de listras cidades que ele já havia evangelizado ali se juntou a ele um dos seus mais importantes colaboradores ao qual ele endereçar Duas cartas que era São Timóteo então nessa segunda viagem ele era acompanhado por eh São Silas e São
Timóteo Ele seguiu pregando o evangelho e na fríe e na galácia províncias da Ásia menor não é ele pretendia entrar na província da Ásia era onde estava Éfeso Esmirna enfim só que quando ele estava prestes a fazer diz lá que o Espírito Santo o impediu né e e ele não sabia sobre qual rumo tomar entrou na na província da bitínia eh na mísia em primeiro lugar chegou na bitínia quando ele ia entrar na bitínia eh o espírito santo impediu de novo e guiado por uma inspiração divina ele viajou para Oeste para as planícies de Troia
onde um dia ficara Troia eh região de trode né uma uma cidade no litoral Mediterrâneo no litoral do no mgu né Se vocês pegarem o mapa hoje ali da Turquia com a Grécia no meio tal mgel bem ali ao norte da Turquia a a a Nordeste de a Sudoeste de Istambul está essa região de troad e ali né naquelas praias ele estava diante do quê diante da Grécia do outro lado estava a Grécia ele podia vir ali a Europa Face a Face sobre isso Daniel ropes diz voltado para o ocidente pensava na Europa com um
sentimento de incerteza e de tortura acabava ali a velha terra da Ásia que lhe era tão familiar mas uma força misteriosa o empurra para esse mundo desconhecido onde o bom grão está ainda por semear sim Porque até então São Paulo viajara somente na parte oriental do Império Romano ele não chegara ainda na Europa nãoé e apareceu para ele um em sonho um homem vindo da Macedônia aquela região ao norte da Grécia e que pedia né que o convidava a vir em sua ajuda até a Macedônia e sobre este Son villoslada Lorca dizem deste modo ficava
resolvido o enigma e Paulo entendeu claramente que Deus o chamava a evangelizar a Macedônia com a qual come com o qual comeava sua atividade na Europa que mais tarde seria o baloarte da civilização cristã né ali São Paulo chega na sua segunda viagem missionária à Europa eh ele embarcou em trode como a Macedônia né Eh ali naquele momento da história que entra São Lucas né não há nenhuma explicação no no evangelho nos Atos dos Apóstolos sobre como São Lucas esse médico homem letrado originário da Grécia entra na na história né mas ele começa a seguir
São Paulo eh eles desembarcam na samotrácia né na na Grécia rumam para neolis e por fim chegam a filipos lá São Paulo permaneceu por muito tempo edificou ali uma igreja local deixou ali uma fluorescente Comunidade Cristã e de filipos na Macedônia Se não me engano filipos tá na Macedônia ele desceu para a para tessalônica ele fundou a Igreja de tessalônica foi então para Bereia no norte da Grécia e dirigiu-se a Atenas que era a capital grega bom ele chegou São Paulo chegou em Atenas né logo depois nessa sua segunda viagem e esse essa a pregação
de São Paulo em Atenas é uma das mais conhecidas dentre as suas dentre dentre as suas obras missionaris Eh claro que Atenas Aquele momento que era a capital da Grécia clássica né um Atenas não era de jeito nenhum o o que o que fora no seu glorioso passado né Mas claro que ela conservava ainda eh escolas filosóficas pujantes tinha aquele ar de grandeza de outrora e Paulo começou imediatamente ali a sua sua obra de de pregação como era de praa ele foi o primeiro à sinagoga se esforçou para trazer judeus para a fé cristã mas
depois se dirigiu ao local em que os sábios os grandes da cidade se reuniam ele decidiu enfrentar os filósofos atenienses e por isso foi até a Ágora né E lá pregou né ele a Ágora de Atenas era o local de reunião do mundo grego né ali ele pregou diante dos sábios a sábios de Atenas a fé cristã a a pregação dele atraiu a curiosidade né de muitos né muitos ouviram só que quando ele começou a falar da Ressurreição de Cristo a maior parte dos ouvintes ficou assustado e porque eles não conseguiam os gregos eles não
conseguiam a ideia da Ressurreição era intangível demais para eles então eles rejeitaram né não houve uma perseguição mas rejeitaram eh a maior parte rejeitou alguns né se se convenceram pela pregação de São Paulo se fizeram seus discípulos e o maior e o mais notório deles foi são Dionísio conhecido como o areopagita né que São Paulo fez e primeiro Bispo de Atenas certo de Atenas São Paulo Partiu para a cidade de Corinto também na Grécia que e ele se hospedou na casa de dois judeus convertidos sãoa e Santa Priscila certo ele fundou a Igreja de de
Corinto a eh e e ele e a pregação dele ele era tão entusiasmada e obteve tantas conversões que os judeus locais começaram a perseguir ele teve que fugir de Corinto e a saída dele de Corinto foi no ano 53 e para cumprir um voto que ele fizera Nós não sabemos qual ele eh que deveria ser cumprido em Jerusalém ele decidiu voltar para eh a Palestina né então de Corinto ele partiu para Éfeso né e de Éfeso ele ele viajou até o sul da Ásia menor embarcou além dos Mont tauros ali no sul da Turquia e
desembarcou em cesareia e Partiu para Jerusalém para cumprir essa promessa e retornou para a cidade onde começou a sua segunda viagem que era Antioquia né e assim terminou a sua segunda viagem missionária só que ele não permaneceu em Antioquia há muito tempo porque eh ele decidiu fazer uma terceira viagem missionária agora ele estava acompanhado o seu discípulo Predileto que era Tito ele voltou pra Ásia menor voltou pra Ásia menor para visitar as cidades onde ele as cidades as igrejas que ele fundara sobretudo Éfeso ele permaneceu muito tempo em Éfeso para resolver uma Contenda que Estava
havendo entre cristãos de lá né quase que um cismo uma disputa uma divisão que estava vendo entre os cristãos da Igreja de Éfeso de Éfeso ele se encaminhou novamente para Macedônia para a cidade de de filipos né onde ele deixara uma uma igreja muito muito pujante E desceu novamente para as igrejas da tessalônica Eh voltou para Bereia por fim entrou na Grécia ficou é 3 meses na na Grécia nas igrejas de Atenas e de Corinto certo isso era já por volta do ano 58 ali ele chegara até onde ele já fora né na sua terceira
viagem ele chegara ele simplesmente retornar onde já fora a intenção de São Paulo era ir mais ao ocidente né a sua intenção era ir até Roma que era o centro do Império Romano contribuir pra Construção da igreja romana porque São Pedro já estava em Roma como daqui a pouco nós vamos falar lá e a intenção última dele era chegar na mais ocidental das províncias romanas que era a Espanha a intenção de São Paulo era chegar até a Espanha só que antes dessa última viagem que ele pretendia fazer ele decidiu voltar para Jerusalém ele embarcou para
a Síria desembarcou em tiro e foi para cesareia e por fim a Jerusalém só que em Jerusalém ele foi extremamente mal recebido pelos judeus ainda de pelos cristãos judeus de e de tendência ainda judaizante muito apegados à lei de Moisés ele sabia do Progresso tanto de gentios de de gente das Nações pagãs que São Paulo trazia para a fé e eles começaram a conspirar contra ele ao mesmo tempo em que os judeus né não judeus converti mas judeus mesmo eh uma série de acontecimentos que não dá para tratarmos aqui agora está tudo lá nos Atos
dos Apóstolos começaram a conspirar contra ele ele foi preso eh e em razão da sua condição de cidadão Romano ele Apelou eh para ser julgado pelo próprio Imperador era uma uma faculdade que todos os cidadãos Romanos tinham né e ele embarcou eh em direção a Roma a viagem para Roma foi tormentosa São Lucas narra a a confusão as as tormentas que foram aquela viagem é o episódio nessa viagem de como cativo para Roma que se deu aquele famoso episódio do naufrágio em Malta né ele ficou ele o navio naufragou perto da ilha de Malta ele
ficou TRS meses em Malta levaram então paraa sicília eh ele chegou finalmente na Itália em Roma onde São Pedro já estava Como eu disse ele ficou preso em Roma durante dois meses em prisão domiciliar né de 61 a 63 só que como os judeus que o haviam eh acusado em Jerusalém não compareceram usaram né a solução da causa dele foi foi sendo levada ele diante ele foi solto E então Eh justamente É nesse momento que a a narrativa de São Lucas nos Atos dos Apóstolos se encerra sabe-se que nesses dois anos em que São Paulo
ficou preso em Roma ele escreveu algumas das suas cartas né ele escreveu a a carta eh a Filemon a carta aos Colossenses a carta aos Efésios e as e a carta aos Filipenses então depois de do anos de prisão ele el foi posto em liberdade e segundo algumas hipóteses ele finalmente pôde realizar aquela sua vontade de partir para a Espanha certo então Existem algumas Existe sim uma possibilidade de São Paulo ter se empregado na Espanha ele eh viajou né pela Itália embarcou em marsela na Gália no sul da atual França e foi até esp Espanha
né teria permanecido um tempo na Espanha e por fim voltou a Roma a altura ele permaneceu em Roma e foi preso com São Pedro já sob a perseguição de Nero então em resumo são essas as andanças As Viagens apostólicas de São Paulo bom vocês devem ter muitos devem ter se surpreendido porque eu disse que são Pedro chegou a Roma antes de São Paulo sim alguns acham que são Paulo chegou lá primeiro mas não São Pedro chegou lá muitos anos na verdade décadas antes que são Paul Vejam Só nós estamos aqui no ano 60 e eh
7 mais de 20 Anos Antes em eh quando São Pedro foi eh preso né São Pedro foi preso em Jerusalém por ordem do rei Herodes agripa né E foi milagrosamente solto e naquela da prisão por um anjo aquela famosa passagem que é Inclusive a última aparição de São Pedro nos Atos dos Apóstolos pois bem para onde ele foi depois disso né segundo uma tradição muito antiga que nós não né Nós não podemos questionar né porque as fontes são unânimes Fontes textuais testemunhos numerosos eh provas arqueológicas enfim nós tratamos disso lá na aula 12 do nosso
curso e quem é aluno do curso de apologética na escola de história da igreja também tem uma aula sobre isso lá eh São Pedro esteve em Roma sim não é possível questionar isso não iremos tratar disso aqui tratamos disso lá na aula 12 na escola de história da igreja eh São Pedro foi a Roma né nessa aula que é sobre as origens do papado ele foi para Roma e inclusive o eh Muito provavelmente eh eh é a Roma que são Lucas faz referência quando nos atos fala que Pedro foi para outro lugar né é Roma
e nas suas cartas né São Pedro fala que escreve desde Babilônia que era justamente o nome que os cristãos davam a a cidade de de Roma Enfim então é muito mas muitos falam que a igreja de Roma eh não foi fundada por São Pedro porque lá haviam cristãos antes de São Pedro lá pisar Vejam o fato eh ninguém nunca disse que são Pedro foi o primeiro Cristão a chegar em Roma mas que ele fundou a Igreja de Roma a igreja local de Roma certo e vocês podem até alguns que não estão familiarizados com isso podem
assustar Como assim mas igreja não é só uma porque toda hora você tá falando de igreja de filipos Igreja de Éfeso igreja de Jerusalém porque isso que nós chamamos de igreja eh com em minúsculo são igrejas locais os bispados posteriormente chamados as dioceses certo existe a Igreja Católica Igreja Universal e as igrejas locais pois bem a igreja de Roma os cristãos eles chegaram a Roma primeiro né tanto é que lá nos Atos dos Apóstolos diz que entre os que se converteram entre os que ouviram discurso de São Pedro lá lá no Pentecostes havia eh vindo
judeus oriundos de Roma então sim muito provavelmente chega o a os o a fé chegou em Roma antes de São Pedro só que são Pedro organizou fundou a igreja em Roma certo eh igual o santo erineu escreverá no final do século II né eh que Mateus escrevia entre os hebreus o evangelho na língua deles enquanto Pedro e Paulo evangelizam em Roma E aí fundavam a igreja certo então é muito diferente dizer que ele foi o primeiro pisar o primeiro Cristão a pisar em Roma eh e dizer que ele organizou a igreja de Roma são duas
coisas diferentes senão ele é o fundador da igreja de Roma por causa disso quando ele foi para Roma bom Liber assim que ele foi libertado pelo anjo entre 42 e 43 então Eh como diz uma antiga tradição que é o zébio relata ele ficou 25 anos em Roma São Pedro foi bispo de Roma durante 25 anos entre 42 43 até 67 68 Ah mas como que é possível que isso tem acontecido se ele estava em Jerusalém no ano 50 quando do Concílio de Jerusalém muito simples Todos sabem que os apóstolos estavam viajando o tempo inteiro
então ele chegou em Roma em 42 ou 43 logo após ser solto e voltou a Jerusalém na época do Concílio de Jerusalém então não se trata de ele ficou 25 anos ininterruptos em Roma não mas que ele foi para Roma e 25 anos depois né enquanto chefe da igreja daquela cidade ele eh foi martirizado certo então pelo trabalho de São Pedro de enquanto organizador enquanto eh aquele que deu a direção primeira da igreja de Roma ele foi o autêntico fundador da igreja romana inclusive um dos seus principais discípulos em Roma era aquele que havia acompanhado
São Paulo na sua primeira viagem que era São Marcos que ouvindo a pregação de São Pedro redigiu o evangelho conforme que o ouvira de São Pedro de modo que assim como o evangelho de São Lucas é o que são Lucas ouviu de São Paulo São o evangelho de São Marcos é o que são Marcos eh ouviu de São Pedro certo então Eh quando São Paulo chegou voltou a Roma pela sua segunda pela segunda vez não é a igreja de Roma já estava muito bem organizada com sob São Pedro e é claro ele auxiliaria São Pedro
na direção da na organização da igreja romana bom em resumo vilos lada Lorca dizem que por pouco que se estude o movimento expansivo da igreja no princípio aparecem claramente Pedro e Paulo como dirigentes Do mesmo do movimento expansivo Pedro o general propriamente dito investido pelo mesmo Cristo com a dignidade de seu representante na terra Paulo a força propulsora chefe de estado maior que toma iniciativas e e empreende as grandes batalhas que levam o exército de Cristo aos confins do Império Romano ao lado desses representantes Supremos do apostolado se apresenta a figura de São João com
atrativo de suas qualidades pessoais e desempenhando igualmente um papel importante no desenvolvimento do cristianismo como os apóstolos organizavam a igreja as igrejas que fund as igrejas locais que fundavam os testemunhos históricos são numerosos mas eu gostaria de e nós nas aulas futuras no curso de História Universal da igreja na escola de história da igreja nós tratamos né bastante sobre a organização da igreja nos primórdios mas existe um texto eh de de um discípulo de São Pedro e São Paulo que é São Clemente Romano quto papa e no final do século 1 ele escreve ele descreve
como a igreja seria dirigida depois do dos Apóstolos né ele dizem ele diz assim na sua carta aos Coríntios o Papa São Clemente eh os apóstolos vem de Cristo e Cristo vem de Deus eles pregavam pelos Campos e cidades E aí produziam suas Primícias povoadas pelo Espírito a fim de instituir com elas bispos e diáconos dos futuros fiéis e mais adiante ele diz os apóstolos instituíram aqueles de quem falávamos antes os bispos e ordenaram que por ocasião da Morte desses outros homens provados lhe sucedesse no ministério isso é a sucessão Apostólica os apóstolos ao fundarem
uma igreja encarregavam alguém para governar aquela igreja na sua ausência era o bispo e recebia Esse bispo recebia dos Apóstolos a graça Episcopal através da imposição das mãos isso é a sucessão Apostólica que faz com que a Igreja Católica seja governada por todos os séculos por sucessores dos Apóstolos certo bom então Eh enquanto eh São Paulo né percorria as cidades do Império Romano difundindo a igreja e enquanto São Pedro organizava a igreja de Roma né os demais Apóstolos não eh se entregavam com menor zelo né a a pregação do evangelho nós temos menos notícias da
ação Apostólica deles mas nós sabemos que sim eles se dedicaram à pregação do evangelho até oo final de sua vida né para começar o São João né São João o discípulo Amado né um dos prediletos de Nosso Senhor Jesus Cristo ao lado de São Tiago e de São Pedro ele foi né pela sua predileção ele era daquele círculo íntimo de Jesus e ele assistiu a transfiguração ele assistiu a agonia no orto né e ele foi justamente o único que eh o único dos Apóstolos que permaneceu com Cristo até a no momento da sua crucifixão inclusive
recebendo eh Nossa Sen senhora como mãe Ao Pé da Cruz né e ele foi com ela segundo Mat testa uma uma antiguíssima tradição Ele foi com ela para Éfeso eles viveram em Éfeso existe até hoje a casa de Nossa Senhora em Éfeso e eh desde Éfeso ele evangelizou muitas cidades da Ásia menor né a a Éfeso é uma é uma cidade na Província Romana da Ásia no extremo oeste da atual Turquia né que daria nome ao continente Ásia como a África proconsular no norte da África daria nome a continente África e ele evangelizou muitas cidades
ali da Ásia menor Esmirna as as as cidades do Apocalipse principalmente né e ele formou uma uma geração de discípulos insignes né que estariam entre os padres apostólicos todos né são Policarpo de Esmirna né que teria seria que teria como discípulo Santo Irineu Santo Inácio de Antioquia são papias de ápolo eles seriam discípulos de São João Eh foi durante o reinado de foi foi durante o rein re nado do Imperador Domiciano que nós conheceremos no curso de História Universal da igreja eh não nesse curso aqui lá no curso na escola não nessas aulas que estarão
aqui mas lá na escola eh ele foi preso né Por por ser cristão foi levado para Roma e colocado numa Caldeira de azeite fervente né ele não morreu ele saiu ileso e foi levado para a ilha de pátios que era uma ilha de escravos eh onde ele escreveu o Apocalipse quando o imperador dom missiano morreu ele ele foi embora ele foi levado eh para Éfeso novamente onde ele escreveu o seu evangelho e e as suas três cartas e foi em Éfeso que ele morreu né Por volta do ano 100 começo ou comecinho do século I
101 102 já eh octogenário ou até nonagenário quem sabe além de São João também se destaca eh São Tiago eh menor que São Paulo chama na epístola aos Gálatas de coluna da igreja ele foi o primeiro Bispo de Jerusalém né um cargo que ele ocupou com muita prudência até o ano de 62 e pelo qual ele recebeu a alcunha de o justo né algumas Fontes Dizem que ele evangelizou na Síria Mas eh e que ele e nós também sabemos que ele é o autor de uma das cartas do novo testamento né a epístola a de
São Tiago que o do da qual os protestantes não gostam né porque ele aquela epístola na qual se fala Justamente que a fé sem obras é morta o ele teve um martírio glorioso registrado pelo cronista Flávio Josefo né porque narra Josefo que é a grande Piedade a grande santidade dele atraí que atraía muita gente né Logo atraiu também o ódio dos dos dos judeus que o condenaram à lapidação e assim como nosso Senhor e Santo Estevão ele morreu né perdoando os seus algozes São Tiago maior irmão eh de São João filho de Zebedeu eh e
também um dos três apóstolos mais próximos de Cristo ao lado de São Pedro e de São João conforme venerabilis tradição ele pregou na Espanha né Eh e não obtendo grandes resultados apostólicos ele voltou para Jerusalém onde ele foi decapitado em 43 por ordem do rei Herodes agripa posteriormente o seu os seus as suas relíquias foram levadas de volta para Espanha e sepultadas na é cidade que seria posteriormente Santiago de Compostela o irmão de São Pedro eh Santo André ele pregou na cítia uma vasta região ao sul da das antigas repúblicas soviéticas né e de lá
ele se deslocou para a á zia menor evangelizando da Capadócia a galácia a bitínia e por fim a Grécia onde ele morreu por volta do ano 60 eh crucificada em uma cruz em forma de X as queel a cruz de Santo André ISO até hoje na no altar de Santo André na Basílica de São Pedro no Vaticano São Bartolomeu né originário de Caná na Galileia né ele pregou na bitínia depois na Armênia onde ele foi esfolado vivo no ano 51 a sua eh as suas relíquias encontram-se na Basílica de São Bartolomeu também em Roma São
Mateus o antigo publicano de tibari né também chamado de Levi ele escreveu a sua língua na ele escreveu o evangelho na na na na língua dos hebreus era destinado aos judeus eh conversos e foi logo traduzido pro grego né o original eh de São Mateus né que não era em grego quase se perdeu quase desapareceu completamente ele pregou na Pérsia depois na Etiópia onde ele foi apunhalado até a morte em 72 São Tomé chamado dídimo pregou na Pérsia eh e segundo alguns registros na na Etiópia e chegou por fim à Índia Onde morreu lançado na
década de 70 São Matias aquele que foi eleito para substituir Judas O Traidor eh pregou na Síria e sobretudo na Judeia Onde morreu apedrejado por volta do ano 80 São Felipe segundo uma tradição duvidosa ele pregou no norte da África o certo é que ele se dirigiu pra Ásia menor foi bispo de Éfeso e pregou na frígia por fim ele morreu crucificado em em 80 né ele já na Basílica dos Santos Apóstolos em Roma São juda sadel pregou na Síria e na Arábia morreu martirizado em edessa com São Simão chamado né O zelota que evangelizou
a Macedônia e a Mesopotâmia e a Pérsia São Simão e São Judas Tadeu foram e executados a machadadas em cerca de 7 tenta em é dessa ambos né São Simão e São Judas Tadeus jazem na Basílica de São Pedro no Vaticano Vejam Só a morte de todos os 12 ou 13 né são são Matias e São Paulo né são ambos Apóstolos né conforme essa bela pintura que mostra nosso senhor Jesus Cristo é crucificado e ao redor dele todos os seus os todos os 12 apóstolos sendo martirizados cada Qual foi de Fato né Eh do seu
jeito mostram isso a morte de todos os 12 ou melhor os 13 demonstra a autenticidade da fé católica não há religião no qual os 12 fundadores morrem cada qual num canto do mundo sem ter ciência um do outro morrendo pela mesma fé pela mesma certeza o que Isso demonstra esses 12 ou 13 homens viram Jesus Cristo ressuscitado eles viram Jesus ressuscitado e morreram por isso a historicidade a autenticidade de uma narrativa de uma notícia de algo que é contado se mede sobretudo pela autoridade daquele que conta eis a autoridade dos que contaram dos que que
foram crucificados lançados decapitados esfolados o que estes homens ganharam por saírem pelo mundo alardeando que Jesus Cristo é o filho de Deus e que ele ressuscitou o que eles ganharam São Paulo nar né em uma das suas cartas todos os tormentos que ele que ele padeceu por Cristo o que eles ganharam humanamente falando não é possível que esses homens tenham morrido por uma mentira eis a autenticidade da religião católica os nossos 12 ou 13 fundadores morreram crucificados decapitados esfolados lançados mortos am machadada todos porque viram o lado aberto como São Tomé lá na Índia deve
ter morrido enquanto era lançado e se lembrando daquela daquele dia 30 Anos Antes em que o ressuscitado mostrou a sua mão mostrou o seu lado aberto e disse toca e ele se atirou diante dele e disse meu senhor e meu Deus bom dentre os principais colaboradores dos Apóstolos né são Barnabé eh ele voltou paraa sua terra natal Chipre onde continuou pregando o evangelho e onde Morreu martirizado também são Tito que foi o grande companheiro de São Paulo ao qual foi endereçada endereçada uma das suas endereçado uma das suas epístolas ele eh seguiu finalmente São Paulo
eh quando ele foi levado preso para Roma pela primeira vez foi consagrado por são São Paulo Bispo de Creta na Ilha de Creta né e morreu martirizado em 107 na cidade de gortina São Timóteo também discípulo de São Paulo foi destinatário de duas das suas cartas canônicas né ele foi bispo de Éfeso e permaneceu fiel também até o martírio ocorrido no ano 80 eh São Lucas que foi companheiro de São Paulo nas suas últimas viagens apostólicas né E que esteve ao lado de São Paulo Paulo no seu cativeiro em Jerusalém e depois no seu cativeiro
em Roma ele escreveu um evangelho e os Atos dos Apóstolos que são a continuação do Evangelho né ele morreu martirizado na Grécia e São Marcos que foi companheiro de São Paulo na sua primeira viagem e depois que se tornou grande discípulo de São Pedro ele eh e de cuja pregação como eu disse a partir da da pregação de São Pedro ele escreve eu sou evangelho ele Amando de São Pedro se Dirigiu para Alexandria no Egito cidade da qual foi o primeiro bispo e on foi martirizado em 68 E quanto a São Pedro e São Paulo
eu falei do martire de todos os apóstolos nós não falamos o martírio deles bom eles morreram martirizados em Roma mas não motivados mas não morreram martirizados a partir de perseguições judaicas ou dessas perseguições de pagãos aqui ou acolá não eles morreram na perseguição desencadeada por um imperador romano e para entender o porquê de São Pedro e São Paulo terem morrido É necessário compreender antes Roma o império romano o solo no qual o grão de semente foi semeado e Sem o qual e sem né sem a compreensão deste solo nós não conseguimos compreender todo o restante
não apenas a história da igreja antiga mas toda a história da igreja então espero você amanhã bom e antes da gente terminar eh eu faço um novo apelo que é um apelo que eu já já fiz ontem de algum modo mas é sair da superficialidade vocês vem que é preciso conhecer a história da igreja de verdade tá E na escola de história da igreja repito cujo curso história Universal da igreja essas aulas são as primeiras Essa é a segunda aula e vocês conhecerão a história da igreja com profundidade a partir de muitas Fontes a partir
de muitos autores para conhecer a história da igreja de verdade e faça já sua matrícula aqui no no link que está aqui na na descrição tá eh aqui você já pode você pode conhecer também a ementa dos nossos cursos o que que nós oferecemos na escola O que que você tem quando se matricula na escola OK e eu espero todos vocês lá conosco e eu encerro agradecendo a todos pela audiência de hoje eh gostaria que vocês dissessem aí nos comentários não no chat mas nos comentários que mais você o que que vocês a entenderam Qual
o o aprendizado o maior aprendizado e de vocês hoje o que mais os deixou surpresos enfim e não deixem de compartilhar de curtir eh enviar essa aula para um amigo caso você tenha gostado enfim e espero vocês amanhã certo é necessário nós compreendermos essa civilização na qual a igreja nasceu entender o porqu dessa civilização desencadear uma luta de morte contra a Igreja Ok então fiquem com Deus e até a próxima aula