o esmalte Nós estamos uma série você sabe disso a gente tá no segundo bloco da série nossa fé domingo passado falávamos sobre o batismo e importância do batismo e quanto o sacramento é e a gente é uma igreja sacramental no sentido de que nós consideramos as duas ordenanças de Jesus caso o batismo EA ceia não apenas como símbolos Apesar de que obviamente eles são simbólicos Mas também como meio de graça canais pelos quais Deus também Comunica a graça de Jesus eles não são fontes de graça mas são meios e são performance que apontam para realidades
Profundas espirituais são símbolos temporais são símbolos visíveis que apontam Parabéns invisíveis e atemporais eternos exatamente isso que o batismo faz e é exatamente isso que a ser o seu fase comunica e nós vamos falar hoje sobre a ceia né Nós vamos falar sobre a ceia e muita gente tem dúvidas sobre a ceia às vezes passa batido o significado dela o que faltou explicações mais profundas mas contundentes dessa ordem explícita de Jesus que deveríamos fazer a ceia do senhor em memória dele vai tomar para sua Bíblia no Evangelho de Lucas Capítulo 22 verso 7 o Lucas
22 verso 7 nós vamos ler ele até o verso 20 E aí o Lucas 22 verso 7 até o verso 20 bom assim diz a palavra do senhor o evangelho chegou o dia da festa dos pães sem fermento em que era necessário fazer o sacrifício do Cordeiro da páscoa então Jesus enviou o Pedro e João dizendo vão e preparem a Páscoa para que comamos ele se perguntaram onde o senhor quer que a preparemos e Jesus Lisa explicou ao entrar na cidade Vocês encontraram um homem com um cântaro de água sigam esse homem até a casa
onde onde ele entrar e digam ao dono da casa o mestre Pergunta Onde fica o aposento no qual comer a Páscoa com os meus discípulos e eles mostraram espaçoso Cenáculo mobilado e ali façam os preparativos indo acharam tudo como Jesus lhe disse e me prepararam assim a parte do Senhor chegar na hora Jesus se pôs a mesa e os apóstolos estavam com ele então Jesus lhe disse tenho desejado ansiosamente comer essa Páscoa com vocês antes do meu sofrimento pois eu lhe digo que nunca mais a comerei até que ele se cumpra no reino de Deus
pegando um cálice depois de ter dado Graças disse peguem e reparti entre vocês pois eu digo a vocês que de agora em diante não mais beberei do fruto da videira até que venha o Reino de Deus e pegando um pão e tendo dado Graças o Partiu e eles deu dizendo Isto é o meu corpo corpo que é dado a vocês façam isto em memória de mim do mesmo modo depois da ceia pegou o cálice e disse Este é o cálice da o seu no meu sangue derramado por vocês um chorar o senhor e pedir Graça
sobre o pregador e sobre os ouvintes da palavra de Deus nessa manhã o senhor nós estamos aqui hoje e cada um no seu lar Cada um na sua casa por essa transmissão mas nós não perdemos o senso de que somos uma só comunidade nós somos um só espírito um só corpo o corpo de Cristo e nós pedimos a tua ajuda pedimos o teu socorro porque o Senhor sabe que nós somos falíveis nós somos empecilho humano muitas vezes empecilho mano na comunicação da tua palavra mas o senhor quis assim O seu quis que a tua palavra
fosse comunicada por gente como a gente gente mortal gente infalível então pedimos auxílio do teu espírito Pedimos que o teu espírito fale por nós através de nosso Fale Conosco Abra os nossos ouvidos os nossos os nossos olhos nos de capacidade de ouvir e discernir a tua verdade eu peço mais senhor peço que tem um espírito ilumina os nossos corações peço que o teu espírito a consciência Nossa compreensão da pomba nova que aqui está sendo anunciada é tua palavra senhor eu tenho o discurso Divino são os teus dígitos pai nós não temos como provar por muitos
argumentos que a tua palavra é a tua palavra mas o teu espírito da testemunho o teu espírito conduz o coração essa verdade ilumina e quebra o coração mais resistente para compreender que o que está sendo anunciado aqui é palavra de Deus então que o teu espírito nos guia a toda verdade foi isso que Jesus diz que o teu espírito nos que Aria toda a verdade e o senhor sabe o seu sabe a pessoa ágil o coração rígido E se quebrantar assim aqueles que são ovelhas do teu aprisco aqueles que são eleitos do Senhor chamados pela
graça o senhor tem condições de nos conduzir para um caminho melhor um caminho de vida então fala com o teu povo hoje fala para tua igreja fala com aqueles que escutam essa palavra é a nossa é em nome de Jesus amém os irmãos como nós vimos aí no último domingo você sabe a diferença entre a igreja protestante EA Igreja Católica Romana quanto aos sacramentos é que a Igreja Católica Romana ela insiste na existência de sete sacramentos Com todo o respeito que nós temos aos nossos irmãos católicos nosso protestantes discordamos por uma razão Nós só temos
explicitamente ordenado nas escrituras por Jesus dois sacramentos ou duas ordenanças de práticas visíveis performances concretas que o cristão deve fazer por ordem de Jesus o primeiro desse Sacramento sou dessas ordenanças está o batismo como nós vemos no último domingo e segundo nós temos aí a ordenança da ceia do senhor aquilo que também é conhecido por nós cristãos como Eucaristia expressão da língua grega que quer dizer gratidão ou ações de Graças que serve que apesar disso parecer meio Óbvio para nós eu sempre costumo dizer que nós evangélicos particularmente costumamos errar naquilo que nos parecem mais óbvios
e exatamente aquilo que nos parece Óbvio e dado é onde nós mais falhamos onde nós somos mais negligentes na hora de pensar o seu sentido e o seu significado O problema é que quando nós tratamos coisas que nós achamos que já estão bem explicadas a nossa tendência a tratar esse símbolo sou esses atos ou essas doutrinas de forma banal elas não são nada óbvias Deus carregou a ceia do senhor de um sentido para lá de profundo Assim como nós vimos com batismo no último domingo então se você não ouviu a pregação sobre o batismo os
assista novamente está disponível no nosso canal aí no YouTube da igreja Esperança porque ela nós falamos sobre como batismo é importante não apenas como um evento do passado mas como uma prática constante de Remo rememorar e lembrar a respeito de Deus em nós por aquele ato concreto que é inversão de um pecador arrependido em água e a sua imersão como filho e filha de Deus pois então o batismo nos dá acesso também a um jantar nos dá acesso a um momento de celebração a uma refeição no caso aquilo que nós chamamos de ceia do senhor
na prática católica você sabe disso a Eucaristia está associada à missa e na visão católica a missa ou o ofício da Eucaristia acontece por um ato Sobrenatural de acordo com a tradição católica O que os católicos chamam de transubstanciação a palavra difícil mas que é para descrever um ato que segundo os católicos acontecem milagrosamente em que no caso ali a hóstia se transforma na carne de Cristo se transforma mesmo essa é a tradição católica a uma transubstanciação a substância do pão vira a carne de Cristo por isso talvez eu não tenha se perguntado mas por
e não servem o vinho para os fiéis apenas O sacerdote toma o vinho porque porque se o pão a hóstia se transforma na carne de Cristo para eles é evidente que essa carne também acompanha o sangue de Cristo daí a dispensam ou melhor a não necessidade de oficiar também aos fiéis o vinho durante a ceia a Eucaristia bom de acordo com a visão católica se o pão a óssea vira literalmente a carne de Cristo essa carne também se torna um tipo de sacrifício em toda missa Cristo está de novo sendo sacrificado no altar da Eucaristia
bom os protestantes evidentemente vão discordar disso desde a reforma desde Lutero eles discordam disso quando dizem por exemplo que não faz nenhum sentido Cristo ser de novo crucificado e de novo está presente em carne na igreja e por uma razão Jesus subiu aos céus Jesus ascendeu aos céus e os discípulos e de acordo com as escrituras ele está assentado à direita de Deus Pai conforme o livro de Hebreus Capítulo 8 ele está direita da Majestade nas alturas dos céus Exatamente porque Jesus se torna ausente fisicamente da igreja que ele disse que pediria o pai enviaria
um Consolador um outro Consolador o espírito santo então toda a presença de Cristo que a Igreja de Jesus Experimenta hoje no tempo presente não se dá para uma presença física de Jesus se dá pela presença de Cristo pelo poder doespírito então é o espírito santo que nos consola nos une a Cristo e testemunha a presença espiritual e realidade de Cristo para nós agora no tempo presente mas dizer que Cristo se torna fisicamente presente por meio da Eucaristia é um contrassenso as escrituras por isso protestantes vão dizer que a transubstanciação é inviável uma vez que a
gente olha para as escrituras se percebe nitidamente que sim Cristo está presente mais presente por poder e presença do espírito que muitas vezes é chamado de espírito de Cristo sendo assim a alternativa que a igreja antiga achou para explicar a ceia nesse caso a discussão da igreja antiga era a presença real de Cristo Será que Cristo está realmente presente conosco na ceia a explicação Luterana que é também interessante porque é uma alternativa a transubstanciação católica é que de alguma maneira quando o Cristão faz a ceia Cristo se integra aos elementos da ceia não entre os
elementos se transformam na carne de Cristo no sangue de Cristo mas Cristo está ou sobre os elementos ou está integrado aos elementos é Lutero gostava de usar a analogia da Esponja assim como a esponja absorve a água o pão e o vinho ovinho eles absorvem a carne e o sangue de Cristo na participação da Eucaristia por parte do Cristão é Oi amada consubstanciação ou seja junto aos elementos está presente a carne e o sangue de Cristo com uma reação a isso foi a reação por parte de João Calvino e por parte de um outro antigo
teólogo da igreja chamado zuinglio Zynga por exemplo muita gente vai de azul e era um cara que dizer que o pão e as era só símbolo não domingo gente uma explicação até bem interessante sobre a ser o problema foi o que fizeram com a explicação de Junho depois de que na verdade o pão e o vinho São só símbolos somente isso nem uma graça é comunicado no ato da ceia eles são apenas símbolos a gente faz o uso dele para lembrar de um fato E aí só isso não existe nenhum ato em uma graça eficazmente
sendo operada durante a ceia claro que os meninos não dizia bem isso mas foi bem o que os seguidores de zuinglio vieram e explicaram logo depois dele por isso a maioria das igrejas evangélicas hoje são simbolistas nesse sentido para eles a senha é somente Ah e não tem nada de especial acontecendo no ato sacramental João Calvino por sua vez vai propor uma outra alternativa que de acordo com as escrituras parecem a mais a mais plausível de fato ele vai concordar com um índio de que esses elementos são simbólicos ele não uso Windows não estava errado
sobre isso a ceia do senhor é simbólica é claro que o pão não é a carne de Cristo é claro que o vinho não é o sangue de Cristo mas esses sinais visíveis Pão e Vinho aludem sobre as orações dos Santos EA comunhão da igreja a ponto e aludem para uma realidade espiritualmente profunda eles apontam e de fato não apenas a pontos se torna um instrumento de Deus para que a graça especial de Deus seja de alguma forma comunicada à igreja a igreja tem a sua fé fortalecida por esses sinais visíveis a igreja tem de
fato acesso de maneira especial a graça de Deus quando esses elementos são apresentados a igreja EA igreja acessa a a cidade daquilo que está sendo simbolizado por esses elementos de alguma maneira quando um cristão segura pão e com tempo a pão e contente o vinho algo está sendo comunicado não Porque Pão e Vinho São magicamente agora portadores de Cristo da Carne dele do sangue dele não é porque as realidade concreta na qual esse pão e civil estão sinalizando é um fato para o Cristão mas como um cristão acessa a realidade de Cristo que está sendo
comunicada pelos sacramentos de acordo com João Calvino e nós concordamos com isso a gente acessa realidade não no pão esse ou no vinho e se nós alcançamos Essa realidade pela fé a realidade que está sendo anunciada na ceia é acessível pela fé porque o cristão está pela fé ligado a Jesus ligada à obra de Cristo no poder do Espírito aquilo que nós perfumat zamos no meio de Pão e Vinho se torna realidade espiritual para nós isso é uma uma em o Justin é importante para nós cristãos Principalmente uma igreja como a nossa que nós fazemos
a ser todos os domingos e fazemos isso de forma de forma rigorosa porque entendemos que algo de Deus nos é comunicado pela fé quando nós fazemos Esse ato de forma contínua por meio da igreja Pois então eu quero te contextualizar aqui agora do tenso que nós acabamos de ler você viu aí Jesus Está celebrando a Páscoa é isso que isso aqui é grande celebração Pascal Observe o verso 7 é de Lucas 22 é muito claro chegou o dia da festa dos pães sem fermento em que era necessário fazer o sacrifício do cordeiro Pascal Bom você
sabe o que era Páscoa a Páscoa não era uma celebração prioritariamente Cristã a Páscoa era Originalmente uma celebração dos judeus de acordo com o livro de Êxodo capítulo 12 Você conhece o texto é dito lá claramente e a páscoa do senhor foi uma ordenança de Deus aos israelitas quando eles se libertaram da tirania de Faraó lá no Egito antigo quando faraós que avisava os israelitas se tornando eles trabalhadores né sobre imposição contínua para construir em tijolos para aquelas para aquelas construções faraônicas e aqui eu estou sendo literal né as construções eram de fato faraônicas E
aí vocês aelita serão explorados eram oprimidos eles eram continuamente a fustigado com varas chicotes para que fossem envolvidos naquele trabalho de Faraó e a gente viu que o povo de Israel gemioli pede socorro a Deus que Deus escolhe Moisés como aquele que seria um instrumento dele para libertação dos israelitas do Egito e o Último Dia Depois de várias pragas derramadas ali sobre os egípcios o Senhor então Convida os israelitas a celebrar uma grande festa de libertação uma grande celebração porque Deus e o fardo pesado da escravidão de Faraó e dos egípcios sobre os israelitas e
essa festa receberia o nome seria chamada a páscoa do senhor a palavra Páscoa em língua hebraica a palavra pensar em língua hebraica que é de onde vem a palavra Páscoa quer dizer literalmente passagem ou passar sobre alguma coisa por isso que língua inglesa quando você quer se referir a Páscoa dos judeus você usa a expressão pessoal ver resolver inglês quiser passar sobre que corresponde exatamente o sentido hebraico da expressão peça O que tem haver o passar sobre com a Páscoa hora para quem não se lembra naquela noite fatídica e para os egípcios mas uma noite
festeira para os israelitas o senhor disse que ele feriam os primogênitos do Egito com o Anjo da Morte que passaria sobre a casa passaria sobre peça A Casa dos israelitas e foi o que aconteceu o Anjo Veio a Hilux foi Marcado com Sangue de Cordeiro nos umbrais das portas e aquele anjo não seriam os primogênitos dos israelitas na verdade nós já vimos aqui provavelmente todos os israelitas seriam feridos porque todo Israel era primogênito de Deus de acordo com o livro de exôdo mas os primogênitos dos egípcios filhos mais velhos dos egípcios foram todos inclusive o
filho de Faraó feridos com a morte por isso Páscoa era para os israelitas uma grande celebração de Livramento e o que se comia nessa celebração o que se fazia nesse jantar festivo hora eles comiam Cordeiro assado pães sem fermento e ervas amargas Essa era era um símbolos presentes no jantar da libertação né as ervas amargas provavelmente para que os israelitas se lembrassem da Amargura da escravidão no Egito os pães sem fermentos que simbolizavam a pressa dos israelitas ou saírem dali do Egito uma vez que não tiveram tempo de e para massa e o cordeiro assado
como símbolo de um sacrifício de que alguém morre para que você seja livro alguém alguém está dando a vida alguém inocente Está entregando a sua vida para que você fosse liberto curiosamente na Páscoa dos israelitas mas não vemos a presença do Vinho Oi e aí você talvez se pergunte hora então De onde veio vinho que Jesus Está celebrando aqui na Páscoa dos judeus e dando essa paz com outro sentido Olha o vinho foi institucionalizado por um grupo de rabinos que a gente não tem registro na Bíblia mas temos registro na tradição Judaica Principalmente um rabinho
chamado rir Elo que morreu quando Jesus tinha por volta dos seus 5 anos de idade ele instituiu o uso do vinho na Páscoa particularmente ele fazia uso de 4 cálices na celebração da páscoa Judaica até hoje os judeus fazem a Páscoa dessa maneira e alguns que aí Acompanho a nossa igreja sabem disso que na quinta-feira da Paixão nós orientamos as famílias fazer uma uma rememoração pedagógica dessa ceia não é com esses traços esses elementos que estavam presentes na ceia de Jesus Veja aí no verso 8 Jesus então envia Pedro e João e diz assim para
eles lá preparem a Páscoa para que a comamos a Páscoa é um grande jantar nos a Mezza via lindo grande belíssimo Cordeiro assado né o alguns fazendo isso em forma de guisado outro sozinho ele assado no fogo mas a ideia aqui se começa esse Cordeiro como uma celebração uma memória deste grande evento Pascal em que Deus libertou os israelitas do Egito que Jesus ao entrar Jesus explica por Recifes quando vocês entrarem na cidade ou seja Jerusalém Vocês encontraram um homem com um cântaro de água se com esse homem até a casa que ele entrar e
diga o dono da casa o mestre Pergunta Onde fica o aposento no qual comerei a Páscoa com os meus discípulos ele nos mostrará um espaço No cenáculo mobiliado e ali façam os preparativos quero chamar sua atenção para outro detalhe cultural é que na época de Jesus as mesas orientais as mesas do Oriente Médio elas não eram mesas altas como as nossas mesas hoje com cadeiras as mesas no antigo Oriente eram meses baixíssimos qual o nível do solo e as pessoas literalmente deitavam se a mesa não havia cadeira Elas ficavam deitadas em tapetes ou coisa dessa
natureza e elas ficavam debruçada sobre a mesa deitadas e ali comeram sem nenhum tipo de pressa era uma maneira oriental de participar dos jantares naquela época por isso era muito comum você vê algumas vezes no texto bíblico expressões como deitar a mesa como próprio João o apóstolo Amado que se deita no Peito de Jesus durante a ceia então Imagine que nesse ambiente de celebração oriental achar a casa uma sala ali iluminado à luz de candeeiro sou tochas né um ambiente muito aconchegante com muita comida na mesa provavelmente era assim que era feito porque no Oriente
Médio até hoje o jantar específicos são muito abundantes Então tava ali os discípulos Jesus ali no centro da mesa e Jesus diz claramente no verso 14 que chegando a hora Jesus se pôs na o ou se deitou a mesa e os apóstolos estavam com ele e observe o que Jesus diz claramente no verso 15 eu tenho desejado ansiosamente imagine isso é como se Jesus Esperasse por esse jantar assim como caro gente Jesus aqui tinha 33 anos Jesus participou de muitas vezes da páscoa Judaica é Jesus quando é apresentado o templo foi apresentado no templo lá
quando criança completar os seus 11 para 12 anos numa celebração da páscoa Jesus fez e comeu muitos desses jantares para ser mais preciso 33 desses jantares e no 33º ele diesel há muito tempo eu Anseio por comer esta Páscoa com vocês antes do meu sofrimento pois eles digo que nunca mais comerei até que ela se cumpra no reino de Deus e vamos isso aqui é extraordinário Jesus Está celebrando a Última Ceia e Jesus está dizendo que entre essa bom e até radeira ceia haveria o intervalo em que ele só se sentaria de novo na mesa
com seus discípulos no reino de Deus Jesus pega um cálice Observe esse detalhe porque apenas o Evangelho de Lucas na raiz e detalhe da Ceia no verso 17 Jesus pega um cálice Jesus dá Graças gente Lembrando que se dá Graças era uma antiga prática judaica chamada Beira Hot como judeus chamam eles dão pensamos sobre qualquer tipo de alimentos antes de ingeri-los que Jesus abençoa o fruto da videira ele abençoou o vinho ele pega reparte entre os discípulos e ele diz de agora em diante não beberei do fruto da videira até que venha o reino de
Deus agora vejo que curioso Jesus toma um cálice no verso 17 Ele bebe um vinho no verso 17 e no verso 18 antes de comer um pão e no verso 19 Jesus pega um pão dá Graças parte da os discípulos e diz assim esse é o meu corpo que é dado por vocês façam isso em memória de mim agora Observe verso seguinte do mesmo modo depois da ceia Jesus pega o cálice e diz Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue derramado por vocês horas Espera aí aparece um cálice no verso 17 aparece
o pão no verso 19 e aparece outro cálice no verso 20 Ah e detalhe O Cálice do verso 20 está escrito aí depois da ceia pegou o cálice ou já vi muita gente tão Confuso com esse texto porque eu tenho para depois da ser pera aí mas ele não tá sonhando Como assim depois das ele pega um cálice não irmãos esse depois da ceia aqui é depois da janta a janta depois de comer o cordeiro Pascal Jesus tomo um cálice então que tem uma ordem Judaica da páscoa dos judeus lembre-se o Rabino hillel instituiu 4
cálices da páscoa dos judeus o Evangelho de Lucas é o único que enfatiza pelo menos dois dos quatro cálices o primeiro cálice tinha um nome na tradição dos judeus eram chamado cálice da Santificação era o cara esse que todo judeu até hoje chama de kidush é um cara esse que os judeus usam para consagrar qualquer ato ritual nesse caso o ato ritual que está sendo consagrado é a própria ceia da páscoa mas Observe no primeiro cálice que está aí no verso 17 Jesus não associa Oi Alice ao seu sangue ele associa esse cálice com o
reino que viria mas a ceia propriamente dita Eucaristia Cristã propriamente dita só acontece a partir do verso 19 quando Jesus pão com pega o pão Lembrando que era um pão sem fermento um pão ázimo como algumas versões dizem ele pega esse pão sem fermento ele dá graças e parte aos discípulos dizendo Esse é o meu corpo Quando você estuda ordem Judaica da páscoa isso é interessante esse pão que antecede um jantar Pascal é chamado o pão da aflição esse é o nome que tradicionalmente os Deus te ama até hoje curioso Jesus pegar o pão da
aflição que para os Judeus lembravam a aflição do Egito Jesus se identifica com pão da aflição e fala Esse é o meu corpo que é partido por vós é claro Jesus seriam aflito e ferido de Deus como diz o profeta Isaías Jesus subiria Cruz e seria afligido na sua paixão nos golpe eu queria na cruz ele disse esse é o meu corpo Essa é a minha existência isso é tudo que eu sou que é partido por vós façam isto em memória de mim do mesmo modo verso 20 depois de cear ou seja depois de ter
jantado comido condiscípulos conversado comigo Cordeiro assado Jesus vai lá depois a ser pega o penúltimo cálice Ué como você sabe que o penúltimo cálice porque o penúltimo Carlos e pela tradição dos judeus é chamado de cálice da Redenção e isso é muito legal e o último cara isso é chamado de Cálice do louvor é quando judeus encerram a ceia Claro depois de quatro cálices de vinho já deve tá cantando bastante mesmo e aí no último cara se eles cantam louvores à Deus E aí você tem um detalhe que tá lá no evangelho de Mateus no
capítulo 26 que disse que depois de ter Enseada eles cantaram o hino e subiram para o Monte das Oliveiras esse ano são Salmos louvor são Salmos que tradicionalmente os judeus cantam nascer da páscoa falar são Salmo 103 é o Salmo 118 São salmos de louvor salmos de aleluia todos eles começam com Aleluia Salmos halleloo Como diz a língua hebraica agora veja que interessante esse cálice que Jesus fala que que a gente sabe que é o da Redenção pela ordem litúrgica Jesus eu cálice da Nova Aliança no meu sangue derramado em favor de vocês o que
sensacional Pois então meus irmãos depois essa reconstituição da Última Ceia de Jesus depois desse desejo de Jesus de celebrar a ceia com seus discípulos Jesus Levanta a Eucaristia ele dá uma ordem Clara fazer isso em memória de mim e vamos por quê que esse jantar de Jesus não é uma Páscoa comum dos judeus mais a partir desse momento porque Jesus se coloca dentro do evento Pascal Jesus se coloca como o cordeiro de Deus na ceia Jesus se coloca nos elementos das E ele disse isso tudo aqui Fala meu respeito e tudo aquilo que os israelitas
celebraram o Anseio por libertação dos israelitas que Eles experimentaram Egito mas que Deus está preparando um dia para uma grande Páscoa cósmica uma grande Páscoa Universal em que o próprio Deus se envolve na libertação do seu povo Jesus se coloca como centro da ceia Jesus se coloca como pão como vinho como cor e Deus ora agora veja bem eu imagino que diante dessa cena os discípulos se fossem minimamente familiarizados com o antigo testamento com a Bíblia dos judeus se lembrariam de cânticos proféticos da antiguidade que previu uma Grande Ceia escatológica final definitiva um grande jantar
em que Deus faria nova todas as coisas como lá no profeta Isaías no capítulo 55 em que o profeta num tom de convocação Profética diz a todos vocês que tem sede vem umas águas vocês que não tem dinheiro venham compram Como assim venham e comprem sem dinheiro sem preço vinho Leite porque vocês Gastão dinheiro naquilo que não é pão e o seu suor naquilo que não satisfaz e Ouçam com atenção o que eu digo comam O que é bom e vocês irão saborear comidas deliciosas bem ouvidos e venham a mim escutem e vocês viveram porque
farei Uma Aliança Eterna com vocês que consiste nas fiéis misericórdias Prometida Sá Davi hoje tomando banho eu oro muito muito banco os dentes tava tomando banho hoje eu tava agradecendo a Deus por ele ter sido fiel as eternas promessas que ele fez a Davi sim meu irmão isso não é simbólico Deus fez um compromisso com esse Rei Israelita alguns milhares de anos antes de Cristo e ele se comprometeu com Davi Dizendo para ele Davi eu fiz uma aliança com você e com sua casa no seu trono Não terá Fim Deus foi fiel essa promessa quando
fez Jesus nascer filho de Davi segundo a carne Como disse Paulo em romanos capítulo 1 e eternizou esse descendente de Davi imortalizou é descendente de Davi e ele está aqui celebrando esse jantar messiânico junto com seus discípulos antecipando ali os eventos que aconteceriam com ele dali a algumas horas quando ele seria traído quando ele seria ficou chateado seria debochado quando ele receberia um fardo da cruz nos seus ombros e andar em direção ao monte do Calvário Para lhe receber os golpes dos nossos pecados na sua carne bom façam isso em memória de mim a senha
do senhor é em primeiro lugar uma grande Memorial quando nós celebramos a ser Nós lembramos de um evento meu irmão nós podemos para caçar aqui na pregação de domingo nós podemos falhar aqui na mensagem domingo e não anunciar Jesus Cristo Mas se nós fizermos a ceia todo domingo todo domingo você vai ter que lembrar daquilo que Deus fez em Jesus Cristo pela sua vida façam isso em memória de mim Jesus sabe que nós sofremos de amnésia Jesus sabe que a nossa memória pode fracassar em lembrar daquilo que é essencial a gente pode se entreter com
um monte de coisa na igreja um monte de coisa para gente fazer a gente tem que cuidar dos Pobres a gente tem que cuidar das suas vidas necessitadas nós temos que fazer conferências encontros de jovens adolescentes abriu o seminário para formar as pessoas classes catequéticas mas que não possamos nos esquecer do essencial o que aquilo que Deus fez em Jesus fazer isso em memória de mim essa é bem assim faz e que inclusive Paulo repete na sua carta em primeiro Coríntios Capítulo 11 do verso 23 ao 26 quando Paulo diz assim porque eu recebi do
Senhor o que também vos entreguei que o Senhor Jesus na noite em que foi traído Pegou o pão e tendo dado graças partiu-o e disse isso é o meu corpo que é dado por vocês façam isto em memória de mim E do mesmo modo depois de cear Jesus pega também o cálice diz Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue façam isso todas as vezes que beberem em memória de mim você é um Paulo enfático porque todas as vezes que comer este pão e beberem esse cálice vocês anunciam a morte do Senhor até
que ele venha então a senha do seu é um memorial mas também é uma pregação a sei está anunciando que Deus fez algo grandioso em Jesus Cristo Nós lembramos da pessoa de Jesus Nós lembramos das obras de Jesus Nós lembramos quem é Jesus Cristo na ceia e o que ele fez por Nós lembramos da sua Encarnação lembramos da sua missão da sua paixão na cruz lembramos da sua morte e claro da sua ressurreição lembramos da Nova Aliança no seu sangue os irmãos a ceia do senhor é um memorial porque nós tendemos a esquecer nós tendemos
a perder a capacidade de lembrar continuamente dos grandes feitos de luz de Jesus nós eventualmente tornamos essa mensagem profunda transformadora extraordinária uma simples frase de efeito a gente diz essa diz essas frases com muita recorrência mais uma maneira muito banal a Jesus morreu na cruz para me salvar Ok mas o que isso significa Quais foram as implicações Qual foi o custo para que isso fosse realizado o que Deus deu na cruz para que eu pecador fosse reconciliado com Deus para que você pecador fosse reconciliado com Deus Que milagre extraordinário foi esse que manobra Divina que
estratagema Divino foi esse que o próprio Deus introduziu no mundo filho herdeiro de todas as coisas aquele que não pegou nenhum o que não cometeu nenhuma injustiça que não para passe ou não usurpou ser igual a Deus se esvaziou assumiu a forma de servo e abraçou obediência que eu não podia realizar que você não podia realizar Sim meus irmãos como os discípulos no caminho de Emaús eu estava andando com Jesus mas não enxergavam Jesus depois da Ressurreição dele acharam que era um homem ordinário Um Homem Comum um jardineiro Jesus tá explicando as escrituras os discípulos
não tão vendo que é Jesus e ainda debocha ainda ironiza e fala você não está sabendo das coisas que andaram acontecendo aqui em Israel Jerusalem que um homem chamado Jesus de Nazaré Poderoso em obras foi morto para ido pelo nosso povo e no próprio Jesus do lado deles eles não enxergavam bom e quando Jesus mesmo os discípulos não sabendo que era Jesus e é convidado por eles eles dizem se não fica com a gente mais uma noite passa com a gente mais uma noite eu vou tá bom ainda não tinha enxergado que era Jesus vejo
como Nossa amnésia é impressionante Oi e aí diz o texto lá em Lucas 24 que a noite eles vão jantar com Jesus e enquanto Jesus estava à mesa com eles eles ainda não tinham reconhecido que ele era Jesus Jesus toma o pão dá graças à parte o pão da os discípulos e sabe o que aconteceu verso 31 os olhos dele se abriram e o reconheceram mas ele desapareceu da presença deles a ceia Meu irmão é um ótimo antídoto contra a nossa amnésia espiritual a ceia do senhor é um excelente recurso para gente lembrar dos grandes
feitos de Deus e que Jesus está aqui meu irmão e espiritualmente presente conosco e que nós estamos vinculados a ele mas é claro a senha não significa apenas isso uma ordem para gente lembrar de Jesus o que é muito importante o que já é um grande efeito da ceia para nós é lembrarmos da realidade daquilo que Deus fez a nosso favor sim mas mais do que isso a senha também simboliza a Nossa Comunhão se ela simboliza memorial dos grandes feitos de Deus em Cristo a ser também aponta para a Nossa Comunhão como corpo de Cristo
como igreja a unidade Cristã por isso nós dizemos lá no Credo creio na comunhão dos Santos Abra sua Bíblia comigo no livro de primeiro Coríntios Capítulo 10 verso 16 o primeiro Coríntios 10 16 o apóstolo Paulo é muito objetivo lembrando aí os irmãos que Paulo está lidando com uma igreja com muitas divisões havia muitos conflitos na igreja de Corinto pelo Capítulo 10 que é uma introdução Capítulo 11 onde ele vai falar da ceia propriamente dita e aplicando a ser inclusiva o problema de discórdia e briga entre os irmãos da igreja de Corinto Paulo num tom
Pastoral no capítulo 10 verso 16 diz assim olha que coisa fantástica não é fato que o cálice da benção que abençoamos não é a comunhão do Sangue de Cristo Ah e não é fato que o pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo porque nós embora muitos É verdade somos muitos no caso de Paulo da igreja de Corinto havia na igreja de Deus gente US havia escravos senhores havia mulheres homens crianças Lembrando que a gente tem muito estratificação social na época de Paulo na época do Império Romano então a igreja era um mistério
Por que a Igreja tinha um potencial de reunir pessoas que vivem em permanente conflito desconfiança que mais tinha no mundo antigo a xenofobia preconceito o que mais tinha era machismo a pessoa tratar a mulher como uma criatura inferior era eu sou filho de Deus essa aqui a gente pode discutir mas tinha era o senhor olhava para o escravo com desenho com desprezo mas na igreja do Senhor isso não podia acontecer porque não porque identidade de todos que estão na igreja uma já estão todos unidos por um único sangue e por um único corpo o corpo
de Cristo e Paulo é Claro porque nós embora muitos somos unicamente um sopão um só corpo e aí vai dizer a razão porque todos participamos observa que o artigo definido todos participamos do único pão e aqui é uma cara menção a Jesus como o pão que desceu do céu o único pão agora imagine a cena da Ceia da Igreja antiga um único pão sobre a mesa e esse único pão o oficiante pega um pedaço do pão e passa esse pão inteiro para o próximo irmão ele pega um pedaço desse pão e passa para o próximo
irmão todos participavam literalmente de único pão físico mas Paulo estava dizendo que da mesma forma que aquele único pão repartido entre os irmãos o corpo de Cristo foi partido entre os membros da igreja então todos nós comungamos um único é de um único corpo por isso que ele diz claramente não é este Cálice a comunhão do Sangue de Cristo não é este pão a comunhão do corpo de Cristo não comungamos de um único evento de um único Senhor por isso que em Cristo Paulo vai dizer Esse outros textos não há homem nem mulher não há
servo nem senhor não não há não há diferença entre grego e Judeu todos somos um só corpo e um só espírito uma só comunidade por isso que Atos Capítulo 2 verso 41 e 42 diz claramente que a igreja do senhor daqueles 3.000 que foram batizados eles perseveravam na doutrina dos Apóstolos e na comunhão No Partir do Pão e nas orações essa sempre foi uma marca da Igreja Cristã que a sei além de ser um memorial dos grandes feitos de Deus em Cristo na cruz na sua paixão e na sua ressurreição aceita e não da comunhão
dos Santos mas a senha também aponta para algo ainda mais profundo que era uma ênfase muito particular de Calvino sobre a ceia a ceia do senhor ela re mora e aponta para nossa união com cristo e eu quero irmãos de novo reforçar isso porque no batismo falava sobre isso que tudo que nós somos nós somos em Cristo Mas isso não é uma frase de efeito só tem uma lógica nas escrituras como posso eu Cristão agora no século 21 está unido a Jesus Cristo uma vez que Jesus Cristo não está fisicamente presente conosco como posso eu
acessar o Cristo exaltado à direita de Deus pai que é verdade que voltará um dia mas como eu posso acessar aquele que habita em Luz inacessível como diz Paulo como posso eu Cristão dizer que estou unido a Jesus ligado a Jesus é conectado a ele em comunhão com ele como eu posso afirmar e ter garantias de que aquilo que eu faço na ceia do senhor aponta para uma realidade qual realidade a realidade que o comida a carne de Cristo e bebi do Sangue de Cristo é como se é possível mulher juntos no texto João Capítulo
6 verso 48 ao verso 58 João Capítulo 6 48 é um texto que você conhece é mais um texto extremamente importante na hora que entendermos a ceia grande parte inclusive da discussão da igreja antiga sobre o que era ceia do senhor é um torno desse texto João Capítulo 6 verso 48 Jesus diz claramente eu sou o pão da vida os irmãos atenção Jesus não disse que leu trigo Jesus escolheu o pão Jesus não fala que ele é a uva Jesus fala que eu vinho então atenção porque a ceia do senhor não é comer ovo e
comer trigo a ser você vai comer pão e beber o vinho são alimentos que passaram por algum tipo de processo para chegar até nosso como o pão da vida e o vinho da vida a Jesus diz claramente eu sou o pão da vida e os pais de Vocês comeram o Maná no deserto e morreram e aqui Jesus se refere naturalmente ao evento em que os israelitas estão deserto sem comida e Deus manda um alimento Celestial para eles Maná a Jesus e os vossos pais comeram o Maná no deserto e morreram lembre-se era um tom milagroso
uma não foi feita em forno uma na foi o próprio Deus quem deu o próprio símbolo da Graça era uma na uma na a Jesus fala mesmo sendo gracioso não era um pão que matava Definitivamente a fome de vocês a fome do ser humano porém mortalidade não podia ser superado pelo manar esse é o pão que desceu do céu para o que todo dele comer não pereça então Jesus está se apresentando como um pão melhor ele diz eu sou o pão Vivo que desceu do céu se alguém comer deste pão viverá eternamente e o pão
que eu darei pela vida do mundo é a minha carne do mesmo jeito que o cordeiro morria para que alguém vivesse do mesmo jeito que um discipulado o mundo Agrícola de Israel ao comer um cabrito um Cordeiro um peixe sabia que aquele animal tinha que morrer eu pudesse continuar vivendo ao se alimentar dele Jesus está dizendo eu também vou entregar a minha vida a minha carne mas o judeus que eu viro essa conversa de Jesus começaram a discutir entre eles dizendo como isso pode acontecer como você pode dar sua própria carne para a gente comer
e Jesus respondeu em verdade em verdade ele digo que se vocês não comerem a carne do filho do homem e não beberam seu sangue vocês não terão vida em vocês mesmos O que Jesus está dizendo aqui não é possível nenhuma imortalidade fora dele a questão é que Jesus pressões muito fortes e literais ele diz quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia fora essa afirmação de Jesus é tão forte e tão próximo que o sentido literal que ele facilmente foi interpretado pela igreja
antiga como um ato real você tem que comer a carne que Jesus como você faz isso comendo a senha porque aí vou chegar com o o pão vir a carne o vinho virou sangue mas é mais do que isso na verdade esse exagero interpretativo verso 55 Jesus fala porque a minha carne é verdadeira comida atenção e o meu sangue é verdadeira bebida quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu permaneço nele assim como o pai que vive em mim e me enviou igualmente eu vivo por causa do pai
também quem de mim se alimenta viverá por mim este é o pão que desceu do céu em nada semelhante àquele que seus pais comeram e mesmo assim morreram quem Comer este pão viverá eternamente irmãos nós já Vimos que é óbvio que não faz nenhum sentido interpretar o pão e o vinho como sendo elementos que se transformam na carne e no sangue não faz nenhum sentido seria uma manobra explicativa que a ceia do senhor à beira de uma prática Mística na prática mágica de fato durante muito tempo e até hoje para Alguns irmãos católicos aqui em
óleo para Eucaristia quase como que num tom mágico e já até brincadeira sobre isso né alguns não sabem disso mas aquela brincadeira dos mágicos falarem óculos poucos não é aquela brincadeira que ele Lima era uma sonoridade e te corpo sente e corpos em latim dá esse é o corpo e aí naquele momento na missa católica ou houvesse uma mágica e os elementos se tornassem carne e sangue mas não é isso que eu tô falando aqui não é isso que é o sentido de comer a carne e beber o sangue de Jesus comer a carne e
beber o sangue de Jesus e eu concordo com João Calvino nessa interpretação é uma apropriação pela fé de tudo aquilo que Cristo fez com sua carne e com seu sangue é apropriação daqueles que crêem quando nós comer e beber de Jesus significa se unir a Jesus pela fé a ponto de sermos de alguma maneira absorvidos por ele e absorver a obra dele mas como Deus faz isso Deus faz isso por obra do seu espírito que nos une indissoluvelmente a Jesus por graça e mistério meu irmão se você um dia chegou diante de Cristo Jesus de
mãos vazias e se apropriou dos feitos de Jesus você se apropriou pela fé e por obra do Espírito como eu digo de alguma forma quando Jesus partiu o pão na linguagem de Paulo todos nós participamos do único pão é como se toda a igreja de Jesus tivesse naquela partilha toda a igreja de Jesus está participando daquela Última Ceia toda Igreja de Jesus está unido a Jesus na cruz toda a igreja de Jesus em todas as eras está unido com sepultamento de Jesus e também está unido com a ressurreição de Jesus quando sejamos Nós lembramos um
fato que é real e nos unimos a escrevendo pelo e do espírito eu como um pão físico mas minha propril pela fé da carne de Jesus e do sangue de Jesus de alguma maneira aquilo que Cristo é e fez se torna vivo em mim eu estou unido a Esse grande evento eu não posso fazer por isso ele falou é o meu corpo que é partido a favor de voz por voz eu não podia ele fez por mim eu não podia derramar a minha vida ele derramou por mim quando eu me a pro prio eu me
apropriar daquilo que ele fez lembre-se os discípulos disputando quem seria o maior e o menor no reino dos céus e Jesus disse para eles assim olha eu vou ser batizado no batismo que vocês não podem ser batizado e eu vou beber de um caras que vocês não podem beber mas certamente um dia vocês serão batizados nesse batismo e beberam desse cara esse que eu beberei o piso quis dizer com isso queria fazer algo que nós não podíamos fazer e ao realizar esse algo aí finalmente nosso a escutar de tudo que ele fez por que ele
fez o nosso lugar porque ele foi na frente e fez por nós o que nós não podíamos fazer então quando eu seio eu me Uno à Jesus eu celebro a minha união com Jesus eu celebro ao fato de que pela fé eu estou unido com ele por isso posso desfrutar das realidades que Cristo conquistou no meu lugar nessa União Mística com ele então a ceia do senhor também aponta para memória para comunhão dos Santos e para mim união com Cristo Jesus e finalmente a ceia do senhor aponta para Esperança pelo Reino de Deus foi isso
que ele disse lá em Mateus 26 29 penso que a gente sempre leite na ceia eu digo a vocês que dessa hora em diante nunca mais beberei deste fruto da videira a não ser aquele dia em que beberei com vocês o vinho novo no reino de meu pai irmãos quando nós fazemos a sei que dominicalmente e você faz aí na sua casa saiba que se essas e que nós celebramos são como se fossem paradas obrigatórias sabe o lanchinho com você tá viajando de ônibus são as paradas obrigatórias são intervalos interlúdios em que nós nos alimentamos
E lembramos e quem Cristo é e que nós somos nele e o que ele fez por nós para que a gente continue nutrido na esperança de que um dia essa mesa que nós partimos aqui será ocupado com a presença de um ilustre convidado nesse caso o próprio Cristo Cristo estará na mesa conosco no reino vindouro Essa é a esperança da igreja foi isso que Jesus diz em Lucas Capítulo 13 do verso 28 29 que um dia haverá pranto e Ranger e quando os homens verão no reino de Deus Abraão Isaque e Jacó e todos os
profetas todos ali reunidos sentados numa mesa e Muitos virão do oriente e do ocidente do norte e do Sul e tomarão lugar à mesa no reino de Deus o Apocalipse capítulo 19 mostra um grande jantar escatológico uma grande celebração de casamento na eternidade quando o cordeiro que é Jesus entrará em laço e matrimonial com a sua igreja com o povo batizado e a descrição de João é fantástica sobre esses últimos dias em Apocalipse 19 5 a de João que ele ouviu uma voz vinda do Trono nos últimos dias e essa voz era uma convocação e
ela dizia louvem nosso Deus todos os seus servos todos que o temem pequenos e grandes e em seguida ele ouvi outra voz dizendo algo semelhante mas ao som de Clamor de uma grande multidão como som de fortes ondas do mar como são de violentos trovões dizendo Aleluia porque o Senhor nosso Deus o todo-poderoso reina a alegria vamos nos eso temos a ele e demos a ele Glória pois chegou a hora do casamento do cordeiro EA sua noiva já se preparou ela recebeu um vestido de linho finíssimo puro e branco porque o linho fino representa os
atos justos o povo Santo e o anjo assim me disse escreva isso João escreva isso Felizes os que são convidados para o banquete de o vento do cordeiro e acrescentou Essas são as palavras verdadeiras de Deus bom então irmãos quando nós fazemos a ceia do senhor nós queremos superar a nossa Amnésia o risco de esquecermos os grandes feitos do Senhor Jesus a senha refrescar Nossa memória a senha nos coloca dentro da história daquilo que Deus é a senha nos faz lembrar daquela cena Jesus Partindo o Pão e Jesus partir do seu corpo na cruz a
ceia é uma memória de que da mesma forma que um pão é feito de trigo moído de um longo processo Cristo passou por um longo e pesado o processo para entregar o seu corpo pronto para nós como oferta pelo nosso pecado é verdade que quando nós bebemos o vinho bebemos um fruto que foi esmagado como Cristo foi esmagado na cruz derramou seu sangue por um processo longo de obediência dolorido obediência mas sem obediência amorosa em nosso favor Cristo foi trabalhar o pai para se tornar a nossa comida e a nossa bebida a sua morte nos
trouxe uma vida completamente nova a Igreja de Cristo quando faz a ceia participa desse único pão reconciliação vertical e horizontal em forma de Cruz quando nós comemos pão e vinho Cristo de alguma maneira se integra a nós ao Cristão integra o Cristão a Cristo ah é verdade tinha agora na ceia do senhor nessa Santa refeição ela dá lugar aquela refeição pecaminosa quando Adão e Eva tomar um fruto do Jardim proibido e ali se rebelaram contra o criador é verdade que Deus tirou os nossos pecados no Jardim do Getsemani Mas ele também oferece uma nova refeição
a refeição da obediência e não mais da desobediência a ser um banquete assim de gente que se reconciliou com Deus ou foi melhor reconciliada com ele por meio de Cristo a ceia do senhor essa celebração da nova Páscoa em que Deus nos tira da tirania dos demônios da tirania dos falsos Deuses dos Ídolos e nos leva para um novo Êxodo uma nova peregrinação em direção a uma terra que mana leite e mel É como diz de emitir a ceia é o alimento dos peregrinos até que ele jantar escatológico eu quero encerrar essa mensagem como a
citação de um pastor que nós temos muito apreciação dele por ele nos escritos dele pastor Dia Triste bom Fer um pastor literalmente alemão e bom Rover no livro dele vida em comunhão na página 95 diz uma coisa maravilhosa sobre a ceia é o dia da celebração da Santa Ceia é dia de festa para a comunidade cristã reconciliado no coração com Deus e com os irmãos a comunidade recebe a dádiva do corpo e sangue de Jesus Cristo e nela perdão nova vida bem-aventurança ela é presenteada com nova comunhão com Deus e com as pessoas a comunhão
da Santa Ceia é por Excelência o cumprimento da Comunhão Cristã do modo como os membros estão Unidos em corpo e sangue na mesa do Senhor assim estarão Unidos em eternidade aqui a comunhão alcança a sua meta alegria em Cristo e sua comunidade é completa a vida em comunhão dos cristãos sobre a palavra atingir seu alvo no sacramento vamos orar o pai obrigado pela tua palavra Obrigado por Jesus obrigado por nos trazer esse Sacramento que sempre traz a nossa memória os grandes feitos de Deus em Cristo obrigado porque a tua ceia Senhor ele é o meio
de graça e a prova o senhor comunicar os benefícios dessa salvação também por esse sacramentos não porque eles sejam esse fonte de alguma coisa mas porque quando nos unimos com Cristo pela fé desfrutamos do sentido desses elementos até o limite o Senhor nos leva diante desse banquete Celestial e o próprio Cristo tem nos reservado na eternidade quando estaremos ali diante do cordeiro inocente que tira o pecado do mundo pai que o Senhor nos alimente com essa esperança que a nossa vida seja nutrida por essa esperança que os benefícios daquilo que Cristo conquistou por nós sejam
sorvidos pelo nosso corpo assim como esses elementos são servidos em nosso corpo para nós vamos e daqui a pouco pedimos a tua graça a graça de um salvar da Amnésia e lembrarmos os teus grandes feitos que os nossos olhos se abram como dos discípulos se abriram para vermos que o seu está presente conosco pelo Espírito Santo Essa é a oração do teu povo da Igreja Unida com Cristo em nome de Jesus amém e Amém não preparei os seus elementos traz aí o vinho traz aí o pão nós vamos fazer a senha daqui a pouco enquanto
os cães vão sendo entoados vai entrando meu irmão nessa atmosfera de celebração né hoje mais do que nunca celebração consciente em espírito e em verdade da ceia do senhor que aponta para os feitos de Jesus