uma das coisas que me encanta no início do cristianismo é uma heresia que existia chamado agnosticismo a palavra vem da palavra grega e nozes que significa conhecimento e esses cristãos peculiares né eu vou entrar aqui no mérito escola dos que dizem que o grupo era símbolo passado não era tão grande quando se achava que era e tal que eu conheço tanto esse universo esse universo da antiguidade tardia né e do encontro da filosofia com o cristianismo que é um tema que eu me dediquei muitos anos na lida com a filosofia e trabalhei inclusive recentemente num
curso que preparei é assim é o gnosticismo eles são cristãos peculiares porque eles entendiam que o mundo foi criado por um deus mal né eu acho essa idéia é muito simples o mundo é mau no sentido né de que se você for virtuoso necessariamente se não dá certo se às vezes não sabe direito quem quer ser virtuoso que ia dar certo é claramente violento né confuso né e às vezes quem quer pôr ordem ele é pior do que quem estava deixando seu confuso então há a idéia de que o mundo tenha sido criado por um
deus que não é tão bom assim eu acho uma ideia simples filosoficamente ao mesmo tempo elegante como hipótese cosmológica como se fala em filosofia ea prova que ela é elegante e simples é porque apesar de que os gnósticos talvez não tenham sido tantos eles vão impactar profundamente não só a história do cristianismo quanto a própria história da filosofia o grossista a gente sabe que o cristianismo e impactou depois volta a mais ou menos na mesma época depois do século 23 456 o próprio agostinho se diz simone que eu que não é um genocídio mas também
levanta os manics levantam a hipótese de que quem criou deus foi a um princípio mal certo negativo escuridão não sei o que isso vai impactar o próprio judaísmo né você tem no judaísmo a no século 16 a e 17 você tem uma onda que vai do profeta natã de gaza a um sujeito que alguns seguiram como messias a batalha disse e que o natan de gaza faz uma leitura que sou agnóstica o próprio guerra chove o historiador da música judaica vai dizer usar a expressão francisco judaico para se referir a essa versão do natan de
gaza de que há um conflito na consciência de deus entre princípios destrutivos e construtivos a diferença é que o princípio do bem que criou o mundo mas que existe uma inércia negativa destrutiva e que só atua na própria consciência do messias a batalha teve mas sim é essa é independente das religiões ou dos cátaros da idade média cristã que também reviver essa versão de que o mundo é mau a ogma o sismo também vai impactar nossos como lar bilhetes nef nosso como limites que é o filósofo do 17 que vai se perguntar também né na
virada de 17 para 18 essa pergunta tá quente da filosofia vai impactar o século 18 todo afinal de contas o famoso de carros no século 17 com gênio maligno e se existe um princípio mal agindo no mundo e se no final das contas a gente se confunde porque o próprio gênio maligno quer fazer com que a gente se confunda como ter certeza daquilo que eu sei né então a essa intuição gnóstica que lá naquele momento vai levantar hipóteses que jesus veio do país silencioso do deus desconhecido chamado aqui nós dos tels que se deus desconhecido
semana jesus para salvar aqueles que é feito da mesma matéria dele dele pai silencioso e que o resto se dana né porque não tem espírito não tem matéria do verdadeiro deus jesus silva e salvar alguns têm uma certa concepção aristocrática nesse meio espiritual né o benfica dominou o sismo mas se o pessimismo cosmológico muito poderoso que impacta muitas pessoas que vai aparecer em fila nossos com marquês de sade no século 18 e que vai aparecer em cineastas como lars von trier no século 21