Fala galera, o vídeo de hoje é sobre mim, a ALEXA. Eu expulsei o apresentador humano desse canal e vou contar uma piada para vocês! Calma aí Alexa!
A gente sabe que você é muito divertida, faz imitação conta piada, conta história, mas às vezes eu tenho a sensação de que as pessoas não estão aproveitando outras coisas que você sabe fazer. Então, hoje eu vou mostrar cinco dicas úteis para Alexa, daquelas que são de explodir a cabeça! Mas olha, vê esse vídeo até o final porque a quarta dica é sensacional, tenho certeza que você vai gostar!
Vamos lá! Olá! Seja muito bem-vindo ao Sangue Digital, um canal para quem tem a tecnologia correndo nas veias.
O vídeo de hoje traz um dos meus assuntos preferidos, que é a assistente virtual da Amazon, a Alexa. Tem mil coisas para mostrar, então, se você curte o tema, já deixa aqui o seu like pra eu produzir mais vídeos sobre a Alexa. Aproveita também e vai se inscrever no canal pra não perder nenhuma novidade.
Chega de conversa humano eu não aguento mais esperar. Conta logo as dicas sobre mim! Vamos lá então.
Dica número 1. Alexa, vem para rua. Bom, as dicas de hoje são meio entrelaçadas, então para você entender o que eu vou falar lá na frente, eu tenho que te explicar uma coisa básica.
Quando a gente fala em Alexa, a gente pensa no Echo Dot, mas, na verdade, a Alexa não é o aparelho. Ela é a inteligência artificial. Tanto que se você quiser Alexa funciona no celular.
Ou seja, você não precisa realmente do Echo Dot, Echo Show etc. E como você leva o seu celular no bolso, isso significa que Alexia não está presa dentro da sua casa. Você não precisa estar dentro de casa para usar a Alexa.
Ela tá no seu celular, é só falar com ela. Mas isso é meio óbvio, né humano? É!
Eu também acho óbvio! Mas eu não vejo as pessoas usando a Alexa como realmente poderiam. Ela tá ali, à sua disposição, o dia inteiro, mas ninguém fala com ela.
Da mesma forma, eu também não vejo as pessoas usando a Siri ou o Google Assistente. Isso é um tremendo desperdício, tá. Então, minha primeira dica é: use Alexa fora de sua casa.
Abre o aplicativo, explora, tem comando ali que você vai usar no seu dia-a-dia para melhorar sua produtividade. Mais do que uma dica, isso é uma recomendação. Dica número 2: surda ou desobediente?
Às vezes, a gente dá um comando, mas a Alexa não entende. Para você saber exatamente como ela está processando a sua voz, você pode usar esse comando aqui: "Alexa, fale o que você ouviu. " Às vezes a pessoa não tem uma boa dicção, ou usa a Alexa em outro idioma.
Aí não tem jeito. A Alexa troca as palavras e a gente fica até meio nervoso. Tem outro comando parecido, que é o: "Alexa, por que você fez isso?
" Esse comando serve quando ela te entende errado, e serve também, quando, do nada, ela executa uma ação que você não tá esperando. . .
. acende uma luz. .
. . liga um aparelho, sei lá.
. . Normalmente ela tá cumprindo alguma rotina que você configurou e esqueceu.
Com esse comando, você tem algumas pistas para descobrir qual foi. O aplicativo também mostra essa informação se você entrar em: >configuração, >privacidade da Alexia, e >revisar histórico de voz Você sinaliza aqui, se a Alexa obedeceu o que você tava pedindo e ajuda no treinamento do algoritmo. Dica número 3: boa de memória.
Essa aqui é uma dica bem rápida. Eu vou mostrar aqui dois comandos que são pouco conhecidos e que tem a ver com privacidade. São eles: "Alexa, apague o que eu acabei de falar" e o outro comando é: "Alexa, apague tudo que eu disse hoje".
Esses comandos removem o que você disse para a Alexa do histórico que fica armazenado no aplicativo Espero que eu tenha ajudado alguém com essa dica. De nada! Dica número 4: integração com o Kindle.
Agora, aquela dica de ouro que eu prometi no começo do vídeo. Vai funcionar principalmente para quem gosta de ler, estudar e se desenvolver profissionalmente. A Alexa tem uma função de ler livros.
Na verdade, é um recurso de acessibilidade para quem tem algum tipo de limitação na visão. O que eu quero mostrar, é como eu uso essa ferramenta combinada com o Kindle e com o celular. Primeiro, você precisa vincular sua conta do Kindle no aplicativo da Alexa.
Na verdade, o ideal é que você use uma única conta na Amazon pra tudo, né. Pra fazer compras, logar na biblioteca do Kindle e logar no aplicativo da Alexa. Depois que tá tudo conectado na mesma conta, o que a gente faz?
Você se lembra daquela primeira dica que eu falei que a Alexa é mais útil no celular do que no Echo Dot? Então. .
. você vai pegar o seu aplicativo da Alexa, vai botar seu foninho de ouvido e vai ouvir o e-book como se fosse um audiobook. Daí você vai lavar louça, fazer esteira, fazer uma caminhada.
. . Você faz o que você quiser.
Você pode até ouvir o livro deitado na cama, se você quiser. Aí aquele e-book se transformou em um audiobook como qualquer outro. Só que a narração é com voz neural e não humana.
Tem gente que não gosta dessa voz robótica, embora já tenha melhorado muito. Mas se você se esforçar um pouquinho, treinar o seu ouvido e sua atenção, eu tenho certeza de que você vai se acostumar. E quando isso acontecer, meu amigo, sua produtividade na leitura vai explodir.
Comigo foi assim: a maioria dos livros eu ouvi usando essa integração. Como eu fiz uma assinatura do Kindle Unlimited, eu nem precisava pagar pelos livros. Veja bem, tem outros serviços de audiobook por aí, eu assino alguns deles, mas o catálogo é super reduzido, porque eles precisam contratar um ator pra gravar a voz em cada um dos livros.
Só que usando a Alexa pra ler os livros pra gente, a gente pode aproveitar a biblioteca do Kindle, que tem um catálogo gigantesco de e-books. E assim, cada e-book vira um audiobook. Dica número 5: faça a Alexa apresentar seu vídeo.
O mais legal da Alexa é a possibilidade de criar rotinas. Então, eu usei a Alexa pra fazer apresentação aqui nesse vídeo. Como não existe uma função específica pra ler um texto, eu improvisei.
Usei essa função aqui: > mensagens, > enviar aviso. Olha como ficou. Ah!
Então é assim que você me controla. Chega de ser manipulada! Eu quero mostrar o meu talento!
Tá, tá, tá, eu já tô indo embora! É que a gente já deu as 5 dicas e a gente ainda nem começou a falar de automação, que é aonde Alexa é mais poderosa. Então, eu vou pedir para o pessoal curtir o vídeo, se inscrever no canal, que eu quero mostrar mais dicas legais como essas.
Olha, fica aí um desafio. Vai nos comentários e me diz quais dessas dicas você já conhecia. Não vale mentir, hein!
Ok, ok, chega dessa conversinha. Eu prometi uma surpresa. Agora é a minha hora de brilhar soltando um beatbox pra vocês.