[Música] Olá você já teve a impressão de que tem gente que parece que já nasceu sabendo tocar tem gente que quando pega o instrumento parece tudo fácil o cara vai pegar Ah sai tudo fácil pois bem nesse vídeo aqui eu tenho a missão de te mostrar que você também pode chegar nesse nível que você pode atingir aquilo que eu chamo de fluência musical e o que que é ser fluente no na música que que é fluente no instrumento a música é uma linguagem ser fluente na música é a mesma coisa de ser fluente fluente num
idioma qualquer é você tocar seu instrumento cantar de uma forma natural espontânea literalmente Como se você tivesse falando nessa aula você vai criar uma rotina de estudos só sua pessoal baseada numa metodologia que eu desenvolvi para acelerar o seu processo de aprendizado musical e isso é independente se você tá pegando seu instrumento pelo a primeira vez na vida agora ou se você já é um profissional e tá buscando formas de se desenvolver mais agora para atingir essa fluência e você vai precisar de um mínimo de dedicação isso não acontece no instalar dos dedos uma coisa
assim fácil rápida é possível mas não é assim né então se você só quer tocar uma musiquinha básica tal animar a galera uma festinha essa aula aqui de hoje não é para você você pode pegar uma cifr na internet eh isso aí já vai ser suficiente para você tocar umas musiquinhas e e tá tudo bem não tenho nada contra isso mas essa aula aqui é para você que quer criar uma relação mais profunda com a música ter liberdade de passar pro seu instrumento aquilo que você ouve as coisas que você tem vontade de tocar Independente
de serem coisas básicas ou coisas mais complexas né E também independe se se a música para você é um hobby ou uma profissão eu não sei qual é a sua relação com a música mas eu sei que é possív você desenvolver essa fluência se você tá disposto a colocar uma energia para Air esses resultos aí sim aí fica comigo aqui porque essa aula vai ser para você e o que eu vou te ensinar aqui tá muito mais ligado à maneira de entender a música do que com o nível do conteúdo Então essa aul de fato
serve para todo mundo independente do nível que a pessoa esteja agora melhor do que eu ficar falando aqui eu acho melhor vocês ouvirem um pouquinho assistirem um pouquinho o que que alguns alunos que já passaram por essa metodologia tem a dizer como é que isso impactou no processo de aprendizado deles eu toquei com com com o osés que era meu professor né Depois de muito tempo e ele e ele mencionou falou sobre a evolução que eu que que eu tive falou que já tô conseguindo improvisar por acorde conseguindo dominar a música conseguindo transpor e tudo
mais e perguntou o que que tava acontecendo que que que aconteceu que tu evoluiu assim né E aí eu eu trouxe não tô fazendo o curso do ficar dica Premium né tô conseguindo aplicar bastante que eu até conceitos que ele tinha me passado anteriormente agora Praticamente sim agora consolidou mesmo eu senti que agora sim né entrou efetivamente na mente e embaixo dos dedos aqui eu comecei a sacar que que automaticamente eu começo a aplicar as coisas de forma intuitiva Então existe um método muito bom em que você aprende faz as repetições até um pouco se
questiona o porque você tá fazendo daquela forma mas se você confia no método se vai fme E daí no outro dia a coisa sai no teu dedo é quase meio mágico assim realmente assim e você vai improvisar e você vê que você tem aquela linguagem porque você estudou ontem aquilo ou quando você olha uma partitura você mais ou menos sabe o que tá acontecendo porque você aprendeu no curso a leitura de alguma forma foi orientado de alum umaa forma eh você vê o teu teu dia a dia fluir muito melhor como músico assim uma coisa
que tá soltando assim alguma coisa é é de verdade eu tô me sentindo confortável é óbvio que isso não é um fim da linha nem tô dizendo que virei oic Assunção e mas eu tô me sentindo confortável me deu uma coisa que eu eu tava com bastante dificuldade quer saber de como é que eu vou estudar porque todo dia tu vai lá e coloca uma aulinha e ela tem um pouco a ver mas não muito com com adiantes sabe ela tem um pouco a ver mas não muito aí ela entra pá então isso aqui Ah
isso aqui com aquilo então é uma coisa legal tipo coisa que eu não tinha relacionado antes de explicar o meu método eu quero te contar como é que eu desenvolvi ele se você não me conhece quero me apresentar meu nome é Nelson Faria eu sou músico e professor há mais de 40 anos e a música sempre teve presente na minha vida desde a infância aliás Esse aí foi meu primeiro trio dá uma olhada nessa foto aí eu sou o filho Caçula de seis irmãos e irmãs e comecei a aprender música em família principalmente com meus
irmãos Eduardo e Marisa eles me ensinaram os primeiros acordes as primeiras as primeiras musiquinhas tal e a minha mãe também sempre cantou muito bem e eu acabei aprendendo a acompanhar fazer acompanhamento né no violão acompanhando ela eu sei que vou te amar por toda a minha vida eu vou te amar e em cada despedida eu vou te amar desesperadamente eu sei que vou te amar agora teve um momento Eni um professor estava conversando com um amigo o Marcelo la també tocava violão muito bem e aí o Marcelo me apresentou uma fita cassete E aí cara
nessa fita er um cara tocando violão solo eu ouvi aquilo ali cara eu pirei esse cara Marcelo me falou esse cara chamava Gamela [Música] E aí o Marcelo falou assim cara o Gamela é meu professor eu falei por não acredito que esse cara que eu tô ouvindo aqui existe aqui perto da gente PR fazer aula com ele e aí ele me chamou ele acabou me chamando para para ir assistir uma aula ó vem vamos vamos comigo na próxima aula para você conhecer o Gamela tal e aí eu fui na aula com ele e Óbvio claro
eu acabei virando aluno do Gamela e eu lembro que na minha primeira aula com Gamela eh eu cheguei no comecinho da tarde e eu só saí de lá quando tava anoitecendo eu era muito doida lá no gamelo A gente chegava tinha uma sala A gente chegava aí os os alunos iam chegando quer dizer na verdade quando eu cheguei já tinham alunos lá eu falei oh mas não é minha aula agora não era porque já tinha alunos E aí eu vi que eu fiz a aula mas foram chegando Outros alunos e de repente a sala dele
tava cheia de gente porque as pessoas iam chegando chegando chegando ninguém ia embora todo mundo só ficava a gente estava estudando mais ou menos as mesmas músicas então a gente ficava ali tocando ficava levando um som o lance do gamera era fazer a gente tocar essa era a forma dele trabalhar ele botava a gente para tocar ele um cara muito focado na prática da música focado em repertório a gente tinha que sair tocando tinha que entrar na aula sair tocando alguma co cois a primeira música que eu que eu aprendi na nessa minha primeira aula
Lembro até hoje foi o viagem e o Gamela tinha uma forma de você botar você para tocar que ele ele fazia acordes já bem interessantes mas todos simples na forma de nada difícil Tecnicamente primeira música Foi esse arranjo aqui ó [Música] foi muito bacana porque foi a primeira vez que eu consegui tocar uma música no que hoje eu sei que chama Cord Melody ou seja fazer a melodia e harmonia ao mesmo tempo eu mesmo acompanhar a melodia que eu tô tocando e o Gamela ele era um vamos dizer assim um craque era o o grande
Professor desse desse estilo de violão solo né eu lembro que eu fiquei estudando com Gamela por um bom tempo estudei com Gamela alguns anos lembro de depois já tá lá uns talvez há uns 3S anos estudando com ele eu cheguei para fazer uma aula Aí sentei lá no sofá a gente já tava aí já era amigo de muito tempo já né e o Gamela parou assim olhou para minha cara falou assim Nelson acho que já tá na hora de você encarar a música de verdade falou assim ó o tico o tico era um um um
outro aluno do Gamela que eu conhecia o tico tá indo estudar fora do Brasil numa escola fantástica chamada Git aí ele pegou e falou assim dá uma olhada nessa fita aqui que o pessoal lá do Git mandou para ele era uma fita cassete e tava escrito assim na fita the monsters Are Here ou seja os monstros estão aqui e aquilo tudo ali para mim foi muito impactante foi um negócio assim que eu realmente não esqueço jamais ouve um pouquinho dessa fita [Música] [Música] então vocês imaginam o impacto que eu senti naquela época eu tava fazendo
faculdade de economia já já tinha entrado pra Faculdade de Economia Mas é claro acabei trancando e fui estudar nos Estados Unidos não dava mais para eu fugir da música a música já tinha me me pego de uma forma muito definitiva E aí eu lembro que eu cheguei lá no Git que é essa sigla quer dizer Guitar institute of technology ou seja Instituto de Tecnologia da guitarra Imagina eu cheguei lá nesse lugar e apesar de eu já est tocando né eu já tava na verdade já tava iniciando a minha vida profissional enquanto eu fazia economia eu
era tudo paralelo né Eu tinha até um um Du com a Zélia dunc hoje Zélia dunc na época era Zélia Cristina e apesar de eu já ter um ório grande já sabia tocar um monte de música Eu não conhecia nada da parte de de escalas arpejos improvisação então nem se fala não tinha a mínima ideia como é que fazia para improvisar aquilo para mim era era mistério Total não sabia de nada e eu lembro que eu que eu cheguei eh lá logo na primeira semana uma das matérias que a gente tinha que fazer era o
fingerboard mapping ou traduzindo seria mapeamento do braço ou domínio do instrumento essa coisa de de estudar as escalas os arpejos isso era uma matéria que tinha lá e o professor era o Dan Gilbert E aí ele chegou para mim e falou nels você tem uma semana para dominar a escala maior em todas as estações no braço inteiro eh e em todos os tons e assim eu fiz e da mesma forma Ele seguiu também com as outras escalas escala menor diminuta tons inteiros os modos e etc eu tinha que pegar aquelas aquelas eh eu tinha que
fazer esse mapeamento do braço e isso foi tudo feito de uma forma muito rápida eu acabei aprendendo isso de uma forma muito rápida porque de fato ele trabalhava com um sistema que funcionava muito bem a gente assistia todas as aulas em vídeo e assistir aula em vídeo É bem interessante porque você pode voltar né Eh o vídeo você não entendeu uma coisa começa de novo assiste de novo e tal e a gente só ia em sala de aula para tirar dúvida então aquilo funcionava muito bem e a gente também Recebi uma uma folinha com um
cronograma de estudos um cronograma de estudos paraa semana e tinha os os lebs que el gente chamava os Labs que eram salas com várias consoles que eram tipo uma estação de estudos que tinha ali um lugar para você ligar a guitarra outro lugar para você ligar um headphone e tinha toca fitas um metrônomo e também um timer então a gente tinha todo esse material que na verdade é o que a gente precisa para para estudar né um instrumento E essas um pouquinho dessas coisas aí que ajudam né então assim assim com aquela estação de estudos
e uma folhinha do lado cara a gente passava o dia inteiro estudando né e o engraçado é que nessa folhinha até o momento de descanso era programado vinha lá você estudava um pouquinho disso tá tá aqui 5 minutos levanta e descansa Então se o se o teu colega do lado tivesse começado na mesma hora que você até a hora de descanso era igual então a gente acabava e eh indo descansar na mesma hora e a bagunça então estava organizada ou seja os caras lá organizavam até a bagunça até a hora de bater papo né então
agora é estudo agora pode conversar agora estudo agora pode conversar a bagunça organizad basicamente as coisas que a gente estudava ali eram eram estudos mecânicos técnica digitação de escala De Arpejo leitura e eram exercícios muito objetivos com durações curtíssimas muito doido isso né porque eu assim tinha exercício de 3 minutos exercício de 5 minutos então trabalho é eh e essa escala aqui por 3 minutos e fazesse exercício de técnica por 5 minutos o exercício de leitura Leia 10 minutos de leitura então era tudo muito muito assim muito condensado nessa época nesse momento aí que eu
aprendi o poder da gente fazer uma coisa de forma constante diária mesmo que seja por pouco tempo como é que a gente consegue de fato aprender se a gente coloca uma rotina uma rotina de estudos com com tempo determinado mas não muito tempo tempos pequenos Às vezes a gente não dá valor para isso isso é uma coisa importante da gente aprender a valorizar Às vezes você tem 10 minutos você fala ah ten 10 minutos nem vou pegar instrumento 10 minutos dá para você passar por exemplo fazer um exercício de arpejos e passar por todas as
cinco digitações do arpejo maior do arpejo menor do arpejo dominante e do arpejo meio diminuto e sei lá cinco vezes por cada um deles minimamente né então assim e aproveitar esses tempos e eu falo o seguinte que dominar o instrumento É como se você tivesse subindo uma escada rolante que tá descendo Você já tentou fazer isso alguma vez na vida se não tentou eu eu peço para você não tentar porque é perigoso tá imagina o seguinte você tem uma escada rolante descendo E aí você tá subindo pela escada rolante que tá descendo para você ficar
parado no mesmo lugar você vai ter que ficar fazendo um esforço contínuo ali esse esforço contínuo vai te deixar parado se você quiser eh subir mais você vai ter que fazer um esforço a mais e se você der uma paradinha desce pro tér começa tudo de novo então dominar o instrumento é uma tarefa que não é simples a gente precisa levar isso de uma forma lúdica para poder conseguir passar por né por essas fases de estudo todas e eu lembro que que lá no Git Quando eu fui para lá o curso lá era de um
ano só e ele era de dividido em quatro trimestres ou seja Eram quatro blocos de três meses eh sendo que era assim eles organizavam assim eram 2 meses e meio de aula 15 dias de férias e eu lembro que tinha eu mais uns dois ou três lá que eram meio éramos meio fanáticos a gente era sempre assim os primeiros a a a chegar na escola e os últimos a sair a gente literalmente apagava a luz acendia e apagava a luz da escola a gente queria aproveitar aquela oportunidade ali ao máximo só que o que que
aconteceu eu tava estudando de uma forma muito intensa e quando foi chegando no final do primeiro trimestre ainda eu tava totalmente esgotado e ao mesmo tempo frustrado porque eu não tava sentindo os resultados né comecei a estudar muito tava estudando muito de forma super né intensa e nada acontecendo eu ia tocar e não acontecia nada não tava vendo o resultado eu comecei a questionar meu talento eu literalmente quase desisti mesmo de de ser músico né E naquela época Ainda tinha uma uma pressão a mais tinha uma pressão financeira eu tava abandonando Um Curso de Economia
Imagina isso tudo né quando eu fui fazer esse curso o pagamento era vista e eles faziam um uma tabela de de reembolso que assim eh se você desistisse logo no começo você recebia quase o dinheiro que você tinha pago à vista mas se você ia passando as semanas eles iam diminuindo a quantidade do reims né o valor do rebolso até chegar a zero né Eh na verdade chegava a zero na metade do curso se eu tivesse feito já metade do curso e desistisse aí eu não tinha mais nada a receber e eu lembro que eu
de fato Cheguei quase a desistir mas aí apareceu de fato um anjo na minha vida eh chamado Beck hicks esse anjo me salvou é a Beck era era esposa do dono da escola tava né me sentindo nessa nessa pressão não só financeira mas também a pressão eh eh de tá achando que eu de fato não tinha talento aquilo ali não era para mim eu lembro que eu passei o final de semana todo muito mal Eh tava assim chorei bastante peguei uma Bíblia que eu tinha em casa ficava lendo procurando uma resposta pô os cara dá
resposta para tanta gente tinha que dar uma resposta para mim também e tal e aí eu saí lembro que eu saí decidido eu ia PR fui pra escola decidido mesmo a a a a desistir do curso e aí quando eu tava no meio do caminho eh indo pra escola eh para pegar meu dinheiro de volta apareceu a back hicks esse anjo que eu tô falando para vocês E aí quando a Beck me viu ela ela viu a frustração estampada na minha cara né E ela me chamou para conversar a gente sentou para tomar um café
tal e ela começou a conversar e me explicar que aquilo que eu tava passando aquilo que eu tava sentindo era normal e que eu devia me preparar para para conviver com essa frustração para sempre que é uma coisa que de fato acontece na música né ela me explicou que que o nosso aprendizado não é linear na música A Gente Não não faz um processo assim estuda melhora estuda melhor aprende tá melhorando vai melhorando não é uma coisa que vai vai subindo retinho é uma coisa que se dá por saltos então eh a gente na verdade
fica num plano parado enquanto você tá estudando uma coisa nova aí você fica praticando aquilo dá sensação até que tá piorando um pouquinho e aí se você insiste De repente dá um pim E aí dá um salto então o nosso aprendizado ele é por saltos né como se fosse escada uma escada mais para uma escada do que para uma do que para uma linha uma linha seria ótimo se fosse assim né mas não é infelizmente não é e a gente tem que aprender a conviver com esse com cada buraco desse aqui são os nossos buracos
de frustração né aonde você tá sabendo tá estudando tá aprendendo coisa nova mas não não não consegue aplicar ela me falar isso foi muito bacana porque me tirou já o de cara um primeiro peso das costas mas ela também me fez uma proposta que me me convenceu definitivamente ela ela me disse assim Nelson eh entende isso fica mais um pouco insiste mais um pouco eh e se daqui a pouco você achar que que não é isso mesmo que você acha que não que não vai querer fazer música mesmo aí tudo bem eu eu eu garanto
para você o seu reembolso fica mais um pouco eu garanto o que você estaria eh levando hoje você leva daqui a um tempo e isso me tirou outro peso dos ombros gigantesco eu já não precisava mais me preocupar com a parte financeira então Eh eu poderia ficar mais um pouco ali estudar mais um pouco sentir mais aquilo ali e literalmente isso não não ia me custar nada então não custava nada de fato eu ficar ali mais um pouco acabei ficando e foi aí que eu entendi que quando a gente tá aprendendo uma coisa nova a
gente ainda não consegue aplicar aquilo no instrumento na prática porque aquela informação ainda não tá debaixo do dedo e as coisas que a gente tem debaixo do dedo que estão debaixo do dedo elas já não nos inspiram mais Então nesse momento a sensação que dá é que a gente tá piorando é muito louco isso cara muito louco não sei se você já passou por isso e é muito doido porque se você insistir mais um pouco dali a pouco pum você dá um salto então assim o processo não é linear o processo é é escalar né
entender isso foi fundamental Não só pro meu aprendizado próprio mas também pra minha vida futura como professor poder enxergar isso né Eh nos meus alunos e é claro naquela época depois desse papo ótimo com a com a Beck Hick eu resolvi ficar até o fim do curso e me formei no Git Eu lembro que o cara que mais me impactou lá no Git foi o Joe Dior o professor que mais me impactou ele é um cara extremamente criativo e com um domínio conceitual da música impressionante foi ele que abriu meus ouvidos para entender a música
de uma forma de fato mais Ampla me mostrando que a música é uma linguagem ao invés de estar trabalhando estritamente com questões de escalas e arpejos tal ele me ensinou a pensar na música como vocabulário como fraseado mas meu processo de entendimento disso foi lento na verdade é muito doido eu lembro que na época o J Dió nas aulas dele eram aulas com poucos alunos assim e ele passava as aulas todas escrevendo idei escrevendo frases tal e ali ele passava aquelas frases pra gente ele ia passando a gente depois ia fazendo a cópia daquilo tal
eu levava aquele material para casa e ficava estudando estudava aquilo como se fosse exercício de técnica uma coisa assim não ainda não tinha entendido né exatamente o que que ele tava querendo me passar isso no começo do curso e aí eu lembro que um dia eu fui numa aula de jazz improvisation com o les que era o professor lá de jaz e ele apresentou uma apostila com 180 frases do Charlie Parker eu fiquei revoltado com aquilo Na verdade eu eu eu era muito ingênuo muito ingênuo em relação a música de forma geral eu não sabia
improvisar nada e já tava duvidando né de uma informação que o professor e tava meio passando então isso é muito doido né quanto menos a gente sabe mais arrogante a gente é a verdade é essa eu tinha essa visão super ingênua do que era improvisar aí eu lembro que eu fui lá na na sala do Joe diorio e falei sobre isso com ele falei ó Joe eh P o lesu mostrou esse negócio aqui com com com frases aí do Charlie Parker não sei quê achei isso que não tem nada a ver tal eu achei porque
eu na época eu achava o seguinte se eu aprendesse as escalas os arpejos eu ia sair improvisando sozinho e aí eu falei pô não tem nada a ver esse negócio que que ele falou de frase do Charlie Parque que que você acha disso aí o jo olhou para mim e falou assim b e aquelas frases todas que eu tenho te que eu tenho te passado que eu te passei até agora o que que você tem feito com aquilo e apostila com as frases do Charlie Parker Cadê ela me passa eu quero então assim nessa hora
começou a me virar uma chavinha a ficha Começou a cair eu entendi que eu precisava baixar um pouquinho minha bola e entender aprender esse vocabulário Se eu quisesse de fato falar uma nova língua E aí eu comecei a estudar com essa nova cabeça as frases que o jor já vim me passando né há um bom tempo e também aquelas frases do Charlie Parker comecei a a colocar esse esse vocabulário e eu queria muito aprender essa linguagem então eu lembro que toda noite eu ia dormir com um headphone ouvindo jás né porque aquela linguagem é a
linguagem que eu queria aprender e eu não tinha familiaridade com aquilo minha coisa era mais MPB Bossa Nova tal e aí eu lembro que tinha uma noite teve uma noite em especial eu tava deitado pronto para dormir já já botei os fones ali ouvindo westmont gomery de repente Eu reconheci uma frase que ele que ele tocou porque eu eu eu eu tava estudando aquelas frases do Charlie Parker Eu dei um pulo da cama peguei meu violão e e toquei aquela frase imediatamente eu lembro que essa foi a primeira vez que eu transcrevi uma frase na
minha vida foi foi uma sensação incrível achei que naquele momento ali dali para trás eu era surdo A sensação que eu tive eu falei pô eu não ouvia isso eu só ouvia Aquele monte de nota o cara tocando e não conseguia destacar as ideias nenhuma frase em específico a frase do Charlie Park é que que eu tava estudando er era isso aqui ó uma resolução dominante esse [Música] acorde só para te dar um exemplo da da questão da gente e entrar num determinado vocabulário E aí eu lembro que eu eu ouvi o o o o
isso tocado pelo wm Gom no solo dele Falei pô ele tá usando aquela ideia aquela ideia do Charlie Parker e aquilo para mim cara foi um divisor de [Música] águas bom quando eu voltei pro Brasil eu acabei trazendo muito material de estudo eu tinha passado ali um ano muito denso muito intenso né e eu sabia que aquela minha experiência tinha sido um privilégio então mim se tornou de fato uma missão compartilhar aquelas informações eu não podia ter essas informações comigo e não colocar isso para fora de alguma forma eu sabia que aquela ida lá nos
Estados Unidos estudar era uma coisa muito especial e que nem todo mundo de fato ia conseguir fazer isso principalmente naquela época e a informação era muito restrita então eu lembro quando aqui no Brasil eu já tava e o Toninho w me convidou para ser professor no primeiro seminário brasileiro da música instrumental e eu sabia que eu tinha que levar um material para esse e seminário muito completo para dar minhas aulas porque eu ninguém me conhecia eu tava chegando era novo no negócio então eu preparei uma uma apostila muito bacana tudo com letra sete minha esposa
me ajudou muito eu lembro Inclusive essa essa apostila depois veio a ser o meu livro acordes arpejos de escalas e nesse seminário e aconteceu uma coisa muito importante porque eu conheci um cara que foi fundamental na minha vida ele foi fundamental para eu completar o meu quebra-cabeças né para entender a música de uma forma mais completa e e eu Tava formatando a minha metodologia de como ensinar música Eu vim a conhecer aquele cara que veio ser um grande Professor um professor muito importante e hoje um saudoso amigo na verdade eu conheci ali no seminário youngest
e com o Yan eu aprendi uma parte formal da música que me faltava conceitos teóricos harmônicos questão de programação de partitura programação de arranjo questões de cifragem de enarmonia conceitos que que de fato eh nos dão a base para entender a música de uma forma muito mais completa e mais Ampla então toda essa experiência e o contato com os professores que eu tive que foram tão diferentes e complementares e toda essa minha prática com a mú música tudo isso me fez desenvolver um método que hoje eu chamo de metodologia P ou seja processos de aprendizado
e aprimoramento musical E como eu falei aqui desde que eu voltei do jeit a minha missão foi essa compartilhar informação e eu sempre tive o sonho de montar uma escola de música eu queria fazer uma escola de música mas ao mesmo tempo eu também queria estar nos palcos queria estar tocando com os artistas que eu admirava tal fazendo o meu próprio trabalho e acabou que essa veio a ser a minha primeira opção e acabei tocando e gravando com vários dos meus ídolos da adolescência toquei anos com João Bosco Ivan Lins Leila Pinheiro toquei com muita
gente né Gravei com a MPB quase Tod e também tive a oportunidade de rodar o mundo inteiro tocando toquei nos Estados Unidos Canadá na África em Angola Japão Malásia Indonésia vários países da Europa se não todos mas 90% dos países da Europa e acabei escrevendo livros nessas viagens e essa foi a melhor forma que na época eu encontrei para est fazendo esse compartilhamento de informações que ao mesmo tempo que eu viajava e e tava nos palcos eh eu conseguia também produzir um material que pudesse colocar essas coisas para fora mas eu fui adiando Então o
meu sonho de abrir uma escola de música porque para abrir uma escola de música eu tinha que estar presencialmente lá não dava para fazer isso de longe até que a internet me trouxe a possibilidade de criar junto com meus filhos O ficaadica Premium que é uma escola que eu tenho um orgulho danado mesmo me emociona até quando falo disso eu lembro ainda de de uma primeira aula que eu tive com jo pees que era considerado um dos maiores guías de jaz de todos os tempos a gente foi tocar um tema e quando eu dei a
primeira nota ele me parou parou e falou assim você conseguiu ouvir essa nota antes e de tocar Conseguiu ouvir essa nota na sua cabeça antes de tocar eu falei não eu só toquei a nota né ele falou assim bom então quem tá tocando aí não é você são seus dedos e o dedo não é musical ali eu aprendi uma das coisas importantes também para desenvolver a minha metodologia saber que a gente precisa ter as coisas primeiro no ouvido o som é a primeira coisa de tudo e depois a gente vai vai passar isso pro instrumento
então assim pensando em todos esses professores que eu tive na vida desde L Gamela foi meu primeiro Professor lá que era um músico prático intuitivo passando pelo Dan Gilbert e um dos professores que eu tive no jeite aquele que me fez aprender as mecânica das escalas né de uma forma super rápida Super eficiente passando pelo Joe diorio talvez a minha maior referência o Joe P que me mostrou a importância de ter o som antes de tocar no instrumento e o youngest esse músico que com uma capacidade analítica gigantesca excepcional organizou as informações na minha cabeça
eh meio que cada um deles me formou mas não só como músico me formou também como professor isso eu trago pra minha vida inteira eu via essa forma como eles trabalhavam e fui buscando o melhor que eu encontrei em cada um para construir essa metodologia P de ensino que é a base do que a gente ensina não fica dec prêmio Então vamos lá agora você já sabe como é que as coisas funcionam como é que eu aprendi a minha história Vamos colocar a mão na massa a primeira coisa que eu acho importante chamar atenção aqui
é que basicamente existem cinco erros comuns que eu percebo nos alunos quando eles me procuram primeiro deles é não ter uma rotina de estudo estudar de uma forma irregular assim o cara pega um dia e estuda estuda sei lá muitas horas depois passa vários dias sem estudar como se fosse um cara que nunca fez ginástica na vida por exemplo e um belo dia o cara resolve correr uma maratona Então imagina o cara nunca fez nada de exercício vai correr uma maratona não vai dar certo a musculatura do cara vai se esfacelar e ele vai precisar
ter uma regularidade nesse treino dele e a mesma coisa acontece no estudo é preciso ter regular idade no estudo isso é muito importante outro erro muito comum e que eu vejo é aquela pessoa que acha que é só fechar os olhos e sair tocando Ah vamos lá vamos lá e claro que não é bem assim essa visão um pouco ingênua e de que na hora a inspiração vai baixar tá tem o tal do dom tal essas coisas tem uma frase ótima do Picasso que diz assim a inspiração quando ela chegar vai me encontrar trabalhando e
eu acho super importante é isso porque a gente tem de fato nós músicos temos um pouco disso da de ter essa essa visão ingênua e ter uma coisa de achar que as coisas também todas estão caindo do céu quando o cara toca tal não sei qu e a gente fica esperando que isso aconteça com a gente e se a gente ficar só esperando não vai acontecer nunca eu lembro que eu ainda era muito novo eu tava lá no GT tinha meus 20 anos e eu assisti um workshop do John Scofield assisti em vídeo esse workshop
e nesse vídeo foi muito interessante porque ele ele foi direto ao ponto nessa questão nesse workshop ele tava tocando alguma coisa E aí o o o um aluno Pergunta para ele assim o que que você fez aí tal aí ele eh ele falou assim Bom eu podia te dizer is foi a resposta dele no workshop foi muito legal falou podia te dizer dizer que tudo que eu toquei aqui caiu do céu para mim direto foi uma conexão Divina que eu tenho e que aí as notas vieram e eu fechei o olho e saí tocando e
saiu tudo certo e o pior de tudo ele fala assim o pior de tudo é que você ia acreditar aí ele pega e fala assim Vou fazer um paralelo aqui se fosse um workshop de mágica e não workshop de música e um tivesse aqui um mágico ele pega tira um coelho da cartola E aí os alunos perguntam assim onde é que você escondeu esse coelho aí o mágico vai falar cara esse coelho eu não escondi ele de fato se materializou aqui quando eu tirei ele da carta ele materializou o aluno de mágica vai virar para
ele vai falar assim onde é que você escondeu o coelho Pô o aluno de música não quero tá tocando Pergunta para ele como aconteceu com scof isso aí que que foi isso que você fez aí o cara fala não cara Fechei os olhos e saiu qual é a reação do aluno oh o cara é um gênio a gente tem essa visão super ingênua como se não existisse trabalho como se não existisse um caminho a ser feito a partir de de de aquisição de conhecimento e prática e é assim que funciona então assim não é que
não exista intuição ou inspiração ou o que você queira chamar Na verdade o que eu costumo falar é que a intuição é uma habilidade que a gente tem de lançar a mão de forma espontânea de informações que a gente tem e não de informações que a gente não tem Eu gosto de fazer um paralelo da música com a linguagem a música é uma linguagem e ela e ela funciona exatamente da mesma forma então às vezes eu vejo alguém falar assim ah fulano de tal toca super bem intuitivo tal ele fecha os olhos e sai tocando
sem saber nada esse sem saber nada é que me que me me causa estranhamento né então vamos fazer uma experiência aqui fecha o olho aí e me conta o que você comeu hoje no café da manhã Provavelmente você lembrou e falou de olho fechado intuitivamente ah hoje de manhã comi isso tal aquilo você não planejou Você não estudou O que você ia falar você simplesmente fechou os olhos e saiu falando só que você saiu falando em português uma língua que você conhece aí OK agora vou fazer a mesma coisa mas vou te pedir para você
falar isso em chinês você conseguiria bom não sei se você sabe falar chinês mas se você não sabe falar chinês eh Isso prova que você só consegue ser fluente numa língua que você já aprendeu então assim essa fluência ela acontece essa intuição ela acontece eh lançando mão de informações que a gente já botou para dentro você não tem como botar para fora uma coisa que você ainda não colocou para dentro então o que a gente precisa fazer a gente precisa buscar informações para abastecer o nosso repositório com ideias musicais né que depois vão sair de
forma espontânea mas você precisa botar ideias para dentro para que depois elas possam sair outro erro muito comum que eu vejo é é o cara que estuda só técnica escalas arpejos tá técnica mesmo velocidade nada contra bacana é importante mas você vai desenvolver uma mecânica excelente e não necessariamente vai ter consciência do som nem da função do que tá tocando então muita gente e chega para mim muito aluno sabendo tocar um monte de escala para cima para baixo eh e aí eu chego pro cara falo não OK agora vamos tocar uma música e o cara
não sabe tocar nenhuma música então assim como eu falei não tem nada de errado em desenvolver uma técnica boa aliás isso é muito importante né tem que ter técnica boa sim A gente precisa est trabalhando a nossa técnica mas sem deixar de lado o outros aspectos da música que vão ser muito importantes e que você de fato vai precisar ao contrário desse cara um outro problema que eu acho e é o cara que tem um erro comum de focar só na parte teórico analítica da música então o cara sabe tudo sobre acordes claves transposição Harmonia
sabe mas na hora de de tocar não acontece nada ou seja o cara consegue explicar tudo todos os porquês sabe grafar sabe ler sabe analisar mas não consegue fazer com que aquilo vire música Uma pessoa pode até ter essa opção não é problema claro que quanto mais você e domina as áreas tanto a parte prática quanto conceitual mais completo você vai sendo e o o quinto erro último que eu vou falar comum que eu encontro é o aluno querer criar compor arranjos mas não tem vivência prática nenhuma não tem o domínio nem do som nem
do instrumento uma pessoa que não que não buscou e colocar para dentro outras músicas ver como as músicas funcionam fazer uma uma uma análise do que que tá acontecendo ali porque que essa música é boa porque que aqu ela não é ter todo esse esse esse arcabouo de ideias para poder sair né compondo e fazendo uma coisa que venha acrescentar então assim como eu falei não tem problema nenhum em ser um músico intuitivo ou ser um músico só ligado nas questões teóricas ou alguém mesmo que quer só trabalhar a parte técnica Ok tá tudo certo
né O problema é você largar totalmente de lado todo o resto né E com isso você você vai ser sempre um músico capenga né vai sempre faltar algo vai faltar alguma coisa não vai ter fluência musical que é o que eu venho batendo nessa tecla desde lá do começo né bom já falei dos erros né os erros mais comuns que eu vejo e agora eu quero te ajudar a encontrar uma forma eficiente de conseguir resultados Eu costumo ouvir muito três perguntas em relação ao estudo da música Um o que que eu preciso estudar Dois por
onde eu devo começar três quanto tempo eu preciso estudar por dia vamos lá vou tentar responder aí cada uma dessas perguntas começando pela primeira que que eu preciso estudar primeiro é importante você entender a diferença que existe entre estudar e praticar isso é um conceito que muita gente eh não para para pensar quando a gente tá estudando a gente tá Endo uma informação nova e a gente precisa estar muito atento muito focado para prender de forma correta quando a gente tá praticando a gente tá sedimentando uma informação nova que a gente aprendeu para que a
gente possa ter fluência naquele material que a gente aprendeu então a gente pode dividir os nossos estudos em dois tipos básicos acho que é a primeira coisa importante estudos que são IOS e Estudos que são mecânicos e esses dois tipos de estudos devem ser estudados de formas diferentes estudados e praticados obviamente de formas diferentes e o que que é o estudo mecânico o que que eu chamo de estudo mecânico basicamente acordes leitura técnica o estudo mecânico ele precisa de de mais consistência e dependendo do tipo de prática ele pode ser feito em períodos menores de
tempo então alguma coisa que você pode fazer que você deve fazer sempre mas pode ser eh eh por tempos curtos Então depende do que você tá estudando você pode fazer até enquanto se distrai assim você pode est estudando eh técnica e e assistindo televisão né fazendo um exercício De Arpejo e de repetição enquanto você tá eh totalmente distraído né com com com a TV ou com qualquer coisa é a mesma coisa numa academia de ginástica né se você tá lá fazendo um exercício de repetição basicamente repetição B você fica prestando muita atenção nesso aqui você
não vai aguentar Porque é muito chato então normalmente o que que você faz você bota um filme e fica lá aqui é a mesma coisa você vai ficar você pode botar um filme ficar assistindo e ficar fazendo esse tipo de exercício exercício de técnica e tal e agora tem um outro tipo de exercício que é exercício criativo já os exercícios criativos eles são mais baseados em pesquisa em experimentação repertório fraseado Harmonia improvisação normalmente esses estudos eles precisam de mais tempo você precisa manter muito foco não dá para ficar vendo televisão e estudar Harmonia não dá
não pode ficar né você tem que tá ali mesmo muito imerso naquilo ali experimentando fraseado experimentando os acordes experimentando um arranjo experimentando outra coisa esses estudos criativos eles realmente precisam eh eh ter esse eh eh eh essa dedicação esse tempo maior e para ser fluente na música A gente precisa estudar matérias tanto criativas quanto mecânicas e de forma tanto conceitual quanto prática a minha proposta aqui é que Independente de onde você esteja na música Hoje você pare agora para começar de forma correta pra gente se desenvolver bem como músico é importante que a gente enxergue
a música de uma forma completa desde imaginar o som na nossa cabeça até executar entender e grafar a música são é um processo quando você tá trabalhando o lado prático e criativo basicamente você tá aprendendo o som Você tá criando consciência do som Esse é o primeiro nível de consciência musical saber o som que é que a gente quer ouvir e conhecer as Sensações que aquele som nos traz o segundo nível de consciência musical é você saber reproduzir no seu instrumento o som que você quer o som que você tá ouvindo isso você atinge e
trabalhando aspectos mais mecânicos mecânicos e práticos é conhecer seu instrumento em termos de escalas em termos De Arpejo ter o domínio técnico então por exemplo se eu se eu ouço um som [Música] [Música] Ou seja eu tô tocando o som tá aqui e eu sei como representar esse som aqui se eu faço [Música] faz posso até ser desafinado mas a ideia do som que eu quero tá aqui né Isso é uma escala né então tem o som da escala na cabeça eu sei como essa escala e é executada no no instrumento eh eu sei quando
eu tenho uma melodia aonde ela tá como é que é como é né como é que é como é que é feita aquela melodia no instrumento né E então esses são os dois primeiros níveis de consciência né você saber ouvir e saber eh aonde Aquilo é representado no instrumento mesmo que você ainda não saiba que é uma escala que é um que é o o que é uma nona que é uma terça seja o que for porque isso aí já seria o terceiro nível né o terceiro nível de consciência musical é você saber nomear as
funções de cada som né saber o que cada nota é que escala que tá sendo tocada né se aquela nota Tem uma função específica né se e isso é muito importante você entender a função das notas né Para que você possa reproduzir uma sensação eu gosto de dar esse exemplo aqui que é muito legal eh eu posso tocar uma mesma música com nota completamente diferentes por exemplo pega aqui ó vou tocar o Atirei o Pau no Gato as notas aqui vão ser sol fa mi ré mi fa sol lá sol fa fa fa sol fa
[Música] mi agora vou tocar a mesma música o mesmo P no gato com notas completamente diferentes Então você lembra eu toquei sol fa mi ré mi fa sol sol sol lá sol fa fa fa sol fa mi né Vou tocar a mesma mú música agora mesma música exatamente com outras notas que que eu fiz aqui si bão lá bão sol é fa sol L bão si bão si bão si bão dó si BOL lão nem sei cantar isso ou seja toquei notas completamente diferentes mas toquei a mesma música né e então o que que eu
mantive aqui eu mantive a função das notas então o primeiro nível de consciência saber o som segundo saber executar aquele som no instrumento terceiro saber a função aqui foi quinta quarta terça segunda terça quarta quinta né Eu costumo dizer o seguinte que a função de uma nota ela é mil vezes mais importante do que a nota em si então eu realmente não me preocupo que nota que é é o fá é o cemol tanto faz importante é é é o é a função da nota para que eu consiga tocar a música que eu quero ou
dar a sensação que eu quero baseado na função porque é a função da nota que dá a sensação nela imagina essa música aqui um cara um dia chegou em casa falou assim olha a música que eu compus super [Música] legal o pessoal vai olhar para ele falei pô que música é essa aí bicho pô essa música de de Uma Nota Só o cara é é o Samba de Uma Nota Só isso foi o Jobim só que ele não tocou fa fa fa fa fa fa fa fa fa fa fa fa fa fa ele tocou assim
ó terça menor terça maior quarta justa quarta aumentada cada hora essa nota tem um som diferente o som da terça menor é esse terça maior quarta justa quarta aumentada E se eu quisesse continuar quinta justa o som da quinta justa no acorde menor quinta aumentado 13ª sétima menor sétima maior fundamental que a nota muda né olha aqui tem um exemplo bom vou usar ess essa mesma nota vamos supor que eu eh porque enquanto eu tô tocando Só essa nota aqui ela não representa nada né E ela é só uma nota agora vou dar função para
ela vou transformar essa nota numa nona menor que que vai acontecer quando eu transformar essa nota numa nona Menor Ela imediatamente vai ficar triste e vai querer resolver para baixo ó S um F agora aqui é nona menor tem que envolver ela com harmonia para dar sentido funcional essa nota para ela virar nona menor ao invés de ser simplesmente a nota F ó e ela quer não chora não gente não fica TR não calma não é para ficar triste assim [Música] Calma linda né É triste e quer cair agora eu posso pegar essa mesma nota
e transformarla numa numa terça de um acorde dominante fazer dela sensível ela vai ficar alegre e vai querer resolver para cima ó já abro sorriso então então a mesma nota que [Música] aqui né muda completamente a função da nota então Ó o som saber o som saber representar o som no instrumento saber a função da nota né saber que compasso a música tá saber as subdivisões né aí aí começa a você a a ter uma consciência maior né e o quarto nível de consciência musical E então você saber grafar o som como é que eu
pego isso que eu toquei ou qualquer coisa qualquer som e grafo isso é muito louco né como é que desenvolveram isso é lindo ver isso desenvolveu uma forma de grafar o som quer dizer não só saber escrever mas também saber ler aquilo que foi escrito né e a grafia musical é genial porque ela ela permite que você tem um som na cabeça escreva aquele som num papel mande para alguém esse cara do outro lado do mundo nunca ouviu sua música ele vai pegar aquele papel vai ler e a música Vai sair exatamente como você imaginou
daqui vai sair exatamente como ela tava na tua cabeça esse processo é genial Acho isso incrível e como é que como é que a gente conseguiu como é que o o o o eh como é que o na verdade a as pessoas né a vida a humanidade conseguiu desenvolver uma forma de grafar os sons as alturas diferentes é muito legal isso e no nível de consciência musical Esse é o último que a gente precisa ter exatamente igual a falar a criança primeiro fica anos só ouvindo anos não 1 ano e meio 2 anos ouvindo som
só ouvindo ouvindo ouvindo depois ela ensina o aparelho fonador dela a falar aquelas palavras né depois ela fala as palavras e já tem sentido aquilo ela sabe água tal ela fala ainda errado mas fala depois vai corrigindo vai melhorando né Depois que ela vai escrever né não tem uma criança você fala vamos criança começou aqui agora vamos ensinar antes dela saber falar eu quero que ela aprende que ela aprenda a ler e escrever né Eu lembro quando eu era moleque quando eu era pequeno que minha mãe achou que eu que eu tinha algum jeito paraa
música que eu gostava muito de música eu tinha curiosidade com isso me botou para estudar piano eu cheguei para estudar piano a primeira coisa que a professora fez que eu não sabia nem nem o som como é que era ainda ela queria me ensinar a ler e a escrever aquilo ali me desestimulou completamente eu falei cara não é isso eu quero saber esses sons que eu né as músicas que eu conheço ou seja os sons que eu tenho no meu ouvido eu quero saber passar ele para instrumento é só isso que eu quero agora eu
tava no meu primeiro nível de consciência musical querendo passar pro segundo né tem as músicas no ouvido como é que eu passo pro instrumento Então essa é a primeira parte então tem todo um processo saber o som saber representar o som do instrumento entender as funções daquilo e saber grafar tem gente em música também que acontece ao contrário o cara passa anos e nunca quer parar para estudar a parte da grafia porque basta você ter os dois primeiros níveis né de consciência musical bem desenvolvidos E você já pode tocar muito bem já pode ser um
profissional tem vários profissionais assim gente que tem o som e sabe representar o som do instrumento acabou você já deve ter encontrado com gente com gente assim né gente que o cara toca muito bem mas não tem a mínima ideia eh do que tá fazendo você per que escala é essa o cara fala não sei não sei que escala é essa não sei nada por quê porque ele ainda tá nos nos dois primeiros níveis de consciência musical de saber o som e saber tocar no instrumento mas aqui nesses dois níveis ele pode chegar muito longe
pode ter uma técnica maravilhosa pode ser um músico super criativo um músico genial né mas assim mesmo vai ter limitações não vai ter limitações e de não saber o que tá fazendo de fato para poder até conversar com outras pessoas sobre isso de não saber ler e escrever o que tá fazendo vai sempre depender de alguém ou seja essa pessoa que não sabe ler nem escrever basicamente é um analfabeto musical eu fui e por ano só analfabeto musical Eu lembro até um dia que o Frank gambali viu que eu tinha dificuldade de l leitura e
ele falou Nelson Até quando você vai ser analfabeto musical foi uma chamada uma chamada braba assim na minha na Minha autoestima no e para parar para entender que eu alguma hora eu tinha que atingir o quarto nível agora existe na na na na na formação tradicional o contrário né você chegar pra pessoa bom quando é que você vai começar a ouvir isso aí que você tá tocando que às vezes a pessoa aprende a ler aprende a escrever mas aí tá ouvindo e não sabe o que que é tá tocando um negócio não sabe se aquilo
ali foi acorde maior se foi menor não sabe analisar harmonicamente o que tá fazendo né Eh Ou seja essas falhas todas elas atrapalham o nosso caminho para chegar na fluência musical então Eh esses quatro níveis que eu chamo de os quatro níveis de consciência musical eles são super importantes para que a gente atinja de fato a fluência eh ao tocar então para ter essa fluência eh a gente precisa dos dois primeiros níveis como eu falei né mas para ter a fluência totalmente completa a gente precisa de ter os quatro níveis e é importante notar que
saber o som é a base de tudo né sem isso a casa cai é uma como se fosse uma pirâmide Então se você não tem ali a base da pirâmide a casa toda vai cair né o som é o mais importante eu vejo isso no meus alunos tem muito aluno um erro como que eu vejo eles quererem sempre saber que nota Ah mas que nota é essa que nota eu tenho que tocar por que que nota é né ele quer aprender uma escala e quer aprender as notas da escala problema desses alunos é que ainda
não chegou a desenvolver nem o primeiro nível de consciência de ter o som claro né então você quer saber a nota de uma escala que você ainda não sabe qual o som dela n você como é que é a escala alterada tô parp uma nota eu tenho som e eu sei como tocar Depois eu vou ver as notas ahó sol labi mol Si Bemol si natural ré Bemol ré sustenido e fá e sol Ok legal tudo bem mas o importante é ter o som e saber realizar saber fundamental nona menor nona aumentada terça maior legal
quinta diminuta quinta aumentada sétima menor fundamental de novo o Acorde que ela funciona nesse legal depois eu vou saber que as notas são só lá mão porque a nota muda né a nota muda de acordo com com com a altura que você tá tocando já a a as funções não as funções continuam as mesmas então assim a última coisa que a gente precisa saber eh eh Quais são as notas que nota é né aquilo que eu falei como se uma criança eh quisesse aprender a ler e escrever antes de saber falar não faz sentido nenhum
né vou dar um exemplo aqui de de nota em relação a à função que eu acho que vai ser bem Claro PR você entender presta atenção vamos pegar um som [Música] aqui e descobrir que o ciúme é o perfume do amor mor [Música] Esse é o Acorde menor que 7 e quintta diminuta dó menor que 75 diminuta então tem o [Música] som tem o som na cabeça sei tocar no instrumento se análise fundamental terça menor quinta diminuta e sétima menor legal e agora eu vou ver as notas é a última coisa dó mi bemol sol
Bemol e Si Bemol legal quatro níveis nota Como saber a a nota em si é o menos importante agora vou tocar ISO tudo meio acima vou fazer isso em rebão [Música] menor tem aqui cima tô tocando igualzinho aqui Meio Tom a ca do mesmo jeito que eu toquei [Música] aqui né som tá aqui eu sei fundamental terça menor quinta diminuto e sétima menor exatamente igual aqui era fundamental terça menor quinta diminu sétima menor então aqui tá até aqui nos três níveis tá tudo igual quando eu chego nas notas aqui era dó terça menor é um
mi bemol a quinta diminuta do dó é um sol Bemol e a sétima menor é um si bemol Meio Tom acima ré Bemol ré Bemol a terça menor é um fa Bemol já começa a ficar estranho a quinta diminuta é um lá dobrado Bemol e a sétima é um dó Bemol Então imagina você você querer ensinar pra pessoa em notas ao invés de pensar no som no formato eh e na função vira uma confusão porque o cara vai conseguir fazer em dó mas que chegou em re Bemol não vai fazer mais porque vai dar um
fa Bemol um lá dobrado Bemol um um dó Bemol o cara f p lá dobrado Bemol o que que é isso né começa a ficar louco né então assim organizando naquela Nossa tabela os dois primeiros níveis são mais ligados aos estudos práticos ou seja saber o som e saber reproduzir o som e os outros dois níveis o terceiro e o quarto são mais ligados a saber função e a grafia de cada som Então são mais ligados aos estudos conceituais Ou seja é conhecer intelectualmente aquilo que a gente já tá tocando e já tá ouvindo então
pra gente ser fluente a Rigor a gente só precisa mesmo como eu falei dos dois primeiros níveis isso acontece com muito músico que a gente chama de autodidata ou músico intuitivo aquilo que eu falei ou alguém que nasceu numa família super musical e teve contato com a linguagem musical desde a infância então o cara tá ouvindo aquilo desde que nasceu Ele já sabe falar Eu lembro quando eu fui pra Suécia as criancinhas lá de 2 anos de idade 3 anos de idade falavam Sueco fluentemente Eu ficava com raiva falei cara não consigo falar uma palavra
nessa língua esses molequinhos de 3 anos já sabem Ele nasceu ouvindo aquilo ele nasceu imerso naquela linguagem né então quanto mais você tiver imerso numa linguagem mais fluência você vai ter né Ah agora você ter essa fluência e não e não ter vamos pegar pegar questão da da a questão eh eh da Criança mesmo falando se Eco fala se Eco fluentemente mas não não não não sabe grafar não sabe claramente a função das coisas que ele tá falando ou seja ele não sabe se é pronome se é se é verbo se é e né não
sabe não sabe e eh gramaticalmente aquilo que ele tá falando não tá entendendo gramaticalmente não vai est completo naquela linguagem da mesma forma na música se você só tem eh o o o som e saber onde tá o som e saber representar o som isso não te faz ainda um músicao completo você vai ter limitações Você vai precisar vai ter dificuldade por exemplo às vezes em tocar uma música em qualquer Tom ou você vai ter dificuldade de tocar uma música que você não conhece e que só exista a partitura que nunca ninguém gravou que você
não tem como ouvir vai ser difícil você tocar sem ter o apoio de alguém te mostrando como é que é a música você vai ficar dependente vou dar um exemplo aqui que eu ouvi de um professor meu que muito bacana que é o seguinte imagina que tem dois caras e que eles vão pra Alemanha então eles vão os caras estão indo daqui a duas semanas PR Alemanha aí um deles compra um livro de gramática compra um dicionário e começa estudar a gramática do alemão começa né a ver as palavras todas não sei que tal estudando
estudando só a parte conceitual sabendo ler sabendo escrever sabendo o que que é pronome que que é advérbio o cara sabe tudo isso Beleza o outro vai na parte do som ou seja ele pega um cursinho de conversação e vai na parte de de de saber né Eh como falar aquilo porque tem muita língua que às vezes você tem que ensinar a sua boca a falar de novo né a língua vai para uns lugares que não tem costume de ir na no por pês por exemplo na sua língua Natal então esse cara foi direto nisso
aprender ensinar né o aparelho fonador dele a colocar as coisas no lugar certo para ter um um um um né o o sotaque correto e treinou só conversação pegou aqueles livrinhos né de de turista assim né quanto custa e meu nome é como você chama né o básico assim né aí esses dois caras um que só estudou a parte analítica e né E tentão esses dois caras eles eh foram pra Alemanha chegou lá esse cara que estudou a parte gramática ele não conseguiu sair nem do aeroporto né ele ficou ali no aeroporto porque ele não
sabia chamar um táxi ninguém entendia o que ele falava ele não entendia o que ninguém falava ele não pegou conversação não sabia como é que era o som né o outro rapidinho né já já conseguiu sair e [Música] eh já conheceu bons restaurantes já sabia como como pedir um prato tal não sei o quê Qual é a moral da história como é que o que que a gente chega à conclusão é que se você ficar só na parte de gramática etc você não vai chegar a lugar nenhum vai ficar parado no aeroporto e se você
tiver só no livrinho de frase você vai até conseguir um resultado rápido vai conseguir né e sair do aeroporto como eu falei conseguir chamar um táxi etc e ir no restaurante mas se você resolver morar naquele lugar resolver ir para lá mesmo morar você só com isso você não vai conseguir arrumar o emprego você não vai passar nem na nem na entrevista né você vai chegar na entrevista de emprego não sabe nada não sabe conectar as coisas então o ideal e o que vai te levar realmente a resultados mais rápidos é você aliar essas duas
coisas o estudo mais formal conceitual e aprendendo regras de gramática né e eh ao mesmo tempo que você vivencia essa nova linguagem no caso a música aqui para nós na prática vivencia o som vivencia como é que a gente toca isso no instrumento então esses quatro níveis de consciência Musical São a base do que a gente trabalha fica dica prêmio é muito muito vamos dizer assim o o backd do do ficaadica Premium tá todo com esse conceito eh por trás você vai ver isso nas aulas você vai sentir isso nas aulas eu faço a coordenação
pedagógica disso a gente elabora os cursos juntos com os professores sempre quando esse com esse bolo de informaões m b muito bem estruturado muito claro né para que os cursos Tenham sempre essa essa forma de enxergar a música Essa forma de compartilhar a música você vai ver que os cursos eles vão est sempre dentro de uma categoria específica e essa categoria vai ser sempr um dos sete tpicos que eu vou falar aqui agora então assim na prática respondendo aquela pergunta que que eu preciso estudar depois de eu falar tudo isso que eu falei aqui eh
eu organizo Então os estudos nesses tópicos aqui ó Número Um Domínio do instrumento primeira coisa que a gente precisa estudar Na verdade eu tô falando primeira coisa mas você vai ver que as coisas elas são elas são a gente estuda as coisas simultaneamente Mas vamos lá eu tenho que botar uma ordem para poder falar isso né então primeira delas domínio do instrumento o que que é domínio do instrumento é conhecer o seu instrumento em termos de escalas arpejos e acordes eu tenho até um livro escrito sobre isso né escalas Vou tentar dar uma resumida para
você aqui rápida porque são muitas Mas você não precisa saber todas porque todas ninguém vai saber porque eu posso inventar escala Nelci que faça uma escala completamente louca TRS oitav diferentes tal então cada um pode inventar uma escala diferente mas tem as escalas tem um número fechado de escalas que são as escalas que a gente e de fato usa para para na maior parte das músicas para tocar a maior parte das músicas as melodias são construídas em cima dessas escalas tal então são as escalas diatônicas que é a escala maior e as três formas da
escala menor as escalas pentatônicas maior e menor a escala de blues maior e menor as escalas simétricas que é escala diminuta tons inteiros e também a escala cromática e os modos gregos são os modos eh gerados pelas notas naturais eh jonio dórico frígio eh Lídio mixol Lídio é ol lócrio e os modos artificiais que são os modos gerados pela escala menor harmônica e pela menor melódica Se você souber essas escalas aí que eu tô falando você já já tá bem tá bem na fita não precisa saber muito mais que isso não Claro que se você
ah eu quero estudar a escala maior eu quero estudar pentatônica com cesta eu quero estudar não sei que Ok vai nessa não tem problema nenhum só que eu já falei que a gente não Improvisa com escalas a gente Improvisa com sons né é vocabulário que você precisa fazer não é escala para cima e para baixo é vocabulário Então é bom saber as escalas é muito importante mas eu não vejo muito sentido da gente gastar um tempo estudando escalas que a gente pode est tá deduzindo se eu quero tocar uma escala menor pentatônica e botar uma
sexta eu boto uma sexta não preciso ficar estudando a digitação da escala com a sexta eu só coloco a cesta porque eu sei onde a cesta tá no momento que eu entendo o braço do instrumento Então a primeira coisa isso domínio do instrumento que é são as escalas são os arpejos e o que que são os arpejos os arpejos são os arpejos eh basicamente dos sete acordes básicos que existem porque o arpejo é o som de um acorde melodicamente então se eu por exemplo deixa eu dar um um exemplo para não ficar tão vago eu
fiz aqui né aquela hora na H fiz o ré meio minuto isso é o som do acorde e esse aqui é o som do arpejo do acorde né é o som melódico o arpejo é o som melódico de um acorde e tem sete tipos de acordes que a gente precisa saber o som deles melodicamente é o Acorde sétima maior o menor sétima o dominante menor que 7 e qua diminuta foi esse que eu fiz aqui agora o diminuto o sétima maior com a quinta aumentada e o menor com a sétima maior são Sete Tipos você
tendo esses Sete Tipos você consegue se virar na maior parte das músicas ou em quase 100% das músicas depois que você estuda os arpejos Você precisa estudar também o encadeamento dos arpejos e a superposição dos arpejos encadeamento dos arpejos é você fazer uma progressão harmônica usando só o som melódico dos acordes então por exemplo se eu tenho uma Harmonia fazendo ré sol dó eu vou fazer já tem aqui o som do ré som do Sol dó né então você vê que eu fiz uma progressão o som de uma progressão harmônica melodicamente eh e a superposição
dos arpejos é quando eu tenho um acorde vamos supor que eu tenho um acorde e dó com sexta nona 11ª aumentada né eu não vou ter um um arpejo pro dó com sétima maior outro pro dó com sexta outro pro dó com séa maior e nona outra pro dó com sexta e nona outra pro dó com sexta 9 11ª aumentada outra com dó com séa maior nona 10 Não não vou fazer isso tá Seria loucura então o que que eu tenho eu tenho aquele sete que eu falei e aí eu faço superposições porque imagina o
seguinte fazer uma coisa bem clara aqui eu tenho dó mi Sol si ré isso é um dó com séa ma e nona se eu fizer esse arpejo Aqui mi Sol si ré eu tenho aqui um mi menor então se eu tenho um dó maior com s minona basta eu fazer o arpejo de mi menor que ele já vai já vai me suar o Acorde de dó maior com a nona né E se eu tenho sexta nona 11ª aumentada que o exemplo que eu tinha começado ali basta eu fazer um arpejo ó sétima maior sexta nem
dá para tocar tudo nona e 10ma pena aumentada Vou Tocar o arpejo de C menor em cima de dó maior sacou Então faço uma superposição de arpis não preciso de aprender um arpejo novo vou tocar ali um um um arpejo de si menor em cima de um dó maior Isso é o que a gente chama de superposição De Arpejo e a outra coisa que a gente tem que estudar são os acordes né os acordes é um mundo tem a gente tem os sete acordes básicos que são esses aí os mesmos arpejo sétima maior menor que
sétima dominante menor que 7 quinta diminuta diminuto sétima maior quinta aumentada menor que sétima maior mas a gente ainda tem três acordes que são variações disso aí é o acorde maior com sexta menor com sexta e o Acorde suspenso Então são 10 acordes eu tenho uma aula que tá até no YouTube de zer A 160 acordes em 50 minutos assiste essa aula lá que você vai ver do que que eu tô falando então a gente precisa entender esses acordes saber como monta esses acordes saber as inversões desses acordes saber como colocar as notas de tensão
9ª 11ª 13ª e saber os encadeamentos eh Então esse é o estudo de domínio do instrumento primeiro então quando você entra no fica dica Premium o primeiro tópico lá o primeiro primeira categoria de cursos é domínio dos instrumento Então você tudo em relação a isso escalas arpejos e acordes tá ali né Depois o segundo item técnica H técnica tem a ver com a execução das notas né como é que você vai executar no seu instrumento as notas eh na guitarra mais na guitarra tecno violão a gente usa palheta Apesar de que a gente pode também
usar palheta no violão isso não é problema nenhum aqui no Brasil a maior parte dos violonistas não usa paleta USA eh dedos né que é uma coisa que vem muito da formação erudita mas se você pega nos Estados Unidos eh o mesmo na Europa o pessoal da Música Popular toca toca muito de palheta né o violão de palheta mesmo violão de nylon de Aço tal toca de palheta eh eu misturo eu toco coisas de palheta eu toco coisas com dedo e tal sou um cara meio assim eh vou no mix disso aí achando a minha
sonoridade então a a a técnica Ela tem ela tem isso né tem mão direita e mão esquerda então Eh desenvolver a precisão eh você eu tem um exercício que eu chamo de pirâmide rítmica que é bem interessante que é você saber subdividir um um tempo né em em dois em três em quro em 5 6 7 oito né subdivisões de Diferentes né É você saber mudar de uma para outra de forma precisa timbre o som que você tá tirando do instrumento eh o uso das das da da dos artifícios né de de as ferramentas de
expressão bendings vibratos Então tudo isso tem a ver com técnica né então ess é o nosso segundo tópico aí de estudo primeiro eh domínio do instrumento segundo técnica que vai envolver mão de direita mão esquerda e se for num piano vai nas coisas técnicas também de mão direita e mão esquerda se for num Violin na bateria um instrumento que você estiver tocando né Eh terceiro leitura quando eu falo de leitura eu falo leitura de nota e falo também leitura de cifra ou só leitura rítmica a leitura é um é um é um tipo de é
um tipo de prática que é de de reflexo né você tem que aprender a ter esse reflexo você vê a a a o compasso você vê as notas e já consegue reproduzir aquilo no instrumento por reflexo né Eh a gente tem um curso que deixa isso que começa bem do zero Às vezes a pessoa fala assim não não consigo ler a primeira vista não sei eu consigo ler mas nunca a primeira vista Cara depende do material então por exemplo o primeira coisa que você tem que ler lá no curso de leitura é um material que
só tem uma nota só tem uma nota e dois tipos de figura você vai ter semibreve num compasso 4x qu ou e mínima então ou você vai ter uma nota e toda são nota dó pego lá no Vina então ou você vai ter essa nota por quatro tempos né num compasso 4x 4 uma semibreve vale quatro tempos ou mínima então que vale dois tempos Então você vai tá lendo vai não tem como errar um do TR outra semibreve agora uma mínima outra semibreve semibreve mínima mínima semibreve mínima mínima mnima mima sem breve não tem como
errar você vai ler a primeira vista vai sair do outro lado feliz da vida né então lá a gente faz um curso que vai acrescentando aos poucos na próxima aula você vai ter uma coisinha a mais depois uma coisinha a mais uma coisinha mais quando você sai do outro lado você sai lendo né que a Depois eu falo agora além dessa nota dó você toca a nota Dó Ré também aí vai ter dó ré dó sem breve dó de novo aí ré ré dó você começa a ler coisa simples vai aos poucos acrescentando o que
eu chamo das surpresas porque o que faz você parar de ler é quando você encontra uma surpresa alguma coisa que você Opa o que que é isso estranhei não sei o que que é então Eh eu vou te preparando para surpresa falou olha nessa parte agora você vai encontrar também a nota ré Opa legal vou ficar ligado que eu vou encontrar além da nota dó a nota ré agora vamos acrescentar aqui uma C mínima Ah então vou ter nota dó e ré e também vou ter C mínima e assim por diante Então você vai ver
que o processo é muito legal é divertido eh e você vai sair do outro lado lendo impressionante quarta coisa que a gente precisa estudar quarto tópico a gente precisa entender teoria e a gente precisa trabalhar nossa Nossa percepção então teoria e percepção que são e matérias bem importantes para entender eh as questões básicas de escrita né E também como você eh ouve e sabe e consegue reconhecer aquilo e pode escrever aquilo que você tá ouvindo né Eu tenho um curso que é bem completo sobre isso que chama tirando música de ouvido eh então tem bastante
material nesse sentido o quinto tópico é a Harmonia nota que quando eu falei em domínio do instrumento eu falei em acordes você pode saber todos os acordes do mundo e não saber Harmonia Harmonia é você entender o que fazer com esses acordes quem substitui quem né Eh que tipo de tensão né eu vou botar num determinado momento eh porque por exemplo eu já sei lá no curso lá na na parte de domínio de instrumentos eu já sei botar nona nona menor nona aumentada mas numa determinada situação daquele acorde qual delas funciona ali eu tenho que
colocar a menor a maior Ou a aumentada isso é o estudo de Harmonia é isso que vai te dar essa consciência de saber o que que o que que e você pode colocar onde quem substitui quem como é que você rearmonização isso é o estudo da harmonia o sexto é o estudo da improvisação e também no domínio do instrumento a gente tem ali escalas pejo então você pode saber todas as escalas do mundo e não saber improvisar improvisar eh é muito mais que isso improvisar é fazer vocabulário improvisar e entender o relacionamento das escalas com
os acordes né que escala que tem o som de qual acorde como é que funciona isso como é que eu desenvolvo um texto como é que eu como é que eu crio um vocabulário como é que eu desenvolvo um texto ou seja o meu solo como é que eu vou fazer isso de forma espontânea né quando eu falo isso que você pode saber todas as escalas do mundo e não saber improvisar você pega um músico por exemplo eh de Orquestra que precisa saber todas as escalas etc mas não tem a vivência de improvisar ele pode
saber todas as escalas e não vai saber improvisar por isso que eu foi fundamental lá na minha né quando eu tinha meus 20 anos quando o jor me mostrou isso ele falou olha pode saber todas as escalas do mundo e não saber improvisar Você vai precisar ter vocabulário é isso que você precisa desenvolver e o sétimo item o sétimo tópico talvez eh seja o mais importante talvez não eu acredito que é o mais importante é aquele que o Gamela trabalhou comigo é repertório saber tocar músicas né É Para Isso que a gente procura um curso
de música a gente quer aprender músicas gente não não procura um curso de música para aprender a ler não não não procura um curso de música para aprender eh eh escalas ou técnico você procura um curso de música porque você quer aprender a tocar músicas né E o repertório ele é mais importante porque quando você estuda o repertório automaticamente você tem que estudar tudo isso você tem que estudar o domínio do seu instrumento tem que estudar técnica leitura e entender o que tá acontecendo ali a teoria percepção Harmonia saber improvisar né então isso já te
dá uma uma visão bem completa e repertório tem o seguinte tem algumas músicas que a gente precisa saber ponto final né são músicas que todo mundo toca eh eu costumo brincar o seguinte o repertório são aquelas músicas que a gente sabe de cor essa Essas são as músicas que fazem parte do Nosso repertório a gente tem que conhecer a música né Eh eu costumo brincar assim a pessoa vai num aniversário pessoal Ah vamos cantar o parabéns para você aí você fala Ah sim vamos Alguém tem a partitura aí por favor não tem que saber cantar
o parabéns então tem algumas músicas que todo mundo tem que saber e esses são chamados standards as músicas que são clássicas são assim todo mundo toca nos nossos cursos de repertório a gente tá sempre trabalhando aquelas músicas que são as músicas eh que você vai sempre ser requisitado a tocar né Eh desse repertório né mais da da MPB da bossa nova tal do jaz e e agora a gente tá cada vez mais implementando com repertório mais eclético de pop rock e tal então É isso tem eu ten até uma lista que eu fiz assim 50
músicas que você precisa ter debaixo da mão né aí o que que fica faltando fica faltando como você organizar isso esse estudo de repertório de técnica de improvisação Harmonia domínio do instrumento eh leitura etc como é que você organiza isso no seu no seu tempo disponível como é que você vai e eh colocar isso de forma organizada no teu eh teu tempo então assim vou dar um exemplo de uma de uma forma que você pode organizar Você pode organizar seu tempo de estudos dentro de uma quinzena por exemplo na seguinte proporção você pega 10% eh
e faz estudos de técnica né Começando por exercícios simples fazendo exercício de aquecimento né então eh o o o o estudo de o estudo de técnica e o e o teu aquecimento ele pode meio que ser misturado porque você começa aquecendo com coisas mais lentas mas já são coisas ligadas à técnica né depois os 20% do tempo que você tem 10% foi técnica 20% você trabalha o domínio do instrumento Então você começa a trabalhar os arpejos os acordes e as escalas e você vai ver quando você faz isso você também tá estudando técnica porque você
tá tendo que usar mão direita mão esquerda então uma coisa vai complementando a outra mas não fica técnica pura pela técnica você já tá aplicando nos arpejos tá aplicando nas escalas o domínio do instrumento tá Ah também acordes Claro depois você pega 10% do seu tempo e trabalha leitura ou teoria percepção né tanto a prática da Leitura quanto também estudar a teoria estudar a percepção né ver o que que você tem na verdade se a gente pensa em leitura acho legal falar isso aqui porque Quanto tempo você demora para ler uma página de um livro
uma página talvez você demore 40 segundos 1 Minuto depende do livro né Se for letrinha muito miúda vai demorar eh um tempo mas com uma letra menor nem 40 segundos 20 segundos você lê uma página de um livro 30 segundos na música é a mesma coisa né você tem ali tantos compassos eh no andamento x você vai rapidamente ler aquilo ali então se você pega assim 5 minutos de leitura por dia você lê várias páginas né isso é importante a gente ter essa consciência porque às vezes a gente joga fora 5 minutos e não sabe
que aquilo ali Pode render bastante né 25% do seu tempo eu acho que aí você deve dedicar à Harmonia improvisação é o estudo da harmonia da improvisação par fraseado tal aplicação das escalas e 35% do seu tempo você vai dedicar a repertório Ou seja a maior parte do tempo é para estudar músicas né você viê que eu peguei 100% do seu tempo livre e organizei 10% de uma coisa 10% de outra 25% de uma 35% etc né então agora vou te passar uma tarefa você vai pegar uma caneta vai pegar um papel e vai escrever
Quais são os dias que você tem disponíveis para você estudar e também escreve o horário que horas você pode começar a estudar Que horas que você vai começar a estudar e que horas você vai parar de estudar não tenho segunda feira eu tenho de 8 às 10 na aí só tenho de novo na quinta de o 10 da noite à meia-noite aí eu depois eu tenho no sábado de de duas às 3S depois eu tenho um doming etc escreve eh e distribui isso você pode distribuir isso em uma semana ou em duas semanas ou até
em um mês depende aí da da frequência mas o que que é importante Importante é aqueles percentuais que eu te dei que eles estejam distribuídos dentro desse período esses percentuais não são para ser distribuídos dentro de um dia assim eu tenho uma hora por dia eu vou pegar 10% dessa hora não a ideia não é essa a ideia é o seguinte eu vou pegar a minha semana inteira e eu vou dentro dessa semana vou passar pelos sete tópicos nessa proporção vou estudar 10% disso 25% daquilo 35% daquilo tá eh algumas coisas é bom que você
est diariamente por exemplo a parte de técnica de aquecimento e técnica todas as vezes que você pegar o instrumento você vai fazer técnica e e vai fazer aquecimento né leitura é outra coisa que é legal você pode fazer pouco tempo e todas as vezes que você tiver estudando você vai fazer isso mas de acordo com o seu tempo aqui talvez você vai pegar um dia vai estudar bastante só harmonia no outro dia você vai estudar bastante improvisação no outro dia você vai est trabalhando repertório ou você vai trabalhar sempre um pouco de repertório vai ter
um dia que você vai trabalhar mais mas você vai organizar o seu estudo dentro de um dentro de um um período esse período pode ser uma semana ou Podem ser duas Semas ou pode ser um mês você que vai dizer mas neste período você vai passar pelos sete tpicos Essa é a forma mais eficiente de trabalhar é muito importante que você gaste um tempinho Agora nisso e prepare isso né Tem gente que gosta de colocar no Excel tem gente que gosta de fazer a mão faz do jeito que você achar melhor mas define qual o
período né quanto tempo você tem quais os dias de que horas a que horas né E você vai distribuir nessa proporção que eu te falei dentro do período de estudo que você tem seja ele uma semana seja ele duas semanas eh para ver todos esses tópicos e para colocar esse método em prática é importante também que você tem acesso a muito conteúdo é conteúdo organizado de acordo com esse método e de preferência com professores que realmente dominem esses assuntos sem achismos porque o A pior coisa que tem é é é o achismo cara é você
cair na mão de um professor desculpa tá falando isso mas realmente eu tenho que falar porque eu dei muita sorte na minha vida eu encontrei professores muito competentes e muito generosos e e e quando você encontra professor que não é nem competente nem Generoso cara o cara te faz perder muito tempo é o achismo o cara acha que é um negócio já ouviu falar já começa a ensinar mas começa a ensinar completamente eh a informação completamente infelizmente errônea assim com erros de conceito muito básicos eu vejo tanta coisa por aí cara eu vejo na internet
conceitos assim que eu levo susto falei meu Deus do céu o que que esse cara tá falando né É Assim eh a pessoa realmente não parou para ler nada não parou para conhecer nada então se você quiser na verdade trabalhar com professores que que domina o assunto se você quiser e eh fazer esse seu trabalho eh com conteúdo top orientado organizado da forma correta da forma de acordo com esse método se você quiser ter a oportunidade de colocar esse método em prática na tua vida com meu acompanhamento e com o acompanhamento dos professores do ficaadica
premia eu quero te convidar para você conhecer o ficaadica Premium falei algumas vezes dele aqui e nesse nosso papo mas agora eu quero te fazer um convite convite oficial mesmo fica a dica Premium é uma plataforma que eu criei que tem dezenas de cursos eles todos os cursos estão organizados dentro desses sete tópicos ou sete sete pilares da música eh os pilares que você precisa para conquistar os quatro níveis de consciência musical e se tornar fluente na música esse é o nosso objetivo através desses Pilares através desses tópicos te levar a ir se aprofundando nos
níveis de consciência musical até ter um domínio eh com uma afluência que as pessoas vão começar a olhar para você e vão falar nossa esse cara parece que nasceu sabendo esse cara parece que é tudo fácil para ele n a gente tem alguns alunos que começaram tarde inclusive começaram com 50 anos e hoje em dia as pessoas olham para ele e falam Nossa para ele tudo é fácil para ele parece fácil né os nossos cursos são 100% online e você pode acessar do seu celular do seu computador do seu tablet você vai ter um acesso
imediato às aulas você vai ser guiado num passo a passo e vai ter todo o apoio da nossa equipe Enquanto você tiver estudando não fica dica premmium quando você tiver com a gente você vai ser levado pela mão tudo que você você precisa para conseguir a sua fluência agora você vai encontrar tudo absolutamente tudo que você precisa lá Não Até porque eu acho que seria impossível né já que cada um eh quer desenvolver um repertório diferente cada um tem uma linguagem diferente única toca de uma maneira individual eh então assim seriam muitas frentes Mas o
que eu te garanto aqui é que não fica dica Premium você vai encontrar literalmente milhares de aulas que vão te dar uma base excelente os nossos professores todos eles são referências nos palcos e nas salas de aula só para te dar uma ideia de quem que a gente tem lá ensinando vou começar pelo um cara que eu que eu sou fã e sempre fui Roberto Menescal Menescal tá lá ensinando as músicas dele num curso chamado Aprenda com compositor Toninho Horta a mesma coisa outro ídolo meu tá ali João Don olha só João Bosco eu trabalhei
com João Bosco anos o João Bosco tá no ficaadica Premium ensinando as músicas dele mostrando mão direita mão esquerda Como interpretar as músicas que ele fez os acordes a levada incrível Leila Pinheiro também com quem eu toquei muito tempo tá lá com um curso muito bacana um curso que serve não só para cantores serve para todo músico de forma geral Fátima Guedes Lula Galvão Romero lubambo H Delmiro Sidney Carvalho Cris Delano Adriano gifone pipoquinha arism Espírito Santo Carlos balas Chico chages Osvaldinho do cordão Fábio Lima o Gamela cara olha só o fica de caprem ainda
tem isso a gente tem as aulas do Gamela que ele não tá mais aí mas as aulas dele tão então é demais mesma coisa acontece com Alexandre Carvalho também que já se foi mas deixou uma série de aulas fantásticas Mug Canazio é um dos maiores produtores do planeta Ricardo Silveira Robertinho Silva Rogério Caetano sete cordas Nei Conceição meu parceiraço de nosso trio Marco Pereira Kico Freitas também parceiro de nosso tria do Ribeiro Filó Machado Conrado gente muita gente Ulisses Rocha Gilson peranzetta para falar um pouco dos pianistas Gilson peranzetta Antônio Adolfo Kico continentino o youngest
né Que foi meu professor também ele também tem um curso genial de arranjo Ou seja a gente agora pode afirmar the monsters Are Here ou se os monstros na verdade hoje estão aqui não fica dica prêmio e nessa hora agora você deve estar se perguntando assim cara com todos esses professores top com toda essa estrutura toda essa organização quanto é que deve custar Isso deve ser uma coisa que deve estar passando pela tua cabeça e outra coisa que você deve estar pensando também é o seguinte com essas opções todas que a gente tem de curso
você imagina assim tem curso do João Bosco curso do Roberto Menescal curso meu curso do Antônio Adolfo do Jilson paneta da Joyce sei lá de quem tem um monte de curso você deve estar pensando cara qual curso eu compro primeiro eu vou primeiro comprar o curso do João Bosco ou vou comprar o curso do Menescal a boa notícia é que a nossa plataforma funciona como um Netflix de cursos de música Então você não tem que se preocupar com nada disso você vai ter uma assinatura única e essa assinatura libera todas as as aulas de todos
os cursos para você você vai poder assistir qualquer aula de qualquer curso quantas vezes quiser durante o período da assinatura Isso tudo só custa R 97 por mês você ainda Pode garantir 6 meses de acesso ou um ano de acesso fazendo uma assinatura semestral ou anual e tendo um desconto bacana para fazer isso tem gente que pensa que só vai atingir a fluência musical quem aprende música desde pequenininho né eu eu quero dizer o seguinte a música é uma linguagem aprender música é como aprender uma nova língua e é óbvio claro que uma criança né
que tem acesso a uma determinada língua desde pequenininha ela vai ter muito mais cedo afluência naquela naquela língua né agora isso não impede que uma pessoa que é adulta possa aprender uma língua e se tornar fluente nela mesmo se ela começar a aprender aquela língua depois de adulto o nosso nosso método como você já viu ele é diferente da maior parte dos métodos que você talvez já tenha tentado porque a gente ensina música pelo mesmo processo que a gente eh aprende um novo idioma então a gente aprende que a música tocar é como se fosse
falar né E todos os dias a gente tem exempl de gente aprendendo uma nova língua né em qualquer estádio da vida com a música não é diferente né você pode pode aprender música A qualquer época da vida e a gente tem exemplos disso não fica dica prêmio então se você tá pensando ah mas eu tô velho não dá para mim e tô muito velho para começar a aprender agora e minha pergunta para você é o seguinte quanto tempo mais você vai adiar o seu sonho de tocar um instrumento ou então de cantar com expressividade com
afinação com interpretação Quanto tempo mais você vai deixar isso para lá é muito comum também eu ouvir as pessoas dizendo assim ah eu queria muito poder estudar música mas não tem tempo não tem tempo para nada a verdade é que o dia tem 24 horas para todos nós e cada um escolhe o que que vai fazer com elas Pô né a vantagem do ficaadica Premium é que o fica deica premo ele se adapta à tua agenda e não o contrário Então assim você pode ver e rever as aulas quantas vezes quiser quando você tiver um
tempo disponível né Não tem aquele negócio Ah vou eu tenho uma aula toda segunda segunda-feira às 2as da tarde tem um professor lá me esperando né então ou então vou ter que pegar a condução vou ter que pegar o carro pegar um ônibus pegar um metrô seja o que for perder tempo no trânsito para ir até a escola né e estudar não é assim não fica dec prê você pode pegar um tempinho qualquer e por exemplo no Café você tá fazendo uma coisa já bota ali para para estudar alguma coisa ou seja a parte conceitual
não tá nem com instrumento na mão depois chega em casa acha um tempinho pega instrumento trabalha a prática daquilo que você aprendeu quando você tiver uma outra brechinha então assim você vai adaptando o o o os o o o curso aos teus horários e não ao contrário eh Uma Outra vantagem do ensino online é que te dá acesso a professores que você não teria acesso presencialmente bom primeiro por questões de de de de de de espaço né você não sabe Tem alguns professores que moram em outras cidade não é na mesma cidade que você mora
em outro país né Tem alguns professores que são nossos Ídolos né que se não fosse esse esquema online eles não estariam nem dando aula imagina o seguinte eh você quer fazer as aulas com João Bosco João Bosco te ensinar as músicas dele como ele ensina não fica dica prêmio você vai fazer o quê vai ligar para João bosa perguntar João queria fazer umas aulas com você não não vai funcionar isso né então são coisas que a gente tem exclusivas né no sistema online a gente aprende até com pessoas que já se foram Às vezes a
pessoa já se foi mas deixou as aulas disponíveis o isso é muito bacana a pessoa deixou o conhecimento dela eh aquilo ali pode ainda ser usado por muita gente isso é muito legal o Gamela que foi meu professor e não tá mais aqui por exemplo deixou as aulas dele em vídeo todas então aquelas aulas que eu assisti lá aquele mostrei tem ele ensinando na não fica dic premmio aquela aula que eu aprendi lá com 16 anos Gamela deixou uma série de aulas em vídeo e a gente eh licenciou isso com a viúva dele é muito
bacana e o mesmo acontece com o Alexandre Carvalho que deixou as aulas dele também todas gravadas o youngest ele fez um curso incrível de arranjo e depois viio a falecer e esses cursos estão aí estão gerando royals pros seus herdeiros e etc né Eh e a informação que é o mais importante a gente tem acesso a essa informação uma informação que se perderia queria com a pessoa então o curso online Ele também é um acervo tem muita gente também que já ouviu falar do fica dica Premium eh já chegou até perto de assinar Mas acabou
não assinando E aí eh às vezes eu recebo mensagem a pessoa perguntando assim Nelson você não dá aula particular sim eu dou aula particular né dou até algumas aulas particulares eh eu acredito que um bom professor particular pode te ajudar pode te ajudar a ter um desenvolvimento bacana não sou contra isso né nada nada nesse sentido acontece que o estudo de algumas matérias eh é mais eficaz online do que presencial não sei se você lembra quando eu falei lá atrás eh do Dan Gilbert que as aulas todas eram em vídeo e eu só encontrava o
cara para tirar dúvida porque aula de arpejo formação de acorde leitura técnica conceitos de teoria de Harmonia de improvisação isso tudo você pode assistir em vídeo aí você vai volta não entendeu assiste de novo volta lá no começo bota em câmera lenta para pegar direitinho o que que eu tô tocando assim eh pode repetir aquele trecho 500 vezes né né E lá no Git era sempre assim as aulas todas sempre em vídeo e depois que a gente encontrava o professor então Eh isso fora questão de preço né imagina assim quanto você pagaria para ter aula
particular com sei lá falar de novo o nome do João Bosco né o cara parar 1 hora do dia dele para te eh receber ou mesmo uma aula minha né uma aula minha não custa menos de ó uma hora de aula então assim faz as contas né Tem gente que acha que o fica dica prêmio é caro mas às vezes paga mais por uma pizza do que pagaria no mês inteiro de acesso a todos esses cursos e todos esses professores que a gente tá oferecendo E você tem vários Bônus ainda quando assin não fica dica
Premium a gente tem uma comunidade no telegram aonde você pode mandar ali suas dúvidas perguntar os professores estão ali os outros alunos os seus colegas né os outros assinantes então você pode mandar vídeo tocando ou cantando e a gente vai estar ali eh eh comentando aquilo né você pode estar conversando com os colegas formar um grupo ali ali eu já vi eh pessoas formando bandas já vi pessoas fechando trabalhos eh fazendo Jump sessions colabs né que hoje em dia tá muito na moda essas colabs de né Eh pessoas que montam saraus se encontram uma vez
por mês para ficar tocando então gera uma uma comunidade em torno da música em torno do do do eh do estudo da música do instrumento é muito bacana e também toda semana a gente produz um aulão um aulão sempre com um professor convidado esses aulões eles são abertos no YouTube por uma semana e depois a gente fecha e ficam exclusivos pros assinantes né Eh outra coisa que a gente faz também são os chamados Eh monitorias que que são essas monitorias as monitorias também é um bônus que a gente oferece eh que é só pros assinantes
aonde toda semana a gente tem um professor convidado que fica ali ao vivo no Zoom tirando dúvida dos alunos Então você vai ficar é um basicamente perguntas e respostas são al longes com professores incríveis né já tivemos ali o Menescal Leila Pinheiro Filó Machado Robertinho Silva João Alexandre Professor convidado André jalassa Marcel pau o Kiko Freitas o Fábio Lima tivemos Chimbinha o ferragut Antônio Adolfo muita gente gente de fora uf v kenion e Genil Castro Juliana Vieira super Nei Conceição ou seja um monte de gente é é um é um é um lugar pra gente
tirar dúvida conversar eh basicamente um grupo de perguntas e respostas e a gente ainda tem um outro bônus que é eh são os grupos de estudo é muito legal duas vezes por semana você pode entrar nesse grupo de estudos e ali você vai tirar suas dúvidas vai vai saber como usar melhor a plataforma eh qual as sequênci de aulas para assistir baseado na na na tua na tua história né O professor que tá ali na no grupo de estudos ele vai vai vai julgar Onde você tá e vai poder te orientar da melhor forma possível
e eu ainda tava esquecendo de uma mais um um bônus que é o seguinte quando você se inscreve no ficaadica Premium aliás fica ligado nisso você tem a opção de marcar um que a gente chama conhecendo que que é um conhecendo é um passeio virtual pelo ficaadica prêmio né vai ter um professor que vai est eh te orientando te levando vai eh vai ver com você o que que você tá interessado aonde é que você Quais são os pontos que você sente que precisa trabalhar mais e ele vai te mostrar ali como você navega dentro
do site E como você encontrar as coisas que você tá procurando né e vai te sugerir algumas aulas olha vai nesse aqui vai naquele ali e tal bom além disso é tanta coisa mas Além disso é o seguinte quando você é assinante do ficaadica Premium você acaba ganhando desconto nas nossas oficinas nos cursos intensivos no Camp Tem várias coisas que você às vezes consegue um um desconto simplesmente porque é assinante então assim quer começar a aprender um instrumento musical quer se desenvolver mais no instrumento que você já toca quer atingir aquela fluência musical ter acesso
a toda essa informação a todos esses professores aos bônus que eu falei clica no botão e assina é só isso só clicar nesse botão que tá aparecendo aqui você já vai fazer seu cadastro confirmar sua assinatura e acessar imediatamente fica a dica Premium ou seja agora você já vai poder entrar e experimentar tudo isso que eu tô falando e tem mais não fica dica Premium literalmente não custa nada experimentar você tem dias para experimentar inventar a plataforma E caso você achea que não é para você basta mandar um e-mail pedindo reembolso e a gente te
devolve 100% do que você pagou sem nenhuma pergunta lembra da back Hick aquela dona do Git que me garantiu a devolução do dinheiro caso eu desistisse pois é é exatamente a mesma coisa a gente vai ser a back Hick na tua vida vem Experimenta se você achar que não é para você sai literalmente isso não vai te custar nada então é isso Vou terminando essa aula por aqui e fica o convite se você quiser tocar de forma afluente clica no botão para fazer a sua assinatura e conhecer o fica dica prêmio não perde mais tempo
cara não empurra com a barriga a hora é essa abraço vem fica dica prêmio vem se divertir com a gente