TUDO SOBRE CORTISOL - KATIA RESPONDE

147.79k views1864 WordsCopy TextShare
Katia Haranaka
Voltamos com o quadro "Katia Responde", abordando questões sobre temas que recebo tanto nos comentár...
Video Transcript:
Tudo sobre o cortisol. Oi, gente! Voltamos com o Kátia Responde de uma forma um pouco diferente.
Antes, nós fazíamos o Kátia Responde e vocês encontravam no YouTube de uma forma individual, né? Era uma dúvida e uma resposta. Agora, nós vamos conseguir responder no Instagram e no YouTube de uma forma abrangente, quer dizer, uma dúvida recorrente do grupo vai ser respondida aqui.
Então, Kátia Responde novamente com vocês. Nós vamos começar o Kátia Responde de hoje falando sobre o hormônio cortisol, o hormônio produzido por uma glândula chamada adrenal, que é o hormônio relacionado a situações de estresse. Quer dizer, ter um momento de estresse não tem um problema; o nosso maior problema é ter um fator estressante contínuo.
Então, todo momento que você tiver um processo de susto, ou alguma notícia ruim, ou uma situação desagradável que vá levar você ao medo, o nosso organismo vai produzir esse cortisol. Então tá tudo certo, nós fomos feitos para enfrentar situações de estresse. Só que, quando isso é de uma forma muito continuada, a gente acaba diminuindo essa capacidade da adrenal em produzir o cortisol.
Esse é o primeiro passo para que a gente entenda como funciona esse mundo do estresse: é dosar o seu cortisol. Uma das opções que todos os convênios liberam, que é uma forma simples e mais barata de se dosar o cortisol, seria de manhã, logo que você acorda. Você acorde, faça sua higiene e corra bem cedinho para o laboratório.
Chegando no laboratório, a atendente vai dizer para você aguardar e, de preferência, não ficar nem no celular, mas aguardar no laboratório meia hora de uma forma tranquila, para os seus batimentos cardíacos voltarem à sua normalidade. Acontecendo isso, é retirado o sangue. Essa é a primeira forma, e de manhã esse sangue matinal, que o laboratório vai dizer que foi às 7:30 ou às 8 horas no máximo da manhã, deve estar no nível bom, que seria um nível entre 18 e 20.
Normalmente, nós encontramos vocês ou muito elevado, 25, 26, mas mais comumente abaixo dos 15 no sangue. Então isso já denota que o corpo está em um sistema que chamamos de fadiga da adrenal; essa adrenal já trabalhou demais e agora ela está produzindo menos cortisol. A segunda forma de dosar o cortisol é o cortisol salivar, onde você vai obter do laboratório três flaconetes, que parecem uma tampinha de caneta, e onde você vai colocar a sua saliva de manhã, às 16 horas e à noite.
Isso vai ser encaminhado para o laboratório. É maravilhoso esse teste porque você consegue ver os dois picos que o cortisol deveria ter: ao acordar de manhã, depois de uma hora que você acordou, é o pico máximo, e depois, às 16 horas, a gente também teria um leve pico desse cortisol para que a gente vá dormir muito bem. Então, cortisol salivar.
Os sintomas, principalmente, referem-se a uma intolerância ao estresse. A pessoa paga para não ter que passar por algumas situações simples, como eu disse, enfrentar uma fila de banco, enfrentar a fila de um bandejão; quer dizer, ela paga para não ter isso, ela desiste de fazer as coisas porque ela não aguenta. Normalmente, se ela consegue ir para essa fila, ela é aquela pessoa que está reclamando.
Intolerância ao estresse é algo bastante comum entre os pacientes, principalmente mulheres, mas é a queixa de flacidez. Doutora, a minha cara derreteu, o meu corpo está flácido; o braço, as costas e o abdômen, tudo fica flácido. Porque uma das grandes funções do cortisol é manter o nosso sistema de manutenção de colágeno e de músculos.
Quando nós não temos esse cortisol, esse colágeno, que é a proteína mais abundante do corpo, e a musculatura, eles vão ser dados em sacrifício para manter esse corpo vivo. Calcanhar ressecado, calcanhar rachando, nós temos isso muito evidente tanto em homens como em mulheres, e ele é diferente do baixo nível de T3 livre. Então, o calcanhar fica se ressentindo porque esse corpo acha que está correndo, que está lutando, está fugindo; é algo bem real, porque aconteceu comigo também.
O cabelo, nesse caso, não cai, ele se joga. Então, se nós pensarmos que toda a decoração do corpo — cabelo, pele, unha, musculatura — começa a ser percebida, elas estão perdendo tons. Nós perdemos o tom de ficar vivo perante as situações.
Perder pelos pelo corpo inteiro, perder pelos na metade da sobrancelha; isso é o mais comum que acontece comigo e acontece com a maior parte dos meus pacientes. Você olha uma sobrancelha, ela tem pelo no meio, mas a metade lateral cai, e ela cai por um mecanismo relacionado ao cortisol: lutar ou fugir o tempo todo. Até os pelos da sobrancelha começam a cair.
Voracidade: o corpo sente uma sensação de fraqueza, aquela fraqueza que vai lá no fundo do peito, uma sensação de hipoglicemia. E aí, a pessoa precisa comer um carboidrato, uma comida gordurosa ou rica em engordativos, salgada ou doce; uma compulsão por doce ou por alguma coisa salgada que engorda. Isso é um sintoma de baixo nível de cortisol.
O outro sintoma muito característico do baixo cortisol é a fadiga, é o cansaço; a pessoa até acorda com um certo nível de energia, mas chega depois do almoço, ela começa a se arrastar. À noite, ela fica plugada; cansada, mas plugada à noite porque não consegue dormir. Então, uma característica muito comum da deficiência normalmente relacionada ao cortisol é a hiperpigmentação dérmica.
Traduzindo para vocês: olheiras e aquelas manchas que acontecem no braço ou nas costas, uma mancha escura que nós, médicos, normalmente não temos. Explicação: para a gente falar, o sol então mancha, melasma mancha na pele, olheiras. Ela não é uma característica que o sol fez você manchar, mas sim o cortisol que está deficiente.
Então, isso para nós é um cativo, é uma clínica bastante imponente: fortes olheiras, manchas, seja na face, seja no braço, seja nas costas. O corpo começa a produzir excesso de melanina, para que nós, médicos, consigamos cuidar de vocês. Lembrando que, em relação às olheiras, nós temos um vídeo bastante explicativo para vocês, que é relacionado ao leite para o corpo.
Gente, o leite, o glúten, mas principalmente os derivados lácteos, diariamente, todo dia, vai para o corpo; é uma agressão. Então, é uma agressão a nível de intestino que ele responde também com essas olheiras e com as manchas na face. Quer dizer, tudo está relacionado, mas a olheira tem a relação com cortisol e tem a relação com o leite.
Algo bastante característico da falta de cortisol é uma vontade louca por sal. A pessoa precisa comer, em alguns momentos do dia, uma coisa salgada. Por quê?
Porque o cortisol também está relacionado com essa concentração de sais dentro do sangue, e nós perdemos; então, dá aquela sensação de fraqueza e, ao mesmo tempo, eu preciso comer uma coisa salgada. Tanto que os pacientes que comem algo doce sentem a fraqueza. Eles não precisam de um doce, mas comem o doce e não melhoram; quando eles comem algo salgado, como uma azeitona, nossa, vem uma solução!
Ou é aquela pessoa que joga muito sal em toda a comida. Isso é um pedido de socorro do corpo. Agora que você entendeu que o primeiro passo é ter um diagnóstico, né?
Dosar isso no seu sangue. Se ele estiver abaixo de 18, realmente não está bom e nós precisamos corrigir. Porque eu tenho o diagnóstico, eu tenho sintomas.
Doutora, como é que eu faço para suprir? Simples. Ao mesmo tempo, é necessário alguém que tenha esse olhar para a adrenal, porque o médico precisa olhar esse exame, seja desse momento ou algum histórico que você tenha.
E se ele estiver fora da linha, suplementar. Nós falamos de suplementação porque é algo que a gente manda manipular, que é a hidrocortisona base. Base significa bioidêntica; idêntica ao cortisol.
Nós só não podemos falar que é o cortisol porque cortisol é o hormônio que o ser humano produz. A hidrocortisona, ela é sintética, produzida em laboratório, mas tem uma estrutura molecular semelhante, semelhante mesmo, igual ao cortisol. E aí vai ter uma ação no mesmo sentido, na mesma intensidade, e não vem os efeitos colaterais.
Então, suplementar com hidrocortisona base, normalmente é uma tomada de manhã e uma tomada à tarde, após às 14h ou 15h. Para quê? Para tentar fazer o pico do cortisol: o pico de manhã e o pico às 16h, como expliquei para vocês.
Então, normalmente é isso. Mas se o paciente também vir com um cortisol muito alto de manhã, acima de 22, acima de 25, ele vai ter um cansaço, uma diminuição desse cortisol que ele mesmo produz à tarde. Então, nós iremos introduzir, no meio da tarde, tipo 14h ou 15h, uma tomada.
Por isso, você vai precisar de um médico. Ele vai precisar avaliar essa situação para saber qual é o melhor horário para suplementar e quando suplementar. Caso vocês não consigam um médico para prescrever a hidrocortisona base manipulada, tá?
Tem que ser manipulada porque existe uma hidrocortisona, gente, que vende em farmácia, mas é acetato de hidrocortisona. Acetato tem uma outra estrutura química e ela tem uma ação muito mais poderosa, ocasionando efeitos colaterais. Então, hidrocortisona na base manipulada, tá?
Não consegui, doutora! O que eu posso fazer para ajudar o cortisol do meu organismo a aumentar o nível, a subir, para manter todo esse sistema? Existem duas substâncias fitoterápicas naturais, que vêm de planta, que podem ajudar muito.
O nome delas é Ashwagandha 200 mg e Rhodiola Rosea 200 mg. Também manipula junto, toma antes de dormir, após o jantar, ou antes de dormir, para aumentar o nível do cortisol de manhã ou, se vocês estiverem em uma fase de muito estresse, após o almoço e antes de dormir, tá bom? Então, ou uma vez antes de dormir ou duas vezes, após o almoço e antes de dormir, ele vai dar um suporte para o nosso fígado não quebrar, não degradar as moléculas de cortisol.
Porque, quando o corpo está estressado, o órgão que mais sofre, sem ser a adrenal, é o fígado. E o fígado, se você comer direitinho, né? Se você zerar leite, glúten e álcool, ok, o fígado tá bom.
Mas, se você ainda come esse tipo de alimento, o seu fígado não vai conseguir deixar que o cortisol produzido na adrenal corra pelo sangue para liberar esse cortisol nas suas diversas ações pelo organismo. Então, por isso, é muito importante comer direitinho para preservar o fígado. Mas a suplementação também vai poder ajudar nesse processo inicial de manter o cortisol circulando na corrente sanguínea.
Bom, agora que vocês entenderam dessa forma simples e mais rápida, como eu tenho diagnóstico da fadiga adrenal, quais são os sintomas e como eu posso estar tratando. E esse foi o nosso novo formato do "Kátia Responde": pegar um tema e fazer dele algo mais prático. Se você gostou desse nosso novo formato do "Kátia Responde", eu queria que vocês colocassem aqui nos nossos comentários, dando sugestões do que pode melhorar ou até dando sugestões de novos temas, dessa forma mais simples.
Related Videos
GLÂNDULA ADRENAL: STRESS E CORTISOL
32:22
GLÂNDULA ADRENAL: STRESS E CORTISOL
Katia Haranaka
196,694 views
Como desinflamar o corpo, a mente e o espírito
1:12:34
Como desinflamar o corpo, a mente e o espí...
Dra. Gisela Savioli
324,357 views
The TRUTH About Hormone Therapy (HRT) for Menopause... | The Menopause Doctor Lisa Mosconi
15:39
The TRUTH About Hormone Therapy (HRT) for ...
The Diary Of A CEO Clips
152,451 views
T3, COMO E QUANDO SUPLEMENTAR? - KATIA RESPONDE
9:22
T3, COMO E QUANDO SUPLEMENTAR? - KATIA RES...
Katia Haranaka
155,938 views
The surprising truth about histamine intolerance | Dr. Will Bulsiewicz
31:32
The surprising truth about histamine intol...
ZOE
106,919 views
Katia Responde - Exame
 Ferritina
16:53
Katia Responde - Exame Ferritina
Katia Haranaka
180,387 views
Desafio Katia Haranaka - 10 dias sem leite
16:14
Desafio Katia Haranaka - 10 dias sem leite
Katia Haranaka
801,987 views
REMÉDIO PARA COLESTEROL
13:40
REMÉDIO PARA COLESTEROL
Katia Haranaka
376,270 views
Barriga da Menopausa, tudo o que você precisa saber!
16:18
Barriga da Menopausa, tudo o que você prec...
Flavia Mambrini
124,935 views
REPOSIÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA - Como a Modulação Hormonal Pode Salvar Sua Qualidade de Vida
59:09
REPOSIÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA - Como a Mo...
Dr. Ítalo Rachid
482,058 views
QUANTO TEMPO LEVA PARA O ORGANISMO DESINFLAMAR?
9:59
QUANTO TEMPO LEVA PARA O ORGANISMO DESINFL...
Katia Haranaka
458,137 views
JULIO CESAR LUCHMANN - PODPEOPLE #076
2:51:08
JULIO CESAR LUCHMANN - PODPEOPLE #076
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
166,673 views
Ter um Cabelo Bonito - Como sua saúde em geral impacta no seu cabelo
20:25
Ter um Cabelo Bonito - Como sua saúde em g...
Katia Haranaka
311,877 views
O hormônio T3: a bateria da vida
15:53
O hormônio T3: a bateria da vida
Katia Haranaka
460,443 views
SINTOMAS FADIGA ADRENAL
16:21
SINTOMAS FADIGA ADRENAL
Katia Haranaka
102,498 views
IMPACTOS NO ORGANISMO • ESTRESSE INFLAMATÓRIO
15:37
IMPACTOS NO ORGANISMO • ESTRESSE INFLAMATÓRIO
Katia Haranaka
140,190 views
Vitamina B12! Benefícios e dose correta. Dr. Fernando Lemos - Planeta Intestino
17:15
Vitamina B12! Benefícios e dose correta. D...
Dr. Fernando Lemos - Planeta Intestino
739,668 views
Hormônios em Pauta - Cortisol | Dr Italo Rachid
4:59
Hormônios em Pauta - Cortisol | Dr Italo R...
Dr. Ítalo Rachid
26,829 views
Conexão Social | Katia Haranaka | Saiba tudo sobre hormônios e alimentação saudável
52:05
Conexão Social | Katia Haranaka | Saiba tu...
Instituto Ressoar
173,640 views
KATIA RESPONDE - IODO E IODETO
18:58
KATIA RESPONDE - IODO E IODETO
Katia Haranaka
212,534 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com