[Música] do mesmo modo quando chakras equilíbrio a uma contribuição para o equilíbrio dos demais e para a manutenção da saúde da pessoa e na interligação dos sistemas ou meus táticos dos cco dos corpos físico e fluídico escada sistema deve operar em harmonia com os outros em perfeita sincronia aquilo que nós já falamos tudo é ele é um processo que trabalha para produzir a chamada homeostase é que são os sistemas ou meus táticos que está aqui no texto essa homeostase até a o movimento do equilíbrio tanto do corpo físico quanto do corpo fluídico tudo concorre para
a manutenção da saúde a doença é sempre isto é o resultado de todo um movimento contrário às leis divinas que ainda nos caracteriza para produzir doença é necessário todo o movimento da criatura nessa direção porque toda tudo que provém de deus provém de uma fonte límpida uma fonte saudável nós é que produzimos a doença como forma nós vimos pela manhã o fluxo das energias divinas flui para dentro do corpo através do chá coronário o topo da cabeça e é catalisado pelo chacra cardíaco como chakras estão intimamente ligados à medula espinhal e aos gânglios nervosos existentes
ao longo do eixo central do corpo a energia sutil flui para baixo passando pelo shaka coronário que a distribui para as partes do corpo e órgãos apropriados transformando-se em energia condensada a partir da secreção dos hormônios dessa forma todo o corpo estimulado pela liberação hormonal na corrente sanguínea que mesmo em diminutas quantidades tem uma são significativamente poderosa em todo o organismo aquilo que nós já falamos também de manhã cada chakra principal está ligado uma glândula endócrina e é por esse meio nas glândulas endócrinas que ocorre a materialização da energia então a energia sutil dos chakras
passa para o plexo nervoso que por sua vez estimula a glândula ea gandula secreto hormônios que vão é conduzir todo o metabolismo do corpo físico conforme já colocamos pela manhã além de toda essa função fisiológica os chakras cumpre papel espiritual específico estando associado às questões psíquicas e emocionais importante para o desenvolvimento da consciência humana o primeiro chacra é responsável pela segurança o segundo pelo prazer o terceiro pelo poder o quarto pelo amor o quinto pelo conhecimento o sexto pela inspiração o sétimo pela transcendência todos esses atributos são fundamentais para o processo do desenvolvimento da criatura
humana não é aquilo que nós vimos pela manhã quando estudamos a questão do livro dos espíritos os chakras eles têm uma função moral e ea partir dessa função moral nós somos convidados a de tv desenvolver determinadas virtudes são essas virtudes que são fundamentais para o equilíbrio energético e consequentemente o estado de maior saúde é emocional espiritual num esquema aqui nós vamos ver temos essa figura mostrando os sete chakras principais o primeiro chacra responsável pela segurança o segundo chacra pelo prazer o terceiro pelo poder o quarto amor quinto conhecimento sexto inspiração e 7º transcendência nós falamos
de manhã a nós só nos vemos essas questões mais fisiológicas mas é porque é necessário para a gente entender como que nós produzimos doença e como que nós produzimos saúde mas o que nós vamos nos ater principalmente são essas questões de ordem moral as questões que é é próprio da doutrina espírita trabalhar conforme nós vimos no livro dos espíritos todas as questões ligadas às leis divinas e à prática das virtudes nós vamos ver cada um desses chakras quais são os movimentos egóicos que geram é de equilíbrio geral doença e quais são os movimentos que produz
e equilíbrio e como que o amor ea compaixão vão ser necessários para uma vida de maior equilíbrio para compreender como os chakras estão envolvidos no processo saúde doença é preciso entender como já sinalizamos que as suas ner jia são passíveis de dois tipos de desequilíbrio e inibição e congestão falamos de manhã sobre isso a exibição é resultante do processo de bloqueio das energias do corpo hídrico quando não são absorvidas corretamente essa hipótese de idade dos chakras repercute nos órgãos e glândulas gerando estado de inércia e por tony a astenia a emissão energética das funções psíquicas
orgânicas e glandulares produz no organismo físico doenças como hipoglicemia e potenciação epu tireoidismo cansaço sou eu sonolência desânimo e depressão entre dentre outros tal como nós falamos de manhã são doenças que inibiam ser tudo que abaixo que falta energia que a pessoa está é nesse movimento inibidor é próprio dessa desse movimento de falta de energia a energia não circula gerando todo o estado inibitório no ser a congestão ocorre quando energias não são utilizadas de forma adequada esse acúmulo chakras a nesse caso uma hiperatividade dos chakras o que produz congestionamento no corpo fluídico esse processo é
semelhante ao das inflamações do corpo físico as regiões do corpo fluido que se encontra o inflamadas entre aspas produzir uma hiperatividade dos órgãos ou glândulas do corpo físico do que resulta doenças como a hipertensão arterial é hipotensão pressão baixa e hipertensão pressão alta hipersecreção de assis um sistema digestivo que por sua vez gera gastrites e úlceras pépticas hipertiroidismo hiperglicemia artrites e cefaleias todas essas são doenças geradas pela excessiva estimulação dos então o excesso de estimulação energética vai produzir as doenças todas as chamadas its que são inflamações são resultando resultado de de da ip estimulação dos
chakras por exemplo sinusite é é a inflamação dos seios nasais está relacionado ao quinto chá o sexto chacra chacra da pintura de intuição inspiração rinite também as amigdalites faringites laringites ligado ao quinto chácara chácara do conhecimento e assim por diante 3º shaka gastrite pancreatite hepatite ambas a hiperatividade ea hiperatividade dos chakras decorre da identificação ou dos nossos casamento dos sentimentos egóicos negativos que mantemos já a sua actividade normal se deve à busca do desenvolvimento das virtudes essenciais vinculadas às questões transcendentes da vida desenvolve-se virtude saúde movimentou os sentimentos egóicos como orgulho eo egoísmo a ansiedade
e irritação raiva ódio culpa vão produzir sempre doenças vejamos como ocorrem esses movimentos nos diferentes chakras inicialmente gostaríamos de esclarecer alguns pontos essa divisão e apenas didática os movimentos antagônicos não são formas acabadas e definitivas a uma gradação entre eles raramente uma pessoa tem só 11 a maioria de nós tem os dois movimentos desequilibradas com predomínio de um deles podemos em outros momentos estar centrados no equilíbrio do shopping então nós temos dois movimentos antagônicos inibição de um lado com gestão do outro e o equilíbrio no meio entre o extremo esquerdo e o extremo direito nós
temos várias gradações não é dessa forma que nós devemos ver não necessariamente que a pessoa vai ter no grau mais intenso o aquele movimento específico nós vamos colorir trabalhar agora chacra por shaka e os movimentos desequilibradas e equilibrado de cada um é importante lembrar desse dessa graduação da mesma forma que o movimento agora existem várias gradações as virtudes também existem várias gradações é existem pessoas que já estão mais desenvolvidas uma determinada virtude e - em outra ou e outras e é natural que seja assim é e o ser humano ele é uma é um movimento
constante o importante é saber que é apesar a apesar desse movimento a tendência de oscilar entre os extremos é significativo saber que o nosso grande objetivo é trabalhar para vir para o caminho do meio é o caminho do meio que é o caminho do equilíbrio da harmonia do o que vai gerar o nosso bem estar então vamos começar com o primeiro chakra que o chakra arraes responsável pela segurança e está aqui entre aspas enso da rede realidade essencial o que significa nós falamos de manhã é o chakra raiz é o primeiro shakineh por deixar uma
raiz pelo nome que deram a ele o mais importante aqui é refletirmos sobre a segurança que o que é o que traz segurança para o ser humano o que traz segurança para nós o que nós vimos de manhã hum é de um microfone e falar um pouquinho mais alto não conseguindo ouvir o que gera equilíbrio das forças ali o que traz segurança é justamente a confiança em deus na vida e nós mesmos a a excelente então o que não gera segurança é o exercício da confiança na vida a confiança em nós confiança na vida e
confiança em deus isso gera é o que eu nós chamamos de senso de realidade essencial o senso da realidade essencial envolve determinadas virtudes muito importante para o ser humano nós sabermos e sentirmos que somos filhos de deus há uma diferença entre saber se o filho de deus e sentir-se filho de deus saber é ter informação todo mundo que é espiritualista que acredita em deus sabe que é um filho de deus não é todo mundo agora sentir-se filho de deus já é fruto de um esforço tem a ver com uma virtude muito importante que é o
sentimento de filiação divina eu não apenas sei que sou filho de deus eu busco exercitar o sentimento de filho de deus que é o sentimento que me auxilia a conexão com deus a conexão profunda com deus então essa conexão profunda com deus vai nos permitir esse senso de realidade essencial a ao senso da realidade da minha da nossa realidade enquanto espíritos mas é aquilo que nós vimos de manhã o ser essencial que nós somos eu sou um espírito imortal se eu sou o espírito imortal e eu me sinto espírito imortal o que eu faço comigo
eu me conecto com a minha realidade essencial eu não sou o meu corpo eu tenho com é muito comum as pessoas dizerem se o meu espírito é uma fala profunda essa que vocês acham meu espírito da impressão que o corpo tem um espírito é o contrário exatamente o contrário é o espírito que tem um corpo então a ao senso da realidade essencial é exatamente isso você saber que você é um espírito e que está momentaneamente no corpo tem a ver com a pergunta é que foi feita de manhã você que fez a a pergunta sobre
a questão da epilepsia a pessoa que traz uma doença de de fundo carismático ligado à a a efeitos de causas anteriores se ela se vê como espírito imortal a doença toma uma outra dimensão bem mais suave ela não é doente ninguém nenhum de nós é doente agora nós temos doenças nós temos doenças é natural no nosso nível evolutivo ter doenças agora nós somos espíritos me mortais em evolução se nós somos espíritos imortais em evolução a doença faz parte de um processo um processo evolutivo analisar dessa forma gera esse senso de realidade cada vez mais profunda
em que nós vamos nos enfrentar a eslováquia na vida esse chá que chama raiz porque tem a ver com a nossa vida no corpo nós somos convidados a a nos enraizaram ramos na vida para termos segurança porque a pessoa insegura aquela que treme nas bases falta raiz falta fonte de sustentação e o que nos sustenta se nós em vez de nos adaptar entrarmos da nossa realidade essencial como espíritos imortais estivermos focados no corpo que temos o nosso corpo é forte ele é muito frágil e é muito frágil por qualquer situação às vezes que é inesperada
nós podemos perder a vida do corpo mas a vida com v maiúsculo nós nunca vamos perder então quando a pessoa mergulha no censo da sua realidade essencial o que ela está fazendo ela está desenvolvendo a segurança e existencial ela se sente segura porque ela não está jogada no universo ela não está jogada na vida tudo na vida tem uma razão de ser uma razão muito profunda isso tudo é o senso da realidade essencial em que a pessoa vai se enraizando cada vez mais com firmeza na própria vida por isso confiança em si mesmo confiança na
vida e confiança em deus vai produzir esse senso de realidade essencial à pessoa ela está no corpo momentaneamente é um espírito que tem um corpo e como espírito que tem um corpo passa por múltiplas experiências como nós vimos de manhã a doença não é um mal em si mesmo a doença o sinal de alerta à doença é uma 19 organismo pelo qual nós somos convidados a desenvolver saúde ea saúde mais profunda é a saúde essencial à saúde do espírito que sabe quem é sabe qual é o sentido da sua vida para onde está indo então
ele tem um senso da sua realidade mais profunda faz sentido isso gente dúvidas então esse é o senso da realidade essencial produz uma segurança no sentido de que nós sabemos quem somos sabemos por que estamos aqui e com a nossa destinação é possível ficar inseguro quando nós sabemos disso e sentimos isso não tem espaço para a insegurança quando por algum motivo nós inibimos as nossas energias enquanto espíritos imortais que somos inibimos da aaa por uma negação da realidade essencial em algum nível pode ser de várias formas nós negamos a realidade essencial tem desde o material
smuda pessoa que se nega espírito que ela acha que ela é só um corpo que pensa que é o nível mais profundo até a negação da espiritualidade em si mesmo pessoas que são espirituais espiritualistas e aceitam a idéia mas não se sente o espírito imortal e de alguma maneira bloqueio à sua condição essencial à sua realidade essencial bastou um mínimo de bloqueio dessa realidade essencial que vai acontecer e segurança inibe a segurança que é o natural no chacra o chakra naturalmente ele trabalha para manter a segurança dos e nós vimos que ele está ligado à
glândula suprarrenal que secreta hormônios importante para a manutenção da vida as nós a adrenalina é tanto adrenalina quanto noradrenalina que são importante para a resposta luta e fuga em situações de perigo e e os hormônios do time dodô da família dos cortiçóis que também são importante para a manutenção do equilíbrio do nosso corpo em situações de estresse para manter a pessoa no estado equilibrado então tudo no chacra do ponto de vista divino funciona para manter a vida para manter a pessoa segura harmonizada quando por algum motivo ela entra nessa desconfiança de si mesmo da vida
de deus em algum nível ela desconfia o que ela produz insegurança então ela começa a acreditar que ela um é capaz que ela não consegue eg agir por ela mesma que ela não dá conta das coisas que têm a fazer é que ela de alguma forma está jogada no universo a insegurança está muito ligada ao alto abandono está ligada a um processo em que a pessoa não se sente pertencendo ao universo dependendo da intensidade da insegurança pode inibir a pessoa no nível em que ela o pode chegar até ao ponto de se trancar dentro de
casa com medo de sair na porta e acontecer alguma coisa grave com ela as fobias a síndrome do pânico as os medos patológicos estão ligado à hiperactividade desse chaco o estado de insegurança frente à vida na hiperatividade nós temos o pólo oposto à insegurança que a chamada temeridade o chakra da segurança como a gente acabou de falar como nós falamos agora pouco ele é responsável pela manutenção da nossa vida fisiológica nossa vida no corpo então ter medo em situações de perigo é algo bom ou ruim algo bom faz parte o medo faz parte do instinto
do instinto de conservação está ligada à lei de conservação você não atravessam uma avenida como essa aqui que passa carro toda hora sem olhar os dois lados para ver se vem carro pra você atravessar com segurança a pessoa temerária ela não faz isso a pessoa temerária é como se ela não tivesse medo de nada tivesse um super uma super confiança mas na verdade é uma perversão do processo que gerador da companhia na verdade essa é uma pessoa que age com imprudência a pessoa temerária ela num não com ela o tempo todo coloca em risco a
própria vida porque é como se ela dissesse eu não tenho medo de nada então tanto faz se eu morrer então atravessa uma vida dessas eu olhar a no fundo impulso suicida também uma pessoa assim porque no fundo ela não não não tem amor pela vida como ela não tem amor pela vida ela acaba gerando essas ações temerárias como a uma hiper estimulação do da da glândula são pessoas que acabam criando o vício da adrenalina não tem pessoas que falam que ela precisa de viver com adrenalina o tempo todo num processo hiper dipp pela estimulação ela
precisa de adrenalina e realmente literalmente ela passa a ser viciada no hormônio produzido pelo próprio corpo e é isso que leva a pessoa por exemplo hoje tem brincadeiras the road roleta russa está voltando com toda a força sabe roleta-russa coloca-se uma bala num naquele tambor do revólver e aí gira e aí faz uma roda ea pessoa aperta o gatilho ela tem um cesto num revólver com seis balas em um cesto de possibilidade de cimo de se matar tem gente fazendo roleta russa com sexo recentemente assistindo uma regular o é lendo uma um artigo uma pessoa
tem hiv e aí vários fazem sexo com essa pessoa sem usar métodos preservativos para quê é entre aspas aleatoriamente alguém pegue hiv e elson atos inconseqüentes imprudente então tudo isso tem a ver com temeridade é um processo de desvalorização da vida a pessoa insegura como se aquela é uma hiper valorização da vida como se a vida dela ela não pudesse sair na porta da rua porque senão acontece alguma coisa grave é como se não houvesse algo maior velando por isso por ela porque quando você trabalha pela confiança em si em deus e na vida sabe
que a providência divina vela e se algo nos acontece a acontece para que nós aprendamos alguma coisa a pessoa insegura ela fica com muito medo de tudo e aí caiu um avião em cima da casa dela na morte do meu jeito né quantas vezes quando já aconteceram quantos acidentes desse tipo a pessoa morre de medo de avião nunca entra no avião porque o avião pode cair se ela tem no programa dela um acidente aéreo pode cair o avião em cima da casa dela e ela morrer o rio de avião sem nunca ter entrado no avião
já aconteceram muitos casos assim então existe uma providência divina organizando tudo né a segurança é fruto dessa visão dessa visão ampla da vida da pessoa segura é aquela que se lança as ações sabendo que pode acertar e pode errar que podem surgir problemas quando surge algum problema o que faz uma pessoa segura resolve aprendi com o problema prende com aquela experiência que elas a tendo ela não foge das experiências ela aprendi com as experiências a pessoa é insegura foge das experiências ea pessoa tem memória passa pelas experiências como se fosse assim um simples passeio no
shopping que ela vai fazer se der certo bem se não der certo não é problema dela e aí acaba colocando em riscos nessas situações profundamente temerárias é claro que aquela gravação que nós falamos entre a temeridade máxima que leva a pessoa por exemplo a praticar esse jogo da roleta russa ou da roleta russa sexual ou de situações outras que envolve existe também um processo de roleta russa em tipo em acidente automóvel as pessoas passem em cruzamentos em quando não é preferencial sem olhar uma vez uma moto passou na frente do meu carro ele nem parou
um segundo a preferencial era pra mim ele passou sem olhar sem nada é o movimento de temeridade a pessoa não tá nem aí se ela causar o acidente com alguém se der problema para outra pessoa ela não tem um mínimo de amor à vida dela e coloca em risco a vida dela né podendo criar vários problemas para o outro é porque porque está num movimento pervertido em relação a esse chacra da segurança têm perguntas seria a falta de confiança e na hiper a gente poderia dizer que a pessoa tem um sentimento de privilégio e com
ela não vai acontecer se ela tem um sentimento privilégio nem isso né nem isso acontece é um processo de temeridade de imprudência porque ela não acredita ela ela no fundo ela renega as questões espirituais ela não fala no futuro eu sou privilegiado por deus não vai acontecer nada comigo é uma negação da realidade essencial veja aqui na insegurança é como se a pessoa tivesse que ela tivesse que literalmente construir a sua própria segurança então se eu não fizer por mim não vai ter nada a meu favor então há uma negação da providência divina e uma
negação da própria dos próprios mecanismos da vida na insegurança e na nenê na temeridade a pessoa nega todas as questões pervertendo o senso de realidade essencial e o convite é que nós mantenhamos o senso de realidade essencial que nós exercitemos esse senso de realidade como que se exige exercita o senso de realidade por meio das virtudes que vão equilibrar esse chacra as virtudes essenciais responsáveis pelo equilíbrio humildade mansidão juntamente com outra virtude que acabamos não colocando aqui que é o sentimento de aprendiz então funciona como a pessoa que exercício senso de realidade essencial ela confia
em si mesma na sua capacidade de realizar esforços de aprendizado de superação de si mesma e superação das limitações que ela traz ela sabe que ela traz limitações então a humildade entra como uma virtude em que a pessoa reconhece a sua pequenez ela sabe que ela tem limitações que limitações faz parte da vida de todos nós mas ela não se coloca como uma pessoa limitada com a diferença ter limitações e ser limitado tem diferença não tudo que eu tenho eu posso deixar de ter concorda aquilo que eu sou eu sou a pessoa insegura ela acha
que ela é limitada porque porque o movimento é em que não há um exercício de humildade real de ti da da humildade de reconhecer a pequenez a pessoa que cultiva o senso da realidade essencial reconhece a sua pequenez mas reconhece também a grandeza do potencial que traz em si mesmo nós só vamos nos sentir seguros quando aconteceram as duas coisas eu reconheço que eu tenho a pequenez no sentido de que eu trago ainda muitas limitações mas ao mesmo tempo reconheça que eu tenho todo o potencial para superar essas limitações e isso é essência da humildade
está ligado com que tipo de confiança qual das três confiança está ligado a isso temos a confiança em si confiança na vida e confiança em deus você saber que você tem limitações e que tem capacidade para superar todas as limitações que têm que tipo de confiança em si mesmo a autoconfiança estava intimamente ligada à virtude da humildade então a pessoa que exercita isso ela sabe que ela tem limitações mas que ela tem potencial para superar essas limitações ela está trabalhando exatamente o seu senso de realidade ela é um espírito imortal filha de deus aprendiz da
vida que está no processo de evolução que não sabe tudo o que vai passar por experiências e essas experiências são importantes para o aprendizado dela então é aaa a aa o sentimento de aprendizes em conjunto com humildade a mansidão entra como uma companheira da humildade é a mansidão que nos auxilia a aceitar aquilo que nós não podemos mudar nós podemos mudar a nossa condição evolutiva num átimo de segundo ou é ao longo do tempo que nós vamos mudando isso é a mansidão a virtude que vai aceitar a forma como nós estamos agora somente exercitando a
mansidão que nós reconhecemos eu tenho limitações mas eu não sou uma pessoa limitada então eu possa superar gradualmente essas limitações e não abruptamente na temeridade é como se a pessoa quisesse dar um salto como se ela não quisesse ter limitações alguma ela não tem limite nem relação à própria vida ela tem limite isso não é verdade isso é uma perversão do próprio instinto de conservação então há muita rebeldia nesse processo de temeridade de imprudência que são os dois movimentos geradores do desequilíbrio né aqui ficou faltando rebeldia é orgulho rebeldia o orgulho faz com que a
pessoa se movimente mais do que ela é e é orgulho paradoxalmente que faz com que a pessoa se movimente menos do que ela porque vamos refletir sobre isso porque que é orgulho que está por trás da insegurança da menos valia não por causa dele mesmo ou rebeldia companheira do orgulho assim como a a mansidão é companheira da humildade se achar tem a ver com essa é como a impotência mas é um processo ligado à a própria condição dela nós vimos que na insegurança pessoa se sente abandonada ela desconfia dela da vida de deus é isso
que produzem segurança existencial para pessoa te de sentir dessa desconfiança em deus e na vida qual é o sentimento que move vejamos na temeridade é a exacerbação do orgulho na insegurança é o movimento inibidor do próprio orgulho num orgulho está manifesto no outro orgulho está mascarado a pessoa diz assim quem sou eu não sou nada coitadinha de mim e deus não olha por mim olha só pelos outros é o sentimento de menos valia é o que está ligado ao sentimento de menos valia está a ser ligado o sentimento de abandono como se a pessoa fosse
um nada nós é de hoje de manhã nós acordamos uma pergunta do livro dos espíritos que os benfeitores falam que deus vela pelas mais ínfimas de suas criaturas uma formiga que está ali no jardim deus vela por essa formiga então existe alguma criatura que humana que deus não vela mas num movimento desse orgulho disfarçado a pessoa se coloca menos que uma família são vermes ou nada deus num deus se preocupa com pessoas boas eu sou muito mal eu sou muito isso eu sou uma pessoa execrável como que deus vai pensar em mim isso tudo é
orgulho dá pra entender porque o orgulho é o orgulho ferido orgulho disfarçado a pessoa está se colocando menor do que ela é acreditando que fazendo isso ela está sendo humilde mas não é esse é falsa humildade se a falsa humildade orgulho disfarçado fala adriano se no fundo é uma tentativa de ser reconhecida por deus no nível subconsciente muito profundos em não é de ser reconhecida é de ser privilegiada entre o privilégio foi colocado de se sentir de assim como seu menosprezar o máximo a mim mesmo ai deus vai olhar pra mim vai ter né cola
o vai que cola o o meu jeitinho aqui humilde descer porque vejamos parece humildade mas não é humildade para entender isso né existe muitos sentimentos e góticos que se disfarçam então a pessoa muito ia muito coitadinha muito no fundo que essa pessoa traz é um orgulho orgulho diz passado a rebeldia andar junto com orgulho porque leva a pessoa se manter nesse estado de inferioridade falsa há um sentimento de inferioridade de menos valia de em que vai combinar com o estado de insegurança é como se ela fosse criada com defeito de fabricação os outros são capazes
mas eu não sou os outros podem mas eu não posso os outros conseguem mas eu não consigo eu preciso de alguém para me dar segurança vamos refletir um pouco isso porque é uma fala muito comum fulano me dá uma segurança enorme é uma fala verdadeira como que alguém pode dar virtude pra você alguém pode chegar pra você olha você tem muitas virtudes obra dá um pouquinho pra mim ser muito seguro passa um pouco da sua segurança pra mim se nós acabamos de refletir que segurança é uma virtude fruto de um esforço do idt a vez
do espírito se conectar consigo mesmo em essência se conectar com deus e com o sentido profundo da vida é fruto de um esforço que gera uma virtude chamada segurança existencial muito profunda essa virtude pra construir uma virtude e assim é um trabalho constante conosco como que pode alguém nos oferecer uma virtude profunda nenhuma virtude superficial mas sobretudo do tipo é isso é serenidade que é uma virtude filha de outras virtudes é possível você adquire com alguém quanto mais isso então a pessoa insegura ela entra nesse movimento de rebeldia frente à vida acreditando que ela vai
conseguir segurança de fora para dentro que a segurança é algo que ela consegue com alguém que ela consegue por isso lá varia conforme cada pessoa que move a pessoa na sua insegurança por exemplo a pessoa que esbanjou muito financeiramente ela tem segurança na parte financeira o que acontece no movimento temerário acúmulo de bens de recursos pode num nível bem profundo levar a chamada usura o usurário que ele faz às vezes ele passa necessidade tem muito dinheiro e passa necessidade até de alimentos uma vez nós vemos ouvimos uma reportagem no the muitos ricos nos estados unidos
que agem de forma usurária eles saem no depois que fecha o restaurante recolhendo alimentos que são descartados porque lá é obrigada a descartar no final do dia tudo que sobra eles não dou como aqui no brasil é muito comum a doação mas como lá dá um tem uma indústria de por processos se a pessoa tiver uma diarréia com o alimento que que foi doado pela prova pode processar o restaurante restaurante quebrar então o que eles fazem tudo que sobra ele expõe em sacos plásticos e colocam em conteiners pra ser levado pelo lixo e essa é
foi um documentário acho que se não me engano do discovery channel muitos milhão milionários na região de chicago isso acontece estados unidos todos eles saem lá pelas 9 e 10 horas que o restaurante fashion desfecho muito cedo para recolher comida nesses nesses lugares não são pessoas medidas sem teto que fazem muitos deles para os carros na frente dos dois restaurantes de coleta os alimentos alimentos é perfeitamente comestíveis porque eles apenas não foram vendidos no até o final do dia mas não deixa de ser uma prática usuária de temeridade a pessoa tem tanto medo de perder
o que tem que ela segura na na questão da relação afetiva pessoa que tem uma insegurança afetiva por uma falta de exercício de auto amor e humildade mansidão autônomo o que ela faz ela pode buscar a segurança em outra pessoa e aí por produz um aquele que se chama de possibilidade ela quer reter o outro isso já o movimento é o contrário é o temeridade a insegurança é uma pessoa para outra estrela a temeridade de querer reter o outro sabe aquela pessoa pegajosa que ela não vive sem o outro o outro não pode ir ali
na esquina ela já tá ligando o celular para ver onde está onde com quem está como está porque a insegurança dela gera temeridade dia se apoderar do outro como se o outro fosse propriedade dela gera muitos conflitos de relacionamento tudo isso tudo isso significou que a ausência do exercício do senso de realidade essencial a ausência do exercício para que ela se sinta espírito imortal filha de deus aprendiz da vida quando ela não exercita essa realidade essencial ela se perde nela mesma e como eu primeiro chacra é o chakra que toda a energia circula com por
ele debaixo para cima pelos chamados na diz que são aqueles filamentos que nós falamos entre o chakra é outro o que pode acontecer com os demais chakras se esse aqui está em desequilíbrio todos os demais não se desequilibrar juntos porque todos começam e laís é pela segurança do equilíbrio de todos os demais começam pela segurança assim como desequilíbrio de todos eles começam pelas insegurança temeridade ou pelo movimento pendular que é muito comum e insegurança e temeridade alternando entre uma e outra então há um grande convite na onu equilíbrio dos chakras é quando nós percebemos que
existem algum nível em nós ou insegurança temeridade qual é o convite acolhimento de nós mesmos com muito amor e compaixão é o amor ea compaixão por nós mesmos que vai fazer com que nós reconheçamos a nossa linha das nossas limitações e reconheçamos que como espíritos imortais que somos toda limitação é possível de ser superada a compaixão é a virtude que faz com que nós não nos acomodemos com as nossas limitações mas que nós buscamos transformar as limitações trazer limitações é normal no nosso nível evolutivo não tem como não temos limitações e dificuldades de de sentimentos
problemas de insegurança de é a desconfiança da nossa capacidade a dez vezes até desconfiança em deus tudo isso faz parte do nosso processo evolutivo não há ser humano que esteja reencarnado no planeta de inspirações e provas que não traga tudo isso nós podemos de uma forma muito orgulhosa negar que temos esses problemas ou de uma forma falso humilde acreditar que nós somos a pior das pessoas por ter esses problemas os pólos opostos de segurança e temeridade ou podemos reconhecer que trazemos as limitações e que podemos gradualmente superar essas limitações às virtudes que vão nos auxiliar
nesse processo é o alto amor ea compaixão não é sentir dó desse mesmo dotes e mesmo a subserviência é a a menos-valia coitado de mim não nós não somos coitados nós somos seres responsáveis por nossa própria evolução e como seres responsáveis pela nossa própria evolução não há espaço pra coitadismo o coitadismo aquele movimento de você cultuar um sentimento de dó por você mesmo como se você fosse um ser incapaz coitado de mim eu não sou capaz e não consigo não dou conta num isso vai ser recebido e ficado pelo sentimento de compaixão do sentimento de
compaixão eu reconheço eu tenho essas limitações sim mas eu tenho todo o potencial para superar as limitações não na velocidade que eu gostaria reconheço isso ainda a mansidão junto com a humildade para nos auxiliar criando uma rede de proteção o meu desejo era acabar com isso rapidamente mas tem como tem como nós nos libertarmos de processos que às vezes nós trazemos de várias existências a insegurança existencial são pré mas muitas vezes já vêm de outras existências nós nascemos com esse desafio para ser superado muitos de nós trazemos como propósito existencial das nossas vidas desenvolver segurança
existencial exatamente porque a insegurança já vêm de várias existências então não é possível superar de uma hora pra outra faz parte do movimento compassivo você se acolher você se acolher como você está e como é você é potencialmente um ser capaz de superar mas você ainda está com todas essas limitações e essas limitações você vai superar gradualmente então isso que é colocar compaixão autoamor e compaixão tanto na insegurança quanto na temeridade e aí nós vamos fazer com aquilo que os orientais chamo de despertar da kundalini só por curiosidade quem nunca ouviu falar da kundalini é
a simbolicamente como sino chacra raiz nós tivéssemos uma serpente simbolicamente tá vamos imaginar que temos uma serpente aqui no baixo ventre simbolicamente uma serpente que é uma energia que o usual a os estudos no oriente eles descobriram que é uma energia que a partir do censo da da realidade essencial quando você se sente filho de deus aprendiz da vida quando você se sente o espírito imortal você energeticamente e desperta quando aline desperta essa energia que sobe do primeiro chacra para o sétimo nós já temos condições de entender por que que essa energia sobe do primeiro
chácara para o 7º que nós temos aqui nós falamos de manhã o chakra da transcendência que nós falamos de manhã as energias de deus penetro pelo topo da cabeça e que nós podemos nós não podemos bloquear as energias o que nós podemos bloquear as energias divina não temos como bloqueio o que nós podemos usar o que há vamos recordar nós bloqueamos a recepção das energias então veja onde que começa a captação de energia é no sétimo é no primeiro chá que começa a captação da energia só você só vai captar energia de deus ou ele
se você se sentir filha de deus é aquele exemplo que nós vemos você só vai tomar um banho de choveiro se você não entrar de guarda chuva embaixo do chuveiro porque se você entrar debaixo do guarda chuva embaixo do chuveiro água vai estar em abundância mas você vai estar impermeável tem gente que não entra só diz de guarda chuva entre de foi capa de chuva põe em galocha foi tudo e fica totalmente impermeável para tomar um banho não é que tenha que está tudo aberto veja a energia divina nós não temos como impedir de penetrar
no topo da cabeça porque essa energia que nos mantém vivos que nos preserva vidas nós estamos falando e vida não só biológica vivos enquanto espíritos imortais então não temos como impedir essa energia eu te amo temos como bloquear a energia só diferença de impedir e bloquear só poderia impedir que fosse onde potente tem alguma criatura onipotente o só deus é onipotente só deus então só deus é onipotente então não existe nenhum é nada que impeça energia de penetrar agora se eu desconfio de mim mesmo da vida de deus de tudo que eu faço crio bloqueios
energéticos então parte dessa energia não vai ser senão vai circular porque a kundalini vai permanecer fechada é dormindo nem os os orientais chamam de a quando aline fica do lindo como se essa serpente ficasse dormindo no primeiro chacra ela vai ser desperta pelo senso da realidade essencial às pessoas as pessoas materialistas vivem e ver quantos materialista estão por aí se divertindo nos bares da vida em todo lugar cultuando a matéria pura e simplesmente vivendo para o material muitas delas negando totalmente a existência de deus da vida nelas mesmas do da fato delas serem espíritos imortais
e muita gente assim significa que as ilhas energias divinas não estão é penetrando pelo topo da cabeça delas se elas pudessem impedir essas energias de entrar elas morreriam agora elas vivem com v maiúsculo como a vida plena de sentido veja o que vai gerar segurança em nós nós estamos falando de segurança no nível mais profundo é a vida com v maiúsculo não é uma vida qualquer para que a pessoa se senta se sinta segura se sentem passes em harmonia com a mesma toda uma construção é feita dentro dela porque o que acontece com as pessoas
que vivem borboletando nos prazeres da vida quando surge uma doença que acontece comumente desespero acontece todo um processo de desejo de acabar com a doença alguns sair do extremo vão pro outro sai do materialismo dos ensino vem por misticismo querem alguém para resolver o problema dela aí procura média procura tudo para resolver o problema porque porque só é é a pessoa que não está construindo o senso de realidade essencial nós somos é destacando bem isso porque a base do equilíbrio de tudo o que vem depois vejamos que o senso de realidade essencial não é simplesmente
acreditar em deus ou não acreditar que o espírito não crença vem vai o senso da realidade essencial é construída a partir do exercício para se sentir o espírito imortal sentir-se espírito imortal é fruto de virtudes várias virtudes sendo exercitadas sentimento de filiação divina sentimento de aprendiz humildade mansidão autoamor uma série de virtudes sendo exercitado por exercitadas por nós mesmos que vai nos proporcionando cada vez mais essa realidade mortal sentir essa realidade mortal nos dá uma segurança existencial muito profunda e quando nós vivemos assim surge uma doença grave na nossa vida como que as pessoas segura
existencialmente age deb com sim ela age com naturalidade ela vê a doença como um instrumento de elevação de decrescimento ela não tem espaço para desespero para achar que ela é a 1 não foi abandonada por deus né o espiritualista que não desenvolve o senso de realidade essencial quando surge uma doença deus me abandonou deus não é pai deus é padrasto porque é pura crença não é a construção do senso da realidade essencial o materialista se desespera se tem uma doença grave tipo um câncer que ele vai tem seis meses de vida por exemplo a minha
vida boa diz de prazer vai acabar tudo isso acontece fruto desse processo emocional ligado ao primeiro chacra ficou claro gente alguma pergunta é muito importante entender o funcionamento do primeiro chacra pá e e com onde entre o amor ea compaixão para nós entendermos o restante dos demais chakras o que é o senso da realidade essencial alguém tem alguma dúvida sobre se entende é a gente está recebendo sempre de deus todos nós indistintamente porém internamente interiormente eu tô eu tô com uma lacuna vamos ver se uma insatisfação 11 que essa insegurança que não me permite sentir
é integralmente isso que estou recebendo de deus é isso em outras palavras seria isso que eu estou recebendo mas a realidade é como se eu por exemplo tivesse o dom de cantar e não cantasse eu tenho de cantar no entanto num canto entendeu 011 me sinto b é pleno cantando que o mesmo certo é o que você falou efeito veja a insegurança é efeito de uma hipóstese mulação dos chakras e não causa a causa é o que a ausência do exercício da segurança ausência do exercício do senso de realidade essencial porque vejamos esse conceito é
importante nós não fomos programados para não agir nós fomos programados para agir quando nós não agimos essencialmente essa não ação essencial que produz os movimentos e goi qos e não movimenta egóica que geram a a a inação entendeu então veja o que você falou a insegurança já é feito de um processo de recusa em construir em você o senso de realidade essencial quando a pessoa culto materialismo o hedonismo que a busca do prazer pelo prazer de uma forma materialista o que ela está fazendo além de de buddh e dessa busca do prazer desenfreado de viver
a vida material que ela está fazendo com ela ela está usando tempo dela indevidamente o tempo reencarnatório é algo para se jogar fora ou é algo para nós fazermos todos os exercícios possíveis para desenvolver os valores do espírito que somos vejamos não é simplesmente o viver materialmente tá enquanto ela está ocupada com os prazeres de ordem material e do nissan e tudo ela não está fazendo exercícios para desenvolver a realidade essencial à realidade essencial não é algo que você a eu sei que sou filho de deus pronto agora eu sinto não é construído dia a
dia a partir de exercícios de reflexões de meditações de orações em que a pessoa vai construindo essa realidade essencial dentro dela e aí desenvolvendo a convicção desenvolvendo o pleno sentimento de filiação divina então é isso que gera segurança quando a pessoa usa o tempo dela pra não pára e fugir disso aí isso tudo tem um uma consequência a consequência mais em segurança e no extremo outro extremo a temeridade ficou claro volta né então há o senso da realidade essencial uma construção que você faz a partir de outras virtudes é uma virtude do repetindo mais uma
vez a virtude do sentimento de filiação divina a virtude do sentimento de aprendiz da humildade e da mansidão o automotor também está envolvido então quando a pessoa exercita isso cotidianamente conforme jesus preconiza para nós vigir hora para não cair em tentação enquanto nós estamos fazendo exercícios nesse sentido nós estamos ampliando o senso de realidade essencial desenvolvendo a virtude da segurança existencial com a virtude da segurança existencial não há espaço para dúvidas existenciais uma dúvida zinha circunstancial de uma situação que nós nunca fizemos é natural mas não tem espaço para dúvida existencial com a diferença circunstancial
quando você nunca fez algo que vai fazer pela primeira vez você tem dúvidas natural faz parte da vida a dúvida existencial e você duvidar da capacidade que você tem de superação de capacidade que você tem de crescer enquanto espírito imortal isso já existencial então quando nós desenvolvemos a segurança existencial sabemos que somos um a um aprendiz da vida que estamos aqui para evoluir e crescer gradualmente como filhos de deus que somos nós vamos ampliando a nossa segurança desenvolvendo convicção quando surge qualquer fator limitador a pessoa não se sente limitada ela se sente com uma experiência
desafio a ser trabalhada a ser superada o que nós fazemos com uma experiência desafio a pessoa que está nesse movimento da segurança do sexo da realidade transforma experiência desafio a experiência de aprendizado é assim que funciona ela está sempre cultivando as experiências estímulo que a oração é a leitura edificante é a a a meditação são experiências estímulo para se fortalecer nas experiências desafio então ela vive num ciclo de exercícios então a compaixão e amor entra exatamente aí a pessoa se acolher para que ela exercite tudo isso sabendo que para ela é possível tudo isso com
amor e compaixão se ela não acredita nessa capacidade quem é que vai fazer por ela se ela não confia nisso tudo quem é que vai fazer por ela o eso o a evolução espiritual é a sua individual e intransferível ninguém pode fazer por nós só nós mesmos ficou claro isso gente é básico para entender todos os demais chakras porque todos surgem o equilíbrio vem desse senso de realidade essencial é uma construção de uma virtude muito importante que é a segurança existencial vamos agora para o segundo shakira que é chamado de sacro é o chakra do
prazer topograficamente ficou um pouco abaixo do umbigo é na direção anatômica do osso sacro que é o final da coluna que formam uma espécie de bacia é que é dada região da bacia que está ligado às articulações do fêmur cocho femural o segundo chacra responsável pelo prazer prazer de todos os tipos ligados a um instinto de conservação ligados à realidade essencial ligados à própria vida prazer ligado ao instinto de conservação prazer sexual por exemplo prazer da alimentação prazeres ligados à realidade essencial para o prazer de você realizar algo que se que surja que que gere
uma diferença positiva na sua vida na vida da comunidade que você pertence vejamos nós só vamos sentir prazeres refinados do espírito se nós estivermos focados no senso da realidade essencial quando nós estamos no seminário como esse o seminário como este que nós estamos realizando é prazeroso estar aqui pra mim é muito prazeroso uma das coisas que mais me dá prazer acredito que pra vocês também né num sábado de boicote que tem até risco de ficar sem combustível nós falamos aqui né estamos aqui firmes e os que estão nos acompanhando alguns a milhares de quilômetros daqui
pela internet é só do canadá chapeuzinho pra vocês dos estados unidos e de outros lugares que a gente nem sabe né estão nos acompanhando pessoal da suíça sempre nos acompanha também nós estamos fazendo uma atividade muito prazerosa é um prazer ligado os cinco sentidos sensoriais não não é um prazer sensorial é um prazer de quem então se não é um prazer ligado ao corpo é prazer do que de quem do espírito agora só tem prazer desse tipo quem culto curtiu o cultivo que o senso da realidade é essencial porque as pessoas que estão no bares
da vida tem prazer de estar no seminário sábado à tarde o seminário desse nem pensar a pessoa que a distância quem está focado no prazer sensual fica até fica até ofendido que se você convidar a pessoa olha vamos no seminário assim assado no sábado o dia inteiro domingo de manhã deus miller eu não quero nem saber por que por que não cultiva o senso da realidade essencial ela não se vê como espírito imortal está vivendo para obter prazer por simplesmente prazer sensual só que esse prazer puramente sensual vai gerar o que pra ela do ponto
de vista espiritual esse prazer sensual gero sensualismo o sensualismo e libby todo um processo de ordem espiritual eliezar servo sensual o chakra ficar hiper estimulado mas ele inibe o que em nós se nós vivemos para o corpo para os prazeres do corpo puramente sensuais o que nós vamos inibir em nós mesmos a própria realidade essencial é como se nós fôssemos seres corporais e não um espírito que tem um corpo mais um corpo que está aqui para obter prazer a qualquer custo então esse é o sensualismo a negação desse prazer a todo custo é o puritanismo
e postulação que era muito comum no passado principalmente na idade média o prazer era tão abominável na idade média que as pessoas comiam papa de farinha de trigo sem sal para não sentir prazer da alimentação naquele chamados povos puritanos ainda existem alguns algumas religiões muito puritanas que tudo o que é prazer é abominável é abominado e é excluído da vida da pessoa como se o prazer em si mesmo não fosse divino quem é que projetou a nossa língua com todas as papilas gustativas que existem na língua deus então se o prazer que a alimentação gera
fosse um pecado deus faria nossa língua igual de pagar aquela língua assim seca sem nada já pelo pegou língua de pagar ele parece uma língua assim de borracha seca a nossa língua é riquíssima de papilas gustativas enquanto que o animal por exemplo um cachorro na boca comidas já engole nós não nós precisamos mastigar porque se a gente engolir do jeito que a gente sufoca aqui no 2o fifa nós precisamos mastigar muito bem e nessa mastigação todas as partes pílulas gustativas são estimuladas para que nós possamos sentir prazer na alimentação é o ser humano que desenvolveu
a culinária por exemplo fazemos ali é modificamos os alimentos para se tornar mais prazerosa possível e se é pecado e sem um erro não muito pelo contrário isso é divino esse mesmo quando nós estamos focados na realidade essencial a pessoa usa pela lei do uso usa a língua pode usar o sexo para obter prazer sem nenhum problema agora quando ela abusa no processo senso a lista que é o problema ou quando ela quer abolir o uso a todo custo no processo puritanismo que puritanismo que é um problema porque ela está no portal nismo está negando
divino dentro dela negando prazer e aí a pessoa que nega o prazer no nível sensorial que acontece no nível espiritual não vou ter prazer é espiritual será que é verdadeiro esse prazer fruto para o puritanismo a pessoa pode ficar às vezes lá uram horas a fio mas não é não é um processo prazeroso porque é um processo puritano em si mesmo é uma negação de um movimento não tem como ser pleno algo assim então o problema não está no prazer está no uso da do prazer está no abuso o censo a lista que ele faz
ele está colhendo a sua realidade essencial o ele está usando o corpo como instrumento de prazer puro e simplesmente o máximo possível e lá no fundo negando a sua realidade essencial está fazendo isso o prazer passa a ser um um processo de desvio da sua realidade essencial vai dar boa coisa isso tudo gente vai gerar muitos problemas há pessoas em sua lista ele inibe virtudes a a ausência do exercício das virtudes da sensibilidade da afetividade se tornando embrutecido por isso que há pessoas em sua lista o que ela deseja cada vez mais prazer e as
coisas que davam prazer depois de um certo tempo que acontecem possa não dá mais nós falávamos agora há pouco da roleta russa sexual porque uma pessoa chega nesse nível de fazer sexo com uma pessoa que tenha hiv positivo para obter prazer nessa roleta-russa sexual porque elas têm obter prazer naquilo sente prazer mas esse prazer pode trazer dor para elas podem trazer uma doença que é controlável mas não é curável por que que a pessoa chega nesse nível exatamente a ausência da busca da realidade essencial se manifestando aqui na distorção do prazer o prazer fica tão
distorcido que uma relação sexual comum já num mundo já era prazer pra o que vai gerar prazer uma para uma relação sexual com perigo um perigo de contrair uma doença grave aí ela tenha prazer naquele momento que ela está naquela situação de perigo estamos percebendo o a-ha tanto a o processo de desequilíbrio no segundo no primeiro chacra a pessoa coloca em risco a própria vida mas pra que para obter prazer um prazer sem sentido mas ela quer trazer ela ninguém faz isso aí eu vou eu vou ter uma relação sexual com alguém para ficar doente
ela não faz pra ficar doente ela faz para obter prazer mas um prazer cada vez mais temerário sensualismo é um prazer temerário então a temeridade lado do primeiro shakhtar se soma com o abuso do prazer do 2º chacra a pessoa vai buscar relações clandestinas para obter prazer tem gente que faz é praticar sexo em situações de público para ter aquela adrenalina do de ser pega por alguém tudo isso é o quê sensualismo ligado a temeridade a pessoa ué e adrenalina obrigado o primeiro chaque e os hormônios sexuais ligados ao segundo shaka que são exacerbadas também
o processo vai ampliando o desequilíbrio e o que vai gerar isso para o espírito imortal esse sensualismo que vocês acham que pode gerar o espírito imortal quanto mais em sua lista e quanto mais puritana é uma pessoa mais ela vai gerar isso pra ela mesma vai gerando embrutecimento a pessoa vai ficando embrutecido porque embrutecido porque para obter prazer ela precisa de estimular esse muito intensamente a si mesmo e aí não basta mais o sexo daqui a pouco que ela está buscando se já se é que já não buscou drogas por isso que o sexo é
senso a lista está intimamente ligado às drogas então para obter prazer cada vez maior a pessoa faz sexo depois de cheirar cocaína ou de usar estas e outras drogas sintéticas estão votando drogas da década de 60 com lsd e outras mais porque que as pessoas vão fazendo isso porque elas vão ficando embrutecidos com relação ao prazer quanto mais embrutecidos em relação prazer elas precisam de estímulos maiores e cada vez maiores para obter o mesmo prazer que tinha há pouco tempo atrás elas vão ficando menos sensíveis - afetuosas e mais em sua lista mas sua lista
cada vez mais em sua lista onde entra o amor e compaixão aí gente o amor ea compaixão são as duas virtudes que vão colocar luz sobre essa questão a pessoa reconhecer o que existe é dela de curitiba a nismo a eu trago isso aqui de puritanismo o que existe em minde e sensualismo a partir do reconhecimento do sensualismo do puritanismo porque muitas vezes nós trazemos as duas coisas porque o puritano de hoje é o censo a lista de ontem o puritanismo não surge do nada o puritano comumente a pessoa que sofreu muitas consequências do sensualismo
e aí ela sai de um extremo e vai pro outro sai do puritani dodô sensualismo tempo puritanismo o puritanismo o puritano ele traz muito de sensualismo reprime tu ele não transformo sensualismo eles simplesmente reprime por isso que volta e meia tem aqueles escândalos sexuais hoje está muito comuns escândalos sexuais da igreja católica com a pedofilia de padres que são pegos padres bispos e outros mais pegos em ataques sexuais com meninos nos chamados mosteiros conventos e tudo mais porque porque é uma repressão for sozinha das atividades naturais sensuais aí o puritanismo produz o sensualismo só que
escondido pastores evangélicos que são pegos com prostitutas nas igrejas eles falou roriz dado sensualismo por trás nos bastidores fazem tudo aquilo que condeno em público então como libertar se do sexo a 'lista não é pelo puritanismo é pelo desenvolvimento da pureza o amor ea compaixão vai vão entrar como um instrumento para reconhecer o quanto de sensualismo nós ainda trazemos de erotismo nós trazemos para poder fazer exercícios de alta fertilidade exercícios de sensibilidade que o automotor ea compaixão proporciona não é se ver com um coitado que está aí é execrável porque entrou pelo sensualismo não se
você já entrou por isso acolheu e acolherá se amorosamente se você tá num padrão puritano acolhia se amorosamente se tiver alternando entre um e outro acolhesse também acolher se para desenvolver a sensibilidade é a sensibilidade a virtude que vai transitar tanto puritanismo quanto sensualismo afetividade afetividade é você mesmo a foi a afetividade o seu próximo show quando a pessoa acolhe se com amor e compaixão ela vai entrar nas virtudes essenciais que gera o equilíbrio deste chacra especificamente a virtude da gratidão mas como nós estamos vendo que é uma interligação dos chakras as virtudes da humildade
da mansidão e do sentimento de aprendiz também vão se somar a gratidão porque gratidão veja deus é tão bom conosco que até a vida corporal ele colocou o prazer para nós para viver no corpo com prazer joanna de ângelis uma das suas obras não tome recordando qual ela diz que o corpo é uma prisão para o espírito ela está falando o sentido pejorativo é que ele torna o espírito mas deus colocou as possibilidades para nós de sentir prazer mesmo na vida corporal porque o que ele nos ama porque ele nos ama e quer que nós
evoluã mos gradualmente é no corpo que nós evoluímos que nós passamos pelas várias provações e expiações na vida então esse prazer no nível da realidade essencial deve nos preencher de gratidão agora quando você une alto amor compaixão e gratidão que você vai sentir aqui no peito que você vai sentir aqui no 4º chá quando você une a gratidão a deus por poder superar essas grandes limitações do ser humano que é o sensualismo puritanismo um prazer enorme mas não o prazer sexual o prazer de se sentir o espírito imortal em evolução você vai sentir o prazer
de se sentir pertencendo ao universo vejamos ter um prazer no nível muito mais profundo um prazer que nos toca lá no fundo o espírito amplia nossa realidade essencial abrir a nossa conexão profunda com deus quando você faz uma oração unindo amor compaixão e gratidão essa oração é eminentemente prazerosa você sente estimular as fibras mais íntimas do espírito que você faz sentido isso gente é de uma beleza eu fico muito sensibilizado com isso porque é uma maneira de uma beleza essa visão da psicologia tibetana sobre os chakras porque nos remete às causas das nossas limitações e
como nós vamos superar essas limitações então a energia virtude da gratidão essa virtude que nos acolhe juntamente com humildade e mansidão e o sentimento de aprendiz para que nós nos sintamos sintamos essa realidade essencial e vivamos com prazer num prazer sensual o prazer sensual faz parte nuno são os cinco sentidos sensoriais o problema não é não só as nosso paladar as nossas papilas gustativas o problema o problema é que o abuso esse é um problema então nós vamos usufruir do prazer mas não ficar nu apenas do prazer dos cinco sentidos sensoriais nós vamos por buscar
o prazer íntimo do espírito que sabe quem é sabe da sua destinação e trabalha profundamente pela sua destinação sentindo prazer de ser um espírito imortal em evolução o prazer de fazer diferença positiva na sua vida na vida da comunidade alguém que está conectado com o seu programa existencial o seu propósito existencial e vive de uma via de ouvir velodrome de forma que o egoísmo o egocentrismo seja transmutado seja transformado da sua vida então a pessoa vai exercitando isso tudo ampliando a sua capacidade de perceber se essencialmente a um sentimento de pertencimento no universo muito grande
ao contrário se nós nos recusamos a desenvolver a gratidão nós agimos com ingratidão o censo alício puritano ambos haja uma profunda ingratidão a deus você sua lista por abusar do prazer e o puritano polegar o prazer que é divina em si mesmo então ela está intimamente ligada ao orgulho ea rebeldia que vem do primeiro chacra ea ausência do sentimento exercício do sentimento de aprendiz a pessoa vai ficando cada vez mais ingrata e é claro nessa ingratidão a sua sensibilidade a sua afetividade vai reduzindo ela vai ficando embrutecido enquanto ser que o convite é exercitar a
gratidão então quando nós percebermos esses movimentos de ingratidão em nós é o momento de colocar o amor ea compaixão para nos acolher perceber que existe um movimento e trabalhar em função da superação a superação gradual da ingratidão pela gratidão do sensualismo do puritanismo pelo prazer existencial de viver uma vida plena de sentido exercitando cada vez mais isso ampliando a nossa sensibilidade ea nossa afetividade pergunta sobre o segundo o chakra favor não em regra geralmente a hiperatividade do segundo tanigawa e hiperatividade do primeiro né sim em todas as imperativas idade são enterradas ea hipoatividade também todas
mas alguém tem ali atrás de água duas perguntas primeiro à agostinho de hipona do livro das confissões diz que nós fomos feitos para sermos plenamente felizes seria uma má compreensão uma compreensão desequilibrada deste desejo de felicidade que lacan chama de seres desejantes e faltantes ou e tantos outros desse sentimento e goico do sensualismo sim é uma uma deturpação do conceito de felicidade a pessoa vai buscar a felicidade no sensualismo o no prazer sexual no prazer das drogas no brasil de todas as questões puramente sexuais o próprio agostinho de hipona na primeira fase da vida dele
ele esteve focado nesse sensualismo se você for lá no livro confissões ele fala de toda ele eram profundamente senso a lista até que ele com as orientações da sua mãe santa mônica ele caiu em si reconheceu que o cristianismo é que dava sentido à vida e aí a partir da sua conversão ao cristianismo ele fez todo um trabalho de superação do sensualismo que ele de uma forma magistral coloca na questão 919 a que o livro dos espíritos um método que ele usou para se construir enquanto espírito imortal é construir essa realidade é essencial que ele
não devia então é um exemplo muito claro muito profundo para nós de como agir como sair desse movimento de ausência de sentido para um movimento pleno de sentido pergunta 2 como eu consigo discernir no sentimento é igual à do puritanismo quando o o celibato ea castidade está em desequilíbrio levando em consideração que o cristo paulo chico xavier e até de valdo viveram esta vida casta e celibatária como discernir quando é puritanismo com um sentimento e boyko e quando não é o puritanismo e sempre resultado de uma repressão do censo a lista dos sensualismo então só
existe puritanismo quando existe um desejo senso a lista então quando a pessoa tem um desejo senso a lista e reprime porque ela disse eu não posso agir assim eu tenho que agir assado essa repressão produzo puritanismo quando a pessoa por um esforço de vontade ela por uma uma questão de programação de vida é é programa ausência da relação sexual na sua vida o que ela vai fazer ela não vai fazer porque é proibido ela não vai fazer porque ela sabe que a sua vida vai ser melhor daquela maneira que ela vai se conduzir daquela maneira
como exemplo que foi colocado paulo de tarso em outros que escolheram viver assim não foram obrigados a viver assim é porque como existem no fato da pessoa não ser casada não significa que ela não faça sexo tem muita gente solteira promíscua por aí fazendo sexo com todos com todas e então não é o um casamento que gera a o ato sexual ou vice versa é o esforço da pessoa em sublimar a sexualidade para se conduzir para a coletividade para se doar para a coletividade não tem nada a ver com o puritanismo tem a ver com
o esforço para desenvolver o espírito que ela é dentro da programação de vida daquela existência há como que é sim aí mesmo é exatamente na lua no exercício do prazer de ser útil à coletividade o sentimento da pessoa de leveza o a ausência do ato sexual não pesa na vida da pessoa ela não vai ficar num processo de desespero por não ter o ato sexual muito pelo contrário ela convive ela tem os aos impulsos da libido e tudo mas ela canaliza adequadamente esses impulsos e vive com leveza dentro dessa dessa escolha que ela faz né
e nunca um povo nunca vai ser um processo de obrigação que ela tem que fazer mas que ela é convidada pela vida fazer só para complementar alguns autores à lusa fernando pessoa por exemplo ele era escolheu a castidade para sublimar essa energia é sexual a arte né é muito comum a pessoa sublimar parar de sublimar pela doação coletiva como foi o caso de paulo de tarso sobre é o importante é a pessoa canalizar adequadamente energia para o prazer de ser útil o prazer de viver em prol de um de algo maior do que é aí
o processo de exercício de pureza acontece de verdade não de puritanismo [Música] [Música]