[Música] [Aplausos] [Música] diz assim a palavra de Deus a partir do versículo 1 ao Versículo 6 do capítulo 3 no 15º ano do Reinado de Tibério César sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia Herodes tetrarca da Galileia seu irmão Filipe tetrarca da região da ureia econit e lisanias traca de abilene sendo sumo sacerdotes anás e caifás a palavra de Deus veio a João filho de Zacarias no deserto ele percorreu toda a região nas imediações do Rio Jordão pregando batismo de arrependimento para remissão de Pecados conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías vóz Do
Que Clama No Deserto preparem o caminho do Senhor direit as suas Veredas todos os vales serão aterrados e todos os montes e Colinas serão nivelados os caminhos tortuosos serão retificados e as estradas irregulares serão aplanadas e toda a humanidade verá a salvação que vem de Deus Oremos pai querido Fale a nosso coração através da tua palavra ilumina a nossa mente para que a gente entenda o que o senhor quer nos ensinar nesta manhã assim Oramos no nome de Jesus amém nosso último domingo de advento nós refletimos nas escrituras buscando nelas uma resposta para a experiência
humana daquilo que os chamam deis essa mudança de cenário cenário estranho que de uma hora para outra muda e mudando o cenário muda quem nós somos No primeiro domingo de advento meditamos sobre esta passagem mostrando os desafios de perceber Deus mudando quem nós somos mudando Também o lugar onde estamos nós vamos de certa forma continuar a mesma reflexão Lembrando que o Evangelho de Lucas é um dos Evangelhos mais densos do ponto de vista teológico a riqueza teológica de todos os Evangelhos em Lucas é uma coisa extraordinária de todos os Evangelistas ele é quem anda com
Paulo Não é para menos e reverbera a teologia Paulina também em sua maneira de contar história não só porque ele é detalhista enquanto um Historiador que às vezes do jeito que a gente vê como a gente leu a passagem de hoje facilmente a gente poderia encontrar recursos típicos de um tdes por exemplo um Historiador importantíssimo da Grécia Antiga alguém que está fazendo um trabalho investigativo importantíssimo mas ao mesmo tempo está comunicando uma mensagem teológica para a igreja não dá para ler Lucas sem pensar Lucas como o gênesis da igreja neotestamentária se o povo de Deus
no deserto tinha Gênesis o povo de Deus que a igreja em Cristo Jesus tem Lucas seu Gênesis por exemplo o texto que nós acabamos de ler nos prepara pra Gênesis do Povo de Deus pra Gênesis da mudança cósmica que Deus vai estabelecer no mundo a partir do início do ministério de Jesus encada da Galileia em outras palavras é como se nós estivéssemos no texto que antecede Gênesis 1 2 e 3 o Gênesis 1 que é a criação do Cosmo a criação do mundo está dada no momento em que vemos a voz Divina dizendo no texto
façamos o homem a nossa imagem e semelhança depois de ter criado o mundo depois de ter ordenado as coisas de ter organizado o mundo e ter enchido o mundo de estrelas peixes agora também organiza um jardim e enche esse jardim com o homem e a mulher é a cena da criação sendo repetida no capítulo 3 de Lucas no batismo de Jesus o batismo de Jesus não é como o batismo dos nossos irmãos que hoje vão descer a as águas nenhum batismo pode ser comparado ao batismo de Jesus Jesus não foi batizado para remissão de Pecados
Jesus não foi batizado porque ele precisava se arrepender dos pecados e Crer o batismo de Jesus é o Gênesis 1 é a criação de Deus é a presença do pai do do filho do Espírito diante do último Adão daquele Adão que vai obedecer daquele Adão que vai ser contrastado com o verdadeiro e último Adão que no Capítulo 4 de Lucas vai passar pelo Estado probatório como nosso pai passou num jardim de delícias mas ele num deserto como está no Capítulo 4 e depois do Capítulo 4 a partir do Versículo 14 inicia-se o ministério de Jesus
inicia-se portanto a missão de Jesus com Ministro de Deus da salvação do seu povo e do Versículo 14 do Capítulo 4 em diante vemos Jesus em oração em luta contra Satanás e ao mesmo tempo pregando fazendo Milagres e mostrando sinais de que ele é aquele que veio enviado do pai para salvar o perdido o texto que nós lemos Hoje ele antecede esse momento de virada esse momento que prepara o cenário pra vinda de Jesus mas não somente a vinda de Jesus Como já se viu como aquele que nasceu mas a vinda de Jesus como aquele
que há de vir para salvar o povo do seu pecado do seu opróbrio eu havia dito que Lucas é o nosso Gênese nosso livro de Gênesis por uma razão muito bonita Especialmente porque este capítulo que nós acabamos de ler ele nos oferece uma reflexão muito semelhante à reflexão que o povo de Deus se fez quando se perguntou quando estava no Egito Por que viemos parar aqui porque o nosso cenário mudou porque estamos agora neste lugar e porque de Livres nos tornamos agora escravos muito tempo se passa e o texto que nós vamos ler mostra exatamente
a mesma condição de alguém que quando lê essa passagem se pergunta como viemos para aqui Você já viu isso em algum lugar nãoé e você percebeu que isso a gente só descobre na última temporada das nossas exposições em Gênesis que revela o grande propósito autoral do livro de Gênesis em responder essa pergunta ao povo que agora está no Egito como viemos parar aqui como nós tínhamos uma terra prometida e agora estamos aqui no Egito nas circunstâncias em que estamos e o que Deus vai fazer com esse povo vai tirar do Egito e vai colocar no
deserto e o que ele vai fazer no deserto tem um livro do Mood muito famoso ele dizia o seguinte sobre os 40 anos de Moisés Moisés passou 40 anos no Egito pensando que ele era alguém ia ser o futuro Faraó um futuro governante para depois descobrir nos próximos 40 anos da sua vida no deserto do Midian que ele era um ninguém que ele já não era mais não ia ser mais Faraó não ia ser mais ninguém que ele achava que seria tão importante agora ele é apenas um pastor e e e vive na dependência do
seu sogro 40 anos assim pensando ser um ninguém para depois de passados esses 80 anos passar mais 40 anos Os últimos 40 anos da sua vida para descobrir o que Deus faz com ninguém nesses 40 anos em que Moisés está descobrindo o que ele era e não foi o que agora ele é e não tem de ser mas o Deus que revela agora o que ele precisa ser e não consegue porque tem medo porque acha que não vai conseguir porque não tem consciência de si o suficiente para dizer sim éo Chamado de Deus sim a
vontade de Deus Deus trabalha com Moisés com os mesmos critérios com os quais ele vai trabalhar também com o povo este povo não está preparado para entrar na Terra Prometida do jeito que esse povo está eles não vão desfrutar da terra prometida eles precisam de um preparo sem preparo a terra prometida não é vislumbrada não é reconhecida eu tenho para mim meus irmãos que a gente precisa ser preparado para enxergar a flor na semente ser preparado para ver a riqueza do Senhor em vasos de barro sermos preparados para enxergar o céu nas trevas ser preparados
para enxergar a mão gloriosa de Deus nos salvando na em que estamos passando por humilhação provações e tentações enquanto não somos preparados vemos apenas trevas tentações humilhação destruição não conseguimos ver nada a não ser vasos de barro e apenas sementes Precisamos ser preparados para enxergar além das provações além dos Sofrimentos e além do trabalho necessário de Deus nesse material tão Rude que é o nosso coração é sobre isso que nós vamos falar nesta manhã do quanto nós precisamos ser preparados do quanto nós precisamos de ordem como a gente precisa ser aplanado como a precisa ser
retificado no sentido da retidão mesmo no sentido de ser colocado numa reta de ser desgastado o suficiente nas nas nos momentos em que a gente parece transparecer grosserias e a gente precisa ser de certa forma talhado a gente precisa ser de certa forma cultivado a gente precisa ser de certa forma podado a gente precisa ser de certa forma plainado a gente precisa ser [Música] preparado o sermão do Advento é um sermão sempre de preparo um sermão que nos chama nos convida a prepararnos já parou para imaginar como a gente se prepara para um monte de
coisas nessa vida e tem gente que gosta só de se preparar pro caos né Eu nunca me esqueço meus irmãos o que eu comprei de papel higiênico antes do covid não foi foi brincadeira um amigo meu lá do da da da da da da editora disse assim Jonas vai acabar papel higiênico já não tem papel higiênico na Venezuela não vai ter papel higiênico aqui no Brasil também eu falei vou comprar também tá em promoção ai a Ju me vê chegando com um monte de papel higênico filha vai acabar eu tô brincando tá gente mas teve
papel higiênico em casa bastante só para dizer que às vezes a gente quando vê catástrofes o que a gente faz se prepara você tá vendo que vai chegar um bandido na sua casa o que que você vai fazer Nossa vou dar boas-vindas para ele que que vai fazer a cerimônia de abertura para ele poder entrar na minha casa com boas vindas não você vai se preparar se alguém chega dizendo que vai entrar na sua casa e vai fazer mal para seus filhos que que você vai fazer pai vai ficar quietinho não senhor você fori chamado
para defender sua família vai proteger vai botar trincheira Ali vai guardar sua casa vai se preparar pior para ele se entrar na minha casa não entra aqui dentro porque você vai se preparar Tá certo você se prepara ninguém pensa duas vezes em se preparar pro dia mal mas ninguém pensa em se preparar pra vinda do Senhor para um dia bom a nossa dificuldade não está em se preparar para o mal a nossa dificuldade está em preparar o nosso coração praa festa você já viu como isso é gostoso também em coisas pequenas por exemplo lá em
casa a mania em tempos de natal é árvore de natal e árvore de natal em casa é gigante a casa é desse tamanho Mas árvore de natal é gigante não tem jeito e tem e é uma tradição tem de colocar e as crianças ficam Reunidas e faz aquilo tá todo mundo se preparando não é gostoso isso daqui a pouco a gente está se PR ceia não é isso E aí todo mundo começa a preparar não é gostoso preparar para receber as pessoas veja como a gente a gente até fala uau gosto do final do ano
por causa do Espírito Natalino ó O Pagão falando o espírito Natalino porque as pessoas ficam mais litúrgicas não elas ficam mais não é preocupadas com o preparo das coisas aí vem aquela coisa mais bem preparado e etc a gente sabe pra felicidade a gente sabe também se preparar para Dias bons alegres e felizes Mas será que a gente sabe se preparar pra vinda do Senhor como a gente se prepara pra noite de natal seu irmão de hoje é para responder essa pergunta e para responder essa pergunta a passagem que nós acabamos de ler que é
muito significativa porque prepara a gente para o grande Gênesis de Lucas nos oferece três movimentos primeiro movimento versículo 1 a 2 o contexto da pregação de João Batista Versículos 1 e 2 versículo 3 é o segundo movimento que é o conteúdo da pregação de João Batista o terceiro e Último Movimento Versículos 4 a 6 é a base Bíblica da pregação de João Batista então nosso sermão está dividido em três movimentos primeiro movimento o contexto da pregação de João Batista Versículos 1 e do segundo movento movimento do nosso sermão é o conteúdo do sermão do da
pregação de João Batista Versículo 3 e por fim a base Bíblica da pregação de João Batista Versículos 4 a 6 comecemos com a primeira parte o contexto da pregação de João Batista quase o primeiro Versículo inteiro né Aliás o versículo inteiro o versículo inteiro ele é um versículo historiográfico geográfico teológico e político tudo isso ao mesmo tempo ele fez exatamente como historiadores fazem naquela época quando querem determinar um ponto histórico que deve ser considerado que parte do geral para o particular Tá certo parte do geral para o particular o geral é o império romano Roma
e todas as terras que Roma possui e o nome a autoridade o governante mais importante é justamente aquele que abre a série no 15º ano do Reinado de Tibério César então nós temos o império romano so o governo de Tibério César na sequência el sai do império romano e vai para Pôncio Pilatos Pôncio Pilatos é um representante de Tibério César que governa a Judeia a região da Judeia da região da Judeia passa-se a uma região menor que é a região da Galileia de um lado a região da e tracon do outro e do outro abilene
três regiões muito parecidas e que estão distribuí entre três irmãos não os chamados herodianos veja agora vou pedir para você prestar atenção aqui para você usar sua imaginação ag que você Use sua imaginação imagine um monte gigante sabe faz muito parecido com Everest a ponta dele você vê Neve ali em cima sabe lá de cima de lá de cima corre um rio esse monte fica no Líbano E esse rio se chama Rio Jordão é um filetinho que vai correndo de lá de cima vai correndo correndo correndo e ele vai parar no mar da Galileia exatamente
no mar da Galileia entre o mar da Galileia E esse monte tá de um lado Galileia não só o mar da Galileia mas Galileia que você já sabe é governada por quem Herodes desse lado aqui Galileia aqui em cima dois territórios dois territórios antes de chegar no mar da Galileia mais em cima mais acima governados pelo irmão dele chamado Filipe que é ureia e trites e mais abaixo desse lado de cá a bilene que é governada por lisanias tudo aqui a gente vê um movimento de tomada de espaço de tomada de lugar Judeia todo o
ministério de Jesus está se dando aqui e ele está mapeando no lugar por onde Jesus vai passar todos esses governantes estão todos eles ali dados O Curioso é que não termina com os governantes termina com uma geração de sacerdotes é um período não significa que tem dois sacerdotes Sum sacerdotes ao mesmo tempo mas um período em que estes dois sumos sacerdotes que são conhecidos pela maneira corrupta com a qual eles conduziram a religiosidade chamados de Anas e caifas eles também dirigiam todos os movimentos religiosos dos judeus que viviam so o governo romano então onde nós
estamos que lugar é esse esse lugar se você não sabe mais para cá para pontinha aqui da Galileia mais assim por baixo assim tem amargedon os irmãos ficam até mais eu gostei Jonas amargedon vai ter guerra aquela coisa toda já fica mais animado Isso é só quando esver estudando Apocalipse aí a gente fala um pouquinho disso mas é aqui que fica essa região mas é ali onde fica um tal de Monte Carmelo já ou viu falar desse Monte Carmelo Monte Carmelo foi o monte em que um profeta chamado Elias ele fez um monte de coisas
extraordinárias não é fogo caiu do céu não é os profetas de Baal foram consumidos mas ele recebe a notícia de uma mulher chamada Jezabel que disse para ele olha vou matar você ele fica morrendo de medo sabe o que ele faz ele pega o caminho do Rio Jordão que passa pela sai do mar da Galileia e vai descendo ele pega um deserto enorme ali que é o mesmo deserto por onde João Batista passa é o deserto por onde ele vai caminhar ele vai passar por kram vai chegar no Mar Morto que tá aqui o Mar
Morto recebe as águas do rio Jordão mas o Mar Morto não devolve para nada aquele mar fica ali como retendo as coisas todas tá tudo retido ali e ele vai mais abaixo por quê lá embaixo se ele for descendo descendo depois do marm ele vai dar lá no mar vermelho perto de um outro Monte chamado Monte oreb que é o monte do Senhor ele vai passar 40 dias para atravessar de um monte a outro para quando chegar no monte no fundo da caverna depois que Deus no meio do caminho viu que ele tava cansado tava
fugindo não ia aguentar di assim meu filho você tá fugindo de mim vou vou te dar uma bênção aqui vou te dar uma comidinha para você reforçar seus músculos aí reforçar sua energia para você conseguir fugir de mim até o final a aí ele vai come o alimento do Senhor porque até para fugir a gente precisa da Graça de Deus né para fugir de Deus você não consegue nem fugir sozinho você é tão estúpido que até de Deus você precisa para fugir dele e ele te ajuda te ajuda a fugir só que às vezes ele
alimenta às vezes ele manda um grande peixe os métodos de Deus são bem variados a depender do profeta ele engole a depender do profeta ele alimenta isso depende da maneira como você vai conduzindo o seu caminho mas ele vai se preparando nesse deserto para chegar no monte oreb quando ele chega no monte oreb e ele para no meio de uma caverna e é o último fim da linha não tem mais para onde ele ir Deus aparece e diz para ele volta meu 40 dias eu fico pensando meu deus era só chegar para Elias lá no
início da jornada e dizer Elias fica porque tem um monte de gente que não se dobrou a Baal mas Deus permite o sujeito mudar de geografia e não tinha jeg não era no Pezão ele foi no Pezão certo foi uma caminhada pesada deserto árido calor enorme denso até chegar no monte oreb para ouvir Deus dizer volta porque você não está sozinho você acha que você está sozinho mas tem um monte que não se curvou deante de ma volta e ele tem que voltar todo o caminho de volta eu fico sempre me perguntando mas por Deus
põe a gente em situações desérticas assim por que que ele já não nos ensina antes por que que ele precisa botar o povo no deserto para preparar o povo para entrar na Terra Prometida porque para dizer para Elias que ele precisa permanecer firme ele tem de fazer uma jornada tão longa mudar o território mudar todo a toda a topografia ele vai ver um outro monte um outro universo é um mundo completamente diferente para ele ouvir a voz de Deus ter uma experiência diferente com Deus e e voltar um outro homem porque Deus coloca em nossa
vida desertos e os desertos eles são complicados da gente explicar porque eles não são apenas geográficos eles envolvem também uma política João Batista por exemplo ele sabe de toda essa Trama do Império Romano sabe que os herodianos são corruptores da cultura Judaica e sabe que a religião Judaica naquele contexto está suscetível a essas corruptelas ele está vivendo num ambiente complexo Se você correr rapidamente os seus olhos para o capítulo final do capítulo 3 quando você vê ali o versículo 19 em diante depois dele dizer que anunciava o evangelho ao povo Lucas diz mas Herodes o
tetrarca sendo repreendido por João por causa de herodias mulher de seu irmão e por todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito acrescentou a todas as outras ainda esta mandou prender João então João ele estava inserido num contexto de tensão política tensão Religiosa e numa geografia que não era favor não era favorável tanto é que João ele está neste momento mais no deserto muito mais nessa parte que vai você viu né Você lembra né desce lá do Monte você chega no mar da Galileia aí tá aqui O Reinado desses caras todos todos os herodianos
aqui depois do mar da Galileia vem o Rio Jordão que é onde Jesus foi batizado onde João batiza que é no deserto A Caminho do Mar Morto é ali que ele vai fazer toda a sua obra de Proclamação minha pergunta é o que que as pessoas estavam fazendo ali Por que que elas não estão na Galileia Por que que o povo todo não está nesses ambientes Por que que o povo está perambulando pelo Deserto o texto que nós acabamos de ler sobretudo nessa primeira parte nos revela que neste cenário improvável é o é o cenário
do Versículo do em que a palavra de Deus veio a João filho de Zacarias e você já sabe a história de Zacarias Zacarias é um sumo sacerdote que faltou a confiança que sobrava não é em outras pessoas que creram na vinda do Messias ele que é filho vai agora ser pela palavra de Deus que vem até ele um pregador no deserto essa pô mas o que que ele vai fazer no deserto como que ele vai a palavra do senhor no deserto porque as pessoas estavam lá a pergunta o que que elas estavam fazendo no deserto
a gente sabe porque muitos dos textos que a gente estuda hoje do novo testamento a gente sabe por causa da comunidade com uma comunidade ficava ali no pezinho do Mar Morto justamente naquele ambiente havia uma habitando o deserto havia uma população que estava de certa forma fugindo daquelas opressões que Todas aquelas regiões estavam representando tanto do ponto de vista político como do ponto de vista religioso mas foi nesse contexto que a palavra de Deus veio a João Batista talvez você olhe pro seu contexto Agora diga assim Jonas eu t um deserto a minha pergunta para
você nessa manhã não é se é deserto mesmo que você está passando a minha pergunta é o que você está fazendo no deserto porque as pessoas simplesmente podem ir pro deserto para fugir Elias fugiu Elias simplesmente tá indo embora ele não está fazendo do deserto um modo de se preparar pelo contrário ele ele está passando pelo Deserto porque está fugindo de Deus e fugindo ao mesmo tempo do pavor que ele tinha dos homens quantos e quantos de nós não tomamos decisões precipitadas em nossas vidas porque tememos homens tememos o poder dos Homens tememos o que
Herodes pode fazer tememos o que FIPE pode tememos o que Pilatos pode fazer tememos o que tibé pode fazer então tememos as notícias tememos as notícias que chegam até nós e que são alarmantes mostram que as coisas vão piorar que as coisas não vão melhorar que isso vai de mal a pior a maior parte das nossas reflexões e momentos assim sempre são movimentos de fuga vou embora vou sair daqui não vou ficar nesse movimento não vou ficar nessa situação O Curioso é que a palavra de Deus ela surge no momento da tensão então o contexto
da pregação de João Batista Não era um contexto de um auditório super ávido num domingo às 10:3 da manhã para ouvir um sermão de João Batista o contexto de jo Batista era um contexto de tensão em que o próprio João Batista estava correndo risco ao pregar ao ensinar então o contexto não era um contexto agradável não era um contexto confortável nem para João Batista nem paraas pessoas que estavam ali querendo ouvir a pregação de João Batista Portanto o contexto da pregação não pode ser confortável eu fico preocupado com as pessoas que hoje buscam pregações confortáveis
pessoas que não se sentem de alguma forma incomodadas com a pregação pessoas que parece que querem entrar na igreja houve uma pregação ali né três pontinhos mas sem muita né faz uma gracinha ali nada muito assim só para para e que eu possa entender meu filho você lê a Bíblia e não entende porque senão eu vou achar que você não lê a Bíblia quem aqui não lê a Bíblia e diz assim Senhor eu não tô entendendo isso quem aqui lê a Bíblia e diz assim entende tudo tá claro para mim não você vai lendo a
bíblia e você vai lutando com ela tem coisas que você não entende tem coisas que você não aceita Tem coisa que você engole seco né hum Tá difícil engolir isso aqui engole E aí você tá certo tá na palavra vou vou em frente não entendi um dia vou entender Espero que um dia eu possa entender a gente fica naquele embate do tipo Jó tentando entender tentando compreender faz parte aí o sujeito quer ouvir Um pregação quer ouvir uma pregação livre leve e solta não a pregação contexto da pregação tem de ser um contexto que vai
se importunar se vai deixar a gente preocupado o que vai deixar os presbíteros dessa igreja preocupada são pregações que não nos tiram daquela zona em que a gente quer encontrar aquela possibilidade de não ter de fazer nada de não ter de me preparar de não ter de lidar com situações que eu sou responsável eu tenho que fazer ainda mais num igreja reformada graça parece que faz tudo o sujeito não eu sou de uma igreja reformada Deus fez tudo então sej nem se prepara para ir pro culto não tem mais preparo nenhum porque ele já coloca
a graça de um jeito tão barato de um jeito tão gratuito que ele não percebe a necessidade da responsabilidade com a Soberania Divina ele não consegue perceber a necessidade da preparação com a providência divina que essas duas coisas não estão em uma situação de contradição mas de tensão eu me preparo mas a providência também está agindo a pessoa não consegue pensar as coisas dessa forma então ela vai entreg tudo não se prepara deixa tudo nas mãos de Deus porque afinal de contas é a providência divina Meu filho se você deixar isso falando pro jovem se
você confiar na providência divina você vai morrer solteiro essa iniciativa é sua garotão não é da Mocinha da igreja é sua é você você faz suas escolhas são escolhas responsáveis com critérios bíblicos que Deus te deu mas essas decisões essas escolhas são responsáveis são tuas por isso que a gente vive dizendo não é tudo que a gente faz e dá certo foi obra de Deus Providência Divina tudo que a gente faz e dá errado foi escolha Nossa ótimo é assim que tem que ser responsabilidade Nossa por é responsabilidade Nossa sim Adão não foi uma marionete
nas de você não é uma marionete nas mãos de Deus então a graça de Deus nos alcançou sim fomos salvos pela graça sim isso não é de obras isso vem de Deus e é pra Glória de Deus mas isso não significa que estamos livres de Nos preparar para ver a salvação do Senhor eu vou parar por aqui senão eu vou adiantar a conclusão do sermão segundo tópico sabemos que esse é o contexto Então qual é o conteúdo da pregação de João Batista para um contexto desconfortável de peon qual é o conteúdo da pregação quando estamos
em um cenário contrário não esperado estranho diferente as coisas estão diferentes as coisas não estão no mesmo lugar as xícaras não são mais as mesmas tá entendendo o que tô dizendo Qual é o conteúdo Versículo 3 ele percorreu toda a região nas imediações do Rio Jordão Então se é na imediação do Rio Jordão você pensa lá o Rio Jordão tá cortando tudo aqui até o Mar Morto a Galileia tá para cá a região da Judeia tá para cá Jerusalém tá para cá aqui você vai ver todas aquelas regiões dos outros herodianos ele não está indo
nesses mor ritórios ele está indo nessa linha reta do Rio Jordão depois abre o mapa da sua Bíblia e veja ele está nas imediações do Rio Jordão e o que ele vai fazer vai pregar batismo de arrependimento para remissão de Pecados meus irmãos ele não está indo até pecadores nas grandes cidades ele está chamando pecadores para o deserto para se prepararem pra vinda do Senhor o batismo de João é um batismo diferente do batismo que nós vamos ver hoje o batismo de hoje é um batismo pós Cristo o batismo de João Batista é um batismo
pré-cristão Batista ele está olhando paraa frente ele está olhando o perdão que vai receber está olhando a salvação que há de vir está vendo a obra maravilhosa que Deus vai fazer mas não consegue enxergar E por que não consegue enxergar quando você desce o Jordão você desce A 500 m abaixo do da do do do do nível do mar e o que você vê ao lado do rio Jordão montanhas do lado de cá e montanhas do lado de cá e montanhas à sua frente só deserto é isso você só vê montanhas e montanhas áridas com
cavernas e só pedra pedra pedra pedra e pedra e aquele filete de rio que vai cortando tudo aquilo ali que que eles estão vendo nada só Montes pedregulhos você não entendeu ainda se Deus te colocou no deserto é justamente para você não ver agora aquilo que você um dia há de ver o deserto te joga para trás e não paraa frente o deserto não é para você olhar para trás o deserto é o meio que Deus usa para você olhar para frente João Batista está pregando no deserto para que no Deserto o povo possa ter
um futuro para que o deserto seja o ponto ideal para você ver o que Deus vai fazer se você não estiver no deserto você não vai ver você não vai poder apreciar o que vem de lá você não vai conseguir perceber o que Deus vai fazer o deserto é o meio pelo qual Deus nos chama em primeiro lugar para ver para ver veja a pregação de João Batista em que consistia o conteúdo é um só batismo de arrependimento para a remissão de Pecados ele não está dizendo que as pessoas eram batizadas e eram perdoadas os
seus pecados momento que eram batizadas esse para a remissão de Pecado é o Telos é o do fim ele está batizando agora para aquele fim aquele alvo que vocês vão chegar o perdão virá e vocês pris se preparar para isso e qual é o primeiro passo para se preparar pra vinda do Senhor o batismo essa era a pregação de João Batista o povo de Deus não pode ver a salvação sem preparo e a gente vai pro terceiro e último ponto para responder essa pergunta porque o deserto não te salva o deserto não é o meio
de Deus te salvar Deus não te salva para o deserto Deus não está te preparando para o deserto o deserto não é a linha de chegada o deserto não é o lugar onde Deus quer te colocar o deserto não é o lugar onde você vai viver e morar e fazer sua vida no futuro o deserto não é o fim não é o escaton da igreja o deserto não é o meio pelo qual Deus salva o povo mas o deserto é o meio pelo qual Deus dá à igreja a possibilidade de ela Verê a salvação do
Senhor desertos não nos salvam desertos apenas modelam os desertos apenas abrem nossos olhos pra gente ver a salvação do Senhor o deserto não é para você ver a obra de Deus realizada na sua vida o deserto é o lugar que Deus quer te mostrar o que ele é capaz de fazer com ninguém que um dia achava que era alguém e que agora acha que é um z ninguém e ali ele vai trabalhar para mostrar para este que um dia achava que era alguém e agora é um Zé ninguém o que ele faz Observe o terceiro
e último ponto a base Bíblica da pregação é as escrituras ele não vai pregar uma mensagem que ele inventou ele não vai anunciar uma palavra que ele criou ele não vai recorrer à sua própria criatividade mas ele vai recorrer as escrituras e ao recorrer as escrituras no livro de Isaías João Batista vai se identificar não pelo seu nome mas vai se identificar como uma voz Que Clama No Deserto E qual é o clamor de João Batista no deserto que deve ecoar em nossos corações hoje nesta manhã primeiro ensino e que ensina este preparem o caminho
do Senhor e o que é preparar o caminho do senhor é a mesma coisa que endireitar as suas Veredas é um paralelismo sinonímico ele está dizendo as mesmas coisas assim como resistir ao diabo é obedecer a Deus preparar o caminho do Senhor é endireitar as nossas Veredas João Batista não está dizendo que você tem de endireitar as suas Veredas porque senão você não vai ser salvo desertos não salvam ele não está dizendo para Nenhum de Nós aqui como para o seu público do deserto que endireitar as Veredas é um meio de salvação não mas por
que precisamos preparar o do Senhor por precisamos endireitar nossa vida porque senão não enxergaremos a salvação de Deus em nossa vida não veremos a salvação do senhor não contemplaremos a obra da salvação da salvação do senhor não estamos falando de salvação estamos falando de contemplar a salvação de apreciar a salvação de Deus nas nossas vidas Quando foi a última vez que você contemplou a obra salvífica de Jesus eu não estou falando da salvação ele já te salvou eu estou te perguntando qual foi a última vez que você se encantou com a salvação que veio de
Deus preparem o caminho do Senhor endit as suas Veredas é o ensino e como todo profeta não existe ensino sem imagem e aí vem a imagem todos os vales serão aterrados como é que eu vou ver o que está para além do Líbano como eu vou ver o que está além das montanhas precisa aterrar eu só consigo ver pedra Eu só consigo ver terra é preciso aterrar todas as coisas todos os os montes e Colinas serão nivelados os caminhos tortuosos e são tortuosos meus irmãos acreditem os caminhos tortuosos serão retificados para não ter que andar
tanto como Elias andou do Carmelo até o horeb Caminhos retos retificados estradas irregulares Elas serão aplanadas tudo isso é uma obra que nos traz a imaginação do que Deus está fazendo no meio do deserto para que toda a humanidade possa ver a salvação que vem de Deus eu quero orar a Deus nesta manhã para que ele aplane nossos cenários aterra e nossas montanhas para que ele retifique as estradas tortuosas para que ele aplane essa nossa estrada pedregosa e tão desnivelada que as montanhas todas elas sejam niveladas e não nos ocultem mais a salvação que vem
do senhor quero orar a Deus com você nessa manhã você que está no deserto não se apaixonar por ele para você que está no deserto não se alimentar do deserto não se acostumar com deserto mas observar que o deserto é o meio em que Deus está preparando a salvação que vem dele Jonas como eu posso preparar o caminho do Senhor e endireitar as minhas Veredas você pode fazer isso você sabe como endireitar suas Veredas você sabe o que não é compatível com a salvação de Deus você sabe quais são os sentimentos que você nutre e
que sentimentos condizentes para alguém que foi salvo pela graça e pelo sangue precioso de Jesus você sabe as dúvidas que não poderiam atravessar você nessa hora do campeonato no meio do deserto uma vez que você foi salvo pela graça e pela fé em Cristo Jesus você que está no deserto minha oração por um lado é para que você não se acostume com o deserto mas que por outro lado você rejeite qualquer possibilidade de uma salvação que não venha a partir do Deserto o deserto não vai te salvar Mas sem passar pelo Deserto você não vê
a salvação que vem do Senhor por isso a nossa relação com deserto é de Amor e Ódio a gente odeia o deserto assim não eu eu não queria falar com esse irmão Deus põe você para trabalhar com ele ó Que benção é o seu deserto ele tem nome endereço número de celular e até a igreja não queria dear pronto você vai conviver vai tratar você tá tratando você no momento você só vê inferno mas o deserto é o meio pelo qual Deus trabalha os nossos olhares pra gente enxergar além do deserto pra gente enxergar a
salvação do senhor pra gente enxergar o que Deus está fazendo e se eu te perguntasse agora o que Deus está fazendo em sua casa ih Jonas não fala disso não fala do meu trabalho meu trabalho tá mais organizado não quero falar da sua casa tá um deserto lá né irmão tá tá um deserto né irmã e o que que faz agora Separa ou surra em você nada de separar deserto é outra coisa deserto é o lugar onde você vai mostrar caráter caráter princípios de salvação princípio de gente salva caráter de gente salva caráter de pessoa
que foi alcançada pela graça que vai lutar contra o pecado sim que vai resistir as tentações sim que vai lutar sim vai gritar vai vai pedir Senhor tira o deserto e você vai lutar com o deserto vai dizer Senhor obrigado por esse deserto porque sem ele eu continuaria arrogante como eu era mentiroso como eu era uma Faça como eu sempre fui obrigado pelo Deserto que me faz descobrir quem eu realmente sou que mostra que o senhor não vai permitir que eu permaneça sendo como eu quero ser o senhor vai mudar inclusive lugares os para que
eu não permaneça o mesmo para que eu seja transformado e essa é a minha oração nessa manhã para que o deserto seja ao mesmo tempo uma bênção em sua vida e seja também um espinho na sua carne ao mesmo tempo que o deserto seja o lugar que você queira abandonar o mais rápido possível mas ao mesmo tempo você diga senhor sem ele não sem ele eu não posso eu preciso dele porque eu quero ver o céu antes eu quero enxergar o céu antes eu quero enxergar a obra de Deus antes eu quero ver a salvação
de Deus antes eu quero ver a restauração da minha família antes eu quero ver a restauração dos meus filhos antes eu quero ver a restauração das Finanças da minha casa antes mas eu quero ver também a restauração do meu caráter do caráter da minha família antes quero ver a obra do senhor antes e isso Ele só faz quem tá no deserto gló a Deus se você não está no deserto Aliás se você está no deserto você está na oportunidade para ver antes o que Deus vai fazer mas para isso a gente tem de olhar pra
palavra de Deus e preparar o caminho do Senhor e o sinônimo de preparar o caminho do Senhor é em direita sua Vereda em direita o seu caminho em direita seu caminho Volta Para Jesus abandona as velhas práticas abandona o que desagrada ao senhor vai seguir a Jesus segundo a vontade de Jesus Prepare prepare o caminho do Senhor endireite a sua Vereda ah Jonas não vai dar vai dar assim se você fosse um ímpio eu diria para você que não vai dar se você não fosse salvo pela graça de Jesus eu diria Realmente você não vai
conseguir se endireitar mas você é salvo pelo sangue de Jesus você pode endireitar sim o seu caminho você tem o poder dos céus a seu favor por isso a ordem de Deus nessa manhã para mim e para você é uma só endireitai vossas Veredas endireitai vossas Veredas endireitai vossas Veredas Oremos pai querido visita-nos nessa hora e nos ajude a endireitar as nossas Veredas para que os montes sejam alinhados a terra plainada a estrada tortuosa ela seja retificada a estrada depreciada da estrada desnivelada seja plainada a fim de que a gente possa ver além das montanhas
a fim de que a gente possa ver a salvação do senhor a fim de que a gente possa ver a obra do senhor estamos no deserto para ver antes o que o senhor há de fazer abre nossos olhos Senhor e nos ajude a a a endireitar nossas Veredas preparando o caminho do Senhor essa é a nossa oração hoje e sempre [Aplausos] [Música]