oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo do parabólica é sexta-feira sexta-feira tem muita gente aí que já dá uma aliviada nos estudos mas a gente aqui não a gente continua porque o gel vai de sociologia e e das aulas mais importantes que a gente tem aqui na playlist de sociologia porque a gente vai fazer um estudo de obra do jeito que eu faço com vários outros autores sobre a ética protestante e o espírito do capitalismo obra importantíssima de max weber muito cobrado é um dos pilares da sociologia certo então já
se inscreve no canal se ainda não for inscrito e curte esse vídeo deixa eu ver que se oi eu tava vendo seu microfone estava gravando tá aberto almoçar todos os poros da minha pele o espírito do capitalismo já se inscreve no canal se ainda não for inscrito e curte esse vídeo para ajudar o canal a crescer gente estamos crescendo bem querendo chegar aos 400 mil inscritos atingir o maior número de pessoas possíveis para mostrar que é possível fazer um conteúdo gratuito pela internet por todas as restrições que se tem no pela internet mas um conteúdo
gratuito de qualidade e sobretudo completo porque hoje a sociologia mas a gente tem filosofia história geral história do brasil tem muita coisa assim a gente tem muitos vídeos aqui no canal sobre isso tá segundo recado é você sempre lembrar vocês é que eu e tem um podcast podcast semanal chamado canal dialético é um canal e podcast você pode achar a gente nas plataformas de áudio né como o spotify por exemplo mas também aqui no youtube se vocês quiserem ver imagens estão vou deixar o link do youtube aqui meu podcast sobre educação a gente discute a
educação na atualidade e no tempo em várias disciplinas eu o meu irmão tiago que é o educador também certo então amar esse esse livro a ética protestante e o espírito do capitalismo então escrito pelo pelo max weber ele o nome já é extremamente didático para gente esse não é o hilton difícil de se ler tá eu não livro grande e não é um livro com uma linguagem muito complicada é muito complexo ele é bem acessível na verdade e mas ele é tão isso não deixa que isso não diminui a sua importância na do mundo né
no mundo da sociologia então esse livro ele explica para gente basicamente o que que é esse espírito são dois pontos aí que a gente vai ter primeiro ponto a entender o que que é o capitalismo o espírito do capitalismo então vamos ver era através do seu método sociológico ele vai explicar para a gente o que que é o capitalismo na sua concepção certo bom e depois num segundo momento não menos importante ele vai explicar para gente também qualquer relação do protestantismo qual que é a relação da reforma protestante no desenvolvimento desse capitalismo né então é
o que a gente vai vir aqui hoje através dessas situações uma coisa importante que eu acho bem interessante citar aqui é que essa obra ela foi publicada em 1904 em 1905 tá o max vermelhão um sociólogo que que tem essa passagem de século do século 19 para o século 21 como você já sabe eu já falei na obra de max weber ele foi um dos redatores do tratado de versalhes né que que colocou a restrições impôs restrições alemanha né como culpada da primeira guerra mundial ele era um filósofo alemão de fato o a gente fala
alemão mas entendendo toda a confusão geográfica que era alemanha naquele período certo mas ele não quem viveu o kiko o protestantes que ele faz um estudo sobre o protestantismo é além de relacionado com capitalismo ele não viveu o protestantismo na alemanha dentro do terceiro reich né porque a gente sabe que a alemanha é de maioria protestante pelo menos naquele período e até falei sobre o quê que foi feito do protestantismo no terceiro reais na nossa playlist que voltou na depois o strike do youtube ela voltou porque o youtube entendeu que ela era uma playlist educativa
quando a gente fala de religião na alemanha nazista do que que o terceiro raio fez com um protestante de transformá-lo em um discurso extremamente ideológico para a questão do na supremacia né da supremacia do dos germânicos né enfim ele não viveu isso então ele tá a gente tá falando sobre a sua concepção anterior né que não deixa de ser uma concepção é importante também tá bom e baseada é importante sempre dizer que o max weber era o sociólogo que estudava a sociedade dos primeiros da história dos mais importantes que definiu sociologia para a gente então
tudo que a gente for falar e tudo que se tem nessa obra através de ser um método é um método científico né ciências humanas é são ciências né então ao método científico não é na base do achismo certo e para começar aqui pra gente fazer uma primeira definição como eu falei para vocês primeiro mãos estudar o que que é o capitalismo na concepção do mais velha é a primeira coisa que a gente precisa saber sobre a concepção de ver é a questão do lucro a busca por lucro pelo pela ideia do mais velha não tem
ligação pelo menos inicialmente uma busca pelo lucro de forma mais a como eu posso dizer primitiva mas razão uma forma mais simples né menos complexo de se buscar o lucro na concepção do max bieber não tem relação necessariamente com o capitalismo porque ele vai definir para gente ele vai falar para gente que esse lucro essa busca por lucro é foi já já era feito já é feito um vários outros países em várias outras sociedades em várias outras culturas e em tempos distintos em períodos distintos a busca por lucrar e a gente sabe disso que em
tempos antes antes anteriormente do capitalismo já se buscava esse louco basta pensar na idade antiga basta pensar na circulação de moedas as trocas de mercadorias pelo mar mediterrâneo entre as sociedades antigas certo e aí a gente partiu para sua primeira citação para explicar e isso acho legal porque essas situações aqui porque elas elas mostram para gente o pensamento dele de fato né aparece sempre atenção se o impulso para o ganho à persecução do lucro do dinheiro da maior qualidade possível não tem em si mesma nada que ver com capitalismo tá um impulso impulso existe e
sempre existiu entre a ele cita profissões que são modernas profissões antigas preste atenção os garçons médicos cocheiros artistas prostitutas funcionários desonestos soldados nobres cruzados apostadores mendigos etc pode-se dizer que tem sido comum a toda a sorte condição humana em todos os tempos em todos os países da terra sempre que se tenha apresentado a possibilidade objetiva para tanto entendeu então tá falando isso que a busca por lucro está presente em todos os tempos possíveis que se tiver tem essa possibilidade então ele citou tanto profissões que são utilizados na modernidade quanto profissões que já eram utilizados profissões
e modelos em momentos que são foram utilizados anteriormente certo tá tudo bem então ele explicou para gente que o lucro ele é essa busca pelo lucro inclusive é anterior à conceituação que a gente tem de capitalismo é mas agora a gente se centrar no quê que de fato então é um capitalismo se o capitalismo ele vem depois dessa busca pelo lucro se o capitalismo então é bem depois né de todas essas experiências o que que é de fato o que ele coloca lá no início do livro como título o espírito do capitalismo porque o espírito
do capitalismo é o que vai definir de fato o que que é o capitalismo o corpo a essência do capitalismo gente e para ele o capitalismo é uma forma muito mais complexa muito além do lucro o lucro enquanto os exemplos que ele citou agora que a gente que a gente colocou aqui dele são de individuais pessoas individuais buscando o lucro o capitalismo esse espírito do capitalismo vem de uma complexidade de regras uma complexidade de normas que vão formar um sistema onde o lucro logicamente está inserido mas sobretudo a em relação a empresa capitalista então a
gente tá a empresa com a talissa que que ele quer dizer com isso como um todo existe um sistema capitalista não é uma pessoa individual necessariamente buscando louco a uma empresa capitalista entre nações buscar nesse lucros e de forma racional certo gente isso é muito importante o termo racional vai definir esse espírito capitalista e por max weber que a um objetivo entre nações em buscar um lucro em construir através de regras através de moldes né modelos capitalistas e para poder sistematizar tudo isso então é algo muito mais complexo ele sempre diz para gente com capitalismo
é muito mais complexo do que só buscar o lucro é muito mais por ganizado capitalismo na concepção do max weber é o sistema extremamente organizar então vão para a citação na verdade eu vou colocar emendar duas situações aqui para poder explicar isso nas palavras do beber só tomar água que tá ventando muito aqui a tomar gente a ganância ilimitada de ganho não se identifica nem de longe com capitalismo aí já é um pouco do que a gente já falou né e menos ainda com seu espírito aí ele começa a explicar o capitalismo pode eventualmente identificar
com a restrição ou pelo menos com uma moderação racional desse impulso irracional então essa busca por lucro é irracional certo aí eu quero look eu quero do individual do sujeito individual ele fala o capitalismo é racional ele pode até se identificar aqui ó ele fala assim ou pelo menos com uma moderação racional ele meio que moderna esses essas lutas individuais pelo lucro né que são irracionais ele meio que estabelece uma regra para isso né o capitalismo porém identifica se com a busca do lucro mas olha só do lucro sempre renovado por meio da empresa o
manente capitalista e racional é complexo pois assim deve ser numa ordem completamente capitalista da sociedade uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucro estariam quanto que estaria condenada a extinção então é isso que a gente falou o capitalismo não é só essa música para o grupo o capitalismo é uma empresa racional e capitalista permanente que está sempre se renovando de acordo com as necessidades e aqueles que não se adequam a esse sistema estão fadados a sua extinção as empresas os grupos que não se a deram e aí a segunda citação é
complemento aqui para gente ó é sempre atenção a primeira aquela água na minha canequinha tá velhinha tadinho entre os fatores de importância incontestável estão estruturas racionais das leis e da administração olha que a gente falou pois que o moderno capitalismo racional não necessita apenas dos meios técnicos de produção não é só simplesmente produzir também mas também de um sistema legal calculável e de uma administração baseada em termos de regras formais sem isso o capitalismo aventureiro de comércio especulativo e todo tipo de capitalismo politicamente determinados seriam possíveis mas não um empreendimento racional da iniciativa privada com
capital a fixo e cálculos certeiros então vocês compreenderão acho que a gente eu consegui entender muito bem o que que é esse espírito do capitalismo que vai diferenciar de outras sociedades e outras culturas que simplesmente queriam buscar lucro certo é muito mais complexo é um conjunto de leis é o conjunto de regras e normas de costumes a gente pode levar isso para vários outros exemplos para vários outros moldes entenderam tudo bem entendemos o que que é esse espírito do capitalismo agora vamos aplicar vamos entender quem que desenvolveu mais o capitalismo como que foi o processo
de desenvolvimento desse capitalismo desse conjunto de regras de normas que ele fala que é muito mais complexo e aí utilizando um método sociológico e pesquisa muito importante o beber ele vai estudar né é que vai pesquisar muito e vai perceber que lá no século 16 quando a gente tem né a força desse capitalismo inicialmente comercial a empresa capitalista é o período do mercantilismo ele vai é que esse capitalismo ele está se desenvolvendo muito mais em nações em países no locais onde você tem maioria protestante lembrando que a reforma protestante o início da igreja protestante é
do século 16 certo e 1517 mais específico com o martinho lutero depois que a ouvindo então a gente já entra e uma citação para exemplificar para mostrar para vocês essa questão da pesquisa dele a importância da pesquisa dele olha só uma simples olhada nas estatísticas ocupacionais de qualquer país de composição religiosa mista mostrar a com notável frequência uma discussão que muitas vezes provocou discussões da empresa literária nas na imprensa literária católica católicas e nos congressos católicos principalmente da alemanha atenção agora esse o fato que a parte é o fato que os homens de negócios e
donos do capital assim como os trabalhadores mais especializados e o pessoal mais habilitado técnica e comercialmente das modernas empresas é predominantemente protestante e ele não tá tirando isso da cachola da só da sua cabeça ele tá tirando isso através de dados através de pesquisas e aí a gente acrescenta a um entra com outra citação prestem bem atenção devemos porém notar fato muitas vezes que a reforma não implicou na eliminação do controle da igreja sobre a vida cotidiana ok pa a gente vai ter em vários locais a substituição do catolicismo como predominante pelo protestantismo né mas
na substituição por uma nova forma de controle prestem atenção agora que o próximo ponto que a gente tem que entrar significou de fato o repúdio de um controle que era muito frouxo que seria da igreja católica comparado ao protestantismo tá e na época praticamente imperceptível pouco mais que formal em favor de uma olha atenção regulamentação da conduta como um todo que penetrando em todos os setores da vida pública e privada era infinitamente mais opressiva e severamente imposta o que que ele tá querendo dizer com isso que se comparado ao catolicismo enquanto o modelo pregado disso
sociedade catolicismo presente muito forte ainda na idade moderna mais mais na idade média até ele tá falando que o protestantismo aos locais onde se a teriam mais o protestantismo você teve a um uma um lado de modelo modelo mais severo sabe o segredo de vida que vai influenciar diretamente no cotidiano das pessoas mas com uma forma muito mais ser vera que comparava o protestantismo ea que ele não tá falando não tá zombando do catolicismo que seja muito importante é que ele utiliza o termo frouxo frouxo no sentido que comparado ao protestantismo o catolicismo não era
tão severo assim a gente sabe que ele era ele foi muito esperado logicamente mas ele é que ele tá colocando uma comparação tá colocando um ponto acima ainda desse modelo de sociedade entendeu só que aí a gente afunilar mais a pesquisa do do max ver entende afunilar mais o protestantismo ea relação com capitalismo que que ele vai perceber agora ele falando diretamente sobre a relação entre o protestantismo catolicismo ele vai através das suas pesquisas no tá também que esse capitalismo se desenvolve ainda mais em locais onde o puritanismo calvinista a é predominante mais do que
qualquer outra forma de protestantismo mais do que qualquer outra forma a ascética certo as éticas o ascetismo vem daquele que crê daquele religioso de fato não é o contrário de sexismo logicamente ainda usa muito ter um ascético né usar ceticismos né a protestante então muito mais do que a própria a própria ideia a próprio pensamento o próprio desenvolvimento da da igreja luterana tipo que tem a sua importância logicamente ele cita inclusive mas o foco grande dele vai ser inclusive a em relação a joão calvino o calvinismo e principalmente por conta da questão da teoria da
predestinação né que vai diferenciar a em linhas gerais a gente coloca que diferencia do lutero quando lutero vai trabalhar com ideais mais agostinianos como salvação pela fé o calvino ele já vai trabalhar com a ideia da teoria da predestinação aquele que nasce predestinado aqueles que são predestinados mas precisa manter essa predestinação a para atingir o reino dos céus para se chegar a deus então o calvinismo neopuritanismo ele acaba exigindo da vida cotidiana do sujeito do ser humano algo muito mais severo algo muito mais complexo alto a palavra certa que as para a gente utilizar é
disciplina a fugir de das questões mundanas né e tem muito mais disciplina e aí ele vai perceber que lá no século 16 a que os grandes a partir do século 16 e as grandes as grandes sociedades grandes países ou territórios regiões que vão se desenvolver estão ligados pelo protestantismo são os maiores pretensões mais mais ainda afunilando pelo puritanismo calvinista e aí ele usa o exemplo dos países baixos holanda logicamente ele vai utilizar o exemplo para a gente da inglaterra logicamente da questão puritana foi muito forte inclusive a com na durante o processo de revolução revolução
inglesa né das revoluções inglesas do processo da revolução industrial logicamente e posteriormente na américa do norte mais especificamente dos estados unidos que são os puritanos perseguidos na inglaterra que vão a ocupar os estados unidos então ele faz uma pesquisa profunda em cima disso e vão para a citação logicamente o que sim citação a gente não faz aqui ao estudo de obra né ó ó e aí ele vai explicar para gente porque esse puritanismo peça é minha atenção o mundo existe para servir a glorificação de deus é tá falando do ponto de vista de calvino e
só para este propósito e os cristãos eleitos estão no mundo apenas para aumentar a glória de deus com o melhor de suas forças deus atenção essa é a parte importante dessa situação deus porém requer realizações sociais dos cristãos porque ele quer que a vida social seja organizada conforme seus mandamentos de acordo com tais propósitos ele tá falando é deus né esses que são predestinados eles precisam ter essa disciplina e se você ligar a conceituação que lhe deu sobre o espírito do capitalismo que ele falou com o capitalismo é complexo é severo tem dor mas tem
regras é um sistema muito mais amplo do que simplesmente a busca por lucro você percebe que sem a disciplina sem a construção permanente desse capitalismo ele pode até existir mas a empresa capitalista o a privada capitalista não existe então ele coloca esse fator de disciplina que o calvinista que o puritano vai ter na formulação desse desse capitalismo você pega uma doutrina que vende calvino e vai colocar aplicado a essa sociedade entenderam a outra citação que a última nossa aqui continua o deus do calvino atenção exigia de seus crentes não boas ações isoladas mas uma vida
de boas ações combinadas em um sistema unificado é muito maior e não havia lugar para o ciclo muito humano dos católicos de pecado arrependimento reparação e liberação seguindo de novo de pecado de um novo teclado nem havia balança alguma de mérito para uma vida como um todo que pudesse ser ajustada por punições temporais ou pelo meio das ou pelos meios da graça das igrejas então é isso gente o capitalismo ele se desenvolvem na concepção de uma tiver polícia a ética protestante e o espírito do capitalismo mais focado no calvinismo ele faz um estudo de como
falei para vocês de outras também de outras doutrinas às 7:00 né é do protestantismo mas ele percebe isso ele percebe que essas igrejas politanas são mais focadas tem aquela que a gente conhece bem que aquela divisão do mundo da relação mundana com a relação de deus você a sempre essa que e principalmente os puritanos você está no mundo ou você está na casa de deus e essa disciplina daqueles que estão na casa de deus essa disciplina defendida pelo pelo calvino propagada pelo calvino pela igreja protestante calvinista puritana ela vai ser fundamental para ser aplicada nas
sociedades capitalistas de maior sucesso econômico de maior organização que segundo eles como eu falei para você naquele período que ele estava enxergando no século 17 16 a gente tem inglaterra e holanda lembrando que 16 passando por 17 a inglaterra holanda disputaram o comércio marítimo depois que a inglaterra fez o seu ato de navegação de 1651 plena revolução puritana lá do oliver cromwell então vão disputar qual é a grande empresa a holanda em crescimento nesse período já portugal e espanha extremamente endividados em portugal e espanha católicos né e depois ele e eu o crescimento dos estados
unidos no século 19 imperialismo americano essas coisas e não fala o termo imperialismo henrique sou eu que tô definido para mostrar para vocês a força que os estados unidos ganhou até hoje certo pô eu quero que vocês deixam comentários a contribuindo sempre que tiver uma contribuição significativa que eu coloco que eu fico eu fico só no topo o seu comentário e curte tá porque ajuda se vocês quiserem que a gente continue fazendo esse trabalho mais obras às vezes demora um pouco mais porque eu preciso ler ou reler e certo e mais a sua contribuição e
o seu engajamento é muito importante que muito feliz com esse vídeo eu vou ficando por aqui eu amo vocês de coração e rumo o nosso sucesso universidade em pesar de todo o problema aí do isolamento social estamos juntos gente grande beijo