O Culto Segundo Deus- Augustus Nicodemus

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Glauber Manfredini
II Conferência da Fé Reformada em Londrina
Video Transcript:
[Música] ah [Música] queridos nós vamos fazer uma modificação no texto não não não vai ser malaquias dois mais na verdade malaquias um de nós entraremos malaquias 2 nós temos aqui é o culto que agrada a deus a reforma protestante todas as convicções e doutrinas que eram mantidas pelos fiéis da igreja expressa publicamente o que ela pensa a respeito de deus e do nosso relacionamento com ele para logo depois da reforma a primeira quando luteranos e calvinistas por exemplo e depois houve controvérsia não muito tempo depois da reforma que acabou dando origem ao que nós conhecemos
como o princípio regulador do culto o que aconteceu foi que a igreja da inglaterra a igreja anglicana ela não se reformulou completamente outras igrejas saíram da igreja católica os grupos à medida que a reforma da igreja católica e retiravam as imagens os quadros enfim tudo aquilo associado com idolatria e com culto da idade média que os reformadores entendiam que era um puto falso e aí começou a igreja da inglaterra ela não não ela não foi totalmente de frente com essa questão da reforma litúrgica e ainda manteve algumas imagens algumas não que eram adoradas que não
eram e não são na igreja anglicana até o dia de hoje na verdade tudo não era a imagem nenhuma quebrar o segundo mandamento e também teve uma discussão com relação às roupas porque os anglicanos entendiam naquela época que os ministros poderiam deveria usar aquelas todas aquelas vestes que tinham significado de tudo e os puritanos não não viam isso achavam que havia diferenças do coração escrita por exemplo muitos anglicanos parceiros americanos tinham liturgia toda escrita e as orações eram escritas já para o ano todo a espécie de ressuscitação e uns alguns puritanos achavam que isso era
tirar a liberdade do espírito enfim controversa e aí foi quando a última das grandes opções inscritas um capítulo sobre culto é vem o que depois ficou definido como o princípio regulador do culto é que nós só podemos adorar deus de acordo com o que ele revelou se deus não disse ou seja tudo que há no culto tem que ser baseado na palavra de deus qualquer coisa que nós introduzirmos do culto e que não pode ser aprovado pela palavra de deus é uma invenção humana é uma invenção humana e não e não deve ser admitido ainda
que em nome da tradição da boa vontade de outras a e outras razões mas no culto só se deve ter aquilo que deus revela na sua palavra e começou uma briga tipo assim vela no culto acender vela vermelha no culto pode ou não pode o grupo dizia assim pode porque a bíblia não proíbe que está proibido na bíblia anos responderam não pode porque a bíblia não manda onde é que a bíblia está dizendo você tem que acender vela no couto disse que não vai fazer então essa é a diferença o regulador diz que só pode
ter no culto aquilo que a bíblia manda esse argumento que a vida não proíbe foi que deu origem à entrada de proibi fazer imagens e adorar as imagens foram introduzidas na idade média o argumento foi que elas não eram adoração mas eram didáticas para provocar fé no coração do povo em nome de a bíblia não proíbe um monte de coisa foi empurrada do culto da idade média dos reformadores eles insistiram que aquilo que a bíblia esse ponto também de matias foi utilizado algumas vezes para mostrar esse princípio de que deus é aquele que ele revelou
que o livro o livro é demonstrar esse ponto não revelado e maneira de deus porque nós vivemos uma situação em que há muitos época depois quando retornou à terra de jerusalém estava reconstruindo o templo ea cidade e por conta das dificuldades financeiras e de outros problemas o culto a deus estava sendo negligenciado o tempo havia sido reconstruído embora não completamente os sacerdotes haviam sido reinstalada dados nos seus serviços bebidas estavam fazendo o serviço se chama de sacrifícios funcionava mas havia um exame muito grande da parte do povo porque eles esperavam que no retorno deus abençoe
a nação e ele daria uma prosperidade muito grande mas o povo que voltou do cativeiro foi bem menor do que a quantidade de gente que foi levada muita gente ficou na babilônia uma parte tinha descido para o egito ainda tributários potência mundial dos povos vizinhos como bonitas que dificultavam animado com um culto a deus eles participavam do culto mas o sacerdote de acordo com a vontade de deus revelado no antigo testamento do tempo do profeta malaquias que o povo de deus mesmo em meio a todas aquelas dificuldades nós temos que servir a deus mesmo quando
aparentemente não há resultado visível que há uma diferença entre quem adora deus ou não o método de malaquias o torna um livro diferente de todos os livros dos outros profetas malaquias um sistema de perguntas e respostas o que ele faz funcionar na cidade de jerusalém ele falava o povo trazer uma palavra de deus o povo aí o povo retrucava o povo não aceitava e questionava a deus malaquias trazia uma resposta então um livro de malaquias é construído em torno de 8 questiona a menos que o povo faz diante de deus o primeiro capítulo 12 a
5 ele diz assim deus não nos ama porque se ele nos amasse o que nós estamos vivendo essa situação segundo questionamento em que nós proporcionamos o culto a deus porque malaquias estava dizendo que estão procurando o culto a deus do povo pergunta mas em que nós estamos provando a terceiro questionamento ainda no capítulo 2 porque deus não aceita o nosso culto o que deus está dizendo através de malaquias e não aceita o culto de vocês e o povo por que o senhor não aceita o nosso que tem de errado conosco dando no culto que passei
deus olhava o pessoal adorando ficar lá estava enfadado com culto mas deus estava enfadado concurso e malaquias disse você está andando com esse custo é esse aí é que nós estamos encarando o senhor capítulo 2 17 a 23 o nosso culto 2010 16 a banda deuses aí o povo pergunta da enquete nós estamos roubando bola que nos desde nas ofertas 3 nessa passagem em 36 a 12 estão falando mal de deus nós falando mal de deus em que sair três de 13 a 18 eo livro termina no capítulo 4 com o anúncio do dia do
juízo de deus então livro um diálogo de deus com o povo a respeito do culto o povo retrô cava e respondia então o que eu quero ver vocês é só o capítulo primeiro eu vou parar vou usar mais o show porque eu preparei o capítulo 2 vai na verdade era um mundo que eu queria falar também vai tratar do do mesmo assunto o capítulo 11 a partir do verso 6 o primeiro começa com a queixa de deus o filho o pai senhor onde está o respeito para comigo diz o senhor dos exércitos a vós outros
sacerdotes que desprezais o meu nome e em nome de deus sobre o mundo e ainda perguntar ao governador a caso e que será favorável de deus que ofertas nas nossas mãos aceitar essa pessoa tomar entre vós quem fecha as portas para que não a de balde o fogo do meu altar eu não tenho prazer em voz do senhor dos exércitos nem aceitarei da vossa mão a oferta mas desde o nascer do sol até o point é grande entre as nações o meu nome e em todo lugar lhe a queimado incenso e trazidas ofertas puras porque
o meu nome é grande entre as nações o senhor dos exércitos mas vós os profissionais quando 16 a mesa do senhor em munda e que nela se oferece isto é a sua comida e desprezível e 16 ainda que canseira e desprezar diz o senhor dos exércitos nós oferecemos o della sera do cocho em ferro assim fazer a oferta aceitaria eu estudar vossa mão e do senhor pois maldito seja um enganador que ter um animal sadio no seu rebanho promete oferece ao senhor um defeituoso porque eu sou grande rei diz o senhor dos exércitos o meu
nome é terrível entre as nações aqui contra o povo expressa através de malaquias está no verso 6 começa com uma comparação analogia o filho o pai na verdade eu concordaria com isso filho deveria honrar o pai significa mostrar respeito reverência cuidado temor no relacionamento de amor verdadeiro e o servo honra ao seu senhor todo mundo acreditava nisso do pai da nação também sou pai e minha honra israel mostrava o publicamente em assembléia e essa honra consistia em trazer pra deus aquilo que deus havia determinado a lei de moisés é muito difícil trazer um animal sem
defeito de um certo tipo de acordo com as exigências o pão que era oferecido diariamente sobre um altar à mesa do do pão segundo uma receita específica que deus havia dito e dado a moisés o incenso que era para ser queimado durante o culto era também de uma receita que deus havia dado é de especiarias escolhidas por deus para sua composição tudo no culto havia sido revelado milimetricamente por deus o estofo dado lá no templo o estofo das cortinas a tessitura os desenhos que o aparecer a maneira como o sacerdote diz tia o sistema dê
os passos que serão dados no sacrifício que partes do animal era pra ficar com o sacerdote que parte era para ser queimada que partia para ser jogado fora os deveres dos levitas tudo estava e muito bem especificado na lei de moisés então o povo de israel honrava deus cultuando de acordo com o que deus havia dito era essa honra que deus está me dando daí pra vocês se eu sou o pai onde está minha honra e se eu sou o senhor ainda no verso 6 onde está o respeito para comigo vocês me chamam de senhor
mas a boca dizendo uma coisa as ações estão dizendo outra vocês não estão me respeitando porque vocês me respeitassem vocês fariam como eu disse que eu quero ser adorado como é que eu quero ser dourado diz o senhor dos exércitos a vós outros sacerdotes essa palavra era dirigida em primeiro lugar aos sacerdotes que eram os responsáveis pelo andamento do culto e para que ele fosse feito dentro das prescrições que deus havia revelado que deus diz vocês estão desprezando o meu nome ou seja o culto que vocês estão me oferecendo não está de acordo com aquilo
que eu desejo a resposta dos sacerdotes do povo de deus não é uma pergunta aparentemente mais uma pergunta de questionamento que revelam a criança à mãe que ela está fazendo alguma coisa como assim eu estou fazendo errado como da resposta à pergunta o que impressiona é a paciência de deus como ele pacientemente responde aquele povo rebelde que o desonraria e desrespeitava no culto olha a resposta de deus sobre o meu altar tão mundo e ainda perguntais em que te a vemos profanado nisso a mesa do senhor é desprezível então qual é o desrespeito ea profanação
do conto é que aquele pão oferecido segundo as medidas que deus havia dado e que deveria ser oferecido como sinal de gratidão e 16 e de respeito o nome era o chefão da proposição estava sendo feito de qualquer maneira o pão que era oferecido lá era um pão que não é estava de acordo com o que deus havia determinado ea atitude dos sacerdotes é mesa ou seja os elementos do culto que eu determinei porque vocês não estão levando a sério você estão trazendo qualquer coisa estão fazendo jeito vocês querem que eu deveria ser cultuado estão
trazendo quatro argumentos que o profeta uso deus falando através de malaquias 44 pontos do discurso de deus através do profeta malaquias para o povo é expandindo isso ele estava insatisfeito deus estava se sentindo desrespeitado e ofendido com um tipo de culto que o povo estava trazendo no verso 1º ele fala a respeito dos sacrifícios que não eram feitos de acordo com o que havia sido dito olha só quando traseiros animal cego para sacrificar não é isso mal a lei de moisés proibia claramente capítulo 15 de deus ter o nome verso 21 descreve que o animal
a ser oferecido ele tem que ser sem defeitos em mans animal para melhor do rebanho separado do rebanho porque aquele animal expressava a devoção do israelita e o amor que ele tinha por deus por ter me ia trazer um melhor iria trazer o melhor para oferecer a deus mas agora o que ele estava trazendo 18 o animal cego valor de venda se fosse um bezerro provavelmente ele não teria validade mais tarde para ser usado para lavrar ou para fazer qualquer outra coisa então como não ia ter utilidade como não servia mais não traz pra deus
vamos levar o animal cego continuando e quando trazemos o coxo ou enfermo não é isso mal e não só o animal cego mas o animal que nasceu aleijado que não teria serventia não tinha valor de venda ou animal tinha ficado doente então o povo estava trazendo esse tipo de animal para sacrificar durante os cultos porque grande parte do culto no antigo testamento era sacrifício do animal às vezes a gente imagina o culto do antigo testamento como aquele coral de evita de branco com as armas na mão tocando e os sacerdotes na verdade era um grande
açougue era um grande golo de animais eram sacrificadas há um atrás do outro a vida estava lá correndo de um lado para o outro para limpar o sangue tirando as tripas do bicho portando ela leva carne pra cá e pra lá era mais ou menos assim que funcionava quem essa parte não queima a outra mas era isso que deus queria queria impressionar o povo com a necessidade de sacrifícios de morte de sangue para que houvesse perdão de pecados era assim que funcionava um é um grande assunto eo tinham que levar o melhor mas eles não
estavam levando e agora eles estavam trazendo o que sobrava não estavam de cultuando a deus que iriam prestar culto a deus não mas de acordo com que deus estava havia determinado olha o que o profeta diz no final do verso 8 apresenta o teu governador acaso que era ele agrada em ti e que será favorável diz o senhor dos exércitos animalzinho o governador se o governador vai gostar todo mundo já sabe que recebeu o presente com defeito o argumento do profeta de deus e da mesma forma a segunda palavra do profeta respondeu olha ao redor
a última vez que deus respondeu às orações de vocês e vocês estão adorando a deus agora pois suplicarem o favor de deus que nos conceda sua graça mas com tais ofertas nas nossas mãos pessoa responda que deus abençoe ou seja propício se vocês deus de maneira contrária aquele que ele disse que era pra ser cultuado ele não vai atender vocês terceiro argumento 10 deus diz era melhor fechar a igreja 10 tomar houvesse entre vós quem fecha as portas para que não se venda em vão o fogo do meu altar eu prefiro que tem um sacerdote
tudo corajoso que foi embora acabou acabou de acordo com que deus disse vamos embora vamos fechar a porta do tempo e apagar o fogo do altar porque o fogo está queimando em vão porque está sendo queimado ali não é o que deus quer não é da forma que ele quer é melhor fechar o macarrão não oferece ainda bem que não lembra de jesus disse 'você processo a oferta ao altar e aí você lembra que o irmão tem alguma coisa contra você o que tem que fazer pode parar o culto pode parar vou sair mas se
reconciliar primeiro seu irmão e depois vem porque tem uma coisa que deus prefere acima do culto que é obediência por isso que o profeta samuel disse à saúde será que deus tem tanto prazer em sacrifícios muito mais do que se obedeça a sua palavra a igreja se não for conforme eu quero o culto e adorando em vão era melhor fechar 11 o profeta disse que um dia dourado do jeito que ele quer uma alternativa para o futuro possível gramaticamente dessa forma mas será grande entre o meu nome e em todo lugar lhe será queimado um
senso e trazer as ofertas puras porque meu nome é grande entre as nações diz o senhor dos exércitos gramática permite essa tradução alternativa e eu acho que faz mais sentido porque do jeito que está aqui pelo menos na minha tradução não sei como é que a sua mas almeida diz assim desde a nascente do sol até o forint é grande entre as nações o meu nome no egito não era conhecido dos cananeus que na verdade a gente pode entender isso aqui como profeta dizendo vocês não estão me dando o culto do qual eu sou digno
mas um dia o meu nome era conhecido entre todas as nações e um dia eu serei cultuado da forma correta um dia me trarão incenso e ofertas puras e não essas que vocês estão trazendo porque o meu nome é grande aqui aponta para um dia em que deus era cultuado em espírito e em verdade eu creio que ele estava apontando para a chegada do reino de deus em cristo jesus a constituição da igreja finalmente o estado eterno que o a próxima etapa no reino de deus apontando pra frente pra um momento em que esse sistema
que ele seria abolido por que imperfeito em espírito e em verdade vocês agora não estão atuando como eu quero mas um dia eu receberei adoração 14 ele volta as baterias outra vez para os sacerdotes 12 grande final a mesa do senhor em munda e o que nela se oferece isso é sua comida é essa era a atitude dos sacerdotes dos líderes 13 e ainda que canseira todo dia mata bichos 30 bicho corta bicho é mais bicho mata de novo i30 de novo né o sangue de ramos sangue esse povo todo domingo do mesmo jeito a
mesma coisa a mesma pessoa e aí eu tenho que achar uma forma nova e alguma coisa do jeito que deus mandou não está funcionando eu tenho que achar alguma novidade alguma coisa para trair o povo em que canseira desse culto está vendo de onde começa exatamente às inovações é quando os responsáveis pelo curso começa a dizer que canseira resultado bicho tem que achar outra coisa que não muda a situação e quando os sacerdotes começam a dizer isso que canseira eles começam a desprezar o culto a deus o resultado é esse culto defeituoso que deus reclama
que estava sendo oferecido pelo povo e assim fazer a oferta do senhor enganador um animal sadio no seu rebanho promete oferece ao senhor um defeituoso porque eu sou grande rei meu nome é terrível várias vezes aqui nessa passagem deu se apresenta como senhor dos exércitos terrível reflete a visão de deus o problema de israel é que israel é que não estavam olhando pra deus do jeito que deus é grande terrível é conhecido entre as nações o glorioso senhor dos céus e da terra quando você não tem essa visão da grandeza de deus o seu culto
sempre será indigno dele o problema no culto começa com a visão que a gente tem de deus o meu nome é grande eu sou o senhor então essa consciência é que vai trazer irreverência respeito obediência e desejo de fazer de acordo com o que deus diz que deus é um vassalo seu uma divindade que existe para satisfazer os seus caprichos para lhe dar emprego e dá um namorado a casa arrumar um casamento resolver os seus problemas financeiros então seu culto refletir isso mas se você olha como ele se revela aqui na escritura como sendo o
senhor grande e temível criador dos céus e da terra então nós vamos respeitá lo e honrá lo de acordo com aquilo que ele deixou a igreja é uma área em que deus deixou nós não podemos perguntar o que é que a bíblia considera como sendo um novo é claro novo testamento disse que os sacrifícios não fazem mais parte do culto morte de animais o sacerdote era uma figura de cristo jesus uma figura de cristo jesus então tudo aquilo que era cerimonial do culto do antigo testamento se consuma ou tenha sua consumação na pessoa de jesus
e portanto não pode ser replicado por isso é estranho quando você hoje vê no meio evangélico a reintrodução de elementos do culto do antigo testamento até a arca estão trazendo para dentro da igreja israel vem equipado até o templo de salomão fizeram lá em são paulo trazer o culto do antigo testamento de volta guarda dias guardava a data do calendário judaico como se isso fosse parte da da igreja cristã trazendo isso que cristo já cumpriu plenamente não faz sentido à luz do novo testamento olhando o culto do antigo e vem da prática dos apóstolos fica
claro que os elementos de culto são orações pregação da palavra leitura da palavra louvor a deus recolhimento de ofertas batismo ceia pronto você não vai encontrar na igreja primitiva no culto feito pelos cristãos o primeiro cego nada além dessas coisas a participação dos irmãos claro de acordo com os dons tudo com ordem e decência na hora que o pessoal começa a trazer para dentro do culto coisas que não estão na palavra de deus vou nós estamos de volta aos tempos de malaquias a reintrodução ou a introdução de elementos humanos do culto a regra é essa
se não pode ser provado pela bíblia então não deveria fazer parte do culto se não pode ser provado na escritura não deveria ser colocado no curso porque deus ela pelo seu culto esse é um dos pilares do pensamento reformado a reforma protestante foi não somente uma reforma teológica mas ela foi uma reforma litúrgica os reformadores reformaram culto que se fazia nas igrejas da nas igrejas católicas ele simplificado para se estejam a ideia era na idade média era comum a dramatização dos mistérios ou seja tinha grupos de atores profissionais que durante o culto encenavam os mistérios
a argumentação do clero é que o povo é ignorante e o povo não entende a pregação do evangelho então vamos trazer encenação os reformadores aboliram com isto o culto em latim e os reformadores eram tudo que tem no culto um base em 1º col 2014 nem se alguém falar em línguas e não tiver interpretação fica calado na igreja então ele dizendo oculta em latim uma violação do primeiro corinthians 14 que ninguém está entendendo nada então eles tiraram contemplating e passou a seu culto em vernácula na língua do povo na língua do povo a e todas
aquelas cerimônia entrada do sacerdote carregando aquela cruz balançando aquele incensar e toda semana com liminares na escritura tem nada diz fora limparam tudo foi a um tempo que a reforma é uma história interessante o episódio que provocou a igreja leva um banquinho de três pernas centavo teve um bispo católico que entrou lado estava na igreja está pensando a respeito da reforma ele começou a falar a respeito do papa que defendeu o papel a moça pegou o o o tambor e 3 em jogo na cara dele então a partir dali foi proibido entrar com um banquinho
da igreja pessoal de ficar em pé estava com medo de levar um tamborete na cara do baixo são histórias que a gente lê na reforma todas estas coisas alguns formadores chegaram ao ponto de dizer que não queriam os corais da idade média tirar um coral nunca no canta não tenho isso no novo testamento não tinha um testamento instrumento de música era coisa do antigo núcleo instrumento de música do pensamento já foi aí começaram a brigar entre si os reformadores a respeito disso mas até hoje peninha dentro da reforma que acha que tem que cantar a
capella né isso em coral e tudo mas eu pessoalmente não sou dessa linha e nem mpb embora tenha alguns dentro dela que pensam assim mas o ponto que todo mundo concorda é oculto tem que ser de acordo com a palavra de deus revelada porque se não for ele não é agradável a deus por mais bem intencionado que a pessoa seja boa intenção não satisfaz os requisitos do culto como deus nos revela o que nós vemos hoje concluindo que nós vemos hoje no meio evangélico é uma violação flagrante disso a gente vê como que se os
protestantes tivessem voltando para o tempo antes da reforma introduzindo nas igrejas práticas e os reformadores já aboliram já disseram que não ela não faz parte do culto a deus e isso provoca a necessidade de outra vez trazer esse princípio da reforma da simplicidade do culto princípio regulador para que nós possamos adorar deus em espírito e em verdade como ele deseja sem acréscimos humanos e o nosso desejo que deus nos abençoe essa purificação do culto é que nós precisamos fazer para que mais e mais nós agradecemos ao nosso deus deus nos ajuda de cultuar conforme a
tua revelação temos que nos guias nisso com humildade e sabedoria e equilíbrio fazendo aquilo que te agrada livrai nos do mal senhor deixou o teu povo aqui no brasil em nome de jesus [Música] ah [Música] ah [Música]
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