Palestra "Platão e a Democracia" - Prof. Victor Sales Pinheiro

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Victor Sales Pinheiro
Neste vídeo, exploraremos o pensamento de Platão sobre a democracia, destacando suas críticas e refl...
Video Transcript:
[Música] Eu agradeço muito o convite do Jorge do Davi para mim é uma alegria enorme tá aqui na face eu nunca tinha estado aqui e inaugurar essa atividade tão interessante que é o Café Filosófico eu espero fazer j a essa honra de ter sido o primeiro e acho que coincidentemente ou não a sempre começa e sempre volta na filosofia por esse que é o fundador da filosofia que é Platão então Platão está paraa filosofia a obra de Platão está paraa filosofia como vocês sabem como os Evangelhos estão para o cristianismo como o Novo Testamento está
para cristianismo é a base é o texto canônico é o texto normativo que não tem como objetivo fechar e responder mas que nos ensina a perguntar então o bom de tomar um café e filosofar é quando a gente sai com novas perguntas com novas questões e essa abordagem a partir de Platão se dá sobre uma das questões mais críticas e mais importantes do século XX e com certeza do século XX que é a natureza da democracia e a crise da Democracia ninguém pode dizer que nós estamos no Brasil e no mundo numa crise democrática nós
acabamos de acompanhar nos últimos anos e na última semana uma eleição democrática de dois de duas das maiores democracias do mundo a americana que elegeu o trump e a Francesa que elegeu o macron e se vocês acompanharam minimamente o debate em torno dessas eleições não se falava senão da crise da democracia do Déficit democrático da dificuldade de realmente eleger alguém do povo para o povo né então a democracia é um uma problemática que desde que ela surgiu ela se encontra ela é caracteristicamente um regime instável um regime difícil então eu vou abordar A partir dessa
principal obra do principal autor que é Platão e A República Inclusive eu vou presentiar aqui a vocêa biblioteca essa nova edição traduzida pelo Carlos Alberto Nunes e editada pela Universidade Federal do Pará que será lançado no próximo mês na feira do livro na feira Pan amazônica do livro e aqui esse livro então está disponível a vocês então eu espero provocá-los eu espero incomodá-los eu espero questioná-los e fofar com vocês e contribuir minimamente para isso eu vou dividir a nossa reflexão em quatro partes primeiro eu vou dizer que a democracia é um dos principais temas da
filosofia de Platão porque a democracia matou Sócrates a democracia condenou Sócrates e a morte de Sócrates de algum modo é a vida da filosofia Sócrates é o personagem principal da obra de Platão é o Grande Mestre da obra de Platão e a vida e obra e morte de Sócrates é a questão filosófica central de Platão Platão se questiona muito sobre o que é a filosofia e porque a filosofia é tão tensa é tão difícil em relação à cidade e ao poder Qual é a relação entre a filosofia que busca a verdade e a política que
busca a justiça Então qual é a relação entre verdade filosófica e justiça política ora houve segundo Platão uma incompatibilidade a verdade filosófica buscada por Sócrates não na justiça política em termos Democráticos então a pergunta que se faz é a filosofia é incompatível com a política a a democracia irá sempre matar a filosofia essa é a primeira parte da reflexão depois como vocês sabem o grande mérito da filosofia clássica e da filosofia pré-moderna em geral é não dividir ética da política então a pergunta pela política democrática é ao mesmo tempo a pergunta sobre a Alma do
Homem num regime democrático é uma pergunta sobre a ética democrática de como nós Agimos na vida privada e na vida social em geral independentemente do Estado e das leis do estado e da Constituição política no sentido moderno como é a sociedade democrática como é a Alma do Homem democrático é uma pergunta ética e que a gente vai ver para isso Platão estuda as virtudes e estuda a psicologia humana a alma humana de um homem democrático e por fim então uma questão sobre a política democrática Platão tem a concepção de que a democracia ela é frágil
ela é instável e ela é sempre demagógica e por causa disso porque a democracia é sempre demagógica ela se facilmente converte numa tirania numa ditadura num despotismo num populismo como a gente tá acostumado a pensar o povo usado como massa de manobra ora sempre quando o nosso candidato não vence a eleição a gente considera que o o o povo que elegeu o povo majoritário que elegeu o candidato foi manipulado Então se a gente não gostava do trump e ele venceu é porque o povo americano é manipulado se a gente não gostava do macron e ele
venceu é porque o povo francês é manipulado se a gente não gostava do zenal do Coutinho e ele venceu a Prefeitura de Belê Porque o povo que o elegeu é manipulado mas não nós o nosso candidato não era eh objeto de manipulação nosso voto é consciente mas o voto de quem não votou no nosso candidato era manipulado Então essa dimensão de que a democracia tem uma dimensão demagógica e que portanto ela nunca é fruto da Escolha livre consciente de cidadãos que optam por uma escolha que faz bem a eles é uma questão longeva e desde
que ela surgiu ocupa o espaço Central desse debate muito bem então começando a gente pode dizer que a motivação existencial de Platão a compor essa obra magnífica que são os diálogos são mais de 30 diálogos foi esse contato pedagógico e mesmo erótico e mesmo um contato de de profunda Eh paixão também e de profunda amizade filosófica com Sócrates né em 399 a sociedade ateniense condenou e executou Sócrates por Dois crimes um crime de impiedade política segundo o qual ele não aos deuses da cidade Portanto ele era um inimigo do Polis porque ele desobedecia as divindades
que eram divindades que estruturavam a sociedade do ponto de vista político e não apenas religioso e um segundo crime porque ele teria corrompido a juventude ateniense Esses foram os dois crimes imputados a Sócrates ele teve a oportunidade de se defender pessoalmente Platão descreveu a gente não sabe o quanto é fidedigno do ponto de vista histórico essa descrição é uma invenção criativa de todo modo Platão escreveu a Apologia de Sócrates com a defesa de Sócrates oraa eh só que a gente foi confundido com aqueles ateus materialistas como anaxágoras que usavam a filosofia como uma crítica social
da educação usar a filosofia como uma crítica política às formas de governo ao que nós chamaríamos hoje de ideologias sociais que legitima as estruturas sociais a família a As instituições religiosas vamos dizer assim as igrejas eh os valores sociais em gerais e principalmente o estado o segundo crime seria o de corrupção da Juventude ora dois dos protagonistas da política ateniense vocês sabem que a Guerra do Peloponeso pelo por qual at Atenas passa por duas guerras no século V antes de Cristo sexto para 5 antes de Cristo a guerra contra os eh persas que uniu o
povo ateniense e a guerra contra o Esparta que uniu eh perdão que uniu o povo grego e as cidades gregas depois a guerra contra o Esparta bem se Atenas e os gregos ganharam dos persas Atenas perde para Esparta na Guerra do Peloponeso e perde para Esparta com uma democracia que era a maior potência cultural da época uma potência que tinha o grande teatro a grande filosofia a grande poesia a história que tinha toda a produção cultural e que tava muito orgulhosa de liderar o o a sociedade helênica em geral e dois personagens alunos de Sócrates
primeiro Alcibíades que é a grande figura do Banquete de Platão e depois crítias e estavam liderando essa essa cidade e eram líderes militares também quando promoveram expedições fracassadas que levaram entre outras coisas a ruína e a falência de Atenas e houve uma uma série de sacrilégios e crimes religiosos que era a mutilação das estátuas que era uma espécie de ato eh de ofensa grave à sociedade é como se fosse um ato blasfem atório de negar o poder e autoridade do Estado então perguntaram de onde esse crítias e esse alcibiades tiraram eh essas ideias tão agressivas
e tão ofensivas de Sócrates Sócrates é responsável pela crise de Atenas então ele foi culpabilizado como um bode expiatório que deveria ser eliminado para que Atenas recuperasse a sua eh por assim dizer paz e estabilidade e Platão observando tudo isso e vendo como um um homem justo como Sócrates é facilmente condenado por um povo por uma massa que ao invés de conhecer de fato o que são as coisas acostuma-se o que hoje se chama de opinião pública então O Grande Debate que Platão instaura é a primeira grande reflexão sistemática sobre a nature democra é uma
natureza é uma reflexão sobre a teocracia Isto é a mídia que na época era principalmente o teatro não havia mídia escrita a escrita era novidade na época Platão é o primeiro grande autor depois de Homero que já tinha sido escrito dois séculos antes e a obra de de plat é muito maior que a obra de Homero como vocês sabem Platão é o maior escritor da antiguidade também em quantidade né e eh os sofistas então o poder da mídia Eh vamos chamar assim do Teatro e da poesia que era representada no teatro que o primeiro grande
difamador de Sócrates foi um dramaturgo chamado aristófanes então é como se houvesse um filme Contra Um Líder político ou uma novela de um líder político que povoou a mentalidade e a opinião pública negativa em relação a Sócrates aristófanes em primeiro lugar tornou Sócrates um inimigo público como se fosse uma pessoa malquisto Sócrates diz na Apologia eu fui condenado pelo teatro depois vocês estão me condenando porque o que vocês pensam vendo que vocês aprenderam do teatro e não da experiência direta com vocês Vocês não conversaram comigo vocês não me conhecem vocês eh vão atrás de uma
representação teatral da minha pessoa vocês acreditam na televisão e no jornal ou na no Facebook em outras palavras vocês acreditam em quem tem o poder midiático de representar e criar uma imagem da minha pessoa ao invés de terem uma imagem uma uma experiência direta comigo como o poder é da massa e esse poder é difuso não é possível que todos os as pessoas da PIS tenham uma experiência direta das coisas então quando o poder ele é difundido num conjunto enumerado de pessoas ou de cidadãos ele naturalmente vai ser baseado em Representações comuns como a do
teatro e agora a do cinema depois da televisão do rádio que se tornaram como vocês sabem os grandes meios de manipulação das massas quando o Adorno na década de 60 for fazer o famoso texto sobre os meios de comunicação de massa como mistificação os a indústria cultural Como o meio de mistificação das massas nada obstante aí não cite Platão a lógica é sempre essa todos os que criticam a democracia o que no que ela tem de frágil criticam a manipulação da consciência das e por isso a grande imagem de Platão na República é a caverna
nós estamos Acorrentados nascemos virados para um fundo obscuro da caverna sobre o qual se projeta uma luz cujas sombras são criadas por fantoches que manipulam essas imagens como numa espécie de cinema E cujas vozes são feitas por esses sofistas então o problema número um de Platão é Como enfrentar os sofistas não que ele seja um antidemocrático eu vou deixar isso isso bem claro aqui a vocês Platão é um aristocrata de nascimento e se a gente fosse dizer Ele defende um regime aristocrático um regime em que os melhores governem porque isso seria mais justo que os
melhores governassem para o bem do povo então seria por assim dizer melhor para o povo não que o povo mesmo governasse porque o povo não tem autoridade política para governar ele não defende uma soberania Popular que é algo moderno moderno como vocês sabem mas o problema dele não é esse porque ele vai dizer eu vou explicar isso ao final que sem a democracia não tem filosofia porque é a democracia que permite fazer o que nós fazemos aqui a liberdade de pensamento a liberdade de expressão a liberdade de opinião e a liberdade de criticar por outro
lado Ele percebeu que o clima intelectual da Democracia é um relativismo tão radical que impede a busca da verdade na filosofia e a busca da Justiça na política e a busca da Bondade na moralidade e a busca da Beleza nas artes isso porque beleza nas artes bondade na moralidade Justiça na política verdade na ciência precisam de busca de investigação de crítica de diálogo Então nesse sentido Platão é um antir tradicionalista é um antic conservador porque tá dizendo olha não adianta você simplesmente herdar alguma coisa do passado sem refletir e nesse sentido Sócrates é muito mais
um revolucionário do que um conservador ele é muito mais um crítico do que um resignado passivo que aceita o que recebeu dos pais ou da geração passada muito embora a aristocracia fosse o regime anterior ao democracia então tem toda uma ambiguidade que a gente vai ver aqui na na filosofia de Platão além da alegoria da caverna e o que qual é a alegoria da caverna para para para lembrar isso que vocês devem conhecer a alegoria mais famosa da história da filosofia o Nietzsche se ressentia o Nietzsche passou a vida inteira criando alegorias extraordinárias a maior
alegoria do niet como vocês sabe é US zaratustra é uma grande alegoria mas ele era muito ressentido porque jamais conseguiu criar uma alegoria como a da caverna e ele disse o gênio de Platão se revela em dois momentos quando ele criou o mito do Amor no banquete que é uma coisa extraordinária realmente extraordinária e quando ele criou a alegoria da caverna a alegoria da caverna é a imagem mais complexa e mais Filó óf da história da poesia eh ocidental e da literatura ocidental como tal ela é muito complexa porque um dos prisioneiros consegue se libertar
ninguém sabe como existe uma interpretação que é de tipo religioso ele tem uma espécie de iluminação Mística ele acorda pra realidade fundamental das formas e começa a criticar as representações populares das virtudes e principalmente da justiça e começa a interrogar as pessoas e esse interrogatório filosófico que é um diálogo para tentar entender melhor o que é a beleza O que é a justiça O que é a bondade O que é a amizade o que é o amor não não sei Eu nunca parei para pensar o que é o amor eu aprendi dos meus pais como
eles se relacionam tenho a minha esposa e eu continuo seguindo mais ou menos o mesmo jeito de de Eu educo a minha filha mais ou menos como eu fui educado pelos meus pais e só que a te fala então você não é homem Poxa por que eu não sou homem porque você não tá pensando radicalmente tu é na raiz sobre o que você tá fazendo ele não perguntava só pro pai pro professor el perguntava pro pro político pro advogado pro delegado pro juiz pro poeta pro coordenador de curso ele chegaria com Davi e perguntaria o
que que é coordenador de curso mas o que que é o direito mas e a justiça ele falou Calma eu tô só trabalhando aqui no dia a dia não não ele implodir a significação estável das palavras e das coisas para nos tornar filósofos e isso é uma crítica que gerava uma crise uma crise que nós podemos chamar de existencial então se você passasse uma hora com Sócrates Se você passar uma hora Tomando café com Davi você pode entrar em crise ou com Jorge porque eles vão ter argumentos para criticar tudo aquilo em que vocês acreditam
como verdade e se vocês não tiverem verdades mínimas vocês não vivem nós precisamos de verdade para viver eu preciso acreditar na verdade do meu relacionamento com Davi eu acho que o convite não foi enganoso eu organizei na minha agenda eu precisei programar a palestra na verdade dos meus colaboradores estão aqui me ajudando senão não dá que a minha esposa tá me esperando mais tarde que eu vou tomar um vinho com meu amigo e que tudo vai funcionar se eu começar não eu acho que a minha esposa não vai est à noite que o Davi tava
me enganando que o Jorge tava só brincando comigo que eu entro numa crise Olha o niet viveu uma crise radical um ceticismo radical e no determinado momento para além do bem e do mal ele fala o homem verdadeiramente humano é aquele que tem a capacidade de criticar e duvidar de tudo ou seja você duvida de Deus do estado da economia do da Amizade tudo da política você fica um descrente radical Olha o descrente radic vocês não TM como negar ele se imobiliza ele para de viver e socr tinha essa essa imagem na Grécia em Atenas
num diálogo chamado Menon ele é comparado com um peixe que solta uma espécie de veneno que paralisa os outros peixes e só que ele conversava com as pessoas as pessoas ficavam assim paralisadas porque ele era muito inteligente ele pensava muito rápido ele tinha uma capacidade de de argumentação extraordinária e era crítico o que ele queria não era ensinar uma doutrina ele não queria criticar sua doutrina para você obedecer a dele por isso que ele não tem uma proposição específica de uma aristocracia o próprio Sócrates Platão tem de uma aristocracia filosófica O que Sócrates quer é
que você pense radicalmente sobre o que você tá fazendo porque se você não agir com reflexão você não é humano então É como se você tivesse que um bom tempo do seu dia para refletir para fazer um exame de consciência para filosofar e olha filosofar gasta tempo eu sou acadêmico Full Time eu estudo umas 16 horas por dia não tenho tempo para fazer metade do que eu gostaria porque levar a sério a filosofia levar a sério todas as questões que as pessoas fazem isso não é fácil né então esse filósofo se liberta consegue criticar consegue
escalar a a subida íngreme e espinhosa e pedregosa da caverna porque a caverna é uma caverna subterrânea então o filósofo escala e se machuca e se fere e consegue com muita solidão sozinho com muita solidão desmistificar por assim dizer as ideologias e as modas e as opiniões correntes e ele sai da caverna e é uma espécie de conversão intelectual que muitos leem também chave religiosa como se fosse uma conversão espiritual ele vai para fora da caverna e vê a verdade tal como ela é é como se ele desligasse televisão rasgasse o jornal eh abandonasse as
redes sociais em geral e fosse ter uma experiência direta da realidade então ele conhece a realidade diretamente e portanto ele pode criticar aqueles que a representam em formas verbais ou discursivas principalmente a retórica né e ele volta pra caverna não porque ele quer mas porque ele de algum modo é obrigado a voltar à caverna para quê para ensinar mas não para ensinar uma doutrina específica para as pessoas mas para torná-las críticas Ora se tornar as pessoas críticas elas vão ser muito mais difíceis de convencer pelos demagogos vai ser muito ruim se todo mundo desconfiado do
que lhe diz os jornais as revistas é muito difícil de convencer alguém crítico e que vai ter um voto muito mais consciente Então as pessoas críticas educadas reflexivas e filosóficas não são boas para os demagogos porque agora o demagogo que é um grande intelectual vai ter um um rival a altura que é Sócrates e Sócrates passou a polemizar principalmente com esses intelectuais relativistas que é são os sofistas Então os principais rivais de Sócrates eram os sofistas no livro Um da República que a gente vai abrir já já existe essa grande figura de trasímaco que era
um intelectual relativista que afirma ser a justiça a vontade do mais forte o poder do mais forte o Nietzsche por exemplo concordava com essa definição justiça é vontade de poder verdade é vontade de poder é aquele que tem a capacidade retórica e o poder de convencer as pessoas do que é verdade então o cristianismo para ele não revelava uma verdade da do Cosmos ou da ou da realidade como tal mas era um grande sistema de persuasão que explicava mais e melhor do que todos os outros sistemas explicativos e religiosos do mundo e ele queria Então
refutar o cristianismo que para ele era um platonismo da pleb do da massa mostrando um outro sistema de compreensão da história do amor da realidade da arte que era um sistema dionisíaco do mundo então para ele Isso vai ser muito importante para um ator como Foucault por exemplo todos aqueles que consideram que discurso é poder que a sistemas epistêmicos de persuasão que embasam a realidade social e política bem quando esse filósofo volta do topo da caverna para a sua atividade pedagógica vejam ele não volta pra caverna reivindicando poder e e de fato uma das questões
mais paradoxais da vida de Sócrates é que Sócrates era entre aspas apolítico quando ele chega no tribunal para o seu julgamento está descrito num diálogo chamado eutifron o eutifron pergunta Sócrates eu nunca te vi por aqui tu tás Velho todos os Democráticos os Democratas viviam nos tribunais não em lades eh pessoais mas em julgamentos públicos é como se nós fôssemos para audiências públicas é como se nós fôssemos para orçamento participativo para passeatas para Manifest não sou político eu tô aqui manifestando eu tô na rede social criticando apoiando discordando por isso democracia agora Sócrates não fez
isso Sócrates ia pra Juventude principalmente pros jovens e tem todo um contexto pederástico também todo um contexto erótico como vocês sabem fica claro no banquete educar esses jovens conversar com esses jovens e o que fazem com ele matam então a alegoria da caverna nada mais é que uma representação direta da vida magistério e morte de Sócrates e é muito Claro na República 7 isso aqui ele pergunta o que farão com esse filósofo que volta e diz que é o único livre e quer libertar os outros matar loão matalo iam iriam matá-lo para não afetar o
português com a mesóclise tão bonito iriam matá-lo foi isso que fizeram com Sócrates e ora Essa é a grande imagem da República alegoria da caverna então Sócrates é uma ameaça para o poder democrático porque ele estabelece um critério de verdade extrapolo e não um critério político de verdade Olha eu não tô nem aí porque o STF disse eu não reconheço a autoridade do STF vejam eu reconheço que o Sócrates obedece a sentença que ele é dada e não pratica desobediência civil e não no grande argumento da Lei injusta que não gera obediência moral para pensar
num outro grande filósofo distração clássica como John finas ele obedece a lei que é injusta que é claramente injusta porque ele senão vai desautorizar e desabonar o poder do estado é melhor que o estado mesmo errado seja obedecido do que você gerar uma anarquia a anarquia sempre é pior isso porque na época de Sócrates havia várias convulsões sociais e vários golpes de estado para usar também uma expressão anacrônica que surge só no século XIX kudet que é uma outra uma outra questão da Ciência Política que é golpe de estado que tá no 18 Brumário do
do Marx né como vocês sabem então eh ele obedece as leis do Estado então eu não acredito no STF como autor da Verdade moral da Verdade fosica da verdade científica sabe por a verdade científica está na universidade está no laboratório está na produção da ciência aqui o ministro do STF o presidente da república o o deputado federal não tem autoridade sobre mim sobre Davi ou sobre Jorge sobre vocês aqui a autoridade é racional é argumentativa é intelectual e isso O Democrata não aceita o fala não mas nós somos maioria ele fala e daí que vocês
sejam a maioria Então esse é o drama de Sócrates é a autoridade intelectual com um padrão Extra político contra aqueles que acham que tudo é político que tudo é autoridade da maioria a segunda grande imagem antidemocrática da República de Platão é a imagem do navio Qual é a imagem do navio quem dirige o navio o capitão Onde fica o capitão pensem no Manau portuguesa do século X 16 o capitão do navio nada a ver com a trireme grega da antiguidade apenas pra gente tentar ter uma ideia o capitão do navio fica sozinho no topo do
navio observando os astros a navegação era principalmente noturna observando os astros e a direção do vento sozinho Sócrates diz o capitão do navio é um monarca por assim dizer e principalmente um aristocrata que tem um conhecimento que ninguém ou que muito pouca gente tem tem um conhecimento e metereológico eu tenho um tio que é Comandante de Aviação Civil por exemplo uma das matérias que eles mais estudam que é mais importante conhecer é a meteorologia Que tipo de chuva Que tipo de vento que tipo de temperatura porque muito embora ele estejam muito a a Aviação Civil
atual seja muito menos dependente do clima e da natureza como era a navegação e a navegação é Totalmente Dependente a navegação de vela não é navegação de combustível né eles também dependem muito e se for o caso eles ficam taxiando não podem pousar tem que saber quando pousar tem uma torre de comando que é um estudo meteorológico para saber se pode ou não pousar então o Capitão é alguém que tá fora por assim dizer do disme disse do bateboca e do cotidiano do saguão do navio Então esse isolamento do governante em nome de uma competência
científica o torna infenso a fofoca política ao cotidiano político e a persuasão das massas o capitão não tem que ficar persuadindo os tripulantes e então o Platão explica que o problema da Democracia é que ela diz agora o capitão vai ter que descer do mastro e ter que ficar persuadindo quem não conhece meteorologia então é como se imagina tá num avião aqui e aí o capitão o o comandante sai da cabine que é isolada exatamente que não tem ele nem fala necessariamente fala com a gente né a Aviação Civil que herda da da grande navegação
do século XIX principalmente inglesa aquela Pompe circunstância e o os os e acolhem os tripulantes os passageiros mas aqueles ali são são a comissão de bordo não é o Comandante ele até pode se ele for Gentil se ele for democrático Democrata ele pode ficar lá acolher mas ele não tem nenhuma obrigação nem de falar com com tripulação depois ele até fala e cumprimenta mas ele fala para dar instruções agora imagine se ele falasse olha pessoal vi aqui pedir a opinião de vocês e pedir a a a autorização de você seja para decolar não tem nenhum
sentido Então o que Sócrates fala é que Platão na República que o navio democrático é um navio que inverte a autoridade do conhecimento meteorológico e legitima o poder do comandante para que ele seja sub subordinado e autorizado pelo povo que não conhece de navegação e agora quem é que vai ser o tripulante quem é que vai ser o comandante aquele que tiver lá na no cotidiano político preocupado com as coisas da da do saguão e aquele que fica olhando pras estrelas é um lunático que vive nos livros que vive filosofando que está distante do povo
que portanto tá distante da realidade social do navio então Navegar a arte de governar que em grego gobern que vai dar a palavra governo e governante significa Capitão de navio é até uma metáfora tá então a gente como se a gente chamasse governador de Tá ora o bom navegador é quem estuda os astros e não tem tempo de bajular os tripulantes o povo então isso essa é uma imagem muito importante porque nesse sentido Sócrates fala a levanta um grande argumento que a han ar vai trazer no século XX também que a arte de governar é
uma competência científica e uma competência técnica que você para governar tem que ter um conhecimento que o legitime quem legitima o governante de algum modo não é o povo mas é o conhecimento que ele tem Tá certo essa é uma das grandes questões que justificam por exemplo o fato de Os ministros de estado mesmo de uma democracia serem compostos de um corpo técnico você vai na Câmara de Deputados por exemplo onde eu estive recentemente todos os deputados eleitos pelo povo mas a comissão tem um corpo técnico de especialistas em no caso lá era educação especialistas
concursados em educação a gente tem um amigo o davidinho que é um consultor político do Senado ele não foi eleito pelo povo ele é um doutor em direito e um conhecedor de Ciência Política Então veja como esse argumento de Platão e quem que você vai chamar pra secretaria de educação quem você vai chamar pra Secretaria de Cultura PR Secretaria de de Finanças quem vai ser o o ministro da Fazenda por exemplo Ministro da Economia vai ser que conhece ora dirá depois que isso é um dos fatores de neutralização da Democracia porque se torna uma tecnocracia
o governo de burocratas técnicos científicos que não estão nem um pouco ligado ligando que o povo pensa deixa de pensar Então nesse sentido é um gesto aristocrático de quem tem conhecimento científico e não de quem escuta o povo esse argumento tem origem platônica também não é nada democrático por exemplo vocês como baixar e direito serão aptos a ocupar as funções essenciais da Justiça advocacia privada advocacia pública não é a Ministério Público ora isso é um resquício de um elitismo aristocrático porque vocês são uma elite Vocês são uma minoria no Brasil de ensino superior que tem
o curso de direito por mais que haja expansão vertiginosa do ensino superior e dos cursos de direito no Brasil vocês continuam sendo uma minoria nós continuamos sendo uma minoria minoria só nós podemos ocupar isso é a típica estrutura de um governo misto quando depois se desenvolver com políbio depois com Maquiavel depois com montesquie a teoria do governo mío de que olha o nosso nosso estado tem três poderes um é monocrático só um presidente o outro é aristocrático juízes e o outro é democrático povo né isso tem Raizes em Platão porque tem tem plena convicção que
a ação política supõe um núcleo ordenador unitário que não dá pro povo decidir tudo a todo momento tá certo bem o argumento ético de Platão é o seguinte isso aqui é bastante complexo eu vou sintetizar Platão Então passa a investigar a justiça para investigar a justiça ele precisa investigar a alma porque a justiça é antes de tudo uma virtude moral tá e não uma virtude política ela é uma virtude política de Harmonia da sociedade das classes sociais ele tá pensando no modelo totalmente estratificado porque a justiça é antes uma virtude que organiza a alma do
homem o homem justo é acima de tudo o homem íntegro que tem a sua alma organizada Tá ora e de que é composta a alma humana de três partes o homem tem uma parte baixa que ele alegoricamente designa como sendo o baixo ventre que aqui o abdômen que fica entre a genitália e o estômago que Vai resultar nos Prazeres da cama e da mesa essa parte baixa é o desejo de vida é a parte animal do homem instintiva do homem libidinosa do homem que perpetua a vida individual Então como para permanecer vivo porque senão eu
morro então tenho fome todo dia Tenho sede todo dia e a perpetuação da espécie é o desejo produtivo sexual o tempero afrodisíaco do Heros humanos é estudado no banquete que o homem não vai lá e cruza com uma fêmea no cio como os animais fazem o homem tem todo um tempero afrodisíaco do seu erotismo isso é um estudo que ele faz num banquete que é um estudo profundo porque o erotismo humano não se reduz à genitália Esse é um problema esse é um problema para equacionar o erotismo humano é super complexo diz O homem é
homem que se fuma e diz o homem o homem um gênero humano sorri pisca pente os cabelos né em tese isso tudo não é a cópula não é o ato sexual puro que os animais não tem esse flirt digamos assim não tem a paquera né bem ora é a essa faculdade do impulso da consciência perdão da concupiscência da libido tem uma virtude que é a virtude da temperança que é a virtude de controlar esses apetites tá então logo Nós aprendemos a esperar a comida que não chegou na mesa e nós não nos deitamos a todo
momento em Todas As Esquinas como os cachorros fazem então nós usamos a cama e a mesa de forma racional porque nós somos humanos por quê Porque esse desejo baixo do estômago e da da genitália da cama e da mesa está só pesado pela nossa razão nós temos uma uma parte alta que é a cabeça essa cabeça é a nossa faculdade de pensar e de inteligir nós temos duas faculdades básicas a razão teórica e a razão prática né Ora nós temos a prudência que vai equacionar Nossas ações tá os desejos baixos são típicos do homem democrático
porque o homem democrático é um homem relativista que atende a todos os seus desejos sem hierarquizáveis e que considera todos os desejos iguais quando o Platão disser que a democracia é baseada no princípio da igualdade e da Liberdade que é um conceito básico de democracia a democracia é quando a gente dá ao povo uma igual Liberdade só que o povo na época era muito menor do que o povo hoje em dia era um povo aristocrático eram só homens eh nacionais proprietários e adultos então isso quer dizer que estrangeiros tinha também uma democracia censitária tinha ter
dinheiro uma certa renda vocês sabem disso depois dependendo da época né então nem todo mundo era povo o povo mas esse povo tem direitos iguais de liberdade principalmente de voto e podiam ser sorteadas para participar da das assembleias ora o homem que desenvolve o seu intelecto é um homem que se aristocratização a pensar que a a aristocracia moderna a nobreza era aquele regime dos melhores nesse caso aqui dos mais sábios dos mais inteligentes dos mais prudentes daqueles que vão liderar porque um líder atrai seguidores atrai e vai ser consultado vai ser questionado vai vai assumir
uma liderança natural tá agora Platão percebe que o homem não tem apenas a cabeça e o abdômen O homem tem uma parte intermediária que ele representa simbolicamente com o peito o peito é a força do homem que tem a imagem de um leão é a é a dimensão de honra é a dimensão da vontade de ambição do homem é aquilo que nós chamamos de vontade força de vontade que está segundo o Platão muito mais ligado à cabeça e portanto o homem cuja força e cuja vontade estiver ligada à sua razão vai ser capaz de controlar
os seus apetites baixos esse homem vai ser um homem ativo proativo vai ser um homem que obedece a sua razão pela sua vontade forte e que não sofre os influxos passivos do baixo ventre dos apetites baixos dos apetites animais Então esse é um um modelo de humanização do homem segundo Platão que a educação dos desejos pela vontade forte aderida à razão obediente à razão a razão não tem força moral automática sobre os desejos ela precisa da vontade forte racionalizada para dominar os desejos essas três partes e a justiça as três virtudes cardeais a virtude da
Prudência a virtude da Fortaleza ou coragem e a virtude da temperança ora quem conhece o mínimo de ética clássica sabe que falta uma virtude Cardeal que é a justiça Essas são as quatro virtudes cardeais que a tradição Cristã encampou na sua ética acrescentando as três virtudes teologais da Fé esperança e caridade como vocês sab sete virtudes cardeais as teologais não interessam aqui qual é a justiça a justiça é a virtude que organiza essas três partes e a justiça Napolis a justiça política será a ordenação de três classes sociais então existem homens cuja vida cuja psiquê
cuja alma é toda baseada na parte baixa esses serão os trabalhadores manuais e os Comerciantes e o partido democrático interessante que nem todo mundo era do partido democrático nem todo mundo do Povo era democrático como hoje também tem gente assim a a parte intermediária era a parte militar eram os guardiães guardiães era as pessoas que pegavam em guerra em armas que era muito importante na antiguidade que vivia em guerra Tá certo então todo mundo gostaria de ser das Forças Armadas e a parte superior é a parte somos nós são os intelectuais é a classe científica
e religiosa e filosófica que é sempre uma minoria é pensante que vão ser os ministros de estado os jornalistas os intelectuais aqueles que vão estar nas universidades na igreja que vão est na parte que aparentemente Olha como o modelo de Platão é o inverso do marxista pro marxista a parte intelectual cultural Educacional jurídica em geral é hipostasia superestrutural ideológica da base material da infraestrutura Econômica para Platão é o oposto o o a parte superior da realidade é o que Marx consideraria a ideologia então o mais importante é a mentalidade Portanto o mais importante é como
se produz o pensamento nas universidades na igreja hoje também na no jornal na mídia em geral no teatro então a parte intelectual da mentalidade é mais importante porque ela que vai dar significação e sentido pro poder dos militares e pros Comerciantes e pros trabalhadores manuais ora Quem deve governar esses de cima nessa parte intelectual tem um litígio porque a gente não concorda Tá certo a gente não concorda se a gente começar conversar a gente vai discordar não vai sobre religião sobre política sobre arte sobre teatro e os gregos eram muito competitivos os gregos viviam na
peleja por isso que Platão o nome Platão significava exatamente hop Plata aquele que tinha um Costão porque ele lutava o pugilato que era a luta greco-romana né e Platão diz assim olha a filosofia vence se houver liberdade de expressão e se houver uma verdadeiro debate intelectual que não há que não há porque por causa da retórica porque a retórica usa de meios espúrios e de subterfúgios e apela para expedientes e ornamentos persuasivos não para mostrar e chegar à verdade mas para dissuadir a verdade para manipular a verdade como poucas pessoas são intelectuais como poucas pessoas
são realmente filósofos e querem a verdade elas impedem a Filosofia de existir por isso que elas mataram Sócrates porque se elas deixasse a filosofia existir os filósofos demonstrariam a sua razão Essa é o otimismo de Platão os filósofos demonstrariam que eles têm razão se eles tiverem chance de demonstrar e de argumentar mas ninguém vai ouvir os filósofos V matá-los Então quem deve governar os filósofos e aí vem a grande tese de Platão Quem deve governar são os filósofos porque ele refutar no plano intelectual os dramaturgos do teatro o Sofia vistas vamos chamar assim os jornalistas
ele refutar todos os intelectuais e aí teria uma autoridade inclusive os religiosos eu falei universidade e igreja que são as duas representações da eh busca intelectual e filosófica teológica do ocidente Universidade que o próprio Platão fundou e depois academia que o próprio Platão fundou perdão e Universidade que a igreja fundou na Idade Média como local de busca da verdade de pesquisa da verdade de ensino de Educação de pesquisa como nós estamos aqui Ora nós não saímos daqui dizendo agora eu sou cientista político o que que Platão queria era que os a academia de Platão era
um local de Formação religiosa de contemplação da Verdade do mundo de estudo da Matemática sobretudo da geometria do trv e do quadrum e o estudo da política para qu para governar para ensinar E aí ele vai a sicília duas vezes ser consultor político de um tirano e por isso ele é associado a uma espécie de despotismo esclarecido Olha eu governo porque eu tenho conhecimento me obedeçam porque eu sei mais de do que vocês ou seja a autoridade política é filosófica ou científica tá E essas três dimensões da alma são três classes sociais como eu expliquei
bem no fazendo essa nossa passagem aqui e relativamente rápida para mostrar a complexidade que Platão observou Esso é o é considerado Muitos dizem que ninguém ainda superou A análise de Platão na democracia se você pegar a teoria das elites né do Mosca e gaetano no século final x Se você pegar todas as interpretações sobre a crise das democracias por exemplo a derrocada do da Democracia alemã em Weimar por exemplo han ar Eric fegl Leo straus AD dor todos que estão pensando como é que a democracia al Weber nem se fale quem é que vê bita
no cência como vocação Platão Platão é o autor assim que todo mundo em épocas de crise da Democracia todo mundo volta para esse livro eu tô estudando a fundo isso aqui para ver se eu entendo a democracia Esse é meu objetivo há alguns anos e eu vejo que o que Platão ensina a cada vez que eu estudo a república e eu estudo a república há uns 10 anos sem exagero eu começo a perceber que ele tá com um Insight com uma intuição eh precisa qual é a origem e porque a democracia entra em crise quando
ele constrói toda essa abóboda da aristocracia filosófica que tô sintetizando um livro que é grande e complexo ele começa a pensar no no na sucessão de decadência dos regimes então da aristocracia há uma decadência para uma timocracia que é um governo baseado na honra mas não mais no motivo da honra o motivo da honra é a excelência então o governo da Excelência é a democracia quando a o motivo da honra é neutralizado e Esquecido fica só a honra a honra pela honra a honra vazia is é timocracia da teocracia a honra passa a ser atribuída
ao dinheiro ou a riqueza se transforma numa oligarquia ou plutocracia como Berlin diz plutocracia então o governo que nós temos hoje em dia uma elite financeira de quem tem dinheiro e tem poder para equacionar tudo pelo valor comercial das coisas ora a oligarquia em momentos de prosperidade se democratiza então há um equacionamento Geral das coisas que o dinheiro já fez que a honra não interessa então todo mundo pode enriquecer e todo mundo pode empobrecer não existe nada que não seja comprado ou que não esteja no mercado o mundo vira uma feira de Platão é o
que nós temos hoje o mundo vira um grande Shopping Center isso aqui é muito importante porque tava longe de existir uma uma economia de mercado e a Democracia Liberal atual é toda ligada à economia de mercado Então a nossa crítica A plutocracia democrática debate sobre por exemplo financiamento público de campanha para evitar a intrusão Econômica de grandes agentes financeiros que é um motivo de corrupção e de crime eleitoral e crime político em geral sobre a apolis ora se os homens fossem honrados ou aristocráticos a economia não teria poder sobre os políticos ela tem poder sobre
os políticos quando o dinheiro puder comprar as coisas se você chegar com um rei e falar assim ó eu tenho aqui 1 Milhão para te dar ele fala não preciso eu não preciso de 1 Milhão você não vai como é que você vai corromper a rainha elizabe por isso que a maioria das democracias parlamentares bem sucedidas são monarquias até hoje vocês sabem disso hã vocês sabem disso as grandes democracias T um governo misto em que há um rei que esse Rei é corruptível em tese ele é incorruptível porque ele não se ele não se rebaixa
o valor do shopping center ele vai querer comprar nada que ele já tem Praticamente tudo né E ele fala depois democracia Vem Quem então se da aristocracia se decai em uma oligarquia se da oligarquia se decai numa eh perdão de uma aristocracia uma timocracia de uma timocracia uma oligarquia de uma oligarquia uma democracia O que vem depois uma tirania então a democracia é uma porta de entrada de uma tirania porque a democracia não é capaz de aut governo e a Democracia sendo demagógica vai apostar num Olha a expressão de Platão na República num pai do
Povo num Salvador da Pátria num Messias político que vai encarnar a alma do povo e que vai de algum modo ser capaz de conduzir o povo para onde ele quer ir primeiro lugar ele vai se falar ele vai se apresentar como um repres an do Povo até que ele se decca do Povo constrói uma milícia privada e domina o povo Qual é a diferença do tirano o tirano usa o poder para si a tirania por outro lado é a decadência da monarquia porque o tirano é quem governa sozinho só que ele governa sozinho não para
apolis mas para si então a outra organização que se pode fazer é que dos aí quem faz arist que é a teoria da decadência dos regimes em Aristóteles Você tem os regimes bons são a monarquia aristocracia e a democracia e os regimes corrompidos são respectivamente a tirania a oligarquia e a demagogia ora a eh quando porque era uma distinção por número a pergunta de Aristóteles não é que a democracia é mais justa do que a aristocracia ou que se aristocracia é mais justa do que a monarquia não é o número de um poucos ou muitos
ou todos veja que a democracia não é o governo de todos como é hoje em dia que é uma democracia Universal era uma governo de muitos é o que importa é se esses um poucos ou muitos governam para o bem da PIS e não para o seu próprio bem os oligarcas no poder governam para si os demagógicos no poder Olha só o povo governa para o povo mas não para o bem da pólos e o tirano para o seu próprio bem O mais importante é que nesse momento ele percebe que em regimes Democráticos aquela ética
que eu expliquei ainda a pouco gera um uma hipertrofia e um um crescimento da parte baixa do homem a democracia olha o que o Platão diz rebaixa o homem do ponto de vista moral e e torna a sociedade e acham que a sociedade renuncie à educação intelectual e educação moral a democracia seria uma anarquia moral segundo Platão que gera uma anomia política por isso que não é possível governar a democracia segundo o Platão democracia seria então intrinsecamente corrupta todas as instâncias sociais seriam marcadas por Espertalhões que querem se dar bem que querem lucrar que querem
vencer em todas as instâncias e a Democracia seria moralmente anárquica porque ela rompe com o princípio de autoridade em todas as instâncias eu vou ler para vocês um trecho Normalmente quando eu dou um curso de Filosofia M eu gosto de ler vários trechos para que vocês a minha meu grande objetivo é sempre que nós leiamos as fontes isso é muito importante no estudo filosófico a gente toma um café para falar por alto mas o que importa é arregaçar as mangas e depois ir pra labuta de ler as fontes vou ler um trecho aqui de Platão
para vocês veja se isso tem alguma ressonância com os dias de hoje os governantes assemelham-se crescentemente aos governados e os governantes portam-se como governados os estrangeiros e metecos são tratados como cidadãos e os cidadãos como estrangeiros os pais querem passar pelos seus filhos e os filhos mandam noos seus pais os velhos querem parecer jovens e os imitam tal como os jovens querem ser tratados como os adultos maduros os mestres e professores estão subordinados aos alunos do mesmo modo que os alunos não respeitam os professores e os pedagogos os homens tornam-se afeminados e as mulheres masculinizadas
e mesmo os animais são tratados como iguais a homens livres que por sua vez são tomados como iguais a animais então Platão percebe que a democracia já é para concluir quantos minutos cinco tá então essa anomia que é a a falta de normatividade que é a falta de nomos que é a falta de regras é toda baseada nesses impulsos baixos desarticulados não há excelência que é que é o princípio aristocrático não há honra que é o princípio timocratico e não há dinheiro que é o princípio oligárquico o que o que manda O que governa a
democracia os desejos e esses desejos baixos não tem princípio de hierarquia não tem princípio de ordenação a democracia segundo no Platão é um governo adolescente é um governo jovem que é insubmisso tal como se deu por exemplo Em certas Vertentes radicais da revolução eh Universitária estudantil e sexual da década de 60 aquela frase famosa é proibido proibir que foi pinchada na na universidade de sorbon em Paris na Revolução Ju juvenil é tipicamente a ideia da democracia e ora para Platão para qualquer cientista político sério se não há ordenação se não há regra não há governo
não há Pólis é uma é uma relação crítica a minha intenção era apenas mostrar vocês de modo muito sintético tomando um cafezinho o quanto nós temos a explorar em Platão se tivesse mais tempo mais 30 minutos mais 20 minutos eu iria mostrar a recepção de Platão no século XX em seis autores do século XX uns críticos de Platão como se ele fosse um proto totalitário como k Popper como se ele fosse um Ditador em potencial filosófico e outros mostrando que ele como Leo straus Ele defende no fundo a democracia Porque sem democracia não há filosofia
todo modo Eu agradeço muito espero ter provocado o interesse de vocês em Platão e no estudo da Democracia obrigado [Aplausos]
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