Eça de Queirós: vida e obra - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor português Eç...
Video Transcript:
[Música] Olá pessoal tudo bem por aí eu espero que sim na aula de hoje nós vamos conhecer um pouco mais sobre o escritor essa de Queiroz e sua obra importante autor do Realismo português mas primeiro inscreva-se em nosso canal e Ative o Sininho para receber as notificações José Maria era de Queiroz nasceu na cidade de pova de Varzim no ano de 1845 e faleceu na França no ano de 1900 além de escritor também foi Diplomata e também foi advogado mas na literatura portuguesa na história da lusofonia essa de queiro se destaca como um dos maiores
prosadores de Portugal um dos dos maiores prosadores de língua portuguesa e um dos maiores escritores do Realismo português do Realismo do século X eh e de como ele conseguiu trazer né de como ele fez muito bem e todas as tendências todas as tônicas típicas desse movimento estético para sua obra no ano de 1866 essa de Queiros escrevia para o jornal Gazeta de Portugal no ano seguinte mudou-se para Évora e dirigiu o jornal de Ito de Évora no qual demonstrava posicionamentos políticos os textos o próprio jornal era de forte cunho de forte caráter político até que
no ano de 1867 ele nesse mesmo ano ele ele adentrou ele integrou passou a fazer parte de um grupo intitulado Cenáculo eh onde havia outros intelectuais outros artistas outros escritores que discutiam a literatura Portuguesa que discutiam os novos caminhos uma proposta de ruptura pra literatura portuguesa tentando deixar para trás tudo aquilo que era considerado tradicional conservador e consequentemente decadente no ano de 1869 essa esteve na Síria na Palestina e no Egito essas viagens inclusive deram origem a relatos que ele vir relatos de viagem que ele viria publicar em 1870 outro fato importante sobre a vida
de Essa é que ele foi um grande amigo do poeta antério de Quental um poeta que está cronologicamente situado no realismo também sua poesia tem alguns aspectos da crítica social da denúncia do desejo de ruptura até uma coisa com a ciência que era típico desse movimento inclusive no ano de 1871 essa e Antero os dois se reuniram para discutir para se reunir com outros artistas intelectuais pessoas que estavam preocupadas com a questão cultural política social de Portugal para discutir eh a propagação a a emergência de novas ideias não só em Portugal mas por toda a
Europa eh para trazer mesmo uma necessidade de renovação dentro do Panorama literário português né Há um um houve até um movimento de de de ruptura mesmo né de discussão de debates fortes com os românticos com aqueles que estavam muito mais atrelados muito mais ligados à tradição seja a tradição dos temas da construção de personagens da linguagem da forma enfim E para isso esses jovens além do s do Antero se reuniram para fazer as para para montar para organizar e realizar as conferências democráticas A ideia era realizar aí por volta de umas 10 conferências Mas eles
acabaram conseguindo realizar apenas cinco porque no movimento mesmo de censura de silenciamento né de veto à liberdade de expressão o governo não olhou isso com bons olhos porque a discussão não era só literária era política e social também o que reforça a a coisa de que a literatura não está mesmo separada do mundo da realidade da vida As duas andam juntas e o governo simplesmente iu a realização das das conferências seguintes eh isso gerou um mal-estar na gerou uma grande polêmica um malestar na época primeiro porque a a culturalmente literariamente o cenário ficou dividido em
dois lados de um lado aqueles jovens que queriam inovação que queriam ruptura que queriam trazer novas ideias propagar novas ideias e do outro aqueles que achavam que isso era um desrespeito que isso não era necessário que que era um movimento de rebeldia Sem Causa Enfim uma série de acusações do lado mais conservador e tradicional eh que tinha realmente um olhar muito mais aristocrático muitas vezes paraa literatura colocando-a mantendo-a num lugar de de privilégios de classe E isso gerou um um um muita movimentação na imprensa a imprensa começou a fazer parte dessa da propagação dessas informações
alguns queriam tomar partido de um lado outros de outro isso gerou uma polêmica e essa polêmica recebeu um nome historicamente importante de de o nome da da Polêmica foi questão coimbrã né na na cidade de Coimbra que foi que a sede desse desses acontecimentos e ligadas a essa polêmica essa discussão que tomou várias facetas várias proporções não ficou somente no âmbito da literatura o essa de Queiroz chegou a apresentar duas conferências a primeira intitulada a literatura nova e a segunda o realismo como nova expressão da arte as duas trazendo ideia de novidade de reconfiguração de
pensar algo novo né por um tempo Novo eh e o que ajudou mesmo a mobilizar o que ajudou mesmo a a movimentar porque depois do século XIX entra Século XX e aí as movimentações de ruptura no início do século XX por toda a Europa não só em Portugal são é muito forte nessa movimentação então acaba sendo um caminho mesmo sem volta né um caminho de abrir-se para o novo no ano de 1872 ele foi nomeado cônsul tomou posse em Havana já no ano de 1885 essa visitou seu amigo Emil zolá um escritor francês muito importante
tava Vivendo em Paris nessa época autor de a besta humana de obras como germinal um dos nomes mais significativos do naturalismo francês então era com essa pessoa com quem o essa de Queiroz dialogou nessa fase nesse momento da sua vida no ano de 1886 casou-se com Emília de Castro em 1888 foi nomeado cônsul em Paris passou a viver ali e foi justamente ali que veio a óbito no ano de 1900 de forma até prematura né Por se tratar de uma autor que cronologicamente esteve muito bem inserido na no século XIX né nesse final de século
XIX com uma tendência ao decadentismo a crítica eh a sua obra a obra de essa de queiro é marcadamente objetiva de crítica social de crítica política um forte aspecto antirromântico sobretudo eh em obras que foram consideradas o auge da sua carreira dentro do Realismo do século XIX que são O Crime do Padre Amaro por exemplo eh ou O Primo Basílio né que também é uma outra narrativa que se encaixa muito bem dentro dos dos critérios dentro dos elementos que são tipicamente realistas e naturalistas ali no século XIX eh Mas além disso há também a a
uma preferência por certos temas dentro da sua obra a questão da crítica à burguesia né da do comportamento social dessas pessoas que ficam utilizando muitas máscaras sociais para transitar muito bem no meio do mundo das aparências a ausência de idealização né como uma herança mesmo do antirromantismo desse caráter antirromântico o amor já é olhado por um outro viés eh sobre uma sobre uma nova perspectiva né o amor muito mais visto como um negócio uma possibilidade de contrato social completamente deside Realizado a crítica também a certas instituições a certas figuras religiosas também a é evidente principalmente
no que diz respeito a um uma moral a um moralismo que é apregoado mas não é vivido não é praticado há também uma preferência por temas relacionados ao Adultério eh justamente para chamar atenção para apontar pr pra questão das máscaras sociais do jogo soci e como muitas vezes ele é permeado de hipocrisia e de mediocridade nesse sentido a obra do essa de Queiros é também muito marcada pela ironia há alguns personagens inclusive que beiram o cômico situações que beiram o cômico né e e nesse sentido então pensando na abordagem temática no modo como essas personagens
são construídas e como os enredos são desenvolvidos a gente vê claramente esses elementos que condizem a estética Realista e a naturalista por outro lado no que diz respeito à forma há uma preferência mesmo pelo texto em prosa a a linguagem é muito simples e cotidiana muitas vezes não no sentido mesmo de beirar O Popular né de beirar marcas da oralidade Mais cotidianas mais corriqueiras mas é de uma simplicidade muito fluida Muitas vezes mas por outro lado a gente também tem um excesso de descritivismo né a descrição muito minuciosa aí sabe aquele narrador que adentra o
espaço Aí descreve a Tapeçaria a cortina a mancha que tem na parede se há teias de aranha e poeira em alguns cantos é um olhar muito minucioso não só para os espaços mas também para as personagens né o formato do rosto o desenho do cabelo da face os três jeitos na hora de andar tudo isso como forma inclusive de compor a a o aspecto psicológico dessas personagens nesse sentido as personagens de de essa de Queiroz se aproximam muito mais dos personagens tipos porque eh representam né simbolizam de uma maneira meio que metonímica certos traços de
comportamento certas características certas marcas de caráter da de uma pessoa dentro da sociedade né uns representam a a inveja outros representam a idealização outros representam a ingenuidade enfim personagens que são muitas vezes conduzidos e caracterizados por uma única exclusiva ou poucas características sejam elas vícios ou virtudes o que aproxima muito suas narrativas das narrativas de costume dos romances de costume por fazer essa análise da sociedade por fazer esse tudo moral da sociedade denunciando moralismos denunciando mediocridade superficialidade frivolidades eh denunciando hipocrisias E aí dessa forma né No final das contas eh muitas vezes ele se aproxima
do Tom cômico as personagens muitas vezes caracterizadas beiram muito mais o ridículo né Mas por outro lado outras personagens apresentam uma dimensão psicológica né A eh tem tem esse mergulho essa esse dialogar com as suas manias com as suas com as suas particularidades e isso acaba também dando uma noção da parte de dentro dessas personagens como se fossem pessoas eh por esses motivos né e e tantos outros que a gente percebe nas obras do esta de Queiroz é que de fato ele ao mesmo tempo que tem um olhar teve um olhar muito melancólico e até
pessimista eh para Portugal né ao analisar a a burguesia portuguesa os seus o seu comportamento né Essa nova classe social esse novo tempo essas pessoas que estão reproduzindo certos comportamentos da tradição e portanto não há muita possibilidade de evolução pro Futuro né o olhar para o presente é um olhar crítico de perceber que o futuro pode ser a continuação desse presente problemático eh ele tem esse olhar melancólico então meio que pessimista eh apontando uma certa decadência mesmo o que muitas vezes o coloca em grau de importância ao lado de Camões e de Fernando Pessoa por
exemplo porque o Luiz de Camões lá na sua obra Os Lusíadas apesar de ser uma obra Épica demonstra um certo desconforto com as possibilidades de decadência desse país e o Fernando Pessoa depois faz isso na sua obra mensagem que é uma intertextualidade com Os Lusíadas também é um texto de caráter épico mas também tem muita subjetividade ali e a subjetividade que aparece ali é receosa é é angustiada é melancólica o que no final das contas acaba permitindo a junção desses três autores por questões mesmo intertextuais não só nacionais mas intertextuais numa obra famosa do século
XX do José Saramago intitulado o ano da morte de Ricardo Reis em que esses três autores aparecem eh não por acaso porque de certo modo cada um a seu tempo a seu modo dentro da sua cronologia tiveram um olhar pra sociedade Portuguesa e este olhar demonstrava não só uma fé e uma esperança ilimitadas no eterno apogeu mas via com desconfiança e melancolia a possível decadência essa de Queiroz escreveu várias obras escreveu romance escreveu contos escreveu ensaios mas para destacar aqui lembrar né suscitar de imediato evocar a nossa memória eu cito alguns nomes importantes de romances
O primeiro é o Crime do Padre Amaro depois depois nós temos O Primo Basílio na sequência nós temos a relíquia depois da Relíquia eu cito os é uma das obras mais importantes essa inclusive considerada uma das obras primas dele ah depois temos a ilustre casa de Ramires e uma das fundamentais em que muitos estudiosos consideram que o essa tem alcançado um nível de maturidade crítica exorbitante Inclusive essa obra foi publicada postumamente é a Cidade e as Serras bem pessoal isso aqui foi um pouquinho sobre a vida e a obra do escritor português essa de Queiroz
eu espero que vocês gostem curtam esse vídeo compartilhem com outras pessoas se quiserem saber um pouco mais sobre os temas aqui discutidos acessem os links na descrição também nos acompanhe nas redes sociais eu agradeço a atenção vou ficando por aqui até a [Música] próxima
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