O lado estoico de Jesus Cristo | Cristão x Estoico

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Stoicando
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Video Transcript:
[Música] É certo que nenhuma disciplina parece ser motivo de gozo no momento mas sim mais uma razão de tristeza no entanto mais tarde ela produz um fruto Pacífico de justiça e paz naqueles que foram treinados por ela Hebreus 12 Versículo 11 se você realiza algo bom com muito esforço o trabalho passa rapidamente mas o bem perdura se você faz algo vergonhoso em busca do prazer o prazer passa rapidamente Mas a vergonha perdura musonio rufo imagine por um momento caminhar pelas ruas da Antiga Roma ouvindo os sábios falarem sobre a natureza do sofrimento e da serenidade
ao mesmo tempo em um canto afastado da Judeia um líder espiritual ensina as massas sobre o reino dos céus e o caminho para a paz interna ambos os cenários distantes em Geografia e cultura convergem em uma profunda verdade nossa realidade não é moldada pelo mundo ao nosso redor Mas pela lente através da qual a vemos é intrigante notar as ressonâncias em seus discursos Vamos explorar essas conexões com detalhes mas permita-me dar um adiantamento sneca refletiu perguntando por que apontas as feridas alheias quando está cheio de cicatrizes em contraste mas com um tom semelhante Jesus perguntou
o argueiro no olho do teu irmão e não percebes a trave no teu claro que a partir de uma perspectiva Cristã não se pode equiparar figuras estoicas com a figura de Jesus Cristo e não é essa a nossa intenção figuras como sneca Marco Aurélio ou epicteto eram Mortais com suas falhas enquanto Jesus é visto por muitos como a manifestação Divina na terra no entanto é inegável que ambos os ados continuam inspirando e guiando as gerações atuais neste material exploraremos as semelhanças que à primeira vista nos deixam com uma pergunta em mente poderia Jesus ter um
coração hiso te encorajo a revisitar este conteúdo várias vezes para assimilar sua mensagem profunda as conexões entre o estoicismo e o cristianismo são verdadeiramente reveladoras à medida que as palavras de Jesus e ceneca ressoam em nossas mentes um sentimento de familiaridade nos aborda embora suas ensinamentos possam ter surgido de culturas distintas e tradições aparentemente divergentes ambas compartilham raízes em uma verdade Universal a percepção interna tem o poder de transformar Nossa experiência externa não perca a chance de aplicar os princípios estóicos para lidar com as adversidades da vida adquira Já o nosso e-book mentalidade estóica e
descubra como cultivar a serenidade em meio ao caos tomar decisões mais sábias e superar as adversidades com força mental clique no link do primeiro comentário fixado e Embarque Na sua jornada de Sabedoria quero aqui brevemente convidá-los a entrar no nosso grupo do telegram já somos quase 400 membros o link está aqui na descrição e nos comentários a agora sem mais delongas vamos para o vídeo e como de costume Não seja fraco permaneça até o [Música] fim antes de nos aprofundarmos na vida e ensinamentos de Jesus Vamos explorar o nascimento e desenvolvimento da filosofia Paralela em
muitos aspectos ao estoicismo nas movimentadas ruas de Atenas berço da filosofia Ocidental no século 300 antes de Cristo nasce o estoicismo pelas mãos de de sítio influenciado pelas ensinamentos de Sócrates e dos cínicos zenão Funda uma escola no estoa pintada de onde deriva o nome estoico os estóicos liderados inicialmente por zenão e depois por luminárias como ceca Marco Aurélio e epicteto sustentavam que a verdadeira felicidade não se encontra em riquezas ou reconhecimento mas sim na virtude e sabedoria para eles a vida não é sobre o que nos acontece mas so como respondemos a isso enquanto
o mundo externo é volátil e incontrolável nosso mundo interno nossos pensamentos e ações estão sob nosso domínio aqui reside a essência de sua filosofia viver de acordo com a natureza aceitar o que vem e encontrar a paz interna através do autocontrole e da virtude um dos imperadores mais admirados da Roma Antiga Marco Aurélio um stoico escreveu A vida é curta e a natureza da existência é efêmera Viva como se estivesse em uma montanha da mesma forma que Jesus ensinou a seus seguidores a não acumularem tesouros na terra Marco Aurélio lembra da natureza transitória da vida
e a importância de viver com propósito e significado com essas Profundas reflexões sobre vida morte e virtude é inevitável questionar como esses ensinamentos estóicos se alinham com os de Jesus Será que o filho de um carpinteiro no distante canto de Judeia estava familiarizado com esses pensamentos ou será possível que de maneira independente ele tenha chegado a conclusões similares sobre a natureza humana e o propósito da vida enquanto mantemos essas perguntas em mente vamos viajar agora para a Judeia e explorar a vida e os ensinamentos do próprio Jesus vamos conhecer como esse Líder espiritual que transformou
o curso da história abordou temas como riqueza vida e verdade no coração do império romano em uma região marginalizada chamada Judeia nasce Jesus de Nazaré Por volta do ano 4 antes de Cristo filho de Maria e José ele cresce em um mundo dominado por forças políticas e religiosas apesar de ser uma figura revolucionária em seu tempo os registros históricos sobre sua vida são escassos a maioria do que sabemos provém dos Evangelhos do novo testamento o contexto de Jesus é de opressão Romana e agitação religiosa no entanto em vez de liderar uma revolta contra Os Invasores
Jesus propõe uma revolução interna do coração e do espírito suas ensinamentos embora profundamente enraizados na tradição Judaica mostram paralelismos surpreendentes com o pensamento estoico tomemos por exemplo as bem-aventuranças do Sermão da Montanha Jesus diz bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus nestas palavras reflete-se uma mentalidade que valoriz a humildade e o desapego das armadilhas do Ego algo que os estóicos também apreciariam Além disso no Evangelho Segundo Lucas Jesus adverte cuidado e guardai-vos de toda avareza porque a vida do homem não consiste na abundância dos bens que possui este conceito reflete
o CNE do pensamento hiso que a verdadeira riqueza não está nas Posses materiais mas sim na riqueza do espírito e do caráter Jesus com sua sabedoria temporal convida seus seguidores a transcender as preocupações mundanas e a se concentrar nas verdades eternas assim como os estóicos ele reconhece que embora não possamos controlar tudo o que nos acontece podemos controlar como respondemos a isso e é precisamente nessa interseção de ensinamentos nesse cruzamento entre a virtude estóica e a mensagem de Jesus que encontramos similitudes surpreendentes a serenidade diante da adversidade o autocontrole diante das Tentações e a busca
incessante pela virtude são ideais que ambas as filosofias compartilham com isso em mente podemos afirmar que Jesus foi um proto stoico ou é mais apropriado dizer que ambos os caminhos embora separados por cultura e tradição convergem em verdades universais conforme continuamos nossa jornada vamos aprofundar nessas semelhanas especialmente em relação à virtude e ao autocontrole vamos observar Como Jesus assim como os grandes pensadores estóicos enfatizou a ância de viver com propósito integridade e uma serenidade inabalável diante das tribulações da vida no cerne da filosofia estóica repousa uma ideia fundamental a vida virtuosa é a única que
vale a pena viver para os estóicos a virtude não é apenas um conjunto de regras Morais mas o próprio núcleo de uma vida boa e significativa zenão de sítio fundador do estoicismo definiu a virtude como um hábito seletivo consistente em uma disposição racional em Essência a virtude é viver em harmonia com a razão e a natureza embora Jesus não tenha se referido explicitamente ao termo virtude como os estóicos fizeram seu ensinamento sobre o fruto do espírito na carta ao Gálatas é profundo Mas o fruto do espírito é amor alegria paz paciência amabilidade bondade fidelidade mansidão
E domínio próprio escreveu o apóstolo Paulo essas qualidades Essas manifestações do caráter divino refletem a mesma busca pela virtude que encontramos no estoicismo pensemos na serenidade de Jesus mesmo no auge de seu sofrimento crucificado ele demonstra uma profunda aceitação e compreensão de seu destino pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem disse Sua serenidade diante da adversidade é em muitos aspectos comparável à serenidade que os estóicos aspiram alcançar epicteto um dos grandes estóicos escreveu em seu enquirídio não são os fatos que perturbam as pessoas mas seu julgamento sobre eles é um chamado para entender que
nossa reação diante das adversidades É mais determinante do que as adversidades em si o vínculo entre Jesus e os estóicos Na Busca Pela virtude e autocontrole é claro ambos veem o mundo exterior como algo que não pode ser controlado mas acreditam firmemente que o indivíduo tem domínio sobre sua resposta interna Então se Jesus e os grandes estóicos estivessem juntos o que diriam sobre nossa relação com o mundo material vamos imaginar por um momento Jesus conversando com Marco Aurélio o Imperador filósofo enquanto o primeiro adverte sobre os perigos da riqueza e a dificuldade de um rico
entrar no reino dos céus Marco Aurélio reflete sobre a natureza efêmera das possessões terrenas juntos eles nos convidaram a nos desapegar do material e nos concentrar nas verdadeiras riquezas do espírito e do caráter mas para aprofundar esse diálogo Imaginário vamos examinar mais de perto suas doutrinas sobre o desapego do mundo material no próximo capítulo imagine uma tarde Serena em Jerusalém as pedras milenares do templo refletem a luz dourada do entardecer em uma esquina Jesus de Nazaré com sua expressão Serena e profunda encontra-se com auré o Imperador filósofo de Roma embora separados por décadas e geografia
um laço invisível parece unir seus pensamentos mestre da Galileia começando Marco Aurélio vejo em seus ensinamentos uma sabedoria profunda uma que Ressoar nas ruas de Roma tu falas do Desapego das riquezas enquanto eu tenho refletido sobre a efêmera natureza das possessões terrenas como vês a relação entre o homem e seus bens Jesus olando para com compreensão responde verdadeiramente digo é mais fácil um camelo passar pelo olho de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus o Imperador assente reconhecendo a profundidade da mensagem em minhas meditações responde escrevi que muito pouco é necessário
para uma vida feliz está tudo dentro de ti em tuas maneiras de pensar as riquezas muitas vezes são uma distração dessa verdade ambos os líderes de seus diferentes contextos convergem em um entendimento comum as Posses materiais em si mesmas não são o problema o desafio reside no apego que lhes conferimos em como permitimos que definam nosso valor e sentido de propósito Enquanto essa conversa imaginária desvanece no anoitecer emerge uma pergunta profunda para todos nós que valor damos às coisas materiais em nossa vida nos definem ou São simplesmente ferramentas que utilizamos para contribuir com bem-estar em
nossas vidas e na daqueles que nos rodeiam assim como em suas lições sobre desapego encontramos ressonância em suas doutrinas sobre o amor ao próximo e o bem comum no entanto não podemos Ignorar as variações fundamentais em suas visões e práticas essenciais Jesus com seu amor incondicional ao próximo e chamado ao serviço e sneca com seu destaque na virtude e no bem-estar da comun apresentam duas perspectivas complementares mas o que se revelaria se ambos compartilhassem um momento juntos em nosso próximo capítulo concebemos um diálogo entre Jesus e sneca explorando suas semelhanças e divergências e como Cada
um abordaria temas como o amor sociedade e o propósito do ser humano num terraço com vista para uma vasta paisagem de Oliveiras e Campos Dourados Jesus encontra sneca o proeminente filósofo e Conselheiro do Império Romano as sombras do entardecer começam a se alongar enquanto ambos compartilham reflexões sobre um tema que transcende gerações o amor ao próximo e a contribuição para o bem [Música] comum sneca com sua voz firme e pensativa Levanta a questão tenho observado mestre que tuas doutrinas colocam grande ênfase no amor ao próximo em Roma também valorizamos o bem-estar de nossa sociedade embora
muitas vezes o vejamos através da lente da justiça e do dever como tu enxergas esse amor e como pode se manifestar em ações concretas Jesus refletindo uma profundidade insondável em seu olhar responde Amarás o teu próximo como a ti mesmo não há outro mandamento maior que este Evangelho Segundo Marcos 1231 o verdadeiro amor não busca seu próprio benefício mas se desdobra em açõ o bem dos outros é através desse amor desinteressado que se constrói um verdadeiro sentido de comunidade ceca assente e reflete em nossas discussões hisas exploramos a ideia de Simpatia a interconexão de todos
os seres vejo ressonâncias com tuas palavras em meus escritos Tenho dito o bem-estar de toda a humanidade está interconectado se há um benefício comum então está conectado parece que ambos estamos falando de uma compreensão mais profunda de como cada ação individual pode impactar o próprio tecido de nossa sociedade Jesus sorri levemente e acrescenta cada ato de bondade por pequeno que seja é como uma pedra lançada em um lago as ondas se expandem tocando corações e vidas além do que nossos olhos podem ver assim é o Reino de Deus como uma semente que mesmo pequena cresce
e frutifica em abundância sneca com uma expressão de reconhecimento conclui Então embora nossos caminhos possam diferir em seus fundamentos e práticas a essência do amor e a busca pelo bem comum é um fio que nos une cada um de nós tem a capacidade de enriquecer e elevar nossa sociedade através de Nossas ações e decisões diárias enquanto o sol se põe no horizonte deixando um céu tingido de laranja e púrpuras a conversa entre Jesus e sneca se vanece mas sua ressonância perdura ela nos lembra a importância eterna da compaixão empatia e amor incondicional na construção de
um mundo melhor e enquanto refletimos sobre essa profunda conversa nos dirigimos a outro intercâmbio de ideias entre Jesus e epicteto onde exploraremos suas diferenças fundamentais em crenças e [Música] práticas O ar fica denso em uma sala hipotética onde num canto Jesus está sentado com seu olhar compassivo e Sereno a sua frente epicteto com uma expressão reflexiva o choque de duas grandes mentes que embora compartilhassem valores universais sobre a humanidade a moralidade e o propósito originaram-se de diferentes fundamentos de crença Maestro de Nazaré começa epicteto ao longo de minha vida tenho sustentado que nossa vontade está
ligada à razão e que através dela alcançamos a a verdadeira Liberdade o que pensa sobre a natureza da vontade humana e sua relação com a fé Jesus sempre ponderado responde a verdadeira Liberdade vem do conhecimento da verdade e a verdade vos libertará Evangelho segundo João ele continua a fé é a certeza do que se espera a convicção do que não se vê carta ao Hebreus epicteto assente reconhecendo a profundidade da resposta em nossas reflexões mantemos que a razão Ao estar alinhada com a natureza nos guia em direção à virtude a fé do meu ponto de
vista requer uma suspensão da razão e embora seja poderosa pode nos desviar da Verdade objetiva a isso Jesus responde cada árvore se conhece por seu fruto a fé quando é genuína não contradiz a razão mas a transcende guiando o coração para verdades mais profundas e eternas epicteto citando uma de suas próprias lições diz não somos perturbados pelos eventos mas pela interpretação que fazemos deles neste sentido Nossa interpretação do mundo guiada pela razão determina nosso bem-estar o ar na sala muda ligeiramente não para atenção mas para uma profunda contemplação ambos reconhecem que embora compartilhem o desejo
de Guiar a Humanidade para a paz interior e a virtude seus divergem fundamentalmente na forma como percebem e se relacionam com o mundo essas diferenças nos levam a considerar as raízes teológicas do cristianismo e a cosmovisão estóica enquanto o cristianismo sustenta uma visão teocêntrica do universo o estoicismo se inclina para uma perspectiva baseada na natureza e na razão ambas as filosofias TM seus méritos e nos oferecem diferentes lentes através das quais interpretar e experimentar o mundo com este quadro em mente é essencial explorar mais a fundo essas diferenças e considerar como essas perspectivas podem enriquecer-se
mutuamente em nosso próximo segmento nos aprofundaremos na teologia Cristã e na visão estóica do mundo buscando encontrar o equilíbrio Entre a Fé e a Razão a sala ainda impregnada pelo diálogo anterior entre Jes e epicteto é preenchida com um novo ar de reflexão enquanto a fé cristã propõe um Deus pessoal que intervém e se preocupa com a humanidade o estoicismo percebe o Cosmos como uma entidade racional uma totalidade regida pelo que chamavam de Logos ou razão Universal o cristianismo com sua rica teologia nos fala de um Deus amoroso que se fez homem em Jesus de
Nazaré em um ato de amor incompreensível encarna para redimir a humanidade de suas falhas é uma religião baseada na relação na interação entre o Divino e humano entre o criador e suas criaturas por outro lado os estóicos veem o mundo como um reflexo de uma ordem lógica e natural não necessariamente é um Deus pesso que Gover mas uma razão Universal um Logos que impregna e estrutura toda a existência ceca um dos estóicos mais proeminentes mencionava em suas Cartas a Lucílio Deus não está separado do mundo está dentro dele esta perspectiva promove a ideia de que
viver em harmonia com a natureza e suas leis é o caminho para a sabedoria e a virtude apesar de suas diferenças ambas as visões podem se complementar o enfoque teológico do cristianismo enfatiza a importância da relação E da graça enquanto o estoicismo com seu foco na autodisciplina e no autocontrole pode oferecer uma estrutura para viver essa graça de maneira prática no dia a dia no final desta exploração nos deparamos com uma pergunta essencial é possível combinar as profundezas da teologia Cristã com a prática e a razão do estoicismo pode Jesus com suas revolucionárias lições sobre
o Amor e a graça de alguma forma um Messias hiso Kevin R renomado especialista do novo testamento na universidade Duke destaca como o estoicismo e o cristianismo compartilham paralelismos e pontos de convergência ao longo da história no século I Tertuliano se referiu a sneca como saep Noster ou frequentemente nosso e jimo noss são Agostinho em a Cidade de Deus também reconhece a influência de sneca esse entrecruzamento entre ambas as correntes é palpável levando a uma pergunta intrigante é possível harmonizar Ser Cristão com serico alguns tentam unificar essas filosofias enquanto outros destacam suas diferenças embora a
combina pla possa ser desafiante conhece-se que um cristão pode complementar sua fé com reflexões estoicas e vice-versa josephson especializado em estudos bíblicos cita sneca ao enfatizar a importância de absorver sabedoria de diversas Fontes filosóficas dodson comenta embora para mim Jesus Cristo seja o caminho a verdade e a vida estou convencido de que o estoicismo enriqueceu minha compreensão e devoção Cristã Kevin Bosch especialista em psicologia Clínica e autor de entre o Pórtico e a cruz respalda esse ponto de vista e acrescenta durante minha pesquisa descobri surpreendentes semelhanças entre as ideias de epicteto e algumas posturas cristãs
modernas em questões como família e ética reprodutiva sem rotular os estóicos como cristãos é inegável que eles oferecem perspectivas enriquecedoras para todos tanto nas escrituras historicas quanto nas cristãs encontramos lições paralelas sobre número um a satisfação não o digo porque tenha escassez pois aprendi a contentar-me Qualquer que seja a minha situação sei viver humildemente e sei ter abundância em tudo e por tudo fui ensinado assim para estar saciado como para ter fome assim para ter abundância como para padecer necessidade Paulo é a atitude não a circunstância que deve ser avaliada devemos investigar se o homem
rico pode ficar contente se cair na pobreza e se o homem pobre pode ficar contente se cair na riqueza sneca número dois sobre vingança se alguém te bate na face direita oferece-lhe também a outra Jesus Apenas Uma Mente pequena responde com a mesma moeda número TR sobre a regra de ouro trata os outros como gostaria de ser tratado Jesus onde há um ser humano há uma oportunidade para um gesto amável CCA qu sobre a mortalidade pensa no teu fim a todo momento e não pecará jamais Eclesiástico 7 Versículo 36 Poderias deixar a vida agora deixa
que isso determine o fazes dizes e pensas Marco Aurélio cinco sobre a ansiedade e a preocupação a preocupação oprime o coração mas uma palavra bondosa o anima provérbio 12 Versículo 25 hoje me libertei da ansiedade descartei a porque estava dentro de mim nas minhas próprias percepções não fora Marco Aurélio seis sobre o amor a acima de tudo continuem amando uns ao outro sinceramente Pedro seja livre de paixão e ainda assim esteja pleno Marco Aurélio sete sobre a disciplina é verdade que nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento mas sim motivo de tristeza no
entanto depois produz um fruto apaziguador de justiça e paz naqueles que foram treinados por ela Hebreus 12 Versículo 11 se alcanças algo bom com muito trabalho O trabalho passa rapidamente mas o bem perdura se fazes algo vergonhoso em busca do prazer o prazer passa rapidamente Mas a vergonha perdura mônio rufo oito acerca da Ira na Ira Não te apresses a ficar com raiva pois a raiva habita no coração dos tolos eclesiaste 7 Versículo 9 Não há nada mais ensurdecedor que a raiva nada mais dependente da sua própria força se triunfa não há nada mais arrogante
se falha não há nada mais insensato sneca no sobre a Quietude na Quietude permanece em silêncio e reconhece que eu sou Deus Salmos 46 Versículo 10 mudar de uma ação altruísta para outra com Deus em mente apenas aí a calma e Quietude Marco Aurélio 10 sobre os exemplos a seguir sede imitadores de Deus como filhos amados e vivei em amor assim como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus Paulo Escolhe um mestre cuja vida conversa e semblante expressem a alma ele mesmo como teu protetor
ou padrão Pois devemos ter alguém por quem possamos regular o nosso caráter nunca poderás endireitar o que está torto a menos que uses uma régua sneca 11 sobre amar os inimigos mas se o teu inimigo está com fome alimentao se ele está com sede dá-lhe algo para beber pois ao fazê-lo estarás amontoando Brasas ardentes sobre a sua cabeça Romanos 12 Versículo 20 a bondade é invencível mas apenas quando é sincera sem hipocrisia ou falsidade o que poderia fazer até a pessoa mais maliciosa se continuares a mostrar Bondade e se tiveres a oportunidade aponta lhe amavelmente
onde errou Especialmente quando tenta prejudicar-se Marco Aurélio essa viagem que acabamos de ver atravessando As areias do tempo e da filosofia nos levou a contemplar a possibilidade de que Jesus o Messias da tradição Cristã pudesse ter semelhanças com os grandes pensadores estóicos ambas as filosofias embora únicas em suas abordagens e perspectivas convergem em verdades universais sobre a humanidade moralidade e propósito enquanto o cristianismo mergulha nas profundezas do Amor Divino e do relacionamento pessoal com Deus o estoicismo nos oferece ferramentas práticas para viver de acordo com a natureza e encontrar serenidade no meio das tormentas da
vida refletirmos sobre esses ensinamentos percebemos que independentemente de nossas crenças religiosas há lições valiosas que podemos incorporar em nossa vida diária como menciona o evangelho de João Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará portanto quer te identifiques com os ensinamentos de Jesus as reflexões de Marco Aurélio ou simplesmente busques uma compreensão mais profunda de ti mesmo e do mundo há um convite aqui para viver com propósito integridade e um amor que transcende todas as barreiras não se esqueça de comentar stoic para eu ver que você chegou até aqui continue na tela para assistir o
próximo vídeo que aparecerá aqui vale muito a pena e garanto que irá gostar e pela sua atenção o meu muito obrigado Essa foi a minha contribuição que todos fiquem com o criador i
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