Romanos 7 - Pr Hernandes Dias Lopes

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Igreja Presbiteriana de Pinheiros
Escola Bíblica Dominical - Estudo do livro de Romanos cap 7, em 11 de Novembro de 2018. Blog: https...
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[Música] muito bem mas vamos dar início nosso estudo nosso o texto que vamos trabalhar hoje é romanos capítulo 7 romanos capítulo 7 peço que você abra sua bíblia e nós vamos fazer a leitura deste texto eu vou fazer a leitura você acompanha por favor paulo escreve o seguinte porventura ignorais irmãos pois falou aos que conhecem a lei que a lei tem domínio sobre o homem toda sua vida para a mulher casada está ligada pela lei o marido enquanto ele viver mais um mesmo morrer diz obrigada ficará da lei conjugal de sorte que será considerada adúltera
se vivendo ainda o marido unir se com outro homem porém se morrer o marido estará livre da lei e não ser a adúltera se contrair novas núpcias assim meus irmãos também vós morrestes relativamente à lei por meio do corpo de cristo para pertencer a outro a saber aquele que ressuscitou dentre os mortos para que fui queremos para deus porque quando vivíamos segundo a carne as paixões pecaminosos postas em realce pela lei operava em nossos membros a fim de praticarem para a morte agora porém libertados da lei estamos mortos para aquilo a que estavam sujeitos de
modo que servimos novidade espírito e não na caducidade da letra que diremos pois é ali em pecado de modo nenhum mas eu não teria conhecido o pecado senão por intermédio da lei pois não teria conhecido a cobiça se leiam dissera não cobiçarás mas o pecado tomando ocasião pelo mandamento despertou em mim toda sorte concupiscência porque sem lei está morto o pecado outrora sem leão vivia mas sobrevivem do prefeito reviveu o pecado eu morri e o mandamento que me fora para vida verifiquei que este mesmo se me tornou para a morte porque o pecado prevalecendo-se do
mandamento pelo mesmo mandamento me enganei me matou por conseguinte a lei é santa e um mandamento santo e justo e bom acaso bom se me tornou em morte de modo nenhum erro contrário o pecado para revelar se como pecado por meio de uma coisa boa que causou a morte a fim de que pelo andamento se mostrasse sobremaneira maligno porque bem sabemos que a lei é espiritual eu todavia o canal vendido à escravidão do pecado porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir pois não faz o que preferisse o que detesto ora se faço
o que não quero com cinto com a lei que é boa neste caso quem faz isso já não sou eu mas o pecado que habita em mim porque eu sei que em mim isto é em minha carne não habita bem nenhum pois o querer o bem está em mim não porém o efetuá lo porque não faço bem que prefiro mas o mal que não quero este fácil mas se eu faço o que não quero que eu não quero já não sou eu quem o faz e se o pecado que habita em mim então ao querer
fazer o bem encontro à lei que o mal reside em mim porque no tocante ao homem interior de um prazer na lei de deus mas vejo nos meus membros outra lei que ganhando contra a lei da minha mente me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros desventurado homem que sou quem me livrar do corpo desta morte graças a deus por jesus cristo nosso senhor de maneira que eu de mim mesmo com a mentez o escravo da lei de deus mas segundo a carne da lei do pecado bom eu acho que vocês
concordam comigo que esse texto é fácil aliás romano set talvez seja a parte mais complexa de todas a carta e não há consenso não há consenso entre os estudiosos sobre o significado a primário a do que paulo está dizendo aqui com a identidade desse homem que clama por libertação este homem é um ímpio o ele é um crente se for um crente é um crente é fraco é um crente maduro notem vocês que esse texto é ele vai nos mostrar como é que nós lidam com a questão da lei é que entendo a lei da
minha vida e com respeito à lei há três maneiras de se lidar com a lei primeiramente eu chamaria a maneira do legalista lidar com ela que é legalista legalista é aquele que acha que é justificado a observar preceitos externos da lei então ele acha que por guardar determinados mandamentos e preceitos da lei e justa os olhos de deus mas como ele não consegue de fato guardar esses preceitos sobretudo aqui dentro do coração não externa mente para os outros verem ele se transforma num fariseu onde eles se gloria onde ele se enaltece onde ele bate palmas
pra si mesmo porque observa alguns aspectos externos da lei na época você se lembra guardar o sábio lavar as mãos é não andar determinada distância do dia do sábado fazer isso fazer aquilo e achavam que isso era a maneira correta de ser justo aos olhos de deus então essa é uma maneira errada de se lidar com a lei a segunda forma errada era não agora mais os legalistas mas os libertinos os divertidos e o seguinte bom a lei é um problema pra mim então despreza a lei não quer saber da lei eu não quero ter
nenhum jogo sobre mim eu quero viver uma vida solta aberta sem freio sem limites sem qualquer e é é apreensão ou repressão que dá curso aos meus desejos e se você perceber paulo combati os libertinos logo no capítulo 6 versículo primeiro que diremos pois permaneceremos no pecado para que a graça seja mais abundante que a gente querendo viver no pecado pra que então a graça de deus posso pudesse operar com mais força não é a maneira correta de lidar com a lei a terceira forma de lidar com a lei que é a forma correta é
a forma cristã de lidar com a lei então veja bem quando você está diante da lei de deus primeira coisa é você se deleita da lei de deus você é um cristão mas ao deitar se na lei de deus você chegou a outra conclusão você não tem forças em você mesmo para cumprir essa lei você não acha que a lei tem problema lei não tem problema a lei é boa e justa é santa é espiritual então o problema não está com a lei o problema está com quem está comigo meu coração eu não consigo atender
às demandas da lei eu não consigo cumprir os preceitos da lei eram consigo chegar no padrão da lei o padrão da lei é perfeição mas o meu homem interior se deleita nela mas o pecado que habita em mim me frustra porque eu não consigo cumprir lá então é com esse pressuposto esses três pressupostos gostaria então que nós entrássemos no estudo desta carta então olha comigo por gentileza primeiro ponto a libertação da lei e paulo vai lançar mão de uma imagem de uma figura de um emblema a para ilustrar isso a analogia do casamento e aqui
na loja do casamento em primeiro lugar um princípio talvez seja o primeiro porventura ignorais irmãos pois falo aos que conhecem a lei que a lei tem domínio sobre o homem toda sua vida enquanto camarada vive do nascimento à morte a lei tem domínio sobre ele não tem como ter lapsos na sua vida onde não eu tô vivendo a fase deve que a lei não tem nada a ver comigo tem a ver com você a lei domina você a lei tem domínio sobre você e a palavra domínio aqui é curiosos o senhor é da mesma palavra
senhor ela ela tem controle autoridade sobre a sua vida transgrediu a lei se tornou os culpados da lei tem jeito quando você viver a lei vai dominar só você a lei vai ter domingo autoridades sobre a sua vida é um princípio aí vem a ilustração como é que ele lustra esse princípio espiritual que a lei tem domínio sobre você durante toda a sua vida ele ilustra com a analogia do casamento versículo 2 e 3 vamos ver comigo hoje 3 uma hora a mulher casada está ligada pela lei ao marido enquanto ele vive mas se o
mesmo redes obrigado ficará a lei conjugal de sódio que será considerada adulta se vendem do marido o lixo com outro homem porém se morrer o marido estará livre da lei e não ser adulta se contrair novas nos paulo está tratando de casamento aqui ele está ilustrando o princípio de que a lei tem domínio sobre você durante a vida inteira com a analogia do casamento então o que está dizendo e toda vez que uma mulher casou ela está ligada ao marido até quando enquanto eu viver com a tv agora se ele morrer cada um continua ligado
a ele por que o casamento é para a vida toda mas não para além da vida não para além da morte casamento é pra que não para lá agora se esta é a analogia a pergunta é estou falando da lei e de mim ea minha relação com a lei a relação da lei comigo se lança mão da analogia do casamento a pergunta é quem é o marido quem a mulher nessa relação a quem o marido a podem falar não vão passar por um vão pegar sua analogia por enquanto quem é o marido aqui na analogia
à lei a lei o marido quem a mulher somos nós somos nós então pergunta a até quando nós estamos ligados a esse marido a vida toda a segunda pergunta quando é que nós ficamos obrigados a relação com o ex-marido quando a morte de quem a olha aí paulo vai usar a analogia mas ele vai fugir um pouco da analogia porque na analogia quem morre aqui para a mulher ficar livre do casamento é o marido certo a mulher está ligado ao marido enquanto ele viver importantes ela se relaciona com outro homem enquanto o marido está vivo
porque ela faz comete adultério mas se o marido morrer ela casar com o outro tem problema não tem problema porque não tem problema porque a morte põe um ponto final no compromisso que ela tinha com aquele marido a lei só tem domínio sobre você enquanto você vive morreu não tem mais compromisso uma pessoa pode ser condenada pela lei no máximo da pena se a pessoa morreu acabou a pena além do minas foi morto só que na analogia agora notem vocês a a lei é o marido e eu pergunto vocês marido é boa ou ruim o
marido é maravilhoso pensão do marido bom pensa no marido perfeito pensando marido perfeccionista o cara não erra nunca é um padrão de perfeição total iso 9001 para ele e esse marido tão bom tão bom tão bom que não morre tão bom que não morre aí paulo precisa dar uma guinada na na analogia dele para dizer o seguinte quem é que morre a mulher a mulher morre quem é mulher nós nós agora quando a mulher morreu o que acabou que acabou o compromisso de casamento com o marido anterior não morreu está dispensado de seu marido agora
é agora tá tá tá livre mas ao ressuscitar ela agora está livre para que a contrair novas núpcias com quem com outro marido quem é o outro marido jesus cristo olha como paulo introduz o assunto lançando mão de um assunto que é comum a todo ser humano casamento todos nós entendemos um pouco de casamento para ilustrar a nossa relação com a lei então essa ilustração com a aplicação vamos lá aplicação olha comigo os versículos 4 e 6 aplicação agora então nessa aplicação é você vai perceber a legitimidade do novo casamento dar certo então qual a
legitimidade do novo casamento comigo versículo 4 pode ler 14 assim meus irmãos também vós morrestes relativamente à lei por meio do corpo de cristo para pertencer diz a outro a saber aquele que ressuscitou dentre os mortos para que frutifique anos pra deus então pauta dizer o seguinte o seu casamento com cristo agora não é uma relação de adultério porque não é porque quando você morreu o seu casamento com a lei acabou quando você morreu aquele vínculo conjugal encerrou quando você morrer você morreu com quem você morreu com cristo que morreu com ele e você ressuscitou
com ele portanto quando você agora está contraindo novas núpcias nova aliança conjugal novo relacionamento esse relacionamento agora é legítimo é legal não é imoral estou acompanhando o rabugento claro está claro o que é bom então veja você que a sua relação com cristo agora é uma reles é uma relação que tem legitimidade agora notem comigo o contraste entre os dois casamentos vai fazer um contraste como é que era o casamento anterior com a lei e agora como é que é o casamento com cristo primeiro contraste no versículo 5 olha como goleou 5 porque quando vivíamos
segunda carne as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operava em nossos membros a fim de ficarem para a morte quando nós nos relacionamos com a lei nós segundo o texto aqui vimos segundo que é segunda cara segundo a carne as paixões pecaminosas postas em realce pela lei o que significa isso você sabe que a nossa natureza tem assim uma espécie de atração por aquilo que é proibido percebem isso é cediço menina assim filho aqui no plano b aí você sai com a tentação no coraçãozinho infantil que acha que é puro a tem nada de
pureza é mexer proibiu mas isso é só a criança não é um adulto também parece que aquilo que é proibido dá mais prazer parece que aquilo que é proibido mexe com as suas entranhas com seus hormônios a sua cabeça com seus sentimentos porque no momento em que a lei diz não faça você é induzido a fazer a lei ou proibir aguça desde você a consciência de pecado e aí o que acontecia neste casamento versículo 5 disse as paixões pecaminosas poças em realce pela lei operava em nossos membros como assim o que você vê o que
você escuta o que você apalpa o que você experimenta com o seu paladar o que você pega com sua mãe faz o que você pára anda por aí com seus pés ou seja toda máquina do seu corpo começa a laborar pra atender os seus desejos as suas concupiscência e tudo isso é você pra onde ir à morte pois essa era nossa relação turbulenta no primeiro casamento não é que o primeiro marido era ruim não marido e marido era maravilhoso mas o problema é que nós a mulher atabalhoada complicadíssima desorganizada completamente rebelde completamente submissa eo nesse
casamento não tinha como dar certo que o marido é perfeito e perfeccionista e nós toda atrapalhados agora vai fazer o contraste com o segundo casamento é que foi o segundo casamento olha comigo e 56 agora o óleo porém porém um contraste uma adversativa certo já está contratando o casamento seu com a lei com o casamento seu agora com quem com cristo todo mundo veículos sejam lá agora porém libertados da lei estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos de modo que servimos em novidade de espírito e não na quantidade da lei então vamos parar um
pouquinho pra entender o que quer dizer aqui no versículo 6 agora porém libertar porque eu sei porque está a libertar da lei porque você é o que morreu a lei era seu marido a mulher tá ligado ao marido até quando enquanto ela viver a morte põe fim a união conjugal e morreu agora mortos para aquilo que estávamos sujeitos como assim que o negócio seja se eu tô morto para aquilo que estava sujeito aquilo que me dominava dá uma olhadinha só que nós olhamos na aula cada capítulo 6 versículo 11 alguém pode ler pra mim e
vou estar em alta aí eu vou ler porque está sendo transmitido e oto vai passar essa mensagem e é preciso que a pessoa que está nos acompanhando escute bem a leitura da escrita assim assim também vós consideraremos mortos para o pecado mas vivos para deus em nós falamos na aula passada que você aqui essa palavra considerar é uma palavra técnica para um registro legal é que você devia andar com a certidão de óbito no bolso quando o pecado pela pra você seduzir você bater à porta do seu coração mostrar os pratos assim bem saborosos das
aventuras e todo colorido da tentação setir o cartão de altos do morto que morreu com cristo então aquilo que outrora seduzir seu coração pra isso você morreu legalmente em cristo e é isso que estão dizendo agora capítulo 756 agora porém libertados hoje estamos morte para a que estava sujeito de modo que servimos em novidade espírito e não na caducidade da lei da lei da letra ou seja agora não é mais uma letra fria que diz 'não faça agora o poder do espírito que habita em mim que me leva a o bt se dito isto vamos
agora entrar o segundo ponto da nossa meditação que a santidade da lei santidade da lei versículo 7 a 13 e aqui nós vamos encontrar alguns pontos que eu quero destacar primeiro o propósito da lei qual o propósito da lei versículo 7 vão lá todos os jogos nós que diremos pois é a lei pecado de modo nenhum mas eu não teria conhecido o pecado senão por intermédio da lei pois não teria conhecido a cobiça se a lei não diz era não cobiçarás qual o propósito da lei revela o pecado meus irmãos veja bem não pensou eu
pegar simples imagine que você que dirige seu carro aqui em são paulo tem placas de limite de que a velocidade na na administração anterior a cnaa aqui na na marginal quanto que era 70 por hora aí o novo prefeito foi eleito passou pra 90 por hora na gestão anterior se você andar se a 90 o que seria enfrentar são mudou a legislatura você pode andar 96 a 90 em frágil tem infringindo a lei não mas imagino que não tivesse placa nenhuma com a velocidade que você devia andar não tem transgressão tem lei tem transmissão só
tem transgressão tem lei isso aqui não pode eu fiz cerro transgrediu o ps não tem regra não tem o que propor ação percebendo isso a propósito da lei é trazer pra você a consciência de que você o que é pk do agora é curioso que paulo traz à tona um dos mandamentos do decálogo versículo 7 que ele diz mas eu não teria conhecido pecados e não por intermédio da lei pois não teria conhecido a cobiça se a lei não diz era paulo era um fariseu sabe disso o fariseu se glorie a wada lei que lei
as coisas externas que todo mundo podia ver então que um fariseu camarada que anda sem pra todo mundo ver que ele é santo ele se veste de maneira diferente e lavar as mãos na hora de comer com qualquer coisa ele tem cuidado de guardar determinados preceitos do sábado ele vive para impressionar as pessoas com as coisas externas paulo era o fariseu mas até o dia que ele pousou os olhos no 10º mandamento qual o décimo mandamento não cobiçar as porque não citou o 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º porque só citou o
décimo porque o décimo mandamento distinto dos nove primeiros esso objetivo os nove primeiros mandamentos da lei de deus são mandamentos o objetivo pacífico a diferença aquilo que o objetivo tá na cara todo mundo ver todo mundo nota todo mundo percebe aquilo que é subjetivo quem quem vê quem vê só deus só deus e irmãos nós estamos aqui nesse ambiente tão bonito talvez esteja passando na cabeça alguém coisas horrorosas agora você está com um sorriso bonito na sua cabeça tem coisa horrorosa quem estava na mesa só deus só deus então pergunto a vocês quando você fica
no espelho do 10º mandamento que é subjetivo e você sabe que deus está vendo o que o homem não pode ver aí você cai na real eu sou um pecador meu saber por que eu posso mostrar pra todo mundo assim uma auréola de santidade e lá por dentro negócio tá cheio de podridão é claro isso para vocês qual o propósito da lei a fazer o que a proposta além do emmy salvar até que a lei poderia me salvar se eu fosse o que é perfeito se eu conseguisse guardar a lei 100% eu seria salvo por
ela porque lá no céu só entra gente perfeita nada contaminado entrar lá como nada imperfeito pode entrar no céu e a lei exige perfeição e eu não consigo ser perfeito e nem fazer tudo perfeito significa que a lei não pode o que me salvar então qual o papel da lei é revelar que eu sou pecador e que eu preciso de quem de um salvador vamos à frente a segunda coisa se o propósito da lei proposta da lei versículo 8 agora vamos lá vão oito mas o pecado tomando ocasião pelo mandamento despertou em mim toda sorte
concupiscência que sem lei está morto o pecado não propósito da lei é despertar o pecado e aquilo que nós falamos agora a pouco vamos entender isso porque sem lei está morto pecado se não tivesse escrito assim não terá outros deuses dos deuses tivesse escrito assim não tivesse escrito assim não fará parte mais cultura se podia fazer mais cultura se não tivesse escrito assim não tomarás nome do senhor teu deus em vão se podia falar palavrão também não deu seu irmão tivesse escrito assim honra teu pai e tua mãe se podia ser um rapaz mãe se
não tivesse sido assim não matarás e podia matar eu tivesse que se não alterar a esse pedido terá se não tivesse que assim não furtar a esse podia faltar tivesse escrito assim não é gerais falso testemunho sobre o teu irmão se podia dizer então qual o que a lei faz se não tem lei o pecado da moto não tem transgressão onde não tem legislação legal sobre o assunto não tem placa de 90 você pode 120 se a placa diz que é 80 e 80 não é 120 em outras palavras é a lei que regulamenta essa
questão que traz a você a consciência não apenas de revelar o pecado mas despertar o pecado é isso que está dizendo no versículo 8 mas o pecado tomando ocasião pelo mandamento não faça isso aí ele despertou em mim toda sorte com consciência porque aquilo que é proibir parece ter mais prazer pra você aí e lagos que gostem de você é isso o que está dizendo mas mais do que isso em terceiro lugar o propósito da lei é condenar o pecado versículos mobi11 você pode ler os 9 a 11 comigo agora outrora sem a lei eu
vivia mas sobrevive do preceito reviver o pecado eu morri e o mandamento que me fora para a vida o que verifiquei que este mesmo retornou para a morte porque o pecado prevalecendo-se do mandamento pelo mesmo andamento minga nó me matou o propósito da lei é condenar o pecado e aí você percebe algo muito interessante é o outrora sem a lei eu vivia quer dizer com isso que estão dizendo que vivia pra deus que vivia uma vida pura e santa que ele vivia a vida eterna é isso que está dizendo não não então imagine você é
um cidadão que ele é um ímpio que ele é um o mathew uma de nós tico ele não conhece deus não reconhece deus ele não conhece a palavra de deus e não com essa lei de deus e ele está pecando a vontade de dorme uma boa crise consciência não pra ele ele está vivendo uma vida maiúscula por que está vivendo a vida maiúsculo que não conhecem a lei e é isso que está escrito aqui outrora sem a lei eu vivia a chave para tudo bem comigo até o dia que a lei me disse olha isso
aqui é pecado isso aqui é transgressão isso aqui leva à morte mas sobrevivendo preceito ou seja lei reviver o pecado a do agora eu sei que é pecado e agora você parece que tem mais uma pitada zinha pra desejar que está proibido o que aconteceu ao rever o pecado eu morri e um mandamento que me fora pra vida porque o mandamento é pra quê pra morte para a vida e para a vida deus não dá ordem para você não faça pra te matar e da hora você não faça pra te lembrar de que a morte
não é isso quando a placa foi colocada ali a 90 é porque você se arrebente na muralha é porque você evite acidente quando a lei é dada não é para o seu mal é para o seu bem então o problema não está com a lei o problema está co migo certo agora notem vocês nesse ciclo 11 porque o pecado prevalecendo-se do mandamento pelo mesmo andamento me enganou então o que quer dizer que o pecado faz com a gente nos em gana alguém tem dúvida que o pecado engana o gent como é que o pecado em
vamos falar sério você acha que o pecado assim o diabo aparece com você contribuinte rabo do cuspindo fogo com cheiro de enxofre e mostra a caen cá a caveira o inferno com todo o seu tormento com fogo e ranger de dentes desde olha se você pk é isso que você vai ter assim não é ele mostra um prato de delícias as taças borbulhantes as vantagens aí o pecado faz com que você me enganar engana com engana considerando que você vai ter o que nele satisfa são engane segundo lugar considerando que você vai ter desculpas para
cometê lo em gana no sentido de que você vai conseguir escapar de suas consequências pecado faz o quê em gana mas esse engano em gaza apenas de brincadeira olha o versículo 11 me enganou e fez mais do que a do salário do pecado é a morte muito bem vamos ver agora as virtudes da lei olha o versículo 12 vão ler o artigo 12 por conseguinte a lei é santa eo mandamento santo e justo e bom a lei primeiramente o que é santa pura não tem nada pecaminoso na lei a lei é o que é justo
mandamento é justo justo no sentido de que ele alerta para nós o benefício obediência e alerta para nós as consequências da desobediência não deixa nada escondido é bom porque o propósito da lei e vida mas o pecado que está dentro de nós despertado pela lei nos leva à morte dessas virtudes da lei então não pense você que a lei tem problema não o problema é você sou eu somos nós mas agora no verso 13 e vai tratar da malignidade do pecado vamos ler o versículo 13 acaso bom se tornou em morte de modo nenhum pêlo
contra todos juntos pelo contrário o pecado para revelar se com o pecado por meio de uma coisa boa que causou a morte a fim de que pelo andamento se mostrar se sobremaneira maligno então notem aqui duas perguntas que paulo faz a primeira pergunta no versículo 7 que diremos pois é a lei pecado com a resposta de moda em um segunda pergunta versículo 13 acaso o bom que é o boi é o mandamento é a lei é a mesma pergunta acaso bom porque tá falando no versículo 12 porque a lei é santo eo mandamento santos justo
e bom aí pergunto 13 acaso bom se me tornou em morte resposta do amigo de novo mas notem vocês notem vocês que ele usa um contrário pelo contrário pecado para revelar se com o pecado por meio de uma coisa boa que é coisa boa a lei causou minha morte porque causa ou minha morte porque o pecado despertou em mim o que é pecado e aí o que aconteceu a a fim de que pelo andamento se mostrasse o pecado sobremaneira maligno e aí paulo diz que o pecado é maligno mas não é maligno e coloca ligue
no grau superlativo tivo malignaggi cimo o pecado é maliki nesse mesmo bom para um pouquinho pra pensar temos nós essa noção temos não temos né na prática não né por exemplo vou pensar com as coisas complicadas na vida por exemplo a escassez não é um problema a pobreza extrema não é um problema se eu não sei cara na sua casa pra ficar na cama boca do bebê em um pão sobre a mesa outra coisa a doença não é um problema se eu não sei se ter saúde para viver com qualidade para trabalhar para vir à
igreja na casa de um parente de um amigo é um problema que mais visita mais problema de trabalho falta de empregos emprego é um problema é um problema grandíssimo que mais falta de liberdade falta de liberdade é um problema tinham grande problema que mais há medo medo é um problema é um grande problema a ignorância o problema é um grande problema não podemos estender esse campo todo mas o que paulo está dizendo é que o pecado é pior que tudo isso é cada pior que a pobreza década pior que a doença era pior que o
desemprego o pecado é pior do que a morte sabe por que a morte não pode ser para você de deus mas o pecado que separa a morte o pecado é pior que o inferno porque o inferno não é a causa o inferno é consequência a causa do inferno é um pecado paulo diz que o pecado é maliki nesse mesmo ano iniciou mas agora vamos ao último ponto da nossa da nossa análise desse texto que a fraqueza da lei onde ele vai desenvolver esse raciocínio a partir do verso 14 o verso 25 e chama sua atenção
para a mudança do tempo verbal a partir do veto 14 porque até o versículo 14 ele está tratando com o verbo no passado no pretérito perfeito mas agora parte do velho 14 ele vai mudar o verbo presente porque bem sabemos que a lei é espiritual eu todavia socar mal vendido à escravidão do pecado olha o versículo 18 porque eu sei que me mesmo estou na minha cara não habita bem nenhum pois o querer o bem está em mim não porém efetuá-lo oliver 5 24 desventurado homem que o show quem me livrar do corpo desta morte
que vocês estão percebendo aí não só a mudança no tempo verbal do passado para o presente mas o impessoal para experiência pessoal ele está tratando de um tratado de uma tese agora tá falando da experiência dele agora tá chorando sped esse camarada isso eu e algumas pessoas acham que não pode ser paulo porque paulo apóstolo de deus e do espírito santo onde oração pregador o egito um homem é é usado no evangelho é não pode ser paulo não não estiver eu e eu pergunta você é só um crente maduro só um crente maduro é pode
dizer no versículo 22 porque no tocante ao homem interior tenho prazer na lei de deus você acha que um não crente fala isso o incrédulo fala isso o ímpio fala isso eu tenho prazer aqui no meu homem interior a lei de deus só um crente convertido e maduro na fé pode reconhecer qual o pecador ele é então vou parar um pouquinho vou parar um pouquinho entender um crente imaturo homem não crente via de regra ele rasga elogios a si mesmo ele acha que ele é muito bom bom pai bom marido bom crente bom trabalhador boa
esposa boa mãe boa crente boa cidadã via de regra se porque é quanto mais longe de deus eu estou e deus é luz - eu enxergo as máculas na minha vida certo se eu apagar as luzes aqui fica tudo escuro bota a mancha enorme aparelho não vou ver mas como deus é luz e eu estou me aproximando da luz quanto mais perto da luz eu estou mas eu vejo as minhas manchas mais eu vejo as minhas máculas leia sua bíblia você verá isso quanto mais perto as pessoas estavam de deus mais elas lamentavam o seu
pecado não vinha sempre isaías haiti míssil estou perdido eu vi o senhor não foi assim com pedro silva afasta de mim eu sou pegador não foi assim com joão na ilha de patmos caiu com morto aos seus pés então preste atenção que é paulo está tratando e está contando a vida dele está abrindo o coração com a gente está mostrando pra nós como é que a luta de um homem espiritual do homem crente do homem salvo as lutas vamos lá vamos lá os conflitos dos conflitos a de um salvo baixos 7 a 14 primeiro conflito
o conflito entre a natureza da lei a nossa natureza 2014 vamos ter 14 agora por favor lá porque bem sabemos que a lei espiritual eu todavia seu canal vendido à escravidão do pecado a tese é a seguinte a lei é maravilhosa lei é espiritual mas eu sou canal que fica isso irmãos deixa eu fazer uma pergunta pra vocês quando você foi convertida cristo a sua natureza pecaminosa foi eliminada sim ou não não é nova criatura mas você ainda está sujeito aqui é um pecado então só repetir aqui que já falou que tantas vezes na justificação
você foi liberto da penalidade do pecado da santificação você está sendo liberto do poder do pecado só na glorificação você será liberto da presença do pecado então do seu novo nascimento a sua glorificação tem um trecho ei esse percurso todo que a sua santificação o pecado ainda apita em você você da luta contra o pecado há uma guerra civil dentro de você há uma batalha na sua mente uma batalha no seu coração você ainda está susceptível pecado e não precisa nem argumento porque a experiência de todos nós provar isso certo segundo o conflito entre o
saber eo fazer óleo acho 15 comigo vamos juntos 15 porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir pois não faço que prefiro e sim o quê veja bem eu nem mesmo compreendo meu modo de agir ea cabeça e ação e conhecimento e prática e aí paulo mostra pra nós que existe uma espécie de esquizofrenia de nós pois não faço o que prefiro esse o que detesto agentes a coisa louca porque quando você e eu pecamos você e eu não pecamos por ignorância verdade nós sabemos que é errado a gente faz leis que sofreria
olha os e paradoxal contraditório que sabe e sabe que é errado e se acham que a consequência a morte e ainda faz é aqui o conflito entre o saber eo fazer eu sei e ainda fácil e ele chega a dizer algo chocante para nós aqui que é chocante para nós aqui pois não faço o que prefiro e sim o que detesto o que o tail eu sei que é errado e e eu sei que eu preferiria isso mas eu acabo fazendo aqui o terceiro conflito conflito entre liberdade escravidão 2016 e 17 leia comigo dois artigos
por favor ora se faço o que não quero com 5 a lei que é boa neste caso quem faz isso já não sou eu mas o pecado que habita em mim quando eu pecka eu tô com sentido com a coisa a lei é o que é boa a lei também ensinando a fazer o certo a lei está me dando orientação para fazer para receber vida e eu faço o contrário porque na verdade o que me leva a fazer o contrário é o pecado que habita em mim essa é a grande atenção mas agora vamos olhar
um outro aspecto a impotência do velho homem impotência do velho homem ver 5 18 20 primeiramente consciência de sua fraqueza oliver 5 18 comigo vamos juntos porque eu sei que em mim isto é em minha carne não habita bem nenhum podia querer o bem está em mim não porém um efetuá lo o que quer dizer que o que eu sei que em mim isto é em minha carne cara que é meu corpo não carne é que a minha natureza criminosa e ele está usando o conhecimento novo porque eu não sei se é fruto de conhecimento
é fruto de experiência eu sei que na minha cara na minha natureza pecaminosas não habita bem nenhum pois o querer fazer bem eu queria fazer o bem está em mim que minha que o me crente convertido nasceu de novo o novo homem não podem efetuá lo porque tem dentro de mim em dois homens o velho homem e um novo homem duas naturezas a velha natureza ea nova natureza tem de meio à guerra civil entre a carne eo espírito então o meu eu a minha natureza pecaminosas a minha carne vai me inclinar para onde por certo
ou errado o errado então paulo dizendo aí a consciência da fraqueza segundo a consciência da contradição ver xico 19.19 agora vamos juntos porque não faço o bem que prefiro mas o mal que não quero esse fácil a gente poderia botar esse versículo no final de toda vez que nós pecamos nem o crente irmãos peca com prazer porque quer pecado que gosta de pecado que ofende a deus eu estou pecando que eu quero ofender a deus hoje criança não faz isso mas ele perca ele pega é tem plena consciência de uma contradição dentro dele ele quer
fazer e faz o contrário 3º já falamos da consciência da escravidão é isso o ciclo 20 agora consciência da escravidão não só da contradição vamos ver se com 20 agora por favor vamos juntos mas se eu faço o que não quero já não sou eu quem o faz e se o pecado que habita em mim ele ele coloca o pecado como uma como uma personalidade como entidade ele dá personalidade ao pecado pois bem vamos concluir a pensando em mais três aspectos da guerra interior do crente versículo 21 a 23 vão juntos então ao querer fazer
o bem em contra a lei de que o mal reside em mim porque no tocante ao homem interior tenho prazer na lei de deus mas vejo nos meus membros outra lei que guerreando contra a lei da minha mente e faz o prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros o amados irmãos esta é a grande luta do crente o crente é uma guerra civil ambulante está sempre essa tensão entre o bem eo mal de fazer certo fazer errada entrando em santidade e cair na transgressão e ele está mostrando isso pra nós o querer
fazer o bem então ao querer fazer bem eu encontro à lei que o mal reside em mim a leites normal exige você e aí ele vai dizer algo maravilhoso no verso 22 porque no tocante ao homem interior que um homem interior quem é o homem interior é a sua nova natureza é a sua nova natureza em cristo porque no tocante ao anterior eu tenho prazer na lei de deus é isso quando você você tem prazer na lei de deus você crê que tem prazer na lei de deus você você canta o hino seu coração sem
leva você lê a bíblia seu coração aquece você coloca esse joelho e num da sua alma de torrents de paz e você tem prazer nas coisas de deus vocês eleita nas coisas de deus será a presença de deus você se deleita mesmo mas aí vem o verso 23 mas vejo nos meus membros meus olhos meus ouvidos minhas mãos e meus pés meu tatu meu paladar outra lei que ryan dunn contra a lei da minha mente e faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros você tem dúvida disso que você tem todo um
cenário armado pra pegar os membros do seu corpo pega por exemplo pegar uma coisa comum no ser humano a atração pelo olhar vão pegar pornografia 30% dos homens com o advento da internet são viciados em pornografia 30% 18 a 20 por cento das mulheres idem aí você abra o computador não se importa em site ruim não parece que já bota de graça lá pra atrair para fisgar aí você vai pra rua às bancas de jornais são escancaradas aí você vai pra televisão uma criança hoje está mais exposta à pornografia no dc a sexo explícito do
que na nossa geração a gente tinha sido exposto até os 40 anos quando você vê aquilo mexe com você porque os seus membros seus olhos e seus ouvidos seu paladar suas mãos e os pés estão rendidos a isso olha luta olha a luta mas aí então veja vocês o clamor de um homem salvo clamor de um crente versículo 24 cepa leovegildo de quatro amigos todos nós em voz bem alta desventurado o homem que sou eu quem me livrar do corpo dessa morte do seu regime ti um crente que vai servir no mundo caíto você ainda
tem um coração inclinada o mal a carne milita contra o espírito espírito quanto à carne e este homem não pode dizer outra coisa desventurado o homem que eu sou em outras palavras se deixado por minha própria conta se eu me é a ficar entregue a mim mesmo eu não tenho saída eu não tem força ontem poder mas louvado seja deus o último ponto é exultação de um rede medo olha o versículo 25 graças a deus por jesus cristo senhor irmãos amados é paulo uso capítulos ético um filme de suspense bonfim suspense parece que vai dar
tudo errado tudo errado de errar tudo errado de errado de errado e aí não apagar das luzes abril termina teve naquele naqueles suspensa a solução chegou você puxa vida chegou a solução ea solução está em cristo jesus em cristo jesus não temos vitória sobre o pecado não ser em cristo jesus não tem vitória pelo pecado a não ser pelo espírito de cristo que habita em nós e esse vai ser o campo maravilhoso que nós vamos estudar na próxima aula no capítulo 8 porque se a palavra eu seja direta ou indiretamente aparece dezenas de vez do
capítulo 7 o eu e nado não é fracassado está derrotado o eu não consegue vitória o espírito santo vai ser o grande tema do capítulo 8 pela obra do cristo no nosso coração pelo poder do espírito santo uma vida nova deus os abençoe deus nos dê graças a deus nos dê vitória vamos ficar em pé e vamos orar senhor te agradecemos pela tua palavra que agradecemos por que ela não oculta de nós as lutas do nosso coração agradecemos por que ela revela que um homem salvo que um homem crente que um homem maduro na fé
também tem lutas no seu coração mas eu vou render glórias e louvores ao teu nome porque em jesus cristo à porta da libertação foi aberta a escravidão foi quebrada e pelo poder do teu espírito santo nós podemos não só nos deleitar na tua lei mas o btc lá louvado seja o teu nome em nome de jesus a bem
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