19. Apocalipse 20:1-6 - O Milênio (Parte 1) - Leandro Lima

140.49k views7338 WordsCopy TextShare
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
RECEBA NOSSOS VÍDEOS DIRETAMENTE: Canal do Telegram: http://bit.ly/ipsa-telegram (Recomendado) Assin...
Video Transcript:
Apocalipse Capítulo 20 Vamos ler do versículo primeiro até o Versículo 6 Apocalipse 20 versos 1 a se palavra de Deus diz então vi descer do céu um anjo tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente ele segurou o dragão a antiga serpente que é o diabo Satanás e o prendeu por 1 anos lançou-o no abismo fechou-o e Pis selo sobre ele para que não mais enganasse as nações até se completarem os 1 anos depois disto é necessário que ele seja solto pouco tempo vi também Tronos e nesses sentaram-se aqueles aos Quais foi
dada a autoridade de julgar vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus bem como por causa da palavra de Deus tantos quantos não adoraram a besta nem tão pouco a sua imagem e não receberam a marca na Fronte e na mão e viveram e reinaram com Cristo durante 1000 anos os restantes dos Mortos não reviveram até que se completassem os 1000 anos Esta é a primeira ressurreição bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição sobre esses a segunda morte não tem autoridade pelo contrário serão sacerdotes de Deus e
de Cristo e reinarão com ele os 1000 anos tem aí meus irmãos por enquanto a leitura da palavra de Deus nós vamos dividir hoje essa mensagem do capítulo 20 em duas partes devido à complexidade devido a o número o volume de informações de discussões que há em torno desta parte aqui do Capítulo 20 todo o capítulo 20 é muito rico tem eh ensinamento muito variados para a igreja mas especialmente com relação a essa primeira parte do Capítulo 20 nós temos grandes discussões que ao longo dos séculos tem causado certas divisões de entendimento na Igreja Cristã
na igreja de Jesus Cristo o motivo é justamente um número que aparece aqui nesse texto o número 1000 anos o texto fala de um Reinado de Cristo durante 1000 anos então isso dá margem às mais variadas interpretações basicamente se dividindo em dois grandes grupos E aí esses dois grandes grupos se dividem também em dois grupos e eh por sua vez são aqueles que interpretam os 1000 anos de forma literal e aqueles que interpretam os 1000 anos de forma simbólica para muitas pessoas para muitos cristãos isso desde lá o segundo século eh depois de Cristo esse
Reino de 1000 anos é um reino literal Jesus Cristo virá quando ele voltar ele estabelecerá na terra um Reinado de 1000 anos com o seu povo aqui neste mundo antes de estabelecer o Novo Céu e a nova terra ou seja o estado eterno esta posição é conhecida como pré-milenismo pré-milenismo da ideia de que nós ainda não estamos nesse período do Milo literal de um reinado terreno literal de Cristo digamos assim essa posição entende que Jesus vai estabelecer um Trono lá na cidade de Jerusalém e lá em Jerusalém ele vai colocar na terra o seu trono
que vai ser uma ressurreição do Trono de Davi e então ele vai reinar sobre os judeus que serão reconvertidos a Cristo um pouco antes desta sua vinda da segunda vinda e também sobre a igreja por 1000 anos aqui na terra essa posição se divide em dois grupos são os chamados pré-milenismo entre os pré-milenismo ição pré-milenismo que fez muito sucesso na década passada e ainda faz até hoje que é a série chamada Deixados para Trás são uma série de livros escritos por dois autores dos Estados Unidos e que depois virou o filme foi para o cinema
Então essa posição chamada dispensacionalista é a mais popular a mais conhecida e Geralmente os crentes das igrejas pentecostais e neopentecostais todos seguem praticamente essa visão ela divide a vinda de Cristo em algumas etapas Jesus Cristo primeiro vem somente até as nuvens do céu é uma vinda Secreta de Jesus não é a vinda que Todo Olho Verá é só uma vinda para retirar a igreja da terra e então acontece o arrebatamento segundo Essa visão dispensacionalista a igreja os crentes verdadeiros apenas aqueles muito fervorosos sobem para se encontrar com Cristo nos ares E aí vão para algum
lugar no céu para ficar sete anos das chamadas bodas do cordeiro e então os crentes viverão S anos lá no céu segundo a visão dispensacionalista enquanto que na terra vai acontecer a grande tribulação sobre quem que se abate a grande tribulação sobre os judeus que ficaram Óbvio na terra e sobre os crentes nominais aqueles cristãos que não eram verdadeiros cristãos que estavam na igreja frequentavam eram batizados participavam mas não eram de fato convertidos não eram fervorosos de espírito e por portanto não subiram com Jesus no arrebatamento e ficaram aqui na terra por isso que né
E às vezes se fala que é parecido com aquele filme aperto em o cintos o piloto sumiu né tem algumas tem algumas legendas em carros por aí este carro poderá ficar desgovernado em caso de arrebatamento não viram isso eu já vi uma vez dei muita risada dessa dessa frase A ideia é que o motorista por ser um crente verdadeiro né fervoroso no arrebatamento ele fum sobe some e o carro fica desgovernado coitado dos passageiros que estão atrás uma brincadeira obviamente mas que reflete Essa Ideia de um arrebatamento Secreto de uma subida secreta dos crentes ao
céu enquanto que os não os crentes nominais aqueles que não eram sérios ficaram na terra para serem perseguidos pelo anticristo então é nesse período que surge o anticristo E aí vai acontecer no final dos 7 anos de tribulação a a segunda segunda vinda de Jesus vai ser uma espécie de uma terceira vinda de Jesus quando ele volta agora sim para destruir os seus inimigos há uma volta visível que Todo Olho Verá e para inaugurar o milênio o milênio na terra e aí os crentes reinam nessa visão né e eh voltam com Jesus do céu gloriosos
ressuscitados e corpo trans transformado tudo isso e vão habitar em Jerusalém por 1000 anos enquanto que o restante das Nações da terra continuam pessoas decaído de Adão mas Vivendo muito vivendo 100 anos 200 anos ou coisas do tipo então há uma diferenciação entre os que pertencem ao Senhor e estarão lá em Jerusalém reinando com Cristo na terra por 1000 anos e o restante da humanidade que continua no nas Nações ao redor mas eh eh se submetendo ao governo central do mundo que estará lá em Jerusalém na pessoa física e presente de Jesus de Nazaré a
diferença entre os dois tipos de pré-milenismo o histórico e o dispensacionalista basicamente é apenas essa questão do sete anos de dessa semana intermediária dessas duas voltas ok Porque os pré-milenismo essa semana aí no mais é tudo igual eles dizem que vai haver um Reino Terreno lá em Jerusalém da mesma maneira que os dispensacionalistas Apenas não acreditam que vai haver eh eh duas vindas duas segundas vindas de Jesus e nesse sentido Justiça seja feita os pré-milenismo falando do que os dispensacionalistas Mas na minha visão Ambas estão as duas visões estão equivocadas porque eu não vejo não
interpreto o milênio aqui do Capítulo 20 como sendo literal por uma razão simples interpretamos Até agora todos os números de Apocalipse como simbólicos como representando coisas não como descrevendo coisas e se eles representam mas não necessariamente descrevem coisas então esses 1000 anos aqui podem também ser simplesmente uma descrição simbólica de um longo período de tempo e que na verdade nesta visão né não literal do número então se aplica ou ao presente momento ou ainda ao futuro e agora são as outras duas posições dos que não interpretam esses 1000 anos literalmente que são os amilenistas e
os pós-milenismo é uma teoria assim só Relembrando em relação ainda ao pré-milenismo dispensacionalista que ele surge no século XIX é a posição mais recente de todas surge só no século XIX o pré minismo histórico desde o século II depois de Cristo Ok Com relação ao pós milenismo é a posição que foi muito popular no século XIX principalmente século XVI século XIX eh entende que o milênio embora não seja necessariamente 1000 anos literais mas ainda não começou na visão do pós-milenismo vai começar quando não quando Jesus voltar não mas quando a igreja terminar a sua missão
de pregar o Evangelho a em Terra quando o conhecimento do senhor como eles gostam muito de usar o texto né vai e eh encher toda a terra como as águas cobrem o mar existe um grande otimismo na visão pós milenista que é um otimismo em relação a este mundo que este mundo vai melhorar muito por causa justamente da influência do cristianismo da influência da igreja aqui neste mundo a pregação do evangelho Quem sabe um grande reavivamento algo desse dessa natureza vai produzir uma transformação radical nas Nações e então o mundo vai entrar quase que assim
automaticamente numa grande era de paz e prosperidade Mundial sem que Jesus tenha voltado isso através da missão da igreja da mudança da transformação da sociedade e aí vai entrar automaticamente no Milênio nesse ano nesse nesse período Dourado de paz e prosperidade conhecimento mundial e aí no final do milênio Jesus Cristo volta e estabelece o reino eterno Ah percebe-se que a visão pós-milenismo em relação à ao ao a a ao próprio mundo no sentido de que o mundo ia melhorar se cria muito isso no século XIX que a educação o progresso científico que o positivismo do
século XIX ia trazer ao mundo n a paz prosperidade compreensão entre os povos eh diminuiria a violência a criminalidade etc nãoé bom nós cidadãos do século XX XX não alimentamos muito essas esperanças depois de ver duas guerras mundiais depois de ver Guerra Fria depois de ver todas as guerrilhas que existem no mundo inteiro das polarizações globais eh da fome da violência eh da tecnologia que ao invés de trazer paz e prosperidade traz mais guerras e traz mais disputas e mais violência enfim é uma posição que caiu em muito descrédito no século XX mas há muitas
pessoas defendendo veementemente essa posição a outra posição que é a que eu defendo me inclino a essa posição é a chamada o chamado amilenismo o termo amilenismo não é um termo muito muito próprio porque a quer dizer não então a ideia de a mil seria não existe Milênio por isso não é uma explicação muito própria porque o amilenismo crê que existe o milênio mas Diferentemente das outras posições não crê que o milênio está lá no futuro crê que ele está que o início dele está lá no passado Resumindo o milênio já começou Nós já estamos
no Milênio Milênio já Milênio agora estamos no Milênio Essa é a ideia da posição amilenista o milênio esse Reinado milenar de Cristo começou na primeira vinda de Jesus Começou quando o rei chegou o rei chegou aqui botou o pé no mundo e disse o reino de Deus Está Aqui está próximo ele disse no primeiro momento depois disse está no meio de vós o reino de Deus está aqui o rei botou o pé na terra o rei chegou o rei é o reino então a visão amilenista entende que o reinado de Cristo começou na sua primeira
vinda Mais especificamente quando ele Jesus completou sua obra Redentora ou seja morreu na cruz Pagando os pecados do seu povo ressuscitou e derrotou inicialmente a morte falta a derrota final dela que é a ressurreição dos crentes subiu ao Céu e lá no céu na ascensão ele recebeu o reino ele recebeu o governo do mundo das mãos do seu pai o pai todo-poderoso entregou ao filho todo-poderoso o governo de todas as coisas e foi aí nesse momento especificamente né em que o milênio inicia o reino milenar de Cristo agora meus queridos com essa introdução olhemos para
o texto que é na verdade o único texto da Bíblia que fala de um reino milenar que usa a expressão 1000 anos nenhum outro texto na escritura usa a expressão 1000 anos o texto diz então vi descer do céu um anjo os anjos estão sempre agindo em Apocalipse estão sempre a serviço de Deus cumprindo ordens de Deus esse anjo tem uma função específica qual tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente el traz dois instrumentos uma chave uma corrente o que ele vai fazer com essa chave com essa corrente diz o Versículo
2 ele segurou o dragão a antiga serpente que é o diabo Satanás e o prendeu por 1000 anos lançou no abismo fechou pôs selo sobre ele para que não mais enganasse as nações até se completarem o os 1000 anos depois disso é necessário que ele seja solto pouco tempo então Observe Qual é a função da corrente e da chave que o Anjo traz do céu primeiro acorrentar o dragão então ele desce acorrenta prende amarra o dragão a palavra amarrar segurar prender em seguida ele aprisiona ele ele abre o abismo ele põe o dragão ele fecha
o abismo Essa é a ideia uma prisão uma limitação e o texto inclusive diz o objetivo desse aprisionamento que está no final do Versículo 3 ou no meio aí do Versículo 3 ele diz foi preso para que não mais enganasse as nações essa frase aqui é Central ela é crucial para entender o sentido todo muito bem por que é que a maioria das pessoas acreditam que o milênio vai acontecer depois da segunda vinda de Jesus porque a maioria das pessoas se habituou a ler o apocalipse de uma maneira cronológica ou seja acredita que os capítulos
descrevem eventos subsequentes o que vem e no capítulo dois é o que vem depois do um do três depois do dois assim por diante então quando eles leem o capítulo 19 que nós lemos na liturgia do do culto nós vemos a ição da segunda vinda de Jesus ele retorna dos céus ele destrói os inimigos ele destrói ele manda o anticristo falso profeta para o lago de fogo e enxofre e ele destrói os outros inimigos e logo em seguida então o capítulo 20 diz que acontece essa prisão de satanás então aquele leitor que olha para o
Apocalipse como sendo um livro cronológico ele pensa Então os eventos do Capítulo 20 vem depois dos eventos do capítulo 19 se os eventos do Capítulo 20 vem depois dos eventos do capítulo 19 então o milênio vai ser depois da segunda vind de Jesus sim e eu digo se é verdade se é verdade que os eventos do Capítulo 20 vem depois dos eventos 19 perfeito o milênio não aconteceu ainda está no futuro mas a questão é que e eu tenho falado isso desde o capítulo 1 aqui né O Apocalipse não é um livro que tem uma
descrição cronológica ao contrário ele tem uma descrição cíclica Ele conta uma história cíclica ele começa a história determinado Capítulo e vai até o final da história aí no seguinte ele recomeça a história Volta ao Começo E Conta outra vez até o final e faz isso segundo Nós cremos sete vezes dada a centralidade do número sete acontece o seguinte no final do capítulo 19 nós temos o final da sexta história da sexta vez que João conta a sua grande história que história tá contando lembram a história inteira da igreja que vai desde a primeira vinda de
Jesus até a segunda a história inteira do Povo de Deus de Deus seus planos para o mundo através de sua igreja que vai desde o da vinda primeira de Cristo até a segunda vinda de Cristo Esta é a razão pela qual os eventos que estão aqui no capítulo 20 não são sequência cronológica dos eventos do capítulo 19 o que nós temos no capítulo 20 é o Recomeço da história ele vai recontar pela última vez essa grande história por quê Porque ele já disse até agora nas histórias anteriores nos ciclos anteriores Como é que os grandes
Inimigos de Deus e do seu povo surgiram e caíram já a primeira besta levantou da terra a segunda do mar né A primeira besta do mar a segunda Besta da terra Babilônia e já foram caindo Babilônia caiu as duas bestas caíram mas ele não falou ainda como é que o pior de todos como é que o chefão vai ser destruído Ele deixou para narrar somente na última vez como é que cai o dragão como é que o dragão vai ser destruído por isso o o último ciclo a sétima sessão digamos assim é a hora de
explicar como é que cai o dragão e é por isso que o dragão é o personagem principal aqui desse começo pelo menos do Capítulo 20 principal no sentido de que ele é o alvo né das das descrições por ele vai ser aprisionado e destruído ah essas expressões usadas aqui olha Segurou o dragão prendeu jogou-o no abismo lançou-o no abismo fechou poiso sobre ele são expressões que encontram Eco no novo testamento em eventos da primeira vinda de Jesus não necessariamente da segunda eu quero ler alguns textos com a igreja para que a gente possa fixar nisso
primeiro texto que você deve ler agora comigo está lá em Lucas Capítulo 10 Versículo 17 e 18 Lucas Capítulo 10 verso 177 18 temos a descrição do famoso regresso dos 70 discípulos Jesus separou os 70 discípulos disse vão de dois em dois percorram as vilas e cidades da Galileia anunciam o evangelho Eles foram voltaram radiantes por quê eles dizem verso 17 Então regressaram os 70 possuídos de alegria dizendo Senhor os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome mas ele lhes disse eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago Eis aí vos dei autoridade
para pisares serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo e nada absolutamente vos causará dano não obstante alegrai-vos não porque os espíritos se vos submetem e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus quando o Cristo diz aos discípulos que a razão pela qual eles estão expulsando demônios não é outra senão o fato de que Satanás está caindo do céu ele usa uma expressão aqui imperfeita né Eu via Satanás caindo do céu eh por quê porque de certa forma forma naquele dia naquela hora em que ele falou essas palavras Satanás não havia
ainda caído do céu a queda Celeste de satanás se dá apenas na ascensão de Jesus após Jesus morrer Pelos Pecados após ele ressuscitar e subir aos céus é então que o inimigo é expulso como o capítulo 12 de Apocalipse diz e foi expulso o acusador de nossos irmãos aquele que os acusa de dia e de noite diante do nosso pai Observe então que Cristo está usando aqui uma expressão muito parecida com a que João usa no capítulo 20 quando fala que Satanás foi lançado para o abismo que ele foi e jogado para é a mesma
ideia aqui que diz que ele foi que ele cairia do céu ele é lançado do céu ele é posto abaixo Essa é a ideia que é exatamente a ideia do capítulo 12 também do Apocalipse quando Cristo sobe aos céus ok ele pega o livro conforme o capítulo 4 e 5 assume o reino sobre todas as coisas e então o inimigo é ele e seus anjos expulsos do céu para a terra Portanto o que Apocalipse Capítulo 20 está descrevendo não é o que vai acontecer na segunda vinda de Jesus mas é o que já aconteceu na
primeira na primeira vinda de Cristo eu quero usar mais um texto que nos ajuda a ver isso que está lá em João Capítulo 12 João 12 João Capítulo 12 Versículo 31 para você poder entender o que tá escrito no Versículo 31 e 32 você tem que entender o que aconteceu antes dessa descrição eu vou resumir a História para os irmãos alguns gregos se aproximaram dos discípulos e falaram com dois dos discípulos de Jesus Felipe e André que eles queriam ver Jesus bom isso não era uma coisa muito fácil de acontecer naqueles dias porque eles eram
estrangeiros gregos e Jesus era um judeu e um Rabino reconhecido como um Rabino portanto eh não pegava bem estrangeiros se aproximarem do judeu por isso que esses estrangeiros gregos pedem para os discípulos se eles conseguem um jeitinho né dá um jeitinho de Jesus poder recebê-los que eles queriam conversar com com Jesus Então os dois discípulos vão falar com Jesus e dizem tem uns gregos aí que estão querendo ter uma conversa contigo e aí pode ou não pode naquele momento Jesus não deu uma resposta direta não disse Nem Sim Nem Não ele começou a a falar
algumas coisas estranhas ele começou a falar sobre sua morte começou a falar sobre quão terrível ela seria e ao mesmo tempo como ele não podia se desviar daquilo ele começa a falar é um monólogo começa a falar consigo mesmo consigo mesmo os discípulos devem ficar meio confusos né porque eles só queriam que Jesus falasse com os gregos ou que dissesse sim ou não daqui a pouco nesse monólogo de Jesus que ele tá falando consigo mesmo eu é para isso mesmo que eu vim eu preciso morrer a semente tem que cair na Terra de repente uma
voz do céu se pronuncia o o próprio pai fala do céu dizendo eu eu estou contigo meu filho eu eu você me agrada Eu nós vamos juntos algo desse dessa natureza e aí Jesus dá esta declaração aqui do Versículo 30 ou 31 ele diz o seguinte chegou o momento de ser julgado este mundo e agora o seu príncipe será pulso e eu quando for levantado da terra atrairei todos a mim isto dizia significando de que gênero de morte estava Para Morrer Jesus então diz tá chegando a hora o momento do príncipe deste mundo ser expulso
príncipe desse mundo Satanás está chegando o momento de Satanás que é o príncipe desse mundo ser expulso ser lançado expressão de Apocalipse lá lançou no abismo no Grego é o mesmo termo mesma raiz da palavra lançou expulsou E aí o texto diz Jesus diz e eu quando for levantado e ele diz em seguida Esse é o tipo de morte que tinha que morrer ou seja Cruz e eu quando for levantado a atrairei todos a mim todos quem Para que resposta ele tava devendo Perguntaram para ele no início os gregos podem ver o senhor portanto qual
foi a resposta de Cristo ainda não agora nesse exato momento não mas daqui a pouco daqui a pouco o príncipe deste mundo será expulso daqui a pouco eu estarei pendurado num num Cruz e aí eu atrairei os gregos os romanos os chineses os brasileiros e até Os argentinos eu atrairei todos a mim só quando ele fosse levantado sobre o madeiro a questão meus irmãos de Apocalipse 20 por que é mesmo que Satanás é preso por é que ele é lançado no abismo acorrentado para não enganar as nações para não enganar as nações é é para
isso apenas o texto diz que ele é restringido de suas ações Quando eu for levantado Jesus diz atrairei as nações atrairei os gregos todos poderão vir a mim verá salvos de todas as tribos raças línguas e nações que é um dos termos favoritos de Apocalipse portanto qual é o significado desse aprisionamento de satanás do Capítulo 20 de Apocalipse é o quebrar da força satânica que mantinha as nações na escuridão que mantinha as nações nas trevas no antigo testamento basicamente Deus tem uma nação Israel povo eleito o povo escolhido as outras Nações não são eleitas não
são escolhidas Deus várias vezes diz claramente eu escolhi você Israel não porque você fosse a nação mais importante melhor tal contrário porque eu amei você e por tua causa eu vou tirar os cananitas por tua causa eu vou tirar outras Nações maiores e mais poderosas e vou colocar você lá Deus tem um pacto com Israel Deus não tem um pacto com as outras Nações as outras Nações estão debaixo do engano maligno da cegueira maligna eles estão debaixo da Escuridão de satanás isso não significa que Deus não pudesse salvar pessoas de outras nações ele fez isso
e fez muitas vezes mas num sentido ainda prov ório num sentido ainda eh Profético porque só haveria plena legitimidade para pregar o Evangelho a todas as nações quando ele fosse levantado na cruz e o Príncipe desse mundo fosse expulso é só aí que há plena legitimidade para pregar o Evangelho a todas as nações antes disso as nações podem ser salvas mas no sentido provisório o próprio Cristo faz questão de dizer muitas vezes que os seus discípulos não deviam ir pregar em aldeias samaritanos ou se dirigir aos gentios ele próprio quando foi interpelado por uma mulher
cananita cura minha filha ele diz o quê para ela não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel só que aquela mulher tinha muita fé Jesus diz não posso dar o pão dos filhos aos cachorrinhos seja Israel filhos cananitas cachorrinhos não são filhos não não é o povo do pacto não posso Jesus diz tirar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos e a mulher diz tá mas os cachorrinhos também comem alguma coisa ou eles morrem de fome nas casas e além do mais quem tá falando em pão is só de umas migalhas
umas migalhas aí que o senhor tiver para dar PR os cachorrinhos tá resolvido o meu problema o quea que diz o seguinte eu não tô pedindo tua atenção Total só tô pedindo uma coisa que pro senhor é pouco e aí Jesus para e disse ó mulher grande é a tua fé e ele só disse grande é a tua fé para mais um cara na Bíblia um Centurião também estrangeiro que disse o seguinte para Jesus meu servo está muito enfermo o senhor pode curá-lo Jesus disse para ele pois não vamos lá a que ele está tá
na sua casa vamos lá e o Centurião diz como assim na minha casa eu sou estrangeiro o senhor é Rabino o senhor não precisa da minha casa nem pode faz só o seguinte Olha eu entendo esse negócio de autoridade porque eu tenho um monte de servo e eu falo para eles assim vão e eles vão tudo eu falo faz tal cois os meus servos fazem tudo el disse não tinha visto fé como essa em Israel alguém que tem essa fé que crê que eu posso fazer as coisas desta maneira vai que o teu servo tá
curado ele estava mostrando em outras palavras vocês vão ver fé fora de Israel vocês vão ver pessoas salvas de de todas as tribos raças línguas e nações mas ainda não só quando eu for levantado e quando ele foi levantado e o primeiro levantamento dele é a cruz e o segundo é os céus na ascensão então ele fala com a autoridade disso aos discípulos o quê Mateus 28 18 a 20 que você não precisa nem abrir porque você sabe de cor esse texto Mateus 281 a 20 o famoso ide faz discípulos Mas o que ele disse
antes de dizer portanto ide faç discípulo Ele disse o quê Toda a autoridade me foi dada onde aquele lugar que eu mando no onde mais que eu mando na terra toda autoridade me foi dada nos céus e na terra portanto Bora gente pé na estrada não há mais razão para ficar parado não há mais razão para pensar em limitações vão por todo mundo e preguem façam discípulos de todas as nações por quê Porque o chefão das Nações tá presinho da Silva o chefão das Nações está acorrentado não pode fazer mais nada para impedir o avanço
glorioso vitorioso do evangelho em toda a terra sai de uma coisa meus irmãos o Evangelho é vitorioso e para vencer ninguém pode deter o avanço do Evangelho nesta era no fim do milênio o avanço vai ser breado quando Satanás outra vez for solto da sua prisão no fim do milio cessa a pregação mundial do Evangelho mas isso ainda não aconteceu nós estamos na era da pregação do evangelho na era do toda a autoridade me foi dada nos céus e na terra eu não vou começar a reinar algum dia no futuro eu reino agora eu sou
o rei dos reis senhor dos Senhores disse eu tenho autoridade dos céus e na terra o que que é maior do que isso que reino pode ser maior do que isso aquelas pessoas que jogam o milênio Para o Futuro diminuem o poder do reino de Cristo agora seu absoluto domínio sobre os céus e terra ele quebrou o poder do Dragão ele já disse que que faria que fez isso com todas as letras para os discípulos e mais um texto que eu quero que vocês Leiam que está lá em Mateus Capítulo 12 verso 28 e 29
meus queridos o evangelho só não dá resultado se não for pregado de qualquer outra maneira se você pregar o Evangelho ele vai dar resultado Porque ele é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê a igreja apenas tem que Pregar fala-se método fala assim estratégias fala assim um monte de coisa e não se prega a única coisa que a tem que fazer é pregar o Evangelho se você pregar se pregar pros seus parentes pros seus vizinhos pras pessoas na rua PR as pessoas em qualquer lugar ele é o poder de Deus
o todopoderoso aquele que manda nos céus e na terra está sentadinho do seu lado dizendo eu mando eu mando no céu e na terra pregue e não foi assim que ele terminou a frase eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século Então se um dia você tiver lá n sei lá no metrô no on no avião algum lugar tem que pregar o Evangelho pro cara que tá do seu lado lembra que tem outro do seu lado tá com medo de pregar para esse que tá ali do seu lado tem outro do
seu lado sentadinho dizendo estou com você todos os dias até a consumação dos séculos eu mando nesse avião eu mando nesse nesse céu eu mando nessa terra eu mando em todas as coisas pregue aí pregue aí que vai dar certo se esse cara for um eleito meu vai dar certo pregue aí dragão pode fazer nadinha para impedir que você PR por quê Porque ele tá amarradinho Observe aí o que Jesus disse no Versículo 28 Ah também entendendo o contexto os fariseus estavam acusando Jesus de expulsar demônios pelo poder do próprio Satanás e isso foi considerado
por Jesus uma blasfêmia contra o Espírito Santo e aí ele disse o seguinte no Versículo 28 se porém eu expulso demônios pelo Espírito de Deus certamente é chegado o reino de Deus sobre vós o reino de Deus não tá no futuro chegou é chegado o reino de Deus sobre vós verso 29 Ou como pode alguém entrar na casa do Valente e roubar-lhe os bens sem primeiro fazer o quê Fazer o quê amarrá-lo se eu estou expulsando demônios aqui libertando os prisioneiros os cativos do Valente primeiro é porque o reino chegou segundo é porque esse Valente
tá amarrado e amarrado aqui no grego a mesma raiz da palavra usada em Apocalipse 20 quando diz que o Anjo Segurou o dragão a antiga serpente Jesus não vai amarrar o valente na segunda vinda ele fez isso na primeira ele fez isso começou a fazer isso quando pisou quando botou o pé na terra aqui o reino chegou eu sou o rei eu sou o reino nesse momento O Valente sentiu sua seu primeiro golpe assim momento definitivo da sua derrota da sua do seu seu eh encarceramento digamos assim acontece na cruz na ressurreição e na ascensão
de Jesus na subida dele aos céus como de Efésios 1:20 quando Cristo sobe aos céus põe abaixo dos seus pés os principados e potestades É nesse momento que os principados e potestades perdem seu posto os demônios perdem seu posto de acusadores perdem seu posto de eh enganadores das Nações É nesse momento em que toda a autoridade de Jesus se estabelece nos céus e na terra e portanto o evangelho pode ser Pregado em todos os lugares sem restrições talvez você fale assim mas pastor Tá esquisito isso porque o texto diz que Satanás tá preso e me
parece que ele tá solto na terra porque ele faz um monte de coisas por aí e ele suscita tanta maldade perversidade nesse mundo como é que eu posso entender que ele tá preso e ao mesmo tempo que ele está fazendo todas essas coisas ão duas questões primeiro entender que ele está preso para não enganar as nações o texto não tá dizendo que ele que ele está preso que ele não pode tentar as pessoas que ele não pode lançar seus dardos inflamados Como diz Efésios 6 que ele não pode barrar o caminho dos pregadores do Evangelho
mas não pode barrar o caminho do Evangelho ele pode até mesmo barrar o caminho dos pregadores o Paulo fala isso dizendo que ele estava preso ele fala a Timóteo eu tô preso em Roma mas a palavra de Deus não está presa ou seja Satanás pode prender o apóstolo Paulo não pode pregar prender o evangelho que o apóstolo Paulo prega a turma lá da jornal 1040 né os tiranos lá pessoal do mundo árabe Islã do mundo que que proíbe o evangelho ser pregado pode prender os pregadores Mas pode prender a palavra pode impedir não impede a
palavra de Deus percorre o mundo inteiro porque Cristo conquistou autoridade para isso então a questão é Satanás está preso para não enganar as nações ele perdeu seu direito de encobrir as nações nas trevas e ele vai recuperar esse direito no final do milênio por isso o final do milênio será o pior período da história e ao que tudo indica breve muito breve falarei sobre isso à noite se Deus permitir agora Observe segunda questão o Novo Testamento usa esses termos fatalistas para descrever a derrota do Dragão quero que você veja mais dois textos um está lá
em Hebreus Capítulo 2 Versículo 14 Hebreus Capítulo 2 Versículo 14 o texto diz visto pois que os filhos têm participação comum de carne e sangue destes também ele ele é Jesus tá Como diz aí nos versos anteriores destes também ele igualmente participou para que agora veja por sua morte destruí aquele que tem o poder da morte a saber o diabo entenda o que Hebreus 214 está dizendo falando que Jesus matou o diabo a expressão destruiu é tão forte quanto matou é despedaçou tá falando que Cristo quando morreu na cruz veja ele por sua morte ao
morrer na cruz destu ele faria isso destruiu aquele que detinha o poder da morte a saber o diabo então Cristo morrendo na cruz destrói mata o diabo mas em que sentido essa essa é a questão ele extinguiu o diabo o diabo se desapareceu sumiu do mapa não ele é um ser eterno ele não pode sumir ele não pode desaparecer o diabo vai resistir para sempre ele já foi lançado então para o lago de fogo e enxofre que é o destino final dele não ainda não isso ainda não aconteceu então Qual é o sentido de que
ele foi destruído na cruz Cristo destruiu o poder de satanás aquele que detinha o poder da morte então o poder de matar o poder que Satanás tinha de matar isso Cristo destrui ao morrer na cruz Opa lá mas espera aí então quer dizer que o diabo pode matar as pessoas pode se Deus permitir por exemplo Deus autorizou que Satanás matasse os filhos de Jó e Satanás foi lá e executou mas não é esse poder da Morte que o texto Está se referindo aqui o poder da Morte que o texto Está se referindo aqui é o
poder de exigir a morte é o poder legal de um acusador um acusador que diz Fulano é pecador precisa morrer mate-o Deus O Senhor é justo ele é pecador a lei não fala alma que pecar morrerá mata esse é o poder que ele Detinha o poder de acusador de exigir a morte dos pecadores Cristo destruiu Satanás nesse sentido não vai destruir já fez isso que é um outro texto tão forte quanto esse está lá em Colossenses 2 talvez esse seja o mais extraordinário mesmo dos textos que nós temos Colossenses 2 sobre a o modo como
Jesus na primeira vinda destruiu limitou aprisionou restringiu todo o poder de satanás acho engraçado quando os crentes por aí ficam amarrando o diabo tá amarrado tá amarrado aí ele vai dizer assim tô mesmo e ó faz tempo e não foi você aí que fez isso né Isso faz tempo que aconteceu porque quem amarrou Satanás foi Jesus Cristo com sua morte na cruz mas veja aí Colossenses 2 eh Versículo 13 14 e 15 diz assim e a vós outros que estaves mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne vos deu vida juntamente com Cristo
perdoando todos os nossos delitos agora veja tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós ou seja um escrito de dívida contra nós as exigências da lei que nós não cumprimos e que gera a nossa condenação que Cristo fez cancelou cancelou o escrito de dívida que era contra nós que constava de ordenanças o qual nos era prejudicial como é que foi que ele cancelou removeu inteiramente encravando na cruz claro o que Jesus encravou na cruz não foi um papel foi o corpo seu próprio corpo sua própria vida isso é encravar um escrito de dívida
porque ele carregou sobre si sobre o madeiro os nossos pecados ele carregou as nossas culpas ao morrer na cruz carregou toda a nossa culpa Qual a consequência disso O Extraordinário Versículo 15 e despojando os principados e as potestades que em Efésios e Colossenses são demônios espíritos malignos cujo cabeça cujo Chefão não é outro senão o dragão que ele fez com eles despojou fez o que mais publicamente os expôs ao desprezo quando triunfando deles na cruz ou onde Na Cruz despojar quer dizer tirar tudo que tem Eu já falei outras vezes aqui sobre essa passagem não
custa relembrar é linguagem militar quando um exército vence outro exército quando o exército romano vence o exército adversário fazia o quê ia lá e limpava os soldados adversários tirava tudo que eles tinham armas dinheiro comida roupas deixavam os inimigos absolutamente nos isso é despojar isso Cristo vai fazer com os principados e potestades isso Cristo fez com eles lá na cruz o que mais que o texto diz publicamente os Expô ao ridículo ao desprezo continua a linguagem militar após o exército romano vencer o exército adversário e despojar de suas coisas vinha parte da humilhação pública vinha
a parte da exposição pública que consistia algumas vezes dependendo da distância da possibilidade de fazer uma Entrada Triunfal em Roma o exército vitorioso Romano voltava entrava pelas portas de Roma todos os soldados Romanos com suas roupas perfeitas brilhantes né cavalo branco todo mundo numa boa para ser aplaudido pelos cidadãos romanos e quem vinha lá atrás no fim da fila os soldados derrotados como Acorrentados para serem o quê ridicularizados pelos cidadãos Romanos Cristo fez isso o texto diz publicamente os esposa a desprezo Cristo fez isso com Satanás e seus demônios lá na cruz não diminuam o
poder da vitória de Cristo não diminuam não queiram roubar um pouco da Glória da vitória de Cristo na cruz masus queridos quando vocês concedem a Satanás mais poder mais autoridade do que ele tem quando nós colocamos os demônios em pé de igualdade com Deus ou com Jesus Cristo nós estamos roubando o poder a glória da Vitória de Cristo é evidente que nós não devemos subestimar os demônios na terra Eles não estão mais no céu perderam o seu lugar não foram pro inferno porque não é para lá que eles vão ainda não foram pro lago de
Fogo porque não chegou a hora não chegou o tempo estão portanto na terra presos no sentido de limitados não podem impedir o evangelho de ser pregado mas como Paulo diz não ignoramos os seus desígnios como a Bíblia diz ele ainda é um leão que ruge andando em derredor querendo devorar alguém portanto resistir-lhe firme na fé e se você resiste firme na fé ele faz o quê foge foge texo não diz bota sal grosso em volta da casa ele foge o texto não diz participe do ritual da fogueira santa não sei da onde texto diz resista
ali firme na fé e ele foge ele vai embora revesti-vos de toda a armadura de Deus Paulo fala aos Efésios para ficar firme contra as ciladas contra os dardos inflamados o maligno é um equilíbrio aqui ou seja nem subestimar nem superestimar entender que Satanás e seus anjos já sofreram a pior das derrotas isso se deu na cruz ali começou o reino ali começou o milênio aí começou O Reinado de Jesus Cristo quando o maior poder do Dragão foi quebrado mas ele não foi lançado para o lago de fogo portanto cuidado AD com o leão que
ruge portanto não ignore seus desígnios portanto vista-se de toda a armadura de Deus para poder resistir no dia mal mantenha esse equilíbrio essa tensão em equilíbrio e assim meus irmãos nós concluímos nessa primeira parte desta mensagem que o senhor reina ele não vai reinar algum dia ele reina agora já seu poder é nos céus e na Terra Toda a autoridade lhe pertence aprendemos que nós temos uma missão a cumprir nesse mundo pregar o Evangelho viver uma vida de santidade que é o testemunho da pregação do evangelho e o Senhor nos dará Como já tem nos
dado sua vitória a noite Deus permitir eu quero abordar os termos particulares dessa passagem para que a gente possa completar o significado dela Oremos nesse momento curvando nossas frontes Santo e eterno Deus senhor dos céus e da terra como é bom podermos confiar num Deus que reina que é todo poderoso que nenhum propósito pode ser frustrado que diz e acontece que fala cumpre Como é bom saber Ó Deus que está do nosso lado aquele que tem toda autoridade e que ninguém pode enfrentar Senhor Deus e pai nós nós Te pedimos por mais fé por uma
fé mais robusta mais confiante mais dependente do Senhor da tua palavra e das tuas promessas nós Te pedimos senhor Deus por um fortalecimento especial nesses tempos finais em que o mal cresce no mundo a iniquidade se propaga o mundo se prepara para a vinda daquele filho da perdição daquele homem da iniquidade se tu nos deres estarmos vivos até aquele dia dá-nos também muita paciência muita resignação muita fé muita confiança nos teus propósitos mas enquanto não chega esse dia dá-nos ousadia poder autoridade para que o evangelho seja pregado para que almas sejam redimidas para que o
teu nome seja glorificado e exaltado agora senhor na hora da ceia que vamos participar alimenta-los ó Deus idade faz-nos mais brancos do que a neve para que sejamos também para tua glória em nome de Jesus amém
Related Videos
18. Apocalipse 19 - Os Dois Banquetes do Fim do Mundo - Leandro Lima
57:42
18. Apocalipse 19 - Os Dois Banquetes do F...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
45,374 views
STORYTIME: Viata intr-o Structura de Metal
24:42
STORYTIME: Viata intr-o Structura de Metal
WheelieWisdom
1,663 views
13. Apocalipse 13 - A Marca da Besta e o Desafio da Santidade - Leandro Lima
1:06:10
13. Apocalipse 13 - A Marca da Besta e o D...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
135,691 views
25. Apocalipse 22:6-21 - Sete Instruções Finais de Jesus - Leandro Lima
58:41
25. Apocalipse 22:6-21 - Sete Instruções F...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
83,720 views
O FIM DE TODAS AS COISAS (Parte 2) | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
42:43
O FIM DE TODAS AS COISAS (Parte 2) | Rev. ...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
16,362 views
14. Apocalipse 14 - Sete Anúncios aos Vencedores da Besta - Leandro Lima
54:15
14. Apocalipse 14 - Sete Anúncios aos Venc...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
48,236 views
O MILÊNIO E O JUÍZO FINAL - Hernandes Dias Lopes
54:26
O MILÊNIO E O JUÍZO FINAL - Hernandes Dias...
Hernandes Dias Lopes
35,685 views
Rota 66: Estudos em Apocalipse - Capítulo 20 | Luiz Sayão e Russell Shedd
38:35
Rota 66: Estudos em Apocalipse - Capítulo ...
RTM Brasil
5,550 views
VEJAM SÓ RETRÔ! - QUEM É A MULHER DE APOCALIPSE 17, MONTADA NA BESTA, E O QUE ACONTECE COM ELA?
1:01:17
VEJAM SÓ RETRÔ! - QUEM É A MULHER DE APOCA...
PROGRAMA VEJAM SÓ
4,865 views
6. Apocalipse 4 - Ver o Céu Muda o Modo que Vemos a Terra - Leandro Lima
47:52
6. Apocalipse 4 - Ver o Céu Muda o Modo qu...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
52,308 views
Milênio e Eternidade - Apocalipse 20 | Luiz Sayão | IBNU
30:29
Milênio e Eternidade - Apocalipse 20 | Lui...
Com IBNU
95,019 views
O que é o amilenismo? - Pr. Marcos Granconato
10:11
O que é o amilenismo? - Pr. Marcos Granconato
Igreja Batista Redenção
34,448 views
EFR 2016 | Palestra 04: O Milênio - Leandro Lima
54:23
EFR 2016 | Palestra 04: O Milênio - Leandr...
Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia
13,431 views
10. Apocalipse 8 e 9 - Esperança em Meio ao Caos (Parte 1) - Leandro Lima
47:24
10. Apocalipse 8 e 9 - Esperança em Meio a...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
45,918 views
2. Apocalipse 1:4-8 - As Palavras do Deus Triúno Para Sua Igreja - Leandro Lima
38:53
2. Apocalipse 1:4-8 - As Palavras do Deus ...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
56,015 views
Como será o Milênio? | Luiz Sayão
29:50
Como será o Milênio? | Luiz Sayão
Luiz Sayão
72,610 views
O Milênio - Série de Apocalipse 26 - Paulo Junior
43:46
O Milênio - Série de Apocalipse 26 - Paulo...
Defesa do Evangelho Oficial
49,057 views
Pr. Ednaldo Carvalho - Conferência de Apocalipse  _ 1º dia _ _ IBMH _ 18h _ 11_02_2024
1:17:43
Pr. Ednaldo Carvalho - Conferência de Apoc...
Pr. Ednaldo Carvalho
9,842 views
"Hebreus 6:4-6 Não Ensina Perda de Salvação" - Leandro Lima
22:15
"Hebreus 6:4-6 Não Ensina Perda de Salvaçã...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
134,976 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com