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Video Transcript:
[Música] Olá boa noite sejam muito bem-vindos ao Roda Viva nós estamos no ar para todo o Brasil pela TV Cultura e suas emissoras afiliadas e nas telas do mundo todo por meio das diferentes plataformas digitais e do ep cultura Play alguns programas do Acervo do roda são icônicos a primeira vez que a nossa entrevistada de hoje se sentou no centro desta roda foi em 1992 aos 25 anos o Brasil era governado por Fernando color ela estrelava uma peça nada convencional ao lado da mãe a figura mais mítica da dramaturgia nacional e encarava tudo isso assim
como o fato de ter decidido esnobar a Globo por um tempo com a naturalidade de uma veterana ela chegou a voltar ao programa 6 anos depois e desde então se passaram 25 anos e muitas transformações No Mundo no Brasil e na vida e na carreira dela é de lapsos temporais assim de mudanças na vida das pessoas e transformações culturais sociais e existenciais que é feita uma das suas mais recentes obras a minissérie fim baseada em seu livro homônimo ao 25 ela demonstrava Uma expectativa em relação ao futuro que se confirmou em muitos aspectos Mas jamais
poderia prever tudo que o futuro lhe reservava cronista roteirista escritora produtora atuando ao mesmo tempo nos palcos atrás e nas frente na frente das Telas ela realmente vislumbrou esse futuro lá atrás e o construiu lindamente para percorrer essas décadas examinar as expectativas e as realizações e contar pra gente o que esperar para as próximas e certamente surpreendentes eras por vir Recebemos a atriz e tudo isso que eu já falei antes Fernanda Torres Fernanda Pinheiro Torres nasceu em setembro de 1965 no Rio de Janeiro entrou para a tradicional escola de teatro tablado aos 13 anos em
1986 foi a primeira brasileira a receber o prêmio de melhor atriz no festival de de canes pela atuação no filme eu sei que vou te amar ai como eu sou boa eu obedeço a ele a todo mundo dia inteiro de lá para cá ganhou diversos prêmios e deu vida a inúmeros personagens de sucesso recentemente viralizou na internet com Meme sobre Vani de Os [Música] Normais verd to e Fátima de Tapas e Beijos acreditando que você vai lgar uma rainha como eu um por entre outros livros é autora de fim que virou série no Globo Play
uma ve é filha dos atores Fernando Torres e Fernanda Montenegro para entrevistar a Fernanda Torres nós convidamos Marcos Augusto Gonçalves editor da ilustríssima e colunista da folha Ana Lua Santiago colunista de TV do Jornal [Música] Globo la Franklin Editora chefe da revista brava e Marcelo taza apresentador do provoca da TV Cultura contamos ainda com as crônicas em forma de charge do Luciano verones Fernanda obrigada por est Aqui são 3 anos já de tentativas de te trazer de volta e agora você vem você me chamou num período que não era para aparecer né era um período
certo de você parar lá no no no escritório do ódio Ai que bom que você veio agora Fernanda a minissérie fim que terminou agora em dezembro deixa a gente com um gostinho Agridoce quando ela chega de fato ao fim porque a gente fica naquela expectativa de uma segunda temporada mas a gente sabe que tudo ali Já se resolveu para aqueles personagens sem dar spoiler se é que alguém ainda não viu o que te deu a necessidade de escrever um livro e depois uma série que confronta de um modo bastante cru embora muito lírico também as
expectativas da Juventude e a realidade da vida na verdade foi uma encomenda do Fernando merelles porque ele tinha um projeto de fazer algo pra televisão eh chamado os experientes que depois acabou acontecendo de outra forma e pediu para vários autores eu já tava escrevendo eh crônicas na Piauí na folha na Veja Rio e e ele me chamou pediu uma encomenda de um conto sobre a terceiraidade e eu tive uma intuição Falei pô qual é o ápice né da terceira ade são os 5 minutos antes de você morrer é o mais velho que você pode chegar
e eu escrevi esses cinco personagens né que morrem os 5 minutos finais deles e primeiro era só o Álvaro depois foi indo a companhia das Letras achou que valia um livro Eu também achei foi indo e acabou um livro então eu nunca pensei mas quando eu terminei o livro dali uns um ano do anos o meu contrato I acabar na Globo e eu propus ao Vila Marim de adaptar porque eu achei que tinha algo de folhetim no fim que tinha alguma coisa assim de traições amores e traições ele topou e hoje olhando a série O
que eu acho interessante eu acho o livro mais cínico do que a série a Sé a série ela é mais trágica eu acho a dimensão da tragédia assim da vida e de você ver aqueles atores tão bem e jovens e velhos e as mulheres Também vieram é muito interessante como o meio é a mensagem assim como o meio que você usa influi na na na própria coisa em si né no no próprio romance Então hoje eu lendo o o fim o livro ele é muito mais cínico é do que a série que é muito mais
folhetim mesmo e eu tenho uma outro dia a montadora ela notou isso eu tenho orgulho disso Ela falou o fim não tem um revólver também quase não tem um celular foi outra coisa que que me chamou atenção tem C mas celular tudo bem mas o negócio de resolver as coisas na violência tão já é nosso assim e você sempre alguém Puxa um revólver e o fim não tem um tiro é muito bom vamos lá Rita por fav favor e o papel das mulheres no livro pra Série também muda né na na na série elas são
mais protagonistas do que elas aparecem no livro né E como é que foi já que você também fez essa adaptação pra televisão foi alguma coisa cerebral ou foi uma coisa que foi surgindo porque no livro Eu já falei sobre isso quando eu escrevia como mulher parecia que era eu e eu não sou as pessoas me conhecem então era muito difícil separar eu do narrador eu então quando eu falava na pele de um homem eu me sentia livre então tanto que as mulheres são na terceira pessoa no livro e os homens todos são na primeira pessoa
era um exercício de entrar na pele daqueles homens Quando você vai adaptar eh pra televisão aí vieram os casais né E umas mulheres bem fortes também mas elas estão no livro tudo que acontece com elas ali acontece no livro Só que aí é desenvolvido de igual para igual com os homens e aí você descobre elas na série que no Livro elas são mais escondidas menos eh tem menos minúcia no livro delas e no na série elas vieram tudo Tá lá mas só que cresce né E aí põe aquelas atrizes né é uma entrevista sua na
qual você diz que na série você foi mais entre aspas feminista quer dizer exp mais a questão eh contemporânea digamos assim desse dessa última onda né de movimento feminista é fato isso eu não não foi por querer é natural assim o mundo que eu escrevi o fim não é o mundo que a gente vive hoje eu ainda não tinha sofrido o cancelamento feminista exato da tviso então que me fez eh pensar então eu não precisei nem agir sobre isso o próprio fato delas existirem e Delas falarem e dos anseios delas não foi que eu me
esforcei eles são mais claros muito mais claros do que quando eu escrevi o livro elas naturalmente vieram eh não foi uma coisa pensada Ah mas teve umas coisas do do livro que eu segurei que ditos por um ator assim tem uma hora que tem uma passagem sobre Monteiro Lobato que a gente ainda tentou botar mas segurou eh que no Livro da época segura mais do que hoje assim hoje e aquilo dito numa televisão é mais complicado Laí Fernanda Oi deixa eu dar a volta aqui em uma entrevista recente pra Revista Cláudia do grupo Abril você
disse que toda vez que você escreve algo você vira uma esponja do mundo e na mesma entrevista você falou que o livro fim é sobre a vida sobre relacionamentos sobre tudo aquilo que pensamos que seremos quando somos jovens versus o que nos tornamos ao envelhecer Então queria saber de você o que que você pensava de si própria quando você era jovem O que que você se tornou na maturidade Eu acho que eu me tornei uma pessoa mais calma quando a gente é novo a gente é muito ansioso sabe eh é chato até tem Muita ansiedade
você tem muito medo de não de não acontecer você não sabe bem o que que você tem que fazer para para tá no mundo você É imaturo mesmo e e a idade é uma beleza sabe você fica um cara mais Eh mais calmo mesmo mais consequente você caga menos regra você tem menos certeza das coisas a máxima lá do Nelson Rodrigues É verdade jovens envelheçam ao mesmo tempo a força da Juventude é uma coisa que você perde mas eu acho que há isso não sei acho que é desde doos anos 60 não sei esse culto
ao Jovem né a juventude essa ideia de que a juventude sempre trará algo novo e revolucionário é da Juventude mas a juventude também fala muita bobagem né a juventude é muito cansativa também é muito assim Senhora do que acha sem ter sem saber metade das cois e com a idade você aprende como como as coisas são relativas como você não domina o que você deseja como como assim como você não domina o fim é um pouco sobre isso sobre como você não domina nada como a Vida te Leva de rodão isso a juventude não sabe
ainda então eu acho que a Calma da maturidade é uma maravilha porque você fica realmente mais humilde com relação o mundo Ana Olá Fernanda queria saber como foi revisitar esses personagens de fim depois de 10 anos né você fazendo escrevendo a própria adaptação como foi revisitar esses personagens eh você teve medo em algum momento medo não preocupação de na escrita da adaptação pra TV você tirar um pouco de um charme de um personagem ali que você achava que no Livro era muito mais potente e se você tinha algum personagem preferido que depois mudou completamente quando
você tava escrevendo a série na verdade não demorou 10 anos a cena com o padre no cemitério a r o padre foi filmado do Anos Antes e parou pra pandemia nós ainda tivemos uma pandemia no meio eh e Acho que uns 5 anos depois de eu ter escrito o livro eu comecei a adaptar e é maravilhoso porque quando você pega uma obra literária para roteirizar você tem a gordura dos personagens Eles não falam apenas eh quando você faz só roteiro você os personagens meio começam a agir para ação eh sendo que os diálogos o que
um personagem pensa ele não pode ser para mover ação ele tem que ser algo outra camada e quando você tem uma obra literária e quando a obra literária é sua Você conhece aquelas pessoas muito então o exercício de misturar o que um pensa aqui com a resposta do outro ali você tem o interior dos personagens entendeu então isso foi maravilhoso e a Maria Camargo me propôs essa estrutura de dois tempos então foi como pegar o livro e embaralhar e dar de novo ele e eu acho que o fim tem uma estrutura que eu gosto muito
que ela era passado e presente mas quando eu vejo a série não é passado e presente é como como se o tempo fosse o mesmo como se não houvesse diferença entre o passado e o presente e o o futuro só houvesse presente e acho que isso é como a gente se sente um pouco na vida só tem o presente quando você se lembra era você presente no passado e é você presente hoje e eu acho que o fim no final ficou com essa qualidade de um tempo você não fica Ah onde eles estavam E agora
onde eles estão isso também é da Montagem é da direção do andrucha com a Daniela montagem do Sérgio meckler que é ficou impressionante muda pro passado ou pro presente você se lembra exatamente De onde aquele personagem tava as pessoas não se perdem Sim Isso é um milagre Mas e o personagem preferido antes de eu passar pro tas também fiquei curiosa tinha algum antes n Ah não sei eu amei escrever o Silvio Claro e amei que o Bruno mazeu Meu irmão fez o Silvio muito bem né é o Silvio é um canalha detestável mas que você
gosta dele mas é um canalha eh o Álvaro Eu tenho um um apego a cena final do Álvaro com a com a Irene aquele casamento daquela mulher que vive reclamando daquele homem Eu eu tenho apego por eles todos assim tá é a série Olha a série é incrível agora eu sugiro quem não leu o livro é é uma obra prima é isso que a gente tem que falar é um livro necessário e é sobre ele que eu quero falar assim e você explicou aí eh nos enganando muito bem que eu comecei fazendo uma coisinha aqui
mas dá para ver que é um mergulho numa treta que eu quero que você me me fale sobre ela que é a morte né O que você mas tem assunto melhor não então não tem assunto melhor então então nos entregue porque você já me animou muito falando que a essa idade é muito melhor já foi cancelada pelos jovens que estão vendo o programa inclusive né mas mas me conta o que que você aprendeu sobre a sua própria finitude assim com todo esse com esse arco né com o livro com a série Eu imagino que você
deva ter olhado bastante para isso não eu tô mais velha né a gente já tá naquela idade que eh pode acontecer algo né o o assim você tem amigos que morrem né você tem parentes que morrem a morte na juventude todo mundo é suicida todo mundo faz tudo para morrer e não morre né você tenta de todas as maneiras e você não morre mas você é que a morte o que mais eu gostava do livro quando eu fui escrever eu queria escrever sobre pessoas que não tivessem nenhuma qualidade hum eh homens sem qualidade eles toda
vez que a gente fala dos anos 70 da da ditadura militar sempre é um herói eu queria falar sobre a mediocridade daqueles homens de Copacabana jogando vôlei que jogam vôlei que não tem e que diante da morte a vida deles é Épica a a morte sempre dá a qualquer um de nós a perspectiva é Épica da vida porque do homem mais Medíocre ao cara mais extraordinário diante da morte é emocionante que ele tenha vivido e da sua que que você enxergou da minha é eu não penso na minha Mor eu evito pensar é mesmo ai
eu não sei é aquilo a morte não há e É linda aquela música do Gil né Não tenho medo da morte porque eu não vou T lar tenho medo de morrer isso todos nós temos de tenho filho mas hoje assim os meus filhos estão mais velhos eh tem essa coisa dos filhos que meio você pensa em criá-los quando eles são bebês você tem muito medo de faltar quando eles já andam e eu tô experimentando com andrucha agora que é os filhos não moram mais com a gente então uma volta à Juventude eu tô vivendo uma
segunda adolescência tá então não ando pensando na morte sem ninho vazio Sem essa síndrome nenhum ninho vazio você tá Irene nesse momento Nós criamos quatro homens Isso é uma loucura neste mundo feminista o meu filho uma vez no ginásio ele chegou em casa e falou assim mase não sei o que está acontecendo com as meninas mas elas estão com a raiva elas elas falam muito porque ele pegou a subida assim com com elas no no ginásio e criamos quatro meninos nesse mundo adverso para eles e e agora eles foram então eu tô vivendo com andrus
uma segunda adolescência agora eu olho pro andru e ele para mim e a gente é senhor hoje dia outro dia houv uma foto do andrucha jovem um gato eu falei nossa olha só eu pegava [ __ ] é isso é incrível você não dessa questão da Morte que o tas trouxe eh me remete a algo que eu fiquei muito impressionada quando eu vi a série porque você fala dessas pessoas medíocres sem qualidades eh e a morte ela não faz esse julgamento moral os bons e os maus os os certinhos e os [ __ ] loucas
todo mundo vai morrer em algum momento e uns podem ir antes dos outros e Essa ordem a roleta russa de quem vai antes foi para mostrar isso mesmo você não é dono do que você escreve entendeu é o Baldo falava isso eu tô tentando matar o era uma história na verdade do ai meu deus do Gabriela do maravilhoso baiano Jorge Amado Jorge Amado que ele dizia Zé eu estou tentando matar esse personagem ele não quer morrer Então quando você toca em algo bom que tem vida aqueles personagens agem por eles então você realmente não domina
você entra num estado que é parecido com o estado do ator em cena até um ponto Você domina mas depois tem uns personagens que vivem os personagens do fim existem por eles eu eu realmente não os conduzi não os conduzi nem a morte não os conduzi a morte era sobre esse o assunto o assunto era a morte e era essa perspectiva eh da vida não importa o quão Medíocre ela foi diante da morte uma cois acho tava querendo perguntar algo tava ali não é eu queria saber da sua relação justamente com a Literatura e com
a escrita quer dizer você eh apareceu né publicamente como uma pessoa que escreve eh de certa forma inesperadamente para muita gente né para você mesmo então enfim Qual é a sua relação com a literatura você era uma uma uma jovem que Lia que não Lia escrevia gostava de escrever porque você no final das contas escreve escreve bem né E se tornou uma escritora de qualidades inegáveis né E no meio de um turbilhão fui dar uma lida n fui dar uma olhada na o que Fernanda Torres já fez já fez na vida um negócio assim inacreditável
momento el escu né espantoso participando um negócio assim eu fiquei chocado com a quantidade de coisas que você já fez isso até ia me ocasionar uma outra pergunta sobre a sua interatividade porque realmente uma coisa de louco e eu sou uma pessoa que preserva o ócio muito po exatamente por isso que fala do Ócio e da escrita então a escrita é o seguinte não não esperar mas fui uma pessoa que li muito na escola eu me lembro que o primeiro livro que me foi o O Tempo e o Vento do Do Érico Veríssimo e eu
acho que foi por causa do sexo Foi por causa da do Capitão Rodrigo com aquele estupro da da An Terra aquilo acendeu um negócio em M arrebatador aquilo e foi o primeiro livro aí depois eh no ginásio ainda Colégio construtivista deram Dom Casmurro e aí eu fui dar com aquele Capítulo das pirâmides e dos Vermes eu falei ué pode pode parar a história que que é isso aqui depois eu fui reler para entender para para ler Dom Casmurro e eu fui criada numa casa onde a questão da Leitura eles Liam muito era muito coisa E
aí eh quando eu vim fazer Marvada Carne Um amigo me indicou buvar pecuchet do flober e ele veio dizendo como aquilo era uma coisa especial ele Ele veio assim tem uma nova edição aí foi o primeiro autor que eu li em série o flober que depois eu vi que era influência no Machado eh e aí vai puxando aí por causa da minha mãe eu fui ler Thomas Man então eu sempre gostei de livro de Calhamaço eu tenho mais dificuldade de ler livro fino do que tijolo do século XIX então eu sou uma FIC por tijolos
do século X Eu sou uma mulher antiga é mas aí foi isso E aí foi Mário Sérgio Conde que me chamou para Piauí me deu um uma tarefa e eu gostei de fazer E aí foi puxando a coisa da crônica e a crônica te obriga a escrever quer queira quer não vira aquela doença E aí veio o livro veio o fim e foi e foi e assim foi o nosso primeiro bloco nem parece que já acabou mas é um intervalo rápido e a gente já volta com a Fernanda [Música] to cultura que aproxima Bradesco 99,9
das coisas que acontecem no o dia da gente eh não tem uma real importância na vida né tem é com o seu humor com seu nervosismo com a hora que você tá vivendo porque se você pensar hoje tudo que desagradou hoje quando você levantar amanhã de manhã você nem vai lembrar de 99% das coisas no trânsito que você ficou nervoso com o neto que você quebrou alguma coisa e você ficou muito chateada tudo isso passa muito rápido né daqui um ano então você pensar o que que vai fazer diferença na minha vida daqui a um
ano a maioria das coisas você não ficaria nervoso né então você passa a olhar a vida inclusive as fofocas né de um jeito muito mais condescendente de um jeito muito mais vai passar mesmo né então eu tô aqui tô podendo viver hoje olha que lindo que é viver hoje né Olha eu tô aqui conversando com vocês né E se eu amanhecer amanhã olha que coisa maravilhosa é esse o olhar entendeu E a gente realmente sente nas crianças uma um uma admiração e um carinho grande e isso motiva mais ainda você procurar transmitir alguma coisa de
especial para eles e então eu sinto sobretudo uma responsabilidade com a infância que a maior motivação que qualquer esportista pode ter é a admiração e o afeto das pessoas em especial das crianças porque elas são puras elas só transmitem coisas boas né a constituição governa os que governam e ao Supremo cabe ser o guarda da Constituição e exatamente garantir os direitos e liberdades das minorias E isso nós fizemos ao longo desses últimos 1 ano e meio nós garantimos que os conselhos populares criados por lei não poderiam ser desfeitos por decreto nós garantimos a criminalização da
homofobia nós garantimos os direitos sociais das grávidas em relação a trabalho insalubre nós garantimos agora recentemente que os dados das pessoas os seus números de celulares e endereços não sejam do Brasil inteiro passados para o IBGE nós garantimos uma série de direitos e garantias fundamentais sociais dos trabalhadores do povo e das minorias e vamos continuar atuando nesse sentido eu acho que o Brasil é um país que gosta de se ouvir gosta de se ver e eu acho que houve uma tragédia na indústria de imagem no Brasil que foi uma divisão quase de esquerda e de
direita eu acho que a direita foi paraa TV e as pessoas que não não tinham eh problema em se engajar e tal e a dita esquerda foi para o cinema e tentou montar uma indústria de contracultura que acabou dando embrafilme É uma história loquer muito lindo assim essa tentativa se fazer uma indústria que vinha do cinema novo mas hoje isso tudo deu numa divisão onde a televisão foi para um lado e o cinema foi pro outro a televisão vingou como indústria capitalista e eu acho que o Brasil ama se ver tá aí o sucesso suo
das novelas tá aí o sucesso das TVs e o e o cinema faliu eu sentir como indústria Então esse é o problema atualmente a gente conseguir juntar as duas coisas porque eu acredito que um país sem cinema é um país subdesenvolvido tipo assim se você D condição pro brasileiro ser um um um [Música] homem estamos de volta com Roda Viva e quem vai perguntar pra Fernanda agora é a rita lisas Fernanda autores de ficção geralmente não gostam dessa pergunta que eu vou fazer porque ficção não precisa ter lastro com a realidade Você pode acordar e
escrever inventar um personagem mas no caso de fim eu acho impossível não te fazer essa pergunta o que daquelas daqueles personagens você buscou das pessoas que você conheceu na sua vida ou seja conta pra gente o que que cada um deles tem de pessoas que passaram aí pela né pela pela tua trajetória ah gente eu convivi criança com milor Ziraldo mielle era depois eu fui Nelson Rodrigues eu fui íntima assim de Baldo Domingos Oliveira João Baldo Domingos Oliveira então Eh esse eles todos TM a Mi me passou várias histórias a história do caçador de lagosta
é do Tedim que era um cara que lindo mi me contou lindo e todas as mulheres eram loucas pelo Tedim e ele tinha uma cabana em Búzios E aí ele dizia assim Leila Dinis saía do teatro e dirigia 4 horas de Fusca isso é o miel me contando e o tedin tinha essa ele mergulhava de faquinha e saía do mar com uma lagosta e era um gradeado que ele botava no fundo do mar já para marav para ele sair de herói Então tá lá o caçador de crustáceo eh então V conviver com esses caras mas
tem também histórias da minha família o o escritor ele é um ladrão né você tem que que ter cuidado o Baldo Quando fiquei com ele na Bahia fazendo a peça ele virava para mim dizia assim hoje você vai conhecer Norma Lúcia que era a personal um a norma Lúcia era uma mistura de duas ou três e eu conheci uma Norma Lúcia então e é a vida que te inspira assim e eu convivi com esses caras todos Fernanda você mencionou o Bal aqui já três vezes no no Roda Viva E aí queria pegar esse gancho para
falar com que você voltou os palcos recentemente com ingressos esgotados inclusive pra peça A Casa dos budas ditosos baseada no livro de comédia escrito pelo João Ubaldo e faz quase duas décadas desde que você interpretou pela primeira vez a personagem baiana e libertina de 68 anos nesse espetáculo Então minha pergunta para você é exatamente no sentido dessa passagem de tempo porque em 2018 Você cancelou uma temporada da peça no Rio de Janeiro por causa de uma onda ali de conservadorismo e agora em 2023 a gente teve o retorno do ministério da cultura e de um
novo projeto político de país como que você avalia o fomento da cultura enquanto artista e relevância desse espetáculo nesse ano de 2023 Pois é você me perguntou de escrever fazer a casa dos budas me ensinou muito a escrever porque você tem que decorar aquilo e quando você decora você introjeta o autor Então você fala olha esse parágrafo porque é uma partitura de música né um livro um tem ritmo tem corte se dizer Nossa Pau olha como ele cortou olha como ele ataca olha Eh então o Baldo super me influenciou nisso e eu ainda não tenho
a idade da personagem o outro dia que eu tenho projeto guardado de fazer um filme mas outro dia o andrusa falou para mim não Nanda acho que você deve fazer com a idade dela que é 68 Então daqui a 10 anos eu faço esse filme fico spoiler né e E aí teve isso a gente passou esses 4 anos estranhíssimo né seis uns 8 anos esquisitíssimo e e a gente vendeu um espetáculo paraa Faria Lima fechado eu não tava fazendo que eu tava fazendo outras coisas fechamos e a moça que fechou com a gente para o
aniversário da firma disse vai ser maravilhoso eu vi essa peça essa peça é ótima fui PR Faria não es plena era eu fui comecei a falar foi rolando um silêncio na plateia tudo que eu ia falando foi virando uma coisa de um mau gosto foi uma coisa quando acabou a pobre na moça do Market que tinha fechado aquilo ela veio e disse é tudo bem vamos aí eu falei Carmen que é a produtora Carmen Melo disse Carmen tá aposentado até esse período passar e é incrível passou fomos aí também não para um espetáculo vendido na
Faria Lima daquela época E aí voltou eram os budas eram as pessoas com libido de novo né porque ainda teve isso desse período muito ruim que é uma ideia de que nós os artistas então eram não só ladrões como sujos pervertidos moralmente pervertidos então não era hora não era hora então seguindo essa prosa aí é eu queria falar de algo que você citou no primeiro bloco que é masculinidade para mim é um assunto que é muito pouco falar diz muito a você né diz diz um pouco sobre mim porque eu até eu ando me colocando
como MB agora que é meio [ __ ] entendeu só para deixar o pessoal em dúvida Ah meu Deus não vou rir aqui não vou não enfim mas você falou de de eu acho que é importante a gente falar disso você falou de cancelamento de feminista e tal agora você falou do susto da Faria Lima com uma mulher que é capaz de falar né livremente sobre a sua vida sexual eu vejo que se fala muito sobre muito pouco sobre homem sobre a masculinidade e com razão porque as mulheres passaram e continuam passando por um enorme
atropelo né histórico e tal e os homens Você tava Citando os seus filhos eu queria ouvir mais de você sobre isso eles me parece que também estão se sentindo um pouco assim né meio perdidos nesse lugar onde ele você mesma disse né ele sent uma raiva ou uma sei lá uma uma dificuldade digamos assim de de conversa é mas eu vou te dizer eu acho que isso extrapola a o a própria questão de ser homem ou mulher engraçado outro dia num grupo Alguém falou assim eu não tenho nenhuma qualidade masculina com a qual um homem
falando isso com a qual eu me identifico é porque é só força virilidade e era um cara que homem Sis Branco privilegiado e tal e aí eu parei e falei não por exemplo eu gosto muito da a objetividade masculina é algo que eu acho saudável eh os homens são retos são diretos Às vezes a mulher até por ter uma inteligência a psicologia da mulher é mais você tá sendo elegante os homens são básicos são meio B mas existe uma qualidade imensa em ser básico você assim eu sou mulher eu sei o que é isso eh
pensar demais pensa demais você por exemplo eu acho a maldade feminina muito pior do que a masculina masculina resolve no supapo na escola pô você pega uma maldade feminina na escola é dura para chuchu cara porque são inteligentes não porque são inteligentes assim as mulheres elas tem Tem essa sutileza agora eu adoro a objetividade masculina adoro eh e acho que isso extrapola a questão de homem e mulher eu acho que isso entra também Marcelo em hoje ser Branco Sis privilegiado ISO mas só para só para alinhar porque só para deixar claro o que que eu
tô querendo entender eu tô falando de convergência mesmo né Como Conviver nesse novo universo que nós estamos né onde já se reconhece né o racismo a Extrema violência contra os gay eu acho que sempre quando as os assuntos são colocados para haver uma mudança há uma radicalidade isso é natural que aconteça porque é uma é de uma maneira hoje nós todos aqui falávamos coisas pensávamos coisas que hoje a gente fala pô realmente não não dá e eu acho que agora eu me sinto numa segunda onda já no segundo momento de convergência de que eu acho
que houve uma mudança na sociedade e que talvez não não deva não não precise ser tão bélico uhum eh mas eu sinto eh por exemplo exemplo eu não vejo eu não acho não sei eu eu eu é porque eu não eu acho que extrapola homem e mulher eu acho que tem a ver com Raça com escolha com gênero eh eu não consigo falar todes eu não não consigo falar todos mas isso não quer dizer que eu não ache que o casamento gay Deva Ser Reconhecido acho que tem eh pautas básicas que nós temos que lar
e às vezes a gente fica no floreio nuance Fernanda você estreou na profissão muito cedo né e seu filho também agora tá em fim já fez sua pressão seu filho Joaquim e eu você tinha as referências dos seus pais né e agora ele além dos avós tem a referência sua e do andrucha né na nessa área artística queria saber como é que você encarava isso quando você estreou o peso que isso tinha para você né de ter os pais atores e como ele encara hoje Olha o Joaquim ele é um O Joaquim é ele é
uma coisa ele ele quer fazer lógica ele faz lógica ele tá para outra coisa ele atuou ali foi uma experiência maravilhosa mas e o Joaquim atualmente ele me explica Cante é uma coisa sei lá o Joaquim uma ele não é necessariamente ele poderá fazer de ator Ele experimentou mas eu acho que o me parece que o negócio dele é então não tem um peso assim como talvez tenha sido para você não e no meu é o seguinte tem o meu tinha o meu pai e a minha mãe sem dúvida mas a minha geração queria ser
o Asdrubal era uma febre geracional Débora blo André Beltrão eh todo mundo imagina o pessoal do despertar o pessoal do buza Ferraz haviam milhões de grupos de teatro eh brotando Pedro Cardoso e Felipe Pinheiro a gente queria ser o Pedro Cardoso e o Felipe Pinheiro Então tinha minha mãe meu pai mas tinha uma de uma coisa geracional hoje eu acho que tem menos grupos talvez São Paulo tenha mais mas o o rio muito menos até o Joaquim falava isso para mim ele falava P estranho porque não tem grupo tem muito standup comían assim muita gente
fazendo standup mas aquele movimento não tem sobre isso né seu primeiro roda que eu chamei de icônico Acho que mais de um bloco foi dominado porque você tava fazendo the Crash and Crash Days E você e a Fernandona atuavam juntos e tinha essa coisa de te perguntarem o tempo inteiro sobre a sua mãe agora no VT da sua apresentação foi uma nota de roda pela também é filha da da Fernanda Torres e do fern da Fernanda Montenegro e do Fernanda Torres como foi a construção dessa sua identidade ao longo dessas décadas e e eu acho
que você fez isso de um jeito bem bonito sem precisar matar a mãe ou matar o pai numa concepção ali freudiana é mas por exemplo naturalmente no início o cinema me escolheu eu fiz uns quatro filmes seguidos e eles não tavam no cinema então eu me senti aquilo eh foi um lugar próprio é você vai buscando espaços próprios assim eh e eu não era para dar certo né assim para porque você vem com o mesmo nome eles fizeram essa loucura de me dar o mesmo nome é uma meu pai me deu o nome dele assim
e minha mãe fez isso comigo também pois é coisa estranhíssima E aí eu escolha nção então eu passei muito tempo achando que a única saída para mim era era ser a substituta da minha mãe e com o sentimento assim de que se eu não tivesse caminhando para isso eu ia falhar E aí com a vida isso comecei a escrever isso é muito do meu pai também meu pai dirigia produzia a mamãe não a mamãe é atriz a mamãe ela tem quase uma profissão de fé da minha mãe eu me lembra uma vez eu substituí a
filha dela no Petra fonc porque a menina não pôde e era um papel pequeno falei claro eu vou lá aí uma hora eu olho em cena cara e tá minha mãe bêbada eu olhei aquilo e falei caramba Minha mãe é uma pessoa muito louca porque era um o o Domingos Oliveira dizia a capa do livro da tua mãe que ela escolheu a foto ela fazendo fedre é um negócio assim Aquilo é mamãe é eu e aí tempo eu fui vendo que eu não precisava virar ela e e também fui fazendo outras coisas fui e até
escrever eu acho que tem a ver com isso sabe eh fui me distanciando e também acho que eu não tenho a vocação de atriz então Eh tenho e quando me jogo como atriz Nossa eu tô um ano fazendo Eunice Paiva eu eu realmente uma viagem mas eu não eu não eu tenho mais interesses assim dispersos do que minha mãe diga Meg sobre a a quer di você tem uma longa experiência também no Enfim no mundo audiovisual né de cinema especialmente nessa área eh você fez agora a a série eh o que que mudou quer dizer
como é que você vê o contexto hoje assim do do streaming da produção da relação com com a situação internacional com roterista de Los Angeles com sempre teve isso tá tudo mudando mas hoje tá uma uma é uma outra coisa o ritmo da produção é diferente você tem uma infinidade de séries e de gente fazendo é muito mais pulverizado o que que acontece é como é que você vê hoje esse o digamos o ambiente da produção eu tive isso assim quando eu comecei até se citou esnobar Globo de jeito nenhum eu era imatura e eu
com 18 anos fui fazer a heroína da novela das nove e eu não gostei eu chora muito sofre para [ __ ] o remake ainda nossa aquilo ali e eu ganhei Cane no meio e o Sting que entregou o prêmio eu não tava lá eu não sabia se era pelo prêmio ou pelo Sting e aí eh e eu meio falei eu não posso e era mais complicado porque eh as novelas dominavam assim e eu quero dizer que eu amo novela eu sou devota de Benedito Rui Barbosa eu eu vejo novela num é uma questão de
temperatura de ator mesmo e aí eu fui fazer outras coisas eh e depois e e eu vejo que nesse período a televisão tinha 100% de audiência Globo e depois talvez a a manchete e tal mas com uma com uma grade parecida né e quando você tem 100% de audiência você pode se dar o luxo de ser experimental então a Globo fez coisas inesquecíveis eh Grande Família toda a esquerda cabeça que foi para dentro da Globo vianinha Benedito eh autores incríveis Grande Sertão Veredas eh o incidente Antares é uma quantidade de os maias e isso te
os 100% de audiência Eh aí o que aconteceu a forma o mercado publicitário explodiu isso aconteceu no nas redações o anúncio não paga mais os jornalistas eh as pessoas não consomem mais no mesmo horário do dia eh isso chacoalhou tudo então hoje em dia você tem muito mais guichê para vender uma ideia você tem vários streamings você pode ir pro o YouTube sei lá para para um canal abrir um canal e fazer um programa de culinária para você só que você não atinge a massa assim eu fiz eu eu passei anos na geladeira e aí
eu fiz a Vani e fiz o Tapas e be fiz os normais e o Tapas e beijo essa esse Impacto assim de quando você chega no público e a Globo é impressionante o a a força por exemplo do lançamento do fim da Aliança da Globo Play com a Globo você chega nas pessoas isso é um isso é uma coisa impressionante e sem isso o que que você tem coisas pulverizadas que é muito difícil vencer a sua bolha hoje em dia você não sabe mais quem tá vendo eu fico indo no Twitter para ver se ninguém
sabe bem quantos assistiram Então tá muito tem muito mais possibilidade de você tanto que eu faço hoje em dia podcast eu eu escrevo você playlist na dieser e exatamente o playlist da minha vida você eu eu perceb na minha vida que eu tinha que me tornar uma pessoa eh para est em vários lugares alguns alcançarão a massa e outros mas aí eu queria falar você falou fou de Van eu queria falar de Van e Fátima Vira e Mexe em rede social elas aparecem Mas elas são ótimas gente Outro dia eu fiquei na linha você é
impactada você se revê você gosta de de ver que você virou ol dia Engraçado que os normais eu olhei e eu me achei nova outro dia super forte o que foi a van o Rui tudo mas hoje em dia Outro dia eu fiquei olhando ali Infinita da Fátima eu achei aquilo uma obra prima aquelas duas mules com aqueles problemas delas aqueles homens delas rues beos sobre e é e é incrível porque o o tapas Os Normais hoje não não seria possível né Hoje os normais não seriam eles saíam assim iam iam namorar I atair Não
era nem tra não tinha essa coisa eles Encontraram o vizinho eram coisas de uma liberdade n que esses jovens não tem mais a gente tá mais careta então será estamos mais careta estamos não né Essa geração isso ai gente é tanta coisa eu acho que quando a gente quando eu era nova a gente achava que a opinião pública era Zona Sul que o que existia no mundo e e eu lembro que assim como era a ditadura militar a coisa mais importante que existia era a liberdade então era liberdade na escola os filmes todos eram libertários
o negócio do do a droga era libertária n o o o ruim era proibir e nós crescemos com isso só que aí o mundo mudou muito desde a última vez que eu saí o que antes era a droga libertária lisérgica para abrir a mente virou uma indústria armamentista então o cara da Zona Sul libertário que subia o morro e era amigo do do pessoal para ele de repente o morro se armou eh e o consumo já passa a ser uma coisa meio esquisita meio alienado de uma de uma classe privilegiada libertária às custas E aí
até tem a questão evangélica que eu falei no coisa que eu dizia que não gostava de crente jamais repeti isso hoje porque os evangélicos ocuparam o lugar onde o estado faltou sim você me perguntar eu eu acho triste que demonem as religiões de origem africana isso eu acho uma coisa triste no Brasil e lutaria por uma por uma um culto evangélico que fosse sincretista Eu amaria isso mas você e essas pessoas vieram com um discurso moral dizendo assim cara é que isso até tá no fim Cadê teus amigos Neto teus amigos podem beber podem fazer
tudo porque eles não são presos então a questão do intelectual libertário ela hoje em dia ela é um pouco privilégio de alienado tá tinha pedido que a gente então essas mudanças é que a gente tá então não é que o mundo ficou mais careta o mundo ficou mais violento o mundo ficou mais argentário o mundo ficou menos utópico o mundo tá lidando com coisas mais complexas então você pode dizer ah o feminismo mas o feminismo chama atenção pra quantidade de estupros e feminicídio no Brasil então eu como Branca ali eu posso achar que isso não
sei o que mais quando isso chega então só para terminar eu acho que quem tá meio perdido hoje é esse branco libertário pessoas como eu e e também do ponto de vista intelectual eu olho o programa do Mano Brown Mano Brown sabe exatamente o que ele quer o que ele tá fazendo O problema é que o intelectual Branco antes ele era o porta-voz do Povo ele era livre superior e porta-voz do povo e hoje o povo fala por si o mano brown vai lá e faz aquele programa educativo eu ouço aquele programa como educação ouço
o Silvio Almeida falar e aí eu me pergunto o que que eu faço com a minha liberdade Essa é a questão a questão é menos eles estão achados quem tá perdido somos nós então agora a gente vai fazer um breve intervalo fica com essa reflexão tenta se achar e eu volto com o cultura que aproxima Bradesco 99,9 das coisas que acontecem no dia da gente eh não tem uma real importância na vida né Tenha com seu humor com seu nervosismo com a hora que você tá vivendo porque se você pensar hoje tudo que desagradou hoje
quando você levantar amanhã de manhã você nem vai lembrar de 99% das coisas no trânsito que você ficou nervoso com o neto que você quebrou alguma coisa e você ficou muito chateada tudo isso passa muito rápido né daqui um ano então você pensar o que que vai fazer diferença na minha vida daqui a um ano a maioria das coisas você não ficaria nervoso né então você passa a olhar a vida inclusive as fofocas né de um jeito muito mais condescendente de um jeito muito mais vai passar mesmo né então eu tô aqui tô podendo viver
hoje olha que lindo que é viver hoje né Olha eu tô aqui conversando com vocês né E se eu amanhecer amanhã olha que coisa maravilhosa é esse o olhar entendeu a gente realmente sente nas crianças uma um uma admiração e um carinho grande e isso motiva mais ainda você procurar transmitir alguma coisa de especial para eles E então eu sinto sobretudo uma responsabilidade com a infância que a maior motivação que qualquer esportista pode ter é admiração e o afeto das pessoas em especial das crianças porque elas são puras elas só transmitem coisas boas né a
constituição governa os que governam e ao Supremo cabe ser o guarda da Constituição e exatamente garantir os direitos e liberdades das minorias E isso nós fizemos ao longo desses últimos 1 ano e meio nós garantimos que os conselhos populares criados por lei não poderiam ser desfeitos por decreto nós garantimos a criminalização da homofobia nós garantimos os direitos sociais das grávidas em relação a trabalho insalubre nós garantimos agora recentemente que os dados das pessoas os seus números de celulares e endereços não sejam do Brasil inteiro passados para o IBGE nós garantimos uma série de direitos e
garantias fundamentais sociais dos trabalhadores do povo e das minorias e vamos continuar atuando nesse sentido eu acho que o Brasil é um país que gosta de se ouvir gosta de se ver e eu acho que houve uma tragédia na indústria de imagem no Brasil que foi uma divisão quase de esquerda e de direita eu acho que a direita foi pra TV e as pessoas que não não tinham eh problemas em em se engajar e tal e a dita esquerda foi para o cinema e tentou montar uma indústria de contracultura que acabou AC dando embrafilme É
uma história loquer muito lindo assim essa tentativa se fazer uma indústria que vinha do cinema novo mas hoje isso tudo deu numa divisão onde a televisão foi para um lado e o cinema foi pro outro a televisão vingou como indústria capitalista e eu acho que o Brasil ama se ver tá aí o sucesso das novelas tá aí o sucesso das TVs e o e o cinema faliu eu sentir como indústria Então esse é o problema atualmente a gente conseguir juntar as duas coisas porque eu acredito que um país sem cinema é um país subdesenvolvido uhum
tipo assim se você dá condição pro brasileiro ser um um um [Música] homem estamos de volta com Roda Viva que hoje recebe a Fernanda Torres Quem pergunta agora é o Marcelo Taz Fernanda você falou das virtudes da Globo te o o monopólio da audiência e tal e poder ser experimental eu concordo em partes Porque é tão importante essa diversidade de Claro de campinhos de Várzea né que a gente faltou naquela época que existiam inclusive que influenciavam a Globo que sempre foi muito esperta né de capturar os talentos que estavam ali nascendo e tal só que
agora é só campinho de Várzea e alguns viram verdadeiros estádios como você citou aí no bloco anterior o mano brown que tem um podcast que pauta a grande mídia O que é ótimo né falecido foro de teresin falecido você já tá apontando para uma coisa curiosa né que era um pequeno experimento que depois vira uma crise dentro do experimento né na revista Piauí Mas o que eu quero entregar para eles é que você tem uns niques nas redes sociais que ninguém sabe o que é você que você tá lá só observando o fluxo né Eh
eu lembro que um dia eu falei quem é essa pessoa que tá querendo ser minha amiga aqui no Facebook aí fui ver a você eu já abandonei a tempo então mas eu lembro que era uma tática que você tava ali né usando com eu no Facebook você não a gente conversou você faz muitas fantasias eu tenho PR achou que eu tava ali Pando entender o seguinte você como atriz inclusive né é uma observadora do comportamento né e e o escritora nem se fala né Eh que que queria que você me falasse um pouco da sua
observação desse mundo virtual né quem tem filho sabe Inclusive tem mais informações privilegiadas né que que tá acontecendo como que a gente sai dessa enrascada de ruído né Eu não sei Marcel porque eu não tenho saco não Eu não eu não aguento eu agora eu tô ali por causa do fim checando mas não tenho a menor vontade de discutir assim rascada eu não sei eu eu tenho vontade eu continuo lendo eu continuo vendo filme Outro dia eu eu eu eu maratonei Marlene Dietrich e greta Garbo e tem um lado desse mundo que antes você não
tinha acesso a isso hoje em dia se você assim o meu filho ele me passa uns negócios incríveis umas conversas incríveis então eu prefiro eu não sei assim rascada de quem fica ali vici acho hoje tá mais fácil viver como antigamente né digamos assim porque você pode pegar o filme que você via com mais fácil você pode ser um cara de época com tanta vantagem é uma vantagem você pode escolher a época então tem o menor interess no Instagram não tem um sa Mas então Você consome e os streamings e mas já vem com uma
curadoria daquilo que você gosta é mais ou menos isso tipo algo que teu filho te mostra um podcast alguém que Fala alguma coisa eu vejo uma pessoa antenada então eu eu vou mas eu não aguento passar o dia rodando o Instagram e nem entrar em treta e nem alimentando o tamagochi eu chamo de tamagochi Porque eu tive isso eu dei um tamag pro meu filho e ele morreu três vezes porque meu filho foi à escola e não alimentou E cada vez que ele chegava tava o bicho com a cruz no olho assim t t t
t e meu filho dizia ele morreu aí a gente ressuscitava e eu vi que rede social é tamagochi você tem que ficar alimentando e ao mesmo tempo é importante eu tenho gente Carmen Melo toca a minha rede social porque você também não pode não ter porque na hora de lançar o fim e tal mas isso não me interessa me interessa o último livro livro do Graber sobre o paleolítico livro extraordinário agora eu tô lendo Hot shield é a primeira vez que eu leio a história do mundo do ponto de vista do dinheiro então tem tanta
coisa boa para ver e você não vê séries tipo vejo série como não vejo série Todo M vi agora o do bicho o a série documental do [ __ ] maravilhosa Outro dia eu vi aqui agora três capítulos da banur da loral o escândalo da l'oral sabe que é da Milionária você tem coisas incríveis para catar filmes antigos pelo amor de Deus queria falar um pouquinho da Escolha dos atores das da série porque eles são fantásticos e você para nos atores ali eh até a jornada do Fábio Assunção com tudo que aconteceu na vida dele
e essa volta a cena dele e a margem ano que entrega tudo e Bruno mazeu que é o mais ali contraintuitivo você imaginar um ator de comédia fazendo aquele personagem tão trágico ali e tão dramático você teve seu dedo na escolha dos personagens dos atores fo streaming de grupo e Mas é verdade porque ação entre amigos e também vou dizer uma coisa aqueles atores são maravilhosos Mas eles estão maravilhosos daquele jeito os personagens porque o plano tá na cara deles na hora que tem que tá porque E aí eu quero fazer um ao andrucha e
a Daniela porque era impossível fazer o fim eram 290 locações quatro décadas isso sem tempo não tinha o dinheiro para fazer e e também quero agradecer a Eric da Global Play porque o fim Eric Bretas Bretas porque o fim ia pra gaveta depois da pandemia porque tinha que virou um rombo e o Eric bancou porque gostava é um cara e esse ano Global Play o Global Play Bomb tem o do bicho os outros o o fim tem muita coisa boa ali mas eu vi cara o andrucha e a Daniela filmarem assim luz caindo o futebol
a cena da sinuca eh tem Ele olhou para mim o andru falou assim é bang bang você vê a montagem daquilo então é claro que os atores são maravilhosos mas tem tudo em volta a equipe é a equipe do andrucha durante não sei quantos anos do so pressão o Lula serri e o Fernando Yang a fotografia o Lula serri é um câmera o parto do primeiro capítulo O cara desce de uma grua vai em plano que sequência a mulher pare e você não nota isso é maravilhoso do and caracterização também né porque é uma passagem
de tempo é muito relevante a caracterização da Lu Morais é uma coisa impressionante e é incrível a direção tanto da Dani quanto da andrucha porque ela não ela não é exibida você não fica pensando assim nossa que plano incrível você fala assim gente esse cara ele tá sofrendo você vê os atores mas os atores estão o Close vem na hora o geral o isso e aquilo é streaming de grupo A um Umo dees me ir tá aberto a roda gente Diga lá vai lá posso falar oi vai o Rio de Janeiro é um personagem praticamente
da série né você é carioca muito identificada com a cidade em 2018 Você deve lembrar que você falou uma frase temo que a decadência do rio não tem a cura e eu queria saber 5 anos depois que que você diria Ah igual a desgraça do da internet não tem cura Mas vamos o que ele já pode nos oferecer depois de ver a série vale o que tá escrito a série Explica explica o que aconteceu com o Rio de Janeiro só que o rio é Sabe aquele sei lá aquele namorado lindo no caso uma namorada linda
aquela cidade que te trata mal mal mas você ama ela ela te é o relacionamento tóxic é um relacionamento tóxico ou r o sonho melhor bairro de São Paulo para morar é o melhor bairro melhor bairro oliveto dizia que o que são Paulo das grandes metrópoles do mundo é a melhor porque é a única que tá 50 minutos de avião do Rio de Janeiro mas é uma tragédia violência do rio não tem jeito não sei como resolver aquilo a gente faliu eh o rio deixou de ser capital e ninguém bolou o plano para E aí
foi para depois do fim para depois do fim mas eu sou carioca raigada assim uma esç mas eu tenho aqui um Poo em São Paulo para quando tiver aqui no hospital é mas você você teve uma uma presença forte em São Paulo nos anos 80 90 não o São Paulo é a primeira Metrópole que um carioca Conquista Import a casa do Zarif Meg eu vi o show dos Titãs Eu só pensava na casa do Zarif assim o Zarif foi a primeira experiência eh assim com cosmopolita que eu tive na vida Fernando Zarif né que era
um é São Paulo mas até hoje você existia em São Paulo os livros A folha escrever para a folha de São Paulo para mim para uma carioca formada em colégio experimental Você sabe o que é isso o Paulo Arantes achar que o que eu falo presta como assim a USP se presta Fernanda queria voltar num tópico que você mencionou no começo do programa eh que exatamente a fala que você disse o que nós pessoas brancas se podemos fazer com essa liberdade estamos perdidos e eu acredito que um caminho possível seja usar o seu privilégio seu
poder de narrativa para discutir essas dores e feridas abertas que dizem respeito a todos nós eu não sei eu tenho muito nervoso desse ai o que aliás outro dia um amigo do meu filho maravilhoso filósofo o cara que veio do Rio das Pedras no Rio formado na PUC em filosofia Hoje ele trabalha com maxel ele virou para ele e falou assim meu filho eu não aguento mais conversar com branco culpado é sensacional ele disse cara assim as pessoas vê parece que tá lidando com um bom selvagem meu filho fala isso ele fala S não Ele
dá como contrário por exemplo o fim eu acho muito legal nisso é um drama existencial é um drama sobre todo mundo eu tenho certeza que assim das classes AZ se virem o fim vão entender eh eu fui criada meus pais Devotos dos dramas existenciais eh então eu não acho não eu não acho que a gente deve aliás isso Mas qual que er o seu só para ela terminar a pergunta i f eu falar esse eu acho que é o pior coisa que é o branco pelego de branco que é o cara outro dia teve essa
um cara que dava uma aula na universidade sobre o jogo de cena o filme do do coisa e ele dava aula da seguinte maneira porque aí Fernanda Torres uma burguesa da Lagoa ela interpreta a leta essa E aí uma burguesa da Lagoa e ele era da lagoa da lagoa ele morava ele era o professor que morava na lagoa Aí eu escrevi porque soube que isso estava rolando falei esse cara tá tá tá ensinando aquele filme do Coutinho aquela beleza reduzindo a essa aí eu escrevi para ele falei eu gostaria que não usasse meu nome para
fazer ponto com os seus amigos e eu gostaria de lembrar aquela frase maravilhosa do Oscar Wild que é toda crítica é uma autobiografia E aí ele começou a ver então esse eu acho o pior coisa que é o cara que fica no meio do caminho eh apontando Quem são os brancos maus Porque ele é o branco bom porque ele é consciente mas eu acho que a pergunta dela ia em outra direção Vamos só ouvir o que que ela queria falar direção caminho na verdade a pergunta que eu ia fazer era relacionada à série inclusive sobre
a cena em que o neto fica interpretado pelo David Júnior fica sozinho sem os amigos e é o único momento dos 10 Episódios da série em que a questão racial fica ali presente eu queria saber sobre foi super legal como essa cena foi construída quando eu escrevi super legal e é uma maneira como a gente pode quando eu escrevi era anedótico eu escrevi queria falar sobre isso que era uma história aliás do Ah meu Deus pai da Camila Pitanga do Pitanga Ant p a Dani contou para mim uma vez ela disse o Pitanga toda vez
que ele sai ele era preso e por quê Porque era preto aí eu falei por isso tem que ter botei ele era preto e no dia seguinte botei a mulher dele indo pegar na delegacia a cena era vamos embora para casa era meio anedótico aí a gente botou o fim num consultor uhum porque a gente é cego para umas coisas não cons racial racial maravilhoso e aí ele foi Olha isso aqui aquilo ali aquilo ali que que ele pontuou de mudança que ajudou vocês a conu essa Foi incrível Ele virou para mim e falou assim
Falta essa cena tá faltando a cena sobre o sentimento dessa mulher com esse cara quando sai da delegacia e é a cena é uma cena linda e que explica os dois sem ser panfletária e foi ele que me deu então eu acho esse acordo super importante troca de ouvir eu tinha medo de escrever o Neto no livro porque eu não sabia o neto tem muito da minha família do subúrbio minha família toda é ilha do governador zona norte carioca eu falei são esses valores eles têm esses valores para quem os libertários da zona sul é
uma coisa horrível é é uma coisa e aí foi assim mas a consultoria com ele não lembro o nome dele agora fundamental para essa cena linda e ele falou tá faltando muito bom com isso então a gente encerra mais um bloco vai para outro intervalo e volta já já com mais Fernanda T Ai eu tô muito [Música] cancelada cultura que aproxima [Música] Bradesco no mundo não digo só dentro do Brasil você dá AC um brasileiro Um Homem Comum brasileiro tem uma faculdade e ele tem um ensino superior um ensino des mas é superior um de
ensino uma cultura ele vai poder concorrer né no mundo né no mercado do mundo né pelo pelo pelo emprego dele você vai ter um país forte você vai ter um país bom se todos todas as pessoas tiver o ensino a partir do momento que você e renega o ensino para a grande maioria e deixa uma uma minoria no poder Perpétuo trocando de pai para filho na mesma cadeira só trocando as pessoas a família continua a mesma os donos entendeu então acho que isso o Brasil perder quando todos tiverem condição de ter o ensino o Brasil
vai ser vai crescer o Brasil todo eu sempre lembro que o intolerante acima de tudo Covarde em segundo lugar ele é tonto por ele é covarde porque ele tem tanto medo de ser como é que a única maneira dele provar que a maneira como ele é a única certa é desprestigiando quem não é como ele e por isso é uma forma de covardia porque ele supõe que a única maneira dele crescer é se ele abaixar outra pessoa sua isso é coisa de gente pequena é coisa de gente grande em segundo lugar ele é tolo porque
achar que o único modo de ser é como eu sou el não só arrogante como é uma negação da própria realidade eu sou uma das maneiras de ser humano não sou a única não sou exclusiva eu sei que como a gente diz no interior que nem que eu só eu né mas o fato de que nem que eu só eu não significa que sou só eu que temho o direito de ser daí que a tolice resulta né da incapacidade de olhar a diversidade e a covardia de achar que a única maneira de crescer é diminuir
outra pessoa para fingir-se forte 99,9 por das coisas que acontecem no dia da gente eh não tem uma real importância na vida né temha com seu humor com seu nervosismo com a hora que você tá vivendo porque se você pensar hoje tudo que desagradou hoje quando você levantar amanhã de manhã você nem vai lembrar de 99% das coisas no trânsito que você ficou nervoso com o neto que você quebrou alguma coisa e você ficou muito chateada tudo isso passa muito rápido né daqui um ano então você pensar o que que vai fazer diferença na minha
vida daqui a um ano maioria das coisas você não ficaria nervoso né então você passa a olhar a vida inclusive as fofocas né de um jeito muito mais condescendente de um jeito muito mais vai passar mesmo né então eu tô aqui tô podendo vi ver hoje olha que lindo que é viver hoje né Olha eu tô aqui conversando com vocês né E se eu amanhecer amanhã olha que coisa maravilhosa é esse o olhar entendeu E a gente realmente sente nas crianças uma um uma admiração e um carinho grande e isso motiva mais ainda você procurar
transmitir alguma coisa de especial para eles e então eu sinto sobretudo uma responsabilidade com a infância que a maior motivação que qualquer que esportista pode ter é admiração e o afeto das pessoas em especial das crianças porque elas são puras elas só transmitem coisas [Música] boas estamos de volta com roda veva que hoje recebe a Fernanda Torres Fernanda o que eu acho muito legal no fim é que os personagens são imperfeitos em muitas camadas e uma das coisas em que eles são mais imperfeitos e eles mais falham é em ser pais nessa relação entre pais
e filhos e e isso vai se construindo de várias maneiras mas esses filhos em algum momento conseguem perdoar os pais pelas suas imperfeições tem uma cena muito linda do João com a rut que ele fala você foi a mãe que você conseguiu ser você foi a mãe possível eh você acha que é uma série que se presta a esse diálogo intergeracional também você tem a expectativa de que Pais e Filhos vejam juntos Conversem e cheguem a um lugar a gente falou muito sobre essa questão do jovem Questão geracional questão racial Você acha que a série
pode propiciar esses diálogos difíceis é no final só né que os filhos adultos chegam né Eh eu acho que é uma série para várias idades outro dia eh um cara jovem que eu conheço que tava com uma questão a gente fica achando que o mundo muda porque hoje em dia é mais fluido mais coisa mas tava com uma questão que era os amigos estavam todos brigandos apaixonados por uma menina e era Susana era era aquela que chega para tocar o terror assim eh e eu falei Eles têm que ver e eram jovens estavam começando a
lidar com essas questões do ciúme do medo de perder do gostar da amiga né da da mulher do outro Então eu acho que esses problemas são universais Sinceramente eu acho você pode ser mais fluido menos fluido mas quando bate o ciúme eu acho que existe e eu até assim eu me sinto especialmente ciumenta na vida mas quando você algo que você ama você se sente ameaçado aquilo virar Então eu acho que menos de geracional para pais e filhos conversarem mas Eu acho que o fim as imperfeições do fim elas são eternas sinceramente todo mundo vai
se sentir meio acalentado ali de se vem em alguma daquelas se reconhecer em alguma daquelas pessoas o o peso de ser mãe a questão da gravidez o medo eu tive aquilo eu eu perdi eu queria deixar assim fui ter filho mais tarde e eu tive um aborto espontâneo assim de cara E era uma hora que tava todo mundo tendo filho e aí cara a veja deu uma capa com todas as mulheres grávida não sei o qu e eu entrei num Box como Aquela que adiou e deu problema cara foi barra pesada assim e aí isso
tá na rut você me perguntou alguém aquele negócio do Medo se você vai ser mãe ou não Ou se você uma coisa da Fraternidade que eu queria pegar esse gano da V er que ali e eu eu eu sinto que existe uma nova paternidade sendo construída e quando eu assisti a série aquela paternidade principalmente do Silvio Aquilo é muito forte aquilo eu acho que é antigo e é e eu acho que bate nessa geração que teve um pai como ele e que tá tentando fazer diferente eu senti ali numas pessoas que eu conheço que bate
de um de um jeito bem dolorido n essa coisa assim de que a maternidade é uma coisa da mulher e que o homem aquele aquele acordo ali que o o cara tem a garsonier ele tem a família e a mulher cuida Aquilo é da época do Café com Leite né da política do café e quando ele quase esquece o filho dentro do bar porque ele né ele teve que cuidar do filho um fim de semana o Silvio a contra agosto e ele vai né vai Eu Amo aquilo e internar o Inácio Silvio para te aliviar
isso eu acho que ficou bem datado né é bem datado isso acho que sim Ô Fernanda você né atriz é uma é eu acho uma profissão tão fascinante que é uma coisa de de se conhecer muito né eh não sei se você concorda que são seres que têm chance de se conhecer de uma maneira muito profunda porque você está ali exposta e é o material é você né material é você o material É tem outra não tem outra opção E aí você vai se aventura a escrever sobre os personagens e agora tá vendo esses personagens
em todos esses streamings e outras plataformas que você agora está navegando tá o que eu quero te perguntar é o quanto você conhecer conhecendo esse poder de criadora né de inventar universos O que que você mudaria na sua trajetória tem alguma coisa que você isso daqui eu vou tirar da minha história eu poderia você Car Outro dia eu fui pro V Você tem uma uma chance de Mud eu fui pro víde E aí o vos fez já faz tempo uma retrospectiva de todo o meu início na televisão não era nem no cinema era na televisão
rapaz era uma coisa pior do que a outra mas era um negócio que eu comecei a ter um acesso de riso e dizer meu Deus A Voz era fina Selva de Pedra e o que mais mas Selva de Pedra era ótimo perto do que tava conta o que tinha o fantasma de C tin aqueles especiais que você faz tinha um especial que eu era uma ass Ah e apaixonada pelo Mário Gomes Cigano tinha tinha coisa gente péssima eu gostaria de apagar todo toda essa todo esse início mas tá na nuvem Mas a partir de Inocência
tal você já gosta é mas GO eu revi agora é um filme eu sou muito Verde mas eu tenho aquele caráter da inocência Mas quem arrebenta o Sebastião Vasconcelos é um eu revi o filme ele ele é ele esmerilha ele é o caipira brasileiro tão brasileiro assim e o Walter e o Edson então o cinema você pouparia tudo não sei o Terra eu eu é um filme que sobreviveu eu acho o casa de areia é um filme que sobreviveu eh tem alguns filmes que que sobrevivem e outros menos aber Marvada é um divisor de águas
na minha vida maravilhoso maravilhos é muito bom seguinte quer falar de outra série sucesso no Globo play os outros que talvez muita gente não saiba escrita pelo Lucas Paraíso mas com argumento seu queria entender de como surgiu isso o que que você estava interessado em falar sobre o qu o que o Lucas tinha sido chamado para Globo para eh desenvolver um projeto e tal e a gente tinha meio escrito não ele tinha escrito o o o su pressão mas o meu papel tava meio perdido e aí a gente sentou e eu eu com ele a
gente meio resolveu meu papel no so pressão foi boa experiência ele tinha eu falei para ele olha eu tenho essa ideia do condomínio eh porque eu são várias histórias enfim ah conta de um motorista que eu conhecia ele tinha sonho de comprar um apartamento emb bora bora num daqueles condomínios da barra e depois ele sequestrou um cara e pediu o valor eu achava que tinha esse espírito do que é o Brasil e eu como sempre eh eu nunca eu nunca ataco o roteiro eu sempre quando começo a escrever eu começo romanceando e aí eu escrevi
o Vando tinha essa tinha essa ideia eu falei de começar com uma briga de criança e que vira os dois e aí eu escrevi isso romanceado o Vando com a outra o a cibell com Amâncio eh e aí fui meio escrevi o primeiro eh bastante assim e o Lucas deu aquela estrutura maravilhosa que é o início seu final e trabalhei na sala desenvol movimento até o Vando morrer assim então eu escrevi bastante o primeiro capítulo e trabalhei no desenvolvimento até o Vando E aí fui fazer o maravilhoso filhos da Pátria Maria Teresa que é outra
cois você acha que o Brasil aprendeu a fazer roteiro de série porque tinha história o Brasil faz muito bem novela e não tão bem essa série na estrutura de hoje em dia da de Hollywood Eu acho que o Brasil tem muito talento paraa série porque a série é uma coisa entre cinema e novela e eu acho que a gente tem ipé para fazer série sim tá aí séries excelentes vind caço novo por exemplo novo maravilhoso aqueles atores maravilhos Então tá pipocando de vários lugares eu acho que a gente tem talento sim diga você tem algum
projeto novo tem que eu sei eu tenho tô eu tô esperando fazer 68 eu tô escrevendo uma série já tô já no quarto capítulo falta dois mas já tá passada na Neve passada na Neve aonde na América do Sul e tenho essa tenho um mas é uma coisa into the wild assim catástrofe Não não vou falar ess não se fala mas eu tenho essa eu tenho um roteiro que me chamaram eh que já tava eh que é o a brasileira que eu acho que deve que é uma história incrível da mãe do Casé que foi
presa botaram cocaína na mala dela história e enfim tenho essa temho o essa de Queiroz que eu vou fazer estamos fechando de gravar e depois eu acho que eu devo fazer algo no palco você vai fazer com essa o Adão e Eva no Paraíso foi José Mário Pereira da que me deu aaz porque eu tinha lido o livro do greenbat ascensão e queda de Adão e Eva que um livro maravilhoso fiquei louca com aquele livro eu propus comprar aquele livro comprei os direitos daquele livro para fazer no teatro mas era uma coisa imensa E aí
um dia o Zé Mário vira para mim e fala você já leu o conto do essa sobre Adão e Eva e o conto simplesmente era o livro entreo do Green blad que é um naquele conto então isso é o que eu quero fazer é um conto dele bíblico darwinista você vai fazer filme ou P vou fazer primeiro eu vou gravar vou fazer um um livro Um audiobook do conto mas com música provavelmente com o Daniel que eu fiz o playlist da minha vida e eu amo audiobook na pandemia eu resolvi aprender italiano E aí eu
entrei pro berlitz como sempre fiquei lá e aí comecei a ouvir e cara tem uns audiobooks em italiano o Helena Ferrante a mulher L incrivelmente o o Humberto Eco o pêndulo de fouc e o nome da rosa em italiano os caras Ítalo Calvino tem um que lê a cidade invisível aí eu me viciei e você mesma vai fazer a a narração eu vou fazer a narração é só quero narrar aqui e nesse departamento de de spoilers do Futuro falar nada da eice Paiva que você tá fazendo Ah essa eu tô fazendo essa mas cont conta
um pouquinho aí como é que tá Ah filme Eu acho que tá especial aquilo ali mas a gente não deve falar das coisas que ainda Isso é superstição é É Não então fala do podcast você falou aí um pouquinho aí do do playlist da minha vida como é que foi gravar podcast porque você tem um papel ali de entrevistadora que eu tinha feito no minha estupidez que é um programa que ninguém viu mas é maravilhoso nesse papel de entrevistadora cara eu eu fui minha estupidez era um livro eram cinco Episódios ou seis sobre a minha
estupidez o primeiro era sobre com o Baldo maravilhoso porque eu menti pro Baldo que eu tinha lido o povo Brasileia vivo povo brasileiro durante 2 3 anos então o programa era sobre isso e E aí eu fui e tem a história que eu fui entrevistar Manuela Carneiro da Cunha porque eu queria fazer o mito do do homem branco e tal misturava ficção fui entrevistar a Maria e descobri que a profissão de vocês é uma loucura porque você para fazer uma boa entrevista você tem que estar informado e pensando na próxima pergunta não informado você tem
que saber o que o cara vai te responder basicamente E aí a graças a ela por causa disso eu fui ler o lev estros Mas li tudo li o tristr o pensamento Selvagem o estutura o parentesco Diz aí e o mitológicas depois eu li o o perspectiva lá merín o me foge do viveiro de cro Tava eu tava achando que agora dá aí o dia seguinte dali uma semana entrevistar encontrei uma amiga antropóloga e disse assim você não leu a queda do céu Aí eu falei não tô preparada para entrar do céu não dá para
sentar aí eu comprei era um fazer negócio então eu aprendi que é uma é uma profissão de maluca de vocês mas você se sentiu confortável nesse momento porque assim você sempre é a entrevistada nesse papel pesso eu sou curiosa eu sou uma pessoa curiosa e gosto de conversar então o playlist tinha uma base maravilhosa que era as músicas que a pessoa ouviu uhum e aquilo Ganchos elas sai falando então era uma conversa de amigo quase mesmo com queem eu fiquei amiga do D2 enfim e a gente tá ficando amigo aqui também eu volto com você
daqui a pouquinho Laí a gente vai fazer um intervalo e eu volto com a Laí e [Música] a cultura que aproxima Bradesco 99,9 das coisas que acontecem no dia da gente e não tem uma real importância na vida né temha com seu humor com seu nervosismo com a hora que você tá vivendo porque se você pensar hoje tudo que desagradou hoje quando você levantar amanhã de manhã você nem vai lembrar de 99% das coisas no trânsito que você ficou nervoso com o neto que você quebrou alguma coisa e você ficou muito chateada tudo isso passa
muito rápido né daqui um ano então você pensar o que que vai fazer diferença na minha vida daqui a um ano a maioria das coisas você não ficaria nervoso né então você passa a olhar a vida inclusive as fofocas né de um jeito muito mais condescendente de um jeito muito mais vai passar mesmo né então eu tô aqui tô podendo viver hoje olha que lindo que é viver hoje né Olha eu tô aqui conversando com vocês né E se eu amanhecer amanhã olha que coisa maravilhosa é esse o olhar entendeu E a gente realmente sente
nas crianças uma uma admiração e um carinho grande e isso motiva mais ainda você procurar transmitir alguma coisa de especial para eles e então eu sinto sobretudo uma responsabilidade com a infância que a maior motivação que qualquer esportista pode ter é admiração e oferto das pessoas em especial das crianças porque elas são puras elas só transmitem coisas boas né a constituição governa os que governam e ao Supremo cabe ser o guarda da Constituição e exatamente garantir os direitos e liberdades das minorias E isso nós fizemos ao longo desses últimos 1 ano e meio nós garantimos
que os conselhos populares criados por lei não poderiam ser desfeitos por decreto nós garantimos a criminalização da homofobia nós garantimos os direitos sociais da as grávidas em relação a trabalho insalubre nós garantimos agora recentemente que os dados das pessoas os seus números de celulares e endereços não sejam do Brasil inteiro passados para o IBGE nós garantimos uma série de direitos e garantias fundamentais sociais dos trabalhadores do povo e das minorias e vamos continuar atuando nesse sentido eu acho que o Brasil é um país que gosta de se ouvir gosta de se ver e eu acho
que houve um uma tragédia na indústria de imagem no Brasil que foi uma divisão quase de esquerda e de direita eu acho que a direita foi pra TV e as pessoas que não não tinham eh problema em se engajar e tal e a dita esquerda foi para o cinema e tentou montar uma indústria de contracultura que acabou dando embrafilme É uma história loquer muito lindo assim essa tentativa se fazer uma indústria que vinha do cinema novo mas hoje isso tudo deu numa divisão onde a televisão foi para um lado e o cinema foi pro outro
a televisão vingou como indústria capitalista e eu acho que o Brasil ama se ver tá aí o sucesso das novelas tá aí o sucesso das TVs e o e o cinema Fali eu sentir como indústria Então esse é o problema atualmente a gente conseguir juntar as duas coisas porque eu acredito que um país sem cinema é um país subdesenvolvido uhum tipo assim se você dá condição pro brasileiro ser um um um homem no [Música] mundo estamos de volta com Roda Viva quem vai perguntar pra Fernanda Torres agora é a Laí Franklin Diga lá Laí Fernanda
pegando o gancho ali você estava falando sobre curiosidade e teve uma cena muito impactante sem muitos spoilers da mág este ano em o fim em que ela canta é preciso estar Atento e forte não temos tempo de Temer a morte num momento muito difícil da personagem e o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo as taxas de depressão Estão lá em cima tem uma entrevista antiga sua pro programa gente de expressão com a Bruna lombarde que tá completamente viral no YouTube durante a minha pesquisa eu vi assim dezenas de cortes verticais desse dessa
entrevista e tem um trecho específico em que você fala sobre medo sobre o medo de perder o interesse e aos pela vida que esse é o maior perigo que pode acontecer em qualquer idade Então queria saber para você se esse é ainda o seu grande medo e te perguntar o que que te alimenta o que que alimenta a sua alma para que você não perca a sua curiosidade de viver não acho que é sério não só para mim qualquer um muito fácil né você perder o interesse deprimir eu sou da rotina eu sou do dia
eh eu prezo muito meu ócio criativo enormemente e e eu tenho aprendi isso também com os meus pais eu tenho eles sempre tiveram uma Independência profissional o teatro deu a eles eh então eles sempre moveram o próprio interesse eles estavam com uma peça eles já estavam catando outra peça que eles iam fazer isso eu acho que eu aprendi muito eles que é a tua Independência criativa Então eu tenho sempre algo eh quatro cinco coisas por vir algumas saem outras não eu falei várias aqui hoje eu não sei se elas vão sair mas você vai eh
eu nunca por exemplo Odeio escrever por encomenda tenho Pânico não consigo e primeiro eu escrevo depois eu entrego o que eu escrevi quando já tá pronto eu escrevo para mim então é isso eu acho que é ruim mesmo perder a curiosidade é grave eh você já falou várias vezes sobre Selva de Pedra né do da da sua experiência mas hoje em dia assim nem pensar mesmo de fazer uma novela Uma nada assim é uma coisa que realmente você afastou da sua vida Eu não sei eu vejo Pantanal pô Aquilo é maravilhoso maravilhoso Benedito Rui Barbosa
nossa assim eh não afasto Depende do que vier Depende do que do que for mas já te chamaram muito você negou não uma hora eh eu fiquei 5 anos fazendo a Fátima eu achava aquilo novela eu acho a Fátima é uma novela Fátima eh encaro como não não faço muita diferença Engraçado não pela qualidade mas pelo trabalho eh elas sofrem se desesperam amam loucamente eu eu em relação a a essa coisa da política Cal você falou que era impossível fazer certas coisas nesses últimos anos meio tenebrosos em que o Brasil ficou envolto nessa Bruma aí
de autoritarismo cancelamento da cultura agora a gente tem de volta o ministério da cultura com a Margarete uma série de políticas sendo implementadas lei Paulo Gustavo lei audir blanck você acha que esse empuxo Inicial tá num ritmo que se esperava dada a destruição do que veio ou justamente por essa destruição tem muita reconstrução que faz com que o ritmo seja mais L ol eu vi embrafilme acabar eu eu tinha acabado de ganhar Cane achei que agora ia fazer vários filmes embra filme Acabou então esses recomeços do Brasil o Brasil é é um país do cruzado
do novo o Cruzeiro Novo cruzado novo a república nova a gente tá sempre zerando isso era o contar do cigares que fazia falava num livro chamado hô Brasil a gente tá sempre zerando eh Então eu não sei há muito tempo mas já há 20 anos eu a gente começou a querer não trabalhar com lei de incentivo porque eu Carmen o núcleo ali de produção porque a gente viu que ia hav aquela onda antes mesmo eh do que virou depois eh me morreu danielo Miranda o Sesc muito mais assim às vezes do que uma política eh
eu digo no meu caso a a diferença do sesque São Paulo na vida da minha formação é imensa talvez mais do que tenha sido o ministério da cultura até então eu sonho às vezes com uma gestão no ministério da cultura que Aprenda com Danilo Miranda o que ele fez no no Sesc São Paulo em termos de vai do erudito ao pop e para todos realmente para todos eu acho que Danilo Miranda é um modelo pra gente de gestão cultural você citou imra filme aí eu queria aí me veio o Instituto Nacional de cine Artes visualis
da da Argentina né uma das promessas de campanha do presidente eleito o Javier milei é acabar inclusive acabar com com com o Instituto é o milei a gente conhece essa história e por que que você acha que toda vez que tem uma ascensão da Extrema direita o cinema é tão alvo né como algo a gente viu isso aqui a gente já falou no programa como algo ruim como né algo negativo se gasta dinheiro com isso temos outras prioridades Por que que a arte eu sei que é uma pergunta complexa né é tão atacada pela extrema
direita porque ela talvez seja Extrem direita Realmente acho que eles não consomem não vem valor eu acho que é é isso por exemplo você me perguntou uma coisa importantíssima agora tá se lutando é as leis de mais do que o ministério da cultura por exemplo a lei do streaming porque parada no Congresso parada no Congresso ela é importantíssima talvez mais do que o ministrio da ura que é importantíssimo Mas é você ter uma lei que regule o streaming que parte do dinheiro do próprio negócio estrangeiro entre no país e fomente como é na França como
são em vários países a produção local pra gente não virar apenas o cara que assiste coisas importadas para que a gente tenha um sentido cultural e a importância disso é que toda vez que o Brasil culturalmente acontece há uma uma espécie de identidade cultural importante para gente Ontem eu fui na Pinacoteca aqui em São Paulo quando você dá com a Tarcila Você sabe quando você dá com o o quadro lá do é o Almeida não é com eh o do caipira sim você assim tem um outro dele Almeida Júnior não é isso E aí tem
um que é uma caipira de preto é o inocência eu parei assim e aí você dá e e você dá com os pintores modernos da minha geração Aquilo é Nossa identidade mas eu acho que eu acho que o que aconteceu na Argentina é um pouco que aconteceu aqui uma espécie de vamos explodir tudo para ver o que que vem depois pelo menos as as os pauzinhos vão mexer e algo vai acontecer mas sem dúvida meu Deus é só olhar o governo que a gente tá hoje é um governo que e se importa não só com
a cultura como com o próprio país né é claro que a gente tem fisiologismo é um inferno isso mas isso também é parte da política e a gente deve lutar Claro mas é claro que as pessoas que tão hoje não são loucos de pedra com com antivacina antivida anti tudo e eu acho que o que tá acontecendo na Argentina é um pouco esse sentimento que a gente experimentou que é Ah vamos explodir tudo não aguento mais nada ninguém resolve e depois a gente vê você tem uma índole otimista bante pessimista por natureza você é pessimista
por natureza por natureza e eu não acho que tem solu nada tem solução mas eu acho que a gente vive solucionando Como pode mas eu não eu eu não tenho nenhum sentimento de utopia de que a raça humana vá se resolver e que há solução simples para problemas tão complexos eu sou carioca moro no Rio de Janeiro né não poderia mas você vê um pessimista otimista porque aí você acorda e tem aquele planeta mas é pessimista sem é você você tá nos enrolando porque você é você é uma contadora de histórias né e e e
a história que tá rolando a Laí trouxe ali para mim tem esse componente do medo é é algo que se fala muito pouco inclusive hoje sobre o medo as pessoas têm medo de falar de medo medo por exemplo de Inteligência Artificial que é uma coisa que ninguém entendeu direito não não vamos ter condição de controlar isso esquece já Mas você conhece isso para falar que não tem condições de controlar é que todo mundo fala que o bicho pensa sozinho é como não tem não isso Marcelo pera aí a gente a gente sofreu as consequências políticas
de uma tecnologia que chega antes da gente ter condição de entendê-la eh realmente vem na frente mas a minha pergunta é o seguinte Por que que nós temos medo né de coisas que a gente não conhece e que a gente não tá preparado para conhecer isso porque Elas costumam dar errado é uma pessimista pronto acabou de confirmar você sabe que outro dia eu cheguei em casa depois de filmar filmei o dia inteiro liguei a televisão aí tava o fim passando dois capítulos do fim e era o do suicídio do neto aí eu fui olhando aquilo
eu falei gente Será que alguém vai vai conseguir aguentar acho que eu fui longe demais no meu pessimismo mas fala não mas o que eu tô dizendo por exemplo e o Val harari todos nós admiramos como Historiador ele falou tanta bobagem sobre inteligência artificial com todo o respeito que eu tenho por ele ele não não tem a menor ideia que tanto faz o que o rá diou deixe de falar ele não não não não não a Academia Brasileira foi inteira atrás dele academia que eu digo de humanas né que não conhece Ciência da Computação Ach
as humanas mais perdidas do que as exatas Mas essa é a minha pergunta para você Por que que as humanas tem tanto porque as humanas elas são utópicas talvez devam ser o livro mais B deamer Meu filho me deu o o da o como é que é o da consciência O Mistério da não é o mistério da consciência Esse é do outro do pen Rose o matemático que me explica é um livro incrível que ele para provar que a consciência não é computável essa é a teoria dele que a consciência não é E para isso
não esse livro é maravilhoso ele te explica assim computação máquina de touring aí ele vai te explicando o Space Face ele vai explicando assim tudo e no final ele dá o salto do macaco do 2001 assim e ele te fala sobre a consciência e ele errou várias ele errou o lugar não importa ele tá ali então hoje em dia eu acho bem mais interessante muitas vezes ler exatas matemáticos historiadores do que ler humanas anda queria te agradecer muito Demorou mais horas foi maravilhoso ele faz essa pergunta né PR fechar PR fechar pessoal de humanos vai
cancelar não não esse programa certamente não será sobre cancelamento Obrigada querida sei não é isso gente nosso horário nosso tempo chegou ao fim a gente podia ficar aqui ouvindo a Fernanda Torres por muitas horas com mas não não é possível então além de agradecer a ela eu já faço o convite para ela voltar e não demorar tanto para voltar dessa vez 25 anos daqui a 25 anos daqui a 25 anos veem fazer a a é o budas aqui quando você esal no cinema é isso obrigada também a esses companheiros maravilhosos de bancada Ana Luísa Santiago
Rita lisauskas Laí Franklin Marcos Augusto Gonçalves Marcelo Taz e Luciano verones Obrigada principalmente a você pela audiência atenta semana a semana década após década a Fernandinha como ela era chamada 25 anos desafiava tabus ao dizer que o teatro e as artes não podiam se conter por tabus Morais justamente era descrente da política e desafiava o scrip de que só fazendo novela por 8 meses você poderia ter êxito na dramaturgia a de 58 seguiu coerente com esses pensamentos mas não deixa de demonstrar uma certa melancolia com encaretado do mundo por dizer assim o fato de as
pessoas não se sentirem mais tão livres para dizer o que elas pção é a coragem de se mostrar assim tão verdadeira que faz da Fernanda uma das maiores expoentes das Artes no Brasil de hoje aos 25 ela foi cobrada por mais da metade do Roda Viva pela sua relação com a mãe e antes ela já era e agora é mais ainda a Imortal Fernanda Montenegro hoje a gente poderia ter passado o programa Sem falar da Fernandona porque a gente teve muito assunto para abordar com a Fernanda isso é muito inspirador revisitar a sua própria jornada
e ver que você conseguiu no fim das contas você fica agora com o Senor Brasil e o Roda Viva volta na próxima segunda-feira às 10 da noite até [Música] lá [Música] [Música] cultura que aproxima Bradesco
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