[Música] [Música] Boa noite é uma alegria tremenda estar num lugar onde eu vejo pessoas literalmente interessadas em estudar a bíblia porque para tá aqui debaixo de chuva e de frio vocês realmente Estão interessados e isso alegra aquece o meu coração literalmente ah nessa noite como a eu chamo de Neto pastor Neto né tem que chamar pastor Neto Ah foi alguém que me ensinou bastante que me socorreu eu lembro a primeira vez que eu tava interpretando tremendo que nem vara verde e o Neto foi aquele que me ajudou com a sando ali algumas palavras teológicas que
estavam difíceis de ser compreendidas na minha primeira conferência e tive o prazer de desenvolver uma amizade com ele desde então e fico feliz de tá debaixo da soberania de Deus est com vocês aqui isso muito me alegra só para eu ter uma ideia eu gostaria de saber quantos estudam o história da igreja na Charles spurgeon levanta a mão ok então Vocês já estão mais ou menos acostumados eu vejo que alguns levantaram a mão com caneta na mão o que é ótimo quero incentivar você a anotar uma pesquisa da 3M foi realizada há um tempo atrás
e eles descobriram que a pra infelicidade Pastoral quando você assiste uma palestra Isso inclui uma pregação uma aula qualquer coisa do tipo e você não anota você guarda de 3 a 7% do que você ouviu então pastores vocês já sabem disso como é triste aquilo que a gente fala ah porque que a gente tem que repetir né quando você anota esse número pode subir de 55 até 73% então eu quero incentivar você do seu jeito a anotar eu sei que tem gente que é voraz que consegue que nem Aqueles escrivães né de de de tribunal
escrever tudo absolutamente tudo eu não consigo mas anote anote aquilo que facilita para você aqui nós vamos colocar alguns slides que vão ajudar você a entender a condução não vai ter muita coisa mas é para você olhar pros slides e ver a aquilo que melhor facilita você de memorizar aquilo que nós estamos estudando tá bom hoje nós vamos lidar com aquilo que você pode ver aí sobre o contexto histórico do sínodo de dort Por que que ele aconteceu aqueles que são meus alunos já ouviram um pouquinho A esse respeito hoje nós vamos entrar com um
pouquinho mais de detalhes e eu quero começar esse momento fazendo a seguinte pergunta que tá no meu slide dois aí o que que é ser reformado por quê porque hoje em dia o que que acontece ah existem variadas respostas ainda mais no mundo que a gente vive hoje que é conectado por desses aparelhinhos aqui né algumas pessoas como eu coloco aí no ponto um vão dizer que tudo que vem da reforma protestante faz de você um reformado aí Ah é cinco solas Eu imagino que são expressões que vocês conhecem né que vocês já ouviram falar
ah pastor a nossa igreja é reformada Nós cremos no solo escritura que a bíblia é a nossa regra de fé e prática e que nós somos justificados somente pela fé Nós cremos na graça e aí começa aquele discurso todo em cima dos cinco solas a gente crê que Cristo é nosso único mediador E que tudo que nós fazemos é pra Glória de Deus e por isso nós somos reformados é os cinco solas como eles são conhecidos são uma espécie de um resumo do pensamento reformado né daquilo que surgiu em em oposição ao catolicismo romano Tá
mas nós perdemos de vista que isso deveria ser uma característica de todo protestante não apenas do reformado se você diz que você crê no evangelho de Jesus Cristo você deveria crer nos cinco solas então isso não faz de você exclusivamente um reformado aí tem gente que Ah tem um outro parâmetro para dizer que ser reformado eh o o o o parâmetro tradicional não lá a nossa igreja ela é tradicional e a a pregação é expositiva né não ó uricos wilio começou pregando lá na Suíça expositivo a partir de Mateus capítulo 1 ó então nós somos
reformados aqui a gente prega exp positivamente queridos esse Anseio é ótimo ele é muito bom mas ele não é definidor do que que é ser reformado tem gente que vai apontar para outras coisas como sendo tradicionais né como aquilo que define o o que é ser reformado Não a minha igreja tem Coral pastor e aí lá sim a gente tem uma Confissão de Fé então a gente estuda confissão o nosso culto é formal a nossa liturgia é bem tradicional então assim nós somos reformados Mas isso também é uma visão minimalista do que qu é ser
reformado outro parâmetro que tem permeado aí principalmente o nosso século né É é é muito popular entre os jovens teólogos aqueles que consomem livros que falam de cosmovisão reformada é o povo que lê abram Kuiper que lê Herman doert ou Herman bavin que fala não eu sou reformado porque eles têm uma cosmovisão calvinista holandesa que que ganhou espaço hoje em dia no debate de Cristão porque propõe uma perspectiva mais Ampla esse engajamento social que eles propõem por isso eu sou reformado de novo Será que só isso é ser reformado um dos parâmetros mais comuns que
é o que a gente vai ver hoje é se identificar como reformado por crer nos cinco pontos do Calvinismo né que foram desenvolvidos na cidade de dort na Holanda o sínodo de dort né que foi esse movimento em resposta aos cinco pontos propostos pelos remonstrantes ou arminianos né que é o que nós vamos ver amanhã então os teólogos de dort eles estabeleceram um documento soteriológico respondendo aos cinco pontos propostos pelos remonstrantes pelos arminianos que ficou conhecido como cinco pontos primariamente os cinco pontos de dort depois cinco pontos do Calvinismo então Ah eu creio nos cinco
pontos do Calvinismo Então sou reformado Será que é só isso né um quinto parâmetro que eu coloquei aí é o que muita gente chama né desses movimentos neop puritanos que eh Me permita a a a correção é um termo muito infeliz que que virou rótulo para designar qualquer pessoa que é mais conservadora que você e às vezes não tem parâmetros muito objetivos geralmente esse povo defende aquilo que é de interesse próprio né Por exemplo eu já ouvi a ideia de que a gente só pode cantar Salmos no culto né a famosa salmodia exclusiva né ou
que mulher não pode ter parte absolutamente nenhuma no culto apenas homens e e coisas desse tipo tá Ah eu confesso que isso além de me entristecer não não define o que quer ser reformado já vi também alguns ah nós cegos como diria meu professor dizendo que não só a denominação x ou a y ou a z é reformada desculpa gente mas isso é uma tremenda ignorância bíblica e histórica pensa comigo aqueles de vocês que já estudaram um pouquinho vocês lembram de Jonathan Edwards George whitfield e Charles Spur né ou Charles Spur que é o nome
da nossa escola três pessoas ah que tinham uma certa afinidade obviamente a distância aí com com spurgeon era um pouco mais longa né em termos de data mas Edwards gostava de George whitfield tá whitfield gostava de Jonathan Edwards e Spur ele gostava dos dois e os três eram de denominações completamente diferentes tá Ah um era Congregacional outro era Metodista por assim dizer e o outro era Batista para mostrar que eles defendiam algumas Bandeiras e tinham algumas afinidades que eram tão fortes que eles tinham mais proximidades com esses irmãos pensando por exemplo em Spur Spur tinha
mais proximidade com Edwards e com e comfi do que com irmãos da sua própria denominação no seu século então uma denominação ela não é detentora do rótulo reformado tá eu quero ser simples simplista mas propor que teologia reformada é a teologia que segue a linha ou parâmetro dos teólogos Suíços e aqui eu tô me referindo Mais especificamente a zuinglio Calvino teodor Bea e outros que seguiram nessa mesma esteira tá Quais são os elementos que nós hoje por exemplo Ah podemos olhar e aqui eu tô falando a partir do século X que marcaram a teologia reformada
que se Estendeu Especialmente na Holanda que é o que nós vamos ver aqui nessas duas palestras o elemento que obviamente é mais Evidente de uma teologia reformada é a soteriologia que veio de dort tá marcada pelos cinco pontos do que hoje a gente chama de cinco pontos do Calvinismo mas é é um termo também que não não tá muito correto vocês vão entender o porquê tá calvinismo hoje é sinônimo de teologia reformada mas não compreende tudo que é teologia reformada Ok tranquilo até aqui então uma grande parte do que hoje nós chamamos de teologia reformada
é uma soteriologia marcada por esses cinco pontos de dort tá daquilo que também ficou conhecido como Tulipa por causa do do acróstico inglês Tulip tá Ah então o sínodo de dort lidou com o campo da Teologia da soteriologia eu não sei se todo mundo tá familiarizado com esse termo né soteriologia O que que é soteriologia são duas palavrinhas aí soteria que vem aí de salvação ou Ah quem nasce em Salvador é o quê não é salvadorense É soteropolitano tá então alguém que nasce em Salvador tem justamente é alguém que vem da cidade da salvação seria
mais ou menos isso e logia estudo então estudo da salvação tá então foi isso isso que foi desenvolvido Ah no sínodo de dort para isso eu quero ver com vocês por que que esse sínodo precisou acontecer a necessidade desse debate do sínodo Ah que aconteceu no meio de um de uma época turbulenta tá ah por causa das ideias primárias aí de Jacó armínio ou jacobo arminius Depende se você quiser falar bonito tá e dos seus alunos dos seus seguidores que ficaram conhecidos aí como remonstrantes vocês vão entender por Mas quem que era armínio e aqui
eu quero começar com uma correção que é precisa ser feita principalmente no âmbito que nós estamos armínio ele era um pastor piedoso ele era alguém consagrado ele era um homem estudioso ele era fundo nos seus escritos ele era um mestre ele foi professor na universidade de leiden Universidade essa que era calvinista que seguia Justamente a trilha desses teólogos Suíços ele chegou a ser reitor dessa Universidade um homem extremamente respeitado não só por aquilo que ele ensinava ele não era a a o que ficou conhecido como teólogo de gabinete Ele não ficava só na na cadeira
dele confortável estudando teologia ele era alguém que a história mostra que socorria pessoas na época de crises sociais e você que estuda a história da igreja você sabe do que eu tô falando ele ajudou muitas pessoas doentes ele se dedicava a essas pessoas ele visitava pessoas a história mostra que ele foi um pastor muito piedoso armínio ele nasceu em 1560 E logo depois 4 anos depois Calvino morreu então para tirar um outro da sua cabeça eles nunca nem se encontraram tá eles nunca tiveram debate eles nunca Ok armínio tinha 4 anos quando Calvino morreu então
eles nem se conheceram mas armínio admirava Calvino extremamente ele achava que Calvino era o maior exegeta alguém incomparável na sua capacidade hermenêutica e armínio ele morre cedo né ele morre com 49 anos mas ele foi alguém que estudou extremamente aquilo que Calvino produziu e a necessidade do sínodo como eu falei veio por causa da ideia ou das ideias de armínio que foram expandidas pelos seus seguidores como você vê aí no ponto b Eles foram chamados ou reconhecidos como remonstrantes por terem produzido em 1610 depois que armínio morreu coitado né um documento chamado remonstrance remonstrance significa
contestação tá então eles contestaram uma determinada doutrina por isso que eles ficaram conhecidos como remonstrantes o sínodo sendo calvinista eles condenaram o arminianismo o sínodo condenou o arminianismo e como resultado pastores e Mestres arminianos foram depostos e banidos do país e aí você deve estar pensando Puxa vida tão radical precisa chegar a esse ponto por que que o tratamento foi tão Severo primeiro porque eles foram removidos né das suas igrejas depostos dos seus cargos porque eles tinham assinado um documento se comprometendo a ensinar as doutrinas calvinistas e eles romperam com isso então eles não podiam
mais pastorear na Holanda e eles foram banidos do país por quê Por razões políticas que nós vamos entender daqui a pouquinho que que aconteceu Eles foram expulsos da Holanda aí o arminianismo ele migrou para a Inglaterra principalmente ganhou ele começa a ganhar força ali no no Avivamento com John Wesley que foi o pai do metodismo ele era arminiano convicto ele realizou uma obra evangelística fantástica E com isso o arminianismo ele começou a ganhar força na Inglaterra e no século XVI ele ele se espalha inclusive nos Estados Unidos tá aí você se pergunta né Por que
que o arminianismo ele é tão forte hoje no Brasil tá aí a resposta embora hoje em dia parece que por conta da internet bons professores que nós temos influências que são ah bons estudiosos T propagado doutrina reformada na internet mas o que que aconteceu naquela época o o impacto da pregação de John Wesley e da presença dele na formação teológica americana fez com que missionários americanos que viessem ao Brasil começassem a propagar essa mesma teologia os meus avós por exemplo os meus pais eles foram evangelizados por americanos que vieram aqui e começaram a fazer um
trabalho missionário todos eles com inclinações arminianas por isso que o número de igrejas arminianas no Brasil é gigantesco é a maioria esmagadora tá E antes de prosseguir eu eu queria nesse ponto aqui ah fazer uma exortação para todos nós uma notinha de rodapé a gente tá aqui falando sobre o sínodo de dort os cinco pontos de dort ou cinco pontos do Calvinismo nós defendemos isso com convicção Mas não é por esse fato que nós devemos desdenhar os nossos presta atenção nessa expressão irmãos arminianos ninguém é salvo por crer nos cinco pontos do Calvinismo nós somos
salvos por crer no evangelho de Cristo pela graça por meio da Fé então por favor se você se denomina soteriologico calvinista jamais desden ou diga que um arminiano não é salvo pelo simples fato dele ser arminiano porque hoje em dia infelizmente na Internet tem muita gente fazendo isso e é triste eu já vi isso pessoalmente também se você pensar por exemplo quantas pessoas foram salvas antes da carta aos romanos ser escrito carta aos romanos é é é base de muita coisa que a gente vai defender aqui daquilo que dort estabeleceu essa carta foi escrita no
ano 57 da era Cristã quantos crentes nasceram de novo pensa no ladrão da cruz ele não leu Romanos mas ele tá lá com cristo no Paraíso ele não leu Efésios como o o pastor Antônio Leto leu aqui Efésios 1 Efésios 2 que é carregado de Hebreus Hebreus que T tanta coisa fantástica eles não leram esses Livros mas eles Eles foram salvos estão com o senhor eu tô falando disso porque a gente tem que aprender também com a história Eu mencionei aqui John Wesley né Falei que ele era um arminiano convo convicto ele era amicíssimo de
quem de George whitfield que era o quê calvinista roxo uma amizade fantástica entre um arminiano e um calvinista George whitfield um dos maiores Evangelistas que esse mundo já viu Dizem que ele morreu de tanto pregar alguém que pregava para dezenas de milhares de pessoas sem microfone eu não consigo imaginar isso e fico pensando até que tem algo sobrenatural Nisso porque a história diz que ele pregava para mais de 50.000 pessoas sem microfone eu fico imaginando como é que isso é fisicamente possível e eles eram amigos E aí um nosso cego chegou um dia para George
whitfield e falou assim você acha que a gente vai ver John Wesley no céu porque ele é arminiano Ele não cria nos na eleição não cria nos cinco pontos e aí George whitfield respondeu não eu não vou vê-lo no céu porque ele vai est tão perto do Trono da Graça de Deus que eu não vou conseguir colocar os olhos nele que isso sirva de motivação para nós você sabe quem que pregou no funeral de George whitfield John Wesley nós temos que discordar em paz Lembrando que o evangelho que nos une é maior do que determinadas
questões teológicas muito menos chamar uma pessoa assim de herge só porque ela não compactua das mesmas posições teológicas que a minha a menos que a posição te lógica dessa pessoa infrinja o evangelho aí sim aí sim se toca no evangelho aí você pode ligar a luz vermelha aí e falar ó aí não senão respeitosamente discorde quem aqui por exemplo é Batista e não ouve um irmão presbiteriano Que expõe a palavra de Deus de forma brilhante nós discordamos da maneira com que eles batizam com que eles fazem governo de igreja mas será que a gente não
é capaz de aprender com eles a gente tem que aprender a dialogar de uma forma bíblica de uma forma sã que faça com que o evangelho avance e não retroceda ok tranquilos até aqui então vamos lá vamos entender um pouquinho do contexto histórico por trás do sínodo de dort pouquinho de história que aconteceu em 492 hum descobrimento do quê não é do Brasil hein gente é da América quem que descobriu América Ufa ainda bem que vocês não falaram Pedro Alves Cabral Cristóvão Colombo sob a autoridade e financiamento de quem gente de qual país da Espanha
Ah quem que era a rainha da Espanha naquela época Isabel de Castela a católica ferrenha roxa esposa aí de Fernando de Aragão dizem que ela era o o cérebro da coisa e ele era o músculo ele era o guerreiro né e na cabeça deles que receberam os o título aí de Reis católicos só tinha uma forma de criar um reino feliz como colocando todo o seu reino debaixo da Cruz católica você tem que entender que a Espanha nessa época ela estava saindo de 800 anos de domínio árabe os árabes Eles terminaram a conquista da Península
Ibérica por volta aí do ano 732 quem fez história da igreja tá lembrando disso aqui a famosa batalha de Tours ou não sei falar francês tá Se tiver alguém me corrige aqui poutier ah foi aquilo que impediu os muçulmanos de seguirem invadindo a Europa Mas eles conquistaram a península ibérica o libertador da França foi um homem chamado Carlos martelo que impediu que eles continuassem subindo aí pela Europa então a península ibérica ficou nas mãos aí dos humanos durante 800 mais ou menos 800 anos eu tô V eu tô falando Península Ibérica tem algumas pessoas me
me olhando com cara de interrogação Você sabe que eu tô falando Península Ibérica de quais países que eu tô falando Portugal e Espanha Tá então vamos lá essa faixa ficou então é para vocês é desse lado aqui né essa faixa Península Ibérica Portugal abre pra Espanha aqui e a Espanha tem uma ponte pra França da França Abre pro continente europeu Então se os muçulmanos avançam pro continente pela França nada iria parar isso por isso que Carlos martelo é tão venerado na na França justamente por causa disso ele foi o libertador da França aí agora voltando
Aí em 1492 na época aí que Isabel a católica governou ela conseguiu reconquistar toda a península de volta pro catolicismo depois de 800 anos de domínio muçulmano tenta entrar na cabeça uma coisa que eu preciso que vocês façam Não Olhe Pra história com os seus olhos do Século XXI tente entrar na mente dessas pessoas que viviam naquele contexto senão você não vai conseguir entender a história direito 800 anos de Islã a mesma coisa quando a gente tá estudando a Bíblia e é muito rápido né para criticar o o povo de Israel que acabou de sair
do Egito e constrói um bezerro de ouro gente 400 anos daquilo era aquilo que eles faziam era aquilo que eles sabiam fazer aquilo tava na corrente sanguínea deles o o banana ali foi Arão a culpa foi de Arão mas o povo era o que o povo sabia fazer da mesma forma aqui eh eu não tô justificando o pecado deles tá só tô dizendo o que que tava na mente deles para que eles fizessem o que eles fizeram para vocês entenderem agora o que que tava na mente de um espanhol e por que que ele é
tão veemente naquilo que ele faz ou naquilo que ele fez né ah agora com a queda de Granada ali no sul da Espanha toda a Espanha virou católica e que tipo de catolicismo um catolicismo radical o santo católico que eles veneravam era Santiago matamouros é É verdade ele era um Santo montado num cavalo com uma espada na mão pisoteando a cabeça dos muçulmanos os mouros tá essa é histó dele se você for eu não sei se alguém aqui já teve a oportunidade de ir para a cidade de Santiago de Compostela entrar na Catedral de Santiago
de Compostela você vai ver a a estátua de Santiago pisoteando a cabeça dos moros com uma espada na mão matando os moros por isso que o espanhol ele é tão apegado ao catolicismo por isso que é tão difícil fazer missões na Espanha tava comentando hoje se você acha que é é difícil lidar com católico aqui no Brasil vai pra Europa para você ver é muito pior muito pior tá não só na Espanha estamos falando de toda a península ibérica tá é por isso que por exemplo os portugueses quando eles chegam no Brasil e eles eles
vão vão obviamente né tentar fazer aquele contato com os índios e vem os índios adorando o quê tudo menos Jesus vão adorar o sol vão adorar a árvore vão adorar isso aquilo então na cabeça do espanhol o que que eles são infiéis que que infi na cabeça deles tem tem que acontecer el tem que morrer então pra gente poder entender a história a gente tem que entender o que estava acontecendo na cabeça dessas pessoas Isabel Fernando eles entendem que o caminho é catol de forma Romana todo o mundo aí sim a coisa vai pra frente
então é aí que eles estabelecem A inquisição espanhola principalmente falando na Espanha dizendo o seguinte o nosso país é de uma Fé só a fé católica aí você tá perguntando que que isso tem a ver com dort que que isso tem a ver com o sínodo de dort Isabel teve um filho chamado Carlos V tá ele foi o o Imperador com quem l compareceu lá na dieta de vms lembra que falou para Lutero se retratar e ele falou eu não vou me retratar porque a minha consciência tá Cativa a palavra de Deus era ele Carlos
V ele Dominou a a fria que é norte da Holanda região bem fria ali que é perto da região de dort tá ele também dominou os países baixos foi alguém que foi muito bem sucedido nas suas conquistas século X ainda tá e ele ao conquistar tudo que ele conquistava ele impunha a fé católica para aqueles holandeses agora pro Holandês o catolicismo era a religião do opressor a religião do inimigo que tá invadindo o meu país por que isso 1550 calvinistas holandeses eles se refugiaram na Inglaterra o na Holanda estava pesado demais debaixo de Carlos v
e eles queriam exercer a fé protestante deles depois de Carlos V veio um homem chamado Felipe i e ele passou a governar Espanha e os países governar Espanha os países baixos e boa parte da Holanda oprimindo ainda mais do que seu pai com a fé católica eles já tinham sofrido com Isabel sofrido com Carlos agora estão sofrendo com Felipe i e os holandeses Eles não gostam dos espanhóis não gostam da religião dos espanhóis e eles se sentem cada vez mais sufocados aí em 1559 um holandês chamado Guido de bres ah depois eh de de se
refugiar na Inglaterra frequentar uma igreja para refugiar dos Holandeses lá ele fica encantado com a teologia que ele aprende e ele decide ir para Genebra estudar com Calvino estudar com Teodoro beza ele estuda e volta paraa Holanda como um pregador calvinista alguém que teve um um impacto tremendo na Holanda e aqui eu tô falando isso aqui é é ainda início da reforma protestante tá ele vai pra Holanda prega alguém que era conhecedor da teologia reformada volta pro seu país é fiel na exposição da palavra só que ele acaba morrendo debaixo da Inquisição espanhola então cada
vez mais o povo espanhol tá vendo que os católicos são nossos inimigos Mortais além de discordar de uma teologia Que Nós cremos ser a verdadeira eles nos matam eles nos odeiam eles são literalmente nossos inimigos tá continuando no mesmo ano mesmo ano Felipe I ele deixa Holanda ele se transfere paraa Espanha e nesse mesmo ano ele promove uma implantação da Inquisição espanhola agora de forma plantada nos países baixos isso foi responsável por milhares de execuções ou seja o ódio Holandês contra a Espanha e contra o catolicismo ficou ainda maior e antes de morrer foi interessante
porque Guido de bres ele escreveu a confissão belga 1561 que se torna aí um dos pilares da igreja reformada holandesa isso aí tá na internet se você quiser depois digitar confissão belga lei estudar vale a pena é uma confissão calvinista agora entenda quando eu falo calvinista ela é de linha reformada daquilo que estava sendo ensinado teologicamente na sua aí você vai pensar assim tá mas então você falando de eleição não se você pegar por exemplo as institutas de Calvino que é a obra Magna não a maior mas a obra magna de Calvino você vai perceber
que dos quatro volumes só no Volume 3 ele fala sobre eleição não era a ênfase dele assim como não é a ênfase da escritura para você ter uma ideia eu já tive do lado desse comentário ele escreveu um comentário bíblico completo que dá mais ou menos 1,5 de altura ele não ficou falando sobre eleição nesse comentário ele comentou aquilo que a escritura fala o que aconteceu foi que a doutrina calvinista ela se transformou Hoje no Que nós conhecemos como cinco pontos do Calvinismo por causa de dort se apoiou no quê naquele que era o maior
exegeta da época que era Calvino mas Calvino não ensinou os cinco pontos do Calvinismo em Genebra ele ensinava teologia teologia reformada tá então só pra gente fazer uma distinção e não confundir as coisas então a confissão belga Quando eu falar calvinista agora você tá entendendo o que eu tô falando tá ela era uma confissão calvinista e do anos depois é publicado o catecismo de Heidelberg na Alemanha 1563 que um pouco tempo depois já foi traduzido para o Holandês então agora tem dois documentos que formam a identidade da igreja holandesa a mentalidade teológica do país porque
se você é um holandês você é um calvinista e o que que tem na época ou você é calvinista ou você é católico não tem esquece aqui eu tô não tô pensando em Islã ou qualquer out outra religião eu tô falando aqui de Europa tá então ou você é católico ou você é calvinista lembra calvinista é um sinônimo de teólogo protestante tá não cinco pontos OK aí Calvino morre 1564 e em 68 começa a famosa Aí coloquei na tela a guerra dos 80 anos pela independência da Holanda o que que tava na cabeça dos Holandeses
Nós temos que nos libertados católicos a gente não pode ficar mais morrendo por causa da Inquisição espanhola a gente quer Independência pra gente poder viver a liberdade da nossa fé e essa guerra foi iniciada aí por nobres holandeses descontentes né Por Esse regime opressor de Felipe i aí em 1579 foi proclamada a república Unida da Holanda no meio da Guerra Claro não é uma guerra ininterrupta tá mas é uma guerra que dura perdura por 80 anos e os conflitos entre holandeses e espanhóis vai continuar até o quê 1648 para você saber que o sínodo de
dort aconteceu Enquanto essa guerra estava acontecendo o sínodo de dort vai acontecer em 1618 tá enquanto tinha esse conflito aí entre Holanda e Espanha muito bem aí a igreja protestante holandesa em 1586 ela adota a norma de que os seus ministros os seus pastores os seus presbíteros eles deveriam subscrever ao catecismo de Heidelberg Ou seja a Holanda ela se define literalmente neste momento como inimiga da fé católica até porque ser católico era ser antioligárquico para você ver como questões políticas estavam ligadas diretamente a questões teológicas aí tem em 1558 né a a aquela derrota famosa
da Invencível armada espanhola né quando eles foram derrotados pela Marinha inglesa e com isso poderia Militar da Espanha entra em declínio e a Espanha começa a se enfraquecer ela gastou muito dinheiro com isso e agora perdeu também muitos homens e em 30 de outubro de 1608 foi um timing ruim tá armínio ele expõe a sua declaração chamada de declaração de sentimentos diante dos estados gerais da Holanda de novo ele fez isso diante das autoridades políticas para você ver como é que as coisas estavam ligadas tá pior momento para ele fazer isso ele não tinha que
ter feito isso Por quê porque o que ele apresentou conflitava com o calvinismo entre na mente do espanhol do do holandês aqui se conflita com o calvinismo Esse homem é o quê meu inimigo e assim de novo a gente olha pra história e fala nossa que duro Será que tem que a a esse ponto Será que tem que odiar Será que tem que gente era uma questão de guerra para eles para eles é o seguinte se eu me afasto do Calvinismo eu sou traidor da Pátria o calvinismo não é só uma questão teológica é uma
questão de patriotismo é a fé da Pátria a bandeira teológica da Pátria contra o catolicismo tá Como é que isso se dava Ah se você observar Deixa eu fazer um negócio aqui aqui como tá apresentando aqui fica um pouco mais fácil eu vou ler aqui para vocês para vocês entenderem a proximidade daquilo que foi exposto por um por armínio e depois amplificado né pelos seus alunos e perceba a similaridade com aquilo que foi definido em Trento aqui eu tô falando do sexto Concílio de Trento Olha só Ah isso Trento nós estamos falando aqui de essa
sessão do Concílio de Trento vários Capítulos dessa sessão vão afirmar coisas como o livre arbítrio quer ver ó o capítulo 1 dessa sessão de Trento diz o seguinte abre aspas havendo perdido a inocência pela prevaricação de Adão feitos imundos e como diz o apóstolo fil da filhos da Ira por natureza seg se decreto do pecado original mesmo que o livre arbítrio não fora extinto isso aqui é Trento isso aqui não é arminianismo isso aqui é Trento mas eles também falaram sobre Jesus morrer por todos Olha o que que diz o capítulo 3 ainda que Jesus
Cristo tenha morrido por todos os homens nem todos participam do benefício de sua morte mas somente aqueles a quem sejam comunicados os méritos de sua paixão isso aqui é conselho de Trento doutrina católica eles também falaram sobre a cooperação do ser humano na salvação e o rejeitar da Graça quer ver ó Capítulo 5 abre aspas declara também que o princípio da própria salvação dos adultos se deve tomar da Graça Divina que lhes é antecipada por Jesus Cristo isso é de seu chamamento aos homens que não possuem mérito algum até aí tá indo bem de sorte
que aqueles que eram Inimigos de Deus por seus pecados se disponham eles fazem um adendo por sua graça que os excita e ajuda a converterem-se para sua própria salvação assistindo e cooperando Liv ente com a mesma graça Ó você Coopera com a graça Olha aí deste modo Tocando Deus no coração do homem com a iluminação do Espírito Santo fica o homem por um lado não totalmente nativo recebendo aquela inspiração que poderia também rejeitá-la isso aqui é Trento tá eu não vou ficar entediando vocês uma última fé mais obras Capítulo 10 e o finalzinho vai falar
assim e auxiliando a fé com as boas obras as pessoas se salvam cada vez mais este é o aumento da santidade que pede à igreja quando roga concedei ao Senhor aumentar a nossa fé esperança e caridade hermenêutica Zero no texto né Isso aqui é Trento então quando um um holandês começa a ver essas similaridades que eu mostrei para vocês É claro que eu selecionei alguns artigos aqui mas começa a a perceber que aquilo que vai ser apresentado pelos remonstrantes tá muito mais alinhado com o catolicismo do que com o calvinismo fala esses homens são nossos
inimigos tá então 1609 né um ano depois morre armínio em 1610 os seguidores de armínio né eles publicam o que tá escrito aí em cima a remonstrance né esse protesto E aí o arminianismo ele literalmente a partir desse momento ele se afasta do Calvinismo essa aproximação muito maior do catolicismo e em 1618 começa a a a guerra guerra dos 30 anos na Alemanha guerra religiosa também entre protestantes e católicos e quando acontece dort no mesmo ano Exatamente no mesmo ano a guerra começa em maio e o sínodo se reúne em novembro de 1618 e a
guerra vai até 1648 né as duas guerras vão até 1648 então o sínodo deor ele se reúne de certa forma preocupado e tá no meio de uma guerra tá ah e também obviamente preocupado com essa aproximação com o catolicismo aí você vai perguntar por que que armínio decidiu escrever o que ele escreveu se ele era um professor numa escola teológica calvinista Por que que ele fez O que ele fez Por que que os alunos dele enfim por que que ele decidiu escrever sentimentos é o meu ponto três aí a que vai falar do escolasticismo protestante
finalzinho século X início do século X começa a ver uma mudança de pensamento a na mente de alguns calvinistas que culminou no escolasticismo protestante dentro do escolasticismo A ideia é que não existe espaço para questões teológicas com as quais nós não conseguimos solucionar Teodoro Bea que foi o sucessor de Calvino em Genebra ele adota uma metodologia com raízes na filosofia aristotélica Então essa visão marcou o chamado escolasticismo Protestante e começou a levantar algumas questões tentando resolver essas questões que antes não se tocava ou se entendia como nós podemos chegar até aqui e não ir além
por exemplo uma das questões que mais deixou o armínio eh furioso foi a questão do infra e do supralapsarianismo eu sei para alguns aí você eu não tô te xingando não fica tranquilo tá Ah tenta entender a estrutura das palavras aí infra e Supra aquilo que vem antes aquilo que vem depois lapso queda tá então Ah se você quiser entender o infralapsarianismo vai sugerir que o decreto de é o decreto de Deus de permitir a queda precede o seu Decreto da eleição Ou seja quando Deus escolheu o eleito e ignorou o não eleito ele estava
já contemplando todos eles como criaturas caídas Isso é o que diz o infralapsarianismo eu tô Resumindo tá gente depois essas questões Ah sistemáticas vocês conversam com o professor Antônio Neto ele tira todas as dúvidas de cabeça sem precisar pesquisar nada o supralapsarianismo vai sugerir que o Decreto da eleição de Deus logicamente precede o seu decreto de permitir a queda de Adão então de forma que a sua condenação é antes de tudo um ato da Soberania Divina e somente secundariamente de justiça divina armínio ficou bravo ele ficou descontente desgostoso com essas questões na verdade inconformado talvez
eh seria a expressão mais exata infelizmente a atitude que ele tomou foi de apresentar uma proposta que era pior ainda né ele não tinha problema para entender as coisas que estão encobertas mistérios que não foram revelados para Nós seres humanos ele entendia por exemplo que os reformadores estavam bem eles estavam de acordo com questões que não tem solução tensões teológicas que existem que não cabem na nossa mente eles viviam em paz com isso eles el eles se harmonizavam né de forma humilde com aquela proposta de Paulo lá em Romanos 9 né Quem és tu ó
homem para discutir com Deus tem coisas que não dá para entender por exemplo Lutero né eu coloquei aí para vocês quando ele escreveu o o um um tratado famoso chamado escravidão da Vontade que ficou traduzido pro português acho que numa versão resumida né pela Editora Fiel chamado nascido escravo ele fala disso ele vai falar das das três luzes existentes no mundo a luz da natureza que é dada a todos os seres humanos a luz da Graça que é concedida aos crentes né Aos eleitos e a luz da glória que não é dada a Ninguém nesta
vida mas em que alguma medida nos será dada na glória e a gente tem que aprender a viver com isso Calvino ele fala disso nas institutas né ah livro TR deixa eu pegar a referência aqui ponto 21 parágrafo 1 olha só o que que ele fala pois não é justo que impon mee ou seja sem punição mais fácil tá pois não é justo que o a aquele que está sem punição procure o homem ah interrogar procure o homem interrogar as coisas que o senhor quis que fossem escondidas por si próprio E esquadr desde a própria
eternidade a sublimidade da sabedoria que ele quis que seja adorada e não que seja apreendida para que também por meio dela ele viesse a ser admirado ou seja traduzindo tá eu anotei para ficar mais fácil não é justo o ser humano tentar interrogar as coisas que Deus guardou a grandiosidade da sabedoria que ele quis que existisse apenas para que nós o adorássemos e não o compreendêssemos as coisas que Deus não revelou para nós para que nós simplesmente caiamos o queixo diante dele não para que a gente o estude nesse sentido mas para que nós o
adoremos como criaturas alcançadas pela sua graça Então essa ideia do escolasticismo de querer resolver essas questões insolúveis deixou o armínio transtornado e motivou ele a questionar essa postura apresentando a sua causa para esses ministros holandeses então se você for pensar o arminianismo ele é ele é o o o patinho feio do escolasticismo protestante marcado pelo aristotelismo ele é o Filho Revoltado é a partir dessa ênfase exagerada que vai surgir esse debate tão acirrado que redundou no sínodo de dort dessa necessidade de um de um de uma reunião de pastores para falar a gente precisa lidar
com essa questão apresentada pelos remonstrantes se não fosse essa ênfase toda provavelmente esse debate não tinha acontecido mas como Nós cremos na Soberania de Deus né a Deus usou isso aí também para ressaltar aspectos da teologia que são extremamente importantes como é que a gente conclui isso aqui aspectos maravilhosos da teologia começaram a borbulhar já tinham borbulhado no século X com os reformadores agora com os pós reformadores essas questões vão ser trazidas à tona questões como depravação total vão tomar uma uma ênfase e uma importância agora muito maior exaltando assim a graça de Deus na
salvação do pecador a eleição Incondicional que nos faz cair de joelhos diante de Deus por termos sido escolhidos sem haver nada de bom em nós absolutamente nada essas coisas antes elas não estavam tão tão fortes tão tão visíveis se eu puder Colocar assim mas agora a partir de dort Elas começam a ser ressaltadas e o povo vai começar a estudar vai começar a aprender vai começar a ruminar E com isso a igreja amadurece ainda mais então hoje o que parece né século XX está existio uma maior de pessoas dada oo número que a gente tem
aqui hoje de novo numa noite fria e chuvosa interessadas por estudar uma teologia reformada especificamente falando cinco pontos ou doutrinas da graça até como também é conhecido isso é bom extremamente bom muito bom mas tomemos um cuidado para não fazer disso um cavalo de batalha como observou um amigo nosso professor também ele disse essa frase que tá na na tela a doutrina da eleição sempre aparece na Bíblia em um contexto de adoração nunca de discussão que isso nos motive a estudar cada vez mais e a lembrar das palavras de Paulo em romanos 11 quando ele
diz Ouçam da riqueza tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus e aqui ele fala quão insondáveis são os teus juízos Por que que o senhor salva um e não salva outro Paulo tá falando isso é insondável um dia segundo Apocalipse 19 os salvos vão louvar os retos juízos de Deus enquanto isso não acontece espalhemos o evangelho preguem Oremos por aqueles familiares amigos não salvos um dia nós não vamos lamentar no céu se é isso que você tá perguntando não nós vamos Louvar a Deus porque ele foi reto nos seus juízos é isso que a
Bíblia fala mas enquanto esse dia não chega que nós sejamos diligentes em admirar esse Deus que tem caminhos que são inescrutáveis como Paulo falou quem pois conheceu a mente do senhor quem foi o seu Conselheiro ou quem primeiro Deu a ele para que lhe venha a ser restituído que essa seja a nossa oração porque dele e por meio dele e Para ele são ou sejam todas as coisas a ele pois como falou o professor Antônio Neto a glória eternamente Amém e que Deus nos abençoe