Bourdieu em Pílulas - (ep. 5 - A teoria dos campos)

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Labemus Laboratório
O Blog do Labemus publica, nesta quarta-feira, o quinto post e vídeo da série Bourdieu em Pílulas de...
Video Transcript:
as placas ao aqui é o Gabriel Eduardo sabemos e esse vídeo apresenta o quinto post da série duvidem pelos uma série de possível introdução ao pensamento sociológico do vasto multifacetado Polivalente EA corrigir esse 5º posto é dedicada ao conceito de Campo Provavelmente o mais influente de todos os conceitos sociológicos formulados pelo Bom dia na medida do gordinha define os diferentes conceitos você sistema analítico de modo inter-relacionado a gente encontrou o conceito de Campo diversas vezes ao longo dessas pílulas Por exemplo quando estava lidando com as noções de posições objetivas vão ser sociais resistência a ácidos
capital e luz e assim por diante de todo modo vale a pena começar essa quinta pílula retornando duas temáticas nossa primeira aula a ideia de pensamento relacional e a ideia de ruptura epistemológica da sociologia com as crenças e vocabulário e como a gente vê o que o Burger defendeu e uma epistemologia relacional o pensamento relacional nas redes sociais não teria com substancialista distância o nome e a tendência do pensamento lei a só reconhecer como reais entidades e fenômenos diretamente observáveis no Social bitburger dizer é que o mundo social é profundamente estruturado por causa aumente iniciado
por estruturas de relações objetivos embora reais não são diretamente observáveis por exemplo as escrituras de um consistente fico com alcance transnacional ou ainda o espaço de classes de uma sociedade moderna nesse sentido para romper com a imprecisão da ideia de sociedade bom cê vai atrás de conceitos que possam capturar com mais Rigor a estrutura EA dinâmica do mundo social e o que ele encontra nessa tentativa é o que chama de um raciocínio topo é a ideia é estabelecer uma analogia heurística vocês uma analogia que facilita o conhecimento meu social uma urgente social e um espaço
de posições no espaço social as posições são mais próximas ou mais distante em função do grau de volume acumulado aquelas funções de Capital como a gente vê o capital a qualquer posse material ou imaterial que funciona eficazmente como recurso de poder em dados cenário societário nesse sentido as diferentes posições no espaço social são determinadas pela distribuição desigual do que ele funcione como capital como recurso eficiente de exercício do poder na medida em que os bens e recursos que estruturam diferentes espaços sociais não espaço esses espaços estruturados de posições não são realidades estáticas mas ao contrário
realidade dinâmicas históricas mantida é justamente pelas disputas e competições e que sigas não os agentes ali posicionados e o principal conceito de goji fórmula para lidar com esses espaços estruturados e discuta é o conceito de carro ao longo da sua obra mulher alterna entre um sentido mais abrangente e um sentido mais restrito da ideia de Campo não seu sentido mais abrangente a noção de Campo a Idêntica àquela de espaço de posições determinadas a partir da distribuição desigual de uma forma específica de capital é nesse sentido Por exemplo debord às vezes Falavam do próprio espaço de
poás da sociedade francesa moderna que ele analisou em extinção ou EA nobreza do Estado como um campo no entanto é seguro afirmar que na maior parte da sua obra o conceito de Campo assume um significado mais restrito mais específico em relação à sociedade moderna Oi e a constituição na sociedade moderna de microcosmos relativamente autônomos de atividade com científico o compartilhe disco o cantor jurídico o campo econômico no sentido estrito da economia etária e assim por diante nesse sentido mais restrito a ideia de Campo depende então de um diagnóstico da modernidade que bourdier compartilha até certo
ponto alguns dos Heróis A sociologia clássica por exemplo a ideia dos caminhões de diferenciação acontece na sociedade moderna é que dimensões da vida social outrora M excluída são as outras passam a se diferenciar esse autonomizar por exemplo Economia em relação ao direito direito em relação à religião o gol g também é influenciado pela trazer weberiana de que um dos traços centrais da cultura moderna é autonomização das esferas de valor de verdadeiro do justo e o duelo com o segundo vender enquanto encontra-se medieval por exemplo uma cosmologia religiosa garantia e os indivíduos perceberam uma identidade entre
o verdadeiro o justo e o belo que a modernidade faz é autonomização das esferas de valor a partir de um reconhecimento de que o verdadeiro não é necessariamente justa o dela de Justo na nossa mente dela verdadeiro e assim por diante faz é oferecer um estou sociológico é se deve anual mostrar que essa atualização de esferas culturais de valor só foi possível em função da Constituição de Campos de disputa estruturados em torno desse desses valores por exemplo a verdade científica na casa com científica Justiça no caso do campo jurídico e o belo no caso de
Campo artístico trabalhando com essa acepção mais restrita e a gente poderia diferenciar portanto as análises que você faz e sociedade de classe ou uma por exemplo análises parte classes no livro com a intenção da análise sociológica de Campos e subcampos específicos como por exemplo conto literário e jornalístico e assim por diante quando acordei linda com espaço de classes altamente a gente poderia fazer uma aula inteira sobre a TIM são Provavelmente o mais impactante de produzir você poder escreveu formado quando ele lida com essa sociedades modernas ver que o Astro e reconhece dois princípios fundamentais estratificação
e diferenciação social e capital econômico e Posses materiais poder aquisitivo e o capital cultural relativa competências e credenciais educacionais estacionamento dos dias inclusive reconhece o capital cultural pode assumir três é a forma incorporado por exemplo a capacidade de falar inglês fluentemente em uma situação de trabalho a forma institucionalizada por exemplo esse certificados oficiais de que o indivíduo possui da da competência Educacional o diploma de Universidade preciosa e o capital cultural objetivado materializado por exemplo uma vasta biblioteca em casa ou em um cenário e conhecimento em informática é um capital cultural valioso a presença de um
computador que permite o aprendizado das conhecimento também a capital cultural objetivar em qualquer modo sentidos são posicionados em espaço de classes moderno em função do seu volume global de Capital econômico e cultural somado mas também em função da sua composição de Capital isso é importante porque quando vier é graça o modelo da sociedade de classes na atenção e me xingue não só em si classe o pastor me Nada mais entre frações dominantes e dominadas dentro de cada uma dessas classes então a operação dominante da classe dominante em foi por exemplo a alta burguesia em alto
volume de Capital econômico e cultural com papel econômico sendo ainda maior que o cultural já fração denominada da classe dominante em curto por exemplo professores de universidades possuem na composição do seu capital Mais Capital cultural do que econômico na classe laminado de localiza uma fração dominante formada pela pequena burguesia e finalmente andar debaixo da final social francesa a classe de trabalhadores manuais em uma classe de indivíduos com baixo o volume comparativo de Capital econômico e capital cultural o que que é importante levar em consideração quando eu vou de desenvolve posteriormente suas análises da sociedade de
classes ele reconhece uma forma de Capital chama de capital social e seres capital de relações pessoais que podem conferir vantagens estratégicas não social por exemplo a quando um casal tem amizade um político poderoso esse político poderoso pode conseguir um cargo de confiança na máquina pública o filho desse casal e ele ainda trata de uma forma de Capital que vai chamar de Capital simbólico esse conceito de Capital simbólico importantíssimo porque ele não se refere a nossa forma específica de Capital entre outras ele se refere a forma que todo capital assume quando reconhecido como marca de Shiva
como marcas autoridade poder e prestígio isso é fundamental porque na medida em que todo o capital só Perry é o é reconhecido como tal a partir de alguma espécie de marca de Shiva o capital simbólico É como diz o gordo esiano loiro cantor a forma Suprema de validação de todas as espécies de Natal ele vai complementar atrás weberiana sobre o monopólio da violência física pelo estado moderno e vai ter na medida em que esse monopólio é percebido como legítimo Isso significa que antes de monopolizar a violência física o Estado tem de monopolizar a violência simbólica
legítimo na verdade no livro meditações pascalianas meu favorito de todos os tempos de a escreveu ele envolve uma análise da condição humana A partir dessa noção de Capital simbólico quem tiver interesse pode consultar um tecido é chamado social impressão interno antropologia filosófica de ferro de publicado na com social mas de qualquer maneira e Analisa Os Capitais Ele trabalha com carta de ideias a gente viu que dentro de espaços e Campos particulares o capital é tempo meio quanto fim das disputas cálice em rolo ao exemplo mais Óbvio desse a dinâmica de acumulação indefinida de Capital econômico
em que empresários investem na produção para gerar lucro e a partir do louco reinvestem uma produção para gerar mais louca para investir de novo e assim dentro também e existem também taxa de conversão de capital de uma espécie em outra então por exemplo como um casal de classe média alta paga uma escola cara do seu filho para garantir que eles sejam candidato competitivo no Enem e posso entrar em uma universidade joga eles estão tentando converter o seu capital econômico em capital cultural pro filho a quando esse filho posteriormente mobiliza o seu capital cultural seu conhecimento
a educação mais já consegui uma porção bem remunerada minha casa de trabalho está tentando reconverter esse Capital cultural em capital econômico mas de todo modo além desse espaço de classes estruturado por essas formas Econômica cultural e social de cacau um dia vai dizer que todo o campo relativamente autônomo na sociedade moderna opera a partir de uma forma específica de Capital simbólico de tudo aquilo que pode ser mobilizado ali como ferramenta simbólica da autoridade poder e prestígio a um capital científico na casa do campo científico catar artística uma causa do campo assistir por causa jurídica no
caso do campo jurídico e assim por diante como você lida com casos específicos a principal metáfora na lista mobiliza é aquela o jogo assim como um jogo não se pode tudo no campo existem determinadas r' Me desculpa por exemplo as regras da comunicação do debate e da crítica de ideias no campo científico como acontece nos jogos as regras não especificam tudo aquilo que os jogadores podem ainda fazer os com segundo apenas um espaço dentro do carro jogadores possuem uma margem de manobra estratégia como a gente viu na nossa terceira aula Burger em diversos momentos conceitua
determinadas ações estratégicas ainda que elas vão sejam conscientemente apresentadas como Tais na cabeça dos próprios agentes isso pode acontecer por pelo menos dois motivos os agentes podem ocultar deste mesmo alguns dos seus interesses estratégicos o caráter estratégico de algumas das suas ações mas ao mesmo tempo existem determinadas condutas que Burger vai conceituar como estratégias objetivos elas são e estratégicas quando pensadas internos dos seus efeitos então para voltar um exemplo de um espaço de classes quando indivíduos dotados de Alto capital econômico se casam investem esse Capital a econômico na aquisição de Capital cultural pelo seu filho
embora obviamente a relação entre ambas as pessoas do casal tem sido motivado por sentimentos genuínos Jafet a o próprio fato de fez mobilizaram ali um capital e transferiram o seu filho enquanto a gente posicionadas na mesma classe tão fazendo isso pode ser conceituada segure como o estratégias de classe quando Bordieri mobiliza essa teoria dos Campos tratar de Campos de produção simbólica como da arte ou da ciência o problema central da sociologia é o fato de que as posições ocupadas pelos agentes que condicionam fortemente as suas tomadas de posição as suas Produções simbólicas efetivas a despeito
da variedade de posições internas ao campo existe uma clivagem fundamental entre dominantes e dominados e dominantes obviamente aqueles que possuem maior volume de Capital específico acumulado e dominado aquele aqueles com menor volume de Capital um exemplo dessa análise de como posições objetivos no campo condiciona um tomadas subjetivas de posição aparece quando por dia trata do que chama de estratégias ortodoxos e heterodoxos assim determinados Campos de produção engole a ideia de que a gente dominantes ou quando posicionados uma posição dominante em função do seu maior volume de Capital específico acumulado tendem a desenvolver estratégias de tomada
o Rodox cada um exemplo bastante simplificado se um determinado estado do campo das ciências sociais abordagens quantitativa vistas são vistas como mais prestigiosas porque já não cientistas e agentes que produzem esse tipo de pensa social constante Vista possui um maior volume de Capital específico acumular toda a gravidade do campo por assim dizer vai empurrar um a gente que já acumulou capital fazendo assim social onde está te visto a continuar a fazer assim social como está de vista e a defender essa concepção de ciência social e favorece seus interesses estratégicos no âmbito do campo existem a
gente situados em uma posição dominada em função das suas estratégias heterodoxos seria o caso por exemplo de um veterano no campo mas que possui menos volume capitais Recife no acumulado de prestígio autoridade simbólica em função do fato de que não faz essa forma mais prestigiosa de ciência social praticada no seu Campo Novo exemplar Lógico não tô me referindo a nenhuma cenário específico necessariamente O que é interessante levar em consideração é que dentre os dominados então Aqueles indivíduos mais ou menos recém-chegados ao campo e aí se sente ver sabe escolher entre estratégias ortodoxas por exemplo se
aproximar de figuras dominantes e tentar a e adquirindo aos poucos o capital específico associado a essas figuras as competências treinamento assim como o caminho mais arriscado do desenvolvimento de estratégias heterodoxos por exemplo jovens Rebeldes Alá aí tem que são capazes G subverter os próprios princípios de distribuição de Capital simbólico no campo quando só pensa na idade de ortodoxia E heterodoxia essas palavras possuem uma raiz são umas 10 e doxa isso é muito importante todo dia é porque ele vai dizer que existe um consenso maddox subjacente aos conceitos e se desenrolam no campo e essa doxa
é o conjunto de crenças sem as quais o próprio jogo ou campo a não existiria a uma crença na existência do objeto de disputa por exemplo na verdade científica na casa com científica uma beleza artística no caso compartilhe uma crença no valor de seu objeto a gente que vale a pena investir minha libido os recursos mínimos dia nas competições estruturadas em torno desse objeto aí finalmente a um conhecimento Tácito das regras de percepção desse objeto conjugamos dois cientistas em uma controversa encarniçado ainda a concordar fundamentalmente montar Box é o próprio fato de que estão engajadas
na controversa indica eles acreditam existe uma verdade científica para ser encontrado escutado eles certamente acreditam no valor dessa disputa por isso que se encontram tão investidos nessa controversa efetivamente ao do sol mais ou menos em diferentes a outros bens e recursos com poder econômico poder público aí finalmente alguns concordam quanto a certas regras de percepção do objecto valorizado no campo na por exemplo por mais que eles estejam engajados em conflito intelectual ambos concordam com essa ideia de que esse conflito não vai ser resolvido pelo recurso à violência física ou pelo suborno a o compra do
adversário a relação entre Altos e campo para Central Um somente análise que você faz da dialética entre a procura sociais e a gente vai ela também Central A sua discussão sobre o poder simbólico ou pelo símbolo começa o tema da nossa próxima pílula a gente se vê lá a pé
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