Como sair da zona de conforto? Sabia que muitas pessoas acabam se acomodando a diversas situações para se sentirem confortáveis e não encararem riscos ou desafios? E no empreendedorismo, a zona de conforto é uma das piores inimigas.
E é uma das principais responsáveis por fazer com que vários profissionais não alcancem o sucesso esperado. Por isso, entenda agora o que é zona de conforto e as 06 Dicas Simples para sair da zona de conforto de um jeito bem prático. Você quer receber dicas e informações para montar seu negócio próprio.
Então se inscreva nesse canal e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para abrir sua própria empresa. Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos abordar os seguintes pontos: 1. O QUE É ZONA DE CONFORTO 2.
QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS PERIGOS 3. POR QUE É IMPORTANTE SAIR DELA 4. 06 DICAS DE COMO SAIR DA ZONA DE CONFORTO Então, vamos lá!
1. O QUE É ZONA DE CONFORTO? Basicamente, é o conjunto de hábitos, comportamentos e pensamentos que não provocam nenhum tipo de medo, risco ou ansiedade, por exemplo.
Ou seja, uma pessoa que esteja na zona de conforto procura e realiza apenas as coisas que lhe fazem bem sempre, trazem resultados satisfatórios para ela. E isso faz com que ela se limite muito e a impeça de procurar tarefas ou atividades que exigem superação e evolução. E é exatamente por isso que a zona de conforto é extremamente perigosa.
Ela faz com que as pessoas tenham uma falsa sensação positiva, mas ao mesmo tempo, está fazendo com que elas não progridam nas suas vidas pessoais e profissionais. E dessa maneira, a tendência é que as pessoas se sintam bem demais na zona de conforto, por parecer algo familiar. Só que não percebem que estão paradas, estagnadas, sem nenhuma perspectiva de crescimento.
Você literalmente cria uma bolha ao seu redor, o que pode te alienar muito ao longo do tempo. Como exemplo de zona de conforto, podemos citar: - aquela preguiça de querer mudar ou melhorar algo - não enxergar a necessidade de mudanças para conseguir alcançar algo maior ou melhor - não ser proativo e fazer só as coisas que os outros pedem - ficar confortável no mesmo cargo de trabalho por muito tempo - não almejar conquistas maiores ou romper limites pré-estabelecidos Enfim, com certeza a zona de conforto é muito perigosa. E no empreendedorismo, ela pode ser fatal.
Até porque é muito difícil montar um negócio de sucesso sem correr riscos. E é justamente isso que vamos falar agora. 2.
QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS PERIGOS? A zona de conforto faz com que você faça sempre a mesma coisa. E se não mudar, os resultados serão sempre os mesmos.
Dificilmente terá novas conquistas (seja pessoais ou profissionais) e será complicado crescer na vida. E assim, você acabará ficando no mesmo lugar sempre. Não chegará a lugar algum.
E sua vida pessoal e profissional permanecerão a mesma, sem novas experiências. Principalmente por não buscar novos aprendizados, soluções, parcerias, entre outras coisas importantes. Além disso, enquanto estiver na zona de conforto, você terá uma falsa sensação de alegria e felicidade.
E isso fará com que você deixe de fazer coisas importantes que poderiam trazer grandes benefícios para sua vida. E ainda, você acabará ficando para trás no mercado. Porque as outras pessoas procurarão novos desafios para conquistar algo maior ou de mais valor para elas.
Desse modo, você ficará atrasado(a), muitas pessoas estarão na sua frente ou mais preparadas. E também você se enganará e ficará procurando por desculpas para tentar justificar que permanecer na zona de conforto é uma boa opção. Literalmente, estará conformado(a) com os resultados já conquistados.
Logo, não procurará novos desafios. 3. POR QUE É IMPORTANTE SAIR DA ZONA DE CONFORTO?
CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL O crescimento pessoal e profissional acontece fora da zona de conforto. Pode acreditar. As pessoas só conseguem evoluir e se desenvolver quando saírem da zona de conforto e permitir que coisas novas aconteçam.
Por exemplo: quando um jovem sai da casa dos pais para morar sozinho, ele está saindo da zona de conforto para procurar novas experiências e resultados também. E assume riscos porque precisará pagar suas contas, cozinhar, limpar a casa, enfim. Será mais independente.
Ou então, na vida profissional, para crescer, é preciso assumir riscos e ousar (como falamos anteriormente). E assim, encontrar oportunidades e arriscar de maneira planejada. Além disso, ao sair da zona de conforto você terá um autoconhecimento muito grande.
Porque conseguirá descobrir suas potencialidades que até então não conhecia. Principalmente pelo fato de ter que correr atrás das coisas, você precisará se superar para vencer obstáculos. Ao sair da zona de conforto, você passa a experimentar novas situações e a compreender outros pontos de vista.
E são nesses momentos que descobre características e habilidades positivas e também negativas. Que neste caso, devem ser trabalhadas para continuar o seu crescimento. E com isso, sua motivação será muito maior.
Ao se desafiar para superar seus limites, você passará a enxergar novas maneiras e ângulos da mesma realidade. E assim, poderá enxergar novos jeitos de viver. E isso proporcionará uma flexibilidade maior.
Tanto no jeito de encarar as coisas quanto nos conflitos. Você construirá uma base maior e sólida para conseguir lidar com diversas situações para resolver problemas e encontrar e aproveitar oportunidades. Outro ponto importante é que ao sair da zona de conforto, você conseguirá trabalhar muito bem seu networking.
Que basicamente, é trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua, algo muito importante principalmente na vida profissional. Dessa maneira, sua empatia e capacidade de relacionamento crescem muito. E aí, fica bem mais fácil entender como você pode ajudar outras pessoas e como elas podem te ajudar.
Tanto na vida profissional quanto na pessoal também. E se quiser se aprofundar sobre networking, temos um vídeo bem prático que pode te ajudar muito nisso. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui em cima ou no link que deixamos na descrição.
Com toda certeza, sair da zona de conforto fará com que você enfrente e elimine seus medos. O medo faz com que você não arrisque e não faça nada diferente. E assim, você acaba ficando no mesmo lugar sempre.
E ao enfrentar seus medos, você acaba criando coragem cada vez maior para superá-los e procurar novos desafios. E, consequentemente, alcançando grandes resultados e se motivando cada vez mais para procurar novas conquistas. Lembre-se disso: no empreendedorismo, superar seus medos é fundamental para ter sucesso.
E no final, você conseguirá ter uma confiança muito maior em você mesmo(a). Sua autoconfiança e autoestima ficarão mais fortes e te ajudarão muito a enfrentar e superar todas as barreiras que aparecerem na sua frente. E isso se tornará um ciclo: quanto mais desafios superar, melhor ficarão sua autoconfiança e autoestima.
E assim, você procurará novos desafios constantemente para crescer na sua vida profissional e pessoal também. Desse modo, você se tornará mais independente dos seus próprios hábitos. Nada te prenderá e fará com que você fique no mesmo lugar.
Você literalmente cria uma casca para enfrentar qualquer obstáculo que aparecer no seu caminho. 4. 06 DICAS DE COMO SAIR DA ZONA DE CONFORTO E para te ajudar a sair da zona de conforto, vamos mostrar agora dicas bem práticas.
Elas não são as únicas, mas com certeza te ajudarão muito nisso, combinado? 1. TRACE SEUS OBJETIVOS Determine quais são os objetivos principais que você deseja alcançar.
Seja um cargo melhor no trabalho, abrir seu próprio negócio, mudar de emprego, enfim. Fazer isso é muito importante porque fará com que você tenha uma direção a ser seguida. E assim, se preparar, organizar e planejar para conseguir alcançar todos os seus objetivos.
2. TENHA FOCO Ter foco nos objetivos fará com que você se mantenha forte, todos os dias, para alcançar suas metas. E assim, sua inspiração e motivação andarão juntos com você.
Quando há uma recompensa lá na frente, você conseguirá se manter focado(a) em seus objetivos e fazer tudo o que for necessário para alcançá-lo (o que só ocorre fora da zona de conforto). 3. SINCERIDADE NAS MUDANÇAS Mesmo quando estiver numa situação confortável, tenha total sinceridade e analise quais mudanças poderiam ser feitas para melhorar algo e transformar isso em algo ótimo ao invés de só satisfatório.
E assim, veja como essa mudança traria grandes resultados na sua vida. Fazendo isso, você conseguirá enxergar que uma mudança pode ser muito importante porque trará grandes resultados para você lá na frente. Dessa maneira, será possível se motivar para fazer algo melhor por você mesmo(a) e até as pessoas ao seu redor, como família e amigos, por exemplo.
4. PENSE POSITIVO Olhe para o lado bom das coisas. Muita gente não acredita, mas pensar positivo fará com que você enxergue melhor as situações e aprenda com isso.
E sua execução será muito melhor e mais assertiva. Além disso, você conseguirá lidar melhor também com as situações adversas. Se deixar o negativismo tomar conta, as chances de você voltar pra zona de conforto são bem altas.
Por isso, planeje-se sempre e tenha positividade em todas as suas atividades. Até porque se algo der errado, o que realmente pode acontecer as vezes, você terá a consciência de entender o porquê de não ter dado certo, aprender com isso e tentar de novo ainda mais forte. 5.
DESAFIA-SE Tente fazer alguns testes para sair da zona de conforto, como por exemplo: - encarar alguns medos que você possa ter - fazer algo que nunca fez - compartilhar sua opinião com os outros - conhecer pessoas ou ambientes novos - praticar um esporte que nunca fez antes - quebrar sua rotina e propor algo diferente Enfim, use sua criatividade e se desafie constantemente. Fazendo isso, você entenderá melhor como são suas reações e se preparar para resolver isso. Como falamos anteriormente, isso ajudará no seu autoconhecimento e autoconfiança também.
6. SÓ DEPENDE DE VOCÊ Quando você está em uma zona de conforto, a tendência é se acostumar a alcançar sempre os mesmos resultados. Logo, tentar fugir desta zona vai lhe levar a algumas situações que você não consegue gerenciar ou controlar inicialmente.
Quando isso acontecer, saiba aceitar as coisas como elas são e confie sempre em você, na sua capacidade de se adaptar e de aprender a lidar com uma situação nova. Para sair da zona de conforto, só depende de você, literalmente. É preciso dar o melhor de si em cada atividade.
Você é a pessoa 100% responsável pelos seus resultados. Por isso, confie e acredite em você sempre. Só você conseguirá te levar para os caminhos, objetivos e sonhos que almeja, combinado?
Viu como sair da zona de conforto é muito importante e traz ótimos resultados para você? Claro que no começo pode ser bem desconfortável, mas ao se desafiar constantemente, você abrirá espaços para grandes oportunidades e conquistas. E no empreendedorismo, sair da zona de conforto é fundamental para o sucesso, lembre-se sempre disso.
E só pra recapitular o que falamos aqui: 1. O QUE É ZONA DE CONFORTO 2. QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS PERIGOS 3.
POR QUE É IMPORTANTE SAIR DELA 4. 06 DICAS DE COMO SAIR DA ZONA DE CONFORTO Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem?
E se gostou, compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares para ajuda-los também! Se quiser se preparar ainda mais, baixe agora o nosso e-book grátis com as 11 perguntas chaves pra descobrir se está pronto(a) para abrir um negócio próprio ou não. Vamos deixar o link de download aqui na descrição deste vídeo, combinado?
E não deixe de se inscrever nesse canal e ficar por dentro de todas as nossas novidades de como montar e gerenciar seu próprio negócio. E se puder, já deixe o seu like para ajudar este canal. Um abraço e até a próxima!