Ruy Castro: Um papo sobre Tom Jobim | Entrevista | Alta Fidelidade

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Video Transcript:
fala pessoal sou luí Felipe Carneiro canal ta Fidelidade um dia especial aqui no canal do lado do meu mestre meu amigo Rui Castro pela segunda vez no canal da fidelidade Olha só segunda porque nem sem tempo né é não mas se você seria quinta sim ah sim né bom Rui C fazer uma rápida apresentação todo mundo conhece jornalista escritor autor de biografias Nelson Rodrigues Garrincha Carmen Miranda livros de reconstituições históricas sobre Bossa Nova Rio de Janeiro dos anos x sobre o Flamengo claro que canção o quê samba canção samba canção Claro o do Flamengo eu
reli recentemente inclusive eh escreveu romances recentemente ganhou o prêmio Jabuti por um deles né e atualmente colonista da folha já muitos anos e ocupa a cadeira de número 13 da Academia Brasileira de Letras né né alguma coisa mudou na sua vida prática sendo eh um Imortal bom primeiro passaram a me chamar de Imortal né coisa que ninguém fazia antes né segundo que todas as quintas-feiras agora eu vou para lá ah entendi e acho muito importante muito interessante ir para lá entendeu você ir para academia não é uma você ser acadêmico não é uma homenagem que
estão te prestando é uma convocação para você frequentar um lugar onde pessoas se reúnem para discutir inclusive os problemas culturais do país e tentar dar soluções enfim né participar para ver se melhora né então a academia não é uma coisa uma coisa assim tão platônica entendeu você você você não pode ser acadêmico ficar em casa entendeu genial sou acadêmico Não é isso você é acadêmico para você t prestar Algum serviço uhum legal e agora você tá lançando esse livro né Ouvidor do Brasil 99 vez Tom Eu já mostrei esse livro no canal algumas vezes e
muita gente comenta manda mensagem ah agora o Rui escreveu a biografia do Tom e não é uma porque você é conhecido como biógrafo esse é o problema como você classificaria esse livro um perfil não é um livro de deixa ver tem como classificar um livro de textos avulsos esses texos T uma certa unidade desobedece uma ideia mais ou menos que unifica né que é o Tom como grande é o Tom fora do piano né o Tom longe do piano na vida real Como Aliás ele era maiso mais passava muito mais tempo na vida real do
que do que no piano evidentemente e preocupado com com com os os grandes temas da época dele né que já eram preocupação com o ambiente com A Conservação da das cidades né do da fauna da flora da floresta dos animais etc então quer dizer e e as e e a a a alguns componentes pessoais dele do dia a dia dele que você vê que tem faz um certo sentido com com essa coisa com essas grandes preocupações dele né um homem sensível né um homem inteligente um homem preocupado não era de maneira nenhuma estr coisa parecida
né ele me parecia tão se sentia tão responsável pela pela vida no dia a dia como era ao compor música que era uma coisa muito mais séria para ele do que as pessoas pensam Entendeu Uhum ele acordava muito cedo elha sei lá acordar 5 6 horas da manhã ele ele ia pro piano e ficava no piano até 11 horas meio dia entendeu e trabalhando em meses numa canção entendeu até ficar do jeito que ele achava que devia ser né e depois assim ele saía pra rua ia pros butiquin restaurantes né para plataforma não sei lá
para onde E aí era aquela cu então jinho não faz nada né Ele só tá no na restaurante no bqu Esse é o grande problema quando você trabalha ninguém tá vendo quando você tá no seu lazer se divertindo todo mundo vê né então acham que você tá assim na flauta o dia inteiro então não sei como classificar esse livro agora tem esse problema né como as pessoas me conhecem mais pelas biografias tudo que eu faço pessoa acha que é biografia então se eu faço um livro que o personagem é Olá bilá O Dom Pedro I
primeiro acham que é uma biografia por isso que eu boto na capa um romance né do segundo reinado né era sobre do Dom Pedro io um romance do segundo reinado enfim do Dom Pedro I né E você não pretende mais escrever biografia mesmo eu não penso nesses termos né Se eu tiver de repente me acorreu uma ideia me acorreu uma ideia que me apaix alguém né que me apaixone imediatamente E aí resista a todas as dúvidas que eu botar a respeito dele eu faço né tranquilo farei farei é que no Ness de muitos anos para
cá eu tenho tido muito mais ideias a respeito de reconstrução de épocas inteiras né que que é muito mais difícil entendeu E é muito melhor também né quer dizer é muito mais é muito mais gratificante para mim eu gosto de dificultar as coisas né então isso aí por exemplo você fazer um livro que reconstitui o a aquele aquele ambiente do samba canção né da vida noturna no rio nos anos 40 e 50 e parte dos 60 em que você tem de um lado do Palácio do Catete que é o poder né a 20 Km a
boate vog né que é o a o templo do do do do Prazer digamos assim e você vai vendo a as interações entre essas duas esses dois polos né e e como habitant personagens desses dois polos figuras extraordinárias homens e mulheres né elegantes Chic né bem vestidas e tal inteligentes né cínicos né poderosos interesseiros interessant interessantes né Então quer dizer você você poder reconstruir uma coisa dessa que nunca foi recu nunca foi feita antes é Um Desafio maravilhoso né então eu fiz isso com s canção fiz isso com o Rio dos anos 20 metró Beiramar
e Panema de certa forma já tinha feito é mas ali o formato era diferente né isso podemos discutir depois aquele formato da da do perfil dos perfis eh não sei se hoje eu faria daquele jeito né Aliás na época quando eu fiz o não não não não achava Boa ideia né faz uma história contínua se aí eu tinha na época eu tinha motivos para achar que o certo seria fazer aqueles blocos e Rui falando sobre o Tom né na última crônica do livro você explica De onde surgiu a ideia né que foi exatamente na BL
teve uma sessão do documentário né que é maravilhosa que documentário eu vi no cinema que é do Roberto de Oliveira e do João tob azulai né seu Amico seu Amico jo Amico sim o jo Amico ele namor da Ira exatamente conheci ele né inclusive na sua posse na BL conversamos aa ele fez o documentário dos Doces Bárbaros né examente E você eu queria começar falando sobre o tom sobre o disco eliz Tom Porque deve ter uns do anos o jornalista Ricardo Alexandre ele ia fazer um livro dos quos Maris riscos da música brasileira e convidou
diversas pessoas para votar né lá na ordem e pelo menos naquele momento que eu votei eu coloquei em primeiro lugar o eliz Tom né porque eu acho que quando a gente pensa num grande disco além da música ter que ser muito boa eu acho que sempre tem que ter uma grande história por trás e esse disco é cheio de histórias inclusive documentadas em vários livros né o livro de Memórias do César Camargo Mariano biografias da Elis do Tom né e eu queria saber de você eh qual a importância desse encontro da Elis pro Tom naquele
momento esse encontro deles Deão que foi foi importante do ponto de vista profissional e comercial né Eh vamos vamos vamos recuar 1974 o Tom eh tinha passado por um período de de do apogeu dele 667 deve ter sido o apogeu a gravação com Sinatra depois as muitas idas a Nova York para gravar eh não só especiais do cinad etc mas também aquela aqueles três GP extraordinários que ele fez pro Cred Taylor né que foi o Wave o Tide e o Stone flower né são três discos Geniais por AC ten tem uma unidade naquilo porque muitos
músicos tocam noos três discos e o produtor é o mesmo saiu por selos diferentes mas o produtor é mesmo e o fotógrafo das Capas é também o mesmo né eu falo sobre ele nesse livro e eu acho que são três obras primas aqueles três aqueles três discos eu não me canso de ouvir e e tudo agora aí isso essa fase deve ter acabado por volta de 71 por aí E se você for olhar a discografia do Tom você provavelmente não vai ver muita coisa importante naquele período né naqueles 2 ou TR anos eu acho que
já tava começando ali um algum algum problema pessoal do Tom né porque ele entre 75 77 78 Tom bebeu alucinadamente né Foi um período muito difícil para ele então não sei como que tava em 74 eu acho que ele tava já se queixando de de não ter não ter não Não é não Não deixou para fazer t gostou de fazer show nem nunca contou com isso né mas ele contava com uma certa receptividade das gravadoras por exemplo principalmente né para para botar a música dele né Engraçado que ele tinha feito o Águas de Março em
72 foi gravado foi feito um compacto Águas de Março eh que eu acho que deve ter vendido muito bem talvez ele tivesse sentindo assim uma espécie de Limbo profissional no desvio coisa parecida dizem que a Elice também tava né eu não não sei porque nunca acompanhei muito a Elis mas aparentemente eh para Philips né que era tinha os dois subc contrato juntar os dois parecia uma ideia muito boa comercialmente falando Uhum E realmente foi né porque teve que superar inclusive aquele desgaste pessoal né do da eliz em relação ao outon Ah sim né é e
outras problemas também com o César Camargo né a história do piano de pau etc não é isso foi o que aconteceu depois n não é digo assim para você conseguir botar os dois no estúdio acho que deve ter tido foi uma uma um trabalho de de preparação ali de fazer a cabeça de um e de outro né Porque você vê a na carreira da Elis ela gravou pouquíssimas vezes o Tom né Não sei quantos quantas músicas dele gravou mas duvido que tenha sido 10 né uma cantora do da produção dela da importância dela gravar tão
pouco o Tom que devia ter algum problema evidentemente né e acho que devia tem por causa da história do do pobre menina rica 1964 do cheiro de churrasco cheiro jasco vestidinho de chita ou se não pois é porque a Elias né ela os documentários sobre ela mostram ela saindo de Porto Alegre chegando ao Rio né e abafando cantando aquelas músicas de protesto não sei o quê aqueles trios jisco etc tal esquecem de que ela veio antes né ela veio para cá em 61 por aí para cantar bolero cantar tchá tchá tchá e para ser a
sucessora da da C Campelo eí na capa da revista do rádio né ela tem esse e gravou três ou quatro LPS nesse período com o pior repertório que você pode imaginar né é que a impressão que eu tenho é que tento até esconder um pouco isso da tiografia né escondem da brotolandia alum é uma coisa assim ela ia ser de campil ela ia cantar o do cupido da época entendeu então isso aí é meu pai é o passado que que a Condena então isso tem que ser tem que ser eh apagado e E aí de
repente ela aparece cantando el vai lá para cantar ela Ela cont da Columbia Na se da CBS nessa época i ia ser feito o disco pobre menina rica música de Carlinhos Lira e Vinícius eh um arranjo mo Santos etc tal e ia ser gravado o score inteiro que é maravilhoso né porque tem o Primavera tem me minha namorada e vários outros Fabulosos que fizeram né para aquele descor E aí de repente você tem que ter uma chama-se pobre menina rica a história de uma de um mendigo né que Olha para cima e vê aquela menina
linda né na na janela se apaixona por ela e e ela por ele né quer dizer uma uma sensação é uma coisa assim maluca para aquele ano que foi feito isso e essa boa menina essa menina rica tem ser é uma mulher não só bonita e com uma cara de né de cois como também sofisticada né E aí de repente aparece para cantar aparece no estúdio né uma menina vestio de chita né com aquele sotaque né aí o Ton não perdoou né Essa garcha ainda tá cheirando a churrasco Olha só esse vestidinho de Xita del
ela não pode ser a pó menina rica de jeito nenhum resultado chutaram Elias E trouxeram A Fabulosa Dulce nes né a mulher mais sortuda da história do Brasil né Não só substituiu el Regina quando ela saiu na capa do Cruzeiro na semana da morte do Getúlio com a matéria do Jú cando 40 páginas né a a capa era ela e já tava pronta já a capa a gente fazia uma capa antes depois não podia mexer na capa você podia mais bom é uma revista normal aquela moça na capa aí o tudo se mata três dias
antes da revista sair você não pode mudar a capa naquela época não podia então você pode fazer um caderno de 40 páginas e botar abrir a a capa você não pode mudar mais então o Cruzeiro da Morte do Júlio é Dulce Nunes na capa Dulce na verdade e era casada com bern Nunes mas era Dolce Bressan né Hum E qual é a sua opinião pessoal sobre o disco eliz Tom você acha bom acha uma coisa na discografia do Tom Ah eu vou dizer olha o seguinte ess que saiu em 74 eu tava morando em Portugal
tava morando em Lisboa desde 73 e fiquei lá até 75 você tá Não sei se hoje ainda é assim mas naquela época você tá morando fora do Brasil mesmo que seja em Portugal e Portugal hoje também é logo ali né Todo mundo vai e volta com maior facilidade até parece que é Rod dovid mas naquela época primeiro que ir para morar em Portugal era uma coisa absurda ninguém tinha tava pensando nisso né ninguém ligava Portugal n um país realment totalmente remoto né na no conceito Mundial né tinha nada era uma ditadura horrorosa estava metida numa
guerra super antipática na África e não tinha sentido né se você quisesse passar fé no lugar na Europa você ia para Espanha né É logo ali então você escreveu uma coluna recente falando sobre o Portugal dessa época eu fiquei impressionado eu não tinha ideia que era assim é uma coisa horrorosa minha primeira fim de semana lá eu olhei em volta tô enterrado vivo aqui né mas já tava lá então fiquei depois aí aconteceu a revolução os escravos aí mudou tudo mas então é o seguinte a sensação de solidão que você tinha naquela época morando em
Portugal era muito grande né para brasileiro embora fosse muito visitado milhões de amigos iam lá eu morava muito bem tinha apartamentos e casas boas mas tinha tinha essa coisa aí repente então era muito difícil você conseguir Discar hum devia ter uma ou duas lojas de discos na cidade inteira impressionante entendeu disco americano mas eu não tinha só tinha disco importado da Inglaterra então eu diso brasileiro então que não tinha mesmo então eu dependia muito de pessoas que fossem daqui para lá e levassem disco para mim aí um dos Dios que levaram foi o elizon entendeu
aí você ouve aquilo eu com toda a minha vivência intimidade da obra do Tom né e nunca tive grande admiração pela Regina sempre fui mais Sempre torci pela Nara Leon né contra ela tranquilamente Mas você vê aqui naquele disco é outro eliso cantando né não é aquele eliso né do do do berro né e é espetacular né diz algum algumas canções que eu conhecia instrumentais botaram letra né como chovendo na rozeira tava num daqueles três dias que que o t tinha gravado antes mas botaram letra ficaram cham chovendo na roseira ficou Espetacular então Foi uma
foi uma coisa assim de foi uma uma uma uma revelação assim uma epifania né eu vi aquele disco e eu sempre tive enorme amor admiração e eu acho que Hoje realmente outro dia me perguntaram também uns 10 maiores discos da música acho que eu botei fiz uma lista né saiu na coluna né Uhum eh na bolça nova mas aí eu fiz assim completamente no na medida que ia ia me lembrando ia botando né mas depois depois dei uma ajeitadinha para ver a posição de cada um e Acho que botei o aliz tão em sexto sexto
lugar coisa parecida né atrás do do do songbook da da rizette e da da Silvinha Teles né quer dizer se for escolher três SBS brasileiros Eu acho que o da eliz é o terceiro né até por de importância também entendeu né eles não teve na vida do tão a importância que que el teve muito menos da Silvinha que gravou quase 80 música do Tom né Tom deve muito a carreira dele ates né então e eu acho que realmente Talvez seja é um dos 10 maiores da bos nova não D não sei se é um dos
10 dias mas de todos os tempos da música brasileira porque aí tem muita gente você competia né Tem um amigo meu que eu cito ele sempre no canal ele é muito seu fã o pato roco ele tá morando no Canadá atualmente e ele nunca deixou de comprar LP na vida dele sempre foi sempre gostou do LP e tá aquela época com o LP não tava na moda ele ia naquelas lojas comprava os quilos né Aí ele comprou lá um lote que tinha o canção do amor demais comprou lá naquele lote aí alguns meses depois quando
ele foi limpar os LP virou a contracapa tava assinado pelo Vinícius pelo Tom pelo João e pela el muito bom né E como é que você conheceu o Tom conheci o Tom eu fui entrevistar o Tom eu tava na Manchete Isso foi em março de 68 o me davam assim a manchete me tratava muito bem eu era repórter mas o Justino Martins me dava cada cada tarefa maravilhosa entrevistou Mania Rosa entrevistou então lá fui eu né liguei para ele atendeu e ele morava na na coa da jais ruaa da jais que naquele tempo a gente
chamava de Gávia hoje você disse que Jim Pernambuco mas Naquele tempo era Gávia E aí ele me recebeu lá e levou lá para um último andar Zinho um estudio Zinho que ele tinha em cima começou a conversar mas tava uma uma barulheira enorme era o Paulinho filho dele que tava com os amigos tocando o Ronaldo Bacho cer mente né hoje eu tento Ronaldo B fico reconstituindo pô Ronaldo você me atrapalhou interar o ficele batucando pian né o fato começou incomodar o vamos sair daqui vamos lá Vel fomos né E E aquela coisa no livro é
o entrevistado ideal entendeu porque ele é [Música] absolutamente peso né Sem defesa nenhuma vai falando fala o que quer sabe não não fica pensando o que que vai falar né e te dá assim uma sensação assim de intimidade né E você evidentemente você como repórter você não não o o entrevistado parece parece que tá te dando toda a liberdade você não pode de repente D um tapa na barriga del pô tá precisando emagrecer Olha né po coisa dessa você tem que mand manter também uma certa dignidade até para fazer a entrevista né mas ele era
assim ele com uma hora de bola em jogo né 50 chopes depois para cada um a impressão que ele dá é que você é amigo dele a 500 anos n Então teve isso então durou algumas horas esse esse primeiro encontro E aí tem a história que que se segue a essa que eu não sei se você leu no livro A que segu no marum que é eu saí dali a eu preciso ir embora tenho que falar a Teresa tá me esperando eu conseguo imitar ele mais ou menos imita muito bem e aí ele foi embora
e eu também saí e fui aí eu fui eu morava no solar da fossa eu resolvi dar um pulo na casa dos meus meus pais que morava na Marquesa de Abrante E aí eu peguei um táxi e fui chegou o Botafogo em Botafogo engarrafou completamente é não andava 1 cm por hora e aí D aquela vontade de mijar coisa horrorosa Depois de tanto chope até que eu não aguentei mais saí do carro e mei no pneu do carro ao lado entendeu voltei finalmente des engarrafou fomos embora e aí cheg cheguei na casa dos meus pais
descobri o porqu do engarrafamento a morte do Edson Luiz o estudante no calabouço Né tava sendo exatamente na hora que eu tava falando com o Tom tava matando o Edson Luiz no calabouço da Marques de Abrantes até ele já dava ência ele levado já pra assembleia ali na na Cinelândia do da Marques de Abrantes até a Cinelândia um pulo Fui a pé mes não tinha tax e participei lá do negócio e tudo mais mas a partir dali eu eu não vi mais o Tom eu fui morar em Portugal ele foi não saia de Nova Yorque
trá aqui não cruzava com ele por vários motivos depois eu fui para São Paulo menos ainda etc tal aí em em fevereiro não em maio e março de 68 de 88 20 anos depois eu vim ao Rio entrevistar o Renato Gaúcho para que tava no Flamengo para Playboy ali na Gá ali no no cois E aí quando eu saí lá da primeira rodada com ele eu me vi saí me vi diante da plataforma eu não tinha almoçado e i ser 5 horas da tarde eu resolvi entrar para comer alguma coisa totalmente vazia exceto por uma
mesa que tava o Ronaldo bosc e o Tom o Ronaldo tinha trabalhado com ele durante dois anos lá na TV Globo até pouco antes e ele me viu me chamou aí eu sentei lá comou ah antes de entrar eu tinha aquela banca de jornal em frente plataforma eu comprei o jornal do Brasil que eu não tinha vido aquele dia e entrei e setei na mesa com eles o Tom pareceu me reconheceu então que ser gentil é eu conheço você não sei o qu tá não conhecia nada e tava conversando não sei o qu botei JB
debaixo na na minha perna na cadeira e aí num certo momento eu olhei para pro jornal que tava dobrado hoje fazem 20 anos da morte de J Luiz Aí você olha a hora foi exatamente nessa essa hora há 20 anos no dia de hoje Foi incrível isso é tá aqui Essa é das Crônicas mais legais do do livro mas acho que eu não contei nesse livro contei tem tem aqui aqui que sim encontrei depois 20 anos depois tem uma crônica que eu pto em detalhes isso não H que ser viu no mar né Hum Tem
um momento do livro que você escreveu único de quem você nunca ouviria uma palavra contra ninguém era Tom Jobim só em off né E você tá falando desses papos que era um entrevistado ideal tudo eu queria saber ele tinha muito veneno na na língua ele tinha algum alvo que as pessoas massar não ele tinha alguns Venos ele tinha alguns alvos né agora D dar para contar né do João Gilberto evidentemente né hum é João Gilberto dava muito trabalho naquela época não sei o quê parece que num certa época antes disso a turma de branco foi
pegar ele turma de branco fo no hospital internal turma de branco pegou ele levou ele para lá internou ele se ele ele tinha ele tinha uma certa mágoa de algumas pessoas né Com quem ele tinha trabalhado e que ele achava que tinham feito não tinham sido muito gratos com ele né Sérgio Mendes també Hum mas aquela coisa né o cara fala em off com você você é off entendeu né É por isso é por isso que eu eu não eu não aceito jamais aceitaria mesmo encomenda de biografia nenhuma muito menos de pessoas que foram foram
amigos né tipo assim meor Fernandes endeu Não jamais poderia biografar o milor porque o milor me falava muitas coisas como amigo entendeu É então você não pode ouvir uma coisa como amigo e dep trair o cara e botar lá na sabe no livro Como sendo uma uma coisa você difícil até separar na hora que você foi escrever o que que ele falou como amigo o que que eu e o que que não foi né assim pois é então o Tom falava então era maldoso mas em off né Hum E já que você falou do João
Eh o o principal motivo da chateação eh seria o fato do Sinatra ter chamado o Tom e não ter chamado João foi aí que ou ou isso é só um um dos motivos acho que esse foi o motivo que o último principal motivo eles já tinham realmente uma um problema um com o outro por causa do do da da aquela exigência do do João riberto na hora das gravações né de incompatibilizar com todo mundo né e e isso acabava eh ficando por conta do Tom que era de certa maneira o chefe da gravação né O
maestro Regente o líder da gravação então a implicância do Tom do João Gilberto com esse Ou aquele músico né eu vi eu vi um show do João Gilberto em Nova em São Paulo que o com orquestra grande regida pelo btel branco em que o o João giberto reclamou de um contrabaixista o contrabaixista tem 20 caras tocando ele cismou com contra bista e parou o show e foi lá reclamar com o valt bran aí Val botou pano quente ele voltou continuou a 15 minutos voltou foi lá e falou que aconteceu teve que ir embora meio meio
do show nunca tinha visto isso então quer dizer Esse é difícil você trabalhar com uma pessoa dessa né um gênio realmente mas tem esse tipo de de Olha eu eu eu dou razão a jun Berto em 90% das reclamações dele né Por exemplo se a plateia tá fazendo barulho vai embora para casa vai fazer barulho em casa né se você paga para um show do João Gilberto você não pode ficar fazendo barulho para escutá-lo porque ele canta baixo né então vai não venha simplesmente se o refrigerado desafina o violão que parece que desafina mesmo G
instrumento né Você pode desligar eh também não acham isso demais eh P ele pede tapete persa no camarim para ensaiar parece um luxo né mas parece que um tapete te D uma acústica extraordinária entendeu né agora tem gente que vem aqui pede 900 toalhas entendeu Acho que a gente só pedde uma e todo mundo acha acha ótimo o cara pede 9 T toal joga futebol na suí com Palace sabe ninguém vê nada demais nisso como Rod stwart fez né acham isso formidável u quebra tuo é completo de viralata Total mesmo então essa coisa do João
com tom acho que aí no aí realmente de fato o a coisa do Sinatra foi foi o que culminou né Hum E aquele aquele diálogo que bot é um diálogo mais ou menos inventado mas baseado em coisas que me falaram que ele me falou na época Tom me falou entu entendi e Rui eh recentemente eu lancei um livro né com o Tito Guedes que são os 50 maes shows da história da música e o livro começa exatamente no show de 62 do obon Gourmet né que juntou o Tom Vinícius o João os cariocas e 30
anos depois tem aquele show do João Gilberto com o Tom Jobim no Municipal né e eu fiquei muito impressionado porque as críticas da época acabam com aquele show sabe porque foi um show ruim muito problema de produção também muito barulho é entre outros detalhes falta de ensaio astrud de Gilberto que subiu lá no palco e e não sabia o que fazer aí foi embora depois voltou você tava nesse J não não fui eu tava fora do Brasil nesse nesse dia Ah e eu não duvido nada que tenha que possa ter sido eh Tecnicamente desastroso como
Aliás eu também não acho que o do Bom Gourmet tenha sido Tecnicamente perfeito sabe devia ser uma zona também entendeu É muito difícil você juntar essas pessoas ainda mais num ambiente de total falta de profissionalismo como é não só o Brasil como particularmente aquelas pessoas né o o próprio show t vinus miosa e Toquinho no Canecão era uma zona completa ele ficou quase um ano em cartade cada noite era mais zoneado do que na anterior e além é o seguinte o O João Gilberto e o Tom só se encontraram praticamente na hora de de de
começar o show né Nós não teve ensaio nenhum ou cada um ensaiou separadamente né Então tá lá O João Gilberto todo maneiroso né chamando Antônio Que bom que prazer est aqui com você é João também mas era só um Noble obl ali né porque realmente o o eles não não o o Tom certamente se comporia com João ruberto a qualquer momento né o contrário é que era mais difícil entendi eu posso garantir isso porque eu conheci muito lá em São Paulo aquela senhora eh boneca Regina que eu falo sobre ela não chega de saudado uma
senhora Gaúcha já com 80 anos que era uma espécie de mãe Espiritual do João Gilberto e cuja família morava em São Paulo eu conheci muito a dona boneca lá e a família inteira e aquela família era como muitas pessoas era tel guiada João Gilberto né são pessoas João Gilberto fazia hipnotizava as pessoas a pessoas faziam tudo por ele começavam a pensar igual ele falar igual a ele era uma coisa impressionante e aquela família inteira Apesar de muito boa Família bonita por gente gente pessoas bonitas e muito legais eram completamente tregados um lugar a dona boneca
por exemplo o João Gilberto mandava qualquer show que ele fizesse fora do Brasil ele mandava passagem para ela ela ia ver o show lá fora por ele Hotel tudo mais você veu o grau de nesse show ela tava Inclusive o de 92 tava né tava na plateia é é as pesquis os jornais todos falaram né olha só ninguém sabia até então quem era ela aprenderam por C Chega de Saudade Mas aí o seguinte teve a primeira vez que eu fui lá no que eu citei o Tom a casa o apartamento caiu em cima de m
só cinco falando mal do ton de hora para outra é claro era multiplicado por cinco ali né então eu não duvido que esse show tenha sido Tecnicamente um fiasco ainda tem outra coisa também mas quando estavamos fazendo a coisa da contratação O Jão perguntou pro patrocinador quanto é que o Ant quanto é que o Tom vai levar tanto eu eu quero dobro é visto também né Não duvida eles fizeram um show no Rio depois foram para São Paulo e sai acho que na coluna do zósimo que o João Gilberto teria ficado chateado porque o Tom
Jobim teria espalhado taxinhas no palco do municipal então não faria isso não faria você vai da cabeça do João Gilberto Agora faça Justiça João Gilberto Mesmo durante todo o período de de mágoas e de rancores e de de tudo tudo mais a cada grande canção cada grande canção que o Tom lançava Ele elá gravava e melhor que ninguém né e Rui você tava falando desse show no Canecão né do miucha Tom Toquinho Vinícius acredito que você tenha assistido um só uma vez Achei que você fosse porquea antigamente era o seguinte você não precisava ficar também
toda a noite entendeu TR ia durar mais 3 meses se meses sei lá entendeu a oferta era muito grande quando Pergunta assim você morou no solado da foça você conheceu que disse cara me citao Aquela quantidade de gente morou lá eu conheci todosos eles eu não ficava vendo toda hora ninguém parava no solar para ficar lá olhando para cara um do outro você ficava na rua né a vida estava na rua na verdade não era nem no lugar comem nem mesmo também na casa de show entendeu E qual foi o grande Show do Tom Jobim
que você assistiu você tem recordação de jog esp Ah tem um show lá de São Paulo né do IB puera que foi no dia do aniversário de São Paulo em que tom a banda nova que era muito bem ensaiada Essa realmente era então tinha controle total da coisa né aquele conjunto dele muito bom né que tinha o ja marbal tinha tinha o neto tinha o Danilo Danilo e outros e o aquele o conjunto vocal tudo tudo muito bem ensaiado era um show até ensaiado demais eu acho até E aí no meio do show faltou luz
noera no meio de uma música apagou tudo mas não apagou o som só apagou a iluminação toda do do ginásio inteiro né E não deram nemhum nenhum segundo de vacilar continuaram cantando e no que acabaram de cantar luz voltou né daquelas coisas que acontece aconteceu também no show do sinato do Maracanã né que acabou o show a chuva voltou avou chuva né e Rui eh no livro você fala sobre diversas lendas né da música brasileira que o Tom tá envolvido por exemplo a composição do por causa de você que a Dolores Duran teria feito com
lápis de sobrancelha no guard você fala que seria impossível escrever uma letra de música com lápis de sobrancelha não só isso n imagina uma pessoa que não tem formação musical comando Loures Duran acabou de ouvir uma uma uma melodia ali de improviso ouvi tendo ouvido uma ou duas vezes a melodia saca da bolsa um lápis de sobrancelha e faz um g láp de papel aquela letra Ah você tá vendo o s do jeito que eu fiquei que tudo ficou sabe tudo bem Que el era um grande talento mas não é isso então quer dizer as
pessoas gostam de é engraçado simplificar certas histórias né que o Ton o Vinício estavam lá na no Veloso aí passou a menina aí fazem música em do minutos fizeram música mas em 2 minutos você faz uma música uma música que tá em circulação a a a a 50 anos há 60 anos na verdade e é dasas mais tocadas da história né então para quem sabe do do bom aí vem tudo bem O o Vinícius fez várias fez várias letras né Foi descartando várias letras uma delas eu dou no no no Chega de Saudade né Eh
o Vinícius compôs fez essa letra no apartamento dele na na no parque ginley e na casa da namorada dele em Petrópolis né o Tom certamente passou várias manhãs ou tardes ou noites inteiros em cima da daquele daquele trabalho então esse tipo de lenda é bom porque fica mais fácil de contar né agora quem acredita é e uma das principais funções de biógrafos como você é de construir essas lendas né Eu não sou eu eu não tenho essa intenção a priori né de de fazer uma coisa revisionista Total mas tem certos folclores que são muito idiotas
entendeu E você tem que botar ordem na casa né porque tem história muito mais interessantes que não são folclóricas e são são interessantíssimas né então por acaso eu trabalhei com algumas figuras que que são grandes repositórios de folclore né João Gilberto Garrincha o trabalho que você tem para desbastar aquela lorota toda entendeu é que nem aquela frase né o quando a lenda se torna fato Imprima se a lenda né do do filme do é essa essa frase ficou famosa por causa do filme essa frase sempre existiu na verdade até até no Brasil né o a
frase lá do do do Zé Maria alimin com Benedito Valadares né eh como é que é que importa não é o que importa não é não é a história é a versão né é a mesma coisa né E aí o o o Ben o alquimim foi reclamar com o Benedito Poxa sen Benedito Eu invento essa frase o que importa não é o fato assim a versão e você fica repetindo dizendo que é sua aí diz o Benedito o que prova que ela tá [Risadas] certa e Rui vou te fazer uma pergunta eu não sei se
é difícil não sei se você vai saber responder mas levanta-se em conta isso que a gente tá falando né Qual é a maior lenda envolvendo o Tom Jobim e que por incrível que pareça é verdadeira você saberia dizer não não saberia não porque tem Tem tantas lendas assim sobre tom não sei se tem não É o João Gilberto F muito mais transparente muito mais e me diz uma coisa Rui o Rui o O Rui não o Tom foi tão desdenhado no Brasil durante tanto tempo é não foi durante tempo todo né foi é mas muito
tempo né é eu acho que a coisa começou por volta de 68 talvez aquele Festival da canção do Sabiá né hum em que a plateia né totalmente eh voltada pra política achava que quem tinha que ganhar aquela coisa do geral do mandr jamais poderia ser o sabiar né então ali a partir daquele daquele ano na verdade aquele ano 68 As coisas mudaram muito no Brasil quando veio o ato 5 o que era até então uma uma coisa muito o o Brasil era um país diferente até até o at C né era muito mais humano muito
mais cordial sabe pessoas podiam ser in inimigos políticos né mas conviviam muito bem entendeu eu cansei de nada eu namorava meninos da PUC não era da F fica namorava menina da PUC tinha rapazes da PUC namorava garoto da F fica tinha não havia essa cobrança ainda de de exclusividade ideológica mas do ato 5 em diante foi quando a coisa realmente piorou a censura entrou aí começou a luta armada porque as pessoas já não achavam já tinham visto que não não dava para derrubar a ditadura da maneira mais legal né dentro da Lei então partiu-se paraa
luta Fora da Lei aí começou a tortura começou a denúncia isso e aquilo o o Brasil ficou muito amargo e o Tom era muito ligado aos Estados Unidos né ele já t trabalhando lá ele gravava lá ele morava lá praticamente né Eh já tinha aquela coisa que o tinhorão falava dele que ele era americanizado né aquela coisa idiota de brasileiro então criou-se uma certa versão ao tomon por causa disso e o Tom depois de algum tempo de tanto apanhar resolveu rebater né Ah eu falo mal do Brasil como é que pode sei aqui eu só
falo bem no Brasil o estrangeiro sabe do Brasil é por minha causa sabe eu acham que é um país maravilhoso que é por minha causa ele começou a falar mal do brasileiro também né ele nunca falou mal do Brasil ele dizia coisa do brasileiro o brasileiro e como é que é o Brasil é um país riquíssimo convocação para ser pobre né Uhum ele começou também a se sentir perseguido pelo Imposto de Renda já pagava uma fortuna nos Estados Unidos e aí que tinha que pagar aqui também aí o zósimo que era um colonista muito influente
batia nele todo dia por caus hisória depois que renta né aliás os artistas de modo geral são perseguidos para coisa impos todos os artistas Ingleses talvez até o pessoal do rock tenha sofrido isso que vai morar na Jamaica endeu sim sim porque é também é escorchante oente lá né então você é perseguido por isso Enfim então vários motivos aconteceram para que o Tom ficasse E aí vem a coisa da ecologia né então você por Olha o na Manchete e na Manchete não na revista que eu propus entrevista com o Tom e disseram n chato não
sei o quê é rançoso etc tal foi na Isto é foi na Playboy foi talvez na Veja enfim teve foram três revistas que eu não consegui entrevistar o Tom aí 10 anos depois me chamou lá da Playboy a gente queria entrevistar o tom ah Finalmente né Queria que você fizesse Tá bom vamos fazer mas então tudo isso eu acho que contribuiu para para que o Tom ficasse meio por baixo até que como eu disse as pessoas enjoam de odiar entendeu E aí o Tom vai odiar outro é aí a partir de de 80 e a
partir de 90 90 sei lá 88 t se tornou querido Nacional né todo mundo queria entrevistar o Ton e ele dava entrevista mund ele falou B é eu eu não sou mais compositor agora sou entrevistado ó eu tenho aí sei lá mas 50 entrevistas do Tom hum Rui na crônica Tom dos cinco idiomas você cita diversos intérpretes da obra do Tom Jobim né a gente já falou aqui de Elis Regina Silvinha tes mas na sua opinião qual é o a melhor intérprete de Tom jubim a intérprete C Minha T sem dúvida e ou inter João
Gilberto porque o Lúcio gravou pouco o Tom lci Alves achoi cantor brasileiro de todos os tempos juntamente com Silva eão Gilberto e qual gravação Se você pudesse citar uma do João e uma da Silvinha tem alguma específico ou é pedir demais PED demais é que uma vez eu também te perguntei qual era grande gravação do Frank senatra você é impossível impossível n você nem ouviu todas como é que você pode saber entendeu Aí Suponha que você tenha ouvido todas as canções que ele gravou mas ele gravou cada canção três quatro vezes como é que você
vai saber qual é a melhor versão né Tem muita gente que fala que é que prefere I got One my skin do não a g c vi do do NP swinging Lover songs for sinat sings for swinging lovers é espetacular mas naquele próprio disco tem umas quatro ou cinco que eu gosto mais né entendi a mesma coisa do do T né do João Gilberto a gravação do do lija do João Gilberto naquele LP dele eu acho que a letra é diferente das outras né você é uma gravação diferente se fosse para escolher uma coisa original
eu escolheria essa mas tem tanta coisa que o Você tem que ver também a perspectiva do tempo né quando saiu o LP Chega de Saudade o amor sorriso e a flor e o João Gilberto três dicos eh mu várias muitas canções do Tom aqui temos significado enorme que depois as gravações posteriores não tiveram né não tinha não tinha aquela aquela aquele impacto da da novidade da revolução que era aquele jeito tocando aquele jeito cantando aquele tipo de música né Então tudo isso tem que ser levado em consideração eu acho e Rui o Tom teve diversos
compositores né Você fala muito no livro Felício Morais Claro Chico Billy Blanco luí bonfá Marino Pinto Dolores Duran Aluísio de Oliveira e teve mais um que talvez eu esteja enganado mas pelo que eu leio escuto muitos seus livros eu acho que talvez ele tenha sido tão importante pro Tom quanto o Vinícius eu tô falando do Newton Mendonça é é como como você dimensiona essa importância eu tô exagerando de falar não não isso é mod de injustiça da música Brasileiro né como eu digo de vez em quando não pode morrer entendeu se morrer te esquece né
e o morreu muito cedo e O Newton não chegou a pegar nem o estouro da voa nova né nem o estouro da própria parceria dele com o th e porque é o seguinte o Newton era e a coisa mais terrível que foi que é o seguinte durante 30 anos escreveu-se repetidamente que Vinício n Mendonça parceiro de letrista do Tom na meditação ot só né desafinado imagina o se o o nton era letrista aconteceu o seguinte quando eu fiz o livro cheg de saudade é claro que eu quero sabia de todo mundo vou mergulhar na vida
de todas as pessoas importantes daça nova Claro que ele era né participou de três canções fundamentar no meditação e então tinha que saber tudo sobre ele o próprio Tom quando eu conversei a primeira vez sobre o Newton foi muito não me deu muita informação E aí eu pensei eu vou Foi um erro perguntar o Ton dessa maneira eu vou primeiro saber tudo sobre o nton depois eu vou conversar com o Ton sobre o nton eu comecei partindo do Ronaldo Bosco me apresentou PR viúva do Nilton a viúva do nton me apresentou não sei para quem
não sei para quem aí eu fui uma uma entrada da outra endeu eh resultado eu cheguei encontrei colegas do nton do CPOR encontrei um camarada que morreu agora un do ou TR anos que se tornou depois o dono da TV Globo lá no Espírito Santo ele tava fazendo um serviço militar aqui no Rio e ele fugia do quartel e El saia saí do quartel Tipo 6 horas da tarde lá na vda militar e vinha pro Rio ia para boate o boate do Beco do Beco do joga chave que to não tocava que era bem [
__ ] e ficava lá ao lado do piano do Newton a noite inteira né aí o nton até um dia descob achou esquisito aquele menino Toda noite cheguei com Aqua F do exército aí começaram a conversar e resultado o O Newton adotou esse garoto na praticamente uma história até muito bonita e e todas as pessoas por unanimidade me diziam que o NT era um fabuloso pianista assim o pior que neut tivesse vivo seria um C Mariana entendeu hum menos que diz dele era isso né Então tá na cara né que essa parceria não seria uma
parceria como o tom do Vin como o tom do Oliveira né que um faz a múa outro faz a letra agora é evidente que pelo fato de sair os dois nomes juntos você é levado a acreditar que o Tom fez a música e o newon fez a letra O que não é não é verdade nem n nem no caso do Billy Branco né então é o seguinte é possível que numa parceria um faça música e letra e o outro faça letra e música depende de quem tiver tido primeiro uma uma ideia coisa parecida né no
caso t t Nilton Mendonça os dois eram pianistas né então quer dizer tá lá o piano tá lá o lápis tá lá o papel entendeu tá lá o copo de cerveja etc tal eles rezavam um no piano o outro na caneta el foi frase não a gente rava era eu no na caneta O Newton no piano que se Versa Entendeu agora o que aconteceu é que o nton passou a a posteridade eu acho que por causa do Luís de Oliveira que achou melhor bom nton já não tá mais aqui eu preciso vender o Tom entendeu
E ele começou a falar muito essa história do Newton parceiro letrista do tom ah sendo que se você examinar a biografia dos dois eu eu eu até dei um mergulho acho considerável na vida do Newton não chega de saudade você vê que não era uma pessoa muito chegada à letras né e o Tom era uhum sempre foi né então Esse verso fotografi você na minha rle Flex primeiro não seria muito da pro Newton que era muito de esquerda né e tem a cara do T né outra outra pessoa outro grande amigo meu que frequentava a
noite naquela época frequentava essa boate do joga chave quando é pianista e ele ouviu algumas vezes uma espécie de esboço do que seria S isso aí aparecer quase um ano depois tocado pelo nton ali entu é e não vou dizer o nome dessa pessoa vou dar só as iniciais é o j de [Risadas] freit semum da parte do do J sobre isso que o João o Jan era amigo do Tom Ah e Rui você tá falando sobre isso eu queria até eh abordar esse ponto né porque eu acho que até para um leigo pensar logo
em tom vai pensar Tom em Vinícius e vai pensar o Tom o grande músico pianista e Vinícius o grande poeta né E aqui no livro você conta que quando Tom compôs Wave né ele teria passado pro Ronaldo Bastos que não fez a letra aí passou pro Chico Buarque que fez o primeiro verso né vou te contar e acabou que depois o Tom fez a letra E eu acho que até por conta dessa coisa Tom Vinícius o Tom como grande músico pouco se fala sobre o tom letrista eh e o Tom fez Wave samba do avião
Corcovado chovendo na rozeira Águas de Março né e eu queria que você como um um conhecedor de poesia de letra de música enfim falar sobre a a sua opinião sobre essa o Tom letrista é você vê que o o Tom faz faz bom o Tom sempre fez letra né Se você pegar e um disco de 10 polegad Dick F gravado em 55 ou se tem lá o outra vez outra vez sem você outra vez sem amor com di F primeira gravação dessa música já é letra do Tom né é o o corolado é uma das
primeiras canções famosas do Tom letra dele né E outr que você citou bonita depois é dele né enfim muita e agora aí você vai examinar essas isso agora tô pensando você tá me me me estimulando a Pens nunca tinha pensado nisso com que que o Tom se parece como letrista né não é com Vinícius ele é muito mais simples do que o Vinícius né ele se parece se pareceria mais com o Ronaldo Bosco ali né que era mas o Ronaldo era era também era rebuscado não parece mas o Ronaldo era muito rebuscado como letrista também
né então eu tenho a impressão que o Tom também seria um talento um talento oculto dele que de repente explodiu sem ele pensar sem ele esperar e sem muita gente perceber entendeu Tô tentando aqui achar eh origem do Tom Comet trist não tô conseguindo por exemplo ele ele era grande fã do drumon né poderia ser o drumon podia poderia ser uma inspiração né mas o drumon também era muito requentado O Tom não era tanto mas ele era altamente funcional as letras sabe cabiam muito bem nas músicas e diziam tudo e de repente tem tem imagem
né que fica S do avião é uma é uma obra prima né de a letra né então o seguinte não tem explicação não tem origem eh não vou dizer que nasceu com ele mas já estava dentro dele ele botou para fora e saiu endeu e Rui eu acho que Ah pera aí mais uma coisa ele ficou muito indignado com algumas versões que fizeram de música dele nos Estados Unidos né ele dava maior importância o Tom se preparou desde o começo para fazer um sucesso nos Estados Unidos quando você pega a gravação naturalmente espontâneo ali do
do concerto do carn hol já ouviu já já Claro no final tem um discurso dele né Uhum ele cheg ele fala né L to ling Country ling duvido que houvesse muita gente ali capaz de construir essas frases em inglês como ele Hum é é então Certamente ele ele sabia que um dia ele ia est al entendeu ele se preparou para isso né para dia que ele chegasse a Nova Yorque pudesse pudesse dar o recado né pessoalmente é é e ele sabia muito bem grande ouvinte do Sinatra que ele era né que ao contrário do que
muitos músicos aí pensam esses cantores americanos davam uma importância monumental pra letra sabe o mel toret que faz milhões de improvisações em esquetes queou declarar para mim importante primeira co que eu vejo é a letra Tony p a mesma coisa a própria ela f por mais que ela destrua as letras ela o primeiro ela ela escolhe a música não pela possibilidade rítmica porque a el seria capaz de botar ritmo qualquer coisa então a primeira coisa que viente também é a letra e o t sabia que que com com certas letras a música dele não ia
pegar lá e ele deu essa falta de sorte de que os primeiros que pegaram para botar letra nele foram o John Hendrix que foi a gravadora reprise quis fazer um dis com John cantando o Tom e pegou as canções todas e botou na mão dele para fazer letra né ele fez a letra de Chega de Saudade no more Blues né e conta a história de um sujeito que tá com saudade de casa entendeu quero voltar pra minha cidade sabe poer se você mora no Rio você tá com saudade da casa você só pode ser Pirapora
entendeu né cara piraca entendeu então quer dizer deu uma barateou vulgarizou de tal maneira coisa do tomon que então o do ton tinha um horror ao John henner né e falava muito mal dele falava mal do Norman gimel também que chamava de Norman bengel e do e mais de todos do do do Ray Gilbert que era um cara que roubou a Bossa Nova né isso aí eu já contei em vários textos essa história do R aliás morreu outro dia James page viúva do do Ray Gilbert que era uma cantora atriz bonita até gostosa para bu
que trabalha no Silk stocking PR City char Ela é Aquela ruiva que que canta etc uma mulher muito bonita essa mulher foi casou depois com br Gilber bril morreu ela herdou a Boa Nova entendeu então porque é o seguinte você faz a música O cara vai o o ril vai pegava a música e fazia a letra não só fazia letra como ele editava a música na Editora dele com isso o editor leva 50% direito autoral então de cara 50% já fica para ele os outros 50% você vai dividir com o compositor com o letr original
e com o letr da versão então é mais mais sei lá quanto por C resultado ele ficava com % e o Ton Vinícius dividi os outros 40 né então horror a ele e o John hen nem se fala né então dis eu comecei a fazer letra em inglês porque não queria ficar dividindo com esses caras aí e ele de repente provou-se um letr em inglês Espetacular você pegar a letra em inglês do de mar é ela é não tem nenhuma palavra com mais de duas sílabas né dizer isso é uma coisa impressionante considerando-se que o
inglês não era a língua dele Entendeu Uhum eu tive com ele em Nova alumas vezes euv ele falar inglês lá para garçom etc tal ele falava ele não era um fluente entendeu mas ele falava com muita correção né com com uma com um jeito de quem tá procurando a palavra de vez em quando né nos shows tipo Montreal tem um DVD do show dele Montreal eu reparo isso quando ele se dirige ao público falando inglês ele não é aquele inglês flen ele tá sempre procurando as palavras para ser o mais claro É É Então ele
el dava muita importância à letra dele no na versão internacional B evidentemente que ele só podia controlar a versão em inglês né MSC dele tem letra em tudo língua né e Rui você acho que é a única pessoa no mundo que é capaz de escrever um livro sobre o Tom e ainda citar o Bruce Springs né o Bruce Springs tá citado aqui citado quando você fala do dos produtores né que você fala do John hamond por exemplo eu sei que as pessoas vou achar que eu vou te perguntar se você gosta do Bruce Springs ou
não mas não sei que você responder você po Ah você não não tem muito conhe melhor ideia Veja as fotos dele sempre sem camisa os berros né hoje Sei lá nunca foi visto sem camisa cantando cansei de sem camisa na praia o tempo todo né mas o Rui nesse capítulo você cita alguns Alguns produtores com que o Tom trabalhou né o cre Taylor que você já citou aqui o próprio Braguinha né que meio que descobriu o Tom nos anos 50 né eu queria que você falasse um pouco sobre a relação do Tom com os produtores
era uma relação porque às vezes essas pessoas muito Geniais assim até certa dificuldade de trabalhar com produtor Olha só o Tom quando Tom meado an 50 ele foi contratado pela Odeon para ser o diretor artístico da da gravadora né quer dizer é um cargo sabe de uma importância de uma complexidade Total completamente fora do do esquema dele entendeu então o Tom foi durante um ano mais ou menos ele foi diretor artista da Aeon e produziu disco da da da DV de Oliveira do Orlando Silva né de outros sei lá de outros cantores que não não
era muito bem a praia dele tanto que quando o aluiz Oliveira com a mostra Car Miranda voltou pro Brasil porque não tinha é claro que luí sem a carne não tinha nada para fazer lá então ele teve que voltar pro Brasil E aí o ou foi não sei quem Quem é que botou o eluiz lá na aldeão lugar do Tom sei que o Tom achou ótimo entendeu Hum porque não era dele você você diretor artigo você tem que tratar de orçamento você tem que tratar de de aluguel de estúdio você tem que lidar com uma
série de chati né que tinha F da música Então quando o al luí entrou no lugar do Tom como diretor artista da Aeon o Tom achou ótimo por quê Porque ele podia ser concentrado na coisa que ele queria fazer Uhum que é orquestração arranjo né e gravação e composição então o tom de certa maneira sempre foi o dono do disco dele né então ele não tinha problema nenhum com os produtores porque os produtores sabiam que ele podia fazer tudo agora o produtor americano um cara como cri Taylor né Eh Ele sabe ele sabe a potencialidade
do cara sabe até onde o cara pode ir sozinho então não havia problema nenhum esse foi o problema e os disos do Tom eram mesmo que cantando por outras pessoas eram discos do Tom né Eh ele que era o diretor do disco de certa maneira Esse foi o exceto o disco do sinat evidentemente mesmo assim quando você trabalha com os americanos Os americanos são muito flexíveis né os caras sabem que você se você se te deixarem você fazer o que você sabe né Você pode ir longe entendeu para que ficar te cerceando fazero do jeito
que querem né e o por isso que quando aconteceu o disco de lí e Tom o Tom achou que o disco era dele que Eli só ia cantar né aí foi informado que o disco era da [Risadas] Elis Mas eles conseguiram Graças talvez ao alí Oliveira que tava lá fazer uma uma uma meio de campo ali de modo a a a que o disco fosse ou ou aparentasse ser dos dois igualmente quando você ouve esse disco você não diz jamais que é um disco da do Tom né nem diz que é um disco do Tom
que aliza é a cantora convidada né Há uma interação Total ali é aquo é e Ru encaminhando aqui pro final umas curiosidades que eu quero te perguntar crônica Ilhas desertas você fala dos álbuns que você levaria para uma ilha deserta isso da é sempre assunto né as pessoas perguntar ah quais os melhores riscos quais riscos você levaria com ilha deserta você cita cinco do Tom jobinho agora eu quero te fazer uma pergunta se você fosse para uma ilha deserta e pudesse levar um convidado e esse convidado levaria o seu respectivo instrumento musical eh você escolheria
o Tom ou o João Gilberto o Tom Sem dúvida Sem dúvida Sem dúvida apesar do trabalho D se levar um piano violão o Tom e seu piano ou Nara Leão e seu violão o Tom Sem dúvida O Tom não seria seria levar o piano podia levar a flauta Ah é vou levar o próprio violão né é que ele não gostava muito de tocar mas ele tocava evidentemente tocava flauta também é depois o Danilo foi tocar né lá na na Banda Nova eh e Rui hoje você faz parte da Academia Brasileira de Letras né e o
Tom pouco antes de morrer e pelo que você fala no livro por pouco né ele não se tornou um acadêmico Ele abriu mão da da candidatura dele por causa do do Antônio Calado que é amigo dele né E hoje você como acadêmico eh me diga o Tom combinaria com a Belle eu acho que sim assim como a Fernanda Montenegro assim como como o Gil né assim como o kenac entendeu Você tem que ter pessoas lá representativas de de uma série de de de de de vocações né E de de coisas que foam importante pra vida
do Brasil né o o Gil O Gil por exemplo ele ele participa muito ele não vai Tanto à reuniões mas ele faz coisas por fora né que tem a ver com a academia entendeu ele vai cantar aí lugares aí pela academia impressionante a generosidade dele a Fernanda Montenegro Ah nunca escreveu um livro primo que escreveu um livro pouco antes de de de academia fez um livro de memória delá no teatro agora por que que a Fernando Montenegro precisaria fazer um livro para ser acadêmica chama Academia Brasileira de Letras a os maiores dramaturgos do Brasil e
do mundo eh e as palavras deles tornaram realidade pela na boca da Fernando montin negro né se ninguém ninguém lidou com mais letras e palavras da maneira como ela como ela faz né então é absolutamente eh justa a eleição dela o crenac nem se fala né o discurso do crenac de posse foi foi 90% improvisado foi Espetacular Espetacular e o os 10% que não foram foi quando ele tentou ler cumprir lá um ritual da dos discursos de posse na academia que passaram para ele que devia ser não devia ter feito isso que é ficar falando
dos intercessores dele né Uhum por caso não havia ele não tem nada a ver com os intercessores delee completamente diferente né então isso aí atrapalhou mas o discurso oral dele foi Espetacular os livros que ele faz que você vê na com a com o nome dele na capa também são livros orais foram foi palestra que ele deu conferência que foram que foram transcritas e impressas né quer dizer ele o homem da palavra oral isso é espetacular Ele é um homem da da da multip da multiplicidade linguística indígena né ele sabe não sei quantas línguas indígenas
né sabe ou seja se aia Brasileira de Letras eh trata da língua portuguesa língua portuguesa é só uma das línguas faladas no Brasil né Tem milhões de outras línguas né indígenas também merecem respeito então o creac tá lá representando isso também então o Tom iria como representante de uma de uma cultura musical né de uma de uma cultura sabe ele iria pois ele entraria na verdade não só como músico como letrista né como intérprete como artista Mas também como defensor da natureza né hum sim e você tem que ter um livro escrito para Pois é
o O Tom não eu acho que ele não tinha é né talvez abrisse essa sessão para ele eu me lembro por exemplo o Gilberto Braga que foi teu aluno meu colega de turma né ele numa época ele pensou em entrar pra academia e ele lançou o roteiro do ano jepel um Calhamaço um livrão né que seria uma só que depois ele desistiu eh de ir pra academia então enquanto você tá falando isso eu pensei mas o tem algum livro eu acho que não né Eu acho que não tinha não é eu botava Teve sim teve
o livro da o livro que ele fez com a Ana Jobim sobre tem sim tem livado por ele pela Ana tem livro de fotos com textoal né Tem outro livro de foto também sobre a Mata Atlântica que ele fez com fotógrafo ah é verdade esse eu me lembro Então nesse ponto não haveria problema e Rui tem uma frase do livro né que eu vou citar aqui quem vivo ou morto não gostaria de conversar com Tom é uma pergunta né que tá numa num dos textos você conversou várias vezes com ele mas se você pudesse fazer
uma única Pergunta para ele hoje você sabe qual que você faria é não Olha só eu eu eu vi o Tom foi até dei uma entrevista hoje que eu dei essa resposta eu fui à casa do T às vezes convite dele umas 10 vezes né lá no alto lá do Jardim Botânico Eu já vi o Ton de smoking de de roupa normal e de pijama né E então eu não fui amigo do Don né mas tinha esse esse esse Convívio com ele meio profissional meio cordial que nunca me senti por exemplo impedido de pegar o
ligar para ele eu sabia que ele ia me atender eu ia fazer uma pergunta para ele eu comentar coisa com ele ele ia me responder então eu tenho a impressão que todas as perguntas que quisesse fazer eu fiz Uhum mas alguma coisa relacionada ao g hoje que você gostaria de saber a opinião dele Ah sim aquilo né olha só Então nós não resolvemos aqueles problemas que você falava naquela época por isso que a situação chegou como tá agora né é que o que na verdade o que ele tinha para os problemas que ele via era
muito simples de resolver né continu ass desmatamento envenenamento das águas né Eh queima da floresta eh destruição das cidades né tudo isso S um grandes problema era um enormes problema na época são grandes problemas hoje ainda mas você consegue enxergar a solução para esse problemas agora o aquecimento da terra né Isso você não tinha naquela época u As tragédias climáticas né isso difícil resolver agora por que que por que que não desse jeito porque nó não resolvemos o anterior entendeu então ia perguntar isso para ele né Tá vendo não fizeram o que você falou estamos
né e ele era uma coisa maravilhosa Olha só eu fui na casa dele a última vez que eu fui na casa dele fui com fui com Almir ch deque o Almir ia levar para ele a partitura do do três apitos do Tom pro Tom gravar no som do bco Noel Rosa Noel sim então o Almir botou lá no piano para ele ele sentou e começou a tocar o três apitos né quer dizer o o eu nunca tinha ouvido o Tom falar uma palavra até então a favor do Noel e o Noel realmente é um era
um era um sambista totalmente anti bossa nova né o o as letras do do Noel contam histórias né são quase que crônicas musicais né e a Bossa Nova se caracterizou por por tirar a Trama da letra né faz são quase que abstratas de certa maneira né Não Contam história e E aí de repente tô lá vendo o tomão vai cantar uma música do Noel na minha frente um um compositor que eu não sabia opinião que disse sobre Noel né aí ele começa lá quando a quando a fábrica apito o apito da fábrica toca não sei
o quê me lembro de você não sei o que lá lá aí ele toca lá e a ele para e diz assim o Noel é danado era danado né olha o que ele faz olha que ele fazia sem sem meios né sem nenhum conhecimento né aí toca lá e aí te mostra o que que ele achava importante né aí tá dizendo que o Noel era capaz de fazer no violão na caixa de Fossil uma coisa importante que o piano é que que você vê no piano como é como é como é importante Aí ele diz
assim ele tá cantando o apito da fábri né É mas olha a verdadeira fábrica é o piano né E aí ele ele ele toca e tocou como se o tivesse feito no piano se fosse f daria daria aquilo que deu né uma coisa extraordiná né quer dizer isso is coisa que eu acho maravilhosa os músicos a generosidade dos músicos né eles fazem coisa de Graça entendeu na sua frente não tem ninguém gravando não tem ninguém registrando nada coisa maravilhosa que vão Tá ali tá sendo feito vai se perder entendeu eu já assisti shows lá na
na na Modern sound com o juareis com com o Laurino aqueles saxofonistas que iam lá coisa extraordinária sabe nemum microfone gravando nada se perd aquela noite lá ninguém dava nem importância is eu ficava lá gemendo Pô eu quero vso de novo e na época não tinha nem o cara lá com celular para filmar e botar no YouTube absolutamente nada nada é só fica na memória mesmo é então eu fico imaginando não não é só o Tom O João Gilberto O João Gilberto passava o dia inteiro de pijama em casa n maconha Mas cantando tocando violão
e cantando né Não sei se ele ligou um gravador para fazer toda vez que ele faz fazia isso talvez não entendeu eu acho que ele gravou muita coisa né aqueles ensaios dele o dia todo repetindo a mesma música 50 vezes ele acho que el gravou muita coisa mas que não sei onde tá esse material mas muita coisa Espetacular que ele fez Jamais foi gravada jamais tenha sido nem ouvida por ninguém além dele Rui uma última pergunta na crônica últimas palavras você conta a história quando era diretor de uma revista encarregou duas jovens repórteres na época
pristina Lira e Cleusa Maria Cleusa Maria vi muita matéria da Cleusa Maria quando eu fiz o livro do ro ela cobriu aquilo tudo e é uma matéria bem interessante né você pediu para ela perguntar as celebridades o que elas gostariam de ler em seus futuros túmulos aí tá aqui Nelson Rodrigues aqui ja Nelson rodrig assassinado por imbecis de ambos os sexos Tom tu foste a única culpada não sei qual foi né acho que você também não não sabe você deveria fazer um livro mas essas suas memórias assim no como homem de imprensa não vou fazer
um livro melhor do que esse par daqui uns do anos só minhas frases só frases é você gosta disso né desde lá do melhor do ma humor aqu não pois é mas frase dos outros né Nunca achei que a minhas frase fosse Mas aí o seguinte eu tive comecei a pensar em algumas coisas acho que que vale a pena fazer um apanhado definições de coisas né sobre pessoas também e tudo mais aí até Ata até blei um título não sei se você vai gostar não sei se eu devo falar aí com público né ruisi das
o sufixo iada significa referente a luzas referente aos luzes rizas referente ao Rui né E aí eu tava com essa ideia na cabeça comentei com a Elô sobre ela e cheguei Acho que até a falar lá com o Lu su aí me telefona um leitor meu de Pernambuco chamado Emerson e Rui eu sou seu grande fã não sei o quá eu eu queria que você me desse autorização para eu pegar toda a sua obra pela ordem de publicação e separar as frases que eu acho boas falei claro você quer fazer isso fail você não vai
acreditar mas eu tive essa ideia outro dia entendeu Aí começou a fazer já fez de todos os livros agora tá fazendo as frases da das colunas tá na coluna número seis aluma coisa assim caramba eu lei aqui Fi não é possível eu não escrevi isso você tem frases muito boas ol se me pedir para exitar Mas agora eu não sei o negócio sai quando eu olho que ele manda para mim não é possível que eu escrev isso então daqui quando eu terminar esse livro da guerra eu vou eu vou vou sentar pegar esse material todo
organizar jogar fora 70% no mínimo e e organizar o resto em dois livros um vai ser só sobre pessoas e outra só sobre coisas opiniões ou cois assim então para terminar a entrevista é uma frase cinco vezes não é não não é uma frase mesmo que eu quero que de repente pode colocar aí nas antologias né Eh qual frase o Rui Castro Gostaria de ler do seu túmulo Pronto já respondi é você perguntou lá pro você teve a ideia dessa matéria eu falei bom eu vou perguntar pro Rui também não sei se alguém tinha perguntado
antes tem pras Geniais ali muito bom mas obrigado Rui valeu valeu foi ótimo mais uma vez a gente bate o próximo papo da Guanabara da segunda guerra mas você é terrível comigo com você eu sendo e converso entendeu falo mal erro né quando eu dou entrevista para fazer eu sou eu turmar endeu Capricho vou falar né é eu tive aula com com uma pessoa um biógrafo que me deu umas dicas como fazer uma entrevista deixar o cara à vontade tudo né tá vendo e o principal você viu né pergunta simples n sabe faz a pergunta
e pronto já fiz a pergunta então cara cala a boca não fica tentando ajudar o entrevistado não e nem fazer duas perguntas ao mesmo tempo porque o cara vai responder só que ele quer isso aí você tá vendo Aí termina o jogo de futebol sabe o cara tá lá cuid acabou de de de jogar tá todo extenuado todo suado quer pro vestiário mijar inclusive tá o cara então primeira te dar uma aula sobre o que você fez em campo depois aí faz uma pergunta e aproveitando outra coisa então agora eu faço o seguinte quando eu
tô dando uma palestra coisa parecida quando você é obrigado a abrir para pergunta ó vamos vamos AB perguntas agora eu gostaria que as perguntas fossem rápidas curtas objetivas e principalmente terminassem com ponto interrogação Eu Fui aprovado aqui bom eu tenho que encerrar o vídeo vamos encerrar F uma pergunta você é o pior repórter para mim porque você me tira do sério entendeu com você não posso pousar de entrevistado você sabe todos os truques pô bom então é isso pessoal obrigado Rui obrigado Mais uma vez tá aqui Ouvidor do Brasil 99 vezes Tom Jobim do Rui
Castro só agora pela companhia das Letras super recomendado obrigado a quem nos assistiu e qualquer dia a gente fta tchau tchau l
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