Amém muito bem queridos é um prazer viu agradeço demais o carinho acolhida repito e reforço Eh que que privilégio viu ter tido esses dias aqui com os irmãos pena que foi breve né infelizmente as nossas obrigações pastorais acadêmicas e familiares nos impede a gente ficar muito tempo às vezes em alguns lugares principalmente os domingos né mas aí quando eu falei pro Adri Adre eu quero ir mas tem que jeito da gente fazer alguma coisa fora de um domingo falou tem feriado aqui tal perfeito e irmãos é muito bom est aqui ver vocês florescendo a igreja
eh se desenvolvendo Que bênção o novo espaço né que sinal da Graça e que Deus continuea encorajando vocês a cumprir essa missão gloriosa que é levar o evangelho de Jesus pras pessoas irmãos Como prometido nós vamos encerrar essa conferência Nossa tratando de um tema que eu considero importante Observe que houve uma lógica nós primeiro falamos do fundamento da igreja que é a centralidade de Cristo depois falamos hoje né mais cedo falamos um pouco aí sobre a adoção que é a implicação do que Deus faz em nós quando nos unimos ao filho de Deus e Como
Deus nos transforma de filhos da Ira ou filhos da desobediência em filhos de Deus isso nos torna coerdeiros com Cristo isso nos dá o privilégio de nos dirigirmos ao a Deus como pai em oração nos dá o privilégio de sabermos que a nossa comunhão com o senhor se dá pela mediação do o filho dele que é o primogênito dentre muitos irmãos e agora vou falar sobre o tema que também nos é muito caro desde a reforma eh os teólogos costumam dizer que o grande projeto apesar de Lutero ter ficado conhecido João Calvino eh e outros
reformadores John nox né se você pega eh o melanon você vai ver esses grandes reformadores ficaram conhecidos muitas vezes por debates ligados à doutrina da salvação mas na verdade o grande trabalho que muitos desses homens fizeram Não era nem no campo da doutrina da salvação era no campo da natureza da igreja então Falar o que a igreja o que significa ser igreja era um tema caríssimo para reforma e eu queria te convidar já a abrir a sua Bíblia em Efésios Capítulo 2 verso 14 Vamos ler aí até o verso 22 Efésios 2 14 Efésios 2:1
até o verso 20 22 e o tema é igreja uma família em forma de Cruz uma família em forma de Cruz Efésios 2:1 leremos aí até o verso 22 leio aqui na Nova Almeida atualizada você pode acompanhar com a sua versão aí viu bom assim diz o texto Sagrado porque ele é a nossa paz o qual de ambos fez um um e tendo derrubado a parede de separação que estava no meio a inimizade aboliu na sua carne a lei dos mandamentos em forma de ordenanças para que dos dois criassem em si mesmo um novo homem
fazendo a paz e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus por intermédio da Cruz destruindo por ela a inimizade e vindo evangelizou paz a vos outros que estava perto estais também os que estavam perto porque por ele ambos ambos temos acesso ao pai em um espírito assim já não sois estrangeiros e peregrinos mas concidadãos dos Santos e sois da família de Deus edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e profetas sendo ele mesmo Cristo Jesus a Pedra Angular no qual todo Edifício bem ajustado cresce para Santuário dedicado ao senhor no qual também vós juntamente estais
sendo edificados para a habitação de Deus no espírito irmã falar de igreja é entrar num terreno extremamente rico apaixonante A Igreja de Jesus não é um acidente de percurso e é importante a gente deixar claro já desde o início o que a igreja não é o que que a igreja não não é a igreja não é uma associação uma agremiação de pessoas com afinidades comuns não é a igreja não é uma associação de consumidores religiosos que se juntam num espaço para consumir uma atração religiosa não é a igreja também não é uma comunidade que oferece
ou oferta às pessoas experiências religiosas também não é a igreja não é e não pode ser um lugar onde a relação que as pessoas têm com Deus e umas com as outras é baseado em mera afeição a igreja não foi feita para ser necessariamente o lugar onde você vem para curar a sua solidão e as suas carências afetivas a igreja também não é isso não é isso também é verdade que a igreja não é uma instituição Apesar de que igreja precisa ser servida por uma instituição e esse é um ponto crítico a gente costuma usar
uma Analia de um livro que eventualmente a gente recomenda que é o livro A treli e a videira um livro interessantíssimo que faz a analogia de que a igreja a dimensão viva da igreja que é são as pessoas que pertencem ao corpo de Cristo ela é como se fosse uma videira orgânica natural mas uma videira para ser frutífera e cumprir a sua função ela precisa do apoio de uma treliça que é onde ela cresce a instituição é uma treliça a igreja é a videira a instituição tem que estar a serviço do Cuidado da videira nunca
o contrário a igreja precisa ser mais organismo do que organização mas ela também não pode se dispensar da organização porque a organização tem a função de servir o organismo mas nunca transforme o organismo num servo da organização porque senão você mata a videira Então pense pense nisso pense que a Igreja de Jesus não é nada disso que eu mencionei Mas então o que é isso O que é essa comunidade de pessoas que T diferenças sociais diferenças de gênero homem e mulher diferenças de cor origens culturais distintas que formam uma comunidade Que milagre é esse que
Jesus faz de juntar gremistas e colorados no mesmo lugar culto que milagre é esse flamenguista pregando aqui ainda pra gente entender o que é a igreja que milagre é esse quem andou fazendo esse milagre pelo mundo a gente precisa entender antes por que que as pessoas se tornaram tão inimigas umas das outras Será que o homem sempre foi assim Tribalista divergente discordante cria inimigos cria adversários ou será que isso não é reflexo de um problema mais radical e não será a igreja a própria reversão desse problema veja bem no livro de Gênesis Capítulo 1 verso
26 e 27 vocês vão ver que eu vou combinar uns textos pra gente entender Efésios Gênesis 1:26 a 27 é dito que Deus quando criou o homem o texto Você conhece façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança e o texto diz que criou pois o homem a sua imagem a sua semelhança o criou homem e mulher os criou a gente precisa ir num pouquinho mais no texto original pra gente entender o que esse texto tá dizendo a gente precisa olhar pro texto hebraico para começar o texto não está falando que Deus fez
o sexo masculino a sua imagem e semelhança porque quando você lê façamos o homem você pode cair numa pegadinha clássica da língua portuguesa porque nós adotamos o termo homem para se Desc para descrever o sexo masculino mas também a humanidade né mas em língua hebraica existe uma distinção existe termos separados para cada coisa quando a Bíblia Hebraica quer se referir à humanidade enquanto condição enquanto criatura de Deus indiferente do do sexo ele usa a expressão Adam Adam de onde vem Adão e a palavra que aparece aqui nesse texto Gênesis 1:26 façamos a Adam a nossa
imagem e conforme a nossa semelhança Então seja lá o que Deus foi dizer daqui para baixo sobre a origem ele está falando sobre a origem da humanidade não é do sexo masculino E aí o texto diz e criou Deus Adam O Homem De novo é Adam no original a sua imagem a sua semelhança os criou E aí o texto introduz a distinção zahar veniva em hebraico homem e mulher ou macho e fêmea os criou aí aqui aparecem os termos que distinguem homem e mulher aqui é sexo aí o texto já diz uma coisa interessante aqui
para começar o texto está dizendo que a humanidade partia de uma única origem comum fomos feitos à imagem e semelhança de Deus mas o que é curioso é que essa natureza una do ser humano Observe é Una possui dentro dela uma diversidade Qual é a diversidade homem e mulher homem e mulher Então guarde isso O que é o ser humano na sua origem uma unidade composta de uma diversidade simultaneamente ao mesmo tempo com guarde isso na na mente aí gente tudo que eu falo tem uma lógica tá então se você se perder você vai perder
o da pregação da mensagem acompanhe Gênesis 2:18 Olha que interessante o senhor diz assim não é bom que o homem esteja só não é bom que homem esteja só aí você pode pensar assim ah de novo lá vem ele o homem não esteja só vou fazer uma Auxiliadora o que que muita gente quando lê esse texto imagina tem um um homem um macho o macho Tá sozinho e aí Deus cria mulher para curar macho da sua solidão masculina muita gente lê texto assim mas não é isso que o texto tá dizendo o que o texto
tá dizendo não é bom que Adam esteja só a humanidade não é bom que a humanidade esteja só porque Deus tá olhando para Adam andando no Jardim Adão andando no Jardim Não tinha mulher aquele Adão se podia chamar ele de homem a gente só pode chamar el de homem depois que a mulher foi criada porque a ter sido criado o que que ele é ele é a humanidade é a humanidade sozinha no Jardim é uma humanidade solitária Você conhece Gênesis claro que você conhece todos os dias Deus quando cria vê que é bom não é
isso e viu que era bom e viu que era bom e viu que era bom de repente Deus olha para Adam sozinho no jardim e tem alguma coisa que ele fala que não é bom o que que não era bom a solidão da humanidade em Adão não é bom que o homem esteja só a palavra só em hebraico é levador levad em hebraico quer dizer destacado isolado em si mesm então Observe que entre o caráter divino e o Adam Solitário Deus olha para o homem que tinha sido feita a imagem semelhança dele fala tem alguma
coisa aqui que não é bom Claro voltando para Gênesis 1:6 não sei se você percebeu o verbo que é utilizado Quando Deus cria adama a humanidade é façamos nenhum outro momento da criação de Deus é usado um verbo no plural para criar Por que que aqui aparece no plural porque o texto diz alguma coisa sobre quem Deus é e diz alguma coisa sobre o quem Deus está criando quem Deus é ora olhando para o texto de Gênesis simples e puramente é muito difícil mas se você olha para toda a história da Revelação Divina fica evidente
que Deus não é Solitário também Deus é comunidade Deus é Trindade Deus é pai filho espírito santo Deus é uma família antes de qualquer família existir Então por que ele fala no plural porque Deus é plural a ênfase do verso 26 é que Deus é plural na sua unidade assim Como Adam é uno Deus é uno assim Como Adam é uma unidade mas que tem uma diversidade homem e mulher Deus é uma unidade Mas tem uma diversidade como Pai Filho e Espírito Santo na sua pessoa a natureza uma Deus a natureza é uma humanidade pessoas
são distintas pai filho espírito a humanidade tem sexos distintos homem e mulher veja que a base da a fundação da vida Comunitária humana nasce nessa primeira diversidade numa unidade que é a distinção homem mulher e Deus fala não é bom que o homem esteja só olha para Deus dizer que não era bom o homem estar só tinha um critério para comparar qual era o critério ele mesmo Claro se a humanidade é feita a imagem dele sendo Deus uma unidade e uma diversidade ao mesmo tempo a humanidade não podia ser diferente não era bom que a
humanidade estivesse só então Deus introduz uma Auxiliadora Deus introduz uma Auxiliadora idônea a palavra idônea em língua hebraica nigo quer dizer que ele seja equivalente da mesma condição da mesma natureza e é e é nesse cenário que Deus introduz a diversidade na humanidade o primeiro passo em direção à diversidade é a diferença entre homem e mulher apesar de ambos compartilharem a mesma natureza humanidade são distintos ao mesmo tempo até aqui tá claro que Deus destinou o homem para viver em comunidade a gente chama isso na teologia de Mandato social é o mandato Divino pra gente
viver em comunidade então um ser humano que vive isolado está indo contra a sua natureza porque Deus nos criou para viver em comunidade a comunidade básica o casamento depois a família estendida depois as tribos as sociedades E aí as diferentes comunidades que nós fazemos parte contudo nós sabemos da história sabemos que essa criatura feita imagem semelhança de Deus desobedece o seu Criador cai na condição de pecador e pecadora e o primeiro efeito do Pecado em Adão e Eva em específico Adão foi foi a mulher que tu me deste é o primeiro registro de um conflito
social um conflito social foi a mulher que tu me deste tava bom eu sozinho né mas o senhor me deu uma mulher me deu criou adversidade e olha aí já deu um conflito já deu um conflito claro que o conflito social se agrava se agrava culminando numa outra cena de Gênesis que você se lembra muito bem a história de um irmão que matou outro irmão é o primeiro registro de irmãos brigando contra irmãos atenção Caim Abel Mas uma coisa que pouca gente observa nessa história Gênesis capítulo 4 verso 4 que diz que Abel por sua
vez trouxe as Primícias do seu rebanho e dar gordura e agradou se o senhor de Abel e de sua oferta ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou irou-se atenção irou-se pois sobre maneira Caim e descaiu lhe o semblante aí a pergunta que surge é Caim mata Abel porque tinha raiva do seu irmão Esse é o ponto crítico Esse é o ponto crítico desse texto Caim não mata Bel porque tinha raiva do se me irmão ele tinha raiva de Deus o ressentimento de Caim era contra Deus mas por que ele mata
o seu irmão porque ele não podia matar Deus então ele mata quem tem a imagem de Deus ele violenta viola a dignidade daquele que tinha a imagem de Deus estampada no seu rosto porque Deus criou ser a sua imagem e semelhança o que tinha de mais próximo da divindade naquele momento era seu irmão e foi sobre o seu irmão que ele infligiu a sua violência eu costumo dizer que se Deus aparecesse hoje aqui para nós nós todos ou pelo menos se Deus aparecesse diante de Caim naquele momento que Caim Faria Caim ia matar Deus que
ele tava com raiva do Criador ele tava indignado porque ele aceitou a oferta de Abel e não considerou a sua oferta aceitável cheio de Justiça próprio cheio de indignação própria E aí o verso 6 diz que então lhe disse o senhor por que andas irado e por descaiu o teu semblante Olha a pergunta de Deus para Caim se procederes bem não é certo que serás aceito se todavia procederes mal Eis que o pecado jás a porta o seu desejo será contra ti mas a ti cumpre dominá-lo disse Caim Abel seu irmão Vamos ao campo estando
eles no campo sucedeu que se levantou Caim contra abé o seu irmão e o matou e disse o senhor a Caim Onde está Abel o seu irmão Olha que parte interessante ele respondeu não sei por acaso sou tutor do meu irmão Olha que resposta mal criada por acaso sou tutor do meu irmão Claro que sim que ele era o toor agora veja que contraste a imagem de um irmão se isentando da responsabilidade de outro irmão e lá em Jesus Jesus vem e fala assim ama o teu próximo como otimismo em outras palavras Jesus tá dizendo
vai ser tutor do seu irmão vai ser tutor do seu irmão acompanhe e disse Deus que fizeste a voz do sangue do teu irmão clama da terra até mim és agora pois maldito por sobre a terra cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão atenção agora inimizade contra Deus gerou uma inimizade contra o próximo uma tensão contra Deus criou ou uma tensão com o próximo e por que isso é importante porque por trás de toda a intolerância social se você cavar toda a intolerância relacional Cave Cave faça uma genealogia
você vai chegar numa intolerância contra Deus porque a raiva de Caim não era contra Bel a raiva da humanidade não é contra o próximo a raiva da humanidade contra Deus e nós projetamos esse ressentimento contra o próximo por quê porque aquele que tem a imagem de Deus estampada mais próximo de nós tirando nós mesmos então a raiz da violência humana da intolerância humana da dificuldade de convívio social humano esconde uma raiva contra o criador Essa é a Gênese de toda violência Essa é a origem de todo mal eu costumo dizer que o ser humano é
portador de uma pulsão deicida deicida no sentido de querer matar Deus é o que se esconde por trás de toda a violência Jesus em Mateus 5 no Sermão da Montanha Vai juntando as peças Mateus capítulo 5 verso 21 e 22 no sermão do Monte Jesus diz ouviste que foi dito aos antigos não matarás citando aos 10 mandamentos não matarás e quem matar estará sujeito a julgamento gente por que que Deus deu o mandamento pros judeus pros israelitas de não matar e depois estende isso pra humanidade porque parecia óbvio que se o povo tivesse ressentido contra
Deus isso se refletiria em violência contra o próximo e o ápice da violência é obviamente O homicídio agora se o povo está bem com Deus se o povo está em paz com Deus isso se refletiria em paz e amor ao próximo então pense inimizade vertical gera inimizade horizontal inimizade contra Deus intolerância contra Deus gera intolerância contra o próximo Jesus diz o que foi dito no mandamento não matarás gente é claro Olha o que Jesus faz Jesus tá dando um destaque de que o que tá por trás do mandamento não é simplesmente não matar é que
para Deus ter criado o mandamento dizendo homem não matar significa que o homem está numa condição de alienação de Deus distante de Deus que ele tem que lidar com uma raiva radical na sua vida contra o criador E aí Jesus amplia o mandamento ele diz não pera aí Quem matar eu porém vos digo verso 22 Mateus 5:22 que todo aquele que sem motivo se irar contra o seu irmão estará sujeito a julgamento e quem proferi o Insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal E quem lhe chamar de Tolo estará sujeito ao inferno
de fogo e talvez você diga assim nossa é só isso que só por causa disso qu a pessoa vai pro inferno não gente a ênfase de Jesus não é essa a ênfase de Jesus não é simplesmente porque alguém chamou o outro de Tolo a ênfase de Jesus é a sua intolerância contra o próximo é Reflexo da sua intolerância contra Deus é claro que você não pode habitar com Deus eternamente Porque ele é o objeto da sua raiva refletida na sua raiva contra o semelhante Então o que fizemos até agora fizemos uma genealogia da violência e
da intolerância porque o ser humano tem dificuldade de viver em comunidade Por que que a gente cria tribos Por que que a gente cria polarizações Por que que a gente cria ressentimento contra o outro por que que a gente é intolerante contra o outro e aí aí a gente tem que voltar a outra pergunta por que a igreja é possível Paulo em romanos capítulo 5 e aí depois nós voltamos Voltamos para Efésios Paulo vai falar que o nosso ministério o ministério que Deus confiou a ele confiou à igreja é o ministério da Reconciliação Romanos 5:10
porque se nós quando inimigos Olha o que Paulo tá dizendo se nós quando Inimigos Inimigos de quem Inimigos de Deus éramos Inimigos de Deus é isso que Paulo tá dizendo se nós quando inimigos fomos reconciliados com Deus reconciliados com Deus porque eraa o nosso inimigo nós olhávamos para Deus como nosso adversário aí você fala não que nada eu tinha um adesivo no meu carro deus é bom deus é fiel mas as nossas obras diziam que ele era o nosso adversário todas as nossas obras elas davam evidência de que a gente tratava Deus como adversário Eu
costumo dizer que quando a gente se converte ao Senhor a gente não consegue pecar mais em paz a gente não peca mais em paz porque agora não somos mais inimigos Olha a linguagem de Paulo porque se nós qu inimigos fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu filho você prestou atenção nisso para Deus te transformar de inimigo dele em seu amigo Deus teve que julgar a raiva que você tinha contra o criador a raiva de Caim Deus teve que julgar a raiva de Caim no filho dele não parece irônico isso se o sonho o
projeto de Caim naquele momento que ele matou o seu irmão era matar a Deus um dia que Deus veio ao mundo igual a gente em carne o que fizemos com ele entendeu realizamos o nosso velho sonho realizamos o nosso velho sonho Puxa que oportunidade é o momento da humanidade se vingar de Deus Deus veio oh beleza nós vamos espancá-lo cuspir crucificá-lo colocar numa cruz colocar cravos à mão dele humilhar ele publicamente erguer ele no Madeiro ali nós despejamos todo o nosso ressentimento contra o criador o que nós não esperávamos é que na medida que golpeamos
furiosamente Deus em carne o Deus em carne violentado na cruz e que se deixou violentar na cruz Como Uma Ovelha muda perante os seus tosquiadores não abriu a boca foi esmagado Pelas nossas iniquidades na medida que ele era golpeado e que o seu sangue esguicha ele devolvia os seus alges graça Salvadora em abundância Como diz John stott na medida que ele era vencido ele vencia estando já reconciliados seremos salvos pela sua vida e não apenas isso mas também nos gloriamos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo por intermédio por meio de quem recebemos agora a
reconciliação então o que que Deus tá fazendo aqui agora vocês vão vamos voltar para Efésios Efésios 2is porque agora nós temos temos repertório nós temos ferramentas para ler Efésios Capítulo 2 verso 14 porque agora nós vamos entender a doutrina da igreja em Paulo veja aí o verso 14 porque ele é a nossa paz do qual de ambos fez um essa linguagem ambos fez um te lembra alguma coisa Gênesis de ambos fez um Gênesis o que Paulo basicamente está dizendo é que o que Deus anda fazendo na Igreja de Éfeso que essa carta é paraa Igreja
de Éfeso é que Deus tá fazendo ambos um quem é o ambos aqui no caso da Igreja de Éfeso eram os judeus e os gentios Deus tá pegando judeus e gentios dois grupos étnicos irreconciliáveis os judeus consideravam os gentios impuros e idólatras os gentios consideravam os judeus Um Povo estranho com ritos estranhos e um Deus que não tinha imagem e agora Deus está juntando ambos em um só corpo numa comunidade Que milagre é esse Paulo tem que descrever o milagre como que Deus fez esse milagre derrubando a parede que estava no meio qual era a
parede a inimizade tá aqui ó a inimizade que inimizade aquela antiga inimizade que a queda introduziu que fez a Adão Eva que fez Caim matar Abel que fez os homens autoridades políticas e religiosas crucificarem o Salvador é a inimizade que coloca tensão entre homens e homens criaturas e criaturas feitas à imagem de Deus é intolerância humana de uns contra os outros Deus está implodindo com a inimizade na sua cruz e como ele está fazendo isso derrubando a parede de separação que estava no meio aí eu preciso dizer para você o que era o que que
era essa parede de forma mais clara gente para quem não sabe em Jerusalém lá em Israel tem as ruínas do Templo de Jerusalém do antigo templo tem no Museu de Israel inclusive no museu se você for lá você vai ver uma placa escrita em língua grega essa placa era da época de Jesus e era uma placa que era posta numa mureta que separava os pátios do templo não sei você sabe o Templo de Jerusalém tinham pátios o pátio mais externo mais longe do templo era chamado do Pátio dos gentios os não judeus que visitavam Jerusalém
só podiam ficar naquele espaço no pátio intermediário você tinha o pátio das mulheres só as mulheres judias separado por uma mureta do Pátio dos gentios numa parte mais interna e mais próxima do templo você tinha o pátio dos homens judeus e finalmente a a área mais Santa do templo que só podia ter acesso sumo sacerdotes e sacerdotes era a área Santa do templo o átrio o pátio do templo agora vejam bem que que Paulo está dizendo aqui Paulo está pegando a imagem da mureta que separava gentios e judeus judeus e não judeus da adoração a
Deus ele pega essa imagem do muro de separação da parede de separação e fala sabe o que que o evangelho anda fazendo derrubando as paredes derrubando as paredes para quê para destruir a inimizade porque inimizade que impedia as pessoas estarem junto do jeito que Deus planejou em Gênesis e como Deus fez isso verso 15 ele aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças para que dos dois criassem em si mesmo uma nova humanidade Um novo homem fazendo a paz e nada aqui que Paulo escreveu gente é acidente de percurso Paulo não
gasta tinta viu muita gente que lê Paulo acha que Paulo tá enchendo da linguiça né tá enrolando no texto gente Paulo não pode desperdiçar tinta primeiro porque era caro na época e papiro também era caro então Paulo precisa ser muito preciso em cada palavra que ele usa quando ele diz que ele aboliu na sua carne a lei dos mandamentos Paulo não está dizendo que o Evangelho aboliu a lei Paulo está dizendo que o Evangelho aboliu a lei dos mandamentos numa forma específica a forma de ordenanças o que que são ordenanças no original grego Dogma Dogma
o que que é o Dogma interpretações humanas sobre a Lei Qual a interpretação humana a interpretação que os fariseus e os judeus criaram na época que judeu e genti não podia cultuar juntos isso era um dogma não tem nenhum lugar no antigo testamento que diz que o genti e Judeu tinha que estar separado na adoração a Deus ao contrário Deus prometeu a Abraão que através dele seram abençoadas todas as famílias da Terra isso era um dogma foi uma invenção Religiosa e Jesus tá abolindo essa invenção religiosa por meio da sua obra para que dos dois
criassem em si um novo homem gente veja isso é muito forte Deus está através de Jesus e através da sua cruz criando uma nova humanidade é quase como se Deus recomeçasse Gênesis é a nova criação é uma nova humanidade e a matéria prima da nova humanidade não é mais o pó da terra a matéria prima da nova humanidade é o próprio Cristo e é de Cristo que ele faz uma nova humanidade e o texto usa uma palavra que parece de novo fazendo a paz eu falo sempre pessoal da minha igreja quando você lê o fazendo
a paz você não pode ler eu fazendo a paz igual a paz da Miss Universo já viu Paz de Miss Universo pessoal Pergunta assim para mim universo O que que você gostaria O que que você desejaria eu desejo a paz universal Você já viu esvazia o sentido né gente p a linguagem de Paulo aqui é é um antigo Shalom do hebraico a palavra Shalom em hebraico le shalem que é a raiz da palavra né o pacificar lalem quer dizer é uma pacificação Econômica sabia você quando vai em Israel você fala assim eu quero pagar isso
você fala Leal pagar pagar é não ter dívida não ter falta viver em paz é não ter falta o que ele tá dizendo é que entre judeus e gentios não existe nenhum débito a ser pago entre os irmãos não existe nenhum débito a ser pago não existe nenhuma falta entre os irmãos e assim reconciliasse ambos reconciliasse a palavra chave ambos em um só corpo olha que louco em um só corpo com Deus por intermédio da Cruz palavra-chave a igreja é uma família em forma de cruz por intermédio da Cruz destruindo por ela a inimizade Por
que que quero dar ênfase na cruz porque não sei se você reparou se o pecado introduziu uma inimizade contra Deus que se refletiu numa inimizade contra o próximo o evangelho introduziu uma Reconciliação com Deus para que houvesse uma Reconciliação com o próximo reconciliação vertical gera reconciliação horizontal se estamos mal com Deus nós vamos mal mal com a igreja porque a gente não tolera ninguém porque a gente não tolera Deus mas se Estamos bem com Deus eu não vou pra igreja para bater o ponto pro pastor não encher minha paciência ligando Onde você está minha irmã
eu vou pra igreja para celebrar a minha Reconciliação com ele e agora eu tenho condição de estar reconciliado com meu irmão Ele não é mais uma ameaça porque Deus também não é mais uma ameaa por isso é claro era inevit que de uma Recon com Deus nascesse uma igreja a igreja cristã meus irmãos não é fruto de uma associação de pessoas que se juntaram e assinaram estatuto A Igreja de Jesus é um milagre A Igreja de Jesus é o sinal de que estamos reconciliados com Deus por isso podemos andar juntos podemos andar juntos deu por
meio Cruz inim preciso me sentir constrangido com raiva se Deus me perguntar onde está o meu irmão eu não preciso responder de forma mal criada por acaso sou todo meu irmão eu não preciso responder mais a Deus de forma mal criada Ao contrário ao invés disso Deus nos entrega um mandamento amar o nosso próximo e por é possível amar o próximo agora é possível amar o próximo porque agora eu amo a Deus amo a Deus possa amar o próximo é toda a linguagem de Paulo aqui e Paulo avança verso 17 e vindo evangelizou paz que
que evangelizou paz Deus está anunciando Boa Nova anunciando o quê que não tem mais tensão contra ele logo não tenho tensão contra o meu irmão evangelizou a paz evangelizou a paz Shalom a vóz outros que estaves longe se referindo aos gentios e paz aos que estavam perto se referindo aos judeus lembra do pátio Quem era que estavam longe lá no templo era os gentios quem é que estavam perto eram judeus então o evangelho o evangelho da Paz foi para os que estavam longe e para os que estavam perto para o que era os estrangeiros e
para os que eram familiares porque por ele por Jesus ambos temos acesso ao pai em um só espírito vocês perceberam a Trindade aí perceberam a Trindade a Trindade aí no verso 18 por ele Jesus ambos temos acesso ao pai por um espírito a Trindade tá aqui a dança trinitária tá aqui a família trinitária tá aqui na igreja fazendo a obra da igreja assim já não sois estrangeiros irmã se tem uma coisa que a igreja não pode permitir é que as pessoas ao chegarem aqui se sintam estranhas estrangeiras peregrinas o que eu amo rodando esse país
e fora desse país visitando igreja tudo quanto é canto desse planeta é que cada igreja cristã que eu entro eu me sinto em casa eu me sinto em casa eu me sinto com velhos irmãos velhos conhecidos E por que isso é possível porque o que tá no verso 19 assim não sois estrangeiros nem peregrinos mas concidadãos Ou seja a mesma cidadania dos Santos sois da família de Deus a família de Deus trinitária que se reflete na igreja edificados sobre o fundamento dos Apóstolos dos Profetas sendo ele mesmo Cristo Jesus a Pedra Angular eu vou falar
da Pedra Angular quando eu fui a Israel em primeira vez 2005 depois eu fui outras vezes mas em 2005 eu Visitei um sítio arqueológico em Jerusalém em que você tem a ruína o que sobrou de uma casa era um prédio oficial dos judeus e lá nesse prédio a única coisa que sobrou desse prédio foi um arco de pedra de bloco de pedra é um arco de blocos encaixados que não tem argamassa e eles ficaram em perfeita condição em perfeito equilíbrio aí você fala como é que esses blocos duraram 2000 anos nunca caíram aí de cima
por uma questão física porque as pedras são colocadas umas do lado da outra mas o que sustenta esse arco de pedra e faz o equilíbrio físico para ele não despencar é uma pedra que tem um ângulo específico na parte de cima do Arco que ela encaixa e equilibra os outros blocos essa pedra é chamada de pedra angular de um lado nós temos os apóstolos do outro nós temos os profetas mas quem é que junta Apóstolos e profetas numa única verdade é a Pedra Angular é Cristo todos eles apontam pra realidade de Cristo o que sustenta
a igreja meu irmão O que torna a igreja igreja é a centralidade de Jesus Cristo como nosso senhor e salvador essa é uma verdade que nós não abrimos mão é a centralidade inclusive é a centralidade de Cristo que mantém a igreja sendo igreja tirou a centralidade de Cristo ela vai virar outra coisa vai virar tudo aquilo que eu disse que igreja não é no início agremiação social lugar de consumo religioso lugar de entretenimento lugar para você tentar curar suas carências para você aparecer Mas se a igreja tá centrada na Pedra Angular quem sustenta esse Santuário
O próprio Cristo sustenta esse Santuário E aí o texto termina dizendo no qual todo o edifício bem ajustado Olha aí a Pedra Angular que faz todo o edifício bem ajustado cresce para Santuário dedicado ao senhor no qual também vós juntamente estáis sendo edificados para a habitação de Deus no espírito quero citar um trecho de um livro que eu super recomendo que você leia chama vida em comunhão do beatrich Bon heffer né teólogo luterano um livro que eu falo que toda pessoa que precisa ressignificar a relação dela com a igreja precisa ler vida em comunhão livro
belíssimo Olha o que Bon rer vai dizer entre meu próximo e eu entre meu próximo e eu está Cristo a gente às vezes esquece disso Jesus é mediador entre Deus e os homens Mas ele também é mediador entre seres humanos e seres humanos bonoff está dizendo que eu não posso entre eu e meu próximo está Cristo por isso não me é permitido desejar uma comunhão Direta com o meu próximo Deus não nos autorizou a termos comunhão com nenhum irmão comunhão Direta com nenhum irmão nós não temos comunhão Direta com ninguém nós temos uma comunhão mediada
por Jesus eu só consigo ter autêntica Comunhão com meu irmão se entre eu e ele tiver a mediação de Cristo tirou a mediação de Cristo eu poss ser amigo colega companheiro mas comunhão de irmãos só é possível pela mediação de Jesus acompanhe unicamente Cristo pode ajudá-lo como unicamente Cristo pode me ajudar Isso significa que eu devo renunciar todas as minhas intenções apaixonadas de manipular forçar ou dominar o meu próximo eu tenho que renunciar a todas as tentativas de controle sobre o meu irmão o meu próximo Quer ser amado como ele é tal como Deus o
fez Independente de mim Independente de mim das minhas expectativas ou seja como aquele por quem Cristo se fez homem morreu ressuscitou e a quem Cristo perdoou e destinou para a vida eterna basicamente o que o bon R está dizendo meu irmão como é que Deus te amou Cristo te amou você entendeu Cristo te amou de incondicionalmente Cristo te tolera incondicionalmente Como que você pode olhar pro seu irmão e achar que você tem alguma vantagem moral sobre ele depois que Cristo te amou do jeito que ele te amou por isso que o apóstolo João em outra
carta vai dizer que aquele que odeia o seu irmão está em trevas é óbvio óbvio O que faz uma pessoa odear um irmão além do desafeto com Deus evidentemente ele se vê numa superioridade moral ao irmão e ao se ver uma superioridade moral ele esqueceu o evangelho porque o evangelho não dá a oportunidade para ninguém se sentir superior a ninguém ao contrário o evangelho coloca todo mundo de joelhos diante da cruz e ao colocar todo mundo diante do de joelho diante da cruz eu não posso olhar pro meu irmão de cima para baixo eu tenho
que olhar pro meu irmão na mesma altura no mesmo nível porque eu sei que ele foi amado por Deus como eu fui amado por Deus então tenho que amar o meu irmão como Cristo me amou e Cristo me amou incondicionalmente Eu amo meu irmão incondicionalmente ah como que eu consigo graça para isso de novo se você quiser fazer isso diretamente você vai fracassar mas se você fizer isso mediado por Jesus o seu irmão vai receber o amor que ele precisa receber e que no fim é o amor de Cristo por ele pelas suas mãos mas
é de Cristo e eu encerro Com Primeira João Capítulo 3 verso 10 e vej como a linguagem de João nesse texto e esse o texto tem que ler se você quiser abrir vale a pena primeira carta de João 3:10 finalzinho da Bíblia veja se não é exatamente um resumo de tudo que nós falamos aqui inclusive citando Caim Primeira João 310 a 16 nisto são manifestos os filhos de Deus falamos de adoção mais cedo nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo todo aquele que não pratica Justiça não procede de Deus nem
aquele que não ama a seu irmão porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta que nos amemos uns aos outros não segundo Caim Olha que João fala não segundo Caim que era do maligno e assassinou a seu irmão e por que o assassinou porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas irmãos não vos maravilhe se o mundo vos odeia Por que que João fala isso é evidente um cristão quanto mais cristão ele for mais odiado ele será por quê Porque mais ele reflete a imagem de Deus e quanto mais
imagem de Deus você reflete mais o ódio que o próximo tem não Cristão contra Deus será projetado em quem mais se parece com Deus e essa é a ideia do João João tá dizendo não vos maravilhe se o mundo vos odeia nós que já passamos da morte para vida por que que sabemos que passamos da morte para vida por que que sabemos que já estamos ressuscitados com Cristo Qual é a evidência de que minha cova já está aberta Qual a evidência porque amamos os irmãos amamos os irmãos se você ama o seu irmão a vida
já come gente a ressurreição Já come a morte já recuando a inimizade já estão derrotadas a reconciliação já está feita a cruz foi eficiente em você aquele que não ama permanece na morte gente João tá dando diagnóstico se o seu coração é eventualmente incendiado por ressentimento raiva intolerância fique esperto isso cheira a morte é o que separa os filhos de Deus dos filhos do diabo agora se o seu coração começa a dar sina de compaixão sinais de amor você não entra num relacionamento com o irmão carente reconhece que entre você e ele está Cristo isso
é um bom sinal é sinal que a ressurreição tá chegando no seu coração é sinal que Deus te selou pra vida eterna sinal que você passou da morte para a vida é o que tá no verso 14 todo aquele que odeia seu irmão verso 15 a mesma linguagem de Jesus é assassino é igual Caim só não consumou mas é Caim ora vós sabeis que todo assassino não tem vida eterna Permanente em si Claro que não ele tá cercado da Morte nisto conhecemos o amor de onde você conhece o amor como que você sabe o que
é o amor conclusão de João que Cristo ao invés de matar como Caim matou deu a sua vida por nós deu a sua vida por nós e devemos dar a vida pelos irmãos simples assim sim ficou Claro meu irmão a igreja de Jesus é um milagre A Igreja de Jesus é um sinal no tempo e no espaço que estamos bem com Deus a igreja é a evidência de que existe um povo que está reconciliado com os céus por isso reconciliado uns com os outros a igreja é a prova dentro de uma comunidade de uma sociedade
de uma cidade de que Deus anda trazendo pessoas de para perto de si tem gente que não tem raiva de Deus por isso não tem raiva do próximo por isso a igreja é possível por isso congregar é possível por isso está aqui meu irmão repito não é simplesmente você cumprir uma obrigação religiosa estar aqui é Celebrar que entre você e Deus acabou a inimizade logo entre você e o seu irmão também acabou a inimizade é uma igreja uma família em forma de Cruz Deus vamos orar senhor que grande graça é estar aqui reunido com os
meus irmãos é verdade estamos longe fisicamente uns um do outro mas graças à obra do teu espírito vir aqui é como visitar a minha famía estar aqui é celebrar a família da Cruz a família da Reconciliação é aqui que esses meus irmãos celebram Dominical e frequentemente o fato de que o senhor os reconciliou contigo e o fez por meio de Jesus ô Deus que coisa gloriosa pensar que o teu filho abra no seu sofrio naquela Cruz e que surpreendente saber que Deus transformou o sofrimento do seu filho numa vitória sobre o nosso pecado e a
nossa inimizade contra ti o Senhor nos derrotou pelo amor e graças a derrota do nosso da nossa raiva e da nossa indignação que o senhor fez possível uma comunidade onde o senhor evangelizou a paz a igreja do Senhor é um grande milagre a igreja do Senhor é um grande sinal a igreja do Senhor é evidência de que o seu continua fazendo coisas maravilhosas e salvando pessoas para a tua glória Senhor como é bom pertencer uma família de reconciliados eu olho pro meu irmão e me glorio em Cristo olhando para ele porque vejo nele estampada a
imagem do Deus que eu amo