Unknown

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Video Transcript:
o Olá seja bem-vindo seja bem-vinda a escola do discípulo a sua escola bíblica online eu sou o pasteleiro e breather eu estou muito feliz de estar aqui com você mais uma vez para mais uma manhã Henrique cima de estudo da palavra de Deus hoje um dia especial né o dia 1º de Novembro mas é um dia que nós celebramos no final de semana que nós celebramos o aniversário da reforma protestante então nós estamos aqui muito feliz esse nessa manhã já quero agradecer a presença de todos vocês que nos bastante bastante gente já online e Jardim
disse que era pedir para vocês já irem deixando o like aí né cliquei no no botãozinho do gostei porque isso ajuda esse vídeo a ser espalhado para mais outras pessoas comentem bastante aí compartilha encontra as pessoas se você ainda não inscrito no e eu quero convidar você fazer isso agora nossa nessa última semana atingimos uma marca muito importante a marca de 200 mil inscritos e tudo isso é para glória do Senhor Jesus se você quer conhecer escola do discípulo eu vou te dizer tudo que você precisa saber nós amamos Jesus nós amamos a Bíblia nós
amamos a igreja e nós queremos investir esteja seja cada vez mais intelectualmente robusta e espiritualmente vibrante para que a palavra de Deus seja estudada seja amada e seja um grande Tesouro da igreja e a gente quer fazer esse junto com vocês nessa manhã continuando a exposição da carta de Paulo a filemom nós começamos essa exposição no domingo passado e hoje nós vamos terminar porque filho é mal é bem pequenininho só tem um capítulo Então nós vamos passar por todo o capítulo hoje e vamos ver coisas riquíssimas vamos trazer também algumas coisas que aconteceram é na
semana né algumas questões as polêmicas de interpretação bíblica Mas eu acredito que você vai ser muito abençoado hoje eu quero começar como nós geralmente fazemos com um testemunho mostrando um testemunho aqui que a gente recebeu essa semana e sempre que a gente recebe testemunhos a gente fica muito feliz esse testemunho é recebemos da rai Rúbia pelo Instagram e ela disse assim boa noite eu conheci o canal pouco tempo enquanto estava procurando a visão de Daniel e logo me apaixonei estou em uma fase que a palavra estacionando viva para mim tenho 12 anos que Cristo me
aceitou sempre gostei de ler a Bíblia mas depois que aprende mais sobre o Espírito Santo ele foi me levando mais fundo nas escrituras junto e os estudos e Desde que conheci o canal não consigo mais parar de maratonar e aprender mais a série da nossa história fez ainda me fez aí é chamada a pela palavra que por querer conhecer mais da nossa fé as aplicações são bem simples e ricas agradeço pelo esforço de nos dar um conteúdo que só nos fortalece Fico muito feliz de receber esse testemunho muito obrigado viu querida e a gente quer
saber como é que você também conhece a escola como é que a escola Tem abençoado a sua vida e se você puder manda e-mail para nós Será que a gente lá no Instagram né escola do discípulo e o Embraer 44 Felipe breier Coloca aí nos comentários o seu testemunho a gente gosta muito de ler sabe que é o momento eu acho que para mim para o Felipe em que o nosso coração mais descanse em Deus é quando nós recebemos esses testemunhos e vemos que de uma forma Soberana Deus tem usado a escola do discípulo para
gerar transformação profunda no coração de tantas pessoas e é realmente isso é maravilhoso mas antes de mais nada Vamos orar Quero convidar você fecha o Senhor Jesus louvado seja o teu nome nós te agradecemos nessa manhã pai por que o Senhor nos trouxe aqui nesse lugar e o teu espírito está abrindo os nossos olhos iluminando os nossos corações para que nós possamos entender as duas escrituras Agradecemos por isso o pai por que o senhor não nos deixou sozinho mas o senhor falou na língua dos homens e o senhor deixou sua Revelação registrada e o senhor
tem abençoado abençoado a igreja com tantos Mestres com tantas pessoas que estudam a tua palavra para que o teu povo seja alimentado e não é nada mais do que isso nada menos do que isso que nós queremos fazer essa manhã vamos a Deus ser alimentados profundamente pela tua palavra e deixarmos que ela passa em nossa as revoluções as transformações que esse mundo tanto precisa ver Oramos em nome de Jesus e Amém Deus abençoe então o pessoal que sempre tá aí né a Azarias Débora Rayane acabou de ler o testemunho da Raiane a minha voz está
hoje ligada aqui na aula Deus abençoe Jonas a série história do cristianismo é uma benção de Deus legal é Lembrando que como nós estamos celebrando a reforma protestante agora nesse final de semana depois tira aí uma parte do seu domingo para você assistir o nosso episódio do da da série sobre a reforma protestante que tá muito legal tá muito interessante você vai lá depois de assistir Você tem alguma dúvida sobre reforma protestante Eu acredito que a esse episódio vai te ajudar bastante tá bom é Jeane a disse igual eu não consigo parar de maratonar para
mim atualmente é o canal que mais me ajuda a entender as escrituras e a Deus para isso legal demais ou gente então vamos iniciar Eu gostaria de falar com vocês e recapitular um pouquinho o que nós vimos sobre Filemon no na aula passada Então vamos lá recapitulando quem era filemom filemom era um cristão da cidade Colosso a uma uma hipótese de que ele não fosse da cidade Colossus mas da cidade Laudicéia que é uma cidade próxima é eu vou falar disso quando a gente tiver lendo a carta mas no finalzinho da carta de Colossenses nós
vemos que Paulo falou assim olha Leia essa carta o lá na igreja dos laodicenses né e leu a carta que eu enviei a Laudicéia aqui também alguns acham que a carta de Filemon a Kardashian Não era essa carta aos de Odisseia né Então aí nesse caso que legal seria de Laudicéia onde Colosso mas na verdade é aquela região né cidade eram bem próximos a nós acreditamos tradicional mente que Paulo escreve aí se irmão que era da cidade Colosso e ele era amigo de Paulo Paulo inclusive um tema interessante que é coelho nosso para designar Filemon
e esse termo ele fala de amizade mas ele era muito usado é para parceiros de negócio né para sócios né então parece que Paulo tinha uma relação com filemom de amizade mas que filémon também poderia ser um dos financiadores do ministério de Paulo né No final da carta nos vemos que Paulo faz alguns pedidos interessante pó quando eu passar por aí deixa o meu quartinho arrumado né eu Parece que eles eram próximos e que Filemon participava de uma certa forma talvez até financeiramente desse ministério do apóstolo Paulo Hum será que filémon tinha família Quem era
a família de filemom versículo um nós vemos Paulo falando sobre uma tal de irmã a Feia que talvez seja a esposa de Filemon né alguém ligado a ele da família de nós não podemos afirmar Com certeza mas nós vamos ver como que é importante ter esse nome feminino nessa caro e na igreja doméstica havia uma igreja lá sim uma das igrejas the Colossus se reunia na casa de filho é bom eu digo uma das igreja de Colossos Porque apesar da cidade não ser tão grande tão importante parece que havia mais de uma igreja por que
Paulo escreve a carta aos Colossenses e parece que essa carta aos Colossenses foi mandada para uma igreja e a carta a Filemon mol-1 uma igreja que se reúne em outra casa né então parece que tinha havia no mínimo duas igrejas aí dois pequenos grupos se reunirão nas casas em Colossos Oi e essa carta a Filemon ela foi escrita por Paulo a partir da prisão Lembrando que tradicionalmente nós é colocamos essa carta como sendo escrita na prisão de Roma o Paulo estava em Roma Paulo foi preso várias vezes o Lucas relata várias prisões talvez não todas
as prisões de pau e alguns estudiosos têm levantado a possibilidade dessa prisão de Paulo serem é filhos né e não em Roma Por que seria mais fácil para um escravo sem recursos um escravo fugitivo comunismo chegar a herpes o que era bem mais próximo de Colossos do que a Roma que era uma viagem muito grande por outro lado alguns dizem assim não mas se um escravo quer fugir ele quer ir para o Mais longe possível e tendo essa ideia que a carta nos passa tipo que ele havia roubado de Filemon ele então teria recursos para
fazer uma viagem longa e se perder na capital do império onde ele a empresa não seria encontrado por ninguém então nós sabemos que Paulo escreveu a partir da prisão sim em Roma ou em Éfeso fica difícil dizer mas a tradição diz para nós que provavelmente a prisão de Roma E é só carta que na verdade é um bilhete não é nenhuma carta né são 20 e Poucos Versículos eram bilhete nós vamos ver quero bilhete bem pessoal ele é muito importante porque ele traz para como que devem ser as novas relações humanas a partir do Evangelho
duas coisas ficam é muito Claras quando a gente olha para esse bilhete a partir daquilo que a gente já estudou em primeiro lugar de que ninguém é maior do que os outros nem Paulo nem filemom Paulo começa a sua carta de uma maneira muito curiosa diferente do que ele fez para carta aos Colossenses para carta aos Efésios e para carta aos romanos quando ele começa a dizer Paulo Apóstolo de Cristo Não nessa carta não ele prefere dizer Paulo servo do Senhor escrava do senhor né ele tira suas prerrogativas de autoridade porque ele quer mostrar neste
bilhete que no Evangelho não existem relações a distância entre as pessoas que devo a causar discriminação e ele fala de Onésimo ele chama Onésimo de o próprio coração dele no Versículo 12 Onésimo quando encontrou Paulo Ficou ali morando com ele foi discipulado pelo Apóstolo ganhou tanto coração do apóstolo que ele diz assim Olha estou mandando para você Onésimo como o meu próprio coração como as minhas próprias entranhas ele se tornou alguém muito querido proposta de pau e isso também vai com certeza é causar um espanto em filemom e vai funcionar como um catalisador para que
essas mudanças aconteça né bom então vamos lá José Bortolini diz assim e devolvendo a Filemon o escravo Onésimo Paulo provoca Paulo o provoca a romper com estatuto da escravidão que mantém pessoas na opressão e na exploração o grande anúncio é que a escravidão pelo fato de ser uma agressão ao projeto de liberdade e vida que Deus quer para todos é algo totalmente inútil A fraternidade que gera a igualdade EA partilha é o eixo que movimento essa carta pois em Cristo Todos somos irmãos e irmãs sem discriminações Então essa carta lá é revolucionária é uma carta
que pode ser lida literalmente compreendida literalmente e ela realmente traz uma revolução de dentro para fora do coração dos indivíduos muito mais do que subverter os sistemas humanos ela transforma o coração E então nosso almoço dividir essa carta em duas partes em primeiro lugar nós vamos ver os versículos de 1 a 6 né Essa parte onde ele fala de fraternidade igualdade e depois nós vamos ver os versículos seguintes mas dentro dessa saudação dentro desse comecinho desses Versículos nós vamos ver a algumas coisas interessantes aí o endereço a saudação um agradecimento e um pedido o endereço
mostrando que a Fraternidade está acima de tudo a saudação de um só Deus o pai e um só senhor o agradecimento a festa traduzem amor e um pedido para uma fé eficaz não vai então Fraternidade acima de tudo versículo 1 e Versículo dois texto diz assim Paulo Prisioneiro de Cristo Jesus e o irmão Timóteo a você Filemon nosso amado cooperador e a irmã a Síria EA tipo nosso o número de lutas e a igreja que se reúne com você em sua casa aqui Paulo abre mão do seu título apostólico igual a todas as relações sejam
elas de gênero de poder o liderança ou de status social sobre o amor EA Fraternidade todos são amigos e amigas irmãos e irmãs Olha só Paulo não se chama de apóstolo Paulo fala de Timóteo mas não fala meu filho Timóteo parece que ele reserva esse título de filho só para Onésimo nessa carne aqui Timóteo irmão Paulo é um prisioneiro filemom é um cooperador é um amigo a águia é uma irmã essa águia sendo colocada neste ponto da carta junto aos nomes de Timóteo de Paula de arco e Filemon é uma mulher que é localizada na
liderança dessa comunidade pé é uma mulher que é referência e é uma mulher que citada como irmã o quanto Timóteo tão irmã quanto o ar tipo tão irmã quanto Paulo então aqui nós Já começamos ver que Paulo ao iniciar a sua carta ele já equipar a todas as pessoas ele já está lançando a semente daquilo que ele vai falar que em Cristo Todos nós somos iguais muito lindo então ele interessa essa carta a Filemon e as pessoas que sai aquela igreja que senhor na casa dele isso não quer dizer que essa carta talvez devesse ser
lida na íntegra nós a dúvida sobre isso né Se toda ela deveria ser vida lá e integral se Paulo Está simplesmente mandando um a saudação a todos como alguém que diz olha fala para mãe que eu mandei oi Manda um abraço para o pessoal aí mas essa carta ela tem uma ela tem sim um caráter público nós vamos ver isso mas a frente também e ele disse que um nós temos um só Deus e pai e um só senhor Versículo 3 ele disse a vocês graça e paz da parte de Deus nosso pai e do
Senhor Jesus Cristo essa saudação é uma saudação padrão de Paula a gente vê ela se repetindo em várias cartas mas aqui também ela tem uma conotação muito própria só pode chamar Deus de pai Quem está disposto a chamar o seu próximo de irmão se Deus é nosso pai Isso inclui Onésimo e todos os outros que estão em situação de Exclusão o que recebemos do pai a graça e a paz é o que Compartilhamos com os outros sobre o exemplo do nosso senhor Jesus Cristo então ele vai falar de escravos e provavelmente fleimão não tinha apenas
Onésimo de escravos Mas se há outros escravos quando o Paulo disse graça e paz da parte de Deus nosso pai e ele está dizendo todos somos filhos de um só pai nós não devemos fazer acepção entre as pessoas Deus ama todas as pessoas igualmente Deus quer salvar a todas as pessoas igualmente então nós precisamos ver a Deus como nosso grande pai e o que é que nós recebemos do nosso grande pai nós recebemos graça um favor imerecido e nós recebemos paz paz com Deus e paz com os irmãos é isso que nós recebemos do Espírito
Santo de Deus é isso que o Espírito Santo comunica ao coração de cada Cristão que nós Recebemos um favor que não nós não fizemos nada por merecer nós fomos amados sem dar causa a esse amor e nós estávamos escravos mortos em nossos delitos e pecados de Senhor nos alcançou mesmo sem nós merecermos é isso que nós recebemos do nosso pai por é passo é pacificação é partilha comunhão se nós recebemos isso do nosso pai se isso está na nossa essência é isso que nós precisamos dar para as outras pessoas por isso que a escravidão ela
é submetida a partir da sua fonte Por que Paulo diz Filemon aquilo que você recebeu de Deus a liberdade que você recebeu de Deus você não mereceu Então é assim que você deve se relacionar com as outras pessoas e a partir daquilo que o seu pai te dá e a partir do modelo do Senhor Jesus Cristo porque o Senhor Jesus Cristo Ele abriu mão dos seus direitos um senhor de escravos com nós falamos na aula passada ele tinha o direito legal sobre a vida dos seus escravos isso e o Senhor Jesus tão e os seus
direitos as suas prerrogativas divinas mas o Que Nós aprendemos do Senhor Jesus que Jesus não estava interessada e reclamar seus próprios direitos da massa Cultura a gente tem tanto isso né a gente quer reclamar os nossos próprios direitos ele quer fazer valer os nossos direitos e isso é algo que é muito justo é muito importante na nossa sociedade onde pessoas são privadas dos seus direitos e elas têm o direito nessa sociedade democrática que vivemos de terem uma voz de falar em syncios de um direito dela está sendo aviltado mas o que nós vemos em Jesus
é um modelo de alguém que abre mão dos seus direitos em favor do outro e é isso que Paulo lembra Filemon que ele deve fazer ele deve abrir mão dos seus direitos em favor do outro né então isso é muito importante para nós e depois no Versículo 4 5 ele diz assim sempre dou graças ao meu Deus lembrando-me de você nas minhas orações porque o ouço falar da sua fé no senhor Jesus e do seu amor por todos os santos novamente mais expressão que se repete nós já vimos isso menos isso a na carta de
Paulo aos Tessalonicenses em Efésios em como ciência ele fala sobre ele usa essa mesma expressão E aí como nós também já vimos é a fé pelo Senhor Jesus ela é traduzida em amor por todos os santos como é que a gente pode saber se uma pessoa tem fé de acordo com Tiago de acordo com as suas obras porque a fé sem obras é morta não adianta me posicionar para o mundo como um pastor como um discípulo de Jesus como alguém que conheceu o Evangelho se eu não amo as pessoas que estão próximas a mim e
se eu não sou um mensageiro de E por quê Porque a minha fé no meu coração é invisível ela só se torna visível quando ela vem para as minhas mãos para as minhas atitudes então não deve haver distanciamento entre aquilo que nós dizemos e aquilo que nós fazemos a nossa fé no Senhor Jesus ela vem à tona e ela aparece através do amor para com todos os santos é então a gente tem esse esse quiasma nessa essa esse modelo de arquitetar essa frase de modo que as duas coisas sejam independentes e interdependentes uma das outras
a gente só pode amar as pessoas se a gente tiver o Senhor Jesus como centro da nossa vida se o senhor Jesus não foram centro da nossa vida você tá nossa vida vai tá vago E aí o nosso ego vai sentar lá e aí a gente não vai conseguir amar as pessoas que a gente só consegue amar as pessoas se o senhor Jesus foram centros Nós cremos no Senhor Jesus no Senhor Jesus é mas se Nós cremos no Senhor Jesus isso Vai resultar em amor para com as pessoas e daí Paulo Então faz uma oração
no Versículo 6 ele disse oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de Todo o Bem que temos em Cristo Esse é um dos versículos que quando eu tava lendo e relendo eu gastei bastante tempo me chamou bastante atenção e eu quero legal eu oro então Paulo está dizendo eu oro a Deus para que a comunhão que procede da sua fé e se essa fé que você tem que se traduzem amor pelas pessoas seja eficaz seja plena seja completa seja perfeita e como no pleno conhecimento de todo bem
que temos em Cristo Ele está querendo dizer o seguinte eu oro Filemon para que nesse coração que você tem você seja aperfeiçoado para perceber todo bem que você tem em Cristo porque todo bem que você tem está em Cristo e pertence a Cristo é isso também prepara o caminho para aquilo que vai ser falado é tudo o que temos é de Cristo todo o bem que recebemos e todos os bens que possuímos tudo é de Cristo Paulo já está preparando se preparando para falar de Onésimo pois os escravos eram considerados como bens dos seus senhores
ou seja Paulo Ora para que Filemon perceba que Onésimo não pertence a ele mas a Deus se filha mão entender que tudo é de Deus e tudo pertence a Deus que tudo é de Cristo tudo que ele possui a de Cristo Ele vai ser levado a compreensão Ou pelo menos a reflexão seguinte mas parece tudo que eu tenho é de Cristo Então os meus escravos também são de Cristo eles não pertencem a mim nos pertencem ao Senhor Jesus então isso já é uma semente de revolução no pensamento de Onésimo perceba fazer mais à frente a
e no a gente vai para versículo 7 que filho é bom era um homem que eu tinha um bom papel de liderança era um bom cristão diante das pessoas mais ainda não tinha sido completamente aperfeiçoado ele tinha suas falhas e o fato de ele ainda não enxergar os seus escravos seus servos como irmãos em Cristo como parece aqui era uma dessas coisas em que ele deveria ser aperfeiçoado quando nós olhamos para a história gente nós somos dos Heróis da Fé nós conseguimos enxergar pela bíblia pela pelo testemunho deles que foram Grandes Homens de Deus mas
que também tinham falhas terríveis humanas como eu e como você e na nossa tentativa às vezes de calma organizar as pessoas a gente acaba passando o pano nos erros delas ou fazendo justamente o contrário exaltando os erros acima dos seus acertos o que nós sabemos verem filemom é um retrato nosso é um retrato de pessoas que se encontravam com Jesus e estão sendo dia após dia e eu falo isso justamente nesse assunto sobre escravidão e tal Eu já falei isso em outros vídeos mas os Batistas do Sul dos Estados Unidos que enviaram missionários para o
Brasil era um missionário eram a sua liderança era composta de homens que possuíam escravos né e recentemente a liderança dos Batistas do Sul dos Estados Unidos é Escrever um documento sobre isso assumindo o seu erro dizem olha nessa questão da escravidão os Batistas do Sul nos Estados Unidos estiveram do lado errado da Bíblia estiveram do lado errado da história então é muito justo e Digno quando nós olhamos para a história de homens que fizeram grandes coisas para Deus que de uma certa forma o coração deles era voltado para Deus mas eles não tinham sido completamente
aperfeiçoados e que então a gente olha para Bíblia é e deixe que a bíblia traga essas coisas à tona esses valores que devem a sua vida assim como Paulo fez confira mão Paulo está dizendo Olha eu oro para que você que já é um cristão para que você que já tem demonstrado o amor para com as pessoas seja aperfeiçoado que seja completo vendo a onézimo Como seu irmão Ah mas eu tô avançando já no texto né agora nessa segunda parte do capítulo do versículo 7 ao 25 é o corpo da Carne é onde Paulo apresenta
seus argumentos e ele vai falar que em Cristo todos são irmãos ele vai falar de fraternidade de partilha ele vai falar sobre abrir mão do Poder ele vai falar sobre a inutilidade da escravidão a sobre as novas relações em Cristo ele vai mostrar a confiança absoluta nessa comunhão nessa Fraternidade e vai fazer o seu saudações finais versículo 7 ele diz seu amor me tem dado grande alegria e Consolação porque você irmão tem reanimado o coração dos Santos bom então Lembra que eu falei que filha amou talvez fosse um sócio o financiador do Ministério do apóstolo
Paulo ele disse olha você tem me dado grande alegria e você tem me consolado você tem me ajudado não só por essa ajuda financeira provavelmente aí por essa parceria mas também porque você meu irmão você tem reanimado o coração dos Santos Então esse consolo que ele amou oferecia para Paulo ele oferecer para outras pessoas também o que nos leva a entender que filémon sendo um homem de muitos bens era o homem que compartilhava os seus bens as suas riquezas com os outros Santos ele reanimava os santos não são palavras de encorajamento palavras de benção mais
ajudando estando ali próximo numa igreja domiciliar né na igreja caseira ajudando as pessoas ela então efe na mão realmente aparece para nós como um homem que conhecia a Deus e tinha uma fé verdadeira que transbordava em amor para com todos os santos eu precisava ainda se aperfeiçoado ele precisava aprender outras coisas mas que ele já demonstrava essa aí liberalidade filha monte um bom coração era alguém com algumas atitudes louváveis que dispõe os seus bens em favor dos outros consolando os demais cristãos mas ainda havia algo a ser aperfeiçoado e assim é comigo e assim é
com você nós celebramos a reforma protestante falamos já mas quando nós olhamos para a vida dos reformadores Eles foram homens na sua época e eles tiveram seus pais eles tiveram seus erros Lutero teve seus erros Calvino teve seus erros zuinglio teve os seus erros o nosso pastor que nós vamos tanto tem os seus erros nós mesmos temos os nossos erros a gente precisa parar de tentar idolatrar as pessoas tanto de idolatrar as pessoas quanto de demonizar os quanto dizer então porque Lutero tinha esse erro tudo que ele fez vai por água abaixo de maneira nenhuma
nós precisamos entender que o Espírito Santo está trabalhando através de homens e mulheres imperfeitas ao longo de uma história imperfeita de um mundo imperfeito é o único que é perfeito aí o único que é santo é ele e todos nós estamos aprendendo então com essa com essa humildade com esse coração nós podemos aprender da palavra e deixar que ela nos exames nós estamos estudando a palavra mas de uma certa forma é a palavra que tem que nos estudar a palavra que tem que olhar para dentro de nós e mostrar aonde nós precisamos ser aperfeiçoado eu
conheço cristãos que infelizmente se tiver um testemunho manchado e por gravar vídeos e a minha atitude não deve ser de colocá-los eles e a sua história e o seu ministério de lado há mais de estender a minha mão para alguém que é tão imperfeito quanto eu de abraçar alguém que é tão perfeito quanto eu e deixar que a Bíblia nos aponte cabe Senão nós vamos nos tornar juízos dos nossos irmãos nós temos que rejeitar essas duas posições Adoradores de pessoas que juízes de pessoas nós temos que ser irmãos então seguindo no texto Versículo 8 Versículo
10 e por isso mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você compra o seu dever Preste atenção no que Paulo está dizendo eu prefiro fazer um apelo Com base no amor e o Paulo já velho e agora também Prisioneiro de Cristo Jesus apelo em favor do meu filho Onésimo que gerei enquanto estava preço e no fundo quem se agarra ao poder é um fraco que procura de todos os modos se mostrar forte Paulo apresenta-se como é um velho e Prisioneiro é o poder do amor é a verdadeira revolução Paulo ele abre mão do
Poder Dando um exemplo de como Jesus Cristo fez e como ele mesmo ensinou os Filipenses lá no Capítulo 2 Versículo 5 que mesmo sendo Deus mesmo podendo mais mesmo podendo ser juiz mesmo podendo reclamar o seu status de vidro de uma maneira opressora mesmo podendo fazer isso Jesus escolheu descer ele desceu do céu o movimento que Jesus faz que nós devemos aprender a fazer é um movimento de descida movimento de abandono das nossas Exposições das nossas prerrogativas para um lugar de humildade de partilha e Paulo disse então Olha eu sei que eu sou Apóstolo eu
sei que eu ganhei você para Jesus Muito provavelmente né Paulo fala mais tarde que fizemos um deve a ela bom então Paulo está dizendo eu sei que eu ganhei você para Jesus que você me vê como Apóstolo e que diante da palavra de Deus eu tenho autoridade para mandar que você faça alguma coisa mas eu prefiro fazer diferente eu prefiro fazer um apelo Com base no amor e isso é uma lição tão grande para todos os líderes os líderes pastores líderes de ministério pessoas quisessem exercem qualquer posição de liderança e são revestidos até de uma
autoridade que permite a exigir exigir certas coisas mas em nome de Jesus sejamos como o Paulo que mesmo podendo fazer isso vamos fazer um apelo Com base no amor bom então ele fala agora eu também sou Prisioneiro de Cristo Jesus Paulo ele não usa palavras sem pensar essas palavras Prisioneiro ele usa várias vezes nessa carta fazendo isso ele está querendo dizer olha para mim o Filemon e veja Onésimo em mim e eu agora sou um prisioneiro do mesmo jeito que Onésimo era mantido Prisioneiro aí e os escravos são mantidos prisioneiros olha para mim eu sou
Apóstolo e o tô nessa situação por isso eu te passo um apelo em favor do meu filho Onésimo eu sei o que é ser preso eu sei o que estava acorrentado e agora eu peço para que você o Liberty para que ele não viva mais nessa situação em São Paulo mostra todo seu carinho todas humildade nesse texto e depois Versículo 11 ao Versículo 15 ele disse ele Onésimo antes ele era inútil mas agora é útil Tanto para você quanto para mim porque que Paulo essa palavra porque Onésimo significa útil a gente não sabe se é
o nome próprio de Onésimo ou se é simplesmente um nome dado por cinema ó porque os escravos recebiam nomes né dos seus senhores e esse é o nome é até bastante comum entre escravos né o último o que Paulo diz assim antes ele ele era inútil porque porque ele fugiu de você ele você vai ter que puni-lo ele ele é inútil para você ele não tinha utilidade Mas agora ele é o último e não só para você mulher para mim também Me manda o de volta a você como se fosse o meu próprio coração Perceba
o que Paulo está dizendo eu estou mandando este escravo como meu próprio coração O que é que você vai fazer com ele filha como é que você me trataria trate ele eu sei que você me ama muito você cuida muito do meu coração vocês estão mandando meu coração para você na forma do seu antigo escravo cuide dele como você cuida do meu coração Oi eu gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto eu estou preso por causa do Evangelho mas não quis fazer nada sem sua permissão para que qualquer favor que
você fizer seja espontâneo e não forçado olha só essa parte que está em branco gostaria de manter o comigo para que ele me ajudasse e em seu lugar enquanto eu estou pressão ou nessa que está dizendo assim Olha filha Amo você minha útil para o ministério você me ajuda muito e Onésimo me ajuda tanto quanto você e na sua falta ele tem sido a minha mão direita Na sua falta ele me tem ajudado muito Como que o senhor de escravos receberia essa fala que você é tão útil quanto seu escravo que ele pode ser tão
abençoado tão usado por Deus quando você Paulo equipar a filemom e Onésimo claramente É mas ele diz eu não quis fazer nada sem sua permissão Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo para que você eu tivesse de Volta Para Sempre Talvez isso aconteceu essa situação dele ter fugido aconteceu justamente para que quando ele voltasse você tivesse o pra sempre não só para sempre aqui para sempre na eternidade vocês mudassem a relação de vocês que você passasse a Vilu como o seu irmão olha só a Vilma uma questão Religiosa e social interessante nessa
questão da fuga do escravo quando um escravo fugia na lei daquele daquela época é aquele escravos deveria ser mandado de volta para o seu senhor é ser a lei Romana e quando ele fosse enviado de volta para o seu senhor ele seria gravemente bonito seriamente punido e às vezes até com a morte um escravo ele ele ele custava geralmente em torno de quinhentos denários né o Denário ao salário de um dia um escala no básico que estava mais ou menos isso aí os escravos que haviam sido instruídos em algumas Artes e algumas habilidades específicas como
medicina e tal eles eram bem mais caros a gente não sabe qual era a posição de Onésimo mas só fato dele fugir esse já significava um prejuízo para o seu senhor Então quem recebesse o escravo fugitivo deveria enviá-lo de volta várias os escravos eram marcados como animais com as iniciais dos seus senhores esse um senhor descobrisse que uma outra pessoa se apropriou daquele escravos então ele a justiça também então as pessoas naquela época deveriam devolver o escravo fugitivo quando nós olhamos para a lei de Deus no antigo testamento nas comunidades de Israel a lei era
diferente Deus já dizia lá no Deuteronômio se chegar na sua terra um escravo fugitivo pedindo asilo fugindo da sua pressão então você receba ou na sua casa e deixe ele habitar entre vocês então Deus já havia dado a muito tempo atrás uma lei que respeitar uma lei de asilo político de Gamas assim né uma lei que favorece o estrangeiro que estava fugindo da opressão né E então o que que é Paulo fez ele qual será que Paulo como um conhecedor da lei de Deus alguém que valorizava a palavra deveria então dizer sinal Anésio o Filemon
ele vai ficar comigo porque ele é um escravo fugitivo eu estou simplesmente fazendo aquilo que Deus mandou ele chegou aqui para mim ele vai ficar aqui é ou será que ele tinha que mandar de volta como ele fez na verdade ele fez as duas coisas e nenhuma delas ele mandou ele mandou o filho é bom de volta mas mandou o Filemon Alex perdão ele mandou Onésimo de volta mas mandou Onésimo totalmente transformado não mandou mais um escravo de volta e mandou um irmão em Cristo de volta então ele foi Além das duas coisas ele não
só recebeu e deixou aquele escravo habitar naquela terra mas deixou habitar como escravo não me recebeu com uma parte da família ele recebeu com o filho e enviou com o filho então ele foi a lei a lei além tanto daquilo que se era esperado de um Hebreu quanto aquilo que se era esperado de um Gentil Então faz isso ele revoluciona né Essa essas estruturas e depois do Versículo 16 a 20 ele diz e agora filha mal você o terá não mais como escravo Mas acima de escravo acima de escravo cima de escravos isso tá na
sua Bíblia e verifica lá se tá lá Versículo 16 você não vai mais recebê-lo como escravo Mas acima de escravo com meu irmão amar se estiver na sua Bíblia Então você circula você grifa porque isso é muito importante como que a Bíblia escrita num contexto uma sociedade que aprovava a escravidão não aprovou a escravidão no contexto que era androcêntrico colocava os homens no centro ele reconhece a entre os homens líderes entre os apóstolos e discípulos a Bíblia maravilhosa a Bíblia subverte essas coisas de dentro para fora E ele disse para mim ele é um irmão
muito amado e ainda mais para você tanto como pessoa como Cristão assim se você me considera companheiro na fé receba ou como se você estivesse recebendo a mim se ele prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa para minha conta e o Paulo escrevo de próprio punho eu Pagarei O Eliseu lembre-se que essa semana várias vezes quando eu chego nessa parte o meu coração se quebrado eu não consigo conter minha emoção o que como nós falamos na aula passada São Paulo representa Jesus reconciliando duas pessoas São Paulo atua exatamente como atuou o senhor Jesus Cristo
a quem ele convoca nos primeiros Versículos ele atua liberando graça e liberando o passo classificando as relações Quantos cristãos não derramar um graça e não derramam paz e tentam resolver as questões as questões da sociedade sem graça e sem paz e promovem mais ordem promovem mais inimizade e Paulo não Paulo está promovendo a paz e Paulo está dizendo do próprio como eu Pagarei Jesus disse isso ao pai e olha se o Yuri pecados se o Yuri está em inimizade com o senhor eu vou escrever com sangue do meu próprio punho cravado na cruz eu Pagarei
os Cravos nas minhas mãos serão com a caneta e o meu sangue na cruz será a minha assinatura eu Pagarei a Jesus fez isso conosco nós devemos fazer isso com os nossos irmãos Paulo diesel Pagarei e Para Não Dizer que você me deve a sua própria pessoa você me deve a sua própria vida e Filemon não se esqueça disso você também esteve no momento em que você estava perdido você também esteve no momento onde você precisou de outras pessoas onde você precisou de amor você precisou de perdão você precisou de reconciliação você esteve nessa posição
não se esqueça disso E não se esqueça disso É sim amor eu gostaria de receber de você algum benefício por estarmos no Senhor reanime meu coração de Cristo quase como o Paulo estivesse dizendo assim queimou deixou abusar agora já que você me deve' é só própria vida deixamos na deixa eu te pedir uma coisa que é nem no meu coração apertou o seu irmão eu não quero eu preciso que você me mande oferta eu não preciso que você faça nada não quero me aproveitar dos seus bens eu não quero me aproveitar das suas Posses sabe
o que ele me aproveitar da sua boa vontade eu não quero a usar a sua fé em meu próprio benefício se eu puder te pedir uma coisa se eu puder abusar da sua boa vontade eu vou te pedir um favor de outra pessoa perdoa ele perdoa mesmo mas é só o coração de Paulo e depois do versículo 21 e 22 a perdão antes ainda quando ele disse escrevo de próprio punho alguns acreditam que ele escreveu de próprio punho a expressão eu Pagarei mas que a sua carta deve ter sido escrita por um amanuense e é
uma pessoa a quem Paulo estava digitando e ele tava cheio de amigos ali e os seus amigos iam redigindo a sua carta isso acontece com praticamente todas as outras cartas do apóstolo Paulo a não ser Gálatas mas aqui quando ele dizer eu escrevo de próprio punho a impressão de vários estudiosos é que ele não escreveu só essa expressão eu Pagarei de próprio punho mas que toda a carta de Filemon foi escrita pelas mãos do apóstolo Paulo porque Paulo entendia que aquela situação é uma situação que talvez fosse expor Filemon bom então Paulo não quase que
não abre com ninguém tá não deixa escrever uma carta aqui particular ninguém vai saber disso aqui provavelmente selada entregar na mão de Onésimo e dia passa horas e de Tico e falar assim olha e receberam essa Essa ordem levem lá entregue na mão dele limão essa é uma carta pessoal então Paulo protegeu também toda essa situação de possíveis más interpretações das pessoas ele atuou como um a gente brincar Às vezes você tem que conciliar um conflito E você tem que quase como desarmar uma bomba né se com todo cuidado cortar o fio certo na hora
certa senão a coisa explode e Paulo estava fazendo isso Paulo estava desarmando uma bomba eu lhe escreve quase que secretamente um bilhete que seria levado pelo próprio escravo e imagina Onésimo não sabendo o que que ele tava carregando tava carregando malote e lá dentro eu tinha a sua carta do vídeo Então são muito interessante também ele diz o Versículo 21 escrevo-lhe certo de que você me obedecer a estão novamente Paulo faz esse jogo de palavras perceba e sempre que ele falou assim olha eu posso ordenar para que você meu beleza mas eu prefiro fazer um
apelo como amigo agora parece que Paulo volta a endurecer um pouco discurso e dizer olha eu fiz um apelo como amigo mas eu estou certo de que você vai fazer o que eu estou dizendo para você fazer eu espero obediência porque eu não estou falando só a partir de mim mas eu estou falando a partir daqui que Deus espera de você e você deve obediência a Deus então eu estou certo de que você me obedecer a então Paulo não diz assim não fora eu não te pedi como amigo se você puder né se não der
também eu entendo tá o intérprete da Bíblia chegam a dizer que na sua literalidade Filemon deixa a questão em aberto Paulo não deixa a questão em aberto Paulo diz eu estou certo de que você me obedecer a porque esta palavra é digna de obediência tô sabendo que você ainda para ainda mais do que eu lhe peço Além disso Trabalho em um aposento porque Graças às suas orações Espero que poder ser restituído à vocês então tá dizendo olhar assim que eu puder eu vou aí assim que eu pensei que estão orando por mim e quando eu
puder eu quero ir aí na sua casa e eu quero poder olhar você nos olhos e eu espero poder compartilhar com você né da nossa amizade então eles eram bem próximos e ele confiava em absolutamente nessa Fraternidade que este E aí no fim ele disse é passas o meu companheiro de prisão por causa de Cristo Jesus envia-lhe saudações assim como também Marcos aristarco Demas e Lucas meus meus cooperadores a graça do Senhor Jesus Cristo seja com o Espírito de todos vocês Paulo estava dando o exemplo incluindo o nésio a equipe de ministério juntamente com outros
homens livres ministros de todas as partes e de todas as nações lembra que eu mesmo estava ali Paulo foi assim ele me é útil para o ministério ele está me ajudando aqui e ele tá me ajudando junto com Lucas junto com o Lucas que já estava naquela naquele momento e escrevendo Atos dos Apóstolos que já havia provavelmente terminado o seu evangelho estava ali com Marcos que era sobrinho de Barnabé e era reconhecido pela liderança Apostólica ele estava ali com pessoas que eram gregos que eram judeus estava com pessoas que vinham de um passado pagam que
vem de um passado judaico Onésimo estava servindo como um homem livre entre homens livres Onésimo estava sendo importante entre homens importantes olha só que legal eu descobri que o apóstolo Paulo inclui as pessoas como que as nossas igrejas devem ser assim nós devemos incluir a todos e nós devemos abençoar a todos obviamente incluir a todos significa em primeiro lugar pregar o Evangelho a todos pregar o Evangelho a todos o evangelho todo e a todas as pessoas o evangelho que diz o que que é pecado o que não é o evangelho que diz o que Deus
aceita o evangelho que diz que nós somos amados mas que quando o Senhor nos recebe ele nos transforma em novas pessoas o evangelho que nos torna Adoradores de Deus e remove os ídolos da nossa vida e este evangelho transforma a sociedade e sem nós devemos acolher a todos para que então pregamos este evangelho todo sem adições e sem atualizações Atlas e eu quero encerrar aqui gente falando de uma questão que rendeu muito aí essa semana eu não quis falar no começo da cara da aula eu até ia mas eu orei por isso eu senti que
Espírito Santo esperava que deixasse para o final da aula porque eu não queria estabelecer a minha própria opinião como o início mas como fim O que que você já entendesse tudo que eu vou falar a partir das escrituras um pastor batista o Ed René kivitz um homem de grande inteligência dotado de uma grande habilidade falou recentemente a partir da carta de Filemon que a leitura da Bíblia é nas suas linhas laterais ela era insuficiente oi pra nossa época e que nós precisávamos ler nas Entrelinhas e nos ou expressão precisamos atualizar a Bíblia essa expressão caiu
muito mal porque a Bíblia é a revelação de Deus e nós não atualizamos a revelação o que nós atualizamos é a teologia a teologia é um esforço humano para entender a revelação da Revelação é um ato de Deus a teologia é um ato humano Esse ato humano ele precisa se rever porque muitas vezes teologia erradas foram criados mas só atualizamos a revelação Mas queremos entender que quando nós olhamos para a Bíblia ela se atualiza quando nós olhamos para ela de acordo com o seu contexto nos seus originais seu idioma original dos seus contextos originais ela
já mostra para nós Este quadro de libertação que Deus espera para nossa cultura Então eu acho que não nós não precisamos atualizar a Bíblia nós sim precisamos rever a maneira como nós e vamos e a interpretamos no Nossa na nossa cultura mas nós fazemos isso não a partir dos valores da cultura Mas a partir dos valores da Bíblia então a Bíblia é inerrante ela é suficiente para nós e eu falei várias vezes sobre as linhas e as entrelinhas porque Eu discordo do pastor at relé que para nós entendermos a mensagem de Filemon nosso precisaríamos ver
nas Entrelinhas porque as linhas de Freemont são insuficientes nós vimos que as linhas de Filemon não são insuficientes elas vão direto no coração do problema e elas escancaram Qual é a vontade de Deus alguns dizem assim ah mas a Bíblia foi escrita no período os escravagistas um período machista um período discriminatório o período onde que isso era um belo período racista e eu concordo que esses períodos eram assim mesmo mas eu não concordo que a bíblia é fortalece esses discursos de maneira nenhuma e sim algumas pessoas já usaram a Bíblia para afirmar machismos afirmar racismos
e afirmar essa superioridade de indivíduos sobre outros isso já aconteceu na história e continuam acontecendo e deixa eu te falar uma coisa vai continuar acontecendo porque o coração do homem está em oposição à Deus então ele vai se apropriar da Revelação para fazer teologia ruim mas quando nós vamos para as linhas da Bíblia para quem que a bíblia comunica nosso percebemos quando ela lida na sua totalidade antigo testamento e novo testamento dentro dos seus dedos dos seus pressupostos literários nós a poesia como poesia Salmo como Salmo literalidade como literalidade metáfora como metáfora porque a Bíblia
tem vários recursos literários diferentes quando nós respeitamos essas coisas fica claro que a Bíblia quer dizer e fica tão claro que filha mama precisou de Entrelinhas bastou essa carta para que Onésimo realmente fosse emancipado Paulo Não queria causar uma revolução alguns queriam que Paulo fosse tipo o Carlos Marighella né inscrever-se um pequeno manual para o guerrilheiro urbano não vamos reivindicar os nossos direitos vai para rua não sei o que este momento histórico Não suportava este tipo de reação não sei se você sabe mais no no Império do Imperador seguinte o que estava regendo né o
império nessa época os escravos foram emancipados vários escravos foram os hypados melhor dizendo Já viu movimentos emancipatórios acontecendo e Paulo se Paulo é inflamar seus escravos a a se rebelarem naquele momento histórico o tiro sairia pela culatra bom então Paulo entendia muito bem o contexto que ele estava mais o Evangelho é tão Libertador que isso aqui era o público que mais recebeu o evangelho nessa época escravos se o evangelho fosse escravizante escravagistas você acha que os escravos o teriam adotado é um dos grandes públicos que receberam evangelização eram as mulheres se você acha que o
seu evangelho fosse uma Chita as mulheres ou adotariam pelo contrário a gente vê Ásia a gente foi Paulo falando sobre evodia e sintique que eram líderes na igreja de filipos a gente vê Paulo falando sobre febre que era uma patrocinadora da igreja em Roma Paulo fala de Junia que junto com seu marido eram notáveis entre os apóstolos e nós vemos eu postei esses dias no Twitter uma carta do governador da bitínia Plínio o jovem escrevendo pelo Imperador dizendo que ele havia torturado algumas mulheres e eram escravos e eram conhecidos como diaconisas peraí eram mulheres e
eram escravas e eram líderes da igreja isso tudo na Igreja Primitiva gente então essas cartas elas realmente causaram uma mudança fantástica naquele mundo e quando nós lemos essas cartas nós podemos perceber esse poder até hoje então nós precisamos da Bíblia como ela é e precisamos lê-la conforme ela foi escrita para ser lida oi e ela vai causar Senhor Jesus vai causar através da sua palavra todas as revoluções e transformações que a nossa sociedade tanto carece tanto precisa nós estamos numa democracia estamos aproximando aí de eleições e na democracia existe espaço existe voz existe essa prerrogativa
de que as melhorias devem ser representadas Paulo não escreveu num regime democrático não tem do principal de inscrever-se hoje ele chamaria os cristãos para várias manifestações públicas civilidade que não eram possíveis naquela época mas o evangelho continuou sendo Libertador foi Libertador naquela época continua sendo libertado hoje então eu quero convidar você a ler a sua Bíblia tendo o seu coração atualizado pelo Espírito Santo de Deus que se o seu coração for atualizado ao coração de Deus você vai entender a escritura como ela deve ser entendida E aí e na sua versão original você vai ver
que ela é suficientemente capaz de lidar com todos esses problemas Amém É isso aí eu quero ler rapidamente algumas a perguntas aqui quem é eu não recebi aqui as perguntas mas eu vou dar uma lida aqui a Daniela colonetti a minha oração é para que o espírito santo nos capacita a interpretar na forma literal e na sua totalidade Deus abençoe esse Ministério que está capacitando uma geração de mestres Amém glória a Deus Matiello Rocha o evangelho todo para o homem todo a Bíblia suficiente para todos os tempos Amém É nisso que eu creio a excelente
Deus continue abençoando você e sua família a palavra é suficiente Ana Antunes Barbosa muito grata a Deus por essa oportunidade pois tens identificante tem renovado a minha vida na presença do Senhor Amém glória a Deus Camila Blair mais que suficiente as linhas de futebol Mauro incrível vocês sempre ajudando a gente renovar as nossas mentes a palavra que Deus esteja sempre com vocês Amém para a gente é sobre essa questão aí toda da atualização da Bíblia eu e o que realmente isso acontecer é o nosso coração precisa ser formatado a versão original do fabricante não é
mas a Bíblia é a palavra de Deus errante quando nós lemos a Bíblia como ela foi feita para ser lida ela é transformadora gente então existem coisas que são literais Sim essa carta é literal é existem coisas que não são literais sim existem escritos que são poéticos existem inscritos que são míticos existem metáforas Jesus falou através de parábolas né então parábola deve ser entendida como parábola A literalidade deve ser entendido como literalidade se não se a gente fala senão a Bíblia não deve ser entendida na sua literalidade Qual é o limite para essa não literalidade
será que Jesus então não se encarnou pelo seio da Virgem Maria será então que Jesus não ficou morto por 3 dias será que Jesus não ressuscitou em carne acho que pode levar a ressurreição de Jesus e falas literário a ler nas Entrelinhas de um modo nenhum de modo nenhum mas aí alguém diz assim ah mas Jesus disse que se seu olho te faz pecar arranca o olho esse tipo tá vendo gente aí sem olho sem mão então quer dizer que não é para ser levado na literalidade realmente esta fala de Jesus foi uma força de
expressão e foi entendida como força de expressão ninguém nem Jesus nem os discípulos entenderam que aquilo era literal não foi feito para ser literal se não entre os dois discípulos de Jesus haveria a gente comum cortada e haveria a gente com um olho arrancado gesso não falou isso para os 12 fazer é porque essa parte é entendida como uma uma hipérbole né como uma como uma figura de linguagem um exagero mas a Bíblia não é todo escrito em figuras de linguagem o relato de Lucas sobre a ressurreição de Jesus um relato de algo que aconteceu
literalmente então por isso que eu tenho importante a gente entender interpretação bíblica que cada livro deve ser interpretado a segunda o seu gênero literário segundo a intenção do autor é então se nós vemos por exemplo Paulo falando a uma igreja uma determinada instrução que ele não repete a outras igrejas então Muito provavelmente esta instrução não era para todas as igrejas era uma igreja só para aquela igreja só para aquela comunidade né então é o Felipe tá me lembrando aqui do livro do Paulo on que chama-se e Deus falou na língua dos homens e você pode
adquirir recém-lançado né tá fresquinho aí você pode adquirir e fala sobre essas questões de interpretação ensina a gente interpretar vivo Mas acima de tudo ele mostra para nós que a bíblia atualiza a própria Bíblia se você leu uma coisa no antigo testamento que está desatualizada quando você olha para o novo testamento para vida de Jesus a Bíblia se atualizou né Então nós não precisamos ficar atualizando a Bíblia que nós precisamos é olhar para ela interpretá-la de acordo com a intenção dos seus autores com seus géneros literários e olhando o contexto da época isso aí já
vai passar eu amei gente Roberta estábulo vocês Cola nos ensinou a posicionar com o amor em um mundo tão sem amor robustamente cheios da palavra glória a Deus é desse jeito a Eric muito bom E como sempre edificador esclarecedor também me preocupo muito com essa fala de que a Bíblia não pode ser lida literalmente apesar das suas figuras de linguagem É isso aí gente figura de linguagem vai ser entendido com figura de linguagem e eu já vou falar um negócio aí que vocês já vão ficar atentos no domingo que vem a gente acabou Filha bom
a gente acabou filho é bom que que vai ter domingo que vem domingo que vem vai ter uma live eu e o Felipe vamos estar aqui falando sobre o mundo perdido de Noé um livro escrito por João alto é que recebemos recentemente aí da Thomas Nelson e que fala sobre a narrativa do dilúvio E aí a gente vai voltar a falar sobre essa questão da literalidade e aqui o relato do dilúvio deve ser entendido literalmente ou gênero literário dele contém aspectos de mitologia não é ou de poesia como é que a gente deve entender o
dilúvio então mais atual que isso você não vai conseguir tá então domingo que vem às 11 horas da manhã aqui nós vamos dar um intervalo nas Exposições bíblicas para fazer esse vídeo sobre o mundo perdido do dilúvio quem forno é o que que realmente aconteceu nessa época o que que nós podemos entender que é realmente literal se alguma coisa literal ou não lembrando quando nós falamos que algo não é literal não quer dizer que aquilo é falso tá bom gente literal não é sinônimo de real existem muitas coisas reais que não são literais né eu
sempre uso isso como exemplo quando eu digo assim rapaz eu tô morto de cansado E isso não é literal obviamente que eu tô vivo mas é real estou muito cansado então quando eu digo para minha esposa Você é o ar que eu respiro né você é a mais linda de todas as mulheres do mundo isso é real nem poderia ser literal porque eu não conheço todas as mulheres do mundo e ela não é o ar que entra nos meus pulmões mas é real esse amor que eu sinto por ela então a gente vai nesse texto
aí de Gênesis falando sobre o dilúvio vamos falar sobre essas coisas de realidade e literalidade como que a gente deve entender o convite pode entender o relato de Gênesis vai ser bem legal esse polêmica hein essa semana Felipe a gente tem que fazer bastante propaganda esse vídeo porque vai dar o que falar já tô vendo e amém gente não se esqueçam de deixar sua curtida aí a gente tem 290 pessoas assistindo agora tinha até mais antes e tem 274 curtidas então deixa sua curtida comenta aí se inscreve no canal Espero que você tenha gostado da
aula de hoje que você tenha se familiarizado mais com filemom com Anésio e e que você possa se ver em todas essas pessoas que estavam presentes nessa carta você se veja como um Pacificador como o apóstolo Paulo seja um Pacificador que você se veja como um escravo que foi liberta que foi alcançado e recebeu um favor imerecido que estava condenado legalmente mas que foi Amado sobrenaturalmente toma somos Onésimo nós somos Paulo e Nós também somos Filemon somos pessoas foram alcançadas pelo evangelho mas ainda estão crescendo ainda a entender certas coisas ainda tem áreas da vida
que precisam ser ajustados mas que nós também devemos agir na nossa sociedade levando direito levando a consideração elevando o status das pessoas não reprimindo não oprimindo não excluindo as recebendo a todos estão todos somos Paulo Pacificadores todos somos Onésimo escravos perdoados todos somos Filemon agentes de reconciliação agentes de libertação legal demais essa carta né gente vai ficar aqui outra aula inteira foi muito bom é isso aí gente é tão Orem por nós fique ligado aí na escola do discípulo Não esqueça de deixar a curtida de se inscrever no canal de compartilharem esse vídeo com outras
pessoas e nós nos vemos no domingo que vem com o mundo perdido de Noé Deus abençoe vocês
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