A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR INFIEL | De Olho no Texto

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Dois Dedos de Teologia
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é uma das parábolas mais confusas e difíceis da Bíblia é a parábola do administrador Infiel é certamente não sabe de todas as palavras bíblicas a palavra mais difícil de ser interpretada é a palavra que mais você vai encontrar interpretação diferentes aí nos comentários bíblicos e meu irmão se você coloca sempre trologos uma sala vai aparecer umas 10ml atrações diferente olha a parábola do administrador Infiel a parábola tá em Lucas 16 e uma parábola onde Jesus elogia um corrupto e Jesus parece está aprovando um comportamento fraudulento Eita e agora seja muito bem vindo ao dois dedos
de teologia eu sonhava uma chance lá no escritório e hoje é mais um de olho no texto O nosso programa de exegese do antigo e do Novo Testamento Jesus conta a seguinte parábola em Lucas 16 Jesus disse também a seus discípulos certo homem rico tinha um administrador um dia ele recebeu uma denúncia de que esse administrador estava desperdiçando os bens dele então chamando lhe disse que é isto que ouço o seu respeito é Chicco a administração Por que você não pode mais ser o meu administrador administrador Então se pôs a pensar e falei agora que
estou sendo demitido pelo meu patrão trabalhar na terra não posso de mendigar tenho vergonha já sei o que vou fazer para que quando for demitido as pessoas que recebam em suas casas tendo chamado cada um dos devedores do seu patrão é muito ao primeiro quanto você deve o meu patrão e respondeu sem barriga azeite então o administrador disse essa conta sente depressa escreva 50 depois é um pra outro e você quanto deve respondeu sem saco de trigo o administrador ele disse pega sua conta e escreve oitenta e o patrão elogiou o administrador Infiel ou sua
esperteza porque os filhos do mundo são mais espertos na sua própria geração e o que os filhos da luz então das nove Jesus falou então é preciso da parábola e eu recomendo a vocês usem a riqueza injusta para fazer amigos para segundo a riqueza faltar vocês serão recebidos os tabernáculos eternos então ele começa a falar sobre dinheiro generosidade não temos três ao dinheiro e coisas a gente tem que um administrador que é tratado por Infiel que é usado por Jesus como exemplo positivo que é elogiado pelo seu para o mercado confuso como é que a
gente tem disso vamos lá para gente ir entender a parábola vamos começar aí do começo o que é contexto e público da parábola Jesus está falando para quem ele já falando no meio de que desculpa já que a palavra aparece no meio de uma série de outras coisas vamos lá aprenderam a gente lei que Jesus acabou de falar três parábolas antes dessa que serviu de repressão ao fariseu a parábola da ovelha perdida A Dracma Perdida EA famosa Parábola dos dois filhos conhecido como parábola do filho pródigo então Jesus ele tá falando Ah fariseus sobre eles
rejeitarem a entrada do Gentil na fé agindo como gente egoísta como o irmão mais velho da parábola do filho pródigo Gentil ou seja povos não judeus estavam sendo alcançados por Jesus Jesus tentava e comia com pecadores os judeus tradicionais os fariseus ficavam indignados com Jesus os está repreendendo em Face Lucas 15 1 e 2 através de parábolas que mostram Deus sendo amoroso com aqueles que estavam afastados do reino ovelha se perdeu ele deixa não ó e vai atrás de alguém perdido seja o judeus ficam lá e ele vai atrás do Gentil e se perdeu a
mulher é de uma dracma das dez que tinha ela vai e procura aquela Drácula ou seja né que ele tivesse rejeitando as ovelhas que ele já possui o A Dracma que ele já possui a mais aqui uma foi perdido então está indo em direção a perdida Então conta a parábola do filho pródigo onde o irmão briga com pai abandona humilha vai embora mas então arrependido um dia volta e o filho mais velho fica enciumado teu filho que voltou tá sendo agora abraçado pelo pai o pai dá uma festa para receber o que ele disse para
o filho olha você tá em casa Já Você já vive comigo um filho estava morto agora e surgiu e por isso a gente está feliz a representa os fariseus pela falta de amor alguém no entanto o ambiente não muda mas Jesus muda o foco e ele sai do discurso para os fariseus a um discurso para os seus discípulos é que a gente lê no Capítulo 16 Versículo um Jesus disse também ao seu disse tem uma questão interessante do grego aqui tá que Jesus disse também a seus discípulos é legal dekkai pros to Master the a
informação boa e travessia disse também e ao seu discípulo no grego a conjunção pós positiva ou seja uma construção e se posiciona os looks que marcar der representa um novo passo um desenvolvimento na história ou no argumento do autor é o também aqui no texto que significa que o autor dá um desenvolvimento de instinto no seu argumento quando a gente encontra e se der traduzido costumeiramente também a gente entende que o autor a construindo algo novo adicionando nova informação Então se antes ele falava aos fariseus e os repreendia por algum específico O que Jesus vai
fazer agora não é entrar em oposição mas é desenvolver e adiciona a nova informação ao que já estava sendo dito o que antes era só que os fariseus agora vai passar também ao disse Por isso audiência principal aqui e tal não disse os fariseus podem até fazer parte da audiência agora mas pode forma secundária Jesus Então conta uma parábola certo para o resto da famosa parábola do administrador Infiel um homem muito rico ouço iam administrador a palavra para administrador é oikonomos e qual era um servo que era carregado que várias tarefas por um senhor o
caso que parece ser que esse oikonomos era um homem livre já que seria dispensado pelo homem rico ele era o escravo um servo era um trabalhador assalariado no caso aqui da história o administrador é acusado de desperdiçar o dinheiro do homem rico tá falando aqui é de Açúcar pizza a mesma palavra usada para o filho pródigo da parábola do capítulo passado que desperdiçam os bens no seu pai segundo a Interpretação da maioria dos comentaristas o administrador aqui fez mau uso do dinheiro do homem rico assim como o filho pródigo fez mau uso do dinheiro do
seu pai nesta parábola o administrador usa de sagacidade para conseguir bens e aparentemente é de fralda e rouba o seu patrão e ele é elogiado o currículo como é que isso pode acontecer se ele é um administrador que desperdiçou os bens do seu patrão E aqui as coisas começam a ficar complicadas na interpretação da farol alguns comentaristas Como Michael Carson vai defender que é mais provável que audiência original de você tenha entendido que esse administrador foi acusado falsamente e que o Mestre o demitiu de forma sumária sem conferir a ele uma audiência apropriada a base
de se argumenta que o Mestre que é descrito como um rico em Lucas os ricos são praticamente sempre entendidos como gente ruim Jesus mesmo ser incluído os ricos na lista dos ais do Capítulo 6 uma maldição aí por isso audiência estaria inclinada a ficar controle em síntese o administrador teria sido astuto ao passar para trás em falsa mente o acusou de desperdiçar o dinheiro e por isso foi elogiado por Jesus administrador sobe usar o que estava ao seu alcance e quando ainda podia para obter benefícios no futuro próximo no entanto essa interpretação bem esquisita e
pouquíssimo predominante ainda que não haja declaração categórica de que o administrador era Infiel que uma firma o Robert rio sem que possamos de fato saber se ele foi desonesto não a história foca do que ele fez para conseguir um futuro seguro para se contra o Parsons a gente pode aumentar e sempre Jesus queria criticar a postura de um dia ele fazia de forma explícita o que ele nunca faz aqui o pai do filho pro e mostra como homem rico e não é visto de forma negativa de mal nenhum por isso inferir que o rico aqui
alguém que acusou falsamente Esse homem é um coisa mais esquisita não parece fazer jus a parábola Além disso o personagem principal não homem rico até o administrador que de fato parece ter sido Infiel porque Jesus quer por exemplo defesa disse o próprio uso da palavra desperdiçar que compõem a parábola passada do Filho Pródigo ela aciona esse administrador infiel com o filho pródigo no momento da fuga no momento do abandono e da apostasia Então nada não faz pensar que o administrador Infiel não seja de fato Infiel aqui nessa palavra porque o teu mestre está de alguma
forma que o acusado falsamente aí deve ter isso não é então vem lá nossa história é um segundo elemento que é bem complicado de se entender o administrador do Terra a dívida dos credores ele pede para que eles escrevam de próprio punho um valor de dívida que era inferior ao anterior em primeiro lugar pela quantidade do que era devido a gente percebe que os credores não eram homens sim recebe no seu outros homens ricos que tinham negócios com o mestre tá que ele administrador da parada em segundo lugar a gente vê com a eu vou
percentuais de desconto diferentes a cada querido a dificuldade reside justamente em saber o que é que foi descontado são três as explicações dos seres primeira descontou os juros estavam sendo cobrados em segundo lugar eles contou a sua parte da comissão ser lugar e para tirar um golpes no mestre e disse ainda mais seu dinheiro vamos olhar para cada um desses três pontos primeiro vão pensar que ele descontou o juro que estava sendo cobrado a cobrança de juros era algo proibido pela lei de Moisés em Deuteronômio 23 é 9 quando pessoas fazendo isso geralmente elas disfarçavam
as taxas no valor do que era negociar se a gente considerar essa hipótese então o administrador Infiel oxaria conformando o mestre a lei através de diminuir o que estava sendo devido ao mesmo tempo que fazer um favor os credores o patrão não perderem dinheiro ele te poder achar ruim não tenho essa dente legal que ele tava cobrando a gente teria contra a parede comprida no tempo ajustado fez para que ele não ganhasse Marfan já os credores gratos pela dívida atenuada estariam em Vida de retribuição com administrador e escolheremos Carlos quando precisar o elogio feito teria
forçado o patrão estar elogiando administrador porque este garante Olá futuro e ainda deu a patrão a fama de gênero e o patrão desses SPL mostrado fez ele não só perderia sua fama e no caso não era merecida ou não traria para si uma má fama de ganancioso ou pessoal então astúcia é elogiada palavra caracteriza aquele que age com sabedoria e de fato é um elogio e não sabe por isso O que é elogiado que não envolve a infidelidade do administrador ou desperdício do administrador aí a sua astúcia sua sagacidade dá um jeitinho de se dar
bem e colocar o patrão contra a parede essa é uma interpretação muito interessante mas é muito complicado entender como eles contou porcentagem estão diferente de cada uma das dívidas que as pessoas tinham aquele patrão são possibilidades explicação mas não deve pensar também que os casos são relatados na parábola esgotam todos os credores mas que mostra um padrão de como o administrador na segunda possibilidade o administrador estaria Abrindo mão de sua comissão que assim estaria beneficiando todas as partes envolvidas o patrão continuar recebendo o que lhe era devido e não ter que pagar nada ao administrador
os credores poderão quitar as suas dívidas de forma atenuada já que sempre alimento comum aqui e o administrador poderia procurar os credores do o e hospitalidade em troca aquilo que ele fez o elogio teria dado porque o administrador soube como agir diante do conflito e de uma tragédia iminente e reverteu a situação ajeitou as coisas corrigir seus erros e ainda saiu ganha já na terceira possibilidade ou administrar o consumo desperdiçando o dinheiro do seu patrão enquanto ele pode ele mantém o seu padrão de comportamento ou pior Chuta o Balde e faz um espécie de Vingança
contra o mestre da mesma forma que na primeira hipótese ele falou que o Mestre contra a parede o dinheiro do patrão foi mais uma vez desperdiçado mas se diferem no começo da parábola A gente foi o administrador que não teve que falar já que dessa vez para o patrão ficou ele viu o seu dinheiro ser desperdiçado novamente mas foi colocado numa posição em que se ele voltasse atrás daquele que o administrador fez ele próprio se condenaria aqui o administrador foi astuto e o patrão o teria elogiado como um sorriso que esconderia o ódio no coração
o meu o seu dinheiro sem lugares porém o padrão estaria ganhando fama de Generoso ao que era muito valorizado a cultura de Live e o ainda hoje ele considera e o valor da Fama da generosidade é muito maior do que o dinheiro que foi perdido ele é uma perda e situação Mestre Para que preparasse um pequeno ninho de tranquilidade de segurança para ele depois de perder sempre vou medir o comentarista Arthur dias o ponto seguinte a ser tratado é o seguinte o que seria a riqueza injusta que Jesus estaria indicando que seus discípulos fossem corruptos
certamente não a palavra traduzida para riqueza que é Mamon uma transliteração do aramaico se refere a posse usar dinheiro usar bens no seu sentido mais a característica de ser injusta é porque qualquer dinheiro possamos receber para ver do mundo que diante da realidade Celestial é algo sempre justo e caído a grande lição é que cristãos deveriam ser astutos nos suas Posses as quais em última instância pertencem a esse Mundo injusto elas em si não apresenta à justiça que Deus tem elas são um pouco quando comparados ao muito que está reservado aos cristãos nos céus e
assim o ponto final da parábola mata o grande ponto que Jesus tá fazendo aqui quando Jesus diz que os filhos das trevas são mais astutos que os filhos da luz ele está justamente trazendo um homem caído filho das Trevas Infiel aquilo que o administrador tá é uma coisa errada então não parece que ele tá se dizem tirando juros ou tirando a sua própria comissão parece já que ele é tratado por filho das Trevas em contraste com os filhos da luz está realmente prejudicando o senhor para estar bem diminuindo a dívida alheia para de alguma forma
se beneficiar o devo uma grana para o banco o meu gerente que vai ser demitido porque era um mau gerente indispensável os bens libera fraudulentamente lá na medida e disse ó te liberei aí hein tava devendo uma fortuna tá devendo agora bem menos aí para sei lá quando eu tiver um situação difícil ele poder contar com a minha ajuda como era realmente comum tem contigo onde esse tipo de relação de ajuda em necessidade de uma coisa muito com as pessoas poderão receber aquele administrador na casa delas e talvez até fornecer algum emprego ou ajudá-lo na
dificuldade através daquele que Jesus está fazendo É dizer até os índios até os filhos deste mundo sabem usar o dinheiro em troca de coisas melhores olhando pro futuro garantido algo melhor para si mais à frente até os ímpios ou seja ele já escrevendo o ímpio trazer vocês e deveriam ser mais espertos do que mais astutos do quis usando os recursos caídos para produzir coisas boas pro Futuro também pra vocês se darem bem no futuro como não sendo apegado aos bens e usando os recursos para ajudar aqueles que precisam para avançar o missionária porque é que
seja a fim de ter relacionamentos eternos em Deus os filhos deste mundo são astutos quando fazem o possível para garantir moradia são efêmeras e quantos filhos a luz parecem está negligenciando suas Posses e não se esforçando tanto quanto podem diante de suas moradas eternas Jesus mostra que as pessoas presas ao materialismo que o dinheiro com muitas vezes nos dá a presa que lhe pediram pode obter muitas vezes são mais espertas e compenetradas em suas esperadas as ações para garantir que um hospitalidade passageira de cima do ímpio o que estão sendo os cristãos em suas ações
em prol do reino e para os morados até ou seja ele está mostrando que nem sempre os filhos da Luz e Vida ensino tanta prudência e Vigilância mesmo e assuntos espirituais como os filhos do mundo evidenciam é assuntos temporais por isso que essa para a cada nos discípulos Jesus acabou de repreender fortemente os países e se podia ter gerado alguns sorrisinhos de satisfação nos discípulos então para não deixar e ele sim sou bebês esse Jesus contou uma parábola justamente mostrando que aqueles de que eles estavam rindo estavam muitas vezes sendo mais atitude do que eles
o Capítulo 16 é uma exortação aos discípulos para que eles não fossem como os fariseus na questão da administração e fiel e tuas portas e se esqueçam constantemente e um exemplo negativo a ação central de look assim os discípulos como o administrador que a parábola devem usar sua perspicácia e o dinheiro de forma que agrada em cima Óbvio porque assim eles são recebidos no Tabernáculo de Deus em vez de entenda as transitórias de credores a parábola do administrador Infiel diz aos discípulos para pensar em com discernimento sobre suas prioridades e suas ações eles devem servir
ao mestre que no caso é Deus e os arremata parábolas com os dois esse Minas Gerais alguém Marcelo como pode ser confiado no muito toda riqueza e serão adquirem vida é muito pouco quando comparado a pobreza celestial um dos céus ali infinitamente mágica qualquer coisa que possamos obter esse me livre por isso Se não formos diligentes e astuto com esse pouco que temos aqui nessa vida não há por que esperar que o que realmente vale mais não seja da se ficarmos preso as riquezas desse mundo como a gente vai poder ter as riquezas Celestiais Nossa
verdadeira riqueza é recompensa eterna não simplesmente as moradas terrenas podiam Wesley que disse que os cristãos deveriam usar tudo que for possível com diligência no seu chamado e Wesley era conhecido por da maior parte dos seus honorários como oferta em prol dos necessitados o fato de que logo após a parábola de Jesus fazem falar longamente contra o apego às riquezas dos mostra que essa parábola é sobre os assim que ele de forma inteligente é os índios fazem isso como é que a gente não pode fazer o cristão deve usar o dinheiro nesse Mundo injusto para
conseguir amigos que possam esse bebelo na vida eterna e sua ponta Cruz do dinheiro no evangelismo e discipulado no a missão a pregação do evangelho no serviço da igreja isso deve gastar dinheiro para que amigos ou seja outros discípulos sejam feitos e quando os vimos na vida eterna ele possa expressar sua gratidão pelo que nos dispomos a fazer por ele gasolina tá cara o frango tá no a construir é o cafezinho ta um absurdo mas a gente vai fazer uma visita alguém que precisa levando um sanduíche de frango um cafezinho a garrafa térmica e pregar
o Evangelho esse amigo feito expressar a sua gratidão nos recebendo as moradas eternas a gente ganha pouco mas quando investe na obra missionária a gente está construindo amigos eternos somos todos administradores os e todos nós prestamos contas a ele depois da morte é importante que nós possamos ouvido senhor pura e simplesmente entra alegria do teu Senhor servo bom e fiel para que possamos ser recebidos habitações eternas pelos amigos que fizemos enquanto morávamos em habitações férias segundo. Aqui é que é Impossível servir a dois senhores ao que Jesus diz mais à frente depois da parábola é
impossível se a pegar o dinheiro como fez administrador e servir bem ao seu senhor no caso seria a Deus devemos ter cuidado para que as coisas possuímos não acabem nos possuindo para citar um da localidade o nosso dinheiro deve ser nosso servo em prol do avanço do Reino de Deus em sua glória o administrador reduzir o seu futuro as habitações e terrenos e fez tudo quanto pôde para obter amigos que o recebessem em casa fundadas na areia tudo que ele comprou os lugares para lhe ajudar financeiramente ao contrário disso O Cristão é chamado a adorar
a Deus porque é adorando a Deus o Cristão pode ser recebido em moradas eternas e o seu dinheiro para poder servir a obra de todo o esforço para conseguir o salário dos sonhos o carro automático tão desejado a casa com central de ar condicionado ainda tem dinheiro para poder dar esmolas simplesmente como um afago da Alma falsamente Generosa tudo isso que a sua validade é servir aos cristãos usam todos os postos em prol da Glória de Deus e todo apego desordenado o dinheiro é desperdício de impostos Deus não nos confiará o muito e fomos apegados
ao pouco e podemos astuta e obstinadamente da Mar nesse mundo único estamos reservados a muito mais o que podemos conseguir E possamos Arthur inteligentes o povo do mundo é astuto inteligente por sua riqueza e usa sua riqueza e suas portas para poder se dar bem nós cristãos não podemos apegados ao dinheiro e também usar as nossas riquezas e as nossas costas para o serviço para conseguir amigos eternos Em um reino vindouro bom pelo menos assim eu tenho vindo a parábola do administrador Infiel começa assim o espírito não tem muito difícil tenho certeza mas eu acho
que essa visão ajuda a entender bem aquilo que Jesus quis dizer nesse texto interpretação diferente é que nos comentários são sempre válidas em meio a gente tem de toda terça e quinta-feira das horas da manhã aqui no dois dedos de teologia cheiro aí no seu cangote até o próximo E aí E aí
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