Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Unidades temáticas - Matemática nos anos iniciais

21.73k views2882 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Unidades temáticas - Matemática nos anos iniciais d...
Video Transcript:
[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARIA] OLÁ, PESSOAL! ESTAMOS DE VOLTA PARA MAIS UMA AULA HOJE DA NOSSA DISCIPLINA. HOJE, O NOSSO OBJETIVO É TRATAR ESPECIFICAMENTE COMO QUE AS UNIDADES TEMÁTICAS DE MATEMÁTICA ESTÃO CONTEMPLADAS NA BNCC.
MAIS PARTICULARMENTE, A IDEIA É VER COMO QUE AS TEMÁTICAS DE MATEMÁTICA DEVEM SER ABORDADAS NOS ANOS INICIAIS. ENTÃO, EU RETOMEI PARA VOCÊS UMA TELA QUE A GENTE JÁ USOU EM AULAS ANTERIORES, NAS QUAIS ESTÃO DESCRITOS OS CINCO GRANDES TEMAS, AS GRANDES UNIDADES TEMÁTICAS: NÚMEROS, ÁLGEBRA, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS, PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA; DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO. ENTÃO, AQUI RETOMANDO TAMBÉM AS HABILIDADES: PARA NÚMEROS, NÓS TEMOS 44 HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS AO LONGO DAS SÉRIES INICIAIS; 16 HABILIDADES EM ÁLGEBRA; 22 EM GEOMETRIA; E 27 GRANDEZAS E MEDIDAS; E 17 PARA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA.
BOM, A IDEIA QUE EU TROUXE AQUI É QUE A GENTE VAI VENDO POR UNIDADE TEMÁTICA. ENTÃO, NÓS VAMOS COMEÇAR OLHANDO A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS PARA A GENTE VER QUAIS SÃO OS TÓPICOS QUE VÃO SER DESENVOLVIDOS DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO, ALGUNS QUE DÁ PARA A GENTE PERCEBER AQUELA IDEIA DE ESPIRAL, QUE O CONTEÚDO VAI SENDO RETOMADO DE UMA NOVA PERSPECTIVA NAS SÉRIES SEGUINTES. E DEPOIS NÓS OLHAMOS PARA AS DEMAIS UNIDADES TEMÁTICAS, SEMPRE DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO PARA A GENTE IR PERCEBENDO ESSA MOVIMENTAÇÃO DENTRO DA BNCC.
ENTÃO, NA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, PARA O PRIMEIRO ANO JÁ SE COMEÇA A IDEIA DA CONTAGEM DE ROTINA, ESSA CONTAGEM DAQUILO QUE ESTÁ NA ROTINA DA CRIANÇA, NA ROTINA DA SALA DE AULA; AS CONTAGENS CRESCENTES E DECRESCENTES; RECONHECIMENTO DE NÚMEROS NO CONTEXTO DIÁRIO, ENTÃO, EM PLACAS DE CARRO, DENTRO DA PRÓPRIA ESCOLA, EM FOLHETOS, OUVINDO, ENTÃO, O QUE A CRIANÇA JÁ SABE, DE ONDE QUE ELA CONVIVE COM NÚMEROS; INDICAÇÃO DE QUANTIDADES, DE ORDEM E DE CÓDIGOS, POR EXEMPLO, O CEP, CÓDIGOS DE TELEFONE, JÁ SÃO TODOS OS CONTATOS QUE PODEM IR SENDO APRIMORADOS COM AS CRIANÇAS A PARTIR DO PRIMEIRO ANO; QUANTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE UMA COLEÇÃO, TANTO CONTANDO EFETIVAMENTE QUANTOS TÊM, MAS FAZENDO UMA ESTIMATIVA, "SERÁ QUE TEM MAIS DE 10? MENOS DE 10? ", OU FAZENDO A CONTAGEM MESMO UM A UM, NA SEQUENCIAÇÃO, FAZER PAREAMENTO COM OUTROS AGRUPAMENTOS.
ENTÃO, ONDE TEM MAIS? ONDE TEM MENOS? PRIMEIRO UMA IDEIA DE ESTIMATIVA, DEPOIS VAI COMPARANDO OBJETO A OBJETO PARA CHEGAR NA CONCLUSÃO ONDE TEM MAIS E ONDE TEM MENOS.
LEITURA E ESCRITA DE NÚMEROS NATURAIS ATÉ 100. NÓS JÁ COMENTAMOS NA AULA ANTERIOR ESSE DESLIZE NA BNCC DE COLOCAR UM MÁXIMO ALI DE ONDE DEVERIA SER ABORDADO O NÚMERO, ATÉ 100. JÁ INÍCIO DE TRATAMENTO COM LOCALIZAÇÃO DO NÚMERO NA RETA NUMÉRICA, OS NÚMEROS NATURAIS A PRINCÍPIO; CONSTRUÇÃO DOS FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS.
E O QUE VEM A SER ESSA CONSTRUÇÃO DOS FATOS BÁSICOS, QUE A GENTE JÁ FAZ LÁ NO PRIMEIRO ANO? ENTÃO, OS FATOS FUNDAMENTAIS OU FATOS BÁSICOS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS SÃO AS COMBINAÇÕES NAS QUAIS AMBOS OS VALORES SÃO MENORES DO QUE 10. ENTÃO, POR EXEMPLO, 9 MAIS 3, TANTO O 9 QUANDO O 3 SÃO MENORES DO QUE 10.
8 MAIS ZERO, 3 VEZES 5. ENTÃO, ESSES FATOS FUNDAMENTAIS, TANTO DA EDIÇÃO, QUANTO DA MULTIPLICAÇÃO. ENTÃO, DOMINAR UM FATO FUNDAMENTAL SIGNIFICA QUE A PESSOA PODE DAR UMA RESPOSTA RÁPIDA SEM RECORRER AOS ALGORITMOS, ATÉ PORQUE NÃO ESTÁ SENDO TRATADO AINDA DE ALGORITMO COM CRIANÇA PEQUENA.
MAS POR CONTAGEM NOS DEDOS OU POR CONTAGEM DE OUTRO TIPO DE OBJETO DÁ PARA DAR A SOLUÇÃO, PORQUE ENVOLVEM QUANTIDADES PEQUENAS. NO SEGUNDO ANO, NA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, CONTINUA LEITURA, ESCRITA E COMPARAÇÃO DE NÚMEROS, AGORA AUMENTANDO ATÉ TRÊS ORDENS, PENSANDO JÁ NO VALOR POSICIONAL E O PAPEL DO ZERO. POR EXEMPLO, O NÚMERO "ZERO E 1" DIFERENTE DO NÚMERO "1 E ZERO", "01" DIFERENTE DE 10.
COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS ATÉ 100, ENTÃO, POR ISSO TRÊS ORDENS. . .
ATÉ 1. 000, PERDÃO, POR ISSO TRÊS ORDENS; CONSTRUÇÃO DE FATOS FUNDAMENTAIS DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO CONTINUA. ISSO EU ESTOU MARCANDO AQUI PARA VOCÊS E QUE ESTÁ SINALIZADO EM AMARELO TAMBÉM INDICA QUE É CONTINUIDADE DAQUILO QUE FOI VISTO NO PRIMEIRO ANO, PARA A GENTE PERCEBER BEM ESSE SENTIDO EM ESPIRAL.
DESENVOLVER DIFERENTES SIGNIFICADOS DA ADIÇÃO, DE JUNTAR, DE ACRESCENTAR, OU DA SUBTRAÇÃO, SEPARAR, RETIRAR, SÃO SIGNIFICADOS DIFERENTES. O MODO DE OPERAR É DIFERENTE QUANDO A IDEIA É JUNTAR OU QUANDO A IDEIA É ACRESCENTAR. TRABALHAR JÁ COM ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS, VINCULANDO A MULTIPLICAÇÃO COMO SOMA DE PARCELAS IGUAIS, PARA DEPOIS AMPLIAR A MULTIPLICAÇÃO PARA OUTRAS CONCEPÇÕES TAMBÉM; E JÁ INTRODUZIR AS IDEIAS DE DOBRO, METADE, TRIPLO, TERÇA PARTE E ASSIM POR DIANTE.
AQUI ESTÁ MARCADO EM AZUL "DOBRO, METADE, TRIPLO" PORQUE COMEÇA A PENSAR NESSA QUESTÃO DA RELAÇÃO PARTE-TODO AQUI E DEPOIS ISSO VAI SER AMPLIADO NAS PRÓXIMAS SÉRIES, NOS PRÓXIMOS ANOS. NO TERCEIRO ANO JÁ VAI TRABALHAR COM LEITURA E ESCRITA ATÉ QUATRO ORDENS DOS NÚMEROS; CONTINUA COM COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS; CONSTRUINDO OS FATOS FUNDAMENTAIS AINDA; TRABALHANDO COM RETA NUMÉRICA; PROCEDIMENTOS DE CÁLCULO, MENTAL E ESCRITO, COM NÚMEROS NATURAIS, A PARTIR DO ZERO, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO É O FOCO PARA OS PROCEDIMENTOS DE CÁLCULO. ENTÃO, AQUI NO TERCEIRO ANO É QUE VAI COMEÇAR COM OS ALGORITMOS, COM AS CONTAS, VAMOS DIZER ASSIM.
TRABALHAR COM PROBLEMAS ENVOLVENDO SIGNIFICADOS DE ADIÇÃO, CONTINUAR A PENSAR QUE JUNTAR É DIFERENTE DE ACRESCENTAR, E OS PROBLEMAS EVIDENCIAM ESSAS DIFERENÇAS; TRABALHAR COM DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO E, AGORA, JÁ INTRODUZINDO A IDEIA DE DIVISÃO; E CONTINUAR COM OS SIGNIFICADOS DE METADE, TERÇA PARTE, QUARTA PARTE E ASSIM POR DIANTE, COMO JÁ HAVIA SIDO INICIADO. NO QUARTO ANO, O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL COM LEITURA, ESCRITA E COMPARAÇÃO DE NÚMERO ATÉ CINCO ORDENS; CONTINUA COM COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DESSES NÚMEROS, MAS AGORA JÁ ESTÁ TRABALHANDO AQUI ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO POR POTÊNCIAS DE BASE 10; PROPRIEDADES DAS OPERAÇÕES, ATÉ ENTÃO SÓ ESTAVA TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES SEM AS SUAS PROPRIEDADES, COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO COM NÚMEROS NATURAIS; PROBLEMAS, CONTINUAR COM A IDEIA DE PROBLEMAS ENVOLVENDO OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, AGORA AMPLIANDO PARA ALÉM DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, COMO ANTERIORMENTE; REPARTIÇÃO EM PARTES IGUAIS E MEDIDA; E AGORA JÁ TRABALHANDO COM UMA SIMBOLOGIA MATEMÁTICA PARA AS FRAÇÕES UNITÁRIAS MAIS USUAIS: 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 E 1/100, PORQUE ISSO TAMBÉM VAI ESTAR MUITO VINCULADO À QUESTÃO DAS PORCENTAGENS POSTERIORMENTE. ENTÃO, JÁ COMEÇA A TRABALHAR A REPRESENTAÇÃO DOS DECIMAIS, A GENTE ESTÁ AQUI AGORA NO QUARTO ANO, PARA ESCREVER VALORES DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO.
ENTÃO, ISSO VAI DIALOGAR MUITO PORQUE NÓS ESTAMOS AQUI NA TEMÁTICA NÚMEROS, MAS NÓS VAMOS VER QUE A GENTE NÃO CONSEGUE DESENVOLVER OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS SÓ INTERNAMENTE ÀQUELA TEMÁTICA, CADA CONTEÚDO TEM SUAS RELAÇÕES COM AS OUTRAS TEMÁTICAS DO PRÓPRIO CAMPO E FORA DA MATEMÁTICA TAMBÉM. E ENCERRANDO NÚMEROS LÁ NO QUINTO ANO, CONTINUA TRABALHANDO AGORA COM OS NÚMEROS NATURAIS ATÉ SEIS ORDENS, COM OS RACIONAIS, AGORA JÁ COM DECIMAL E FRAÇÃO EXPRESSOS NESSAS DUAS FORMAS; RECONHECIMENTO, LEITURA E REPRESENTAÇÃO NA RETA NUMÉRICA AGORA TAMBÉM DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS, "ONDE ESTÁ O NÚMERO RACIONAL 1/2? ONDE ESTÁ O NÚMERO RACIONAL 3/4?
", ALGUMA COISA ASSIM; ORDENAR TAMBÉM QUEM É MAIOR, QUEM É MENOR QUANDO A GENTE ESTÁ TRABALHANDO COM RACIONAL, TANTO NA FORMA FRACIONÁRIA, QUANTO DECIMAL; MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO TAMBÉM AGORA ENVOLVENDO AS FRAÇÕES; E TRABALHAR COM CONTAGENS DO TIPO. ATÉ ENTÃO, A GENTE CONTAVA COM CONTAGEM UM A UM OU POR COMPARAÇÃO, AGORA A IDEIA É: SE CADA OBJETO DE UMA COLEÇÃO "A" FOR COMBINADO COM TODOS OS DA COLEÇÃO "B", QUANTOS AGRUPAMENTOS A GENTE PODE FAZER? ENTÃO, ISSO JÁ É UM INÍCIO TAMBÉM DOS CONCEITOS DE PROBABILIDADE, QUE VAI VIR DEPOIS SENDO TRATADO SEPARADAMENTE TAMBÉM.
JÁ NA TEMÁTICA ÁLGEBRA, QUE DEPOIS NÓS VAMOS TER AULAS ESPECÍFICAS PARA TRATAR CONCEITOS DE ÁLGEBRA, CONCEITOS DE NÚMERO MAIS PARTICULARMENTE. ENTÃO, NO PRIMEIRO ANO, O QUE SE TRABALHA COM AS IDEIAS DE PENSAMENTO ALGÉBRICO? PADRÕES FIGURAIS E NUMÉRICOS, ENTÃO, INVESTIGAÇÃO DE REGULARIDADES, O QUE SE MANTÉM, QUAL QUE É A PRÓXIMA FIGURA, OU PADRÕES EM SEQUÊNCIA, SEQUÊNCIAS RECURSIVAS.
O QUE SÃO AS SEQUÊNCIAS RECURSIVAS? SÃO ESSAS SEQUÊNCIAS QUE, DADO UMA QUANTIDADE DE TERMOS, VOCÊ JÁ CONSEGUE SABER QUE O PRÓXIMO É CRIADO A PARTIR DO EXISTENTE. ENTÃO, POR EXEMPLO, A SEQUÊNCIA "1, 4, 7, 10", QUEM É O PRÓXIMO?
ENTÃO, A PARTIR DO SEGUNDO TERMO AQUI, QUE É O NÚMERO 4, OS DEMAIS TERMOS SÃO OBTIDOS ADICIONANDO O 3 AO ÚLTIMO TERMO EXISTENTES. ENTÃO, 1 MAIS 3, 4; 4 MAIS 3, 7; 7 MAIS 3, 10; 10 MAIS 3, DÁ PARA SABER QUAL QUE É O PRÓXIMO. ENTÃO, ESSE TIPO DE ATIVIDADE É MUITO IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS JÁ AQUI A PARTIR DO PRIMEIRO ANO, E ISSO ESTÁ ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO, MUITO IMPORTANTE NA MATEMÁTICA.
NO SEGUNDO ANO, A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS REPETITIVAS. ENTÃO, ALI ERA OBSERVAÇÃO DE SEQUÊNCIA, AGORA JÁ É CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS. DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS AUSENTES, ENTÃO, PULA ALGUM ELEMENTO.
ENTÃO, QUAL ELEMENTO QUE NÃO ESTÁ? E QUAL QUE ELE SERIA? NO TERCEIRO ANO, IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DE REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E PERCEBER QUANDO QUE UMA SEQUÊNCIA É IGUAL A OUTRA, RELAÇÕES DE IGUALDADE.
NO QUARTO ANO CONTINUA COM ESSAS SEQUÊNCIAS RECURSIVAS FORMADAS POR NÚMEROS NATURAIS, AINDA AS SEQUÊNCIAS; SEQUÊNCIA NUMÉRICA FORMADA POR NÚMEROS QUE DEIXAM O MESMO RESTO AO SER DIVIDIDO POR UM OUTRO NÚMERO DIFERENTE DE ZERO; RELAÇÕES ENTRE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO; ALÉM DA PROPRIEDADE DE IGUALDADE. NO QUINTO ANO, NA PARTE DE ÁLGEBRA, AS PROPRIEDADES DA IGUALDADE. O QUE VEM A SER AS PROPRIEDADES DE IGUALDADE?
SÃO OPERAÇÕES REALIZADAS EM AMBOS OS MEMBROS DE UMA IGUALDADE, UM LADO DEPOIS IGUAL DO OUTRO. ENTÃO, TEM DOIS LADOS, O ANTES E O DEPOIS DO SINAL DE IGUAL. E QUE QUANDO A GENTE FAZ ESSAS OPERAÇÕES EM AMBOS OS LADOS, A GENTE MANTÉM A RELAÇÃO ENTRE OS TERMOS COLOCADOS INICIALMENTE.
ENTÃO, CONSEGUIR PERCEBER ESSAS PROPRIEDADES NA RELAÇÃO DE IGUALDADE JÁ É UMA NOÇÃO DE ÁLGEBRA QUE A GENTE JÁ TRABALHA ALI NO FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NOÇÃO JÁ DE EQUIVALÊNCIA, POR EXEMPLO, DOIS VALORES ESCRITOS DE FORMAS DIFERENTES, MAS QUE REPRESENTAM A MESMA COISA, COMO 4/2 E 2, OU POR ÁREAS TAMBÉM DÁ PARA PENSAR NA EQUIVALÊNCIA; GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS; E PROBLEMAS ENVOLVENDO A REPARTIÇÃO DO TODO EM DUAS PARTES PROPORCIONAIS. DA TEMÁTICA GEOMETRIA, LÁ NO PRIMEIRO ANO, O FOCO ESTÁ EM TRABALHAR COM LOCALIZAÇÃO DE OBJETOS E DE PESSOAS NO ESPAÇO, ENTÃO, À DIREITA, ACIMA, ATRÁS, EMBAIXO, LONGE E PERTO, MAS TAMBÉM TOMANDO ALGUMA COISA COMO PONTO DE REFERÊNCIA, ISSO É MUITO IMPORTANTE DENTRO DO TRABALHO DA GEOMETRIA, AFIRMAÇÕES DE LOCALIZAÇÃO EM RELAÇÃO A UM PONTO DE REFERÊNCIA USANDO O VOCABULÁRIO APROPRIADO; FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS TAMBÉM JÁ FAZEM PARTE.
INTERESSANTE AQUI O DESTAQUE É COLOCAR QUE A GENTE COMEÇA COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS, ENTÃO, NÃO TEM AQUELA IDEIA LINEAR DE PRIMEIRO TRABALHA COM A GEOMETRIA PLANA, COM AS FIGURAS PLANAS, E DEPOIS PARA O ESPACIAL, NÉ. HÁ UMA INVERSÃO, JÁ COMEÇA COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS JUNTO COM AS PLANAS, AO MESMO TEMPO. ENTÃO, VOCÊ TEM UM OBJETO, VOCÊ PLANIFICA ESSE OBJETO OU VOCÊ RECONSTRÓI UM OBJETO PLANIFICADO.
JÁ RECONHECER FORMATO DAS FACES, SE É UM FORMATO CIRCULAR, UM FORMATO TRIANGULAR; RECONHECER AS FIGURAS GEOMÉTRICAS EM OBJETOS FAMILIARES, UM CILINDRO ESTÁ REPRESENTADO POR UMA LATA DE ÓLEO, ONDE A GENTE PODE VER UM PRISMA OU UMA PIRÂMIDE. ENTÃO, FAZER ESSAS RELAÇÕES JÁ A PARTIR DO PRIMEIRO ANO EM GEOMETRIA. NO SEGUNDO ANO CONTINUA COM A IDEIA DE MOVIMENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO, INDICANDO AGORA MUDANÇAS DE SENTIDO E DIREÇÃO.
ENTÃO, ALÉM DE TOMAR UM PONTO DE REFERÊNCIA, MAS TAMBÉM INDICAR, POR EXEMPLO, A CONTINUIDADE DE UM PERCURSO, COM MUDANÇAS DE DIREÇÃO E SENTIDO. ESBOÇAR ROTEIROS E PLANTAS SIMPLES; CONTINUA TRATANDO DAS FIGURAS ESPACIAIS E PLANAS, MAS AGORA JÁ PARA RECONHECER ALGUNS NOMES, O QUE É UM CUBO, O QUE É UM BLOCO RETANGULAR, O QUE É UMA PIRÂMIDE, ESSAS NOMENCLATURAS MESMO; NAS FIGURAS PLANAS, RECONHECENDO A NOMENCLATURA DE CÍRCULO, DE QUADRADO, DE RETÂNGULO. NO TERCEIRO ANO CONTINUA A LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO A PARTIR DE UM PONTO DE REFERÊNCIA, NO SENTIDO DE IR APRIMORANDO ESSA IDEIA; FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS E PLANAS CONTINUAM.
E JÁ ENTRA AQUI AGORA A IDEIA DE CONGRUÊNCIA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS, QUER DIZER, DUAS FIGURAS GEOMÉTRICAS SÃO CONGRUENTES EM ÁREAS? ELAS SÃO CONGRUENTES EM PERÍMETROS? DÁ PARA ARTICULAR BASTANTE A IDEIA DE CONGRUÊNCIA AQUI, OU CONGRUÊNCIA NO SENTIDO QUANDO ELAS TÊM A MESMA FORMA MESMO, DOIS QUADRADOS, DOIS TRIÂNGULOS, CONSEGUIR FAZER ESSA CLASSIFICAÇÃO.
NO QUARTO ANO CONTINUA COM LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTO, JÁ ENTRANDO AQUI AGORA AS IDEIAS DE PARALELISMO E PERPENDICULARISMO. CONTINUO COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS, AMPLIANDO PARA UM UNIVERSO MAIOR, PARA OS PRISMAS, PARA AS PIRÂMIDES, JÁ CONSEGUINDO FAZER AS PLANIFICAÇÕES E DANDO AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS. JÁ NO QUARTO ANO ENTRA AS DISCUSSÕES E AS IDEIAS DE ÂNGULOS RETOS E NÃO RETOS, E USOS DE DOBRADURAS E SOFTWARES PARA MOSTRAR ESSAS RELAÇÕES GEOMÉTRICAS AÍ.
NO QUINTO ANO, PARA FECHAR O TEMA GEOMETRIA, JÁ ENTRA AGORA A DISCUSSÃO DO PLANO CARTESIANO, OS EIXOS "X" E "Y" PARA LOCALIZAR ALI AS COORDENADAS CARTESIANAS, MAS AINDA MAIS VINCULADO AO PRIMEIRO QUADRANTE; CONTINUA SE FALANDO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E ESPACIAIS, AMPLIANDO AGORA UM POUCO. JÁ PENSAR: SE EU TENHO UMA FIGURA PLANA, COMO EU POSSO AUMENTAR OU DIMINUIR? MEXER COM ESSES MOVIMENTOS DE AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DE FIGURAS PLANAS USANDO MALHAS QUADRICULADAS, POR EXEMPLO, PARA PODER FAZER ISSO AÍ.
JÁ É O INÍCIO DAS NOÇÕES DE PROBABILIDADE. . .
DE PROPORCIONALIDADE, PERDÃO. NA TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS, QUE É UMA TEMÁTICA BASTANTE VINCULADA TANTO AO TEMA NÚMERO, QUANTO AO TEMA GEOMETRIA, AQUI NO PRIMEIRO ANO JÁ É A IDEIA DE TRABALHARMOS COM MEDIDAS DE COMPRIMENTO, DE MASSA E CAPACIDADE. COMO QUE A GENTE VAI TRABALHAR?
COM COMPARAÇÕES DE UNIDADES DE MEDIDAS AINDA NÃO CONVENCIONAIS. JÁ COMEÇA A TRABALHAR COM MEDIDAS DE TEMPO E SISTEMA MONETÁRIO, RECONHECER CÉDULAS. ENTÃO, TODAS ESSAS TEMÁTICAS VÃO SER RETOMADAS NAS PRÓXIMAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA IR APRIMORANDO ESSAS IDEIAS.
É O QUE ACONTECE, ENTÃO, NO SEGUNDO ANO, AINDA TRABALHANDO COM MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS, MAS INCLUINDO AGORA AS PADRONIZADAS PARA COMPRIMENTO, POR EXEMPLO, O METRO E O CENTÍMETRO; PARA CAPACIDADE E MASSA, POR EXEMPLO, O LITRO, O METRO CÚBICO, O CENTÍMETRO CÚBICO; PARA MASSA, GRAMA, QUILO. MEDIDAS DE TEMPO, USO DO CALENDÁRIO, LEITURA DE HORAS EM RELÓGIO DE DIFERENTES TIPOS; E RECONHECIMENTO DE CÉDULAS E MOEDAS, TRABALHANDO AGORA COM EQUIVALÊNCIA DE VALORES. SE EU TENHO UMA NOTA DE 5 REAIS, É EQUIVALENTE A QUANTAS MOEDAS DE 50 CENTAVOS OU QUANTAS DE 1 REAL, E ASSIM POR DIANTE.
. . JÁ IR ENVOLVENDO A IDEIA DE TROCO, NÉ.
NO TERCEIRO ANO, O SIGNIFICADO DE MEDIDA E UNIDADE DE MEDIDA. ENTÃO, ENTENDER O QUE É UMA UNIDADE DE MEDIDA. É AQUELA UNIDADE QUE EU USO PARA COMPARAR COM AQUILO QUE EU QUERO MEDIR, PARA DIZER QUANTAS VEZES ESSA UNIDADE CABE NO QUE EU ESTOU MEDINDO.
CONTINUA COM AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO, CAPACIDADE E MASSA, TEMPO E O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. NO QUARTO ANO CONTINUA COM ESSAS MESMAS MEDIDAS, DESSAS GRANDEZAS AÍ. E NO QUINTO ANO, CONTINUANDO COM ESSAS MESMAS, MAS AGORA JÁ ENTRANDO AQUI: ÁREAS E PERÍMETROS DE FIGURAS POLIGONAIS E ALGUMAS RELAÇÕES.
E AQUI TRABALHAR A NOÇÃO DE VOLUME, QUE DEPOIS VAI SER MELHOR DESENVOLVIDA AO LONGO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTÃO, AQUI EU TROUXE UMA DIFERENCIAÇÃO, QUE VOLUME E CAPACIDADE NÃO TÊM O MESMO SIGNIFICADO, AINDA QUE ALGUNS AUTORES POSSAM USAR, QUE ESTÃO DIZENDO QUE TEM O MESMO SIGNIFICADO. MAS, DE MODO GERAL, O VOLUME DE 1 METRO CÚBICO CORRESPONDE A CAPACIDADE DE 1.
000 LITROS. ENTÃO, O VOLUME, VAMOS DIZER ASSIM, É O QUANTO AQUELE OBJETO OCUPA DENTRO DO ESPAÇO, E A CAPACIDADE É O QUANTO QUE CABE DENTRO DAQUELE ESPAÇO QUE ELE OCUPOU. ENTÃO, AS UNIDADES DE MEDIDA PARA CAPACIDADE SÃO LITROS E SEUS DERIVADOS, E PARA VOLUME, UNIDADES DE METRO CÚBICO, CENTÍMETRO CÚBICO E ASSIM POR DIANTE.
ENTÃO, CHEGOU LÁ NO QUINTO ANO JÁ TRABALHANDO ESSAS IDEIAS DE VOLUME, É UM POUCO MAIS ORGANIZADAS PARA DEPOIS SEREM APRIMORADAS. NO PRIMEIRO ANO, AGORA COM A TEMÁTICA ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE. ENTÃO, JÁ SE COMEÇA COM AS IDEIAS DE NOÇÃO DE ACASO.
NÓS VAMOS TER A OPORTUNIDADE NA AULA EM QUE A GENTE VAI TRATAR ESPECIFICAMENTE DAS TEMÁTICAS, POR EXEMPLO, NO CASO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, DE VER UM JOGO PENSADO PARA A CRIANÇA ONDE ELES FAZEM SORTEIOS DE BOLINHAS E VEEM QUAL É A CHANCE DE ACONTECER ALGUMA COISA OU OUTRA, JÁ MEXENDO COM ESSA IDEIA DE ACASO. LEITURAS DE TABELAS E GRÁFICOS, DE GRÁFICO SIMPLES; FAZER COLETA DE INFORMAÇÕES. ISSO É RETOMADO AQUI NO SEGUNDO ANO, TRABALHANDO COM GRÁFICOS AGORA JÁ DE DUPLA ENTRADA E GRÁFICOS DE COLUNA.
. . TABELAS DE DUPLA ENTRADA E GRÁFICOS DE COLUNA.
NO TERCEIRO ANO, ISSO CONTINUA SENDO APRIMORADO, JÁ ENTRANDO AGORA EM DESTAQUE OS GRÁFICOS DE BARRA. NO QUARTO ANO CONTINUAMOS TRABALHANDO COM OS GRÁFICOS, AGORA JÁ PENSANDO GRÁFICOS PICTÓRICOS, QUE ENVOLVE OS PRÓPRIOS DESENHOS PARA REPRESENTAR QUANTIDADES. NO QUINTO ANO, GRÁFICOS DE COLUNAS AGRUPADOS E GRÁFICOS DE LINHAS, QUE DEPOIS VÃO SER GRÁFICOS BASTANTE UTILIZADOS NA CONTINUIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA ESTUDO DE FUNÇÕES.
ESTA AQUI SÃO AS REFERÊNCIAS DESSA AULA DE HOJE. ENTÃO, AS PRÓXIMAS AULAS AGORA EU OS CONVIDO PARA A GENTE ACOMPANHAR DETALHADAMENTE E POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO DE CADA UMA DESSAS TEMÁTICAS DENTRO DAS SÉRIES INICIAIS. ESTÁ OK?
MUITO OBRIGADA!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com