hoje nós vamos trabalhar um pouco sobre marcos evangelho de cristo conforme lado de marcos na aula passada falamos ou matheus e hoje vamos falar um pouquinho sobre barcos abra sua bíblia e marcos capítulo 1 version o princípio do evangelho de jesus cristo filho de deus é a nossa o nosso propósito aqui como pastor eli valdice um panorama bíblico é impossível você expor o evangelho de marcos é numa aula é quando estava expondo marcusso em vitória eu gastei 42 há dias 42 exposições país por marcos mas hoje nós vamos dar uma introdução do livro pra você
tem uma visão panorâmica do livro a primeira coisa que eu gostaria de informar que o evangelho de marcos é considerado um dos evangelhos sinóticos mateus marcos e lucas essa palavra se note que não aparece aqui mas é conhecido de todo mundo que mateus marcos e lucas são os inóculos essa palavra sinóticos significa ver conjuntamente então esses três evangelistas olharam praticamente foi muito semelhante para jesus embora com as suas distinções suas ênfases peculiares mais esses três evangelhos são mais parecidos em uma mesma perspectiva desses evangelhos sinóticos marcos o mais breve é o mais curto também é
sabido e pouca a divergência nesse campo de que marcos foi o primeiro o evangelho a ser escrito é curioso que marcos não foi apóstolo portanto marcos não teve o privilégio que a matheus por exemplo teve de andar com jesus de escutar diretamente jesus alguns estudiosos crêem que marcos sendo filhos na fé de pedro escreve seu evangelho na perspectiva de pedro e se ele é o primeiro evangelho é escrito então diz william barkley que ele é o mais importante livro do mundo porque serviu de fonte para os outros evangelhos e é o primeiro relato escrito da
vida e do ministério de jesus cristo tomar idade conheceu é muito possível que já tenha sido mesmo o primeiro projeto escrito para vocês terem uma idéia dos 661 versículos de marcos 606 são reproduzidas em mateus apenas 44 destes não apenas 31 destes aaaa não estão em lucas e só 24 versículos de marcos não estão presentes em mateus e lucas respectivamente portanto dá impressão que mateus e lucas encontrarem marcos é importante fonte quando for escrever o seu evangelho talvez você perguntar porque quatro evangelhos se eles são biográficos e tratam da mesma pessoa que jesus cristo obviamente
o que cada evangelista olha pra jesus para o ângulo diferente e cada jornalista escreve para públicos diferentes por exemplo mateus escreveu para os judeus por isso que tem o maior número de citações do velho testamento sua tese irá provar que jesus era o rei dos judeus por isso a geologia deles emboque em abraham marcos escreve pelos romanos os romanos e portanto marcos não está tão interessado nas nos discursos de jesus nas parábolas de jesus mais nos milagres e nas ações de jesus desta forma é e escrevendo para os romanos i ea ii fase dele é
provar que jesus é o servo vitorioso marcos só tem uma parábola só tem uma parábola diferentes de mateus e de lucas mas é aquele que mais registra os milagres de jesus está sempre em atividade que os romanos se importavam com isso muito mais do que por aspectos filosóficos ou de palavras onde discursos dom panndora dinha neste evangelho produção aí primeiro vamos ver o autor de o evangelho de mãos quem é esse marcos aqui primeiro que não aparece evangelho segundo marcos ele é um autor anônimo você deduz que marcos mas não tá no corpo do texto
dele o nome dele como elton ele é conhecido como marcos ou como joão marcos a esse nome dupla que vão é tão novo judeu e marcos o seu nome romano juntando os dois judeus romanos joão marcos quem é esse camarada primeiro a atos 1212 diz que ele era filho de maria uma cristã que hospedava os cristãos em sua casa então duas coisas decorrem aqui primeiro a família dele é uma família abastada de uma casa grande aponta casa dele seu local de reunião dos grandes segundo você fica informado que era filho de maria a igreja reunida
na casa dele ele era um camarada familiarizado com as coisas de deus segundo informação sobre marcos participa da primeira viagem jornada de paulo e barnabé e você nota que quando paulo e barnabé foram a a jerusalém para levar uma oferta ao sair de lá levaram consigo marcos atos 1225 e ao levarem marcos ou joão marcos de jerusalém prática guia da síria de onde partiu a primeira viagem missionária esse moço que é também primo de barnabé a companhia panamenha e saulo nessa primeira viagem missionária não como missionário propriamente dito mas como auxiliar deles se poderes em
atos capítulo 13 versículo 5 ea palavra auxiliar é a palavra ripper eta que é uma palavra que descreve aquele que serve baino mais inferior grau tem diáconos tento los e tem 80 e preta é o servo no grau menor era é aquele que era assistente do dutos dos dois missionários terceiro e se marcos é aquele cara que vai desistir da primeira viagem missionária em pés da panturrilha atos 13 13 a pergunta é por que desistiu porque voltou pra casa da mãe provavelmente porque era muito jovem e pensou que missões era turismo e não era e
ficou meio chocado com os negócios segundo porque quando ele sai de antioquia da síria com barnabás saulo o líder da caravana era o seu primo paraná pé em paphos mundo o comando e saulo que passa jorge paulo a subir à liderança e deve pensar sobre a liderança do meu primo tinha coragem de assumir a liderança dessa não vou a terceira possibilidade é que diz gálatas 4 14 a 16 que paulo prega o evangelho pela primeira vez na galáxia por causa da enfermidade física consta a bíblia que paulo sai de antioquia na síria mas não conseguiu
sair do empate mas com sabe que chega no destino a primeira missionária doente portanto concluímos que ele contraiu essa enfermidade no caminho e muito provavelmente em perto da pan filha uma religião alagadiça pantanosos e forte incidência de malária é muito provável que paulo encontrei malária no mesmo lugar onde joão marcos voltou para a casa da mãe de fernando quer ficar doente muito j morrendo vou sair dessa zica que quem é joão marcos joão marcos aquele camarada que foi rejeitado por paulo a 2ª via missionária capítulo 15 37 e 40 de abusos e é curioso isso
porque paulo radicaliza aqui a gente não entende a postura de paulo no palco dedicado demais ele não não ser ter um centímetro paulo dispara barnabé não acho justo levamos aquele que nos abandonou desde pedra filho em outra fala como está não vai anunciar para selecionar é muito imaturo e volúvel demais num na hora que a coisa pega ele espirra então comigo não eu vou desavenças entre paulo e barnabé por causa dele joão marcos e então paulo pega o silas que era um profeta de jerusalém e vai tomar a direção e barnabé investe ainda no seu
primo e vai pra outra direção quem é joão marcos agora é um fato curioso início e se joão marcos está junto com paulo na sua primeira prisão em roma você pode notar isso colossenses 4 10 a bíblia não fala quando e nem como foi essa restauração de relações com esta reconciliação de paulo com joão marcos mas num dado momento da vida deles essa é esse estremecimento acabou e não só acabou mas o joão marcos vai se tornar um servidor de paulo um companheiro de paulo um auxiliador de paulo quando ele estava preso na cidade de
roma na primeira prisão quem poder pra mim aí gálatas ou melhor com vocês 4 10 e voz bem alta ó ok paulo ficou preso em roma por volta do ano 61 a 63 na sua primeira prisão foi aberta lá com ele para assessorá lo para ajudá lo como companheiro como amigo como servidor eu acho isso maravilhoso porque primeiro à disposição de paulo reconheceu o erro e 2ª exposição de marca de perdoar paulo porque se a relação tinha ficado estremecida alguém tem que tomar a iniciativa então houve disposição de ambos de acertar a relação mas ainda
quem esse joão marcos esse é um baque foi aquela homem que paulo pediu pra ir ao encontro dele quando ele estava preso na segunda prisão em roma é um fato curioso irmãos porque alguns estudiosos sobretudo os de linha liberal rejeitam as cartas pastorais primeiro timóteo título segundo timóteo porque estas cartas não se encaixam no relato de atos dos apóstolos por que não se encaixam porque atos dos apóstolos em serra o seu registro com paulo preso em roma certo essa é a primeira prisão a motivação dessa prisão ea perseguição dos judeus está por trás dos judeus
os romanos era até muito mais é é a amáveis com paulo e durante as viagens missionárias dele do que os judeus então essa prisão foi nos anos 60 e 63 e aí paulo sai dessa prisão no ano 64 acontece acontece a tragédia que tragédia que acontece quem se lembra que acontece em 64 17 de julho de 64 o incêndio de roma o incêndio de roma obviamente paulo está preso para as outras certa fazendo o que já não chamaria da quarta viagem a área o senhor foi a espanha deixou de botín é peso deixou tito em
creta e agora em virtude de uma perseguição que começa depois em roma com um cunho diferente que agora não é mais judeus que estão por trás são os próprios romano seu próprio império é o próprio imperador e quem é imperador essa é quem quem governava roma nessa época nero mero então começa a perseguição e agora paulo sendo líder da igreja cristã sobretudo na região de roma ele é procurado ele é cassado e é capturado outra vez muito provavelmente em trote na casa de carro e agora é levar para a roma e não com a prisão
como a primeira que ele tinha de ter nada as liberdades é uma espécie de prisão domiciliar agora ele vai para a masmorra a masmorra betina húmida fria em salubre de onde as pessoas saibam leprosos outro martírio paulo está lá agora nessa segunda prisão a partir do ano 64 e ele sabia que não sairia de lá que chega a hora dele ser batizado agora capítulo 4 versículo 11 segundo thimote disse pra temática como você vier frase com você joão marcos porque ele é útil no ministério tinha sido útil da primeira prisão e agora paulo requer a
presença dele de novo na segunda prisão quem este joão marcos conforme primeiro de pedro 5 13 ele é filho na fé do apóstolo pedro freqüentava a igreja que ficava na casa dele tanto é que quando paulo pedro foi professor daquela prisão em atos 12 onde paul pedro foi imediatamente depois de ser solto pra casa de maria joão marcos onde a igreja estava reunida muito bem que marcos é o autor deste evangelho a um consenso enorme por exemplo dos pais da igreja todos os pais da igreja são unânimes desde papinhas ajuste no mart tertuliano clemente alexandria
originis josé irineu todos eles deram testemunhos claros de que marcos era de fato o autor de evangelho e na linguagem de papinhas o hermeneuta o intérprete de pedro então e como se marcos que era firme na fé de pedro e conviveu mais com pedro escrevesse evangelho é pela visão de pedro pelos relatos particulares e pessoais que pedro passou pra ele muito bem você pode perguntar agora quanto de onde e pra onde ele escreveu evangelho bom é muito provável muito provável que ele escreve este evangelho antes da destruição de jerusalém onde 70 por que não há
nenhum relato no evangelho da tragédia que acontece na destruição de jerusalém da expulsão dos judeus de jerusalém é muito provável que ele escreveu este evangelho entre os anos 50 e 5 a 63 e eu quero crer que ele escreve evangelho logo depois muito provavelmente o próprio martírio o dado entre o melhor entre a primeira ea segunda prisão de paulo em roma ele escreve de roma para os romanos e notem vocês que ele tem não apenas o privilégio de ser filho da aped pedro mas tem também o privilégio de agora estando com paulo preso na primeira
prisão e muito provavelmente chegou em tempo na segunda prisão a somar de paulo disco tá também pessoalmente paulo nos seus relatos então ele está em roma e eles querem que os romanos a partir de roma sendo este então o primeiro evangelho a ser escrito muito bem como é que nós poderíamos chegar à conclusão de que paulo escreveu que os romanos e não para os judeus disco porque brigada amado porque é que nós chegamos à conclusão de que marcos escreveu para os romanos e não para os judeus que evidências nós teríamos neste evangelho para chegarmos a
essa conclusão o primeiro primeiro marcos enfatiza mais as obras de cristo que os seus ensinos do que isso os romanos não eram muito afeitos à filosofia a palavra sem cinzas mas a obras ações e este evangelho mais do que qualquer outro a ênfase dele é sobre a atividade mas os milagres do que os ensinos pra vocês terem idéia em 18 milagres registrados em marcos e apenas uma parábola jesus dá sempre se movendo de uma ação para a outra ação durante os séculos em para os leprosos levantados paralítico libertados processo acalmando as tempestades levantando os mortos
segundo a segunda razão marcos apresenta jesus como servo é por isso que você não encontra genealogia nesse livro o evangelho não tem gênero jesus porque não tem por que não servem de energia mas jesus não é aquele servo servo no sentido de humilhado no enunciado vitorioso no ciago poderoso é o servo triunfante é o céu que tem poder que tem autoridade diante quem não há causa que não possa resolver ele cura e vermelho e por fim um leproso e ressuscitar mortos e acaba tempestade ele e diante deles enfermidade precisam recuar ou seja é o cego
que está em ação mas em ação diante do supremo poder o poder de deus terceiro marcos evangelista que explica tempo jutay custos para os seus leitores tá linda cube que quer dizer menina levantadas ele usa o termo da linguagem agora mais que é o mais usa mais a mais nós temos a max do evangelho de marcos mas ele faz isso tem o cuidado de dar o termo e explicar esse prova seguinte que está escrevendo um povo que não tem familiaridade com essa língua ainda mais marcos preocupa e explicar costumes judaicos se você pega a a
amar 7 a questão lados das tradições judaicas ele vai debulhando explica embora mateus também faça o mesmo e matheus 15 o cuidado de explicar aqueles rituais judaicos e detalhar porque situações acontecem e prescrevendo o povo que não é familiarizado com esses rituais por isso que ele não só explodia os rituais mas explica o significado dos rituais por exemplo a questão dos termos palavras latinas que ele usa ele usa por exemplo legião denário quadrante pretório centurião são todos termos latinos temos romanos porque ele usa com essa freqüência porque o público dele é familiarizado com estes termos
latinos pois bem se paulo esse paulo eu tô com um pau na cabeça né se max escreveu de roma para os romanos a pergunta é como é que estava roma quando ele escreveu eu acho que todos vocês sabem que o imperador augusto césar augusto morreu no ano 14 depois de cristo cesar augusto foi um fenômeno do ponto de vista administrativo ele chegou a dizer que recebeu uma roupa de barro e entregou a roma de marbury quando ele morre em assumir o governo de roma tibério césar tibério césar nesse período embora roma era uma grande metrópole
que vocês terem uma idéia naquela época roma de um milhão de habitantes é pensar há dois mil anos na cidade com 1 milhão de habitantes está pensando é uma coisa fenomenal cidade palácios cidade riquíssima poderosíssima mas ao mesmo tempo do ponto de vista moral estava uma profunda e total decadência alguns historiadores chegou a afirmar que todos os imperadores romanos eram homossexuais é certo cláudio cuja esposa era prostituta esse era o cenário moral que estava o punk funk roma alguém chamou roupa da cloaca do mundo a placa do mundo não há o panorama era extremamente cinzento
agora se não bastasse essa corrupção moral depois 64 começa indo à brutal perseguição a partir de roma contra os cristãos pensei que são essa que vai durar praticamente mais de 250 anos ininterruptamente mas sim nas características distintas do evangelho de marcos primeiro marcos é eminentemente o evangelho querigma tico que significa isso significa que jesus em macacos não é apenas aquele que opera milagres mas aquele que prega que proclama que anuncia então ele é extremamente carismático aliás jesus se apresenta nesse evangelho com o empregador que é importante entender jesus por pregador e às vezes quando as
multidões venham pra pra milagres eles não eu vou pra frente eu vou pregar é eu puxava pra isso eu vim pra ir pra pregar segundo marcos enfatiza popularidade do ministério de jesus em marcos jesus está acompanhando sempre sendo acompanhado multidões multidões multidões multidões ele está fazendo fazendo fazendo fazendo o terceiro max enfatiza a questão da identidade de jesus com mais do que qualquer outro evangelista por exemplo tu és o meu filho ba quem é este que tem 91 e obedece seus contemporâneos interrogavam não é este o carpinteiro filho de maria herodes pensa que ele joão
batista que ressuscitou outros pensam que elias que voltou ainda outros penso que ele é o profeta os demônios confesso atuais o santo de deus sou filho de deus seus parentes diziam está fora de si os cabelos disse estar processo pedro confessa tu és o cristo para a partir daí ele é o filho de davi até junho o difícil é esse aí faz pergunta oficialmente é isto cristo e pilatos é isto o rei dos judeus e recebe resposta eu sou pudins o comandate se verdadeiramente é o filho de deus em outras palavras em marcos há um
cuidado especial de definir quem é este jesus é o servo de deus o servo vitorioso muito bem quando se fala em marcos enfatizar as ações de jesus é uma palavra grega eu diz que é traduzida por imediatamente logo então que aparece 40 vezes em mãos entanto então imediatamente logo em seguida é como se marca estivesse assim num cabeceamento não pode parar e faz isso então faz outro imediatamente faz outra em seguida foi solto em seguida faz outra logo após o outro e consigo aqui estivesse assim numa corrida e não para essa corrida não tem é
em estágio de descanso está sempre em ação essa ênfase de marcos neste evangelho muito bem amados é eu gostaria agora de pensar com você a mensagem central deste evangelho e aqui tirar algumas conclusões talvez você pudesse comigo agora é olhar um pouco do conteúdo dele então eu queria pensar em quatro pontos aqui quatro pontos primeiro a vida do sérvio computador segundo o conflito do servo rei poderoso terceiro conquistador reivindicando seu direito no reino eo poder e quarto observe tori ozu prepara o estabelecimento do seu reino se você notar agora abra la em mãos vamos pensar
um pouquinho juntos começando o evangelho princípio evangelho de jesus cristo filho de deus max já começa sem começar já começa direto ponto é que o empregador nos jorge não tem produção com ele já vai direto ao ponto a princípio o evangelho de jesus cristo filho de deus já definiu a o conteúdo já definiu a procedência ea partir daí ele começa a mostrar como jesus é atestado pela palavra de deus com kobe está escrito está mostrando que o ministério dele não é uma coisa inédita não é coisa nova e não é um aventureiro e não chega
a sindicais de pára-quedas etav no incumprimento profecia logo em seguida você vê que oa o seu precursor vem para dar testemunho dele estava parado com seu precursor logo depois joão batista já vem a aprovação do pai no batismo tu és o meu filho o meu e lei o meu amado em seguida isso você já vai ver a aprovação dele vencendo satanás no deserto então no capítulo 1 ao a saraivada de informações que refere trata pra nós a aprovação dele como filho de deus que veio pra trazer nos o evangelho o que você vai perceber a
partir daí jesus cristo é voltando para a galiléia 14 pregando o evangelho de deus e dizendo o tempo está a cumprir o reino de deus na próxima repreender e do evangelho 6 em si já é isso é pregar que o homem pecador que se arrepender da cre fora disso é perfumaria 600 seiscentos e aí a partir desse momento ele vai chamar discípulos para acompanhar e nós vamos ver as primeiras obras seu poder curando de mori ado curando a sogra de pedro urano um muitas outras pessoas e uma série de de informações e de curas cura
do leproso a cura de limpar a parede kappaun e jesus vai a intensificação do seu ministério de operação de milagres aliviando pessoas transformando pessoas manifestando o poder de deus mas logo em seguida eu queria chamar sua atenção a partir do verso 1213 capítulo 12 13 que começa conflitos os conflitos aliás nota de rodapé não dá pra fazer a obra de deus no poder de deus enfrentar resistência com jeito é eu particularmente como cooperador do pastor e volta muito entusiasmado com a dinâmica da igreja com a disposição deve crescer e estamos animados com isso muito animados
mas certamente nós enfrentaremos tensões e conflitos porque é uma contrapartida irmãos de ter certeza disso em contrapartida porque sempre que a igreja prega cresce e isso desperta oposição do inferno e nós precisamos estar atentos para que quando as tensões chegarem estão nos desviando o foco isso não nos tire do objetivo isso não nos passa da marcha ré isso é muito importante aí você começa a perceber jesus a lista dos seus súditos chamado lev e é curioso que é paradigma porque ele chama um camarada que o diabo pelo povo o diário do povo coletor de imposto
era o cara mais odiado por o povo funcionava isso deixou só tem uma arma dicas e aqui eu acho que vocês sabem só para refrescar a cabeça de vocês roma não tinha um sistema de imposto de renda tão elaborado como temos hoje quem rouba fazia para recolher impostos em todo o império roma conseguia direitos de pessoas para pessoas fazer esse serviço pra eles por exemplo pega são paulo então vamos pensar um maioral dos publicanos chegava o imperador ou tinha contatos com os diretos o imperador são paulo precisa arrecadar tanto de dinheiro nos cofres de roma
contrato fulano fulano é o responsável por toda são paulo a cidade de são paulo tem que pegar x para os cofres de roma só que esse camarada a assinar um contrato e ele tinha poderes para comprar mais do que esse valor que é repassado para a roma esse restante embolsava gonçalo só que esse camarada não tinha condições de cobrar posta em todo são paulo e dividir são paulo bairros então contratava outras pessoas para trabalhar pra ele 'você vai cobrar bairro de pinheiros você vai cobrar o bairro butantã ou você vai comprar no bairro moema agora
o céu eu quero eu preciso receber tanto do bairro de pinheiros e passa pra mim e já pegava a a gordura dele e passava o que era de roma só que esse camarada que era subir contratado para pinheiros ele podia comprar mais do que tinha que repassar o resto ele mostrava o que estava acontecendo o império o povo está a corrupção acontecendo o povo gemendo os empresários que bram as empresas fecharam não tem nada a ver com o brasil isso agora pense você jesus chama um cara desse pra ser apóstolo era uma crise institucional era
se tornar vitrine para levar pedrada era uma coisa tão ruim que chegou o momento lá em lucas 15 que estes não é possível jesus como com o público os empregadores agora comigo porque eu já era complicado achar um cara publicando pra ser a postos e demais então jesus da chamando seus livros é uma leve que era pública' coletor de impostos jesus comem com os publicanos e pecadores é curioso irmãos porque dois pontos aqui no contrapé de rodapé nós podemos ter amigos não crentes preparar a casa deles sim jesus fez isso o que nós não podemos
é deixar que eles determinam a nossa agenda para fazermos aqui eles fazem nós devemos ter amigos não que devemos pastor 1913 no 39 sair três mil pessoas não crentes e você precisa me belaz agora você precisa é amigo dela praça influenciador no processo influenciado para estar perto delas para ser luz e não para que elas apague as suas soluções esse é o ponto bom então jesus a partir de agora ele ele começa a ser questionado pelas autoridades primeiro com mercúrio um camarada eu acho esse magnífico porque desce um camarada maca telhada baixo que é um
método evangelístico muito esquisito né pastoral não chegue a esse ponto eu acho já pensou o pastor vão chegar pra gente domingo lojas em agosto e agora seguindo vamos ver desde as casas de são paulo aí o cara tess jesus olha o cara disse perdoado estão os seus pecados a trinca que estava do lado de jesus comum críticos escribas pensavam fala pensado porque eu pensava isso só deus pode perdoar pecados tecnologia estava errada não há até hoje estava certa no que eles erraram em não reconhecer o que jesus para o próprio deus aí eles tinham a
crença que ninguém podia ser curado sem antes ser perdoado ser a crença deles jesus os apanha as cordas da sua própria crença e pergunta por exemplo qual é mais fácil de perdoar são as pessoas e os mercados o togolês de ano porque se jesus uma das o cara levantar e andar dentro da cabeça desde o kart que se preocupar primeiro em si só deus perdoa pecado e oka levantou e andou e os pecados perdoados e só deus pelos pecados estão aí presos na teologia deles então tem que admitir que jesus a deus que não é
deus não vai perdoar pecados se não perdoou e caso o caso levanta e anda então gestão levanta e anda e aí está que engoli seco e ficar presos nas cordas da sua própria convicção religiosa jesus cristo é deus o fato seguinte estava pensando agora no fato seguinte atos a marcos 3 josé na sinagoga e tem um cara lá com a mão seca qualquer a mão seca a mão direita não destra e as pessoas os fariseus os escribas eles acompanharam jesus não houve os ensinamentos a acompanhar jesus a pegar no pé no contrapé lá pelas tantas
queriam saber se isso segurar no sábado que o camarada lá talvez aquele camarada que não queria que ninguém pediu para ficar de pé porque ele ficava com vergonha jesus diz fica de pé aí jesus não ficou só nisso não vêm por bem lima é possível junto entregado a eptc espera da sua mão pronto pronto imediatamente ela ficou curada ea partir de marcos 3 os fariseus se mancomunaram com quem com os heróis de anos quero ser o de anos os que apoiavam roma quando se trata de lutar contra um inimigo comum até os inimigos se reconciliam
não foi assim com pilatos a herodes aqui com fariseus de anos ea partir de marcos 3 ele já planeja um aqui tetam forma de matar matar em jesus então a partir de marcos 3 você já vai ver essa atenção do ministério de jesus ele fazer milagres e libertando a processos ele por ficando a prazos ele ressuscitando mortos mas os fariseus apertando o cerco apertado o cerco os inscritos apertado ser apertado seu debate perseguição e aí você vai notar uma coisa curiosa cima é no capítulo 4 explica pra nós o desenvolvimento rei quando chega no capítulo
4 35 até o finalzinho do capítulo 5 ao evidência pele cima e por que jesus vai fazer o quê 4 35 a 41 ele acaba tempestade logo em seguida capítulo 5 de uma 20 que ele faz liberta demônia logo em seguida o que ele faz ele cura aquela mulher hemorrágica logo em seguida o que ele faz ressuscita filha de jairo porque é que marcos coloca isso tudo junto pra mostrar pra nós que esse servo vitorioso e tem poder sobre as leis da natureza é tem poder sobre os demônios e tem poder sobre as enfermidades e
tem poder sobre a morte não obstante isso a partir do capítulo 6 se reforça ainda mais a oposição senão vejamos senão vejamos sou eu a ele sofre oposição do povo no capítulo 6 de uma 6 é rejeitado pelos céus é só a proposição de herodes que era o de troca da galiléia lá no capítulo 6 14 a 29 depois é só a proporção dos escribas e fariseus capítulo 7 1 23 e 8 em diante então jesus demonstra pé realiza coisas extraordinárias as multidões o seguem mas não sem oposição de quem do povo dos líderes religiosos
do líder político então chorar rival não queremos mares calmos importa navegar importa navegar em nome de jesus importa navegar a obra de deus cresce no meio da oposição a obra de deus cresce no meio de lutas mas o terceiro ponto o computador reivindicando seu direito ao rei de poder capítulo 8 a partir do verso 31 você começa a perceber jesus cristo abrindo o leque e mostrando com total clareza para que ele veio com a sua missão principal era morrer ser internas os pecadores ser presos ser crucificado para gestão terceiro dia jesus só fez isso depois
que os discípulos tinham compreendido com total clareza quem ele era e não obstante o povo não saber ainda quem ele era eu vim pra morrer na cruz seu vôo e você começa a perceber logo em seguida no capítulo 9 a uma das passagens mais importantes dos evangelhos que a transfiguração a transfiguração é uma espécie de antecipação da glória e de preparação para cruz antecipação da glória preparação para cruz porque porque a agenda de moisés e elias com jesus foi sobre a sua partida sobre o seu êxodo ea palavra êxodo é a saída da escravidão e
na cruz é que jesus abriu a porta do cativeiro rompeu as cadeias e nos libertou nos tornou filhos de deus lucas melhor que marcos trabalha bem esse ponto de que a partir da transfiguração eles já está no final do ministério já a caminho de jerusalém para ser preso para ser crucificado para ser sepultado e então você vai notar aí é a entrada triunfal de jesus em jerusalém no capítulo anos ele purifica o templo a partir do versículo 15 capítulo 11 é derrota os seus inimigos a partir do verso 27 capítulo 11 e no capítulo 13
ele profere o seu discurso escatológico então ontem nota em que ele ele é testado o que vem fazer pelas escrituras pelo precursor pelo pai é credenciada a fazer o que fazia o que está fazendo por que ele vença mais e chama alguns prosseguir ele começa o seu caminho é temerário pregando pregando curando libertando ele vê a possibilidade de a utilidade vai crescendo crescendo crescendo crescendo hora que chegou o seu momento e dizer eu vim pra isso vim pra morrer então não esperem que é eu vou ser o messias político que você homicídios para fazer apenas
milagres curar doentes libertar processos gastar mortos eu fiz isso como evidência de que os oficias eu fiz pra provar que eu sou filho de deus mas a minha missão de fato eu vim pra isso tem a cruz fracos do caminhão se você perceber marcos evangelista que vai preparando afunilando esse caminho para mostrar esse cenário por nós e finalmente queridos irmãos finalmente você vai ver no capítulo 14 agora jesus preparando-se pra a sua morte que é um plano para tirar sua vida ele é um giro em betânia depois que ressuscita lázaro aqui não consta a ressurreição
de lázaro mas essa função que ele recebe por maria é depois da ressurreição de lázaro aqui um pacto de transição e é curioso isso aqui vale a pena destacar esse ponto a avião alguns grupos políticos e religiosos dentro da religião judaica não podemos mencionar os tios fariseus e saduceus os georgianos que os sérios mas basicamente os principais eram os fariseus e os saduceus os scripts e os doutores da lei vinham de onde dos fariseus dos seus os fariseus os fariseus eram os separatistas eram os mais velozes das tradições os saduceus eram os chamados teólogos progressistas
liberais eles não acreditavam em todo o velho testamento eles não acreditavam por exemplo em ressurreição não acreditava em anjos mas eles numa espécie de cooperação com roma e receberam de roma o privilégio de fazer o que tomar conta do templo é uma mina de ouro a mina de ouro o tempo é uma mina de ouro porque tinham suas festas são três festas nacionais páscoa pentecostes tabernáculos essas festas viu gente do mundo inteiro no mundo inteiro várias nações os judeus para o rio para lá revelou também que fazer os sacrifícios o cara não podia comprar nenhum
animal para sacrificar nenhum objeto para o altar o dinheiro estrangeiro te fazer o que a troca da moeda o câmbio só que esse câmbio era feito na praça do tempo sob a orientação sob o comando do sul dos seus só que na hora de trocar tinham ágil é barba viagem o ágio pesado pesado pra que desembolsarem desembolsarem então o tempo virou a praça de negócios não só de negócios no azul nesta não fosse negócio nessa pelo menos para facilitar a vida do povo o que gente para a cidade de vocês a gente faz o câmbio
é que mesmo na prática não era pra ganhar dinheiro para salvar o povo jesus chamou de covil de ladrões que um covil rapinagem exploração então vejam vocês que no começo do ministério de jesus quem está por trás da perseguição jesus são só dos seus os fariseus no começo fariseus usado seus não tem tendências estão falando os fariseus era os fariseus com seus escribas seus doutores da lei mais um fato acontece jesus chega em jerusalém pego chicote expulsos vendedores vir às mesas dos cambistas e jesus está fazendo até aqui atacando coraçã o centro de brown e
da corrupção pior o lava-jato hoje que acontece sábado seus senhores são todos eles têm poder político eles têm influência com roma ea partir de agora no finalzinho ministério de jesus quem vai liberar a prisão de jesus não são só deus sabe os seus 200 isso é mais ou menos isso em tão amados quando jesus chega em jerusalém depois ao ser tatatá fechando o sábado os seus você nota lá em 11 que quando jesus ressuscita lázaro e estou uma decisão precisamos prendê-lo pediram a um documento ela quem tiver notícias do paradeiro dele jesus ficava assim de
cara limpa na rua também não procedência não é antônimo de fé potência não é antônimo de fé jesus só se manifestou botou a cara na rua quando ele disse chegou a hora essa é a minha hora então ele entra ele entra em jerusalém o traidor é indicar pedro é avisar a ceia é servida ea partir daí capítulo 14 vai mostrar para nós todo o processo nada pega jesus de surpresa está crono cronologicamente definir cronometrada me defendendo e sabe o que vai acontecer passo a passo e sai do senar parque gethsêmani no getsêmani ele enfrenta mais
titânica batalha em oração sem poder com ter a companhia dos amigos dele é curioso que além do getsêmani mateus relata isso ele admite ator dele pra si mesmo ele admite a dor dele os seus tipos ele admite a dor dele para o pai mas ali uma batalha de sangramentos suor ele triunfou ele vence ele é consolar e diz a bíblia que ele se levanta com todo rigor e joão que nos informa isso quando a turma chega concorrentes com paus patas é jesus quem dá o primeiro passo diante perguntar que buscais a jesus nazaré eis me
aqui só cai por terra tinha paletó cheio de poder não há presença de jesus caiu por terra portanto jesus não foi preso jesus se em tricô não prevalecerão sobre ele ele se entregou dá lhe levaram pra casa dos us sacerdote quem era o sacerdote quem lembra o sacerdote era caifás mas um só grão dele era a nice e o sogrão embora tivesse deposto pelos romanos ainda tinha muito mais influência política e religiosa que o gelo caifás por isso jesus não foi interrogado por cá e faz jesus foi interrogado por canais mas na hora de bater
a canetada lá assinar para mandar para o governador romano quem encaminhou jesus foi caifás porque a nice era o sansei dote de fato mas quem faz essa substância dote de dalí jesus sai do sinédrio da quinta feira à noite ele é acusado de blasfêmia e na sexta de manhã o sinédrio percebeu que uma coisa estava errada é uma acusação puramente religiosa não encontraria respaldo diante do governador romano não reúne de novo bem de manhã ainda de madrugada para fazer uma segunda acusação contra jesus acusação de conspiração ou sedição crime contra a sesa com essas duas
acusações somos sacerdotes estragaram jesus do governador acusação política ou religiosa acusação contra deus a ação contra o estado blasfêmia sedição vocês conhecem então o registo capítulo de número 15 que é o julgamento de jesus que a condenação de jesus que a crucificação de jesus que a morte de jesus o sepultamento de jesus e só para pegar uma mais um gancho sozinho no sepultamento o dia se eu posso já pegou sobre josé dinheiro até postou aqui não há intenção de ir para um segundo nos dois pato mãos você vai me ajudar o algumas dicas já parou
pra pensar josé de arimateia camarada que se arriscou depois resulta morto foi lá no governador a reivindicar o corpo dele investir o dinheiro tudo novinho lá no jardim da família dele bota jesus lá quantas pessoas que desfrutar ão do privilégio ter jesus de ouvir jesus de acompanhar jesus e não investiu está morto debaixo de vaias e apupos e ele investe se arrisca a executar e aí entra o capítulo 16 que a ressurreição de jesus aparição de jesus ea comissão de jesus e finalmente a ascensão de jesus eu queria só pra fechar dizer o seguinte se
jesus fez tudo por você por mim o que ele espera de mim e de você o que ele espera de mim e de você não é um pedido não é uma sugestão é uma ordem e de por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura essa ordem foi dada é a grande comissão hoje tem se transformava três se transformado em a grande opção temos nos calado temos nos acovardado diante de tantas evidências diante do grande poder de deus que nos salvou muitas vezes nós calamos a nossa voz falamos de tudo e todos mas
não falamos de jesus o que ele veio fazer o que ele significa para nós a necessidade do mundo têm dele que deus nos ajude irmãos que deus nos ajude a nos levantarmos na força no poder do espírito santo para falarmos deste nome o evangelho é o poder de deus não é o seu conhecimento na sua metodologia não é a sua eloquência o poder deste evangelho a pessoa fofa a frase só às vezes o versículo só que você lê pra alguém deus é poderoso para pegar isso e transformar isso na bomba poderosa que é pra toda
dureza do coração do homem eleva a salvação que deus nos ajude a mãe passou da hora por nós por favor vamos ficar de pernas o dólar na próxima semana vamos encerrar o pentateuco estudando deuteronomy eu espero que você leia durante a semana são três discursos de moisés estrutura do livro nós vamos examiná lo aqui um certo senhor deus ajuda nos a sermos tão objetivos e práticos a nossa vida ea nossa pregação como foi max que o senhor possa nos dar foco e objetividade intencionalidade mas acima de tudo poder do teu santo espírito nós pregamos a
palavra e viver o evangelho o evangelho de marcos nesta manhã o evangelho pode recair nos corações possam despertar a ter uma vida mais profunda do evangelho e sermos verdadeiros evangelistas nós pedimos e agradecemos em nome de jesus amém