a história de Nossa Senhora de la Salette surge na França no século XIX a Virgem apareceu na montanha de la Salette departamento de serra na região dos Alves franceses aos pastores Melânia e Maximiliano era o ano de 1846 mas antes de falar sobre a aparição vamos conhecer um pouco sobre os dois jovens [Música] melany calvati nasceu em 7 de novembro de 1831 seu pai era um homem Rute trabalhava cerrando madeiras muito pobre e com uma numerosa família para garantir o alimento dos 10 filhos ele aceitava qualquer serviço para fazer as crianças muitas vezes serviam obrigadas
a mendigar pelas ruas da Vila por volta dos 8 anos de idade Melânia foi posta serviço de famílias da região durante a primavera e o verão onde prestava serviços domésticos ou cuidando de pequenos rebanhos pelas Montanhas da região longe de casa não podia frequentar nem escola nem catecismo no outono inverno vivia na casa dos pais Melânia era uma menina miúda para sua idade e tinha feito sonhos delicadas era muito modesta pura mas de poucos modos estranhava alguns que muitas vezes ela Dormisse no celeiro junto com o rebanho que pastoreava [Música] por viver de casa em
casa se tornou uma menina muito tímida era solitária teimosa e com caráter difícil Maximino geraldi nasceu em 26 de agosto de 1835 era o quarto filho de um pobre fabricante de carroças Maximino tinha um ano e meio de idade quando sua mãe morreu e logo em seguida seu pai casou novamente a madrasta não nutreia fez para com Maximino e seu pai não lhe dava atenção vivendo o seu tempo entre a oficina e o baixo O menino foi crescendo sem rumo vagando pelas ruas da cidade acompanhado de seus dois grandes amigos uma cabra e o cãozinho
Lulu não frequentava escola nem catecismo embora analfabeto era um garoto esperto de bom coração Franco e tagarela Maximino tinha um olhar expressivo e o modo simpático de ser sem Malícia descuidado e riquieto era apelidado de movimento Perpétuo assim viveu Maximino até seus 11 anos de idade [Música] a 13 de setembro de 1846 Pierre Selmi morador de uma aldeia vizinha e amigo do pai de Maximino desceu ao vilarejo de corpos para solicitar os serviços do menino por alguns dias precisava substituir um pastor seu que estava doentado o pai de Maximino relatou em aceitar o pedido do
amigo pois receava a irresponsabilidade do filho com a promessa de vigiar de perto o menino Pierre teve seu pedido atendido no dia 14 de setembro Maximino subiu ao monte pronou como o patrão para conhecer o local onde o Pequeno rebanho de que cuidaria iria passar na tarde da quinta-feira dia 17 de setembro maximinas se encontrou com Melânia que pastoreava no Alto do Monte Como não se conheciam trocar algumas palavras e cada um partiu com seu rebanho no dia seguinte encontraram-se novamente na montanha e apesar da timidez de Melânia a conversa fluiu ficaram sabendo que ambos
embora não se conhecessem haviam nascido e moravam na mesma Vila de Corps Melani estava com 15 anos e Maximino com 11 anos ambos falavam dialeto local e somente algumas palavras em francês pessoas tão diferentes no caráter e personalidade mas com uma vida sofrida e cada um da sua maneira traduzindo a falta de afeição e carinho em seus lares um de maneira expansiva e a outra fechada em sua solidão despediram se fazendo uma aposta de quem no dia seguinte seria o primeiro a chegar com seus rebanhos na pastagem no sábado 19 de setembro de 1846 bem
cedo os dois jovens sobe as ladeiras do Monte o dia estava bonito e ensolarado ao meio-dia no fundo do vale o sino da Igreja da Aldeia toca a Hora do Anjo Maximino e Melânia tornam a subir pelo vale até a fonte dos homens e ali como em pão e um pedaço de queijo outros meninos pastores que Pastoreio mais abaixo juntam seus dois e passam a conversar depois que eles partiram Max mini Melânia atravessa o pequeno curso d'água e desce alguns passos até os dois assentos de pedras empilhadas juntam a poça seca de uma fonte sem
água contrário ao seu costume os dois se estende sobre a relva e adormece o clima sobre o sol de final de verão é agradável sem nenhuma nuvem no céu há uma calma e o silêncio da montanha bruscamente melania corda e sacode Maximino preocupada pois não vê o rebanho pastar rapidamente sobe a ladeira e na pradaria constatam que as vacas estão ruminando calmamente os dois pastores se tranquilizam e Melânia começa a descer no meio do caminho se detém e mostram pois juntou uma pequena fonte sobre um dos assentos de pedra ela Vista um globo do Fogo
é como se o sol tivesse caído lá no entanto o Sol continua brilhando no céu sem nuvens o clarão se mexe se agita gira sobre si mesmo para as duas crianças faltam palavras para externar a impressão de vida que irradia desse Globo de Fogo uma mulher ali aparece assentada a cabeça entre as mãos os cotovelos sobre os joelhos numa atitude de profunda tristeza estava vestida como as mulheres camponesas da região com o vestido longo e um grande avental lenço cruzado e amarrado as costas e na cabeça uma touca rosas coroavam sua cabeça contornando lenço e
também enfeitavam seu calçado trazia em sua cabeça um Diadema muito brilhante carregavam apesar da corrente sobre os ombros e outra mais leve prendia sobre o peito um crucifixo com um martelo de um lado e de outro um torquês o martelo simboliza o pecador cravando Jesus na cruz pelos seus pecados e o torquês representa todos nós tentando remover os pregos da Cruz Pelas nossas vidas Virtuosas e pela fidelidade a Jesus Segundo Os relatos das Crianças A senhora era alta e toda de luz ela tinha uma fisionomia muito triste chorava e dirigiu-se a Maximino e a Melânia
mensagens de alerta ela recomendava a conversão e a submissão a vontade de Deus e o respeito aos preceitos de sua lei pedia também mais religiosidade mais dedicação a oração e a espiritualidade pessoal o tema central das mensagens da virgem para humanidade foi que deveriam livrar-se do pecado mortal e fazer penitência a Virgem Maria predisse eventos futuros da sociedade e da igreja o cumprimento dessas previsões foi também visto como uma das indicações da veracidade da aparição nas investigações que se seguiram a aparição [Música] falando da sociedade a Virgem Maria previu a doença em dezembro de 1846
a maior parte do povo foi atingida por doenças e a cólera sem fogo muitas vidas na França Que a colheita seria completamente fracassado em 1847 uma fome a sola Europa resultando na perda de cerca de 1 milhão de vidas sendo 100.000 só na França o desaparecimento da segunda República francesa com a guerra franco-prussiana entre 1870 e 1871 e a revolta da Comuna de Paris em 1871 foram igualmente previstos no tocante igreja ela previu que a fé católica na França e no mundo mesmo na hierarquia católica iria diminuir bastante por causa de muitos pecados dos leicos
e do clero outro clamor atual da virgem é quando a crise moral e até mesmo litúrgica da vida sacerdotal chegou a fazer uma profecia ameaçadora aos que blasfemavam contra o seu filho Jesus ela pediu que fosse construído uma igreja nesse local e que fundasse uma ordem religiosa com o nome de ordem da mãe de Deus e que se destinaria aos Apóstolos dos últimos tempos e novamente os dois em conjunto ouvem as seguintes palavras se converterem as pedras e rochedos se transformaram em montões de trigo e as batatinhas serão semeadas nos roçados e a bela senhora
acompanha pois bem meus filhos transmitam isso a todo o meu povo [Música] terminou assim a aparição segundo as crianças ela andava mas as plantas e seus pés não esmagavam A Relva quase não dobravam os talos Melânia correu e a contemplou de novo lá do alto e depois segundo ela viu o rosto e a figura da senhora desaparecendo a medida que a luminosidade aumentava em 7 de julho de 1847 o Bispo de grenoblin pediu aos cânones Pierre e André professores não seminário maior da cidade que conduzisse uma investigação aprofundada da aparição esse relatório foi concluído em
15 de outubro e em novembro o Bispo apresentou o relatório a uma comissão de inquérito constituída por 16 especialistas sobre a sua presidência houve um total de oito conferências e em duas das sessões Melani e Maximino estiveram presentes e foram questionados sobre o que viram o relatório foi então publicado em 26 de junho de 1848 e enviado ao Papa Pio nono em agosto do mesmo ano sendo aceitas pela Santa Ceia no dia 19 de setembro de 1851 5º aniversário da aparição dá um felizberto bispo de grenobi após pesquisa aprofundada concluiu que a aparição de Nossa
Senhora foi verdadeira E autorizou as peregrinações a Nossa Senhora da Salete também anuncia a criação de um grupo de missionários diocesanos a quem dá o nome de missionários de Nossa Senhora da Salete o Santuário está localizado a 1800 metros de altitude no coração da montanha dos Alpes franceses sua construção foi iniciada em 1852 concluída em 1865 e designada como Basílica em 1879 Pela benção papal [Música] Ela é uma grande e aos tele igreja com uma fachada ladeada por duas torres no interior da Basílica a nave é delimitada por duas fileiras de colunas bizantinas possui três
medalhões representando As Faces da aparição os prantos a mensagem e a partida a Basílica também inclui um pequeno Museu Que documento a história de la Salette fora da Basílica os peregrinos podem tomar um caminho que conduz ao local da aparição o chamado Vale da aparição lá existem estátuas de bronze e erguidas em 1864 representando as três diferentes fases das aparições Notre Dame De La Salette é a Invocação dada Virgem Maria na Susa aparições nas montanhas de la Salette o dia de comemoração de Nossa Senhora da Salete é 19 de setembro Nossa Senhora da Salete reconciliadora
dos pecadores rogai sem cessar por nós que recorremos a vós