[Música] estamos começando mais uma aulão Enem de sociologia e aqui a gente fez uma seleção das temáticas Que mais têm caído nos nas provas do Enem dos últimos anos e a gente vai começar falando sobre a temática de cidadania Lembrando que essa é uma aula síntese ou seja onde a gente tenta sintetizar o máximo oo conteúdo a gente recomenda que vocês aprofundem essa temática a gente tem mais aulas sobre várias temáticas em nosso canal no YouTube mas vamos lá vamos falar sobre cidadania bom o que quer dizer então cidadania né cidadania né quando a gente
pensa em cidadania ela tá muito relacionada com a conqu conquista de direitos né e isso vai variar de acordo de com cada estado né cada estado ele tem a construção dos direitos né direitos civis sociais e políticos como a gente vai ver depois é num tempo histórico né a gente não tem uma construção Universal desses direitos ou seja eh no Brasil a constução desse direito vai se dar diferente dos países da Europa por exemplo né então a conquista desse direito vai variar de acordo com cada estado partindo do de uma análise de um intelectual chamado
Bernard sorge ele seleciona três aspectos pra gente pensar em cidadania vamos lá o primeiro aspecto Qual que é a noção de cidadania diz respeito à inclusão ou exclusão numa comunidade política a gente pode pensar em nós brasileiros então nós brasileiros temos uma constituição que ampara né O que que nós brasileiros podemos fazer os nossos direitos e deveres então uma comunidade política né a ideia de um estado nação onde a gente pode tem os nossos direitos e os nossos deveres de atuação dentro desse estado Então a gente tem direito por exemplo direito a moradia saúde pública
Educação Básica escola gratuita né entre outras coisas mas a gente também tem os nossos deveres políticos né então eh essa primeira noção ou a primeira definição de cidadania a gente tá relacionada a essa inclusão ou exclusão numa comunidade política que a gente pode pensar dentro do estado brasileiro vamos ao segundo aspecto de cidadania segundo Bernardo sorge cidadania está associada à expectativa de compartilhar as línguas os usos os costumes da Nação e o sentimento e um de um destino comum ou seja nós brasileiros né O que nos define como brasileiros primeiro a gente fala a mesma
língua né a gente tem os mesmos hábitos sociais claro né o Brasil é um país enorme a gente vai ter uma diversidade cultural então cidadania também tá relacionado segundo Bernardo sorge a esse sentimento né de um destino comum como brasileiros né a gente também eh pode pegar a constituição como exemplo nós brasileiros temos que respeitar a constituição né Eh que di eh respeito a nosso estado nação a nosso território a nossa territorialidade e o terceiro aspecto eh segundo Bernardo sorge que nos faz pensar sobre cidadania é o cidadão constitui-se como um indivíduo por ser parte
de uma comunidade dentro da qual se reconhece e é reconhecido então beleza A gente se identifica como Brasileiro né Mas além disso a gente tem que ser reconhecido pelo resto da população né como brasileiro então não basta a gente se identificar como brasileiro a gente tem que ser reconhecido pelo resto da comunidade e aqui pessoal para fechar nossa aula de cidadania vamos a uma definição Central Isso Aqui É fundamental pra gente pensar a cidadania essa talvez seja a definição mais famosa de cidadania dentro da das Ciências Sociais que é a definição do Thomas Marshall que
ele vai falar que é A Conquista dos nossos direitos né ele vai falar que inicialmente a gente consegue os nossos direitos civis né que que é osos direitos civis né o direito à liberdade individual o direito de ir e vir né então é essa Conquista desses direitos vão se dando passo a passo elas não se dão todas ao mesmo tempo cada um tem um tempo ele vai falar que inicialmente a gente consegue os nossos direitos civis posteriormente lá no século XIX a gente vai começar conquistar os nossos direitos políticos que que é os direitos políticos
o direito ao voto o direito né a participar eh das eleições políticas o direito de se candidatar como político né o direito de se associar a sindicatos né então são os nossos direitos políticos que vai ser conquistados posteriormente aos direitos civis e por último são os direitos sociais isso aqui é mais recente né então o que que são os direitos sociais é aquilo que eu falei lá no início da nossa aula né que é o nosso direito à saúde pública o direito à educação básica o direito à vida né o direito à liberdade então esses
são os nossos direitos sociais né que a gente vai conquistar por último né segundo a análise de thas marchas volto a dizer essa é uma aula síntese sobre eh cidadania Eu recomendo que vocês aprofundem essa temática que vocês busquem esses temas no nosso canal e agora a gente vai ver uma aula sobre movimentos sociais bom vamos falar agora sobre movimentos sociais nos movimentos sociais também é uma temática fundamental dentro do Enem Eh cai geralmente em todas as provas né E a gente tem que lembrar que o Enem né Ela é uma prova ela é multidisciplinar
então é importante a gente fazer esse diálogo com outras disciplinas né Principalmente né a no caso da sociologia vai dialogar muito com as outras disciplinas das ciências humanas né a história geografia né a filosofia então é importante vocês ficarem ligado nisso então por que que o movimentos sociais é importante porque os movimentos sociais eles são organizações coletivas que vão lutar pela conquista de direitos né e os movimentos sociais muitas vezes Em alguns momentos entos históricos eles vão ter um diálogo com o estado né porque assim e para a gente conquistar os direitos é necessário que
a gente dialogue com o estado para que esses direitos sejam conquistados ou muitas vezes não existe esse diálogo por exemplo no regime militar não existia diálogo entre os movimentos sociais e o e o estado né então muitas vezes então existe esse confronto entre os movimentos sociais e o Estado então é importante vocês ficarem ligado nisso né existe a possibilidade do Diálogo em regimes mais Democráticos em regimes antes democ antidemocrático não existe possibilidade de diálogo E aí é importante essa organização coletiva de massa para que as suas mudanças sejam conquistadas Mas vamos lá onde que vai
começar Então os movimentos sociais né os primeiros movimentos sociais eles surgir na Inglaterra né ali com a Revolução Industrial as condições de trabalh eram péssimas né então os trabalhadores se organizam para mudar essas condições de trabalho né e também por melhores condições de vida um salário mais Digno né E aí tem um movimento que é muito famoso que é um chamado movimento ludista né Tem um cara chamado Ned Lud que ele é um cara que ele meio que vai organizar esse movimento eh porque eles entendiam que as máquinas estava tomando trabalho né da classe trabalhadora
e Elas seriam as responsáveis responsáveis por esses problemas sociais então o que que eles vão fazer eles vão destruir as máquinas dentro ali entre o no início da Revolução Industrial porque né eles vinham de um trabalho artesanal par então surge a Revolução Industrial tem essas condições de trabalho degradante né os trabalhadores passavam até 18 horas dentro de uma fábrica E aí eles entendem que destruir as máquinas era o melhor caminho para mudar as condições de trabalho então esse vai ser o início da das dos movimentos sociais né Essas organizações dos trabalhadores por melhores condições de
trabalho no Brasil né os movimentos sociais vai ganhar força ali na década de 70 né como a gente pode ver aqui né Por quê no regime militar então eh a gente vai ter o impedimento das associações coletivas né A Perseguição aqueles que eram contra ao governo né então a gente tem os movimentos estudantis eh executando um papel muito importante na organização coletiva por luta por direitos né Eh o o direito de fala o direito de se associar politicamente o direito de mobilizações coletivas né então o movimento estudantil vai ser muito importante durante o regime militar
e aonde a gente começa no Brasil até essas organizações coletivas para mudar realidade da população e a gente Talvez né Tenha como movimento social mais famoso do Brasil o movimento dos trabalhadores sem terra né que vai nascer lá em 1984 o que que é o movimento dos trabalhadores sem terras né basicamente A Luta pelo Direito à terra né a luta pela reforma agrária né a gente sabe que a distribuição de terra no Brasil é algo é muito complexo vem lá desde o Brasil colônia né a a doação das capitanias hereditárias né né pros governantes que
tinham grande influência né Então tudo isso é uma questão que acaba refletindo nessa falta nessa má distribuição da terra no Brasil então o MST luta pela reforma agrária que nada mais é de uma distribuição da terra mais justa dentro do território brasileiro e aí no século XX vão nascer os novos movimentos sociais eh só que aqui eh é importante a gente falar dos nosos movimentos sociais que eles têm uma característica diferente eles têm uma pauta mais identitária ou seja né a gente tem por exemplo o movimento negro Unificado né que é a Luta pelos direitos
das populações negr dentro do território brasileiro o movimento feminista e até injusto falar que esses movimentos eles vão nascer no final do século XX né porque tanto o movimento negro quanto o movimento feminista são movimentos muito antigos né o movimento negro Unificado ele é mais atual mas movimento negro ele já existia anteriormente né e o movimento feminista ele inicia lá em 1960 né mas por exemplo a gente tem o movimento lgbtq a mais que é um uma pauta mais atual né então esses são os chamados novos movimentos sociais ou a gente também tem os movimentos
ecológicos né Eh os movimentos indígenas que lutam por direitos sociais dessas populações né então esses são chamados os novos movimentos sociais né que nascem aí no final do século XX né E tem essas características de serem pautas mais identitárias né pautas coletivas mas mais relacionadas a pauta identitária né as pautas de gênero a pauta de raça né entre outros e aqui pra gente fechar Então quais que são as características dos movimentos sociais geralmente eles têm a causa por exemplo o movimento é eh sem terra o movimento dos trabalhadores sem terra vai lutar pela reforma agrária
uma ideologia que permeou qual quais que são as ideias que permeiam esse movimento né É ideia de redistribuição de terra pra gente ter o acesso à terra de uma maneira mais justa dentro do nosso território pessoas engajadas Então não é questão de um indivíduo né é uma coletividade um grande grupo de pessoas se a gente pegar o número de pessoas que não tem eh uma terra um pedaço de terra hoje para morar ou para plantar né é absurdo o número de pessoas Então a gente vai ter muitas pessoas engajadas nesse movimento uma organização interna coletiva
né se essa organização ela vai ser mais horizontal ou seja mais pessoas dividindo tarefas dentro desse movimento social ou mais onde a gente tem um líder que distribui as tarefas dentro desses movimentos sociais bom então de movimentos sociais O que que vocês têm que estarem ligados que são organizações coletivas com a pauta comum que lutam para alterar sua realidade social né Isso que é muito importante né a gente quer modificar algo que não está atendendo as demandas de uma coletividade né Por exemplo eh como eu citei aqui na aula o movimento dos trabalhadores sem terra
né que vai lutar pela reforma AG áa uma distribuição da terra mais igual dentro do nosso território Então pense organizações coletivas com uma pauta comum que se organizam para alterar a realidade social vamos agora pra nossa aula de globalização Vamos falar agora sobre globalização outra temática muito presente na nas provas do Enem né a gente vive num processo de globalização que essa troca de informações a gente hoje vive né nesse sistema global né de troca de relações né A internet né É uma ferramenta que permite essas relações e a gente vai ver que a ideia
de globalização o termo globalização ele começa a ser utilizado ali somente em 1980 né então Eh essa ideia né tipo de ai globalizar a gente tem que pensar em empresas que atendam demandas de vários lugares do mundo então isso ela começa a ser usado lá em 1980 essa ideia de globalização né Essa Ideia de expansão né estratégia de expansão né de empresas multinacionais ou transnacionais né transnacionais é mesma coisa que multinacional ou seja uma empresa que atua num país mas ela T de demanda ou vários países tem sede em outros países só que quando a
gente Para para pensar sobre o processo de globalização ela é continuidade de um processo histórico do sistema capitalista né porque quando a gente pensa ali no surgimento do sistema capitalista nas grandes navegações a troca de mercadorias né entre outros países a aí e a gente já tá ocorrendo um processo de globalização né só que o termo né Eh globalização el só começa a ser utilizado em 1980 Então é isso apesar do termo ser utilizado em 1980 né Essa Ideia de globalização ela já pode ser pensada a partir do surgimento do sistema capitalista claro que com
a internet isso vai se expandir de uma maneira eh bizarra assim né pelo mundo todo né E E aí vai potencializar esse processo de globalização a globalização ela se materializa no espaço geográfico Mundial Nacional Regional e também local né dentro do a gente pode pensar dentro do do território brasileiro Como já falei na aula anterior Brasil é um país tamanho de um continente então uma troca dentro do território brasileiro assim a gente de sutaque por exemplo né ou de comidas típicas né é muito comum hoje em dia por exemplo aqui no Sul a gente tá
comendo comidas lá do norte e Nordeste né ou vice-versa então a globalização se dá assim desses V nessas várias escalas né Mundial Nacional Regional e também local aqui a gente tem algumas dimensões né que pra gente pensar nesse processo de globalização a Econômica né Talvez seja a mais Evidente né Essa Ideia de empresas transnacionais né a gente pode pensar por exemplo que hoje aqui no Brasil a gente tem empresas alemãs chinesas entre outras né que são empresas que TM a sede é num país geral ente numa grande potência europeia e daí eles expandem para países
menos desenvolvidos ou subdesenvolvidos para Expandir os seus mercados o seu negócio mas ela também a gente pode pensar nas questões sociais Nas questões culturais Nas questões políticas podemos pegar o exemplo do X atualmente né o w Twitter né que que o o Elon musk lá tá querendo fazer né querendo de uma certa forma interferir na política de estado brasileiro né né uma empresa internacional querendo intervir nas relações políticas do nosso país ou cultural hoje em dia né a expansão de culturas por todo o o o planeta né a gente hoje reproduz hábitos culturais globais assim
a gente pode parar para pensar por exemplo no modo de vida americano que é o modo de vida mais vendido no mundo o estilo de vida norte--americano né que ele é muito vendido no no cinema de Hollywood por exemplo né então são aspectos culturais eles são reproduzidos em outros países e é muito interessante eu lembrei agora também falando do Emicida quando ele vai pra África viajar lá conhecer o continente Africano dele fala que ele chega lá ele esperava que os negão tivesse tudo vestido né com aquelas baton aquelas tecidos bonitos todo colorido aí eu falou
cara cheguei lá os caras tavam de Nike calça jeans que que é isso é o processo de globalização os caras lá em África também tão inseridos dentro desse processo né Eh porém né quando a gente Para para pensar e já relacionando aqui com essas ideias aqui os valores sociais e culturais de países que não têm essa fama essa potência não tem tanta importância né tipo os valores culturais de África eles não são tão representados quanto os valores culturais e sociais dos norte-americanos ou estadunidenses né Vamos lá então todos os países eles estão conectados em redes
globais embora em escalas diferentes que é relacionado ao que eu tava falando agora né alguns valores sociais culturais econômicos né são mais potentes do que né outros países por exemplo eh o poder econômico né desses países da Europa é muito maior que né os países como nosso né os países da da Sul daamérica né então eh essas redes globais né Elas são controladas por grandes centros urbanos de grande poder eh econômico e político localizados em países desenvolvidos então a gente volta a dizer né esse processo de globalização ele se dá ele acontece né a gente
tem essas trocas culturais sociais econômicas políticas porém eh a gente tem que entender que a gente nós brasileiros a gente é é muito mais receptivo do que a gente transmite os nossos valores culturais sociais Ou seja a gente mais recebe essa influência desses desses países que são grandes potências do que a gente transmitem os nossos valores culturais sociais para outros países né porque eles são potentes são os países mais desenvolvidos econômicos né a gente pode parar para pensar quando chega um estrangeiro seja um brasileiro que chega na Europa chega as pessoas da África que vão
pra Europa o processo de discriminação que sofrem nesse país né porque eles se acham Os mais desenvolvidos ou superiores né então a gente já sente nesse processo e também se dá isso nas relações econômicas cultural política né ambiental também e aqui a gente tem a citação de um geógrafo francês chamado Oliver dolfos né que ele fala assim não são todos os lugares que estão integrados ao sistema mundo né Ou seja a gente tem esse processo de globalização mas a gente também tem lugares que não tão inseridos né porque são países muito periféricos muito mais analizados
que não têm acessos básicos e não estão inseridos dentro dessa lógica do sistema de globalização então que que é importante a gente parar para pensar né sobre o processo de globalização que é esse processo de troca a a a questão da internet ela facilita muito esse processo de globalização as nossas trocas culturais sociais políticas econômicas ambientais mas também tem aspectos negativos né que são uma troca que ela não é uma troca é muito justa podemos assim dizer né que existem países que eles interferem muito mais nas relações sociais políticas econômicas de outros países por por
eles serem potências né e a gente é muito mais receptivo do que transmissor desse processo de globalização desse negócio integrado mundialmente bom pessoal na nossa próxima aula a gente vai falar sobre cultura bom vamos falar agora sobre diversidade cultural a temática muito importante nas questões do Enem né A questão da da nossa diversidade da cultura brasileira né se a gente parar lá para para pensar na questão a Aliás na redação do Enem de 2022 né teve ali Como proteger os povos tradicionais As populações tradicionais né então é uma temática que cai muito no Enem e
é importante né a gente falar né de cultura e toda a sua diversidade né Então essa é a temática da nossa aula né diversidade cultural né e quando a gente fala sobre cultura né a gente tem que ter em mente toda a sua riqueza e diversidade ou seja né Eh quando a gente começou estudar Cultura né lá no no século 18 x com a antropologia a ideia de que é porque assim os europeus né nesse processo de colonização expansão de territórios eles vão conhecendo outras culturas e eles se viam ou se entendiam como eles tinham
a sua cultura superior a todas as outras culturas ou seja eles acreditaram pam que a gente poderia hierarquizar culturas e que a gente teria culturas melhores e culturas piores né ou culturas superiores e culturas inferiores Isso se chama de etnocentrismo né Ou seja a ideia de que existe uma cultura central e que todas as outras culturas devem se espelhar nessa cultura e essa é uma uma visão muito preconceituosa né porque assim a gente então deixa de conhecer a diversidade cultural deixa de conhecer outras culturas né né Em contrapartida a pensar em reproduzir o modos de
cultura dos europeus né então isso acaba sendo muito prejudicial porque a gente perde a possibilidade de conhecer a diversidade cultural que a gente tem em todo o planeta quando a gente fala de Cultura né a gente diz respeito a um todo né ou seja toda a cultura que a gente tem e ao mesmo tempo cada um dos povos Nações sociedades e grupos Beleza a gente tá falando de Cultura Então existe essa ideia de um todo cultural porém que quando a gente pensa nessa questão da diversidade a gente tem que pensar né que existem povos que
têm culturas diferentes né Nações sociedades e grupos humanos a gente pode parar para pensar aqui no Brasil mesmo né o Brasil um país no tamanho de um continente a diversidade cultural que tem dentro do nosso território né os hábitos culturais que a gente tem aqui ou dentro da América do Sul dentro da América Latina por exemplo né Eh no México onde eles se comemoram o dia dos mortos não é algo tradicional na nossa cultura porém né quando a gente passa a conhecer então a diversidade cultural de outros lugares a gente vê que tem expressões culturais
muito diferentes né do que a gente tá habituado né a gente como eu disse no Brasil né a gente pode pensar nas diferenças culturais de um estado pro outro né como a a alimentação né os hábitos sociais os hábitos culturais né de cada estado são muito diversificados cada realidade cultural possui sua lógica interna para nos fazer sentido nós temos que conhecê-las pra gente conhecer ou ou melhor para fazer sentido os hábitos culturais de outras tradições que não é a a nossa a gente tem que conhecer né então a gente por exemplo quando viaja para outro
país eu citei o exemplo do Dia dos Mortos que se comemora no México não é algo habitual para nós comemorar o Dia dos Mortos então para fazer sentido a gente tem que tentar entender porque que eles comemoram o dia dos mortos lá naqueles povos ou os povos indos indígenas né também que tem os seus ritos de passagem nessa transição da adolescência pra vida adulta cada povo indígena vai ter um rito de passagem né então pra gente entender né para fazer sentido pra gente a gente tem que ir lá tentar estudar essas comunidades e ver por
que que eles fazem esses ritos porque a gente olhando de fora não faz sentido né só vai fazer sentido a partir do momento que a gente conhece porque que eles comemoram esses esses esses dias né porque eles fazem esses ritos de passagem as variações nas formas de família maneira de habitar de se vestir ou distribuir os produtos do trabalho né são formas da gente pensar na nossa diversidade cultural né tipo eh família né a gente tem famílias que eh onde o pai é o centro da estrutura familiar a gente tem famílias que são matrilineares onde
a mulher que organiza o núcleo familiar né as maneiras de habitar a gente pode pensar nas estruturas né das casas as maneiras de vestir né e distribuir os produtos do trabalho são formas da gente pensar na diversidade cultural então o estudo da cultura por que é importante a gente estudar a diversidade cultural quanto mais a gente conhece outras culturas mais a gente contribui ao combate de preconceitos né ao respeito a outras expressões culturais a dignidade nas relações humanas então se eu fico fechado somente num tipo de expressão cultural é muito provável que quando eu conheço
outra cultura eu passe a considerar ela como ruim ou algo negativo né passa a ter uma imagem negativa sobre essa expressão cultural então quando a gente conhece uma diversidade cultural a gente passa a combater essas ideias porque a gente vê que existe uma diferenciação são expressões culturais diferentes da minha e tá tudo bem tá tudo certo cada cultura é o resultado de uma história particular por isso a gente tem uma diversidade cultural cada Cultura né ela nasce a partir das suas expressões a partir das suas necessidades de região de clima e tudo mais bom pessoal
vamos agora pra aula dos clássicos da Sociologia bom para encerrar a nosso aulão Enem vamos falar dos clássicos da Sociologia também né são autores aí que sempre estão caindo nas provas do Enem vamos começar aqui pelo Car Marx né o k Marx que vai ser um dos críticos do sistema capitalista né ele vai fazer uma análise ali da classe trabalhadora no século XIX e vai notar que a condição da classe trabalhador ali no nesse período né da Revolução Industrial são eh uma condição degradante né então por isso ele vai desenvolver todo um trabalho né onde
ele vai fazer essa crítica essa lógica né do sistema capitalista porque para ele né o sistema capitalista é uma lógica de exploração da classe trabalhadora e ele vai falar que a classe trabalhadora né trabalha ali né porém não recebe né a com base na sua produtividade isso tem um conceito que ele vai chamar de mais valia né então o Marx vai falar né que a classe trabalhadora é explorada né a partir da extração da mais valia vocês podem aprofundar eh sobre KL Marx né com a série que a gente gravou ali onde a gente vai
explorar esse conceito de mais-valia e outros conceitos né onde a gente Então mostra como vai se desenvolver a teoria do Carl Marx mas outra parte importante da teoria do Marx é que ele vai dividir a sociedade em duas classes né ou duas grandes classes né que a burguesia e proletariado e o que que define nossa condição de classe segundo Marx a burguesia são os detentores dos meios de produção ou seja Donos das empresas das terras né Eh tudo aquilo né dos grandes conglomerados econômicos então se eu sou dono da uma empresa não preciso trabalhar porém
eu preciso de gente para que eu possa explorar então que vai ser o proletariado ou classe trabalhador ou seja se eu não tenho a empresa se eu não tenho da onde tirar o meu sustento né eu tenho que vender a minha mão de obra minha força de trabalho para um grande empresário então ele segundo Marx né dentro do sistema capitalista vão existir somente essas duas classes a burguesia e o proletariado e quando a gente fala de burguesia eu não tô falando do cara que tem um pequeno comércio na esquina de casa não a gente tá
falando de grandes conglomerados econômicos Como eu disse né Eu sugiro que vocês aprofundem sobre eh a a temática de Marx né e os outros autores porque aqui é só uma revisão bem básica vamos falar sobre Max Weber outro autor clássico da Sociologia o Weber ele é caracterizado por ter uma Sociologia Compreensiva né porque Sociologia Compreensiva ele fala que pra gente entender a sociedade a gente tem que entender a ação dos indivíduos ou o sentido das ações dos indivíduos uma uma perspectiva bem diferente do Emily Durkheim que depois a gente vai ver né Mas vamos lá
pro Weber o que que é importante vocês eh estudarem o conceito de poder né O que que é poder pro Weber é a possibilidade de impor sua vontade né num relação social mesmo contra a vontade do outro então as relações de poder elas vão existir no nosso cotidiano nossa relação com os nossos pais com os nossos amigos com o nosso professor né existe em relação de poder estabelecida Weber vai diferenciar né a o conceito de poder de dominação que que é dominação pro Weber Weber é a probabilidade de encontrar e obediência em um certo grupo
de pessoas e segundo Weber vão existir três tipos de dominação né que é dominação tradicional aquela dominação que a gente só aceita né porque vem com base na tradição tipo a relação com os nossos pais né a relação com os nossos professores né um tipo de dominação que a gente aceita uma relação de poder estabelecida onde a gente encontra obediência a dominação carismática o que que é a dominação carismática aquele cara que ele tem eh o dom da oratória o dom de mobilizar grandes massas a partir dos seus discursos né aquela pessoa carismática o líder
carismático então né quando a gente tem esse tipo de líder num relação de poder a gente também vai encontrar obediência por parte do do Povo porque ele tem essa grande facilidade de mobilizar as massas e a dominação racional legal a dominação racional Legal ela é baseada na ideia de que é lógico a gente obedecer a lei então e a gente por por exemplo obedecer a constituição que tá escrito na Constituição então segundo o Weber esses existem esses três tipos de dominação a tradicional a carismática e a racional legal agora por último e não menos importante
Vamos para o Emily durkeim né o Emily Durkheim que é um sociólogo que ele vai falar que a sociedade molda doos indivíduos e de que forma que ele fala isso a partir das instituições sociais né O que que é instituição social tudo aquilo que transmite valores normas de comportamento e que é aceito pela sociedade então a gente pode pensar na escola eh na família nas religiões no próprio estado né no trabalho então são algo que transmite valor e a sociedade aceita então segundo o Emily Durkheim a sociedade dos indivíduos né quando a gente nasce a
sociedade já tá pronta e já tem valores e regras estabelecidas E aí essas instituições sociais por exemplo a família a família vai nos transmitir os valores da sociedade né a escola também então a gente passa a reproduzir esses valores das sociedades a partir das instituições sociais que elas então que vão moldar o nosso comportamento para que a gente possa né viver em sociedade com as outras pessoas Então dessa forma a sociedade mal dos indivíduos pro Emily durkeim ele vai falar que a sociedade el deve ser estudada como organismo vivo E aí ele faz uma metáfora
com o corpo humano ele pensa assim pense no nosso organismo nosso organismo se algum órgão deixa de cumprir uma função a gente tem um corpo doente né nosso corpo vai sentir de alguma forma a gente vai ter que procurar um médico ele vai falar que a sociedade é a mesma coisa então se as instituições sociais ou uma instituição social não cumprir sua função dentro da estrutura social é muito provável que a gente tenha uma sociedade doente o que ele vai chamar de estado de anomia ou uma sociedade anômica então o papel da sociologia dia é
tentar entender o que que tá acontecendo nessa estrutura social nesse organismo vivo que é a sociedade e fazer com que ela volte funcionar de uma maneira esperada assim como a gente toma um medicamento para nosso corpo voltar a agir da maneira esperada né a sociedade ela também pode ser reorganizada né a gente entendendo as problemáticas que ela está passando bom pessoal com essa aula a gente encerra nosso aulão Enem esse aulão é um resumo então a gente sugere que vocês aprofundem né Tem mais aulas aqui no nosso canal tem o nosso e-book e vocês aprofundem
Esse estudos para que vocês arrebentem no ENEM boa prova e até mais