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k [Música] C [Música] olá olá boa noite boa tarde ou até mesmo bom dia dependendo de onde você está seja bem-vindo ao canal do saião nós começamos aqui com uma palavra inclusive de grati idão né Essa semana a gente ultrapassou né em pouco tempo mais de 880.000 inscritos Muito obrigado a todos que TM prestigiado que T nos apoiado que T sido aí parceiros nessa caminhada seja bem-vindo hoje o assunto é delicado né Por o mal e o sofrimento e particularmente para quem vem de um e de uma perspectiva de um contexto Cristão né com a
perspectiva judaic cristã da realidade isso É de fato um assunto mais delicado e enquanto a gente tá trazendo a nossa palavra aí de saudação seja bem-vindo e você pode e indicar de onde você tá participando Olha já tem gente em Angola e na Alemanha muito boa noite boa madrugada e para aqueles que nos acompanham do outro lado do oceano então Podem enviar aí né aí a sua e colocação né seu de onde você tá falando gente de perspectiva diferente de denominações grupos cristãos variados já tem gente também da Flórida olha só já temos gente da
América do Norte Claro muitas pessoas do Brasil da África e também da Europa sejam bem-vindo aí uma alegria bom o nosso tema hoje né que vai envolver essa discussão ela passa né primeiro por uma compreensão que tem a ver com a sensibilidade humana né Essa questão do mal e do sofrimento não é assunto só dos filósofos dos pensadores dos teólogos é aquilo que a gente sente né Eu particularmente inclusive tenho passado momentos aí onde isso tá muito definido na minha caminhada né E aí e e até eu vou mostrar algumas coisas interessantes aqui ó a
própria Editora Vida Nova né publicou um livro filosofia e cosmovisão Cristã um livro assim com muitas discussões né que vai certamente tocar nesse assunto tão necessário tão importante né tão delicado né que tem a ver com essa questão que tá relacionado com esse tema também né muitas coisas discutidas que são pertinentes a essa questão né a editora britânica blackwell né Tem uma Modern chrisan th aqui o editor elister magreth um estudioso que veio da área de biologia né e e é muito conhecedor ah de temas até porque vê o problema do sofrimento do Mal passa
por isso né E também a gente indica história da filosofia Cristã porque vai né lidar com os primeiros pensadores e particularmente Agostinho né com philus wenner e etien Gilson né a editora aqui editora Vozes algumas coisas interessantes dentro dessa área desse assunto tão pertinente né uma tradução do Alemão né Chris philosophy a a disposição aqui e claro né naturalmente Ah você também fique de olho no nosso material né um livro que é pertinente a essa questão que eu publiquei D lá na Editora da rtm Brasil o problema do mal no antigo testamento que trata da
questão focaliza bastante no profeta abacu né e para quem quer conhecer mais também sobre coisas bíblicas um outro livro Nosso aí chamado o sermão do monte também pela transmundial e o nosso lançamento recente que tem muita coisa ligado à dor e sofrimento 365 torrentes no deserto reflexões pro ano todo mas sejam todos mais do que bem-vindos nós vamos começar a nossa reflexão sobre esse tema tão significativo né E não se esqueça aí se inscreva no canal Aperte o Sininho ah indique aí para os seus amigos e nós vamos ter o nosso tempo aqui de de
apresentação do tema e já já nós vamos abrir espaço para perguntas para interação com os nossos queridos que estão aí em diversas partes do Brasil e do mundo né Um grande abraço aí para todo mundo que está conosco nesse momento tão especial aí de interação né que nós vamos ter agora então vamos lá né né você que tá conosco do nordeste do Brasil do norte do centro oeste do sul do sudeste vamos aí tentar né Eh conversar um pouco sobre essa questão que envolve o problema do mal e o problema do sofrimento humano Então vamos
aí o assunto é bem relevante bem importante e a gente começa discutindo essa questão né então Ah o que acontece o que que a gente pode falar sobre a questão que envolve o problema do mal e o problema do sofrimento eu acho que Pessoal talvez já tá conseguindo acompanhar a nossa tela aí se não vamos ver vamos ver se tá sendo projetado direitinho aí Vamos considerar essa questão então o que que falamos sobre o problema do mal né que que que que é chamado do problema do mal quando a gente fala sobre o mal e
o sofrimento a discussão eh traz pra gente uma questão que tem a ver com o ponto de partida né na na história vamos dizer da nossa tradição judaico cristã é que Deus é onipotente uma declaração nítida da Bíblia né do El Shadai Deus todo poderoso e ao mesmo tempo a própria definição de Deus Primeira João 4:8 vai dizer isso explicitamente Deus é amor mas o mal existe então como é possível conciliar isso então preste atenção essa questão que envolve o mal e o sofrimento a gente pode dizer que é um grande desafio para os pensadores
cristãos de toda a história né E quando a gente fala sobre o tema é muito importante a gente destacar e uma distinção aqui né existe o que a gente chama de físico que tem a ver mais propriamente com o sofrimento com a questão da dor que tá presente não só na experiência humana mas também tá presente na na na na na realidade da criação né Os animais também sentem dor tem sofrimento né Ah e nós distinguimos isso de mal moral mal moral tem a ver com transgressão com erro com Pecado com maldade né então você
tem uma a dimensão então quando os estudiosos da da tradição bíblica né E isso envolve o o contexto Cristão o contexto judaico e num certo sentido envolve até mesmo o Islamismo e toda a tradição monoteísta não se limita a eles mas aqui o problema digamos é mais intenso é como é que a gente pode continuar considerando Deus todo-poderoso e bom e amoroso em face do mal essa proposta é chamada de te Odisseia Então vamos aí pensar sobre isso né a gente tem a descrição daquilo que envolve a dor e o sofrimento o mal físico que
tá presente na experiência humana de maneira intensa e até e dolorido porque isso a gente percebe eh até mesmo né na na realidade de pessoas que a gente não esperaria que passasse por isso como por exemplo uma criança muito pequena ou alguém que a gente pode considerar uma pessoa eh que nós não esperaríamos passar por um sofrimento tão significativo né E a questão que envolve o mal moral Então como é que a a tradição eh bíblica Cristã tem discutido isso agora presta atenção quando a gente fala que existe um problema do Mal quer dizer uma
tentativa de resolver isso isso se torna um problema pra gente explicar Ah quando a gente considera esse ponto de partida de que Deus é eh todo poderoso e bondoso mas atenção aí que tá o dilema né porque o que que nós temos na verdade nós temos uma realidade em que os seres humanos experimentam não só a dor o sofrimento como também a realidade da maldade na experiência humana e até aém dela ah e ao mesmo tempo nós temos o senso do Sagrado a consciência transcendental a experiência de fé que é outra realidade presente na história
humana então a pergunta é como é que a gente lida com essas duas realidades então historicamente pra gente entender ah um grupo de de pensadores e de reflexões que por exemplo predomina bastante no Oriente eh acabou dizendo o seguinte olha o mal não existe propriamente é o que existe eh eh o mal só existe se a mente humana for contaminada de maneira negativa né então você tem até propostas de grupos que falam não não existe dor Não Existe Pecado isso é ilusão da sua mente né A ideia é que através da mente você pode domesticar
Toda a realidade que parece ser sofrimento então a tentativa de uma perspectiva dessa é de um negacionismo em relação a a a perspectiva do Mal propriamente dito já a tradição por exemplo ocidental mais recente né no ambiente mais secular o caminho é outro o caminho é tentar negar o de Divino Então se a gente tem certeza de que a experiência do mal e do pecado é uma realidade e ela é tão dolorida Então não é possível que exista a bondade Suprema não é possível que exista um Deus né propriamente dito que é um fenômeno que
teve início muito na história europeia recente e existe em ambientes secularizados né e e nesse sentido e que a gente vê existem pensamentos que do ponto de vista filosófico porque teológico eles são mais equilibrados que quer dizer isso que eles tentam eles tentam eh equilibrar né aí propriamente dito o pessoal diz que o som tá baixo não sei se tá melhor agora alô alô alô alô melhorou o som som tá melhor Ah o pessoal eh vai trabalhar com a ideia de que você precisa conciliar as duas realidades quer dizer e não tem como negar a
existência do mal e do pecado com essa atitude de achar que é uma ilusão e também não há como negar a realidade do divino então diante desse cenário a gente e eh percebe eh que eh nós vamos ter que trabalhar essa dimensão e olha que coisa interessante assim como né pro Pensamento bíblico Você tem uma uma grande dimensão né ah a uma grande discussão sobre o problema do mal em si né porque problema do mal por quê Porque a gente eh sabe né que eh não é possível que a realidade do Mal seja eh tão
predominante a ponto de ofuscar a realidade do bem então então quer dizer como é que eu posso aceitar essa realidade do Mal diante da compreensão de que existe um Deus todopoderoso e bondoso por outro lado quem nega a realidade de Deus ou de uma dimensão né Eh similar por trás do universo vai ter que explicar o problema do bem né Por que tem tanta coisa Sublime porque tem tanta coisa bonita por que o mundo a nossa experiência permite ver o beij flor colorido ah numa flor e achar isso máximo Por que que existe a a
nona sintonia de betoven Por que que e você tem um Leonardo da 20 né porque Ou seja que coisa Ah interessante aparece aí né então vamos lá né e h h vamos prosseguir aí na caminhada acho que o som tá melhor então vocês aí tentem sintonizar o problema do Mau som que tá conosco aqui né então o que que é a a proposta Nós já vamos ter as perguntas respondidas né e o que Que história é essa de quem criou o mal vamos falar sobre isso mas a a questão é a seguinte a tradição judaico
cristã desde Agostinho e também de filósofos Judeus do contexto medieval chegaram a conclusão do seguinte o mal não tem existência ontológica que quer dizer isso Saião é que o seguinte que o mal não faz parte constituinte da realidade o mal é semelhante a ferrugem né a ferrugem existe ela só existe enquanto existe o ferro ela não existe sozinha ela é dependente então Eh nesse sentido o mal não tem Essência própria né e quer dizer que o mal sempre vai ser considerado um parasita do bem ou priva ação do bem né E quando a gente pensa
sobre isso porque uma das ideias que pode surgir disso ó já que Deus é um só ele é todo poderoso o mal existe Deus Ah é o responsável direto do mal mas fica claro na Bíblia que é uma distinção muito nítida sobre isso por exemplo fica nítido que Deus não faz o mal no sentido ético até porque seria uma contradição Deus é é a base do bem né no sentido moral do termo e um Deus transgressor estaria indo contra si mesmo então não faz sentido porque ele é a referência máxima Tiago vai dizer que Deus
a ninguém Tenta né e ninguém pode dizer estou sendo tentado por Deus né mas Deus pode causar mal físico Deus trouxe o dilúvio sobre a humanidade Deus trouxe juízo sobre Nações Deus juízos sobre Israel e Deus até mesmo trouxe eh sofrimento para pessoas específicas como nós vamos ver aí em muitos textos da escritura inclusive o próprio Jesus foi submetido a um grande sofrimento né e no contexto do pensamento Cristão Deus permite o mal para um bem maior no final essa é uma ideia interessante né porque você tem um encontro da te Odisseia com um pensamento
escatológico cristão né não se resolvem todas as coisas de imediato né E claro esse mal é muito interessante isso é uma coisa além dele ser um parasita do bem ou uma privação do bem uma coisa muito importante que nem todo mundo percebe assim tão facilmente é que a visão Bíblica da realidade Ela traz pra gente que a chama uma cultura de esperança por quê Porque na narrativa bíblica o mal não faz parte não faz parte da Constituição constituição essencial da realidade você vê quando Deus cria o universo e ele coloca o primeiro casal no Jardim
o mal não está presente o mal aparece depois então o mal é visto eh como um invasor como um intruso que não faz parte da criação original e ele deve ser rejeitado confrontado e a proposta bíblica é que um de ele será destruído esse pensamento é é é muito interessante a gente eh compreender por por causa do fato eh de que se o mal tivesse presente desde sempre isso significaria que ele estaria permanentemente eh desde para sempre né E se ele fizesse parte essencial ontológica da realidade ele não desapareceria mas o Pensamento bíblico traz uma
ideia olha ele ele não estava ele entrou como uma espécie de intruso invasor ele deve ser estranhado rejeitado confrontado E no fim ele será destruído né é toda a base do pensamento de expectativa de mudança da realidade repousa nessa ideia né agora olha que coisa interessante quando a gente pensa sobre a as explicações que os teólogos os filósofos os pensadores deram na história sobre Como entender o fato de que o Deus todo-poderoso e totalmente bondoso de alguma maneira permite o mal e o sofrimento do universo foram apresentadas diversas teorias de te Odisseia olha que coisa
em interessante a teoria pedagógica vai dizer o seguinte que em vez da gente olhar a o mal do ponto de vista da origem apenas apenas a ideia deslocar o pensamento pros possíveis bons resultados da experiência do sofrimento A ideia é que a experiência do sofrimento é um benefício indispensável pro desenvolvimento das capacidades humanas do contrário a humanidade ficaria eternamente na infância então quer dizer a gente começa a pensar né em algo que talvez não seja tão claro é que num certo sentido o ser humano por ser criatura por ser um ser finito um ser limitado
Ele sempre vai estar numa situação sujeito a algum tipo de frustração e limitação e isso traz pra gente o que a gente chama de ah de de de mau metafísico que é a condição humana Então nesse sentido eh o sofrimento apesar de ser algo não agradável pode ser um componente importante para o aprendizado assim como uma criança que só aprende a andar depois de cair algumas vezes um pouco de Sofrimento aumenta a satisfação com a vida e um sofrimento às vezes mais intenso diz envolve em nós uma maior profundidade de caráter e de compaixão essa
ideia que a Bíblia tem que a provação né e a tribulação desenvolve caráter perseverança uma série de coisas O pessoal não fala né Ah não isso aí a vida ensina né que são as experiências difíceis né Essa perspectiva enfatiza a realidade de que a gente vive no mundo regulado por leis naturais né E que boa parte do mal existente no mundo decorre da atuação dessas leis quer dizer a gente deveria pensar quer dizer que os Deus deveria criar o ser humano que subisse no alto de uma árvore elevada e caísse de lá e não acontecesse
nada que Deus tivesse que cada vez anular a lei da gravidade e outras realidades pertinentes ao mundo físico químico e biológico para que a gente não tivesse nenhum tipo de desprazer não faria sentido então nesses nesse aspecto né a percepção ela é interessante né Ah então nessa teoria pedagógica a gente pergunta Deus deveria ter criado o mundo desprovido de ordem natural para satisfazer a vontade de cada um isso seria bom se a gente não tivesse nenhum tipo de frustração prosseguindo a gente tem outros enfoques interessantes que aparecem na história da conversa sobre a te Odisseia
e um deles é a teoria escatológica o que que ela tá dizendo ela né fala da esperança e se baseia na convicção né uma convicção da vasta maioria da espiritualidade eh humana né E principalmente na visão Cristã baseia-se na convicção de que a vida transcende a morte e que justiça e injustiça vão receber a devida recompensa no momento adequado as perspectivas variam desde uma esperança que aguarda o inaugurar de uma nova história humana por meio da Ressurreição ou com uma vida né e do reino Celestial após a morte ou seja nessa visão escatológica o futuro
tem a resposta e a solução para aquilo que a gente vê acontecer no presente que é a ideia que a gente tem né de que a o o ponto final de justiça divina não acontece apenas aqui por isso existe uma bem-aventurança final existe um Juízo Final essa ideia eh que aparece Principalmente nos textos escatológicos da Bíblia mas a coisa tem mais olha que coisa interessante além da te Odisseia pedagógica né ah e da te Odisseia escatológica existe né A Teoria da te Odisseia protelada o que é que ela nos apresenta né é a postura de
expectativa em fé em Deus apesar do mal a fé na soberania na bondade final de Deus espera atenção não necessariamente a recompensa mas a compreensão de todas as questões a diferença aí eh é nítida entre a protelada e a escatológica na te Odisseia protelada espera-se mais uma compreensão do que uma compensação final do mal você perceber como é que é isso eh vejo uma criança né uma criança ela recebe uma correção ela é levada para um tratamento médico ela é colocada numa cama no hospital né Ela é levada para fazer dier certas coisas que ela
olha e participa e fala não mas eu não entendo Nossa como isso é ruim eu não quero tomar esse xarope né puxa minha mãe não gosta de mim é porque meu pai tá me fazendo isso depois que a criança cresce Ela olha para trás e fala Puxa agora entendi né O que aconteceu comigo quando eu tinha 7 anos de idade Agora eu entendo o que que meu pai e minha mãe estavam fazendo então o argumento aqui é que as limitações humanas e a tremenda distância entre Deus e o homem não nos permite conhecer agora as
razões da permissão do mal a gente não sabe a gente não entende completamente assim como a gente não entende uma série de coisas na vida e vai muitas vezes compreender depois mais tarde agora pessoal boa noite para vocês e atenção atenção atenção Olha obrigado demais aí por todo mundo eu sei que tem eh gente aí aí de tudo quanto é continente tudo quanto é lugar vocês são bem-vindos uma satisfação né fiqu em sintonia conosco já já nós vamos ter as nossas perguntas então prepare-se aí se Organize para o nosso momento de bate-papo atenção existe uma
outra ideia que nem todo mundo pensa muito sobre isso chamada teoria da comunhão que que é qual que é a ideia para muita gente é muito comum a gente pensar isso hoje né e eu tenho visto poucas pessoas que passaram pelo sofrimento e perderam a conexão com com o sagrado com Deus mas eu conheço muita gente que argumenta a partir dessa referência Mesmo não tendo sofrido tanto o sofrimento para algumas pessoas leva o homem a romper com Deus esse é o argumento de muita gente que às vezes tem uma perspectiva ateísta ou agnóstica e da
descrença né A Teoria da comunhão ou de comunhão vai que Atenção atenção tá todo mundo Sentado aí prestando atenção ligado no movimento Ah enfatiza que Deus É principalmente percebido e conhecido no sofrimento ou seja o Deus verdadeiro é aquele que se compadece que tem compaixão e que eh tem paixão com Ou seja que sofre junto é o Deus que sofre com as suas criaturas que de certa forma é vítima do do mal com elas também então é uma coisa que talvez a gente não imagine isso nessa teodiceia de comunhão não existe uma proposta assim de
explicar o sofrimento imerecido mas que acontece muda-se a visão sobre o sofrimento pois o sofrer por um propósito justo é fazer a vontade de Deus e torná-lo conhecido o sofrimento Passa então a ser uma grande oportunidade para Deus e o homem entrar em comunhão e colaboração o sofrimento é transcendido e o que parecia ser o pior é visto como ocasião da mais intensa experiência de fé uma coisa curiosa né você você vai ter pensadores assim como o zuren kirar né entre outros ah Gabriel Marcel também eh que vão focalizar muito isso né que que que
você olha a Bíblia você vê muitas vezes quem conhece a Deus tá em angústia em tribulação no momento de choro né e e e isso em vez de estabelecer o rompimento da Fé cria um vínculo diferenciado de uma aproximação significativa entre a pessoa e Deus então é muito interessante percebe que quando a gente lida com essa questão existe um um amplo caminho de compreender o que está Ah nesse enfoque agora veja lá isso que a gente tá apresentando para vocês é a história das ideias que você encontra no contexto da história da teologia e da
filosofia que trata do assunto né Eu tenho um resumo bom a respeito disso no livro do problema do mal que Eu mencionei aqui agora como é que isso é trabalhado propriamente na Bíblia como é que o texto bíblico lida com isso então vamos dar uma olhada num resumo do que aparece Olha que coisa interessante de onde vem a ideia né ah propriamente do mal e do sofrimento na Bíblia existe a ideia Clara que Deus é o criador de tudo e que Deus estabelece a as diretrizes pra gente lidar com a vida né diante do próximo
diante del até com relação a nós mesmos e essas diretrizes de Deus são reveladas na escritura e a ideia é a seguinte ó se existe princípios e diretrizes de Deus para a nossa orientação se a gente andar conforme essas diretrizes a coisa vai dar certo então todo o pensamento que você encontra especialmente no começo da Bíblia nos livros ligados à lei divina eles funcionam com base na justiça retributiva que é decorrente da Aliança que Deus faz com o povo de Israel quer dizer Olha se você for fiel e obedecer a Tais orientações a sua vida
vai ser melhor você vai ser abençoado mas se você romper com isso e for fazer diferente for fazer de maneira contrária você vai ter problemas só que a coisa não é tão simples assim porque na realidade da vida nós não temos só as diretrizes de Deus e a nossa vamos dizer ação e comportamento no ambiente ideal há outros componentes que fazem parte da realidade e esses componentes entram no assunto e na discussão e aí o que que acontece aquela expectativa de que o justo vai prosperar vai ser abençoado vai dar tudo certo as coisas vão
correr de maneira tranquila essa expectativa de que o perverso vai ter o seu a a a sua paga né vai ter o seu desdobramento nem sempre parece assim porque esse mundo tá contaminado e prejudicado então o que que a gente vai ver na Bíblia que essa Justiça poderia demorar mas logo viria Então você vai ver por exemplo nos profetas de Israel isso sendo apresentado no livro dos Salmos né A Ah tem um Salmo por exemplo 73 que ele discute o problema da da prosperidade dos perversos é o que a gente enfrenta no nosso dia a
dia você vê gente assim que você fala não é possível essa pessoa tinha que est presa essa pessoa tinha que pagar pelo que ela fez essa pessoa cometer um erro que é um absurdo como é que pode uma coisa dessa né E você vê gente se dando bem de maneira indevida e gente vamos dizer muito virtuosa que devia tá sendo reconhecida e que não está numa situação favor então parte do texto bíblico trabalha com isso e uma outra parte diz o seguinte mais paraa frente se a justiça não viesse logo ela ia chegar no futuro
aí aparece na Bíblia essa ideia importante do dia do juízo o dia que a paciência Divina chega ao fim e Deus de fato vai colocar um ponto final e trazendo né aquilo que começa com o dia do Senhor e depois se desdobra né mais tarde naquilo que a gente vai ver no pensamento escatológico isso aparece no enfoque posterior dos livros proféticos da Bíblia né Mas que que acontece a gente vai ver mais algumas coisas interessantes né que nem tudo que envolve o sofrimento e a permissão divina para a presença da Injustiça e maldade do mundo
se resolve numa equação simples então de acordo com o Livro de Jó que a gente vai mencionar aqui a questão ela é complexa e num certo sentido ela é um tanto quanto misteriosa que é a teologia do Livro de Jó que a gente já vai mencionar a justiça porém no seu ponto de vista final ela haverá de ser feita na vida futura is a escatologia do novo testamento por exemplo ela vai ter terminar com esse enfoque muito nítido que os justos né e redimidos e perdoados vão ter uma eternidade abençoada e os injustos os ímpios
os que romperam né com aquilo que envolve a palavra divina e a salvação terão uma realidade de Sofrimento permanente né e uma outra coisa curiosa que vai aparecer no Novo Testamento que entra em sintonia com aquela on de ser de comunhão é que o sofrimento às vezes é visto como bem-aventurança quer dizer e Pedro vai dizer olha se vocês sofrem né em função da atitude Justa e piedosa de vocês não se preocupem com isso né existe uma ideia de uma atitude tão altruísta tão marcada por alteridade que até o sofrimento ligado a justiça traz uma
espécie de alegria e satisfação na pessoa que tá em sintonia com Deus né Então nesse caso você tem uma teologia prática do novo testamento onde você tem um lado favorável né de enfrentar o sofrimento de uma maneira muito positiva e até podemos dizer especial pois é que que a gente vê então né isso que a gente mencionou aí e agora a gente olha um pouquinho o Livro de Jó Por que que o Livro de Jó é tão interessante porque ele trata muito desse mistério presta atenção a gente acha que se você for estudar Teologia for
estudar ah filosofia Cristã e for né lidar com os textos bíblicos você vai simplesmente achar Respostas como se fosse um X da questão e às vezes o texto bíblico abre nosso entendimento nosso o coração pra gente aprender a fazer as melhores perguntas então o Livro de Jó por exemplo ele vai tratar de uma situação muito curiosa e diferente n Mas a questão que tá envolvida lá que muita gente tem em mente quando você passa por um vamos dizer um perrengue muito sério numa situação muito difícil você pensa poxa será que vale a pena mesmo né
o meu envolvimento com a fé Por que servir a Deus em face do problema do sofrimento então a a a aquilo que parece é uma coisa tão boa Deus me abençoou então eu agradeço eu adoro eu faço tudo por ele a pergunta é será que eu não me tornei interesseiro nessa história a minha relação com Deus é dependente do usufruir dessas bênçãos imediatas como é que é isso então o que que aparece o Livro de Jó olha como é interessante ele mostra um indivíduo né inclusive curiosamente que nem tá na terra de Israel tá na
terra de usus né que um ambiente ali aparentemente onde hoje tá o Iraque a Jordânia naquela área mais né no nordeste da terra de Israel era o homem mais rico do seu tempo o que significa que ele era o mais justo na cabeça do pessoal porque se ele teve riqueza foi porque foi por benção divina e consequentemente porque ele era um homem muito justo e muito bom como o texto diz e que tinha uma família muito feliz no entanto que que Deus vai dizer uma coisa curiosa que praticamente você não vê na Bíblia Deus avalia
Jó e diz olha não há ninguém como Jó na terra uma coisa assim muito surpreendente nisso você vê figura muito rara no antigo testamento né na Bíblia Hebraica que vai aparecer no começo de Jó que é Satanás e Satanás começa exatamente a eu ia dizer que ele era O Advogado do Diabo mas não ele é o próprio né então que que ele vai dizer aqui Jó só recebe o bem então é lógico que ele vai est numa situação de tá tudo bem com o criador mas se ele perder tudo que essa é a questão né
em que medida a relação com Deus tá ligada a usufruir imediato das bênçãos concretas se ele perder tudo aí ele vai amaldiçoar Deus e o que que vai acontecer é interessante né o texto mostra pra gente que curiosamente eh Deus permite até certo ponto né é uma coisa pra gente entender isso né que mesmo que a gente tenha sofrimento mesmo que a gente tenha injustiça no mundo a gente tem o problema do mal no sentido ético e no sentido do sofrimento propriamente dito Ah nós temos isso de maneira limitada né porque digamos se Deus retirasse
a sua mão de provisão completamente então você não teria limites para a maldade e o sofrimento Então Deus permite que Satanás teste Jó e ele começa então fazendo o quê tira de Jó ele tem limites ele não pode tocar na vida de Jó mas ele perde a riqueza os filhos os mensageiros trazem as notícias e o desafio aparece lá que em todos os momentos complicados Jó não amaldiçoa a Deus ou seja ele não diz palav palavras negativas contra Deus numa espécie de revolta ele lida com isso da maneira adequada mas Satanás permanece insistindo e Deus
continua falando em favor de Jó Satanás então Aposta que Jó vai perder a fé se ele perder a saúde Satanás tira de Jó a saúde o apoio da própria esposa que não aguenta a situação e vai ali né dizer para ele desistir da sua fé e Jó permanece ali sem amaldiçoar a Deus e aí o que que acontece uma coisa muito curiosa né Nós temos os amigos de Jó e esses amigos de Jó São pessoas que T uma compreensão ligada ao problema do Mal dentro da da proposta da Retribuição então na cabeça deles o seguinte
não é possível que um indivído Como Jó que tinha tudo e perdeu isso que isso não possa ser compreendido unicamente através da proposta da Retribuição Com certeza Jó fez alguma coisa errada então a visão crítica incorreta dos amigos né que aparece lá né o Eliu bildade o zofar né e e chegam batendo pesado Jó o os amigos vão entender que Jó havia pecado e ele parte para essa proposta sobre Jó e Jó vai dizer o quê Jó pessoal diz olha eu nem sei o que foi que aconteceu e não houve não fiz nada para justificar
isso ele apresenta todo o seu sofrimento e o que acontece no final chama a nossa atenção Deus vai aparecer no final depois da oração de Jó e quando isso acontece muito interessante porque Jó vê sua presunção mas atenção a presunção de Jó é uma presunção de que ele seria capaz de entender os caminhos divinos e j não se arrepende de Pecado nesse momento ele se arrepende da sua condição de não enxergar a sua finitude e limitação Deus vai mostrar Jó de maneira muito curiosa ele mostra através do do que existe na criação né tanto dos
animais como também ah da realidade astronômica né ele mostra que a realidade é insondável e misteriosa E aí que que acontece Deus elogia Jó apesar da sua fragilidade Deus repreende os amigos de Jó né E vai vai dizer claramente que eles falaram de maneira indevida contra Jó sugerindo que o Sofrimento de Jó era resultado Imediato do pecado e esses indivíduos Defensores de Deus são vamos dizer criticados e repr vos no final do livro E aí é muito interessante ver que nós vamos perceber em J uma coisa curiosa demais e extraordinária que é o seguinte que
o sofrimento que existe nesse mundo e a injustiça uma parte disso a gente até consegue explicar outra parte Tá além do nosso entendimento talvez a gente não tenha essa perspectiva de que parte da realidade que envolve o sofrimento e o mal no mundo esteja dentro da categoria de mistério por isso é é tão interessante O Livro de Jó Que Se você prestar bem atenção você descobre que Jó nunca ficou sabendo do que aconteceu você esperaria que no final do livro Deus abrisse o cenário e dissesse Ola J deixa eu explicar o que houve O Satanás
chegou aqui e fez a seguinte acusação E aí nós debatemos aqui então eu permiti que você passasse por esse teste e você foi aprovado Não isso não é revelado isso quer dizer que aquilo que envolve né Essa equação simples de que uma pessoa parece fazer o bem e tá com a vida boa e quem tá fazendo mal tá com a vida complicada ah as coisas não se resolvem dessa maneira coisas que acontecem com a gente muitas vezes a gente não tem condições de entender agora mas não quer dizer que Deus não saiba o que está
fazendo que ele não esteja no último na última instância em controle da situação e que isso não faça parte do agir e da Soberania Divina Então você percebe que é interessante o sofrimento e o mal atenção ninguém ninguém deixa eu dar até uma interrompida a gente volta já já aqui pro nosso coisa ninguém ninguém tem uma explicação definitiva a respeito disso todos os sistemas de pensamento né E tudo que a gente conhece tem uma compreensão limitada sobre o problema do mal né tudo isso é é qualquer sistema nenhum sistema tem uma resposta completa e diante
disso nós então vamos prosseguir um pouco mais para poder compreender mais alguns aspectos significativos que envolve aí essa questão como é que a gente deve lidar com isso ou seja parte do nosso entendimento sobre o problema do mal né ah tem a ver com a nossa explicação a nossa compreensão quer dizer tem coisa na vida da gente que acontece de maneira retributiva né você não AP apta o o Freio o breque do carro você bate no muro Claro e se a pessoa faz o que é correto em muitas circunstâncias ele tem o desdobramento disso mas
a gente vai enfrentar situações onde você vê que existe injusti mal no mundo e que isso é algo temporário e não permanente a gente tem que viver a vida com esperança e com a compreensão do nosso limite que tem coisa que eu não entendo agora mas eu vou ter não só uma compreensão mas uma compensação futura e eu tenho que compreender também a realidade De que parte da realidade que tá à minha volta tá num contexto de mistério então isso começa a mostrar pra gente duas coisas interessantes e valiosas que a resposta da Bíblia pro
problema do sofrimento do mal do ponto de vista técnico óo e teológico Ela não é uma resposta racional completa como se alguém fizesse uma equação fal tá aqui ó é simples assim não é mas ela tem uma resposta de perfil bastante prático objetivo e direto primeiro que ela vai dizer pra gente olha essa realidade de incongruência ela não é definitiva e final então mantenha a sua esperança porque as coisas no futuro são emissoras depois ela nos apresenta uma situação da gente tirar o pé né quando você vê uma coisa que você não entende direito você
tá falando demais você tá criticando muito ó preste atenção você é um dos amigos de Jó você realmente tem direito de meter a boca e de falar e de julgar das coisas sem saber pega leve terceiro a gente precisa entender que às vezes diante de uma situação de Sofrimento o que se esperava dos amigos de Jó que eles fossem o quê compassivos que eles soubessem consolar eh e tem gente que tá numa situação de Sofrimento que não adianta você ficar dando explicações detalhadas tem que abraçar a pessoa chorar com a pessoa e sofrer junto que
aliás é um parte o que Deus fez conosco também mas tem coisas interessantes que a gente observa aqui que tá ligado com a história de abacu olha só abacu é um profeta não é muito conhecido do século vi em Judá o nome dele significa abraço né e ele é um profeta no momento muito difícil ele ador ele liderava a adoração no templo como Levita segundo os bons estudiosos a partir do que a gente vê no capítulo 3 e abacu pegou a época quando tudo foi pro vinagre os judeus foram levados para a Babilônia prisioneiros de
guerra o Rei Nabuco do nozor chega Conquista toda a terra de Israel a terra de Judá a cidade de Jerusalém destrói o templo leva o pessoal Prisioneiro e abacu acompanha esse cenário Desde da chegada dos babilônios né especialmente entre os anos 600 5 597 antes de crist o abaku fica indignado Olha lá Ele viveu nesse período crítico de Judá né que havia se afastado de Deus da reformas eh religiosas que o rei Josias tinha feito né e agora tava tendo o qu violência opressão contra os pobres a ruína tava atingindo todo o sistema judiciário da
época o mundo ao redor de Judá V em guerra quer dizer sabe esse negócio de crise internacional você olha para tudo quanto é lado e não tem esperança nenhuma Pois é né Tem muita gente que acha que hoje o mundo tá numa crise especial então bem-vindo ao nosso abacu que recebe o abraço dele e aí H ele né vendo apoel da Babilônia O mundo em guerra e a Babilônia conquista a Síria e o Egito a ameaça de invasão aí foi piorada né a partir da desordem interna de Judá O Profeta então nesses anos entre 609
e 597 ele escreve e ele apresenta o seguinte é muito interessante que na profecia de abac Não começa com uma palavra da parte de Deus começa com um questionamento abak bravo nervoso dizendo deus como é que pode um negócio desse Deus responde E quando Deus responde a bacu fica mais bravo mais nervoso mais revoltado ele não entende a resposta divina e Deus então dá uma segunda resposta e depois abacu apresenta um Salmo de adoração de dedicado a Deus aí você pode ver um pouquinho né do da lembrança do grande poder da Babilônia antiga aí nas
portas de istar né Desse grande império Que avassaladoramente destruiu muitas Nações naquela época que que abacu que vai fazer ele vai discutir o problema da justiça e da bondade de Deus em face do mal e vai entrar nesse assunto que a gente tá falando que é até Odisseia Olha que o que acontece com ele começa questionando a injustiça em Judá no povo que conhecia Deus e sua lei e ele pede que Deus faça alguma coisa ele invoca essa ação divina e começa a fazer perguntas Então olha que coisa interessante a gente não imagina isso né
que uma boou espiritualidade é uma espiritualidade de protesto mas no livro de abacu nos Salmos ela aparece assim então tem gente que acha que se a pessoa fizer perguntas vamos dizer delicadas diante de Deus que isso tá rejeitado mas não é o caso abacu vai né abertamente diz Deus como é que pode um negócio desse como é que pode uma coisa dessa o senhor não tá vendo o que tá acontecendo aqui em Judá o pessoal faz isso e Deus Então vai dar uma resposta muito complicada que é uma outra coisa que nem toda a gente
entende né achando que as respostas divinas vão funcionar sempre que nem um analgésico a pessoa fala Deus olha eu achei e estranho esse negócio aqui Deus diz Ah então pera aí deixa eu te dar um uma de pirona aí você vai ficar tranquilo não Deus afirma que Ele vai enviar os caldeus esse pessoal da Babilônia como juízo sobre Judá aí o abacu fica indignado né porque Deus permite que a crise dele aumente ele apresenta um problema Deus eu não aceito que exista injusta maldade no meio do povo que conhece a ti é como uma pessoa
dizendo Olha eu não consigo entender como as pessoas que conhecem a Deus e falam em nome de Jesus ter fazendo tanta coisa errada aí a resposta Divina é olha se quer saber de uma coisa eu vou mandar uma galera do mal e esse pessoal vai botar essa turma no no lugar que lhes é devido aí abacu fique indignado não é possível uma coisa dessa Deus afirma né depois na sequência duas coisas olha bacu Fique tranquilo eu sei o que Cada um deve receber no momento certo do juízo que lhe é devido Então vai vir juízo
sobre Judá eu também vou trazer juízo sobre a Babilônia Capítulo 5 trabalha isso com detalhes com cinco ais sobre o império neobabilônico e aí deu vai dizer que o justo vai viver o justo vai sobreviver o justo vai prosseguir nesse caminho de tanto tanta maldade sofrimento descompasso no mundo a esperança Divina é a figura do justo que deve viver e sobreviver por causa da sua emuna palavra Hebraica que significa fé e Fidelidade Ao mesmo tempo quando abaku passa por essa experiência ele tem uma transformação interna muito interessante ele sai de um coração azedo reclamão revoltado
sem esperança para mostrar um Salmo cheio marcado por uma teofania por uma reação exultante do profeta que encerram o livro e aí o que que a gente descobre lendo abaku é curioso que a resposta divina pro problema da Injustiça da maldade no mundo é exatamente as pessoas que encontraram o caminho de Deus que encontraram o caminho de Deus no seu coração e eu diria o Caminho do Coração de Deus essas pessoas diferente de que da maioria que entrou por um caminho de injustiça e maldade essas pessoas são agora os Agentes do bem no mundo então
o justo interessante o justo aparece como um tipo de resposta divina se há castigo e sofrimento é porque existe alguma injustiça tanto em Judá como na Babilônia se os justos aumentam na terra o mundo será melhor a justiça é medida pela fidelidade demonstrada para com o Deus da Aliança então quer dizer em vez da gente ficar naquela tentativa de sempre trazer uma explicação são né altamente filosófica sobre mistérios que na verdade ninguém tem nenhuma filosofia nenhuma perspectiva religiosa ninguém tem uma resposta racional completa que resolva todas as questões maiores e menores então a resposta Divina
é que o desafio do mal e do sofrimento no mundo está posto e nós somos a resposta de Deus para lidar com isso por isso a fé que o abacu tem surpreende a gente pergunta de onde é que ele tira Tanta Confiança de onde é que ele tira aí né e toda essa capacidade de lidar com essa situação tão difícil né E essa fé Por incrível que pareça el sugere que ela procede da crise da dor Olha que coisa interessante dúvida e fé andam juntas muitas vezes crise e expressão religiosa efusiva são companheiras em lugar
de entender que o sofrimento é injustiça sejam obstáculos paraa fé AB bacu parece sugerir exatamente o contrário isso é muito interessante é a experiência do sofrimento que no caso dele não só dele o conduz à fé maior assim o problema do mal ainda que continue como um dilema Possivelmente sem solução filosófica detalhada na História do Pensamento religioso na verdade pode funcionar como um poderoso motivador da consciência religiosa é uma espécie de proposta por isso que o Pensamento bíblico né vamos ver se o pessoal coloca a nossa tela completa aí agora que nós estamos terminando né
aqui essa primeira parte Ahã vamos aí ver a nossa tela completa aí para poder alinhar isso obrigado aí pela nossa Assessoria hoje com o nosso amigo Giovani muito interessante a gente Observar isso porque de Fato né Nós vamos observar que o o problema do mal é minorado né Ele é tratado de uma maneira em que a gente vê a resposta Cristã a Bíblica do mundo que levam as pessoas ao quê a construírem os hospitais a tentarem ajudar necessitados a fazerem ações de diferença na vida das pessoas Então quer dizer você não simplesmente constata o que
é óbvio a realidade do mal e do sofrimento do mundo você não reduz esse fenômeno a uma explicação racional que cabe eh na sua cabeça você enfrenta o mal com a justiça a bondade e a graça de Deus revelada na grande experiência de fé que é motivadora na direção de uma transformação da realidade então é muito interessante como é que isso aparece como isso é valioso Mas vamos lá a gente já caminhou bastante uma grande alegria aí ter tanta gente de tanta parte de tudo quant é lugar ã vamos aí ter oportunidade nós agradecemos olha
tivemos aí eu tô vendo aqui houve alguns casos de super chat agradecemos de coração aí o apoio ao canal você também ter com a gente aí não se esqueça de inscrever de né de fazer parte de ativar o Sininho de também indicar para os amigos para que a gente continue trazendo muita informação e reflexão sobre fé Bíblia e religião com a conversa com o amigo Saião Então vamos lá Giovane boa noite Boa noite pergunta é quais são as perguntas que nós temos Aí eu vou até tomar um copo d'água aqui um pouco de água enquanto
as perguntas são colocadas bom eu vou fazer primeiro a pergunta do do primeiro super chat aqui do Marcelo Silva Soares Santana ele Pergunta assim professor Saião dá para aplicar a bem-aventurança Da perseguição da maldade de religiosos sem Cristo como o senhor perseguem aqueles estão pregando o verdadeiro evangelho olha Marcelo H Dá sim por quê Porque você vê isso na vida do próprio apóstolo Paulo né Eh e lembre-se que os adversários de Jesus foram pessoas de perfil religioso quando Jesus tá falando né de perseguição é uma perseguição que ele ele vai enfrentar com os religiosos do
seu tempo quando Jesus fala das bem-aventuranças e dos perseguidos ele até menciona eh que isso aconteceu com os profetas que vieram antes de vocês e esses profetas muitas vezes foram perseguidos exatamente por gente ligado ao templo ligado à à Elite religiosa Então esse é um tema muito muito Claro na Bíblia né que é uma realidade que se percebe e Paulo que ele passa o perigo entre falsos irmãos ele ele recebe uma série de situações complicadas de pessoas então é verdade né A Perseguição ela não vem somente de pessoas que a gente poderia dizer que tá
claramente são explicitamente adversárias da fé não de pessoas que até se apresentam em nome da Fé Mas não tem sintonia de fato com Jesus e os seus ensinos bom o segundo super chat aqui de r$ 2 foi do PC Ele pergunta haverá o mal no Milênio então a questão do milênio ela ela é um tanto mais complicada você sabe que existe pessoas que acham né que entendem que é a realidade do milênio é uma realidade que está presente agora né com o rei de Cristo no céu com aqueles que já morreram estão reinando a partir
de lá né Eu não acho que essa perspectiva seja suficiente então eu entendo eh que haverá né um Milênio no futuro num momento de Redenção então assim mal mal no sentido pleno do termo da predominância da e e e e certamente que não porque toda a perspectiva que parece est relacionada com o milênio ela envolve uma dimensão maior da Redenção ainda que tudo indica não na sua Plenitude agora não quer dizer que no no no no contexto do milênio futuro não haverá nenhum problema ou nenhum incômodo ou nenhuma realidade que a gente pensa se sem
qualquer tipo de incômodo até uma coisa pra gente pensar né porque eh a Bíblia fala por exemplo na em Apocalipse mesmo que Deus enxugará de nós toda lágrima né Eh então a pergunta que se levanta é será que vai haver lágrima pode ser que sim mas acho que a maneira de lidar com isso porque por exemplo Deus sofre conosco né Deus eh e tá numa condição de compartilhar com a nossa dor então eu entendo que num certo sentido a gente até por permanecer ser limitado né e e a gente não vai virar uma divindade né
Nós vamos estar redimidos a gente vai experimentar algum tipo de realidade que tem a ver com a limitação da nossa condição de finitude né mas certamente num ambiente de uma prevalência absoluta do bem sobre o mal bom tiev mais um super chat aqui do Felipe prachedes ele pergunta Professor quando Deus faz a criação e diz que é bom esse bom tem como parâmetro o antagonismo do mal muito bem Felipe Muito obrigado obrigado aí pela pelo super chat Obrigado também né pela pergunta Então olha só quando a gente vai definir o que que é bem o
que que é mau o que que é bom né O que que não é bom É oposto de bom ah o que a gente precisa considerar Qual que é o parâmetro absoluto disso então no Pensamento bíblico o parâmetro do que é bom se baseia no próprio ser de Deus Deus é a base é a referência daquilo que envolve o bem Ah e não o mal por isso em última instância ah a a agir de modo a fazer o mal é exatamente transgredir aquilo que envolve a determinação a Vontade Divina aí o que que acontece no
mundo antigo as pessoas tinham uma vida muito problemática tanto na Mesopotâmia como no Egito né então A ideia é Será que essa realidade ela é definida pela pela prevalência do mal né pelas forças que nos colocam numa situação de fatalismo Então o que o texto bíblico tá querendo dizer é que a sua a criação do universo na sua orig na sua situação original ela tem a administração e a supervisão e o poder divino e isso tá em sintonia com o Deus único e verdadeiro O que é bom e portanto né a a expressão que aparece
no hebraico é vaiar Elohim kitov e viu Deus que era bom né a palavra bom e que também significa belo e bonito tá então de fato isso tem uma eh distinção em relação ao mal tanto quanto o mal sofrimento como o mal no seu sentido ético por isso é que só depois do desfecho da criação é que você vai ver a questão da entrada do mal na experiência humana e no universo só depois em Gênesis Capítulo 3 Vamos lá temos mais aí Giovan pode fazer tem perguntas bastante aí né Ó tem a pergunta aqui ó
da Mara 777 Dr Saião o mal é a ausência do bem quando quando Satanás foi se afastando de Deus que é a bondade o mal foi surgindo nele pois Satanás foi criado um seor perfeito muito bem Mara é o seguinte olha Ah quando a gente diz que o o mal né não tem existência ontológica e só faz sentido a realidade do Mal como ausência do bem e porque a questão primeira que se levanta é o que é exatamente o mal como o mal não é o elemento constituinte fundamental do universo você tem que ter a
referência absoluta para definir o que que é o oposto dela então como todo o universo é derivado de um Deus único que é um Deus puro perfeito Santo todopoderoso tudo aquilo que se opõe ou se coloca numa relação de ruptura com Deus é exatamente o mal só que o seguinte Deus criou seres com capacidade de liberdade né isso diz respeito aos seres angelicais o que inclui Satanás e também os seres humanos e ao criar seres com Liberdade Deus não criou o mal em si mas criou a possibilidade para o mal porque são seres Ah que
possuem vontade e ao possuírem vontade poderiam dizer sim ou não pro criador poderiam se submeter a ele ou se revoltar contra ele então Eh quando Satanás né Eh usa a sua liberdade numa relação de ruptura e de oposição contra Deus aí sim você tem o mal né propriamente dito que não existe em si mas existe como uma ruptura uma porque o mal não é só ausência do bem o mal também é parasita do bem o mal é como a doença num corpo o mal é como a a realidade que a gente tem eh da ferrugem
no ferro bom ti tivemos mais um super chat aqui do Felipe prachedes de R 10 Ele pergunta quando sairá a sua teologia sistemática Felipe vamos lá aí você tá querendo trazer muito mal e sofrimento aos amigos que estão nos acompanhando não mas olha Ah eu não tenho um projeto tão imediato de uma teologia sistemática eu até teria interesse mesmo de fazer uma teologia Talvez num diálogo né numa conexão entre história teologia bíblica exegética e sistemática no sentido mais amplo do Tero né mas ele tá lançando agora a Bíblia do Rota 66 uma bíblia de estudo
detalhada que vai sair e daqui mais algumas semanas né que se preparem né E também a gente tem diversos livros que estão sendo trabalhados né E que e devem sair né A única coisa que eu posso dizer assim para tentar suavizar a sua curiosidade né Eh que lá na faculdade Batista Pioneira onde eu sou Conselheiro e e e professor eu tenho a a algumas aulas na área de sistemática que eu dou no curso lá então dá para a gente poder eh se interessar aí né obrigado bom teve uma pergunta aqui ó do Caio Silva partindo
dessa ideia do Mal como compreender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que daqueles que amam a Deus ou em casos assim basta crer então Caio veja o texto de Romanos 8:28 ele é um texto que é bastante emblemático porque você precisa eh compreender o contexto né a carta aos romanos é uma carta escrita aí eh na virada do ano 56 pro ano 57 Paulo escreve em Corinto né e E aí o que que acontece nós estamos esperando né a a vinda do Reino de Deus Cristo foi vai voltar ah o evangelho tá
crescendo mas a a intolerância Romana tá muito difícil né passou-se O Reinado de Cláudio que teve problemas para para os cristãos e os judeus você tá num momento aí eh em que vamos ter o período breve de Calígula e entra o período depois de n e e não parece que as coisas estão acontecendo E aí o que o texto de Romanos 828 vai dizer os melhores manuscritos na verdade a melhor interpretação é que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam isso quer dizer que se você olhar né os eventos
isolados você realmente né Sabe aquele joguinho de criança assim de de pegar os pontinhos e e ligando com lápis para fazer o desen se você olhar só aquele momento parece que realmente a coisa não faz sentido parece que você é dominado por um sofrimento injustificado então o que que Paulo tá dizendo é exatamente isso ó Que Deus tá agindo no conjunto da obra não adianta ouvir uma e uma nota separada tem que ouvir a música toda a sinfonia inteira o que ele diz é que o plano completo e total de Deus é faz todo o
sentido Deus está agindo para o bem apesar do momento difícil que eu olho a semelhança do que acontece em Jó e não consigo entender o que que tá acontecendo tem uma pergunta aqui ó da Paula medic se o mal é uma consequência da Liberdade humana como explicar a presença de Sofrimento em pessoas inocentes como crianças ou aqueles que não fizeram escolhas erradas isso não contradiz um Deus bom muito boa a pergunta da Paula excelente né E então vamos lá Paula Olha o que acontece é o seguinte Ah o mal na sua origem né na no
seu primeiro despontar na experiência humana ele é derivado né Eh da questão do uso indevido da Liberdade n Mas isso não explica todos os elementos ligados à presença do mal no mundo né ah o que a gente tem que é uma coisa difícil paraa nossa sociedade de hoje porque assim o mundo antigo parecia mais sóbrio ao entender como as coisas estavam interrelacionadas e interconectadas hoje a gente tem um pensamento muito individualista a pessoa fala não eu faço o que eu quero com o meu carro eu eu faço tô na minha casa ninguém tem nada a
ver com isso Então esse mundo individualista ele não percebe por exemplo as as consequências as dimensões das escolhas das pessoas e e e como isso interfere em todo o cenário né então quer dizer por que que a gente tem eh por exemplo sofrimento de de crianças e sofrimento de pessoas que não causaram isso por nós vivemos num universo caído nós não estamos num jardim do do Éden nós não estamos no Mundo Ideal então a presença eh do do desequilíbrio né até eu me lembro de uma música antiga do Legião Urbana né Nós nos deram um
espelho vivemos no mundo doente é a constatação dessa realidade e nesse sentido Ah o que que acontece parte do que envolve o sofrimento de uma pessoa que não é responsável diretamente por aqui do que ela fez eh não se explica simplesmente pelo uso da Liberdade dela então você mora numa cidade por exemplo onde as pessoas eh aquela população não tem nenhuma perspectiva ecológica de poluição e todo mundo tá poluindo o ambiente você vai adquirir problemas pulmonares o que foi que você fez nada você só morou na cidade então como nós temos esse desafio Ah que
envolve uma série de fatores a gente tem em vez de ficar né desculpa a expressão procurando o chifre em cabeça de cavalo tentando achar o ponto final da fila para explicar um ato ou outro a gente é convocado por Deus a ser parte da esperança de fazer diferença de fazer do mundo um lugar melhor de mudar esse cenário e olha o que acontece muita coisa que em vários ambientes do mundo eram razão de ser de muito sofrimento e e que através de ação de pessoas que usaram seus dons suas capacidades e aquilo que aprenderam dos
princípios divinos e do bom uso do seu entendimento melhoraram a vida das pessoas e nós temos esse desafio sempre diante de nós vamos lá o tem uma pergunta aqui do Rodolfo Cuenca o o mal não seria um sentimento de acesso Deus pode fazer o bem como ele pode fazer o mal mas Satanás decidiu Colocar em seu coração eu não não entendi bem o que que ele quer dizer ah como um sentimento de acesso né Deus por definição Deus não pode fazer o mal isso seria uma contradição em relação a si mesmo porque a razão simples
porque Deus é o paradigma do bem e aqui uma coisa interessante eu vi até o pouco alguém levantou uma pergunta dizendo Ah mas Deus não criou mal porque o texto de Isaías 45:7 tem essa frase lá mas a questão é isso é que a palavra mal né em hebraico ra né ela pode significar pecado transgressão maldade mas ela pode significar sofrimento dor quando Isaías fala que Deus cria o mal quer dizer que Deus traz o castigo Deus traz o juízo inclusive tá falando exatamente do que aconteceu na época dos babil os quando eles vieram e
destruíram Judá Então Deus nunca faz o mal no sentido de cometer uma transgressão quando Satanás faz o mal não só rompe com a ética mas ele se opõe a Deus Inclusive a tentação em Gênesis Capítulo 3 tá lidada exatamente com isso com o fato de que Ah Satanás convida o primeiro casal a quererem na verdade ser como Deus Então essa é a referência que tá aí ah Jovani Muitas pessoas têm perguntado eu vou só dizer aqui né e Ah você é calvinista você é armenian pessoal mais uma vez tem até uma boa Live no canal
que você pode ouvir sobre isso eu não sou nem calvinista nem armenian eu acho que essas coisas não fazem muito sentido né porque a discussão entre calvinistas e arminianos é uma discussão que fala o que que predomina é a liberdade humana ou é a soberania e de Deus né na verdade as duas coisas são significativas e importantes no meu Instagram que você pode visitar e olhar lá até eu publiquei esses dias o texto a teologia do Sci Pererê e a teologia de uma perna só né você nunca vai construir uma teologia bíblica adequada valorizando só
um aspecto em detrimento do outro então existe uma tensão dialética entre a liberdade humana e a Soberania Divina e as duas realidades são pertinentes a revelação bíblica pertinente à vida e à fé nenhum desequilíbrio e oposição entre os dois no meu entender são bem-vindos eh tem a pergunta aqui do Daniel Terra como podemos entender o fim do mal e o sofrimento tendo em mente a condição aos que condição dos que se perdem eternamente Poderíamos dizer que o mal e o sofrimento são tão eternos quanto o bem Pergunta muito boa do Daniel uma pergunta bem desafiadora
né E então o que que a gente observa né ah a gente pergunta n eh de maneira mais objetiva o o que é no sentido mais a realidade do bem a realidade do bem pode est colocada pra gente apenas do ponto de vista hedonista que é muito comum nas perguntas ah a gente não vai mais chorar não vai mais sofrer vai acontecer até até no no ideário de muitos religiosos o sujeito vai est numa mansão Celestial com r de ouro uma coisa assim tanto quanto curiosa como a expectativa das pessoas muitas vezes aparece e um
uma uma das explicações bíblicas nítidas de que você vê a vitória do bem É a manifestação da justiça divina a justiça divina é a predominância ah do bem de maneira significativa por isso quando você termina com Apocalipse você vê uma série de cenários de juízo você pega um capítulo 18 falando caiu caiu a grande Babilônia né e E aí o que que a gente pode entender com o fim do Mal uma parte dos estudiosos dos teólogos especialmente num contexto britânico mais recentemente eles chegaram a sugerir o seguinte que a Vitória absoluta do bem contra o
mal significa que toda a realidade do mal vai ser extinta ela vai deixar de existir e que isso representaria uma vitória ontológica plena do bem sobre o mal a outra proposta é que a vitória do bem sobre o mal é que a justiça prevalece e ela tem a dimensão adequada e correspondente ao nível de maldade de de eh desacerto de iniquidade transgressão que foi feita contra Deus e contra a sua justiça e quando você pega um texto como Apocalipse 20 que fala por exemplo do Lago de Fogo de satanás e seus anjos que são lançados
ali e eles ficarão ali pelos séculos dos séculos serão né serão atormentados de noite a impressão que esse texto dá é que existe uma permanência dessa situação e que isso envolve o triunfo pleno do bem sobre o mal então é uma questão que tem sido debatido na teologia mas eu acho difícil a gente contornar todos os textos bíblicos que apontam uma direção de um juízo que atravessa a história tem uma pergunta aí a Giovan que apareceu H pouco né ah que valeria a pena a gente eh colocar alguém disse que se os problemas que acontecem
com os judeus e tá relacionado aqui o Pablo Ribeiro a maldade que havia sobre os judeus quando condenaram a Jesus ainda atéos dias atuais recai sobre Israel que recai o sangue dEle sobre nós os nossos filhos Pablo pergunta não Pablo Isso tá muito mal apresentado esse tipo de coisa então o que que acontece quando a Bíblia menciona esse texto eh tem até uma live no canal sobre isso uma delas chama 10 mentiras sobre os judeus é importante ressaltar que eh quem Condena Jesus não são judeus simplesmente Jesus é condenado pelos Romanos pergunta que a gente
deve fazer ah os romanos vão continuar sofrendo porque Pilatos condenou Jesus interessante que ninguém faz esse tipo de pergunta né Ah ele cai ele é condenado pela autoridade Romana com o apoio dos líderes religiosos de Jerusalém e Jesus também é judeu e todos os seus discípulos nesse momento são judeus então não faz sentido a gente pegar esse texto e tentar enquadrar todo o povo Judeu etnicamente porque o foco do texto não é esse Além disso é importante também ressaltar o fato de que o texto não diz em nenhum lugar que quando essas as pessoas disseram
isso né e e que eles falaram esses líderes disseram que recai o sangue dEle sobre nós que a bíblia diga e então se cumpriu aquela palavra e então Deus Confirmou não o pessoal disse um Desatino disso Desse tipo naquele momento e nenhum texto confirma Então tomar um cuidado de que nem toda declaração bíblica pode ser lida como profecia irrefutável de modo que eh esse texto se torna muito problemático porque muita gente na história da cristandade quando perseguiu e matou eh judeus com o crime do antissemitismo tentou se basear nisso né Mas se a gente for
eh usar esse critério para uma série de outros textos lugares de pessoas eh imagina a Bíblia fala tem uma crítica lá né Eh em título sobre os cretenses né se alguém pegar aquele t e hoje lá na Ilha de Creta tentar e prejudicar os cretenses com base naquela crítica vai ser uma loucura né então isso não faz o mínimo sentido é uma coisa muito sem propósito né Ah acho que uma outra pergunta importante que eu vi aqui que eh não apareceu um pouco antes acho que da Daniela que mandou eh uma pergunta muito significativa eh
sobre eh estupro sobre pedofilia uma série de questões muito complicadas e como é que Deus permite né ah um abraço pro Josinaldo que tá na novaz Zelândia uau estamos gente na Oceania um grande abraço para você muito bom isso porque Deus permite as maldades tão ediondas que trazem traumas às vezes incuráveis como pedofilia tortura estupro requint do crueldade então Daniel [Música] ah a gente não tem uma resposta objetiva e específica na Bíblia que vai dizer algo eh diretamente sobre isso o que a gente tem a constatação né de que nós estamos no meio da selva
perigosa porque o mundo se tornou o mundo de uma sociedade humana eh que primeiro né Tá contaminada e prejudicada segundo que na maior parte das vezes das costas as orientações divinas e aos seus preceitos Então você vive num ambiente né onde H uma duas três gerações as pessoas dão as costas para Deus e vivem né com parâmetros com posturas e e você vai esperar que vai acontecer o quê né se você tem uma população cada vez mais sendo ada sem parâmetro ético sem referência sem justiça e a Bíblia dá uma série de orientações sobre isso
ela diz por exemplo no Salmo né quando os fundamentos são destruídos que pode fazer o justo então que que acontece nós devemos lamentar isso né eu mesmo apoio uma uma uma organização né que que luta contra a a escravidão sexual sequestro né de pessoas essa situação de eh que envolve né o tráfico humano para para esses fins ediondos eh que a gente apoia que é chamada dignitate né a gente então tem a responsabilidade se a gente entende a palavra Divina a gente foi atingido pelo poder pela graça de Deus nós somos os agentes de Deus
para fazer com que essas coisas sejam interrompidas no mundo e a tarefa é grande agora o que a gente pode de ter como Consolo é que primeiro essas pessoas que vão por esse caminho praticam essa maldade mais cedo ou mais tarde a justiça cairá sobre eles ou agora nessa vida né por isso que eu acho que faz todo sentido uma ideia de condenação da maldade plena na eternidade porque o que as pessoas são capazes de fazer nesse mundo com a criança com pessoas com um nível de barbaridade e crueldade não é possível né que a
Divina não vem no final das contas triunfar e finalmente uma coisa muito promissora é a gente perceber que pessoas que passaram por isso que passaram por situação de Sofrimento intenso que foram abusados explorados sofrendo terrível M passam por processos de cura são recuperados e muitos deles hoje abençoam e ajudam outras pessoas a enfrentarem os descaminhos da sua vida né então Em parte eu experimentei isso na minha própria vida em vários sentidos e Esperamos que mais pessoas possam caminhar nessa direção bom pessoal a gente já já Trap passou 1 hora e meia de Live aqui né
Eu agradeço muito muito obrigado aí pela a participação de vocês a pessoal até perguntou você tem Live sempre então a gente procura todo sábado à noite no horário aqui de São Paulo entre 7 e 8 da noite a gente tem a Live só que temos vídeos quase todos os dias vídeos interessantes Você pode pesquisar aí no canal também pode olhar a minha conta de Instagram aí e mandar mensagem a gente pode dar indicações tá Infelizmente eu peço desculpas que a gente não consegue né atender todas as perguntas nós tivemos aí muitas pessoas centenas de pessoas
participando gente hoje o Hoje realmente de todos os continentes né gente até da Oceania né Eh nós tivemos pessoas daí da África da Ásia da ah eh Europa né da América entrou gente do Paraguai entrou gente dos Estados Unidos a gente agradece de coração tá Um grande abraço para vocês boa noite Shalom le culan muita gente escrevendo em hebraico aqui daqui a pouco fazer a Live em hebraico chav cilha da beir Brit pô porque Portugal também mandando Aí excelente muito obrigado então boa noite a todos muito obrigado obrigado pelo apoio aí do Giovan nessa noite
da nossa equipe aí e tenham todos um bom descanso né E muito obrigado Califórnia que beleza deus abençoe um grande abraço
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