lá as senhoras e senhores hoje abordaremos o tema da escravidão da galera é a partir desse tema a gente vai dividir em duas partes duas almas pra você ver o tamanho da importância desse tema que é escravidão tanto a gente tem que ter o brasil colônia como a gente entendeu o brasil de uma forma geral então nessa primeira aula abordaremos a escada intel indígena na outra aula abordaremos a escravidão africana pega então material vai lá na descrição lista de exercícios vão rodar vinheta e depois vão para a aula sim senhor senhores a escravidão no brasil
tanto do período colonial ou em todos os períodos em que ela existiu ela vai ter principalmente a função de estruturar o trabalho de vocês conseguir usar lá escravo o máximo pra você conseguir ter um proveito econômico você colocar para trabalhar com ele um condenado na o tempo todo a quantidade de horas que você quer você castiga a um indivíduo e você acaba explorando a um passo você consegue tirar o uhuru maior essa idéia da escravidão só que além disso a escravidão também vai servir para duas outras coisas básicas aqui que é por exemplo você ter
um certo status que é você ter uma dominação social pensa por exemplo naquele quadro a que estava conversando do pintor francês jean baptiste debret e só a gente viu lá onde paulo e podemos retomar agora você tem o chefe da família o patriarca que exerce ter sobre a sua família mas além de exercer o poder sobre a sua família ele também exerce o poder perante a sociedade então quando ele vai passear com a sua família ele leva os seus escravos porque porque precisa da ajuda dos seus escravos não é uma questão de status é uma
questão de dominação social ele está mostrando o poder perante a sociedade e inter antes inclusive esse grupo que é o grupo de escravos ao qual ele se posiciona de uma forma superior eles posição como aquele que domina então a escravidão tem se esse lato de você explorar o trabalho que é o ponto principal é a questão econômica mas tem também uma questão aí eu hoje que a portagem uma questão que diz respeito à messi gols que a sociedade cria você usa escravidão como uma ostentação com uma forma de dizer qual é a classe social que
manda dentro dessa sociedade e aí galera nós temos aqui as principais atividades econômicas onde a escravidão será empregada como mão de obra nós temos aqui o açúcar que é o primeiro grande foco da nossa economia qual vai ser a base da produção açucareira à escravidão depois liberação senhoras e senhores é uma coisa que vai trazer uma mudança econômica social para o brasil gigantesca então a gente tem por exemplo um grande uso de mão-de-obra livre mas mesmo assim também há uma quantidade significativa de escravos sendo utilizados aqui na mineração na tv cultura a mesma coisa com
o gol é seu negócio no brasil escravidão depois no decorrer do século 19 que a gente vê uma grande mudança lá para o jovem imigrante tal muitos escravos eles começam a ser libertos e foi pai mas também temos uma grande concentração de mão de obra escrava aqui pessoalmente o começo da nossa cultura e ainda atividades urbanas ou seja não apenas na zona rural não apenas no campo onde nós temos à mão de obra escrava sendo empregada nas atividades urbanas harris também consegue verificar isso aí galera e aí galera vou pensar agora então na escravidão indígena
propriamente dita que a gente vai ter aqui galera no início o princípio é a partir de 1.500 foram os portugueses colocam o pec como que é a relação no que diz respeito ao trabalho dos indígenas como é essa relação com os portugueses pessoal é a relação do escambo ou seja não é escravidão nesse momento o escândalo já começou é uma troca comercial ou onde eu não tenho o uso do dia então se dirigir a selecção trazê lo para o brasil em entregar com os portugueses e os portugueses vão entregar lá aquelas bugigangas espelhos tesouras machados
enfim tá certo então a gente vai falar mas os indígenas estão sendo explorados os coitados puma na verdade isso aí tem muito negativa a gente pra pensar né porque o português já pensando na lac de um bolão foi entregando a uma faca para ele ele estava entregando ao brasil só que me dirigi a outro lado pensando o quê olha lá que português leonel teu o festival brasil aqui sempre teve entregando ao brasil e estou recebendo um monte de coisa que eu nunca vi na vida então é apelativo tá certo mas independente disso não é escravidão
é uma troca que está acontecendo aqui é só depois do período pré colonial é só depois desse primeiro contato entre os portugueses dos indígenas que aí portugal mas estabelecer esse lance aqui do açúcar ea partir desse momento onde você precisa ter uma estrutura econômica muito mais complexa é aí que os portugueses começam a fazer o quê depois começa a estimular uma série de guerras entre as tribos indígenas ou seja vamos pegar esses caras que são os nossos aliados e vamos estimulá los a fazer em guerras com tribos pra que eles consigam através dessas guerras escravos
para poderem trabalhar aqui dentro da actividade da cana de açúcar os colocá los dentro desse contexto da monocultura sua carreira essa ideia também era só uma idéia é que não vai funcionar não é que não vai funcionar porque os indígenas eles não queriam fazer e é só isso só que esse lance de você escravizar o índio fez com que o indígena que compensação aos poucos a fugir para o interior do brasil tá certo não vem com esse papo furado aí de efetivo ou indígena não aceitava a escravidão por isso os portugueses optaram pela escravidão africana
fico pensando né o cara que fala isso é um verdadeiro becciu porquê porque quer dizer então que o escravo africano e aceitava escravidão deveria ser gostoso gostava de apanhar e ficar feliz apoiando a bola tá tirando onda com minha casa velha ninguém gosta de escravidão não dá certo aqui escravizar os indígenas porque aqui tem o fator casa nos caras estão aqui os caras vão conseguir dar um jeito de fugir agora quando os portugueses trazem escravos da áfrica eles trazem o cara já uma condição de escravo e trazem caras lugares diferentes que existem conseguiam se comunicar
direito era justamente evitar revoltas ele as rugas apresenta diferença agora sempre fala que eu preferia que a vida não africano que o caso aceitava escravidão indígena não só aí meu na boa fica quieto para não falar nada que aí a gente vai ter um mundo melhor por favor beleza e aí senhoras e senhores pra piorar mais ainda a situação nós temos os portugueses trazendo inevitavelmente as suas doenças para américa então nós temos a varíola diversas gripes nós temos a simples e tudo isso quando chega aqui se transformam em epidemias porque nós vamos ter aqui uma
fraqueza imunológica galera que vai acontecer entre os indígenas porque uma fraqueza imunológico que esses caras eles nunca tinham entrado em contato com essas doenças intervenção vão ter nos anticorpos necessários para combatê-las resultados as doenças se propagam de uma forma muito rápida devastando aí a população indígena vai ser felizmente o fator decisivo para que a gente tenha uma massa e de índios morrido nesse processo de colonização e aí 1537 que acontece que começa aos poucos a mudar o cenário nessa relação entre portugueses e índios galera nós temos pela igreja católica a proibição da escravidão indígena o
papa pio 3 que faz ele proíbe a escravidão dos índios nas colônias porto mesas e juntamente com isso ó mesmo contexto três anos depois o próprio papa da igreja católica ouviu 10 ele autoriza a criação da companhia de jesus então jesuítas eles virão aqui para o brasil para que ora para catequizar os índios pense que esse contexto da colonização do brasil é o mesmo contexto da europa da reforma protestante então que está acontecendo na europa os portugueses espanhóis países católicos estão preocupados com a expansão do protestantismo eles encontram nessas outras regiões do novo ubuntu recém
descoberto uma oportunidade de recuperar para a igreja o número de fiéis perdidos seria uma forma de proteger a igreja de fortalecer o catolicismo no mundo inteiro ok vamos pegar esse cara que não conhece o catolicismo e vamos trazer um para a cristandade tá certo que significa aceitar e não vai ser fiscalizado esse cara ele passa a ser aqui como o de nós agora existe o conceito de guerra justa que é justamente para aqueles caras que eu estou oferecendo a catequese mas ele está rejeitando a catequese então é justo que eu faça uma guerra com esse
caso é justo que eu possa agora impor à escravidão sobre eles porque eles estão rejeitando a fé católica então aquele se existem né a capitalização aqueles que existem em velhas práticas como a antropofagia que seria conhecido lev que os portugueses como o canibalismo você demorar né é as pessoas elas de moraes seres humanos essa prática aqui que os caras não querem abandonar resistem à catequização e tal então que a gente faz a gente vai fiscalizar eles é justo que isso aconteça é isso o princípio da guerra acho certo e aí nós temos um degredo da
escravidão galera pra encerrar é é a partir do século 18 esse lance de escravidão indígena começa de vez a cair é é é a sua utilização ea gente começa a ver uma consolidação principalmente da mão de obra escrava africana porque isso não vai dizer aqui porque o escravo africano assim neste ano e não pelo amor né e o indígena não tem nada a ver mas é porque essas epidemias casol devastado com a sua mídia como nós falamos ou seja tá é difícil te encontrar gente gira para escravizar e é o fato de que aqueles que
sobrevivem que fogem ao interior estão saída da presença portuguesa estão fugido para conseguir internar com sonoridades também não era então fica consolidada no brasil o uso da mão de obra escrava africana principalmente a partir do século 18 um assunto que a gente vai abordar a próxima aula na al a cinco se á então parte 2 mas sem escravidão africana beleza então pega o material pega minha lista de exercícios da decisão resolve e fama depois próxima aula valeu galera até a próxima [Música]