E aí [Música] oi oi tudo bem Eu espero que você esteja se deleitando com os capítulos do livro A génese que nós estamos estudando na fraternidade espírita e que você parece que resolveu estudar conosco Que bom E hoje nós temos eu o que eu acho que é um dos mais belos textos de Kardec é ele tem muitos textos bonitos Sobretudo o evangelho segundo espiritismo ele tem alguns textos muito bonitos também no Livro dos Espíritos se até então os livros dele tinham muito mais um foco de datico aqui não aquele filósofa porque no livro A génese
como ele está tratando da criação ele entendeu que deveria tratar também da questão da origem do bem e do mal e aí o capítulo se chama exatamente o bem e o mal algumas pessoas podem estranhar esse título e achar que aí uma dose de maniqueísmo que essa essa essa visão dualista não se sustenta Esse é uma discussão que a gente tem hoje tá gente não é poder eu quero muito natural esse dualismo era muito natural havia até Sim certo uma noite isso na tradição filosófica Então não é não vem ao caso hoje a gente estabelecer
um olhar crítico sobre o uma lógica que é lá de 160 anos atrás tá então é melhor a gente ler com olhar de 160 anos atrás e tirar toda a beleza de toda riqueza que esse texto tem ao invés rejeitá-lo por conta desse detalhe apenas e ele tem muita coisa bonita é um para mim um dos seus mais belos de Kardec ele começa analisando a origem do bem e do mal ele vai analisar Instituto inteligência porque ele entende que isso tem a ver com que nós consideramos como sendo mal e ele vai analisar destruição dos
seres vivos uns pelos outros que aquela parte da vida natural que causa muita estranheza para nós eu brinquei na no encontro passado a respeito do leão que corre atrás da gazela gazela que foge do leão então a vida ela tem esses esses o que aos nossos olhos parecem assim Absurdos Kardec vai analisar isso também a distribuição dos seres vivos uns pelos outros nesse aspecto tá E aí eu acho que vale a pena então a gente fazer mais uma vez eu recomendo a leitura do Capítulo inteiro eu vou eu vou fazer com você uma uma leitura
parcial não é uma leitura parcial de alguns pontos que eu acho assim muito interessantes ele começa dizendo assim lá no item 11 né quando ele analista portanto a origem do bem e do mal ele vai dizer que sendo Deus o princípio de todas as coisas e sendo todos sabedoria todo bondade todos os tiça alguém pode dizer que ele tá antropomorfizado Deus aqui tá mas é o referencial ocidental que ele tem né É então tudo que dele procede a de participar dos seus atributos ou seja sem Deus é toda sabedoria toda a bondade toda perfeição ele
vai concluir o que observamos não pode ter em Deus a sua origem bom se o mal não provém de Deus então de onde provém o mal e aí ele vai dizer que entretanto mal existe e tem uma Causa E essa causa portanto que ele quer refletir sobre ela e é muito interessante porque aqui sim ele vai filosofar a respeito do bem e do mal ele vai dizer os males de toda espécie físicos ou Morais que afligem a humanidade eles apresentam duas características a dos que o homem pode evitar e docinho dependem da sua vontade e
aí ele tá falando desses males que independem da sua vontade porque naquela época a não só França naquela o mundo inteiro estava convivendo com uma pandemia de Cólera havia ainda uma outra epidemia nas ilhas Maurício de uma outra doença algum outro tipo de virose que as eu estava muito sabendo identificar na época mas a a pandemia de Cólera ela havia começado algumas décadas antes e se espalhou pelo mundo e nessa época aqui a França estava convivendo com a pandemia Rússia tinha perdido muitas pessoas só na França morreram quase 100 mil pessoas na Rússia é um
número que chegou perto de 1 Milhão né então assim muita gente morreu porque a Rebeca importante ele tá na lizando esse Panorama E aí é muito interessante para nós que estamos vivendo a pandemia hoje Kardec ele faz um comentário a respeito desse cenário ele disse que o homem recebeu em partilha uma inteligência com cujo auxílio e é possível conjurar Ou pelo menos atenuar muito os esforços de todos os flagelos naturais ou seja os danos causados pelos flagelos naturais quanto mais saber de que ele mais se adianta insigne zação tanto menos desastrosos se tornam esses flagelos
então quanto mais a gente a sabedoria no lidar com esses problemas menos vidas nós perderemos enquanto sociedade enquanto o país enquanto nação com uma organização social sabe aí previdente nós podemos chegar mesmo a neutralizar as suas consequências quando não possam ser inteiramente evitados Talvez isso Explique por que que o Vietnã conseguiu até hoje perder apenas 35 vidas por incrível que pareça um país que a metade do tamanho do Brasil tá de população metade da população do Brasil o território menor do que o Estado de Goiás um monte de gente suprimido e lá eles perderam apenas
35 vidas humanas até hoje enquanto nós já passamos de meio milhão e aí a gente precisa refletir onde é que nós estamos errando para a gente não não está sabendo lidar com o problema que em outros países tem sido administrado com uma relativa segurança e onde nós estamos errando enquanto sociedade e é isso cabe uma reflexão muito boa antes então Kardec está falando inclusive disso que ele considera como um dos males da vida humana aqui na terra as pandemias os flagelos os furacões dos unamis e tudo isso que são males que nós não temos como
evitar mas que nós podemos administrar as consequências ele vai considerar por exemplo no item 5 que a dor é o aguilhão que impele o homem para frente na senda do Progresso ou cera esses flagelos essas dificuldades naturais da vida cotidiana são elementos que promovem o desenvolvimento da Inteligência humana a nossa capacidade de encontrar soluções para esses desafios e com isso a gente avança no nosso próprio Progresso cognitivo no nosso Progresso emocional na nossa inteligência criativa são esses desafios o impele ao Progresso por isso que o homem cria muitos males para si mesmo pelos seus próprios
vícios aqueles que provém do seu orgulho do seu egoísmo da sua ambição da sua cupidez de seus excessos em tudo então ele vai analisar a a questão A partir dessa experiência humana onde nós podemos evitar os males ou conviver com eles tirando proveito ou então Criar e até a gravar dependendo da nossa escolha da nossa atitude e ele tem aqui no item 6 concluindo se o homem se conformar se rigorosamente com as leis Divina divinas ou seja se a gente conseguisse faltar nossa vida pelas leis divinas que ele considera que são as leis naturais certamente
evitaria os males mais Agudos e viveria feliz na terra ou seja se a gente soubesse eu vou até aproveitar nosso encontro da semana passada né a ideia do tal do lado da China se a gente soubesse o o equilíbrio é essa harmonia interior e essa harmonia com o mundo a nossa volta com os outros seres a gente vivia muito mais feliz aqui na terra e aí ele vai dizer aqui no item 8 pode-se dizer que o mal é a ausência do bem e assim como frio é ausência do calor interno ele vai dizer que o
mal ele não têm existência real tá o mal não tem existência por si só ele é o resultado do não bem o resultado do equívoco nação Deus Somente quer o bem só do homem prossegue o mal e a gente precisa distinguir os males é aquele diz dos que a gente pode evitar e dos que a gente não pode evitar E aí eu inclui nos que a gente não pode evitar os males e são construídos socialmente a gente enquanto coletividade também faz escolhas a gente também escolhe caminhos e a gente convive com as consequências dessas escolhas
desses caminhos e aí eu que não participei daquela escolha também convivo com os males resultantes dela então é muito interessante E aí é um ao que eu não posso evitar embora não tenha defendido da minha escolha mas atendeu da escolha da sociedade eu faço parte e pela qual eu também sou responsável é interessante que a gente tem essa clareza assim tem uma nota dele com as muito interessante que ele disse assim olha o erro consiste em Pretender que a alma tenha saído perfeita das mãos do Criador portanto a teoria Kardec Ana o aspecto central dessa
filosofia que ele cria é que nós saímos simples e ignorantes do berço da criação e nós desenvolver desenvolvemos o nosso potencial de inteligência o nosso potencial de emoção nosso potencial de habilidades nós desenvolvemos pela experiência cotidiana na vida na matéria Então essa é a teoria que ele apresenta portanto e que norteia todo o pensamento Espírita desde o Livro dos Espíritos E aí ele vai fazer então uma reflexão a respeito das paixões da das nossas paixões e por paixões ele está dizendo dos nossos hábitos comportamentais e Eu dirigi na direção de perdas para conosco mesmo ir
vai dizer que mesmo essas paixões tem portanto uma finalidade utilidade providencial porque porque elas vão constituir em experiências que nos proporcionam aprendizado que nos ajuda a aprender a discernir entre o que ele chama de um bem e o mal e aí ele vai passar analisar portanto instinto e inteligência porque porque nessa teoria nessa nessa estrutura filosófica que ele está montando e quem está em sintonia também com que ele buscou lá com os espíritos e com a própria filosofia espiritualista da época dele a ele vai analisar então o instinto EA inteligência porque o instinto EA inteligência
são esses elementos que vão poder ser desenvolvido pelo homem nas experiências do seu cotidiano na experiência do mundo ele vai discutir Qual que é a diferença entre instinto e inteligência e aí nesse ponto eu quero sugerir a leitura de um livro muito bom tá que é um livro e do Dr Décio iandoli que não é só sim me parece que ele escreve esse livro com outros colegas que o nome do livro é o cérebro triúno é um livro excelente onde ele vai fazer uma análise bem mais completa do que essa que Kardec pode fazer naquela
época quando ele tinha ainda poucos recursos de conhecimento é um livro que eu recomendo porque ele vai trazer agora uma leitura já com base nos estudos que nós temos hoje com base nos estudos da neuroanatomia neurofisiologia então o Dr Décio e os colegas que participam Coelho da construção dessa ideia eles têm um estudo muito rico que mostram Onde que nós podemos localizar nossa própria estrutura cerebral essa base dos destinos a base da Inteligência da criatividade é o estudo bem mais completo que nos ajuda a compreender melhor portanto esse texto caída que ano ele vai dizer
que o estilo tem a força oculta que impele os seres orgânicos atos espontâneos e involuntários tendo em vista a sua e nos ensinam a reflexão nem combinação entre meditação tá é assim que a planta procurar se volta para a luz dirige suas raízes para água para a terra em busca de nutrientes e está considerando tudo isso como se fosse um instinto hoje nós sabemos que a Biologia trabalho esse diferente aí ele vai dizer que a inteligência se revela por atos voluntários refletidos premeditados combinados de acordo com oportunidade das circunstâncias e ele vai entender que a
inteligência é um atributo da Alma todo ato maquinal é instintivo o ato que a nossa reflexão combinação de liberação é inteligente um é livre o outro não é o instinto é um guia seguro que nunca se engana a inteligência pelo simples fato de ser livre está sujeita por vezes a errar EA que eu quero pegar no item 15 uma das afirmações mais lindas do Capítulo inteiro que quando ele diz assim olha por intermédio da mãe O próprio Deus a tela pelas suas criaturas que nascem Olha que visão linda que ele constrói por intermédio da mãe
O próprio Deus Bela pelas suas criaturas que nascem tem muito a ver com aquela ideia de que Deus cuida do homem através de outro ser humano mas aquele coloca isso no papel da mãe e ele vai dizer que toda a natureza é a própria manifestação da providência divina nesse cuidado com ser humano os próprios instintos são cuidado de Deus para com o ser humano é belíssimo esse capítulo e por fim ele vai trabalhar a destruição dos seres vivos uns pelos outros e aí eu quero chamar atenção que essa questão da destruição dos seres vivos uns
pelos outros elas sugerem muitas indagações muitas discussões diferentes nós não teremos como é abordar todas elas mas nós podemos pelo menos apontar algumas E aí tem um ponto que é importante que é o ponto de partida que Kardec adota e e é muito cuidado ao usar isso aqui de maneira distorcida de maneira descontextualizada do que ele está afirmando né quando ele disse que a verdadeira vida tanto do animal conta do homem é não está no envoltório corpóreo do mesmo modo que ela não está no vestuário a ele vai dizer está no princípio inteligente Preside e
presist e sobrevive ao corpo a verdadeira vida do Espírito portanto é isso que ele quer dizer isso tem levado muitas pessoas a subestimar a necessidade de Cuidado com a vida por exemplo nessa pandemia mesmo que nós estamos atravessando agora nós temos muitas pessoas dizendo assim não mas inevitavelmente as pessoas teriam que morrer é bem verdade que do ponto de vista da análise kardequiana verdadeira vida e do espírito Mas isso não diminui a nossa responsabilidade para com a vida corpórea vida material que é o campo de experiência humano onde nós fomos situados e muitas vezes medi
o abuso planejamento portanto negligenciar com os cuidados que podem virar impedir alguém de cumprir adequadamente o plano de vida que ele estabeleceu é atitude de imprudência coletiva enquanto sociedade Nós deveríamos estar nos inspirando em exemplos desses países que estão conseguindo salvar vidas que estão investindo em vacinação investir em medidas de proteção Porque nós não podemos colocar por exemplo como a gente vê a pretexto de preservar economia sacrificam-se vírus humanas não não mas temos que pensar essas questões Tá mas temos que pensar porque ao fato de a vida espiritual ser mais importantes não nos desobriga coletivamente
de preservar a vida material e aí Kardec vai abrir o outro ponto aqui que a gente precisa refletir pelo menos finalizar com essa discussão na natureza os animais se alimentam uns dos outros no exemplo do encontro passado alemão o Leão se alimenta da gazela o Leopardo que se alimenta do antílope e por a natureza isso existe daí o ser humano também se alimenta de carne por hábitos alimentares ancestrais que ele trás e nós temos hoje todo uma corrente que defende hábitos alimentares mais saudáveis a partir da renúncia à alimentação de origem animal essa é uma
boa polêmica no meio Espírita Eu recomendo a você até um espírito um vídeo feito pelo pessoal lá do Espiritismo de jovem para jovem ou outro que as produziram numa entrevista com pessoal é das que trabalha com veganismo porque a considerações das mais elevadas ordens para gente discutir se Nós seres humanos devemos investir tanto em nutrição animal a questões a espíritos que chama a atenção para questões espirituais envolvidas o meu caso de Ramatis a espíritos que são a nossa atenção para questões do ponto de vista ético relacional com as outras espécies como André Luiz e a
o ambientais envolvidas como grande investimento ambiental introdução de carne para obtenção de proteínas quando nós temos outras opções de proteína na natureza no reino vegetal então Há muitas discussões mas não pretendemos eliminar isso e mais é uma outra discussão que se abre e que não está contido no livro A génese mas que ela precisa ser feita hoje E aí o Kardec vai terminar analisando a questão da luta como fator de desenvolvimento do espírito e ele vai dizer que essa própria luta pela sobrevivência a luta entre as espécies uma tentando sobreviver muitas vezes à custa da
outra que essa luta desenvolve a inteligência do espírito na fase de Formação ainda no reino animal e essa mesma luta que vai ser fortalecida quando o homem também é obrigado a lutar pela sua própria sobrevivência a luta é sempre necessária ao desenvolvimento e depois mesmo chegando a esse ponto que nos parece culminante Ele ainda está longe de ser perfeito pois portanto mesmo a condição de ser humano que nós temos hoje nós estamos muito longe de qualquer coisa que possa ser pensada como perfeição pelo contrário agora que nós estamos na condição de desenvolver os nossos potenciais
espirituais nossos potenciais em relação a nós mesmos nosso potencial de interferir no ambiente a nossa volta para melhorar o nosso ambiente nosso potencial de cooperar para transformação da sociedade como um todo visando o progresso coletivo então por isso ele vai dizer só à custa de sua atividade que o espírito adquire conhecimentos e adquirir experiência e se desposa dos últimos vestígios da animalidade é um capítulo muito bonito eu sugiro que você leia o Capítulo inteiro é um tratado filosófico a respeito do bem do Mal onde Kardec vai portanto associar com a questão do Instituto da inteligência
e com o nosso desenvolvimento é através dos reinos da natureza para chegar nossa condição de ser humano e chegando a nossa condição de ser humano através ainda dessas lutas do dia-a-dia é que nós vamos desenvolvendo nosso potencial nossa capacidade emocional nossa capacidade cognitiva nossas múltiplas inteligências para fazer uma uma leitura atual é a partir das teorias de hoje tá nossas múltiplas habilidades caminhando na direção de uma maior emancipação do espírito que a gente pode até correlacionar com a tradição budista quando fala da nossa alto iluminação o nosso Auto descobrimento a nossa o Kardec usa muito
evolução espiritual nem Então nossa evolução na direção de uma Plenitude Ok Esse é o resumo do nosso capítulo sobre o bem eo mal e nós esperamos estar com você novamente o próximo Capítulo Muito obrigado pela sua audiência curta aí pra gente e vamos juntos que a gente tem muito a aprender com esse livro extraordinário E aí [Música]