Tentei ler partitura e não consegui! Socorro! | Posso Tocar com Daiany Dezembro

613.09k views9740 WordsCopy TextShare
Posso Tocar com Daiany Dezembro
70% dos problemas de leitura de partituras musicais está na questão rítmica. Neste vídeo vou ensinar...
Video Transcript:
olá pessoal aqui é daiane do canal possa tocar e hoje nosso quadro teoria sim estar a gente vai resolver isso daqui você já passou por isso já tentou de alguma partitura e não conseguiu já teve essa frustração então vou te mostrar porque o que você deve aprender como que você deve resolver essa situação ok a gente começar eu tenho uma coisa que eu falei aqui pra mostrar pra vocês olha só está aqui que a tendência é muito legal e tenho certeza que conseguiram melhor é fácil ler esta mensagem sem pensar muito e no dia que
eu trouxe só que desta forma eu quero mostrar pra vocês como funciona o nosso processo de leitura uma vez que a leitura musical é muito similar ao processo de leitura os pesquisadores já descobriram que 70% dos problemas de quem não consegue ler são questões rítmicas é uma defasagem uma dificuldade de compreensão rítmica da música e eu vou começar a cortar agora pra vocês como assim isso ea gente vai linkar todas as questões com isso daqui então a gente vai voltar já john locke olha só a ver comigo quando a gente vai lá pegar uma mistura
né as pessoas olham aquele monte de bolinha como dizia minha mãe minha mãe quando me via além das partituras logo assim pra mim nossa bn como é que entendi esse mundo de bolinha o ando e aí começava a rir tentava explicar para ela a mãe não são bolinhas elas não estão voando mãe olha só vai montar aqui uma música que lá vou eu compor mais uma pauta gás agora eu com a minha música de 6 com passos a fazer um pouquinho mais vai passar aqui a música então tem oito comparsas pô começa a comportar mal
tuuuudo sou família do menino sul sol a sol a sol faminto o sol pra mim e faz ou o boi nossa que talento é uma coisa que a minha partida para vocês na partitura ficou do sol amido ii lançou família me passou do meu do que é pretinho é dever do sofá mim do carro a ordem do lento seguinte como é que eu consegui tocar como eu consegui montar isso aqui e cantar já saber se as melodias aqui porque a minha mente tem dois processos que elabora ao mesmo tempo eu sei o nome das notas
e que notas são essas eu sei o som relativo delas eu não sei eu não sei o som fixo som oficial porque não tem ouvido absoluto mas eu sei eu tenho uma relação de sofrer relativos já está formado em mim e eu sei como devo organizar essa sonoridade dela em que tempo que organizou sem o ritmo de cada uma delas porque não basta você sabe o nome da nota e não basta você conseguir ter essa relação de sulfeto de conseguir emitir som no seu instrumento é preciso que você organize tudo isso e quem dá o
sentido de organização é o ritmo são as células rítmicas por isso que os pesquisadores já conseguiram identificar que 70% dos problemas de uma leitura não satisfatória é a questão rítmica as pessoas não terem sedimentado essa leitura a divisão essa proporção que é o que dá organização para a música então é isso quero começar a discutir com vocês mais do que saber que isso chama dó e que isso chama sol e que se chama rafah e que se chama me porque provavelmente você já sabe isso mais do que isso você precisa ter muito firme você quanto
tempo que vai valer esse dó quanto tempo que vale só como que organizo a sequência dessas notas porque senão eu perco totalmente o meu sentido musical e minha música poderia ficar por exemplo do salvar me dando i la soul amy me saudou do soul amy redor também mudei completamente sendo que a forma que eu queria sou válido só lançou família ele passou do dia do bem então vou começar a mostrar como eu sei essa organização pra vocês ciência vamos lá ó a gente precisa entender um conceito que são das ano micos que que é isso
são combinações eu posso dizer assim são combinações de figuras de uma forma já metrificada elas partem sempre daquele valor que dizem que é fixo que não é fixo aquele valor mais comum das notas como assim danny afim à parte dessa organização aqui lembra aquela que a organização que a gente já conversou em outros vídeos que você já sabe que isso não é fixo isso é o mais comum e não o fixo parte dessa organização aqui certo então a gente vai continuar partindo dessa organização já a gente vai pra outra está ora só vamos pegar essa
daqui primeiro essa aqui é assegura musical é a c mínima e ela que assume o valor de um tempo ela preenche e pulso musical então quando aparece ela que pega aqui o meu pulso que é abatida regular da música nela tem essa batida aqui e lá eu não posso avaliar ela e eu coloco uma nota em cada mudança por isso essa aqui é conhecida como está essa essa sílaba são josé a sílaba sentar para tentar representar o som dessas células e isso já partiu desde cor do arco da ai é com o dae foi um
pedagogo ele é um garoto e lhe propus essa a sílaba são se essa associação com uma sílaba que a gente usa pra pra escrever pra gente possa se alfabetizar no ritmo então isso já não fui eu e isso já está sedimentado apenas a uma variação há sempre o professor está alguns usam outras siglas mas ok o fato é você diz unta a tá cada um quando vem uma dessas só vamos fazer isso melhor se é assim vou desenhar ak-47 mínimas e parte do princípio que ela venha não com passa quatro por quatro então quatro aqui
de baixo indica a ce mínima portanto é aquela que faz que assume o valor de um tempo e então você vai sofrer já tá tá tá tá tá tá tá tá sem parar para projetar tá tá tá não é um curso regular e aí você pra está ok nessa minha música ainda pode vir essa célula que que a célula que vale duas dessa cada mínima então assina a ação dela é tá eu não gosto de marcar os dois as más eu vou falar para você entender um pouquinho melhor sequer tipo assim tá tá eu não
gosto de marcar esse outro a porque dá impressão que é um outro som e não é único som que vai durar dois tempos porque ele é correspondente a duas meninas então prolonga por dois pulsos tá e esse é importante você entender e tá tá legal né então vai decorando essa aqui o que foi essa aqui é o tá tá tá tá tá essa tá nesse mesmo compasso de uma divisão em breve que é aquela que assumem como quatro tempos né então ela fica assim como se fossem tá mas eu também não gosto pensando nessa marcação
dos a isso induz a que tenha quatro sons mas não é é um único som em quatro tempos fica tá tá ok uma vez que você assumiu isso que você fala por si mesma é muito fácil isso então a gente vai cair para as subdivisões dessa que é o que deixa a música com mais movimento também porque a música não vem só com essas figuras ela vem com mais segurança não só com essa ainda é bem fácil na verdade começa engasgados com mais tentarem uma pessoa não consegue quando ela está mais complexa no ritmo dela
então a gente vai ver as delimitações dessa que são eu apresento para vocês algumas delas essa daqui essa daqui gás e agora eu costumo dizer que essa aqui ela tem três filhas olha mamãe ela tem três linhas que serão essa tá aqui ó e essas três filhas são muito comuns na música brasileira mas muito comum são elas que trazem todo o balanço assim da rítmica brasileira e que tornam exatamente um pouco mais difícil em gaia e ler as partituras de samba e bossa nova chorinho são as filhas dessa daqui todas elas todas essas aqui elas
cabem no tempo da semana elas preenchem um único tempo porque do enem o porquê eu vou explicar melhor lembra quando se parte da divisão das figuras é uma semi breve divide em duas mínimas cada mínima se divide em duas semi mas e daí cada semínima se divide em duas como cheias não sei se você já viu e se você já acompanhou os meus outros vídeos mas sempre é bom revisar cada colcheia vai se dividir em duas semicolcheia não vai ficar assim né por aqui duas por juntar a elas assim já equivale a 12 lembra que
eu posso escrever né o que eu posso separar essa bandeirola que escreveu ela só assim mesmo ela só com as duas aqui separadinhos eu poderia escrever assim é que eu não quis tá eu escolhi juntar só pra ser mais prática minha escrita então eu juntei assim como eu brincou com as meninas e falou que essa e cabelinho que da figura chapinha e ficou chateada tá mas enfim é então vem aqui duas cênico cheias e assim por diante em etc e aí cada semicolcheia se divide em duas russas também aqui as duas forças que tem três
poderosas isso aqui é aquela sub divisão binária que as figuras têm onde a figura de maior valor r breve ela vai se dividindo em duas da próxima década uma é equivalente a duas na próxima você já deve ter acompanhado esse não é o meu favor procure os vídeos aí onde eu falo sobre o valor do seguro sobre a questão da divisão dela para você entender isso melhor mas seguinte uma vez que compreende isso pensa comigo olha eu falei que uma das filhas da cena em breve é essa daqui essa é que é essa que é
isso aqui são duas cheias são essas aqui ó mas ainda é diferente não é diferente na verdade essa que tá com a chape e essa que está separado mas são as mesmas duas cheias e ela eu digo que é filha da cmpf breves e mínima ela é filha da ce mínima porque ela equivale a duas meninas uma semana se divide em duas coxas então é filha direta e depois eu falei que não tem outra filha direta que é esta aqui ó mec que é estudar e nem isso aqui ó são estas quatro aqui ó são
aquelas quatro mas como assim op pensa uma semínima ela é igual a duas cheias cada coxa de vídeo de novo em 2000 com cheias então na verdade a ce mínima ela é que vale as 4 cm com xis aqui porque essas quatro semicolcheia surgiram na divisão das cheias que era da sua mínima até então ela equivale a essa aqui ou seja essa célula e essa ela ocupa o mesmo tempo que a ce mínima que é o tas são filhas do ta e depois eu falei que essa daqui é mamãe e tem mais três filhos né
eu falei que ela é mãe dessa questão nas células muito comuns da música brasileira dessa daqui e dessa daqui fala do nosso tio e nem olha vou explicar melhor da onde é melhor pra cá vou fazer um outro um outro quatro aqui uma da filha dela eu pego essas duas aqui e condensa em uma só em uma nota só 'como assim eu volto a juntar ela só eu sou não elas aqui essas duas semicolcheias elas volta às aulas ou igual a uma coxa de novo a voz a duas semicolcheias é igual a uma prancheta vem
então eu pego escrevo uma colcheia e deixa as outras duas aqui do lado como assim então agora foi aquela que te falei tá só escrita diferente aqui ó é só fazer assim uma das filhas de uma das filhas dela na verdade pega essas duas aqui e volta condensar em uma só e deixa as outras aqui ou então outra forma da outra filha dela que parte de novo dessa que a outra forma pega essas duas aqui e condensa em uma só antes das duas primeira agora as duas últimas cheias uma colcheia e aí deixa essas duas
aqui normal normalzinho ou seja à espreita delas é aquela cena tá ea terceira filha dela essa que vem daqui a pedro que vai tentar perceber aqui vou tentar nem aqui dessa que essa que foi a sua primeira é essa que foi as duas últimas que essa quem serão as duas do meio dessas duas do meio aqui e junto numa só uma colcheia ea sic k semicolcheia e aqui fica a outra semi colcheia e aí escrevendo tudo junto surgiu essa escrita aqui ó menor onde eles colocam um pedacinho da o do outro aqui não vai até
o final porque se um contrato até o final fácil é semicolcheia também ela não é ela só tem uma bandeirola então eles fazem só um pedacinho de kaká mas semicolcheia e depois é uma caixa cheia tem um depois em dois de novo aqui em causa é uma semicolcheia entender de onde elas vêm em relação às três filhinhos assim dessa que é filha da anima portanto todas elas ocupa o espaço de um tempo no compasso um olha só então como é que ficaria agora minha música como essa música pode ficar bem mais complexa olha vou fazer
aqui uma nova arquitetura também quatro por quatro só que agora já vou começar a colocar as variações das filhas uma filha dessa a outra filha dessa e ela novamente e daí após o compasso nós aí você tem que colocar tudo isso para poder fechar o compasso sim porque no compasso 4 o fato tem que ter quatro tempos onde assegura que vai dar um tempo a ser mínima então preciso preencher 4 c mínimas 4 c mínimas são quatro tempos disse mínima aqui tem uma essa que equivale a mais uma essa gente viu é igual a mais
uma menina e essa é mais uma então essa ocupa o primeiro tempo e cinco o segundo é o terceiro e é o quarto é preciso colocar essas quatro aqui para poder fechar algum negócio tá eu vou continuar aqui minha música por exemplo vou colocar aquela lá cantuta já preencheu dois tempos e agora eu vou colocar ela aqui de novo com uma das filhas dela posso falar mais alguma coisa não porque aqui já tem dois tempos sendo preenchido essa aqui preencher o terceiro tempo e essa o quarto mais nada tá entendendo né entendendo como que o
ritmo vai se organizando matematicamente ele nos compassos e aí olha a história fala 'nossa senhora como pagar isso você vai entender só vou fazer mais o último passo aqui onde eu vou misturar bastante as filhas dele que está tudo dito que são latinhas e além de tudo aquilo que entendeu nada né que são as netinhas do ta tá acabei a minha música que lembram quando acaba tem que colocar s na barriga mas pracinha está a indicar que acabou aqui a música bonita essa é uma feira preencha um tempo essa é a outra isso daqui tnf
a pausa a pausa também pode e deve aparecer na música sempre quando eu quero fazer silêncio e essa é a pausa da ce mínima então ela ocupa um tempo inteiro de ensino isso não vou falar nada não vou relatar que eu não posso emitir som e se presentifica multa por um tempo ok bom até eu acho que entendeu foi natal que eu entendi eu tenho que saber que existem algumas células já estão equipadas que obedece uma matemática nem das figuras para ocuparem o compasso até entende dani só que como é que eu leio como é
que eu toco escola qual o som disso de volta que seria comigo tá te ensinar o fundo ó daqui esta é a tati eu gosto de usar parte de alguns professores não usam touch ele sempre simplesmente usam tatá usa dois tatus mas eu prefiro a tati eu gosto de mudar vogal mas é uma preferência pessoal tá você pode usar tata não tem problema a outra filha dela gente fala tatu título tá tudo que tu tem autores e tem professores que também não gosta o que gosta de falar nada agora porque é interiorizar a velocidade que
eu falo é essa aqui é tá tá mas essa aqui não pode ser tá que tá que eu quero dizer que o tal não pode cair num curso que o team só no outro poço tá ti touch não pode o título que está ainda dentro do primeiro impulso porque ele ocupa só um tempo não posso fazer um tempo e um outro tempo a a teclado touch me touch taçita título dentro de muito tempo taçita seu uso a tata pode correr o risco de fazer tá tá tá tá eu estaria fazendo essa aqui que é uma
propulsão por isso eu prefiro touch entendeu o que eu posso falar mais rápido e encaixa dentro de um único curso parte a parte tática tá isso eu faço pra cá também por tanto tempo ainda mais aponta que parece entrar na língua porque é porque são quatro notas que vou ter que colocar dentro de um tempo a totvs que eu falei pra vocês que matematicamente é muito fácil de saber que essa que ocupa um tempo e que essa aqui começa a valer meio tempo elas valem cada um e que essa aqui para 0 25 só que
0 25 contempla 0 25 como eu toco 0 25 não dá pra tocar pensando no 0 25 e simplesmente pense encaixar quatro porque 0 25 vezes quatro dá um tempo então você fala tatu tito 123 a 112 3 412 principal até encaixar as 46 em caixa soma dessas quatro que valem zero 25 tattoo título tá tudo dito atlântida touch touch e essa tá touch a totvs tem que decorar essa essa correspondência sonora da ni você tem que decorar isso porque isso vai fazer com que esse interiorize a organização musical necessária para ler aquela postura que
escrevia no começo está entendendo tá bom tá fácil tenta comigo mais uma vez está por fazer qual dessa depois vou passar para 4 dessa e depois vou fazer quatro vezes a avó tá tá tá tá agora touch touch touch touch a tam que tato tito tito tatu título legal não é tá ficando fácil né agora você entender como que pronuncia as filhas do tatu tipo eu falei agora a pouco tanto título né e é até então eu não tinha falado que era o apelido veja é apelido das figuras não é nome tá que o nome
é semicolcheia colcheia e cinema eu sempre digo que é uma primeiro nome as filhas do tatu direto como é que o pronuncio elas a go guarani nessa né depois é essa e é nessas três aqui bom eu parti do princípio seguinte eu poderia continuar falando tatu título porque são filhas do tatu título poderia mas eu tenho nesse momento acho mais confuso ficar falando tanto título aí pra elas eu dei pra que eles vão matar como como alguns atores já usavam de sakineh tá tá tá tá tá tá tá tá aqui eu prefiro você vai escolher
o caminho que melhor pra você veja só ó essa aqui é a colcheia então ela vale mais tempo que é semicolcheia lavalle meio tempo e servir coxinhas valem só 05 então é como se aqui dentro dela vai achar que dá para viver e tá é como aqui dentro eu tivesse um tudo junto o ato e essa é um título também dó essa aqui é o tato essa aqui é o tatu que aqui dentro está o título porque seria a a cocheira que equivale a 25 cheias aqui dentro com o título faltar o tuiuti tão aqui
dentro eo tudo aqui porque aqui é aquela com o sheik está com a outra dela escondida só que na hora de pronunciar você simplesmente não pode falar essas que estão escondidos aqui dentro não é poder falar alto nem não vai poder falar o tudo e não vai poder falar o t1 porque nem porque se você falar está falando após o dia inteiro vai emitir quatro notas e não pode emitir 4 9 mm e três notas então você vai ter que fazer tal o título tal o título tal título e aqui tá tutinho tatu tio tatu
tio tatu tinho e até tatuí tu tá tuíto também como é chato não gosto de pensar em um jeito mais fácil eu prefiro pensar que você simplesmente prolongar essa aqui se fala assim ó tá ela mas não podia tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá aqui ó longo a última que vale mais eu falo tudo tata aqui tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá com certeza fica e essa eu prolonga do meio tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá
tá tá tá muito melhor não é bom fazer comigo ó o seguinte eu vou aqui fazer desde aqui eu vou fazer quatro vezes essa quatro vezes essa 4 essa 4s está bom quatro cada uma e está fazendo comigo tá tá tá tá tá tim tatibitate touch to the tutti tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá a ata segundo round aqui e eu fiz de propósito mostrar pra você porque lembra que eu falei que essas células aqui são as
que deixam a música brasileira sua chegada que são as mais difícil que torna a leitura mais difícil porque elas não estão lentas são rápidas relação como tu tá tudo que a gente tem que falar rápida e ainda saber ao menos segurar tá tá tá tá tá tá tá tá tá não pode vetá tata tata não receitados construindo também a velocidade dela tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá sentindo meio do tato mais uma vez que você começa a treinar ea pensar essa elevação vai ficar muito mais fácil voltar
pra ler porque ótv vamos pegar aqui a partitura que eu fiz você tem que ter essa postura aqui você fala meu deus como fazer isso você vai primeiro pensar na sílaba delas é fazer pega um pulso né 12 deposto pensa nesse curso regular primeiro ensinar você já começa a lenda sem sentir repulsa é muito importante você sentir um curso durante está minha dica pra você que vai ler não pega um rápido porque é a primeira vez que você vai ler essa música se você pegar um curso rápido a tendência é que você raio grande porque
é sobrecarregar seu cérebro com informação e não consegue processar não pega o russo confortável pensa nesse pulso 13 de agosto em caixa ta ta tchitato de tu tá tá tá tá o título a tata tata touch fazer só esse compasso aqui 11 23 já tá touch tatu tito tarde novo tá touch tatu tá tá tá ti ato título tá no próximo tá tudo dito qatar de novo tá tá tudo dito tatá a tatoo tito tatá o próximo que é o mais difícil aqui tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá ti tá
tá tá tá tá tá tarde e legal não é uma vez que está conseguindo isso resolvemos 70% do caminho porque porque agora o que você tem conseguir é começar a trocar gostar e os pat pelo nome de nota sem conseguir ser capaz de falar tá falar um nome de uma nota por exemplo vão voltar lá na minha postura inicial dela onde ela está que há aqui né op ficou bem mais fácil entender agora se antes se parece um mistério agora nem tanto num primeiro momento esquece o nome da nota esquece da mulher com a sílaba
proposta pelo dae vou falar como tatá titta só vamos enxergar o ritmo da sua experiência como igual vamos lá 24 vou pegar um pulso de dois tempos 11 11 11 tá tá tá tá te touch taçita tá tatu tito taçita te ó ilegal também aqui o título ficou de cabeça para baixo com as pernas pra baixo e eu não sei se você sabe disso mas vale a pena que falar que às vezes pode acontecer isso às vezes a célula rítmica vai mudar a posição dela porque existe uma regra de escrita que diz que quando as
notinhas estão escrita pra cima da linha do meio da pauta a linha do mês a cni o terceira linha ela que divide a falta não fica duas linhas pastel duas linhas por cima então quando as notas começa escritas pra cima hoje estão totalmente pra cima da linha do meio a ajustes delas tem que virar pra baixo então é por isso que elas virão de ponta cabeça é uma regra escrita quando só estão aqui pra cima a arte tem que estar virada para baixo então por isso que houve exagero aqui você também pode perguntar mas a
nsa que não esquenta pra cima porque tem que continuar virada porque eu não gosto de tutti ficar metade da perna pra baixo a outra metade para cima é como eu vou mandar o título entendeu então uma vez que eu comecei e para baixo segundo todo mundo pra baixo tá bom mas é o tato título do mesmo jeito só está obedecendo uma regra escrita então ó tá touch tá tá tá pat taçita taçita tatu tito touch touch uma vez que você conseguiu isso já está 70% andado agora vai começar a trocar a sua sila 'basta' touch
pelo nome da nota mas ainda você não se preocupa com a afinação dessa nova simplesmente falar o nome dessas notas em altura dela o capitão do sol farm lembra é taçita a verdade é taçita públicas olfa mi sol pa mim há pouco o ritmo era touch tal então fica sol pa nem legal né e aqui fica do le lac sol pa mim é pi pa sol e do doce las o farm do cazaquistão que não era tá chato tito então agora fica tô que tô se lá sol é a mesma velocidade do se lá só
para mim é do que era touch touch muito legal isso não é isso é muito legal já agora está começando a entender um código de postura o próximo passo é você tem que treinar isso para sua leitura também cuida para você saber os nomes da nossa em saber os nomes das novas também isso não pode estar em dúvida e agora você começa a incorporar o nomes na organização estima que é necessária você conseguir fazer isso o próximo passo é você começar a trazer o seu corpo para executar isso no seu instrumento eu não sei que
somente você toca mas cada instrumento e exige que se faça uma adaptação técnica do seu corpo pra isso mas se de repente falar daniel eu só sou cantora eu queria ler partitura também então como é que eu faço então você tem que desenvolver um movido que sou feliz relativo como estava fazendo aliás não é só o cantor não viu isso não é muleta para cantar todo o uso tem habilidade que desenvolveu ouvido dele às vezes já têm ouvido absoluto excelente mas não é maioria é um outro que tem ouvido absoluto então nós meros mortais eu
não tenho também vamos desenvolver ouvindo relativo ea gente tem que começar a ser capaz de itu ao intervalo mas isso é tema por uma outra aula e eu vou trazer pra vocês por aí aqui o que eu quero fazer é que você começa a adaptar a transpor o que estava falando transponha instrumento toque no seu instrumento o bc não essa organização que a sua voz estava fazendo a sua voz estou só dois tempos por dó então seu instrumento e só espera dois tempos por dó tem que fazer só do jantar sol fahmy você tem que
fazer só a mim mas rapidinho porque na verdade do pat tá só farm cabeça não é está entendendo tá chegou num ponto que quero chegar então você agora adapta para os outros bento e incorpora essa organização aqui para você conseguir ao ponto mas só tô só salvar me domine nossa família me passou do da sua família do sol a sol vá só vá mim é a sol do sul a mim a dom agora eu tenho um pouquinho mais calma é o cordão rápido legal isso né agora seguinte eu falei que essas células elas obedecem o
padrão da as divisões assim né que são aquelas divisões que estão em compassos que sempre tem um dominador quatro imagens por exemplo a prefeitura por exemplo que seja 2 também pode pegar tudo para te pegar vamos fechar mas aqui elas voltam que sejam dois por quatro ou que sejam três por quatro ou que sejam quatro por quatro tá vendo porque porque é sempre 14 que está embaixo e 14 está em baixa é mínima e vale que têm tá mas a música não é feita só de descompasso que existem outros com passos onde vai mudar a
nota estava no tempo e na hora que tiver que no compasso diferente do que eu faço você simplesmente transpõe o teu conhecimento dessas aqui para os outros combates vão dar um exemplo é a seguinte como essa meta que já voltou a pegar imagine que você tenha um compasso assim ó dois por dois 2.2 a mínima já passa a valer um tempo porque o número de baixa ou 2002 é o que corresponde a mínima e daí então agora lembra que antes você colocava nela a sílaba saúde tartá já era você vai começar a falar para ela
tá assim como se falar no próximo dia antes agora você vai olhar para ela e chamava de tá tá tá tá porque você sabe que ela que ocupa um único tempo e não mais dois é só um então a pedido dela é somente tá tá tá tá por exemplo se fosse um compasso aqui dois por dois então eu só poderia colocar duas delas no compasso que ela vale 1 têm cada uma vale um aqui eu tenho que ter dois tempos ficou tá e poderia vir assim agora também olha que poderia ver 4 cm mas e
porque poderia haver quatro femininas porque aqui essas duas preenchem uma mínima essas duas preenche mais uma então preencheu as duas meninas que precisa ter só que agora o som delas é de tati porque da ti porque o mesmo som das duas com cheias que estava antes o princípio das duas bochechas aqueles preenchiam uma semínima você olhava praça mini prova pa eu olhava pra quem falava touch para preencher o tempo agora é transponível para cá é como você vai introduzir uma outra língua e deu seu olhar para essas duas ac milan tarde elas ó tá tá
tá tá tá ti touch touch vocal mais aquele taçita a entender a dimensão o princípio é o mesmo uma vez que você sente analisou essa questão de ter uma nota por último o de ter duas quem fica tatibitate takita uma vez internalizou como você fala isso o seu cérebro simplesmente conversa pra cá entendi que não vai mais passar tá tá tá haas e não pode porque estarei colocando quatro impulsos no compasso e não pode estar dois touch tática kate touch e nem ou pode acontecer assim agora também olha olha isso olha só que essa que
ficaria teria o título seria o correspondente do título porque é porque essas quatro cheias equivalem às duas femininas e as duas meninas aqui numa mínima ou seja ocupa um único tempo de uma mínima e essa culpa ou outra ela ocupa único tempo e tem quatro notas é a celebração do tatu tatu tito tá tudo dito a ti deixaremos de tentar tinta' eu sei que se você está olhando pela primeira vez achando isso muito louco e muito estranho porque eu tenho certeza que quando você olhava isso às vezes você nem olhava a fórmula é simplesmente a
tocar essa partitura pensando que valia dois tempos que valia 1 equivale a meio tempo nessa só que a partir de hoje eu quero dizer pra você ficar muito tempo na fórmula de compasso que vem porque a sua forma de levar mudar entendeu só que ela vai mudar apoiada em coisas que já sabem só converte num exercício de leis aqui como inteiro o 112 tá tá tá tá tá ti touch patita tchitato tito tatin tá tá tá tá tá tá te a ti taçita tito tito taçita muito legal né e aí depois você faz esse processo
a gente mesmo exemplo você compara de falar tá e começa a colocar o nome da nota vamos supor que essa nota aqui uma moça que já voltou à terra natal do gatinho e que essa aqui é ré mi fá fá que é isso mesmo que é do planeta tão pequenininho me imaginar com essas notas daí você iria ler assim do mifá só o farm resolve fã e é tão ramificado só família é dormir do língua do mifá só o fará e é só o fará mirren e do ré mi fá só família é dormir do
legal né e quando você fosse torcedor a fifa só ufam mim é sol família do rei nem vai só para mim é dormido está entendendo a ficando muito mais palpável sua leitura uma vez se treinou isso aqui ou seja pegou uma partitura problema de instrumento para antes já pegar o instrumento para e face sofrida das células rítmicas na sua cabeça antes olha para ela e faz tá tá tá tá tá ti touch aplicar isso antes do instrumento depois coloco o nome das notas do min conseguiu fazer com seu corpo à então vai crescimento vai ver
que vai ser 2 segundos do seu instrumento conseguir fazer porque você já elaborou isso no seu corpo você já entendeu essa parte essa parte de organização ritmo que já teve um sentido musical pra você pra passar o instrumento vai ser muito mais rápido ok obesa podem aparecer outros concursos também se fosse aqui não canta preta está voltando a funcionar tipo imagina esse 13 por 8 se você já tocou uma música em 13 por 8 às vezes vem 13 por 8 quem passa a valer um tempo é a colcheia ela quer um tempo eu quero dizer
com isto enem quero dizer que ela vai ser o seu tá é mais forte é tá ela preenche um búzio ela vale um tempo lá vai o tempo ela tá e aí se vive é duas semicolcheia é touch e se vier até então nunca tinha vindo nesse compasso pode vir porque era uma coxinha duas semicolcheias acusa quatro fuzis aí ela vai vim pato dito a mínima duas dela assim não é mais a acm não tá ah tá entendendo uma coisa que pode acontecer nesse compasso também é vira c mínima pontuada só nesse compasso mas nem
se compara ao explicar porque como assim dani é o seguinte ponto de aumento tem que fazer um parêntese para explicar para vocês sobre pouco de aumento o ponto de aumento é um pontinho que aparece sempre do lado direito de uma nota sempre do lado direito tá às vezes tem porque aparece embaixo não é ponto de aumento o ponto realmente está do lado direito da nota e ele serve pra aumentar o tempo de duração da nota e aumentar sempre em metade e aumenta 50% que ela já fazem isso é um fato ok essa é a definição
de ponto de aumento então pensa o seguinte essa que levaria dois tempos até então nesse compasso aqui né nesse compasso 3 por 8 ela valia dois tempos porque ela é igual a duas como cheias quando se coloca um pontinho aumentar a metade do que ela já vai aumentar 50% se ela vale 2 metade de 2011 na tática se tenho dois metade de 2011 que ela vai aumentar 1 então vai ser 2 tempos mais 1 ou seja ela agora vale três tempos e pra que isso nem é para que você consiga preencher um passo inteiro e
esperar os três tempos com a sua nota ela vai acertar a olha num compasso de 3 por 4 é um compasso mais comum onde a ser mínima para o tempo né onde a sua semi metade ea onde a mínima não tá tá pode ser que essa mínima venha com esse mesmo pontinho de aumento porque pelo mesmo princípio daqui porque ele quer preencher um compasso com os três tempos falando uma nota só dá ele coloca ela porque ela é igual há duas semanas mais uma ela vai ser igual a três tempos então e aí o apelido
dela é tá vamos fazer uma música aqui pra ficar isso mais claro fazer aqui mesmo acho que cabe aqui 34 tá tá tá tá tá tá tá [Música] o minha música em 34 então 123 tá tá tá tá aqui tá tá tá tá há anos segura por três tempos está se eu faço a mesma coisa aqui ok legal que ficar vou ter que fazer uma outra política a mesma explicação aquino 3 por 8 ó é caneta pegar três por 8 ó olha que estranhamente não está muito acostumado a ler se com passa só apresentação de
já estranha pra gente mas o 18 é a colcheia a colcheia vale um tempo portanto é meu tá é meu pulso ela tá tá tá tá então essa é um tá essa que equivale essas duas semicolcheias mais uma coxeira ela são do bate certo e essa aqui que vale duas colcheia é lotar porque ela está ocupando dois tempos e essa é ela que aumentou metade já ocupava 2002 mais um aqui vai valer três tempos então pulso agora fica sendo tatá touch tá tá tá tá legal né e detalhe isso foi igualzinho ao que escrevi atrás
no três por quatro só que aqui reescrito em função das mínimas o legal é igualzinho numa outra escrita por um outro compasso a pronúncia vai ser exatamente a mesma é saltar lá vai o tempo é o touch que ela vai meter trama é saltar e essa é o tacacá mentor mais detalhes então tá tá tá tá te ó tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá tá a legais né tá vendo por isso que lá no começo eu falei a gente não consigo ler uma partitura socorro como é que eu faço não
consegue ler porque você não internou se para as questões rítmicas a leitura das células rítmicas uma vez que está entrosado tem mais um bicho de sete cabeças tem mais mistério é só você conseguir agora transpor essa mesma em transação de organização rica para as notas né falando do ré mi fá sol lá si do do eu usei por exemplo mais caminho aqui né mas aí transpõe para a nota que tem sua abertura show de bola e se fala não é show de bola né isso é muito legal ó deixa eu explicar mais uma coisa pra
vocês pode ser que apareça na sua música alguns compassos tipo assim ó sei lá usar cinco por quatro e sete por 8 vai aparecer porque não só uma atitude muito comuns aqui no nosso sistema ocidental então assim é bem raro não vai encontrar com tanta facilidade mas pode ser que aconteça de você pegar uma postura que tenha esse compasso para ler da eni que eu faço socorro pó se for esse compasso aqui a sós ou ainda 4 em baixo não importa que tal 5 em cima a questão que você vai ler pensando sempre na semi
mas sendo seu tá assim não vai ser lutar por isso que eu falo que tasso sul agora aqui não está tão supor que talvez você não tenha tido a prática de colocar a colcheia sendo o seu tá ela que ó o tempo é unidade de tempo do compasso essa aqui que a unidade de tempo de se combater já tem que explicar para vocês é esse conceito de unidade tenha piedade de com vasco vai aplicar já mas o fato é o seguinte não importa tanto o número de cima pra leitura o que importa é o número
de baixo em porta nova que tá ali comunidade esse tempo está trazendo o seu pulso pra você é ela que é que vai te guiar na sua leitura então aqui para supor que é muito mais como nível 4 você ainda estará na sua zona de conforto de leitura aqui não é tão supor que vai ter trânsito transferir assim se vai traduzir para o seu tassia com cheia e isso é um pouco fora de sua zona de conforto porque não fez isso muitas vezes na vida entendeu até que faça muito pronta e também passou a não
ser que eu faço em relação aos 5 da eni e esse é o 7 aqui ó isso é só uma questão de organização esses dois compassos aqui quando ele vem com cinco ou com 7 no numerador eles são compostos chamados de alternados isso aqui são os compassos do tipo alternado porque alteradas porque eles vêm da soma dos outros três com passos simples lembro que eu falei que na música não existe nada mais que dois três ou quatro tempos pois é isso é característica do compasso simples só tem dois três ou quatro tempos esses aqui eles
se baseiam na soma de 2 com 3 com quatro para dar só esse número talvez o compositor traz do lado ltda da claro assim ele coloca se em 5 4 mas eu escrevo imponência às vezes não é sempre escreve 234 porquê porque ele quer que você vá pensando sempre 11 2123 a leitura em 21 23 tá taçita empate pois é isso ta ta taçita touch mas isso para a célula rítmica não vai mudar nada porque não quer dizer que você vai por exemplo é assim ó 5 por quatro você vai escrever aqui e duas femininas
e agora né e você vai fechar o compasso aqui no meio não vai ele só quer falar pra você que na hora de você tocar na hora de você interpretar se vai ter que fazer uma acentuação métrica onde que claro que aqui tem dois tempos e que começam a contagem os tempos e por que isso acontece você tem que dar um impulso para isso aqui ficar acentuado na célula rítmica daquela gente não muda nada você vai ver tá pra touch a tat moderada mas na hora de tocar você acreditar touch tá tá tá tá tá
tá tá tá tão taçita muda ou se a sua muda o seu balanço do seu movimento sonora da sua frase então eu sou professor nesse momento com certeza vai te ajudar a bem interpretar essa frase entender você vai ter quatro tratores e você vai ter que levar uma movimentação aqui nesse um aqui que até então não teria se faz pensando só em 1 2 3 4 e 5 tempos seria só tanta taçita tarde tá tá tá que tá touch mas quando ele passa por que é que você pensa em 3 também fica tá tá tá
tá tá tá tá tá tá a internet tem uma cento aqui é bom que acaba acontecendo por isso foi chamado de com passos alternados por que você até a acentuação a mesma coisa acontece no sétimo provavelmente ele é a soma a provavelmente mas é muito comum ver assim é por exemplo a soma de sei lá 3 mais 48 ouvir dois mas três já vim várias vezes 23 mais dois também acesso à a23 57 você conta tá tá tá tá tá realmente não passava de tata tata tata tata tata tata especial em tatuapé tata tata tata
tata tata tata tata tata tatá entendeu mas a leitura fica a mesma só vai dar o máximo possam maiores com passos alternados ok ok ninguém faltou explicar que eu falei explicar a unidade de tempo e unidade de compasso vamos vamos a partir desses próprios comparsas aqui ó pra fechar nossa aula [Música] o seguinte vamos partir daqui mesmo assim que o país enfrenta que morreu morreu cinco por quatro unidade de tempo e unidade de compasso eu quero que a gente pensa em várias fórmulas vai fazer a gente pensar em todas que a gente tocou hoje nos
tocou tocou a gente por exemplo né também falou dessa falou dessa e falou ó o conceito de unidade de tempo é assegura que vai valer um tempo dentro do compasso ou seja é a figura que está aqui no denominador da fórmula de compasso o denominador é um número que lembro já falei é um número que esconde é uma senha ele representa uma figura e essa figura sempre assuma assumir um tempo no compasso portanto é essa figura que a unidade de tempo a unidade tempo a nokia figura que falei ontem aquela figura que vai voltar aqui
preencher aqui de todos eles importados quem vai ser no set por 8 no 38 no 2 a 2 no 3 por 4 é nó quatro por quatro fazer uma linha simplesmente preencher quem vai ser o que em cada um desde então a unidade de tempo no 5 por 4 é a semínima ela vai ser show tá porque é o quatro é o número que corresponde a feminino então ela vale um tempo no set por 18 a colcheia porquê porque o outro aqui em baixo o que corresponde a coxa ela vai o tempo no 3 por
oito mesma coisa qo cheia dois por dois é a mínima porque o 2 a mínima e ela todas aqui você vai ler da mesma forma ela como tá tá tá tá por incrível que pareça você vai ler um amento com a mesma velocidade rítmica tem preocupando um curso essa aqui é a cena que você está acostumado e é também por causa do número 4 em baixo assim como é tranqüila até aí agora a oportunidade de compasso que a unidade compasso na decon passa num conceito que muda muita coisa na nossa prática nossa vida prática mas
é um conceito importante saber também né unidade com passo é a figura que consegue resumir nela ou se ela não consegue dormir nela pelo menos um menor número de figuras possível ela consegue juntar o valor do compasso inteiro junto à janela o que teria que ter um compasso inteiro então aí por essa unidade de compasso o ideal seria que fosse uma semana para ser uma unidade né uma unidade compasso uma figura e consegue somar tudo que deveria ter com passa mas tem comparsas que não dá pra ter uma só vocês vão ver vou mostrar que
não dá pra ter uma só e aí para pelo menos ter duas figuras juntinhas para conseguir representar o valor do compasso inteiro por isso representa o compasso inteiro vamos começar aqui no 5 4 pensa comigo 15 por pato tem que ter 5 cm mais uma duas três quatro cinco têm que ter 5 cm mas como eu vou representar isso numa unidade de compasso da eni como eu consigo juntar 5 cm mas não dá para juntar cinco femininas vão pensar que é igual a essas duas aqui dá uma mínima essas duas da outra mínima é que
já não têm com quem somar a ficar sozinha essas duas aquidauana em breve então sou próximo em breve aqui sobre ela qualquer unidade de compasso dela uma semi breve com essa daqui porque nenê não entende isso e foi muito rápida o porquê essas quatro primeira que não quer mais fazer a aula essas nem queria mesmo essas quatro aqui são iguais há uma cena em breve você já viu na sua divisão lembra que em breve a 2004 e mínimas então essa que se traduziu em breve só que eu faço com essa aqui vou reduzir a ela
que não tem mais ninguém pra somar atendendo então unidade de compasso é essa com essa que só que se eu falo isso eu tenho que tocar nessa que está lá está ela saiu o som de duas notas tá tá não pode porque ele é o som de uma nota só por essa unidade então eu coloco a ligadura eles representam sempre com uma ligadura ea ligadura essa linha sim aqui ó que você coloca entre duas notas e faz com que você não pronuncia não toque a segunda nota daí você vai ler aqui como tá ah você
não pronuncio tatu aqui só continua segurando a dela pelo tempo dela tá entendeu hum legal né também é esse o caso eu falei que não consegue já nesse compasso não tem como ter uma unidade de compasso sozinha então nesse caso é aquela que é preciso ter duas notas com uma ligadura pra poder representar a unidade compasso 78 provavelmente vai acontecer a mesma coisa eu não sei vamos calcular o tempo de sete cores e vaquejada brasileira tam porto do rio onde vem a 7 com cheias eu fiz uma duas três quatro cinco seis sete a gente
vai ter que somar todas elas ópera eu vou tomar que já há quatro colcheia está com uma mínima uma mínima é duas coxas da moça mínima um segmento novo amigo aqui aqui vai dar com uma semínima e aqui tem uma colcheia o que não dá pra chamar com ninguém mas sobrou que eu não dava nada nós dania eterno três figuras pode ter três seguranças propriedade de com passa até pode se não tiver outra solução só que tem uma solução tem uma função que sabe qualquer solução é juntar estas duas aquilo que eu vou juntar com
uma mínima e uma semínima da nm a cinema ela é metade da mínima não é ela não valem metade também de uma menina se divide em duas dela pela metade se ela é metade eu posso substituir ela por um ponto de aumento olha que no cu o conceito do complemento é que eu faço aumentar metade da nota então ou seja é alguém que é metade dela essa é a metade dessa então eu posso escrever isso escrever a mínima com um ponto também porque o que é ser mínima que é a metade da minha então ela
tem de colocar ela assim o coloca no planejamento porque é o mesmo conceito a metade está entendendo e agora só repita aqui com cheia e aí eu ligo pra não tocar aquele legal né essa é a unidade de comércio aqui a cana né agora vamos para três por 83 a 83 com as cheias três cheias provavelmente não vai dar bom assim dá pra somar eu falei que não dava da senhora do ó essas duas coxas e massa mínima só que isso o bloco cheguei aqui você sabe a solução disso talvez se você entendeu este conceito
que eu falei que se entendeu seja só com solução disso é a mesma coisa otc mínima que ela pode esconder do lado dela a com cheias através de um ponto porque coxinha metade dela na cocheira metade dela ela pode virar um ponto que o complemento é alguém que metade está aumentando metade dela então essa aqui esse compasso teve uma unidade de compasso sozinho uma única figura que representa o valor do compasso inteiro legal né esses dois até então não tiver como tiveram que ter uma ajuda de uma amiguinha de outra figura 2 por 22 82
mínimas duas mini mas eu posso somar e ficou com março de 2010 somadas à unidade com passar em breve por que duas meninas aqui para entrar então essa unidade de compasso do dois por 2 no 3 por 4 é que 3 cm mas como eu vou fazer para somar três ceni mas se você tá esperto você vai saber a resposta essas duas femininas aqui é igual uma mina e as obras e mínima que a gente vai fazer a gente vai verificar a possibilidade de saques e metade dessa ela é assim mínima é metade da mínima
é então se ela é a unidade com passo é a mínima um pontinho é seminova mira um ponto fica escondida na mínima tudo aqui tem uma unidade compacta sozinha mesmo aqui ainda não teve quatro por quatro e quatro femininas a essa aqui xuxuzinho assim quatro femininas se fosse você fosse tomar quatro femininas equivale a uma greve ou seja dois por 244 conhecido de ter a mesma unidade compacta de uma residência que muda nada na nossa prática isso também não é só pra você conhecer este conceito e saber o que significa uma unidade com paço ou
seja é aquela figura que consegue marcar nela tudo o que cabe dentro de um compasso só não consegue sozinha promessa nenhuma outra figura ela uma outra que abarca tudo o que caberia num compasso vai entender né então é isso a gente fica por aqui hoje eu espero que tenha curtido a aula tem sido proveitosa que você tenha entendido a importância de praticar células rítmicas e depois convertê las para sua leitura musical ea e possui um instrumento que a coisa vai funcionar muito melhor treino está os pátio pato tito e as filhas não tá tá tá
tá tá tá tá tá tá trainee elas apliques na sua leitura vai ficar muito mais fácil a questão de treino bom a e tudo isso aqui tem a ver com tudo que acabei de falar o seguinte o nosso cérebro quando ele vai ler ele não lê uma nota duas notas e não valendo nota por nota ele pega o grupo de notas para ler êle ele se movimenta e movimento olhar joga olho pra frente do movimento conhecido como movimento sacar tico ele faz uma sacada senhorios alta e pega um grupo de letras um grupo de informações
no nosso caso da música um grupo de notas então é por isso que mesmo que aqui esse grupo aqui esteja com letrinhas um pouco diferente com signos diferente você conseguir lê facilmente com certeza olha de novo é exatamente por isso porque o seu cérebro ele tem esses essas palavras já armazenadas no banco de dados dele já conhecem palavras já conhecidas já ficou lá então a luta seguinte como o cérebro processa leitura ele faz o seu olhar pra frente e faz uma sacada assim ele pega esse grupo de palavras manda pro seu consciente compara com tudo
que ele já teria ocultado falar a gente tem que falar para essa e mandar informação pra você pode ser que a palavra esteja conseguindo trocar não tem problema já reconheceu que era alguma coisa similar que tinha já armazenado então por isso que é muito importante a gente entenda as células rítmicas uma vez que você está aprendendo as células rítmicas e consegue ter o que significa que ele para tito o que o touch significa uma vez que lá tem transado pra você quando isso aparece a partitura que o seu olhos alta faz um movimento sacaco registra
aquilo trás com seu cérebro 10 faixas saíram do título resposta motora vem muito rápido entendeu é assim nosso processo de leitura muito similar à leitura de palavras tanto é que uma vez que você já foi batizado você lê fluente as palavras um texto mas se você pega uma palavrinha que você nunca viu na vida é uma palavra diferente pode ter certeza que em gaza nós fazemos assim a gente pega e em caso de pane fala e ele fica de novo voltar a juntar se ela vai conseguir aquela palavra não é porque isso porque seu olho
foi lá pegou aquele bloco de palavras e não pegou e pegou um bloco mandou pro consciente buscou no arquivo todo não encontrou nada similar aquilo e aí ele fala não sei lá isso não tem resposta motora instantânea e é xingar seca fazendo de forma lenta a gente pode ter sete a cidade 10 20 30 ou 50 ou 60 é assim qualquer palavra nova ea mesma coisa pra música por isso que eu digo que é super importante e eu fiz toda a exploração aqui pra você absorver as células porque você interioriza no seu no seu consciente
de um grupo de informações um grupo de fundações rítmicas que depois que você associa só com as notas juntos aí essa velocidade de resposta motora é é assim ó voa por isso que a gente sabe ler essa cola a gente ler grupo de informações e não letrinhas e não notas soltas entendeu show de bola isso né para estudar então essa é a dica pra vocês espero que tenham gostado mesmo se gostaram curte aí eu não subi de compartilhar seus amigos ajuda a disseminar esse conteúdo que é tão largo tão importante pois dá tanta gente a
desmistificar essa coisa esse pânico da partitura chá pastor é muito difícil não é é preciso entender esse código e ter ferramentas de conseguir dominar esse código valeu galera então e se encontra nos próximos tempos de cemitério lá hein
Related Videos
Como ler partitura com tranquilidade
37:06
Como ler partitura com tranquilidade
Posso Tocar com Daiany Dezembro
106,952 views
Campo harmônico serve pra que? | Teoria sem mistério | Daiany Dezembro
1:11:47
Campo harmônico serve pra que? | Teoria se...
Posso Tocar com Daiany Dezembro
968,927 views
Como Ler PARTITURAS - TEMPO e RITMO - Aula / Tutorial Completo com Material GRATUITO
12:12
Como Ler PARTITURAS - TEMPO e RITMO - Aula...
Alexandre di Paoli
291,050 views
O que é preciso saber para ler uma partitura sozinho
53:14
O que é preciso saber para ler uma partitu...
Posso Tocar com Daiany Dezembro
138,899 views
O que fazer pra começar a tirar música de ouvido
58:22
O que fazer pra começar a tirar música de ...
Posso Tocar com Daiany Dezembro
111,797 views
Tercina em compasso composto? Pode isso? | Teoria sem mistério | Daiany Dezembro
57:57
Tercina em compasso composto? Pode isso? |...
Posso Tocar com Daiany Dezembro
72,542 views
O que são os intervalos musicais e como reconhecê-los.
1:47:48
O que são os intervalos musicais e como re...
Posso Tocar com Daiany Dezembro
95,533 views
O que um iniciante de música precisa saber
1:25:25
O que um iniciante de música precisa saber
Posso Tocar com Daiany Dezembro
18,071 views
Unidade de compasso no compasso simples
16:39
Unidade de compasso no compasso simples
Jornada da Organista
137,010 views
Pare de sofrer para ler uma partitura, super dicas
57:17
Pare de sofrer para ler uma partitura, sup...
Posso Tocar com Daiany Dezembro
94,112 views
MEMORIZE AS ESCALAS COM APENAS 1 DICA!
27:01
MEMORIZE AS ESCALAS COM APENAS 1 DICA!
Evandro Nunes
966,116 views
Aula 1 - Pentagrama, Clave de Sol e Figuras | Leitura de Partitura na Clave de Sol
15:37
Aula 1 - Pentagrama, Clave de Sol e Figura...
Serei Músico Militar
276,222 views
Como ler uma partitura do zero
1:04:31
Como ler uma partitura do zero
Posso Tocar com Daiany Dezembro
36,955 views
Exercícios para memorizar as notas na clave de Fá
14:41
Exercícios para memorizar as notas na clav...
Aprenda Música em Casa
35,451 views
Aprenda O QUE estudar, COMO estudar e QUANDO estudar para evoluir na música!
1:50:12
Aprenda O QUE estudar, COMO estudar e QUAN...
Fica a Dica Premium
53,197 views
Como Ler Partituras Para Violão: Todos os segredos revelados!
55:52
Como Ler Partituras Para Violão: Todos os ...
Prof Peterson Brito
12,256 views
MATEMÁTICA MUSICAL! Você vai dar um Salto Gigantesco no Desenvolvimento MUSICAL
14:58
MATEMÁTICA MUSICAL! Você vai dar um Salto ...
Evandro Nunes
1,514,395 views
Como ler Partitura FÁCIL | Aula completa
16:55
Como ler Partitura FÁCIL | Aula completa
PianoClub
255,650 views
3 passos para entender o campo harmônico de vez
1:48:27
3 passos para entender o campo harmônico d...
Posso Tocar com Daiany Dezembro
103,496 views
Desvendando a teoria musical em 1 aula
1:37:42
Desvendando a teoria musical em 1 aula
Posso Tocar com Daiany Dezembro
61,954 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com