[Música] [Música] k a percepção no mundo contemporâneo é a de que nunca estivemos tão tecnológicos acelerados e para alguns tão evoluídos ao mesmo tempo temos um mundo congelado em antigos conflitos guerras e crises humanitárias as consequências do afogamento digital e do esfarelamento das certezas tem provocado uma epidemia na saúde mental principalmente em crianças e jovens como as histórias fortalecem a mente infantil e juvenil numa era de incertezas tema desta série do Café Filosófico o nosso mundo vive a era da hiperconexão o celular virou uma extensão do nosso corpo da nossa mente estamos o tempo todo
atrelados a é o que se passa em todo lugar com todo mundo a todo instante e em tempo real essa incessante atividade demanda muito do nosso Estado de Espírito do nosso tempo com nós mesmos e principalmente do nosso cérebro Será que estamos nos dando conta dos Altos níveis de dependência de adoecimento decorrentes dessa hiperconexão e de que ela gera uma série de fatores estressantes afetando diretamente a nossa saúde mental o que que faz uma pessoa adoecer o que que faz uma pessoa desenvolver depressão desenvolver ansiedade eh a gente não tem uma causa única a gente
tem um construto de fatores a gente tem elementos genéticos que influenciam elementos relacionados à personalidade e ao desenvolvimento dessa personalidade desse indivíduo ao longo da vida dele eh e fatores ambientais e nesses fatores ambientais envolve o mundo que a gente vive né um existe um equilíbrio entre os elementos que fomentam qualidade de vida e stress E se o ambiente gera um efeito tóxico para nosso cérebro desequilibrando essa gangorra a gente fica vulnerável ao adoecimento eu queria trazer alguns dados sobre a saúde pública do mundo né e do nosso país que são Dados alarmantes e que
eles servem como pano de fundo pro que a gente vai falar aqui hoje tem um estudo na USP que foi feito pela USP o São Paulo Mega City eh que mostrou por exemplo que a que é a grande São Paulo a gente tem uma prevalência de transtornos de ansiedade em torno de 20% uma a cada cinco pessoas quando a gente compara esse dado eh com de outras grandes metrópoles mundiais São Paulo tá lá em cima no ranking provavelmente a capital mundial da ansiedade né essa estatística é similar a de países como a Síria Líbano ambientes
em guerra né então isso é muito alarmante eh segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil como país é o país mais ansioso do mundo né de todos os países que registram dados de prevalência falando sobre depressão 15 a 20% da população vai apresentar depressão pelo menos uma vez na vida certo uma das doenças mais comuns eh o Brasil em número de pessoas com depressão é o quinto no ranking mundial em relação a suicídio a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo eh é a segunda principal causa de morte em jovens de 15
a 29 anos o nosso país se encontra na contramão do mundo enquanto o os esforços de outros países da Europa dos Estados Unidos tem mostrado resultados para reduzir os índices de suicídio no Brasil a gente cresce essa incidência eh e em especial nos jovens né somado a esses dados eh a gente tem alguns outros dados relacionados ao ao comportamento e acesso à tecnologia então em 2021 o Brasil figurou como o campeão mundial em tempo de uso de celular no mundo né quinto país do mundo que mais acessa à internet e o terceiro maior mercado de
games do mundo Será que existe alguma correlação Entre esses dados de ansiedade e depressão e os dados que mostram que nós somos campeões em acesso à tecnologia existe uma correlação direta ter essas duas questões né E isso envolve eh o ambiente que a gente vive e é o que a gente vê atrelado ao mundo moderno se a gente olhar esses dados de 50 anos atrás a gente viê que tinha muito muito menos pessoas com ansiedade de depressão do que tem agora então esse mundo Essa sociedade que a gente vive que é uma sociedade hiperconectada né
uma sociedade de auto desempenho a tecnologia veio para facilitar as nossas vidas para aumentar nosso desempenho Nossa entrega Nossa performance só que tá cobrando um custo alto em relação a isso né Tem uma teoria que fala que existiria um descompasso entre a nossa evolução biológica e a nossa evolução como sociedade ou seja biologicamente nosso corpo nosso DNA ele ainda muito próximo do que era quando a gente era um das cavernas mudou muito pouco nossas emoções são muito primitivas o sistema que processa o estess no cérebro ele ainda é muito primitivo agora a sociedade evoluiu muito
e é como se essas áreas mais elas não compreendessem que essas mudanças ocorreram e que elementos que a gente sabe racionalmente que não são estressores eh São processados pelo nosso cérebro como estressores por exemplo se eu tô com o meu celular aqui em cima da mesa e chega uma notificação do banco o meu cérebro vai rastrear As Memórias atreladas a essa situação e vai falar quantas vezes você abriu o celular viu essa notificação e era algo importante a forma que meu cérebro tem de me colocar num estado de prontidão a resposta frente aela demanda ambiental
no caso a notificação do banco é me colocando num estado de ansiedade né trabalho como pesquisador lá no instituto de psiquiatria da USP nesse ambulatório de transtornos do impulso Ou seja é um ambulatório que estuda tudo que envolve perda de controle frente a algo né Eh e esse algo podem ser Prazeres a gente pode desenvolver as chamadas dependências comportamentais Ou seja a gente não fica só dependente de substâncias químicas mas a gente a gente pode perder o controle frente a tecnologias a jogos de azar a compras certo a impulsividade sexual pra gente entender então por
que que a gente pode se hiperconectado porque o que une todas essas questões comida bebida jogos de azar tecnologia é prazer certo vamos pensar numa situação do cotidiano de ano tô com fome não almocei estômago vazio e de repente eu me deparo com aquele lanche bonito que que vai acontecer no meu cérebro meu cérebro vai processar aquela imagem né com base nas experiências prévias Você já comeu aquele lanche ele foi gostoso ele saciou a sua fome ele deu prazer essas informações elas vão chegar então numa área abilidada como sistema de recompensa cerebral na parte reativa
dele n área pigmentar ventral e o núcleo acumens nessa região ncle acumens a gente vai ter um pico rápido e intenso de um neurotransmissor chamado dopamina a dopamina não é o cara que dá o prazer pro nosso cérebro é o cara que impulsiona a gente para se movimentar em função do prazer então quando a gente tá olhando aquele lanche e salivando de vontade de desejo eu quero eu tô com vontade quando eu quero comprar alguma coisa E aí eu tô naquela ansiedade naquele desejo para comprar aqui é o cérebro liberando dopamina para motivar a gente
porque Ele identificou que aquele é um ato de potencial gratificação prazer entre em Ação daí o córtex préfrontal é uma área de aut refinamento do ponto de vista evolutivo que é responsável pelo que a gente chama de funções executivas que é planejamento execução de tarefas mensuração de riscos né Então essa mensuração analítica de tomada de decisões devo ou não devo comer esse lanche posso estar de dieta eu posso de repente ter um jantar marcar ado então quando eu tô ponderando e tomando uma decisão eu tô usando essa região do meu cérebro que é o córtex
préfrontal e que muitas vezes vai funcionar como um freio de mão então é a parte reflexiva do sistema de recompensa esses dois sistemas eles têm que estar em equilíbrio a vontade surge E aí eu pondero e analiso os riscos naquele ato tomando a decisão E aí Digamos que eu tomei aquela decisão falo não eu quero eu tô com fome eu vou comer esse lanche as primeiras mordidas são sempre as mais gostosas né promove o relaxamento aquela sensação né corpórea de prazer Então essa é é o sistema de opioides endógenos que são estimulados do nosso cérebro
as chamadas endorfinas né que dão essa sensação física de prazer meu cérebro então ele vai entender que aquele foi um ato gratificante e guardar essa memória armazenar essa memória porque se eu tiver o possibilidade de passar por isso de novo eu preciso saber identificar e gerar todo esse processo novamente né porque foi uma experiência boa e aí as experiências de gratificação vão se formando no nosso cérebro o que acontece por que que a gente desenvolve dependências tem várias questões envolvidas mas uma delas envolve o o seguinte a a gente cria dependências a estímulos que são
se destacam muito no ambiente estímulos muito salientes né então por isso que a gente cria dependência a drogas a substâncias químicas né Eh é como se aquela aquele comportamento chegasse com pante de prazer no cérebro com alta intensidade E o cérebro falasse assim cara isso foi muito bom bom a gente precisa vivenciar isso de novo e a exposição reiterada a esse comportamento vai gerando uma modificação nesse tema de recompensa ele vai tentando cada vez mais antecipar a possibilidade de obter aquela gratificação futura isso chama a gente chama de [Música] hipersensibilidades no ambiente que possam est
associados ao a possibilidade de ter uma recompensa novamente isso a gente chama de viés atencional e é próprio das dependências eh e o ato em si ele vai ficando cada vez menos prazeroso a chamada tolerância Então isso é próprio e é característico de todas as dependências a gente vai querendo mais e o ato em si Vai cada vez menos dando prazer por que que a gente se preocupa quando a gente fala em tecnologia com os adolescentes isso é um cérebro mostrando um vídeo em time lapse que vai e delineando o processo né de amadurecimento do
córtex cerebral dos 4 anos aos 22 anos de idade então traduzindo a gente tá vend esse cérebro as áreas mais azuis rochas são áreas mais amadurecidas tá e áreas mais vermelhas alaranjadas Verdes são áreas mais imaturas que o amadurecimento do cérebro é de trás para frente ele começa aqui atrás e uma das últimas áreas a amadurecer é o córtex prefrontal aquela área que eu falei que é tão importante em relação ao processo de tomada de decisão isso expli explica porque os adolescentes Eles são muito bons em várias coisas né raciocínio lógico eles mas são péssimos
tomadores de decisão porque a área que tá ainda bem imatura na adolescência é a área de mensuração de risco tomada de decisões ISO explica o porque que os pais precisam ter esse olhar atento isso explica porque que muitas vezes a primeira saída escondida para ingesta de álcool ocorre na adolescência né os adolescentes são mais propensos a risco a gente pode explicar até do ponto de vista de dinamismo mesmo né da da do desenvolvimento humano Talvez seja proposital porque é esse momento que é adolescência é o momento em que o adolescente tem que assumir novas experiências
ele tem que ser exposto a experiências onde ele vai ter que tomar decisões decisões que são positivas ou decisões negativas e é isso que vai formar ele como um adulto mais sábio um adulto bom tomador de decisões aqueles pais que exercem um controle parental excessivo né rígido de supervisão excessiva provavelmente vão vão gerar filhos que não que que vão que não vão conseguir tomar decisões Té porque eles não tiveram esse processo de Exposição né ao risco e a tomada de decisão que eles deveriam tendo naquela fase no próximo bloco são preocupantes também os mecanismos de
controle populacional né o neuromarketing quanto que você pode induzir comportamentos [Música] populacionais por trás de uma tecnologia sempre existe uma intenção são muitos recursos e ferramentas que nos parecem benéficos e eficientes mas que podem estar encobrindo formas manipuladoras de manter os usuários permanentemente conectados Edward tuft professor de e especialista em dados disse existem apenas duas indústrias que se referem a seus clientes como uso vários a indústria de softwares e o tráfico de drogas a tecnologia e se amadureceu evoluiu com o intuito do quê o desenvolvedor de jogos de software eles querem que as pessoas usem
quanto mais eles usarem mais eles monetizam né E eles descobriram em determinado momento que eles poderiam utilizar de de mecanismos de persuasão do usuário para manter essas pessoas mais e mais tempo conectadas tá então a gente deu vários nomes para isso nos Estados Unidos eles chamam de persuasive Tech ou design de manipulação ou design de persuasão Então são elementos que estão lá presentes na tecnologia a gente não vê eles são implícitos mas com o intuito de gerar gafar a nossa atenção e perpetuar o nosso uso né então isso é o que fez Essas tecnologias serem
cada vez mais [Música] perigosas what I want people to know is that Everything they doing online is Being watched is Being tracked every single Action you take is carefully monitored and rec lot of people think Google searchx and Facebook Just a place coook pinter Twitter Instagram meaning ches happening around the Because of these I think we of thatb and we that with value and ment for I don't know if I feel that anyb discovered that they were able to real behav and EMS Without ever triggering the users awareness they are completely clueless fake News spread
Six times Faster than News Being bombarded with rumors everyone to their Own There no Need For people to come together fact really no Need For people to interact we have less control over Who we are and what we really if you want to control the population of your Country there has never been a Tool as effective as Facebook weilt These Things and we have a responsibility to change It The intention could be how do we make the world better if technology creates mass Chaos loneliness more polarization more election hacking more inability to Focus on the
real eu vou falar agora sobre alguns elementos que a gente vai conseguir então identificar perante o nosso uso das tecnologias eh uma um dos elementos é o da ilusão de livre escolha tá imagina que a gente tá saindo com amigos né vamos sair para um happy hour pegamos o celular e abrimos alguns desses aplicativos que tem rankings de bares restaurantes né com notas fotos dos pratos que aplicativo Fantástico né ele me dá aqui todas as opções para escolher e colocando o que é melhor para mim só que raramente a gente se pergunta a gente se
questiona eh quem que elaborou esse menu aqui Será que essa pessoa esse desenvolvedores tinham outras intenções Será que o que tá exposto para mim aqui dentro desse aplicativo de fato é o que eu quero e o que é importante para ver ou será que é importante pros desenvolvedores e a forma deles monetizar mais eh e o que que poderia est nesse menu aqui e que não tá então raras vezes a gente se questiona né sobre essas questões que tão implícitas e que tão subliminares muitas vezes outro mecanismo que eles utilizam é do reforço intermitente quando
a gente pega o nosso Instagram pega o nosso celular entra na parte de notificações puxa o dedo para baixo para dar um refresh nas notificações aparece uma rodinha pensante ali no topo né e a gente obtém um resultado aleatório que pode ser uma gratificação um like um comentário ou não esse mecanismo não é à toa que ele é idêntico ao de uma máquina de caçan o puxar um movimento de alavanca gerando uma roda pensante trazendo um resultado aleatório então eles Puxaram muitos mecanismos advindos dos jogos de azar de forma intencional porque eles sabiam que funcionava
gerava Puxava a atenção do usuário o outra questão é o quanto que o nosso sistema de recompensa ele é bombardeado por esses mecanismos de gratificação obviamente a gente tem gratificações no mundo real né mas isso demanda algum esforço né para ser parabenizado pelo chefe no trabalho a gente tem que ter um esforço e aí obt esse Resultado positivo a gente trabalha o mês inteiro para obter uma gratificação monetária no final do mês eh então isso vem com algum esforço né com algum espaçamento né e no mundo tecnológico o nosso cérebro aquele sistema que processa O
prazer é bombardeado nada se compara à frequência com com a qual o nosso sistema de Recompensa é bombardeado pelo prazer quando a gente compara com a tecnologia então é uma briga desigual e quando a gente pensa isso no cérebro de uma criança o mundo se torna muito chato por que que eu vou fazer essa tarefa que tem que ter muito forço para obter um parabéns dos meus pais ou dos professores quando dentro do mundo tecnológic Lógico é tudo muito sedutor né é tudo muito prazeroso outro mecanismo que eles usam é o do Fear of Missing
out que é o medo de est perdendo algo né então eles criam a sensação no usuário de que eles são plataformas muito importantes e que se você não tiver conectado ou se você tirar sua conta de lá você pode perder oportunidades ótimas né até oportunidades de amizades oportunidades sexuais como por exemplo no tinder né Eh então a gente cria aquela sensação de vínculo e de necessidade qu aquela plataforma necessidade de aprovação social quem nunca entrou no Facebook e veio alguém marcando e você numa foto e a gente fala pô que legal que Fulano teve a
disposição de me marcar numa foto Poxa eu preciso retribuir isso com comentário com like a gente não pensa que isso pode ter sido uma sugestão do Facebook vocês quem postou foto no Facebook sabe que aparece automaticamente a inteligência artificial reconhece o rosto das pessoas e fala esse aqui é Fulano sim ou não ele só te dá a a necessidade de clicar no sim ou no não e a partir disso aquela pessoa vai receber o notificação e isso vai gerar uma cadeia de acontecimentos que vai perpetuar o uso cada vez mais desses usuários em relação à
plataforma né Eh um estudo que eu gosto muito para elucidar um dos mecanismos mais controversos acerca da tecnologia das tecnologias é o estudo da tigela de sopa infinita nesse estudo eles pegaram 54 participantes e falaram o objetivo de vocês nesse estudo aqui é sentar na frente dessa tigela e tomar sopa até se sentirem satisfeitos o que os participantes não sabiam é que eles estavam divididos em dois grupos e um dos grupos ia comer na tigela de sopa infinita que era uma tigela que ela tinha um buraco e ela era tinha um tubo e que ela
era retroalimentada infinitamente por sopa que seja aquela sopa nunca descia de nível que que eles queriam saber se a gente eliminar as dicas visuais dessa sopa descendo do quanto a pessoa tá consumindo Será que ela vai consumir mais sopa resultado né as pessoas que estavam na tigela de sopa infinita comeram 73% mais calorias e subestimaram a quantidade que eles estavam ingerindo isso tem tudo a ver com o feed infinito presente nas redes sociais Facebook Instagram quando você entra naquela parte principal e você vai jogando para cima São informações infinitas nunca tem fim e eles não
dão as dicas do quanto que você tá consumindo de informação de quanto tempo você passou lá quantos posts você viu né então se eles eliminam aquelas dicas que poderiam te fazer perceber do quanto que você já consumiu ou você reconsiderar e sairia dali né então o feed infinito no Facebook no Instagram é a nossa tigela de sopa infinita né a gente consome mais e mais e mais daquele conteúdo sem saber o a haskin que é o cara que criou esse mecanismo no Facebook ele veio a público numa reportagem falando do quanto ele se arrependia de
ter criado aquilo Porque ele queria criar uma experiência fluida n pro usuário sem interrupções só que ele viu que foi um mecanismo que perpetuou o uso indiscriminado outro mecanismo é o do autoplay quando a gente passa em cima dos vídeos né em todas as plataformas sociais eles comeam automaticamente sem a gente ter clicado isso é intencional também você não tem tempo de processar no seuex prefrontal se de fato você quer assistir aquele vídeo e hora que você vê você tá vendo vídeo sobre temas que você nem imaginava que você poderia ter visto quando você entra
no YouTube E aí procurou um vídeo no final ele já com base nas informações de pesquisa eles criaram um Avatar seu você tem uma personificação lá dentro pro Google por exemplo que eles sabem qual é a sua altura sua faixa etária características suas E aí eles te colocam o algoritmo Coloca um vídeo que provavelmente vai ser do seu interesse logo em seguida numa contagem de 10 segundos em que você tem que tomar aquela decisão rapidamente se você quer ou não continuar Assistindo e você não não foi um ato intencional né no Netflix nas plataformas de
streaming a contagem regressiva do próximo episódio começa ali e ela é intencionalmente curta para te deixar muito tentado para engajar no novo episódio para obter aquela próxima gratificação eh são preocupantes também os mecanismos de controle populacional né o neuromarketing o quanto que você pode induzir comportamentos populacionais a gente viu isso no no escândalo da Cambridge analítica né que foram dados no Facebook que existe essa questão controversa de talvez esses dados eles influenciaram uma eleição nos Estados Unidos com base nas informações que eram expostas aos usuários ali prévias à eleições talvez no Brasil isso também tenha
tido uma influência então Eh esses dados a internet e as grandes empresas elas sabem quem você é não é à toa que você se você pesquisou sobre uma viagem que você vai fazer paraa neve né na vez que você entrar em segundos depois no no Google vai começar a aparecer eh anúncios sobre botas de neve para você né eles têm todos esses dados isso foi tudo infelizmente desenhado com o apoio eh de profissionais da Saúde Mental então por exemplo um um grande Boom que teve assim de forma negativa e muitos desses design de manipulação Eles
nasceram na Universidade de Stanford num num laboratório que chamava Stanford persuasive Tech laab em que eles tinham como os alunos desenvolvedores do Vale do Silício para ensinar esses mecanismos de persuasão depois eles viram que o rumo que isso estava levando e mudaram totalmente né começaram a desenvolver tentar desenvolver um design ético acerca da tecnologia no próximo bloco A relação pai mãe e filho ela tem mudado muito e a gente tem um Agente né que se interpõe no meio dessa relação que é o celular bolinhas de good queimada ioiô peão cirandas esconde esconde pular cordas se
antes entrávamos de corpo e alma nas brincadeiras agora basta um dedos num botão e um olhar fixo na tela quando foi que brincadeiras viraram games e quando a gente fala dos Games a coisa ainda mais complexa e esses jogos evoluíram muito um dos jogos mais icônicos essa aqui é imagem do Pack também 1972 as pessoas ficaram fissuradas mas ele se tornavam meio chato depois de um tempo ficava repetido ali jogar não mudava muito já os jogos modernos a gente vê aqui a imagem de um jogo que é o Call of Duty é uma simulação de
guerra altamente realística em que você tem inúmeros esquemas de gratificação de reforço de pontuações que você vai ganhando Conforme você avança fazendo com que esse jogo ele seja muito mais sedutor e uma cópia muitas vezes de uma uma uma simulação né realística de guerra eh isso na mão de jovens de garotos né Eh e o o potencial de dano né E de de sedução desse sistema de recompensa e de adoecimento é Avassalador eh um outro mecanismo bastante controverso presente nos jogos né é o pague para ganhar então Eh talvez alguns de vocês já tenham jogado
jogos casual games como o Candy Crush né que você fica jogando lá eh Ele parece com o Tetris assim mas você vai jogando e vai é um joguinho bobo aparentemente mas que passa o tempo o jogo no começo ele até que é fácil ele é sedutor ele começa a ficar muito difícil de se passar de nível isso é intencional nesse momento 95% das pessoas que estão jogando aquele jogo vão abandonar e falar ai meu Deus que coisa chata aqui né não tô conseguindo passar deixa o jogo de lado mas não ter aquelas pessoas com propensão
à dependência que vão falar não é possível que esse jogo fez isso comigo e aí ele dá oportunidade de você gastar dinheiro real para comprar mais vidas para ter facilitadores dentro do jogos então é uma forma de monetização dentro dele uma outra forma de monetização muito preocupante eh envolve as loot Box São caixas surpresas né Eh que que são essas loot boox o jovem ele tá jogando na maioria das vezes isso é um elemento dentro de um jogo gratuito né então ele tá jogando e ele recebe como ele conforme ele vai evoluindo caixas surpresas que
tem toda uma estética da abertura ali daquela pela Caixa ele pode obter um prêmio mequetrefe né ou um prêmio razoável ou um super prêmio rário que vai fazer ele se distinguir dos outros jogadores e evoluir dentro do jogo né O que que é isso isso é o mecanismo idêntico das máquinas de cça nquel né ele foi advindo dos jogos de azar isso exposto para crianças de 6 8 10 12 anos tá isso é há uma presença eh massiva nos jogos hoje em dia que que estão presentes nos nos celulares no computador eh esse mecanismo ele
já foi reconhecido pela ciência ele tá tem sido amplamente estudado tá E existe então o que a gente chama na Ciência Hoje em dia que a convergência entre as mídias os jogos de azar eles estão cada vez mais presentes de formas mascaradas dentro dos jogos eletrônicos e dentro de outras plataformas tecnológicas eh e os jogos de azar eles começaram a se moldar E ficarem mais gamificada vez mais o público jovem Então existe essa perda da distinção do que que é um jogo de azar que todo mundo sabe que é algo altamente deletério para qualquer pessoa
né e o que que é um jogo eletrônico Eh esses ambientes dos jogos muitas vezes eles são ambientes altamente persistentes então tem jogos que estão rolando o tempo inteiro 24 horas como se fosse uma comunidade paralela e lá dentro aquele jovem ele pode sentir valorizado ele pode ter uma posição de liderança dentro de uma equipe de um time ele pode de ter uma posição de destaque pelas habilidades que ele tem lá dentro quando na vida real de repente ele tem notas medianas ou não tem muitos amigos ou de repente sofre bullying no colégio então isso
explica o por que muitas vezes ocorre um comportamento de escapismo para dentro das Telas e dentro desses jogos isso faz com que eles fiquem no colégio ou em outras situações pensando meu eu tô perdendo as oportunidades naquele Mundo Paralelo de destaque Eu tô perdendo ali de interagir com meus amigos são pessoas importantes ali dentro daquele daquele mundo né e muitos pais às vezes não entendem que existe essa vinculação o e o o nível de importância e de relevância dentro daquelas plataformas para esses jovens muitos jovens têm sonhos por exemplo de se aprimorarem e e e
e virarem jogadores profissionais então o mercado que move bilhões de reais o do do J do jogo profissional né E que tem seu mérito Sem dúvida mas muitas muitos desses jovens nutrem esses sonhos e aí fica difícil de competir com uma carreira tradicional no mercado com uma carreira em que eu tenho que fazer um curso superior chato né lá dentro eu posso criar então até eh um Avatar meu com roupas com estilo com Biotipo às vezes eu posso não gostar da minha aparência física mas lá dentro eu posso ter uma aparência totalmente diferente diferente indo
agora pras pras pros pequeninos né para esses primeiros momentos do desenvolvimento eh a gente entende que essa é uma faixa eh etária esses pré-escolares em que a gente tinha que ter muito cuidado frente à exposição às tecnologias teve um estudo brilhante aqui no Brasil no Ceará com mais de 3.000 crianças sendo acompanhadas do 0 aos 5 anos de idade e os dados são assim chocantes 69% dessas crianças eram expostas excessivamente às telas né de 0 a 1 ano de idade 41% dessas crianças né E de de 4 a 5 anos de idade 85% delas tinha
era submetida a exposição ex essas crianças Elas tiveram piores Marcos em relação à habilidades sociais em relação a resolução de problemas em relação habilidades de [Música] comunicação seja quanto maior exposição tela pior o desenvolvimento intelectual dessas crianças quando gente fala ah mas tem esses jogos tão bonitinhos para crianças [Música] pequenas esse outro estudo recente publicado no ano passado pegou 160 crianças de 3 a 5 anos ão pré-escolares e pegou os pais dessas crianças falaram assim olha quero que você me empreste aqui o celular que essa criança mais usa E aí nesse celular eles eles viram
quais eram os três aplicativos mais usados pelas pelas crianças bom o que que eles observaram lá que só 20% dos aplicativos não tinha a presença de elementos de design de manipulação elementos para manipular o usuário a ficar mais tempo conectado ou até exercer compras lá dentro isso para pré-escolares ou seja só 20% não tinha e a presença desses elementos sombrios [Música] Yes I always do because my Dad he's always lazy and he and when he lazy always sit on computer or his phone and my mum asks him questions but he doesn't even Listen After the
third One pretty sad sometimes when they're looking at their phone they're like oh what and then I'm like it's just like annoying sometimes when I ask my mum to stop texting she's just like yeah yeah What and then She just keeps texting well my mum doesn't use her phone a lot but my Dad he he he actually needs to use his Fin because it's from his work but sometimes when he's on his phone for no reason It's annoying when my dad's in the phone and I and I try to talk um he justs me feel
Angry I'm going to maybe Play it 5 times A Day [Música] relação pai mãe e filho ela tem mudado muito e a gente tem um Agente né que se interpõe no meio dessa relação que é o celular então cada vez mais pais estão diminu a interação e olho no ol com essas cri um estudo observacional né que pegaram eh 50 pais falaram olha vai brincar com seu filho ali no playground né E a gente vai observar algumas coisas ali da relação entre vocês bom por 20 minutos isso esses 20 minutos 76% desses pais eles ficaram
pelo menos 17 minutos desses 20 olhando o celular só 3 minutos olhando as crianças ou seja eh o quanto aquilo foi de fato observar o filho brincando no playground né o quanto isso não pode eh deixar mais frágil essa vinculação entre pai mãe e filhos a comunicação entre pai pai e filho não é uma comunicação unicamente verbal ela envolve a troca de olhares o nosso olhar ele tem uma função da troca de afetividade gestos carinho contato né tudo isso contribui pro desenvolvimento do que a gente chama de um apego seguro na criança dessa relação com
a parentalidade e de necessidades básicas advindas da relação com os pais que essas crianças TM que ter para se desenvolverem né numa estrutura sólida de personalidade isso é fundamental e a gente tem perdido isso no próximo bloco A gente não espera que simplesmente a gente vai virar uma chave e a gente vai controlar nossos filhos na adolescência do engano [Música] quando se fala sobre vícios sobre dependências costumamos associar ao álcool ao cigarro às drogas Inclusive a remédios mas é surpreendente o que a neurociência a psiquiatria a psicanálise tem descoberto em relação à dependência de eletrônicos
ao vício em videogames redes sociais e a internet de um modo geral essas dependências comportamentais TM trazido graves consequências e riscos à vida de muitas crianças e adolescentes quando a gente fala do adoecimento propriamente dito né quanto por cento da população é adoecida isso ainda tá tentando a gente tá tentando definir com clareza mas assim o estudo mais recente ele aponta em torno de 6 a 7% da população faz um uso excessivo de internet como todo de tecn olias como um todo e 2,5% da população é estimado que tenha a game in que a dependência
em jogos eletrônicos tá eh quando a gente fala ah mas 2,5% é muito pouco é é a mesma prevalência a mesma quantidade da população que tem toque por exemplo transtorno obsessivo compulsivo é uma uma estatística parecida né quando a gente fala em jogos eletrônicos a população mais vulnerável é de meninos garotos tá numa relação de dois a cada três garotos para cada garota e quando a gente fala em redes sociais né Aí é o oposto as meninas são mais vulneráveis Provavelmente por uma relação Direta com os padrões culturais estéticos que são fomentados dentro das redes
sociais pra gente definir algo como uma dependência pra gente entender que aquilo é considerado como uma entidade no zoológico um transtorno psiquiátrico a gente tem que ter não só alterações comportamentais né né que a gente observa e e e categoriza isso como alterações de funcionamento do cérebro então primeiro estudo que estudou ali o efeito do cérebro dos Jogos Eletrônicos por exemplo no cérebro foi um estudo emblemático na Nature eh em 1998 que ele colocava as pessoas para jogarem um joguinho rudimentar de de tanques de guerra e depois eles analisavam o cérebro dela para ver delas
para ver qual era o nível de ativação de dopamina naquele sistema de compensa aquele sistema que processa o prazer e que que eles viram que o nível de ativação dopaminérgica Ali era similar ao nível eh de ativação dopaminérgica de quando você injetava uma anfetamina endovenosa numa pessoa era igual a de injetar uma droga uma substância psicoativa reconhecida né de forma indos venosa e quando a gente tem essa exposição reiterada ao longo do tempo a gente já sabe que existem modificações desse sistema de forma consistente né né alterações da espessura do córtex em algumas áreas cerebrais
da forma como essas áreas cerebrais funcionam aquelas áreas relacionadas a tomada de decisão nas redes sociais a gente também pode ver questões que são preocupantes um estudo muito eh grande do Reino Unido um estudo de courte com mais de 10.000 adolescentes de 14 anos de idade Ele tentou mensurar o quanto que esses adolescentes usavam de redes sociais né quantas horas dividindo-se ele usav ava com menos de 1 hora uma a 3 horas por dia TR a 5 horas ou mais do que 5 horas por dia as redes sociais e analisou presença ou não de depressão
presença ou não de assédio online Cyber bullying se a pessoa já tinha sido vítima ou autor de Cyber bullying duração e qualidade do Sono autoestima e satisfação com aparência e peso corporal bom eh quanto maior era o o a a a pessoa se declarava o adolescente se declarava como usando mais e mais horas maior era a chance desse jovem est deprimido vítimas ou eh autores de Cyber bullying né 38,7 das garotas e 25% dos meninos baixa autoestima 12% das garotas insatisfação com o próprio peso 78% das garotas de 14 anos declaravam que eram insatisfeitos com
o próprio peso né e 68 dos garotos infelizes com a própria aparência 15% das garotas 11% dos garotos eh 13% das garotas dormiam mal menos do que 7 horas eh por sono e 27 por eh dessas garotas acordavam de noite né tinham despertares noturnos e um outro estudo mostrou que muitos desses despertares ocorrem Para quê Para olhar as redes sociais então o Grande Lance Não é controlar mas tentar moderar isso e Minimizar risco e informar ter um canal de comunicação aberto com se Então tudo começa lá atrás se a gente não tá tendo um canal
de comunicação sólido e eficaz com o nosso filho adolescente provavelmente a gente não construiu bem isso ao longo da trajetória de desenvolvimento dele talvez a gente tivesse muito tempo imerso em telas sem dialogar Olho no olho com os nossos filhos a gente não espera que simplesmente a gente vai virar uma chave e a gente vai controlar nossos filhos na adolescência é do engano então isso tem que ser construído e E se ele souber que ele tem uma relação de importância que ele te admira como um pai que te admira como uma mãe né E que
a sua E opinião é importante para ele Isso demonstra que há um canal de comunicação aberto e que se você expor Olha esse caminho que você tá seguindo tem riscos ele vai ouvir ele vai ouvir ele vai ponderar talvez não naquele momento mas vai botar ele para refletir quando a gente vai tratar qualquer dependência quer seja ela comportamental ou que eh a gente tem alguns manejos que são comuns para essas condições seu cérebro tem outras fontes de prazer de riqueza de estímulos de conectividade social aquele uso abusivo ele se torna menos elefante porque a gente
tá tendo outras fontes de prazer a gente tá tendo estímulos muito mais ricos né isso explica porque aquela pessoa que é uma dependência de cocaína por exemplo ela começa a ir com afinco pra academia ela começa a frequentar com afinco o Narcóticos Anônimos alcoólicos anônimos um ambiente de muito maior eh conectividade onde ele começa a desenvolver Laços e ele sente valorizado dentro de um grupo e isso é um elemento de proteção para ele não recair a gente fala pô mas Rodrigo você tá falando de tecnologia Mas é o mesmo mecanismo que é reproduzido no nosso
cérebro aquela área de prazer ela não quer saber da onde tá vindo o prazer se é do sexo da droga do jogo de azar ou da tecnologia ela processa o prazer então a gente agir dessa forma trazendo mais riqueza pro cérebro fundamental para combater esse uso nocivo fazer exercícios passear brincar socializar em bons encontros presenciais com os amigos da infância ao envelhecimento Esses são Pontos importantes paraa Nossa qualidade de vida com a pandemia vigorou o Home Office e muitas relações se mantiveram graças à Internet mas por outro lado muita gente se acomodou nesse contato virtual
e e e uma uma mensagem que eu queria também queria passar sobre a questão da conectividade social isso é um dos estímulos mais ricos pro nosso cé quando você tá no Home Office né E você tá você tem que entender que você perde essa questão da conexão social que o ambiente de trabalho proporciona aquele momento do cafezinho em que você vai rir da da da piada que o seu colega de trabalho te conta não o quanto Aquilo é enriquecedor pro cérebro Então você precisa compensar com outros tipos de conexão social no seu momento de lazer
ou naquele momento que você desliga do trabalho Senão você tem um ao isolamento social e e pro nosso cérebro o cérebro ele sempre quer ppar energia né Então vamos pensar quem nunca se viu no sábado né escolhendo entre poxa será que eu vou encontrar aqueles meus amigos naquele restaurante que eles me chamaram tal tenho que botar roupa ir lá pegar um Uber tal vai ser legal mas quanto esforço ou eu vou ficar assistindo Netflix aqui maratonando a minha série preferida é muito mais gostoso existir o Netflix é passivo menos esforço o cérebro vai querer sempre
o nosso corpo vai querer sempre poupar energia mas a gente sabe que quando a gente tá naquele ato naquele restaurante rindo conversando com os nossos amigos a sensação de prazer posterior ela é inigualável não tem Netflix que Bat entendeu só que demanda esforço Então a gente tem que sempre colocar e e entender que essas decisões têm seus custos né o se isolar é fácil é cômodo mas tem um custo pro nosso cérebro muito alto então isso é um ponto importante pra gente refletir né perante Essa sociedade que a gente vive que é uma sociedade de
aut desempenho de hiperconexão né E que vai na contramão dessa conectividade social real física Olho no olho né e e para onde nós iremos essa é uma pergunta um tanto quanto complexa né quem já leu sobre o transhumanismo sabe que essa um é um aspecto que é uma grande interroga ação o que que é o transhumanismo transumanismo fala que em breve existirá uma uma perda da distinção do que que é o ser humo e o que que é a tecnologia A gente vai começar a se fundir cada vez mais a tecnologia isso já tá muito
próximo de acontecer quando a gente pensa os Smart was os relógios inteligentes que eles fazem parte do nosso corpo eles se a gente tem uma parada C cardiorrespiratória Eles avisam sistemas de emergência né Logo mais a gente não vai fazer mais transplantes de órgãos né de de de de falecidos mas a gente vai usar tecido criado em laboratório né Eh tecidos biológicos criados então cabe a gente tentar criar vias para trazer um pouco mais de humanização a nossa sociedade Porque alguns caminhos a gente não vai conseguir controlar novos GS vão aparecer né a gente vai
ter talvez essa fusão com a máquina mas a gente não pode perder essa humanidade né Essa questão relacionada à conectividade social o quanto que é importante essa relação física e Olho no Olho segundo Edward Wilson socii de Harvard o problema fundamental da humanidade é que temos emoções paleolíticas instituições medievais e tecnologia acelerada semelhante a Deus estes três elementos operam em diferentes velocidades do relógio nossos antigos cérebros paleolíticos e instintos evolucionários evoluem de forma muito vagarosa nossas instituições medievais são atualizadas lentamente a depender do cronograma de eleições e de quanto tempo leva para legislar Então você
tem a tecnologia criando novos problemas na sociedade mais rapidamente do que o restante é capaz de acompanhar inscreva-se no canal do Café Filosófico FL no YouTube e siga nossas redes sociais para mais reflexões os dados têm mostrados que a gente tem se perdido com sociedade se a gente pensa que os jovens estão cada vez mais cometendo suicídio né que os índices depressão estão à altura na altura que a quantidade de pacientes que procura o nosso consultório tá cada vez maior a gente tem que se questionar como sociedade né e questionar se a tecnologia não tem
um papel deletério nesse processo acho que esse é um um ponto questão muito [Música] relevante