A segunda Coríntios, capítulo 4. Vamos ler as Escrituras Sagradas, os versos 3 e 4: "Se, porém, o nosso evangelho está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto. Nos quais, o Deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
" Hoje, a partir desse texto, quero dizer a você que veio aqui nos assistir pela internet, ou que está nos vendo depois pelo YouTube. Você tem decisões a fazer hoje, escolhas. E quando você tem escolhas, decisões a fazer, o destino está presente.
Agora, entenda: não fazer uma escolha já é uma escolha, não decidir é uma decisão. Não é necessário escolher as boas coisas para ter uma colheita futura, onde você vai desfrutar dos resultados dessas escolhas. O que você está semeando agora, hoje, inevitavelmente vai ser colhido no futuro.
O futuro não engana; ele sempre vai mostrar as suas sementes. Se em cinco anos, em dez anos, se daqui a seis meses, o que você está semeando agora vai aparecer: o bem ou o mal, a obediência ou a rebeldia, o perdão ou a dureza de coração, a liberalidade de um coração grato e generoso, ou o coração fechado e resistente. E nós estamos semeando todos os dias.
Não podemos reclamar da colheita que estamos tendo, senão das sementes que plantamos. Esse é o que Jeremias disse: se alguém reclama de alguma coisa, reclame de cada um dos seus próprios pecados, das suas escolhas ruins e pesadas, desesperadas, ansiosas. A primeira coisa, a primeira escolha, a primeira decisão que nós temos que tomar aqui hoje é lidar com a nossa ignorância.
Ignorância cheira mal. O Deus deste século cegou o entendimento das pessoas, cegas de entendimento, pessoas sem percepção da realidade. Por vezes, andamos perdidos, sem nenhuma direção, diante das encruzilhadas que a vida nos oferece.
E as decisões a serem tomadas. . .
O que fazer nesses momentos quando você não sabe para onde ir? Se você precisa, então, de um retiro. Quando você tem uma escolha importante e não sabe escolher, você precisa de um mergulho, de uma imersão; você precisa calar todas as vozes, entrar no seu quarto e, em secreto, falar com seu Pai celestial.
Antes de me casar, fiz um jejum de sete dias, só na água. Foi meu primeiro jejum para saber acerca do meu casamento. Você não deve tomar uma decisão importante na sua vida sem se dedicar à oração e ao jejum, porque existem duas forças gravitacionais: a Terra, que está ali, puxando você para baixo; e o Céu, que também te chama.
Quantos já foram chamados pelo céu? Aquela busca, aquela vontade de um encontro, aquela vontade de uma experiência divina, aquela vontade de mergulhar em Deus. Estou preocupado com o número de pessoas que.
. . e o salmista diz: "Em meu coração ocorre: Buscai, pois, a minha presença; buscarei, pois, a tua presença, Senhor.
" Ninguém pode se aproximar de Deus se Deus não chamar. E, às vezes, Deus está nos chamando para um jejum mais prolongado, ainda nesse mês de agosto. E, às vezes, Ele só está nos chamando para uma vigília de oração, sozinho, lá na sua casa, andando para não dormir.
Sabe quando você precisa tomar uma decisão e não sabe o que fazer? É preciso guardar um tempo para jejuar. Jejum é quando você deixa as coisas da Terra para se conectar com as coisas do Alto.
E, daí, você cala todas as vozes, se sensibiliza, abre os seus ouvidos espirituais, derrete a cera e percebe a visão de Deus na sua vida. Seu coração amolece e você está pronto para ser conduzido. As cascas, a dureza, estão sendo quebradas, e você se torna quebrantado.
O jejum não muda Deus; ele muda você. Você se prepara como um terreno fértil para as sementes que Deus quer plantar. Mas a grande tragédia da vida de um líder é a perda do foco.
Ah, e quando eu digo "desfocar", eu digo que tudo fica turvo. Se eu pegar o seu óculos, não consigo enxergar; eu não consigo perceber o mundo, pois suas lentes não servem para mim. Então, pensa: clareza.
. . Fica tudo embaçado.
A falta de direção advém da nossa ignorância. Ignorância, ignorância cheira mal. Eu tenho medo de pessoas ignorantes.
Elas são estúpidas e fazem coisas terríveis; elas matam em nome da fé. Seu maior inimigo não é o diabo; é a ignorância. E aí Deus diz: "Meu povo perece porque lhe falta entendimento.
" Se lhe falta conhecimento, a chave para a liberdade é o conhecimento. A palavra hebraica para ignorância é a palavra escuridão, e o ignorante está em meio a trevas. Satanás governa pela ignorância e lhe oprime; ele rouba, ele mata, ele destrói pela ignorância.
Ignorância significa não conhecer, não considerar, não perceber. Eu tenho medo de pessoas que sabem tudo, quando, de fato, não sabem do que estão falando. Paulo falou sobre oradores frívolos.
O que significa "tagarelas"? Ele está dando aulas em um tom professoral, ensinando. Mas você sabe que nada está conjugado, não se conecta; de fato, não tem nada a ver com o que está sendo dito.
A palavra hebraica para luz está ligada ao conhecimento. Você tem luz quando sabe, quando tem ciência, quando tem informação. Jesus é a luz do mundo e o verbo se fez carne, porque a verdade tem que se encarnar em nós.
A verdade de Deus tem que fazer parte do nosso DNA. Somente a verdade que você conhecer é a verdade que vai libertar você. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
" Mas, enquanto. . .
Não souber acerca da Verdade. Eu continuo sendo preso pelos meus medos e pelo sofisma, pelo meu sistema de crenças, tão afetado por pensamentos tão distantes da realidade de Deus. Os meus pensamentos não são os seus pensamentos, diz o Senhor.
Assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus pensamentos mais altos do que os seus. Agora, a Verdade se encarnou e a mentira, por vezes, está se encarnando na vida de pessoas. E, quando eu vejo a pessoa possessa de mentira, eu vejo um prédio que está prestes a ruir; tem prazo de validade.
Deus criou o mundo com a solidez da verdade, o que permanece durante épocas, gerações e séculos é aquilo que está sobre o Monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. O que você está vendo: a mentira. Toda essa engenharia social, toda essa revolução sexual, tudo isso tem prazo de validade.
Esses homens, ó! Esses homens gelatina, essas pessoas com esses temas tentando controlar e manipular a humanidade, eles têm um prazo de validade. Nós estamos em uma curva; essa curva não tem muito tempo ainda para durar nas mãos desses malfeitores.
Toda obra das trevas será exposta. Deus vai derrubar tudo aquilo que não está danificado nele. Prepare-se, e o mal se destrói; o mal se autodestrói.
As bestas se comem. Essas alianças feitas nas escuridões das trevas são alianças onde eles começam a se trair, porque não existe confiança. A base está contaminada; o prédio vai sucumbir.
Então, existe no conhecimento. Invista em você mesmo. E eu ia fazer uma crítica aqui, porque é tanta plástica, tanta textura, tanta imagem.
Hoje, nós precisamos de essência, nós precisamos de solidez, nós precisamos da verdade de Deus. Nós precisamos da Bíblia Sagrada. E encha-se desse livro.
Esse livro diz: “A própria palavra: passarão os céus e a terra, mas a verdade de Deus jamais passará. ” Então, se você tem que fazer alguma coisa, compre uma nova Bíblia até o final do ano. A em qual prevenção dos Salmos que nós lançamos agora pela festa e vamos lançar perto do final do ano, querendo Deus.
Quem sabe você precisa aprender? Se você tem que ser um aprendiz contínuo, você não pode parar. Se você é um médico e não se atualiza, você é um dinossauro.
E, se você é um advogado e não se atualiza, ou seja, se sua frente é a de um pastor e não estuda, você vai pegar as minhas mensagens e não vai ter nada fresco, nada novo para entregar às pessoas. E nós precisamos de atualização, porque você pode ser um PhD desatualizado, G1, e o serviço social da era jurássica. Bom, e o que nós precisamos, de fato e de verdade, é aprender sempre.
Então, você tem que continuar lendo, você tem que continuar estudando. A propósito, me leve para sua casa, leia meus livros. Mário Quintana disse: “O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.
” E quantos livros você já leu até esse ano? Até agora, em agosto? Se você não pode ser um líder com grande expressão, se você não lê, se você não aprende, você só fica no TikTok ou em umas séries de streaming, se você está sendo discipulado pela Disney e está sendo discipulado pelo Netflix, pela Amazon Prime, e quando você deveria estar discipulando as pessoas, é então que haja luz.
Fica comigo a luz. Decida lidar com a sua ignorância. Eu estava com os amigos agora em São Paulo, no evento de pastores; algumas das maiores igrejas do Brasil, e estava falando lá sobre assuntos.
Eu falei sobre esse assunto. Eu não sei falar sobre algum assunto que não me interessa, e eles eram doutores daqueles temas; eu não estava interessado em aprender. Hoje aqui não tem serventia prática para mim.
Eu sou muito funcional, eu sou muito objetivo, sou pragmático. Se algo não serve, não é funcional, então jogue fora. E eu não discuto teologia com os cabeções que se acham: “Ah, eu queria discutir com você aquele assunto.
” Eu não tenho tempo para discutir com você. Jesus não discutiu teologia com os gregos, nem tampouco Paulo, como se fosse um throw lá em Atenas. Ele falou: “Eu sou atrás de discípulos e não desse tipo de gente que quer mostrar que sabe, que tem poder e que tem conhecimento.
” Paulo disse: “O saber ensoberbece, o amor edifica. ” Eu não estou atrás de pessoas que têm uma cabeça do tamanho de um jerimum. Eu estou atrás de gente que tem um coração dilatado, enorme, expandido, gente que tem paixão, gente que ama a Deus.
E, quando você encontra esse tipo de gente, aí você foi uma série de assuntos com eles, porque vocês estão conectados com uma fome de Deus. A segunda decisão que você tem que tomar é colocar graça nos seus relacionamentos, porque tem muitas pessoas implacáveis. E também é dito que quem odeia está em trevas.
O Deus deste século cegou o entendimento de quem está com ódio no coração. Pessoas que odeiam estão na escuridão. Quando você começa a desejar o mal de alguém, você começa a colocar tropeços no seu caminho, e você vai cair no buraco que você acabou de criar.
E você vai tropeçar nas pedras que você colocou. O odiar as pessoas faz muito mal para o seu coração, e é preciso colocar graça. Isso eu chamo de reforço da graça.
Quando você dá a alguém além do que ela fez por merecer, Deus faz isso comigo todos os dias, sabe? Ele me tem tratado com sua bondade, e eu tenho que transmitir essa bondade que ele me deu para os outros. E eu tenho que ser mais compassivo.
Deus me deu amigos, me deu uma igreja, me deu uma família, e eu estou tentando me tornar digno. Daquilo que eu tenho recebido, é mais o que pode invalidar a graça de Deus na sua vida. Para viver a graça de Deus, você tem que cortar as raízes de amargura da sua alma.
Diz o texto: “Tendo cuidado que ninguém nos prive da graça de Deus. ” E olha só: que ninguém se prive! Você, com suas próprias mãos, pode ficar fora do ambiente da graça, que é a desgraça.
E como você se priva da graça de Deus? De maneira nenhuma, que tenha nenhuma raiz de amargura brotando, vos perturbe; e por ela muitos se contaminem. Com o conteúdo das suas conversas e com quem você está trocando ideias, a paráfrase de JB Phillips diz: “Tome cuidado para que nenhum de vocês desista de responder à graça de Deus, pois, caso contrário, poderá brotar nessa pessoa um espírito amargo, capaz de envenenar a vida de muitas pessoas.
” Outra tradução diz que nenhum de nós seja impedido de não receber o favor, os benefícios de Deus, por causa da raiz de amargura, que prejudica outras pessoas. Amargura é um cárcere espiritual. As amarguras da alma se transformam em lixos.
Você vê uma pessoa mal-humorada? Você está vendo a pessoa cheia de muito lixo. E, às vezes, o Wesley ou não passou e tirou a bagagem, que está cheia de coisas podres, coisas velhas, lembranças do passado.
Essas coisas são, por vezes, sutis. A Amnom ficou amargurado com seu pai e ele tinha coisas guardadas contra seu líder. E Davi, seu pai, não viu os indicadores, os sinalizadores, as evidências de que aquele menino estava para ser perdido nas águas da amargura.
Eu vi, recentemente, pessoas se perdendo, morrendo sem igual, afundadas nas águas da amargura. E tem que ver essas pessoas morrendo, mas elas estão envenenadas; elas estão sangrando a paz, estão odiando outras. Elas não querem perdoar.
Elas não querem dar um passo para trás, se humilhar, porque o orgulho delas custa seus relacionamentos. Pessoas com orgulho primeiro destroem seus relacionamentos, depois destroem a si mesmas. E elas estão destruindo a si mesmas, criando um buraco negro de destruição à sua volta.
Davi tem uma filha, ele a chama de Tamar. E um outro irmão, filho de outra mãe, abusou sexualmente dela. Aquilo ficou engasgado e já que Amnom esperou o momento em que ele iria matar o próprio irmão, ele esperava que o pai fizesse algo.
Paulo, pai, não fez. Então, ele tem uma filha, Amnom e a chama também de Camargo. Ele está dizendo ao Rei, na fila de Davi: “Alguém pode até tocar, mas vem tocar na minha.
” E daí ele mata o irmão, foge, se esconde e volta. Ficou dois anos sem ver a face do Rei. Vai até o pai, prepara um golpe de estado.
O final da história, você sabe: ele morre com os cabelos enredados, que ele tinha uma grande cabeleira, e andava com cinquenta homens à sua frente, cheio de cavalos, porque para esconder a dor da rejeição, do sofrimento interno, de valor próprio, ele se projetava. Ele fazia propaganda de si mesmo. E cada vez que você falha em perdoar, você vai se revelar a amargura.
É uma espécie de rixa, é um sentimento contencioso. Ela é suicida em relação a si mesma e homicida em relação às pessoas que são algumas dela. O amargurado dedica muito tempo e energia à vingança.
É a chamada “Viagem da Amargura”, um filme da desforra, dos desagravos, o acerto de contas. Amargura destrutiva, suicida, homicida. O agravo sofrido se torna o agravo contra o ofensor.
E quem tem um espírito amargo arruma diferentes maneiras de se vingar na primeira oportunidade. E essa gente enrustida com ódio, incubada, esperando a hora de dispor da vingança, da vingança guardada. Diz a Bíblia que havia um conselheiro de Davi chamado Aitofel.
Dizem que ele era o tipo bestseller. E quando Davi ficou fraco, Absalão lhe deu o golpe de estado. Ele mostrou a sua cara; ele esperava a oportunidade.
Ele estava doente de amargura, de rancores, remoendo ofensas. E quando ele viu que Absalão iria perder a guerra contra seu pai, ele foi lá e se matou. A Bíblia diz: “Não se ponha o sol sobre a vossa ira.
” A regra geral é que não podemos dormir com mágoas no coração. E se você faz isso com sua esposa, você vai dormir com o inimigo. O diabo vai visitar vocês e você vai ter sonhos terríveis, e depois vai dizer que foi uma revelação.
Ah, não! Você abriu uma porta com ingerência, uma inclusão espiritual na sua vida. Amargura abre portas, e é por isso que pessoas perdem o discernimento.
Elas acham que estão recebendo informações espirituais de Deus, mas estão recebendo do lado da concorrência, que é amargo, ressentido. O Querubim desempregado e o fruto da amargura é uma pseudo superioridade; trata-se de uma fortaleza de inferioridade. Amnom se projetava com cinquenta cavaleiros porque era uma maneira de chamar a atenção para si.
É uma postura compensativa; o fundador do orgulho ferido exige uma atitude arrogante. Todas as vezes que você vê uma pessoa arrogante, você está vendo uma pessoa com a séria crise de identidade. E se põe como superior, mas no fundo, no fundo, ele se sente muito inferior.
Para se sentir melhor, ele aumenta a Cristo. E mesmo se alguém falar: "O bicho estava falando de você," e falou para te dar um abraço. E aí, o que dizer?
Você é melhor que isso. E observe: os mais agressivos são sempre os mais inseguros. E veja a progressão da amargura: Efésios 4.
“Longe de vós toda amargura. ” E aí vamos ligar amargura para cólera, cólera para ira, ira para gritaria e gritaria para blasfêmia; sejam tiradas dentre vós, bem como toda malícia. Quando a malícia entra no coração, a pessoa começa a perceber.
. . Em julgar o mundo com os olhos, e Satanás, ela tem essa lógica, essa ótica, essa percepção com a falta de inocência e de pureza.
Seu olhar é contaminado pela amargura venenosa e cresce como câncer; ela cresce por si mesma, deita raízes, se expande, sempre agregando justificativas, desculpas, ressentimento, porque ela se veste com a roupagem do direito, da justiça da ofensa sofrida e se justifica dizendo: "Eu tenho razão, eu tenho razão. " É uma frase bem famosa dos infelizes! Só é melhor não ter razão e ser feliz do que ser infeliz tendo razão.
E assim, o amargurado não se sente amargurado, mas sim injustiçado, porque a amargura é contagiosa. Uma raiz de amargura pode contaminar todos os vínculos à nossa volta. Nós vemos isso: onde há amargurado, sutilmente você será contaminada.
Se você conhece uma pessoa com amargura, por aquilo que ela fala, a ferida se manifesta pela maledicência. Daí, pessoas sem misericórdia passam a ferir com a língua. O veneno da amargura é disseminado pela língua, onde a morte se move nas palavras.
E diz o texto: “Os quais afiam a língua como espada e armaram por suas flechas palavras amargas. ” E é uma arma! A minha pergunta é: com as lentes de quem você está vendo outras pessoas?
E tem pessoas que desejam me fazer ver você pelos olhos delas. É só que eu não sou massa de manobra. E como motivação de quem critica, Caim mata seu irmão Abel, porque a inveja é a amargura que se sofre por causa da felicidade do outro.
Ressentimentos causam isolamento social e quebram os relacionamentos. Diz Provérbios que o irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade fortificada. E hoje é dia de você lidar com a ignorância.
Ah, e hoje é dia de desentulhar sua alma. O céu está passando e dizendo: “Você já pegou o avião? ” Pessoal, diz assim: “Pegue o cinto!
” Dize que tem aí no seu e nós vamos passar hoje. Estão passando os anjos aqui, dizendo: “Vamos lá, ponha uns, os restantes, as coisas, os lixos. Quantos?
Quantos? ” Que é jogar o lixo fora! Alguns que a gente vai pegar assim: “Eu tenho razão!
” Vezes dessa frase: “Eu tenho razão! ” E há um grande poder de cura na competição, porque tudo que se manifesta é luz. É preciso ter o coração limpo.
Ao fim de cada dia, ver melhor a face de Deus, porque bem-aventurados os de coração limpo, porque eles verão a Deus. Então, adicione graça ao meu nome, sua irmã. Coloque graça no seu casamento, e não dá para ser feliz sem graça, não, irmão.
E não dá para ser feliz sem vida. As mulheres não dão, e se você não rir da sua esposa, ela vai te enlouquecer. E coloque graça no relacionamento com as pessoas.
Vamos lá, relaxa um pouco! Você está se auto-destruindo. As pessoas rígidas, implacáveis, duras, são facilmente quebradas.
Você precisa de elasticidade! Um pouquinho mais de elasticidade! Olá, pessoas!
E perfeccionistas, o que exigem é um padrão elevadíssimo. São pessoas que quebram muito as outras. Não estou dizendo para você baixar o padrão, que tem que ser o padrão mínimo.
Eu estou dizendo para você relaxar e respirar fundo. Aí, melhorou! Vamos lá, de novo.
Você que não respondeu, você não recebeu? Ou não? Vamos lá, estou fazendo um favor para você.
Se ajuda aí! Bom, então antes de responder, às vezes você tem que. .
. e o que você disse? A terceira coisa: eu tenho bastante tempo aqui essa noite.
O que você tem que decidir é que, apesar de você perdoar, decida perdoar! Você tem que decidir ao mesmo tempo não sofrer contaminação espiritual. E a Bíblia diz: “Provai os espíritos se procedem ou não de Deus.
" E nós temos que prestar atenção aos motivos, às razões das pessoas. Este não é uma opção, uma sugestão; é um mandamento: “Provar os espíritos” é uma ordem. Bom, então, Jesus não deu uma resposta pronta para ninguém.
Às vezes, as pessoas querem uma receita; elas querem uma equação matemática: “Faz isso, isso, isso. ” Mas Jesus nunca deu uma resposta igual para nenhuma das pessoas que ele encontrou. A resposta de Jesus sempre foi diferente.
O jovem rico, ele mandou vender tudo; não disse mais isso para ninguém. A cada pessoa que Jesus encontrou, ele trabalhou de maneira customizada. Ele sentiu o espírito.
O jovem rico, diz: “Bom Mestre! ” Jesus não era bom. Obviamente que sim!
Ele já dá uma sapatada no sujeito: “Por que me chama de bom? Somente Deus é bom. ” E imagina o impacto!
Aquele sujeito chegou vestido na Terra com Armani, com carro conversível, um porche, não perdeu os peixes. Aqui não tem porte porque não teve infância ou teve infância? Verdão!
Verdão! Teve infância! Quem tá quieto, fica quieto.
Nada contra os posteiros. Tem muitas pulseiras, muito resolvidos na alma. Quem é Jesus dá uma sapatada no sujeito por quê?
Porque ele chegou chegando! Mas Jesus está ali, manso e humilde de coração, e chegou um cara: “Bom Mestre, o que devo fazer para dar vida eterna? ” Então ele vai lá e pega para Jesus pelo texto, e lá tem um guardado e começou a citar a Bíblia.
Para quem? Na Bíblia a palavra tá ali encarnada, e ele tá ensinando a palavra. Faz oportunidade de ficar quieto, ficar calado e aprender.
E vai dar aula para Jesus! Fez isso? Hoje está bom!
Você é muito legal, faz o seguinte: tem um defeito na sua alma que você tem, te domina, te controla, te possui. Na verdade, você não é dono das coisas, as coisas são donas de você. Vem de tudo, dá para os pobres e vem comigo!
O que é isso? Parece aqueles curso daquela igreja: "Vende tudo já! " [Aplausos] que ele não tocou.
Não, ele não tocou. Não! Jesus disse: "Olha!
" E depois, alguns respondem à pergunta que ele fez. Isso, né? Ele vai embora, ele responde à pergunta: "Quem tiver deixado pai, mãe, irmãos, posses, casas, bens, receberá nessa vida cem vezes mais e, na vida eterna, esses dias eu postei um vídeo de 10x, depois 10x.
Mas quanto que você é? Melhor pai, 10x melhor pai, melhor irmão, 10x melhor professor, 10x melhor pastor da Eyshila. Uma dúzia de pessoas foi lá reclamar: 'Não deixes que evangelho é esse de 10x?
' E aí, se você não quer olhar, x, vê para mim os deixes que eu fico com 20x. O que Jesus falou: 100x! Na verdade, o evangelho de Jesus é 100x.
É mais do que Daniel, que era dez vezes mais sábio que todos os sábios da Babilônia. A propósito, você veio aqui, tá me assistindo, não quer? Não deixes, eu fico com seu sem nenhum problema.
[Aplausos] E eu até queria que você ficasse com seu, mas como você não quer, por causa da sua religião, essa sua cabeça fechada, cheia de religiosidade e paganismo, achando que ser miserável é uma atitude e espiritualidade, que não é. Não é! Como eu disse, Jesus não falou isso para mais ninguém na Bíblia, só falou para aquele jovem rico, porque era um sujeito possuído pelas posses.
E Deus não quer que você seja possuído pelo que você tem, por isso que Ele pede para você ofertar, dizimar e abençoar as outras pessoas, para provar se o seu coração tá no seu dinheiro ou se você é capaz de ser obediente a Ele. Questão mínimas, e agora você podia ter dado na sala de Palmas? Deu um "não", tem jeito sem curando a carteira de forma?
Não estou segurando meu dinheiro. Sabe, se você não tem, tem que sofrer a comunhão com espíritos demoníacos que estão sobre as pessoas. As pessoas quiserem ser libertas, eu estou aqui para ajudá-las, mas se elas querem conviver comigo sem mudar seu estilo de vida, falando palavrões, sendo desrespeitosas, eu não posso estar à mesa de pessoas assim.
Eu me amo muito o suficiente, me respeito para exigir que as pessoas me respeitem, quando eles estiverem comigo. A comunhão é absorção de valores, princípios, moral de alguém a quem estejamos ligados. Está vindo a Bíblia que a nossa comunhão é com o Pai, com o Filho e o Espírito Santo.
Não tem como, em algum demônios, e é uma transferência de mantos relacionais, porque o espírito de medo é transferível. Se você anda com pessoas, né, drogadas, você está sendo afetado pelo medo dela. E é.
Coragem também é um manto que se transfere. Davi é um sujeito tão corajoso que os soldados dele se tornam as pessoas mais corajosas. Está a transferência de espírito.
E espírito é a motivação, é o motivo pelo qual alguém age. Desde o teu nome, 20, e continuar, os oficiais falaram ao povo, dizendo: "Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá e torne para casa, a fim de que o coração de seus irmãos não se derreta como seu coração.
" E ele vai dizer: "Ei, você vai lutar! " E chega na batalha, gostou? Desmaia.
Quem estava lhe contando com você? Vai ver você correndo, hoje vai falar: "Nossa, dois dos pedidos! " Assim, você não precisa sofrer os relacionamentos que se ressentem da graça de Deus na sua vida.
Quem sabe, a vida é graça, irmão! E não tá, não tá sem demérito, mas estamos aqui pela graça. Você está vivo pela graça.
E nós esperamos pela graça. Nós temos coisas que Deus nos deu, coisas maravilhosas pela graça, e não é algo que eu possa, minha irmã, gloriar. Eu tenho que dizer glória a Deus!
Eu tenho que exaltar, "lhe dizer: 'Do Senhor é a terra e a sua plenitude. O ar que eu respiro foi o Senhor quem me deu. Este sol que faz a erva florescer e a chuva foi o Senhor quem deu.
A semente que o Senhor nos dá e a terra para plantar lá também pertence a Ti. E a força para trabalhar veio de Ti. Nada tenho que dos céus não me seja dado.
'" Então, eu preciso agradecer todos os dias. Meu coração tem que estar feliz por, minimamente, estar vivo e ser bem-sucedido em algumas questões que o Senhor me permitiu. E quando eu sou mais grato, mais coisas eu recebo, porque eu me sinto o melhor.
Deus pode confiar mais em mim. Deus confia em pessoas gratas. A gratidão é o elemento que estabelece se Deus pode confiar em você ou não.
E a propósito, em liderança, eu aprendi: não confie em pessoas ingratas. Elas acham que merecem mais. O silêncio aqui tá.
E há quem queira ter o que você tem sem pagar o preço que você pagou. E aqui, acho que Deus tem sido generoso demais para você. Há um tempo desse eu tive um sonho, eu vi alguém que achava que eu não merecia ter o que tinha e que ele é que deveria ter.
E tem pessoas que, quando te conhecem mais de perto, perguntam: "Por que Deus deu a ele, e não a mim? " E é porque lá em Corinto. .
. Oi, Paulo! Chegou o que as pessoas disseram sobre Paulo.
E esse é o apóstolo Paulo, mas ele fraco, simples e mais, é muito comum. Ele não pode ser o apóstolo Paulo. O que eles esperavam?
Um pavão com perfil de 2 milhões de seguidores no Instagram, fazendo estripulias para aparecer. Ah, mas Jesus veio ao mundo, e João disse: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. " Você não acredita que tem lá dentro o que tem?
É porque não tá mostrando. Vão! Agora, quando precisar mostrar, vai aparecer.
Eu tive a graça de Deus e conheci alguns homens de Deus de perto. Incrível como essas pessoas são simples. Oi, gente!
Que passaria despercebido. E Jesus disse sobre João, o profeta: "O que deixa eu ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
" É o quê? Vieste haver um homem vestido de roupas finas? Fora os que vestem roupas finas, assistem nos palácios reais.
Mas para que essa espera, ver um profeta assim? Eu digo: muito mais do que um profeta. E foi o apóstolo Paulo quem disse: "Mas eu receio que assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente se apartando da simplicidade por essas de vidas a Cristo.
" E eu não me impressiono com glamour, com pirotecnia, com imagem, com textura, com aparência. E o rótulo tem que corresponder ao conteúdo. E aí, quem sabe?
Isaías disse que em Jesus não havia beleza nem formosura para que o desejássemos. No evangelho de João, ele disse: "Eis o Cordeiro de Deus. " Tem gente que pensa que você não merece o que tem.
Gente que acha que Deus está sendo muito bom para você. Que está, de fato, sendo muito bom; melhor do que eu mereço. E vai morrer seco bem na graça de Deus.
Aumenta, se liga: graça sobre graça. A sua mão no ombro—sei, mas fala ao ministro: mais graça na sua vida. Onde está isso?
Hoje está isso: mais graça. Está lá em Tiago, porque ele dá maior graça. Quanto querem?
Maior graça? Eu quero a maior graça! Quando eu pego essa graça, quando eu fico amargurado ou quando eu acho que é só viver… Bom, então eu chamo para mim: Ele dá maior graça.
Porquanto Deus dá graça aos humildes e resiste aos soberbos. Deus dá graça ao humilde, porque o maior mantra é: "Deus vai me dar. " Não, humildade não é aquilo que muitos de nós pensamos que é.
Humildade é bem diferente daquilo que nós acreditamos. Agora, é preciso dar uma resposta. E quando ouviram falar de humor inglês aqui, eu disse que em certa ocasião George Bernard Shaw enviou ao Church dois ingressos para a estreia de uma das suas peças, com a seguinte mensagem: "Tchau, tchau!
Traga um amigo, se você tiver um. " O tio respondeu com uma nota, dizendo que não poderia comparecer naquela noite, mas acrescentou: "Ficarei honrado de comparecer a uma segunda apresentação, se ainda houver uma. " E o Shaw?
"É terrível, terrível! " Conhecido como "o melhor à dor do século 20. " E uma lady da corte já está—deixe-a—procurou e disse: "Se eu fosse sua esposa, eu colocaria veneno no seu chá.
" E eu disse: "A senhora, se eu fosse seu marido, eu tomaria. " [Risos] E aí, é aquele que odeia a seu irmão está em trevas. E talvez, curiosidade de muita gente deve ser essa distração.
Então, você não tem oportunidades porque você pega as oportunidades, que você está tão focado em fazer o mal, e as coisas boas vão passando. Você vai perdê-las por questões secundárias, conversas com outras pessoas. Como você se destrói?
Se paralisa, falando dos outros, as fofocas, pecados, transmissões… tudo isso é perda de tempo. Sabe, naquele domingo da ressurreição e sobre o impacto das notícias ruins, seguindo por Emaús, a Bíblia diz que os olhos deles ficaram impedidos de reconhecer Jesus. É porque eles estavam embriagados pelo morro da derrota.
Eles não conseguiram perceber quem estava do lado deles. É porque a má notícia droga a mente e o coração. Sabe, e é preciso liberar seus sentimentos.
O que é preciso? Tirar o véu da escuridão. O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos.
Quem sabe? Quando você perde a paz e quando seu coração arranha, seu espírito está se conexo. Você precisa parar e entrar no seu quarto em jejum, em oração, por algum tempo.
Olá! Tudo que você poderia fazer esse final do mês é tirar uma semana, 10 dias… um período de busca para Deus, em jejum e oração, do amanhecer ao entardecer, o dia todo! Mesmo, vá três dias direto e isso vai reformular você.
Mas Deus quer um jejum que faça você falar dos assuntos que não te trazem esperança. E às vezes, Deus está aqui requerendo de você que você simplesmente fique ali. E você não precisa trazer sofrimento, angústia que as notícias ruins trazem ao seu coração.
Porque tem gente que parece—como é que é o nome daquele… agora, acerte o Pedro. Aí eu vou agora, sete horas. É só captar!
Como é que é o nome do outro? "Sair da Tarde"? Era o… não tinha aqui agora.
Como é que era? "Cidade Alerta"? Sei lá, esses programas por aí que só traz tragédia, é só notícia ruim.
Então, você precisa mudar o seu foco, porque essas coisas vão afetar você por dentro. E tem muita gente fazendo publicidade do que deu errado e dizendo coisas que não edificam. E eu não quero saber se tem aquele sujeito que diz: "Eu não quero saber quem foi que morreu, só quero chorar.
" Em Josué, capítulo 23, Deus fala assim no verso 7: "Para que não me misturei com essa sensação que ainda é festa entre vós e dos nomes dos seus deuses não façais menção. " Você quer… está dizendo: nem cite o nome do Diabo. E não fique fazendo propaganda, publicidade do mal.
Tem gente que sabe todas as notícias ruins da história. E aí, quem sabe? E por fim, oi!
Eu estou no meu horário também, meu horário pode me passar mais cedo. O que aconteceu? Eu sei que aconteceu.
Se você não tem que sofrer, a falta de autoridade mediante o jejum, a aplicação do jejum, você vai lidar com seus sentimentos. Já sou pressão constante, opressão aqui. .
. ótimo! Fique sem comer alguns dias e você vai administrar bem seus sentimentos.
Ah, e eles vão vir! Aquelas setas, vou chegar em você e você vai absorver assim, tipo o Wolverine. Exame: falei para os pastores aqui que tem um lobo mau e eu vou pegar domingo sobre o lobo.
Gon fogo, é uma mensagem incrível, né? E parece propaganda de marketing digital. Vou mesmo, não perca o lobo!
Bom, meu Deus do céu! Mediante jejum, você lida com seus sentimentos porque a sua natureza inferior será domada pela disciplina e nada é tão poderoso para robustecer sua fé. As pessoas hoje são muito volúveis, voláteis e constantes.
Essas pessoas precisam experimentar o jejum. Estávamos, pastor Marinho, aqui há mais de 30 anos atrás, a gente no monte orando 21 dias, no monte orando de madrugada. Tô fazendo campanha.
Um dia a lua desceu e ela foi assim, claridade, do jeito que tá aqui, parece que tava às três da manhã! Incrível! Bom, e nós aprendemos rapidamente a prática do jejum e isso definitivamente muda o seu status de um cristão mais ou menos para um cristão profundo.
E eu tenho um livro sobre jejum ali, bom, e você pode comprar. Tem outros livros lá sobre jejum, era muito importante para você aprender isso porque o jejum revela o seu homem interior, o seu homem real, o seu verdadeiro ser. Porque você só pode ser você mesmo quando você sai dessa casca, desse invólucro que te envolve.
Deixou eu basear a minha mensagem nas Escrituras: 1 Pedro, capítulo 3, fala sobre o homem escondido do coração. Efésios, capítulo 4, diz que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, o que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e ambos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus em justiça e retidão procedentes da verdade. O que é que, qual os abalando?
Existe alguém dentro de você que tem que aparecer, mas antes você tem que tirar o velho. E quem sabe? Dizer não!
Existe uma natureza exaltada, imagem de Deus, à semelhança de Deus, a expressão, o DNA do seu Pai está aí, o Filho de Deus, feito por Ele. Mas enquanto você não se disciplinar e não tirar as costas do julgamento, da ira, da discórdia, da distensão, da inveja das disputas, e quando você não se lembrar disso tudo, nós nunca vamos conhecer você de verdade. Porque quanto mais você se sente, fica mais você de verdade aparece.
Então é despojar-se do velho homem. Quem é o velho homem? Em Colossenses, capítulo 3, diz: "Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.
" É como se tira uma roupa suja, um trapo de imundícia, uma capa. Por isso, de Paulo: "Não desanimamos. " Pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia.
Bom dia para a pessoa do seu lado aí! Liga para ele! Aí, eu vou mudar tão rápido que você vai ver isso acontecer na frente dos seus olhos.
Se você não é um experimento, você é uma ideia divina, "oi, linda", para esse mundo, para dar certo. É, mas nós queremos conhecer você e não o bizarro, e não o estranho, não o Freddy Krueger, não os monstros que podem aparecer a partir de você se você der vazão às coisas ruins que existem. Você, um esquimó, leva os seus dois cachorros para lutar e todo sábado ele colocava o cachorro preto com o cachorro branco e apostava.
E quando ele apostava no branco, o branco ganhava; quando apostava no preto, o preto ganhava. E isso ele fez durante 10 anos. Quando os cachorros envelheceram e ele não podia, eles não podiam mais brigar.
Lutar. E aí as pessoas perguntam: "Como você sabia quem ganhava? " Ele já passava na semana: "Que eu ia apostar no branco, eu deixava o preto com fome, e na semana que eu ia apostar no preto, eu deixava o branco com fome.
" Então, quem estava mais fraco? Ele aprendeu. E é só alimentar a natureza certa que a natureza certa vai vencer a natureza errada.
E você veio aqui, tomou uma decisão: não dá para viver uma vida medíocre, mais uma vida de cai, levanta; levanta a cabeça, levanta, cai; cai, levanta. Se você não sabe o tanto que você perde ou deixa de chegar, você tira essas substituições, esses erros de trajetória, assim, encontros divinos, encontra os cânticos marcados. Mas você tem que dar o endereço onde as coisas vão acontecer.
Oi, Tainara, de novo! Elias está no Ribeiro de Querite, é para lá que os carros vão. Com a bênção de Deus, está no endereço onde Deus vai mandar, mas você tem que estar no lugar chamado obediência.
E para você obedecer, primeiro você precisa saber a vontade de Deus. E como você vai saber a vontade de Deus se você tem um outro? Tantas emoções destrutivas, mergulhar em tantos sentimentos, você não se comanda, você controla, não tem governo sobre você mesmo.
E eu estou lhe dando uma chave poderosa que eu encontrei na vida: se você se dedicar ao jejum e oração, esse final desse mês, 10 disso que seja, uma semana, você vai sentir a liberdade que você não sentiu a vida inteira. E aí você fala assim: "Agora eu sou dono de mim; agora o corpo me obedece; agora eu estou no comando. " E você nunca vai poder liberar outros se você não libera a si mesmo.
E se você não tiver a sua boca às vezes, sua língua mais rápida que o cérebro! E tem gente na igreja com dom de língua, é incrível essa gente! E três sujeitos no monte orando, pastor Marinho.
E o primeiro começa a confessar os pecados: "Eu sinto tentação pelas irmãs. Eu, na verdade, estou ouvindo pornografia e realmente tô só acabado. " O segundo diz: "Aí, eu roubo, eu pego as coisas, eu minto.
" E o terceiro, calado e os. . .
Outros dois falam assim: "Casos, o pecado. " Aí ele falou: "Seu pecado. " Eles: "Meu pecado é a língua.
Eu estou doido para sair daqui hoje e falar para todo mundo que eu estou vendo, ó! " E a Bíblia diz que a conversa do maldizente é como uma comida fina para o seu intestino. Já viu gente que tem um prazer enorme com fofoca?
Você é doente! Não precisa botar a mão na sua língua. Expulsar quem está aí que não é.
. . Muito pouca gente não é uma legião.
Fique de febre!