qual é a origem das nossas angústias porque nós vivemos tão preocupados estão magoados com as coisas que acontecem no mundo de onde vêm as nossas preocupações e sobretudo o que fazer para que nós sejamos capazes de viver uma vida mais plena uma vida mais livre e menos dolorosa essas perguntas são centrais a um sistema de pensamento que floresceu na antiguidade grega e romana e sistema de pensamento ficou conhecido como estou e sismo ou então a escola histórica e se você me acompanhar ao longo do vídeo de hoje você conhecerá as respostas que os históricos encontraram
para essas questões que eu mencionei antes e para muitas outras e certamente eu posso te garantir que ao final do vídeo você passará a olhar para o mundo de uma maneira um pouco diferente quem sabe uma maneira um pouquinho menos angustiada ao final do nosso último vídeo onde eu fiz uma introdução ao pensamento filosófico é oferecer a vocês a escolha de qual seria o vídeo de hoje eu havia dado duas possibilidades um vídeo sobre as perspectivas filosóficas do amor ou então um vídeo sobre a escola histórica de filosofia nós recebemos mais de 140 votos dentro
dos nossos comentários e o escolhido foi o estoicismo com aproximadamente 70 por cento dos votos então hoje eu vou contar para vocês a história dos históricos e com isso vocês verão na prática tudo aquilo que eu falei quando eu expliquei as dimensões da filosofia em nosso vídeo anterior e por isso mesmo eu aproveito para recomendar a você que assista a esse nosso vídeo anterior chamado aprender a viver uma introdução à filosofia caso você ainda não tenha assistido é claro ele tornará este vídeo de hoje um pouquinho mais claro e compreensível mas vamos começar então com
um pouco de história geral a maioria dos historiadores costumam concordar que a filosofia nasceu na grécia antiga por volta do século 6 antes de cristo ou seja entre os anos 600 e 500 antes de cristo esse período é apelidado a história do pensamento como milagre grego nome dado devido ao fato de que o pensamento filosófico grego parece surgir de repente de forma brusca rompendo com a tradição de pensamento anterior isso nos leva obviamente uma questão por que isso aconteceu existem de fato muitas discussões profundas a respeito desse milagre grego e ele é importante objeto de
estudo dos historiadores da filosofia mas nós podemos responder essa questão de maneira relativamente simples compreendendo o contexto histórico da grécia e do mundo ocidental nessa época vamos a uma primeira questão porque o milagre grego foi brusco porque nós dizemos que ele foi uma ruptura em relação aos sistemas de pensamento anteriores ora a resposta para isso é uma só até esse momento na história da humanidade na história do pensamento ocidental literalmente todos os sistemas de pensamento eram religiosos ou seja a fé é o elemento central da produção de idéias e visões de mundo nós costumamos dar
um outro nome para esse pensamento religioso dos primórdios da história humana nós chamamos esse pensamento de pensamento mitológico e por isso nós falamos da mitologia egípcia da mitologia grega e por aí vai mas nós não podemos esquecer que essas eram religiões são reais vivas e importantes nas sociedades antigas quando hoje o cristianismo importante para a sociedade brasileira por exemplo e o islamismo é importante para os países do oriente médio o pensamento filosófico grego é radicalmente diferente porque ele passa a colocar no palco central da produção de idéias e da produção de visões de mundo um
outro elemento diferente da fé chamado racionalidade ou seja o fato de que em algumas poucas décadas começam a surgir sistemas de pensamento que em vez de basear em si na fé baseiam-se na racionalidade esse fato pode ser considerado uma grande ruptura afinal é um surgimento brusco de uma nova forma de pensar nas palavras do filósofo francês luc ferry em todas as civilizações que nós conhecer sem contar a antiguidade grega e antes dela as religiões ocupavam o lugar central da filosofia ela detinha o monopólio das respostas para a pergunta da salvação dos discursos destinados a acalmar
as angústias provenientes do sentimento de mortalidade a prova é a enorme diversidade dos cultos dos quais de certa forma nós conservamos os traços foi na proteção dos deuses e não na existência da própria razão que por muito tempo os homens sem dúvida buscaram a salvação nós mergulhamos profundamente nessa questão do sentimento de mortalidade e da busca pela salvação em nosso último vídeo e eu retornarei brevemente essas discussões daqui a pouco mas por agora é importante você perceber que a criação de sistemas de pensamento racionais era uma grande ruptura em relação ao pensamento que veio antes
um pensamento predominantemente religioso anteriormente ou se você preferir o termo um pensamento predominantemente mitológico a segunda pergunta que vem de tudo isso é a seguinte por que esse milagre porque esse aparecimento repentino de sistemas de pensamento racionais surge justamente na grécia porque ele não surgiu em outro lugar ea resposta de certa forma eu já dei no vídeo anterior como nós vimos foi nesse período que os gregos inventaram um jeito novo de governar uma estrutura social completamente inovadora chamada democracia ea democracia grega era exercida através de grandes reuniões entre os cidadãos de grandes assembleias onde os
cidadãos debatiam sobre os temas de maior interesse social onde eles tomavam decisões que hoje no brasil por exemplo são tomadas pelos nossos três poderes veja então que é fácil perceber como essa estrutura social favorece o pensamento racional os cidadãos debatiam livremente sobre os temas de interesse social e essa era a forma de governar em atenas na antiguidade grega isso significa que o debate público que a discussão de ideias e de visões de mundo diferentes se tornou parte integral da vida ateniense e se existe algo que engrandece o pensamento se existe algo que nos faz confrontar
crenças duvidar das coisas e portanto se existe algo que estimula o pensamento racional crítico sem sombra de dúvida isso é o debate a discussão a troca de idéias e o confronto de discursos e visões de mundo entre pessoas diferentes para pensar é graças à dúvida as discussões aos debates e aos embates entre diferentes perspectivas é graças aos cientistas descordando o tempo inteiro é graças a tudo isso que a ciência avança e nós podemos dizer hoje com alguma segurança que certas coisas são verdadeiras ainda que provisoriamente enquanto outras são falsas é por isso que você nunca
deve fugir de idéias contrárias às suas crenças anteriores é por isso que você não deve rejeitar visões de mundo diferentes das suas porque é justamente colocando as suas ideias em confronto com outras ideias e obviamente eu estou usando a palavra confronto aqui em uma esfera exclusivamente intelectual e não na esfera da violência física mas é justamente nesse confronto de idéias que o nosso pensamento enriquece o nosso pensamento se torna mais crítico mais racional e menos falacioso e aí você já é capaz de ver o problema dos algoritmos do facebook e do youtube por exemplo você
deve saber que os algoritmos dessas redes sociais tentaram sempre identificar quais são os seus interesses ou seja eles tentaram verificar qual tipo de conteúdo te agrada e qual tipo de conteúdo que desagrada e aí compreendendo isso o algoritmo fará com que você só veja na sua linha do tempo ou nos vídeos recomendados por exemplo que você só veja coisas que são aderentes aos seus gostos e por isso mesmo nós corremos o risco de só interagir com conteúdos que estão alinhados com as nossas crenças e gostos e de simplesmente não ter contato com visões de mundo
diferentes das nossas isso cria obviamente uma grande bolha de pensamento que bloqueie a criatividade o desenvolvimento do raciocínio crítico eu voltarei a falar sobre esse tema no futuro mas eu acredito que a democracia grega tem muito a nos ensinar inclusive sobre a troca de informações nos dias de hoje pois bem voltando antiguidade grega a livre troca de idéias entre os cidadãos gregos é o berço de um melhoramento de um aprimoramento crítico das idéias desses cidadãos e nós devemos lembrar é claro que nem todo mundo era cidadão em atenas nesta época muito pelo contrário apenas cerca
de 10% da população era cidadã isso significa que esse livre debate que esse estímulo ao pensamento crítico pertencia apenas a uma certa elite da época mas ainda assim isso foi o suficiente para causar uma verdadeira explosão de sistemas de pensamento racionais e não é à toa que por volta do século 4 antes de cristo já havia numerosas escolas filosóficas em apenas uma dessas escolas foi fundada por um cara chamado z não disse tio que nasceu no ano 344 e morreu por volta de 262 antes de cristo ele ministrava suas famosas aulas embaixo das arquibancadas cobertas
por pinturas em atenas essas arcadas eram como varandas de entrada cobertas ou seja eram pórticos em inglês a tradução é coord veja que pórtico em grego é designado pela palavra estou a e foi assim que a palavra e citou em sismos foi criada as aulas dos e não eram gratuitas e abertas ao público e com isso você percebe exatamente o que eu falei anteriormente o evidente estímulo ao livre debate livre pensamento que existia na grécia antiga imagine que hoje você pudesse ir a algum lugar como uma praça por exemplo e assistir a aulas com os
grandes pensadores da atualidade isso de certa forma era possível na grécia antiga e não tinha exatamente esse intuito e exatamente por isso suas idéias ficaram muito famosas do pensamento histórico progrediu através de seus discípulos o primeiro discípulo dizer não foi clareando de aços um sujeito de origem humilde trabalhador que ganhava seu sustento em trabalhos braçais e às custas do próprio suor ele nasceu por volta de 331 morreu em 230 antes de cristo veja só esse cara viveu 100 anos numa época onde não existia privada nem papel higiênico cliente biótico os gregos têm muito a nos
ensinar inclusive sobre o que é viver uma vida saudável eu certamente abordar esse tema em um vídeo futuro depois de cleanto nós tivemos crise por de soles que viveu entre 280 e 208 antes de cristo acredita se que ele foi um grande sistematizador das idéias históricas permitindo que as idéias do estoicismo fossem apreendidas e adotadas pelos discípulos futuros então resumidamente esses três caras zenão cleanto e crise são os grandes nomes do chamado estoicismo antigo e as obras desse primeiro período do estoicismo infelizmente em sua maioria não chegaram até nós depois desse primeiro período o e
sismo teve uma segunda vida na grécia por volta do século 2 antes de cristo e depois uma terceira via em roma nos primeiros séculos depois de cristo e pra nossa sorte as obras desse período mais tardio do e sismo chegaram até nós e são muito bem conhecidas os quatro principais filósofos do estoicismo tardío foram em ordem cronológica primeiramente seneca que nasceu no ano 4 antes de cristo e faleceu no ano 64 depois de cristo sêneca foi preceptor ou seja ele foi o educador e também ministro do imperador romano nero aquele cara que segundo os registros
históricos da época era um tirano muito cruel e que ordenou o assassinato da própria mãe por exemplo sendo que aliás foi condenada tirar a própria vida porque ele foi acusado de conspirar contra a vida de nero apesar de que há indícios de que ele era inocente tudo indica que nero não era um cara muito bom da cabeça enfim um dia eu gravar um vídeo sobre a vida ea filosofia específica de sêneca porque é uma história muito interessante mas nesse momento de agora eu gostaria que você soubesse apenas que ele foi importante filósofo estóico depois de
seneca um outro importante nome do e sismo foi musoni os russos que nasceu no ano 25 depois de cristo morrendo no ano 80 ele era um professor que inclusive foi perseguido pelo próprio mello em terceiro lugar talvez o mais tá do filósofo e estóico tenha sido um escravo liberto nascido na grécia mas que viveu parte da sua vida em roma nascido no ano 50 morrendo no ano 130 depois de cristo o nome dele era epíteto eu já falei dele em duas outras ocasiões aqui no canal primeiramente em nosso vídeo chamado controle escolhas e também em
nosso último vídeo de introdução à filosofia os ensinamentos de epítetos são na verdade transcrições feitas por seus alunos especialmente o seu discípulo a ryan e dois livros do epíteto são particularmente importantes um deles se chama manual conhecido também como o manual do epíteto e outro se chama discursos e finalmente o último grande pensador histórico foi o imperador marco aurélio que nasceu no ano 121 depois de cristo e morreu no ano 180 marco aurélio foi considerado um grande líder e um dos melhores imperadores que governaram roma então esse é o contexto histórico do estoicismo com seus
principais personagens agora vamos lembrar que como eu disse no vídeo passado a filosofia é um modo de vida uma maneira de viver que buscam salvar das angústias primordiais as angústias derivadas de tudo aquilo que é incontrolável e irreversível nós temos um nome a essas coisas incontroláveis e reversíveis morte a morte aqui portanto não é apenas o fim da vida apesar é claro de o fim da vida ser incontrolável e reversível mas a morte aqui é tudo aquilo que é incontrolável e irreversível e isso vai incluir especialmente o passado que já foi não retornará e por
isso está morto e um futuro que ainda não existe e quando vir a existir provavelmente não será como nós imaginamos ou gostaríamos que fosse e por isso também é morto por definição é esse medo da morte essa angústia por haver coisas que estão fora do nosso controle muitas coisas que nós não controlamos e que são irreversíveis é disso que a filosofia buscará nos salvar e como nós vimos em nosso vídeo anterior o caminho para essa salvação na filosofia é um o uso da racionalidade o bom uso das nossas faculdades intelectivas a filosofia então é um
modo de vida uma maneira de viver racionalmente para que nós nos salvemos das angústias e dos menus primordiais derivados de tudo aquilo que é irreversível incontrolável todo o sistema filosófico pode ser dividido em três grandes dimensões e com estoicismo não é diferente a primeira dimensão da filosofia é a teoria palavra que vem do grego e significa contemplar o divino nós devemos lembrar que divino aqui não é algo metafísico espiritual religioso divino não é o deus transcendental ao qual nós estamos acostumados em nossa cultura divino na verdade é o universo a complexidade maravilhosa do mundo a
complexidade maravilhosa nesse palco onde nós vivemos contemplar o divino teoria significa investigar e compreender racionalmente esse palco significa refletir racionalmente para compreender o mundo eo universo que nos rodeiam afinal é impossível para um filósofo imaginar a salvação das angústias e dos medos primordiais se ele não souber racionalmente como funciona o mundo onde ele vive o e sismo foi muito influenciado pelo pensamento de aristóteles que viveu entre o ano 384 e 322 antes de cristo e para aristóteles o universo era como um grande organismo vivo onde tudo que existe tem uma finalidade mais ou menos como
um grande relógio onde cada uma das partes tem uma finalidade para o seu funcionamento geral ou então como o funcionamento de um corpo onde cada órgão cada célula e cada molécula tem uma finalidade para que o corpo se mantenha funcionando vivo e saudável é claro que aristóteles não concluir tudo isso da noite pro dia ele concluir isso a partir de algumas das mais complexas e fantásticas reflexões da história do pensamento racional humana mas a sua conclusão enfim é que o universo é ordenado e perfeito que tudo que existe tem uma finalidade nessa grande ordem em
vez de usar a palavra o universo ele usa a palavra cosmos e essa perspectiva a grande ordem cósmica do cosmos perfeito e ordenado é uma perspectiva adotada também pela filosofia histórica veja então que para os estóicos o cosmos é divino pois ele espreme uma ordem perfeita e maravilhosa de tudo que existe e ainda que haja imperfeições como as tragédias e as catástrofes por exemplo elas são sempre transitórias e no fim das contas muitas vezes nós achamos que alguém perfeito porque nós não estamos olhando para o todo porque nós estamos olhando para o específico e não
para a ordem geral porque para os estóicos quando você observa a ordem geral o escopo geral de funcionamento do cosmos tudo é ordenado e perfeito tudo obedece a essa grande ordem e é exatamente isso que nos diz marco aurélio em um livro chamado meditações ajuda do leão a espuma que escorre da goela do javali e muitas outras coisas se observarmos detalhadamente sem dúvida estão longe de ser belas e no entanto por que derivam do fato de terem sido engendradas pela natureza são um ornamento e possui encanto se nos apaixonássemos pelos seres do universo se tivéssemos
uma inteligência mais profunda sem dúvida todos eles pareceriam sempre criaturas agradáveis mesmo em velhos e velhas poderemos encontrar uma certa perfeição uma certa beleza como encontramos na graça infantil se nós tivermos os olhos de um sábio essa perspectiva como eu disse é fortemente influenciada por aristóteles e aristóteles nos diz que aqueles que julgam o mundo como mau como feio ou como desordenado essas pessoas sofrem de uma ilusão porque elas estão olhando apenas para o detalhe sem chegar a uma inteligência racional do todo do escopo geral da natureza se nós olharmos para o universo como um
todo para a natureza como um todo nós veríamos por exemplo o movimento maravilhosamente admirável e regular dos planetas e dos astros celestes ou então nós veremos o ciclo de vida e morte que permite que os seres vivos alimentem uns aos outros se nós observaremos tudo isso dizem os históricos perceberíamos a divindade da natureza os estóicos viam no universo uma ordem perfeita uma ordem cósmica e é daí que vem a palavra cosmético que em sua origem é a ciência da beleza dos corpos da compreensão da justiça das proporções e posteriormente a arte da maquiagem que a
arte de ressaltar a perfeição e ocultar as imperfeições veja então que para os estóicos o cosmos é justo e belo a natureza é justa e bela pois ela exprime em sua própria existência uma perfeição ordenada essa é uma perspectiva adotada pela maioria das escolas filosóficas da grécia antiga tendo como notável exceção apenas o epicurismo e é exatamente isso que disse ser uma das principais fontes que nós temos o pensamento dos primeiros históricos em um texto dedicado à natureza dos deuses onde ele zomba dos pensadores que ao contrário dos históricos enxerga um universo como caótico desordenado
que epicuro cachorro e um tanto quanto quiser não deixa de ser verdade que nada é mais perfeito do que o mundo o mundo é um ser animado dotado de consciência e inteligência e razão veja aqui para os estóicos o mundo o universo sua natureza possuem alma ou seja eles são animados e com isso eles querem dizer que o cosmos possui uma razão uma lógica de funcionamento uma racionalidade inerente a ele mesmo os gregos chamavam essa racionalidade inerente ao cosmos de logos é muito importante aqui ressaltar que o conceito de alma dos históricos não é como
o conceito dos cristãos ou dos espíritas atualmente e também não é aliás como o conceito do próprio platão em outras palavras a alma não é uma coisa que existe separada do mundo material separada da natureza e das coisas materiais a alma da natureza que foi mencionada é justamente essa racionalidade e se logos essa lógica racional que existe em todas as coisas que fazem parte da natureza é justamente essa ideia de que todas as coisas da natureza possui uma alma será posteriormente chamada de animismo que vem da palavra latina anima que significa justamente alma essa é
uma cosmologia ou seja uma concepção do cosmos baseada em los o smo ou seja baseada na idéia de que a matéria que em grego é elé é como um animal é como um ser vivo em grego é dom e isso está na raiz também de uma perspectiva de uma doutrina de pensamento chamada panteísmo que vem do grego punk significa tudo e theo que significa deus se você assistiu ao filme avatar você conheceu uma história de cunho fortemente panteísta ou então se você é fã de videogame e estava vivo nos anos 90 você provavelmente jogou um
jogo chamado fai na oferta de 7 onde a história é obviamente panteísta e se nós fôssemos usar uma linguagem mais atual nós poderemos dizer que essa alma da natureza nada mais é do que as leis da física o que os grandes cosmólogos atuais como por exemplo stephen hawking vem tentando fazer é justamente compreender essa racionalidade que existe por trás de tudo é compreender a racionalidade a lógica racional de funcionamento de todas as partículas elementares do universo e por isso mesmo de tudo o que existe é por isso que hoje em dia vocês ouvirão dizer que
os cosmólogos estão procurando encontrar a teoria de tudo é por isso que inclusive esse é o nome do filme sobre a vida de stephen hawking veja que esse esforço de compreender a lógica racional de funcionamento do universo possui vários níveis diferentes de análise os físicos de partículas investigaram as partículas elementares os biólogos estudaram as moléculas células e órgãos os números cientistas estudaram o cérebro e tudo que compõe os sistemas nervosos dos seres vivos os psicólogos estudaram as manifestações psicológicas e comportamentais do cérebro o sociólogo se estudaram o comportamento das estruturas coletivas de seres humanos ou
seja nas sociedades e por aí vai a totalidade do universo a totalidade da natureza para os históricos porque ela é maravilhosa em sua ordem perfeita e complexa e ela obviamente não vai se reduzir a um campo científico ou outro mas na verdade ela só será descoberta quando nós investigarmos a partir dos diversos níveis de análise albert einstein um dos maiores físicos da história da humanidade nos diz algo profundamente estóico quando ele fala sobre deus eu não acredito em um deus pessoal nunca neguei isso mas eu expressei de forma clara se algo em mim pode ser
chamado de religioso é a minha ilimitada admiração pela estrutura do mundo que a nossa ciência é capaz de revelar agora você provavelmente consegue compreender melhor essa famosa frase do einstein porque ela expressa justamente uma perspectiva panteísta na filosofia o pensamento de barro que espinosa por exemplo é um pensamento panteísta quando espinosa descreve deus no primeiro capítulo do seu maravilhoso livro chamado ética ele está justamente falando dessa divindade que regem a natureza dessa ordem cósmica por trás de tudo que existe e não de um deus pessoal de um deus que tem personalidade de um deus que
se preocupa com a vida dos seres humanos por exemplo como é comum nas religiões monoteístas atuais e isso nos leva ao aspecto central da teoria histórica a divindade do mundo é ao mesmo tempo imanente e transcendente eu sei que esses são termos complexos e você obviamente não precisa conhecê los mas eu vou explicar exatamente o que isso significa nós dizemos que uma coisa é imanente ao mundo quando a existência dessa coisa é inseparável do mundo ou seja quando essa coisa só pode existir no mundo quando a sua existência não é possível fora do mundo quando
algo não é imanente nós dizemos que se algo é transcendente para muitas religiões deus é transcendente ao mundo material por que deus vai além do mundo material deus existe fora do mundo em um plano de existência que transcende o mundo natural que transcende este mundo físico este universo de carne e osso de células e moléculas em que nós vemos a maioria das pessoas a orar a deus por exemplo está conversando com um ser que não está aqui no mundo físico no universo material onde nós vivemos esse é um exemplo de um deus transcendente veja então
que o divino dos históricos é imanente porque ele é representado justamente pela ordem perfeita das coisas da natureza pela ordem cósmica pela lógica racional que rege tudo o que existe no universo pelo lobos que rege o universo nesse sentido o divino dos históricos é inseparável do mundo natural do mundo material mas perceba também que essa divindade essa lógica racional que rege o universo o logos grego a ordem cósmica para os estóicos isso não é obra nem de um deus pessoal e muito menos de nós seres humanos isso significa que a ordem cósmica é totalmente externa
nós que ela é totalmente independente das nossas escolhas ou seja o cosmos e o seu logo são radicalmente superiores e exteriores a nós afinal a única coisa que nós podemos fazer é contemplar o cosmos contemplar a sua ordem maravilhosa é observá lo entendê lo sem jamais influence ao sem jamais criá lo e por isso mesmo o divino dos históricos é também transcendente e é isso que nós queremos dizer quando falamos que deus para os históricos é a transcendência na imanência ou então ele é simultaneamente imanente ao mundo e transcendente ao homem vamos às palavras de
crise o aluno dizer não e segundo dirigentes da escola histórica as coisas celestes e aquelas cuja ordem é sempre a mesma não podem ser feitas pelo homem ou então as palavras de cícero ao comentar o pensamento dos primeiros estóicos o mundo deve ser sábio ea natureza que comporta todas as coisas reunidas deve receber pela perfeição da razão ou seja do logos assim o mundo é deus conjunto do mundo é englobado por uma natureza divina veja aqui e se deus não é um deus pessoal esse é o deus do einstein ou do espinosa ou seja ele
é a divindade a maravilhosamente complexa ordem racional que rege o universo longos por trás da ordem cósmica e que o pensamento racional humano irá apenas contemplar e compreender eu sei que essas idéias não são fáceis de compreender e aceitar porque a nossa concepção do que é divino ou de deus nos dias de hoje é completamente diferente da concepção dos históricos mas eu gostaria que você tentar se desvencilhar pelo menos por alguns minutos dessa concepção comum aos nossos dias atuais em que você tentasse enxergar o mundo como os estóicos enxergaram afinal você deve lembrar que a
segunda dimensão da filosofia ética ou moral palavras sinônimas que significam aquilo que se faz ou então os costumes e práticas humanos e portanto após compreender racionalmente o universo ou seja após fazer teoria nós devemos refletir racionalmente sobre a melhor forma de viver e de conviver nesse universo que foi racionalmente compreendido e é na ética que o estoicismo é na minha opinião um dos sistemas filosóficos mais maravilhosos um dos sistemas mais incríveis da história da humanidade e é sobre isso que nós faremos a partir de agora então nós vimos que o cosmos para os estóicos é
perfeito e ordenado e nós vimos que essa perfeição é fruto de uma ordem uma racionalidade lobos imanente à natureza mas que apesar de manente esse lobos é também transcendente pois ele é externo e superior a nós seres humanos ou seja ele independe das nossas vontades desejos e ações então qual é a ética se adéqua a um universo concebido dessa forma em outras palavras qual é a melhor forma de viver e de conviver num universo que funciona desse jeito específico quais são os nossos deveres nesse universo se nós desejamos viver uma vida que vale a pena
ser vivida a resposta é óbvia nós devemos nos juntar nos ajustar ao cosmos nós devemos tentar nos adequar da melhor forma possível essa ordem maravilhosa que rege o universo nós sempre devemos lembrar que as escolas filosóficas da grécia antiga muito diferentemente das nossas escolas atuais não ensinavam matérias escolares disciplinas para que você aprenda e decore simplesmente é claro que elas ensinavam sim disciplinas para os seus alunos mas além disso elas eram escolas para a vida elas buscavam ensinar maneiras de viver para que seus alunos vivenciem da melhor forma possível obviamente através do uso da racionalidade
é por isso que os estóicos após a compreensão do universo irão propor uma ética baseada em exercícios de sabedoria ou seja condutas práticas que você pode adotar na sua vida hoje após terminar esse vídeo e talvez melhorar um pouquinho a sua vida talvez viver um pouquinho mais livre dos medos e das angústias primordiais que nós já falamos das angústias que derivam de tudo o que é irreversível incontrolável então ao se ajustar ao cosmos ao compreender sua ordem viver de acordo com ela nós estaremos vivendo a melhor vida possível a vida que vale a pena ser
vivida nesse cosmos segundo os históricos isso significa que em primeiro lugar nós devemos perceber que a morte não existe que a morte na verdade é uma passagem um evento absolutamente corriqueiro é natural que faz parte do funcionamento natural do universo ou seja a morte não é o fim ela é simplesmente uma transformação natural e nós devemos aceitar isso porque é um fato incontrolável e inevitável afinal é parte do funcionamento natural do nosso cosmos veja as palavras de epíteto as folhas caem o figo seco substitui o figo fresco a uva seca o cacho maduro eis paraty
palavras de mau agouro de fato a isso existem transformações de estados anteriores em outras não existe destruição mas um arranjo e uma disposição bem regulados a imigração não é senão uma pequena mudança a morte é uma mudança maior mas ela não vai do cerato ao ao não ser e sim ao não ser do cerato ao então não serei mais tu não serás mais o que és mas outra coisa da qual o mundo precisará ou então ouça agora as palavras de marco aurélio em suas meditações do existes como parte do desaparece no todo que produziu ou
melhor por transformação tu serás colhido na razão seminal a ideia central aqui é que a morte é simplesmente uma passagem uma transformação natural ao morrer nós deixamos de ser quem nós somos mas nós continuaremos parte do cosmos existindo de outra forma o cosmólogo caos cega exprime essa ideia como sempre de maneira belíssima o nitrogênio em nosso dna o cálcio em nossos dentes o ferro em nosso sangue o carbono em nossas tortas de maçã foram criados no interior de estrelas em colapso nós somos feitos de material estelar hoje nós sabemos que de fato todos nós somos
feitos de matéria que se produziu no interior de estrelas que morriam e por uma série de acasos e os estóicos chamavam e se acaso de providência mas por uma série de acasos nós estamos vivos e um dia nós deixaremos de viver e quando nós deixarmos de viver apesar de nós não existimos mais enquanto seres humanos que pensam e sentem nós continuaremos resistindo como parte do cosmos servindo a outro propósito dentro dessa ordem cósmica dentro dessa racionalidade lógica que rege todas as coisas o medo da morte então para os estóicos é completamente infundado pois ele é
o medo de uma passagem natural de transformações que acontecem naturalmente no cosmos o tempo inteiro e é claro que você talvez não tenha se convencida é claro que talvez você não aceite essa ideia seja porque você vive de acordo com uma concepção de mundo diferente seja porque você é religioso ou mesmo por que você não aceita essa idéia de transformação como algo bom mas essa idéia na verdade e é fruto de um exercício de sabedoria histórico muito importante de um aspecto central da ética dos históricos todas as nossas angústias derivam do fato de que nós
passamos a maior parte de nossas vidas tentando controlar o que é incontrolável você pode até discordar de muita coisa da teoria histórica mas tem uma coisa que é incontestável o universo não está nem aí para as nossas vontades universo transcende os nossos desejos humanos o mundo nos deve nada e ele deixa isso claro disse mú todos os dias afinal você pode chorar espernear e pedir com todas as suas forças mas o sol nascerá e mais tarde ele irá se por e não há o que nós possamos fazer a respeito disso e a terra gira em
torno dela mesma e em torno do sol as marés vão e vêm as folhas caem no outono e as flores surgem na primavera há dias quentes e há dias frios o céu é azul mas às vezes ele também é cinza e veja que todas essas coisas e muitas outras veja aqui na verdade a maioria das coisas que acontecem na natureza estão completamente fora do nosso controle e isso inclui obviamente a morte ou seja um universo não está nem aí para as nossas vontades e portanto essa é uma lição importante quando nós observamos racionalmente como funciona
o nosso cosmos essa é uma constatação completamente óbvia se você parar para pensar e ela está na raiz do pensamento histórico ouça as palavras de epíteto a principal tarefa na vida é simplesmente esta identificar e separar questões de modo que eu possa dizer claramente pra mim mesmo quais são externas fora do meu controle e quais têm a ver com as escolhas sobre as quais eu de fato tem o controle onde então eu devo buscar o bem eo mal não em externos incontroláveis mas dentro de mim mesmo nas escolhas que são minhas os históricos apontam com
muita veemência essa característica humana essa tendência que nós temos a nos preocupar a gastar o nosso precioso tempo ea nossa preciosa energia pensando sobre coisas que estão totalmente fora do nosso campo olho totalmente fora da nossa capacidade de influência o exercício que costuma oferecer aos meus alunos e as pessoas que assistem às minhas palestras é o seguinte durante os próximos 30 dias carregue com você um diário inscreva nele tudo que tinha angustiar assim que você sentir angústia raiva ou qualquer sensação negativa escreva num caderno o diário ou coisa parecida e faça isso durante 30 dias
após esses 30 dias espere uma semana e leia esse diário e você com certeza perceber as duas coisas primeiramente você perceberá que você se apegou de maneira completamente desnecessária as coisas que simplesmente não faz sentido você ter ficado bravo chateado com muitas das coisas que você escreveu é capaz de você pensar nossa como eu pude ficar bravo com isso mas que besteira e isso te ensinar a uma lição central ao pensamento histórico o desapego e nós falaremos dele daqui a pouco mas em segundo lugar você perceberá também que a vasta maioria das coisas que te
preocuparam era coisa sobre a qual você não tinha controle algum ou seja nós tendemos a nos angustiar com coisas que estão fora do nosso controle e não é algo que acontece de vez em quando muito pelo contrário essa é a coisa mais comum que existe é o trânsito que nos surpreende o vôo está atrasado a pessoa que não corresponde os nossos afetos e por aí vai tudo isso subir à nossa energia e tudo isso está fora do nosso controle então eu faço essa pergunta agora você como eu já fiz em nosso vídeo chamado controle e
escolhas quantos por cento de tudo o que tínhamos tir quantos por cento de tudo o que te deixa rolando na cama à noite em preocupação sem conseguir dormir quantos por cento de tudo isso são coisas que efetivamente estão em seu controle para os históricos a primeira coisa que nós devemos fazer é identificar o que está em nosso controle e o que não está em nosso controle é claro que haverá coisas que estão totalmente dentro do nosso controle e outras coisas que estarão apenas parcialmente dentro do nosso controle por exemplo você pode controlar totalmente as metas
e objetivos que você coloca para a sua vida você controla totalmente a sua meta é ver seu filho virar o próximo papa ou então ver ele se tornar a próxima estrela do rock mundial ou se o seu objetivo é algo mais realista algo mais próximo aos seus recursos como por exemplo esse objetivo pode ser se tornar a manhã um pai ou uma mãe melhor do que você é hoje isso está assim perfeitamente e totalmente dentro do seu controle agora vamos pensar num outro exemplo imagine que você é casado ou que você namora e você ama
muito essa pessoa e obviamente devido a isso você deseja que essa relação seja duradoura perceba que isso não está perfeitamente dentro do seu controle afinal a relação pode acabar seja por um acidente onde vocês morre ou talvez porque a pessoa não sente a mesma coisa que você e partir pra outra nada disso está em seu pleno controle e portanto você não deve se preocupar com essas coisas no entanto se você for um para ser omisso se você for um parceiro ausente se você não investir sua energia para fortalecer os laços da relação coisa que eu
expliquei detalhadamente nosso vídeo o cérebro posso paixão então se você fizer tudo isso você aumentará a probabilidade de que a relação fracasse e isso tudo sim está dentro do seu controle a primeira tarefa então para conduzir uma boa vida segundo os estóicos é identificar e separar o que está em seu controle do que não está em seu controle e simplesmente não se preocupar e não se angustiar com aquilo que está fora do nosso controle mas também é muito importante não se acostumar com aquilo de bom que acontece igualmente está fora do nosso controle por exemplo
suponha que devido a uma série de fatores econômicos a sua empresa fatura muito durante um período durante um ano por exemplo e você recebe uma promoção para os estóicos é muito importante você não ter a ilusão de essa promoção estava em seu controle e por isso você não deve esperar que promoções assim aconteçam sempre isso foi fruto do acaso foi fruto da providência para usar o termo histórico você pode saborear a alegria disso é claro mas você não deve você não deve jamais criar expectativas de que o universo traga sempre há casos como esse para
sua vida afinal nós devemos sempre lembrar que o universo não nos deve nada que o universo não está nem aí pra nós e que da mesma forma como os fatores externos anós permitiram que nós recebemos uma promoção nós poderíamos igualmente ter sido demitidos por outros fatores externos incontroláveis e desfavoráveis e isso nos leva as duas dimensões da vida que mais estão fora do nosso controle e que talvez mais tragam angústias para a humanidade o peso do passado ea incerteza do futuro para os estóicos os dois maiores pesos que estão totalmente fora do nosso controle mas
que apesar disso nos angustiam profundamente nos entristecendo e diminuindo as nossas vidas são a nostalgia ea esperança veja que esse pensamento histórico está na raiz da psicanálise por exemplo e posteriormente nas abordagens científicas da psicologia moderna como a teoria cognitivo-comportamental freud disse que aqueles que são prisioneiros do passado são incapazes de fruir e agir hoje em dia costuma se concordar dentro da ciência psicológica que nós precisamos reconhecer enfrentar as memórias dolorosas e também a tristeza por não poder reviver as coisas que já se foram veja que a nostalgia dos paraísos perdidos as memórias das coisas
boas que já se foram e também os traumas as memórias negativas tudo isso funciona como uma âncora impedindo que a nossa vida prossiga de uma forma livre e plena ouça agora as palavras de marco aurélio ainda no livro meditações tudo que deseja alcançar por um longo desafio pode tê lo desde já se não recusaria a ti mesmo basta abandonar todo o passado confiar o futuro a providência e dirigir a ação presente para piedade ea justiça para piedade para amar a parte que a natureza que atribui pois ela produziu para ti e tu para ela para
a justiça para dizer a verdade livremente e sem desvio e para agir segundo a lei e segundo o valor que a imagem de tua vida inteira não te perturbe jamais não sonhos com todas as coisas dolorosas que provavelmente aconteceram mas a cada momento presente pergunta o que há de insuportável e de irreversível neste acontecimento lembra de então de que não é nem o passado nem futuro mas o presente que pesa sobre te lembra que cada um de nós só vive no momento presente no instante o resto é passado ou obscuro futuro pequena é pois na
verdade a extensão da vida humana a vida que nós temos que enfrentar a vida que nós temos que encarar de frente e pela qual nós devemos lutar é uma só para os estóicos essa vida é o presente é o agora o passado está morto e fora do nosso controle e o futuro será obra do acaso ou seja da providência e por isso mesmo ele também é morto por definição porque ele ainda não existe e quando vir a existir será muito provavelmente diferente do que nós esperávamos ou imaginávamos a filosofia histórica é a raiz de um
pensamento que valoriza o presente acima de tudo coisa que livros como o poder do agora trazem à tona nos dias atuais ouça as palavras de seneca em suas cartas a lucílio é preciso separar duas coisas o temor do porvir ea lembrança dos mais antigos estes não me dizem mais respeito e o por vir ainda não me diz respeito e nós podemos acrescentar que não são apenas os mais antigos que nos angustiam mas também as lembranças das coisas boas que já se foram e que não voltarão mais a nostalgia por ter de volta aquilo que já
passou ou seja uma experiência como um grande amor ou mesmo uma opa a unidade não é difícil perceber que o passado eo futuro só existem no presente se você lembra de algo é porque você está lembrando agora se você imagina que algo vai acontecer no futuro é porque você está imaginando agora é isso que marco aurélio quis dizer ao afirmar que a extensão da vida é pequena é porque tudo inclusive o passado eo futuro acontecem no mesmo momento e esse momento é o momento presente então até agora nós vimos dois aspectos fundamentais da ética histórica
primeiramente a abandonar as angústias e preocupações com o que está fora do nosso controle em segundo lugar compreender que o passado eo futuro são âncoras que pesam sobre a vida limitando a nossa liberdade e plenitude e isso nos leva a uma terceira questão intimamente ligada com as questões anteriores as expectativas ao contrário do conselho dado por muitos gurus hoje em dia os históricos vão condenar a esperança a esperança para o pensamento histórico é um grande inimigo de uma boa vida talvez agora você fique estranhado afinal a esperança parece ser uma coisa tão boa tão positiva
é que a palavra esperança pode ser interpretado de duas formas ela pode ter duas raízes digamos assim a primeira raiz é esperançar ou seja é almejar o bem e viver com uma disposição positiva perante a vida é algo muito próximo ao otimismo ou seja a viver com uma postura positiva em relação ao mundo e essa ao meu ver pode ser uma boa forma de encarar o mundo o problema é que a outra raiz da palavra esperança a sua principal raiz aliás que inclusive se mistura ao esperanza e por isso mesmo torna a esperança algo muito
perigoso e ruim é a esperança que vem da palavra esperar quando nós vivemos esperançosos nesse sentido nós vivemos esperando quando eu tenho esperança isso significa que eu não tenho três coisas em primeiro lugar se eu tenho esperança eu não tenho conhecimento imagine que você tem um amigo que esse amigo contar a você que ele irá conversar com o chefe dele pra pedir uma promoção um aumento ele conta ainda que já marcou uma conversa com o chefe e que essa conversa ocorrerá com ele amanhã no dia seguinte você liga para o seu amigo e ele não
atende o telefone e aí você pensa eu tenho a esperança de que o meu amigo tenha conseguido o aumento percebe que você só tem essa esperança porque você não tem conhecimento você não sabe se ele conseguir ou não o aumento você não sabe se ele conseguiu ou não a promoção e por isso mesmo você espera que ele tenha conseguido mas além de não ter conhecimento o esperançoso também não tem controle sobre aquilo que ele espera afinal se você tivesse controle sobre a situação você não estaria esperando você não teria esperança você é justamente controlaria a
situação para que aquilo que você deseja acontecesse então o esperançoso só espera porque ele não tem conhecimento e ele não tem controle mas além disso ele também não vive de fato ele não goza a vida de fato afinal ele está esperando e vamos entender essa história imagine que você é apaixonado por uma pessoa mas que você não declarou o seu sentimento é essa pessoa você resolve se declarar e você tem a esperança de que essa pessoa aceite os seus afectos e de que vocês comecem um relacionamento percebo aqui as mesmas características anteriores se aplicam aqui
você tem esperança e por isso mesmo você não tem conhecimento você não sabe de fato se a pessoa irá ou não retribuir os seus afetos e além disso você não tem controle sobre o que a pessoa sente e por isso você espera mas além de tudo isso e principalmente eu diria você não vive esse amor você não está vivendo essa vida esperada ela é uma vida morta por definição porque ela só existe ou seja ela só está viva nas suas expectativas e nesse sentido talvez agora você tenha entendido porque os estóicos abominam a esperança quando
a esperança vem do verbo esperar ela é uma postura de vida perigo ozzy cima porque a esperança é esperar sem conhecimento sem controle sem viver ou seja para os estóicos viver esperançoso é viver sempre angustiado angustiado por não saber por não controlar e por não viver como disse espinosa que certamente foi influenciado pelo pensamento histórico não há esperança sem medo e todo o medo é sempre esperançoso veja que idéia é importante todo o medo é esperançoso se você tem medo de perder o emprego por exemplo é porque você espera que possa perder esse emprego se
você tem medo de baratas é porque você espera que a barata possa subir em cima de você se você tem medo dos seus pais é porque você espera que eles possam te punir de alguma maneira e assim nós compreendemos que todo o medo esperançoso e toda a esperança é amedrontadora vamos a mais um exemplo para ilustrar isso se eu tenho a esperança de conseguir um emprego é porque eu imagino que talvez eu possa não conseguir um emprego afinal se eu tivesse a convicção de que eu conseguirei o emprego eu não teria esperança eu teria conhecimento
eu teria controle e obviamente eu estaria vivendo aquela realidade mas essa realidade não existe e por isso mesmo eu espero que ela venha a existir e por isso mesmo eu automaticamente tenho medo de que talvez ela não exista nunca esqueça então a partir de agora do espinosa não há esperança sem medo e não há medo sem esperança isso significa então que para os estóicos nós devemos abandonar a esperança nós devemos esperar sempre - em viver sempre mais nós devemos parar de esperar possuir as coisas que nós não temos por exemplo e amar mais aquilo que
nós já temos nas palavras do grande filósofo francês recordista com villa a filosofia nos ensina a esperar um pouco menos e amar um pouco mais a felicidade nesse sentido deve ser desesperada mas não no sentido de que a busca pela felicidade de vencer frenética e sim no sentido de que ela deve ocorrer sem esperança e desespero como a ausência da esperança é disso que os 11 ele fala no belíssimo livro que eu recomendo muito que você lê chamado a felicidade desesperadamente um livro que possui forte cima influência do pensamento histórico essa felicidade desesperada significa que
nós devemos tomar muito cuidado com as nossas expectativas porque se você parar para observar grande parte das vezes em que nós nos frustramos é devido às nossas expectativas é por esperar é por nós temos esperança de que o mundo nos deve algo como vocês sabem eu moro na cidade de são paulo capital outro dia eu combinei um jantar com um amigo meu e nós combinamos por volta das oito horas da noite em um restaurante ele saiu do trabalho às 19 30 e pegou um baita trânsito que fez com que ele se atrasasse por quase meia
hora para o nosso jantar quando ele chegou ele estava enfurecido xingando aos quatro ventos reclamando por causa do trânsito horrível que ele pegou você deve concordar comigo que se ele estava tão bravo assim é porque ele tinha esperança de não haver trânsito é porque ele esperava que talvez as 19 30 às sete e meia da noite em são paulo não haveria trânsito em um dia de semana e você também deve concordar que essa esperança é absurda que essa expectativa é problemática e é disso que os históricos estão falando quando eles dizem que nós freqüentemente criamos
expectativas e achamos que o mundo nos deve algo esse meu amigo achou que o mundo lhe devia ruas vazias e sem trânsito e por isso ele se angustie ou se ao contrário disso ele tivesse aceitado que o trânsito não está sob controle dele e que são paulo é uma cidade que provavelmente terá bastante trânsito nessa hora ele não teria ficado tão bravo com trânsito e além disso ele talvez tivesse saído um pouco antes do escritório e isso não se aplica somente ao trânsito mas há literalmente tudo na vida se você ficou bravo porque o seu
voo atrasou é porque você tinha esperança de que ele não iria atrasar porque ainda você achou que o universo tb devia um vôo exatamente no horário previsto se você ficou muito magoado chateado uma pessoa amada que não corresponde mais os seus afetos e terminou a relação com você é porque você tinha esperança de que essa pessoa sente-se para sempre o mesmo que você sente é porque você achou que o universo lhe devia amor correspondido veja então que todas as nossas angústias ou pelo menos a maioria delas podem ser mapeadas quando nós identificamos aquilo que está
fora do nosso controle e sobretudo quando nós paramos de esperar a felicidade para os estóicos está em substituir a esperança por três coisas conhecer controlar e viver três coisas que na verdade são uma só trata-se de usufruir do que está em nosso controle controlando o que é controlável e vivendo da melhor forma possível com o conhecimento daquilo que está de fato em nossas mãos ea capacidade de não nos angustiarmos com o que está fora do nosso controle isso inclui especialmente não esperar que o passado retorne não tentar controlar um passado que já foi e sobretudo
não esperar que o futuro ocorra como nós desejamos viver mais amar mais e esperar menos - esperança e mais vida a felicidade desesperadamente tudo isso nos leva a um último aspecto da ética histórica que eu gostaria de dividir com vocês algo que é geralmente chamado pelos filósofos atuais de visualização negativa e esse é na minha opinião pessoal o exercício de sabedoria mais importante do estoicismo um exercício que eu menciono em quase todos os cursos e palestras que o ministro os estóicos acreditavam que pra esperar menos e viver mais nós necessitamos aprender a valorizar aquilo que
nós temos ou seja a dar mais valor aquilo que está à nossa disposição ea dar menos valor às coisas que nós não temos e que estão fora do nosso alcance ouça as palavras do grande epíteto o primeiro e principal exercício o que conduz de imediato as portas do bem consiste quando uma coisa nos prende em considerar que ela não é daquelas que não nos podem ser tiradas que ela é como uma panela ou taça de cristal que quando se quebra não nos perturba porque lembramos o que ela é o mesmo acontece aqui se abraça um
filho um irmão um amigo não te abandona e sem reservas a imaginação lembra te que amas um mortal um ser que não é absolutamente o mesmo ele foi concedido para o momento mas não para sempre nem sempre possa ser tomado que mal existe em murmurar entre os dentes enquanto se abraça o filho amanhã ele morrerá veja que ideia radical e difícil imagine só pensar em quanto você abraça o seu filho que ele morrer amanhã o que os estóicos querem nos dizer com isso para os estóicos ao compreender a ordem cósmica nós imediatamente compreendemos que as
coisas mudam constantemente que nada é permanente e que portanto tudo se transforma e essas transformações são inevitáveis e uma dessas transformações sem sombra de dúvida é a morte tudo morrerá ou seja tudo se transformará e deixará de existir tal como existe agora inclusive as pessoas que nós amamos e obviamente nós mesmos isso tudo transcende a humanidade isso tudo não depende das nossas vontades e não está sob nosso controle ou seja existem alguns problemas em se apegar às coisas do mundo o primeiro problema é que muitas vezes nós nos apegamos há coisas que simplesmente não merecem
o nosso apego eu vou dar um exemplo que é dado por epíteto e que alguns anos atrás eu tive a oportunidade de viver eu tenho certeza de que muitos de vocês já viveram uma situação parecida eu tinha uma caneca e essa era minha caneca favorita eu ganhei essa caneca com o presente de uma pessoa muito querida em um momento muito difícil da minha vida então essa caneca representava um gesto de carinho muito importante e por isso mesmo eu guardava essa caneca anos como o meu trabalho é estudar pesquisar e escrever eu vivia com essa caneta
nas mãos tomando meu café sem muitas manhãs e tardes da minha vida então obviamente eu criei uma relação de apego com essa neca até que um dia anos atrás minha ex namorada na época estava em casa e por um pequeno descuido ela deixou a caneca caiu no chão e se quebrar eu lembro de ter ficado muito chateado quando a caneca quebrou e para não brigar com a minha namorada eu preferi me isolar por um tempo dentro do quarto ficando sozinho até que aquele sentimento ruim passasse o que um histórico diria a mim neste momento em
primeiro lugar é que eu cometi um erro ao me apegar a esse objeto porque nada dura para sempre e canecas se quebram mas além disso o que nos dizem pt tu é que uma boa maneira de verificar que nós nos apegamos muitas vezes há coisas erradas é um exercício de despersonalização ou seja imagine que você é outra pessoa ou uma mosquinha na parede vendo a situação de fora no meu caso eu veria uma pessoa ficando chateado por causa de uma caneca quebrada e por isso se afastando da namorada e se isolando no quarto e provavelmente
a observar isso de fora eu pensaria mas que besteira é só uma caneca quando você faz esse exercício de tentar se observar de fora de imaginar que você está vendo a sua vida de fora você literalmente esfria emocionalmente a situação você ativa o que o psicólogo autor mexeu chama de sistema frio e que o psicólogo daniel kahneman chama de sistema 2 ou seja você olha a situação de uma maneira menos emocional impulsiva e consegue ponderar melhor o que vale a pena de fato eo que não vale a pena se eu tivesse feito isso talvez eu
teria percebido que é só uma caneca e que apesar de ter quebrado eu aproveitei muito essa caneca enquanto ela existiu e que isso foi muito bom e que a caneca ter quebrado não anula o gesto da pessoa que havia me dado e que se eu me afastar da minha namorada talvez eu perca a oportunidade de ter um dia gostoso junto a ela talvez eu perco a oportunidade de saborear mais um dia o seu lado afinal também a namorada e também o namoro não durarão para sempre no limite mesmo que nós fiquemos juntos até o fim
da vida um de nós morrerá um dia ou talvez antes pelas providências da vida que estão em nosso controle nossa relação termine e esse dia que eu me isolei no quarto por causa de uma caneca foi um dia a menos em que eu poderia ter saboreado a presença eo carinho de uma pessoa amada e eis aí o segundo e principal problema do apego nós temos uma terrível ilusão de imortalidade o meu vídeo mais assistido e compartilhado se chama justamente a ilusão da imortalidade é um vídeo que foi publicado no canal da casa do saber e
que hoje é o segundo vídeo mais assistido do canal com mais de 400 mil visualizações diversas pessoas compartilharam esse vídeo em outras redes sociais e tem páginas do facebook onde este vídeo tem milhões de visualizações ele também foi compartilhado via o whatsapp para muita gente chegando a ser compartilhado inclusive por algumas pessoas famosas como a gabriela pugliesi que eu não conhecia antes disso e que compartilhou o vídeo para os milhões de seguidores que ela tem no instagram curiosamente apesar desse vídeo ser bastante conhecido pouca gente percebe que esse vídeo é profundamente inspirado pela filosofia histórica
e sem sombra de dúvida é uma postura que faz parte da minha vida cotidiana nós vivemos sob uma terrível ilusão de mortalidade que se reflete inclusive em nossos maneirismos do cotidiano quando as pessoas dizem para nós em nosso aniversário parabéns mais um ano de vida e isso está errado na prática sendo frio e literal é um ano a menos de vida e não um ano a mais você pode afirmar que é mais um ano de vida vivida mas veja o termo que você usa mais um ano de vida vivida e se mais implica uma soma
de um dia que são somados os anos que se passam a resposta é óbvia eles são somados às memórias e como nós vimos as memórias são mortas ela só vivem na lembrança presente e portanto quando nós vivemos mais um ano de vida isso significa que nós estamos agora no presente um passo mais próximos da morte é claro que nesse momento você pode pensar que isso é uma perspectiva terrivelmente triste terrivelmente depressiva mas eu discordo e os históricos também discordavam triste chegar fim da vida olhar para trás e se arrepender por não ter conhecido mais por
não ter vivido mais por não ter aproveitado mais nas relações por exemplo isso é muito comum a pessoa está lá ao seu alcance presente na sua vida anos mas infelizmente nós nos adaptamos existe um processo psicológico que eu expliquei brevemente no vídeo chamado o que nos faz felizes e que eu voltarei a explicar em profundidade no futuro esse processo psicológico se chama adaptação hedônica ou inglês no termo original regione adaptation esse processo faz com que nós nos adaptamos a tudo e ele é muito importante para a nossa resiliência para que nós sejamos capazes de superar
eventos ruins quando ocorre um evento negativo salvo raras exceções as pessoas se adaptam e seguem a vida o problema é que a adaptação hedônica acontece também com as coisas positivas nós nos adaptamos às coisas que nós temos nós nos adaptamos às coisas que são presentes e já fazem parte da nossa vida mesmo quando essas coisas são boas mesmo quando nós desejamos muito uma coisa depois que nós conquistamos essa coisa o processo de adaptação começa e rapidamente nós deixamos de apreciar aquilo que está à nossa frente e nós passamos a desejar novas coisas que ainda não
temos isso certamente ocorre nas relações em um dos grandes motivos pelos quais as relações terminam e também um dos maiores motivos do arrependimento na vida é justamente esse você se adapta a presença da pessoa e passa a tratá la como se ela fosse sempre estar lá só que um dia a pessoa vai embora e num piscar de olhos ou num estalar de dedos a pessoa que estava lá agora não está mais às vezes ela vai embora por força da natureza afinal a morte é uma certeza está absolutamente fora do nosso controle ou às vezes é
por vontade da pessoa afinal quando uma pessoa não é valorizada por muito tempo ela tende a levantar e ir embora e aí nesse vazio deixado pelas pessoas que vão embora que surge ele o pior sentimento que existe na vida humana o arrependimento perceba que como nós vimos o arrependido foi esperançoso ele sofreu daquele tipo ruim de esperança essa esperança do verbo esperar o arrependido esperou o momento certo esperou a hora certa esperou a oportunidade certa ou então ele esperou a vontade de chegar ou no limite ele esperou o mundo mudar ou seja o arrependido esperou
em vez de viver esperou em vez de conhecer de agir de levantar a bunda da cadeira enfrentar a vida em seu presente saboreando e aproveitando aquilo que ele tinha em vez de esperar pelo que ele não tinha eu vou descrever pra vocês uma cena que infelizmente é muito comum dentro dos hospitais um homem jovem dos seus trinta e poucos anos está na sala de espera de um hospital seu pai que sofreu um avc um acidente vascular cerebral e o homem espera notícias da equipe médica o médico se aproxima e diz nós analisamos as imagens do
cérebro do seu pai infelizmente o caso dele é irreversível e nesse momento você vê um homem de 30 e tantos anos chorar como uma criança ele vira e diz a doutora eu briguei com meu pai dez anos atrás eu queria pelo menos poder me despedir dele mas agora infelizmente não dá mais acontece que seu país teve lá ao alcance de um telefonema ao alcance de um abraço de um pedido de desculpa por dez anos nesses 10 anos em vez de viver em vez de saborear o que você tinha em vez de aproveitar o presente que
você tinha na sua frente você esperou talvez na esperança de que seu pai em vez de você mesmo puxasse o telefone pedisse desculpas talvez na esperança de que alguma coisa no universo mudar e que vocês de repente se reencontrassem e nesse momento você consegue compreender a crítica que os históricos fazem a esperança e também o que nós chamamos de visualização negativa porque o processo de adaptação nos leva a parar de valorizar o que nós temos em vez disso nós passamos boa parte da vida desejando o que nós não temos mas se nós fôssemos conscientes todos
os dias que um dia nós iremos morrer e de que um dia as pessoas que nós amamos também irão morrer se nós dedicássemos um pouquinho dos nossos pensamentos diários para visualizar isso pra fazer essa visualização negativa ou seja se nos dedicássemos parte do nosso tempo de vez em quando para visualizar as coisas negativas que podem acontecer como por exemplo a morte eu tenho a convicção de que nós eliminaremos grande parte da mesquinharia e da arrogância que nós vemos por aí é claro que diferentemente dos históricos você pode acreditar em uma alma imortal ou você pode
acreditar que haverá uma vida depois dessa mas você deve concordar mesmo assim que pelo menos esta vida aqui esta vida presente que está acontecendo agora ela não tem volta ela é única e conscientes da nossa própria finitude nós talvez não nos apegar íamos a canecas e quaisquer outros objetos materiais nós não ficaremos bravos com risco no carro nós não brigaríamos no trânsito nós não nos apegar íamos ap cunhas a pequenas trivialidades em nossas relações pessoais e profissionais nós teríamos menos orgulho nós teríamos menos arrogantes porque nós saberíamos que cada instante é um instante a menos
que cada minuto é um minuto a menos e que cada segundo que nós desperdiçamos nos angustiando com coisas que estão fora do nosso controle em vez de investir naquilo que de fato está em nossas mãos é um segundo a menos de vida que vai embora e que não voltará mais a visualização negativa dos históricos ou seja pensar na catástrofe que poderá acontecer imaginar que nós podemos perder tudo aquilo que nós temos imaginar que tudo ao nosso redor inclusive nós mesmos que tudo isso irá morrer essa visualização apesar de parecer triste a princípio é na verdade
um exercício incrível para que nós aprendamos a valorizar aquilo que de fato nós temos e aquilo que de fato nós somos capazes de controlar e sobretudo aquilo que de fato importa em nossas vidas ouça as palavras de marco aurélio se acontece um desses acidentes que chamamos de desagradáveis o que desde logo aliviar a sua pena é que ele não era inesperado o dirá eu sabia que era mortal eu sabia que poderia deixar o meu país eu sabia que poderiam revelar eu sabia que poderia me mandar para a prisão em seguida se debruçarem sobre a ti
mesmo e perguntar issac domínio pertence o acidente tutti lembrar as imediatamente que ele pertence ao domínio das coisas que não dependem da nossa vontade que não são nossas ou seja o que aconteceu e está fora do nosso controle simplesmente aconteceu e nada mais é do que fruto dessa ordem cósmica essa ordem que é racional e perfeita para os estóicos ainda que a princípio ela pareça injusta ou triste a sabedoria histórica e corro pela história da filosofia ea presente no pensamento de espinosa por exemplo especialmente no pensamento de nietzsche filósofo que nós abordaremos no futuro aqui
no canal e ela se resume a uma frase de marco aurélio novamente é preciso realizar cada ação da vida como se fosse a última isso não significa obviamente que nós devemos ignorar o passado eo futuro isso não significa que nós devemos viver cada instante como se fosse o último e ponto final como muitos interpretam a frase do marco aurélio fora de contexto muito pelo contrário para os estóicos nós devemos sim ter objetivos futuros nós podemos perfeitamente nos orgulhar do passado mas nós nunca podemos esquecer que nós não temos controle sobre a maioria das coisas na
vida o que marco aurélio e os históricos propõe na verdade é uma constante visualização negativa elemento mori uma frase em latim significa lembre se de que você vai morrer ou seja viva cada instante como se ele pudesse ser o último e no fim das contas o máximo que nós podemos fazer é deitar a cabeça no travesseiro hoje com o conforto ea convicção de que hoje nós fizemos o nosso melhor para chegar aos nossos objetivos futuros de que hoje nós fizemos tudo que estava dentro do nosso controle para chegar lá de que hoje nós saboreamos e
aproveitamos ao máximo os recursos as oportunidades as relações que nós possuímos o que vier virá porque o restante nós não podemos controlar e justamente por isso nós nos recusamos a deixar isso tudo nos angustia às vezes a melhor coisa que nós fazemos é dar bom dia angústia e dedicar a nossa atenção ao que de fato está sob nosso controle ea terceira dimensão da filosofia como você sabe é a salvação a sabedoria a ausência das angústias é adotar tudo isso para viver uma vida melhor e conseguir talvez se livrar dos medos primordiais como eu já disse
aqui no canal eu não sou sábio afinal eu sou eu mesmo hostil e eu tenho medo mas uma coisa eu posso te garantir as idéias históricas me ajudaram muito a viver um pouquinho mais e esperar um pouquinho - a me preocupar menos com canecas e a valorizar mais as pessoas em oportunidades que eu tenho todos os dias ao meu alcance se você aprecia esse diálogo com a filosofia eu convido você a conhecer o nosso livro em busca de nós mesmos o livro já se encontra nas livrarias de todo o brasil você pode comprar no site
da saraiva com 20% de desconto o site é www.saraiva.com.br e você pode entrar lá e procurar pelo meu nome pedro calabrês pelo nome do cob de barros filho que escreveu o livro comigo ou pelo nome do livro em busca de nós mesmos além disso é claro eu deixar em um link para o livro na descrição do vídeo como sempre todas as referências das idéias que foram discutidas aqui estão na descrição do vídeo e novamente o vídeo de hoje é profundamente inspirado no livro aprender a viver do filósofo francês luc ferry o nome do vídeo bond
angústia é o nome de um livro do também filósofo francês andré comte-sponville que o também recomendo a vocês e além disso as outras referências para o pensamento histórico e as questões científicas que discute aqui ao longo do vídeo você encontra também na descrição eu farei uma breve pausa nos vídeos dedicados à filosofia e nosso próximo vídeo tratará novamente das relações entre mente cérebro comportamento porque eu confesso que eu já estou com saudades de falar dessas coisas aqui no canal se você gostou do vídeo de hoje deixa a sua curtida e o seu comentário porque os
comentários são muito importantes para nós afinal foram justamente os comentários que levaram à escolha do vídeo de hoje não esquece também de se inscrever em nosso canal e se você já foi inscrito você pode clicar no sine para receber notificações sempre que a gente postar um vídeo novo muito obrigado um grande abraço a todos e até a próxima [Música]