E aí E aí E aí e a humanidade é a síntese do que não é percebido o tempo passa e aquilo que um dia foi revolucionário se torna banal corriqueiro vivemos cercados por soluções técnicas que silenciosamente transformaram nossa realidade hoje somos 7 bilhões de pessoas que temos experimentado avanços tecnológicos sem precedentes nesta sociedade cada vez mais Urbana as embalagens Hoje quase um símbolo da vida moderna estão por toda parte [Música] e na verdade vem sendo usadas há milhares de anos para fracionar proteger e distribuir produtos de toda natureza e nos tornamos estão dependentes de suas
funções que hoje é quase impossível imaginar nossas vidas sem elas a polícia polícia o nome já diz como as embalagens influenciaram a nossa cultura sociedade e economia moderna Quais foram as descobertas do passado que viabilizaram enormes avanços sociais e ao mesmo tempo Quais são os desafios do presente e do Futuro para um consumo mais sustentáveis [Música] a primeira função da embalagem aconteceu com o surgimento da Agricultura no início do processo de civilização e as colheitas precisavam ser e tocadas elas precisavam ser protegidos da umidade dos insetos dos roedores nós temos exemplos de grandes vasos de
estocagem de alimentos de 67 Mil Anos Atrás são as primeiras embalagens que tiveram função de embalar de conter né e proteger o conteúdo e E conforme a sociedade se urbanizou a embalagem precisar incorporar uma nova função que a função de transporte porque os alimentos eram produzidos no campo e tinha que ser trazidos e circular pela cidade barcos fenícios que afundaram no Mediterrâneo foram encontrados cheios de ânforas de vinho há 3.000 anos atrás essas ânforas já tinham a marca do mercador que garante a qualidade do vinho podemos então dizer a embalagem foi utilizada como uma forma
de comunicar-se e nesta comunicação dizer o seguinte Aqui está um produto que tem a minha garantia você pode confiar nele e a embalagem portanto desde o princípio serve para cumprir três funções principais proteger transportar e comunicar no Egito antigo a devoção aos faraós antecipava uma técnica revolucionária de preservação da matéria e o sarcófago é a primeira embalagem multi-camada que se tem registro era produzido com lâminas de papiro e de Linho em seguida submetido aos processos de molde pintura e verniz isso essa combinação de materiais tornou possível preservar o corpo humano do rápido processo de decomposição
[Música] séculos depois na Europa o barril de madeira foi peça fundamental no desenvolvimento das grandes navegações criada no tempo do império romano essa embalagem teve seu auge na era dos descobrimentos crescer recipiente Inviolável viajavam a água potável o vinho a farinha a carne salgada e muitos outros insumos que abasteciam as tripulações durante as longas viagens surgia o novo mundo aqui entra o Brasil a colônia de dimensões continentais da coroa portuguesa quando começou o ciclo da cana a exportação E aí da cachaça elas precisarão de embalagem a cachaça naturalmente via no barril e o açúcar ela
exportado em caixa de madeira em Portugal essa madeira que chegava lá era aproveitada tanto que surgiu o estilo de móvel feito com as caixas de madeira são os móveis de caixa no Brasil colonial você tinha outro fazendas você tem aquela profissão do tanoeiro que fazem umas barriga sou fazer umas tinas tal Porque se pudesse transportar produtos normalmente agrícolas Tá certo que era o que se eu que se tinha na época se encontra os produtos das colônias abasteciam a Europa as tensões entre as potências do velho continente aumentavam em 1803 iniciam-se as guerras napoleônicas conflito que
envolveu quase a totalidade das Nações europeias mas que também trouxe importantes avanços nas técnicas de embalagem as incontáveis mortes por falta de mantimentos no front levaram Líder francês Napoleão Bonaparte a lançar um concurso o desafio era criar um método para a preservação de alimentos em 1810 confeiteiro francês François aberto cria uma técnica simples mas muito eficaz a comida era servida por três horas já dentro de um frasco de vidro hermeticamente fechado dessa forma era possível transportá-la por longas distâncias sem que estragasse foi assim que Em 1815 na Batalha de Waterloo estrearam as conservas de comida
processada não impediram contudo a derrota francesa na e o ano em que aperte criar vai ser um método de conservação de alimentos o rei da Inglaterra Jorge terceiro concedia batente da lata de Aço a Peter Duran os produtos agora podiam chegar a qualquer lugar e sua vida útil prolongada possibilitar a redução do desperdício e as primeiras latas foram as latas de sardinha e permitiram que o peixe fosse consumido bem longe do mar apartamento que você descobre um jeito de preservar alimentos Esse é o Marco a partir daí desde que você conheça como o seu produto
se estraga desde que você conheça os mecanismos de preservar esse produto A Linha Central é a mesma né eu sei como estraga eu sei como protege quem protege a embalagem é um meio que tá ali atrás um processo qualquer dia de tratamento desse produto ou seja ele e as mesmas cidades aumentam Nossa tô vendo uma coisa que tem no Japão como é que faz para trazer isso aqui para cá em 1808 a corte portuguesa chega o coxim do circo restaurado por Napoleão a colônia ganha status de capital do império os primeiros decretos do Rei Dom
João sexto determinavam a abertura dos portos e refoga vão a proibição de fabricar produtos manufaturados imposta ao país anteriormente assim em 1810 é fundado em Salvador uma fábrica de garrafas e garrafões dando início a uma incipiente indústria de embalagens a reboque também é implementada a impressão Régia com expansão mercantil era necessário identificar as mercadorias produzidas por aqui um sistema rudimentar de impressão com pedaços de madeira foi por muito tempo aplicado as embalagens em processo artesanal enquanto isso na Europa o inglês George Baxter aperfeiçoar o processo de litografia tornando economicamente viável a reprodução em grande escala
de imagens coloridas a qualidade de impressão então ganhou um caráter arquivístico muito elevado os pontos São randômicos não são mecânicos então ele dá uma textura como parecida com a de quadro de pintura e pelo fato do artista trabalhar diretamente Desenhando em cima da Matriz com um lápis né isso permitiu e atraiu artistas de renome a contribuir para o embelezamento das Embalagens que a indústria percebeu que isso era um chamariz de venda fabuloso [Música] por exemplo o botão Hot Wheels Aquele vinho clássico francês todo ano o rótulo era desenhado por um artista de renome Picasso Chagall
matze and Val e outros do mesmo quilate e e manda os seus vínculos com a terra nas imensa as plantações de São Paulo e do Paraná a tradicional fonte de riquezas e desencadeou o progresso brasileiro momento de necessidade embalagem é a produção do café e no começo era tudo uma confusão cada um fazer um saco não tamanho quando chegar a hora de exportar é necessário homogeneizar então o saco espaço até 60 quilos em todos os mesmo tamanho aquele timbre do fabricante e da origem digamos uma das primeiras indústrias de embalagens no Brasil e e [Música]
o século 20 chega e com ele a imigração europeia entre 1870 e 1.900 a população da cidade de São Paulo por exemplo pula de 31 para 240 mil habitantes começa a produzir acha macarrão sapatos a sociedade começa a ter uma necessidade de produtos em que você precisa embalar para fazer chegar nesse Frenético processo o italiano Francesco Matarazzo em pouco tempo torna-se o maior industrial da América Latina e logo percebe a importância estratégica das Embalagens o Matarazzo por exemplo que se instala no Brasil para produzir porém não existirá óleo para preparação da comida né óleo comestível
para a comida era preparada Com Banha a grande sacada do Matarazzo quando ele começa a vida foi essa é bom a banha para você chegar em vários lugares então a indústria Matarazzo começou a produzir lá tá no Brasil para é justamente embalar a banha de porco nesse início você tem as próprias indústrias produzindo as embalagens que eram necessárias para os seus produtos outra coisa que foi bastante usada no Brasil e ainda é usado e em toda parte é o embrulho né então o embrulho é feito de papel amarrado com barbante ou embrulho muito presente na
paisagem Urbana daquele começo de século impulsionava a indústria papeleira a Vânia as embalagens metálicas o café e outros grãos demandavam uma produção de sacarias cada vez mais eficiente e o leite e as cervejas agora produzidos no Brasil faziam florecer grandes fábricas de garrafas de vidro como a Santa Marina EA Sister o país criava Finalmente uma indústria de embalagens embora Em alguns momentos Nossa produção ainda se revelasse um pouco artesanal se usou muito tempo a expressão marca barbante para Bom dia produtos de baixa qualidade essa expressão marca barbante ela veio das primeiras cervejas envasados no Brasil
que por não ter um fechamento adequado não ter uma estrutura o pessoal amarrava a rolha com barbante porque era comum a rolha da cerveja faltar na década de 20 após a primeira guerra mundial o Brasil se tornam interessante destino para multinacionais Americanas e europeias marcas como Nestlé Unilever e kolynos iniciam operação no país trazendo consigo as campanhas publicitárias e introduzindo novos hábitos de consumo eles não falavam para comprar o produto por exemplo anúncio de creme dental ele explicava por que que era importante escovar os dentes só o Brasil hoje é o segundo maior mercado mundial
de creme dental fazer um anúncios de sabonete que explicar vá e o banho é importante que as estrelas de cinema usava aquele sabonete o Brasil segundo maior mercado mundial de sabonete e apesar da atuação das empresas estrangeiras para o país ainda não tinha uma indústria de base consolidada e dependia muito das importações tanto de produtos como de suas embalagens a mudança veio com a Segunda Guerra Mundial 39 com as grandes potências imersas no conflito Getúlio Vargas viu a possibilidade de iniciar uma verdadeira revolução industrial Tupiniquim em curto espaço de tempo foram criadas a fábrica Nacional
de motores Vale do Rio Doce companhia Siderúrgica nacional e Companhia Nacional de álcalis a produção de boa parte das matérias-primas passa a ser feita do país impulsionando desenvolvimento de indústrias de embalagens ou uma recém-criada Droga suas caixas sachês e embrulhos entraram nas Casas dos brasileiros por meio de uma infinidade de produtos muitos deles populares até os dias de hoje com a industrialização e as cidades passaram a receber massas de trabalhador se criou um mercado Urbano as pessoas trabalhando nas indústrias na como Operários recebendo o salário eles deixaram de ter uma série de afazeres domésticos na
casa sem tempo para fazer o que eles faziam em casa e passaram a ter renda para consumir Na necessidade de aumentar a produção de produtos industrializados e adequadamente embalados para que eu consiga abastecer a sociedade trouxe o conceito de sociedade afluente então muitas pessoas acumularam riquezas não usufruíram foram Guarda guardaram essa essa esse essa riqueza EA guerra fez com que eles perdessem tudo então esse conceito de um consumo que transcende a sobrevivência ou seja ou agora eu aproveitar a vida eu comprar os produtos que eu acho que que vão me dar satisfação e da auto-realização
passou a ser uma coisa recorrente isso fez com que as empresas também se fossem desafiados a criar na embalagem um diferencial competitivo um diferencial para agregar valor aquele produto a ser comprado um e em 1953 já no segundo mandato de Getúlio Vargas é criada a Petrobras viabilizando de uma vez por todas a diversificação da produção de embalagens começou um desenvolvimento de materiais plásticos que tiveram suas propriedades melhoradas e com potencial de aplicação para embalagens e depois a combinação desses materiais plásticos com uma folha de alumínio com papel fazendo estruturas compostas que a gente chama estruturas
multicamadas onde aí eu faço um casamento dessas propriedades especiais aplicando a técnica de multicamadas aquela que os antigos egípcios já usavam seus sarcófagos milhares de anos antes a indústria consegue produzir embalagens mais sofisticadas agora é possível combinar as propriedades de materiais Como plástico papel e alumínio cada vez mais eu tenho mais opções e eu posso escolher uma opção mais adequada à medida que os centros urbanos vão crescendo a forma das pessoas fazerem compras também sofre uma radical transformação um comércio se fortaleciam com o direito de um novo fenômeno que é a substituição do Empório da
vendinha do armazém pelo auto-serviço pelo Supermercado o supermercado não foi planejado quando teria crise de 1930 nos Estados Unidos os Comerciantes foram obrigadas a dispensar os seus vendedores eu esqueci viu os crentes dizem olha Vocês escolhe alguns produtos e no final passa aqui no caixa aqui você vai pagar antes do Advento dos supermercados a embalagem estava atrás do balcão muitas vezes fora da vista do Consumidor era o vendeiro como dízimos eram o merceeiro que pegava o pacote ou a latinha e entregar um pacote de maizena pois não o fenômeno do supermercado no Brasil começou na
década de 50 a figura do vendedor foi retirada tirou o balcão EA embalagem teve que incorporar a função do vendedor passando a se comunicar diretamente com o consumidor o que levou a embalagem se tornar uma ferramenta de marketing porque você se diz a mais gostosa não sou eu que digo é todo mundo além da tecnologia que é evolutiva o fato mais relevante da história da embalagem Foi o nascimento do supermercado a embalagem assumisse o papel do vendedor o se tem uma expressão antiga que embalagem o vendedor silencioso tudo que o vendedor faz na argumentação é
assim que fazer no olho eu chamo Inclusive a venda do supermercado venda visual [Música] algum maluco já mediu que a velocidade do olho na prateleira chega a 100 Km por horas como é que faz para você trair o olho para sua a Guerra Fria dividia o mundo entre países capitalistas e socialistas nessa disputa geopolítica os Estados Unidos passam a exercer forte influência no Brasil e em toda a América Latina a disseminação da american way of life cinema americano os discos da RSA Victor cigarro Marlboro né o hambúrguer a coca-cola tão passando se ícones que por
meio da embalagem dá pra o produto os americanos começaram a determinar no mundo inteiro algumas dessas embalagens se mantém praticamente iguais até hoje são signos facilmente reconhecíveis para boa parte das pessoas no Brasil e mesmo no mundo é se o consumidor não se separa embalagem do produto para ele tudo é uma coisa só então que mostra a importância da embalagem na relação na criação de vínculo das pessoas com os produtos e com as marcas a embalagem é uma expressão da alma do produto então muitas vezes o produto fisicamente é um pózinho branco né ou é
um pózinho colorido Mas o que você consome no final é um suco de cereja gelado com gelo num copo né é um bolo em que aquele pozinho Branco participar da formulação a grande maioria dos produtos se você não tem a embalagem adequado o produto simplesmente não existe né usava muito exemplo da detergente em pó que eu tirei da caixa e e não é nada o produto final que será consumido ele não é automaticamente aquilo que tá dentro da embalagem mas sim o que aquilo tudo significa a embalagem é tão potente que ela vence o produto
o produto passa a ser embalagem e no início dos anos 70 no Brasil já existiam mais pessoas morando nas cidades do que no campo a demanda por embalagens industrializadas acompanhava esse crescimento Frenético dos centros urbanos é longe dali nos mercados populares do interior do país no entanto ainda era possível encontrar as embalagens artesanais aquelas produzidas com que se tem a mão e forjadas pela criatividade [Música] dessa estaria indígena passando por técnicas trazidas pelos negros africanos até os dias de hoje onde em alguns lugares ainda é possível encontrar exemplos da cultura popular nas embalagens [Música] em
Belém à beira da Baía de Guajará recebe os barcos lotados de paneiros de carregados de açaí e frutas e que vende jeito cobertos com folhas de Caeté para a proteção da umidade de transporte mais o tempo de venda ali no varejo da mesma maneira os peixes a Karen o brasileiro sempre soube adaptar a gente vê muito imperar livre nos mercados populares né as embalagens dos produtos que é de marcas os produtos principais as embalagens São reaproveitados na região do centro-oeste a pamonha produto é cozido embalado popularmente em palha de milho porque é uma região tradicionalmente
produtoras de milho a embalagem ela é uma expressão da cultura material do país né no Brasil tinha até pouco tempo um jarro de Barro de melado de cana tradicional do tempo do Engenho a cachaça por exemplo aquela Ypióca que usa aquela garrafa com a palhinha trançada que essa palhinha vem da cultura indígena do país cultura essa tão presente no norte do Brasil que o formato da arena da Amazônia em Manaus faz alusão a um grande paneiro de origem indígena uma das Embalagens os tradicionais do nosso país a e nos anos 70 porém a ordem era
olhar para o futuro na cidade de Campinas no Estado de São Paulo um grupo de estudos pela primeira vez passava a pesquisar exclusivamente novas tecnologias para embalagens por sem tecnologia de embalagem foi criado com o objetivo de otimizar o desempenho de embalagem tendo em vista a proteção do produto esse estilo de centro de pesquisa que envolve todos os materiais de embalagem ele é quase único nosso te amo considerado Pelas Nações Unidas o maior e melhor mais bem-sucedido projeto de embalagem no mundo e paralelamente ao desenvolvimento tecnológico as estratégias de comunicação ligadas as embalagens foram aos
poucos se aprimorando 175 por cento dos produtos que estão no auto-serviço não tem verba para fazer comunicação formal televisão rádio jornal não tem nenhum tipo de comunicação a não ser na embalagem quem fala para o consumidor que que é aquele produto quais os seus benefícios quais as suas vantagens por quê que o consumidor tem que pagar por aquele produto e levar para casa é embalagem que muitas vezes são ali 4 cm quadrados de um rótulo que tem que expressar tudo que aquele produto existem mais de 50 ações de marketing que pode ser feitas utilizando a
embalagem Como suporte é o consumidor e um espaço nesse espaço embalagem tem que ser se fazer vender é que a gente fala que a Camila lá João comercial relâmpago ela tem que ter atrair no olho você tá passando por ele foi a consciência da necessidade de chamar atenção Para um produto o interesse informar sobre o produto criar identificação expectativa em relação uso desejo preferência porque existem seus concorrentes decisão de compra ação de compra satisfação interação fidelização boca-a-boca e e a embalagem praticamente ela tem que fazer tudo isso de galinha com tomate mais Cor e Sabor
aos seus pratos emocional e uma função de produção sentir você tem que olhar para as embalagens ou na cor que ela tem no formato que ela tá indo tipo de material para que ela é feita de embalagem ela ficou muito mais bonita elegante Afinal Bullet que deixa você em forma tem que estar sempre em forma tem que ter uma conexão sentido um vínculo imediato e porque imediato porque eu tenho uma competição de dente é ruim de limpar aqui Charlotte ele manda Stories amigo para que as um lixo e protecção e aparece em volta Castro antes
de entrar no céu [Música] são Vales ou [Música] não é nenhum nenhum I Can't Make The Final decision como é que você prende o olho como é que você já era o impulso como é que quando você olha uma embalagem ela desperta as glândulas salivares para estimular o apetite e que leva você tomar decisão em quatro segundos pelo menos então o design que faz isso então quando as pessoas vão para Casa de Embalagem é uma coisa super familiar Tem alguém atrás disso fazendo com que isso tem a maior nível de atração para você a cura
é o que mais rápido chega no subconsciente e ela provoca o efeito de atrair ou afastar une creme dental Amarelo não precisa da Colina é todos os outros eram branquinhas aqui minhas roupas não vermelha e Colinas quando foi encontrado o cade que hoje lá Marca Colinas marcação concorrencial que eles fizeram Leite silenciaram marca sorriso se mantiveram a caixinha amarela escreveu um sorriso e verde e as vendas até subir não tava mais escrito colei mais todos os elementos identitários acrobáticos estavam presentes e daí que o Cadinho percebeu a força da cor fazer embalagem de salgadinho ela
sempre vinham naquela tinta brilhante embalagem brilhante e tal e quando começou a cintura de salgadinhos um pouco mais naturais Vamos só se dar um valor mais adulto para aqueles salgadinhos começou a se usar essa coisa da impressão fosca da embalagem Então você começa até a experimentação não só visual mais tátil também é a trabalhar formatos mais orgânicos materiais com textura tornar embalagem muito mais próxima do que é um corpo então a gente veja uma pessoa uma carinha vermelha não é esse é o processo de fixação e da Como se você tivesse aportando vida a um
objeto inanimado e por que está interessante e constroem vínculos com as pessoas cria uma relação mais duradoura é não uma relação ao fêmea de compra e venda do produto e a jarra Nescafé bonita bonita alça bem no vidro de Nescafé tem que a sua Alça no supermercado e passar já agradeço os profissionais de Marketing e designers brasileiros finalmente descobriram todo o potencial de venda das Embalagens a gente tem estudos e projetos onde somente colunas de embalagem sem nenhuma outra campanha cresceu à venda no produto quarenta por cento ela tem que cumprir desempenho de proteção manuseio
transporte o armazenamento tem que caber na mão das pessoas na prateleira na porta de uma geladeira no seu armário do banheiro em quilibrio e resistência permite rotulagem da embalagem que nós encontramos no mercado é o resultado da ação de uma cadeia extremamente complexa e multidisciplinar que envolve um conjunto de atividades especializadas muito grande e o design ele é o componente integrador de todo esse processo esses profissionais do entanto enfrentaram mais um grande desafio no início dos anos 90 com processo de abertura Econômica no Brasil uma série de produtos vindos do exterior inundou as prateleiras do
país muitos deles vinham embalagens nunca vistas por aqui antes é a partir do momento que se abriu o mercado para produtos importados estudos importados começaram a chegar e um consumidor comer o acesso a produtos que vinham embalagens com uma qualidade muito melhor relação que a gente tinha no Brasil as empresas aqui começaram a perceber a importância de você também entrar nessa briga de igual para igual no momento que abriu a importação vinha material de embalagem 50 por cento mais barato lado de fora aí a embalagem começou a ser competitivo e cresceu enormemente em qualidade porque
aí você trazia polipropileno poliéster uma série de materiais que quase não existiu no Brasil E aí E aí [Música] e a indústria de embalagens brasileira entra nos anos 2000 já entre as maiores e mais desenvolvidas do mundo as fábricas com máquinas de alta precisão se tornaram capazes de produzir peças muito mais complexas e enorme escala por trás de todo o aparato tecnológico no entanto existe um lado das Embalagens que vai muito além do racional do não existe ligações afetivas que o consumidor estabelece com os produtos que ele gosta os produtos que estão relacionados com a
sua infância e embalagem pode ser o elemento esse gancho né que vai submeter se universo do passado de quem eu fui de quem eu sou de onde eu vim esses produtos fazem parte do Imaginário afetivo a embalagem de Catupiry aqui é uma embalagem Centenária ela tem todo um traço afetivo porque muito tempo atrás as pessoas guardavam somente as mulheres guardavam porque colocavam a dentro coisa de costura coisa de crochê então aquilo era a caixinha de surpresas de um processo criativo que ela ia fazer uma toalha né fazer a bala que a gente dava para namorada
no cinema o bombom que a gente dava de presente os produtos que a gente tomava no final de semana no almoço da família é coleção de rótulos e [Música] em feiras de antiguidade artesanato objetos de decoração museus hoje as embalagens re-significados estão por toda parte mas foi a partir do movimento pop nos anos 60 que os artistas passaram a se interessar pelas como matéria-prima para seus próprios trabalhos e e eu sempre gostei dos desenhos a cidade dos logotipos das figuras quando estava na faculdade de arquitetura tinha um professor de sociologia da arte e ele começou
a me provocar tomar o nosso papel apenas consumir o leite moça mas ali tinha um produto cultural que você podia reler né e recolocar E que nos produtos industrializados que a muita matéria-prima que não necessariamente se você precisava fazer um trabalho com bloco de mármore né que nem um make leve ele fazia com madeira sim porque se apropriar de produtos industrializados e achar a colocar o teu olhar que me interesso por coisas que pertencem a todos os nossos as embalagens pertencem a todos nós maços de cigarros daqueles que eu fumava sacolas plásticas tudo isso para
mim era material a tendência passível de se transformar em um corpo escultórico quando aparece algum produto que me chama atenção eu trago para Ateliê faz uma convivência lúdica com ele comece a reinterpretar a colocar depois do contexto de artes plásticas da garrafa de crush e eu modelei não acha nada de gesso é o crush fixo esse aqui foi o primeiro que eu me lembro que eu peguei a embalagem do sonho de valsa fiquei fiz uma caixinha de madeira balsa com 4 lâmpadas quero um beck Life esse aqui tá quebrado mas é década de 80 óleo
Maria a procura da salada tem um motor dentro da lata João perder andar e outro para girar o radar ele vai aprendendo tava elas resistem em nossas inconscientes Colei e elas estão ali você vê aquela embalagem da para sua com amor branca vermelha e amarela você quer presentear o seu amor com uma paçoca Graças essa embalagem tão sedutora tão linda que paçoca tem a ver com amor uma embalagem 1 [Música] oi oi oi [Música] [Música] do século 21 no Brasil é marcada pelo crescimento econômico eo aumento do poder aquisitivo de uma enorme parcela da população
a classe média ganha corpo e com ela nova os padrões sociais estabelecem a gente tem mudanças drásticas no perfil demográfico de quem são os consumidores brasileiros a inserção e no mercado de trabalho e também nas decisões de compra a mulher quando vai trabalhar ela muda a Sua cesta de compras porque ela deixa estar em casa o dia inteiro e lá passa tem necessidade de ter produtos que ajudem na praticidade ajudem rapidamente a preparar as coisas ponto de venda já começa a oferecer produtos mais elaborados no lugar do arroz um risoto outras tecnologias de comprar uma
embalagem ao abrir ela esquenta ao abrir ela esfria todos os segmentos que a gente precisa ficar atento também às empresas já se deram conta espero que a gente chama dos símbolos pessoas que decidem morar sozinho senão não constitui a família tradicional isso significa o que você vai ter que ter porções bastante individuais menores adequadas a situações de cada consumidor sem desperdício o segmento muito importante é o segmento dos idosos ou da terceira idade que cada vez cresce mais no Brasil é a maior longevidade dos brasileiros o que que embalagem para idoso a tem que ser
fácil de abrir a letra tem que ser de tamanho diferente porque normalmente tem a visão já diminuída ou para atender as necessidades de uma população cada vez mais heterogênea as empresas precisarão apresentar novas soluções nas prateleiras mas o que acontece com as embalagens Quando essas mesmas prateleiras perdem sua função ano após ano as vendas do Comércio eletrônico aumentam vertiginosamente cada vez mais pessoas fazem suas compras sem precisar ir à farmácia à padaria ou ao supermercado o grande palco das Embalagens desde a década de 50 certamente muitos produtos serão vendidos pela internet e portanto não será
a embalagem a fazer a mediação direta e como ela faz no ponto de venda mas ela Continuará tendo um papel importante nessas relações porque é a embalagem que faz a entrega do produto do mundo físico aonde o consumidor vive desse contexto de aceleração da própria comunicação das informações a minha expectativa de receber o produto aumenta a importância da logística aumenta a importância consequentemente da embalagem que é um papel preponderante na logística ela também aumenta para chegada do produto numa embalagem de transporte entregue lá pelo correio ou pela transportadora todo esse passo a passo precisa ser
cuidadosamente planejado para que esse contato essa construção de marca fidelização engajamento a propostas lá seja tangibilizado e quem faz isso é embalagem a embalagem até força no seu dia a dia que acontecer abre a geladeira Se for tudo um cara tornando sem identificação o que acaba primeiro meio identificando que seria eu tenho tentei um papel de comunicação funcional e outro ponto que é muito importante é empresas que já estão fazendo a conexão da embalagem com a internet além do famoso visite nosso site www qualquer coisa pode estampar um QR Code e fazer com que o
consumidor faça uma leitura prolongamento dessa comunicação e dessa experiência que a marca quer construir para o consumidor utilizar embalagem para fazer uma foto para brincar com seu amigo e aqui passa a ser alguma coisa que mantenha comunicação EA relação dos consumidores com as marcas o E aí e apesar de todos os avanços tecnológicos nossa sociedade ainda tem um enorme desafio para resolver o que fazer com as embalagens após o seu consumo é e até aqui nós podemos ser caracterizadas como uma sociedade do jogar fora em função de uma economia caracterizada como linear Ou seja a
gente extrai transforma consome e joga joga para dentro evidentemente sem se dar conta disso quando você vai comprar um produto se não comprar embalagem você comprar o produto portanto depois de você usar o produto a imagem fica a humanidade toda tá percebendo o que se nós não paramos com os consumos e feriados Nós não paramos de julgar as coisas desenfreadamente no lixo em qualquer lugar vai acontecer alguma coisa é impossível a natureza ficar quieta com esse tipo de coisa e a natureza não tem condição de da conta dos resíduos dos humanos né então a gente
tem que destinar adequadamente bom então a embalagem que Tá boiando no rio Tietê o que tá ocupando um espaço no lixão ou na rua ela tá lá ela não chegou lá sozinha ela tá lá porque alguém não deu a destinação correta para ela tem a questão do desperdício dos recursos pelos a petróleo esse usar minerais e não inteligente a gente quer criar uma sociedade de consumo se clicar em que os materiais são utilizados no cálculo feito pelo Instituto de Pesquisas econômicas aplicadas no trabalho em 2012 é que anualmente o Brasil joga fora sem considerar os
resíduos orgânicos só considerando lixo seco oito bilhões de reais e o nosso desafio maior da civilização contemporânea é fazer uma sociedade saudável do ponto de vista do uso dos seus recursos materiais e energéticos e bióticos antes de tudo uma sociedade que seja capaz de fazer emergir uma economia regenerativo que consiga recuperar os danos decorrentes do consumo esse processo é um processo que envolve os dois lados na medida em que de um lado o consumidor está sendo educado para uma outra forma de consumir o outro lado a produção está buscando encontrar formas alternativas de suprir o
mesmo bem-estar mas mais do que isso e ela está se dirigindo ao consumidor para educá-lo que existem formas melhores aonde o impacto negativo é mais baixo Impacto positivo é mais alto em 2010 foi instituída a política nacional de resíduos o que tem como objetivo revolucionar a forma que o país trata o seu lixo a lei estabelece obrigações para os governos a indústria EA população o primeiro passo é a extinção dos lixões EA substituição por aterros sanitários a principal transformação no entanto é fazer com que apenas uma pequena parte do nosso descarte Vá para esses aterros
a imensa maioria daquilo que chamamos de lixo deve voltar para a economia desafio é um encontrar embalagens que possam ser reutilizados que nem sempre e são de confirmação dois quando isso não for possível recolher e reciclar e a terceira obrigação e última análise é dar uma destinação correta ao que não for passível de recolhimento e de reciclagem a produção é concentrada em algumas indústrias que depois tem uma rede de distribuição muito capilar risada para distribuir e depois cada um leva para sua casa no momento de reciclar temos que pegar esses materiais que foram espalhados na
casa de cada um de milhões centenas de milhões de consumidor e levar isso de volta para a indústria que vai fazer a reciclagem a embalagem que tiver esse caminho de volta ou seja essa logística reversa mais bem elaborada dentro de todas as etapas a a embalagem que tiver o seu custo melhor diluído em tudo isso eu tiver o menor custo nessa reciclagem ela vai ter uma Van e no final inclusive organiza o sistema de informação ao consumidor sobre como ele deve proceder com relação à logística reversa no Brasil tem mais de 600 mil pessoas que
vivem da reciclagem de embalagem e hoje 97,8 por cento das latinhas são recicladas no Brasil é o segundo maior reciclador de embalagem Pet do mundo sem por cento das embalagens de agrotóxicos são recicladas os catadores eles querem ser reconhecidos como profissionais da reciclagem nós pegamos todos esses materiais que pós-consumo que poderia ter no aterro sanitário em outro lugar e colocando isso na cadeia produtiva de forma correta etc etc a educação ambiental para nós ela é fundamental nesse processo é não dá para fazer coleta seletiva sem catadores e sem educação ambiental explicar uma coisa que todo
mundo se sente muito bem de fazer se houver informação adequada as pessoas vão fazer [Música] é a questão nas embalagens portanto é mais complexa do que parece se por um lado Ainda precisamos avançar muito para garantir que não vamos sobrecarregar nosso planeta com recipientes vazios por outro temos que desenvolver cada vez mais a produção de embalagens eficientes e entender que elas exercem importantes funções sociais e ambientais na nossa sociedade é claro que embalagem de mais ninguém precisa a gente tem que trabalhar na otimização Mas o que o consumidor não vê é que tem aquela embalagem
eu teria uma perda muito grande na distribuição e o custo Ambiental de toda essa cadeia que eu perdi é muito grande então quando a embalagem eficaz que ela protege o produto e esse produto vai alimentar alguém a embalagem cumpriu sua função que não foi só proteger aquele produto mas foi evitar que o perca tudo o crescimento do ciclo de vida da produção daquele produto se o desperdício um terço do alimento que a gente compra Qual que é o impacto disso tem um número dos Estados Unidos que la agricultura de alimentos consome 120 trilhões de litros
de água por ela tira esse 123 milhões de litros de água para produzir alimento para movimentar o nome de cadeia para jogar um terço fora na ponta Você tá jogando quarenta trilhões de litros de água forma que você tirou de um rio Professor colocou energia só para jogar fora porque é uma forma muito boa de economizar Gu não jogando comida fora como a gente me joga Comida fora fazendo embalagens adequadas a as coisas pioram embalagem de futuro ela é que vai permitir a vida na sociedade que a gente precisa minimizando o impacto das cadeias permitindo
uma eficiência Total uma redução total de desperdício e que no final da vida dela se transforme recurso alguma coisa me livre se esperar por isso que o Brasil tem uma cadeia de embalagem altamente desenvolvido a gente tem aqui o o melhor de cada material é usar esses materiais com essa visão para construir embalagem do Futuro a cada vez mais a gente tem que fazer esse potencial seu entendido e aplicado [Música] embalagem sempre esteve ligada ao desenvolvimento do Brasil e da sociedade brasileira ela está presente na música está presente na cultura do que ela tá ligada
ao modo de vida do país as histórias se confundem a história da embalagem história da humanidade são muito parecidas tudo que eu quero é ter que alimento vacina tem medicamento é disponível para mim quando eu precisar deles é [Música] E aí [Música] E aí [Música]