Para começar a meditar — Lama Padma Samten

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O Lugar
Uma introdução à prática da meditação. Por que, como e onde sentar em silêncio para começar a medita...
Video Transcript:
então se você quiser começar a editar não é necessário pensar em uma tradição religiosa não é necessário pensar numa visão mística da meditação um retorno a uma condição natural que a condição natural da mente porque nós ficamos muito ocupados com muitas diferentes bolhas de realidade mergulhados em emoções e pensamentos variados então surge é uma aflição surge uma necessidade nós retornarmos alguma coisa mais sólida mais real isso nos induz nos leva a buscar a meditação a meditação alguma coisa muito simples porque é o próprio a própria mente já tem esse espaço interno não é alguma coisa
fabricada há alguma coisa nova que a nossa mente não sabe o que fazer a gente senta com o corpo ereto porque há a posição aonde nós ficamos mais confortáveis às vezes quando se vê assim as pernas dobradas sentado no chão parece que é uma posição desconfortável mas não é uma composição posição confortável quando nós sentamos desse modo a respiração melhor o corpo fica equilibrado sem a necessidade de produzir tensão para que ele fique nessa posição quando nós entramos num sofá é muito comum que as costas se a quem e assim a nossa inspiração abdominal nossa
respiração fica mais difícil aqui nós sentamos no chão é natural que o corpo se arrume vocês não estão vendo mas tem uma arma secreta aqui que são as almofadas de meditação que pode usar uma ou duas almofadas de meditação com o objetivo de melhorar a curvatura nas costas então a gente não senta em cima mas coloca as almofadas apoiando a base da coluna na região da bacia então naturalmente a bacia se inclina para a frente e as costas se arrumam então essa é a posição da meditação porque nós estamos buscando essa posição porque a gente
precisa ficar imóvel durante um tempo se nós ficarmos numa posição forçada seja qual for nós vamos precisar ficar sempre trocando de posição então quem está num sofá nunca fica parado muito tempo pensou se mexe pra cá se mexe para lá e vai equilibrando a posição através desse processo dinâmico aqui nós vamos ficar totalmente parados então a posição precisa ser uma posição equilibrada sem tensão seus podem inclinar o corpo para um lado para o outro e ver se há um ponto de equilíbrio que possa ser encontrado também nós entregamos o corpo para frente para trás buscando
esse ponto de equilíbrio é nós encontramos esse ponto de equilíbrio as pernas elas podem ficar na posição de lótus que quando um técnica sobre uma perna o outro pé sobre outra bela mas não é necessário vocês podem colocar meio lótus que é quando um pé fica sobre uma perna ou sobre o outro pé sobre a outra tela ou ainda nessa posição que eu estou que é as pernas encostada no chão e os pés encostados no chão essa é uma posição confortável muito boa também para meditar e coloca as mãos sobre os joelhos e é muito
simples nem nada complicado é importante que a gente adquire essa posição respire de uma forma intuitiva e sinta uma paz a pessoa se sinta bem se sinta em paz nessa posição sou desfaz as canções no rosto as tensões o corpo se mantém assim a pessoa quiser ampliar a prática da meditação melhorar a prática da meditação a pessoa pode depois de um tempo na primeira sessão ainda ou com a continuidade dos seus sonhos a pessoa descubra que existe em condições onde a mente está mais ativa mais brilhantes mais viva e condições onde a mente está mais
obscura quando nós em uma sessão de meditação nós ficamos um pouco mais de tempo nós temos a oportunidade de ver uma flutuação desse brilho da mente às vezes o brilho da mente se amplia às vezes o brilho da mente como que se apaga e nós vamos ficando quase us depressivos nos ficando apagados assim é como se a dimensão de interesse da mente se reduzir se esse é o primeiro ponto a observar depois da posição do corpo quando então nós queremos melhorar a própria prática da meditação nós agora tentamos fazer com que o brilho dos olhos
o brilho da mente ele se amplie se nós estamos meditando e surge algo de grande interesse na nossa mente algum movimento ao redor que nos atrai a atenção um movimento ao redor que nos atrai a atenção é natural a gente perceber que como que os olhos se abrem mais e surge o interesse intenso é importante que a gente consiga administrar esse interesse a gente na meditação consiga fazer surgir esse brilho nos olhos se você tiver olhando essa gravação veja sente e tente fazer esse brilho nos olhos acontecer e olha de novo seu corpo reduz a
tensão sobre o corpo qualquer movimento da face que esteja crispado mas mantenha esse brilho agora perceba quando esse brilho surge a uma natural tendência a ampliar respiração naturalmente somos induzidos a respirar de forma mais profunda não passei a observar também a respiração a sua mente tem brilho sua respiração está ampla regular pacífica serena aí vem um terceiro ponto você observar é assim o corpo se aquece você pode mesmo fazer exercícios com o tempo num lugar aonde a temperatura seja mais baixa e você seja com menos roupa do que deveria estar aí você tente manter a
temperatura do corpo tem que aquecer as mãos o que é seu corpo a mente brilho nos olhos brilham a respiração é ampla e serena o calor surgiu no corpo observando esses três pontos introduza agora um quarto ponto de observação você veja você não precisa movimentar seus braços em seu corpo sinta que seu corpo e seus braços estão parados mas não estão tensos não estão presos eles não estão crispadas se a qualquer momento poderia mover de forma suave qualquer parte do corpo não é uma posição crispado então veja essa natural não obstrução do corpo e da
mente somente não tá crispado seu corpo não está crispado mas você tem uma tensão viva você tem uma respiração natural ampla e pacífica você tem o calor surgindo no corpo e o corpo suave sem intenção se você sentir dores no corpo você deixa as dores acontecerem senão crisp nenhuma parte do corpo não funcione não obstrua sua mente a partir da sensação do corpo ou da dor agora você observa o quinto ponto que é uma natural estabilidade de sua mente de sua energia e do seu corpo aliada ao brilho da mente do olhar talvez você descubra
que é mais fácil manter uma pequena abertura nos lábios e assim a respiração fica mais suave porque ela se processa pelo nariz e pela boca enquanto a meditação se processa você retorna a cada um desses pontos você observa o brilho no olhar a respiração serena pacífica natural o calor no corpo a não obstrução do corpo ea estabilidade na posição de tanto em tanto você pode abandonar essa observação e simplesmente repousar na paz e serenidade da sua prática com o tempo a meditação de trará a experiência de que esse estado de paz é o seu estado
natural e quando você está se movendo em meio ao mundo você está em bolhas de realidade num dos fabricados de duração muito rápida são momentos onde o brilho dos seus olhos a sua respiração o calor do seu corpo a não obstrução da sua mente do seu corpo ea estabilidade oscilam em meio aos significados e realidades flutuantes você vai perceber que todas essas flutuações sidão dentro dessa base natural o caminho da meditação é o caminho da compreensão progressivamente mais profunda dessa base natural uma vez que você faz essa experiência é funciona você pode praticar cinco minutos
10 minutos 15 minutos minha sugestão é que você tenha uma regularidade assim por exemplo você se propõe a meditar por cinco minutos então você medita 15 minutos ao final das cinco minutos você pode pôr as pernas pra frente alongar um pouquinho o corpo e senta de novo mais 55 minutos você pode fazer uma prática longa a partir de intervalos pequenos também você pode fazer intervalos de 10 minutos 15 minutos de modo geral aconselho meus alunos a fazerem intervalos de 15 minutos após 15 minutos eles podem alongar as pernas mãos mudar a posição do corpo sempre
evitando castigar o corpo sempre evitando trazer dano ao corpo o corpo é nosso aliado então nós precisamos tratar bem do corpo se vocês puderem praticar ioga nu outro momento fazer alongamento isso é uma coisa muito favorável também vocês poderiam melhorar a alimentação a procurar o naturopata que recomenda uma alimentação uma forma adequada de viver e de se alimentar também da maneira que a saúde melhore quando a saúde melhora a meditação melhor sempre assim então essa é uma forma aí se você puder praticar cinco minutos por dia já é uma boa coisa 10 minutos por dia
15 minutos por dia ou demais seções de cinco dez ou 15 minutos é perfeito essa é uma boa é uma boa prática também a na medida em que isso pode funcionar e você sente a necessidade ou sentir o impulso de seguir essas práticas você pode convidar outras pessoas para sentarem juntos um bom roteiro é tomar um livro que introduza uma perspectiva de sabedoria na própria vida da pessoa a pessoa pode ler trechos do livro no grupo meditar um tempo depois conversar tomar um chá ea sessão coletiva terminou então esse é um bom roteiro não sebe
nós tivemos esse roteiro como o início de tudo nós começamos desse modo nós sentávamos estudávamos um pouco tomávamos já conversava com um grupo de amigos que conversa de forma livre e com isso vai aprofundando a sua própria experiência de vida e vai desenvolvendo uma amizade dentro de uma conexão elevada isso vai transformando outros aspectos da nossa vida que do mesmo modo que a saúde também vão se refletir sobre a melhoria da prática da meditação então se a nossa vida é mais virtuosa se ela inclui uma relação com outras pessoas dentro de si mesmo contexto a
prática da meditação de modo geral de korn melhor e nós avançamos mais rápido se vocês tiverem a oportunidade podem também procurar outros grupos gays que já estejam estabelecidos nesse caso o melhor é ouvir as instruções de prática com esses próprios grupos estão desenvolvendo a sua prática se vocês tiverem mais sorte podem encontrar um orientador uma pessoa mais sábio o mesmo mestre que vem ajudá los de modo pessoal e que facilite a remoção de obstáculos eventuais que sujo e de instruções progressivas para que a prática ela ande melhor então isso é melhor ainda apenas alertar ia
que a meditação ela não necessitam contexto religioso ou místico ela se refere a uma natural condição da nossa mente vocês vejam que quando nós temos com nossos pensamentos as nossas reflexões decorrendo elas sempre se dão dentro de uma região de silêncio da mente que oferece a base para que esses pensamentos possam ocorrer é semelhante à música quando alguém vai tocar um instrumento ou vai cantar os outros ouvem os acordes e o som do canto mas eles talvez não percebam que para audição dessa música desse som é necessário um silêncio ambiente eles não ouvem apenas o
som e resolvem também o silêncio quando nós estamos operando a nossa mente nós temos por base um silêncio da mente e silenciosamente que torna os pensamentos mais nítidos e silenciosamente a essência da prática da meditação é como se nós voltássemos a nossa condição natural assim nessa condição natural eu facilmente reconhecida como algo que não é nem religioso místico com isso eu também não quero excluir o aspecto místico o aspecto religioso nós podemos trazer meditação dentro do contexto religioso e dentro do contexto místico que é como tradicionalmente os mestres do passado tem feito para perpetuar os
ensinamentos dos ensinamentos vem por dentro das tradições religiosas das tradições mística e ele se oferece a nós enquanto nós estamos progredindo dentro disso nós terminamos por por reconhecer ciência desses ensinamentos assim pelo menos no início vocês não precisam olhar o aspecto religioso você simplesmente experimentei essa condição natural essa condição natural vai ser o início e o fim de todo o caminho no decorrer do caminho o pode ser útil que vocês encontrem outras instruções que vem de tradições religiosas isso pode facilitar como meio hábil
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