[Música] Abra sua Bíblia: Gênesis 1:26. E Deus disse: "Façamos o ser humano, ou o homem, à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra.
" Gênesis 1:27: "Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. " Gênesis 5: "Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o ser humano, à imagem de Deus o fez: homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou de homem no dia em que foram criados.
" Estamos diante da Tua presença, respeitamos a Tua palavra e pedimos que ela continue a transformar nossa vida. Amém. Por que está dando tudo errado?
E você, é o que é, como é. Por isso, é o porquê. Você, como homem, se tornou destruidor da terra.
Então, aqui há um tripé sociológico: se Deus criou o homem em Gênesis 1:26, por que Ele criou o homem de novo já no 1:27? Ele criou o homem de novo em Gênesis 1, criou em Gênesis 2 e criou em Gênesis 5. Porque aqui são esferas diferentes da nossa existência.
Em Gênesis 5, Deus cria a nossa sociologia, o nosso viver social, o nosso viver coletivo. Criou o homem com "h" minúsculo, criou mulher com "m" minúsculo e os chamou de homem. Não sei se é assim sua versão, mas com "H" maiúsculo é.
Olha aí, o segundo homem tem "H" maiúsculo. Se fala pouco, e é interessante: criou o primeiro homem com "h" minúsculo, a mulher com "m" minúsculo, e os chamou de homem com "H" maiúsculo. Que é isso?
A sociedade só consegue funcionar quando homem e mulher são o que são diante de Deus. O "H" maiúsculo não se refere a nós, homens, como um gênero masculino; é o poder social construído por Deus, que é a família. A família é o núcleo apostólico mais poderoso da terra.
Uma família que funciona é mais poderosa que uma igreja inteira reunida. Porque hoje as pessoas procuram uma igreja ideal, mas nem percebem que o que forma uma igreja é a qualidade da família que congrega naquela igreja. Porque, no final das contas, a igreja não existe.
A comunidade da fé. . .
à tarde eu falo com essa igreja: ela não existe. Ela é um espaço físico, uma pessoa jurídica diante do Estado, mas não tem perna, não tem cérebro, não tem boca, não anda, não fala, não se movimenta. Como eu posso falar com a comunidade da fé?
Através das famílias que aqui congregam. Então, as pessoas estão procurando a igreja perfeita, sem perceber que esse desejo por uma igreja ideal é porque essa família não é a família ideal. Mas ninguém faz autocrítica para descobrir que a pessoa que briga na igreja é a mesma que está transferindo a briga que já tem em casa.
Porque quem caiu aqui no Jardim do Éden não foi uma igreja, então a igreja não é mais importante que a família. Deus cria a igreja para devolver à família o seu devido lugar. Então, "H" maiúsculo é a família, é o poder sociológico de Deus transformando o mundo.
O problema central do mundo é paternidade e masculinidade disfuncional. Tudo que não dá certo lá fora não dá certo porque não existe a ilha; porque não existe homem, existe macho. E o macho é aquele que faz seu desempenho sexual.
Mas ser homem tem reverberações de sexualidade. Mas se você concordar comigo, Clodovil era gay e era mais homem que você, de repente. Por que digo eu?
Ninguém se faz mais como antigamente. Elza, gay de antigamente, era macho. Clodovil era macho, Renato Russo era macho, de postura, de valor.
Eu vi uma entrevista do Renato Russo e a entrevistadora querendo convencê-lo sobre o socialismo. Ela falou: "Se liga, minha filha, eu tenho bens imóveis e quero continuar comprando as minhas coisas. Que mané socialismo!
" Freddie Mercury era gay e era ícone. Então, se o homem tem a ver mais com o propósito de vida do que usar bem o pênis. .
. não vou me entender. O tripé em Gênesis 1: eu sou criado, você é criado como um ser espiritual.
Fomos criados para viver em Deus e adorá-lo. Em Gênesis 2, a matéria do homem foi formada. Por quê?
O homem não é a matéria; o homem é o espírito. Porque Deus abomina o aborto. O que você acha que é abominação?
É a morte do corpo. Mas alguns profetas de Deus disseram: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu já te conhecia. " Então, a matéria é mero detalhe: você existe diante de Deus antes da matéria; você não é matéria, você é espírito.
Algo que alguns vão chamar de alma. Então, Gênesis 1: o nosso ser espiritual é o nosso ser central. Alguns estudiosos bíblicos dizem que a alma de Adão, o espírito de Adão, não era dentro como nós, era fora.
Por isso que ele estava nu e não se envergonhava, e só voltou a ter vergonha quando morreu dentro dele. O que Deus disse que morreria? Que aqui está a mãe, é o pulo do gato!
Deus disse: "Certamente, no dia em que você comer, morrerá. " Mas ele não morreu. O "certamente" morrerá no hebraico é a mesma palavra "certamente".
"E morrerá" é morrer, "certamente" é morrerá. Então, Deus disse o seguinte: "No dia em que você comer, morrerás, ou morrendo. " Mas aí ninguém entende, porque todo mundo acha que é corpo.
Mas o que morreu, que ninguém percebeu? Deus morreu em Adão. A criação de Gênesis 1, que o homem foi criado como Deus, é o quê?
É que o homem foi criado como um ser espiritual à imagem de Deus. Porque quando fala "imagem". .
. A semelhança de Deus não tem corpo; Ele só assume matéria quando vem aqui ao mundo através de Jesus. José, espiritual, Ele não te cria à imagem Dele como se Ele tivesse corpo; Ele cria a imagem Dele a partir dos atributos que Ele tem.
Você foi criado para ser como Deus, com a exceção de atributos absolutos que são soberania, onisciência, onipotência e onipresença. O resto, Ele de outubro disse; por isso que Ele disse que você governaria a Terra. Por isso que hoje você é um destruidor da Terra, porque a alegria do diabo é transformar o dono da Terra, que é você, no destruidor da Terra.
Você foi criado para ser o Deus da Terra e vive como um demônio dela, matando, roubando, estuprando, aniquilando, abandonando seus filhos, traindo suas mulheres, se alegrando em prosperar fraudulentamente, roubando, mentindo, e em Gênesis 5 é a consequência. Gênesis, eu sou um ser espiritual; eu existo pra Deus. Gênesis 2, eu sou um ser material; existo pra mim.
Em Gênesis 5, eu sou um ser social; existo pra alguém. Aí, com o pecado, continua existindo dois e os cinco. Só não existe um, por isso que Jesus morreu e foi pra cruz.
Você tem individualidades, que são sua vida material, e você tem sociologia, que é a vida comunitária. Mas por que você não tem mais um? Que é a imagem de Deus, você é péssimo pra si; por isso que Deus mandou amar o próximo como a si.
E você é péssimo para o outro. Se dane! Pra gente poder falar de masculinidade, eu tinha que explicar isso a você.
Você foi criado de maneira perfeita para fluir de maneira perfeita. Você tinha Deus; era sua relação vertical e, porque você tinha Deus, a sua relação horizontal era perfeita. E hoje a sua relação horizontal é destrutiva, porque você não tem mais relação vertical.
Não há qualquer coisa que você consiga fazer sem se resolver primeiro na vertical, que é com Deus. É maquiagem, é cosmética e, uma hora, vai borrar, uma hora vai dar ruim. Vamos resolver nosso casamento, vamos lá, o terapeuta assistir aqui, o Cláudio Duarte.
Vamos lá na conferência, lado Anderson. Não vai resolver, porque tudo que se ouve, você tem que tomar a decisão. Que decisão é essa?
Se eu tenho que voltar para Gênesis 1, para decidir de novo. É um ser espiritual, adorar a Deus novamente. Sabe que a nossa maior missão e nosso maior compromisso hoje aqui, como homens, não é sair daqui.
Mas a gente coloca aqui. A gente, entre, e eu entrei em crise; é porque dá vontade de tornar tudo miniatura e botar dentro das malas. Mas a gente não está aqui pela estética; a gente está aqui pra receber de Deus a mais nobre e poderosa missão, que é ser visto pelas pessoas e pela nossa própria família, conseguindo chorar na presença de Deus.
Por isso que Davi era muito louco diante de Deus. Irmão, eu acho que você não está disposto até que, como Davi, pegou. Não, eu acho ainda que não chegou nesse nível de querer transar com a mulher e matar o marido dela numa trama sinistra daquela.
Já leu lá o que Davi fez? Em lei, o que ele fez? Acho que se não chegou nesse nível, não acirra; Paulo, quero pegar aquela mulher, mas eu preciso subir com o marido dela.
Vamos botar dentro do hub, mandar o Bess subir, Lino, uma bocada de traficante já vai fuzilar o carro. Aí foi isso que ele fez, quase isso que ele também entendeu. Ele bota o cara na primeira fileira da guerra e quem morre primeiro?
Quem é bucha de canhão na primeira fila lá e foi isso que aconteceu. Mas se a Bíblia, irmão, tá lá que é um cara segundo o coração de Deus, como é que pode um negócio desse? Estava escrito que o próprio filho queria matar ele para tomar o reino.
Houve em sexto dentro da casa dele; o próprio filho estuprou a irmã. Mas se a Bíblia diz que é o homem segundo o meu coração, se a Bíblia diz que o trono de Davi, a casa de Davi, a geração de Davi, Jesus vem da descendência de Davi. Tem até chá verde da Vila Mimosa.
Se fala porque, olha que interessante, Adão pecou, Davi também, se ou não. E diante de Deus não tem acepção de pecado. Mas por que a história de Davi continua após o pecado dele e a de Adão não?
Porque Adão disse “não fui eu” e Davi disse “fui eu”. Quando o homem é uma vítima, Deus não constrói um destino. Ele não constrói um futuro.
Aí ele disse: eu vou dizer o que? Não vou meter o louco aqui ou ainda vou dizer: né, Bias, um fio que come mesmo, um ateu, cá. E é isso aí.
Mas ele foi tão homem que ele fez uma oração diante de Deus chorando: não puna o seu povo por causa do meu pecado. Se tiver que castigar alguém, castiga a mim. Então a consciência de pecado já é masculinidade.
O homem que consegue chorar é o maior presente para o mundo. Então, masculinidade não é comprar uma camisa da Raia; antes, onde você comprou essa? Não é pegar um carrão, não é pegar a moto, não é pra academia, não é pra nada.
Em mãos. Eu disse quinta-feira que uma mulher mandou lá. É todo dia.
Como se eu fizer uma postagem sobre violência doméstica por dia, eu recebo quase 50 mensagens de mulheres. Esperado crente, uma delas. A mulher mandou: o que eu faço?
Mandou as fotos. Rua cheia de porrada. O que foi que aconteceu?
Ela falou: meu marido comprou 6 mil dhk a mais e eu fui fazer a pergunta. Por que têm dívida, família e tal? Ficou meia hora me batendo.
O pastor, nem a hora, chutando minha cara, demorando na minha casa é que pode. Por isso que eu disse. Tem Gênesis 5, que é a vida social; e tem Gênesis 2, que é a vida individual.
Mas se não é mais igual a Deus, que Deus não destrói. Deus, maniqueísta, Deus não fere. Você não é mais como Deus é; e é por isso que nós estamos aqui: para fazer você chorar de novo, para fazer você ter consciência de novo, para fazer com que você seja respeitado de novo.
O maior respeito é as pessoas olharem para você, sorrirem, e dizerem: "Ele é um homem de Deus. " Eu sei o dia que eu ganhei a minha esposa. Quando a gente estava assistindo TV, a presença do Espírito Santo tomou conta de mim.
Eu comecei a chorar com ela no meu colo, louvando a Deus. Depois que eu parei de louvar a Deus, orando por ela, imagina! Ela não olhou, não reagiu, não levantou os corpos.
E olha, era na época que a gente morava em cinco metros quadrados numa casa. Tinha uma televisão em cima de uma caixa de fruta e um colchão no chão porque não tinha cama. E o nosso primeiro filho.
. . a felicidade!
Filha da mãe, porque ela tinha essa segurança toda ao lado de um homem que ama Jesus, que caiu na real. E hoje a gente está rodando o mundo. Ano passado, peguei em 14, 15 países.
Mas a segurança dela. . .
um dia perguntei porque, senão, ela ficava neurótica, já que você nunca viu uma crise de ciúme, que às vezes é charmosa, não é? Se sentir valorizada, né? Mas nunca fez.
Olha o que ela disse: "É porque eu descobri que me trair é muito caro. " E eu disse: "Por quê, como assim, é muito caro? " Ela disse: "Eu já tive que chorar muito por Jesus e você não está disposto a atrair, me trair.
Atrair? Você não quer. Eu já vi se você O ama.
" E é aqui que eu me escondo. Não é que eu confie em você; é que eu confio que ama demais Jesus. Se ama seu Deus, é isso.
E vê, ouve aqui: não é para amanhã. Eu vou ficar mais forte; amanhã eu vou. .
. imagina! Acabei de postar.
Toda vez que em Estados Unidos a polícia lamenta, eu louco, em cima de mim. Não sei, né? Minha esposa falou que eu ando assim, não vejo como eu ando.
Aí eu passei pela imigração. Já estou saindo com a mala. Quando estou saindo, o policial me chamou para a sala e revirou tudo de novo.
Pegou minha mala e levou pra inspeção. "Céu! Que um gângster!
Não sou um pastor, amigo pastor, mas irmão, um homem de Deus não tem um compromisso estético. Nessas horas não tenho que ser um louco, seu maloqueiro, seu novo destino, sem pai, seu violento. Não tenho que ser aquilo que Jesus me fez: um adorador, um homem quebrantado.
Decoração, compromisso do homem de Deus não é por fora; é por dentro. Faça por fora porque você gosta. " Imagina, pra complicar, ofertei todos meus carros e o único carro que ficou é uma para cada dois dias, 150 contos de gasolina.
Aí a galera falou bem assim: "Você não facilita a vida da polícia. " Aí, mano, uma camarada careca, cara tatuada, de não parar, seis canecos. Que é o véu, "Bom dia, senhor!
" Não descarta, vou enquadrar. E vai. .
. como assim? [Risadas] Mas quanto mais o mundo pressionar, você tem que mostrar do que é feito, porque nasceu de novo, é filho de Deus.
Às vezes eu gosto dessa história, minha com Deus, com os carros. E um livro, há dois anos atrás, quando eu li um livro, esse homem de Deus falando de finanças. Ele disse que toda vez que Deus te presenteia, você compra uma roupa nova.
É como se fosse uma consequência de uma mudança interior que Deus está fazendo. Aquele desejo que eu preciso de uma roupa talvez não é um desejo. Aí Deus vai lá, compra roupa nova para mostrar para você que é algo bom que está acontecendo.
Você, uma transição, entender uma alegria, uma celebração. Muda por fora porque você mudou por dentro. A gente às vezes nem percebe, mas a endorfina veio, prazer veio, porque algo maravilhoso aconteceu e transacionou.
E aquele desejo divino vai lá. Esse homem de Deus diz que um relógio é Deus tirando você do "kronos", que é o tempo que contabiliza, e levando você para o "kairós", que é o tempo não contabilizado. Sabia que Deus não está atrasado?
Jesus morreu ontem e vai voltar amanhã. Pra Deus, então, pra Ele não tem tempo. Por isso que Ele saiba que quer o que é a igreja por contar o tempo de salvar logo.
Não, mas se o cara estiver lá no leito de morte, pra Deus é a mesma coisa que o cara nasceu ontem e morreu amanhã. Deus não está contando tempo. Mas o que mexeu comigo foi quando você compra, Deus presenteia você com um carro que fala de um novo destino.
Eu parei na hora e disse: "Bom, eu quero isso aqui. " Aí Deus perguntou: "Receber carros? " Eu disse: "Não, dá carros.
Quero ser um doador de carro. Eu quero ser essa boa nova chegando na vida de alguém, sabendo que você está dizendo que essa pessoa tem um novo destino e Deus está mudando a tua vida e mudando a tua rota. " Eu quero!
E nós, homens, temos essa ilusão de que a gente vai pegar um objeto do nosso desejo e se sentir mais homem por causa daquilo. Eu odeio meu primeiro carro, há dois anos. Uma alegria tremenda, assim.
E minha esposa ficou mais feliz que eu! Eu fui pegar em Vitória, no Espírito Santo. Quando eu disse no aeroporto, um cara de Deus falou comigo: "Vamos ali, vem comigo na concessionária que eu vou comprar um carro pra você, você aceita?
" Humilde para semear para receber. Bolas, embora aí, na hora, Espírito Santo disse: "Não fale nada pra ele, que ele vai ficar chateado. Mas não é seu, já tem outro dono.
Só receba, sorrindo, sendo obrigado. Deus te abençoe. " Imagina, te dou uma oferta agora, aí Deus fala que se fala pra mim, não deu.
Já mandou da Idaron a mim, não é? Deus falou: "Segura a onda. " Fiquei quatro meses com aquele carro, e Deus: "Você vai mandar ele para o Rio de Janeiro.
" O Rio não, aqui para Montemor, pertinho aqui. Nem vocês, que o pastor é do Rio. O pastor que ofertou o carro estava em depressão e veio pra última hora para se recuperar.
A senha de Islândia. Aí eu fiz uma prova: "Com dezembro, eu quero um carro. " O outro carro: "Qual carro você quer?
" Um Corolla Altis. Se eu me der, eu dou esse pastor. Só que infantilidade.
Se amadurecer, uma coisa de menino fazer prova com Deus. Fazer prova com Deus é coisa de gente que começou agora. O beabá é coisa de quem ama a Deus.
Quem ama a Deus precisa de cinco segundos para obedecer. Aí me doeu muito bom, porque Deus me deu o Corolla. Antes de o da UFAM, conversa.
Conversa. A Nissan é. O cara ligou dizendo: "Tá liberado, já que pode vir buscar o Corolla.
" Aí eu fui. Até 18 anos, passei fome, só de Maceió, Alagoas, criado sem pai. Quando voltei lá a primeira vez, não ter.
Depois de 20 anos, meu bairro destruído, meus amigos todos mortos. Só sobraram um. Aí passa na cabeça do irmão.
Mano Brown foi meu pai a vida inteira. Houve Racionais para chorar. Defende rapariga do meu pai, rebentou com a minha vida.
Já passou por essas? Não essas, Noé. Aí eu fui lá, vem aí, tirei uma foto, não tirar fotos e postar vendedora.
Tirei uma tristeza, como se Deus tivesse sendo posta. Não apostei a. Entrei no carro, saí, e parei o carro, depois de 30 segundos que saí da concessionária para chorar.
Não sei por que, mas a única coisa que eu falei pra Deus: "Me perdoe, porque filho tem que te perdoar primeiro. " Porque eu dei a esse carro, que esse carro não merece, é só um carro. E segundo, eu tinha falsas ilusões, ele não acrescenta nada.
É só um carro mesmo que daqui a 10 anos está velho, daqui a 15, daqui a 20, é sucata e eu tenho que comprar outro. Talvez carro é meu, a pala. E se eu pegar o teu de plástico, vai ver a diferença de um cai de um carro.
Eu chorei, dizendo: "Jesus, a identidade falsa do homem. " Entendeu? Não sou mais homens a entrar num carrão, sou mais homem como a mulher, mais gosto, sou mais homem se meus custos aumentarem.
No meu caso, sou mais homem. Se eu for mais cabuloso, então olha só, entrava no espelho e ficava triste. Moto, a minha mão tatuada, estatuto, havendo, eu ficava triste porque tem espaços em branco ainda para serem tatuados.
E tem noção do Hanói, a décima. Se olhar no espelho e dizer que o vazio ainda mais audições, me perdoe, mas achei que o Corolla me completaria, e não completou. Fui menino, de pressionar o Senhor, dizendo: "Faça isso, para fazer aquilo.
" Que coisa ridícula! Não é coisa de gente madura, não é coisa de gente que ama a Ele. E eu tô tão bolado com esse Corolla, que eu não quero mais ele.
Não, eu quero dar certo, filhos. É aí que fiquei bolado no carro, né? Fiquei 30 dias.
Depois de 30 dias, ele disse de me sentir feliz. A minha esposa está mais, lê Louis, Adac, o irmão que gente que ama Deus ama mais do que receber. A Bíblia disse: "É bem-aventurada aquele que dá, que aquele que recebe.
" E também não parou mais o fluxo, né? As bênçãos vão entrando. Então, dinheiro entrando, no negócio.
A gente abrir uma empresa e cada um encontra, encontra um sinistro e vai fazendo networking cabuloso. E entra carro, sai carro, mas não tem mais aquela falsa sensação que o que é de fora trará valor pra dentro. Coisa, só coisa!
Alguém falou aqui na escola de finanças: "Quando Jesus voltar, você só vai levar o que deu ao que se acumulou. " É bom viver bem, mas vai ficar, quando Jesus voltar? Não parou, a riqueza.
Ela vai continuar, mas só vai continuar riqueza que foi doada, porque a riqueza que foi doada foi contabilizada na RHino de negócio, irmão, na pirâmide celestial. Que tabu o que se fala! "Meu Deus, Jesus voltou, ferrou a minha vida, que só evangelizar!
" E sim, mas eu não sei se você sabe, isso é uma logística sinistra do céu. O dízimo que cedeu em Americana pode estar salvando alguém no Japão, e se nem sabe que uma reação em cadeia começa. Aí começa o reino de Deus.
Quando Jesus voltar, abrir a tela, dizer: "Senão salvou cinco, não, filhos e salvou 25 mil? " Como assim, Jesus? Só lembro de ter salvo cinco.
Não, o seu dízimo, o seu amor, a sua visita, o seu abraço, seu perdão, acionou uma pessoa que acionou outra que acionou outra que acionou outra que acenou. E foi. Então, hoje, a minha maior alegria como homem é ter chegado ao máximo da minha estabilidade emocional.
Que é preciso mais uma tatuagem. Poupar, o pastor. Pecado, pouparei.
Dói pra caramba, estou ficando velho, perto dos 40. Ou afim de sofrer a agulhada de ninguém mais, mas não tô mais nessa noia. Acho bonito.
Alguém falou: "Pastor, que tirar forças pra fazer umas mais bonita, né? " Mas a minha alegria, sabe qual que é? Dar consolo, que é o máximo da masculinidade.
Amadureci tanto que existe para resolver o problema. Eu sou total homem, tão homem. Então, o homem que eu vivo rodeado de game, se você.
. . Não tem gays ao seu redor?
Você não é um homem de verdade? A melhor companhia para o homossexual é ao lado de um homem que sabe quem é, que não vai entrar em crise pelo que as pessoas dizem e vai ser uma referência. Talvez o problema dessa pessoa de Simão foi falta de um pai, foi falta de um exemplo, foi a falta de segurança, foi falta de amor, foi falta de fé.
Noiados, nós somos nomeados por causa de seu pai Adão. Você nem fala sobre nossos assuntos periféricos; está sangrando por dentro, rebentado, mas a gente se encontra, fica rindo e fala algo superficial, como você viu o jogo do Flamengo, porque carro da hora. E não consegue aprofundar o diálogo porque a sua alma está ferida por causa do pecado de Adão.
A isso que eu estou falando: anda com gay, já bloqueia. Como assim, irmão? Mês que vem, eu e Anderson estou pagando 80 mil do meu bolso, do meu bolso, e com a ajuda de outras pessoas, para pagar a cirurgia de quatro caras que foram transexuais, arrancar até o pênis fora.
Conhecer Jesus, nasceram de novo, não podem mais ser homens, mas no mínimo querem viver com dignidade, que é tirar o seio, tirar o bumbum fora. Só o bumbum de um deles: 50 mil reais que eu disse que eu pago. Eu sou homem, eu sou um homem.
O homem existe para resolver o problema.