[Música] [Aplausos] Olá a todas e todos tudo bem meu nome é João Gabriel professor de sociologia e hoje aqui no canal Brasil Escola falaremos sobre violência urbana linchamentos justiçamento e outras formas um tema muito polêmico antes de começar minha aula se você ainda não é inscrito se inscreva no nosso canal e deixa aqui ó o Sininho ativado para receber nossas notificações porque assim que a gente publicar uma nova vídeoaula você já recebe [Música] aí bom galera O tema é violência urbana né e vários os seus aspectos E aí primeiro que a gente tem que tentar
discutir um pouquinho antes de começar a nossa aula sobre violência eu acho que tem muita gente fica aí preocupado né óbvio que a violência é um fenômeno social de muita relevância todo mundo vive né uma certo medo social de modo bem geral sobre esse tema porque ele envolve muita coisa então primeiro aspecto A violência é um fenômeno e por ser fenômeno social Eu acredito que ele tenha duas características fundamentais primeiro é um fenômeno multicausal que que significa é que a gente não pode atribuir uma causa única aos fenômenos da violência Quem dirá violência urbana violência
Rural Qualquer que seja pensando a respeito disso por ser um fenômeno que tem várias causas né fenômeno de comportamento questões de Cultura questões econômicas etc ela é também pluridimensional tem muitas pessoas por exemplo que observam a violência não necessariamente no sentido do negativo ou positivo dela muitos eh autores inclusive vão pensar o processo da violência como um fenômeno comum à sociedades humanas O Emílio decai mesmo né lá no iniciozinho do século XX ali no virado do X Pro início do XX discutiu isso que a a sociedade ela criminal nós temos leis elas leis são burladas
mas ao mesmo tempo é pluridimensional porque quando nós Pensamos a respeito da violência nós podemos ter um olhar por vários focos e é justamente por isso que na na aula de hoje nós focaremos um pouquinho mais sobre a questão de linchamentos justiçamento sociais beleza E esse fenômeno é um fenômeno muito complexo começamos a nossa aula aqui tentamos tentando na verdade dar uma definição do que é violência e para não ser muito parcial na questão eu vou trazer uma definição que a Organização Mundial da Saúde deu que é o órgão da Ono órgão internacional sobre o
que é violência fiquem atentos porque o a forma como conceito é trabalhado é extremamente genérico vamos lá pra gente pensar nisso Obrigado Dalila Olha só Segundo a OMS A violência é definida como o uso da força física ou poder então não tá restrita apenas a física em ameaça ou na prática contra si próprio outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento morte dano psicológico desenvolvimento de cada ou privação veja que aqui nós estamos tentando definir de modo mais genérico possível violência é uma prática então social presente em qualquer
sociedade diria ainda mais que se nós temos hoje uma cultura da violência se a gente pode assim considerar a violência Não surgiu agora então a violência ela é praticamente um ato constitutivo da dinâmica das sociedades então em qualquer sociedade encontraremos formas de violência O que é interessante é que é uma ação que possui forço e Ação excessiva e ela pode ser entendida como atos humanos então animais não praticam violência por quê Porque é um ato intencional e por ser intencional ele é racional e causa dano então pensemos o seguinte um cachorro atacou um ser humano
ele não é guiado pela racionalidade portanto não é visto como fenômeno de violência em si é um ato exclusivamente nosso humano e por ser justamente isso cab cabe a nós essa responsabilidade de ser seres praticadores de violência lembrando o seguinte é um fenômeno tão intransparente mas tão complexo que ele tá presente em todas as classes sociais ele é uma dinâmica própria das culturas humanas em determinadas sociedades ou até mesmo em todas as classes sociais Ok pensando nesse aspecto moçada que a A violência é um fenômeno tão complexo eu vou destacar aqui duas grandes obras fazer
um diálogo lá na filosofia do meu grande amigo Francisco e vamos tentar fazer um diálogo a respeito de uma obra muito conhecida uma obra chamado aikman em Jerusalém ou ou um ensaio sobre a banalidade do mal esse livro ele tem uma tradução muito importante é um livro dos anos 60 da filósofa hann arend hann arend ela é uma teórica alemã judia considerada a pátria né depois ali dos anos 60 considerada uma mulher sem Pátria especificamente e ela escreveu uma obra sobre um tema acho que de muita e eh de muita abertura ainda diferida no mundo
ela simplesmente foi relatar ou tentar na verdade explicar Os relatos de Adolf hman esse homem que tá aparecendo aqui na tela para vocês Adolf hman é simplesmente o criador da ideia da solução final que que é a solução final durante o período do nazismo principalmente no finalzinho ali do regime nazista antes do suicídio de Hitler de sua mulher sua amante etc ah existiu os alemães os alemães na verdade tentaram né existiu um período onde eles tentaram solucionar a questão do Judaísmo os judeus devem ser exterminados no mundo criaram Então os campos de concentração e teria
sido da mente desse Adolf hman um funcionário típico do Estado alemão a construção desse sistema depois que termina a Segunda Guerra Mundial acontece o tribunal de Nuremberg o tribunal de Nuremberg Ele simplesmente julgou né os os crimes cometidos pelo nazismo mas a grande Pergunta que ficava é todos esses grandes nazistas mentalidades então que foram lideranças né durante esse projeto sumiram também se mataram Como Hitler pior que não e o o Refúgio da maioria desses grandes intelectuais do nazismo foi aqui na América Latina é o caso de Adolf aikman que foi encontrado nos anos 60 na
Argentina preso levado para Jerusalém foi passar pelo tribunal e no tribunal Por incrível que pareça e para entender o título da obra né banalidade do mal ele vai por exemplo se justificar que não teria cometido crime algum ou que pelo menos o que ele fez foi apenas olha só que interessante banalmente ter cumprido regras que era de seus líderes dos seus chefes ou seja ele é apenas um funcionário público padrão do regime de Hitler o mau perderia na verdade sua característica básica como que homens comuns se tornariam em grande algos violentos assim e o mal
a violência esses aspectos monstruosos Que Nós seres humanos podemos produzir se tornariam coisas extremamente fúteis voláteis e até despercebidas han arent nos dá um conceito muito importante porque essa banalidade do mal galera é para entender como que uma pessoa comum um cidadão de bem né como a sociedade tanto coloca um pai de família uma mãe de família se tornaria Na verdade uma pessoa extremamente violenta para defender seus princípios e Valores desapercebida que tinha processo de escalpelando escal pelação é retirar o couro cabeludo da pessoa viva ainda né Eh não dizia que não havia ato de
violência nisso simplesmente porque o judeu estava desumanizado não era homem mais não era considerado ser humano era um rato expressão dos próprios nazistas ao mesmo tempo que essas formas de violência você imagina que a medicina nazista fez processo de cateterismo em judeus Como testes sem anestesia e é justamente nesse aspecto isso é visto de maneira banal natural Por que não fazer o que há de ruim nisso no mesmo aspecto traria uma outra obra se você gosta de literatura infantil Se prepare esse livro eu digo nunca foi o livro de Literatura Infantil foi escrito para crianças
e o livro se chama Alice no País das Maravilhas Possivelmente já deve ter visto o filme mas eu te convido a ler o livro lê o livro original lê aquele primeira grande edição do ano de 1865 Quando lewi caroll quis discutir um pouco da sociedade vitoriana né sociedade inglesa e eu lembro que num trecho Zinho ali existe a rainha de copas acha chada rainha cabeçuda que ela diz cortem a cabeça cortem-lhe a cabeça sempre é uma expressão comum dela o que que H por trás de tão filosófico né de tão eu acho que crítico nessa
história porque a obra ela vai falar um pouco sobre moralidade Você se lembra que o mundo enfadonho que Alice vivia era aquele mundoz ali né onde Depende de um certo dia ela entra na toca do coelho e cai nesse outro mundo um mundo mais invertido o mundo onde a regra moral não tá nesse lugar mas está assim naquele mundo de Alice onde ela entrou lá não acontece julgamento antes da sentença acontece a o sentenciamento antes do julgamento O que que essas duas obras t em comum pessoal primeiro Hana ar está falando sobre o mal um
mal que moralmente Dizendo ele existe mas ele se tornou natural e segundo le scer quis refletir sobre moralidade como é que a gente pode vincular moralidade com maldade é aqui que nessa aula agora eu quero trazer para você o tema do justiçamento dos linchamentos primeiro ponto básico justiçamento ocorreu ou ocorre em diversas sociedades no caso do Brasil nós temos relatos desde o período colonial que existe fato de justiçamento mas o que que seria isso justiçamento nada mais é do que um ato feito por uma multidão por um grupo de pessoas que justiça o outro quer
dar uma ideia de punição a alguém ao um agressor entende mas é um fato que é culminado com a morte Portanto cuidado tentativa de linchamento é um espancamento por exemplo muito comum em presídios comum na sociedade civil por aí mas quando pensamos em linchamento nós estamos falando especificamente em morte compreende a diferença de um lado tentativa de linchamento ou linchamento em si quando esse ato é praticado ele é motivado a quê ele é motivado por uma tentativa de fazer justiça Então esse ato ele é entendido como uma uma espécie de uma sociedade que tem medo
de algo onde o estado é ineficaz vamos pensar sobre um aspecto bem básico o linchamento ele vai ocorrer quando uma determinada sociedades T uma um sentimento de ineficácia do Estado ao grante injustiça Então as instituições são falhas a população comum e aí é por isso que eu trouxe a Hana arend aqui para nós a população comum qualquer cidadão se embo iria dessa noção de justiça e faria o processo de justiçamento que pode ocorrer diversas formas o justiçamento ele pode ocorrer por uma violência física comum uma própria aprisionamento do indivíduo entende por exemplo Ah o indivíduo
foi justiçado como pegaram ele amarraram ele até a chegada da polícia dependendo da situação nem Crime Vai ser mas o que é interessante é que um tipo de justiçamento ele Acontece muito normalmente que é o linchamento que é a culmina com a morte mas é sempre uma morte violenta não é uma morte caracterizada sem dor uma ausência de dor pelo contrário os casos e Relatos que nós temos são muito pesados é aqui que eu quero fazer um alerta rapidão durante a minha aula presta muita atenção você nosso aluno aí eu não vou aqui colocar e
imagens né filmagens sobre esse assunto você pode encontrar pela internet milhões de coisas mas eu não coloco justamente para não ferir o caráter do próprio canal aqui que não é trazer essas essas imagens são muito fortes porque quando se trata de linchamentos nós estamos falando de formas extremamente covardes de violência como vários relatos já aconteceram aqui eu vou tá tá dois especificamente um na Região Norte do Brasil durante uma uma uma tentativa de roubo e tal etc Algumas casas um rapaz um homem foi amarrado e colocado no sobre um formigueiro né e o vídeo que
tem sobre ele ele tá gritando etc pedindo que matem logo ele para ele não sofrer tanto mais num outro vídeo e esse é o mais famoso dos últimos anos foi quando uma senhora de 50 e poucos anos ela foi confundida Ou pelo menos inventar uma história pela internet de que ela Faria magia negra eh feitiçaria alguma coisa desse nível tráfico de órgãos de crianças um monte de história e ela foi pega num bairro da região da do Guarujá na baixada santista e ela foi espancada até a morte foi arrastada pelo cabelo o vídeo é assim
assustador eu não sei se como como eu você também eu não tenho estômago para ver isso então prefiro apenas relatar Então esse tipo de justiçamento ele acontece com esse teor de crueldade dado a ideia de que não é uma forma legalizada de punição porque sabemos que isso na lei não é permitido de nenhuma forma o estado ele tem que garantir inclusive para o apenado para aquele que comete um crime a sua integridade física Eis um problema no Brasil não tem tipificação específica para linchamento por isso que reunir estatística é difícil o professor José de Souza
Martins professor da universidade de São Paulo publicou uma obra recente muito massa muito boa e o livro chama linchamentos dois pontos a justiça popular no Brasil nesse livro que aparece aqui na tela para vocês José de sja Martins ele tentou fazer na verdade um apanhado sobre relatos jornalísticos porque o tema parece muito em jornal mas é um tema difícil de pensar difícil de de de entender porque ele acontece em todas as classes sociais com pessoas de todas as cores Mas é uma coisa ele destaca o linchamento quando ele é feito com uma pessoa negra ele
demora mais e ele em maioria dos casos em mais de 70% dos casos como ele coloca termina necessariamente com a morte do indivíduo quando é com o pessoas brancas nem tanto então dá para ver um teor racial na questão dá e é diante disso que a lei brasileira ela Não tipifica especificamente isso mas ela Tenta colocar ali nos relatos policiais então nos inquéritos como uma tentativa de assassinato ou assassinato com recrin de crueldade né um ato diferente olha o que diz a lei no Brasil artigo 345 do Código Penal brasileiro fazer justiça pelas próprias mãos
para satisfazer pretensão embora legítima salvo quando a lei o permite pena Detenção de 15 dias a um mês ou multa além da pena correspondente correspondente à violência O que que significa isso né vamos supor que o indivíduo então amarrou outro indivíduo esperou a polícia chegar dependendo se não tiver um recrin de crueldade não passar da legítima defesa ele próprio tá cometendo crime então pensamos que o o linchamento ele pode ser uma tentativa de abre aspas de combater crime com outro crime e o Brasil infelizmente dá legitimidade para esse tipo de Conduta devido a uma ineficácia
dos órgãos públicos de segurança pública em resito de violência a população ela s Imbui disso mas olha o perigo As instituições elas servem para isso para penalizar de modo racional uma coisa que o José de soua Martins coloca na obra dele é que todo linchamento ele não é baseado necessariamente na ideia de racionalidade portanto quando a lei tipifica embora legítima é que ela não é baseado em uma autorização do estado você tal qual eu não é juiz para impar uma pena para dar uma pena nós somos pessoas comuns Então as instituições que cuidam dessa responsabilidade
e esse problema é um problema de ordem social grave porque no Brasil devido a nosso altíssimo índice de violência urbana e etc esses casos de linchamento tem aumentado nos últimos anos José de Sousa Martins afirma inclusive que de 2003 adiante esses casos tornaram mais comuns E por quê Porque nós estamos uma herança autoritária no Brasil ele cita dois momentos históricos importantes aqui para nós pós ditadura Vargas pós 45 devido o esvaziamento da ditadura as pessoas viram que as instituições são falhas e começaram a tomar essa posição agora durante o período militar principalmente após 85 a
dissolução da ditadura militar tornou-se mais comum esse tipo de ação por quê Porque durante a ditadura ainda imperava um certo medo das instituições da ditadura mas depois com abre aspas uma suposta democracia que é muito falha acontece então esses atos mais comuns Mas sabia que dentro da ditadura também ocorram linchamentos lembra dos esquadrões da morte comand de caça aqueles órgãos por exemplo eram extraoficiais ferindo a lei portanto é um órgão né Eu acho que uma atitude muito comum vou finalizar minha aula mas eu quero te atentar para duas coisas o tema linchamento ele tá dentro
do tema de violência urbana de modo geral porque é uma forma comum o que que motiva o linchamento senão uma outra violência que antecede segundo aspecto Lewis caroll e tanto a hann arend São filósofos que refletiram direta ou indiretamente sobre esse tema Vale a pena ler eu tenho certeza com com esse novo olhar um pouco mais crítico a Lissa no País das Maravilhas não se tornará uma mera obra de Literatura Infantil para vocês É isso aí pessoal tema polêmico hein hum esse tema é bom veja se você gostou da minha aula Deixa aquele like aqui
para mim não se esqueça temos links aqui na descrição para você aprofundar também sobre o fenômeno da violência também nos acompanha nas redes sociais vai lá no nosso Instagram tem várias novidades Facebook e Twitter eu aguardo você aqui no Brasil escola na nossa próxima [Música] vídeoaula