Interface Humano-Computador - Histórico de IHC

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univesp.br Tecnologia da Informação - COM330 Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo ...
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E aí [Música] Olá bem-vindos todos da aula de hoje essa semana a gente tá discutindo conceitos fundamentais da área de HC especialmente agora nessa aula nós vamos falar dos aspectos históricos e como esses aspectos históricos acompanharam a evolução da área então vamos lá e como Eu mencionei com vocês O objetivo dessa aula é conhecer a história dos sistemas interativos compreender a perspectiva histórica dessa evolução é uma maneira de ver como eles aprimoraram aos habilidade minha Como Eles mudaram a maneira como nós interagimos com os nossos computadores Então a gente vai falar aqui é existem novas
tecnologias essas novas tecnologias elas evoluíram mudaram paradigma de interação né e assim dessa maneira é isso foi permitindo o uso aí é mais geral né na população de uma maneira geral vocês vão ver que historicamente exportadores a interação deles era física por cartão uma um grupo de usuários muito específicos dentro de universidades e isso hoje em dia foi se espalhando né E hoje a gente tem computadores em todos os lugares então para começar a eu ver aí uma questão é de evolução É podemos fazer aí um histórico analisando essa geração de interface na mesma forma
que analisamos a gerações de computador então aí a gente vai ver desde os primeiros computadores é aqueles grandes computadores que isso foi modificando né fazendo aí um forte paralelo com a questão de paradigma de interação E o hardware que o suporta e se vocês pensarem aí em termos históricos né até 1945 que é considerado aí um período histórico o computador ele era mecânico eletromecânico é e usado basicamente para fazer cálculos a programação nesses computadores ela era basicamente através de mudanças né de Cabos e Chaves é uma mudança física não cabia lá e trocava é isso
fica muito claro alguns sistemas aí quando a gente ver filmes história o display de saída né era a leitura de luzes que piscavam né e tínhamos aqueles cartões perfurados usuários eram os próprios inventores é não existiam paradigma de interface né os computadores ficavam dentro dos laboratórios das Universidades se você pensar aí em 1945 para 1955 é uma era considerada aí piu Olá meus computadores Asus né a máquina enorme ela tinha Grande Chance de ocorrência de falha né um usuário a cada tempo tornava o uso da máquina né o tempo sair delimitar e a esses usuários
que eram os próprios programadores eles trabalhavam em linguagem de máquina né usando apenas zeros e uns aí para fazer com que a máquina respondesse né do jeito que eles esperaram é fizessem as funções que eles iriam então a contratação tava aí no centro de computação usuário eram os especialistas Os Pioneiros né e o computador aí era uma máquina basicamente de cálculo que trabalhava o no que a gente chama de pé essa figura mostra aí um grande computador né e um cartão aí perfurável aqui era basicamente a o sistema de input de dados que essas máquinas
respondiam e olha num segundo momento a gente tem uma época aí de por volta de 1955 para 65 chamada de api histórica onde os computadores passaram a trabalhar com transistores em vez de válvula nessas transistores eram mais confiável os computadores começaram a ser usado em alguns lugares fora dos laboratórios a gente tinha o sistema adverte né Central não acessava o diretamente a gente começou a trabalhar com linguagens assembly então a gente tinha aí por exemplo aí tem o aqueles comandos né É É de armas de vocês viram na disciplina sistemas operacionais a gente tinha terminais
e apresentar uma informações e os primeiros conta profissionais na área de computação Começam a surgir né e o computador passa a ser visto como um processador de é mais naquele tempo a interação né ela passa já começar as linhas de comando Então eu tinha que escrever é mandar o que eu queria o meu computador na linha de comando né embora esses essas linhas de comando ela seja feita para ter comandos concisos né esses comandos concisos Eles eram muito propensos a erros né E aí esses erros fossem cometidos né eles poderiam muitas vezes danificar todo um
sistema né E era um comandos é muito técnico né difíceis de aprender então isso aí é acabava atrapalhando a interação com esse tipo de máquina não vai segunda geração considerada uma geração mais moderna ou tradicional a gente já tem os circuitos integrados aí você tem uma relação custo-benefício que acaba justificando a compra de computadores aí em diversas unidades necessidade né você tinha um muso do tipo é mexer no você começa até as linguagens de programação de alto nível né fortran Pascal linguagem C terminais já trabalhando isso Excluir caracteres alfanuméricos acesso permitido ser acesso remoto e
aí você começa a criar até o tipo de usuário que são aqueles usuários especializados sem a ideia de ter conhecimento técnico em computação né Por exemplo a gente vai ter aí nessa época já o surgimento dos caixas automáticos né a mecanização das atividades né de uma maneira aí bastante repetitiva e não criativa e nessa nesse período surgem aqueles menos hierárquico é aí também preenchimento de formulários Então nesse nesse slide você veio aqui no cantinho e esse os computadores da é e esses meninos aí onde você selecionável opção né cadastro é busca aí você digitar para
na linha de comando a opção desse seu menu é no terceira geração né a gente tem aí o que a gente chamava de paradigma wmp e vem aí da das letrinhas de Windows aí com os Ney ícones menus e Point de baixo né aquele são os nossos contadores aí dos maços né Essa geração é de 1980 a 1995 considerada moderna né a gente já tá pensando aí no arquitetura é de larga escala né were vlsi onde as pessoas podem comprar os seus computadores já e lojas especializadas é muito mais fácil de adquirir e o hard
eu já vim abaixando o preço também né E por esses motivos o computador passa seu eletrônico pessoal né aí agora em vez de grupos especializados a gente passa a ter um único usuário e surge nesse mesmo período as linguagens orientadas a objetos EA problema né você começa a ter displays coloridos gráficos né com mais filhos Começam a surgir as estações de trabalhos computadores portáteis E aí os profissionais de todos os tipos né curiosos aí o pensando no computador como uma ferramenta nessa época eu coloquei de propósito essa figura surge o sistema operacional Windows 3.1 né
Então essa essa ideia e dessas janelas desses menos desses ricos devem contudo com a o surgimento domingo eu nesse próximo slide aí tem a é mais telas deve treinar as telas do Mac também não te mostra basicamente essa janela e esses ícones né para representar essa terceira geração o continuado na história a gente tem aí uma quarta geração que é considerada a ida nos livros né Uma Geração de da época de 1995 mais ou menos até hoje onde as pessoas podem comprar inclusive mais de um computador né os quem não tem um computador ou celular
né Tem gente que tem aí diversos dispositivos eletrônicos para uma única pessoa usuários estão tempo todo conectados conectados em redes e sistemas embarcados né é as linguagens de programação também é tem se modificado né apesar de algumas permanecerem aí sendo adaptadas e modificadas surge a linguagem de programação não interativas né surge linguagens de programação gráfica a gente começa a ter um Qual o maior de dispositivos de entrada e saída né dispositivos multimídia né pensando em Boa tarde modem celulares é câmeras telefones relógios tá é aí pode então a gente começa aí ter essa demanda e
dessa dessa interação por esses dispositivos e hoje em dia se você pensar quantas pessoas usam o tem pelo menos um computador aí ao longo do seu dia e agora a gente é fácil e saíram lá daqueles cabos daqueles cartões de perfurado linha de comando menos né agora saiu da interface são lindos agora a gente tá em Busca aí de interfaces que respondam há a gestos a palavras né então a gente vem caminhando aí para esse paradigma de interação todos os dias só para vocês terem uma ideia desses novos paradigmas a gente está falando de realidade
virtual né a gente tá falando nesse período e vocês já devem ter vistos né esses óculos por exemplo que tava no posto ver se eu consigo voltar no slide anterior né é o usuário ele acaba usando um óculos desse para ser transportado aí para dentro de uma aplicação né na qual ele consegue é sentir né perceber né que ele tá interagindo naquele ambiente Lógico que para sustentar esse tipo de interação e a gente tem que ter árvores bastante poderosos luvas muitas vezes né pra gente ter também a sensação tátil Mouse escapar tomar uns três dele
capacete tá e alguns aí equipamentos de raiva que promovem essa interação é a iva é sua por exemplo do próximo slide a gente tem o jogo né o Pokémon go que mostra muito bem isso né Você caminha até a sensação que você está caminhando Oi Juju é ainda continuando nessas exemplos de quarta geração a gente tem as nossas interfaces instante Então se vocês já devem ver aí o usar essas interfaces né as informações digitais aí com formas físicas em que você pode tocar e manipular né existem filmes aí que vocês bem né a gente é
simula Como se você tivesse arrastando no seu desktop né aqueles objetos é físicos mas que na verdade são digitais ainda estão representados ali um formas físicas nunca você joga na encher o papel que você não quer você dá um display maior informação que você quer né então esses também são exemplos aí dessas interfaces de quarta geração a gente tem a questão de computação vestível né que a água humilde e usuário veste o seu gatos na Ri a gente tem exemplos é só relógios né mas essas roupas onde você tem inclusive captação de energia né Essa
essa interação na pele né é bastante inovador e bastante interessante né e tende a crescer EA trazer contribuições aí para a população de uma maneira geral outro tipo de avanço na interação é nas interfaces são as interfaces consideradas chamadas aí tem interfaces orgânicas né um exemplo disso é o papel eletrônico e seria na verdade como uma espécie de um monitor é flexível onde você conseguiria quase praticamente dobrasse monitor né você teria um monitor tão fino quanto um papel Então esse monitor aí se assemelha a uma folha de papel Ponciano podendo aí se sobrar de manusear
da como a gente faz uma Colina em outras outros exemplos dessa quarta geração são os robôs né a robótica sejam ela robóticas não sentido de apoio né a fraturas da prótese né robôs que fazem cirurgia ou mesmo aí robôs de companhias que limpam as casas né que cuidam das crianças e os idosos Então a gente tem aí diversos exemplos que é trazem essa evolução né desses paradigmas de interação né se você parar para pensar que você saiu não tão longe né não há tanto tempo assim daquela as interfaces de cartões perfurados e troca as chaves
né E hoje você tem aí robôs se respondem a linguagem natural Mas você fala inclusive hoje tem muitas aplicações é pra desenvolver robôs que conseguem interpretar as expressões humanas né de uma maneira que ele possa um acordo perceber que uma pessoa está triste ou está feliz então essa essa computação tem dado um salto muito grande então pouco tempo essa tabela do slide anterior é uma tabela de uma sistematização de tudo que foi falado na aula de hoje e que inclusive vocês podem a rir utilizar como referência para verificar eu a evolução desses paradigmas de computação
né então você vai ter aí desde a primeira geração né até a as gerações atuais aí da quarta geração bom então é isso pessoal foi isso é encerro a aula de hoje muito obrigada pela companhia e até a próxima um [Música] E aí [Música]
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