salve pessoal tô aqui com meu parceiro de som Nei Souza que vai me ajudar hoje numa aula muito especial aqui pro Canal uma aula onde eu vou falar sobre o processo de improvisação dentro da linguagem do Jazz eu fiz um vídeo aqui no canal recentemente falando a respeito de uma boa improvisação uma improvisação melódica né você tem que escolher bons eh atores principais e bons atores coadjuvantes para que você tenha uma boa ideia para que você consiga contar uma história dentro de uma improvisação no vídeo em questão Eu peguei uma orde estático por exemplo dó
menor 7 e eu demonstrei que se você colocar como ator principal fundamental você vai ter um som fraco um som no chão cante ator principal quando eu coloco como ator principal a nona Eu tenho esse som bonito um som né sofisticado atores quantes ator principal a terça eu tenho som emotivo a quarta um som abstrato a quinta um som no chão som poderoso cante ator principal a sexta um som [Música] apimentado e a sétima som [Música] abstrato ok porém hoje Qual é a ideia é colocar isso dentro de uma situação onde eu tenho uma harmonia
ia andando não um acorde estático certo como é que eu vou fazer para usar esse essa forma de pensar improvisação dentro de uma Harmonia andando Então nós vamos pegar o tema Alon leaves no tom de sibemol ou sol menor Então lá vai a harmonia de Alon leaves primeiro acorde dó menor 7 o segundo grau do C Bemol maior depois eu tenho fa 7 o quinto grau um C Bemol C maior o qu mi bemol com Sé maior e agora um 251 para sol menor lá menor com 7 qu Bemol R7 sol menor 7 Ok então
eu conseguiria improvisar em Alon lives já que eu sei que o Tom é cemol maior utilizando a escala de cemol certo n vou pegar a escala de CB mol [Música] aqui eu não vou sair daqui e vou improvisar em al lives por exemplo Vamos tentar vamos [Música] então é possível tocar outro um livos utizando só somente a escala do centro tonal Porém Aqui eu vou estar extraindo muito pouco do que a harmonia pode me oferecer certo então eu tô improvisando o que eu chamo de improvisação nesse caso improvisação horizontal ou seja eu tô criando melodias
sem me preocupar tanto com os Cord Changes com as mudanças de acordes agora nessa ideia de eu criar um protagonista O que que eu vou fazer eu vou explorar para cada corde uma sensação que eu quero e uma forma de chegar nisso Nei por exemplo uma forma bem interessante se eu pegar e mapear todos os acordes Vamos começar com a terça que é o intervalo mais emotivo se eu pegar dó Fundamental e terça fa Fundamental e terça C Bemol Fundamental e terça mi Fundamental e terça lá menor com séa E5 Bemol Fundamental e terça nesse
caso terça menor ré se Fundamental e terça S menor Fundamental e terça e Fundamental e terça o que eu recomendo agora vamos ver o Nei vai tentar agora fazer Nei utilizando somente a terça de cada corde eu vou fazer uma vez primeiro para te entender a ideia por quê Porque quando eu vou tocar essa nota aqui de cima ela é como se fosse só o meu referencial é ela que me indica como eu toco esse acorde comumente ela me indica facilmente que aqui tá o intervalo de terça eu não preciso contar o intervalo automaticamente que
eu vejo meu referencial aqui eu sei que aqui tá a terça menor nesse caso terça maior terça maior terça maior terça menor terça maior terça menor certo e lembrem o braço do instrumento ele é sempre igual quando você começa a mapear A partir dessa referência sempre que você fizer isso você vai ter uma terça menor então só com as terças do acorde [Música] o meu olho sempre tá enxergando o [Música] referencial certo então eu sempre tenho certeza de onde tá a terça do acorde que é o intervalo mais emotivo que tem querem sentar ní só
terça vamos lá two [Música] F certo já sou legal agora o que que eu tenho que fazer começar a trabalhar os atores Quad juvante para que soue bem porque eu tenho meu ator principal já a terça lembrando Então pessoal a terça é o intervalo mais emotivo que tem eu quer dizer que eu vou manter meu solo sempre na terça não porque vou ser um cara chato um cara Chorão [Música] é n cara muito emotivo demais né Então essa é a sacada você conseguir dosar o que você quer transmitir quando você tá improvisando se eu quero
ser [Música] abstrato abstrato emotivo emotivo abstrato emotivo abstrato aliás [Música] tenso no chão então a grande sacada é conseguir Balancear isso agora se eu pegar a terça eu já sei onde é que tá a terça de cada acorde eu vou o quê trabalhar como eu vou chegar nessa terça por exemplo [Música] Então vou Trabalhando dentro da escala vou praticando sempre como eu vou achar B como eu vou interagir comor principal com meu herói da história certo vamos tentar Primeiro só com a terça agora vou colocar os para trabalhar também vamos lá então [Música] então soua
super melódico a terça né agora eu posso começar a trabalhar por exemplo a nona que vai dar um som abstrato como é que eu vou visualizar a nona vamos lá Nei vamos comigo aqui eu encontro a nona certo então automaticamente eu sei que aqui tá a Tera menor aqui tá a Nona agora quando vai pro fá aqui eu tenho a nona e aqui vai uma sacada galera o acorde maior ele permite que eu toque extensões naturais e extensões não naturais ou seja extensões não naturais são extensões que não tão naturalmente dentro do meu centro tonal
logo quando quando eu vou pra acorde maior eu posso tocar a nona ou nona Bemol ou nona aumentada vamos ficar a princípio só com a nona Si Bemol notem que a mesma nona que eu achei pro dó vai est Aonde tá pro Si Bemol mi bemol a mesma nona que estava pro fa vai est pro mi bemol o lá menor com S5 Bemol naturalmente a n dele é bol é mas eu poderia tocar também a nona maior nona maior mas poderia escolher qualquer uma das duas vou ficar com a nona Bemol primeiro o ré como
vai pra corde menor é comum colocarmos a nona Bemol nona Bemol sol nona mesmo local que tava nona do dó do C Bemol o l Bemol Uhum E aqui ou seja olhei só só com a [Música] [Música] n vontade de tocar a nona a nona natural a nona minut né sim fica interessante vamos ver só com a nona agora eu vou tocar nona e referência depois vou tirar referência [Música] sem a [Música] referência agora vou colocar oses [Música] certo então a nona dá esse som sofisticado né um som bonito porém se eu utilizar sempre a
nona É como se eu tivesse sempre falando difícil ó por obséquio poderia você tocar tal acorde Então sou estranho então a a grande sacada é fazer esse equilíbrio quer tentar só a nona só só de cada mais [Música] devagar isso observá Nei usa sempre como visualização o shape do próprio acorde né que é uma também é uma é uma é uma também eu com o tempo eu fui me livrando um pouco do shape do acorde E me guiando até pelo lance estudar contraponto essas coisas né esse lance mais [Música] aberto isso meio que fez com
que eu começasse a ver não tão dentro do acorde um pouco mais a partir do que eu tenho esse dedo já consigo enxergar aonde é que estão os intervalos Eu imagino como se fosse seis instrumentos da guitarra Sim eu gosto de pensar dessa forma seis instrumentos seis vozes né então mais uma vez né a nona vamos [Música] lá Ah é [Música] uhum certo aí o ideal depois eu tirar né essa referência tocar só a nona e como é que eu vou interagir utilizando a própria escala né Eu quero chegar nessa nota [Música] novamente só super
[Música] [Música] bonito a nona notem que apesar de eu conseguir ouvir a mudança de acorde só que ao mesmo ela tem som mais abstrato ela não deixa tão Claro quanto a terça a terça é muito clara a mudança de acordem fazer um teste por exemplo olha só que interessante agora eu vou brincar terça de um acorde por exemplo nona de um acorde aliás terça do próximo nona terça nona terça nona nona terça nona ter nona terça nona sou super bonito agora se eu interagir com isso notem Qual é o lance como eu escolhi como ator
principal non terça non Tera terça notem que eu vou ter um balanço sonoro mais interessante ao mesmo tempo que eu vou est sofisticado eu vou est também emotivo olha só k [Música] né então sou super legal já né então que eu recomendo agora é começar a expandir isso já tenho então a a Nona a terça agora se eu pegar a quarta de cada acorde Eu Eu como quando eu vou explorando isso o leque que abre de estudos no instrumento do que pode e o que não pode é gigante Por exemplo quando eu tô acorde menor
a quarta como a gente já viu é um som abstrato né é beautiful a quarta no acorde menor é lindo né quando eu vou para um acorde maior pro dominante a quarta também é uma nota interessante porém o telone US monque tocava muita a quarta aumentada que dá esse efeito por exemplo ah Dea on que eu vou tocar ele aqui por exemplo telon telon mon usava telon Monk desculpa usava muita quarta aumentada mas a princípio vou manter a quarta quando vai no C Bemol a quarta é uma nota evitada certo que acorde com função tônica
a quarta nota da escala nota evitada logo é mais interessante tocar quarta aumentada por esse motivo certo então mapeamento da quarta do dó tá aqui do fá [Música] ou mapeamento da quarta [Música] aumentada já no mi bemol a quarta naturalmente desse acorde já é aumentada vai tá aqui na escala de C BOL né exatamente já vai já naturalmente é né sim no acorde menor como séa e quinta Bemol a quarta é excelente no dominante reset pode ser a quarta também ou a quarta aumentada no sol Como é menor a quarta então novamente mapeamento [Música] quarta
quarta do fá quarta aumentada C Bemol quarta aumentada do mi bemol quarta aumentada quarta perdão quarta justa do do lá menor S qu Bemol quarta do ré quarta do Sol notem como a quarta é bem abstrato o som eu vou tocar dentro da Cadência harmônica porém fica difícil distinguir exatamente onde é que eu tô porque [Música] o som é super bonito da quarta né esse som ele é mágico [Música] né Então galera esse é o ponto eu comecei tocando só escala cbol maior para toda AES é possível só que quando eu começo a explorar isso
é como se abrisse um leque de cores gigante né eu vou para esse acorde Liv por exemplo bem lento ó eu quero começar bem espacial bem Modern por exemplo quarta [Música] agora vou a texa eu quero ser um pouquinho mais [Música] claro quarto abstrato [Música] quarta quarta então eu consigo direcionar exatamente os sons para onde eu quero que tipo de sonoridade eu t querendo naquele momento quarta som abstrato quinta mapeamento da quinta galera o mapeamento interessante é esse por exemplo Quinta do dó Quinta do F Quinta do C Bemol Quinta do mi bemol Quinta do
L menor com qu BOL a qu Bemol qu sol a qu vou tentar agora vou tocar só as quintas com mapeamento primeiro [Música] agora vou tirar o [Música] mapeamento agora vou colocar os poes [Música] certo a quinta tem um som poderoso um som extremamente bonito também uma coisa muito importante galera que para mim Caiu a Ficha quando quando eu comecei a pensar assim é que isso tá muito ligado a estética sonora quando a gente ter o controle disso na improvisação ou na composição ou no arranjo n tu tem controle da estética sonora que que que
eu quero causar em termos de estética tipo quando a gente tá acompanhando eu a a voz que tá na ponta no meio do acorde vai sempre interagir com a nota que você tá tocando na ponta exatamente então às vezes a harmonia que eu tô fazendo a harmonia que a gente tá escrevendo para um arranjo vai determinar também qual Qual a melhor escolha de nota da ponta para criar uma terça na voz da ponta alguma coisa assim total para mim esse controle intervalar né tu conseguir controlar a harmonia e extrair o melhor que tem da harmonia
né é super importante eu vejo os níveis de improvisação é assim ó primeiro nível toque auton lives utilizando a escala de CB maior seja feliz no começo a gente só quer acertar as notas massa segundo ponto improvisar por acorde a gente quer improvisar por acorde próximo ponto eu vou improvisar sobre os acordes eu vou criar uma conexão entre os acordes por exemplo rapidamente só para fugir um pouco para descansar um pouco esse assunto a gente já volta quando eu vou tocar o Liv o primeiro acorde é um acorde menor só que geralmente quando eu vou
improvisar Eu já penso da seguinte forma D é o dominante do fa Ou seja eu tô criando uma cola entre esse acorde e esse acorde que eu ó [Música] se B é maior certo porém PR mim no final do Compass já vira dominante domin not de TR da próx cer T sempre criando uma cola Então para mim não é só esse acorde e esse acorde para mim é [Música] Uhum eu vou criando na minha improvisação e essa Cola [Música] né então vou sempre buscando essas notas que vão colando uma acorde com outra então eu vejo
que esse é o próximo nível de improvisação né voltando agora o intervalo que é difícil praticar ele isoladamente é o intervalo de sexa esse eu nem recomendo praticar isoladamente é importante mapear mas nesse tipo de estudo não é interessante agora a sétima Super Interessante porque a sétima é uma nota muito poderosa ela tem um som abstrato e também ela não define claramente a harmonia apesar de ser super importante né ela deixa a coisa meio que moderna flutuante então se eu for mapear as sétimas por exemplo se eu pegar aqui Eu tenho a sétima aqui aqui
aqui aqui n fa S ah fa aqui e aqui C Bemol tenho aqui já visualizo aqui aqui Agudo também [Música] aqui lá menor com s mol aqui sétima aqui ré com sétima aqui stima aqui sétima do Sol aqui S aqui certo então se eu tocar só s séa e visualização [Música] vou tirar a visualização [Música] certo então fica muito bonito direcionar o som pra sétima também né falta mais algum intervalo a gente a gente pulou os quarta metada quarta mas é issoo agora vamos chegar nesse então T tônica a tônica é o mais fácil e
também o mais pobre né Tem de sonoridade Então galera agora começa entrar o outro nível da parada para mim que é o seguinte uma coisa que é importante saber quando eu tenho um acorde dominante por exemplo fa 7 Eu tenho dois acordes dominantes nesse nessa Cadência o fa7 e o R7 Qual a diferença entre fa7 e R7 Nesse contexto o fa7 Ele prepara para um acorde maior e o R7 prepara para um acorde menor então por isso que eles são completamente diferente como eles apontam Quando Eu aponto pro um acorde maior eu posso usar nona
13ª são extensões naturais quarta né como a gente já viu porém o acorde quando prepara para maior é interessante também nona aumentada nona Bemol e 13ª bmol ele aceita bem aí são todas as extensões no caso a grande diferença é o seguinte o o menor ele aceita bem nona aumentada uhum nona bmol sim e 13ª bmol é a Dé a nona e a 13ª não não c não cai bem para acorde menor Então essa é diferença o menor ele é ele impõe ele é mais restritivo ele impõe que seja non aumentada nona bmol 13ª bmol
né porque ele dá esse sim né é pro acorde menor agora o maior não ele é flexível posso tocar nona nona bmol no mesmo compasso por exemplo [Música] certo eu posso tocar as duas então se eu for começar então lembrando vamos pegar a primeira nona Bemol dominantes então ten aqui ó visualização da nona Bemol do f e non aumentada isso é importante pegar galera [Música] Ó frasin do milos mil essa frase super clássica res na qua e a mesma coisa no [Música] ré então se eu começar a trabalhar isso eu já começo a ter tensão
na minha improvisação então por exemplo nona começar na terça dó [Música] terça sou muito legal quando eu tenho esse controle exatamente de onde eu quero chegar no caso [Música] muito importante isso né conseguir ouvir [Música] né para mim a melhor forma de ouvir é começar a praticar dessa forma começar a praticar [Música] n começar a praticar assim então outro intervalo interessante aqui para explorar também no dominante é 13ª bmol fa 7 13ª bmol R7 13ª BOL uhum Quer tentar ní pode ser só no caso Só as 1as terceiras bemois é isso aí não faz o
seguinte meir terça de cada acorde e no dominante a 13ª Bemol tá bom ohora [Música] faz a base Valeu aí a grande sacado galera é o que certo não é só a nota como eu falei desde o princípio como eu vou interagir o ator principal com aante quando eu tenho essa nota isso é uma coisa que para mim quando eu comecei a estudar vo leading n a voz conecta exem importante que eu tenho por exemplo por exemplo [Música] ó né Essa nota ela tem que ela tem que ir para algum lugar deixar ela confortável Às
vezes a galera Ah eu quero tocar outside pô mas eu eu vejo que o grande perigo Às vezes o cara não conseguir ouvir o básico ainda e querer tocar outside é que ele sai tirando para tudo quanto é lado né então quando tu tens Esse controle toca Fora Só que tu tens a sensação de que tu vai ter que corrigir aquilo que tá fora né eu sou capaz de tocar qualquer nota e vou conseguir no alum lives tem o exemplo da subversão da regra da nona com o próprio myos fazendo ele toca o com Dona
e segura pra CTA do som menor então jaz é muito comum que é lindo mas é subverter achar o som que você quer né o Son por exemplo em 25 menor n usa sobre dominante direto a [Música] nona Tecnicamente só que fica lindo sim porque é uma grande procura de tensão e resolução a que você vai cair né exatamente como tu vai resolver né Quer ver vamos tentar novamente olha só [Música] Zaga novamente 1ª Bemol tem que resolver [Música] ela A grande questão é como eu vou interagir volto voltamos a questão do ator principal protagonista
né como eu vou interagir para que essa nota ah [Música] [Música] per né então tô sempre buscando com aonde eu vou levar aquele som né então por isso que para mim é importante conseguir ter Esse controle do instrumento e quando tô improvisando galera é o mix disso tudo bipop Lines certo e são frases vocabulário frases liques por exemplo enfim vários Parker então vários voc muita coisa de vocabulário porém se eu tocar só vocabulário fica uma coisa colada na outra o O Colecionador de li né então eu também não quero ser um colecionador de li então
eu vejo que é um conjunto disso às vezes eu quero tocar melódico eu vou escolher bons protagonistas para deixar o som aonde eu quero às vezes Vou tocar li para dizer que pô tem linguagem às vezes tocar ideias rítmicas s [Música] ideia rítmica vou pegar vocabulário rítmico então é um mix disso tudo vocabulário rítmico soar melódico bbop Lines é um mix disso por exemplo vamos tocar rapidinho aqui [Música] eh [Música] he [Música] é então a ideia isso a gente vai somando ideias né o quanto eu quero ser melódico quanto eu quero ser tipo às vezes
eu muito legal pegar uma ideia por exemplo aquelas ideias tipo a Dango bem Dango isso eu quero transmitir só isso é uma coisa louca de uma coisa crescente né sensação por exemplo [Música] [Música] sa Então essa ideia de uma coisa crescente não tem uma escala uma lógica o pet Metin usa muito essa ideia pega uma ideia vai crescendo ela né é só criar esse efeito mesmo de uma crescente né então é isso aí pessoal é isso aí Nei alguma dúvida n é o estudo de uma vida é muito é muita coisa quando a gente um
dia a gente se reúne para falar do choro e do Samba dessa linguagem também porque é é uma abordagem diferente das mesmas coisas das notas alvo da linguagem a diferença de usar escala de usar cromatismo de usar os arpejos e enfim é um estudo de uma vida achar o seu instrumento é verdade achar as notas é que o cara gost instumento transcrever quem a gente gosta de ouvir É verdade é isso aí valeu Então pessoal novamente aqui agradecendo o Nei pela parceria e me ajudar a fazer esse vídeo aqui espero que eu tenha conseguido passar
né essa ideia de como conseguir detectar o o herói da história né o ator principal e o ator com adjuvante lembrem galera todos os assuntos que eu passo aqui no canal não são coisas e aquele shortcut né ou é muito estudo em cima da pequeno um cortezinho né não a ideia é sempre algo que você vai ter que realmente praticar isso né Eu Noto que hoje a galera tem muito lance do o cara assiste algo e aprendi hum não não ele ele só assistiu aprender sentar e fazer e fazer e fazer e fazer eu noto
que as pessoas têm muito isso hoje em dia de a pessoa assiste algo e tem a sensação de que aprendeu ou ela tem o pdf aí ela aprendeu porque ela tem o pdf não não aprendeu ainda só adquirir o pdf sabe para aprender tem que colocar debaixo dos dedos não tem outra forma né E até tem uma coisa eu sempre pergunto meus alunos Então tu já leu aquele livro de improvisação e o cara já tu já leu aquele outro livro de improvisação o cara já então para de ler isso aí vai tocar cara vai estudar
eu sempre falo isso pros meus alunos cara não tem jeito Tem que ler tem que adquirir essa parte intelectual Com certeza é importante né e mas mais importante de tudo é conseguir passar pro instrumento Na minha opinião eh para mim sempre foi assim né eu só entendi os assuntos quando eu passei P instrumento quando eu lia os assuntos para mim ficava tudo meio confuso aí quando eu passava por instrumento Digo Ah agora entendi por o livro vai te dizer da passagem da nona aumentada para nona Bemol mas se você não ouvir não ouvi esquece você
não vai tem tem que mais do que ouvi eu vejo tem que sentir né EA vai resolver é você tem que sentir que essa nona aumentada ela tem essa coisa meio sofrida né meio Blu no dominante né Por [Música] exemplo bem ma né aor principal entrega para outra tor principal essa sacada ó essa frase é linda porque ela tem ator principal entrega lindamente pro outro ator principal que é a aumentada daqu e a quinta daqu né então ten um monte de frases que eu façil galera por exemplo ó ó ó ó ó eu sei que
é boa que eu sei que o ator principal os qu vantes eles entregam de de bandeja né tipo então eu sempre vivo cando essas frases onde que eu tenho uma boa interação entre os quod vantes ou ó entrega [Música] perfeitamente ah [Música] Saga vai entregando [Música] perfeitamente né então é isso aí pessoal Espero que tenham curtido abraço e até o próximo vídeo valeu até mais