[Música] então bem-vindos de volta ao nosso curso de catecismo nessa nossa segunda aula bom nós estamos investigando o primeiro Capítulo do catecismo da igreja católica e agora vamos falar das vias de acesso ao conhecimento de Deus ou se seja dentro do catecismo é do número 33 em diante não é e aqui de 33 a 36 especificamente e no compêndio é a pergunta número TRS Então vamos começar do catecismo catecismo diz assim criado a imagem de Deus chamado a conhecer e amar o homem perdão a conhecer e amar Deus o homem que procura Deus descobre certas
vias para aceder ao conhecimento de Deus Então veja só existem caminhos vias pra gente ter acesso ao conhecimento de Deus e essas vias esses caminhos são caminhos Racionais Tá tudo isso é uma realidade que a nossa razão é capaz de alcançar chamamo-las também de provas da existência de Deus muito cuidado aqui com a palavra prova tá o próprio catecismo explica que não é prova no sentido científico Cabal não é mas prova empírica como você vai ao laboratório ou você prova um teorema da Matemática não é prova nesse sentido não no sentido de provas que as
ciências naturais buscam mas no sentido de argumentos entes e convincentes que permitem chegar a verdadeiras certezas tá entendendo então é aquilo que o Cardal Newman colocava quando ele fazia a comparação com infinitas pequenas certezas como se fossem pequenos fios de um cabo de aço cada um daqueles pequenos fios é muito frágil mas quando eles estão ali emaranhados num como formando uma corda nãoé eles se tornam bastante robustos e sólidos então é possível nós eh chegarmos a uma certeza a respeito da existência de Deus não no sentido das provas das ciências naturais mas uma certeza uma
convicção interior como é isso é aqui nós temos essa racionalidade que vai investigando nós vamos encontrando dificuldades no meio do caminho mas mil dificuldades não fazem uma dúvida essa frase também é do cardeal Newman Você pode ter milhares de dificuldades na sua investigação feito de Deus mas quando você vê aquelas dificuldades e vai resolvendo cada uma delas elas não são capazes de produzir uma dúvida sequer nós vamos produzindo esse grande cabo de aço das nossas certezas onde pequenas certezas se tornam a grande certeza que sustenta a nossa convicção da existência de Deus bom vamos sair
da teoria né Vamos passar um pouco para a prática pro mundo prático Quais são as vias básicas bom você já ouviu a palavra vias Então você já imediatamente pensa ah são as vias e Santos Tomás é cinco vias Santo Tomás sim o catecismo eh vai nesse mesmo caminho porém o catecismo resume um pouco as coisas colocando duas vias básicas o mundo e o homem a via cósmica e a via antropológica a gente pode investigar o mundo e e ver ali sinais né da existência de Deus mas nós podemos também investigar o homem e o coração
do homem e ver ali sinais da existência de Deus quais desses dois argumentos são mais importantes é difícil saber quais são os dois mais importantes porque depende um pouco eh da cultura da pessoa que recebe esse argumento você veja durante a idade média né as provas cosmológicas Ou seja que partiam do mundo eram muito mais convincentes por quê Porque a mentalidade do homem na Idade Média era uma mentalidade mais voltada para a investigação dos objetos lá fora do mundo do Cosmos só que aconteceu que com o tempo moderno com descart a partir do século X
nós ficamos cheios de dúvidas a respeito do mundo lá fora porque porque enquanto a filosofia antiga ela era feita através ela partia de um maravilhamento ou seja o homem abria os olhos e via o mundo ao seu redor e ficava entusiasmado embasbacado com aquilo a filosofia moderna não a filosofia moderna ela eh começou a duvidar ela não parte do maravilhamento ela parte da dúvida né descart Começa a duvidar Será que eu existo bom eu tô aqui pensando se eu existo tô duvidando se eu existo orora dúvida é um pensamento mas aquilo que pensa existe Então
eu penso logo eu existo Esse é o o caminho de decart é o caminho do mundo moderno é um caminho que parte do homem das suas convicções internas então para os filósofos modernos pro pessoal que está mais eh submerso na ciência moderna e nas dúvidas modernas Talvez o caminho antropológico seja o caminho mais convincente mas para as pessoas que não estão tanto nesse mundo Universitário o caminho eh cosmológico convence mais não é então Vamos ler o catecismo no número 32 Número 32 o catecismo Então fala do caminho cosmológico ele diz assim o mundo a partir
do movimento e do dever da contingência da ordem e da beleza do mundo pode-se conhecer a Deus como origem e fim do universo e ali nós temos um resumo bem breve daquilo que eh podemos dizer são as cinco vias de Santo Tomás né então nós podemos partir do movimento do Devir da contingência da Ordem da Beleza do mundo tudo isso nos leva a conhecer Deus como origem e Fim do Universo você vai dizer mas isso é uma construção medieval isso daí é um pensamento que imagina e tão longe do novo testamento né Nós temos que
ter uma fé bíblica sobretudo os nossos irmãos evangélicos protestantes eles tem uma birra imensa com a filosofia de Santo Tomás por quê Porque eles acham que a racionalidade só é capaz de produzir Ídolos então que se você começa a pensar a respeito da existência de Deus você só é capaz de confeccionar Ídolos mas nunca capaz de chegar a concer Deus no entanto a Igreja Católica faz isso em profunda sintonia com o Novo Testamento Por quê Tá aí a citação de São Paulo na carta aos Romanos Capítulo 1 Versículos 19 e 20 vou ler para você
porque é muito importante essa citação de São Paulo aos romanos ele diz assim o que se pode conhecer de Deus é manifesto entre eles entre eles quem entre os pagãos pessoal que não teve fé né Você sabe que São Paulo escreve aos romanos e ele inicialmente escreve pro pessoal que é de fé cristã e de origem Judaica né A grande maioria mas ele considera também não tem gente que era Pagão que não não tinha a origem Judaica não foi preparado pelo antigo testamento mas mesmo assim esse pessoal que não recebeu a lei estes que não
receberam a revelação de Moisés do Antigo Testamento Mesmo assim eles não têm desculpa Eles podiam conhecer a Deus como porque é manifesto entre eles Deus pois Deus lhe o revelou sua realidade invisível seu eterno poder e sua divindade tornou-se inteligível desde a criação do mundo através das criaturas então nós podemos olhar para as criaturas e a a partir das criaturas entender que existe um Deus mas São Paulo já põe o dedo na ferida ou seja existe de alguma forma no ser humano uma rebeldia essa rebeldia vem do pecado original porque porque nós não queremos que
Deus exista Por que que tantas pessoas têm uma certa revolta no fato de que Deus existe sabe por quê porque acontece o seguinte Deus não é um uma historinha eh da Carochinha não é um mito com o qual ou sem o qual o Mundo Continua tal e qual né vamos supor eh se você acredita ou não na existência dos unicórnios né cavalos que TM um chifre na testa ai o acho que o Unicórnio existe eu acho que o Unicórnio não existe então ah eu acho que os Duendes existem Acho que doend não existe quer dizer
Deus não é um doend não é um unicórnio que tanto faz se existe ou não existe a nossa vida continua a mesma vai que o Unicórnio existe lá em Marte os doendes existem em Júpiter não me interessa né Afinal das contas não muda a minha vida mas acontece o seguinte se Deus existe isso muda completamente a minha vida Você sabe por quê Porque se Deus existe eu sou para ele se Deus existe eu não sou para mim se Deus existe eu não sou dono da minha vida se Deus existe Ele é senhor da minha vida
se Deus existe a única atitude possível pro ser humano é a obediência a ele é ser um barro que ele vai modelando ele vai confeccionando ele vai fazendo eu tenho que obedecer eu tenho que ser dócil a Deus porque criaste noos para vóz diz Santo Agostinho tá lembrado da aula passada muito bem antes do intervalo é isso criaste para vós então aqui que tá a coisa né Aqui está esse grande dilema essa tensão o ser humano sabe que se Deus existe eu não sou Deus e aqui tá naquela rivalidade que tá lá com Adão e
Eva não é a serpente disse para Adão e Eva olha coma do fruto desta árvore vocês serão como Deus então nasce essa rivalidade do homem que quer ser Deus sem Deus o homem que quer ser Deus contra Deus eu quero mandar na minha vida não sei se você se lembra como era o nome da árvore que Deus proibiu que nós comêssemos no paraíso que Adão e Eva comesse no Paraíso chama-se árvore do bem e do mal o que é que é essa árvore do bem e do mal a árvore do bem e do Mal significa
o poder divino poder que só Deus tem de decidir aquilo que é bom e aquilo que é mau se Deus existe o que que acontece ele me fez é Como vamos fazer uma uma comparação tem aqui o meu celular né esse aparelho celular tá aqui existe um engenheiro que pensou esse aparelho né E esse aparelho foi feito para ser utilizado de um de uma forma específica eu não posso utilizá-lo de qualquer jeito existem regras não é se eu quiser usar esse celular debaixo d'água não vai funcionar el vai estragar Então eu preciso obedecer o projeto
do engenheiro assim também o ser humano se Deus existe Então ele me fez e eu tenho um projeto que eu preciso obedecer tem algumas coisas que se eu fizer vai me realizar isso chama-se bem e tem outras coisas que se eu fizer vão me destruir isso chama-se mal ou seja o bem e o mal Quem Decide é é o criador é o projetista é o engenheiro é aquele que me fez mas se não existe Deus e Eu me faço eu posso ser uma metamorfose ambulante diz o Raul Seixas né Eu posso ser quem eu quiser
eu sou um homem para além do bem e do mal diz Nietzsche filósofo ateu tá entendendo então eu posso mandar na minha vida para mim e isso não é pecado para mim isso não é ruim para mim vejam Como o ser humano hoje está completamente submerso numa Cultura ateia a gente vive numa cultura que supõe que Deus não existe por mais que você v à igreja no domingo existem ideias na sua cabeça que são ideias que nascem da não existência de Deus do ateísmo porque a nossa cultura tem Infelizmente uma forte tendência a teia Então
quando você chega e diz ah eu é quem sei o que é o certo eu acho que isso não é pecado você tá se colocando no lugar de Deus deu para entender então é por isso que por mais que a gente medite por mais que você veja vamos supor a teoria do Big Bang né ah existiu um dia o universo era do tamanho de uma ervilha muito denso muito quente etc e tal e aconteceu uma angularidade e aquilo Explodiu e aquela grande explosão atômica de origem ao universo há 14 bilhões de anos atrás Parabéns para
você nessa data querida tudo bem tudo bem E antes da ervilha que que havia né aquilo tem que ter vindo de algum lugar Ah não aquilo sempre existiu desde toda a eternidade bom E por que é que desde toda a eternidade as coisas eram simplesmente perfeit e deente um belo dia o negócio resolveu explodir Tem que haver uma ação tem que haver uma causa é a causalidade então por isso tomá argumenta n começa argumentando o movimento depois o Devir ou se passagem do ato para potência depois el arum com rela concia luta etc são os
vários argumentos de Santo Tomás que vão mostrando de forma bastante convincente para pessoas que olham pro Cosmos que na verdade você não pode ficar protelando o problema para trás para sempre é uma desone né na verdade você tem que considerar que Deus nãoé é a origem de tudo tem que ter existido um princípio algo que deu início não é possível que as coisas e eh sejam levadas para trás eternamente Esse é basicamente o o argumento de Santo Tomás e Aquino porém interessantemente o que o catecismo cita não é nesse número 32 não é santo Tomás
ele cita Santo Agostinho vamos L essa bela citação de um sermão de Santo Agostinho ele diz assim Interroga a beleza da terra Interroga a beleza do mar Interroga a beleza do ar que se dilata e se difunde Interroga a beleza do céu Interroga todas essas realidades todas elas te respondem olha noos somos belas sua beleza é um hino de louvor essas belezas sujeitas a mudança quem as fez senão o Belo não sujeito à mudança não é a gente vê isso eh concretamente no argumento da beleza mas também por exemplo no argumento da ordem não é
por que o mundo é tão é criado segundo uma ordem você veja o nosso próprio corpo não é nosso corpo ele tem toda uma lógica por exemplo quem foi que as tarefas né entre o meu olho o ouvido o ouvido não não não enxerga né o olho não ouve se olho pro tubo digestivo por exemplo onde a os aminoácidos começam a ser digeridos na boca depois as proteínas no estômago as gorduras vão no fígado os açúcares com o pâncreas e assim por diante essa divisão de tarefas perfeita inteligente quem foi que fez o acaso não
gera Essa ordem o acaso só gera confusão um macaco sentado na frente de uma máquina de escrever Durante 14 bilhões de anos não compõe Os Lusíadas de Camões ele compõe desordem né ele não uma belíssima poesia ele compõe desordem então aqui é que está a realidade desses argumentos cosmológicos catecismo não para por aí no número 33 ele fala do homem e qual é o argumento que nós encontramos no homem bom Aqui nós vemos Deus como algo necessário para a própria alma humana Vamos ler o texto do catecismo concretamente ele diz assim com sua abertura a
verdade e a beleza com seu senso de bem Moral com sua liberdade e a voz de sua consciência com sua aspiração ao infinito e a felicidade o homem se Interroga sobre a existência de Deus mediante tudo isso percebe sinais de sua alma espiritual como semente de eternidade que leva dentro de si irredutível a só matéria uma citação da G sua alma não pode ter origem senão em Deus número 34 o mundo e o homem atestam que não t em si mesmos nem seu princípio Primeiro nem o seu fim último mas que participam do ser em
si que é sem origem e sem fim e assim por essas diversas vias o homem pode aceder ao conhecimento da existência de uma realidade que é a causa primeira e o fim último de tudo a que todos chamamos Deus a frase de Santo Tomás aqu o mundo e o homem são capazes de levar para Deus vamos parar um pouquinho naquele número 33 como é que o homem pode nos levar para Deus veja primeira coisa nós vemos em nós na nossa alma nós temos uma sede de sentido nós precisamos de um sentido para nossa vida nós
ficamos insatisfeitos se as coisas não TM sentido nós notamos que essa insatisfação não está nos animais não é por exemplo as vacas não ficam deprimidas porque elas não têm sentido de vida né as aves do céu não ficam planejando um sentido paraa sua vida e no entanto o ser humano se ele não se realiza se ele não encontra um sentido da sua vida ele se deprime Então veja concretamente na sua vida Qual é o sentido de você ir pra escola Ah eu vou à escola Padre porque depois da escola eu quero ir pra universidade Então
veja o sentido daquele período chamado escola tá fora dele tá num outro período chamado universidade e qual é o sentido de você ir paraa universidade a o sentido de eu ir pra universidade é que eu querem arranjar um emprego muito bom Ah então o sentido daquele período chamado universidade está fora dele é o tempo do seu emprego notou por lógica o sentido de uma coisa está fora da coisa o sentido da escola tá na universidade o sentido da Universidade tá no trabalho e qual é o sentido da vida Qual é o sentido da história humana
inteira por lógica o sentido da vida só pode estar no além vida o sentido da história só pode estar no além história então Aqui nós temos uma escolha ou Deus existe e existe um sentido pra minha vida ou então esta vida é absurda e nós podemos começar a nos deprimir nos angustiar essa depressão essa angústia essa náusea foi a opção dos filósofos existencialistas que disseram não Deus não existe mesmo então de fato a vida é absurda vamos cometer suicídio mas esse tipo de atitude e de escolha não me parece que seja nem sábia e nem
honesta por existe uma desonestidade nisso tudo porque Se nós formos honestos nós os compreender que tudo ao nosso redor parece ter sentido por é que só eu sou absurdo tudo tem sentido eu olho para uma planta né eu vejo que aquelas folhas lá tem um sentido pela fotossíntese que tem que fazer etc eu vejo as raízes que elas TM sentido por aquilo que elas TM que captar do solo tudo tem um sentido uma lógica uma ordem uma beleza por é que só eu por é que só o ser humano é absurdo Por que é que
só eu sou uma piada de mau gosto Existe alguma coisa errada nisso sim e o que há de errado é simplesmente o fato de que os filósofos existencialistas não querem dar o braço a torcer que Deus existe porque se Deus existir eles são para Deus eles vão ter que obedecê-lo né Como diz Nietzsche no seu assim falou zaratustra existe um capítulo chamado a Ilha dos bem-aventurados em que ele diz assim irmãos vou abrir-vos o meu coração se os deuses existem como poderia eu suportar não ser um deus logo os deuses não existem tá entendendo o
gato se escondeu e deixou o rabo de fora ou seja Nietzsche está mostrando ali claramente que não é que ele chegou à não existência de Deus através de um processo honesto de bu científica mas é que ele precisa concluir que Deus não existe porque aquilo é insuportável para ele porque a existência de Deus é insuportável para ele e essa grande realidade da maior parte dos filósofos ateus existe uma profunda desonestidade nisso tudo então o homem é um caminho também de acesso para Deus número 35 para concluir as faculdades do homem o tornam capaz de conhecer
a existência de um Deus pessoal mas para que o homem possa entrar em sua intimidade Deus quis revelar-se ao Homem e dar-lhe a graça de poder acolher essa revelação na fé contudo as provas da existência de Deus podem dispor à fé e ajudar a ver que a fé não se opõe à razão humana então vejam só o número 35 é só para dizer o seguinte nós falamos aqui da razão pela razão eu vejo que Deus existe porque eu olho pro mundo pela razão eu vejo que Deus existe olhando pro homem são as duas vias a
via do mundo a viia do homem muito bem no entanto Deus não quis parar aí Deus quis se revelar não existe só a razão existe também a fé e a respeito disso né que nós iremos falar ao longo do nosso catecismo o catecismo é um livro da fé não é um livro de filosofia essas primeiras reflexões filosóficas que nós fazemos aqui né nesse primeiro capítulo é simplesmente para dizer que todo noso empen e o nosso esforço que nós iremos fazer ao longo desse long curso de catecismo não é algo que não tem nada a ver
com a razão então nós podemos e devemos estudar as provas da existência de Deus devemos e Podemos estudar a realidade de que Deus existe se você quiser se aprofundar nisso o que eu aconselho para você é que você então participe do curso de te Odisseia pode olhar aí no site né você que é assinante você tem acesso a esse curso de catecismo mas tem acesso também ao curso de teodiceia então Aqueles que se sentirem instigados mais nesse âmbito filosófico de diálogo com filósofos ateus etc Existe um curso inteiro já feito que já está aí disponível
no site não é que é o curso de teodiceia Tá bom então encerramos aqui o assunto eu não vou entrar não vou analisar as cinco vias e Santo Tomás Aquino porque já está feito isso no curso de teodiceia e nem o catecismo trata isso com esta profundidade Tá mas existem esses argumentos Racionais e bastante convincentes da existência de Deus tá bom então nós ficamos por aqui fica o convite para você continuar nos seguindo na semana que vem nessa nossa aula de catecismo como você está vendo a aula de catecismo ela trata de temas bastante instigantes
e importantes você pode assinar o nosso site para ter acesso a esse curso de forma integral as primeiras aulas que estão aí são gratuitas mas logo logo nós iremos exigir de você a assinatura então nos ajude nisso não é nos ajude uma vez que você faz a assinatura deixa eu já explicar para você uma coisa que é uma pergunta bastante frequente nós Por enquanto ainda não estamos permitindo o download ou seja de você baixar essas aulas que estão aí à disposição por assinatura mas isso vai acontecer uma vez que você tem acesso né Aos cursos
pela sua assinatura Você pode baixar essas aulas e assistir com um grupo eh de amigos quem sabe nas sua grupo de catequistas da Paróquia podem fazer o curso de catecismo juntos Então veja eu não exijo que vamos supor se você tem um um grupo uma turma de 20 pessoas eu não exijo que os 20 sejam assinantes basta que um faça assinatura faça o download e então coloca isso para toda a sala de aula tá entendendo o que nós não Gostaríamos que você fizesse é que você fizesse o download dessa aula e depois comercializasse e ganhasse
dinheiro com ela porque não é a finalidade e segunda coisa nós não Gostaríamos também que você colocasse esse conteúdo que é pago para os assinantes à disposição na internet então não sei se tá dando para entender não é vamos supor que você é um seminarista você já tem lá você recebeu a doação no seu seminário e você tem a a bolsa de estudos para ter acesso ao site muito bem você faz o download e Repassa paraos seus colegas tá entendendo não tem problema nenhum Ou seja a palavra de Deus não Tá amarrada Mas acontece que
eu existe um campo não é Que Eu Gostaria de reservar para nós aqui do site que é o campo da comercialização ou seja para ganhar dinheiro é somente aqui no site ou seja acesso a esse conteúdo mediante pagamento é através do site e segunda coisa acesso pela internet por favor eu peço encarecidamente que não coloquem em nenhum site esse conteúdo que é pago conteúdo gratuito meu irmãozinho Faça o que quiser com ele né Mas o conteúdo pago não conteúdo pago é só mediante a assinatura é a forma que nós encontramos para poder manter o nosso
site no ar e termos assim eh pessoas que de fato nos ajudam para a manutenção do site o padre Paulo não dá conta de tudo né existe uma equipe que mantém o diálogo com você que de alguma forma eh está também assessorando você nessa experiência do site padrepauloricardo.org Nós voltamos semana que vem que então vamos encerrar com a bênção de Deus o senhor esteja convosco ele está no meio de nós Deus infinita misericórdia e bondade abençoa os vossos filhos e filhas e concedei-lhes senhor a vossa graça e a vossa paz que eles cresçam no conhecimento
da vossa verdade e na Fidelidade da vossa santa igreja Maria Mãe santíssima Senhora Nossa intercedei por nós e cobri-nos com vosso manto de amor e a benção de Deus todo-poderoso Pai Filho e Espírito Santo des sobre vós e permaneça para sempre amém