ABRI O QUE VOCÊS ME MANDARAM NA DM DO INSTAGRAM E....

17.96k vues6296 MotsCopier le textePartager
Dois Dedos de Teologia
Aproveite o dia dos namorados para comprar na Manual: CUPOM: DOISLOVE LINK: https://hi.manual.com....
Transcription vidéo:
Teólogos do Twitter, o programa que não é patrocinado pelo mate leão com gás, mas eu tô tomando isso aqui quase. Eu tô reparando que tô tomando isso todo vídeo tô tomando esse negócio aqui. Vocês andaram reclamando que eu tomo Monster demais.
E aí eu tô tentando aí, gente, tô na batalha aí para vencer meus vícios, né? Assim, teólus do Twitter é o programa em que vocês me mandam maluquíes sobre Deus e eu tento trazer algum, eu tento trazer alguma instrução, alguma edificação, duas vezes só ideiação suicida mesmo, dependendo aí da maluquice que aparece na interwebs. E hoje eu vou fazer um tro do Twitter diferente.
Eu vou abrir aqui o meu DM do Instagram para poder gravar. Por quê? Porque o pessoal, eu já zerei aqui o grupo do, a gente tem um grupo que a gente manda loucura do Twitter e eu zerei.
Eu eu reagi a tudo. E aí eu vou pegar aqui e vou vou reagir ao que vocês me mandaram no Instagram aqui, tá? Então vamos lá.
Vou abrir aqui a minha DM e bora ver o que é que vem. Vamos ver aqui. O verbo da vida é neopentecostal.
É, viu? Para começar, é, viu? Ver na Bíbia.
Essa é uma pergunta que nós é universal, é neopentecostal. O verbo da vida não é neopentecostal. O verbo da vida é um dos grandes proponentes do neopcostalismo no Brasil, tá?
Então assim, é meio óbvio, é meio óbvio, tá? Principalmente porque são os grandes influenciados por Kenneth Haagen. Você sabe que é Kenneth Haagor nome da confissão positiva que nós temos verbo da vida é um grupo neopentecostal.
E eu acabei de reparar que essa postagem é do verbo da vida. É uma postagem do verbo da vida, de uma igreja verbo da vida. E rapaz, vamos lá.
Spoiler, não é? Gente, o termo neopentecostal ficou tão, tão, tão terrível que até os grandes movimentos neopentecostais não querem ser mais, né? Mas é bom você entender o porquê.
Bora me ajude, me ajude, me ajude a entender por vocês não acreditam em confissão positiva, não acreditam em palavra de profecia, porque essa palavra profética é neopentecostalismo, tá? Confissão positiva é neopentecostalismo. Vamos ver, vamos direto ao ponto.
O ministério Verbo da Vida não é neopentecostal. Nós somos pentecostais clássicos, meu irmão. Se o verbo da vida é pentecostal clássico, eu sou católico romano, entendeu?
Sou católico romano. Eu rezo pra Maria. Quando eu chamo Maria, eu chamo também Ave Maria.
Se fosse, se se eles for gente, cremos na atualidade, dons do espírito, tudo bem. Valorizamos o mover, mas sem abrir mão da doutrina, gente, pelo amor de Deus. Aí que us aqui como como prova de que eles não são pentecostais, a fala de um apóstolo, apóstolo Bright.
A palavra o espírito sempre andam juntos. Se você tiver só um, vai andar em desequilíbrio, certo? O problema é que vocês do verbo da vida, gente, perdão gente, mas vocês são um grande movimento neopentecostal.
Vocês estão do movimento de renovação apostólica, gente. Movimento de renovação apostólica é neopentecostalismo. Agora vamos dizer agora que não seguem Kenfagen, mas aqui rejeitamos que f só só se for.
Aí é um movimento de reforma dentro do verbo da vida. Qual a diferença entre o pentecostal e não pentecostal? Vamos lá.
Pentecostalismo clássico. Aivamento genuino, mais bíblia. Tese.
É qual o conceito disso, né? Don espírito com ordem. Além faz na santidade, no caráter de Cristo.
Don do espírito com alguém. Me mostra um vídeo do Kenneth Hagen, por favor. Bota tudo, cata uns vídeos do Kenneth Heagen aí para ver se unção do riso cair para trás.
Isso é o mover que vem do Espírito Santo. O que é neopentecostalismo? Mistura bíblica com misticismo, campanhas, objetos da barganha, heresias como salvação pelas obras ou determino espiritual.
Gente, tem mais coisa aí no neopentecostalismo, tá? Incluindo confissão positiva. Confissão positiva é neopentecostalismo, gente.
Entendeu? Como é que um grupo de confissão positiva não é neopentecostal? P da vida tem uma base sólida, fundada por missionários americanos Bud e John Wright, que vieram ao Brasil por obediência com forte influência da escola bíblica Rema de Kenneth Hagen.
E Kenneth Hagen é neopentecostalismo. Assim gente, Kenneth Hag é o grande profeta do neopentecostalismo. O Kenfag foi o grande nome de espalhar as ideias de confissão positiva, entendeu?
De de cura pela fé. Cara, eu li três, quatro, cinco livros do CRF. Eu li CRF ha reag no seminário.
Eu li o nome de Jesus, eu li um monte de coisa do CRF ha reag. Gente, é neopentecostalismo truando. Não cai nesson, tá?
Não cai ness. verbo da vida é neopentecostal porque segue Keneth Haagen, que é o maior nome do neopentecostalismo. Esse é tipo dizer assim, é tipo adventista que não acredita em Ellen White, sei lá.
E você, e você me vê sofrendo aqui e você não dá um like no vídeo, né? Não se inscreve no canal, pô. Se inscreve aí, ó.
Dá dá uma moral para nós aí que a gente tem que chegar aí a 1 milhão de inscritos até o fim do ano. Tá faltando uns bons inscritos aí para isso, hein? Então vai ajudando nós aí em se inscrever, clica em gostei, compartilha aí no seu grupo da igreja, chama os amigos para ser edificado.
Vamos aumentar aí a tropa do teólogos do Twitter, da galera que é edificada pela palavra de Deus aqui nesse programa. Então vai lá, clica aí, clica em gostei aí, não custa nada. Ó, só p botãozinho aí e você nos ajuda a manter esse canal vivo.
Não deixe de se inscrever no canal, acina as notificações que é vídeo aqui todos os dias, tá? Simbora, bora continuar. Homem nenhum pode entrar com a cabeça coberta numa igreja, no cristianismo.
Por quê? Porque ele é reflexo do Cristo. Tá bonito o negócio aqui, hein?
Homem nenhum para entrar a cabeça coberto. Por quê? Eu até já imagino aí para primeiro Coríntios 11, uso do véu, cobertura.
Vamos ver que ele é reflexo do Cristo, do criador, do pai. A mulher por ter sido tirado do homem, ela cobre a cabeça, porque ela está para o homem. Então a mulher cobre a cabeça.
Tanto que no catolicismo, até antes do Vaticano Segundo Concílio, era obrigatório as mulheres usarem o véu, demonstrando a sua pureza, a sua castidade e a sua dignidade diante de Deus. Não é pro, não é para as pessoas te verem que você usa véu. Você usa véu diante de Deus como esposa consagrada.
Cristo é o esposo, a igreja é a esposa. Tanto que quando vocês vão casar, a prece que o sacerdote ou diácono ou ministro faz sobre o casal é justamente essa, dizendo para o noivo amar e respeitar a sua esposa, assim como Cristo amou e respeitou a sua igreja. Ou seja, a mulher não é objetificada no cristianismo, ela é a sustentação.
Quando nós falamos, ela foi arrancada do homem, da costela do homem, essa metáfora não fala de submissão, fala de sustentação. Porque para que que serve uma costela no corpo humano? Para te sustentar.
Para sustentar o corpo e para proteger os órgãos vitais. Essa é a função da sua esposa. Ei, mas aí não é teologia, é poesia, né?
O cara tá fazendo poesia já. Agora vamos lá. Sobre o homem não poder usar cobertura na igreja.
Tá errado isso, tá? Tá claramente errado. A Bíblia não fala nada sobre isso.
Ah, ele vai, ele vai usar, vai alusão a primeira Coríntios 11. Eu lidei com isso em detalhes. Tem, não tem vídeo sobre vel aqui no canal, tenho o que fazer.
Me perdoe, não fiz ainda. Vou fazer um vídeo sobre vé, mas eu falei sobre isso em detalhes lá no livro Igrejas que calam mulheres. Tem um capítulo inteiro sobre o uso do véu.
Você vai lá que a questão do véu tá resolvida. Tá resolvida lá. O que era o véu na cultura bíblica, na cultura greco-romana?
O vébolo de casamento. Mulheres que não estavam sexualmente disponíveis usavam véu. Uma mulher casada que saísse de casa sem véu é uma mulher que estava dizendo que estava disponível para qualquer homem.
Tanto que existem registros romanos de homens que pedem divórcio pela deshonra da mulher para ter sair de casa sem véu. Então, mutantes e mutandes, não é? O véu no período antigo era uma aliança de casamento, certo?
Era uma aliança de casamento. Então, por que é que era vergonhoso que as mulheres saíssem sem vé? Porque elas não estavam honrando seus maridos.
Entendendo o texto Primeiro Coríntios 11, dentro do seu contexto cultural, a gente entende que o texto não é sobre o véu, é sobre o que o véu representava na cultura grega e romana. É igual eu pegar o texto que fala sobre o ósculo santo e que você dava um selinho, dava um selinho naquele tempo e quando Paulo manda dar um ósculo santo, sou obrigado a dar um selinho também. Não.
O selinho, o beijo que era dado naquele tempo como cumprimento dentro da igreja, os cristãos davam selinh uns dos outros. Era uma prática comum daquele tempo de se expressar com intimidade. Hoje a gente troca para uma perto de mão, um abraço, uma coisa que expressa intimidade.
Então é importante a gente ter a capacidade de fazer essas análises culturais, de poder separar corretamente aquilo que é da ordem do contextual para trazer o princípio contextual para o tempo moderno e aquilo que é um mandamento que tá para além do contextual que se expressa de forma clara. Isso é um processo hermenêutico que nem sempre é muito difícil, tá? É até fácil perceber isso, como no caso do Primeiro Coríntios 11.
É fácil de perceber esse tipo de coisa, mas a galera ainda cai nessas conversas, tá? Uma pena até porque tem cara que gosta de usar boné para cobrir a careca, né? O cara tá ficando calvinho aí e tal, o cara usa o bonezinho para cobrir, mas aí o cara pode, né, resolver com produtos tá manual.
Ah, escuta bem, escutai. Você viu vindo essa essa propaganda? Você viu?
Você viu vindo essa propaganda? Mas deixa eu falar uma parada para você que esse é o mês especial, tá? Que no mês dos namorados tem mais desconto e mais brinde.
Então me dá um pouquinho da sua atenção aí. Nesse mês dos namorados, o nosso cupom da manual tem duas coisas particulares. Primeiro, 40% de desconto.
40 quarentitas na sua primeira compra, sua chance agora de trazer pra sua vida com esse desconto aí do nosso canal os produtos a manual para lhe ajudar a vencer a calvice. Mas tem mais desse namorado, você recebe na sua casa não apenas o uma caixa da manual aqui, ó, descaracterizada, bonita, para você que tem vergonha, para quem ter vergonha, mas que você não quer que ninguém saiba o que é que você tá passando na cabeça. Não vem apenas a caixa com seus produtos da manual, com seus remédios, mas vem também uma linda.
Olha só a bolsa da manual. É grátis. De graça, de graça.
Quando eu viajo e vou levar meus produtos a manual comigo, que eu passo meus produtos nas viagens, tá? Sempre levo comigo meu shampoozinho da manual e tal. Olha aí, você pode colocar seus produtos aqui dentro, na sua mochila.
Você pode usar a bolsa para carregar com você. Vira um um quitute aí para você dar pro seu marido, se você quiser dar para ele de presente do dia dos namorados, o tratamento da manual. Olha que coisa romântica.
Às vezes a calvice gera brigas aí, hein, dentro de casa que eu sei que eu sei que tem casal que briga por causa de caraquice. Não precisa disso, gente. Que que é isso?
Mas se você quer, não é, cuidar da das suas madeixas, ficar mais bonitinho, eu acho mais bonitinho o caba com cabelo também. Tem caba que fica tem gente que fica legal, careca, por que não? Mas se você quer ter cabelo ou manual está aí devolvendo o cabelo pra cabeça do machau e é sua chance de ganhar brinde, receber os seus produtos e voltar a se sentir bem consigo mesmo, se isso afeta você.
Por que não cuidar de si mesmo, cuidar da sua aparência? Como você cuidaria de uma pessoa que você ama? Ou você também pode se cuidar, meu rapaz.
Não custa nada, não é feio não. Tem crente que acha que que é errado, que é vaidade. Meu Deus, ou é barato, é fácil, é discreto, você não sai de casa e você vence a Calv.
Você sabe, eu tava bem carequinha, fiz transplante capilar, tirei os cabelin aqui de trás, botei aqui na frente e aí agora eu tenho que impedir que minha calvice progrida, porque gostei de ter cabelo. Como é que eu faço para impedir que minha calvice avance? Produtos manual.
Manual é parceiraça aqui do canal. Eu tenho amigos que t usado o manual também e que nunca fizeram o transplante capilar e que o cabelo tá voltando. Os caba que usava cabelo raspado há muito tempo, ó, porque o negócio tá cheio de buraco, os caba tão deixando o cabelo ficar grandinho de novo, gente.
Ô, isso pode ser seu usando o nosso link, o nosso cupom que vai est aqui na descrição. Você entra no site, você preenche o questionário e com a manual você tem um tratamento personalizado feito para você. Atendimento clínico na sua casa.
Nunca foi tão fácil voltar a ter o cabelo na cabeça. Então aproveita as promoções de Dia dos Namorados da Manual. Usa o nosso cupom e o link vai tá aí na descrição.
Não perde. Nós somos dependentes da graça. Nós não temos merecimento e a gente consegue as coisas pela graça e pela misericórdia de Cristo.
Deus é um Deus do impossível. E a promessa tem uma característica, a impossibilidade. Aquilo que é impossível pro homem, mas não é impossível para Deus.
E eu queria deixar uma palavra para vocês, tá? Em Romanos 12:1. Alegre-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
A gente tem que se alegrar na esperança, porque a nossa esperança tá em Cristo. Maior medo do ser humano é o medo da morte. Esse Cristo resolveu para nós na cruz.
Esse está resolvido. Não quer dizer que a vida vai ser fácil, vai ter tribulação, vai ter espinho, vai ter pedra. E a gente tem que ser paciente na tribulação, mas vai ter vitória também.
Se vai ter pedra, se vai ter espinho, vai ter vitória. E a gente então tem que ser perseverante na oração, que a oração cria intimidade com Deus por meio do Espírito Santo. Amém.
Começamos, né, a temporada de político pregando, né? político pregando. Estamos chegando, estamos chegando na temporada de que todo político agora vai virar religioso para ganhar voto.
Acho que o Tarciso, né, governador Chá de São Paulo, se não me engano, ele ele tem um uma relação aí religiosa um pouco mais um background religioso mais real, digamos assim, que até eu me lembro, ele realmente é um é um cara que frequenta igreja, né? Mas sei lá, tudo aquilo que vem desse núcleo duro do dos grandes movimentos políticos no Brasil, acreditar na na fé desse povo é acreditar em político, né, gente? Eleitar em política.
Agora eu tô tentando identificar isso aqui é uma igreja ou é um comício. Aqui ó, que tem no fundo aqui, ó. Eu não, eu não consigo identificar se ele tá na igreja.
Se ele tiver na igreja, eu acho ruim, porque político caino na igreja pregar, é ele se beneficia, né? Ganha capital político com o evangelho. Acho uma porcaria.
Se ele tá pregando num comício, OK, mas esse negócio que vai ter vitória, vai ter vitória. Vitória sobre o quê? Não é sobre a morte, sobre o pecado.
Beleza. É vitória o quê? É uma vitória política.
Acho que não tem não. Até como mensagem, né? É uma mensagem motivacional, né?
Ele fala uma coisa certa, a gente vencer o medo da morte porque a gente vai pra pra glória, mas os pontos que a gente vai ter vitória e tal, cara, sei não, a gente vai começar, vai começar, as eleições estão vindo aí e aí políticos vão começar a botar a zen para fora, né, para pregar mais, falar mais ao público evangélico. Gente, não caiam nessa mais, tá? Não caiam mais essa conversa de político tem que ser bom gestor, tem que ter os valores públicos aí que a gente acha que um político deve ter.
Eu prefiro votar num ateu que seja honesto, que não seja corrupto, que seja contra o aborto, que sei lá, que seja contra a sexualização de crianças na escola, que crea num num estado eficiente, entendeu? Que seja a favor de liberdade do que que um crente que, sei lá, é a favor de perseguição política ou quer que seja. Então, seja esperto na análise política que você vai fazer, tá?
O político pregar é irrelevante na avaliação da qualidade política dos indivíduos, certo? avalia os políticos pela sua história, pela sua trajetória. E aí, olhando a trajetória do Tarcísio, ele é um bom gestor.
Eu não conheço muito Tarcísio, então não sou de São Paulo, então eu conheço outros políticos que vocês não conhecem bem, tá? Cada um conhece melhor os políticos da sua região. Não conheço o meu político que é o governador de São Paulo.
Não, não, não sou íntimo dele. E pergunte sobre a política do Nordeste, que eu falo com mais facilidade. E pergunto sobre o prefeito, governador do Ceará, que eu falo muito, muito mal também, né?
No caso, eu não sou muito inteirado na na no governador de São Paulo, mas ele é um bom político, faz uma boa gestão pública, serve a sociedade, é bom pros cidadãos, né? Segue os valores que a gente acredita. Show de bola.
A pergunta é essa, não é se eles pregam, porque no fim das contas, gente, eu adoraria voltar num político crente que ama o Senhor de verdade, genuinamente cheio do Espírito Santo. Mas como é que a gente sabe se esse pessoa é crente de verdade? Você não tá só usando a fé como uma ferramenta para tentar voto, tentar ganhar igreja.
É muito difícil. É muito difícil. Eu gosto de uma coisa que eu aprendi com Franklin Ferreira.
Teve uma coisa que eu aprendi com Franklin Ferreira quando ele veio aqui em Fortaleza palestrar no fórum nordestinov visão cristã. Estou sobre Esther baseado no livro dele contra a idolatria do estado. Ele falou que a linguagem do palácio não é a linguagem da igreja, de que Esther é um livro que não tem uma linguagem religiosa no palácio.
O nome de Deus quer citado, porque o livro nos mostra que a linguagem do palácio não é a linguagem da igreja. Então para mim é muito estranho ver a linguagem da igreja no palácio, não é? Muitas vezes vem de interesses escusos.
Agora, claro, melhor o cara trazer uma mensagem de esperança do que, sei lá, tá falando de morte ou sei lá, de perseguição. Beleza. Objetivamente eu prefiro.
Eu vi os políticos pregando do que não pregando. O que me deixa triste é saber que muitas vezes é só, só um jeito de tentar usar a igreja para o próprio benefício. É uma pena que a gente vive num contexto como esse.
Você percebe que eu sou completamente cínico, sem esperança nenhuma, num político brasileiro, né? Cadê meu meu bichinho aqui? Eu tenho meu meu adesivo.
Cadê meu adesivo aqui? Você quer saber minha posição política? Tá aqui tem um adesivozinho aqui, ó.
Ateísmo político lá da gráfica rural, meu amigo Caik, do inc, do Invisible College. É isso que eu acredito, gente. É ateísmo político.
Eu perdi a fé já desse povo todo. Perdoe, perdoe, perdoe. Tá morando junto, não pode seiar.
Você tem que seiar, senão você não vai deixar de morar junto nunca. Tá fumando, não pode seiar. Aí que tem que seiar, senão não vai deixar de fumar.
Caramba. O texto diz: "Aquele que come a minha carne, bebe meu sangue, permanece em mim. Eu permaneço nele.
" Como que a pessoa vai permanecer em Jesus e vencer o pecado se ela não seia? Esses mongoloides fica arrancando a ceia do povo, ainda vem cantar de galo. Ah, está escrito na Bíblia: "Examine-se, pois o homem a si mesmo".
E o quê? Termina o versículo para mim. Examine-se, pois o homem a si mesmo e come.
Que que é examinar a si mesmo? Você já foi no médico quando você tava sentindo uma dor, fez um exame? Para que que você fez o exame?
Foi para identificar aquela dor. Por que você tava sentindo a dor? Para ele te dar o remédio certo.
Examinar a si mesmo é entender o por que você precisa seiar. Porque por mim ele morreu por um motivo, por você ele morreu por outro. Você tem um pecado, eu tenho um pecado diferente.
Eu tenho que trazer esse pecado na hora da ceia, porque ele não morreu em vão e à toa. E trazer na mesa e falar: "Jesus, tá aqui, ó. Esse é o meu pecado.
Esse é a minha dor. Por isso que eu preciso da ceia. Por isso que eu preciso do remédio.
Eu sou mentiroso. Sou prostituto, sou eu preciso. Tá aqui.
Esse é o meu pecado. E ele te dá o remédio. Ele te dá a cura que tá na ceia.
Ixe, grita muito, mas argumento que é bom pouco, né? Vamos lá. Tem verdade, mentira aqui, tá?
Primeiro, primeiro, antes de tudo, a Bíblia fala pra gente examinar o homem a si mesmo, beleza? Então você se examina e come. Mas o texto continua falando sobre o perigo de sear indignamente.
Sear indignamente é sem discernir o corpo de Cristo, ou seja, sem estar em arrependimento do pecado que é discernido. Então, o crente deveria deixar de seiar? Nunca, porque o crente deveria se arrepender.
Mas se o crente não está em arrependimento, ele não pode sear. Ele tem que se arrepender para sear, porque o crente se arrepende. Se ele não está arrependimento, ele tem que ser disciplinado, ele tem que ser escomungado da igreja, tem que ter arrependimento.
Então, o que Paulo coloca uma situação muito complicada. Qual é o ato natural? Você é um crente, você discerne no seu pecado, você se arrepende do seu pecado e você seia.
É isso. Então, eu sou um crente e eu e eu moro junto, não tô casado, não quero me casar, não tenho interesse em me casar, quero viver, tô tô fumando, sou um crente fumante e não quero largar o cigarro. E só quero saber de fumar.
Qual é a minha postura? É arrependimento. Isso aí.
Mas o que é arrependimento? É só dizer: "Tá aqui meu pecado Senhor. " Não.
Arrependimento. Metanoia fala de uma mudança de mentalidade, uma mudança que gera um comportamento diferente. A gente vê isso em Tiago, vê isso em Romanos, vê isso em primeiro Coríntios, isso em Apocalipse.
A gente muda o comportamento. Se o meu comportamento não muda, significa não estou em arrependimento. Logo, eu não deveria seiar, deveria ser escomungado da igreja.
Então só tem dois caminhos, é o arrependimento e a ceia ou o não arrependimento e a excomunhão. Crentes não ficam nesse meio do caminho de viver uma vida de pecado e seiar, sabe? sem estar arrependido desse pecado.
Então assim, esse é um grande ponto importante. Só existem dois caminhos. Ou você você se arrepende, luta contra o pecado e seia.
Ou você não se arrepende, você é tido como um descrente e é escomgado. Esses são os dois caminhos. O caminho do meio, né?
Não, eu sou crente, mas não vou seiar porque eu acho que eu não tô, isso não existe. Não tem caminho do meio, tem o crente e o descrente. Tem luz e trevas, não tem caminho do meio.
Certo. E a pergunta é: em que caminho você tá? Tá no caminho da luz ou no caminho das trevas?
Cara, eu descobri que o nome de Paulo nem sequer era Saulo. Não, pera aí, gente. Ou ou ou.
Descobri que o nome de Paulo nem sequera era Saulo. Era, era sim, por favor. O nome de Paulo, Paulos, né?
É o termo grego. Saulo é uma versão grega do nome hebraico de Paulo. Nome de Paulo, na verdade, era Saul, sabe?
Saul mesmo, mesmo Saul no Antigo Testamento. O nome de Paulo era Saul, do hebraico escrito de forma mais grega fica Saulo. E aí os gregos transformavam Saulo em Paulo.
Era muito comum que eles usassem, pegassem o sim e o shim. Ah, que são duas palavras parecidas no hebraico, que é tipo um uma perninha assim, ó. O sim e o shim.
Eles são são duas letras que o sono não era tão comum que acabava virando um P, né, pros gregos. Então acaba que o Saulo passou a ser chamado de Paulo. Ele nunca mudou de nome.
Diz que Paulo mudou de nome. Nunca mudou de nome. Certo.
Mas sim, o nome dele era Saulo. Vamos ver aqui do dia que vem esse argumento que não era. Vou te explicar em um minuto.
A propósito, o nome dele não foi mudado de Saulo para Paulo. Porque lá na Bíblia tá escrito: "Todavia, Saulo também chamado Paulo". É isso aí.
Paulo também era chamado de Saulo. É Saulo chamado de Paulo. Ótimo.
Mas tá escrito aqui Saulo. Dá aqui escrito Saulo. Como é que el o nome não era Saul?
Tá, acabou de ler Saulo. Vamos ver. A partir daquele momento ali em Atos capítulo 13, Lucas começa a escrever Paulo ao invés de Saulo, porque esse era o nome que ele era conhecido entre os gentios.
E eles estão ministrando mais pros gentios na segunda parte do livro de Atos. Legal. O nome de Paulo no grego era Paulos e no hebraico era Shaul.
Que inclus bom, bonita, hein? Pronúncia boa, hein? Shaul.
Eu sempre acho difícil fazer essa pronúncia. Shaul. Sul.
É, é muito difícil. Eu, ó, se você quiser, já vi vídeo de gente zoando meu, minha pronúncia de grego aí na internet como se fosse grande coisa, né? E eu pronuncio mal, gente.
Meu inglês é mal pronunciado, entendeu? Meu grego é mal pronunciado. Meu hebraico é mal pronunciado.
É outro idioma. Eu não consigo fazer todos os sons, viu? Só para deixar registrado aí.
Cha. Esse ul dá um trabalho. Chaul.
Minha língua não vai não. Sul, eu sempre sempre pago pau para quem pago pau, paga pau. Um termo, eu sempre fico questionando se os termos que eu uso são palavrões, são fora do Ceará.
Eu sempre acho legal pessoas que pronunciam bonitinho assim, hebraico, grego e tal, porque para mim é sempre muito difícil. Xa vive é o mesmo nome do primeiro rei de Israel, o rei Saul. Será que ele que vai argumentar?
Que na verdade o nome dele não era Saulo, era Xaul, né? E e vai só ficar nessa preciosidade aí do do termo que era hebraico, termo original. Espero que não, mas eu acho que é a única única explicação aqui pro pro ponto dele.
Vamos ver. Assim como nós vimos no vídeo anterior, os gregos não conseguiam pronunciar a letra shin. Sim.
Então eles não conseguiam falar shaul. E a letra mais próxima que eles substituíram, começaram a usar foi P de Paulo. Então o nome dele ficou Paulos.
Colocaram os no final por causa da estrutura gramatical grega. Então ele era conhecido como Shaul para os judeus e como Paulos para os gregos. É muito bom, excelente.
Tá, mas eu acho dizer que não era Saulo, eu acho que é errado, tá? Porque Saulo é uma transposição para o grego do nome dele. Shaul.
Sul. Shaul. Pronuncia hebraico.
É muito melhor do que eu. Eu não diria que não é Saulo. O nome dele não era Saulo.
É tipo dizer que o nome de Jesus não é Jesus, era Yeshua, né? Sei lá, sei lá. E lá no hebraico do nome dele, né?
A gente traduz nomes. A gente traduz nomes. É normal traduzir nome, tá?
Sempre falo, tive um professor que o nome dele era Gerald, a gente só chamava ele de pastor Geraldo aqui no Ceará, certo? Coisa mais normal do mundo. Os Marx viram Marcos muitas vezes.
Então assim, a gente traduz nome, gente. Coisa mais normal do mundo. Aa mais quando você transitera de um idioma que tem um alfabeto diferente do nosso.
Mas assim, tirando essa essa questão que eu acho que eu não diria isso, muito bom o vídeo, tá certíssimo. Che menino aqui, Marcelo, tem tem uma conta pequenininha, mas se comunica bem. Legal.
A igreja todo dia é irmão da igreja todo dia, é coisa da igreja todo dia é amigo da igreja todo dia. É você tá desviado. Eu falo lá na igreja que o pastor negócio que cara mete dois pés no peito, né?
Que é isso? Tá desviado por est coisa da igreja todo dia. Bora ver.
Quando eu começo a ver alguém muito envolvido com tudo, Aham. Eu pego e digo: "Vai para casa". Aham.
Porque uma coisa é atividade. O reino de Deus é movimento. Sim.
E ele tem muita atividade. Outra coisa é ativismo religioso. Isso.
Tá. Tô entendendo aqui. Tá.
Tá falando de serviço, cenários que a pessoa serve em tanta coisa na igreja que ela não tem tempo de ir para casa, de estar em casa, tá com su seus familiares, não é? Ótimo. Verdade.
Muitas vezes o nosso serviço na igreja vira um tipo de ativismo religioso em que a gente não tá presente em casa, que a gente não tá com nossos amigos, que a gente não tá com a nossa família, em que a gente não tem nem tempo devocional direito, sei lá, muitas vezes. Então é isso aí, ótimo. Tem gente entrando em burnout, tem gente que e tem igreja mesmo que tira o couro, né, que arranca tudo do do pessoal da igreja.
Às vezes eu fico meio preocupado, tem gente lá da igreja que tá em tudo, tem gente lá na mana di tá em tudo, tá em tudo, tá em tudo. E a gente não vai também obrigar a pessoa a não estar, não é? Mas tem que estar de olho sempre assim, ô tal, ver é isso mesmo, tal, tá tudo bem na vida, tá conseguindo, tá bem.
A gente sempre pede pr as pessoas estarem em um ministério só, evitar estar em vários ministérios, mas a pessoa pode, tem muito tempo livre e tal e gosta, tudo bem também vai obrigar a pessoa a não estar, mas é importante isso aqui. Tem razão. Verdade.
E a gente tem que ter, se tem um dom que está liberado para todo aquele que pede, que é fundamental, é o dom do discernimento espiritual. A gente precisa discernir sim o tempo e o modo de todas as coisas, porque isso é sabedoria. Sim.
Então eu acredito que o erro de muita gente é cair num ativismo religioso. Isso. Eu brinco lá na igreja dizendo assim, ó.
Se você olhar pro teu círculo social, muitas mensagens eu digo isso, se você olhar pro teu círculo social e no teu círculo social integral for só de crente, você tá desviado. Ã, não sei, hein. Será que tá desviado mesmo?
O círculo social é só de crente? Não sei. Eu eu acho que eu não direi isso que existem, ele disse que brinca, né?
Ele falou que brinca. Tô brincando. Então assim, não dá para levar as últimas consequências, como se ele tivesse levando isso aqui a ferra e fogo.
É uma brincadeira. Então vamos tratar como uma brincadeira. Mas eu não diria isso estritamente.
Ele também não diz estritamente, mas só pra gente poder desenvolver aqui. Porque existe motivos. Às vezes a pessoa não tem uma vida social muito grande, às vezes a pessoa não tem muito, sabe, ambiente de sociabilização por motivos diversos.
A pessoa às vezes vive ali na na igreja, no trabalho, é isso. E às vezes trabalha num lugar que tem muito crente ou algo do tipo. Pô, sou pastor de igreja, minha minha vida tá quase inteira em volta de crente.
Meus amigos são o pessoal da igreja, pastorei o povo da igreja, gastei com o povo da igreja. Eu tenho alguns amigos descrentes, tenho, mas são muito poucos e eu não vejo eles com frequência, porque eu não vejo muita gente com frequência além das pessoas do meu dia a dia e minha própria família, não é? Tô desviado por isso.
É uma situação de vida particular que eu tento de forma consciente ir em direção a pessoas discrentes, desenvolver minha amizade com pessoas discrentes, mas é um ato muito consciente assim, nem sempre eu consigo fazer isso muito bem. Sei que ele não tá levando essa ferra e fogo, mas assim, só pra gente pensar aqui que nem isso aqui não é um negócio que a gente pode levar a ferro e fogo, certo? Se todo dia é igreja, todo dia é irmão da igreja, todo dia é coisa da igreja, todo dia é amigo da igreja, todo dia é você tá desviado porque você deixou de ser sal no mundo, você deixou de ser luz na terra.
Exatamente. Você deixou de ser um instrumento de referência para socorro e resgate para pessoas que olhando para você vão buscar a Deus. Porque sede minhas testemunhas aonde?
Dentro do saleiro. Tem razão aqui, tá? Tem razão aqui.
Eu eu eu me defendi aqui um pouco antes, mas mas tem muita razão aqui, tá? no sentido de que a gente tem que estar indo em direção. A gente precisa ir em direção aos perdidos, ir em direção aos discrentes.
Nem sempre esses discrentes serão parte do seu círculo social, tá? Acho que esse que é o ponto para chamar atenção. Mas quando são parte do círculo social é bom também, né?
Quando são parte do círculo social ajuda no processo de ter contato diariamente com eles e tudo mais. Mas eu acho que assim, a gente resolve esse problema com mais ação evangelística e missionária consciente, indo em direção às pessoas que precisam da obra missionária. E aí realmente seria uma questão, né, melhor a se pontuar, né?
Faz todo sentido aqui o que ele tá dizendo. Então, o filtro para você ver se você tá na atividade ou no ativismo, talvez seja esse. Óbvio que quem tá convertido, o estar no mundo, não é pertencer ao mundo.
É, mas você precisa ter relações. É a tua faculdade que você tá fazendo. Muito crente deixa de fazer porque acha que não precisa mais, vai viver de fé e mas a faculdade é uma porta no mundo que você se torna uma luz.
Cara, nunca evangelizei tanto do que nos tempos que eu fiz pós-graduação em economia. A pós-graduação em economia política que eu fiz me deu, nossa, eu acho que eu nunca evangelizei tanto do que naqueles lá dois anos que eu fiquei na poss, viu? É verdade.
É verdade. E muitas outras portas de evangelismo se abriram por causa disso, porque eu fiz uma após economia. É o teu trabalho, é o, é, é muitas vezes o happ hour do teu trabalho que você tá lá com os teus amigos de trabalho, que você pode ser um diferente naquele meio ali.
Polêmico aqui, hein? Crente no Happ hour, aqui no Ceará dá assassinato. Pastor vai assassinar o membro da igreja souber que o mesmo tava no rap hour, tá?
Mas eu sei que fora do contexto do Nordeste é mais comum, né? pensar nesse tipo de coisa. Tem vídeo aqui inteiro no canal, inteiro sobre bebida.
Se você quiser, você pode ver lá também, tá? É buscar esse lugar, é ter amigos, é tá no meio das dos familiares, que a gente às vezes tem muita muito caso assim que a pessoa se converte, ela na casa, nenhum familiar é crente e ela se torna o chato que não se envolve mais em festa de família, não vai mais, tudo é do diabo, tudo é pecado. Isso aqui não é atividade religiosa, isso aqui é ativismo religioso.
Au! É isso aí, viu? É que aqui é verdades.
O homem está cuspindo verdades. E aí você, ao invés de ser alguém que se torna uma luz que atrai, você se torna um alguém que repele. É isso aí.
Cuspes. Qual é? Pastor Fernando Francilino.
Nunca ouvi falar porque eu nunca ouvi falar de ninguém, mas gostei. Não conheço. Excelente o que ele disse aqui.
Fica aí a lição para todos nós. Fica a lição aí, viu? Ativismo religioso, ó.
Boa. Para. Vamos encerrar esse vídeo em alta.
Então, vamos encerrar com vídeo bom. Tradição é essa. Quero ver se se eu encerrar encerra o teólogo do Twitter com coisa boa sempre, tá?
Uso o nosso cupom da manual e aproveita para devolver o cabelo pra cabeça. Nosso desconto aí 40% off, mais a bolsa de brinde quando você entra na manual aí esse mês. Um abraço, um cheiro no seu cangote.
A gente tem vídeo todos os dias, então dá um like, as notificações para ficar sabendo sempre que houver vídeo novo. Um cheiro no seu cangote. Até a próxima.
Vidéos connexes
O QUE A CONDENAÇÃO DO LEO LINS TEM A VER COM UM PASTOR?
19:33
O QUE A CONDENAÇÃO DO LEO LINS TEM A VER C...
Dois Dedos de Teologia
92,998 views
PATRICK MAIA vs DANILO GENTILI: A TRETA!
38:23
PATRICK MAIA vs DANILO GENTILI: A TRETA!
Cortes do Chapado Crítico [OFICIAL]
79,021 views
RIDICULOUS ATHEIST ARGUMENTS IN TODAY'S VIDEO
27:24
RIDICULOUS ATHEIST ARGUMENTS IN TODAY'S VIDEO
Dois Dedos de Teologia
135,743 views
CR7 é o MAIOR EXEMPLO da história do futebol
22:56
CR7 é o MAIOR EXEMPLO da história do futebol
Canal do Jorge Iggor
23,922 views
MY BOYFRIEND BROKE UP BECAUSE I AM UNBEARABLE
39:47
MY BOYFRIEND BROKE UP BECAUSE I AM UNBEARABLE
Beta Boechat
14,933 views
Henry Bugalho and Alexandre Linck are WRONG!
42:51
Henry Bugalho and Alexandre Linck are WRONG!
Brasão de Armas
250,219 views
COMEDIANS WHO WERE AGAINST LEO LINS
13:41
COMEDIANS WHO WERE AGAINST LEO LINS
Não Adivinho
17,216 views
RENATO 38TÃO | PÂNICO - 09/06/2025
2:09:25
RENATO 38TÃO | PÂNICO - 09/06/2025
Pânico Jovem Pan
87,975 views
tirem as crianças da sala! agora vai ser fofoca braba
21:01
tirem as crianças da sala! agora vai ser f...
Matando Matheus a Grito
221,717 views
SÁBADO É DE DEUS E DOMINGO É DO DIABO? UMA ADVENTISTA FALOU ISSO?
24:45
SÁBADO É DE DEUS E DOMINGO É DO DIABO? UMA...
Dois Dedos de Teologia
177,131 views
REAGI AO PIOR DO ADVENTISMO
31:49
REAGI AO PIOR DO ADVENTISMO
Dois Dedos de Teologia
284,927 views
Condenação de Léo Lins divide opiniões e gera debate entre comediantes
11:22
Condenação de Léo Lins divide opiniões e g...
Domingo Espetacular
445,639 views
COMEDIANS who are FOR and AGAINST LÉO LINS
20:18
COMEDIANS who are FOR and AGAINST LÉO LINS
Tom de Humor
309,211 views
Why do I believe in Neymar's return?
8:38
Why do I believe in Neymar's return?
Rica Perrone
3,638 views
OFFICIAL: ORUAM HAS ENTERED POLITICS
24:40
OFFICIAL: ORUAM HAS ENTERED POLITICS
Mamaefalei
42,907 views
ORUAM PRESIDENTE 2026 | ANÁLISES RENAIS | 09/06/2025
ORUAM PRESIDENTE 2026 | ANÁLISES RENAIS | ...
MBLiveTV - Lives do MBL
Igor SOLTA O VERBO sobre a regulamentação das REDES SOCIAIS
15:22
Igor SOLTA O VERBO sobre a regulamentação ...
Cortes do Flow [OFICIAL]
54,712 views
FELIPE MELO OU CASEMIRO? LUCAS MOURA OU VEIGA? FORMIGA REAGE "QUEM JOGA MAIS" | POLÊMICAS REACT #70
14:53
FELIPE MELO OU CASEMIRO? LUCAS MOURA OU VE...
TNT Sports Brasil
14,478 views
LIVE THEOLOGICAL TROUBLESHOOTING! "THE LOVE IN THE NEW TESTAMENT IS FOR THE POOR THING!"
20:36
LIVE THEOLOGICAL TROUBLESHOOTING! "THE LOV...
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
401,610 views
JULGAMENTO DE BOLSONARO E OUTROS NO STF | AO VIVO
JULGAMENTO DE BOLSONARO E OUTROS NO STF | ...
Brasil Paralelo
Droits d'auteur © 2025. Fait avec ♥ à Londres par YTScribe.com