Esse planeta azul, parecido com uma bolinha de gude, lembra muito a Terra. Mas apenas cinco segundos nessa esfera hostil seriam suficientes para te matar. Esse planeta é gigantesco, maior até do que Júpiter.
E para continuar a comparação com o maior planeta do Sistema Solar, ele também é completamente composto por gases. É por isso que cientistas classificaram HD 189733b como um Júpiter quente. Esse planeta está localizado tão perto de sua estrela que completa uma órbita em pouco mais de dois dias.
HD 189733b está 13 vezes mais perto de sua estrela do que Mercúrio está do Sol. Mesmo que sua estrela seja mais fria que a nossa, essa Terra falsa está completamente fora da zona habitável do sistema estelar dela. Isso significa que não é possível existir água líquida na superfície do planeta.
Ainda é um mistério como esse planeta gigante de gás se desenvolveu tão próximo da estrela dele. Uma teoria é que HD 189733b se formou ao lado da estrela durante os primeiros momentos de existência dela. Ou teria se formado mais longe, e foi atraído quando o resto do sistema planetário se formou.
Mas tem uma coisa que sabemos com certeza. Uma visita a HD 189733b seria um mergulho infernal sem volta. Mesmo que você soubesse que não existe uma única gota de água líquida neste planeta, seria difícil de acreditar quando se aproximasse dessa bola de gude azul gigante.
Com uma temperatura média durante o dia de quase 1. 100 °C, esse planeta é duas vezes mais quente do que Vênus. E Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar.
Uma das razões para esse calor extremo é que o planeta está preso gravitacionalmente à estrela dele, assim como a Lua está presa à Terra. Isso significa que HD 189733b leva o mesmo tempo para girar em torno de seu eixo que para girar em torno da estrela. Um lado do planeta está sempre iluminado, enquanto o outro fica envolto em escuridão.
A beleza desse mundo não é resultado de oceanos, como acontece aqui na Terra. Não, esse planeta infernal tem essa cor devido às nuvens de partículas de silicato derretido. Essas partículas dispersam mais luz azul do que vermelha, fazendo o planeta parecer azul.
A sílica é o principal ingrediente do vidro. Você deveria trazer um guarda-chuva resistente, pois precisaria se proteger do que seriam essencialmente tempestades de vidro quente e derretido. Essa não é a única ameaça.
Você precisaria estar preparado para enfrentar os ventos extremamente fortes do planeta. os ventos de HD são quase quatro vezes mais fortes do que em Netuno. Mas eles talvez não sejam tão fedidos quanto as nuvens de sulfeto de hidrogênio do gigante de gelo.
Essas aí têm cheiro de ovo podre. Eca. Os ventos de HD são tão velozes que passariam por você cerca de seis vezes mais rápido do que a velocidade do som.
morto pela chuva de vidro derretido. De qualquer forma, você não duraria muito em HD 189733b. Eu realmente não recomendo viajar para lá.
Mas existem alguns outros planetas por aí que podem te matar até mais rápido. Esse gigante de gás está em uma galáxia a quase 100 anos-luz de distância da Terra. Ele é ainda maior do que HD.
Sua massa é quase 1,4 vezes maior que a de Júpiter. E, de alguma forma, ele está ainda mais próximo de sua estrela. Você acharia esse mundo absurdamente escaldante.
As temperaturas na superfície desse planeta ficam em torno de 1. 700 °C. É tão quente que transforma metal em gás, criando nuvens de ferro na camada superior da atmosfera.
Se você pegasse chuva aqui, seria como um banho de ferro derretido quente, extremamente desagradável e mortal. Sua pele queimaria completamente, assim como todas as suas entranhas. Mas as coisas poderiam ficar ainda mais quentes.
A cerca de 670 anos-luz da Terra, existe um planeta tão infernal que está rasgando moléculas em pedaços. Esse gigante de gás é quase três vezes maior do que Júpiter. KELT leva apenas um dia e meio terrestre para dar uma volta em torno de sua estrela.
Assim como HD 189733b, também está preso gravitacionalmente, com um lado sempre virado para a estrela quente. Ao pousar nesse planeta, você passaria por temperaturas de até 4. 300 °C.
É o exoplaneta mais quente que já descobrimos. Cientistas descrevem esse gigante de gás como um Júpiter ultra quente. As altas temperaturas também fazem KELT-9b ser mais quente do que a maioria das estrelas no Universo.
Tão quente que te destruiria. Convenhamos, vai. Esse mundo destrói moléculas de gás hidrogênio.
O que você achou que faria com seu corpo? Mas antes mesmo de chegar a esse planeta quente, você seria exposto a quantidades mortais de radiação da estrela de KELT-9b. O planeta recebe cerca de 44.
000 vezes mais energia de sua estrela do que a Terra recebe do Sol. Essa radiação te cozinharia vivo. Instantaneamente.
Se, de alguma forma, você conseguisse sobreviver à radiação letal da estrela de KELT e ao calor inimaginável do planeta, ainda teria que enfrentar os ventos incrivelmente fortes. Cientistas acreditam que esses ventos poderiam atingir velocidades de 60 km/s. Isso é 30 vezes mais rápido do que os ventos no planeta que engana ser parecido com a Terra, HD 189733b.
Por isso, KELT-9b te chacoalharia, te queimaria e rasgaria suas moléculas. Hmmm, 1/10, não recomendo. Se você acha divertido encontrar com o seu fim em planetas infernais, bem, tenho algumas sugestões melhores de viagem.
Nem tudo no espaço é absurdamente aterrorizante. Existem planetas que orbitam estrelas a uma distância segura, da mesma forma que a Terra orbita o Sol. Ainda precisamos estudar melhor esses mundos, mas alguns dos exoplanetas que encontramos poderiam proporcionar uma vida melhor até do que na Terra.
Sabe de uma coisa? Essa é uma história para outro "E se? ".