[Música] muito boa noite bem-vindos ao curso de Filosofia a política de Aristóteles essa é a nossa primeira aula e ela se divide em Cinco partes como vocês podem acompanhar no plano de aula que receberam nós vamos ver uma breve panorâmica da vida de Aristóteles a distinção básica e Fundamental entre razão teórica e razão prática a relação intrínseca entre ética e política um Panorama da obra a política de Aristóteles e a proposta que eu lhes faço no final ficará Clara de um método que é ao mesmo tempo analítico E hermenêutico então Aristóteles como a maioria de
vocês deve saber é a culminância do Espírito filosófico grego que começa Talvez nós possamos dizer com Homero com a grande epopeia que tem uma dimensão já especulativa uma dimensão de questionar radicalmente o sentido ético e político da sociedade grega que ocupa para essa cultura o que o no o antigo testamento ocupa pra Judaica isto é uma autoexposição um espelhamento de quem somos nós Qual é a nossa identidade cultural em que nós acreditamos como nós vivemos como nós nos relacionamos Qual é o fundamento da política Qual é o fundamento da arte de algum modo todas essas
questões estão presentes na epopeia de Homero não há filosofia sem antes uma reflexão poética sobre idade de um povo então o discurso dialético e lógico que caracterizam a filosofia é impossível sem antes um primeiro gesto poético de espelhamento ou reflexão é como se nós nos gravávamos nas telas do cinema ou nas telas da televisão a literatura tem um papel reflexivo fundamental para esse processo de autoconhecimento de um povo que caracteriza também a filosofia jamais poderíamos começar a estudar a filosofia de Sócrates ou de Platão ou de Aristóteles o certo é sempre retomar as origens poéticas
da filosofia e com homélie ebulição sem nenhum par sem nenhuma comparação na história da humanidade em nenhum povo de gênios literários poéticos retóricos e filosóficos e científicos que foram se sucedendo e que são o que nós conhecemos hoje como a civilização grega que repito não tem nenhuma comparação isso não aconteceu na Índia isso não aconteceu na China isso não aconteceu nas Américas isso não aconteceu na Europa claro isso aconteceu de algum modo com a herança com a continuidade Romana depois Cristã e moderna e contemporânea do projeto grego Então se a gente reconhece que Homero está
num de autoconhecimento do seu próprio povo pela poesia e que Ildo que é contemporâneo ou um pouco mais novo continua nesse processo e que a Poesia Épica se desdobra numa poesia lírica que expressa sentimentos subjetivos numa poesia trágica que demonstra o sofrimento e o Patos radical de Um Herói cujo etos já não se concilia mais com a sociedade até chegar em sofistas que conseguem já retoricamente argumentos sociais Morais políticos comediógrafos que nos fazem rir debochando ironizando satirizando o ridículo dos nossos costumes até chegar em Sócrates a filosofia socrática sem falar nos pré-socráticos nos primeiros filósofos
poetas parmendes Heráclito né Demócrito autores que estão especulando sobre a natureza das coisas e que estão desenvolvendo o Logos até chegar todos esses braços intelectuais e culturais culminam na figura daquele que é muito provavelmente o maior gênio ao lado de Homero da Grécia que é Platão então Platão olha para tudo isso em crise e e quando ninguém mais entende mais a sociedade grega a sociedade grega ameaçada por ataques externos e ameaçada por guerras internas Platão fala eu vou registrar o que eu aprendi porque provavelmente a próxima geração não vai saber mais o que é isso
isso aconteceu mutat mutande com Santo Agostinho de ipona ao escrever a Cidade de Deus que é um testamento filosófico e teológico da primeira constituição completa de uma civilização católica Cristã no fim da idade antiga e por isso é a certidão de nascimento da civilização da cristan ade medieval né É o primeiro livro medieval Agostinho já é um medieval ao mesmo tempo que é um último dos clássicos Agostinho é conhecido como Último dos clássicos e o primeiro dos medievais ele fecha a cortina da idade antiga e abre a cortina da idade média mas ele só pode
abrir a cortinha da idade média porque havia um caminho cultural e pedagógico a ser percorrido e esse caminho cultural e pedagógico é exatamente a paideia a formação integral do homem que ele aprendeu com Platão e Aristóteles então Aristóteles nasce no século AES de crist em 384 antes de Cristo Numa cidade chamada estagira no norte da Grécia né onde se situava a corte da Macedônia que se tornará o império né o ele era filho de um médico e isso é é o dado a meu ver mais relevante da sua biografia o pai de Aristóteles era um
médico de quem ele herdou o espírito científico de identificar doenças para curá-las alcançando a saúde ele vai querer fazer isso com a ética e ele vai querer fazer isso com a política a felicidade nada mais é do que a harmonia da alma é a saúde da alma a justiça nada mais é do que a harmonia ou a saúde da pólis da cidade uma cidade em que as pessoas se matam como a nossa é uma cidade totalmente doente é uma cidade desarmônica é uma cidade cuja unidade se perdeu não havendo unidade não há saúde não há
ordem não há Justiça tanto na alma individual do ponto de vista ético quanto na cidade do ponto de vista político ora ele não era um médico qualquer ele era médico do Rei Amintas Tero que era membro da corte da Macedônia e portanto aist nasce numa aristocracia numa aristocracia científica numa aristocracia intelectual de de uma família de médico então ele seria médico ele se tornaria médico né a lógica seria essa quando perceberam que ele tinha grandes dotes intelectuais mandaram o mandaram para academia de Platão em Atenas Tá certo tanto quanto Santo Agostinho vai para Milão e
aprende com Ambrósio por assim dizer a nata da cultura católica da época e Santo Agostinho era da Periferia do norte da África ele era da Periferia Aristóteles era um provinciano e vai pra capital do mundo cultural como São Tomás de Aquino vai para Paris é claro você é um gênio você está Amado que todo mundo junto da sua cidade você vai ficar fazendo o quê você vai para quem Para onde pode Santo Tomás daqu não vai para Paris lá ele encontra Santo Alberto Magno e Santo Alberto Mag fala bem quando esse quando esse Boim mudo
começar a falar o mundo inteiro vai parar para escutá-lo é mais ou menos isso acontece com Aristóteles ele vai ser aluno de Platão e fica lá como bom discípulo não havia juventude revoltosa na época ele fica 20 anos calado escutando o Platão né um dos Provérbios uma das anedotas proverbia da filosofia da qual eu gosto muito é que quando Platão leu o timeu que é um diálogo extraordinário sobre a origem do mundo sobre a criação do mundo é um diálogo sobre a Cosmologia todo mundo teria se evadido menos um um ficou até o final da
leitura da bem se não tivesse sido Aristóteles Quem foi então claramente a gente está diante de dois gênios que conviveram e que se entenderam Então se teve alguém que entendeu radicalmente o Platão foi Aristóteles e portanto aprendeu de Platão radicalmente tudo que Platão tinha para dizer e segundo a famosa frase amicos plat S madis amica Veritas Platão é meu amigo mas este meu amigo me ensinou que é mais importante ser amigo da verdade do que ser amigo do amigo então o amor pela filosofia não é o amor pelo filósofo é o amor pela sabedoria que
ele me transmite e que ele pode me transmitir Agora ele pode me transmitir de forma incompleta imperfeita parcial e nesse sentido eu vou superá-lo e Que bom que ele seja superado tanto quanto Platão supera infinitamente Sócrates o Sócrates histórico que não se compara com esses dois o Sócrates histórico esse personagem Sócrates real não chega no dedinho do pé de Platão e Aristóteles pelo menos que a gente saiba porque ele não escreveu a obra de Platão e Aristóteles esses homens escreveram as maiores obras da antiguidade você só vai ter uma obra comparável A de Platão e
Aristóteles com plotino no século Tero depois de Cristo e depois com a Santo Agostinho no século quv depois de de Cristo depois você tem mais ou menos 1000 anos para ter uma qu quinta obra comparável que essa supera que é de Santo Tomás jaquin supera numericamente supera do ponto de vista da completude e da perfeição do sistema depois São Tomás daqu você só vai ter um sistema comparável na filosofia com Kant no século XVI depois com Hegel no século X depois com heidger no Século XX e talvez com VK está no século XX mas já
é muito mais diminuído o escopo e portanto já é muito menor o alcance então el gente tá falando dos grandes gênios da filosofia de todos os tempos bem Platão vai aos 17 anos para Atenas e fica até a morte do seu mestre Platão quando Platão falece Aristóteles volta para Macedônia convidado para ser o tutor de Alexandre o Grande convidado por Felipe da Macedônia filho de Amintas Tero para ser então o mestre daquele que se tornará o imperador do mundo e que abrirá os caminhos inclusive para difusão posterior do Império Romano não teria havido Império Romano
se Antes não tivesse havido o império macedônico tá e biograficamente o que interessa desse fato é que sendo Tutor de Alexandre o gande e Alexandre o Grande sendo um grande Conquistador de novos mundos como um Colombo da antiguidade a única coisa que arist pedia era que trouxesse das viagens as constituições se houvesse escrita desses lugares e que trouxesse espécies de animais elefantes girafas leões então há uma famosa tela do de crois que é um pintor romântico e realista francês do século XIX que é extraordinário com umas espécies de grades de circo você viram circo em
movimento aquelas grades enormes com vários animais que seria Alexandre o Grande trazendo novas espécies para Aristóteles e o que Aristóteles ia fazer e a observar como um cientista empírico que acredita nos dados percebidos pela experiência sensível as características desses animais Para quê Para defini-los compará-los classificá-los ele volta para Atenas então e funda aqui é um parricídio filosófico ele rompe com o seu mestre Platão porque ele não vai pra academia a academia nessa época era dominada por céticos e de fato os acadêmicos permanecem sendo conhecido como céticos até a época de Santo Agostinho que refuta tanto
heresias teológicas quanto heresias filosóficas as heresias teológicas que ele refuta são as teologias como as a as heresias perdão como a heresia dos eh maniqueus por exemplo a heresia dos eh arianistas a heresia dos eh eh Alguém me ajuda dos Que hã donatistas exatamente né e dos pelagianos que não sa Essas são as heresias fundamentais donatistas maniqueístas eh arianistas e pelagianos que ele refuta mas ele refuta também heresias filosóficas né como o ceticismo e ele refuta essas heresias por exemplo descrevendo um diálogo do qual eu gosto muito chama contra os acadêmicos então Aristóteles volta para
Atenas Ao invés dele ir pra academia onde ele deveria ir porque ele é o maior deiro de Platão sem nenhuma comparação não ali estão os céticos você estão aqueles Inimigos da filosofia como nós temos hoje em dia nós temos vários coveiros nas universidades coveiros que ao invés de floreser o intelecto o enterram como o enterram caçando bolsas de pesquisa não podando a possibilidade da construção de um pensamento novo autônomo reflexivo construtivo e dialogal esses coveiros castram a capacidade intelectual das pessoas pelos sistemas filosóficos que defendem Aristóteles volta para Atenas e funda o Liceu que era
uma espécie de Museu Botânico zoológico e Vejam Só antropológico um centro de pesquisa com manuscritos manuscritos com constituições mapas espécies de plantas e animais então Imaginem uma universidade onde é uma biblioteca onde dá um centro de pesquisa animais um lugar de pesquisa natural incluindo o homem isso que é importante incluindo o estudo natural do homem positivo do homem né com a morte de Alexandre o Grande surge um grande movimento em Atenas de de perseguição dos macedônios e todos os macedônios poderiam ser inculpados pelos ataques que Alexandre deu em Atenas e Aristóteles foge de Atenas e
famosamente teria dito para que a cidade Não cometa um segundo crime capital contra a filosofia qual foi o primeiro crime capital contra a filosofia que a cidade de Atenas comou a execução de Sócrates isso é tudo praticamente que nós temos da vida de Aristóteles Aristóteles foi um homem de uma vida relativamente comum foi um homem que casou-se teve filhos teve amigos teve certa prosperidade e que desenvolveu portanto uma filosofia e uma ética do senso comum No melhor sentido do termo uma ética da moderação uma vida que busca a proporção o equilíbrio que considera todas as
coisas um grande herdeiro de Aristóteles no século XX por ex exemplo é o grande ensaísta inglês chesterton quando chesterton escreve uma obra All things considered todas as coisas consideradas você vê a tentativa aristotélica de considerar o valor real de cada coisa no contexto da realidade então Aristóteles é um homem da contenção da proporção do bom senso a ética para ele é bons hábitos e boa sorte a a política para ele é a mediação da classe média entre os ricos e os pobres se você lê com atenção esse tipo de de abordagem você vê que Aristóteles
é marcado por um senso comum No melhor sentido do termo radical famosamente Rafaelo de sânzio pintou num dos aposentos Papais a famosíssima escola de Atenas em que no centro dessa estrutura geometricamente perfeita em que ele registra toda a história da filosofia clássica com uma visão obviamente renascente e neoplatônica e cristianizada Platão apontando pro alto com impulso intelectual de superar e transcender a realidade um impulso acético de algum modo negar o corpo em proveito do conhecimento intelectual da alma em nome de uma espécie de experiência Mística de de transcendência de contato com uma dimensão mais profunda
da realidade como querendo se elevar dessa realidade e a a ideia de sair da caverna está aqui e Platão está exatamente com o timeu debaixo do braço que era o diálogo mais lindo conhecido na época é o timeu falando do Cosmos Platão tá olhando literalmente para o mundo lunar o mundo da perfeição o mundo da harmonia mundo esse de que o homem participa pelo intelecto mas cujo corpo pertence ao mundo Devir da fugacidade da efemeridade e da morte o homem busca a imortalidade no impulso de vida eterna entre aspas e por isso ele busca se
intelectualizar e se espiritualizar mas isso tem um preço o preço é que ele não pode viver na caverna para fazer isso o preço é que ele não pode se adaptar às modinhas do mundo o preço é que ele não tem tempo para ficar lendo o jornal O preço é que ele precisa se dedicar radicalmente numa acese em que ele subjugue o seu corpo em que ele subjuga os seus desejos os seus apetites a sua vida social em nome de uma vida intelectual que muito mais se parece uma vida espiritual monástica e essa foi a grande
atração do platonismo pelo cristianismo o cristianismo Falou bem sanct Sócrates ora pronobis disse o irônico herasmo de Rotterdam Sócrates foi canonizado como um protoss santo mártir mártir izado em nome da Verdade que não estava interessado em fundar um partido em ir pra água estava interessado em educar E literalmente converter as pessoas das ilusões sensíveis a que elas são submetidas pelos manipuladores retóricos das imagens da caverna isso tem um preço porque ele vai ser incompreendido ele não vai ser homem de muitos amigos porque ele vai ver refutando as pessoas a fim de despertá-las a fim de
acordá-las então esse é o grande impulso da filosofia platônica esse trampolim que intermediado pelo neoplatonismo sobretudo de plotino vai ser a base da Mística Cristã não é possível entender o que que é a Mística Cristã sem entender as categorias platônicas de explicação da relação por exemplo entre corpo e alma matéria e espírito que estão presentes de algum modo nas heresias gnósticas do primeiros séculos e que De algum modo estão presentes por exemplo no quarto evangelho estão presentes nas obras nas cartas de Paulo no próprio Apocalipse que é uma ideia de que o homem é um
cidadão de Dois Mundos e que um é superior do que o outro que a Jerusalém Celeste é infinitamente mais importante do que a Jerusalém celeste E que você não vai ser louco de esquecer da Jerusalém Celeste para se divertir nesse circo nessa siranda boba que é a Jerusalém terrestre que não dura nem 70 80 anos 90 anos vai lá 100 anos né então do que adianta o homem perder ganhar o mundo e perder sua alma de algum mor assustar em Platão Platão tá muito mais concentrado em ganhar alma ruit mundum Rua o mundo né e
Aristóteles nessa representação de Rafael de sânzio que é uma das mais belas obras de todos os tempos da arte renascentista Aristóteles tem a mão contendo esse impulso então Platão apontando para cima para esse impulso vertical e Aristóteles horizontal Aristóteles marcando a imanência marcando a contenção e marcando o mundo fiquemos neste mundo olhemos para este mundo confiemos no nosso corpo confiemos na sociedade confiemos na política façamos algo horizontal porque nós somos deste mundo por assim dizer então Aristóteles nessa representação é muito mais um filósofo do mundo e dos Sentidos essa frase muito famosa da metafísica nada
no nada no intelecto sem antes nos sentidos é que o nosso conhecimento comea pelos sentidos nesse sentido nós somos empíricos nós não somos empiristas porque Nosa experiência não se reduz toda aos sentidos né então a gente tem essa característica básica de Aristóteles Passando pro item dois do nosso plano de aula o projeto filosófico então legado por Platão era o de amar a sabedoria filosofia e Platão na República pergunta uma coisa muito interessante quem ama ama o todo do que ama ou pode amar só uma parte daquilo do que ama Isa te responde se você amar
apenas uma parte daquilo ou de quem você ama você não ama porque o amor é sempre uma sede ou um desejo de totalidade pense no amor matrimonial por exemplo que é o amor mais profundo e completo que se tem entre pessoas né esse amor que inclusive supera o amor filial o amor matrimonial é anterior e superior ao amor que se tem pelos filhos Tá certo Ora esse amor claro esse amor matrimonial que é exatamente a imagem simbólica ou melhor a analogia que São Paulo usa para explicar a relação de Cristo com a sua igreja que
é Portanto o amor mais profundo que existe se ama o todo da pessoa com quem se casa não se ama a pessoa com quem Sea apesar dos seus defeitos se Ama com os seus defeitos e ama inclusive os defeitos a fim de corrigi-los ora Platão intui tanto na República quanto no banquete que a filosofia então é um desejo de totalidade é um desejo do todo para o filósofo nada desinteressante O que há é abordagem desinteressante sobre coisas que são profundamente interessantes tudo é é muito interessante se for articulado com o todo da realidade e se
for visto com os olhos que devem ser vistos que são os olhos do amor o que significa os olhos do amor os olhos do amor não são olhos cobiçosos de quem quer transformar o objeto Amado mas são olhos receptivos à verdade a beleza e a bondade daquilo que é amado e os gregos têm uma aposta otimista que os judeus e os cristãos também vão ter de que o mundo é bom de que o mundo é belo de que ele não só pode como deve ser conhecido e que o homem tem uma espécie de vocação de
conhecer o mundo é por isso que na metafísica a his diz por natureza o homem busca o conhecimento tanto quanto ele dirá aqui na política que por natureza o homem se associa por natureza o homem é político é um animal político e por natureza também o homem é racional isso é natureza humana se nós não desenvolvermos essas faculdades nós ficaremos a quem do que nós somos em projeto em potência e a atualização das potências chama-se educação que é a base para compreender a filosofia anticlássica pessoalmente eu me converti a filosofia clássica quando eu li a
paideia do Verne Ager é um livro pequenininho de 900 páginas a paideia a formação do homem grego do Verner uer que conta muito melhor do que eu estou fazendo esse percurso que eu disse de Homero a só que cheg em Platão e Platão é o é o rei da antiguidade a é um príncipe um bom sucessor é um grande herdeiro mas o Gigante O Monstro o anormal do Brega não não há controvérsia aqui h autoridade eu disse isso bati o martelo tanto quanto teólogo todos os tempos tomar daqu você não tem que ficar discutindo uma
coisa como essa isso está sedimentado e pacificado pela jur dos tribunais superiores bem quando eu entro nessa brincadeira eu digo qual é o grande mérito de de Aristóteles ter estudado 20 qual é a diferença entre Platão e Aristóteles é que Platão não teve 20 anos com Aristóteles para ter aprendido e Aristóteles teve 20 anos com Platão para ter aprendido então quando ele passa de Platão e passa muitas vezes e é melhor do que Platão muitas vezes é como disse famosamente Einstein quando ele se alçou sobre os hombros dos Gigantes né o as diz isso em
relação a Newton né a Galileu agora se eu amo toda a realidade eu percebo que eu preciso proceder por partes eu preciso de algum modo dividi-la eu preciso de algum modo segmenta Quem lembra da analogia da linha na República né E tem há uma Divisão muito essencial porque a a gente vai tratar aqui que eu preciso ensinar para vocês hoje agora que é uma divisão entre razão prática e razão teórica porque a gente vai estudar a política que é uma obra de razão prática junto com a ética nicomo isso é um tema dos mais complexos
dos mais bonitos dos mais interessantes eu poderia dar um curso inteiro sobre a epistemologia prática e epistemologia teórica e aqui eu vou sintetizar ancorado nos comentadores que estão presentes na ementa que vocês também receberam tá esse aqui especificamente foi o Lord né o Lord que escreveu o capítulo sobre a política no livro organizado pelo crops e pelo Leo straus que é o melhor a melhor história da filosofia política que tem a mais completa né então ali o capítulo sobre do lord sobre stó é muito bom ele explica o seguinte pra gente entender a diferença entre
razão teórica e razão prática a gente pode pensar em quatro elementos distintivos e eu vou fazer aqui de forma bem didática tá a razão prática é a razão cujo objeto de estudo é o desejo a vontade e a ação humana o que eu quero estudar é a Praxis palavra grega que significa ação ego prate eu faço eu ajo tá essa ação humana ela é radicalmente marcada pela variação e pela contingência a contingência é a característica do que é mas poderia não ser é a característica do que de algo que hoje é assim e amanhã é
assado de algo que Mud e de algo que de algum mod é imprevisível por mais que nós nos organizemos há uma série de elementos da nossa realidade que não depende de nós o nosso humor o nosso apetite a nossa doença os nossos vizinhos a nossa política a nossa economia então nós temos que reconhecer que o mundo prático humano é um mundo marcado por uma instabilidade e por uma imprevisibilidade inexorável e Indomável nós não temos como saber por exemplo o futuro político do Brasil em 10 anos não tem temos a mínima possibilidade de saber o futuro
político do Brasil em 10 anos nós podemos dar uma série de palpites opiniões indícios alguns acertam outros erram e a gente pode brincar de história do Futuro de profetismo tá então Aristóteles percebe que a gente precisa ter uma humildade radical Aristóteles é um Pensador antidogmático na política por Excelência e por por isso Russell Kirk que é um herdeiro de Aristóteles no século XX fala de forma muito interessante que Aristóteles Funda uma política da Prudência Na verdade o edmund Bur falou isso na na inlaterra do século final do X começo do X política da Prudência é
a política da calma da temperança a política de quem sabe que pode tá errado porque asis mudam e se as coisas mudam o conhecimento sobre as cois também pode mudar Ah então ele é um relativista né De jeito nenhum que ele é um relativista ele é um antir relativista por Excelência junto com o Platão porque lá tinha Unos relativistas que eram sofistas os sofistas eram relativistas profissionais e desenvolveram toda uma dialética erística para refutar os argumentos quaisquer que eles sejam Independentes do seu conteúdo substancial Qual é o método então que eu vou proceder para estudar
a vontade humana a ação humana o método vai ser o de uma ação dialética vai ser o de uma conversa em que eu vou perguntar as opiniões comuns e as opiniões reputadas as opiniões das pessoas que TM autoridade reconhecida pela sociedade quem fez isso Sócrates hã Platão fez isso nos diálogos eu quero saber o que é coragem então perguntar para um guerreiro corajoso eu quero saber o que é direito vou perguntar para um juiz que usa o direito que trabalha com direito eu quero perguntar o que é a beleza vou perguntar para um arquiteto que
estuda as formas dos prédios e assim por diante quero perguntar o que é Harmonia eu pergunto para músico e pergunto pras pessoas O que você acha que é a justiça é assim começa a república de Platão e lá vocês têm três opiniões a opinião de céfalo a opinião de adima a opinião de polemarco E opinião de trasímaco opiniões correntes Esse é o método da ética vocês vão ver que a est sempre volta a essa ideia opiniões reputadas o nome desse método é tico que significa em grego um método optico um método baseado nas doai nas
opiniões é daqui que nós temos que partir não para ficar no redemo relativista de post antip polêmica antipol PR contra Réu e autor mas para dialeticamente perceber partir dessa fricção de argumentos incompatíveis entre si o que há de verdade em cada qual ora quem diz que felicidade é prazer não tá completamente erado mas tá completamente erado quando se nega Prazeres superiores Por exemplo quando Ruz os prazeres aos Prazeres mais imediatos e sensíveis porque ess os animais também ora isso é umais muito elar que tá na ética não tá errado quem diz que felicidade é prazer
eu lembro um aluno daqui que mandou a menagem Professor Por que felicidade não é prazer foi até regan e tá E tá certo felicidade comporta o prazer Mas a vida de prazer sensível de prazer baixo e de a vida pautada no termômetro exclusivo do Prazer é uma subtração da racionalidade humana o homem é mais do que um corpo de prazer um corpo sensível de prazer o nosek no estado anarquia Utopia que é um Tratado de liberal importante do século XX da teoria da justiça 74 1974 a tra da Justiça de Rolls é de 1971 e
o nosic cria a ideia da máquina dos Prazeres né a máquina dos Prazeres é uma espécie de droga como a a lá a cola do do Huxley no Admirável Mundo Novo que dá uma sensação de prazer PR as pessoas a todo momento e o e o e o nozek pergunta alguém aceitaria essa droga que ficasse tendo prazer a todo momento sem parar e ficasse como que eletrocutado num Êxtase e resposta claro que não ninguém aceitaria uma coisa como essa ninguém teria uma vida de constante prazer porque o homem não é só uma pulão de prazeres
mas veja como isso é básico Tá qual é a faculdade intelectual que o homem usa para conhecer a ação humana a faculdade intelectual é o que ele chama de alma racional prática ou deliberativa é uma parte da nossa razão voltada pra ação essa dimensão intelectual da ação chama-se prudência é quando nós paramos e perguntamos vou pro curso hoje Deixa eu pensar um pouquinho aqui vou tomar uma decisão pode ser rápida pode ser breve então sempre quando nós tomamos decisões pode ser de um segundo 1 milésimo de segundo nós podemos tomar uma decisão reiterada de fazer
um curso de 5 anos como um direito nós podemos tomar uma decisão a longo prazo como casar com alguém até que a morte separe nós podemos tomar uma decisão de escolher uma profissão essas decisões são marcadas por uma faculdade que nós temos chamada fronesis que os latinos R traduziram por prudência nós temos uma faculdade prudencial que é a nossa faculdade analisar as coisas concretas e tomar decisões toda decisão é baseada numa deliberação pode não ser sua isso é importante e quando você agir a contra goosto da sua vontade quando você agir coagido como as crianças
agem coagidas pelos pais como os cidadãos governados agem coagidos pelos governantes pelos policiais por exemplo você está submetendo a uma a uma prudência superior em tese por bem ou por mal tá E qual é a finalidade desse estudo Por que você vai fazer razão prática por você vai fazer filosofia prática isso aqui é o mais importante para agir para se autoeducação para educar os outros para ensinar homens de ação o aperfeiçoamento moral e político a intenção é aumentar o conhecimento prático do ponto de vista ético e político e assim tornar a sociedade mais justa mais
harmoniosa mais equilibrada isso começa pela sua alma primeiro você tem que organizar a bagunça que é a sua alma a bagunça que são os seus pensamentos a bagunça que é a sua imaginação a bagunça que é a sua o seu horário a sua escolha sua a sua confusão que tá dentro da sua alma isso é mais difícil porque nós temos nós temos um princípio caótico e dispersível dentro de nós que tor que nos tor eh atraídos a todos os lugares ao mesmo tempo nós não sabemos como hierarquizar esses bens a prudência vai hierarquizar esses bens
e vai nos dar uma direcionamento vai nos dar ordem Essa é a base da ética clássica que vai até Santo Tomás dequinho que foi quem melhor organizou essa estrutura da Razão prática como ordenação de bên hierarquicamente constituídos a partir de uma estrutura vertical de realidade que começa e acabe em Deus Ora e por isso que aatas reconhece que há um começo e um fim em Deus e por isso que aatas fala de Deus na ética e na política e quem não souber de filosofia clássica vai ignorar isso mas Deus está presente na ética e na
política de porque se não tivesse não daria para fazer filosofia prática É por isso que você entende eu vou falar bastante desses autores Mas por que uma obra como a de John Fines lei natural e direitos naturais que está consignada na bibliografia de vocês acaba exatamente com uma questão metafísica de um capítulo que é o capítulo 13 chamado natureza razão e Deus em que ele como B tomista renova e supera as cinco vias de demonstração da existência racional de Deus para verificar o fundamento teísta da natureza racional humana e que se não fosse assim as
teses levantadas da no âmbito da Razão prática por isso que aí não começa Qual é a diferença de um tratamento toms clássico ou escolástico é porque o tratamento toms escolástico isso o o barreira explica com muita clareza começaria com Deus como Santo Tomás daqu Não começa na Suma Teológica e de Deus que é criador numa ordem ontológica se procede as criaturas Aristóteles não procede assim e o John PH segue Aristóteles ao proceder no âmbito da Razão prática eu parto da ação eu parto de um gerúndio agindo para o bem evitando o mal que é a
tradução correta do primeiro princípio da Razão prática de tomar dequin inclusive né eu vou ter op opid de explicar isso bem a vocês tá os principais autores a que eu vou me referir estão consignados na bibliografia tem um caso esse aqui eu acabei de falar chama John finis f i n n i s é um filósofo australiano radicado em Oxford e um dos maiores aristotélicos da contemporaneidade no âmbito da teoria analítica do direito e a razão teórica a razão teórica é distinta da Razão prática é uma mesma razão que atua ou atual potências diferentes a
razão teórica é a razão da metafísica que a também chama de teologia porque exatamente a investigação desse princípio Divino fundamental Que estrutura Toda a realidade que ele chama de Deus né o ideal é não colocar o artigo definido o Deus porque isso associaria diretamente com o monoteísmo judaico Cristão que foi feito pela Escolástica obviamente pela filosofia do ser de Santo Tomás ja Aquino mas que h hermeneuticamente a interpretação do monismo aristotélico que não é um monoteísmo tal como foi revelado a Moisés né é a vejam é a mesma razão da matemática da física e da
biologia Quais são os objetos dessas ciências os objetos dessas ciências são os entes O que são entes entes são coisas são troços são objetos são são algo tá a palavra abstrata ente é aquilo que é né então entes ou coisas que não mudam e aqui vem algo super importante ou que tem o princípio de mudança intrínseco a eles mesmos Esses são os animais os animais TM um princípio de vida chamado alma que os move num Telos numa direção para um fim determinado pela sua natureza isso que é o naturalismo então eu posso conhecer Teoricamente os
animais na sua causa final porque a razão eficiente que move a estrutura formalizada da matéria na direção de um fim é substancialmente intrínseca ente Isso vai ser muito importante para noss ação da política tá porque Vejam Só o homem tem natureza mas o estado não tem natureza por isso que arist fala pode ser monarquia pode ser aristocracia pode ser democracia arist não diz que tem uma melhor forma de governo quer diz que a melhor forma de governo é uma república a gente vai estudar isso com calma mas o estado não tem forma natural digamos assim
não foi Deus que criou o Estado Deus não não promulgou uma Constituição Civil tão entendendo o estado não tem um princípio natural que o move numa finalidade específica o homem tem um princípio natural que o move numa finalidade específica daqui pro personalismo Cristão é um passo é por isso que não há uma teoria cristã do estado que seja dogmaticamente fechada e nem pode haver porque o estado é um artifício humano tão entendendo o estado é uma coisa que os homens criam convencionam a lei positiva isso aqui é o grande tema da relação entre lei positiva
e Lei natural a lei positiva ela é variável ela é mutável Ela é prática ela prescreve ela caduca ela se obole ela fica velha ela fica nova mas a natureza humana não Então veja o desafio que a gente vai ter de relacionar a ética com a política pois não J Claro que pode porque ele é um animal porque ele é natural esse princpio chama razão prática é o modo como nós intelig imos as ações é o modo como nós Agimos intelectualmente os primeiros princípios da da Razão prática nos explicam como e por nós Agimos em
busca de bens que atualizam faculdades que são inclinações naturais que revelam a nossa natureza Então esse que é a alma é muito aceitável porque aí seria ação dos bens os bens compõe a alma perfeitamente é multifacetado e por isso que a sociedade será multifacetada estratificada é por isso que nós não somos iguais e por isso que as nossas semelhanças anímicas ou psíquicas vão determinar de algum modo da nossa classe social de acordo com a nossa educação e com a nossa configuração estratificada na sociedade vejam al é o grande autor para pensar o republicanismo moderno e
Liberal também eu coloquei na ementa de vocês que nós vamos estudar também correntes atuais como o liberalismo que tem um fundamento aristotélico explícito Tá qual é o método de estudo desses entes que não mudam como o triângulo ora o método é análise dos princípios ou causas desses entes é uma busca dos princípios que que os causaram é isso que faz a ciência em geral tá E a faculdade que se desenvolve nesse processo é a faculdade racional teórica contemplativa e não prática razão teórica teorem em grego significa contemplação e Mais especificamente contemplar a Deus contemplar o
Divino teorem tá ligada a theatrum a teion tá teorizar é ver Deus é ver o Divino nas coisas O Divino é a causa que engendra as coisas é a causa que cria criar é uma palavra onerosa porque ela tá ligada ao criacionismo judaico Cristão que se dá a partir do nada isso é impossível pros gregos Ares achava por exemplo que a matéria era co eterna a Platão achava que a criação do mundo entre aspas era a configuração formal de uma matéria bofa que sempre existiu que não teria sido possível demiurgo criar a matéria e nem
criar a forma o demiurgo ele só pega a forma contempla as formas eternas e imutáveis pega a matéria preexistente e arruma ele é só um arquiteto que tem o cimento que não não foi ele que fez e tem um a planta que também não foi ele que fez não mas Deus criou a matéria e criou o triângulo Deus inventou o losango plat isso é uma coisa absurda ninguém eventual como o losângulo ou triângulo isso são dados intrínsecos da própria realidade né então o demiurgo no timeu é de algum modo um um uma causa eficiente que
conforma a matéria a partir do seu fim não é isso bem então por isso que a palavra criar não é adequada aqui a para que eu quero conhecer as coisas para contemplar para amar para admirá-las para me deixar encharcar e deixar receber o amor é uma faculdade aqui passiva quem ama recebe quem ama se deixa abraçar se deixa invadir se deixa perpassar e penetrar pela realidade superabundante das coisas então ao intelectualizar as coisas ao elevar pro intelecto as coisas nós temos um prazer especial nós temos uma experiência muito mais do que se nós só as
olhássemos nós só as víssemos ou nós só as tocos então nós temos dois canais de percepção fundamental da realidade o sensível e o inteligível ou intelectual quando nós queremos conhecer as coisas nós não queremos domá-los utilizá-las usá-las fruí-la jogá-las manipulá-las para os gregos nós estamos diante de uma coisa inútil no melhor sentido da palavra no sentido ócio aó diz famosamente no livro oito da da política que o negócio serve para o ócio que a guerra serve para paz que a justiça serve para amizade e que o que a gente quer é amizade eh paz e
ócio né o que importa eu sempre digo isso paraos meus amigos meus alunos é o que nós fazemos no tempo livre é isso que revela a índole de quem nós somos o father baram que é um apologeta católico contemporâneo Bispo de Los Angeles tem um documentário chamado catolicismo em que ele explica no Capítulo 7 ou o sobre a liturgia ele começa falando de Aristóteles ele diz as coisas inúteis são as mais importantes e ele se refere a liturgia então a liturgia é um momento em que o homem transcende todas ocupações horizontais diárias negociais laboriosas burguesas
econômicas sociais políticas para uma relação vertical com o transcendente que é leva e dá sentido a todo o resto Esse é isso que é o ócio é o que dá sentido ao negócio O que faz a Revolução Industrial o que faz a civilização moderna estrutura a vida a partir de uma imantização econômica e social e torna os dias úteis os dias econômicos e os dias inúteis os dias de descanso para a volta ao trabalho o mosen feeling explicando a democracia antiga e contemporânea eu nunca me esqueço disso esse um livro muito interessante embora teja datado
já mas é um clássico do tema ele fala que nenhum escravo da antiguidade trabalhava como um planetário moderno e mais hoje em dia os profissionais liberais que poderi não trabalhar estão na ideologia do trabalho e querem trabalhar como um escravo então o orcar olismo como uma doença típica da nossa sociedade é uma patologia moral fundamental trabalhar para trabalhar ganhar para ganhar e já ver que isso é usura isso não tem nenhum sentido isso é cobiça pela cobiça isso é um vício aut referente de um círculo vicioso a pergunta é o que você faz com seu
dinheiro e o que você faz com a sua energia Não eu não tenho nem o meu dinheiro eu invisto para ter mais dinheiro e a minha energia eu poupo para trabalhar né então só um minutinho a gente vai ver no livro oito da política o que é uma educação Liberal que tem Claro um veso aristocrático de homens que tinham escravos para fazer a parte braçal que tinham artesãos e Comerciantes que sequer cidadão eras eram para que eles homens livres pudessem se dedicar a arte a política a cultura e a civilização e a religião então a
sociedade moderna relativiza por completo Esse princípio aristocrático do Ócio criativo e do ócio produtivo atribuindo a construção e é muito interessante a gente vai fazer várias comparações com o pensamento político moderno por exemplo com o de Marx com a ideia de que quando você quer dar poder aos artesãos quando você quer dar poder aos trabalhadores manuais para Aristóteles você tá num surto de loucura porque os trabalhadores manuais não tem nenhuma capacidade de dar significado cultural à política não tem nenhuma capacidade de estruturar a simbologia que dá sentido à vida porque isso pertence aos trabalhadores mentais
que estão de algum modo representados pela igreja e pela Universidade e que são uma classe por ass por assim dizer que se dedica às coisas superiores que aqueles trabalhadores manuais consideram inúteis mas a recíproca não é verdadeira porque os trabalhadores manuais Exatamente porque estão ocupados Porque estão assoberbados estão cansados não desenvolvem produtos culturais simbólicos que dão significado a realidade que criam eu não sei se eu me fiz entender mas como esse é um tema tão central em Aristóteles e e tão importante Paraí histó a gente vai debater com calma que é o papel da educação
Liberal que é o tema que acaba a obra é o tema mais importante que no fundo é a pergunta pelo que é a vida boa o que é a felicidade quem é o homem e o que o realiza eticamente e como ele realiza politicamente bem comum condições materiais realação do florescimento humano para usar uma expressão do John Fines mais uma vez tá então a finalidade já te dou a palavra Felipe do conhecimento especulativo é o conhecimento demonstrativo e desinteressado Isto é sem nenhuma finalidade Econômica social explícita por qu como é que Aristóteles pensa se houvesse
uma finalidade ulterior essa finalidade seria superior ao conhecimento o conhecimento seria instrumental o conhecimento seria servil ele serviria para alguma outra coisa além dele então a não seria um conhecimento superior pode perguntar Felipe que não há nenhuma ciência que é menos necessária da ciência mas não há nenhuma que Seja superior Exatamente isso é essa formulação canônica da Razão teórica na metafísica repete com mais grande eloquência e mais volume também não há nenhuma ciência a metafísica é a menos necessária da Ciências porque ela não se dirige a Nenhum fim prático mas nenhuma ela superior Justamente por
isso que ela preca dar vazão essa busca do homem pela contemplação exatamente Vamos fazer um intervalo brevíssimo de 5 minutos pra gente começar a segunda parte da nossa aula sobre a relação entre ética e política por favor [Música] l [Música] retomamos a segunda parte da nossa aula um de introdução à política de Aristóteles o que nos resta estudar nesta primeira aula é a relação entre ética e política um Panorama geral da da política de Aristóteles e o método que eu lhes proponho para estudá-la a primeira coisa que nós precisamos compreender para começar o estudo da
ética clássica e da política clássica é que ética e política são inseparáveis são intrinsecamente ligadas e que é uma característica da modernidade à tentativa de separar a ética da política e de algum modo fragmentar portanto a razão PR o que nós vamos ver é o seguinte o Tratado da política ele é contínuo e necessariamente complementar ao tratado da ética nicomaco de fato é como se nós tivéssemos uma única edição dos dois livros e nós precisássemos lê-los assim nunca um sem o outro é um grande erro que caracteriza a modernidade especificamente separá-los o maior intérprete arteres
sem a mínima dúvida que é Tomás ja Aquino soube mais do que ninguém quais seriam os riscos se nós lêssemos a ética sem a política e a política sem a ética por Como eu vou mostrar aqui a ética nicomaco trata da política no começo no clímax e na conclusão a ética Nicom começa falando de política e que é uma atividade que é um estudo de ciência política a está dentro da política para Aristóteles a ética é como se fosse uma disciplina da ciência política no clímax da reflexão da ética sobre a virtude da Prudência se
fala que o político é o homem prudente por Excelência E no fim da ética Se conclui explicando o próximo tratado que é o da polític eu quero mostr você agora examente essa continuidade necessária e natural entre os tratados e eu fico muito feliz de poder convidar aqueles que não fizeram o primeiro módulo deste curso que é pensado em do anos sobre toda a obra de Aristóteles ou quase toda a obra de Aristóteles de caso quiser caso queiram acompanhar no site as 20 aulas sobre a ética Nicom que foram feitas Desde janeiro no entanto Não se
preocupem que tudo que for necessário da ética nicômaco para compreender a política eu apresentarei e siguem sabendo também que caso não conheçam a ética nicomaco no fim desses 5 meses vocês a conhecerão porque eu remont arei a ela a todo momento e vocês vão sempre me ver acompanhado das duas grandes obras da filosofia prática de Aristóteles assim como a meu ver a poética e a retórica devem ser lidas também de modo associado com como razão informal como lógica informal Tá certo poética e retórica então a razão informal lógica informal é retórica e poética razão prática
é política e ética não há nenhum elemento da vida ética que não seja político e nenhum elemento da vida política que não seja yofo ética são apenas abordagens no campo da Razão prática que distinguem as perspectivas em que são enfocadas mas para os clássicos é impossível conceber uma coisa sem a outra a separação na antiguidade entre ética e política se dá exatamente Quando acaba a estrutura da polis exatamente na época de Aristóteles o Eric felin um dos grandes filósofos que me inspira nesse curso também e que é um dos grandes aristotélicos do século XX deixa
isso bem claro Aristóteles foi o último filósofo político da antiguidade porque havia ainda na época de Aristóteles mesmo que a inde decadência radical uma coisa chamada Polis que constitui um etos Cívico da sociedade civil constituída por uma unidade ética espiritual entre cidadãos livres e Iguais isso acaba quando Alexandre o Grande e quando o império macedônico coloniza as cidades estado e as torna colônias e de algum modo escraviza e submete o que quem aqueles que antes eram cidadãos a Gover Nados a servos ora um homem servo não é cidadão o homem servo não é sequer homem
a gente já ver que a cidadania constitui um dos elementos fundamentais para a humanidade do homem quem não é político não é homem assim como quem não é racional não é homem mas não dá para ser político se não for racional e não dá para ser plenamente racional sem ser político então sempre quando eu falar de político aqui pensa em cidadão e não apenas daqueles que ocupam profissionalmente um cargo público que é Nossa compreensão racional burocrática descrita como ninguém por Max veber de uma sociedade moderna desencantada em que não há exatamente o PIS se vocês
pegarem o grande discurso do Weber ciência como vocação que é de 18 ele no final diz nós não temos mais o antigo pneuma que vale a mesma coisa que está falando que é uma espécie de espírito Cívico de pertença à sociedade civil que me une que me liga com o vínculo que me constitui a sociedade civil e se eu não for profundamente preocupado e se eu não estiver vivendo nessa dimensão eu não sou racional isso é um aspecto da minha razão prática o bem comum constitui a minha razão prática se eu ignorar o bem comum
na minha experiência individual eu não tenho como ser ético Essa é a grande ideia ora o paralelismo entre as duas obras é tão claro que o começo é uma paráfrase o começo articula exatamente a finalidade intrínseca a toda ação humana enquanto a ética começa dizendo que toda arte investigação empreendimento e projeto volta-se a um bem e o bem é a finalidade de todas as coisas a política começa dizendo que a cidade é uma comunidade e que toda comunidade é formada em vista de um bem ora os meus bens individuais realizam a minha personalidade só que
a minha personalidade é intrinsecamente social e enraizada numa experiência comum com a qual eu me identifico e com a qual eu interajo porque eu sou livre para reagir para discutir para repudiar só que eu tô sempre respondendo e perguntando eu não sou um átomo eu não sou um Robson cruzoé os modernos começam a fundar o paradigma individualista e começa a pensar o estado a partir de indivíduo mas esse paradigma individualista que começa com Thomas hobs é uma inversão ontológica fundamental Aristóteles começa pensando a família que é Quem veio antes aqui a gente pode dizer o
filho é os pais não é uma pergunta como que a gente se faz retoricamente quem veio o ovo a galinha não a cópula da Galinha com o galo vem antes do ovo a família vem antes do indivíduo o indivíduo nasce no seio de uma família é daqui que as começa a pensar Qual é a primeira sociedade humana qual é a primeira comunidade humana a família da família se formam Vilas de vilas se formam cidades e é só na cidade que nós podemos seguir a vida boa porque para Aristóteles a família é apenas reprodução não existe
sacramento do matrimônio que dignifica relação entre cônjuges porque foi o cristianismo que dignificou radicalmente a relação entre os cônjuges igualando em dignidade e complementariedade aos sexos que tem a mesmíssima dignidade por isso a costela como sinal de igualdade radical e não de inferioridade a a precedência cronológica lógica do homem de Adão sobre Eva não significa de modo algum uma precedência ontológica ou de dignidade ao contrário é uma igualdade radical exatamente pelo fato dela ter sido feito pela costela e não da cabeça ou dos pés que significaria superioridade ou inferioridade respectivamente os gregos não conseguem conceber
a possibilidade de mulheres serem iguais aos homens é um pensamento de tipo radicalmente patriarcal como a gente vai ver e se preparem para patriarcalismo e claro que nós vamos criticar esse patriarcalismo absurdo incompatível historicamente com cristianismo com liberalismo contemporâneo né mas para Aristóteles o homem a primeira relação de poder a primeira relação política é a da Família com o poder patriarcal do Homem Sobre a mulher e do pai sobre o filho e do pai sobre os escravos é assim que ele começa pensando Pater famílias é um proprietário da sua mulher dos seus filhos da sua
posse da sua propriedade e dos seus escravos e ele precisa de filhos e escravos para sobreviver para meramente viver notem isso mas ele ainda não vive bem ele para Aristóteles então a a a condição feminina na casa na economia na economia e a condição do escravo na economia são apenas os braços para que este homem possa sobreviver num paradigma intrinsecamente patriarcal agora para que ele possa viver bem e não apenas sobreviver para que ele tenha uma vida boa ele precisa de Polis sabe por quê Porque ele vai encontrar outros homens livres e iguais como ele
porque a relação com a mulher com o filho e com o escravo não é uma relação política de liberdade e igualdade e de racionalidade porque a mulher o filho o escravo não tem razão ou tem razão de minuta não desenvolvida são uma espécie isso aqui é gravíssimo de mentais para Aristóteles Olha como Aristóteles tenta explicar a a escravidão natural a gente vai voltar sobre isso apenas antecipando alguns temas para vocês entenderem ex escravidão por natureza e escravidão por convenção a escravidão por natureza é daqueles homens que não tem capacidade de autogoverno e por isso eles
tem que ser governados por quem se autogoverna tanto quanto o corpo obedece a alma os escravos que não tem alma olvida obedecerão os homens que t a alma desenvolvida e serão como instrumentos ou ferramentas dos homens que pensam são coisas que eu uso para fins que eu estabeleço livremente porque eles não têm capacidade de estabelecer fins para si né e a escravidão por convenção a escravidão por convenção era uma prática muito comum na antiguidade quando eu ganhava guerra de uma cidade eu matava todos os homens e trazia todas as mulheres e e crianças como escravos
é muito simples e Bárbaro a partir do cristianismo mas isso era absolutamente comum e estat fala que essas pessoas não são escravas por natureza mas sim por convenção a gente vai estudar as razões irracionais desarrazoadas de Aristóteles para essa mas para tentar mostrar como ele começa a pensar a política no livro Um a partir da comunidade básica que tem um fim comum de Agentes hierarquicamente diferentes a começar pelo macho e fêmea e ele fala em todo o reino animal é assim existe no Reino Animal mulheres que mandam mulheres não eh fêmeas que mand noos machos
né mas isso aí diz que é uma exceção que comprova a regra de que o sexo masculino é o forte e é o que manda por natureza né O que é claro não sou uma ideologia absurda então O que é ciência política o que nós vamos começar a fazer agora o nosso curso é um curso de Ciência Política clássica que é igual à filosofia política clássica que é igual à razão política clássica razão ciência filosofia intelecto inteligência são sinônimos até o século X ciência e filosofia são sinônimos o que que é Ciência Política Ciência Política
é uma teoria moral normativa Tá tô aqui na página e 2 item 3.2 do nosso plano é uma teoria moral normativa uma investigação prática ou seja uma investigação sobre a ação e para a ação e não para contemplação sobre a conquista da vida boa vejam que não é uma investigação Econômica de como nós vamos sobreviver de quais são os recursos naturais de que nós precisamos ou Quais são as trocas econômicas que nós precisamos fazer para ter vida não é o que é a vida boa então essa investigação é uma investigação eminentemente filosófica nós poderíamos dizer
cultural e mesmo religiosa porque a pergunta que cência política faz é o que dá sentido à Vida o que dá sentido à história o que dá sentido à associação mais importante que existe que é associação política veja que esse é um pensamento anti Liberal por Excelência O Liberal acha que o estado é um mal necessário que deve atrapalhar tanto mais quanto tanto menos quanto possível para que eu no meu umbigo e na minha idiossincrasia estabeleço o que eu considero ser a vida boa quando Rous fala emente que o justo precede o bem ele tá querendo
exatamente dar uma Cotel em Aristóteles tinha feito isso é tentar dizer que a justiça e as condições formais do bem comum estabelecidos por leis de um estado de direito permitem que o cidadão tenha sua vida boa marcada por um pluralismo inexorável de concepções de mundo e por um disenso moral substancial de senso moral sobre quando começa a vida sobre como a da vida então faz o seguinte você decide quando começa a vida então você aborta se você quiser e você decide também quando acaba a vida quem decide você não dá para ter uma um consenso
moral substancial sobre algo tão importante quanto o começo e o fim da vida então o estado se abstém o estado liberal rousan e por isso que o Rous dá o exemplo do aborto na teor da justiça e por isso que o doking que é um rousan o Segue dando o exemplo do aborto como exemplo da impossibilidade de nós firmarmos uma uma uma um um consenso moral substancial então nós damos aos indivíduos a liberdade de escolher já que a liberdade é o princípio absoluto de uma sociedade moderna e seria justo dar ao indivído a faculdade de
escolher abortar pro Choice argumento liberal e se o estado se intrometer entre aspas num assunto moral ele estaria sendo autoritário porque ele estaria escolhendo uma versão moral entre outras já que que o pluralismo é inexorável ora quando vocês estudarem Aristóteles em poucos meses você consegue descontruir esse argumento consegue descer esse argumento rapidamente e aqui eu tô passando autores extraordinários de Matriz aristotélico como o alas d mcintire e Robert P George que está na bibliografia de vocês que fazem isso em quatro tempos ou em 400 páginas né Aristóteles é o grande autor para criticar o liberalismo
junto com o seu ar colaborador de alguns séculos de diferença que é tomá jaquim Então o aristotelismo tomista a meu ver é a teoria moral e social mais forte que existe mais poderosa que existe mais consistente que existe e aquela que é capaz de dialogar a meu ver com mais força contra a teoria social dominante da da atualidade que é o liberalismo então e essa é uma das propostas do curso fazer um grande diálogo a partir de Aristóteles com as correntes contemporâneas que De algum modo o acompanham ou o ou se distanciam dele então o
objeto da política é a felicidade humana é a realização humana é o florescimento humano é a eudaimonia mas Professor Esse é o objetivo da ética Claro é o objetivo da ética também por isso que a política é ética o livro o nome do livro do Robert P George que talvez seja o mais importante livro dele embora não conheço da sua grande obra é exatamente moralizando os homens making M moral e se você não tiver o direito e a política você não vai conseguir moralizar o homem porque os homens não são plenamente educáveis só por vias
éticas ou pedagógicas a família e a sociedade civil a escola a igreja o clube o O Grêmio não consegue educar plenamente os homens Nós precisamos do estado e por isso que as liberdades civis devem ser articuladas com direitos e deveres públicos e coercitivamente impositivos para que eles se tornem plenamente Morais e para que possa haver o bem comum então a política é uma condição necessária da realização ética do homem o grande drama de Sócrates é como ser justo numa pólice injusta por uma via de santidade e heroísmo por uma via de excepcionalidade moral AES fala
não é é assim que nós devemos pensar nós não devemos pensar apenas por assim dizer no martírio e no heroísmo nós temos que pensar em como constituir uma pólice a partir desses homens vejam que é uma tese platônica que tem que governar os filósofos os homens que ordenaram as almas as suas almas devem ordenar as almas dos outros de duas formas educação moral e educação política para os antigos ais é a Educadora é a Pátria Educadora é a pátria mãe Educadora né então quando Platão no banquete fala dos homens fecundos eroticamente e intelectualmente e ele
quer colocar o filósofo como grande herdeiro ele fala de dois dois homens dois tipos humanos vocês lembram disso o poeta exemplo maior Homero e O legislador exemplo maior solo e ele quer dizer que tem um terceiro tipo humano que governa que tem autoridade que é o filósofo Se você pegar por exemplo biografia de sófocles general cantou a a Vitória e dançou a vitória de Atenas numa das Guerras e era poeta o poeta não era uma figura outsider que ficava fazendo verso bêbado nos Bares no final da noite que ninguém entendia não o poeta era O
legislador que tava dando sentido culturals aventuras políticas e sociais da sociedade então a ciência política nesse sentido é literalmente a ciência maior como é que Aristóteles explica essa superioridade da ciência simples toda ação volta-se a um bem todo conhecimento visa conhecer alguma coisa ora há bens intermediários e bens finais H bens que nós buscamos por eles mesmos e h bens que nós buscamos por causa de outros bens então vocês entendem que H bens intermediários e há bens finais e há o bem último o sumo bem que é a felicidade então se nós começássemos a nos
perguntar por nós fazer fazemos as coisas nós vamos respondendo dando respostas cada vez mais abrangentes mas ninguém pergunta por você quer ser feliz você quer a felicidade é o termo último da sua ação moral assim como a justiça será o termo último da ação política mas a justiça serve a felicidade numa P justa você tem todas as condições morais de ser feliz agora para aristot de você não tem condições morais de ser feliz numa pólice injusta que não lhe dê condições de bem comum de realização do sumo bem por isso a ciência política será a
ciência arquitetônica e paideutico pedagógico e legislativo que vai organizar as demais ciências para Aristóteles a política a ciência política organiza Tod as Ciências Sociais e todas as ações sociais justificando cada coisa no seu devido lugar quem faz isso é a política é muito interessante que Aristóteles descreve a política como de algum modo Santo Tomás descreve a teologia como a rainha das ciências como a arquitetônica das ciências a base é como fosse a coluna vertebral ou o coração do corpo mas com um grande detalhe eu não cometeria um erro desse jamais quando Santo Tomás diz que
a teologia é rainha das ciências Que estrutura todo o conhecimento epistemológico da realidade ele tá se referindo a razão teórica porque a teologia é a metafísica a teologia é exatamente aquela filosofia primeira a primeira na ordem do ser e a última na ordem do conhecer porque ninguém começa perguntando por Deus todo mundo chega a Deus a partir das seus efeitos chega a Deus como causa não causada de todos os efeitos que dele procedem então Deus é o último na na ordem do conhecimento mas é o primeiro na ordem do ser só que e Aristóteles não
não erra ele aprendeu isso de Aristóteles da metafísica de Aristóteles tá lá na metafísica livro Gama na razão prática porém a teologia entre aspas é a política é ela que vai estruturar a finalidade de todas as as finalidades particulares de todas as atividades sociais e de todos os conhecimentos sociais em geral para o fim último que é o bem comum que é o non plus Ultra que é o nada mais além o que a pode tem que fazer é alcançar o bem comum que é sinônimo de justiça é alcançar a justiça leia-se ordem Harmonia coesão
para quê para que nós possamos ser felizes realizando a nossa natureza humana que transcende a aplis aqui vem a questão eu passei alguns anos resolvendo esse problema que é o maior problema da Razão prática aristotélica que é o dilema entre Vida Prática e Vida teórica aristas reconhece que a vida teórica é superior à Vida Prática e todo mundo então percebe que há uma grande contradição no coração de Aristóteles Eu passei uns 4 anos resolvendo tentando resolver isso e hoje em dia e vou ensinar isso que eu aprendi compartilhar com vocês não há nenhuma contradição é
ao completamente Claro e e e específico o homem é um animal político mas mais do que político é racional por assim dizer a Jerusalém Celeste que ele contempla pela razão que ele chega pela razão é infinitamente superior e mais importante do que a a Jerusalém terrestre mas sem a Jerusalém terrestre ele não chega na celeste sem uma Poli Justa e ordenada e não pode ter exatamente o tempo livre as condições de bem comum e a educação moral primeiro e depois intelectual para desenvolver a sua vida teórica então sem a Vida Prática da política não tem
na vida teórica e a vida é cels e a vida boa a felicidade completa do homem cheio é a felicidade da vida teórica da vida contemplativa Isso está muito Claro no livel 10 da da ética agora o que que fazem pegam o livel 10 da ética e falam Tá vendo só não precisa ter virtude moral não precisa ter virtude política basta ser intelectual Então você é um cientista maluco no laboratório V ser super feliz não você vai ser um Néo você nem homem vai ser porque fora da P Das duas uma ou uma besta ou
um Deus e o homem não é besta fera e nem Deus o homem tem exatamente duas coisas que o animal não tem e que o Deus não tem ora Deus tem razão mas não tem PIS o animal tem comunidades que não são comunidades políticas mas tem arranjos sociais vocês sabem disso as abelhas as formigas os leões tem inclusive dinastia re Leão é uma uma fábula hamti sobre isso mais ramana do que Mas é uma ideia os leões sabem quem é o filho do leão e é o príncipe O Rei Leão isso existe e a j
vai explicar que os animais certos animais são gregários e diz uma coisa muito interessante alguns animais são mais gregários do que os homens mas ser gregário andar em bandos andar em matilhas não quer dizer ser políticos porque a política é o que nós chamamos hoje de estado de direito Foi a que começou com essa noção não é a Rule of flw que vai a tradução a tradução que vai ser feito depois mas a ideia de que nós obedecemos as leis que não são mandamentos da vontade individual mas sim da Razão quando Santo Tomás repito maior
intérprete de Aristóteles conceituar a lei na questão 94 da segunda parte da segunda sessão da Suma Teológica dizendo que a lei é um mandamento da razão promulgado por quem é responsável por cuidar da sociedade com vistas ao bem comum e aqui tem quadroa causalidade da Lei causa formal material final eficiente né ele está sendat percebendo que a lei não é não vem da minha vontade quem começará a dizer que lei vem da vontade é o o o Guilherme Dean e aí aí literalmente a vaca direcionou-se para o brejo a vaca olhou pro brejo e falou
é para lá que eu vou e aí você desvia você lê o OC fala assim poxa o OC é um é um tomista é quase tudo aqui é muito parecido não mas ela ela olhou um pouquinho em em três Séc você vai chegar em hobs e dizer que o homem não é autogovernar pela razão e por isso a a lei não vai ser expressão da razão mas sem expressão da vontade do mais forte voltamos pro trasímaco que que a justiça para trasímaco é a vantagem do mais forte a justiça para Aristóteles é a expressão da
razão ordenadora que não é minha e é a a razão que nos torna iguais e por isso que há cidadania e por isso nós podemos divergir e esse é o problema da Democracia a democracia tende a ser irracional porque ela esquece disso ela esquece do bem comum e ela esquece que nós temos que buscar um consenso que não é numérico o Consenso que Aristóteles fala não é o Consenso de rmas ou de perelman das teorias da comunicação que é um consenso formal Qualquer que seja você pode ter um consenso nazista como houve que não é
nada racional né então é é o esforço da Razão de encontrar uma interseção entre as pessoas que são racionalmente políticas e são políticas porque são Racionais e porque são Racionais se politizam No melhor sentido da palavra tá então Quais são as porn Jen a ideiaa eu acho que sen já mencionou questão da tem tem uma tem uma relação posso sinteticamente na verdade o personagem importante aqui além do okam é o duns scut Né o voluntarismo teológico que surge nessa época junto com o nominalismo teológico então o nominalismo com hamo hamo não é um herge não
é um não está fora da pauta Escolástica vamos dizer assim canônica por completo mas ele como eu disse ele desvia um pouco a direção do do que era a estrutura aristotélica do pensamento tomista com o escoto a vontade passa a ter uma primazia sobre a razão e como o homem é criado a imagem semelhança de Deus eles começam a achar que em Deus há um primado do Poder da vontade sobre a razão e por isso o voluntarismo teológico gera uma afirmação de que a natureza decaída pelo pecado original é tão incorrigível que a obediência irresoluta
à graça e radical à graça é a única saída pro homem é a única possibilidade pro homem então a queda da natureza corrompeu a razão e por corromper a razão corrompeu as duas faculdades básicas da razão que que são as faculdades da intelecção e do controle das paixões a razão tem duas faculdades bá a razão faz duas coisas a razão conhece e ela controla o corpo ela controla as paixões com a queda o homem perdeu esta faculdade natural só lhe resta a graça de a graça de acolher como um escravo os Eternos designos do Senhor
e por isso por isso o gesto luterano fundamental da reforma é se voltar contra o catolicismo aristotélico ou contra o aristotelismo católico tomista que que que assegura a relação subordinada hierárquica entre natureza e graça porque a graça não Elide a natureza mas antes a pressupõe então quando o homem perde as suas faculdades naturais inclusive de fazer boas ações Morais e por isso sola feide eu não tenho mais um vínculo que antes eu tinha com a ética clássica e por isso que num geste que também é Agostiniano que radicaliza a importância da Graça por causa da
queda e Léo era monge Agostiniano e ensa base agostiniana que é um autor mais importante para Calvino também então a teologia reformada ela vai de algum modo desar stotel isar a teologia Latina a teologia ocidental e vai buscar entender de forma muito mais circunscrita ao elemento bíblico da Redenção e da salvação pela graça pela fé pela escritura né E aí sola fida e sola graça sola escritura e do que antes se fazia e por isso se perde por exemplo no nosso estudo a relação entre lei positiva e Lei natural se perde isso se perde a
base racional da ética social cristã ou pelo menos a a a base racional de tipo aristotélico que é o que os católicos chamam por exemplo de virtudes naturais o protestantismo deixa de enfatizar Esse aspecto das virtudes naturais porque a queda desnaturem a queda corrompeu o homem é como como se ele tivesse um câncer tão grave por causa da queda que esse corpo não serve mal para nada ele é fonte de Pecado absoluto a carne caiu por completo O mcintire no depois da virtude que foi um livro aliás que a gente já estudou e o qual
Recomendo muito Fala especificamente disso a gente já até leu junto isso e eu posso te mostrar lá também E posso voltar isso com calma com calma depois mas a a resposta é positiva o o a guinada com o nominalismo de hcam e com o voluntarismo de escoto gera o luteranismo e o calvinismo como ruptura com Aristóteles que é na verdade quando Lério manda queimar Aristóteles Lério diz este a prostituta o o Aristóteles é a prostituta que adulterou a Igreja de Cristo e que a Escolástica já te dou a palavra André e que a Escolástica é
um aristotelismo pizante que desrespeita a verdade fundamental de que o acolhimento fideísta da Graça como um ato de vontade de um Deus absolutamente insondável e que não deve ser percut pela razão Isso é pecado Isso é pecado isso é vaidade eles usam São Paulo aos Coríntios a ciência incha caridade edifica né então a cruz de Cristo é para os judeus e loucura para os filósofos né para para os gentios né então ele essa essa ênfase de que não é filosofia São Paulo diz não vos preguei com palavras grandes eloquentes antes lhe mostrei o absurdo ou
escândalo que é Cristo e Cristo crucificado e que e você tem que olhar pro crucifixo e dizer é isto mas eu não tem nenhum sentido intelectual para conceber isso e você não deve buscar o sentido intelectual como se tentou fazer então a ruptura é uma ruptura com por assim dizer o equilíbrio que se buscou na Escolástica entre Fides at racio entre fé e razão que não que De algum modo não se separam a razão orientada pela fé é capaz de conhecer não só a fé o que o protestantismo não negaria senão senão não haveria teologia
Mas o que o potismo tende a negar é a possibilidade de razão conhecer a natureza Inclusive a natureza moral do homem que ela é natural André de Aquino vezes também est um contexto histórico de que é muito mais penso que é muito mais eficar botar Cuba e o e esoto do que no agina propriamente uhum até porque a gente tem que notar que a inia que a gente estava combatendo a época dele é ismo CTO não era que ele desacreditava a natureza humanao que se nós fos lant um livro muito importante dele livos conversados a
que a totalidade questão de modo Claro ótico sempre fala com relação à erudição com relação as virtudes naturais como matéria de operação da Graça por exemplo as virtudes naturais são são a matéria de operação da Graça muitas vez se tira isso das escrituras quando diz quea como semador jog Terra boao bom terra boa é justamente isso sem a terra boa a semente não dá fruto a sement pode ser boa como fogo se ela não for acoplada num se ela não foi estourada numa terra boa ou seja a natureza disposta para ação da Graça a graça
não gobra sua eficácia perfeito então não pode culpa na chino como se fosse ele na verdade verdadeiro culpado da revolução É mas eu não fiz isso não sim mas há uma tendência de ver por exemplo que como intelectualista como se fosse um tão simples um fid Não isso aí também aquele que então os agustinos são aqueles que seguem idade coma aquela pé pé simples atéos jeito Isso não é assim como se fosse uma fé mais pura esida de elementos intelectuais mas eh a ênfase dada a ele com relação a superioridade da Graça em relação para
combater o tagen Isso é verdade que via o como uma mera disciplina uma mera disciplina comportamental muito boa mormo cí muitas vezes Jesus Cristo er exemplo aquele possibilitador de realidades superiores de acessão à realidade daic superiores e por outro lado tinha o gnosticismo né exato ele tava num folo cruzado né de um pelagianismo e de um gnosticismo foi mortal de pelá Isso Hugo queria pudesse uma repetida aí no problema que tu enfrentou durante os 4 anos exp a e também se eu partir de uma po justa ter mais tempo para me dedicar a uma vida
contemplativa e gerar mais facilmente felicidade certo certo mas qual foi o problema identific o o problema é o seguinte vamos lá Primeira coisa eu não teria nada acrescentar a contribuição do André de Aquino que ela foi precisa isso eu posso retomar Em alguns instantes que é a história viva da filosofia do ponto de vista hermenêutico é esse vai e volta esse vai de Aristóteles para Tomás ja Aquino de Tomás ja Aquino ouan de ouan para escoto de escoto para Lutero e vai para intérprete contemporâneos da tradição reformada da tradição católica e por isso que eu
ctei o mcintire que é um um convertido e que tenta interpretar dessa forma que não é a única interpretação né e a gente poderia ver outras e ver como equacionar né o método que eu proponho para aproveitar esse gancho é um método que seja ao mesmo tempo analítico de ler o texto de Aristóteles e também um método hermenêutico de pensar no seu contexto histórico e no contexto histórico das épocas em que ele foi recebido lido interpretado e para usar uma expressão de gadamer que é o pai de hermenêutica filosófica contemporânea as épocas em que ele
causa efeitos históricos na linguagem no pensamento e portanto no comportamento e nas leis em último lugar a política sempre é epifenômeno a política sempre é a ponta de Iceberg é muito curioso quando a gente abre o jornal e fala assim É parece que o problema político do Brasil ético Pelo visto os políticos tem um problema moral de fundo mas todo o problema político e toda a solução política é moral de fundo porque quando o homem AGE em qualquer Instância Ele é um homem ético mas fala não a partir de agora a Instância política vai ser
a moral e ele Funda uma nova ética da política dando autonomia ao comportamento moral da política como se jogasse com suas próprias regras que são regras políticas e não Morais mas com isso o Leo estad explica muito bem não é que ele separ ética da política ele cria uma nova ética da política que é uma ética francamente anticristã que é uma ética francamente anti aristotélica e que é uma ética sofística relativista que é uma ética do Poder ele troca uma ética pela outra E aí com isso ele legitima a ética cínica da política anticristã anti
aristotélica da política a mesma coisa se dá com Robs que tinha muito mais consciência teórica do que Maquiavel tá então a pergunta do Hugo foi eu me debati muitos anos como a gente começou um pouquinho depois das 8 a gente vai ultrapassar também as 10 mas não se preocupem que da meia-noite a gente não passa o problema central da ética aristotélica é qual é o conteúdo da vida boa na ética Nicom qu ele começa perguntando então o que que é essa felicidade que dá sentido Plenitude fundamento pra minha vida para todos os meus desejos para
todas as minhas vontades Ele come Maisa dizendo assim bem a felicidade segundo dizem por aí é uma das três coisas prazer política ou ciência os vulgares ele começa assim a pleb o povão o populacho a ralé diz que a felicidade é o prazer A grande maioria da sociedade que é o prazer que é uma cerveja gelada como se ela apent asse os maus diz o como se ela rapa parece os mais refinados os homens livres que eram uma minoria consideram que a vida boa é a vida política é a vida social é exatamente a vida
de participação e veja Prazeres aqui elea não refina tipos de prazeres como ele fará e como Platão fez no filebo São Prazeres baixos mesmo são Prazeres imediatos que se exaurem que se esgotam e que logo renovam o desejo de ter mais Prazeres por isso que quem ama muito a cerveja tem uma tendência a viciar-se na cerveja se tornar uma alcoólatra porque sempre vai querer buscar aquele prazer que ela confere a menos que ele seja temperante E se ele for temperante ele vai saber fruir a cerveja do jeito certo no momento certo com as pessoas certas
da forma certa e aí a cerveja vai ter o maior valor do mundo porque está integrada numa unidade de vida e numa unidade de experiência que é inclusive social e política que é um segundo nível de experiência moral agora ele é o filósofo que tá falando hein é o discípulo de Platão que tá falando então ele tem que dizer assim que além do prazer e além da sociedade tem alguma coisa maior que o homem busca e é esse drama aqui o que eu resolvi e eu não com os comentadores inclusive com Léo straus que é
um dos principais comentadores de Aristóteles no século XX que é essa vida plena da Inteligência da contemplação da espiritualidade ou da intelectualidade qual é a questão é que lendo a ética nicomo de forma incauta e lendo a política de forma apressada pela primeira vez parece haver uma contradição porque ele parece dizer duas coisas Opostas Ele parece dizer que a vida plena é a vida política e que a vida plena é a vida contemplativa dando a entender que a vida contemplativa é razão prática e que a vida perdão a vida política é razão prática que a
gente já estudou e a vida contemplativa é razão teórica e que De algum modo elas estão em contradição né ora a gente vai estudar eu vou mostrar para vocês com calma como não há contradição porque vocês acham que uma contradição como essa quando você encontra uma contradição em plotino em Santo Agostinho em São Tomás é um Encante é mais fácil você estar em contradição e não os filósofos porque eles eles er pensadores profissionais a gente é amador é como você encontrar um erro gramatical em Camões eu acho que Camões errou aqui não você que não
sabe de gramática tô achando estranho C mon colocou que esse ADV parece que tá sem Pô você não sabe nada de gramática pô el foi o d a língua Lusitana língua portuguesa é a mesma coisa então a pessoa quer ter soberba diz não tem uma contradição na ética de como não ética de como não tem contradição Qual é a solução eu tô antecipando de forma bem sintética cugo é que o homem pleno o homem cheio é aquele que atualiza as suas potências da sociabilidade e da racionalidade a racionalidade tem uma dimensão prática política e social
com vista ao bem comum e também tem uma dimensão política eh perdão eh metafísica e a gente pode inclusive incluir aqui a religiosa que é de contemplação desinteressada mas que só pode se desenvolver napos o que acontecerá Com as experiências das Comunidades epicuristas e depois com os Mosteiros é simples não tem mais po não tem uma sociedade civil é o que a gente vive a desintegração completa da sociedade civil que que a gente faz a gente cria o dialético a gente cria uma microc comunidade de pessoas livres e Iguais para que a gente possa ter
experiência profunda Cultural de amizade de de filosofia Esse é o meu projeto ao qual a maioria de vocês faz parte porque não tem Pólis para eu fazer isso então quando quando os epicuristas fundam as comunidades filosóficas e quando os monges fundam os monteiros eles de algum modo renunciam à experiência política para que eles pudessem ter a vida plena Mas isso seria a telic imperfeito porque seria um local em que reina a amizade mas em que não haja justiça e claro que onde há amizade não é preciso justiça a justiça Só existe a gente estudou isso
na ética an cômico porque a amizade não é completa entre os homens Mas entre amigos não há necessidade de justiça porque se um amigo foi injusto com outro amigo não era amigo se você tiver que expliquei isso nas aulas passadas se você tiver que acionar o seu amigo ou pior ainda sua esposa acabou por completo o nexo de amizade de de amizade de matrim imal porque a filia envolvia amizade de todo tipo então a a gente percebe que como não haverá uma amizade perfeita na Pólis Tem que haver justiça e nós temos que ter convivência
com o diferente para usar uma expressão pouco anacrônica e nós temos que usar a nossa razão nas suas duas dimensões prática e teórica e que a verdadeira razão prática atualizando as condições de de bem comum de uma Justiça política dará aos homens veja não todos e por isso que S tão injustos dará H alguns homens numa oligarquia há pouquíssimos homens numa monarquia e há muitos homens numa democracia Mas jamais a todos os homens condições de de Felicidade Plena pela razão teórica razão teórica aqui pessoal é cultura é o que nós estamos fazendo aqui é Ou
são os universitários são as academias de Cultura em geral são as igrejas os teatros os museus as bibliotecas os parlamentos são essas instituições e não o pedreiro e não o lixeiro e não o motorista porque o lixeiro pedreiro e motorista estão preparando o caminho para que a gente possa passar pro Parlamento e ao mesmo tempo aqui vi um paradoxo que no Parlamento est promulgando as leis que vão organizar a vida do pedreiro e do lixeiro mas atividade do pedreiro e do lixeiro não éo nenhum o fim último da sociedade é apenas o fim intermediário para
que a sociedade possa fazer aquilo que há de Nobre e alto que é intelectual cultural espitual tão entendendo isso ninguém limpa uma rua como fim último da ação social limpa a rua para que se possa passar para ir para algum lugar algum lugar que é um fim em si mesmo como o Parlamento a igreja o teatro a biblioteca e o museu tão entendendo isso ninguém vai pra guerra porque para ir pra guerra vai pra guerra proteger a cidade ou para conquistar outra cidade para dar PR aquela cidade que tá em jogo condições de sobrevivência e
vida boa tem diferença quando você fala assim hoje um aluno que ia começar a aula falou assim professor não tenho tempo pensar na filosofia ela tá ocupada com trabalho essa minha amigaa ela falou tô sem tempo para pensar claro isso totalmente possível ela pode est numa Roda Viva ela é escrava ou livre escrava totalmente escrava o filósofo ia querer libertá-la ia querer dizer reflete saber qual é o sentido das coisas que tu fazendo que talvez tu renuncies a esse tudo que tu tá fazendo que pode não ter sentido Por exemplo seguir essa profissão que pode
ser uma escravidão que pode não realizar tuas faculdades fundamentais vocacionais então Hugo dá é totalmente possível de articular e o fegen que me explicou isso não pessoalmente como Aquela piada do do a piada de um O Zeno Veloce Conta isso né já contei mil vezes para vocês que o Zeno com aquele Tom alto dissonante daí vejo que conhece Pontes de Miranda e o aluno para não ficar por baixo disse mas não pessoalmente só que o Pontes morrer em 1905 então o f ele mostra isso que plató ainda viveram a experiência da pólis mas e ele
aí vem a grande crítica do F é o cristianismo Porque ele acha que o cristianismo despolitizar o mundo e secularizou o mundo nesse sentido também porque pro cristianismo o mundo Pagão todo é ateu é é perdão é idólatra porque atribui divindades ao estado e a coisas que não são deuses e e se volta ao eixo vertical e de algum modo ignorando o horizontal né então a grande crítica o f tem uma relação muito ambía com o cristianismo de uma relação de de ambiguidade com ele é muito mais Platônico e aristotélico do que Agostiniano tomista na
verdade não conhece com profundidade Ele estudou os neotomistas na época o Gilson Maritan teve uma experiência com o gargula Granja ele conheceu e disse que isso foi Central para ele se desiludir da modernidade mas de algum modo ele não deu um passo para entender com profundidade a política Cristã Ele acha que a ordem Cristã é uma ordem de anjos que não é possível estabelecer a ordem Cristã porque a ordem Cristã apela sobretudo a alma e que e com isso a concentração do cristianismo é exatamente numa das partes da realidade moral Então quais são as duas
partes constitutivas da Ciência Política educação moral e educação política virtudes que são aprendidas por hábito e imitação virtudes são atos do caráter atitudes do caráter que realizam com excelência fins humanos isso a gente estudou na ética nicômaco Esse é o tema da ética nicomaco então ele dá uma definição de virtude formal a virtude é o equilíbrio entre dois excessos e com isso ele estabelece uma tabela de 13 virtudes o exemplo principal coragem é um intermediário entre a Audácia e a covardia a coragem é é a a resistência ao à paixão do do do Medo a
coragem é saber lidar com o medo mas ser desmedido e ser e audacioso e não ter medo nenhum é um vício e ter muito medo de tudo também e com isso ele vai estudar também a temperança que controla o prazer nem muito prazer nem prazer deais que entorpeça nem prazer de menos que eh esfria a pessoa a pessoa fica frígida Isso não é bom a pessoa tem que ter prazer na medida certa e quem vai dar a medida certa a prudência a prudência é a capacidade de equacionar os princípios universais nos casos Concretos e aí
vem qual é o grande modelo do homem prudente político todo homem prudente será político diz Aristóteles porque o político é aquele que que precisa articular o imprevisto o contingente o diferente e o incompatível e a nossa vida é toda cheia dessas coisas de contradições de incompatibilidades de imprevisibilidades e a gente tem que viver e a nossa faculdade moral fundamental para isso é a prudência e a quarta grande virtude é a virtude da justiça e o tratamento que a estat de da a virtude da Justiça já é um tratamento político porque já envolve uma Pólis no
caso da Justiça distribu e não corretiva a corretiva é privada eu tenho um um aluno o Alexandre Bona que coordena o meu grupo de estudo e do nosso grupo de pesquisa tradal lei natural que trabalha com relações privadas e bem comum e aí tá ficando muito bom nisso argumento todo aristotélico assim do começo ao fim aí você vê a genialidade de um homem como Aristóteles via Tomás ja Aquino explicando Direito Civil direito do consumidor atual direito processual civil atual né e ele tá fazendo isso com cada vez mais refinamento e a isso essa educação moral
não basta por Nem todos se educaram pelo hábito e imitação você precisa ter condições sociais para que esses hábitos sejam prestigiados reconhecidos e honrados para que você tenha motivação para empreendê-las e mais deve haver coação caso você não não os realize vaior vai chamar atualment de Meio Ambiente moral Exatamente é exatamente isso meio ambiente moral quem vai dar o meio ambiente moral coercitivo é a política o que o fen fala é que o cristianismo não atenta para isso e que ele decepa o o o Aristóteles e ele decepa Aristóteles porque ele se desenvolve numa época
de império romano e ele se ele surge numa época histórica em que não há Pólis e que portanto O cristianismo não fundou uma Pólis e e eu diria pro F Claro que ele não fundou uma Pólis ele não é a intenção de Cristo fundar uma Pólis o meu reino não é deste mundo essa é uma tentação do diabo uma das três olhou no pináculo e falou serás o Senhor de todo mundo se apostarem diante de mim a tentação do Poder né ele seria o Senhor ele seria o governador do mundo mas ele diz o meu
reino não é deste mundo porque se fosse os meus anjos estariam aqui então o f a gente vai tratar muito dele ou seja para concluir a ciência política é uma ciência pautada em dois elementos uma ética das virtudes e uma política do bem comum a ética das virtudes Responde ao fato de que o homem é um animal racional e que ele tem uma razão prática capaz de se autogovernar e conhecer os seus bens hierarquizar os seus bens e buscar a felicidade do ponto de vista individual agora a pergunta você é capaz de ser feliz sozinho
não você não pode ser feliz sozinho você precisa de duas coisas Você precisa ser Virtuoso isso depende de você depende da sua educação da sua formação do seu caráter do seu esforço é muito difícil ser feliz é muito dificultoso ser feliz ser feliz não é só takey baby Easy não é isso Hang não é isso ser feliz ser feliz é atualizar potências de Uma Vida Ativa de esforço de tenacidade de superação e de antele queia de atualização constante de potências Morais que são também intelectuais porque tem virtudes Morais e intelectuais virtudes éticas e deo éticas
mas você precisa de duas coisas que não dependem de você amizade e justiça você não será feliz apenas Olha eu sou super temperante parabéns eu sou super corajoso parabéns eu sou muito Prudente nossa ó ótimo eu sou muito justo você tem tudo para ser feliz tudo mas se você não tiver amizade que não depende só de você e se você não tiver Justiça na sociedade você não vai conseguir você não vai ter o meio ambiente moral nem para ter aquelas virtudes e nem para se viver em harmonia com os outros por causa disso é necessário
uma coisa chamada pois que é um aspecto da Razão Humana de associação conv vistes a um fim comum e realização da vida boa então a ética das virtudes aristotélicas é complementada por uma política do bem comum marcada exatamente pela natureza social do homem que só se realiza quando vive em comum e em conjunto em complementariedade aqueles bens humanos que são individuais calma Felipe então Eh pra gente concluir depois a gente pode ir pras perguntas mas eu quero concluir pontualmente Du horas de aula é que essa noção Funda a instaura a investigação da política de Aristóteles
que começa com uma reflexão abstrata e aqui tem quatro Panorama da obra pra gente concluir que é só o que falta a articulação O que é uma cidade do ponto de vista abstrato com uma comunidade que busca o bem comum e a vida boa o homem não se satisfaz do ponto de vista humano só com a família que não tem sentido moral nenhum para Aristóteles e só com a Vila que não tem sentido moral apenas econômico então a família uso para reproduzir a fêmea como se fosse para cruzar com a fêmea é muito eh agressivo
aos nossos ouvidos e aos nossos tímpanos cristianizados e liberais que busca a igualdade dignidade Universal da pessoa humana escutar o modo como as trata as mulheres por exemplo e as Crianças são quase animais um pouquinho mais do que animais né e os escravos que eu uso apenas para limpar Rua e e construir casas Ora eu não tenho relação de amizade com escravo eu não tenho relação de amizade com uma mulher logo eu preciso da pólis porque é lá que eu vou me desenvolver como homem tá social então ele começa a estudar Qual é essa relação
essa é uma relação de cidadania então ele estuda no livro dois perdão três O que são os elementos constitutivos da Cidadania e aqui ele percebe que a cidadania é marcada por um princípio estruturador do que ele chama de regime tem duas palavras para traduzir politeia regime ou constituição politeia aliás é o nome da palavra é o nome do título da maior obra de Platão traduzida por República mas deveria ser essa obra aqui chamada República São essas contradições da da vida se ela vi aquela aquela lá gera um um engano total porque só o título da
República tem que explicar um tempão para entender o que o plan tá fazendo República é uma imagem da alma a República é uma investigação psicológica da Constituição da Cidadela interior essa é a minha tese a minha interação da República que é o platon isado tá eu tenho dois textos que eu posso passar para vocês de introdução geral que a gente tá falando um é a Cidadela interior sobre a República de Platão e outro é animal político racional eu já passei no grupo quem for se matricular no curso entre no grupo do WhatsApp ou então acesse
diretamente o portal dialético e lê esses artigos que eu tento sintetizar esses argumentos então depois ele parte para a classificação dos regimes históricos Eu não disse que ele pedia para Alexandre Magno mandar as constituições políticas para comparar e classificar e verificar não há política sem história política sem sociologia política não há conhecimento político abstrato o conhecimento político é prudencial e é sempre concreto eu não posso falar que a democracia é a melhor forma de governo Universal isso não tem sentido para Aristóteles ou que a tirania ou que a monarquia depende do contexto depende da localização
depende da população Depende de elementos étnicos de elementos históricos por isso para Aristóteles a ciência política é sempre história política e é sempre sociologia política com que o Marx concorda com que o ronet concorda com que o feg concorda que não dá para fazer ciência política no abstrato olhar paraa lua e falar vou fazer Ciência Política eu tenho que olhar para Belém concretamente e perceber Qual é o etos belenense paraense amazônida brasileiro latino-americano ibérico português ibérico europeu Cristão Romano grego tão entendendo semítico e eu vou entendendo Qual é a estrutura que que que nos torna
sociáveis E aí sim eu penso no regime político e ter começa de uma investigação histórica e descritiva dos regimes mas a política de Aristóteles nunca é só descritiva é exatamente avaliativa mas a partir da descrição eu primeiro descrevo e para descrever eu preciso eleger casos centrais eu preciso eleger elementos que dão significado à descrição porque senão a descrição fica dispersa então a ciência política ela é normativa porque depois da descrição dos regimes históricos ele propõe uma mhor regime o melhor regime então baseado na vida boa que é a causa final do melhor regime numa série
de condições materiais quais são as condições materiais território população clima tá certo quando funda-se a ciência da Geografia no século XIX ela se Funda num romantismo colonialista radical ela se Funda em base aristotel ela diz por exemplo que pessoas que como nós populações sutias a calor extremo são marcadas pela pela pela incapacidade de trabalho intelectual por falta de condições climáticas isso é uma coisa que o Gilberto Freire repete iso é uma coisa que fica presa na na etnografia antropológica sociológica isso é condição material eu não tô criando uma cidade na na lua tô criando uma
cidade real a gente pergunta uma cidade tem que ter acesso ao litoral tem que ter se não for Litorânea isso causa material da po tá explicando que toda a cidade se Funda sobre um rio ou na costa senão não dá para ter cidade meu amigo é simples é uma coisa assim bem básica de de Urbanismo de geografia digamos assim Belém devia ser uma venea devia ser marcada por canais e ela o projeto de Antônio Lemos foi isso é que depois veio gente sem cabeça de de Nuca vazia e e aterrou todos os canais e fez
essa belezura que é a nossa arquitetura Urbana Hoje marcada por uma incapacidade de de de fluir ber tem uma única entrada por terra e sempre teve só uma entrada e continuou com uma única entrada por terra a gente vai vend na política aqui diz que nenhuma cidade pode ter uma única entrada Nenhuma cidade europeia tem uma única entrada ela é sempre marcada numa interceção que permite por exemplo a fuga no de guerra Então são coisas básicas que ele vai estudar aqui e isso tem que ser estudado pelo cientista político isso é causa material a causa
formal é o que organiza o povo num território isso ele chama de regime agora como ele acaba o livro com a causa eficiente a causa eficiente é o que direciona o ente ou nesse caso a sociedade para o seu fim a causa eficiente é a educação UCA que atualiza as potências Morais e sociais dos homens bem Eu espero que vocês tenham acompanhado entendido essa nossa investigação Inicial que teve Cinco partes uma introdução biográfica da obra de Aristóteles uma relação entre ética e política entre razão prática e razão teórica entre ética e política um Panorama geral
da política de Aristóteles e uma proposta de estudo an e hermenutico do contexto histórico de Aristóteles e da sua recepção ao longo da tradição a que ele pertence Muito obrigado boa noite e até a próxima aula Claro