Nos próximos 12 meses, 92% das pessoas não vão mudar nada na vida. E isso não são vozes da minha cabeça, a ciência comprovou isso. A American Society of Training and Development descobriu que apenas 8% das pessoas realmente atingem as metas que escrevem no início do ano.
E o pior, um estudo da Universidade de Scranton mostrou que 25% das pessoas desistem das metas ainda em janeiro. Não são nem 30 dias. E o pior é que essas pessoas vão acabar se culpando, achando que elas não são disciplinadas, motivadas, que faltam força de vontade ou que são azaradas.
Mas na verdade é o seu cérebro, porque o seu cérebro ele não muda só porque agora é dia primeiro de janeiro ou só porque você prometeu que nunca mais vai procrastinar. Não é assim que as coisas funcionam. Quem já é de casa aqui no canal já sabe disso.
É por isso que no vídeo de hoje eu vou te passar 10 hábitos simples, porém cientificamente comprovados, que vão fazer o seu cérebro começar a trabalhar ao seu favor. Então a sua mudança vai ser muito mais fácil e quem sabe você não vai ser parte daqueles 8% que realmente vão alcançar os objetivos. E aqui eu já quero fazer um filtro.
De nada adianta você comprar um planner novo ou achar que quando se mudar ou quando você sair do seu trabalho, quando mudar, sei lá, enfim, ano que vem. Se você acha que vai conseguir mudar com essas desculpinhas, lamento te dizer, mas enquanto o seu cérebro não muda, os padrões de comportamento vão continuar se repetindo. E se você é novo ou nova por aqui, ou se você já é de casa, seja muito bem-vindo, muito bem-vinda.
Eu sou a Mari e aqui neste canal a gente fala de produtividade, procrastinação de forma realista e estratégica. Hábito um, planejar em ciclos e não em anos. A maioria das pessoas fazem assim.
Elas criam metas gigantes pro ano inteiro, se empolga em janeiro, desanima em fevereiro e esquece de tudo em março. Por que isso acontece? Porque o seu cérebro não trabalha muito bem com essa ideia de 12 meses.
Fica muito amplo, é abstrato demais. O seu cérebro precisa de janelas menores com começo, meio e fim. Então, o primeiro hábito é você parar de planejar só o ano e começar a se planejar em ciclos.
E aí você pode escolher ciclos de 30 dias, 60, 90. Eu particularmente prefiro me planejar em 30 dias. Então, por exemplo, fazer metas ali pro mês, definir o que eu vou tirar do papel, que eu vou colocar em andamento.
Mas, Mari, como trazer isso pra prática? Vamos lá. Ao invés de você dizer que em 2026 você quer emagrecer 10 kg, você pode colocar: "No primeiro trimestre eu vou fazer três treinos de musculação por semana, uma caminhada longa ao final de semana, sua refeição vai ser da forma X.
Ao invés de você estipular: "Ah, em 2026 eu quero ser mais produtiva, coloque nos próximos 30 dias eu vou acordar às 6 horas, vou dormir às 10, vou ler um livro nesse horário, vou ficar apenas uma hora por dia nas telas". Quando você encurta o prazo, você aumenta o senso de urgência, dá um foco claro pro seu cérebro e o melhor é que você consegue medir com mais facilidade se está funcionando ou não. E um neurofato extra aqui para você, o seu cérebro ama feedback rápido.
Então, um trimestre, um mês, 15 dias, é tempo suficiente para você sentir essa urgência, fazer, ver progresso e continuar se lembrando sua meta. Hábito dois, tornar o digital mais consciente. Quando você está mexendo no computador, é muito fácil de você acabar perdendo o seu foco.
Então, você vai chegar alguma coisa de trabalho e acaba indo para, enfim, outras coisas que não são trabalho. É por isso que hoje eu venho te apresentar o Opera Air, um navegador de desktop com foco na sua atenção e bem-estar, projetado para trazer mais calma e foco na sua navegação. O Opera Aer te ajuda a se manter mais produtiva e até mais calma nos seus momentos em que você está navegando para relaxar.
E por que ele te ajuda tanto na sua concentração? Primeiro porque o design é simples e minimalista, lindo, projetado para você não se dispersar com outras coisas, a não ser aquelas que são realmente importantes. O Opera possui uma funcionalidade muito legal, que é o ícone de bateria corporal, onde te avisa de tempos em tempos a fazer uma pausa, como respiração, meditação, alongar o corpo.
Sério, me diz qual navegador se importa tanto assim com seu bem-estar? E agora uma nova funcionalidade muito legal é que a cada dia você pode começar com uma faísca de inspiração graças citações diárias exibidas no navegador. E isso é muito legal porque cultiva uma mentalidade positiva.
Então cada dia que você abrir o ópera vai ter ali uma frase, uma citação para te inspirar a ser a sua melhor versão. Quando eu tô trabalhando, eu gosto muito de deixar um som calmo, um som que me ajude a ter mais concentração. E dentro do Opera Air você tem acesso a mais de 20 sons pr te ajudar nisso.
Tem lowfy, som binaural, white nose, direto no próprio navegador. Assim você não precisa ficar caçando playlist. Eu particularmente adoro sons de natureza.
Assim, a interface é limpa, o visual é clean, você não tem aquele monte de poluição visual gritando o tempo inteiro. Então, se você quer aumentar o seu bem-estar, seja no trabalho ou no estudo, o link para você baixar gratuitamente o Opera Air vai estar aqui na descrição. Hábito três, começar o dia com uma microvitória.
Tem gente que começa o dia assim, o despertador toca, adia mais um pouquinho, depois pega o celular, fica um tempão mexendo, come qualquer coisa de café da manhã e já sente que tá atrasada. Isso é muito maléfico, porque você começa o seu dia com seu cortisol lá em cima. Então, a melhor estratégia é você começar o seu dia com calma e cumprindo pequenas tarefas para estimular a sua dopamina natural.
Então eu gosto de acordar, arrumar minha cama, me arrumar, tomar um bom café, fazer umas microtarefas da empresa e só depois pegar o celular. Então a estratégia aqui é você começar o seu dia com microvitórias, porque não é o tamanho da ação que é importante pro seu cérebro. Talvez você achea isso até bobo, esse passo que eu tô falando, mas a estratégia aqui é você fazer algo tão simples que vai te impulsionar a fazer mais e principalmente vai enviar uma mensagem para o seu cérebro de que é você que tem o controle, que é você que manda.
Esses 5 minutos podem parecer nada, mas neurocientificamente falando é isso que vai te impulsionar a ter um dia produtivo. Hábito quatro, organizar sua vida por energia e não só por horário. Olha, talvez você sinta que você tem muita dificuldade em fazer certas coisas.
Então, talvez ler tá sendo difícil, estudar, enfim. Mas é importante que você se questione se o horário que você está colocando para fazer certas tarefas está sendo alinhado com a sua energia. E claro, por exemplo, pega o caderno e anota como é sua energia de manhã, a sua energia à tarde e a sua energia à noite.
Eu gosto de fazer isso destrinchando em horários e eu já tenho ali em específico como é minha energia em cada hora do dia. E é só a partir disso que eu coloco as minhas tarefas. Então, por exemplo, depois do almoço, eu fico mais cansada, com muito sono.
Ao invés de eu colocar para escrever uma aula pro gap super profunda de procrastinação e neurociência, eu coloco ir treinar para me energizar novamente. Mas aí você pode me dizer: "Ai, Mário, eu não consigo fazer isso porque às vezes você tem faculdade ou trabalho ou algum outro compromisso num horário que você está mais cansada. Então, a estratégia aqui é você tentar fazer isso dentro da sua possibilidade e dos momentos que você consegue.
Talvez você não consiga de fato mexer no horário do seu trabalho, da sua faculdade, mas tem outras coisas que você consegue sim mexer. Hábito cinco, reuniões de diagnóstico da semana com você mesma. Esse é um hábito tão importante que eu fiz até um vídeo sobre isso no canal, só sobre esse assunto, destrinchando em detalhes.
Mas a estratégia aqui é que quando você tem essa revisão semanalmente, você está literalmente reprogramando o seu cérebro. Você tá entendendo o que tá funcionando, que não tá funcionando, porque a maioria das pessoas geralmente cria um planejamento e depois não revisa, só tenta ficar seguindo esse planejamento ou acaba não planejando nada seguindo a vida, tipo, deixa a vida me levar, a semana vai passando, você vai se sentindo mais cansada e sobrecarregada a cada tempo que passa. E esse hábito vem justamente para isso, para tentar amenizar.
Eu mesma hoje vou ter a minha reunião comigo mesma de análise e diagnóstico da semana. Eu vou fazer às 5 horas da tarde, hoje é sexta-feira. E é só a partir disso que você consegue de fato mensurar o que tá te incomodando, o que você tá gostando de fazer para replicar pra próxima semana.
Imagina você fazendo isso em 2026, você fazer isso o ano inteiro, você vai ter 52 horas de análise, 52 horas de autoconhecimento, 52 horas de melhoria. Hábito seis, usar o poder do 1% por dia. Lembra lá no início que eu falei que o seu cérebro odeia grandes mudanças porque ele é preguiçoso de natureza.
Então, é sempre bom você tentar evitar fazer promessas muito mirabolantes ou muito grandiosas, porque você vai acabar procrastinando. Então, esse hábito é sobre fazer ajustes graduais, porque isso sim o seu cérebro ama. Então, ao invés de você ficar pensando que precisa mudar a sua vida inteira, troque para o que eu posso fazer.
Troque para como eu posso me organizar 1% melhor hoje. E aí, a partir disso, você vai começando a ter ideias. 1% parece ridículo de tão pequeno, mas aqui a gente tá focando no acúmulo no longo prazo.
A gente tá tendo essa visão lá pra frente. Se você fizer isso ao final do ano, você vai ter uma grande evolução. Hábito sete, limitar dopamina barata, aumentar dopamina natural.
Talvez o seu problema não seja falta de foco, mas sim que você está estimulando demais o seu cérebro com o celular, com redes sociais. Quando você passa o dia inteiro dessa forma, você vai tendo mais dificuldade ao longo das semanas em focar de verdade. Então, sempre que eu falo sobre esse assunto de dopamina, de celular, não é que eu tô falando para você nunca mais se distrair ou deixar de se entreter com o celular.
Eu não tô falando sobre isso. Eu tô falando sobre você limitar o seu tempo e durante os momentos de trabalho não ficar interrompendo seu foco e criar momentos para esse entretenimento. Porque convenhamos, eu particularmente amo vers de gatinhos fofos, gosto de real de rotina também, reals motivacionais, só que eu não fico interrompendo o meu foco para ficar consumindo esse conteúdo.
Então eu geralmente vejo esse tipo de conteúdo à noite ou em uma pausa. Então você pode criar regras para o seu 2026, por exemplo, nada de rede social depois das 9 da noite. Ou, por exemplo, ao invés de você ficar nos seus momentos de pausa no celular, trocar para uma leitura, um planejamento, uma anotação, uma caminhada, um alongamento, literalmente pegar essa dopamina artificial e trocar para natural.
Porque a estratégia neurocientífica é que quando você para de bombardear o seu cérebro com esse excesso de informações, o seu cérebro volta a sentir prazer em coisas que exigem esforço, em coisas mais demoradas. Seu 2026 precisa ser mais sobre atenção, presença e ser menos de procrastinação. Hábito oito, tornar visível o que você quer que cresça.
O que não é visto não é lembrado e o que você não vê você esquece. Então a estratégia aqui é tentar deixar visível tudo aquilo que você quer criar, todos os seus hábitos saudáveis. Vou dar um exemplo.
Esse ano eu tava querendo, né, aprender a tocar piano e aí eu tinha um teclado aqui em casa e eu não queria já fazer um investimento em um piano porque é mais caro e eu nem sabia se eu iria gostar de fato. Então eu já comecei a pensar, cara, que horário eu vou tocar piano? Onde eu vou deixar?
Como eu vou deixar visível? E o que eu fiz, que deu muito certo, foi ter um lugarzinho do meu teclado, eu deixo lá na minha sala, e ter um horário para trocar. E tem um horário para eu aprender.
Então, eu faço minhas aulinhas online à noite, onde eu treino, aprendo e funcionou muito. Eu tô gostando bastante de desenvolver essa nova habilidade. É o meu momento de me desconectar dos problemas, sabe?
É muito gostoso. E como você pode fazer isso com aquilo que você quer criar? por exemplo, é colocando fotos das suas metas, é deixando sua roupa de treino pronta, é fazendo as marmitas da semana, é se arrumando ao acordar, enfim, eu não sei qual hábito você quer criar, mas faça isso.
Se pergunte como eu posso deixar ele visível. Hábito nove, organizar o seu ambiente para ser o seu aliado. Se você olha ao seu redor e a sua casa tá um caos, sua mesa caótica, suas gavetas cheias, seu armário uma bagunça, tudo misturado, você está programando o seu ambiente para te deixar ansiosa, preguiçosa, procrastinadora.
Então assim, eu não tô falando para você ser uma pessoa extremamente organizada, mas é sobre você tentar deixar a sua mesa de trabalho limpa, deixar sua garrafa de água à vista, deixar seu armário arrumadinho, seus livros, enfim, eu sinto total diferença. Por exemplo, eu tô querendo reorganizar meu armário porque eu tô com várias roupas para doar, querendo uma nova estratégia de organização e eu ainda não arrumei. Eu ainda tô decidindo como eu vou fazer isso.
Então ele tá um pouco caótico e assim eu fico ansiosa pensando que ele tá bagunçado e aí eu não sei quando eu vou arrumar muito bem. Então eu já tô com esse plano na minha mente porque faz total diferença. E claro também entender daquilo dos ambientes, sabe?
De que cada lugar tem o seu espaço. Então aqui na minha área de trabalho, meu cérebro já automatizou bastante de que aqui é lugar de focar. Então, sempre que eu sento para trabalhar, automaticamente vira a chavinha do: "É a hora de trabalhar, é hora de focar na empresa".
É por isso que eu evito até ficar assistindo séries na minha cama ou algum entretenimento. Eu prefiro fazer isso no sofá aqui da minha casa, porque assim o meu cérebro não vai confundir as coisas. Hábito 10, cumprir pequenas promessas para reconstruir a sua autoconfiança.
Uma coisa dura de ouvir, mas que é verdade, é que toda vez que você promete para si mesma que vai fazer alguma coisa, mas você não faz, você está fortalecendo caminhos neurais de preguiça, de procrastinação e não tá fortalecendo aqueles de autoconfiança, de autoestima. E aí o que acontece é que vai ficando cada vez mais difícil você mudar seus comportamentos, porque você tá sempre dizendo: "Ai, segundo eu começo, mês que vem eu faço, esse ano eu mudo e você não faz". Então meio que internamente você não acredita que você realmente vai mudar, sabe?
Fica aquela descrença muito grande. Então é por isso que hoje em dia eu não gosto de prometer grandes coisas para eu realizar. Eu gosto de prometer o básico, aquilo que eu sei que eu dou conta.
Então, comece a criar micromessas diárias e cumpra. Ainda mais se você é uma pessoa que sente muita dificuldade em agir, isso vai te ajudar. Por exemplo, hoje, independente do que aconteça, eu vou estudar por 10 minutos.
Hoje, independente do que aconteça, eu vou ir na academia. Hoje, independente do que aconteça, eu vou dormir 30 minutos mais cedo. Porque assim, você não abre nem espaço pra procrastinação, não abre nem espaço para ter preguiça, para não fazer.
E o mais legal é que quando você vai cumprindo essas promessas, automaticamente você começa a acreditar nas próprias palavras. Você começa a pensar: "Caramba, quando eu falo eu faço mesmo". Olha, se você chegou até aqui, eu não queria falar nada não, mas você já é sim diferente da maioria.
Vamos recapitular então os 10 hábitos que vão mudar completamente o seu 2026. Eu vou deixar eles aqui na tela e eu acho importante ressaltar, né, que você não precisa aplicar os 10 de uma vez. Lembra que a gente conversou sobre ciclos de que o seu cérebro gosta dessa sensação de urgência?
Coloque como meta aplicar um hábito por semana até que todos eles se tornem naturais. Então me conta aqui embaixo qual vai ser o primeiro hábito que você vai testar. Eu quero saber qual desses fez mais sentido para você, qual dessas estratégias você vai começar a aplicar hoje, porque sério, todas essas que eu te falei realmente mudaram a minha vida.
Lembrando que o link do Opera Air, o navegador que te ajuda a ter mais concentração e bem-estar, vai estar aqui na descrição para você baixar gratuitamente e começar hoje a melhorar a sua experiência na navegação. Eu tenho certeza que você vai adorar. E agora vem assistir esse vídeo aqui porque lá eu te mostro alguns filmes que me ajudaram a ser mais disciplinada e que eu tenho certeza que vão te trazer essa motivação para ano novo, para 2026.
Clica aqui e eu te vejo lá.