O desafio pós-moderno à lei natural - niilismo, secularismo e relativismo

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Victor Sales Pinheiro
Neste vídeo, exploraremos os desafios contemporâneos que a pós-modernidade apresenta à lei natural. ...
Video Transcript:
[Música] é o que eu não sei no começo que a gente estava fazendo filosofia no sentido central de questionar e criticar de bater de levantar praticamente todas as questões que o pensamento puder chegar inclusive muito acima dele como existe ou não um deus de faca demonstrada é performaticamente está demonstrada que a gente faz filosofia e que não há nenhum patamar de reflexão aqui nós nos subtraímos ea prova dessa mesa de alta dimensão especulativa é prova disso todos receberam o plano da palestra que eu vou dar agora mas antes eu decidir fazer um comentário geral sobre
a palestra é do professor bona e no final sobre a palestra da professora lívia não vou prejudicar o meu assunto muito pelo contrário quero e integrá lo aos dos professores que me precederam não fico felicíssimo de 26 alunos é debatendo é articulando criticando fico muito feliz mesmo ficou dá uma satisfação profunda que eles têm também com professores de ver os seus alunos caminhando por força própria pelo menos pelo visto não atrapalhei e isso me deixa profundamente contentes agradeço muito empenho deles em me preparar para um cachorro 93 mais 23 53 slides basta um empate então
é fico muito feliz é o que eu disse pro andré com ele hoje de manhã eu queria repetir um especialmente o professor mona é eu penso 100% o posto nas cem por cento discordam com eu acho que de alfa ômega o tudo eu acho que não tem quase nada com que o concórdia no entanto isso é o nosso diálogo amistoso fraterno acadêmico pode ser quem sabe um exemplo do que falta à sociedade na sociedade atual está se utilizando está se agredindo está se popularizando radicalmente e realmente não quer mais escutar o outro falta autoridade falta
de empatia falta de desejo intelectual de promover dialética a crítica e isso é não pode ser imputado ao autor que inspira este congresso que tomás de aquino fins o platão porque esses grandes filósofos incluindo filmes claro com grande o site se dedicaram muito a tentar entender ea pensar e criticar aqueles filhos lhes for dado é verdade também que o nit dizia que todo esse nosso que é um espantalho cria uma caricatura de quem quer refutar o mutirão atendeu quase nada do platonismo quase nada do que o xin hai foi responsável por de formadas apenas se
você quer entender o platonismo cristianismo você não deve recorrer à elite mas se você quiser ter uma impressão se você quiser ter uma sensação uma emoção de que refutou o platonismo cliente de janeiro aí sim você pode ler um limite mas o dnit é reconhecidamente é muito mais nesse sentido um psicólogo um retórico e um co é tanta que credita radicalmente a religião a existência de deus e as consequências da religião do que propriamente um filósofo da religião ambiente legal a própria filosofia né e acho que a fala do professor bom não foi mediano nesse
aspecto e retórica 12 cêntimos a retórica antiga tinha três dimensões o ethos o patos e os lobos e quero dizer que ela foi virtuosamente retórica na sua dimensão diretos e de patos mas ela foi vice obviamente retorna com a sua dimensão de longos ela foi virtuosa porque ela foi apaixonada ela falou com o peito aberto em primeira pessoa a como deve ser uma fala sincera de um assunto existencialmente relevante seria muito estranho mas isso acontece bola sabe a gente estuda ateísmo e ter ido falar de uma forma diz apaixonada são uma questão que palpita o
nosso fundo do coração é normal que os debates sobre religião alcance raias de paixão de emoção de adjetivação então isso eu vejo com muito sincero e para usar um termo metodológico filhos que nós temos estudado ele pode dizer que é um ateu em primeira pessoa e que portanto conhece o ponto de vista interno do ateísmo ou ponto de vista interno do que me parece ainda mais precisa para a posição dele ea posição iluminista progressista secularista pra usar que um outro conjunto de articulações que eu vou explicar depois então isso é muito bom porque a gente
não tem como explicar um aterrissem de algum modo é perceber segundo filhos o seu ponto de vista interno mas essa que é a vantagem é retórica do ponto de vista é do ethos primeira pessoa e do patos nas emoções que ele causa a dimensão não intelectual do conteúdo da fala é prejudicou meu ver a dimensão de longos ele começou dizendo que era um amador que é um iniciante da filosofia que quer um ciclista que tinha escober tu a filosofia pouco tempo e que estava a roraima e estava indo a talvez a ondas é as falhas
do seu barco não pudesse navegar e por isso eu não seria justo sem refutar as filosóficas também que seja no mesmo momento não foram filosóficos seus argumentos foram reducionistas no sentido próprio do termo de reduzir o problema filosófico da existência ou não de deus para o problema sociológico psicológico e cultural tá então eu precisaria refutá los no nível sociológico psicológico cultural e tem interesse de resultados acho que há do ponto de vista do novos ou da forma é a 2012 os seguintes retóricos em jogo na fala do professor bom primeiro o argumento do espantalho né
praticamente nenhum fato que ele disse é e contestado todos os fatos que ele mencionou praticamente todos os autores filho mencionou são contestados que eu vou já usar o argumento da contestada habilidade radical e absoluta do pós modernismo que gera um relativismo eu não quero chegar nisso agora ele apresentou casos periféricos da religião crises da religião e apresentou religião agora sim do ponto de vista externo de quem de fato desconhece completamente já o fato a religião não é de jeito nenhum aquilo que o professor bona disse que ela seja no seu caso citado fatos podem ser
enumeradas que podem ser considerados periféricos ou marginais em relação ao caso centrado em segundo lugar usou o expediente retórico da multiplicação infinita de autores e religiões livros e obras de modo que é impossível executar um por um no tempo que o fábio esse expediente retorna quando faço uma enumeração é inexaurível de argumentos e fatos de autores que torna impossível o diálogo né então é impossível por exemplo dois touré do oeste áreo hoej curricular é matheus henrique isso é desconhecer por exemplo elementos básicos da geografia de rico rico de fato se várias frases bíblicas no mali
khan mas depois a partir da década de trinta dias nosso grande inimigo igreja o nosso grande objetivo acabar com o cristianismo se você disser que esse era um homem bateu na década de 30 que a década em que ele possa de fato do projeto não existe é incluir leandro karnal ao lado de john lennon ao lado de ismael mazuera em ascensão é uma metralhadora e uma pirotecnia de autores e de assim não dá pra pra começar o debate então não vou fazer comparações cristo com o tanquinho onde o menino então são coisas que realmente são
difíceis de começar o debate o professor bom na cidade ou principalmente no livro do docs eu queria que vocês cagar sem plano que eu passei é na bibliografia na página 4 e marcassem o livro cinto do grande filósofo metafísico é eduardo fizer a escrever um livro publicado em português chamado a última superstição é um livro muito interessante muito bem humorado e quem se tiver o trabalho de ler este livro o livro do professor de creche souza e tem 3 terá conseguido a refutar todos absolutamente todos os argumentos do professor mano eu não vou poder fazer
aqui mas o problema não é esse a equipe só não quero responder de uma classe deve mas ele é uma pergunta ainda não é uma crítica o problema todo que eu quero começar minha palestra é o clima relativista do pós modernismo que no chile nos impede de ter um diálogo o terceiro argumento do tipo retórica e professor do ano sofreu da autoridade não sentir é um inventor é a ciência moderna é a biologia é a genética é a ciência é a universidade de oxford de cambra de fato não são fatos o fato histórico mas eu
posso deduzir dezenas de autores dezenas de fatos de atualmente apostas o fato é que a gente não tá num debate preto no branco em que a religião não foi apropriada essa minha hipótese por ideologias políticas que a distorceram é óbvio que há um componente de violência na região de de morte de de privação de direitos de privação de bens básicos a gente podia poderia dizer pra fazer pro congresso que a religião foi contra a lei natural a religião foi contra a razoabilidade prática tá mas o problema nesse nível inicial não é isso o problema é
que a gente não pode debater se a gente não crê em inverdades e aqui vocês podem estar já o meu o meu plano e dizer que o pós positivo 1.3 o clima pós positivista chegou a meu ver na melhor e mais translúcida e mais transparente é dimensão sofisticada quando em 2016 o dicionário de óxi e energia palavra pós verdade com palavra do ano a verdade é só experiência da caverna de platão é só experiência do relativismo é só a experiência do perspectivismo na lista a que se referiu a professora origem e aí se eu tiver
10 de lado e eu tiver 10 livros lado de cá estiver nublado branco eu tiver um lado preto ou ele tiver um lado preto eu tiver um lado branco aí a gente tem uma atualização total da sociedade e do pensamento a gente não tem mais possibilidade de intermediação e esse é o ponto de partida da minha fala o pós-modernismo destrói bom na a ciência moderna destrói a ideia de verdade filosófica sobre a existência de deus então e torna-o um grande clima de cinismo de indiferentismo e isso será a meu ver o efeito mais evidente do
secularismo que é tornar a religião há algo absolutamente descartável absolutamente desnecessário absolutamente é privado e desnecessária como como você defendeu embora não privado direito o vídeo não espera chegar lá então esse é o meu ponto agora então o conteúdo eu tinha duas coisas para falar sobre a intervenção do professor bola premiou a metafísica outra jurídico-políticos eu entendi a palestra dele se baseou em dois argumentos complementar o primeiro argumento metafísico de que não existe deus e de que essa idéia na primeira o volante ilusória fictícia falsa ideológica é intrinsecamente má fé intensamente num ela pouco trouxe
de bom eventualmente cristo uso br onde o menu de fato são pessoas boas pessoas caridosos mas nem naquele bairro pobre conseguir ajudar a religião causa pobreza ilusão todos os argumentos deles seria um argumento metafísico esse argumento como eu disse é baseada na estratégia da redução da religião à sua dimensão social psicológica e tem um grande problema ta físico subjacente aqui que é um problema do mal na doença na privação na nigéria na morte que ele muito bem falou deus ajudou judeus na sala do egito mas deus não nos ajudou em harsham nos ajudou em auschwitz
acho que haja nada descreve como burocrata frio e fisicamente uma linha positivos não então deus é bom às vezes mal muitas outras enfim então tudo que ele falou está baseado na hipótese iluminista de que a religião pertence a uma era primitiva da humanidade que gradativamente substituída pela ciência a hipótese dele é voltar e ana nit ana e pautada no que ilumine isso aqui é de 30 a 40 minutos minimamente para esgotar a refutação mínima disso não vou eu quero entrar a bola já perguntando a gente ouve na relação entre essa meta física a tenista e
o liberalismo jurídico político e tudo e feios de hardware mas que quer sim porque me pareceu muito curioso mas muito curioso mesmo e é isso denota contra a unidade interna não tem argumento da palestra é que os dois mantinham anos dois autores que defende um liberalismo que defendem uma universalidade formal que defende direitos humanos com base certas noções de natureza humana dois autores que embora não da lei natural obviamente então um contexto é anti pós moderno é tão um contexto de reivindicar radicalmente a aaa os patamares é o turbo lógico de um sujeito racional ainda
de natureza ambiental por exemplo desse jeito pode alongar que é o filho na sala acaba lugar fala cada um de nós não somos tão diferentes não pode não ter intermediação nenhum o que resta ao poder o que resta é munir o que resta é quem manda é quem consegue botar banca o que resta a maioria né bem é qual é o critério civilizatório além da can do qual não se deve retroceder dos direitos humanos a critérios a patamar tido um aborto é um direito do casamento gay direito mas a imaginação pelo visto não é um
direito o infanticídio indígena é um direito todo tipo de fato ocorra assim como a gente repensar os direitos humanos qual é esse o chá mate de patamar civilizatório dos direitos humanos eu pergunto china toda sua potência no já no século 23 acaba com o mico todo o ocidente implementa um patriarcado como tony site aol ainda estão acontecendo mundial estabelece uma cultura de paz ele encaixa melhor é como a gente vai defender a igualdade e liberdade neste segunda pergunta não tem estudos de religião comparada ao chegar à chave eu te passo aqui pelo computador voltado a
pressionar os governistas depois eu te lembro as questões não têm estudos de religiões comparadas chegasse alguma tradição que advogou a igualdade entre homem e mulher chegar a 32 tudo religiões comparadas chegasse à conclusão de alguma tradição que tenha conquistado é o valor moral da igualdade que uma mulher que não tenha tido influência prestar minha pergunta eu chegasse o teu estudos de religiões comparadas em alguma sociedade que tenha advogado direito de liberdade religiosa sem que tenha tido a aad cal um direito fundamental tem que ter tido há a influência da tradição cristã essas são as minhas
questões bem é entrando especificamente no mesmo argumento tá é não passar aqui pelo plano de aula para chegar no ponto central principalmente os que estão acompanhando congresso como um todo já foi dito aos iniciantes principalmente que a gente está no campo da filosofia analítica e que os argumentos que eu vou trazer aqui dialogam com a filosofia de continental europeia que seria filosofia pós moderno então preciso definir pra vocês o que é o pós modernismo tá ali já me desincumbir muito de explicar o que eu ia falar do léo escravos mas não estava em 1950 publicou
uma obra prima célebre judeu exilado nos estados unidos chamada direito natural história em que ele diz que a hipótese da lei natural do direito natural em dois grandes empecilhos hoje em dia o positivismo e o historicismo que são duas formas de relativismo e esse positivismo historicismo que compõem o a configuração bastante e complexa do pós modernismo que é uma reta com que não há verdades e aqui 1.3.1 11 que não há fatos só interpretações de modo que o professor bona pode descrever o mesmo otimismo pelo estrela de forma diametralmente oposta que já não há o
cristianismo mas só o cristianismo segundo o professor john hawkes o cristianismo segundo vítor ou finge tá e claro que o rock e no fim de não ser um filósofo extremadas mas talvez vou ter nada nit no caso de dawkins e no caso do filme estômago aqui no natal e entre platão e tomar já a quina e vão ter o nit ou dar não teve mídia nenhum dos dois concertos dos tornados um do outro a gente tem um relativismo e isso gera um cinismo segundo pt de não ter dado que escreveu a crítica da razão cínica
a meu ver um dos livros mais importantes a esse tema e um cinismo é um problema bom tempo não tem nada de 5 muito pelo contrário ele investiga ele pesquisa ele vive ele se esforça para entender que não tem uma resposta sobre a existência de deus pra questionar e chega à conclusão que o o cinismo não é e isso seria uma um visto do ponto de vista do é do parto na água mesmo não acontece com ele mas ali é um cinismo uma indiferença tanto faz como tanto fez pouco se me dar esse cinismo que
a da terra e esse cinismo segundo filho é resultado do secularismo é resultado do desprestígio que o liberalismo político da religião e que a secularização s torna-la assista é quando começa a ver uma luta contra a religião como se ela fosse na frase famosa de maxwell ok do toma em qualquer teoria das emancipações humanos deve acabar com os discursos hegemônicos de dominação entre eles há um discurso de amor de dominação que a religião dominação racial dominação sexual dominação cultural na ação econômica a dominação intelectual e de fato a esse tipo de de experiência histórica e
pode haver quem conhece o meu trabalho de anos de idade eu sou um lixo agitado protestante ano como tal e muito mais não perder em moçambique nos permitir lá o neopentecostalismo em particular que colecionar arte porque ele parece ser em casos periféricos na experiência do estado pce presentes em caso de desvio nossa experiência testando a sua essência então é tudo está na mobilização do que a gente considera ser a religião na modulação do que a gente considera ser natural porque de fato manda a mesma argumentação de que a vontade de deus que haja estradas é
a vontade de deus que a mulher seja sacrificado é notar de deus que haja essa guerra a mesma coisa que deus é um legislador da própria natureza foi usado com a lei natural é natural também já foi super furry ideológico de muitas atrocidades de muitas coisas frontalmente contra e natural vou dar 100 do filósofo importantes estoques era filósofo injustificável no modo a escravidão com o médio natural o que é um argumento absolutamente estúpido errado com base na forma da amamentação natural que ele próprio ensino e que foi revelada neste caso pela lei divina é o
gene ateístas do século 20 foram os mais sanguinários de todo de todos os tempos e de longe você comparar o estrago que fez os ateus como hitler stalin ou maus e turno com o estrago que fez pessoa sem nó a região é a meu ver não teria quatro match comparação embora não quero fazer essa comparação porque ela preço por isso todo superação do pós-modernismo nativista em que não há verdade ela está canções veja a gente não tá no debate de nosso debate definiu hoje em dia é uma guerra em favor eu nem essas coisas informou
que eu faço do meu talento de lucas batalha na alegoria da caverna entende a confirmar-se a oitava população diz força g mônico de poder o pós-modernismo aqui tem dois ele é o mesmo ontem o lógico eo relativismo epistemológico e moral tem como precursores letícia que é um famosíssimo até um dos mais importantes a deus e como você sabe me achava que o cristianismo platonismo eram listas porque ele se negava o único mundo real em nome do mundo em buenos entido eles eram negativos vistos eles negaram a existência do mundo mundo real tudo ele pregava a
fidelidade à terra e um novo profeta zaratustra para substituir unit sócrates então é é a gente vai assar por exemplo dois atores também já antecipados e com rigor conceitual pela livre e afirmar que a existência precede a essência de que não há uma essência humana universal e por isso urbanismo é com o assistencialismo um humanismo em uma terrível esclarecido que permite a afirmação da liberdade condicionada escadas existencial de internet uma essência cole deu a se adaptar normativamente ou seja não tem nenhuma tese mais forte aposta da lei natural que vão votar porque há uma essência
que tá cuja atualização do ela depende do esforço moral e pedagógico inclusive político de bem comum todas as condições para que nós aperfeiçoamos realizemos a natureza humana então os protagonistas do pós-modernismo com o movimento filosófico autoconsciente seriam a meu ver ele o tar focou e deve dar sendo cumprir todos são franceses expoentes do pós estruturalismo expoentes da década de 60 e 70 por isso um pouco depois de sá que estava vivo nesse momento me permito remeter a minha tese de doutorado sobre limite rider refutando platão na uerj que eu estudei a fundo esse fenômeno filosófico
do do niilismo e como ele poderia gerar todo esse relativo então lhe o tartu são jogos traumáticos linguagem não há uma meta narrativa abrangente a lei natural seria uma meta narrativa mas mais ainda os direitos humanos seria uma meta narrativa o estado moderno seria uma meta narrativa original sem alternativa à poesia seja uma meta narrativa o mercado sem uma meta nativo se cada uma dessas instituições a ciência se implementará a china se cada uma dessas instituições quisesse ter uma visão conglobante de toda a realidade porque ele demite é o pressuposto vai dar físico da totalidade
é um posto campeão suposto mal-estar físico da religião filosofia das cenas obviamente isso quer dizer que religião filosofia ciência mas também política mas também a economia mas também cultura mas também armas também sexualidade mas também tudo é relativizado tudo pede qualquer consistência ontológica subsistente pra aguentar critério e aí a pergunta que eu fiz instrutor bom não tem resposta da seleção então você defender o organismo liberalismo 14 e vamos ver quem consegue uma maioria que a gente muda a concepção de direitos humanos na concepção de porco muda a concepção dele não é pessoa pessoa jurídica com
que eu também informa a rádio novamente no campo da ciência do direito civil direito penal direito constitucional do direito internacional mas vejo que de batizados antena nossa conversa tá na mão que a mandatária que te convido a participar do debate caro do que nos apresentar a idéia o projeto tratando não é sempre é uma pessoa humana é dizerem se numa guerra não é persona ele pode ser se você tiver uma interpretação direta do pacto são da nossa vida o problema é que vai dizer não eu achei que um papo não gostaria que eu sei construção
de fevereiro pra minha vida passando três anos tarde portanto o aborto ou parto infanticídio ou então a vida perde valor depois que pega faculdades mentais pode fazer o ato tem o direito ao aborto nos acerto direito ao aborto e que esse disco é esta a nova composição da sérgio foi dada pela por um partido x meu partido está muito optimista inicial de um lado de outro mundo ativismo político de um lado ea gente vai mudando a onda hoje a gota manoel sem aborto hoje fazer nesta manhã em casamento porque não tem nem natal e claro
que isso resultará em positivismo não convencionalismo no estoril cível então o niilismo do ponto de vista prático e jaci relativismo em todas as esferas e aí o estudo baseado pessoal nessa explicação específica número móvel também bibliografia que é o seu mix escrita de modo muito didático pós-modernismo principalmente pela articulação que ele faz com o iluminismo e o socialismo ea figura importante algum som que em tese é um liberal ea revolução francesa seria esconda disso a libertação mas que gerou muito pelo contrário violência exclusão e eliminação caro ea ir embora desse modo modelar o argumento da
lei natural que eu defendo que filme defende nosso problema não é de jeito nenhum reacionário ou passar dista o tradicionalista no sentido de negar a modernidade muito pelo contrário e por isso que os filhos afirma que o grande trunfo do direito moderno a grande bandeira direito moderno que são direitos humanos a idéia do constitucionalismo do estado de direito ea separação dos poderes da legislação com a alta autoridade do estado pela garantia dos direitos individuais tudo isso para o filho é da tradição clássica da lei natural né então a estratégia aqui não é dizer que toda
a modernidade é a da ciência moderna maravilha você se eu não achasse se juntar com os computadores microfones a gente usava medicina moderna não tinha usar o skype para conectar pessoas é claro que a ciência é uma maravilha mas sempre tem um campo objetivo específico normal na realidade não pode ser amor a conhecer aquilo que não pode demonstrar paciência diante da existência de deus ela religiosa porque ela trabalha com pressupostos estão demonstrados do ponto de vista científico como os pressupostos demonstrado do ponto de vista religioso então vejam um debate entre um ateu nenhum tenista entre
uma contestada religioso e um ateísta cientificismo é o debate religioso não é não é que o retorno se o não é que o cientificismo demonstre a não existência de deus e que o tenista demonstra a existência de deus seja pelo método empírico demonstrativo seja pelo método é finalista da fé a filosofia na sua dimensão metafísicas e intermediação fecha e é nesse nível o turnover tanto aumentando o nível filosófico metafísico né pra explicar é o problema da existência de deus que eu me permito remeter também uma palestra que o de são paulo alguns algumas semanas atrás
em que eu pude desenvolver sinteticamente o argumento do finis pela existência de deus o boca já registrou ele se baseia tomás de aquino nas cinco vídeos demonstração da existência de deus principalmente no argumento cosmológico no argumento da ordem no argumento do design inteligente nosso corpo é o funcionamento orgânico quem criou o nosso corpo que estruturou nosso corpo como você sabe que o seu corpo funciona tão bem porque você tem uma mente capaz de intellij o funcionamento das coisas em geral têm uma mente capaz de estabelecer a matemática também mas quem criou a matemática em estabelecer
geometria então a inteligibilidade do mundo em particular com a inteligência humana pressupõe o terceiro fator que deu amas a sua consistência essa estrutura então o que eles consideram que tanto quanto na razão teórica se demonstra a existência de deus pela harmonia pela ordem e quando a gente vê uma enchente quando eu tiver uma morte foi a gente vê o mal que bola e estou tão eloquentemente ao longo da história das religiões a gente tá certo no fundo a ausência do bem a gente pensa é a privação da experiência de ordem a gente espera que ele
espere por aí por assim dizer ausência de lei natural ea ausência de ordem a gente vê a falta da vida no aborto a falta da liberdade no na escravidão e assim por diante então é o festeiro como paralelo da razão teórica razão prática como já foi dito no meio de metodologia anteriormente ea norma atividade da razão prática pressupõe também a agência de um ser supremo que a regula e por isso que a lei natural é a participação da criatura racional na lei eterna ea eterna essa lei corre uma lógica geral exatamente a lei que hoje
a noxx 34 milhões de galões podem ser mais essas são contas os sentidos mais modernos e matou x acham que têm podem ter algumas trilhões a mais que o ordenador criou tudo isso e isso tudo isso com ordem e quem disse que o cosmos é um órgão quem disse que o código não é carlos não é porque a gente pode pensar na parte de nes o cosmo zelda não estaremos aqui se não houvesse inglês houvesse inglês vocês podem entender a pendência nós vamos dar aquela marcha porque organiza as normas da lógica porque obedece às normas
da retórica e por isso que eu tô falando pelo menos do ponto de vista formal é inteligível ano seja e as ciências vamos gravar o canto na inteligibilidade do mundo em nosso caso aqui especificamente da filosofia moral filosófico legítimo filosofia do direito no caso mais específico do professor bona do processo civil do direito civil têm uma ciência em fora entender isso né então pra fins esse é o documento te está dá a razão teórica e da razão tarde portanto com seus inimigos desse pensamento aqui na página 2 o fim de colocar aqui diagnóstico e refutação
do irracionalismo sofisticado moderno como você sabe a filosofia da lei natural fundado por platão a tradição clássica - tottenham em seguida por tomás de aquino principalmente via que certas pessoas não fatais intelectuais não estavam fazendo filosofia estavam fazendo no fundo retórica política que chamou esses b surfistas os senhores são relativistas são subjetivos vistas são professores de retórica e são do fundo céticos sobre a verdade das coisas que são para o fala de propósito alguns anacronismos porque eles são é convencional estudos que afirmam o nome em detrimento da física essas duas palavras gregas importantes nós ordem
demolay costume humano human criado com o argumento do fat que o bola falou em março o homem cria a partir de algo dado pelo cruzeiro ele cria a partir do que ele já é ele tem a partir de leite o que seria quarta hora da realidade o homem técnica para quem está acompanhando o argumento é natural ordem lógica ordem moral ea ordem técnica e econômica cria é claro que ele se ao que constitui culturalmente pedagogicamente pela linguagem mesmo direito que nesse aspecto a quarta ou na realidade que é alta a alguma instituição e da criação
da linguagem dos costumes dos santos mas ele também tem uma terceira na primeira hora e o filme chama tudo isso de ceticismo eu já estou com 37 minutos mas eu conversei pessoalmente com o coordenador de eventos e me pedir um pouco mais de prazo e ele me deu então só comunica que eu estou atravessando tempo de formar e responsável mas autorizada pelo coordenador o filme chama tudo isso de ceticismo tá aí uma estratégia é tá aí a gente pode chamar retórica também de subsumir o inimigo a sofisticada e cética e no aspecto da religião secularismo
então você tivesse dois inimigos sei se jo e secularismo para atacar o segundo está no fundo se eu tivesse fazendo a mediação com a filosofia continental que eu anunciei e baseada no real madrid não venceu nenhuma e acho que dá pra fazer o melhor que a gente quiser a gente iria nos dizer no fundo é isso que o filme chama de pós modernismo porque um ceticismo que ele está debatendo ao sexismo à tarde só analítica que além de rock in rio que são imperialistas que são iniciadas ou seja está debatendo com a idéia da razão
como estradas paixões tá e aí como é que ele refuta o ceticismo ele refuta pelo método da alta reputação lógica e performático o cético diz que não é verdade que a gente poderia perguntar se é verdade que não há verdade o cético diz que não há conhecimento a gente poderia perguntar lhe se ele conhece de fato que não há conhecimento então o sétimo e tenta negar o conteúdo ou tello sou bem do conhecimento que a verdade eles e refuta a si mesmo tanto do ponto de vista performático do ponto de vista nós é como se
dissesse a vocês eu sou mundo eu não sei falar português eu não sei preparar uma palestra eu nunca vi nenhum livro eu não estudei filosofia eu não sou professor do cesupa da ufpa e tudo que o próprio ato de falar tudo isso que eu estou dizendo está sendo resultado pela performance eu estou fazendo agora que pela lógica eu estou comprovando que eu sei português quando a gente estuda a língua anima também é poliglota a gente sempre tem aquele argumento da acusação a gente começa a falar de um estrangeiro já não sei falar a língua eu
só falo um pouquinho estou estudando e começa a falar dele possa dizer 'não você fala supermercado mesmo já né e e kaká e dot não não posso eu acabei de dizer não sei falar alemão você diz que não sabe falar em leilão para que você saiba o irmão se você não sabia dizer que começa a explicar não estão limão só há cinco anos e só daí já demonstrando assim me mantive sabe falar tá é os vaidosos exteriores junto com os vários alunos quando a gente joga a gente é vaidoso e que aprende as línguas e
quer fazer isso ele faz mal que a reputação da informação secularismo vamos entrar no produto ontem eu pretendo é aqui começar a encaminhar para a conclusão da minha pergunta que eu fiz da lona é articulando o argumento de ordem metafísica filosófico o argumento jurídico político porque a lei natural essa dimensão pessoal a lei natural está na interseção entre a lei é eterna portanto demanda física entre a lei divina portanto religiosa ea lei positiva portanto jurídica política e moral a gente pode articular natural e positiva a gente pode articular como fez fácil me perguntarem qual é
o fundamento é natural é a lei de deus que o legislador internos e atemporal que queria um tempo e criou a matéria criou espaço para tudo o que existe e como você sabe que há um criador de tudo que existe muito do que existe na forma doente na forma do da bondade na forma da beleza na forma da inteligibilidade da verdade estão orçamentados ser tudo o que existe é por si só um verdadeiro eu posso compreender isso a partir da análise da estrutura lógica imanente das leis que configuram cada agente e por isso eu suponho
ser inteligente que criou as coisas intangíveis que me deu inteligência por participação porque essa imagem e semelhança e essa é a lei divina você sabe que o homem à imagem e semelhança por platão mesmo sem a lei divina que é a participação da racionalidade humana a revelação vamos lá secularismo o secularismo é tratado por por filhinhos é com referência à tradição continental às vezes falam do limite o que me interessa porque o secularismo mas é uma forma de ateísmo vai ser uma forma de a notícia vai ser uma forma de afirmar a imanência no século
a dimensão temporal histórica social da da existência e o irmão aqui é em detrimento pra dimensão eterna religiosa transcendente então a secularidade o filho explica isso do ponto de vista tecnológico a idéia do século vem da teologia do estado e da distinção entre o secular e o religioso que podia ser uma distinção inclusive acha entre o clero o religioso o monge e não religioso isso deve haver uma distinção entre o poder eclesiástico o poder é religioso e o poder temporal poder circular em o problema da secularização é a relação tensa por causa do estado e
da sociedade civil e religião e como uma barra oto comum do be no outro a proposta que não renegar secularidade não é de gato por exemplo a pertença civil e política ao estado nacional online ou mesmo se fosse religioso com motivos religiosos humana vários exemplos de privação de direitos humanos fundamentais como motivos religiosos por exemplo digamos que você acompanhe até o trecho do ano seja um ano você vai poder voltar a trabalhar argumentou que a mulher não poderia trabalhar a mulher poderia votar com motivos religiosos então isso seria uma é uma um atentado inclusive com
talento natural e contra a tradição o que revela de modo mais claro o translúcido no seu caso central sem esse recurso metodológica pessoal você não entender nada do pensamento fez e muito menos do meu que só uma humilde servidor não quer dizer que não tenha havido atrocidades e não viu mas não é o caso sentado bem é isso esse cepticismo ele está baseado em tudo aquilo que eu já disse subjetivismo relativismo perspectivismo que passa a ser a base é tarefa do liberalismo seculares não liberalismo do rap é macho ou do casting que o que o
professor paulo mencionou não é esse porque esse não é portanto secularista embora a gente pudesse bater mas o rap mas por exemplo não é secularista tá e é isso a gente faz é para amanhã isso é muito pano pra do debate mas o host um rabi mas refuta é e o mal raro mas como ateu que sua tour house quando o laos priva os religiosos de voz achará pública e não foi isso embora não seja muito pelo contrário vamos todos ter direito à participação na chapa inclusive jogos mas os religiosos tem que traduzir seus argumentos
para linguagem circular há religiosos portanto pra usar a clássica quadripartite são mesmo da lei em tomate aqui não podem falar da lei divina na esfera pública ele tem falado é natural que o filho ser tenso eu estou falando da lei divina não tô falando do evangelho falando à lei natural ea lei natural é razão pública em si deve existir gente pode demonstrar com base na razão mas país não dá para a gente ser pós modernista mandar pra gente relativizar epistemologicamente lugar fala o que eu posso dizer é como se tivesse do campeonato não sabe nada
veja quanto nós religioso eo bom senso não sabe nada tendes porque tudo acho que essa ilusão pô los usando a religião ea gente não conversa então tem que a mediação e acredita que a mediação na sociedade liberal é política mas não há política do ponto de vista foi o cotidiano marxista mas a política no sentido nobre é de mediação da razão pública e aí essa razão pública é substancial ela é uma razão pública do bem comum ela é constituída por direitos humanos direitos humanos esses que permite o fornecimento manhã que legítima autoridade do estado e
que permitem o florescimento humano individual e social que afecta todo o quadro da filosofia filhos e ano né vamos ver quais seriam no caso em concreto a ameaça específica aqui no item 4 página dois do meu plano da adoção de uma perspectiva secularista liberal para dos direitos humanos fundamentais o direito humano fundamental à liberdade religiosa eo direito humano fundamental à vida e por isso aqui vocês entendem esfera o meu título o desafio pós-moderno a lei natural niilismo secularismo relativismo em relação aos direitos humanos à vida e à liberdade religiosa a chegar na parte prática que
foi o nosso congresso de fato é só pegar porque a minha palestra ela foi pensada talvez com um pouco mais de tempo do que eu tinha e eu fiz questão de fazer alguns comentários sobre a palestra de bono se você breve aqui eu peço de fip perdão se sacrificar um pouco a inteligibilidade do argumento pode ser o fizer o ateísmo eo gabinete seja um radical não devem ser a posição padrão a razão pública ou seja é a tese mas futebol se ano que pode existir até de roseana é a tese de que o secularismo o
magnetismo de caução o padrão normativo da razão do mundo então a gente pressupõe que não há verdade religiosa agente preso porque não há conhecimento moral que não há verdade religiosa que não há verdade moral e que a única verdade o conjunto percebe um bom porque nós temos que ter instituições de barata garantir o direito de me doar inclusive da liberdade religiosa que reconhece na esfera privada mas que a situação política instituição pública tem que ser a cética em relação à região ele já não pode contar na esfera pública o estado tem que ser lá por
definição qualquer confessionalidade do estado qualquer manifestação pública de a de religião do estado é um atentado contra o direito à liberdade religiosa ea laicidade ora isso não tem nada a ver com a nossa cidade isso é lá e sismo a palestra de amanhã do professor elton devem encaminhar-se nesse sentido isso não é uma adoção e neutra do ponto de vista religioso isso é uma noção que se posiciona em relação à não está te está positivo mas agnosticismo agnóstico pelo mesmo porque se houver deus nos termos em que os petistas defendem é claro que ele tem
um impacto moral social político cultural científico e daí foi a minha tem muda ainda pouco as bases metafísica da ciência indicam que a ciência moderna não poderia ter surgido nenhum outro mortal não ser na cristandade leão capítulo é 4 do thomas lurz de junho como a igreja católica curtir a civilização ocidental por que a ciência moderna não surgiu na china porque o estado moderno surgiu na índia porque a igualdade entre homem e mulher não surgiu nenhum outro lugar no mundo nunca nunca nenhuma civilização falou homens e mulheres são iguais nunca aconteceu isso aconteceu com o
protecionismo porque não quer dizer de fato com bom têm razão os que estão tendo defendido a saudar todos nós não defender bem claro argumento político vamos dividir em quatro argumentos o problema da liberdade religiosa primeiro bem comum porque é um bom com um atrás de cada pelo laicismo secular isto porque excluindo esse a esse tipo de argumento liberal secularista aqui 4.2.1 exclui a priori todos os argumentos religiosos da esfera pública sem a análise do seu mérito ou demérito então você quer resultado em que defende o direito à vida enquanto o aborto vocês pensam muito religioso
acabou com um veto total acabou condenada mas se você quer defender o direito ao aborto você dizer que não é uma pessoa humana que não é digna que não é um ser humano que não tinha nacionalidade de origem não tem o direito à vida dizem que provar isso em um chá e não dizer que o número de jk bom né que se não você tem o direito à liberdade de consciência e liberdade de expressão liberdade de informação pensa muita liberdade religiosa especificamente é é é maculado e aí 4.3 o argumento jurídico é o de negação
da especificidade do direito à liberdade religiosa tragando reduzindo echo mas ando a mera liberdade e consciência associação e comunicação de modo que o braille e consequente nesse sentido não precisamos mais prevê direito de liberdade religiosa nas placas constitucionais não podia ser verdade não existe a liberdade religiosa é um tipo de liberdade de associação quando a gente se une para dançar mas pode se unir para jogar pouco eu posso ir pra rezar um terço a nossa senhora que ele acha é um dos muitos muitos erros históricos e imprecisões conceituais é a maternidade divina de maria não
foi no século 6º e muito menos imposta por um papo elogia do primeiro século evidente no primeiro século que desmente entre outras é claro que eu vou te provar por a mais b e ele vai provar por a mais b que está errado ele segue ou vice-versa tiver as provas históricas também mostrar que eu te mostro contrário a gente encontrou evidências de sua história a história é então negação do direito à liberdade religiosa 3 argumento ético é aqui é o perdão é o treino terceiro argumento porque um é uma introdução terceiro argumento 4.4 argumento ético
esse é um dos mais importantes para o filhos o bem humano básico da religião não é apenas um penduricalho estético e ornamental que algumas pessoas sensíveis talvez aquelas miseráveis pobres iludidas enganadas aquelas que não têm assim não tiver a ciência que não foram educadas esperar pelos peronistas é como se não fosse o tipo específico de educação isso não tivesse gerado uma série de malefícios por sua vez são as religiosas não muito pelo contrário a religião fundamento da civilização a religião fundamento toda a civilização não existe sinalização circular a o que não quer dizer que não
haja uma dimensão de secularidade por isso que o debate é de quem aborda essa hipótese como eu fingi é no fundo um bate dois tipos de trecho de região estava presa entre o organismo deu certo que bateria o secularista e é do chinês esse trecho jorge deixa você formata festas religiosas que libera a falar não eu sou neutro eu não sou religioso permita à região na chave individual mas há toda uma pauta toda uma cosmovisão toda uma visão zinho e consequências são conseqüência do tipo de compreensão dos direitos que um progressista iluminista como dawkins o
como fim com o professor do ano até o momento sobre isso o último argumento é o da inteligibilidade cosmológica que eu já adiantei uma negação política pelo menos uma indiferença política à religião certamente o fla que seria o nível é da razão prática e da razão teor por fim no tema já terceiro do nosso ao estado de direito e secularização direito à vida está direito aquele que promove o bem comum pela consecução dos meios humanos básicos que permitem a liberdade racional das pessoas e métodos e formas de cooperação social e pressupõe o direito de eixos
fundamentais entre eles e talvez o mais fundamental porque a condição de possibilidade do gozo dos outros o direito à vida joão paulo 2º papa e santo na tradição católica falava da cultura da morte ou da cultura de morte eu fiz tem um artigo específico sobre secularismo cultura da morte a legalização do aborto a meu ver se insere numa mais explícita é num dos mais explícitos argumentos é que partem de si ateísmo que parte dessa negação no fundo da igualdade fundamental da pessoa humana cuja dignidade não é atribuída por um congresso o supremo federal o congresso
ao supremo tribunal federal o poder executivo de fato segundo robson teria o poder de vida e morte sobre os seus cidadãos mas só se o estado foi um deus eo robinho é um dos principais ateus número rosa primeiro mundo com 120 funda então realizado pelo menos três gols então o estado não tem o direito de vida e morte sobre seus cidadãos muito embora hitler e stalin em pouco o mao tsé tung esse genocidas que mataram cerca de 100 milhões de pessoas pensassem assim porque a vida humana perde toda sua dignidade intrínseca e só passa a
valer com base em alguma função social com base em alguma atualização de alguma característica específica como a é inteligência a moralidade um anencéfalo que é um deficiente físico não tem o direito à vida o micro século que é um deficiente físico não tem direito à vida uma pessoa em estado vegetativo permanente não tem mais o direito à vida e por isso é o da nasa deve ser a conclusão não acha do lado - então a vida que 5.1.1 risco rio a vida se torna um conceito flexível é flexível veja o professor bola falou para o
direito o embrião a pessoa para o direito o indígena que promove o faz o infanticídio estou aqui mata uma criança não cometer um homicídio ou infanticídio indígena é uma prática cultural esse é aquele ser humano que foi sacrificado morto como os astecas e os mais sacrificados são aos milhões as crianças na américa colombiano não tem o direito universal absoluto a vida a lei natural é ea negação dos dados científicos em picos da embriologia porquê porque a embriologia não interessa o mário e amanhã vocês vão ver na dissertação dele foi estudar em biologia foi estudar no
campo da internacionalidade a bioética né então e aqui eu dou o critério absoluto que eu pergunto eu perguntei a uma bola o critério absoluto é exatamente a deus esse é o único critério absoluto que pode existir para fundamentar a ética ea política não existe outro absoluto e aí você apelo para a religião para fundamentar não não pela lei divina porque eu não disse que é o deus com o qual eu converso mais três vezes por dia não disse que é o deus que eu adoro na santíssima eucaristia pelo menos aos domingos no tornozelo isso eu
estou dizendo pela lei natural que esse deus arquiteto cosmológico que fundamenta a razão que ela quer fazer razão prático é único absoluto que a razão pode alcançar a primeira vez a essência da decisão tomada já que ele é o único ser necessário processo existente é únicos e cuja essência existir e aí vem toda a argumentação nacional então 5.3 os sistemas nazistas vão promover gradativamente a degradação da vida aborto ea eutanásia foram claro praticados pelos nazistas porque eu sou nacional-socialismo a vida humana depende do valor que o estado me confira a vida humana e repito do
valor que o estado dê confira se o estado conseguir valor ou manual além disso henry ou e aí sem dúvida é se o estado conseguiria levá lo a mulher ela morre aos trava morreu né não os direitos humanos nessa compreensão natural é idéia de que é um fundamento absoluto e te está a dignidade humana o ser humano edinho por causa de deus o ser humano digno porque sua natureza tem um valor absoluto incomensurável que não vê no seu nome mas que vem de uma fonte transcendente de existências sentido é uma das formas do fim deus
fonte transcendente livre de de existência em sentido ao qual os homens se submetem caso queiram ser racionais caso o caso possam ser racionais e aí que nós afirmam direitos humanos à liberdade religiosa amiga a igualdade a igualdade das mulheres à igualdade das raças e aqui a gente poder tentar normalmente corrigir distorções do mercado de ações da política de choro na religião sem dúvida religião vai ser racista e sexista fay o islã é uma religião o professor em muitos aspectos tem de acabar com joan fazer uma guerra justa contra o islã não mas tente impor lhes
eventualmente politicamente na proteção do direito das mulheres não podem ser agredida na sua dignidade então os problemas da liberdade religiosa agora tem um critério a gente saiba ela te vejo você não pode ferir a genitália de uma mulher você não pode impedir que a mulher processo na região nos dois casos famosos como o caso do booking do da proibição lá exista do uso da burca na frança então com isso concluiu que tem seis havendo muitos mais argumentos por exemplo o utilitarismo hedonismo o do a 'lista ou especismo você tem autores até o show peter singer
que diz que cachorros têm mais valor jurídico e moral do que embriões festas e recém nascidos e que há mais gravidade moral você matar um cachorro do que você matar o embrião feto ou um recém nascido porque eles não são ainda pessoas embora sejam seres humanos mas não são moral e juridicamente pessoas dignas de direito bem 6 caso das vias do bem da religião e suas consequências políticas aqui espera amarrar definitivamente o argumento na física e jurídico político que eu anunciei sendo pontual no meu atraso de mel o secularismo liberal desvaloriza religião embora a alegre
2 o ateísmo totalitário reprime a religião impede a religião e mistura religião do espaço público promove uma ação ativa contra a religião que acabar com a isenção fiscal e acabar com com com os crucifixos nos prédios públicos que acabar com com a manifestação pública da religião assim por diante tá terceiro e aqui meu filho está na europa lá o problema do islamismo é muito gente o teocentrismo fundamentalista islâmico que reprime as outras religiões e nega secularidade nega que e aí vejo esse vocês contou ponto 3 a 1 dos efeitos nocivos da religião da esfera tudo
o que o professor bola disse com um papo legal quente defendendo uma circularidade defendendo uma dimensão secular política social e cultural em que a religião pressupõe a livre adesão teve jeito especial que constitui na busca por deus ou pelo sagrado pelo absoluto de vida tá o cristianismo é o caso do central da religião profs e aqui a gente fecha eu tenho explorado muito isso a marcela que falou ainda porque a minha orientadora de mestrado da pesquisa especificamente isso quando fins não está mais retratando a forma do bem da religião mas ele já está num debate
que é apologético e projetista houve quem perguntasse isso a resposta é afirmativa sim o filho diz o cristianismo é o caso centrado na região eo catolicismo caso sentado o cristianismo isso não quer dizer que não haja outras formas do estado além do time do catolicismo não têm que nos dizer que não ajuda as formas religiosas no cristianismo mas esse é o caso de entrar porque porque ele é a religião cuja não é confirmada pela lei natural é claro que 90% da região vão dizer claro que a lei natural do filho é criado à imagem e
semelhança da sua fé religiosa além de vir sublima racionaliza os relacionados não é racional a razão cultural a ter uma dimensão objetiva e subjetiva por exemplo a igual dignidade da pessoa humana é um dado objetivo absoluto quem disse isso o trecho do livro você sabe isso por causa do cristianismo que eles todos são filhos de deus já não há mais foi em são paulo que diz já não há mais o homem mulher pagam um judeu ou gentil ele acaba com as diferenças sociais um homem mulher judeu gentil o a claro senhor acaba com as diferenças
econômicas políticas e sexuais isso quer dizer que são paulo de estrada betim recomenda ao título uma cortina na altura do meu escravo no último ano estrada uma coisa assim a são paulo os casos trata de uma escada trata de fato há muita experiência escravocratas do cristianismo inclusive aqui no brasil de triste memória o 3d consequências como a linha falou o jogo foi assistido na sua história foi sexista na sua história mas eles a condição da libertação da emancipação humana pelo anúncio veio no campo até dois campos aqui pessoal em três campos aqui é isso que
temos de pensar que o campo metafísico aqui teológico o campo histórico da realização desse princípio metafísico e o campo político e ético dos valores que essas dimensões conferem quando dizendo que a dimensão metafísica do cristianismo de afirmar a igual dignidade da pessoa humana nem porque todos são filhos de deus e não há nenhuma outra tradição a possibilidade afirma igualdade liberdade e fraternidade que são certamente os valores que o iluminismo do bom defende e aí qual é a nossa interpretação é que o iluminismo é um produto da secularização que está hoje raro explica muito bem isso
o que chegou à modernidade secular a política moderna a ciência moderna a cultura moderna como um todo deriva diretamente da matriz axiológico e metafísica do cristianismo o senhor diria é uma outra linguagem de experiência de ordem mas toda a linguagem que foram explica vem da diferenciação de uma linguagem anterior ea diferenciação pode ser uma solicitação uma elucidação do princípio na hora lá nos pode você queira ou a perde vocês conhecem isso eo secularismo conheceria a o cheiro não é causa da religião 6.2.1 2 eu prometo está acabando com as somas meia hora o direito fundamental
à liberdade religiosa que foi debatido aqui com lucas em relação à outra interpretação da tradição católica tomista direito à liberdade religiosa que o filho é defende não só com base na declaração universal dos direitos humanos com base na constituição do estado nacional uma corda mas com a constituição do concílio vaticano 2º é humano e debilitado ele diz esse é um momento que tem valor de razão pública batalha com base no valor religioso da e porque só tem força de lei natural 6.243 respeito reconhecimento da secularidade ou seja teria do fim de não reconhecer qual é
o problema dessa hipótese é que se ela é verdadeira a conclusão lógica necessária isto é o saldo do argumento metafísico para o momento político é uma religião verdadeira nova política deve ser prático mas não é essa conclusão e de fingir que não essa tradição da conclusão que o filho já conhece na própria história da tradição que está lá e aí 6.2.1 quase fora da lei divina a revelação não só a lei natural a lei divina que a revelação como razão pública aberta a racionalidade da lei natural e fundamento dos direitos humanos [Música]
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