E ai amiga Que lindo muito obrigada mas nem precisava E aí agora eu vou ter que comprar um presente para ela também que que eu compro que que será que ela vai gostar meu pai é E que tal se hoje a gente se aprofundasse nas dimensões sociais das trocas o Marcel mauss Ele vai trazer para gente dois questionamentos para a gente entender esse sistema de reciprocidade o primeiro deles é qual é a regra do direito e de interesse que nas sociedades arcaicas faz com que o presente dado seja Obrigatoriamente retribuído e o segundo que força
existe na coisa da da que faz com que o donatário a retribuo o marca o Mozão sociólogo sobrinho e alunos e buscar que tem um trabalho bem interessante é não topologia nesse texto né estar sobre a dádiva ele vai falar sobre os fundamentos da sociabilidade humana o moço ele está estudando as trocas coletivas nas sociedades arcaicas e aí a gente tá os indivíduos trocando mas de coletividade de clãs e tribos e nesses lugares não são Bens Materiais riquezas é trocas que envolvem dinheiro Não Ele está falando aqui de troca é que envolvem o sentimental né
eu vou ter ele uma parte aqui para a gente entender melhor sobre isso esse livro aqui do Celso Castro ele traz alguns textos importantes né alguns antropólogos importantes bem conhecidos assim na propor logia clássica e aí tem uma parte exclusivíssima download aqui e eu vou ler para a gente entender melhor tá fica Shine aqui ó e é demais o que eles trocam não são exclusivamente bens e riquezas bens móveis e imóveis coisas do úteis economicamente são antes de tudo amabilidades banquetes ritos serviços militares mulheres crianças danças festas feiras dos quais o mercado é apenas um
dos momentos e nos quais a circulação de riquezas não passa de um dos termos de um contrato bem mais geral e bem mais permanente então a gente tá falando aqui de um sistema de prestações e contraprestações né então trocas de presentes de dádivas regalos de forma obrigatória mas o que que dar o sentido dessa obrigatoriedade a gente vai entender mais aqui para frente eu resolvi trazer dois exemplos um deles é o que acontece a Polinésia consta Moana existe uma troca e existe é um sistema de prestações totais O quê que significa isso significa que tudo
está envolvido nessa troca religião dança o alimento casamento mulheres vão pensar aqui o alimento uma banana que eu dou não é somente uma banana o que importa é o tá indo com a banana que é o álcool o espírito da coisa dada uau Ele carrega uma parte da pessoa que está doando e aí como eu já falei que a gente não está falando de pessoas individuais e sim pessoas Moraes né que são os clãs e as tribos saindo com aquele presente com aquela dádiva uma parte da coletividade já no Noroeste americano vai existir um sistema
o totais um pouco mais diferente que é um sistema de prestações totais do tipo agonístico o que significa isso vai vestir né esse essa obrigatoriedade no da receber e retribue só que vai existir Algo Além disso e vai existir uma espécie de rivalidade onde o poder é a chefia dessas dessas organizações sociais vão tá em disputa né a honra Então vai ter uma espécie de e hierarquia E essas tribos vão estar disputando para atingir o lugar mais alto dentro de suas comunidades E aí no decorrer do texto o moço vai chamar atenção e a gente
pode estar pensando isso agora é que nem tudo nem todas as trocas vão envolver o dinheiro né E aí pensando na sociedade mercado é numa lógica utilitarista não existe o dinheiro a moeda Então existe o contrato na coletividade as provas não envolvem é os bens materiais pensando nas sociedades ocidentais o dinheiro a moeda vai estar presente com o marcador dessa troca nessa sociedade você dá o presente e a pessoa ela não retorna outro presente Se você dá o presente para outra coletividade e aí esse presente é repassado ao terceiro e ele vai circular dentro daquele
circo até chegar a você novamente em forma de outro presente né E é assim que esse ao que eu falei é no início que é o espírito da coisa dada ele retorna para o dono E aí se você recusa essa dádiva É como se você tivesse declarando guerra dentro dessas sociedades arcaicas e a sensação que eu falei logo no início do vídeo é bem real né quando a gente ganha um presente vem logo uma sensação moral que a gente tem que retribuir de alguma forma no entanto não é o bem material que é o mais
importante nesta troca é o que significa aquilo a pessoa lembrou de você ela quer reforçar os laços que mantêm e essa união essa amizade o retribuir tá ligado a fonte de riqueza que fica naquela comunidade e em palavras que traduz esse fenômeno é humana humana essa fonte essa riqueza que fica com clã com a tribo Uau que é o espírito da coisa dada vai mais humana fica e quem não retribui perde e semana e aquela coletividade corre o risco de ser amaldiçoada não tem abundância Enfim gente argumentação do Morros é importante para pensar né o
contexto que ele está inserido quando ele está realizando esse trabalho né onde ele vai buscar entender através desse sociedades arcaicas o princípio do direito contratual o sistema de trocas Principalmente as trocas econômicas e também ajuda a gente o que o próprio mercado ele tá recheado de ritos de trocas de símbolos que a gente às vezes não percebe E aí vem antropologia para ajudar a gente entender esse Fi esses fenômenos e não só a instituição Econômica mas a jurídica a moral a religiosa então gente eu espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco do trabalho
do Marcel mauss né ensaio sobre a dádiva depois que eu li me aprofundei nesses estudos eu comecei a olhar as trocas de uma forma diferente e se vocês gostarem eu posso trazer mais dá um trocou logia clássica contemporânea do futuro é isso gente não se esqueça ele se inscrever no canal ativar o Sininho tão quase bateu 100 inscritos vamos ajudar aí aí youtuber pedinte mesmo pé o mesmo se você gostou desse vídeo você curte compartilha e comenta aqui que que você achou mais interessante tá tchau