Indústria Cultural: Arte e Cultura em Benjamin, Adorno e Horkheimer

3.24k views1590 WordsCopy TextShare
Prof. Marcell Santhiago
Nesta aula abordamos sobre como Walter Benjamin entendia a realidade das obras artísticas e qual seu...
Video Transcript:
e fala pessoal que o professor mais ó santiago e hoje vou falar um pouco sobre cultura para vocês mais um ponto de vista de três filósofos muito interessante que são walter benjamin max horkheimer e theodor adorno e e esses três filósofos anunciados no início do vídeo eles viveram no século 20 e eles possuem uma visão muito próximas uma da outra tendo em vista que todos eles olhavam para o tentando chegar ela na sua totalidade o primeiro filósofo que eu gostaria de abordar aqui é o ilustre walter benjamin ele nasceu em 1892 e faleceu em 1940
ele nasceu na alemanha mas ele era descendente de uma família judia até no judeu walter benjamin teve que fugir do sistema totalitário implantado na alemanha por lhe ter conhecido nazismo walter benjamin além de filósofo também foi sociólogo e literário sua grande análise foi sobre a obra de arte e walter benjamin vai dizer que as obras de artes possui uma certa espécie de aura oferta de espectro aí em volta dela né essa impressão essa aura existe nas obras de ar e foram colocadas pelos artistas que as produziram então ele vai dizer que esta aura essa certa
atmosfera s7 specs o que está ligado aí as obras de arte parece aqui mantém de certa forma uma atmosfera sempre ligada à religiosidade ea aristocracia walter benjamin vai dizer em sua visão é necessário que as obras de artes sejam democratizados e para essa democratização acontecer era necessário quebrar com essa atmosfera religiosa aristocrática ou seja walter benjamin vai dizer que a partir do momento em que a humanidade começar a quebrar com essa atmosfera desligar a obra de arte a somente uma calça social a ligar obra de arte a somente a uma questão que a questão da
religiosidade nós então consequentemente atingiremos uma certa democratização no acesso à cultura no acesso às obras de arte oi tudo de volta diz-me entretanto ele reconhecia que existia um grande empecilho nessa democratização que era justamente o capitalismo ele percebia que o capitalismo era um grande entrave a grande barreira para que as obras de arte se tornasse de fato algo com acesso mais democrático e justamente sobre esses problemas que o capitalismo vai trazer a partir da exploração da obra de arte é que surgem mais dois grandes filósofos que é teodor adorno e max horkheimer todos os também
são representantes da escola de frankfurt lá na alemanha até o dor a dor que nasceu em 1903 e faleceu em 1969 matching uma carne que nascer 1895 e faleceu em vê-lo 173 os dois juntos fizeram então uma grande análise sobre os impactos do capitalismo sobre a cultura a esta hora eles cunharam o famoso termo indústria cultural afirmando que agora o capitalismo estava explorando a cultura ea cultura então tinha perdido toda a sua originalidade e tinha passado a ser um mero produto de venda o melhor produto a ser explorado e comercializado dentro de sua obra teoria
crítica eles vão fazer uma análise da obra de arte dizendo que agora ela se tornam meros produtos culturais e precisam que quando eles falam produto eles estão fazendo realmente reforçaram a noção de que a cultura a obra de arte ela se torna um mero produto de consumo e nada mais ele serve afirmando que ela não se democratizou com o capitalismo assim como queria walter benjamin pelo contrário ela se massificou e por cima se ficar ser produzir em grande escala elas pode agora com a sua proposta reflexiva a obra de arte agora e mais o intuito
de fazer com quem admire ou quem que é consuma que tem aí uma reflexão para além da sua própria realidade e agora obra de arte ela não tem mais esse intuito de fazer as pessoas refletirem sobre suas vidas sempre tire sobre vários conceitos né agora obra de arte na verdade ela só mente se torna um produto de consumo ea justamente por se tornar um objeto de consumo que eles vão dizer que a arte passou a ser uma espécie de artes sonhos ou seja agora a finalidade da arte é alienar as pessoas deixar elas separadas da
realidade e fazer com que as pessoas cada vez mais tenham a necessidade de consumir os produtos culturais os bens culturais ou a arte tá certo então ela se torna um belo produto de consumo causando nas pessoas uma certa dependência e portanto nesse eu peço de causar dependência nesse processo de fazer com que as pessoas sejam alienadas a obra de arte perde a sua autenticidade ou seja ela não tem mais autenticidade do artista que a produziu ela não tem mais a finalidade de fazer com que as pessoas sejam provocadas a refletirem sobre a vida delas sobre
o mundo sobre conceitos sobre por exemplo como beleza sobre o medo não a obra de arte agora se tornou um mero produto a ser consumido eles ainda afirmam que a transformação da cultura em produtos culturais modo nas pessoas um certo gosto padronizado instigam as pessoas o consumo de produtos de baixíssima qualidade eles dizem que esses produtos que são gerados essa cultura que é gerado pela indústria cultural na verdade o intuito dela é desde estimular a sensibilidade anular as diferenças culturais e padronizar eu estou falarmos por alguns instantes e percebemos a realidade nós vamos ver que
esse pensamento tem muito sentido tendo em vista que hoje quem é que dita o que vai ser consumido pela sociedade é a indústria ela que vai dizer para nós faz são as tendências o que está em moda o que não está em moda mais ela que vai dizer quais são as produtos musicais que estão explorando no mercado quais são os melhores é a indústria cultural que propõe para nós aquilo que nós devemos consumir ou seja ela que molda o padrão de gosto da sociedade é essa indústria que desiste mula a sensibilidade das pessoas e simplesmente
o consumo dos produtos que eles produzirem essa mesma indústria que a lula as diferenças culturais não importa se você tem as suas próprias características culturais e o outro grupo tenha outras características o mais importante é que agora eu imponho sobre os dois é um tipo de mercadoria um tipo de bem cultural e eu estou produzindo que eu acho adequado produzir para a sociedade e todas as duas tem que consumir esse produto ou seja eu anulei como indústria cultural o produto a ser consumido pela sociedade como consequência desse processo a indústria cultural faz o quê qual
a obra de arte faz o que com a cultura faz uma barra realização da obra de arte e também faz uma descaracterização ou seja ela não é mais reflexiva ela só é agora um produto a ser consumido e agora ela passa a ser um sinônimo de status social e prestígio político e também o certo meio de controle cultural sobre a sociedade haja vista que a indústria vai controlar a sociedade culturalmente falando porque ela que vai ditar o que será produzido e o que será consumido pela sociedade e se a gente se perguntar se quais são
os a classificação das obras de arte a gente poderia elencar alguns primeiro obra de arte lá perde a sua expressividade ela se torna só um mero objeto para ser reproduzido e repetir ou seja ela não é mais uma expressão do artista ela só é uma mera reprodução de máquina para ganhar muito dinheiro em quantas cópias eu consegui fazer e consegui colocar no mercado para vender uma outra característica que a obra de arte vai perder é justamente de que ela não será mais fruto de um trabalho de criação mas e sim ela vai ser um fruto
de trabalho para o consumo ou seja agora o artista ele não para para criar algo para justamente se expressar para ser admirado ele não cria justamente porque ele possui uma inspiração ou porque ele quer produzir com aquela obra de arte uma reflexão na sociedade não ele vai criar visando justamente o consumo da sociedade o fumo em larga escala a terceira característica perdida pela obra de arte nesse processo de uma aplicação é justamente da experimentação do novo porque o artista ao criar algo ele vai sempre buscar seguir as tendências de consagração da moda uma vez que
algumas coisas que já foram muito consumidas algumas coisas que já foram muito consagradas serão então a fonte de inspiração para que ele cria alguma coisa ou seja ele não vai criar algo novo mas ele vai criar talvez versões aprimoradas daquilo que já foi consagrado no mundo da moda ou daquilo que já foi consagrado pelo consumo excessivo das pessoas a quarta característica perdida por esse processo é a de durabilidade as obras de arte não se torna mais duradoura elas são efêmeras são passageiras os objetos de consumo hoje o consumo elas amanhã não quero as consumir vão
consumir um outro produto por esta razão elas não são a obra de arte durador mas sim passageiras efêmeras a quinta característica perdida diz respeito a finalidade da arte a arte agora ela não tem essa pretensão de me auxiliar no descobrimento da verdade no alcance da verdade o desenho andamento da realidade a obra de arte agora ela assume o papel de dissimulação da verdade falsificadora da realidade uma vez que a publicidade a propaganda é que mostram geralmente qual é a finalidade da arte consumir para hipoteticamente sermos
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com