🎥 Documentário - História do audiovisual no Brasil

4.55k views3659 WordsCopy TextShare
Rádio e TV Justiça
Uma história que começou a ser contada em 1891, com a criação do cinetoscópio, um visor individual q...
Video Transcript:
a silhueta de homens que carregam tripé câmera de Claquete que o centro a lente de uma câmera preta o abrir e fechar de uma câmera fotografar o centro câmera de cinema com dois pontos a 5 abaixo história do audiovisual II [Música] a animação homemcasa tiro com arco e flecha queria que tudo começou com os homens das cavernas a história do audiovisual tá ligado e efetivamente desde o momento do Júnior do plano começou a produzir imagens por exemplo as pinturas rupestres ela só uma só uma forma de manter imagem né de manter a visualização e efetivamente
isso também é uma forma de comunicação comunicação que começou a ganhar a vida com a criação do cinetoscópio em 1891 o meio de um visor individual era possível ver imagens em movimento uma pequena tira de filme exibida repetidamente quatro anos depois os irmãos Lumiére apresentaram ao mundo por cinematógrafo uma máquina manivela que permitia captar as imagens revelar o filme e depois projetavam em uma tela nasceu assim o cinema em sua primeira fase não tinha som era chamado a cena de briga em preto e branco a partir aí é do final do século 19 e no
início do século 20 e se tornou uma grande febre que gerou a produção das Películas do cinema Então é isso aí é o nosso grande forte e é claro que a medida que cada grupo social e ele foi se apropriando e do uso dessa tecnologia ela foi dando destaque também a forma diferenciada de trabalhar com ela a ponto de gerar o desenvolvimento do que nós chamamos de audiovisual imagem ganhou um som de origem ao audiovisual nome que vem de duas palavras em latim ao direito ouvisse vidre ver e896 a exibição de uma série de filmes
de curta-metragem no Rio de Janeiro marca a chegada do cinema Brasil dois anos depois foram feitas as primeiras gravações da Baía de Guanabara 1927 lançamento do primeiro filme falado produzido em larga escala e pecinha e o 900 o coração da comédia a primeira companhia cinematográfica no Brasil 1935 as películas do cinema passou a ter uma paleta de cores formada por três camadas desde planeta em si lá Meirelles diretora de eventos equipamento então Eram poucas as pessoas que tinham um equipamento que chamava ou tem rio que era um sistema de rolo e a Vilma as pessoas
se reuniram para fazer vídeo né é o início dos coletivos audiovisual no Brasil você faz hoje existia antigamente era um ano você trabalhava com isso e para você fazer o copião do filme do amor dela Lopes só depois ela fosse boa Vitória diante de Deus fazer a própria colocar o som sabe é um trabalho engenhoso toda informação filmada era cinema então ela nunca tava no imediato ela já precisava ser revelada ser copiada já podia ser vista então aí você já tem uma respiração né você a velocidade da informação que era mais controlar Elas têm notícias
da Guerra tô falando coisas antes de mim né que notícias da guerra na as pessoas e um cinema para ver notícias de imagens da Guerra a imagem tem sido filmado um mês antes eles devem a já tinha acabado de futebol no canal sem Deus que de me amar é o canal senha incrível as pessoas levantando futebol no cinema e era passante mas você viu o jogo de Flamengo e Vasco o que aconteceu um mês antes mas era maravilhoso ver os dois no cinema cinema tem um charme especial né que é o carro do salão até
o cerne se vestia se arrumava é claro que o pulo do cinema para chegar na sequência foi a grande revolução que a gente vai ter nos anos 50 nós vamos ter aqui no Brasil a chegada aí e da televisão então Capobianco ele ia TV Tupi ir junto com o outro que tava em torno que isso fosse só foi uma tremenda revolução essa de 1950 Assis Chateaubriand proprietário dos Diários Associados fundamento a primeira emissora brasileira a televisão começa ao vivo tudo é o Vivo é eu propaganda propaganda começou o programa saiu programa correndo em outra propaganda
linda os problemas porque não tinha ouvido eu sei que não tinha essa possibilidade de gravar esse exibida depois eu aprendi a mexer com algo que realmente sobre entrei na TV Tupi e 66 uma coisa muito importante da história da televisão brasileira do cara que realmente em inaugurou a TV que o Assis Chateaubriand começou a ali eu comecei a desenvolver um grande trabalho na área de cinema na hora de preservação Já comecei a pensar na preservação naquele momento que eu entrei na hora de cinema mexer com o audiovisual a programação Claro era preto e branco né
o fizeram saves mas efetivamente foi uma revolução do ponto de vista comunicacional e e Eu recordo dos meus pais e avós falando isso somente da experiência e era e assistir à televisão na casa do vizinho que às vezes era uma televisão e para uma vizinhança inteira e as pessoas se apinhavam na janela do lado que fora para ver imagem da televisão então era um evento social importante a chegada da televisão senão eu tô de homem ele aparece com plaqueta normal da chegada do homem à lua dos Americanos né que pousaram na lua e deixaram lá
uma marca de uma bota na areia da lua é aquilo foi transmitido todo mundo parado no planeta Terra sentindo uma aterrissagem de astronautas na Armando Sampaio os assinantes e aquilo Espetacular para mim o evento mais marcante da televisão a chegada da TV a cores com o Bem Amado não só por ser uma novela é incrível retrata a situação política brasileira e é tão atual Mas também de autoria de Dias Gomes né é o meu preferido é o que carregava todo dia da tupia Janeiro as novelas na mão eu vou dar uma inscrito gravar a novela
e 5 horas da tarde pegava uma perua e me levava aeroporto chegava no Rio 6:30 a novela entrar basquete E aí passou o capítulo para brigar comigo por que que que eu não vi mais seu até de novo de gravar 5 horas não deu certo mandar Porque ele já estava cansado de avião e final 59 aprender Continental e a primeira utilizar videoclipe no Brasil é há décadas de 1960/1970 Mas eu vejo as coisinhas de 8 e 16mm eu ganhei presente Principalmente nos Estados Unidos na Europa com isso pois caseiros no amador e se popularizaram ela
usar uma ficando 16 que depois que rodava é de corda depois que rodaram ser ajudar a gente Abrir a câmera no escuro virava o filme e gravar o outro lado depois de revelado preto e branco é claro o filme Era cortado no meio quem mandava as duas pontas assim que eu comecei começa no cinema com Super 8 Super 8 é cinema película e é que precisava ser revelada para ser copiada ou minha reversível e tenha copiado semana mas ela tá ali clã na câmera bem rápido porque é pequena o que era feita para registros familiares
quando que se criou o super-8 foi criado nesse primeiro semestre não existe no dia família de coisas assim mas os pertences cineastas do mundo inteiro pegaram que ela tecnologia e filmaram coisas negativas e essa coisa de cooperação né as pessoas trabalhavam juntos em função de um único equipamento e surgiram trabalhos muito interessantes porque naquela época não tinha edição Então você tinha que ter uma ideia muito bacana a conversar sobre ideia ligar a câmera que tá na frente da cama e alguma coisa acontecer daquela ideia então às vezes virava um vídeo e às vezes virava nada
porque você não conseguir resolver aquilo sem fortes era plano continua a plano real então um vídeo às vezes demorava 5 em três minutos mas era uma ação contínua que tava acontecendo porque isso década de 70 só nos Estados Unidos existia ilha de edição né comecei a ditado projetor 16mm José Maria comerciais era 50 entrada de 50 minutos que as papelzinho grande tava tudo cortado no meio do filme abrir o espaço vai entrar o comercial mas ele tava no viola viola é uma engenharia só na década de 80 que democratizou os equipamentos e daí sim o
Brasil entrou com tudo no universo audiovisual na década de 70 era só os artistas plásticos que tinham dinheiro para comprar mas não tinha dinheiro para comprar as fitas então ele um probleminha se você ficava gravando em cima muito material áudio visual daquela época foi perdido as pessoas foram gravando em cima das fitas você não podia porque custava caríssimo e você tinha que nos Estados Unidos o Japão comprar fita todos passaram tem uma câmera na mão todos passaram a ser uma possibilidade de editar imediatamente todos passaram a ter a possibilidade de fazer uma transmissão ao vivo
Então é isso na verdade ou o que permite isso E aí Aqui são 100 anos de cinema e mais uns 60 de televisão principalmente no Brasil não da televisão cresceu tanto na segunda então se lugares e tudo eu acho que importa se a televisão no Brasil ela no processo de formação do brasileiro da Educação do brasileiro e aí junto com isso a educação audiovisual que é o modelo que é por em geral de Souza Júnior Professor direito fazendo pensando como uma função social que ele deve cumprir né alguns critérios importantes que não podem ser negligenciados
quando econômico Tente se apropriar é do financiamento e dos ganhos decorrentes da produção é a de caráter negocial né então lá na Constituição ou essas características estão dadas tendo como pressuposto sempre e os meios de comunicação são uma estratégia Educadora dá trabalho tem um equipamento tem uma equipe tem um organismo próprio Tem uma trilha sonora que você atende post tu ir junto com o que você vai mostrar então tudo é muito artesanal que eu faço para o teu trabalhar com videoarte e você transgredir com um olhar bom e é você buscar logo os caminhos para
o seu olhar para suas sonoridades abrir um pouco a uma janela nova para as pessoas né aquele ato assim que você fazer com os dedos né de enquadrar os efetivamente está sempre fazendo é verdade ligação corte qualquer recorte ele e vá direcionado por uma série de desejos de ideias e possibilidades de políticas de pretensões então todo documentário por mais que ele tente retratar a realidade ele é sempre uma recorte daquele momento que isso é um legal do ponto de vista produtivo e do ponto de vista da criação de conteúdos e de conhecimento e nós podemos
olhar para o documentário como uma possibilitar que registrar o momento tá momento a história Residência Dos Sofrimentos e angústias a criação bom e até as contradições que nós eu acho que você nem minha Matriz né eu dormi tava muito começa a passagem dele ver na minha assinatura quando a gente falava assim cinema aí para lavar audivisual Rua brincava assim então você vai fechar uma rua e você pediu que você vai fechar uma rua que você tá fazer uma hora de visual ninguém vai ser chave duas mas eu sei falar que tá fazendo no cinema que
vai fazer um filme de cinema ele tem certo charme não tem um peso e certeza inaugural da da construção da narrativa não é narrativa visual do cinema trouxe na nossa cultura do século 20 toda um século cinematográfico 970 a Copa do Mundo no México transmitir a força e observe receber a respeito a primeira transmissão oficial climáticas a Festa da Uva de uma grande do Sul o colorido ela foi introduzida no mercado e necessitava fermentar comunicação de massa de outra forma e com isso nós vamos ser e eventos que ganhar o decreto regulamentar a aplicação especial
de literatura a última refeição mais do que consumir conteúdo passou a ser possível escolher o que assistir por meio das TVs por assinatura eu para conduzir não é Por conseguinte é canal de televisão vai valer cada vez menos porque você ajudar a forma de chegar a programação até o seu consumidor final vai se multiplicar como se multiplicou então em compensação o que que passa a ter valor o conteúdo que eu posso diferenciar Belo Horizonte foi a primeira capital brasileira a ter uma concessão de TV e as pessoas que nem acreditavam muito passar fórmula deu certo
isso não vai dar certo ninguém nunca fez isso essa esse foi essa foi né uma das maiores dificuldades que eu nem vi na época eu não tinha argumentos de empresário que não empresário eu sentia que aquilo tinha de ser feito e sentia que aquilo podia dar um dinheiro também a linha era vendida para ser instalada seis meses depois é um cidadão comprar Marinho EA guardava seis meses para ter TV a cabo em casa hoje você desliga a televisão em todos os não apenas de política de Economia age arte de tudo você tem acesso a tudo
do Esporte e Tá bom o que que se você tem acesso a tudo no mundo inteiro hoje você tem isso não só pela TV a capa você também tem computador você tem internet que na época não tinha um e além das TVs por assinatura outro fenômeno do audiovisual foram as locadoras de filmes tinha nem computador então era com fitinha E aí é lá era só VHS aí ele 95/90 final de 94 95 que começou a chegar o DVD aí com o tempo foi aumentando né o a quantidade de vdd diminuindo VHS até que depois não
tinha mais o VHS ficou só DVD e mais para o final foi o blu-ray meu acervo eu acho que chegou em torno de umas 25 mil fitas eu chegava alugar por mês 20 mil filmes fazer 20 mil locações o sucesso da locadora chamava a atenção das grandes distribuidoras de filmes eram uma relação bem próxima Ah é Então as empresas né A Hora da Fox a Disney eles tinham representantes que nos visitavam mensalmente nos traziam fitas para gente assistir os filmes antecipadamente para gente ver é quantas a gente ia comprar então meu trabalho como empresária além
de administrar o negócio era assistir os filmes e é saber quantas cópias eu tinha que comprar de cada para atender o meu público na saudade mas é uma evolução natural né Inclusive tem gente que me pergunta né O que foi que o que você acha que acabou com as vídeo locadoras foi a pirataria eu falo não foi a pirataria porque muitos clientes é mesmo tendo acesso a pirataria preferiam alugar um DVD original né Na minha opinião e acabou com aquele de locadoras foi o download a rapidez e download porque aí ficou fácil que porque nem
as TVs a cabo elas faziam frente as vídeo locadoras que as TVs a cabo Elas não tinham o acervo que a minha vídeo locadora tinha uma proposta de possibilitar a publicação de vídeos na internet de forma simples e modifica a forma de pensar e fazer o pessoal o grande pulo efetivamente se a gente pensar no campo do desenvolvimento nós vamos ter com a chegada da internet e a criação do primeiro canal público gráfico duplo e se apropriaram dessa forma em 2005 que a gente vai ter a criação do YouTube né que começa a gratuito sem
muita resistência sem muita dificuldade de você colocar você tinha espaço tinha ferramentas e tinha instrumentos e isso por si só também foi uma certa evolução foi uma certa transformação que levou as pessoas a criarem seus vídeos e gerar em tendências mundiais a ponte de nós hoje entendemos que de fato a velha TV a velha TV que nós estamos antes como programações fechadas já não agrada toda a população de 1.007 começa a mudança do sinal analógico da TV para o digital e a transformação do do analógico José Maria Lopes relações públicas do Museu da Imagem e
do Som São Paulo é você pegar uma fita com a duplex que tá lá guardada 70 80 anos né E você coloca numa uma fitinha bem não pegar aqui ou você coloca uma fita da cama sabe-se digitaliza sabe recuperar ela de uma maneira limpa ela trabalho né muito demorado mas é essa evolução é muito foi muito grande para mim foi muito bacana então começa a pelos equipamentos era as mudanças no universo audiovisual se Tainá lógico e para o digitar depois tem tudo uma questão do próprio equipamento você sai do VHS você vai para o raio
leite do Hight você vai para uma câmera um pouco melhor de cartão né você sai do Matic e pai para aperta né então já é também uma transformação depois começa há diferenças de temáticas né matemática Essas são bem diferentes da década de 80 da década de 90 e já começa a ter uma hibridização né as coisas você entra no digital então você pode misturar formar os você pode misturar um Super 8 até qo uma uma câmera digital sobre fotografia um barateamento da palavra técnica e tecnológica digitais na atividade é de manipulação de mais do do
audiovisual Deixa de ser uma uma uma atividade maior determinado segmento da sucesso fácil na sociedade e passa a ser mais democrática né e em Muitas comunidades tem o tem seus núcleos né Tem gente que passa diretores de cinema as pessoas que escreve atores atrizes pessoal da técnica né de cooperação técnica então eu geralmente a gente tem a identificar ou no bairro nas proximidades esses esses produtores né de filmes independente divulgar a produção e democratizar o acesso aos filmes assim surgiu o cinemão de uma estrutura de cinema móvel né é uma tela de dimensões de cinema
com estrutura de de som potente tudo mais para que a gente faz ocupação de espaços públicos e populares com as estrutura para projetar filmes nacionais é esse projeto Surgiu uma espécie de um ato político no momento que a cidade do Rio de Janeiro passava por uma transformação através de da ocupação bélica dos territórios das favela em quais conhecidas o PP e para contrapor a esse modelo de ocupação bélica do Estado a gente conta O Operário da indústria audiovisual pensou no projeto cinemão né Caveirão cinemão e adaptamos um carro então ele esperou a sistema de mobilidade
e tem um impacto muito grande nessa nas comunidades e boa parte da da população das Comunidades assim dificilmente acessa essas salas de cinema né sobretudo também os filmes nacionais né que ficam restritos a um circuito muito específico né dos festivais dos canais de televisão é de assinatura então a gente consegue ser essa janela do cinema brasileiro nesses territórios né além desse uma janela de difusão do audiovisual a nós também produzimos Filmes né É nós ficamos assim produção do cinemão são seis pontas há dois meses e dois longas-metragens inclusive um deles uma coprodução internacional com 11
países e o outro que nós corremos ao prêmio Petrobras cultural na mostra de cinema de São Paulo em 2018 então timidamente é esse é um modelo de que eu chamo de indústria popular do cinema porque a gente atua acaba atuando também nas três etapas da cadeia produtiva do cinema vinheta silhueta de homem ele aparece com a kath não me lembro da cena final da novela Fogo sobre Terra jornalista que uma das personagens ela faz um gesto político ela mora numa região que vai ser inundada pelas águas de uma represa que está em construção e ela
se recusa a abandonar o local e eu tô fazendo dela se levantar e sair correndo mas ela fica lá e ela morre eu não podia ainda entender a dimensão política daquele gesto de resistência ela tá com essa Man MP3 e quem foi que eu fiz a televisão o nosso lido weston cena né E foi teve aquela morte tão estúpida e aquele foi filmado com tanto detalhe só a televisão mesmo para mostrar a estrutura né Para mim é uma janela atingiu oportunidades Laura Maria Rodrigues empresária que você conhece lugares né maravilhosa eu adoro viajar então é
quando eu vejo um filme num determinado lugar e aí depois eu tenho oportunidade naquele lugar então parece que eu já já estive lá então estou revivendo aquilo né é onde você aprende história também né você fica conhecendo outras culturas bom então o filme ele é uma aula mesmo a gente tem que valorizar mais o vídeo como obra de arte como uma coisa Educacional nós temos no mundo das imagens e dos sons então é muito importante as pessoas terem aonde pesquisar o que já foi feito Quais são os artistas ele interessam dentro do seu perfil Então
eu acho que é muito importante você valorizar sim a história do audiovisual no mundo das imagens de do som história que continua a ser contada no próximo documentário geração audiovisual promessas são diversas É no sentido de que a velocidade tecnológica revolução que tá acontecendo vai gerar novas linguagens e novos novas formas de interagir com é uma comunicação e com a informação que é produzida pelas pública créditos finais direção Geral do campus produção Bárbara de Alencar Luciane Mattos fator Extra roteiro e edição Flávia médica assistência de produção na vida de artificial de imagens plantão Francisco próximos
passos que se técnica do Alison da realização de outro da base direção de arte se acha o único pelo organismo Leonardo o nosso fundador de programação aos vássia Quando o técnico Fábio viesse duplo de produção do programa sua personalidade supervisão coordenadoria de gestão da TV e rádio Justiça Secretaria de comunicação social STF realização TV Justiça indianos
Related Videos
Breve História do Cinema Brasileiro | Rita Von Hunty
27:08
Breve História do Cinema Brasileiro | Rita...
Canal Brasil
66,373 views
🎥 Documentário - “O que é Justiça”
25:15
🎥 Documentário - “O que é Justiça”
Rádio e TV Justiça
5,704 views
Curso de História da Canção Popular Brasileira | 1º módulo
41:27
Curso de História da Canção Popular Brasil...
Minas Tênis Clube
6,742 views
🎥 Documentário - Participação feminina na política
29:18
🎥 Documentário - Participação feminina na...
Rádio e TV Justiça
16,813 views
O que é AUDIOVISUAL?
18:09
O que é AUDIOVISUAL?
brainstorm.academy
24,328 views
🎥 Documentário - Imigrantes Parte 1: A formação do Brasil
27:40
🎥 Documentário - Imigrantes Parte 1: A fo...
Rádio e TV Justiça
16,178 views
A História do Cinema | Nerdologia
10:41
A História do Cinema | Nerdologia
Nerdologia
279,877 views
🎥 Documentário - 34 anos da Constituição Federal
26:28
🎥 Documentário - 34 anos da Constituição ...
Rádio e TV Justiça
4,875 views
🎥 Documentário - Lixo Estrutural
25:40
🎥 Documentário - Lixo Estrutural
Rádio e TV Justiça
29,072 views
📺 JJ – Jornal da Justiça de 3 de setembro de 2024
44:45
📺 JJ – Jornal da Justiça de 3 de setembro...
Rádio e TV Justiça
180 views
The history of the radio! History of Technology
16:15
The history of the radio! History of Techn...
TecMundo
131,852 views
🎥 Documentário - Formas de incentivar a cultura no Brasil
25:29
🎥 Documentário - Formas de incentivar a c...
Rádio e TV Justiça
5,902 views
Um pouco sobre a história do cinema
14:01
Um pouco sobre a história do cinema
AvMakers
5,738 views
🎥 Documentário - Cem anos da Semana de Arte
25:43
🎥 Documentário - Cem anos da Semana de Arte
Rádio e TV Justiça
16,482 views
🎥 Documentário - Mercado de carbono
27:09
🎥 Documentário - Mercado de carbono
Rádio e TV Justiça
9,469 views
Uma conversa sobre documentários - Formatos, linguagens e estilos
11:27
Uma conversa sobre documentários - Formato...
Multicultura
50,276 views
🎥 Documentário - Profissões do passado e do futuro
25:51
🎥 Documentário - Profissões do passado e ...
Rádio e TV Justiça
15,558 views
Mundo Audiovisual: História do Cinema Brasileiro | Sicav
2:00:41
Mundo Audiovisual: História do Cinema Bras...
Firjan SENAI
498 views
COMO FUNCIONA O MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO
10:11
COMO FUNCIONA O MERCADO AUDIOVISUAL BRASIL...
Narratologia
14,803 views
🎥 Documentário - Educação financeira
26:40
🎥 Documentário - Educação financeira
Rádio e TV Justiça
18,620 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com