boa noite boa noite boa noite seja bem-vinda mais uma aula do nosso curso de história da filosofia aqui do inef meu nome é Vitor Lima e hoje nós falaremos sobre chopp our eu sei que essa hora estava sendo esperada em demasia Eu sei que você está adorando É a expectativa em torno dessa aula e vamos nessa vamos nessa vamos nessa vamos fazer o tradicional as tradicionais apresentações a tradicional chamada Aqui ó eu sei que você já começaram falando mas falam qual o nome de vocês falem de onde vocês vem e qual o número de aulas
que vocês Já assistiram até agora nós estamos nova 24 mas talvez essa seja a sua primeira aula a sua segunda aula só terceira sua 19ª coloque aí que eu quero saber quem é você e quanto tempo você está conosco deixa eu compartilhar aqui com você conversar Nossa itinerário uma sentinela no dia de hoje será o seguinte vamos lá a gente vai falar aqui ó sobre Osho o e em três momentos primeiro deles Zé eu quero que vocês identifiquem o porquê da principal obra do shopping Hauer chamada o mundo como vontade e representação Então as duas
primeiras partes serão porque ele fala sobre representação E por que ele fala sobre vontade Então você tem que ser aqui sabendo disso para ir além da superficialidade do que o seu penal e diz é muito muito essencial e no final a gente vai falar sobre as alternativas schopenhauer para essa vontade incessante que faz parte da vida não só humana mas da vida cósmica a gente vai falar sobre a concepção dele de dor libertação em Redenção EA possibilidade que todo ser humano tem de se redimir certo esse aqui não assistindo horário e vamos fazer o seguinte
eu quero que você se lembra de uma coisa hoje é o último dia das inscrições para nossa primeira turma o curso online pensando bem um guia para entender e ser entendido é um curso de pensamento crítico que nós estamos fazendo aqui no inef cujo cujo link está aqui agora no chat coloquei para vocês a gente vai fechar o nosso Nossa possibilidade de fazer parte da turma hoje à meia-noite Então você tem até hoje para decidir entrar nessa primeira turma que a turma Jurema para quem não sabe qual é a justificativa a vão perdeu tem o
nosso minicurso de gráfico a gente fez semana passada mais se você adquirir o curso você vai ficar A par disso sem mais propagandas vamos a os nossos anúncios não fala nada ninguém patrocina no canal se você enxerga valor no que nós fazemos eu sempre falo isso e tá dentro das suas possibilidades econômicas consideram ser nosso apoiador no Catarse o link também tá aqui na descrição do vídeo a partir de cinco reais de você tem direito a um material escrito São Paulo e se você entrar agora você tem direito a todos os 24 materiais já feitos
até agora mas se você não tem grana tá tudo certo você continua podendo ter muito conteúdo nosso por exemplo no Instagram em que nós fazemos a pergunta e resposta todos os dias nas caixinhas ele dos Stories e também nós fazemos uma live todo sábado dessa vez um professor Gui de Franco ele tá fazendo uma série de lado de cá Lógico que são muito muito muito de fornecedores para mim e eu tenho certeza que todo mundo que assiste ele vai estar lá com a gente amanhã falando sobre schopenhauer as 5 horas da tarde ao vivo ao
vivo Certo Tenta me nosso grupo do telegram onde eu coloco o conteúdos que não estão presentes nenhuma outra plataforma fica à vontade para entrar em qualquer uma delas elas são gratuitas e nosso conteúdo também aqui é gratuito vamos falar sobre o schopenhauer primeiro deixa eu mostrar pra vocês Quais são os livros que embasam a aula de hoje ó deixa mostrar aqui ó um livro quee mais aula de hoje é o seguinte esse aqui obviamente esse aqui é o livro do próprio Shopping Hauer é uma tradução da editora contraponto confiável Então essa aqui é a principal
tradição tem um livro eu vou já dizer qual é a bibliografia toda do shopping Hauer que é tirado de uma obra maior chamada parerga e paralipomena que é esse aqui ó aforismos para a sabedoria de vida essa é uma edição aqui na Folha de São Paulo que é bem bacana também e esse aqui é o móvel mais otimista show miau Olha só ele de fato faz o que denuncia do teatro ele coloca aqui uma série de textos curtos e práticos orientadores do da do comportamento que são os aforismos para que a gente se leve uma
vida mais saiba saiba sábia se você quiser uma obra de autoconhecimento sem brincadeira Essa é a obra que tal aprender autoconhecimento com o shopping Hauer em vez do coaching da internet é muito legal essa obra é só que esse aqui é digamos assim essas são as obras de literatura primária as obras de literatura secundária que me apoiam na hora de hoje são esta a doença de quem dessa vez entramos uma nova edição aqui ó essa vez é filosofia no mundo moderno a muito boa por sinal sempre não vai sair nele para fazer as aulas e
como poderia não deixar de ser essa obra aqui do Dário antiseri e do Giovanni reale também mudou a edição agora do Romantismo empiriocriticismo esse aqui é o volume 5 da edição dele sim são duas obras de referência à história da filosofia pessoalmente para divulgação para o grande público e eu sempre me baseio nelas para fazer o que faço aqui então vamos ficar sob o signo do shopping Hauer aqui e vamos iniciar Vamos iniciar Então vamos ver se o shophar ela é pessimista se o shopping Where é otimista o que que ele vai ser o pessimismo
faz sentido o argumento dele aqui problemas ele responde tudo e agora vamos nessa vai ser bem divertido hoje bom Primeiro vamos para a vida do shopping aula quem foi esse cara deixa para lá no seu Alien da Nike que é pois na atual Alemanha e virou de fevereiro de 1788 em 1213 ele recebeu a láurea e filosofia o equivalente a graduação Filosofia na Universidade de iena pode ser tá são Olha só o nome da dissertação dele ainda não tinha a ver com vontade nem nada disso ele tava falando sobre aí um princípio metafísico que o
princípio da razão suficiente o título da dissertação é sobre a Quadro pra raíz do princípio da razão suficiente Hoje vamos falar sobre isso na hora de hoje ainda em 1220 com o objetivo de empreender carreira acadêmica em 6 de Março realiza audições de prova que o equivalente à banca para ser professor hoje com toda a faculdade reunida é a discussão sobre as quatro diferentes espécies de causas não foi a defesa dele Alli a construção ele entre com rádio Olha só que coisa o shophar reconhecido como um dos grandes opositores é horrível um outro Grande opositor
É o Kit Gás por exemplo sobre o qual nós não falaremos no curso quem sabe um dia a gente fale sobre ele no enef mas hoje não Nem desse ano mas aí começa uma rusga máxima um embate entre chorrao errei eu que ficou famoso ficou famoso ó de 1821 l831 durante nada menos que vinte e quatro semestres Tentarei a ter aulas em concorrência com o rego só alcançou porém se eu entendo o primeiro desse semestre já que não teve mais estudantes nos posteriores que que é que que é ter aulas em concorrência eo Shopping Hauer
colocava as aulas dele no mesmo horário do Rio só que isso deu certo na primeira vez linda as outras vezes não as aulas dele ficavam vazias de alunos porque todos os alunos iam ter aulas com o reggae e o our tem muitas muitas acusações em relação ao rivel são sérias e sim que são bem digamos assim diretas sem filtros eu diria ele chama ele chama a filosofia do reino de palhaçada filosófica ele chama o reino de charlatão por exemplo ele chega chamar mesmo sem brincadeira quem não está testemunha disso é o reale aqui e o
antes era então tem uma tem uma séria briga entre os dois mesmo mesmo mesmo o que não é incomum na filosofia se você se recorda na nossa aula número dois ou três três mas salva três onde eu falei ali sobre Heráclito e Parmênides eu falei que eu era também era abrigam nos aforismos de Heráclito ele também xinga o homem por exemplo enfim puxa o rabo da conhecido por ser esse brigam esse brigam e esses são alguns momentos da vida do shopping Hauer e Apesar dele não fazer tanto sucesso nessa época em relação à academia depois
depois ele faz principalmente com esta obra minha aqui na parede em parede com menina ele tira essa esse livro na esse livro retirado do pareda e bar Ipanema ele faz sucesso ele consegue ser mais lido bom qual é o conjunto de obras dele mas mais famosos né bom como sobre acordo com a raíz do princípio da razão suficiente é uma obra famosa eu já te mostrei foi a obra que ele defendeu para ter o diploma de Filosofia e também para entrar no estádio o mundo como vontade e representação é a principal obra até hoje é
um ele expõe tanto a concepção epistemológica quanto metafísica contra o ética de um mundo dele na verdade a gente vai aprender hoje aqui ele deriva de uma epistemologia de raiz Kantiana uma metafísica e dessa metafísica ele deve uma ética É isso aí aprender tudo isso hoje outro livro é a vontade da natureza os dois problemas fundamentais da ética e o que eu já te falei parecida em paralipomena parei aqui para de comenta tá bom então esses são os os livros mais famosos do shopping aula a gente vai focar nesse aqui esse aqui o mundo como
vontade e como representação Vamos começar que que o schopenhauer quis dizer com o mundo como representação que será que significa o mundo como representação vamos lá tem uma situação desse livro que eu queria te mostrar aqui e vou colocar até em tela cheia só para que você leia junto comigo então vamos lá lê junto comigo Além disso Shopping Hauer o mundo é uma representação minha ex uma verdade válida para todo ser vivo e pensante ainda que só o homem possa alcançá-la por consciência abstrata e reflexo Quando o homem adquire essa consciência o espírito filosófico entrou
ele então sabe com Clara certeza que não conhece o sol nem a terra mas somente que tem um olho que vê o sol e uma mão que sente o contato da terra sabe que o mundo circunstante só existe como representação história sempre e somente em relação com outro ser como ser que o percebe com ele mesmo que que você quer dizer que essa situação quer dizer bom ela quer dizer muita coisa ela quer dizer sobre tudo que o schopenhauer aqui é tributário do cante você se recorda do cante porque não há como entender o shopping
Hauer nessa primeira parte aqui sem entender o cante e eu já altamente transicionando para uma aula que nós já temos foi Aula 21 e Que Nós aprendemos a epistemologia do cante mas para você que ainda não assistiu essa aula primeiro que eu recomendo muito eu quero muito que você assista primeiro aí depois vem para cá mas se você não se lembra e por sua conta e risco eu vou resumir o que é muito complexo em pouco tempo vamos lá como é que eu resumiria aula do cante em relação à epistemologia para poder você entender o
que que é a representação no shopping aula se você se recorda de que a cognição humana tocante que que é a cor dimensão é o modo como Nós seres humanos conhecemos isso é a cognição humana você se recorda que a cognição Humana porque antes ela dividir ela divide o intelecto humano em duas etapas sensação intelecto e que a sensação a sensação incluí-los objetos e os enquadram no espaço no tempo e o intelecto o intelecto conceitua a a sensação espaço-temporal nas 12 categorias do cante de modo que antes a alguma coisa que nós não sabemos Quando
eu digo antes eu digo antes de entrar no nosso conhecimento e quando ela passa pelo nosso conhecimento ela já vira aí sim o modo como nós enxergamos as coisas não aumente ela vira um objeto intuído e conceituados indo por quê Porque a sensação em tui-ná Enquadra espaço-temporal o E conceituado por quê Porque o intelecto conceitua a intuição da sensação tudo que nós analisamos mentalmente é um objeto intuído conceituado Por que passou pela atenção e pelo intelecto de modo que nós não sabemos o que que é a coisa em si o que que a coisa em
si É a coisa em relação a si própria não em relação a nós nós só sabemos o que são as coisas em nós passadas pelos em 60 elétrico você quer epistemologia básica do cante e modo que o que vem antes da sensação humana os cães chama de no menu você se recorda da nomenclatura número e o que vem depois da convenção humana o que a gente chama de fenômeno ficam né aquilo que aparece em grego é a representação do shopping Power é o fenômeno durante o Kant chama de fenômeno tudo aquilo que já passou pela
comissão o Shopping UAI chama de representação todo aquele que já passou pela comissão Então é isso que ele quer dizer com representação tá muito difícil representação é todo e qualquer imagem mental que você tenha na sua cabeça Você concorda comigo que este livro que não está na sua cabeça não está na sua cabeça e se divertir está na minha mão Mas isso não impede aqui na sua cabeça haja uma imagem dele Essa é a representação o que o crente diz é que você já mas saberá como é este livro nele mesmo porque tudo que você
pode dizer é como é esse livro para você que quando já entra na sua cabeça ele já entra espaço-temporal e já entra conceituado só que o conceito e o espaço e tempo não são propriedades do livro são propriedades do modo como Você o conhece e portanto não dá para saber o que que é o livro em si se é que essa categoria livros ser aplicável a esta coisa né com tudo bem tudo bem então a realidade tanto para o cante quanto para o shopping Hauer é dividido em duas duas categorias grandes aqui de um lado
ao número a coisa em si mesma e cognoscível apenas até agora pelo menos até agora e o fenômeno Ou seja a coisa que mais aparece na minha combinação conceituada incluída então a realidade é dividida entre número antes de tu do de um sujeito conhecê-la e fenômeno depois do sujeito conhecê-la certo vocês estão acompanhando até aqui para quem viu o cante a Natacha tá aí a taxa Boa noite Camila Então tá boa noite agora que eu tô vendo vocês Augusto Boa noite meu pai Augusto para quem não conhece Oi boa noite pai Geraldo Júlia tá aí
André está aí quer quer quer nuvem sinusite Sobre Rodas o Vitor tá aí o credo tá aí eu não sei quem é Calebe mas eu não tenho um cara chamado Credo mais uma pessoa os dias o Marlon o levita aí também e tem alguém que eu não conheço que tava com cara que tá meio esquisito e o Tiago também tá aí bem vindo esse bem menos até aqui a Kant até aqui é cante só que você precisa aprender Cante você precisa ter em conta o kanji porque sem o cante base por você não consegue você
não consegue compreender o shopping lá então tá então tá então vamos lá o shopping Hauer vai começar a se diferenciar da epistemologia Kantiana no seguinte aspecto o seguinte aspecto volte aqui comigo enquanto o cante enquanto o cante Deixa eu voltar tem a divisão da cognição humana em sensibilidade e intelecto e o intelecto é composto por 12 categorias se você se recorda da locanty Alessandra disso schopenhauer simplifica a e faz o seguinte o seguinte modelo de cognição humana Sim a nossa comissão é composta por sensação ou seja intuições espaço-temporais e sim a gente tem o intelecto
só que o intelecto em vez de 12 tem apenas uma grande categoria que a categoria da causalidade tão Sim nós percebemos as coisas via a causalidade nós não temos certeza se causalidade faz parte da natureza como ela é mas sim nós recebemos as coisas via causalidade então Todas aquelas 12 categorias do cante viram causalidade com sua Bengala e basicamente essa diferença deve termologia do Alemão aqui esse alemão pessimista sobre o copo cientistas estão estudando do Alemão lá metódico chamado cante então aqui de um lado uma estou aqui no esquema da coisa em si que ambos
chamam de número que passa pelo pela um ano e vira objeto em dúvida conceituado só que dessa vez só vier causalidade e o grande conceito da epistemologia Shopping Juliana No que diz respeito ao fenômeno é a causalidade e é isso que é objeto da primeira obra dele lembra a a razão suficiente nas suas quatro modalidades lembra disso Quê que a causalidade que que a princípio da causalidade bom causalidade é o prefeito que diz que é uma relação necessária em que a acarreta b em que a acarreta bem só princípio da causalidade a princípio por exemplo
que a gente passa o pão e quando vai explicar fenômenos da natureza se nós não precisa puséssemos a causalidade nós não encontraríamos por exemplo a base para afirmar que a vacina x nos protege contra a doença Y não haveria uma legitimidade para dizer que uma coisa leva a outra porque não haveria nexo causal estão de certo modo o nexo causal faz parte do modo como a gente compreende a realidade a gente precisa a previsibilidade em que um elemento do mundo causa outro Eletro mundo de modo que estabelecesse aqui na regularidade demais preveja de modo minimamente
asseguro como é que o mundo se comporta Sem Esse princípio não existe mundo pelo menos não existe mundo compreensível para nós essa essa marca convicção da ciência atual e desses caras aqui o que estão falando que eu preciso da causalidade não existe no mundo necessariamente mas existem nós bom causalidade é a relação necessária em que acarreta b o shopping vai dizer que a causalidade se desdobra em quatro âmbitos primeiro ano é o da Necessidade física essa relação necessária existe no mundo físico então mundo físico é composto do princípio da causalidade fenômenos naturais causam os sintomas
naturais também está presente na necessidade lógica quando nós por exemplo passamos de uma premissa uma conclusão no raciocínio dedutivo alho uma relação necessária entre premissas e conclusão é contra nós fazemos um silogismo que é uma estrutura argumentativa clássica da lógica do Aristóteles a uma necessidade lógica ali também como silogismo é correto a necessidade de matemática também a relações necessárias entre entre figuras matemáticas entre operações aritméticas aritméticas e geométricas e a necessidade moral disso Shopping rala ou seja há uma relação necessária entre motivações e ações humanas estão no âmbito fenomênico Ou seja no modo como a
gente percebe a realidade o chapéu não acredita em livre arbítrio não acredita em mim vai disso ele vai dizer que existe uma necessidade moral a ponto de no âmbito fenomênico não ter como nós nos concebermos como Livres Se a gente é algo do ano natural então não tem como nós nos compreendermos como há algo além da moralidade além da Necessidade causal do mundo é esse aqui é a quarta são as quatro acepções da Necessidade que tem a ver com princípio da causalidade Shopping mala tá bom só que o shopping agora não fica aqui né Se
você prestar atenção nome dessa obra é o mundo como vontade e como representação Essa é a parte da representação Essa é a parte da representação se o homem fosse mera representação ele seguiria relação necessária que todos os objetos da natureza seguem esse aí O o destino humano conseguiria relação necessária que todos os objetos da natureza seguem só que o schopenhauer vai apostar em outra coisa em outra coisa tão ele vai passar em outra coisa ele vai apostar no seguinte nós sobretudo somos a apresentação porque é isso é assim que nós nos conhecemos mais comumente porém
é possível e aqui é a chave é possível que nós nos encaremos de modo diferente diverso só que para isso se você Eu preciso ir passo a passo passito a passito suave suavecito então aguenta aí que eu vou te mostrar em diagramas como é que a gente consegue ver essa relação entre representação entre sujeito entre objetos eu quero te apresentar esse esquema que o esquema da epistemologia básica para poder você entender a parada e não só decorar o que schopenhauer de está e eu quero muito que você entenda e não só decore vamos lá toda
vez que a gente em epistemologia fala no processo do conhecimento sim como é que a gente estuda conhecimento como é que a tecnologia moderna estuda o conhecimento em termos assim a estruturais e dinâmicos esquemáticos e é desse moto prestação os dois polos essenciais para você estudar o modo como acontece o conhecimento é você colocar de um lado os sujeitos e de outro lado o objeto tudo isso aqui para você entender lá na frente o que que sua pergunta querendo dizer como vontade tá relaxa Isso aqui vai fazer sentido Vai vendo o processo de conhecimento ele
é dividido em dois polos um sujeito e objeto O que diabos é um sujeito Victor um sujeito é alguém que conhece um objeto e que diabos um objeto Vitor um objeto alguém que é conhecido por um sujeito a nossa você escolhe seu tudo agora é é porque o conhecimento só faz sentido se você parece o pai esses dois polos um que conhece outro que é conhecido o que conhece outro é conhecido isso aqui a estrutura básica para você entender o modo como nós conhecemos nós enquanto sujeito conhecemos o mundo encontra objetos e o modelo também
jato é conhecido por nós enquanto sujeito 1 E aí oh vamo trocar sujeito e objeto por mente e corpo agora para que a gente começa a entender como nós nos conhecemos a nós mesmos e como é que nós nos conhecemos a nós mesmos como é que nossa mente conhece o nosso corpo então a mente tá no lugar do sujeito e o corpo tá no lugar do objeto certo uma maneira da mente conhecer o corpo é a seguinte é via representação é de uma maneira indireta e por último de uma maneira mediada no meu esquema as
três palavras estão intercambiavelmente pertencendo ao mesmo Campo semântico Ou seja eu posso substituir uma pela outra que o significado da no mesmo o que significa conhecer o mundo de forma mediada volta para cá eu já te dei exemplo você não coloca este livro na sua cabeça quando eu vou apresento a você você coloca uma imagem desse livro na sua cabeça ele continua na minha mão isso é conhecer o livro de modo mediado Ou seja a um meio e entre você e este livro que te permite conhecê-lo não é direta a conexão ela é mediada por
uma imagem isso é um conhecimento de modo me odiado o quê que é a via indireta que eu coloco aqui Exatamente isso se ela fosse direta o livro e é para sua cabeça mas não é isso que acontece ela acontece o modo indireto por quê Porque existe alguma coisa no meio e por quê que é uma representação não custa nada lembrar da etimologia da palavra R significa novamente então apresentação significa a mesma coisa que a palavra presente significa significa algo que está diante de você algo está presente só que você não conhece por presentação fazer
conhece por representação ou seja não está o livro na sua cabeça está a imagem dele na sua cabeça você já entendeu Eu tô sendo redundante e eu quero que você Fiquei muito consolidado na sua cabeça esse esquema aqui é muito importante assim a sua mente conhece o seu corpo porque ela tem uma representação dele ela conhece ele de modo indireto ela conhece ele de modo mediado vou estar exemplo Como assim Vitor minha mente conhece meu corpo de modo representacional é como é que você sabe que o seu corpo eu Socorro porque você vê por exemplo
uma boca porque você vê por exemplo no estômago porque você vê por exemplo ventre Ou seja você tem imagens de uma boca quando você olha no espelho de um estômago né quando você o representa tempo do modo como você os o conhece de biologia por exemplo e você dá uma olhada no seu ventre mas esse estudar para você observar Mas você percebe que você tem noção de que você tem um corpo quando você olha para ele e a pá e dessa sensação você tem imagens mentais no seu corpo é assim que você se enxerga a
sua imagem a sua imagem ela é representacional Ela é representacional e assim é para o mundo inteiro e assim é para o mundo inteiro Você tem contato com o mundo inteiro sempre via representação sempre representação agora o que o shophar faz é o seguinte se parássemos por aí concordaria mos completamente como Kant ou seja o cante meio que lá na Crítica da Razão Pura pelo menos né proíbe o nosso acesso a realidade como ela é a coisa em si ao número porque porque ele fala que é o limite estrutural do conhecimento humano para que você
conheça já não é mais a coisa em si já ela espaço-temporal conceituado e é só que espaço temporal conceituada é a representação do que o canal e se pergunta Será que não existe uma via direta de enxergar a realidade Será que não existe uma via mediata de enxergar a realidade Será que não existe uma via sem intermediários para enxergar a realidade e essa é a grande questão do shopping Hauer e ele vai apostar aqui sim a e aquele se diferencia completamente do cante completamente o que eu cante proíbe Essa Via o cante vai até redimir
Deus vai até regime a alma vai até regime Liberdade lembra mas ele não vai resumir dizendo que nós conhecemos Deus Que nós conhecemos alma Que nós conhecemos a liberdade vai dizer assim a gente tem que parece porque essas coisas existem porque se elas não existirem a ação moral não faz sentido o chamaram tá dizendo isso só aumentando assim a gente pode sim ter acesso a realidade nela mesma como essa questão como como essa é a grande questão porque até aqui ó até aqui nessa altura da aula o chopp Ralf tá dizendo assim tudo que a
gente tem representação porque a gente tem apresentação ele chega falar assim ele chega falar o seguinte o nosso mundo é tão dependente da representação Esse é muito curioso que ele fala assim ó bom e fala que existe uma relação quase indissociável do nosso mundo representacional e do sonho que a gente tem a noite quando dorme de modo que em Essência a representação e o sonho não são coisas distintas não são coisas distintas o que acontece de diferente não é algo qualitativo o que acontece de diferente mesmo entre sonho e representações que nós dizemos que são
reais é que as apresentações são mais organizadas que elas passam pela categoria espaço-temporal E pela categoria da causalidade os sonhos não passam necessariamente pela categoria da causalidade funções o meio que caóticos Ou pelo menos Eles seguem regras outras que não A da causalidade estrita mas mas ambos sonhos e representações não são a realidade tal como ela é então por que diabos de surf our Por que diabos e vamos à realidade representacional mais real que o sonho me deixa curioso porque abre campo da margem para a gente estudar Marcelo de outras ciências inclusive as ciências que
interpretam os sonhos porque uma vez que você coloca no mesmo patamar a realidade representacional e os sonhos você dá um estatuto Diferente ao sonho da um estatuto de pesquisa diferente aos sonhos você passa a encará-los com menos preconceitos porque agora eles não são menos reais ele só estão organizados em uma estrutura que você não conhece mas eles podem ser sim interpretado o chapéu eu não chega a interpretações tá eu tô aqui ó eu tô aqui viajando né extrapolando o shopping Hauer a para por exemplo que o yang faz por exemplo que o que faz aliás
ó não tava nos escritos da aula Posso te dar uma dica de Podcast que um amigo lá do do Instagram me passou essa dica Cara eu tô até procurando aqui e assim caminha a humanidade é um podcast lá de Fortaleza Ceará em que um especialista em um ele é Historiador mas ele Ele é especialista em um único conversa junto com uma moça que parece jornalista eu não sei bem o que ela é mas que também é muito inteligente e eles ficam falando sobre psicologia e um Diana e se você tá a fim de adentrar por
esse mundo da simbologia Itaú é você pode ir lá assim caminha a humanidade assim caminha a humanidade quem me passou isso foi o o Santiago Santiago que é um psicólogo junguiano cearense também se eu não me engano silêncio Santiago Muito obrigado pela aquela dica é ele me passou a dica do praticar justamente para ver esse pode cair sobre sonhos e eu lembrei muito de você na hora que eu tava fazendo a aula e eu queria passar a dica para todo mundo pesquisem assim caminha a humanidade não onde é que eu vejo pode pegar esse build
primer se você ouve segundo o que não existe no YouTube dos podcast você tá ligado né ele tem várias plataformas que você pode ouvir uma da mais famosa Spotify Mas você que escolhe enfim o fato é que eu fiz é só três diversas são toda esse esse enfim essa enrolação toda para dizer o seguinte o Chaparral Jesus quentes volta bastantes deixa eu compartilhar com você então inteiro e nós não nos envergonhamos de proclamá-lo o que o parentesco entre vida e sonham tantos foram os grandes espíritos que o reconheceram e proclamaram o chamado chegou pela cara
a nossa vida representacional é muito parecido com a vida dos sonhos só a única diferença que uma série A causalidade a outra não mas já estão no mesmo patamar ambas não são a realidade como ela é a tentativa de organização desse dessa realidade e aqui tem uma situação do realidade série que eu queremos compartilhar com você é isso aqui não é do shopping aula é do realidade sério eles falam lá na os vedas os textos sagrados mais antigos em sânscrito e os planas uma antologia de textos sagrados indianos de caráter religioso é ético chamam a
consciência do mundo de o véu de Maya que é uma metáfora de schopenhauer vai usar o véu de Maya faz parte da mitologia indiana como se o modo como nós nos deparamos se estivesse em coberto por um véu que nos impede de enxergar a tal qual é o Platão afirma amiúde na com frequência que os homens vivem no sonho pindaro que é um poeta grego antigo diz que o homem é o sonho de uma sombra sófocles que é um tragediografo antigo também grego com para os homens a simulacros e sombras leves Shakespeare sentence aqui nós
somos feitos da mesma matéria do que são feitos os sonhos e a nossa vida breve e circundada por sono e para Calderón a vida é sonho seguindo as pegadas desses pensadores e pela precisa razão de que o mundo é uma representação minha schopenhauer escreve que a vida e os sonhos são páginas do mesmo livro A vida e os sonhos são pais do mesmo livro não é curioso tem toda uma tradição ocidental pelo menos né que remonta dos gregos passando pelos europeus e vem até nós o que de um lado nega o sonho como uma realidade
é possível de ser interpretada e de outro afirma o tempo inteiro que a nossa vida representacional EA vida dos sonhos é muito parecida é muito parecida volto a dizer tem uma diferença essencial qual seja é que a vida representacional segue o nexo de causalidade Ea vida dos sonhos não necessariamente mas só que elas estão no mesmo patamar porque nenhuma das duas nem a representação causal nem os sonhos são a realidade tal qual área nenhuma nem outra mas quando a gente entende isso a gente conversa não está tudo novo para o sonho porque porque ele pode
até ser ilusão mas as apresentações também são E essas representações também não então se Ambos são ilusões talvez ambas tenho alguma coisa contribuir ainda que não seja desvira realidade tal qual ela é entendi essa questão essa questão Então tudo isso nos descortina o mundo dá a representação você sabe que esse livro aqui ó que eu não te liguei até agora mas vale explicar o livro é dividido em quatro partes né quatro grandes capítulos que ele chama de livros o primeiro e o terceiro são sobre representação Se não me engano é e o segundo eo quarto
são sobre vontade no primeiro no terceiro ele fala o que eu te falei agora né com mais detalhes obviamente e no terceiro e no quarto ele vai falar sobre vontade para falar sobre vontade Então vamos falar sobre vontade agora o que que é o mundo como vontade de diabos é o mundo como vontade para você entender isso eu quero que você entenda o seguinte a base tá porque se você não entender isso aqui você fica decorando meme na internet repetindo porque isso toca fundo no seus sentimentos mas não fazendo ideia não faço ideia do Porquê
o chapéu fala isso você só repete repete repete não entendi então preste atenção e até agora o que o seu maior tá dizendo é e não existe acesso a coisa em si ele está concordando com Kant o número do coisa em si não chega até nós porque no meio tem uma coisa chamada intelecto que coloca o número na categoria espaço-temporal E na casa de na categoria de causalidade portanto tudo que a gente conhece são objetos Entre esses passos temporalmente e conceituados conforme a causalidade É mas o super-herói diz assim esse esquema só funciona quando a
gente está dentro dentro daquele esquema que eu acabei de mostrar para vocês que é do sujeito conhecendo o objeto quando o sujeito conhece o objeto o esquema é representacional quando esse sujeito é a mente e quando o objeto é o corpo o esquema é representacional agora quem disse que o corpo não é sujeito dele mesmo quem disse que a atenção nisso quem disse que é sempre a mente quem conhece sozinha não existem outras possibilidades de conhecimento que não passem pela representação mental puxa pra vai dizer sim existem sim existem e E aí ele vai dizer
que essa via é do Porto e o corpo quando se conhece a si próprio sem ajuda da mente conhece a si próprio Via Direta mediata sem auxílio de representação como é que é isso Vitor imagina agora que naquele Polo não está mais mente e corpo não está mais sujeito e objeto imagina que naquele Polo agora está corpo e corpo a corpo e corpo como é que o corpo conhece o corpo e como é que o corpo é conhecido pelo corpo Vamos pensar nisso como é que isso acontece bom acontece assim acontece via apresentação e não
via representação acontece o dia direta e não via indireta que acontece via imediata e não via mediata como é que é isso Vitor a fase seguinte eu vou fazer uma experiência aqui ao vivo para quem está nascendo ao vivo aqui agora chega o seu braço seu braço agora bota seu sua mão chamada de pensa assim e aí dá um beliscão no seu braço ai tá doendo dá um beliscão beliscão e e você sabe que acabou de acontecer com seu braço e traz a não ser que você se dormente né ela não sei que você tenha
hanseníase no braço esquerdo você sabe imediatamente que tá acontecendo que tá acontecendo dor é isso que tá acontecendo se você foi corajoso corajosa a ponta de apertar como eu perguntei que ficou até marquinha que aconteceu foi dor como é que você soube disso é porque eu vi uma representação na sua cabeça dizendo assim olha como está doendo Aí você refletiu um está dando mesmo aí você começa a sentir a dor vou dizer ai não não teve uma representação na sua cabeça para que a só a partir daí você sentisse dor foi imediato foi direto foi
apresentado e não representado apresentado e não representado que sabia que você acabou de descobrir agora que você tem consciência do seu corpo não só via representações você tem consciência do seu corpo via e direta imediata apresentada que não representada você já tinha percebido Esse aspecto que você tem como você mesmo você se conhece via representação tudo bem Você passou no espelho agora isso é sua representação Mas você também se conhece sem ajuda da representação é ético de a cabeça isso não é mas é mas é exatamente isso você se conhece de modo imediato bom e
quando as coisas do em fica muito claro para vocês acham amarrar lança mão dessa desse artifício para mostrar pra gente que sim existe outra via para o conhecimento sim existe outra via para o conhecimento Então você lembra o que que antes era a boca o estômago e o ventre se você se lembra disso tem outra maneira de eu encarar o conhecimento da boca do estômago e do ventre essa esse aqui é o ponto mais delicado para você entender o shopping Hauer esse aqui é o ponto mais delicado se você não entender isso aqui você não
vai entender o que ele tá falando você vai só repetir o que ele tá falando e é difícil mesmo tá então vamos devagar e como é que eu entendo de modo diferente a boca o estômago e o ventre porque esses modos são representacionais concorda comigo a boca é uma representação o estômago uma representação ventre idem como é que eu os entendo como vontade e a boca enquanto a vontade é fome e o estômago enquanto vontade é medo e você não sente medo aqui quando você tá com medo mas não é bem aqui que ele vem
você quis tigela não gela e paralisa e o ventre não pode ser enquanto vontade desejo sexual o periquito Agora complicou tava indo bem aí você vem já já começou a viajar já começou a viajar como é que é isso como é que isso eu entendo as coisas que uma representação Mas eu também tenho elas como vontade sim fome medo e desejo são ambos Ambos não né os três são impactos são forças que simplesmente são percebidas no momento em que elas acontecem é uma quando você tem fome não precisa ter uma representação da forma na sua
cabeça para você saber que está com fome quando você tem medo igualmente desejo sexual nem se fala E é claro que você pode se estimular para ter desejo sexual havia representação ver um filme vi uma foto né não tem alguma coisa tudo bem o que eu estou dizendo ela que você não precisa disso tudo para sentir desejo e saber que está com desejo as coisas que você sabe me imediatamente né diretamente no seu corpo são todas da mesma natureza elas são da mesma natureza impetuosa impulsiva e que te impedem a fazer alguma coisa a forma
de empregar comer o medo de Império ou a fugiu a enfrentar desejo sexual te impele a enfim se relacionar com alguém E você tem consciência desses impactos funcionava fala o seguinte a jogar bola seguinte em pó e a gente pode enxergar a boca como representação e a gente pode chegar a boca também como vontade ou seja como materialização da vontade de comer a gente pode enxergar a gente pode enxergar enxergar aqui no sentido metafórico né não nos sentindo visual literal vou trocar a palavra que tá ruim a gente pode conceber pronto a boca como representação
ele pode conceber a boca como vontade como apresentação ela isso aqui é exatamente que você tá vendo como vontade ela é o ímpeto para comer diz pode representar e o estômago de modo gráfico como assistindo tipo de biologia Ou a gente pode concebê-lo como ímpeto para comer a gente pode conceber o ventre não é do mundo com a gente vai no tipo de biologia Ou a gente pode conceber o ventre como ímpeto para satisfação sexual é sabido mas isso para mim tá muito poético que que a gente filosófico nisso eu sei que eu posso conceber
as coisas representacionais via desejos Mas isso é poesia isso na filosofia qual que é um Insight no shopping aula vontade de socar o seguinte Oi ó comumente falando comumente falando a gente tem o corpo acessado pela mente e quando ele acessado pela mente ele é boca ele é estômago ele é ventre e essas coisas aqui é o campo da representação aqui quem disse que esse é o único Campo que existe e esse não é o único que existe ele é o campo em que a gente tá mais acostumado tudo bem a gente tá mais acostumado
com esse campo a gente nasceu nele né a gente é educado nele a gente conversa a partir dele mas ele não é o único existe o acesso pelo corpo que é via esses impactos que a gente tem consciência no momento em que eles acontecem sem sem sem mediação Esses são à vontade Esses são à vontade o Gilberto tá dizendo as seguintes se a gente tiver que escolher qual dos dois é mais fundamental é mais essencial é mais basilar em qual dos dois a gente escolheria o da representação ou da vontade vamos lá Digamos que a
gente escolheu da representação como sendo o mundo mais essencial basilar fundamental a hora mas a gente já viu anteriormente na nossa aula que esse mundo aí nos olhos esse mundo se assemelha ao sonho porque porque ele é indireto porque ele é mediado por que ele é representacional nas representações você não tem acesso a realidade como ela é você tem acesso a imagens da realidade como ela é portanto se você escolhe o mundo da representação como o mundo mais confiável você está dizendo o seguinte que é mais confiável uma imagem da realidade que a própria realidade
você vai saber isso vou repetir se você diz que o mundo da representação é o mundo mais verdadeiro que existe porque foi o que você sempre viu desde que você era criança você está dizendo para mim o seguinte Vitor eu escolho a imagem arr e a imagem para mim é mais real que a própria realidade é isso que você tá dizendo é isso que tá dizendo ao passo que se você escolhe a vontade como o mundo mais essencial que que você está fazendo como é que a gente tem acesso à vontade é de modo indireto
é de modo mediado é de modo representacional não nós temos acesso à vontade de modo direto com a gente sente fome automaticamente vem a consciência quando a gente sente desejo automaticamente Penha consciência com a gente sente medo automaticamente automaticamente vem a consciência à vontade ela nos é dada de modo direto e sem mediação sem imagem portanto volto a pergunta qual dos dois mundos é o mais fundante e basilar essencial e a vontade ou representação a que vende modo direto ou aqui vem de modo indireto agora resposta parece muito claro para mim que puxam pessoal e
também parecer me parece claro vai ser o shophar que o mundo da vontade é o essencial porque nós temos essas folhas de modo direto de modo direto então se eu tivesse que escolher se eu tivesse dividir o mundo se eu tivesse dividir o mundo entre aquilo que é mais essencial e aquilo que é menos essencial eu escolheria a vontade como mais essencial é porque é isso que o meu conhecimento tá me dizendo você entende agora com essa com essa diagrama aqui que o shopping enrola vai tomar comenta ação que é corporal ele vai dizer presta
atenção no seu corpo e tomar ciência de que o seu corpo te aponta para o que há de mais essencial porque o seu corpo tem uma relação com a realidade que não passa por mediação alguma ela é direta e essa relação te diz que o que há de mais essencial é a vontade e na outra coisa é a vontade na outra coisa então você entende isso se você entende isso vamos voltar porque ficou mais obscuro anteriormente como é que está dizendo então Vitor como é que ele tá dizendo então que a boca pode ser a
boca representação e a fome e a vontade o estômago organização e o medo a vontade o vento a representação e deseja Como assim não entendi não entendi é é porque você não entende porque e tem essa mania tipo quero de qualquer ser humano na verdade né na sua de achar que tudo tem que ser representacional Ou seja todos tem tem que estar no espaço no tempo seguindo o nexo de causalidade por quê Porque assim que você é acostumado e sempre a sua escola de ensino assim as pessoas conversam assim tu tem que ter um espaço
no tempo seguindo o nexo de causalidade você não consegue outra maneira de enxergar de captar de conceber a realidade porque porque você tá viciado em termos de conhecimentos é só isso é só isso você não consegue sair desse esquema no qual você foi criado espaço tempo causalidade você não consegue o Vitor como é que algo que não é espaço-temporal e não segue nexo de causalidade pode resultar em algo espaço-temporal e que segue nexo de causalidade em outras palavras como é que a vontade pode resultar na representação em outras palavras Vitor como é que a fome
pode resultar na boca Como é que o medo pode resultar no estômago como é que o desejo sexual pode resultar no ventre como é que é isso o que existe para minha boca porque existe para mim eu estômago que existe para mim o ventre como é que a fome é a boca representação nada ou representada melhor dizendo é que é o medo é o estômago representado eu posso te dar um exemplo que vai te ajudar a esclarecer essa relação entre o que de um lado é digamos assim e material é a vontade de outro lado
é o material ou seja as representações a diferença não é essa na imaterial e material mas eu sei que você entende assim então eu vou utilizar os termos aqui de modo bastante abrangente e como é que aquele que eu eu não posso ver a vontade causa aquilo que eu vejo se relaciona com aquele que eu vejo isso já acontece o dia inteiro o tempo inteiro Você sabia disso é o seu pensamento vamo só para você entender como é que alguma coisa aqui você não vê se relaciona com aquele que você ver o Ou pelo menos
assim uma coisa que você não percebe pelos sentidos seja pelo autor falta audição Paladar visão se relaciona com aquele que você pensar pelo sentido como é que acontece vamos lá vamos fazer uma experiência de novo aqui nessa nossa sala de aula eu penso Agora pensa agora numa palavra não diz em voz alta só penso Qual que é a palavra eu penso peço pensou Agora fala inglês alta e eu vou dizer qualquer palavra que eu pensei panfleto panfleto eu pensei na palavra o pensamento cheira não cheira o pensamento é têm visão não têm visão o pensamento
tentato não dá para pegar um pensamento dá para escutar o pensamento não não dá não dá para ficar casamento ilusão sua acha que dá para escutar prestando não dá logo pensamento não tem não é sensório o pensamento não é sensório pensamento de outra ordem ele tava aqui não tava só que quando você falou e ele acabou de vir lá sensório pelo menos auditivo a palavra panfleto é material porque ela auditiva é material nas só aquele que você pode pegar né pessoa não confunda maternidade com um sentido apenas show do Pato áudio é material visão é
material material né só que você pode pegar combinado assim eu sei que você tem de achar que esquece mas não é quando você renuncia uma palavra ela é material porque ela é audível você acabou de presenciar a passagem do imaterial o Mental para o material os pensamentos a palavra pensamento palavre isso acontece o tempo inteiro o imaterial se relaciona com o material eu concebo na imaterialidade e produzo a materialidade eu não é isso acontece tempo inteiro quando você entende esse exemplo simples de que pensamento e material produz o que é material palavra palavra Então você
percebe o com não absurdo é que a vontade que é o que você não vê Produza alguma coisa que você ver E por que isso acontece com seu pensamento se já acontece com as coisas primeiro existe número da imaterialidade para depois ele pronto da Maternidade o bicho pega outra dizendo é o seguinte a vontade aquilo que a gente acabou de ter convicção pela via do corpo ela é o que há de mais essencial e ela o tempo inteiro fica se relacionando com que arde visível Então o que é mais certo que haja é desejo sexual
o desejo sexual quando vira representação e se transforma em ventre por exemplo o que é demais certeiro no mundo é que haja ímpeto por comida fome e só a vontade quando eu represento essa vontade ela vira boca ela vira a enfim trato digestório sacou o que há de mais essencial na realidade é o medo essa vontade de fugir e quando o represento essa vontade ela vira para ver estômago ela vira suor ela vira ponta dos dedos frios frios na a ponta fria dos dedos ela vira vontade de se carregar na tá vontade de casa agora
está comigo isso são representações da vontade mas o que há de mais essencial é a vontade e não as suas apresentações você consegue compreender o shophar chama isso no seguinte que o caixão é isso o seguinte e o corpo o corpo representacional mente nada mais é do que a vontade objetificada ou seja o corpo a boca o estômago o ventre nada mais é do que a vontade Tornada objeto Tornada representação Então se existe o a boca se existe o estômago se existe o vento enquanto representações mas o que há de mais essencial o que existe
na realidade em si mesma é a fome o medo e o desejo sexual e isso é a essência da realidade quando essa essência é captada por nós via representação ela vira boca estômago ventre Mas ela é essa isso ela é Essência você consegue entender isso eu sei que isso é difícil eu sei que você não atende no colégio porque essa parte f*** do do shopping Hauer é a parte da parte fácil é você decorar que eu mudou uma m**** e que você tem que se matar essa parte fácil Essa parte pega toda adolescente porque todas
as sente tá na fase da vida já que muda é uma m**** mesmo aí você Nossa esse é o meu filósofo a parte a rádio para você entender porque está dizendo isso ainda nem cheguei na parte da Record é mas eu quero que você entenda esse essa base chocava ele tá dividindo o mundo entre essência e aparência aparência representação A Essência à vontade como é que eu chego na Essência porque o meu corpo tem acesso imediato a a sua própria realidade Agora resta saber o seguinte me resta saber o seguinte como é que o shopping
Hauer extrapola a vontade que existe no corpo para vontade que existe no mundo aí é que tá cara aí é que tá Como é que o shophar extrapola a vontade que existe no corpo para vontade que existe no mundo aí é que tá porque acontece mais ou menos assim parece mais ou menos assim Oi ó tem essa situação aqui do shopping vamos vamos passito a passito Tijuco colocar aqui inteiro para a gente né E aí fala tudo Alto Real de sua vontade infalivelmente é sempre também o movimento do seu corpo o sujeito não pode querer
efetivamente um ato sem constatar ao mesmo tempo que este aparece como um movimento de seu corpo o ato volitivo ou seja o Whats da vontade e ação do corpo são uma só e mesma coisa que nos é dada de dois modos essencialmente diversos por um lado imediatamente a por outro lado como intuição pelo intelecto imediatamente é por vontade como intuição planeta é isso é por conceito por representação e ele continua o mundo como vontade por ele é explicado assim assim e o argumento do Chapéu aí inteiro aqui isso é curioso isso você tem que saber
o aumento do seu carro inteiro aqui é por analogia é por analogia ele fala assim é bom no corpo acontece assim a gente a gente tem imediatamente o conhecimento da Fome imediatamente o enchimento do Medo imediatamente o conhecimento do desejo de modo que no corpo o que há de mais essencial porque esse conhecimento não é mediado e portanto sobre o qual a gente tem mais certeza é a vontade hora diz o seu mas o corpo faz parte da natureza certo o corpo não é algo deixe atacado da natureza bom se é verdade para o corpo
e logo É verdade para o mundo então se o corpo faz parte da natureza e esse existe uma vontade individual Então por analogia existe uma vontade no mundo que é em Essência ânsia incessante e sem direção em busca de nada de modo a racional estruturado sistematizado Essa é a vontade de cósmica é a vontade do mundo da natureza com ela por que que essa vontade né uma ânsia incessante e sem direção porque dizer que ela teria direção é dizer que ela segue o nexo da causalidade por exemplo só que a gente já viu que o
seu pirralho é kantiano nessas pectus ele diz que causalidade só faz sentido ser entendida no intelecto humano e não fora dele causalidade uma categoria que nós humanos utilizamos para compreender a realidade mas numa categoria que faça parte da realidade ela mesma bom então se causalidade está presente em nós e não está presente no número na coisa em si então a vontade cósmica não tem como ser ou não tem como seguir o nexo causal ela é pura ânsia incessante sem direção ela é pura ânsia incessantes em geração e toda vez que nós percebemos em nosso corpo
a ânsia por comer a ânsia por fugir a ânsia por reproduzir isso nada mais é do que uma Instância individual dessa ânsia incessantes em direção que compõem a realidade como um todo é esse o argumento do shopping vai repetindo como é que ele chega à conclusão que o mundo é sem por analogia se o corpo é assim e se o corpo faz parte do mundo então o mundo é assim é um argumento por analogia por analogia e sacou sacou Essa questão essa questão Esse é o argumento central da metafísica schopenhaueriana nota que ele começou com
uma epistemologia que que significa dizer ele começou dando uma explicação do modo como nós conhecemos a realidade ele concorda com o cante né Nós conhecemos ver a sensação espaço-temporal que depois é categorizada na causalidade EA que ele se afasta um pouco do cante porque eu gostei em 12 categorias Ele só tem uma que é o da causalidade a partir das epistemologia ele se Pergunta assim existe outro modo de nós nos relacionarmos com o mundo ele vai dizer que sim existe existe um modo mediato que é o corpo com ele mesmo e quando o corpo se
sente ele não precisa de representações existentes de modo automático E aí ele percebe que ele tem vontade vão grades vontade essa é a epistemologia do e naquele dia fumar metafísica O que que a metafísica a metafísica é a parte da filosofia que descreve o que de fato é o caso no mundo ou de que tipo de coisas é composta o mundo é composto o mundo ou qual é a mobília para traçar uma metáfora conhecido em metafísica Qual é a mobília do mundo ele fala assim bom se a vontade é o que há de mais essencial
no homem e o homem faz parte da realidade então a vontade o que há de mais essencial na realidade como um todo mas fora analogia pronto de uma epistemologia ele levou uma metafísica ou um a realidade como um todo em Essência a vontade e nós só não enxergamos isso porque estamos encobertos por por um esquema que só enxerga a realidade de modo representacional que só enxerga a realidade de modo a imagético pois que a gente não consegue conceber a realidade enquanto vontade mas ela existe é mas ela existe e ela é ela reivindica para si
o tempo inteiro Essa realidade a gente fala enxerga porque não consegue não termos mitológicos ele gosta dessa desse tema é como se nós estivéssemos e chegando a realidade por um véu o véu de Maya EA função dele então seria tirar esse ver os nossos olhos para que nós enxergássemos a realidade tal qual ela é que é vontade incessante irracional Além do mais estímulo ele levou uma metafísica agora ele vai levar uma ética e ele vai derivar uma ética e ele vai dizer assim o seguinte deixa eu ver aqui é que tá ele vai levar amanhã
ele vai dizer o seguinte e ele vai ter ele vai ter uma concepção uma concepção de vida humana muito derivada desse modo como ele enxerga a realidade como um todo ele vai dizer lá pelas tantas o seguinte é que a gente vai aparecer a parte da aula é a vida é dor em Essência quando não é dor é tédio onde não é dor a vida é tédio quando uma dessas duas coisas a gente tem a possibilidade de se livrar desse ciclo se a gente entender como ele funciona e ele vai propor alguns caminhos e eu
vou falar sobre eles com vocês agora então funciona mais ou menos assim e tem uma situação aqui do canal que diz o seguinte a vontade como todo tender nasce de uma privação do descontentamento com o próprio estado é portanto enquanto não for satisfeito um sofrer mas nenhuma satisfação adorável aliás nada mais é do que o ponto de partida de novo entender o tender se vê sempre impedido está sempre em luta e portanto é sempre um sofrer não há nenhum fim último para o tender portanto Nenhuma medida e nem um fim para o sofrer Nenhuma medida
e nem um fim para o sofrer né e a vontade é um entender o que é um tender não entender não tá entender é um esticar a baladeira sacou é um é ir a alguma coisa entender é objetivar-se atender você tem já fazer o quê nesse sentido você objetivo fazer o quê Qual a sua finalidade toda a vontade em essência é vontade de algo vontade de algo que que é o pressuposto a vontade Isso é uma definição platônica inclusive que que é o pressuposto da Vontade que aqui é a mesma coisa que deseja não tem
não tem diferença qualquer pressuposto desejo da vontade é que falta para você alguma coisa certo é que falta você só deseja aquilo que falta então a vontade por definição é uma falta é um objetivo em busca de algo que falta só quando você chega no seu objetivo você logo se satisfaz a importante você logo entra no estado de estabilidade que já não causa mas tanto prazer assim mas que você tende a afastar de você e conseguiu e quando isso finalmente afastado você começa a sentir falta e quando você sente falta que que vem novamente à
vontade que nada mais é do que a busca por algo que falta isso é o ciclo da vida em resumo querer conseguir entediar-se perder sentir falta querer conseguir entediar-se perder sentir falta querer mais ou menos assim dá uma olhada aqui o ciclo da Vontade que informa o ciclo da vida tudo começa com uma necessidade uma ânsia por algo que você não tem isso se reverte em sofrimento indo Você sofre porque não tem você quer você vai atrás consegue e se satisfaz só que a natureza da satisfação é momentânea com essa um comentário você tende a
sentir tédio indiferença por aquilo que você conquistou o tédio EA indiferença faz com que você perca alguma coisa por que você pare de cuidar para de preservar para de conservar perde essa perda faz com que você sinta necessidade e ânsia e o ciclo e inicia o ciclo reinicia não é curiosa essa esse círculo esse ciclo é curioso melhor dizendo curioso a esse é o ciclo da vida humana a vida Jesus schopenhauer é um pêndulo entre Tédio e dor entre sofrimento e indiferença entre necessidade e satisfação momentânea Esse é o pêndulo da vida segundo o shopping
Hauer E por quê Por quê Porque a vida segue intrinsecamente uma ânsia incessante e racional que não tem finalidade alguma que só quer que só quer que só quer essa é a condição não só da vida não só da vida mais da vida humana essa questão tens essa questão é isso que está em jogo aqui e é por isso que o shophar é considerado um pessimista porque se a vida é intrinsecamente isso né esse é o esquema inteiro da vida então a vida é uma bosta né é uma bosta Essa questão aí o William tá
falando com o Rafael falou assim tudo que é Vivo tem impulsos que levam a sobrevivência EA reprodução porque a seleção natural fico só isso a vida existe para continuar vivendo sem nenhum propósito aí Marlene falou assim qual a visão em schopenhauer sobre a dependência enquanto integrante da vontade por quê para satisfazer essa vontade o homem o que vai além de se ele é dependente para satisfazê-las passa de fazer essas vontades homem deve precisar o que vai além disse o que não o o homem precisa de algo que ele não tem esse algo não precisa ir
além do homem eu não tenho digamos é uma harley-davidson que que a vontade de me diz então que eu vá buscar a harley-davidson eu não tenho por exemplo uma casa na beira da praia do Leblon que com vontade para me dizer busque essa casa na beira da praia do Leblon não que me transcende a nascer a mente vá além de mim acho que não tem essa relação necessária necessário a ler meu comentário um pouco para cima William Novais dá para perceber que foi Sofia dele parece ser bastante baseada nas experiências de vida dele lembra um
pouco o hedonismo EA história de de kart e é aparece é só que eu sempre tomo cuidado com os seguintes eu nunca reduza a filosofia de um autor a vida dele isso é a maneira mais Rasa de você entender filosofia porque se a vida de um cara determinasse o que ele pensa bom então Putz na não leu o livro do cara né não é só a biografia dele é muito é muito Raso essa interpretação ainda quer Alguns alguns fatos curiosos e engraçados que que seja legal a gente comentar mas não dá para reduzir é uma
pessoa pode ser medíocre na vida e tem uma obra estupenda Só que mais acontece E aí falou assim sempre falar que o shopping antes de ser acadêmico foi comerciante Foi mesmo isso é verdade o pai dele encaminhou ele para vida Comerciantes antes dele entrar ou ele só entra na vida acadêmica e depois que o pai morre e o pai morre e se suicidar e nascer a época ele era ou Tentava ser mulherengo porém se frustrou em seus namoros e ofereceu a teoria do crescimento dele cara fui eu que te falei não vai parar seu de
entender o filósofo pela tela parte do cara da vida dele só que pela parte RedeTV não é nunca faça isso sim nunca reduza o filósofo a vida pessoal é não é não é simplesmente não é é não faz sentido entende não faz sentido é isso é psicologizar demais a obra do Carmo assim os filósofos os filósofos são muito mais complexo do que a vida pessoal a qualquer tentativa de reduzir o pensamento do filósofo a vida dele é excluir muitas variáveis assim deliberadamente e isso empobrece a obra tá certo o querer não é tão doloroso quanto
você é mais otimista eu não sou um deles mas tem gente que vive querendo ou conseguindo irá feliz é o problema Rafael é que o chama vai dizer o seguinte você pode até conseguir o que você quer mas essa felicidade não dura muito você lá o que é outra coisa você já testemunhou na mídia por exemplo os bilionários que são milionários p**** não precisa mais trabalhar e continuar trabalhando porque que Eles continuam trabalhando e quando a gente criativa e já tem tudo estamos sempre à vontade eles não param de querer porque conseguiram muito entendi essa
questão Camille ninguém lembra o que a fome depois de comer uma bolacha ou um cozido a Mas lembra sim por isso mas depois de uma boa a buchada Napoleão é mas mais quanto tempo dura né carai Quanto tempo dura a satisfação por um puxar uma buchada em um cozido na dura um dia às vezes Duas né puxar vai pesado mas não dura muito essa questão é essa cor essa questão essa questão agora o Wellington de lembrei da Paixão e do teste nos dois casamentos É cara mas isso compõe qualquer relacionamento humano é essa questão o
Emerson seu casamento não tô assim vamos vamos trocar o bonde aqui tem como sair desse ciclo existe a possibilidade de sair reciclo Existe existe o chamado vai dar algumas saídas algumas saídas e é eu vou eu vou dar para vocês aqui uma dica que eu costumo dar em sala de aula eu só não vou colocar aqui no vídeo porque vai de manhã tirar o vídeo Tá mas eu quero que vocês escutem essa música aqui do shaikovisk depois que a aula acabar e depois que eu acabar eu quero que vocês escutem essa música eu quero que
vocês fiquem a sozinhos sem companhia de ninguém sem a companhia de ninguém sozinhos a Só escutando essa música Vou colocar aqui no chat não agora tá Não agora você vai clicar mas não vai agora nós vamos ver a explicação e essa música aqui fica vezes o chapéu fazer o seguinte só existe uma uma alternativa para você sair desse círculo aqui é você negar a vontade você legal vontade é você conduzir uma vida que em vez de em vez de buscar alcançar cada vez mais busque alcançar cada vez menos em vez de buscar alcançar cada vez
mais busca alcançar cada vez menos a felicidade para o shopping Hauer não é buscar Prazeres é evitar dores Sakura anúncio à vontade de schopenhauer não é buscar Prazeres é evitar dores então quanto mais dores você evitar mais feliz você é mais feliz você é porque não é buscar para a gente foi que os fazer eles só fazem você reiniciar o ciclo da vontade a querer cada vez mais que ele cada vez mais querer cada vez mais a passo que quando você evita dores você se distancia do segundo a vontade tão felicidade para você amarrar Boa
tarde dores uma maneira de você evitar dores é arte e aqui a concepção de arte superou é uma concepção completamente a parecida com a do cante que é a seguinte primeira via para evitar a o ciclo da vontade é você ter uma experiência estética sem conceito e Sem interesse sem conceito e Sem interesse principalmente a música e é por isso que eu coloquei essa música para vocês é porque eu coloquei essa música para vocês é porque Sem interesse e sem concerto o schopenhauer adota quase que integralmente a teoria da arte do cante lá na crítica
do juízo é o que diz assim a a experiência estética é a experiência do que age Universal um objeto belo mas esse essa beleza ela não é conceitual porque ela não é a marcável pelo entendimento nem aquela sensação mas a experiência estética é uma experiência que você capta Esse belo que não é conceitual e o capital de modo desinteressado Ou seja você não fica eufórico nem triste você não fica emocionalmente envolvido com o objeto artístico e estético Porque como você compra sem conceito ele não mobiliza as suas emoções ele não mobiliza Suas Emoções por isso
que é uma experiência desinteressada Você capta ele na digamos assim na pura Essência que ele tem mas essa por Essência não é espaço-temporal nem causal bom então a verdadeira experiência estética ela é Ela é não conceitual e desinteressada o chapéu fala para você para você ter uma experiência estética você precisa ser desinteressado e o desinteresse e te tira do ciclo da vontade quando você se depara diante de uma obra de arte e nada sente isso é muito importante tá porque quando vocês forem ouvir aquela música eu quero que vocês estejam sós para que vocês não
sintam nada Sabe aquela sensação de que p**** e eu senti assim como se fosse um excelente escrever porque se você já disse no post mas eu me sentir nostálgico Putz mas eu me senti Ah sei lá eu me senti triste últimas eu me sentir não aí já não experiência estética e já não experiência estética você não sente nada na experiência estética você suspende a sensação se suspende a sensação é isso que a experiência estética é por isso que o mal eu falo aqui a arte principalmente a música e essa música em especial é é uma
das vias para você sair do ciclo de vontade mas é momentânea de todas as vias que ele dá é a via mais fraquinha mas é a primeira o André diz assim e essa situação aí é a parte do Face da filosofia do Chopp com as quatro nobres verdades do budismo Total Andrés Total tem tudo a ver as quatro nobres verdades com a Frozen que trocam rala tudo bem o William falou certíssimo comentei porque você falou interessante entendeu Contas dos filósofos e tentar entender que eles estavam tentando entender isso realmente abrir uma grama de MD Produções
aí O Rafael falou assim mas O Bilionário têm orgulho de suas conquistas existe uma satisfação associadas conquistas do passado um efeito positivo sobre a autoimagem da pessoa não é inegável sai negável eu não tava negando isso que eu tô dizendo é a minha pergunta por que ele não para essa minha pergunta eu não tô dizendo que ele tá fazendo é ruim eu não tô dizendo que ele tá fazendo mais satisfatório nós que eu tô dizendo eu tô dizendo o seguinte porque ele não paga e essa questão por que que ele não para e ele já
tem tudo porque ele tá no ciclo da vontade ainda ele continua querendo ou seja o segredo da felicidade né você alcançar muita coisa a prova de saber o número por ele já tem tudo que ele quer mais Entendeu materiais ele tem tudo o que que o Bill Gates quer mais o quê que o Jeff bezos quer mais o quê que se cadastrar em mais de materiais nada ele já tem tudo porque eles não param porque não é Alcançando as coisas que você sabe você cuidar vontade quanto mais você alcança Mas você quer essa questão ser
aquela ilusão Não quando eu quando eu for milionário Quando eu for milionário eu vou vou parar de trabalhar né parar de trabalhar Vou me aposentar o chapéu olhar para você 200 sabe de nada inocente quanto mais você quer mas você quer essa questão quanto mais você quer uma música que quanto mais você tem uma você quer se você quer sair do ciclo acostume-se agora e a não querer não espere ser bilionário esse problema nós você vai estar tão apegado ao que você tem que você não vai largar essa questão essa leitura Shopping rauliana do pronto
socorro bilionário Não tô dizendo que é ruim não nada disso Ah então tá outra via que ele fala havia da do reconhecimento da justiça e da ética digamos assim ele fala que o reconhecimento dos outros como iguais a nós nesse sofrimento é uma via para que a gente para que a gente escape do ciclo de só querer querer querer querer e não se importar com mais ninguém com a gente reconhece o outro como igual nesse ciclo a gente tem já frear esse ciclo de schopenhauer mas a ética só se só se completa mesmo quando a
gente vai da Justiça que é considerado igual para compaixão que é o sentimento de dor do outro é quando você sente a dor do outro por meio da compreensão da sua própria dor é mais ou menos assim não é empatia sabe não é sentir o que o outro sente não é isso e é você compreender que o outro sente igual a você e essa questão aqui na justiça é uma igualdade meramente formal você reconhece o outro como integrante desse ciclo incessante aqui é você fazer um esforço para reconhecer no outro alguém que como você tá
nesse ciclo e que portanto e que portanto é tá no mesmo barco essa questão da mesmo barco é um igual em termos mais profundos sentir a dor do outro por meio da compreensão da sua dor da sua quando você se entende como alguém que tá nesse ciclo e não consegue sair desse ciclo você entende que qualquer ser humano tá na mesma condição qualquer ser humano tem a mesma condição que você passa a julgar menos os outros você passar considerá-los como alguém digno de entrar no jogo dos interesses também os interesses que vale não são só
os seus são os outros porque porque eles são iguais a você como é que você sabe disso porque você entende a dor deles por meio da compreensão da sua própria dor e é assim convenhamos Esse é pra mim é o principal aspecto do shopping à internet teórico-prático já vocês que estão aqui assistindo inef vocês só tão aqui porque vocês tem uma pegada de transformar Filosofia na prática e se vocês querem uma dica prática aqui um filósofo pode dar para vocês a essa assim uma maneira de você considerar a convivência melhor com alguém é você não
dizer assim não mas eu sei exatamente o que você passa não você nunca sabe o que o outro passo o que você pode fazer é quer dizer o seguinte cara é muito provável que o que ele esteja passando seja tão único quanto o que eu passo na minha vida se eu reconheço Esse aspecto único do outro porque eu reconheço aspecto único em mim eu passei a me compreender de modo mais profundo uma comunidade de pessoas que passam pela mesma coisa não porque não é de maneira boba de maneira superficial eu sei pelo que ele tá
passando ninguém sabe que ele tá passando mas eu sei que eu passo por coisas muito únicas e bom se o outro é um outro ser humano que nem eu ele também passa então vou respeitar isso então vou respeitar isso bem essa coisa essa compaixão é um pouco além para simples o simples se colocar no lugar do outro é ninguém se coloca no lugar do outro é impossível você tem que ser o outro você não é o outro é que você pode no máximo respeitar a dor do outro essa coisa que isso impõe limites à sua
própria vontade de Shopping ao que me e ele também diz que o caminho da ascese ascese é um caminho para você negar o círculo de vontade o que que é a ascese é você cultivar a prática de negação da vontade de viver a castidade por exemplo né deliberadamente não não fazer sexo autoflagelação por exemplo você cai chegar o seu corpo quando ele a que fazer alguma coisa que você não quer que ele faça aí até falou que sai da vontade só mesmo para monge tibetano é os monges tibetanos inclusive são modelos de comportamento do shopping
Hauer mas não só algumas algumas alguns agrupamentos cristãos são muito assépticos o que é um ascético acético é todo aquele que nega a vontade do próprio corpo se você pegar por exemplo o mesmo os franciscanos os monges franciscanos Fazem fotos de pobreza Isso é uma prática ascética só para só para estar na mesma página aqui né porque é uma prática ascética ascética vende ascese ascese tem a mesma raiz do verbo ascender que fazer exatamente movimento aqui na e para cima acender a Sesi é toda prática que Visa a fazer esse movimento da Alma da Alma
essa fazer fazer a alma se descolar do corpo e cada vez mais depender menos do corpo né depender menos do corpo Isso é uma prática ascética Quem fazia isso por exemplo Diógenes o cínico lá na antiguidade aliás eram os preceitos do cinismo a ascese ou as práticas as éticas Mas você negar os prazeres do corpo os históricos também faziam isso os epicuristas também a faziam isso dê certo e eles eram hedonistas macedônios no sentido da medida da coisa né eles norma organistas exagerados é na medida certa para que o seu corpo entenda que aquilo ali
é o suficiente para que ele é tenha prazer Olá tudo isso com toda essa tradição é que o supermercado dialogante tanta falando sim sim os verdadeiros ícones modelos padrões arquetípicos de vida são os monges são os filósofos esses Que entenderam que a gente precisa se descolar é mas também são os santos por exemplo dos Santos da Igreja Católica mas também são algumas denominações católicas que tem toda uma vida monástica vocês negação do corpo para se preparar a própria para a alma para se descolar cada vez mais entende para se preparar a cada vez mais então
isso é uma prática ascética ascética é uma prática aqui te prepara para depender cada vez menos do corpo sabe quem defende isso Sócrates e na beira da morte na beira da morte o só que a gente vai fazer o quê vai ficar ansioso porque ele tá parece morrer ele vai ficar com medo não ele vai dizer sim Graças aos Deuses que eu vou sair desta vida porque aí então a minha alma vai se libertar e vai voltar para o mundo das ideias para o mundo das formas onde eu contemplarei a verdade e nada mais que
a verdade e nada menos que a verdade esse é o mundo desejável se acésio isso é Sesi a tradição filosófica inteira foi ascética nesse sentido quando Aristóteles dizia que a vida mais feliz é a vida que a é dedicada ao conhecimento pelo conhecimento a parte da Alma que volta somente ao conhecimento Isso é uma prática ascética ele Tá negando o corpo para se dedicar somente a parte da alma é quando você diz olha só que coisa quando você O que é filosofia não serve para nada a mensagem para nada era só serve para o conhecimento
pelo conhecimento você tá sendo aristotélico você concentrar discoteca E você tá sendo acético ácido acético ou seja o conhecimento válido nele mesmo ele não se relaciona com aspectos materiais e não se relaciona com aspectos cotidianos ele vale nele mesmo será Sesi Sesi é sacou Sesi então o chamado tá dizendo isso é interessante isso né é interessante isso é você vê que para você ser sábia e sábio você não não não pode você não pode ser uma pessoa comum essa acreditam você não pode a vida do sábio a vida da pessoa sábia é muito além da
vida da pessoa comum e por último ele recomenda a no lutas é A negação absoluta da vontade aqui é você não ter vontade alguma mais de preservar a sua vida essa é a no lutas que é o é o oposto da voluntas que a vontade anuladas enfim até você chegar nesse estágio na até se você chegar nesse estágio você já quase que morreu quase que morreu mas é isso essa é a saída para o shopping Hauer essa saída para o canal a gente viu aqui o mundo como representação que a primeira parte do livro O
Mundo como vontade a segunda parte do livro e o mundo como dor preço mente o mundo humano mas que pode se libertar e se redimir caso Negue a vontade que há em si Até chegar na negação última da vontade certo essa é a aula se você enxerga valor que nós fazemos Considere a ser nosso apoiador se você não tem grana tá tudo certo tem o nosso curso aqui que vai já fechar quem já aluno É eu sei que a Iara é aluna quem é uma solo no falei fala aí falei A Joana é Nossa lona
aí a nossa lona a quem mais quero não falei eu sou Jurema fala assim essa tag eu sou Jurema bota aí botei só para dar aquela animada na galera que ficou até agora a gente vai fechar já descrições é para nossa primeira turma Joelma e bota em Jurema quem são quem são e amanhã amanhã a gente vai falar lá com o Gui as cinco da tarde não se esqueçam é um é um Pablo sempre bom eu vou colocar para vocês aqui o link do e eu não tô achando aqui o link Cadê o link tá
por aqui em algum lugar é do curso o link no link está aqui tá cheio eu vou colocar aqui pronto quem quiser esteja conosco muito obrigado por ter ficado até aqui e e até amanhã lá com o Gui e até segunda-feira que começa a nossa semana do curso que vai ser extraordinária Muito obrigado Espero que tenha sido proveitoso proveitosa aula de hoje e nos vemos por aí tudo bem tudo bem Muito obrigado muito obrigado Tchauzinho boa sexta E aí